Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007 - Nº 1846 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Audiência sobre extinção de interurbano recebe representantes da Anatel


Caraguatatuba
UAMI de Caraguá passa a atender em novo endereço e oferece atendimento à hepatite
Viva Coral faz apresentações musicais na FUNDACC dias 21 e 22 de setembro
Assistência Social transfere capacitação "Cuidando do Cuidador" transfere para 29/09
Termina na próxima semana o prazo para inscrições no Municipal de Futsal Zona Sul
Inscrições para 3ª Copa da Criança vão até dia 26
Caraguá atinge meta e encerra vacinação contra Raiva com mais de 21 mil doses
Rosa de Cabriúna é premiada em Botucatu
Lencac agora é Utilidade Pública
Pardim cobra cumprimento da Lei do Passe

Ilhabela
Ilhabela comemora Semana Nacional de Trânsito
Dia mundial sem carro será celebrado em Ilhabela
Audiência recebe representantes da Anatel em Ilhabela


São Sebastião
Câmeras de monitoramento flagram mulher furtando plantas e vasos na Topolândia
Seduc promove 5° Encontro do Projeto “Leitura e Escrita” neste sábado
Prefeitura cria Projeto de Lei para subvenção à Fundamar
Pizzaria Pachecão é o primeiro estabelecimento da Rua da Praia a receber o ACP
Costa Sul quer ampliação de prazo para entregar sugestões ao Plano Diretor
Moradores da Enseada recebem Reunião Comunitária nesta quinta-feira
Prefeitura inaugura primeiro Berçário Municipal no Canto do Mar nesta quinta-feira
Sectur confirma 35 inscrições para o 4° Encontro de Carros Antigos
Prefeitura cota preços de veículos para atuar na Brigada de Incêndio da Costa Sul
Prefeitura efetua demolição de quiosques na Praia de Barequeçaba

Ubatuba
Programa Maré Legal já está na 3a edição
Palestra do Sebrae na ACIU
Curso prático e técnico de Modelagem e Corte para Costura
Parque Guarani realiza mutirão de limpeza
Itamambuca participa do dia mundial de limpeza de praias e rios
Inscrições para creches e Emeis terminam nesta semana em Ubatuba
Copa Sudeste Rally de Regularidade adere ao dia “Na cidade sem meu carro”
Fundart convida população para participar de seu Coral Adulto
Ubatuba recebe Projeto Raízes, da Natura

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Audiência sobre extinção de interurbano recebe representantes da Anatel

Litoral Norte - A Audiência Pública sobre a extinção das tarifas interurbanas entre as cidades do Litoral Norte foi realizada na noite do dia 17 com a presença de cerca de 40 munícipes.
Além do vereador de Ilhabela Carlos Alberto de Oliveira Pinto, que solicitou a audiência, também estiveram presentes os vereadores José Jorge Pereira, Nanci Zanato e Guilherme Maia, o secretário da Administração Luiz Antonio dos Santos, o diretor da Divisão de Turismo e Presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Marcelo Freitas, e os representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Arnaldo de Sousa Filho, Assessor da Diretoria Regional no Estado de São Paulo, e Aldo Antonio, engenheiro do Setor de Fiscalização.
A ausência de representantes da empresa Telefônica, que haviam sido convocados, foi alvo de críticas durante o debate. Para a discussão também foram convidados os representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião, porém nenhum deles compareceu.
O assessor da Anatel, Arnaldo de Sousa Filho, disse que algumas cidades com casos específicos obtiveram o benefício, mas, é necessária uma análise técnica de alguns fatores como, por exemplo, as distâncias e os limites entre as cidades. “Estamos comprometidos em avaliar este caso de Ilhabela, entretanto, também é importante que seja feita formalmente a solicitação à Diretoria Regional da agência”, explica o assessor.
Segundo o vereador Carlinhos, a audiência teve um resultado positivo no sentido de somar esforços para a extinção da cobrança das tarifas de chamadas telefônicas entre os municípios do Litoral Norte que possuem o mesmo DDD (Discagem Direta à Distância).
“Durante a audiência pudemos verificar a real possibilidade de atendimento às nossas reivindicações – que é a extinção desta tarifa entre os municípios - e ainda aproveitamos para esclarecer outros assuntos relacionados à telefonia no município”, comenta o vereador Carlinhos.
Na oportunidade, outros questionamentos e reclamações foram registrados aos representantes da Anatel como as justificativas da empresa Telefônica para a não instalação de telefones públicos em determinados locais, a falta de telefones públicos que realizem ligações DDI (Discagem Direta Internacional) e as freqüentes panes em todos os bairros da costa sul do Arquipélago.
As cobranças indevidas que, geralmente, surgem nas contas telefônicas também foram tema de reclamações. Nestes casos, os representantes da Anatel explicaram que o assinante da linha pode recorrer à Telefônica, pois quem tem de provar quem fez a ligação é a empresa e não o consumidor.
Os representantes explicaram que as reclamações sobre telefonia devem ser feitas à Telefônica, que fornecerá um número de protocolo, e o mesmo número deve ser comunicado imediatamente a Anatel, pelo 0800-33-2001, para garantir a agilidade do atendimento. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo



O Guaruçá Caraguatatuba

UAMI de Caraguá passa a atender em novo endereço e oferece atendimento à hepatite
Devido ao número de pacientes e ao novo programa em funcionamento na unidade, o "Hepatite Virais", a UAMI (Unidade de Atendimento de Portadores de Moléstias Infectocontagiosas) está desde o inicio da semana, atendendo em nova sede. A mudança foi realizada para trazer mais comodidade aos usuários

Caraguatatuba - A UAMI (Unidade de Atendimento de Portadores de Moléstias Infectocontagiosas) de Caraguatatuba, está atendendo em novo endereço desde o dia 17 de setembro. A atual sede funciona na Avenida Pernambuco, 740, no bairro Indaiá. A mudança foi realizada para oferecer um melhor atendimento a usuários do programa DST/AIDS no município, já que a nova unidade oferece mais espaço e, conseqüentemente, mais comodidade a pacientes e funcionários.
De acordo com a assistente social Rita de Cássia Madanis Fernandes, que coordena o Programa Municipal de DST/AIDS, essa mudança ocorreu primeiro pela implantação de um novo programa na cidade, o "Hepatite Virais", e depois pelo aumento de pacientes atendidos na UAMI.
"Buscamos sempre nos adequar para oferecer um atendimento de qualidade e foi por esse motivo que mudamos para uma sede maior, pois assim manteremos o bom nível de atendimento a todos os usuários desse serviço", destacou. Além disso, ela ressalta que a nova sede está no mesmo bairro e com isso não trará mudanças na rotina das pessoas que já estavam acostumadas a passar pela unidade.
Devido aos constantes trabalhos de conscientização em Caraguatatuba, promovido pela UAMI é que tem aumentado o número de pessoas que buscam orientações e tratamento para doenças infectocontagiosas. Essa ação é importante para que as pessoas possam receber os cuidados necessários e com isso possam ter mais qualidade de vida.
O atendimento da UAMI de Caraguatatuba é realizado de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. No local, existe a atuação dos seguintes profissionais: dois infectologistas, um médico clínico (para atendimento de hepatite), um pediatra, um enfermeiro, um assistente social, um psicólogo, três auxiliares de enfermagem, além de uma pessoa responsável pelo projeto de redução de danos.
Por meio desses profissionais são oferecidos diversos serviços, como coleta de sangue para sorologia HIV, hepatite, sífilis, entre outras. É importante frisar que no local não são atendidos somente pacientes com encaminhamentos de outros médicos. Qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre DST/AIDS tem atendimento garantido na UAMI.
"Se uma pessoa está em dúvida e considera que tem algum risco de ter contraído uma doença infectocontagiosa, ela pode procurar a qualquer momento a unidade que terá todo atendimento. Ela passará por uma entrevista de aconselhamento, fará a coleta dos exames lá mesmo e depois saberá quando poderá buscar os resultados. Todo esse processo ocorre de forma totalmente sigilosa, ou seja, as pessoas não precisam ter receio em nos procurar, pois estamos dispostos a apenas ajudar", completou Rita.
A UAMI funciona em Caraguatatuba desde 2002 e ultimamente tem recebido diversas melhorias. A coordenadora do programa DST/AIDS explica que o número de pessoas buscando orientação tem aumentado. "As pessoas estão mudando a maneira de ver essa questão e deixando o medo de lado, para buscar apoio quando estão em situação de risco", apontou.
Rita diz que o atendimento é voltado para todas as idades, mas ultimamente pessoas entre 18 e 30 anos são as que mais procuram os serviços da UAMI. Ela explica que após o diagnóstico, o paciente recebe o acompanhamento da equipe multiprofissional na própria unidade. O pediatra, por exemplo, atua na Unidade de Atendimento de Portadores de Moléstias Infectocontagiosas para atender crianças que nascem com alguma dessas doenças ou que sejam filhos de portadores.
O novo serviço da unidade é a aplicação de medicação a pacientes com hepatite C. Antes, esse serviço era realizado somente em São José dos Campos, mas agora Caraguatatuba também realiza a aplicação, servindo como referência para as demais cidades do Litoral Norte. "A medicação de hepatite é outro serviço que vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes da região, que não precisam mais se deslocar para cidades do Vale do Paraíba para serem medicados", concluiu Rita. Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela UAMI, o telefone de contato é (12) 3883-1373. (Fonte: PMC)


Viva Coral faz apresentações musicais na FUNDACC dias 21 e 22 de setembro
Esta será mais uma edição das aventuras musicais no coral. O show, intitulado "ALÖD FNENILSHIBA" traz peças de canto-coral populares e eruditas, apresentada pelo coral que já virou tradição na cidade

Caraguatatuba - O Água Viva Coral realizará nos dias 21 e 22 de setembro, sexta-feira e sábado, respectivamente, às 21h, no auditório Maristela de Oliveira, na FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Segundo a maestrina Eliana Bañeza, regente do coral, "esta é uma edição de nossas aventuras musicais onde apresentaremos ao público peças de canto-coral populares e eruditas", disse.
Além dos números em grupo, haverá apresentações de números solos dos coralistas do Água Viva, e encenações de jogos teatrais.
Os ingressos para o show "ALÖD FNENILSHIBA" poderão ser adquiridos na FUNDACC, pelo valor de R$ 10,00. A FUNDACC fica na rua Santa Cruz nº 396, no Centro de Caraguá. Mais informações pelo telefone (12) 3883-7555. Prestigie! (Fonte: PMC)

Assistência Social transfere capacitação "Cuidando do Cuidador" transfere para 29 de setembro
O trabalho, que será desenvolvido com representantes das redes sócio-assistenciais e funcionários da Assistência Social, foi transferido para o dia 29 de setembro

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem realizado vários trabalhos visando a melhoria da qualidade de vida da população em geral.
A capacitação "Cuidando do Cuidador", da qual participarão funcionários da Assistência Social, além de representantes de entidades pertencentes às redes sócio-assistenciais, que seria neste sábado, dia 22 de setembro, teve sua data transferida para o dia 29 de setembro, e acontecerá na sede do salão paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio, n o Centro de Caraguá.
O objetivo do trabalho é capacitar àqueles que no dia-a-dia auxiliam a população de baixa-renda, assistida pela Secretaria de Assistência Social. Mais informações sobre a capacitação e a alteração da data de realização podem ser obtidas pelo telefone (12)3897-7076, com Lúcia Helena. PMC

Termina na próxima semana o prazo para inscrições no Municipal de Futsal Zona Sul
O último prazo para a entrega das fichas de inscrição é 24 de setembro. As fichas podem ser retiradas pelas equipes interessadas no Núcleo Esportivo do Perequê-Mirim

Caraguatatuba - Os times de Futsal de Caraguá ainda podem se inscrever no Campeonato Municipal de Futsal Zona Sul, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.
As inscrições, que tiveram início dia 11 de agosto, serão finalizadas na próxima semana, no dia 24 de setembro(segunda-feira).
As fichas de inscrição poderão ser retiradas pelas equipes interessadas em participar do Campeonato, no Núcleo Esportivo do Perequê-Mirim. A Secretaria de Esportes destaca que o prazo máximo para a confirmação das equipes também será no dia 24. As datas dos jogos e divisão das equipes que disputarão às partidas serão divulgadas logo após o encerramento das inscrições, previsto para às 19h. Forme sua equipe e participe! Esporte é Saúde! (Fonte: PMC)

Inscrições para 3ª Copa da Criança vão até dia 26
O último prazo para a entrega das fichas de inscrição é 26 de setembro.

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para a 3ª Copa da Criança de Futebol de Campo. A competição que é promovida pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) em parceria com a LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol). Neste ano, as inscrições poderão ser realizadas obedecendo as seguintes categorias: Pré Mirim masculino (sub 12 - ano base 1995/1996), Mirim masculino (sub 14 - ano base 1993/1994) e Infantil Masculino (sub 16 - ano base 1991/1992).
As carteirinhas e as fichas podem ser retiradas na própria LICAF que fica no CEMUG - Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves. (Fonte: PMC)

Caraguá atinge meta e encerra vacinação contra Raiva com mais de 21 mil doses aplicadas
A vacinação anti-rábica teve início em agosto e foi finalizada nesta última semana. O trabalho superou as expectativas do CCZ de Caraguá

Caraguatatuba - O CCZ - Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a vacinação contra Raiva no início de setembro, superando as expectativas da Saúde Municipal.
De acordo com o diretor do CCZ, Dr. Guilherme Garrido, responsável pela campanha, foram vacinados 19.481 cães e 2.345 gatos, totalizando 21.826 doses aplicadas, pelos postos volantes que visitaram todos os bairros da cidade. "Esse resultado superou nossas expectativas, porque conseguimos cumprir a meta ao prorrogar por uma semana a vacinação, que acabou se complicando por causa da chuva. Do final de agosto para cá, aplicamos mais de 6 mil doses em cães em gatos, já que até o final do mês passado, os números da vacina estavam em 14 mil", disse.
Após o fim da campanha, foi dada continuidade à vacinação na sede do CCZ de Zoonoses até 6 de setembro, e os postos volantes permaneceram de plantão no período de 3 a 9 de setembro. Segundo Garrido, é muito importante vacinar os animais contra a Raiva. "Ainda estaremos vacinando cães e gatos na sede do CCZ, em horário de expediente. As pessoas que não puderam levar seus animais a um posto volante podem comparecer à Zoonose com seu animal, para que nossa equipe faça a imunização anti-rábica", explicou.
O Centro de Controle de Zoonoses fica na Avenida Dílson Funaro, 115, Jardim Britânia e o horário de atendimento ao público é das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações ligue 3887-6888 ou 3887-6085. (Fonte: PMC)

Rosa de Cabriúna é premiada em Botucatu

Caraguatatuba - Mais um prêmio foi conquistado pelo espetáculo Rosa de Cabriúna, da Cia. Teatro de Areia: este fim de semana o grupo, que é da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, dirigido por Adbailson Cuba, participou do VII Fejasa - Festival de Teatro Jaime Sanchez - em Botucatu, na competitiva adulta e obteve o 2º lugar, concorrendo com mais 10 espetáculos de diferentes cidades.
O grupo também trouxe para Caraguatatuba os prêmios de Melhor Atriz para Lala Machado, o prêmio Atriz Revelação para Daniela Quirino e Melhor Iluminação para Cristian Rocha, sendo que foi indicado para a maioria dos outros prêmios.
Caraguatatuba marcará novamente presença em uma mostra competitiva de teatro - o grupo Teatro de Areia põem novamente o "pé na estrada" - segue para Catanduva-SP, dia 29 de agosto do Festival Nacional de Teatro.
O espetáculo "Rosa de Cabriúna", de Luís Alberto de Abreu, dirigido por Adbaílson Cuba, também ganhou o 2º lugar no Festival Estadual de Santa Bárbara - primeiro festival em que o grupo de Caraguá concorreu e faturou também prêmios de melhor ator, e prêmio destaque pelo grupo das lavadeiras e das filhas.
"Participar de festivais é sempre muito importante, enriquecendo e fortalecendo o grupo. "Além de representarmos a cidade, aprendemos com os jurados, que sempre nos dão dicas para aprimorarmos nosso trabalho" comenta Cuba. (Fonte: Fundacc)

Lencac agora é Utilidade Pública
Projeto de Lei do Executivo garante condição a entidade

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou apenas um projeto constante na pauta da 28ª Sessão Ordinária semanal, datada de 18 de setembro - terça-feira. Os projetos restantes serão votados na Sessão Extraordinária que a Câmara realiza nesta quinta-feira - 20 de setembro, a partir das 16 horas.
Mas a Sessão Ordinária semanal não ficou apenas na discussão e votação de um projeto apenas. Foram apresentadas 2 (duas) proposituras em Regime de Urgência, de autoria da Mesa Diretora da Câmara e de autoria do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PSC)
No projeto da Mesa Diretora da Câmara, uma suplementação de R$ 427 mil para encargos civis e pagamentos. Já o projeto do Vereador AG Pereira altera a Lei de Uso do Solo - Lei 200/92, permitindo desdobro de lote na ZGE (Zona de Gerenciamento Especial), no bairro do Getuba 1.
O único projeto da Ordem do Dia tem a autoria do Executivo e declara de Utilidade Pública a Lencac - Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba, órgão representativo do Carnaval local e das diversas agremiações, como blocos, cordões e escolas de samba.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 9 Projetos de Lei, além da aprovação de 5 Moções. No intervalo foram lidas 52 Indicações. Os projetos que não foram votados na Sessão Ordinária serão apreciados em Sessão Extraordinária, marcada para esta quinta-feira - 20 de setembro, às 16 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pardim cobra cumprimento da Lei do Passe
Parlamentar alertou empresa e população na Tribuna da Câmara

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pereira Pardim (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, durante discurso na Tribuna do Legislativo nesta terça-feira - 18 de setembro, alertou a população, principalmente os estudantes de nível técnico e superior, do não cumprimento da lei que determina passe escolar com desconto a esta categoria. O não cumprimento da lei vem da concessionária de transporte urbano, a Praiamar.
Em 2006 o Vereador Juarez Pereira Pardim elaborou lei que concedeu 50% de desconto aos estudantes de nível Universitário e de cursos Técnicos Profissionalizantes aos que residem e cursam este tipo de graduação na cidade. Esta lei, a 1.272/06 foi incluída no Edital de Licitação para a nova concessão do transporte coletivo urbano, antes da sua homologação.
O objetivo desta lei é o de proporcionar benefícios e garantias aos estudantes, para que possam se locomover com facilidade e reduzir seus gastos mensais, na maioria das vezes custeada pelo chefe da família, eliminando de alguma forma a chance de parar de estudar.
O Vereador tem recebido reclamações diárias de estudantes e seus pais, sobre o não cumprimento desta lei. Segundo estes pais e alunos, toda vez que eles vão solicitar o benefício a empresa concessionária alega que a propositura ainda não está válida e que necessita da sanção do Prefeito José Pereira de Aguilar (PSDB), o que é desmentido pelo Parlamentar.
Pardim já tem tradição quando o assunto é apoio aos estudantes, pois em 2003 aprovou lei onde os matriculados no Ensino Médio têm o transporte coletivo gratuito, com o valor da passagem sendo pago pela Prefeitura e pela empresa concessionária. Nesta época a Câmara Municipal de Caraguatatuba recebeu uma comissão de Estudantes Secundaristas, que numa manifestação pacífica, reclamaram da suspensão do Vale-Transporte para o trânsito escolar. Mesmo não sendo obrigatório o benefício, nada impedia que pudesse ser concedido aos estudantes secundaristas, principalmente os de baixa renda, pertencentes a famílias carentes.
O Parlamentar quer uma solução urgente para o caso, que está tomando grandes proporções e causando prejuízos aos estudantes e suas famílias. "Aprovei esta lei para beneficiar os estudantes, garantindo a eles suporte e uma pequena estrutura que visa mantê-lo na aula, estudando e não será uma informação errônea que irá estragar este benefício, que está causando um sério prejuízo a um grande número de famílias. Espero que uma solução urgente e imediata seja tomada em prol da classe estudantil", disse Juarez Pardim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela comemora Semana Nacional de Trânsito

Ilhabela - Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a Prefeitura de Ilhabela, através da Divisão Municipal de Trânsito, está realizando palestras educativas nas escolas municipais e estaduais da cidade, cujo tema é: “Paz e amor no trânsito aos jovens”.
Aproveitando a realização do Dia Mundial Sem Carro, que será celebrado em Ilhabela no próximo sábado, 22, também serão realizadas palestras para a comunidade, em especial para os motociclistas, para qual foram convidadas alunos dos ensinos médio e fundamental, que acontecerão às 11h30 na Câmara Municipal (centro) e às 15h no Hotel Pelicano (Perequê). Entre os assuntos abordados nas palestras estão: a importância do uso do cinto de segurança, do capacete, velocidade, entre outros importantes aspectos para a boa educação no trânsito.
Segundo o diretor de Trânsito, Laudelino Carlos de Souza Dias, a finalidade da Prefeitura está em educar pedestres e motoristas, alertando, que em Ilhabela a velocidade máxima regulamentada é de 40 km/h.
Respeite a velocidade!  (Fonte: PMI)

Dia mundial sem carro será celebrado em Ilhabela
Atividades esportivas, culturais e educativas serão promovidas em vários pontos da cidade

Ilhabela - Comemorado em 22 de setembro, o Dia Mundial sem Carro surgiu há cerca de dez anos na Europa, e hoje tem a adesão de várias cidades ao redor do mundo. Seu objetivo é estimular a reflexão sobre o impacto que a utilização do automóvel exerce em nossas vidas e discutir idéias e alternativas que possam oferecer maior qualidade de vida.
Este ano, pela primeira vez, a data será comemorada em Ilhabela. A iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal e do Movimento Nossa Ilha Mais Bela, que congrega entidades da sociedade civil local, tem como objetivo ampliar a participação da população nas ações e decisões do poder público. “Queremos convidar a população a discutir temas importantes para Ilhabela”, afirma Georges Grego, um dos fundadores do Instituto Ilhabela Sustentável, entidade sem fins lucrativos que dá suporte ao Movimento.
Para isso serão promovidas atividades esportivas, culturais e educativas durante todo o dia. A programação inclui caminhada, passeio ciclístico, “cão-minhada”, apresentações de teatro, música, palestras para motociclistas, recreação infantil e sorteio de bicicletas. Tudo para estimular moradores, veranistas e turistas a deixar seus carros em casa e utilizar meios de transporte alternativos.
Nas escolas da rede municipal, será realizado um concurso de trabalhos manuais sobre o tema, com sorteio de dois computadores e kits escolares. Os trabalhos vencedores serão expostos na sede do Parque Estadual de Ilhabela. O evento contará também com apoio do transporte público, que promoverá ações para estimular o uso dos ônibus.
A iniciativa pretende mobilizar a população na busca por soluções que possam facilitar a restrição do uso do carro, como a ampliação da ciclovia, construção de mais calçadas, implantação de uma hidrovia, melhoria do transporte público e maior educação no trânsito.
No dia 22 de setembro deixe seu carro em casa, participe das atividades, faça sugestões e dê sua colaboração para transformar Ilhabela em uma cidade cada vez melhor!

Confira a Programação

Barra Velha – Praça Allan Kardec
10:30 – Passeio ciclístico
11:00 – Apresentação teatral
12:30 – Apresentação do Coral Ilha da Princesa
14:00 – Capoeira
17:00 – Apresentação musical

Perequê
09:00 – Cão-minhada
10:30 – Caminhada
13:00 – Dança de Rua
14:00 – Passeio ciclístico
15:00 – Palestra para motociclistas no Hotel Pelicano
16:00 – Apresentação teatral

Vila
10:30 – Apresentação musical
11:00 – Capoeira
11:30 – Palestra para motociclistas na Câmara Municipal
13:00 – Apresentação musical
15:00 – Dança de Rua
17:00 – Apresentação da BAMMIB (Banda Marcial Municipal de Ilhabela)

O evento terá ainda:
- Ciclovia demarcada da Balsa até a Vila.
- Hidrovia – Passeios de escuna gratuitos entre os píeres do Perequê e Vila, das 10:00h as 18:00h.
- Caminhada da Melhor Idade partindo do Campo de Aviação as 15:00h.
- Tendas com recreação infantil nos três pontos.
- Atividades de recreação ambiental.
- Vacinação anti-rábica para cães e gatos no Campo de Aviação.
- Sorteio de capacetes nas palestras para motociclistas.
- Forte apoio do transporte coletivo.
- Concurso escolar de trabalhos manuais sobre o tema, com sorteio de computadores e kits escolares.
- Exposição dos trabalhos vencedores na sede do Parque Estadual.
- Sorteio de bicicletas e distribuição de brindes, entre outras atividades!  (Fonte: PMI)

Audiência recebe representantes da Anatel em Ilhabela

Ilhabela - A Audiência Pública sobre a extinção das tarifas interurbanas entre as cidades do Litoral Norte foi realizada na noite de ontem (17/08) com a presença de cerca de 40 munícipes.
Além do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), que solicitou a audiência, também estiveram presentes os Vereadores José Jorge Pereira (PTB), Nanci Zanato (PTB) e Dr. Guilherme Maia (PMDB), o secretário da Administração Luiz Antonio dos Santos, o Diretor da Divisão de Turismo e Presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Marcelo Freitas, e os representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Arnaldo de Sousa Filho, Assessor da Diretoria Regional no Estado de São Paulo, e Aldo Antonio, engenheiro do Setor de Fiscalização.
A ausência de representantes da empresa Telefônica, que haviam sido convocados, foi alvo de críticas durante o debate. Para a discussão também foram convidados os representantes dos poderes executivo e legislativo de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião, porém nenhum deles compareceu.
O assessor da Anatel, Arnaldo de Sousa Filho, disse que algumas cidades com casos específicos obtiveram o benefício mas é necessária uma análise técnica de alguns fatores como, por exemplo, as distâncias e os limites entre as cidades. “Estamos comprometidos em avaliar este caso de Ilhabela, mas também é importante que seja feita formalmente a solicitação à Diretoria Regional da agência”, explica o assessor.
Segundo o Vereador Carlinhos, a audiência teve um resultado positivo no sentido de somar esforços para a extinção da cobrança das tarifas de chamadas telefônicas entre os municípios do Litoral Norte que possuem o mesmo DDD (Discagem Direta à Distância).
“Durante a audiência pudemos verificar a real possibilidade de atendimento às nossas reivindicações – que é a extinção desta tarifa entre os municípios - e ainda aproveitamos para esclarecer outros assuntos relacionados à telefonia no município”, comenta o vereador Carlinhos.
RECLAMAÇÕES – Na oportunidade, outros questionamentos e reclamações foram registrados aos representantes da Anatel como as justificativas da empresa Telefônica para a não instalação de telefones públicos em determinados locais, a falta de telefones públicos que realizem ligações DDI (Discagem Direta Internacional) e as freqüentes panes em todos os bairros da costa sul do Arquipélago.
As cobranças indevidas que geralmente surgem nas contas telefônicas também foram tema de reclamações. Nestes casos, os representantes da Anatel explicaram que o assinante da linha pode recorrer à Telefônica pois quem tem de provar quem fez a ligação é a empresa e não o consumidor.
Os representantes explicaram que as reclamações sobre telefonia devem ser feitas à Telefônica, que fornecerá um número de protocolo, e o mesmo número deve ser comunicado imediatamente a Anatel, pelo 0800-33-2001, para garantir a agilidade do atendimento. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Câmeras de monitoramento flagram mulher furtando plantas e vasos na Topolândia

São Sebastião - As câmeras de monitoramento, ligadas ao Sistema Integrado de Monitoramento de São Sebastião, flagraram na noite de terça-feira (18/9), uma mulher furtando plantas e vasos do canteiro central do bairro da Topolândia, próximo ao Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”. Ela foi flagrada praticando o furto por volta das 23h35, acompanhada de uma criança que estava com uma bicicleta.
As imagens foram encaminhadas para as polícias Militar e Civil para providências. De acordo com o Código Penal, para o crime de furto contra o patrimônio público, a pena varia entre um e quatro anos de reclusão e multa.
Segundo o secretário de Segurança Urbana, Erwin Edson Aparecido da Mota, todo e qualquer ato ilícito cometido na cidade e flagrado pelas câmeras serão encaminhados às autoridades competentes. (Fonte: PMSS)

Seduc promove 5° Encontro do Projeto “Leitura e Escrita” neste sábado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza neste sábado (22/9), das 8h às 13h, na E.M. Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande, o 5° Encontro do Projeto “Leitura e Escrita – Desafio de Todos”, promovido em parceira com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Volkswagen.
Segundo a Seduc, aproximadamente 180 professores da rede municipal de 5ª a 8ª séries de Peruíbe, São Sebastião e Caraguatatuba vão participar do evento. O encontro será realizado entre o grupo gestor e grupo escola, sendo capacitados por formadores de São Paulo, que vão separar os participantes por disciplinas que ministram na rede municipal para aplicar o conteúdo de acordo com o currículo do projeto.
De acordo com informações da Seduc, o Projeto "Leitura e Escrita: Desafio de todos" se fundamenta no princípio de que educar para a sociedade atual exige mais que transmissão de conhecimentos (por mais relevantes e atualizados que sejam). A escola precisa fornecer ao estudante os instrumentos necessários para que ele possa ler, compreender, selecionar e organizar as informações complexas do mundo moderno de maneira autônoma e crítica. A tarefa não pode ficar restrita às aulas de Língua Portuguesa e nem aos anos iniciais do ensino fundamental.
O projeto ressalta a responsabilidade de professores, gestores e a própria comunidade. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br . (Fonte: PMSS)

Prefeitura cria Projeto de Lei para subvenção à Fundamar

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião enviou esta semana à Câmara municipal, um projeto de Lei que pretende a criação de verba de subvenção social por meio de convênio com a Fundação, Museu de História, Pesquisa e Arqueologia do Mar – Fundamar. A propositura foi lida na sessão desta terça-feira (18/9) e encaminhada às Comissões da Casa. Se aprovado, a entidade receberá R$ 20 mil.
A Fundamar foi criada em São Sebastião no ano de 1992, como entidade privada, mas de interesse público. Os principais trabalhos desenvolvidos pela fundação dividem-se em duas linhas: a histórica e cultural, com ênfase nos trabalhos de pesquisa histórica da região e a biologia marinha, onde se concentram os aquários com peixes e réplicas de embarcações e dos naufrágios da região.
Dentro da linha histórica cultural, a entidade realiza diversos trabalhos como, por exemplo, a digitalização do acervo do tabelião de notas, que possui documentos datados de 1816. Outra conquista foi o cadastro do museu no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na área de biologia marinha, a fundação ministra cursos de mergulho livre, autônomo e profissional, com credenciamento profissional.
De acordo com informações do diretor da Fundamar, Silvio De Angelis Junior, a subvenção da Prefeitura é vital para o andamento dos trabalhos desenvolvidos pela fundação. “Nós temos a ajuda dos colaboradores, mas para a manutenção de toda nossa estrutura o convênio é essencial”, explica. De Angelis afirma ainda que com a subvenção, será possível reformar os aquários e realizar reparos no prédio aonde funciona a entidade, entre outras melhorias.
A Fundamar fica na Praia da Aventura, região central do município e no projeto de reforma do balneário, a fundação será contemplada com um laboratório anexo ao museu, que segundo Silvio, facilitará as atividades de atendimento às escolas e universidades. A entidade pretende implementar também um destino de trilha subaquática no local, com mergulho de contemplação da vida marinha ali existente.
A visitação pode ser feita de segunda-feira a sábado das 12h às 18h. Mais informações pelo telefone (12) 3862.6732. (Fonte: PMSS)

Pizzaria Pachecão é o primeiro estabelecimento da Rua da Praia a receber o ACP

São Sebastião - A Comissão de Revitalização das Áreas Históricas da Prefeitura de São Sebastião entregou nesta terça-feira (18/9), o primeiro Atestado de Conformidade com o Programa de Revitalização do Centro Histórico (ACP) a Luiz Osório de Assis Pacheco, proprietário da Pizzaria Pachecão, na Rua da Praia. A entrega foi realizada por membros da comissão, Kátia Gomes Severi, da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), Anderson Rodrigo da Costa, da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Rogério Barroso, da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
O ACP é uma exigência para utilizar o espaço público do Centro Histórico. Para recebê-lo, todos os comércios da Rua da Praia precisam adotar as normas do programa, como por exemplo, adequação às leis de acessibilidade, mobiliário, fachadas e pinturas adequadas, entre outras.
De posse desse atestado os comerciantes recebem isenção fiscal de ISS, IPTU, taxa de publicidade e fiscalização e taxa de planta ou reforma. De acordo com informações da diretora do Departamento de Planejamento da Seop e membro da Comissão, Kátia Severi, todos os comércios da Rua da Praia terão que se adequar às normas do programa e o prazo para essa adequação está em análise. Os estabelecimentos que não tiverem o ACP não poderão utilizar o espaço público.
Luiz Pacheco ficou contente por receber o atestado e afirmou que o Programa de Revitalização do Centro Histórico é importante porque possibilita uma cidade acessível para todos, além de melhorar o visual do ambiente, dando mais visibilidade e ajudando o comércio. (Fonte: PMSS)

Costa Sul quer ampliação de prazo para entregar sugestões ao Plano Diretor

São Sebastião - Em audiência pública realizada na noite de segunda-feira (17/9), em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, a comunidade da região solicitou, entre outras reivindicações, o aumento do prazo para a entrega de sugestões ao Plano Diretor. O encontro foi promovido pela Comissão Técnica da Prefeitura, com acompanhamento de representantes do Núcleo Gestor, e contou com a presença de aproximadamente 130 pessoas. O objetivo da audiência foi discutir a revisão e atualização do Plano Diretor, que vigorou em São Sebastião no período de 1999 a 2004.
A população também pediu mais detalhamento em relação a algumas áreas ligadas ao saneamento ambiental, patrimônio natural, locais de interesse social, terras devolutas, dentre outras políticas setoriais.
De acordo com Sérgio Pereira de Souza, que representa as Associações de Bairros no Núcleo Gestor, nesta quarta-feira (19/9) será decidido em reunião com a Comissão Técnica se o prazo para entrega de sugestões será estendido por pelo menos 15 dias conforme a comunidade deseja. “Vamos ver como faremos junto com a comissão porque é preciso ver as implicações no processo”, argumenta.
O período para enviar e/ou entregar as reivindicações e sugestões vai até o dia 24 de setembro de 2007. “Não vejo problema em ampliar o prazo para receber e avaliar as propostas, que são fundamentais e necessárias. Se o prazo for prorrogado divulgaremos nos jornais”, avisa o secretário de Meio Ambiente Teo Balieiro.
Para o coordenador da Comissão Técnica, Flávio Malta, o município deu um grande avanço na questão do Plano Diretor, já que nunca houve seqüência no planejamento da cidade. “Sempre foi truncado. Com o Estatuto das Cidades a participação da comunidade virou lei”, observa.
A Prefeitura pretende encaminhar o projeto de lei referente ao Plano Diretor à Câmara Municipal até o dia 22 de outubro, o que poderá ser alterado caso o prazo para entrega de sugestões seja ampliado. A participação do cidadão pode ser feita por meio do e-mail planodiretor@saosebastiao.sp.gov.br  ou diretamente nas Secretarias de Obras e Planejamento (Seop) e de Meio Ambiente (Semam), localizadas na rua Amazonas, 13, no Centro. (Fonte: PMSS)

Moradores da Enseada recebem Reunião Comunitária nesta quinta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promove nesta quinta-feira (20/9), a partir das 18h30 na EM Enseada, a 48ª Reunião Comunitária desde o início da gestão do prefeito Dr. Juan Garcia. Na ocasião, o prefeito e seu secretariado responderão dúvidas e questionamentos dos munícipes, além de abordar assuntos de interesse da região.
Um dos temas que deve ser discutido será a obra de pavimentação da Costa Norte, um investimento de R$ 8 milhões, que abrangerá nesta primeira fase a Av. Penélope (lado da praia), Av. Netuno (a qual inclui o canal de drenagem até a praia), Av. Nereu e Av. Proteu, no bairro Canto do Mar; rua Castro Alves, Av. Brasil e rua Pérola, no bairro Enseada e ainda rua Catanduva, rua Chile, rua Estados Unidos, rua Camões Couto, rua Manoel Costa, Estrada Carreador da Enseada e Travessa Vale Verde. Outra proposta da administração é construir ainda esse ano, uma escola no bairro com 15 salas de aula.
Os moradores da região já foram beneficiados com diversas obras nesta gestão, como por exemplo, a instalação de 10 novas câmeras de segurança do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), dispostas desde a região central até a divisa com Caraguatatuba, no Canto do Mar, entregues no último dia 7/9, a iluminação da orla e campo de futebol da Enseada, que também ganhou arquibancada e ampliação da creche, entre outras. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inaugura primeiro Berçário Municipal no Canto do Mar nesta quinta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião entrega oficialmente nesta quinta-feira (20/9), o primeiro Berçário Municipal, na Creche Diva Bernardino, no Canto do Mar, Costa Norte do município. A cerimônia, marcada para as 17h, contará com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia. O berçário tem capacidade para 48 crianças, de zero a um ano e meio de idade.
De acordo com informações da diretora da instituição, Viviana Aparecida Ribeiro, 36 crianças já estão sendo atendidas desde o início da semana passada. "Temos uma lista de espera e já estamos pensando na possibilidade de ampliar o total de vagas, porque a demanda do bairro é muito grande", relata.
O Berçário foi construído por iniciativa da administração, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). O prédio, integrado, abriga também a creche e a Emei, passando a atender já com as vagas do berçário, cerca de 530 crianças com idade entre zero e seis anos. A Prefeitura mantém convênio com o Instituto Aryran e de acordo com Viviana, graças à parceria, as crianças são atendidas por um professor e um auxiliar. "Nossa metodologia é focada no brincar, mas um brincar elaborado com uma proposta pedagógica, onde a criança interage com o objetivo de adquirir conhecimento", explica.
A secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, ressaltou a importância dessa conquista para a administração: "É a realização de um grande sonho, do primeiro sonho. Acreditamos que as crianças que freqüentam a escola desde cedo têm melhor desempenho em sua trajetória de vida", afirma. O berçário da Creche Diva Bernardino fica na avenida Brasil, 30, no Canto do Mar. (Fonte: PMSS)

Sectur confirma 35 inscrições para o 4° Encontro de Carros Antigos

São Sebastião - Balanço divulgado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), mostra que até quarta-feira (19/9) foram realizadas 35 inscrições para o 4° Encontro de Carros Antigos de São Sebastião, que vai acontecer na Rua da Praia no dia 29 de setembro (sábado), a partir das 12h.
O evento é realizado em parceria com a empresa Fragatas Viagem e Turismo e as inscrições ainda estão abertas. A expectativa da Sectur é reunir 60 carros e retomar o evento na baixa temporada, visando atrair para o município o público proveniente do Vale do Paraíba e São Paulo.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Sectur), Júlio Buzi, o evento ficará até à noite, aproveitando a programação dos Jogos dos Idosos de São Sebastião e 3ª Mostra Livre de Dança. “Na Rua da Praia teremos vários atrativos e o encontro de carros vai abrilhantar ainda mais a noite do local. Quem tiver um carro antigo e quiser participar pode entrar em contato com a Fragatas para fazer a inscrição", disse Buzi.
Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelos telefones (12) 3892-1212 (Fragatas) ou 3892-2620 (Sectur). (Fonte: PMSS)

Prefeitura cota preços de veículos para atuar na Brigada de Incêndio da Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), iniciou a cotação de preços dos veículos que serão adquiridos para atuar na Brigada de Incêndio a ser implantada na Costa Sul do município. O anúncio foi transmitido pelo prefeito Dr. Juan Garcia, nesta quarta-feira (19/9), durante entrevista concedida à Rádio Comunitária Costa Sul FM, com sede em Boiçucanga, pelo programa “Bom dia Prefeito”.
O Corpo de Bombeiros, segundo o prefeito, também está disponibilizando três soldados para ficar na região. A medida é um dos primeiros investimentos a serem feitos na Costa Sul com a cobrança da Taxa de Serviços dos Bombeiros, cujos recursos são gerenciados pelo Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros.
Durante a programação, um dos ouvintes perguntou se é obrigatório o pagamento do tributo. “Aconselho a pagar porque a taxa é legal e justa. Em São Sebastião ela vai ser utilizada para adquirir equipamentos na área do incêndio e de salvamento marítimo. A lei foi estudada e planejada com a finalidade de oferecer segurança à população”, enfatiza o prefeito.
Os veículos a serem adquiridos para atuar na Costa Sul são: um caminhão-pipa e um veículo para resgate. O salário dos guarda-vidas temporários, que serão contratados para trabalhar na temporada de verão, também será pago com recursos advindos da taxa.
Um outro ouvinte quis saber se as câmeras de segurança poderiam ser implantadas para funcionar já a partir da próxima temporada de verão. “O problema não é a instalação das câmeras, mas a interligação para que haja transmissão de dados”, explica o prefeito. Segundo ele, a questão deve ser resolvida até meados do ano de 2008. Antes da colocação das câmeras, a Prefeitura precisa instalar antenas. Os equipamentos, orçados em aproximadamente R$ 1,7 mi, serão postos na ilha do Montão de Trigo e na Ilhabela.
O prefeito também falou sobre a situação da Vila Tropicanga, cujo processo de urbanização está nas mãos da Justiça; fiscalização de ambulantes e de som emitido acima dos decibéis permitidos pela legislação; transporte coletivo; serviço de lotação; escolinhas de futebol e outras atividades esportivas; concurso público e processo seletivo; eventos de grande porte que estão acontecendo no município como o Super Surf, Campeonato de Skate, Torneio de Frescobol, dentre outros atrativos culturais e de lazer; função dos ecoagentes; entre outras realizações da administração municipal relacionadas a Costa Sul, e ao município em geral.
Para finalizar, o prefeito disse que a Guarda Civil Municipal já recebeu quatro carros, sendo três gols e uma Kombi. “Estou dedicando uma atenção especial à Costa Sul com relação a investimentos”, conclui o prefeito, que recebeu diversos agradecimentos sobre obras desenvolvidas na região. (Fonte: PMSS)

Prefeitura efetua demolição de quiosques na Praia de Barequeçaba

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), efetuou a demolição de oito dos dez quiosques existentes na praia de Barequeçaba, na região central do município nesta quarta-feira (19/9). A ação, comandada pela Divisão de Fiscalização de Posturas, contou com o apoio da Secretaria de Subprefeituras (Sesub), Secretaria de Segurança (Segur) e Polícia Militar.
Os decretos que permitiam o uso da praia eram de cinco anos e a Prefeitura não renovou a autorização. Desde 2005 os proprietários foram informados que deveriam sair do local. O prazo estipulado, a pedido dos próprios comerciantes, foi até o término da temporada de verão daquele ano. Em 2006, a Prefeitura emitiu nova notificação, mas a área não foi desocupada. Em agosto deste ano, houve a última notificação por parte da Sefaz e no início do mês a área foi interditada.
O Departamento de Planejamento (Deplan) da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), elabora proposta com vistas no projeto de reurbanização da orla de Barequeçaba e isso inclui a instalação de quiosques padronizados e com infra-estrutura adequada para atendimento. Os dois estabelecimentos que ainda existem na praia não foram demolidos por força de liminar.
De acordo com informações da chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas, Cristiane Maria Silva, não houve resistência à demolição dos quiosques. “A ação foi trabalhosa, mas tranqüila”, declarou. O secretário da Fazenda, Amin Nossabein explicou que a situação que os quiosques se encontravam não era a ideal do ponto de vista sanitário e urbanístico. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara Salete


Programa Maré Legal já está na 3a edição
Por: Cristiane Zarpelão

Ubatuba - Produzido pelo Litoral Virtual Produções Multimídia, o programa Maré Legal é um projeto que engloba 24 programas e tem como objetivo fomentar o turismo qualitativo na baixa temporada.
O programa apresenta informações de interesse turístico do Litoral Norte, principalmente de Ubatuba, mostrando curiosidades sobre a cidade.
Com imagens de Luiz Tolosa, pesquisa de Ezequiel dos Santos e direção de Emilio Campi, o programa já está na 3a edição e segundo o diretor está sendo um sucesso. “O retorno está sendo muito positivo. Muitas pessoas, inclusive moradores de Ubatuba, nos revelaram que desconheciam grande parte das informações apresentadas no Maré Legal”, conta Campi.
O primeiro programa teve como tema o Boulder e o 3o Festival Gastronômico de Ubatuba. O Boulder é um esporte muito praticado em Ubatuba e desconhecido por muitos. A praia da Fortaleza é um dos melhores locais para a prática desse esporte que é um tipo de escalada em pedras, praticado sem os equipamentos de segurança, contando apenas com um colchonete.
O outro tema do primeiro programa foi o 3º Festival Gastronômico de Ubatuba, evento que está se tornando uma tradição no mês de agosto com suas promoções, eventos, palestras e oficinas gastronômicas.
Já a segunda edição contou com um especial sobre a Observação de Aves em Ubatuba. Todo esse enfoque se deveu porque no mundo todo existem cerca de 9.700 espécies de aves. Na América Latina pode-se encontrar 3.000 dessas aves sendo que 1.700 espécies estão no Brasil. Em Ubatuba os levantamentos realizados em 2006 pelo grupo Ubatubabirds foram registrados 476 espécies visíveis nesta pequena porção territorial.
Já a terceira edição do programa Maré Legal apresenta as atrações históricas e culturais de Ubatuba, como as ruínas de antigas fazendas do período colonial, onde foram produzidas grandes riquezas que eram exportadas através do porto de Ubatuba.
Campi fez mistério sobre o tema da 4a edição, mas adiantou que “vem coisa boa por aí”. Ele contou que os temas escolhidos para o programa são discutidos entre a equipe e os patrocinadores. Eles optam por temas que possam atrair visitantes para Ubatuba. “Já temos uma lista de assuntos interessantes os quais iremos produzir os programas ao longo do tempo. São assuntos que ainda não foram abordados, pois nossa proposta é mostrar Ubatuba de uma forma diferente, dinâmica e positiva, aliando informações, imagens, entretenimento, merchandising, infra-estrutura e tudo mais que o visitante poderá encontrar em nossa cidade. Enfim, Ubatuba é um baú de tesouro, nos cabe abrir esse baú e revelar as preciosidades que Ubatuba possui, ainda desconhecidas do grande público, e até mesmo dos moradores locais”, concluiu Emílio.
O Maré Legal, em Ubatuba é transmitido através da Kaybee- TV Ubatuba no canal 71. O programa passa todos os dias às 9h00, 15h00 e 21h00.
Em Caraguatatuba através da NET- TV Litoral pelo canal 4, também passa todos os dias às 09h00, 15h00 e às 21h00.
Já em São José dos Campos e Jacareí é transmitido através do canal 10 da TV a cabo VIVAX, às terças, quintas e sextas-feiras, às 13h30. (Fonte: ACIU)

Palestra do Sebrae na ACIU
Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência

Ubatuba - Tópicos da palestra:
- Fornecer esclarecimento e orientação sobre os conceitos básicos de gestão financeira;
- Informar para que serve e como deve ser elaborado o fluxo de caixa, de forma que se torne uma ferramenta de gestão operacional e estratégica;
- Abordar conceitos como ciclo operacional e financeiro, como estes influenciam o fluxo de caixa.
- Visa capacitar o participante por meio de conhecimentos sobre giro de caixa e caixa operacional mínimo, sua implantação na gestão financeira dos pequenos negócios.

Data: 02/10/07
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Inscrição: Dois quilos de alimento não perecível ou duas caixinhas de leite
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. Os interessados podem fazer a inscrição no balcão de atendimento da ACIU, à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. (Fonte: ACIU)

Curso prático e técnico de Modelagem e Corte para Costura

Ubatuba - Para você que:
Costura, mas não sabe cortar;
Tira molde por uma roupa pronta;
Não tem tempo para fazer um curso longo;
Não freqüentou escola de corte e costura;
Não aprendeu com outros métodos
APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE PARA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO
Agora chegou a sua vez. Aprenda a traçar e cortar vários modelos de roupas
Material para o curso: Fita métrica, lápis, borracha, régua de 60 cm, 10 folhas de papel pardo, uma caderneta e uma tesoura.
Local de inscrição e local do curso: Associação Comercial de Ubatuba- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro- tel: (12) 3834 1449.
Dias: 03, 04 e 05 de outubro.
Horários: 9h00 às 11h00 - 15h00 às 17h00
Inscrição: 2 kilos de alimento não perecível ou duas caixinhas de leite. (Fonte: ACIU)

Parque Guarani realiza mutirão de limpeza

Ubatuba - Nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20/09, moradores do Parque Guarani, em Ubatuba, realizarão um mutirão de limpeza no bairro. A ação é uma iniciativa da Elektro, por meio do Projeto Energia Comunitária, e conta com a parceria do Rotary Club, da Associação Comercial de Ubatuba e das secretarias municipais de Obras, de Saúde, de Meio Ambiente e de Cidadania e Serviço Social.
Além da limpeza, os moradores receberão mudas para o plantio na comunidade, orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue e cartilhas educativas. Também haverá manutenção das ruas do bairro.
O Projeto Energia Comunitária Elektro beneficiará sete bairros em Ubatuba, num total de 1.200l residências. As ações começaram no Parque Guarani (Silop), onde 250 famílias serão atendidas. As outras comunidades contempladas são Pedreira, Vila Santana, Vale do Sol, Cachoeira dos Macacos, Sesmaria e Pé da Serra. As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social estão definindo os limites possíveis para a atuação da Elektro nesses locais, uma vez que possuem restrições ambientais.
O projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de comunidades de baixa renda por meio de iniciativas voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local e a manutenção das melhorias pelos próprios moradores da comunidade. As ações contemplam a regularização das instalações elétricas das residências (troca de fiação e colocação de lâmpadas mais eficientes) com foco na segurança e uso adequado da energia elétrica.
Para realização do projeto Energia Comunitária em Ubatuba, a Elektro conta com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal e de instituições locais. Em todas as cidades envolvidas no projeto, a Elektro vai investir cerca de R$ 10 milhões até o fim do ano, beneficiando 12 mil famílias. Grande parte desses recursos é vinculada ao programa de Eficientização Energética promovido pela concessionária por determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). (Fonte: ACIU)

Itamambuca participa do dia mundial de limpeza de praias e rios

Ubatuba - A SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca) em iniciativa com a Escola Municipal Honor Figueira, de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, participou no último dia 15 de setembro do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup). O evento, realizado anualmente desde 1986 pela organização internacional Ocean Conservancy busca reunir voluntários em diversas partes do mundo para coletar durante este dia o máximo do lixo depositado nas praias e margens de rios. Na cidade de Ubatuba, a campanha contou com a coordenção da Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba (ASSU), Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em Itamambuca, ao todo foram 21 voluntários, sendo 13 alunos da Escola Municipal, que trabalharam durante o dia buscando lixo e conscientizando os freqüentadores do local. Ao longo dos 1,6km de extensão da praia, foram coletados cerca de 12kg de lixo, que incluíam sacos plásticos, canudos, tampas, potes de alimentos, linhas de pesca, brinquedos e bitucas de cigarro. "Precisamos cada vez mais participar e incentivar eventos deste tipo. Os alunos e demais participantes estão de parabéns! Aqui em Itamambuca todo dia é dia limpeza de rio e praia, Ubatuba tem tudo para ir se tornando um exemplo de preservação, e nossa praia quer e pode ajudar muito!" afirmou Luiz. Paulo. H. de Siqueira, o Zipa, presidente da SAI.
A SAI que, além de realizar diariamente a limpeza da praia e do loteamento de Itamambuca, é responsável ainda por diversos outros projetos no âmbito ambiental como a luta contra a poluição das águas do Rio Itamambuca, preservação do jundú, denúncia de obras irregulares, coleta de material reciclável, cultivo de mudas nativas para reflorestamento, etc.
Os interessados em conhecer melhor o trabalho da Sociedade ou que desejam colaborar com os projetos de alguma maneira, devem comparecer à sede localizada na Av. Itamambuca, 1021 - CEP: 11680-000 - Ubatuba – SP, Fone/Fax: (12) 3845-3156 ou mandar e-mail para samigos@uol.com.br . (Fonte: SAI)

Inscrições para creches e Emeis terminam nesta semana em Ubatuba

Ubatuba - A secretaria municipal de Educação da Prefeitura de Ubatuba informa que nesta sexta-feira, 21, encerra-se o prazo das inscrições para creches e escolas municipais de educação infantil (Emeis) para o ano de 2008. As inscrições tiveram início no dia 3 de setembro e devem ser realizadas nas escolas mais próximas das residências dos futuros alunos. Os pais ou responsáveis deverão apresentar no ato da inscrição a certidão de nascimento e RG (se possuir), carteira de vacinação, RG do pai ou responsável e comprovante de residência em nome dos pais ou do responsável.
As inscrições são diferenciadas em duas faixas etárias. As crianças de zero a três anos completos até 31/12/2008 deverão ser matriculadas nas creches. Já as crianças que completarem quatro e seis anos até 31/12/2008 serão matriculadas nas Emeis.
A confirmação das matrículas deverá ser feita entre os dias 16 e 19 de outubro na própria creche ou Emei que foi optada para a criança. A rematrícula e o pedido de transferência serão providenciados pelas unidades escolares e comunicado aos pais no período de 25 a 28 de setembro. (Fonte: PMU)

Copa Sudeste Rally de Regularidade adere ao dia “Na cidade sem meu carro”

Ubatuba - Ubatuba participará desta campanha mundial que tem o objetivo de diminuir o tráfego de automóveis, durante um dia, a fim de proporcionar às pessoas uma oportunidade para descobrirem outras formas de transporte; por este motivo evento foi adiado
Ubatuba participa, pela primeira vez, do evento mundial “Na cidade sem meu carro”. O evento acontecerá no próximo sábado, 22, a partir das 10h, na Praça Alberto Santos, no Itaguá. Neste mesmo dia, aconteceria a 7ª etapa da 14ª Copa Sudeste Rally de Regularidade na cidade, mas os organizadores, Associação dos Fora de Estrada (Asfe) e a Prefeitura de Ubatuba, decidiram aderir ao dia mundial e transferir o evento para o próximo fim de semana, dias 28 e 29.
O prefeito Eduardo Cesar explica que, embora o Rally seja um grande evento, esperado por diversos aventureiros, a causa do adiamento é nobre. “O movimento Na cidade sem meu carro tem o objetivo de incentivar a utilização de outros meios de transporte. Como os “off roaders” são amantes da natureza como nós, eles aderiram à nossa campanha com grande satisfação.”
A Copa Sudeste - É uma competição Off-Road no formato de Rally de Regularidade (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido), em que apenas veículos 4x4 participam. O trajeto é conhecido apenas no momento da largada, através de uma planilha indicativa, em que piloto e navegador devem passar por trilhas de baixas, médias e altas dificuldades. De acordo com o solo fica estipulada a velocidade média a ser cumprida pelos competidores em cada parte do trajeto. Ganha a prova o competidor que mantiver maior regularidade.
Em Ubatuba, o evento conta com o apoio das empresas: Hotel Giprita, Palace Hotel, Oficina Zito, Posto Kamomê e Restaurante Tio Sam.
Na cidade sem meu carro - A idéia, em nível mundial, é diminuir o tráfego de automóveis, durante um dia, a fim de proporcionar às pessoas uma oportunidade para descobrirem outras formas de transporte. Em Ubatuba, a ênfase será para o uso das bicicletas. Durante o evento, o projeto "Bike Lane", que consiste na criação de uma faixa específica para bicicletas na Avenida Leovigildo Dias Vieira, será apresentado para a população.
A Jornada "Na Cidade Sem Meu Carro" é um movimento internacional que surgiu da preocupação relacionada com a qualidade de vida e o meio ambiente das nossas cidades. Este dia tem como objetivo lançar uma reflexão sobre o modelo de mobilidade vigente em nossa sociedade, onde há uma presença tão marcante e determinante dos automóveis nas cidades.

Confira a programação e participe!

10h
- Início das atividades
- Concentração
- Lançamento Projeto “BIKELINE”

11h
- Início das Inscrições
- Passeio Ciclístico
- Cupom para desconto no comércio local
- Números para o sorteio de vários brindes
- Sorteio de uma bicicleta

12h
- Apresentação com Artista de Rua “Surfista de Corrente”

12h30
- Apresentação Show de BIKER’S (no local)

14h
- Concentração – Início para passeio Ciclístico
(Saída: Praça Alberto Santos até Caís do Porto)

15h30
- Retorno do Passeio Ciclístico
- Brinde para a bicicleta mais original
- Show com Artistas Populares
- Sorteio de vários brindes (Fonte: PMU)

Fundart convida população para participar de seu Coral Adulto

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) convida a população para fazer parte do Coral Adulto, chamado “In Cantus”.O coral segue a metodologia de trabalho da Banda Lira Padre Anchieta e proporciona uma oportunidade para quem deseja descobrir o potencial da voz e do corpo, como instrumento musical. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sábados, a partir das 19h, no Sobradão do Porto, gratuitamente.
O Coral In Cantus tem como regentes os músicos Valdecy dos Santos e Amarildo da Hora. A direção artística é de Vera Tango e a coordenação técnica fica por conta da mezzo soprano Mariana Woromila, uma artista romena, radicada no Brasil e premiada na Ásia, América e Europa.
Segundo o regente Amarildo da Hora, este é um sério trabalho que começa a ser desenvolvido com as vozes ubatubenses. “Esperamos que as pessoas que se interessam pela boa música e têm vontade de desenvolver as potencialidades musicais, não percam essa grande oportunidade de participar desse grupo”.(Fonte: PMU)

Ubatuba recebe Projeto Raízes, da Natura
Serão realizados workshops gratuitos sobre Musica Popular Brasileira e apresentações instrumentais

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) receberá, no próximo fim de semana, dias 22 e 23, o projeto Raízes, promovido pela empresa de cosméticos, Natura. O evento engloba a realização de três workshops gratuitos sobre Música Popular Brasileira, além da apresentação do quinteto Instrumental Sons Harmônicos.
As inscrições para os workshops podem ser feitas na própria Fundart, em horário comercial. Devido à confirmação deste evento, a apresentação do grupo Solstício Maior, que aconteceria no dia 22, na Igreja Matriz, foi cancelado.
Os workshops - Destinados aos músicos, ao público leigo e aos interessados em música de forma geral, os workshops possibilitam o aprendizado de técnicas de instrumentos musicais e fornecem material de estudo e peças para músicas.
Para os interessados em participar dos workshops, os temas abordados serão: “Linguagem e Evolução da Música Popular Brasileira”, que tem como proposta discutir a interpretação da música brasileira a partir da diferenciação de estilos em diversos períodos; “Prática de Banda e Improvisação”, sobre o trabalho em equipe num corpo musical de sopros e “Violão: Uma História Brasileira” que tratará do desenvolvimento da ciência harmônica e melódica da Música Popular Brasileira, tendo o violão como instrumento principal.
O Concerto - As apresentações musicais ficarão por conta do quinteto Instrumental Sons Harmônicos. O repertório traz combinações de choro, MPB e diversos outros gêneros e arranjos instrumentais. Composto por Marco Aurélio Júnior (clarinete), Cacá Malaquias (saxofone e flauta), Francisco Araújo (violão), Dudáh Lopes (teclados) e Oswaldo Mathias (Baboo) (percussão), o grupo apresentará adaptações de obras de compositores brasileiros consagrados e artistas atuais.
As atividades acontecerão no Sobradão do Porto, sede da Fundart, que fica na Praça Anchieta, 38. A entrada é gratuita. Para mais informações, ligue: 3833-7000.

Confira a programação e participe!

Dia 22 de setembro (sábado)
Workshops:
10h: Linguagem e Evolução da Música Popular Brasileira (Parte 1)
13h: Prática de Banda e Improvisação
15h: Violão: Uma História Brasileira
Concerto:
19h: Quinteto Instrumental Sons Harmônicos

Dia 23 de setembro (domingo)
Workshop:
13h: Linguagem e Evolução da Música Popular Brasileira (Parte 2) (Fonte: PMU)


CINEMA - SEMANA DE 2109 A 27/09/2007

"RATATOUILLE"
Dublado!!! Desenho!!!
Ás 15:00 hs.

"O ULTIMATO BOURNE"
Ação!!!! C/ Matt Damon!!!!
Ás 17:10 hs -21:30 hs.

"PRIMO BASÍLIO"
Drama!!!C/ Débora Dolabella,Glória Pires, Reynaldo Gianecchini, Fábio Assunção!!!
Ás 19:20 hs.


cineporto@hotmail.com
Acesse nosso site www.cinemasdolitoral.com.br

Ação Litoral

Poesia Topo

Louvação do Pai Eterno

Deus enfeitou a Terra
com plantas, frutos e flores
e sua semente de bondade
fez brotar as árvores
que se oferecem para ser
moradias das aves
saciadoras de fomes
purificadoras dos ares
e que, mesmo após a morte,
apóiam as epífitas lá nas alturas.
Louvado seja o Criador
pelo espírito de amor
contido em suas criaturas.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Linha aérea por Ubatuba

Li com surpresa e interesse sobre a possibilidade de opeorarem-se linhas aéreas com escala em Ubatuba. A possibilidade turística não estará restrita a São Paulo ou Rio de Janeiro, aliás, penso que estes centros não talvez utilizem a via aérea para turismo, dado a pouca distância com Ubatuba. Entretanto, Ubatuba merece estar na rota do turismo nacional que parte de outros centros em conexão com SP/RJ.
Certamente uma dimensão superior de turismo nos aguardaria se esta proposta for viabilizada. Vocês não imaginam o anseio da população que reside aqui em Brasília tem por praias lindas como as de Ubatuba. E quantos outros centros poderiam ser mobilizados para este turismo de nível a partir desta viabilização.
Discordo que apenas as autoridades devam pressionar para que este sonho se efetue. Todos nos temos esta obrigação, por um futuro melhor para a nossa cidade.
Mande um e mail para ANAC: www.anac.gov.br  - clic em fale conosco. Coloque esta proposta. Divulgue esta idéia.

Marcos da Silveira Franco
Assessor técnico do Conasems
Ministério da Saúde, Brasília, DF

Política e Religião

É impressionante como algumas pessoas tratam política e religião nivelando-as como se completassem uma a outra. Aos brasileiros desavisados, lembro que "política" (políticus/politikós) é o resultado de atitudes coletivas que nos levam ao progresso ou ao retrocesso e, "religião" (religione/religare), é um estado individual de consciência que nos permite reequilibrar o eu interior.
Assim sendo, porque continuar insistindo em deflagrar guerras santas em tantos lugares deste planeta? O que queremos realmente com esse modo pequeno de pensar? "Infeliz daqueles que servem a dois Senhores", pois não farão grandes coisas e não terão credibilidade perante os pares.
Tenho visto filhos serem proibidos de freqüentar a escola e atividades artísticas por causa da religião, mas não vejo a mesma atitude quando se trata de política. O que vejo são vendilhões profanando a casa do Senhor sem o menor temor.
Segundo o filósofo contemporâneo, Mokiti Okada, "o paraíso terrestre é o mundo da arte". Se ele estiver certo, é pela arte que mudaremos positivamente o mundo em que vivemos. Enriquecer culturalmente nossas mentes e transformar nossas cidades em locais paradisíacos é uma utopia atraente e motivadora.
O que seria de nós se não fossemos minimamente utópicos? Não há política sem utopia, sem idealismo. Eu idealizo DIAS MELHORES. Eu idealizo SER RESPEITADO. Eu idealizo ter DIGNIDADE para viver.
Pensando politicamente neste contexto, Ubatuba não pode, não deve e não será cenário de uma peça teatral sem roteiro e sem direção. Quem ainda quiser ser espectador, que procure outra companhia teatral. A hora é de sermos protagonistas e não coadjuvantes.
Pensando religiosamente, orar é importante, porém, se orarmos e ficarmos sentados, esperando que messias políticos surjam das urnas, continuaremos nossas vidinhas passivas e medíocres, aceitando migalhas e vendendo a alma por alguns favores ilusórios.

Por Jorge Lee - PTB
Ubatuba, SP

Presidente do COMUS usa o poder para obter atendimento preferencial
Aconteceu no Posto de Saúde do Saco da Ribeira, no último dia 12 de setembro

O atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson Eduardo Barros, valendo-se do cargo, exigiu tratamento diferenciado, dirigindo, inclusive, palavras ofensivas e em tom alterado aos funcionários do Posto de Saúde do Saco da Ribeira. Ele queria passar na frente dos pacientes que aguardavam a consulta, não se submetendo às normas técnicas do Posto. Um usuário, que presenciou o fato, protocolou na Prefeitura, no dia 13 e no COMUS, no dia 15, um ofício com denúncia contra o Nelson Eduardo Barros. No documento, o usuário afirma que não foi a primeira vez que o atual presidente do COMUS toma atitudes abusivas e declara acreditar que o ocorrido tratou-se de um "assédio moral" e que esse tipo de procedimento ridiculariza a imagem não só do Conselho Municipal de Saúde como da Secretaria Municipal de Saúde, passando por cima do regimento interno do próprio COMUS.
Em contato com alguns membros do COMUS, verificamos que não foi marcada nenhuma reunião extraordinária para discutir o problema. Será que vão esperar até a segunda segunda-feira do mês de outubro (dia 8/10), data da reunião ordinária?
Acreditamos que não deveria haver dois pesos e duas medidas, porque quando foi para se resolver um problema supostamente ocorrido no Conselho Gestor da Santa Casa, o presidente do COMUS, Nelson Eduardo, rapidamente marcou reunião extraordinária, a pedido da Dra. Denise. Eles tinham pressa e acabaram suspendendo as atividades do Conselho Gestor, alegando que um dos conselheiros havia entrado na Pediatria no momento em que o médico, Marcos Alexandre atendia a pacientes. O pior é que não foi dado ao Conselho Gestor, nem o direito de defesa.
E agora perguntamos: o Prefeito vai suspender todo o COMUS pela atitude arbitrária do atual presidente? Ele vai ser afastado do cargo?

Maria Aparecida Cunha
líder comunitária e vice-presidente do IBC
Maria Chagas Cancellier
presidente da AMMA
Amarildo Cesário do Prado
coordenador da ADPC

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Baraqueçaba  © Luciano Cancelier

Baraqueçaba
©Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor