Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008 - Nº 1905 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Helicóptero de Verdi some na Serra do Mar

Maior evento de Internet do mundo chega ao país

Caraguatatuba
Câmara mantém padrão de produção
Ator Bruno Gagliasso apresenta “Um Certo Van Gogh” em Caraguá nesta sexta-feira e sábado
Atores do RJ apresentam “A Farsa do Bumba Meu Boi” na praça Cândido Motta
Tudo pronto para o Carnaval 2008 em Caraguá
Vencedora da São Silvestrinha visita o gabinete do prefeito Aguilar
Caraguá já recebe atletas para a Copa América de Taekwondo
Blocos garantirão a animação do carnaval de rua em bairros de Caraguá
Caraguá participa de oficina na área da saúde em São Paulo
Crianças do “Interior na Praia” aprendem sobre a história do povo caiçara em Caraguá
Eventos para todos os gostos agitarão o fim-de-semana em Caraguá


Ilhabela
Ilhabela Carnaval 2008

São Sebastião
Fundo Social levanta fundos com venda de cartuchos vazios
Ong ALNorte realiza 1ª Copa de Futebol de Mesa
Boiçucanga recebe Arena Recreativa e Esportiva no fim de semana
Fiscais notificam estabelecimentos comerciais na Rua da Praia
Folia de Reis do Pontal da Cruz realiza 18ª Festa neste fim de semana
Fotógrafo da Prefeitura conquista Prêmio Dom Bosco de Fotografia
Pacientes do Caps se divertem com as atrações do Big Brothers Cirkus
Prefeitura prossegue com a operação caça-esgoto em São Sebastião
São Sebastião tem shows de Calcinha Preta, Pitty e Tihuana neste fim de semana

Ubatuba
Guardadores de carro estão fazendo mau uso de licença
Prefeitura dá início ao projeto Cidade Saudável
Eliminatórias do III Festival de Marchinhas de começam neste final de semana em Ubatuba
Fundart promove Safári Fotográfico de Verão
Diretores de escolas municipais de Ubatuba passam por capacitação
Inscrições estão abertas para Educação de Jovens e Adultos
Feira de Adoção de Filhotes acontece nesta sexta-feira


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

Notícias da Região Topo

Helicóptero de Verdi some na Serra do Mar

Litoral Norte - Um helicóptero EC 120 Colibri, prefixo PP-MJV, desapareceu anteontem no Litoral Norte com dois tripulantes a bordo --o presidente da empresa Avibras, João Verdi de Carvalho Leite, 72 anos, e a mulher, Sônia Regina Brasil Leite. A aeronave, pilotada por Verdi, decolou por volta das 10h de anteontem da casa da família em Angra dos Reis (RJ) com destino a São José dos Campos, onde eles moram. Desde então, não houve nenhum contato de Verdi ou da aeronave. A FAB e a Polícia Militar realizaram buscas durante todo o dia de ontem no trajeto entre Angra, Caraguá e Ubatuba, mas nada foi localizado. As buscas serão retomadas hoje, na praia da Maranduba, em Ubatuba. O local foi delimitado pela polícia a partir de informações do comerciante Eraldo Santos, 37 anos, que viu e ouviu um helicóptero voando baixo na serra da Maranduba anteontem. Ele contou à PM que o barulho do helicóptero cessou de forma repentina. A FAB não descarta a possibilidade de o helicóptero ter caído no mar, o que dificultaria o resgate. (Fonte: ValeParaibano)

Maior evento de Internet do mundo chega ao país

Litoral Norte - Os brasileiros são conhecidos e respeitados mundialmente pelo enorme talento com que se relacionam com as ferramentas e recursos da nova economia digital: são os maiores usuários de Internet do planeta e também os maiores consumidores das social networks (comunidades como Orkut, MSN, My Space e Second Life).
Por isso, a Futura Networks, juntamente com a Telefônica, o governo federal e a prefeitura de São Paulo, trarão pela primeira vez ao Brasil o maior encontro de Internet já registrado na história, a Campus Party, realizado há 10 anos na Espanha. O evento, que será realizado de 11 a 17 de fevereiro de 2008, vai transformar o prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, em um verdadeiro "festival on-line", abrigando cultura, comunicação, ciências e entretenimento eletrônico.
O conceito que rege a Campus Party Brasil 2008 é: “a internet não é uma rede de computadores, a internet é uma rede de pessoas”, verdade muitas vezes esquecida pelos gestores da nova economia digital e fundamental para a compreensão do fenômeno da nova sociedade em rede.
Como tudo acontece
O público pode participar do evento como inscrito ou visitante – são esperados cerca de 3 mil inscritos e 30 mil visitantes em São Paulo, limite de público na Bienal. Na Espanha, o público pulou de 250 pessoas na primeira edição para mais de 8 mil, em julho do ano passado. Os inscritos são aqueles que se mudam com seus computadores e malas para as instalações do evento. Lá, além do espaço para acomodação em barracas, encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer – quadras para prática de esportes, jogos de salão, cinema, videoclube, música, shows com DJs e VJs, paintball, livraria e lojas –, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Todos têm à disposição uma poderosa conexão de 5Gb, a mais potente já oferecida para usuários individuais em todo o mundo.
O público da Campus Party é composto por líderes de comunidades on-line com intensa atuação na rede. São internautas com enorme poder de formar opinião e criar tendências. Um público de vanguarda, trendsetter, que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação.
Mas não é preciso ser hacker ou geek para participar da Campus Party. Os visitantes e convidados “leigos” podem usufruir da Área de Lazer e da Área 2 do evento, onde estará o setor Expo, com novidades tecnológicas apresentadas pelos patrocinadores, e do setor de Ações Especiais - Inclusão Digital, Campus Verde (Sustentabilidade) e Campus Móvel (Tecnologias e Conteúdos para Mobile Media).
Convidados ilustres
Em suas edições anteriores, a Campus Party já teve a participação de nomes como o do astronauta Neil Armstrong, do ex-vice-presidente americano e ganhador do prêmio Nobel da Paz Al Gore e do físico britânico Stephen Hawking, que vai fazer a abertura oficial da Campus Party Brasil através de uma mensagem gravada para o evento.
Na edição deste ano na Espanha, o movimento pelo Software Livre ganhou destaque como caminho essencial para a evolução democrática e pluralista da sociedade da informação. Estiveram na Campus Party 2007 grandes autoridades mundiais no assunto, como Jon ‘Maddog’ Hall, Mark Shuttleworth e os brasileiros Marcelo Branco e Marcelo Tosatti, reconhecidos internacionalmente pelo trabalho que desenvolvem neste campo. Marcelo Branco será o diretor da edição da Campus Party Brasil em 2008.
Como participar
Antes de optar pela área do evento em que deseja se instalar, os participantes podem conferir os destaques de cada uma no site oficial do evento, atualizado diariamente com novas programações. Há opções para todos os perfis e níveis de conhecimento – desde atividades mais técnicas, como as oficinas sobre Ginga, o software da TV digital brasileira, até divertidas projeções interativas como a da Loodik, em que os participantes brincam de ser o avião do “River Raid”, clássico game da Atari.
O ingresso custa R$ 100 e dá direito, durante todo o evento, a um lugar na arena dos computadores, a um ponto na conexão de 5Gb (maior banda individual do mundo), a uma barraca e livre acesso a todas as atividades oficiais do evento, bem como às áreas de exposições, lazer e serviços (refeitório, banheiros, sanitários, chuveiros, enfermaria). O “campuseiro” (de campusero, em Espanhol) deverá registrar seu computador de mesa ou portátil no momento do credenciamento – a partir das 8h do dia 11/02/2008, no próprio local do evento.

Quem preferir fazer suas refeições na própria Bienal, pode contratar um pacote à parte e ter café da manhã, almoço e jantar durante o evento por mais R$ 100. A idade mínima para participar da Campus Party Brasil é 12 anos completos (menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais e estar acompanhados por um maior responsável, durante todo o evento).
Link para o Site Oficial do evento:
http://www.campusparty.com.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Câmara mantém padrão de produção

Caraguatatuba -Um estudo comparativo mostra que o Legislativo em Caraguatatuba mantém um padrão de produção, com pequenas alterações ou variações em determinados documentos. O padrão mostra tradicionais modificações de índices durante os 4 (quatro) anos de uma gestão.
Ao analisar a produção Legislativa da Câmara Municipal de Caraguatatuba ao longo dos últimos 7 (sete) anos, sendo 4 da gestão de 2001 a 2004 e os 3 anos restantes de 2005 a 2007, nota-se a existência de um padrão com alterações e variações tradicionais em determinados anos e em alguns tipos de documentos protocolizados na sede do Parlamento Municipal.
Nota-se que a produção Legislativa sofre uma baixa no segundo ano de gestão, em comparação ao primeiro ano e com um ligeiro aumento no terceiro ano, para novamente haver uma queda, desta vez vertiginosa, no quarto ano de mandato.
Estas variações, consideradas típicas ou tradicionais se explicam da seguinte maneira: No primeiro ano de mandato o Agente Político ainda carrega a euforia da campanha e como precisa iniciar o mandato com muita energia, sobrecarrega o Expediente do Legislativo com vários tipos de proposituras. No segundo ano, com o status político em alta, percebe-se uma ligeira queda na sua produção, que reflete em toda a Casa de Leis. Esta queda não influencia a sua aceitação perante o eleitorado.
A baixa ou queda nos índices de produção, tanto do Vereador como da Câmara Municipal como um todo é considerado tradicional devido ao momento político, que pede a recarga de energia e o direcionamento do Agente Político com vistas a sua reeleição, no ano seguinte. Esta queda se acentua no quarto ano de mandato pois o Vereador está em campanha, visando a reeleição e o que importa é o corpo a corpo com o eleitor.
Entretanto, quedas e aumentos nos índices variam também de gestão para gestão e do tipo de documento apresentado. Exemplos disto são retratados nos Atendimentos, que tiveram alta no segundo e terceiro ano de mandato da gestão 2001/2004 e aumentaram em cerca de 200% na gestão 2005/2008, com relação ao primeiro ano do mandato anterior.
Já as Presenças apresentam queda a partir de 2001 e vem caindo também em 2005, devido a transmissão das Sessões Extraordinárias, Ordinárias e Solenes, seja pela rádio local, bem como por um período pela TV a Cabo e pela Internet, através dos sites das emissoras.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ator Bruno Gagliasso apresenta “Um Certo Van Gogh” em Caraguá nesta sexta-feira e sábado

Caraguatatuba - Festival de Verão do Litoral Norte, realizado pelo Coletivo de Arte Flor de Nan, no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, traz à cidade o ator global Bruno Gagliasso com o espetáculo “Um Certo Van Gogh”, estreado nacionalmente em Fortaleza (CE), no dia 11 de janeiro.
Em Caraguá, serão realizadas duas apresentações, na sexta-feira, dia 25, e sábado, 26 de janeiro, às 21h, do espetáculo, que antes de chegar ao Litoral Norte, após a estréia, passou apenas pela cidade de Bauru, no interior do Estado, no dia 19.
Além de Gagliasso, compõem o elenco os atores Marcello Valle, Larissa Bracher e Pedro Garcia Netto (Bernando, da novela global Eterna Magia), sendo que este último retorna à sua cidade Natal (Caraguatatuba), para apresentar-se pela primeira vez no Teatro Mario Covas.
Com texto de Daniela Pereira de Carvalho e direção de José Fonseca, “Um Certo Van Gogh” procura fugir dos clichês que permeiam a vida do mestre da pintura. Em cena, episódios bastante comentados – a exemplo das perturbações mentais que sofrera – são redimensionados em nome de um novo olhar sobre o homem Vincent Van Gogh, tantas vezes ocultado pela potência e magnitude de sua obra.
O fato de Van Gogh ter tido seu talento reconhecido apenas depois de sua morte, foi determinante para que as idéias cruzadas em “Um certo Van Gogh” se alinhavassem. Na linha de frente da montagem, o ator Bruno Gagliasso agregou ao trabalho suas inquietações sobre a trajetória artística do pintor. Daí, a dramaturgia rubricada por Daniela Pereira de Carvalho fugir do viés biográfico e procurar estabelecer conexões de Van Gogh com a atualidade. Assim, a leitura do gênio holandês é feita a partir da contemporaneidade e o diretor do espetáculo, João Fonseca, segue uma linha que tem como objetivo realçar o impacto de Van Gogh no pensamento da arte em tempo presente.
Em entrevista ao Diário do Nordeste (globo.com), o ator Bruno Gagliasso declarou que “Um Certo Van Gogh” é o projeto de sua vida. “Estou há três anos envolvido nessa montagem. Comecei a me interessar sobre Van Gogh muito antes de pensar nesse espetáculo. Me sinto muito próximo dele como artista, porque ele é uma inspiração. Ele foi alguém que nasceu para a arte e morreu com ela, e eu também sou assim. Queria algo que me desafiasse como ator e, principalmente, como ser humano”.

Serviço:
UM CERTO VAN GOGH
25 e 26 de janeiro, às 21h.
Teatro Mário Covas – Caraguatatuba
R$ 40,00 (inteira)
R$ 20,00 (meia-entrada)
Informações e disque-ingressos: 8113-1008 / 8154-1952(Fonte: PMC)

Atores do RJ apresentam “A Farsa do Bumba Meu Boi” na praça Cândido Motta

Caraguatatuba -O projeto Coreto em Sol, da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realiza a última apresentação teatral do mês de janeiro, com entrada franca, neste sábado, dia 26, às 20h30, na praça Cândido Motta (praça do coreto).
Os amantes de teatro poderão assistir ao espetáculo de rua “A Farsa do Bumba Meu Boi, da Cia De 4 no Ato, do Rio de Janeiro – que já esteve em Caraguá, na Mostra Nacional de Teatro de Rua, durante o FET (Festival Estudantil de Teatro), com o espetáculo Belelê Balaio, no ano passado.
Esta é a primeira vez que a FUNDACC insere artes cênicas dentro do projeto Coreto em Sol, e a cada fim-de-semana, a praça tem recebido centenas de pessoas, para assistir aos espetáculos de rua.
Na primeira semana, no dia 12 de janeiro, a Cia Controvérsias, de Pindamonhangaba, abriu a mostra teatral com a peça Bumba Meu Boi. No dia 19, foi a vez da Cia Gente Falante, de Porto Alegre (RS), apresentar o espetáculo de bonecos João e Maria.
Neste sábado, 26 de janeiro, o projeto Coreto em Sol encerra o ciclo de apresentações teatrais com chave-de-ouro, com “A Farsa do Bumba Meu Boi”, que acontecerá em frente ao coreto, na arena montada, com arquibancadas, logo após a missa da igreja Matriz de Santo Antônio. Compareça e leve toda sua família. Teatro é Cultura!(Fonte: PMC)

Tudo pronto para o Carnaval 2008 em Caraguá

Caraguatatuba -Está tudo pronto para o Carnaval 2008 em Caraguá. De acordo com a SETUR – Secretaria de Turismo e Fomentos, a Prefeitura Municipal, em parceria com a FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), preparou uma grande festa popular, que promete agradar foliões de todos os gostos e idades, que escolherem a cidade para brincar o Carnaval.
Além dos bailes populares, haverá desfile de blocos e o já tradicional Carnaval de Antigamente, que lembra os antigos bailes de salão.
Ainda neste mês, no próximo sábado 26, o bairro Massaguaçú já entra em clima de festa, com o Grito de Carnaval, do bloco Devotos da Cheirosa, às 22h – ocasião em que será eleita a Rainha do Bloco. Os Devotos da Cheirosa animarão as noites no Massaguaçu, de 2 a 5 de fevereiro (sábado a terça-feira), e a partir do dia 26, as camisetas serão vendidas por R$ 15,00. Em 2007, o bloco saiu na avenida com 1.500 integrantes uniformizados, segundo informou o diretor do Devotos da Cheirosa, Emerson França.
Outra turma que a cada ano vem ganhando mais integrantes é a do Bloco do Urso, que tem no comando o jornalista Ricardo Mazzei e parceiros, como o Hélio (Bar do Hélio), além do Charlinho, puxador oficial da galera – que a cada ano cria um samba-enredo diferente para os foliões de plantão, que todo ano marcam presença na avenida, sempre com um abadá mais colorido e o samba na “ponta da língua”.
Segundo Mazzei, as camisetas do Bloco do Urso (que vêm acompanhadas com a letra do samba-enredo 2008 e o convite para a festa pós-desfile, que já virou tradição), começaram a ser vendidas no último sábado, 19 de janeiro, no Bar do Hélio, na loja Mariana Pires, no Caraguá Praia Shopping, e na Caraguá FM. Neste ano foram confeccionadas 530 “abadás” para os integrantes do Bloco do Urso. ou seja, 30 a mais que no ano passado, para o pessoal da bateria. O valor da camiseta, que inclui o convite para a festa pós-desfile é de R$ 40,00.
Segundo o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, no dia 2 de fevereiro, sábado de Carnaval, o agito ficará por conta do Bloco das Piranhas, e no domingo, dia 3, será a vez do Bloco do Urso desfilar na Avenida da Praia, com concentração no Bar do Hélio, às 18h.
A segunda-feira será marcada pelo desfile dos blocos de enredo, que segundo a representante da Liga das Entidades Carnavalescas, Erzuílla de Araújo Souza (Dona Zú), falarão sobre a evolução do Carnaval desde os primórdios. O primeiro bloco a entrar na Avenida Dr. Arthur Costa Filho será o Máscara Negra, seguido por “Os malandros e as Melindrosas”. Os três blocos de enredo de Caraguatatuba vêm na seqüência, entre eles os Blocos Lobão, o Independentes do Litoral e o Unidos do Samba. O desfile terá ainda a participação especial dos integrantes do Bloco do Urso, que encerrarão a noite com “chave-de-ouro”.
Para deixar o Carnaval ainda mais completo, todas as noites haverá baile popular na Praça de Eventos, na Avenida da Praia (Centro), com animação da Banda Areia, sempre das 22h às 2h, de 2 a 5 de fevereiro

Carnaval de Antigamente já é tradição na praça Cândido Motta
O Carnaval de Antigamente já virou tradição em Caraguatatuba e é uma boa pedida para os foliões que gostam de curtir a festa mais popular do ano, como nos bailes de salão, com as tradicionais marchinhas carnavalescas e a presença dos bonecões, que fazem a alegria das crianças e famílias, que escolhem brincar na Praça Cândido Motta (praça do coreto).
Segundo a FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, que realiza todo ano o Carnaval de Antigamente, no centro da cidade haverá bailes populares de 2 a 5 de fevereiro, com animação da New Band, sempre a partir das 20h30.
Para as crianças será realizada a matinê no domingo, dia 3, a partir das 16h, com concurso de fantasias infantis.
Para os foliões que brincarão todas as noites no Centro, também serão realizados concursos para a escolha do melhor bloco, do folião mais animado e da melhor fantasia. O anúncio dos vencedores será feito na última noite de Carnaval, no dia 5 de fevereiro.
Vale lembrar que o Carnaval de Antigamente acontecerá também nas regiões Norte e Sul. No Travessão, todas as noites a animação será da banda Fator RH, no Massaguaçu, os bailes ficarão por conta da banda Saca-Rolha e no Porto Novo turistas e moradores poderão brincar o Carnaval com o som da banda Feira Livre, sempre às 20h30. Escolha a melhor opção e participe desta festa em Caraguatatuba.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CARNAVAL EM CARAGUÁ
Desfile de Blocos

2 de fevereiro (sábado)
Centro
18h - Desfile do Bloco das Piranhas
Local: Avenida Arthur Costa Filho
Obs: concentração na ponte do Rio Santo Antônio (Av. da Praia – 17h)
Massaguaçu
22h – Desfile do Bloco Devotos da Cheirosa
Local: Avenida Maria Carlota, próximo ao trevo do Massaguaçu ( concentração – 21h)

3 de fevereiro (domingo)
Centro
20h - Desfile do Bloco do Urso (pelas ruas da cidade, na região central, terminando na Avenida da Praia – concentração – 17h no Bar do Hélio)
Massaguaçu
22h – Desfile do Bloco Devotos da Cheirosa
Local: Avenida Maria Carlota, próximo ao trevo do Massaguaçu ( concentração – 21h)

4 de fevereiro (segunda-feira)
Centro

20h - Desfile de escolas e blocos de samba (enredo)
Local: Avenida Arthur Costa Filho (Av. da Praia – concentração – 18h no qiosque Guaruçá)
Massaguaçu
22h – Desfile do Bloco Devotos da Cheirosa
Local: Avenida Maria Carlota, próximo ao trevo do Massaguaçu (concentração – 21h)

5 de fevereiro (terça-feira)
Massaguaçu

22h – Desfile do Bloco Devotos da Cheirosa
Local: Avenida Maria Carlota, próximo ao trevo do Massaguaçu ( concentração – 21h)

Bailes Populares
De 2 a 5 de fevereiro
Centro

22h até 2h – Baile Popular com Banda Areia
Local: Praça de Eventos – Avenida da Praia
20h30 - Carnaval de Antigamente (FUNDACC) com New Band
Local: Praça Cândido Motta
Massaguaçu (Avenida Maria Carlota)
Baile Popular Massaguaçu
22h – Praça do Massaguaçu, próximo à capela
20h30 – Carnaval de Antigamente (FUNDACC) com a Banda Saca Rolha
Local: Praça de Eventos do Massaguaçu
Porto Novo
20h30 - Carnaval de Antigamente (FUNDACC) a Banda Feira Livre
Local: Praça do Porto Novo
Travessão
20h30 – Carnaval de Antigamente (FUNDACC) com a Banda Fator RH
Local: Praça do Travessão

ATENÇÃO:
Baile de Carnaval para crianças – dia 4 de fevereiro
16h – Matinê do Carnaval de Antigamente (somente no domingo)
Banda: New Band
Local: Praça Cândido Motta (Fonte: PMC)

Vencedora da São Silvestrinha visita o gabinete do prefeito Aguilar

Caraguatatuba -O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, recebeu na manhã desta quinta-feira, 24 de janeiro, a equipe de Atletismo Filhos do Vento, representada pela vencedora da 14ª Corrida São Silvestrinha, Jéssica Feliz da Silva, e outros três atletas que também competiram por Caraguá, como Alessandra Oliveira Dias, João Felipe Petrisin e Nathan Rodrigues da Silva.
Os competidores mirins compareceram ao gabinete acompanhados do técnico da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura Municipal, Adão Dias Durval, e também da Secretária de Educação, Silmara Mattiazzo Bolognini, que tem apoiado as iniciativas esportivas na cidade, e do Secretário de Esportes, Wenceslau Souza Neto (Lelau).
Na ocasião, Jéssica aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que a equipe Filhos do Vento recebeu ao longo do ano, inclusive, pela participação da cidade na São Silvestinha, na Capital paulista.
O prefeito pôde ver o troféu recebido pela atleta de 14 anos, que levou o nome de Caraguá ao 1º lugar do pódio, e ganhou de presente uma camiseta e um porta-retratos, com uma foto da equipe de Atletismo da SECER.
O técnico Adão Dias Durval agradeceu o apoio do prefeito e mostrou o novo uniforme que será usado pela equipe de Atletismo.
A Secretária Silmara Mattiazzo, que também acredita no esforço da equipe e tem acompanhado o desempenho das crianças e jovens, aproveitou para solicitar ao prefeito Aguilar a possibilidade de investir em um uniforme diferenciado para as meninas que participam do Atletismo (top e bermuda de lycra).
O prefeito Aguilar se mostrou favorável ao pedido da Secretária de Educação. “O que nós pudermos fazer para contribuir com a equipe, e com o Esporte em geral, nós faremos. Se o uniforme masculino é diferente do feminino, tomaremos providências para que nossas atletas estejam uniformizadas de acordo de acordo com as necessidades da modalidade”, finalizou o prefeito de Caraguá.(Fonte: PMC)

Caraguá já recebe atletas para a Copa América de Taekwondo

Caraguatatuba -O município de Caraguatatuba já entra no clima da Copa América de Taekwondo. Lutadores de vários lugares já chegaram a cidade, para a competição que será realizada no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e tem a organização do mestre Luizão em parceria com a SECER – Secretaria de Esportes e Recreação e a Liga Nacional da modalidade.
Caraguá contará com a participação de 20 atletas que ajudarão a representar o Brasil na competição, que terá a presença de mais de mais 500 lutadores de diversos estados, como Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, São Paulo, entre outros, além de países como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e a Espanha, que foi convidada para a Copa América.
Nesta sexta-feira, das 8h as 20h, acontecerá o 11º Curso de Capacitação e Qualificação para árbitros e comissão técnica, na Secretaria de Educação. Em seguida ocorre o congresso técnico e para finalizar, haverá a recepção de coordenadores e dirigentes.
No sábado pela manhã, às 7h, os atletas farão a pesagem e o credenciamento já no CEMUG. As lutas terão início às 9h. A cerimônia oficial de abertura está marcado para às 11h, e o encerramento no domingo às 18h.
O secretário de esportes, Wenceslau Souza Neto acredita que o evento não só colocará Caraguatatuba no cenário mundial de esportes, como também será benéfico para o turismo da cidade.
“Essa Copa América ajudará a girar o nome da cidade com a vinda de familiares de atletas no futuro para Caraguá. Será ótimo para a rede hoteleira e gastronômica”, acredita Lelau, que ressaltou o ano importante para o município.
“Caraguá entra aquecida em 2008, já visando os Jogos Regionais que acontecem no meio do ano”, falou o secretário, que tem trabalhado intensamente para a organização da competição.
Já estão confirmados no evento, lutadores consagrados mundialmente em 2007, como o mestre Fabiano Morciani, quinto colocado no mundial da Coréia do Sul, na categoria formas. O presidente do evento, José Alberto dos Santos, que trouxe o Taekwondo para o Vale do Paraíba e é integrante da Liga, também estará presente.
Além deles, o caraguatatubense João Carlos Casemiro, campeão mundial, latino americano, sul-americano e da mercosul em 2007 não lutará, mas irá disputar na categoria formas e quebramentos.
Os brasileiros Sebastião Neto (campeão mundial open de lutas), Regiane Soares (1ª mestra do estado de São Paulo, campeã brasileira, paulista e regionais 2007) e Atila Maia, de 9 anos, campeão mineiro, brasileiro, sul-americano e mundial open de 2007 confirmaram presença na competição.
A Copa América terá Luta Individual, Duplas, Formas, Técnicas de Quebramento, Defesa Pessoal, Tae Fit, Miss Taekwondo, Apresentação de Projetos Sociais, Competição de Atividades Lúdicas e 11º Curso de Capacitação e Qualificação dos Instrutores. Atletas de todas as idades estarão presentes em Caraguá.(Fonte: PMC)

Blocos garantirão a animação do carnaval de rua em bairros de Caraguá

Caraguatatuba -O carnaval em Caraguatatuba promete agradar todos os públicos com uma programação diversificada e nas ruas da cidade a animação ficará por conta dos tradicionais blocos carnavalescos. Exemplo disso é o bloco “Devotos da Cheirosa”, do Massaguaçu, que já virou uma tradição e desde 2000 agita as ruas do bairro durante o carnaval.
No ano passado 1.500 pessoas participaram com as camisetas do bloco, além das demais pessoas que o acompanharam. A expectativa para esse ano é que participem mais de dois mil foliões.
A Prefeitura irá colaborar para que a festa possa ser muita bem comemorada, atendendo a reivindicações dos organizadores do Bloco. Recentemente foi realizada uma reunião com a comissão organizadora, com a presença do vereador Celso Pereira, o prefeito José Pereira de Aguilar, a primeira dama Rosangela Leite Carrijo de Aguilar e o secretário de turismo Ricardo Ribeiro.
Na ocasião, o grupo do Massaguaçu solicitou algumas melhorias para o carnaval, que prontamente serão atendidas pela administração. Entre as ações estão: melhorar a iluminação da Praça próximo à praia, oferecer mais segurança aos participantes, um caminhão de som e banda para o carnaval.
O “Devotos da Cheirosa” estará nas ruas do bairro no sábado, domingo, segunda e terça-feira de carnaval. A concentração será na Avenida Maria Carlota. A Prefeitura também irá colaborar no grito de carnaval, que acontecerá no próximo dia 26, quando será eleita a rainha do bloco e iniciar a venda das camisetas, que custará R$ 15. Os interessados em desfilar no bloco, sejam moradores ou veranistas, devem entrar em contato com Emerson França, pelo telefone (12) 3884-5314. Durante o desfile, os participantes receberão gratuitamente a “Cheirosa”, uma bebida caiçara feita com cachaça e erva cidreira.

Zona Sul também terá animação de blocos carnavalescos
No Travessão a folia ficará por conta do bloco “Vem quem guenta”, que é uma novidade no carnaval de Caraguatatuba. Está será a primeira vez que o grupo passará pelas ruas do bairro e a idéia é transformá-lo em tradição na Zona Sul, se repetindo nos próximos anos e animando o carnaval de rua dos bairros da região. A passagem do bloco acontecerá na segunda-feira, dia 4 de fevereiro.
A concentração será às 15h, na petiscaria do Dilsinho, na Rua Etel Cíntia de Menezes. O bloco passará pela rua principal do bairro Travessão, seguindo até a Praça de Eventos. Após a dispersão haverá um baile carnavalesco no Lava Rápido Vip Car do Didi, que será destinado às pessoas que adquirirem os abadas do grupo.
Apesar disso, qualquer pessoa poderá participar do desfile. Para aqueles que estiverem com os abadas, haverá distribuição de bebidas durante o percurso. O valor de um abada é R$ 15. Para a aquisição de dois, o valor é de R$ 25. Para mais informações, falar com Gian ou Irlândia pelo telefone (12) 3887-6467. (Fonte: PMC)

Caraguá participa de oficina na área da saúde em São Paulo

Caraguatatuba -O secretário de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba, Olegário Alves dos Santos, acompanhado do Diretor de Planejamento da Saúde, Marcelo Suckow Barrozo de Oliveira, participou em São Paulo, nos dias 22 e 23 de janeiro de uma oficina macro-regional de PPI – Programa Pactuada Integrado, oferecida pela Secretaria de Saúde do estado para cerca de 100 municípios do interior paulista, incluindo o Litoral Norte.
No encontro, foram feitos esclarecimentos e acompanhamentos sobre as novas propostas do SUS – Sistema Único de Saúde para internação hospitalar e ampliação ambulatorial em média complexidade.
De acordo com Santos, durante a oficina aconteceu uma simulação de pactuação da PPI no que se refere à clínica médica, pediatria, cirurgia e obstetrícia e foram repensados os quantitativos de internações nos municípios da região da DRS-17 (Diretoria Regional de Saúde) Taubaté, possibilitando assim um melhor controle dos leitos hospitalares, bem como atuação nos municípios da região, que afirmou ainda que a PPI também contribui para melhorar a utilização dos recursos financeiros.
Participaram da oficina Secretários de Saúde e técnicos das regiões da Baixada Santista, Sorocaba, Registro, Taubaté, o presidente do COMSEMF – São Paulo; o Coordenador Regional de Saúde do Estado Luiz Maria Ramos; Secretário Adjunto, Renilson R. de Souza e o presidente do COMSEMF, Jorge Arado.(Fonte: PMC)

Crianças do “Interior na Praia” aprendem sobre a história do povo caiçara em Caraguá

Caraguatatuba -As férias na praia serão inesquecíveis para mais de 700 crianças que vieram a Caraguatatuba, por meio do programa “Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia”, em janeiro. Além da primeira visita ao mar, os alunos também aprenderam sobre a história da cidade e a cultura da região.
Nessa quarta-feira (23), as últimas caravanas que visitam Caraguatatuba passearam pela cidade e aprenderam um pouco mais sobre a história do povo caiçara. No MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), os estudantes conheceram o Arquivo Público do município, a Biblioteca de Artes, um aquário de água salgada com espécies marítimas típicas da região, o acervo permanente do museu, onde puderam ver fotos e textos da história de Caraguatatuba, além de uma reprodução das antigas casas de pescadores, e a exposição “Arte Religiosa Brasileira”.
Todos também conheceram a Praça do Caiçara, o Relógio do Sol, a Praça do Coreto, o Obelisco da Torneira e a Igreja Matriz. Durante o passeio, guias explicavam detalhadamente sobre a origem e a história de cada lugar. Camilla Vitória Araújo Silva, de Araçariguama, disse ter gostado muito do aquário, mas que o lugar mais bonito é a Praça do Caiçara. “O chafariz da Praça do Caiçara é muito bonito”. Ela também explicou o que aprendeu da história da cidade. “Há muito tempo, Caraguá quase acabou com a forte chuva que teve aqui. Mas hoje já recuperaram tudo e a cidade está muito bonita”. Valdelice Noeli de Sales, de Tatuí, concordou com Camilla e disse que a Praça do Caiçara é o lugar mais bonito. “Aqui é tudo desenhado, planejado. O chafariz é bonito, os desenhos no azulejo são bem legais. É diferente da minha cidade.”
Depois do passeio turístico, todos foram ao parque de diversões. A fraca garoa não desanimou a ninguém, e o parque acabou agradando tanto quanto a praia. “O parque é tão gostoso quanto o mar”, declarou Cíntia Bilancieri, de Boracéia. “Estava com um pouco de medo da montanha russa, mas agora eu vou e tenho certeza que vai ser o brinquedo mais legal”, finalizou.
Após o jantar, as caravanas assistiram à peça “Maria Borralheira”, da Cia. Caraguatá de Teatro, na EMEF Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo. Até o fim do passeio, eles ainda farão novas visitas à praia onde aprenderão sobre a biodiversidade local e como preservar o meio ambiente.(Fonte: PMC)

Eventos para todos os gostos agitarão o fim-de-semana em Caraguá

Caraguatatuba -A boa pedida para um final de semana completo é escolher as atrações que acontecerão em Caraguá a partir desta sexta-feira, 25 de janeiro. A cidade promete opções variadas de lazer e entretenimento, para moradores e turistas, agradando até mesmo os gostos mais exigentes.
Para os amantes da boa música, tem show do grupo Clube da Música, e em seguida, Mara Amaral e Banda, na praça Cândido Motta (coreto) às 20h30, nesta sexta-feira 25.
Na mesma noite, o público jovem confere a partir das 22h, na Praça de Eventos, da Avenida da Praia, dentro do Super Verão Caraguá, os shows de NX Zero e da cantora Nathália.
Para quem gosta de teatro aí vai a dica: na sexta-feira, e no sábado, dias 25 e 26 de janeiro, às 21h, acontece no Teatro Mario Covas o espetáculo “Um Certo Van Gogh”, que traz no elenco Bruno Gagliasso e Pedro Garcia Netto (ator nascido em Caraguá, que recentemente participou da novela global Eterna Magia).
Ainda na área de Artes Cênicas, acontecerá neste sábado, 26 de janeiro, às 20h30, a peça “A Farsa do Bumba Meu Boi”, na modalidade Teatro de Rua, da Cia De 4 no Ato, do Rio de Janeiro. A apresentação faz parte do projeto Coreto em Sol, da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), e é gratuita à população. Em seguida, também na praça do coreto, acontecerá o show do grupo musical Clube do Choro, a partir das 22h.
Na área musical, no sábado à noite, a partir das 22h, moradores e turistas poderão conferir o melhor do samba e pagode, com dois shows seguidos, no Super Verão (Praça de Eventos), com os grupos Cupim na Mesa e Samprazer. Já para as pessoas que preferem curtir o fim-de-semana nos bairros, o projeto Coreto em Sol leva atrações para as regiões Norte e Sul, no dia 26, a partir das 20h30. Na praça do Travessão haverá show com a banda Feira Livre, e na praça do Massaguaçu, a animação do sábado à noite, ficará por conta do grupo Fator RH.
Dentro do projeto Coreto e Sol, acontece no domingo a apresentação musical da Banda Carlos Gomes, na Praça Cândido Motta, às 20h30, seguida pela Orquestra de Viola e Violeiros “Estrela de Ouro de Caraguatatuba”, às 22h.
Na área de Artes Plásticas, moradores e turistas poderão curtir de 25 a 27 de janeiro, a exposição e venda de quadros Jardim nas Artes, a partir das 15h, na Praça Cândido Motta (chafariz), e também as exposições “Homenagem ao Brasil”, de Gianni Parziale, no saguão no Teatro Mario Covas, das 18h às 22h, e “Arte Religiosa Brasileira”, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, das 13h30 ás 21h.
Com todas essas opções de lazer, para todos os gostos e idades, Caraguatatuba mostra ser o melhor roteiro para o final de semana no Litoral Norte.(Fonte: PMC)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela Carnaval 2008

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, abrirá oficialmente o Carnaval 2008 do município, na sexta-feira dia 01, às 22h na passarela do samba, rua Dr. Carvalho – Vila, onde será realizada a cerimônia de entrega da chave da cidade para a Corte Real.
Em seguida acontecerá o desfile dos Blocos de Embalo (sem julgamento); o 1º a desfilar será o Bloco Semear, com o tema “A musicalidade através da reciclagem”, logo após o Bloco da Saúde com o tema “Use a camisinha”.
A novidade no Carnaval deste ano é a presença da Corte Real, que foi escolhida no mês de novembro, em evento realizado no Esporte Clube Ilhabela, com a presença do prefeito municipal; dos membros da LECI - Liga das Entidades Carnavalesca de Ilhabela e integrantes das cinco Escolas de Samba do município, onde a composição para a Corte Real votada pelo júri formado especialmente para a ocasião foi: rei Momo, José Roberto Rocco; rainha, Daniela da Silva Almeida e a princesa Tahiane Souza da Rocha.
Em Ilhabela participarão dos desfiles cinco Escolas de Samba: Mocidade Sul da Ilha; Unidos de Padre Anchieta; Unidos do Garrafão; Água na Boca e Mocidade Independente da Ilha; sete Blocos oficiais: Unidos do Pequeá; Segurando o Bagre; Unidos do Morro; Tim Malha; Banda das Bonitas; Bloco do Ditinho e Bloco Azul e Branco. Na terça-feira de Carnaval, a partir das 11h haverá apuração dos Blocos carnavalescos e das Escolas, às 14h o tradicional Banho da Dorotéia e às 22h apoteose com desfile das campeãs e vice, tudo isso na passarela do samba.
Todos os dias após os desfiles, acontecerá na passarela do samba, o carnaval de rua até às 4horas.

Banho da Dorotéia: Contam que o Banho da Dorotéia iniciou-se em meados de 1923 na cidade de Santos e foi inspirado na mitologia grega.
Foi trazido para Ilhabela em meados de 1950 por Dona Cristina e Sr. Pedro da antiga padaria da Vila.
No ano seguinte ficou mais organizado e glamorouso com os Blocos da Padaria, Barraca do Samba, Esporte Clube Ilhabela e da Tia Ligia.
Hoje participam não só munícipes, como também os veranistas dançando e cantando marchinhas com trajes confeccionados de papel crepom e penduricalhos, seguidos por outros foliões até o Píer da Vila, onde se lançam ao mar colorindo as águas de Ilhabela.
Doroti na mitologia grega significa Deusa do Mar.
A festa que já se tornou um dos principais acontecimentos da Ilha, é uma tradição realizada todos os anos a partir das 14h de terça-feira de carnaval, reunindo à cada ano mais foliões.
Para participar do Banho da Dorotéia basta criar seu bloco e se inscrever com a Comissão do Carnaval na Prefeitura, com Gisleine ou Camila, no Setor de Cerimonial, de 23 à 25/01, no horário das 13 às 16h.
Não deixe a tradição morrer e venha participar você também.

Estrutura e Segurança:
Arquibancada montada para 1.500 pessoas; 10 banheiros químicos; 3.guichês para compra de ingresso ( R$ 3,00 nos dias dos desfiles de blocos e R$ 5,00 no desfile das Escolas, e no dia da apoteose R$ 3,00), sendo que toda a verba será repassada a LECI.
A Secretaria de Saúde atenderá as ocorrências na UBS da Vila “Maria Aparecida Siqueira Reale”, que contará com uma equipe formada por um médico, uma enfermeira, 2 auxiliares de enfermagem, 1 ambulância para transporte de emergência até o Hospital Municipal Gov. Mario Covas, e ainda distribuição de preservativos nas imediações.
O Departamento de Transito Municipal estará tomando medidas no sentido de modificar a direção do trânsito na Vila nos dias de folia: de 01 a 05 de fevereiro, a R. Dr. Carvalho será interditada a partir das 18 horas. Dias 1, 2, 3 (R. Padre Zurik) – o transito subirá, passando em frente à Santa Casa, saindo na R. 7 de setembro, sentido Bairro da Armação. Quem vem sentido Armação, passará pela R. da Padroeira saindo na frente do prédio da antiga Cadeia/ Fórum. Dias 4 e 5, a Rua Sete de Setembro (atrás do Colégio Gabriel) será interditada para estacionamento dos carros alegóricos, quem vier no sentido do Bairro da Barra Velha – Vila, passará pela Rua Padre Zurik (Santa Casa), entrando na Rua São Benedito saindo na Rua Padroeira, para ter acesso ao Norte da Ilha.
A praça Coronel Julião de Moura Negrão será interditada para os carros alegóricos a partir das 9h do dia 04 (segunda-feira) e será proibido som alto nos veículos, tanto estacionados como em movimento.
No período de 1 a 5, a fila da balsa será desviada para a orla marítima, entrando na R. Paraíba e passando pela Rotatória alcançando o novo bolsão, e as praias serão todas sinalizadas com placas de regulamentação de transito.
Quanto a segurança para os foliões poderem brincar com tranqüilidade, a Polícia Militar contará com uma Base Móvel estacionada 24h por dia até o término do Carnaval na R. Dr. Carvalho, e contará com reforço policial, além do policiamento em toda a cidade com a suspensão de folga de todo o efetivo que atua na cidade.

Programação do Carnaval:
Sexta-feira (01)

22h - Abertura oficial desfile dos Blocos de Embalo (sem julgamento)
22h 30 - Desfile do Bloco Semear
22h50 - Desfile do Bloco da Secretaria de Saúde
23 às 4h - Carnaval de Rua

Sábado (02) – Desfile dos Blocos Oficiais
22h30 – Bloco Carnavalesco Unidos do Pequeá
11h25 – Bloco Carnavalesco Segurando o Bagre
01h20 – Bloco Carnavalesco Unidos do Morro
Da 02h às 4h – Carnaval de rua

Domingo (03) – desfile dos Blocos Oficiais
22h30 – Bloco Carnavalesco Tim Malha
11h25 – Bloco Carnavalesco Banda das Bonitas
00h20 – Bloco Carnavalesco do Ditinho
01h15 – Bloco Carnavalesco Azul e Branco
Das 2h55 às 4h – Carnaval de rua

Segunda-feira (04) – Desfile das Escolas de Samba
22h30 –Escola de Samba Mocidade Sul da Ilha
23h45 – Escola de Samba Unidos de Padre Anchieta
1h – Escola de Samba Unidos do Garrafão
2h15 –Escola de Samba Água na Boca
3h30 –Escola de Samba Mocidade Independente da Ilha

Terça-feira (05)
11h - Apuração dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba
14h - Banho da Dorotéia
23h - Apoteose
Das 3h às 4h – Carnaval de Rua (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Fundo Social levanta fundos com venda de cartuchos vazios

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade (FSS), órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura de São Sebastião, recebeu R$ 327,00 provenientes da venda de cartuchos vazios recolhidos pelo almoxarifado municipal.
Alguns não puderam ser reaproveitados e foram destinados para sucata. A verba já foi depositada na conta das ações sociais do Fundo para ser utilizada em benefício das entidades assistidas pelo órgão(Fonte: PMSS)

Ong ALNorte realiza 1ª Copa de Futebol de Mesa

São Sebastião - A Ong ALNorte, instituição que promove juntamente com a Prefeitura de São Sebastião as escolinhas esportivas e as oficinas culturais, realiza a partir do dia 17 de fevereiro, em sua sede, a 1ª Copa de Futebol de Mesa. Para a competição, são esperados botonistas das principais cidades do Vale do Paraíba.
A equipe de São Sebastião será formada pelos jogadores Willian Ibanhez, Walter, Flávio Moraes e Marcelino e utilizará o campeonato para iniciar a preparação para o Calendário 2008 da Federação Paulista e Litovale (Liga Litoral Norte e Vale do Paraíba de Futebol de Mesa).
Mais informações sobre o campeonato podem ser obtidas na sede da Ong ALNorte, localizada na rua Três Bandeirantes,136, no Centro de São Sebastião, ou pelo telefone (12) 3892-6700.

A modalidade
Também conhecido como “futebol de botão”, o esporte tem os jogadores representados por botões, que são movidos com o auxílio de uma palheta. O objetivo é fazer o maior número de gols. O jogo foi inventado na década de 30 pelo brasileiro Geraldo Décourt, que no início deu o nome de “Celotex”, um material usado para a confecção das mesas. O dia do nascimento de Décourt, em 14 de fevereiro, foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, em 2001, como o “dia do botonista”.(Fonte: PMSS)

Boiçucanga recebe Arena Recreativa e Esportiva no fim de semana

São Sebastião - A praia de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião recebe neste fim de semana (26 e 27/1), a partir das 10h, a Arena Recreativa e Esportiva. São diversas atividades oferecidas que agitam todos os gostos e idades.
Entre as atrações estão: o escorregador de jacaré, a cama elástica e a parede de escalada, além de jogos de vôlei, futvôlei, gol caixote e speedminton, modalidade que mistura o tênis, badminton e frescobol, desenvolvida na Alemanha e foi apresentada ao público no último sábado (19/1), na Arena promovida na Praia Grande.
Entre outros destaques estão as peças teatrais, a entrega de brindes e as aulas de dança, que movimentam crianças, jovens e adultos com diversos ritmos.
A Arena Recreativa e Esportiva é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e encerra entre os dias 2 e 5 de fevereiro na praia de Barequeçaba, região central da cidade. Mais informações pelos telefones (12) 3892-3328 e 3892-6257.(Fonte: PMSS)

Fiscais notificam estabelecimentos comerciais na Rua da Praia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), emitiu na última quarta-feira (23/1) cerca de 20 notificações aos donos de estabelecimentos comerciais instalados na Rua da Praia e Centro Histórico. A vistoria ocorreu em função de reclamação da população de que os comerciantes estariam depositando o lixo nas lixeiras fora do horário de coleta. Os fiscais também os notificaram para que realizem a padronização dos recipientes (lixeiras), os quais devem ser identificados nas cores marrom para receber o lixo, e azul, destinado à sucata.
De acordo com a Semam, o trabalho foi realizado de dia e a noite em função de reclamações recebidas por parte da população e será desenvolvido periodicamente. Os comerciantes que foram notificados, caso sejam flagrados agindo de forma inadequada com relação ao acondicionamento do lixo fora do horário, receberão multas que podem variar de R$ 106,41 a R$ 159,61. O valor vai depender se a infração foi cometida pela primeira, segunda ou terceira vez. Já os comerciantes que não realizarem a padronização dos recipientes poderão ser multados em até R$ 106,41.
Informações pelo telefone (12) 3892.6568, com a Divisão de Agressões Ambientais da Semam.(Fonte: PMSS)

Folia de Reis do Pontal da Cruz realiza 18ª Festa neste fim de semana

São Sebastião - O Grupo de Folia de Reis do Pontal da Cruz, composto por 16 integrantes, promove neste sábado (26/1), a partir das 17h, uma grande festa no campinho de areia localizado no alto da Alameda Santana. O evento tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
No grupo, existente há mais de 100 anos, reúnem-se pessoas com idades entre 11 e 75 anos, comandadas pelo mestre Benedito da Silva. A saída dos foliões da Fazenda Santana em direção ao local está agendada para as 16h com visita às casas da Alameda.
A tradição de celebrar o menino Jesus com a Folia de Reis reúne a musicalidade utilizando instrumentos como cavaquinho, violão e viola caipira. Além disso, a Prefeitura custeia o transporte do grupo para a participação de grandes eventos estaduais do calendário cultural, com o “Revelando São Paulo” etapas Vale do Paraíba e Capital.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-3532 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)

Fotógrafo da Prefeitura conquista Prêmio Dom Bosco de Fotografia

São Sebastião -  fotógrafo Celso Moraes, servidor público da Prefeitura de São Sebastião, conquistou o 2º lugar na primeira edição do Prêmio Dom Bosco de Fotografia, promovido pela Igreja Católica, por meio da Diocese de Caraguatatuba. A entrega foi realizada nesta quinta-feira (24/1), durante um café da manhã oferecido aos jornalistas e fotógrafos profissionais do Litoral Norte em razão do Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
A fotografia de Moraes teve como tema a outorga de certificados aos participantes do programa Brasil Alfabetizado e ilustrou a matéria do jornalista Gustave Gama, assessor de imprensa da Prefeitura, condecorado com menção honrosa por participar do prêmio.
Celso tem 28 anos de vida profissional e nove como servidor público da Prefeitura de São Sebastião. Além do troféu e menção honrosa de participação, o fotógrafo recebeu R$ 300.
O evento ainda contou com a presença do jornalista e deputado federal Celso Russomano, que veio acompanhado do irmão, o deputado estadual Mozart Russomano, que tem base no Litoral Norte. O jornalista falou aos presentes sobre responsabilidade social.
Em seguida, o bispo Dom Carlos Altieri, da Diocese de Caraguatatuba, leu uma mensagem escrita pelo Papa Bento XVI em comemoração ao Dia de São Francisco de Sales e pré-lançou o tema da próxima edição do prêmio Dom Bosco de Fotografia e São Francisco de Sales de Jornalismo: “Escolha, pois, a Vida”, o mesmo da Campanha da Fraternidade que será trabalhada durante este ano pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O lançamento oficial deve ocorrer em 4 de maio, Dia Internacional da Comunicação.
Os outros vencedores na categoria fotografia foram Frank Constâncio, do jornal Sintonia Social (3º) e Gustavo Grunewald, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguá (1º).
Na categoria jornalismo, o Prêmio São Francisco de Sales ficou com os jornalistas Leonardo Rodrigues, do jornal Imprensa Livre (1º), Vitor Miki (2º) e Vera Teixeira (3º), ambos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba.(Fonte: PMSS)

Pacientes do Caps se divertem com as atrações do Big Brothers Cirkus

São Sebastião - Os pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), localizado no bairro do Pontal da Cruz, realizaram na última quarta-feira (23/1), um passeio ao Big Brothers Cirkus, da Família Lestar, montado na Praça de Eventos da Rua da Praia. Entre as atrações apresentadas havia palhaços, malabaristas, trapezistas, homem-pássaro e mágicos.
O passeio foi possível graças a parceria firmada entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Família Lestar, possibilitando que projetos sociais do município assistam aos espetáculos gratuitamente.
De acordo com a coordenadora do CAPS, Nair Shinoda Oliveira, essa iniciativa veio ao encontro do trabalho realizado na entidade, uma vez que procuram integrar os pacientes com a comunidade, buscando oportunidades para que eles conheçam outros lugares. “No CAPS, os pacientes entram em processo de integração com a sociedade, a partir da reestruturação das suas vidas, a maioria está no circo pela primeira vez e estão muito entusiasmados”.
Para a paciente Elizabete Fernandes, 45 anos, o espetáculo foi maravilhoso, “estou muito contente, é a primeira vez que venho ao circo e gostei muito, espero poder vir outras vezes”.
Na próxima segunda-feira (28/1), é a vez dos alunos do Projeto Atividade se divertirem com as atrações circenses.(Fonte: PMSS)

Prefeitura prossegue com a operação caça-esgoto em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), executou nesta quinta-feira (24/1) a operação caça-esgoto no bairro de Cambury, na Costa Sul do município, com a finalidade de evitar a poluição das praias e a balneabilidade da água do mar.
No local, vários estabelecimentos comerciais e residências foram vistoriados pelos fiscais, sendo que três pousadas receberam notificação por estarem em desacordo com a legislação, ou seja, apresentaram irregularidades no sistema de tratamento de esgoto. Um imóvel particular também foi notificado porque lançava água servida (pia e tanque) na rua, que seguia para a galeria de águas pluviais e, conseqüentemente, em direção ao rio e mar.
Os proprietários têm o prazo de 15 dias para regularizar a situação e estão sujeitos a multa que variam de R$ 500 a R$ 5 mil.
O bairro de Toque Toque Pequeno, também na Costa Sul, recebeu a visita da fiscalização na última quarta-feira (23/1) onde nenhuma irregularidade foi constatada. A vistoria aconteceu nas casas existentes em alguns condomínios.
Antes da avaliação feita pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), segundo o chefe da Divisão de Agressões Ambientais, Jehovam Maria de Jesus, uma outra área do bairro já havia sido vistoriada pelos fiscais, que resultou na emissão de notificações para alguns imóveis. As casas serão vistoriadas novamente com o objetivo de constatar se a irregularidade foi regularizada pelos proprietários.
O serviço de caçar esgoto está sendo desenvolvido constantemente pela Prefeitura em todas praias ao longo do município.
No final de semana passado, a Semam aplicou três multas para donos de hotéis e pousadas situadas no bairro de Paúba, também na região sul. A soma das penalidades chegou a R$ 23 mil, cuja regularização deve ser imediata, sujeito à emissão de novas multas. Em Boracéia e Baleia, situadas na mesma localidade, também foram emitidas notificações aos donos de casas em condomínios e imóveis particulares por apresentarem irregularidades no sistema de tratamento de esgoto e/ou lançarem diretamente nas galerias de águas pluviais.
A operação caça-esgoto foi intensificada principalmente nas praias onde a Cestesb realizou avaliação, cujo resultado as classifica como impróprias. A ação preventiva conta com o apoio da Subprefeitura da Costa Sul, divisão ligada a Secretaria das Subprefeituras (Sesub).(Fonte: PMSS)

São Sebastião tem shows de Calcinha Preta, Pitty e Tihuana neste fim de semana

São Sebastião - A Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro de São Sebastião, recebe neste fim de semana três shows de renome nacional dentro da tradicional Festa do Padroeiro, realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Igreja Católica. As apresentações iniciam a partir das 23h e são gratuitos.
Nesta sexta-feira (25/1), a animação já começa com um dos melhores grupos de forró do Brasil. O Calcinha Preta leva os lançamentos do CD “Fica comigo Paulinha volume 17” além de sucessos como "Fica comigo", "Pensão alimentícia", "Campeão de bilheteria", "Se quiser é assim", "Manchete dos jornais" e "A calcinha preta é nossa".
Já no sábado (26/1), o rock vai tomar conta da Rua da Praia com a apresentação da cantora baiana Pitty, que promete levar grandes sucessos do seu último CD/DVD “{Des} Concerto ao vivo” como "Equalize", "Máscara", "Déja vu", "Na sua estante", "Semana que vem" e "Memórias".
E no domingo (27/1), a Prefeitura e a Rádio 89 FM proporcionam para os turistas e moradores o show do grupo Tihuana, que apresenta canções do disco “Um dia de cada vez”, além de "Eu vi Gnomos", "Aqui ou em qualquer lugar", "Pula", "Na parede do quintal", "Renata" e a sensação do momento "Tropa de Elite".
Na próxima semana, a Prefeitura prepara a cidade para o Carnaval 2008, que promete grandes atrações na Rua da Praia, na praia do Arrastão e também em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620 ou www.saosebastiao.sp.gov.br. (Fonte: PMSS)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Guardadores de carro estão fazendo mau uso de licença
Por: Cristiane Zarpelão

Ubatuba - Na tarde desta quarta-feira, 23, a Assessoria de Comunicação da Associação Comercial de Ubatuba recebeu uma ligação de um comerciante indignado com a postura dos guardadores de carro do município.
Segundo esse comerciante, que preferiu não se identificar, "os guardadores andam dizendo e mostrando por aí, que tem uma licença para trabalhar cedida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba".
Lucilene Tavares, da Gerencia de Tributos Mobiliários da Prefeitura Municipal de Ubatuba, informou que o que os guardadores de carro estão fazendo é "pilantragem".
Lucilene explicou que a prefeitura concedeu apenas um alvará de funcionamento para a Associação de Guardadores de Veículos de Ubatuba- AGVU e não uma licença especial. "Isso não os dá o direito de olhar carro em lugar nenhum do município. O que o presidente desta associação deve ter feito, foi tirar cópias reduzidas deste alvará e distribuir para seus associados", apontou a gerente.
Para evitar problemas com clientes e turistas muitos comerciantes optam por contratar uma pessoa para organizar o estacionamento de seu estabelecimento, sem que ninguém precise dar "caixinhas ou gorjetas".
De acordo com um turista, os 'flanelinhas', como são mais conhecidos, cometem três tipos de situações: constrangimento, extorsão e ameaça. 'Constrangimento porque a pessoa mal chega para estacionar seu carro e já é quase que obrigada a comprar aquela vaga. Extorsão porque somos obrigados a pagar por aquela vaga pública, e ameaça, no caso de deixarmos de pagar por aquele estacionamento público, corremos o risco de ter nossos carros danificados na próxima vez que precisarmos daquela vaga. Nós, motoristas, que pagamos em dia nossos impostos, assim como temos deveres com o erário, temos direito de usufruir, com segurança e de forma gratuita, dos estacionamentos em vias públicas sem sermos importunados por indivíduos que se auto-intitulam donos dessas vias", diz o turista que apenas informou ser do Mato Grosso.
Já um outro turista disse que não se importa com os guardadores uniformizados. "Pelo menos se acontecer algo com meu carro sei de quem é a culpa. E outra, eles geralmente são muito prestativos e educados", comentou.

Outro Lado
Nossa reportagem entrou em contato com um membro da Associação dos Guardadores de Veículos de Ubatuba, Levi de Jesus Serra.
Levi estava trajando o uniforme da Associação e usava um crachá, que continha seus dados e atrás uma cópia do Alvará de Funcionamento da Associação. "Estamos dentro da lei. A caixinha é espontânea, não estipulamos preço e ninguém é obrigado a pagar", afirmou Levi.
Já o presidente da AGVU, Almir Luiz de Oliveira, explicou que toda a documentação da Associação está em dia e que esse crachá é apenas para organização e identificação. "Fundamos a AGVU em 2003 e hoje contamos com 50 associados. Nenhum desses cobram nada. O que acontece de fato, são os outros guardadores ilegais que fazem o que querem", concluiu. (Fonte: ACIU)

Prefeitura dá início ao projeto Cidade Saudável

Ubatuba - No Dia da Consciência Ambiental, 26 de janeiro, a Prefeitura de Ubatuba promove a primeira edição de um grande projeto itinerante, chamado “Cidade Saudável”. Neste sábado, o evento acontecerá nos bairros Pedreira e Usina Velha, a partir das 8h. Será um dia inteiro voltado para ações de cidadania, conscientização ambiental e limpeza do bairro, em uma união de esforços entre a Prefeitura e a comunidade.
Nesta quarta-feira, 23, as atividades já tiveram início, com palestras, cadastro de voluntários e limpeza pesada. No sábado, o ponto de encontro de funcionários da prefeitura e comunidade do bairro, será no Camping Usina Velha. Os moradores terão a opção de caiar suas casas, além de plantar árvores, tanto para a regeneração da mata, quanto para o paisagismo urbano. Na próxima quarta, 30, uma nova reunião será feita, para apresentar os resultados das ações.
O entorno do rio que corta o bairro também receberá uma atenção especial, com a retirada de lixo de suas margens e o plantio de mudas nativas. A Vigilância Sanitária também estará presente, levando informações sobre a prevenção da dengue e distribuindo material educativo.

Transformando a realidade
Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Lopes, a intenção é mostrar à comunidade que, com atitudes simples, a qualidade de vida pode ser bastante otimizada. “Com a ajuda da comunidade, pretendemos mudar o cenário, transformando a consciência de todos, por meio da auto-estima e da união das pessoas.”
Para o prefeito Eduardo Cesar, este é o início de mais um importante projeto que busca a integração entre a administração municipal e os cidadãos. “A nossa cidade é privilegiada pela natureza, que é o nosso maior patrimônio. Por isso, cada pessoa deve se responsabilizar pela manutenção desta riqueza, começando pelo ambiente em que vive. Acredito que, juntos, podemos melhorar a cidade ao nosso redor.”

O projeto
A proposta é atender a um bairro ou região a cada mês, adaptando-se à realidade de cada um.
No caso da Pedreira e Usina Velha, por exemplo, os moradores receberão informações sobre a importância de se preservar a mata ciliar e um dos afluentes do Rio Indaiá, que passa pelo bairro. Ligados a esses conceitos, serão trabalhadas questões como a destinação correta do lixo, reciclagem e outras formas de preservação. O programa Cidade Saudável atende a dois dos Objetivos do Milênio, que são: o Trabalho Coletivo e a Preservação Ambiental. (Fonte: PMU)

Eliminatórias do III Festival de Marchinhas de começam neste final de semana em Ubatuba

Ubatuba - A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) inicia neste final de semana, dias 26 e 27, as eliminatórias do III Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba. A escolha das finalistas acontecerá no Coreto da Praça Exaltação da Santa Cruz, em frente à Igreja Matriz, a partir das 19 horas. Neste ano foram inscritas 18 marchinhas inéditas, sendo que 10 serão escolhidas para a final, que acontecerá no dia 1º de fevereiro, no mesmo local.
Ainda no dia 1º de fevereiro, após a escolha da campeã do Festival de Marchinhas, o grupo “Pirarublue”, de Campos do Jordão, apresentará um repertório só com composições de Noel Rosa, o “Poeta da Vila”, a partir das 23h. O repertório faz parte do último CD do grupo.

Saúde no carnaval
A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba montará, na praça da Matriz, um posto de atendimento para primeiros socorros durante a realização do III Festival de Marchinhas.
Uma enfermeira e um auxiliar de enfermagem estarão de plantão no local para, caso haja necessidade, prestar os atendimentos. Além disso, no posto também estarão à disposição dos foliões diversos folhetos de orientação á saúde e preservativos para distribuição. (Fonte: PMU)

Fundart promove Safári Fotográfico de Verão
O curso tem um dia de duração e envolve noções técnicas, teóricas e práticas. A prática será executada em alguns dos pontos mais bonitos de Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart, esta promovendo, durante a segunda quinzena de janeiro, um curso de fotografia, voltado para profissionais e amadores que tiverem interesse em captar as mais belas paisagens ubatubenses. O curso, ministrado pelo fotógrafo Delmar Correa, tem um dia de duração e envolve noções de técnicas, teóricas e práticas. O primeiro safári fotográfico acontecerá neste sábado, 26, com início no Sobradão do Porto. A prática será executada em alguns dos pontos mais bonitos de Ubatuba.
A parte teórica tem início às 8h, com a verificação dos equipamentos dos alunos e aprendizado dos princípios básicos da fotografia, como regulagem das máquinas fotográficas, composição das fotos, enquadramento, foco, uso do tripé e outros conceitos. Às 10h tem início a parte prática, em uma saída nas imediações do Casarão da Fundart, Centro da cidade.
Na parte da tarde, o grupo segue rumo ao norte do município, para clicar imagens paradisíacas em praias, mirantes, cachoeiras e trilhas. Para este safári, é recomendável levar água, protetor solar, repelente, calçado confortável, chapéu ou boné e lanche (opcional). Em caso de chuva, a saída será adiada para o dia seguinte.

Detalhes
Segundo o professor Delmar Corrêa, o curso tem o objetivo de aprimorar o olhar fotográfico e oferecer ao fotógrafo amador, subsídios para fazer boas fotos. “Hoje em dia, muitas pessoas compram máquinas, mas não sabem aproveitar os recursos que elas oferecem. Para fazer uma foto bonita, não basta clicar, é preciso saber observar o enquadramento, a luz, o foco e a composição da foto, entre outras coisas. Basta um detalhe para mudar todo o contexto.” (Fonte: PMU)

Diretores de escolas municipais de Ubatuba passam por capacitação

Ubatuba - Durante toda esta semana, de 21 a 25, cerca de 50 profissionais da educação, entre diretores de escola, vice-diretores, supervisores e coordenadores, estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de se preparar para o início do ano letivo. Durante a capacitação, foram discutidas as metas e o planejamento para 2008. As aulas da Rede Municipal de Ensino terão início no próximo dia 11.
Entre os principais assuntos abordados durante a capacitação, destaca-se a participação do município no Programa de Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal e a continuidade dos projetos que valorizam a história, a memória, a cultura e o meio ambiente de Ubatuba. Também foi discutida a ampliação do Programa de Alfabetização e Letramento, que envolverá as escolas municipais em ações desenvolvidas por uma equipe especializada de professores. (Fonte: PMU)

Inscrições estão abertas para Educação de Jovens e Adultos

Ubatuba - A Escola Municipal Olga Gil abre inscrições para jovens e adultos que quiserem cursar o ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries. As aulas terão início no próximo dia 11 e os interessados devem procurar a própria escola para efetuar a matrícula. Quem não tiver histórico escolar, poderá fazer uma prova classificatória que determinará a série mais adequada ao aluno.
Os cursos são semestrais, noturnos e voltados para maiores de 14 anos. O conteúdo abrange, desde a alfabetização, leitura, matemática, geografia, história, ciências, até atividades extracurriculares e culturais, preparando os alunos para darem continuidade aos estudos em outros cursos supletivos. (Fonte: PMU)

Feira de Adoção de Filhotes acontece nesta sexta-feira

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonozes, realiza nesta sexta, feira, 25, a partir das 17 horas, uma Feira de Adoção de Filhotes. A feira acontece ao lado da Feira Hippie, na Avenida Iperoig. Os interessados poderão adotar filhotes de cães ou gatos, já vermifugados. Quem decidir adotar um animalzinho, terá direito a castrá-lo gratuitamente, quando estiver na idade certa para isso.

Posse responsável
Antes de adotar um animal de estimação, é preciso pensar que ele viverá uma média de 15 anos e necessitará de cuidados constantes, como alimentação diária, um local apropriado, protegido do sol e da chuva, vacinações e visitas ao veterinário sempre que necessário. A saúde psicológica do cão também é muito importante, por isso, ele precisará de carinho e atenção.
Os banhos devem ser freqüentes, assim como os passeios e a escovação dos pêlos. Cães soltos nas ruas podem provocar acidentes e brigas com outros animais. Por isso, eles nunca devem sair desacompanhados. Para saber mais informações, acesse o site da prefeitura
( www.ubatuba.sp.gov.br

Adoção on line
Para quem tem interesse em adotar um animalzinho de estimação, a Prefeitura de Ubatuba está disponibilizando também, um sistema de adoção on line. Os interessados podem escolher o cão ou gato pela Internet, no site da prefeitura. Nesse endereço, o futuro dono poderá visualizar fotos, saber detalhes sobre as características do animal e imprimir uma ficha de adoção. Depois, é só ir ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para interagir com o bichinho e levá-lo para a casa, ou então, escolher outro. O animal escolhido deve ser buscado no CCZ, das 9 às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, ligue 3832-6810. (Fonte: PMU)
 



SEMANA DE 25/01 A 31/01/2008
Cine Porto. 3833 2066

"ENCANTADA"
Comédia!!!! Dublado !!!!!
Ás 14:00 hs -16:00 hs.

" EU SOU A LENDA "
Ficção Científica !!!!!!!
C/ Will Smith e Alice Braga!!!!!
Ás 18:00 hs -20:00 hs -22:00 hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Bisavó Zulmira

Bisavó Zulmira Cabral
nasceu sob as barbas de Pedro II
(porém neste canto do mundo)
e todo seu universo abrangia
a enseada da Maranduba
desde o Sertão da Quina
até à ponta da espia,
desde as estrelas cadentes
até à morada dos ausentes.
De vez em quando,
abafado pelo barulho do mar
ou pelo ribombar do trovão,
chegava rumor de guerra
ou notícia de explosão
no reino da Inglaterra
em outra constelação.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O ADORNO DOS HUMILDES
“Porque o Senhor se agrada do seu povo e de salvação adorna os humildes”. Salmo 149: 4

Em Lucas 18: 9-14 está registrada a parábola do fariseu e do publicano, que Jesus contou por causa daqueles que costumavam confiar em si mesmos crendo serem justos e ao mesmo tempo que desprezavam outros. Essa classe de pessoas existia no tempo de Jesus e continua existindo até hoje.
Na parábola dois homens entram no templo para adorar o mesmo Deus. Um era fariseu, cujo centro da adoração é a si mesmo. O outro era publicano, cujo centro da adoração está fora de si mesmo. O fariseu considera-se digno e merecedor. A oferta que levou para o templo foi o seu bom comportamento, sua impecável conduta, suas boas obras. O publicano, ao contrário, sente-se indigno, reconhecendo que é pobre pecador e que nada merece. Derrama a sua alma perante Deus com humildade e clama pela misericórdia divina.
Nesta parábola, Jesus registrou para sempre a idéia central do evangelho: A salvação é um dom de Deus e não algo que se conquista com esforço próprio. Não merecemos a salvação porque somos pecadores, mas Deus nos concede a mesma porque nos ama incondicionalmente. Desde o livro de Gênesis até ao Apocalipse, os escritores bíblicos sempre deram ênfase de que a salvação é imerecida. Portanto, nosso acesso a ela é unicamente mediante a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. (Ver Atos 10: 10-12).
No texto do salmista, Davi afirma que a salvação é uma espécie de coroa que adorna os humildes. O dicionário define humildade como virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza, modéstia, submissão, pobreza... Em hebraico, humildade é anaw , cujo significado literal quer dizer os pobres e necessitados, isto é, aqueles que nada têm e que só recebem alguma coisa por misericórdia. E isto nada tem a ver com o orgulho, pois existem pobres orgulhosos e ricos humildes.
Sem a salvação que Jesus nos oferece gratuitamente, estamos perdidos; e ninguém pode ser feliz carregando sobre si esta sensação de estar perdido. Vida tranqüila, plena, autêntica e cheia de paz só é possível quando o perdido é achado.
Em atitude de humildade, busque a Deus hoje, reconhecendo, como o publicano, que é um pecador merecedor da morte. Mas graças a Deus que Jesus, com sua morte, nos deu a oportunidade da vida eterna (ver Romanos 6: 23). Isto é algo que jamais teremos condições de agradecer. Seremos muito tolos se desprezarmos tão grande salvação.
 

Margareth Bravo

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ilha das Couves © Elcio Constantino

Ilha das Couves
© Elcio Constantino

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor