Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2006 - Nº 1644 Edições Anteriores

Pousada das Cachoeiras

Região
-

Caraguatatuba
Polícia flagra uísque falso em mercados
Dise apreende cocaína em Caraguatatuba
"Encontro das Artes" segue até dia 16 em Caraguá
Projeto Crescer em Caraguá atende crianças e adolescentes em situação especial

Ilhabela
Fraude afasta servidora em Ilhabela
Helicóptero resgata mulher em Ilhabela

São Sebastião
Petrobras divulga laudos de exames
Campeonato Sebastianense de Futebol Amador terá disputas na primeira divisão
Agenda 21 regional será realizada para toda comunidade de São Sebastião
São Sebastião recebe no domingo etapa final de Maratonas Aquáticas
Faculti realiza desfile de moda no Porto Grande Hotel
Supereco realiza último seminário em São Sebastião
Rodada da Copa Costa Sul de Futsal terá seis jogos
SOS Samaritanos treina novos voluntários em São Sebastião
Boiçucanga recebe o 2° Torneio de Pesca Noturna


Ubatuba
HOJE !!! TETÊ ESPÍNDOLA AO VIVO NO RAÍZES
Vôlei mirim feminino está a um passo da final da LIVOVALI
Festas movimentam escolas de Ubatuba
Morcego encontrado em Ubatuba é assunto na XVII Reunião Internacional de Raiva
Ubatuba lança apostila de observação de aves para crianças
Prefeitura de Ubatuba limpa terrenos baldios na Região Sul

Seções
Poesia
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Litoral Norte -

Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Polícia flagra uísque falso em mercados
Foram apreendidas 230 garrafas da bebida feita com metanol em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Civil apreendeu anteontem 230 garrafas de vodca e uísque falsificadas em quatro supermercados de Caraguatatuba. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.
A blitz foi feita por dois delegados e fiscais da Associação Brasileira de Bebidas em 20 supermercados e bares da cidade, após denúncia de uma pessoa que teria passado mal após ingerir a bebida.
As bebidas apreendidas serão enviadas para análises da Polícia Técnica e Vigilância Sanitária. Há suspeita que a adulteração foi feita com metanol, corante e caramelo, que podem causar danos à saúde.
Segundo a delegada de Caraguá, Elizabeth Maluf Zago, os donos dos estabelecimento foram intimados a apresentar as notas fiscais dos fornecedores das bebidas.
A adulteração teria sido constatada pelos fiscais da Associação Brasileira de Bebidas. A polícia quer identificar e prender os responsáveis pela distribuição das bebidas na cidade.
PENA - A delegada disse que, após a comprovação científica da adulteração e falsificação, os donos dos estabelecimentos podem ser denunciados por crime contra a saúde pública, sonegação tributária e falsificação. A pena varia de quatro a oito anos.
"Para iludir os consumidores, as garrafas de vodca e uísque eram vendidas a preços superiores às bebidas originais", disse a delegada. Há suspeita que até refrigerantes falsificados sejam comercializados na cidade.
A polícia continuará fiscalizando a venda de bebidas até o fim da temporada de verão, quando aumenta a venda de bebidas destiladas e refrigerantes na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Dise apreende cocaína em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente) apreendeu ontem 130 gramas de cocaína em poder de Wagner Nardini, de 28 anos. A apreensão ocorreu às 7h30 da manhã de ontem na casa de Nardini, no Perequê-Mirim, região sul de Caraguatatuba. A droga estava em um guarda-roupas. A polícia chegou ao traficante por denúncias anônimas. O acusado já tinha passagens por tráfico, segundo a Dise. Nardini, que foi indiciado por tráfico de drogas, será transferido da cadeia da cidade para uma unidade prisional do Vale do Paraíba. (Fonte: ValeParaibano)

"Encontro das Artes" segue até dia 16 em Caraguá
Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as alunas participantes dos cursos. A exposição e venda acontecem até o dia 16, inclusive no feriado de 15 de novembro

Caraguatatuba - O projeto "Encontro das Artes", idealizado pela Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba, com apoio do Fundo Social de Solidariedade, segue até o dia 16, quinta-feira, inclusive no feriado do dia 15, Proclamação da República, com exposição e venda dos produtos confeccionados pelos participantes dos projetos de Geração de Renda "Feito aqui, Feito por nós".
O evento acontece no Núcleo Integrado de Atendimento Social da Zona Sul e todo o dinheiro arrecadado, será revertido para as alunas dos cursos. Segundo a coordenadora do projeto, Deise Romagnolo Mendonça, os produtos têm atraído várias pessoas para o local. "Temos produtos variados e com preços acessíveis a todas as pessoas, inclusive peças com temas natalinos. Também estaremos trabalhando no feriado, para que as pessoas que não tiverem tempo de vir durante a semana possam nos visitar", disse.
Os produtos expostos e vendidos foram confeccionados por 360 alunas da região Sul do município nos 16 cursos existentes. Estão sendo vendidas peças como biquíni, lingerie, bolsas, cintos, boneca de pano, bordados, estamparias, crochê, tricô, entre outros.
O "Encontro das Artes" acontece até o dia 16 de novembro, das 9h às 16h, no Núcleo Integrado de Atendimento Social-Zona Sul, próximo à ponte do Porto Novo, na rodovia Caraguá-São Sebastião. (Fonte: PMC)

Projeto Crescer em Caraguá atende crianças e adolescentes em situação especial
Uma equipe técnica faz o estudo de caso das pessoas encaminhadas para que elas tenham atendimento adequado e sejam inseridas novamente na sociedade

Caraguatatuba - Atender crianças e adolescentes em situação especial e orientar seus familiares são os objetivos do Projeto Crescer, da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba. Os atendimentos acontecem em diversas áreas e visam integrar os participantes à sociedade.
As pessoas são atendidas por equipe interdisciplinar. São crianças, com idade entre zero e 12 anos incompletos; adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, e seus familiares - o trabalho tem enfoque em saúde mental.
As pessoas encaminhadas para o projeto recebem orientação de Assistentes Sociais e estagiários da área, e atendimentos de pediatria, psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional e pedagogia.
De acordo com a coordenadora do projeto, Stela Márcia Bueno, as crianças e adolescentes são encaminhadas pelo Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Serviços de Saúde pública e privada; escolas municipais e estaduais, entidades filantrópicas, entre outros. "Geralmente as pessoas encaminhadas apresentam algum problema como, por exemplo, dificuldade na aprendizagem, na educação, negligência, problemas familiares, dependência química, entre outros. Os pais que detectarem alguma anormalidade no comportamento do filho também podem fazer o encaminhamento ao nosso setor, na Saúde, para que possamos buscar a ajuda necessária", disse.
Após encaminhada para o projeto, a criança ou o adolescente será ouvido por um dos profissionais, que em seguida fará uma reunião de avaliação com a equipe técnica, composta por Psicólogo, Assistente Social, Pedagoga, Terapeuta Ocupacional, médicos Psiquiatra e Pediatra para fazer um estudo de caso, visando detectar o problema e assim encaminhá-lo ao profissional adequado.
As pessoas encaminhadas são atendidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com horário marcado. "A proposta de atendimento do Projeto Crescer é de 39% das crianças e adolescentes do município", acrescentou a coordenadora.
Já foram feitos cerca de 199 atendimentos. Entre eles 134 prontuários estão abertos - os participantes já receberam consultas e atendimentos individuais. Além disso, 47 estão em fila de espera e 18 prontuários foram arquivados, pois os usuários desistiram, mudaram da cidade e outros, que precisavam apenas de orientações, já receberam a ajuda necessária.
Stela acrescentou que a família é primordial para a recuperação da criança ou adolescente. "Também atendemos os familiares com orientação individual, pois os pais são a base para a recuperação dos filhos", finalizou. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Fraude afasta servidora em Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira(PTB), exonerou ontem uma servidora ligada à Secretaria de Governo por suposto envolvimento no esquema de desvio de dinheiro da folha de pagamento.
Foi a segunda servidora exonerada pela prefeitura após o descobrimento da fraude na folha de pagamento, em agosto passado.
Em setembro, a prefeitura havia afastado de suas funções comissionadas Laurentina Souza Andrade Rinaldo, chefe da Seção de Pagamentos e Benefícios, do Departamento de Recursos Humanos. Laurentina, mais conhecida como "Tina", teria confessado seu envolvimento no desvio de dinheiro da folha de pagamento.
Ela era a responsável pela elaboração da folha e pelo pagamento destinado aos funcionários nas agências bancárias da ilha. Tina teria deixado a cidade, logo após sua exoneração. Ela trabalha há mais de 24 anos na administração e, há quinze anos era a responsável pela elaboração da folha.
O vereador Jadiel Vieira (PV), que preside a CEI instaurada pela Câmara para investigar a fraude, disse ontem, que Tina deverá ser convocada para depor a semana que vem. "O diretor do RH afirmou que ela era a única responsável pelo pagamento dos servidores", afirmou Vieira.
A CEI estima que, apenas neste ano, a fraude pode ter causado um prejuízo de R$ 600 mil aos cofres públicos.
A prefeitura gasta mensalmente R$ 1,8 milhão com a folha de pagamento dos 1.900 servidores. (Fonte: ValeParaibano)

Helicóptero resgata mulher em Ilhabela

Ilhabela - O helicóptero Águia 7, da Rádio-Patrulha Aérea da PM de São José dos Campos, resgatou ontem uma moradora da praia do Bonete, região sul de Ilhabela, ferida por uma picada de cobra. A aeronave da PM foi solicitada pelo bombeiros do Litoral Norte, devido as péssimas condições do mar na ilha, que impedia a aproximação de embarcações no Bonete, uma comunidade isolada de 200 pessoas. O resgate de Angela dos Santos Bastos, de 25 anos, foi feito ao meio dia de ontem. Angela tinha sido picada por uma cobra quando caminhava por uma trilha na noite anterior. Angela, que apresentava um endema em uma das pernas, foi removida para São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Petrobras divulga laudos de exames

São Sebastião - A Petrobras divulga no próximo dia 16 os laudos dos exames laboratoriais dos moradores do bairro do Itatinga, em São Sebastião, efetuados por pesquisadores italianos.
Amostras de urina e sangue de nove famílias do Itatinga foram recolhidas no dia 14 de agosto e enviados pela empresa para a Universidade de Bréscia, na Itália.
Segundo a empresa, os pesquisadores da universidade avaliaram a possível contaminação por benzeno no organismo dos moradores do bairro que desde abril deste ano, mantiveram contato com um óleo degrado, que apareceu nos quintais e casas do Itatinga.
A empresa afirmou que os exames foram enviados para a Itália porque não existiria no Brasil um laboratório especializado neste tipo de exame. A coleta do material foi feita pelo laboratório Toxicon, de São Paulo.
A Petrobras informou ainda que também no dia 16 comunicará aos moradores do bairro que eles terão que fazer novos exames, dentro do programa de acompanhamento médico implantado pela empresa a partir de agosto deste ano. (Fonte: ValeParaibano)

Campeonato Sebastianense de Futebol Amador terá disputas na primeira divisão

São Sebastião - Os amantes do futebol terão local certo, neste domingo (12/11), para torcer pelas equipes do seu bairro com a 10ª rodada do 2º Campeonato Sebastianense de Futebol Amador, que envolverá a primeira divisão dos times das costas Norte e Sul em diferentes campos da cidade.
Serão oito jogos pela primeira divisão, num total de 16 equipes defendendo a camisa do seu time. Em todo o Campeonato Sebastianense de Futebol Amador, 43 equipes do município estão em busca da taça.
O Estádio Otoniel Santos será o palco de grandes disputas no ‘domingão’. Serão cinco confrontos no campo da região central, localizado no bairro do Topovaradouro.
A partida que abre a rodada no Otoniel será entre Figueirense e Porto Grande, às 11h. Logo em seguida,o confronto será entre Estrela do Mar e Sebastianense.
Às 15h, as equipes Juventude e Sato entram em campo para defender a camisa do time. Já às 17h, o confronto será entre o time Canto do Mar contra o Caiçara. Para encerrar, Só Alegria enfrenta o Grêmio de Barê.
Costa Sul - Na Costa Sul, pela primeira divisão, as disputas se concentrarão no campo de Maresias. Serão três partidas durante o domingo.
O primeiro jogo do dia será entre Gaivota e Pau Brasil, marcado para as 11h. Às 13h, se confrontam Boiçucanga e Paúba. Para encerrar o dia, um dos times da casa entra em campo. Maresias disputa a última partida da rodada contra o América de Camburi.
Prata da casa - Desde o ano passado, início da atual gestão, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp, começou a criar campeonatos em diferentes modalidades, a fim de incentivar os atletas que representam o município.
A partir de então a Prefeitura deixou de contratar atletas de fora e além de apoiar os esportistas, busca formas para oferecer mais estruturas aos atletas.
As premiações serão troféus e medalhas para os primeiros três colocados nas duas divisões. Os jogos são realizados sempre aos domingos, em campos da Costa Norte, Região Central e Costa Sul.
Mais informações pelo telefone da Secretaria de Esportes, (012) 3892-6257. (Fonte: PMSS)

Agenda 21 regional será realizada para toda comunidade de São Sebastião

São Sebastião - A próxima reunião da Agenda 21, regional de São Sebastião, será realizada nesta sexta-feira (10/11) a partir das 9h, na EM Henrique Botelho, na região central.
O encontro abordará os temas sobre habitação do solo, conscientização ambiental e também promoverá a discussão dos projetos de demanda para a construção do banco de dados regional da Agenda 21, onde os selecionados serão encaminhados ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo (Fehidro).
O último encontro da Agenda 21 regional foi realizado no mês passado (25/10) em Boiçucanga, na Costa Sul, e abordou questões referentes à capacitação de agentes multiplicadores e à expansão e para capacitar líderes da sociedade a fim de que sejam disseminadores das idéias e do projeto Agenda 21, inserindo assim a participação da comunidade nesse projeto e à sua efetivação em São Sebastião. Participaram da reunião representantes da Prefeitura, de associações e ONG’s.
A Agenda 21 LN é um plano de ação que visa garantir o desenvolvimento humano, a justiça social, a sustentabilidade econômica, o respeito à natureza e a qualidade de vida para toda a região do Litoral Norte.
O evento estará aberto para toda a comunidade, associações e entidades interessadas. A EM Henrique Botelho fica na Alameda Jundiaí, 366, Porto Grande. Mais informações pelos telefones (12) 3893-1116 ou 3892-2644. (Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe no domingo etapa final de Maratonas Aquáticas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião em parceria com a Federação Paulista Aquática realiza neste domingo, (12/11), a partir das 9h, na praia do Arrastão, a etapa final do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. São esperados cerca de 1 mil atletas participando das provas com percursos de 1km (curta), 3km (média) e 5km (longa).
As categorias envolvidas vão desde os 7 até os 80 anos. Segundo os organizadores, haverá premiação para os três primeiros colocados de cada categoria tanto para o sexo masculino quanto o feminino.
Com o percurso de 5 km, a prova deverá durar cerca de 1h30 após a chegada do primeiro colocado. Os atletas terão até duas horas para completarem a prova e após esse tempo uma embarcação recolherá o nadador que ainda estiver no mar.
Para a segurança dos atletas uma grande estrutura será montada. O percurso será sinalizado com bóias, quatro barcos farão a monitoria dos nadadores e três embarcações realizarão a demarcação do percurso. A prova vai contar também com o apoio marítimo do Corpo de Bombeiros e Salvamar. (Fonte: PMSS)

Faculti realiza desfile de moda no Porto Grande Hotel

São Sebastião - A Faculdade da Terceira Idade (Faculti), realiza nesta sexta-feira (12/11), no Porto Grande Hotel, um desfile de moda em parceria com o comércio local. O evento acontece a partir das 14h e é aberto a toda a comunidade.
De acordo com a coordenadora da Faculti, Maria Olinda Almeida, os manequins serão os próprios alunos dos cursos que estarão desfilando diversas tendências.
Durante o evento as pessoas também poderão conferir um bazar com diversos trabalhos artesanais, além de participarem do sorteio de um quadro confeccionado por uma aluna do curso de pintura.
O coral da Faculti se apresentará no evento e ao final do desfile será servido um coquetel para os convidados.
Ainda segundo a coordenadora, o principal objetivo do desfile é prestigiar a pessoa idosa, “Queremos dar a oportunidade para essas pessoas de mostrarem sua capacidade, além de estarem realizando o sonho de um dia poderem desfilar em uma passarela”, completa.
 (Fonte: PMSS)

Supereco realiza último seminário em São Sebastião

São Sebastião - Na próxima segunda-feira (13/11) o Instituto Supereco realizará o último evento do ano em São Sebastião, no Porto Grande Hotel, região central, das 8 às 17h.
O seminário de formação em Educação Ambiental estará aberto a educadores, representantes de instituições e parceiros do projeto “Planejando a Nossa paisagem: Programa de Educação Ambiental para o Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar – porção Litoral Norte de São Paulo” e abordará o tema “Ser Humano e Planejamento da Paisagem”.
O projeto do Instituto Supereco iniciou suas atividade na região em julho de 2005. Desde então, diversas ações como atividades de verão, realizadas nas praias do município, reuniões, oficinas voltadas ao público em geral a também aos professores e seminários foram abordadas em São Sebastião. Para mais informações, o site oficial do programa é www.supereco.org.br ou no escritório localizado em Caraguatatuba (12) 3897-2008. (Fonte: PMSS)

Rodada da Copa Costa Sul de Futsal terá seis jogos

São Sebastião - A terceira rodada de jogos da 2ª Copa Costa Sul de Futsal, realizada pela Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes (Seesp), vai agitar o Ginásio do Cascalho, em Boiçucanga, neste final de semana (11 e 12/11).
Serão seis jogos de pura emoção para a torcida e preocupação para as equipes participantes que defendem a luta pelos melhores resultados, de olho na taça. Entrarão em quadra 12 equipes, um total de 180 atletas defendendo a camisa.
No sábado, todos os jogos serão no masculino. Às 19h, União do Cambury enfrenta o Azulão, de Boiçucanga. Logo em seguida, o J.R. Bike encara o Mens Futsal, de Boiçucanga. Para encerrar a noite, uma disputa dos novatos no campeonato, Meninos de Ouro e Os Primo, ambos de Boiçucanga.
Domingo - Para abrir o domingão, no masculino, às 19h, uma disputa da casa dentro do ‘Cascalho’. O Casa de Carnes busca a vitória em cima do Unidos de Boiçucanga.
Logo em seguida, a disputa é das meninas. O Real de Toque-Toque Pequeno encara o Cambury. Para encerrar a rodada, no masculino os meninos do Real de Toque-Toque Pequeno disputam contra o Juventus Barra do Sahy.
Este ano participam 27 equipes masculinas e 7 femininas, 15 jogadores por time, um total de 510 atletas. A Seesp conta com a presença de 300 pessoas acompanhando o campeonato, por partida. Em todos os finais de semana e feriados acontecerão três jogos por dia, iniciando sempre às 19 horas.
As infrações serão transformadas em benfeitorias. O atleta que levar um amarelo deverá levar uma lata de molho de tomate para jogar a próxima partida. Aquele que for expulso após receber cartão vermelho, deve entregar três latas.
O campeonato acontece até o mês de dezembro sempre no Ginásio do Cascalho. As premiações serão troféus e medalhas para os três primeiros colocados. O artilheiro do campeonato e o goleiro menos vazado também serão premiados.
Confira os jogos da rodada

Sábado (11/11)
19h masculino – União de Camburi x Azulão
20h masculino – J.R. Bike x Mens Futsal
21h masculino – Os primos x Meninos de Ouro

Domingo (12/11)
19h masculino – Casa de Carnes x Unidos de Boiçucanga
20h feminino – Real de Toque-Toque Pequeno x Cambury
21h masculino – Real Toque-Toque Pequeno x Juventus Barra do Sahy.
(Fonte: PMSS)

SOS Samaritanos treina novos voluntários em São Sebastião

São Sebastião - O SOS Samaritanos de São Sebastião realiza a partir do dia 20 de novembro, na Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), um treinamento e seleção para novos plantonistas. O curso terá duração de cinco dias com aulas a partir das 19 horas. A intenção é, além de aumentar o quadro de voluntários, prepará-los para atender pessoas necessitadas.
O curso é gratuito e os interessados poderão conhecer a filosofia do trabalho e receber o treinamento adequado para a capacitação ao atendimento. O curso passa as diretrizes básicas sobre como ouvir e acompanhar o desabafo, as técnicas para aliviar o sofrimento das pessoas, sem interferir na decisão das mesmas, desvinculado de religião e política.
O SOS Samaritanos é uma ONG que foi fundada em 2003 em São Sebastião, seguindo a filosofia do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade que desde 1962 atende o território nacional com mais de 50 postos e 2.500 voluntários, com a finalidade de prevenir o suicídio, através do atendimento a pessoas que buscam com quem desabafar suas ansiedades e angústias.
Foi pensando na solidão das pessoas, na dificuldade em encontrar alguém com quem elas possam partilhar suas angústias em momentos de crise existencial que o SOS Samaritanos foi fundado. Com o sigilo absoluto, o atendimento permite ao usuário expor seus problemas e ser atendido sem a necessidade de identificar-se. O atendimento também pode ser realizado pessoalmente na sede do SOS, na rua Auta Pinder, 218, no Centro.
Atualmente, o SOS Samaritanos conta com cerca de 20 voluntários para um atendimento diário das 10 às 22 horas. A meta do projeto é chegar ao atendimento 24 horas, podendo ser considerado um CVV, condição requerida pelas diretrizes da entidade de âmbito nacional. De acordo com o SOS Samaritanos, são realizadas cerca de dez ligações diárias e 300 por mês pelo 0800-7700641 que permite a utilização do serviço gratuitamente, de telefones fixos.
Para mais informações, o outro telefone do SOS Samaritanos é o (12) 3893-1441.
Doação do 0800 - O SOS Samaritanos de São Sebastião recebeu a doação inédita do número 0800-7700641 da Prefeitura de São Sebastião no início do ano passado. A unidade sebastianense é a primeira a ter uma linha de atendimento gratuito. Com a linha convencional a entidade gastava de até R$ 200 por mês, não podendo atender ligações a cobrar. O valor era rateado entre os voluntários. (Fonte: PMSS)

Boiçucanga recebe o 2° Torneio de Pesca Noturna

São Sebastião - Aproveitando o recurso de uma praia iluminada e com alto potencial para a pesca, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Esportes (Seesp), em parceria com o Clube de Pesca Atlético Aramaçã, de Santo André (SP), realizam neste sábado (11/11), a partir das 18 horas, o 2° Torneio de Pesca Noturna, na praia de Boiçucanga, na Costa Sul.
A expectativa é reunir cerca de 60 equipes compostas por três pescadores cada uma. O primeiro torneio foi realizado em junho desse ano e foi sucesso entre os participantes. A duração média do campeonato é de quatro horas. Serão premiados com troféus os pescadores das 10 primeiras equipes colocadas em peso pescado. Haverá também um troféu para o pescador que conseguir o maior peixe.
Participam equipes vindas de São Paulo e região. São Sebastião será representada pelos caiçaras Márcio Nonato, Flávio Gomes e Marcos Vinícius de Oliveira, que participam pela primeira vez da competição. A expectativa é trocar experiências com os pescadores presentes além do espírito de competição. “Estamos motivados a participar desse campeonato, já que temos idéia de, futuramente, montar um clube de pesca em São Sebastião”, afirmou Nonato.
Para mais informações, o telefone da Sectur é o (12) 3892-2620 e o da Seesp (12) 3892-6257. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Arabi

 

HOJE !!!  TETÊ ESPÍNDOLA AO VIVO NO RAÍZES

DIA 10/11 A PARTIR DAS 23HRS

LOCAL: RAÍZES - ITAGUÁ - UBATUBA/SP
INFORMAÇÕES E CONTATO: 12 3833. 9294 E 9165.5777


 

Vôlei mirim feminino está a um passo da final da LIVOVALI

Ubatuba - A equipe de vôlei mirim feminino de Ubatuba pode se classificar para a final da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI), caso vença a segunda partida do play-off final, que será disputada em Jambeiro, contra a equipe da casa, na próxima quarta-feira, 15. No primeiro jogo, Ubatuba venceu Jambeiro por 3 sets a 2, jogando no Ginásio de Esportes Tubão, local do terceiro jogo (caso necessário), na quinta-feira, 16, às 19 horas.
O técnico Geraldo Vanoni sabe que a tarefa será dificl: “Se aqui elas já endureceram a partida, imagine então jogando em casa, com a torcida apoiando. Mas acredito que temos chance de fechar a série”, analisa o treinador. (Fonte: PMU)

Festas movimentam escolas de Ubatuba

Ubatuba - As escolas de Ubatuba estão com a agenda de festas movimentada neste mês de novembro. No bairro do Poruba, a EM José Belarmino Sobrinho, promove neste sábado, 11, a tradicional Festa do Pastel. O quitute será encontrado em diversos e deliciosos sabores.
A EM José Belarmino fica na Estrada do Poruba S/N (altura do KM 23 da Rodovia Gov. Mário Covas
Flores no Taquaral - Já a EM Richard Juarez Gobbi, do bairro do Taquaral, promove a “1ª Festa das Flores”. No roteiro, apresentação de alunos, barracas de comes e bebes e muita animação. A “1ª Festa das Flores” acontece a partir das 18h, na escola, que fica na rua Madalena Charleux, 1090, no Taquaral.
Festa da Pizza - No feriado da proclamação da República, quarta-feira, 15, a EM José Carlos Pereira, na Silop, realiza a Festa da Pizza. Além de deliciosas pizzas, haverá barracas de doces e diversões, como pula-pula e outras atividades. Estão programadas também apresentações dos alunos com o tema “circo”. A EM José Carlos Pereira fica na Rua Acre, 404 e a “Festa da Pizza” começa às 16h. (Fonte: PMU)

Morcego encontrado em Ubatuba é assunto na XVII Reunião Internacional de Raiva

Ubatuba - A Vigilância Sanitária de Ubatuba, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, participou da XVII Reunião Internacional de Raiva nas Américas (RITA XVII), que aconteceu em Brasília no mês de outubro. Na ocasião, a comitiva ubatubense apresentou um estudo realizado acerca de um morcego hematófago que foi capturado no Centro da cidade. Segundo exame, realizado pelo Instituto Pasteur, o animal estava infectado com o Lyssavírus, causador da raiva.
O fato causou estranheza aos participantes da RITA XVII, uma vez que o morcego encontrado, da espécie Desmodus rotundus, costuma viver em áreas rurais e tem hábitos noturnos. Esse foi o primeiro caso registrado no mundo. Ele foi encontrado fora de seu habitat natural, durante o dia. Foram justamente essas circunstâncias levaram os profissionais ubatubenses a suspeitar que o animal possuísse a doença, que muda radicalmente o comportamento do infectado.
Após confirmação da suspeita, a Vigilância Sanitária, por meio de Centro de Controle de Zoonoses intensificou a campanha de vacinação de cães e gatos e começou a averiguar localidades com possíveis ataques por mordedura de morcegos nos animais de produção (bovinos e eqüídeos), juntamente com a Defesa Agropecuária do Estado.
Fique atento! - A Vigilância Sanitária orienta a população a entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), se encontrar em casa um morcego vivo, com comportamento estranho. Caso não seja fim de semana ou feriado, a orientação é para tentar capturar o animal, protegendo as mãos com um plástico, para não ter contato direto, colocar o morcego num vidro fechado e encaminhar para o CCZ.
Essa atitude contribuirá para os estudos que estão sendo realizados em Ubatuba, com o objetivo de saber se existem mais casos de raiva no município e também para identificar melhor as espécies encontradas na região e o que se pode fazer para afastar o risco de contaminação de animais e pessoas.
A veterinária do CCZ, Claudia Ferraz, explica que o estudo e a identificação de espécies é muito importante, para facilitar o controle da doença, se necessário. "Atualmente, o estado de São Paulo está livre da raiva, mas isso não significa que podemos parar com a vigilância e o estudo. O agravante de ter encontrado um morcego infectado na cidade chama a atenção para a necessidade de estarmos alertas”.
Os proprietários de animais de produção, ou seja, animais de grande porte que estiverem sofrendo ataques de morcego, também devem avisar o CCZ. Geralmente, quando isso acontece, o animal amanhece com uma ferida circular e pequena, com menos de 1 cm que fica sangrando por bastante tempo.
Outro fator importante é não se preocupar com os morcegos que estiverem com hábitos noturnos normais, pois eles são uma espécie importante para o equilíbrio do meio ambiente.
Reunião Internacional de Raiva nas Américas - A Reunião Internacional de Raiva nas Américas (RITA) é realizada anualmente, desde 1990, e tem como objetivo apresentar e discutir os avanços em temas relacionados com a raiva. Nos últimos anos participaram cerca de 300 pessoas de vários países da Região das Américas e de outros continentes.
A RITA é organizada pelo país anfitrião juntamente com um Comitê Científico Internacional. Em 2006 foi realizada no Brasil, tendo como anfitrião o Ministério da Saúde e a presidência do Comitê Científico Nacional. Participam do evento pesquisadores e profissionais de serviços de saúde pública que atuam em vigilância e controle da raiva, além de estudantes e outros profissionais que tenham interesse no tema. (Fonte: PMU)

Ubatuba lança apostila de observação de aves para crianças
A intenção é despertar o interesse de alunos e professores

Ubatuba - A atividade de observação de aves em Ubatuba está dando mais um passo rumo à sua popularização. No próximo dia 16 acontece o lançamento de uma apostila de observação dirigida para crianças e iniciantes acima de 10 anos. O evento será na Escola Municipal Tancredo Neves, às 9 da manhã. Na ocasião, o birder (observador) Carlos Rizzo ministrará uma palestra sobre as aves, enquanto sinalizadoras da degradação do meio ambiente. A apostila tem como objetivo despertar o interesse da observação, tanto nos alunos quanto nos professores.
A observação de aves é uma atividade desenvolvida no mundo inteiro. Segundo Rizzo, só no Brasil, existe um mercado latente de 50 milhões de observadores, entre birders, artesãos, biólogos, ornitólogos, fotógrafos, artistas e outros profissionais ligados ao assunto de alguma forma. "Em Ubatuba, nós temos uma riqueza de avifauna que é reconhecida no mundo inteiro, precisamos aprender a valorizar isso. Então, nada melhor do que incentivar e despertar essa realidade nas crianças, porque elas representam o futuro. Nesse momento, estamos plantando a semente. O importante é deixar claro o quanto a nossa avifauna vale em termos de natureza e de turismo".
Para o prefeito Eduardo Cesar, o projeto de observação de aves em Ubatuba tem uma importante função educacional. “As aves têm grande importância no controle ambiental, já que elas são as primeiras sinalizadoras nos casos de degradação. Nesse caso, a observação de aves é um importante instrumento na educação ambiental e isso justifica a distribuição das apostilas para as escolas do município”, disse o prefeito.
Parcerias importantes - A apostila foi desenvolvida numa parceria da prefeitura com o Conpet/Petrobras, que é um programa nacional de racionalização do uso de derivados do petróleo e do gás natural. Além dessa publicação, com uma tiragem de 10 mil exemplares, foi impresso também um "checklist", uma lista com os nomes de todas as aves avistáveis em Ubatuba, com tiragem de mil exemplares.
O checklist é voltado para o observador de aves experiente, que necessita de um guia para as suas observações. Para Rizzo, a publicação de um checklist é o primeiro requisito para quem deseja se habilitar ao turismo internacional de observadores de aves. "A parceria com o Conpet / Petrobrás vem reforçar as outras parcerias já firmadas com os empresários de Ubatuba e que se habilitaram para a atividade, de acordo com o treinamento oferecido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente". A parceria com o Conpet/Petrobrás foi viabilizada pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Meio Ambiente.
I Festival de Observação de Aves de Ubatuba - O lançamento da publicação faz parte do I Festival de Observação de Aves, que está acontecendo desde o último dia 20. O evento acontecerá até o dia 17 de dezembro, com safáris fotográficos para amadores e profissionais, cursos de observação, e discussões com autoridades no assunto.
Além do Conpet/Petrobrás, apóiam o I Festival de Observação de Aves, as empresas municipais: Rancho do Pica-Pau, Refúgio do Corsário, Eco-resort Itamambuca, Sítio Santa Cruz, Estalagem Casa Grande, Pousada Portal da Palmeira e Chalés Manobra, além da Associação dos Comerciantes da Rua Guarani. (Fonte: PMU)

Prefeitura de Ubatuba limpa terrenos baldios na Região Sul
A prefeitura vem realizando serviços de limpezas de lotes urbanos desde o final do ano passado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de uma parceria entre a Comllurb (Comissão Municipal de Limpeza de Lotes Urbanos) e a Administração da Regional Sul, vai realizar plantões para limpeza de terrenos baldios em bairros da Região Sul do município. A partir da próxima semana, a equipe da prefeitura começará a realizar o cadastramento e as notificações dos proprietários dos lotes urbanos que estejam necessitando de limpeza. A operação terá início com as praias Maranduba e Lagoinha e seus respectivos sertões.
De acordo com o assessor técnico de gabinete e integrante da Comllurb, Marlon Lopes de Moraes, outros bairros também serão atendidos de acordo com o grau de prioridade ou denúncias de cidadãos. “A intenção da prefeitura não é de prejudicar ninguém ou de limpar os terrenos para poder cobrar depois. Nós queremos é despertar o interesse dos proprietários em limpar seus lotes”, afirma Marlon.
Como funciona - O proprietário do terreno notificado pela Prefeitura de Ubatuba tem 30 dias para proceder à limpeza e se nesse prazo a situação não for regularizada, o mesmo receberá uma multa entre R$ 300,00 e R$ 500,00. Após o recebimento da multa, o proprietário do lote tem mais 30 dias para entrar com recurso, justificando a não limpeza do terreno. Se ainda assim o problema persistir, a prefeitura realiza a limpeza do local, que custará R$ 1,77 por metro quadrado limpo, mais taxas, inscritos em dívida ativa.
Os munícipes podem utilizar a Commlurb para fazer reclamações e denúncias, já que a comissão realiza atendimentos pessoais e por telefone referentes a serviços de limpeza de terrenos baldios. A identidade do denunciante é preservada e, em até quinze dias após a reclamação, ele recebe um retorno da prefeitura quanto à identificação do lote e notificação do proprietário.
A prefeitura alerta que a limpeza deve ser, preferencialmente, feita pelo proprietário do terreno, já que é economicamente mais viável para o munícipe se ele mesmo proceder com a limpeza de seu lote. A Comllurb atende no telefone 3834-1066, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Em ação - A prefeitura tem realizado limpezas em lotes desde o final do ano passado. Desde então, os bairros Itaguá, Centro, Perequê-Açu, Ressaca, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, e Enseada já passaram por identificação e cadastramento dos terrenos baldios, além dos bairros que foram atendidos por meio de denúncias. De acordo com Marlon Lopes, hoje já são mais de 600 lotes identificados e notificados. Deste número, cerca de 70% já foram limpos.
A lei, permitindo que a prefeitura execute o serviço, caso o proprietário não o faça, é antiga e foi proposta pelo prefeito Eduardo Cesar, quando era vereador na sua segunda gestão. Para ele, é preciso atuar com rigor para garantir a limpeza urbana e evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos.
Limpe e cuide - O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim, alerta os proprietários que limparem seus lotes para que acondicionem devidamente em sacos plásticos o material proveniente da limpeza, sem deixá-lo na calçada ou na rua. A lei n° 2291 de 20/11/02l, que dispõe sobre a limpeza de lotes, descarte e depósito de materiais em calçadas e áreas públicas, diz em seu Artigo 2° “é expressamente proibida a queima de lixo, folhagens de jardim ou de lavoura, papéis, madeira e outros detritos, bem como o descarte ou depósito inadequado em terrenos e áreas particulares ou públicas do município, materiais esses que deverão receber a destinação devida, sujeitando-se o infrator a uma multa de R$ 200,00”.
 (Fonte: PMU)






Semana de 10/11 à 16/11

 

CINE PORTO (Ubatuba)

"O Diabo Veste Prada"
Ás 15:00 hs -17:00 hs -19:00 hs -21:00 hs



CINE PASSEIO (Ubatuba)
 

"Um Cara Quase Perfeito"
Ás 17:00 hs - 19:00 hs - 21:00 hs.

 

 

 

 

Ação Litoral
 

Poesia Topo

Dobre de finados

Não obstante a desolação
Ainda há quem faça aceiro
Em torno da solidão

Da esperança faça lenheiro
E em torno do coração
Plante cerca de espinheiro

E, não bastasse a chacina,
Ainda aponta o preá
Para a ave de rapina

Até que, de toda a vida,
Erguidos os últimos véus,
Reste a esguia embaúba
Dos braços erguidos aos céus.
 

Félix Cabral

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba

Bonete  ©Bruno Rocha

Bonete
©Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor Chefe: Emilio Campi
Atualização: Juliano Gregori

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor