Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008 - Nº 1907 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Busca ao helicóptero desaparecido entra no quinto dia
Operação Carnaval da PM começa sexta-feira e prevê 25% a mais no efetivo
Taxa de analfabetismo da população de 10 a 15 anos no LN está em torno de 2%


Caraguatatuba
DER instala radares fotográficos na SP-55 região sul de Caraguá
Copa América de Taekwondo inédita no Brasil é realizada com sucesso em Caraguá


Ilhabela
Prefeitura lança Campanha Educativa de Trânsito
Vereador pede UTI ao Hospital Municipal de Ilhabela
Ator de Hollywood escolhe Ilhabela para fixar residência
Fiscalização ostensiva no fim de semana em Ilhabela

São Sebastião
COMUNICADO
Cemin vai distribuir 25 mil preservativos em São Sebastião durante o Carnaval
Fundo Social repassa mais de mil litros de leite para entidades assistenciais da cidade
Linha Turística será apresentada nesta terça-feira
Obra de Restauro do antigo Fórum começa em fevereiro
Paróquia São Sebastião alerta sobre venda de fichas falsificadas na Festa do Padroeiro
Prefeitura de São Sebastião leva iluminação para avenida Itatinga
Procon de São Sebastião pede cuidado à população com relação a golpes de estelionatários
Vigilância em Saúde faz alerta contra a venda de inseticidas para combater a Dengue

Ubatuba
Cursos de capacitação disponíveis do Sebrae na ACIU
Comerciantes reclamam de abusos e querem maior organização dos guardadores de carros
Carnaval em Ubatuba tem opções para todos os foliões
III Festival de Marchinhas adianta Carnaval em Ubatuba com grande festa
Defesa Civil de Ubatuba recebe viatura da Petrobrás


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Busca ao helicóptero desaparecido entra no quinto dia

Litoral Norte -  A busca ao helicóptero, de prefixo PPMJV, pilotado pelo dono da Avibras, Jorge Verdi Carvalho Leite, de 72 anos, entra hoje no quinto dia. Até a Marinha entrou no caso, realizando buscas no mar. Sem informações precisas da rota do vôo, que não é obrigatório, as equipes encontram dificuldades em saber a exata localização do local onde poderia estar. Informações de moradores são o que levam as buscas.
No mar, a informação foi de pescadores que teriam visto manchas de óleo na água. “Estamos com várias frentes de trabalho”, disse a assessoria de imprensa da Salvaero.
Além de Leite, a aeronave era ocupada também pela esposa do empresário, Sonia Regina Carvalho Leite, e teria partido de Angra dos Reis, na manhã de quinta-feira, desaparecendo, a princípio, no Parque Estadual da Serra do Mar, região do bairro de Maranduba, em Ubatuba.
A operação de busca envolve a equipe de Busca e Salvamento da Aeronáutica (Salvaero), a Policia Militar e Ambiental de Ubatuba, e também o Corpo de Bombeiros da região.
A informação da saída da aeronave foi dada pelo caseiro do empresário. Uma secretária da Avibras é que teria contatado o departamento avisando o desaparecimento da aeronave, que não chegou no horário previsto. Dois helicópteros da aeronáutica e mais dois da Polícia Militar foram mobilizados para as buscas.
O helicóptero teria saído quinta-feira, às 9h55, de um heliponto da casa do empresário em Angra e deveria chegar em 40 minutos, tempo previsto para distância até São José dos Campos.
Estes vôos não precisam necessariamente de controle aéreo, podendo operar sem plano, e é isso que dificulta saber o horário exato da decolagem e de quando e onde desapareceu.
Segundo a Aeronáutica, por enquanto eles estão trabalhando com o desaparecimento da aeronave, não sabendo se houve realmente algum acidente. (Fonte: Imprensa Livre)

Operação Carnaval da PM começa sexta-feira e prevê 25% a mais no efetivo

Litoral Norte - No período de Carnaval, o Comando de Policiamento do Interior – Um desencadeará a Operação Carnaval na área sob sua circunscrição, que compreende os municípios da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
A Operação, que começa na sexta-feira, dia 1de fevereiro, e termina na terça-feira, dia 05 de fevereiro, prevê um reforço de aproximadamente 25% no efetivo de policiamento. Para isso, serão reduzidas as folgas dos policias militares, serão empregados também aqueles que atuam em serviços administrativos.
Esse reforço no policiamento visa atender não apenas à demanda de policiamento no período de Carnaval, como também propiciar maior segurança às pessoas que permanecerão em suas residências ou aproveitarão a oportunidade para viagens ao Litoral Norte ou região serrana. Nesse sentido, importante transmitir à população algumas orientações de segurança.
A Polícia Militar salienta que nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, o Comando de Policiamento do Interior, através de suas unidades subordinadas, estará presente com um grande número de policiais militares, e viaturas, em seus diversos programas de policiamento, intensificando assim suas ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, visando a prevenir a ocorrência de ilícitos, acidentes de trânsito, e outros fatos que possam afetar a tranqüilidade e a ordem pública durante os festejos carnavalescos. (Fonte: Imprensa Livre)

Taxa de analfabetismo da população de 10 a 15 anos no LN está em torno de 2%

Litoral Norte - Um levantamento feito pela Secretaria Geral da Presidência da República com base na Pnad 2006 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, aponta que um em cada cinco jovens entre 18 e 29 anos, que vivem na área urbana, abandona a escola antes de completar o ensino fundamental.
O estudo foi divulgado semana passada e levantou a questão por um tempo esquecida no Estado de São Paulo, que utilizou o sistema de aprovação automática.
Entre as políticas sociais, a educação ocupa posição especial, não só ela assume um papel fundamental para o desenvolvimento econômico, como também pela constatação mais recente de que as desigualdades educacionais são o principal fator das diferenças de renda, oportunidades e condições de vida.
Apesar do consenso, há muitas dúvidas sobre o que fazer nesta área. Dentro do nível nacional, os dados do Pnad comprovam, que dos 34 milhões jovens urbanos do país, 7,4 milhões tiveram de um a sete anos de estudo - período considerado insuficiente para concluir o ciclo - e 813,2 mil são analfabetos.
Na lista de exclusão a região sudeste sempre ocupa uma posição notadamente superior em relação aos Estados do Nordeste, porém, na outra ponta do ranking está São Paulo, com 15% de exclusão de jovens nessa faixa etária. No Estado, entre os 8,3 milhões de jovens, há 99,3 mil analfabetos e 1,1 milhão sem o ensino fundamental.
Especialistas acreditam que o resultado dessa pesquisa é fruto de uma consequência da exclusão educacional ocorrida há 20 anos, quando as taxas de reprovação e evasão eram infinitamente maiores.
Somente no Estado de São Paulo, a taxa já chegou a ultrapassar 15% há mais de uma década, conforme dados do estado. Esse problema produziu essa geração de abandono mesmo com a implantação da progressão continuada, que previa a recuperação ao longo do ano, mas cedia quanto a repetência – geralmente maior motivo citado por educadores como fonte de abandono escolar.
Uma frase que combina com os dados divulgados do Pnad foi citada pelo secretário nacional da juventude, Beto Cury. Segundo ele, existe uma rejeição brutal à escola normal e um dos problemas desse modelo é a rejeição de crianças e jovens.
A escola sonhada pelo educador Paulo Freire e as ideologias apoiadas pelos educadores como o fato de repensar esse modelo atual, estão bem distantes da realidade.
Os municípios menores, como as cidades do Litoral Norte, ocupam, de certa forma, uma posição melhor em relação as grandes capitais, mas também refletem a realidade vivenciada pela maioria dos estados e municípios brasileiros.
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), em São Sebastião, a taxa de analfabetismo na população de 10 a 15 anos é de 2,2%. Com 15 anos e acima dessa idade, a taxa atinge 8,8%. O ensino na cidade é praticamente todo municipalizado. São 51 escolas municipais na área urbana, apenas oito estaduais e a taxa de escolarização, segundo dados do IBGE (2000) disponibilizado pelo Inep é de 93,4% no ensino fundamental e 39,7% no médio.
Em Caraguatatuba, a taxa de analfabetismo na faixa etária de 10 a 15 é de 1,8% e acima dessa idade de 8%. São 51 escolas municipais, 14 estaduais e a taxa de escolarização é de 92,6% no fundamental e 48,1% no médio. Ou seja, as duas cidades são bem compatíveis dentro desse perfil.
Ilhabela que possui menor número de demanda escolar, apresenta uma taxa de analfabetismo maior de 2,7% (10 a 15a.) e 9,3% para os de 15 ou mais. São 12 escolas municipais e cinco estaduais na área urbana e a taxa de escolaridade é de 89,6% no fundamental e 41,9% no médio.
Em Ubatuba, o analfabetismo atinge 2,5% e 8,8%, de 10 a 15 e maiores dessa idade, respectivamente. A cidade possui 45 escolas municipais, 13 estaduais e a taxa de escolarização está 91,6% (fundamental) e 41,9% (médio). (Fonte: Imprensa Livre)
 



Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

DER instala radares fotográficos na SP-55 região sul de Caraguá

Caraguatatuba - Já foram instalados ao longo da SP-55, que liga Caraguatatuba a São Sebastião, pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem), quatro radares fotográficos, sendo que o primeiro está localizado altura km 104 + 500, no Indaiá; o segundo está no km 107 + 200, no bairro Praia das Palmeiras; o terceiro no km 108 + 400, no Porto Novo e o quarto em frente a sub-prefeitura da zona sul de Caraguá. Segundo o DER ao jornal Imprensa Livre, os redutores de velocidade estarão funcionando até o carnaval e a velocidade máxima permitida será de 60 km/h.
A instalação desses radares vem de encontro à reivindicação dos moradores da região sul de Caraguá, devido à reincidência de acidades na região. Os moradores haviam solicitado providencia e a prefeitura, autorizada pelo DER, instalou várias lombadas em todo o trecho, com o objetivo de levar mais segurança às pessoas que utilizam a rodovia.
No início do mês de dezembro de 2007, o Prefeito José Pereira de Aguilar, acompanhado de alguns secretários, esteve em São Paulo e levou os 13 principais pontos críticos das rodovias SP-55 e SP-99 (Tamoios) ao Secretário de Transportes, Mauro Arce e representantes do DER. Na ocasião o estado se prontificou a solucionar os problemas existentes.
Ainda no mês de dezembro, técnicos do DER junto com do Coordenador de Operações de São Paulo, Flávio Simões, visitaram os pontos críticos apresentados pelo prefeito de Caraguá, que prometeram traçar ações em curto e médio prazo para atender as reivindicações feitas pelos moradores da região e acabar com acidentes nos trechos estaduais que cortam o município.
Dentro das reivindicações feitas pela Prefeitura de Caraguá para atender os diversos pedidos dos moradores, no trevo da cidade foi melhorada a sinalização viária. A Ditran – Divisão de Trânsito de Caraguá irá fazer um levantamento após a temporada de verão para verificar a melhora o tráfego local.(Fonte: PMC)

Copa América de Taekwondo inédita no Brasil é realizada com sucesso em Caraguá

Caraguatatuba - O município de Caraguatatuba recebeu da Liga Nacional de Taekwondo a responsabilidade de organizar uma Copa América. Mostrando ótima estrutura, trabalho e organização, o evento foi realizado no último final de semana e agradou a entidade e os participantes.
O mestre argentino Carlos Hernandes fez elogios ao mestre Luizão e a SECER – Secretaria de Esportes e Recreação pelo trabalho realizado. “O evento está muito lindo. É um campeonato com países diferentes, com mestres importantes. Com certeza um campeonato muito bem organizado”, afirmou ele, que viajou mais de 30 horas para chegar em Caraguá.
Os lutadores paraibanos e faixas pretas Geandro da Silva Oliveira e Cléber Evaristo, que passaram três dias viajando, saíram satisfeitos dessa edição da Copa América.
“Valeu a pena toda a viajem. Foi satisfatória. É interessante, porque vi uma ótima organização. Já fui competir em cidades grandes que não foi tão bem organizado. A Prefeitura nos recepcionou muito bem. Tenho um incentivo muito grande para voltar”, disse Geandro, que teve a opinião compartilhada pelo seu conterrâneo.
“Gostei muito da cidade. É sem duvida uma das melhores organizações que já vi. O nível dos atletas também aumentou”, falou Cléber, atual campeão brasileiro, que participará da seletiva olímpica até 58kg.
Durante a abertura oficial, no sábado, o mestre da Liga, Yeo Jin Kin, ressaltou a importância de se investir no lado social. “Esse investimento que Caraguá faz no esporte é importante, pois gera cidadania e respeito”, comentou.
O prefeito José Pereira de Aguilar se mostrou contente com a realização da Copa América em Caraguatatuba. “É uma alegria muito grande receber esse evento em nossa cidade, que já é bonita por natureza, e que está sendo sede de algo tão importante. Espero que todos fiquem felizes com a cidade e possam voltar mais vezes com as suas famílias”, comentou Aguilar, que ganhou das mãos do mestre Yeo Jin o título de ‘Excelência das Américas’.
A Copa América teve disputas de luta individual, duplas, formas, técnicas de quebramento, defesa pessoal, tae fit, miss Taekwondo, apresentação de projetos sociais, competição de atividades lúdicas e o 11º curso de capacitação e qualificação dos instrutores.
Mais de 400 atletas marcaram presença na competição, que recebeu lutadores e mestres de diversos estados brasileiros e países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
Os brasileiros Sebastião Neto (campeão mundial open de lutas), Regiane Soares (1ª mestra do estado de São Paulo, campeã brasileira, paulista e regionais 2007) e Atila Maia, de 9 anos, campeão mineiro, brasileiro, sul-americano e mundial open de 2007 estiveram presentes.(Fonte: PMC)
 



Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeitura lança Campanha Educativa de Trânsito

Ilhabela - A Divisão de Trânsito, por determinação do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, estará lançando a Campanha Educativa de Trânsito, com o objetivo de diminuir os acidentes que vêem ocorrendo na cidade, muitas vezes ocasionando vítimas fatais.
O intuito será, além de educar os condutores dos veículos no sentido de respeitar a velocidade máxima permitida no município 40 K/H, também reduzir os custos com atendimentos decorrentes de acidentes junto as Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior.
A Campanha será realizada do dia 1 de fevereiro até o feriado da Páscoa, 23 de março, e o trabalho será executado através de radares móveis eletrônicos instalados em diversos pontos do município, com sinalização indicativa nos locais fiscalizados.
Segundo o diretor de Trânsito, Laudelino Souza Dias a campanha servirá para fazer com que os condutores se conscientizem no sentido de diminuírem a velocidade para que não causem danos físicos.
“Uma colisão na velocidade permitida, 40 km/h e com o uso do cinto de segurança e capacete, no caso de motos, provavelmente não provocará vítimas, apenas danos materiais”, esclarece o diretor.(Fonte: Imprensa Livre)

Vereador pede UTI ao Hospital Municipal de Ilhabela

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) esteve em São Paulo nesta semana para entregar um ofício ao deputado estadual Campos Machado (PTB) pedindo sua intervenção junto ao Governo do Estado para que seja viabilizada a implantação de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Municipal de Ilhabela.
“Esta solicitação é muito relevante tendo em vista que o município possui aproximadamente 25 mil habitantes, número esse que fica ainda maior nas épocas de temporada, principalmente no verão, e não são poucos os casos de pacientes que necessitam de transferência por falta de condições de atendimento específico no hospital local”, explica o vereador.
Zeca acrescenta que Ilhabela, por suas características peculiares, por vezes não permite a transferência dos pacientes para o continente devido às condições agitadas do mar no Canal de São Sebastião, além da dificuldade da existência de vaga em outros hospitais. O vereador ainda afirma que chegou a presenciar o sofrimento de três pacientes que estavam no Hospital Municipal aguardando vaga na UTI em municípios vizinhos.
Segundo o vereador Zeca, o Hospital Municipal Mário Covas já possui estrutura de grande porte, o que permite a instalação dos equipamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva.(Fonte: PMI)

Ator de Hollywood escolhe Ilhabela para fixar residência

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu em seu gabinete a visita do embaixador da Cultura, Gilmar Pinna, acompanhado do artista de Hollywood Todd Bryant e sua esposa brasileira, Selma Bryant, na tarde desta segunda-feira, 28.
Encantado com Ilhabela, onde está morando temporariamente, o ator e sua esposa pretendem fixar residência ainda este ano.
Todd é produtor, coreógrafo, dublê, diretor de séries famosas como Stark Trek, onde fez o personagem bastante conhecido, “O Capitão Klaa”.
Coreógrafo de cenas de lutas de séries como “Baywatch”, “As Aventuras de Superman”, “HellBoy" e “S.W.A.T.”, é conhecido pelas premiações das melhores cenas de seqüências de ação e aventura de filmes e séries, e está concorrendo ao Oscar, pelo prêmio de melhor seqüência de luta no filme “Step Brothers”.(Fonte: PMI)

Fiscalização ostensiva no fim de semana em Ilhabela

Ilhabela -De acordo com o diretor da Divisão, Ronaldo Alves de Souza, na tarde da última sexta-feira, 25, a equipe de fiscalização abordou um veículo com placa de Ferraz de Vasconcelos – SP, que estava parado no início da Rua da Cocaia, no bairro do Perequê. Dentro do veículo estavam quatro vendedores com 155 chapéus de palha (tipo sombreiro) e, diante da recusa de entrega da mercadoria à fiscalização, foi solicitado apoio da Polícia Militar que conduziu o veículo e seus ocupantes até a delegacia local, onde foi realizada a apreensão das mercadorias.
No sábado (26) a noite, a fiscalização municipal e a polícia militar percorreram os estabelecimentos comerciais situados nos bairros do Bexiga (sul da Ilha), Água Branca, Reino e Green Park ( região do Bairro do Perequê), respectivamente.
Nesta operação noturna, que adentrou a madrugada de domingo, a fiscalização lavrou 06 autos de multa no valor de R$ 500,00 por estabelecimento que estavam com a documentação fiscal irregular, e 02 autos de notificações por estarem com o alvará de funcionamento vencido. A fiscalização municipal determinou aos estabelecimentos autuados que encerrassem as atividades.
Já no domingo a tarde (27), a equipe apreendeu, na entrada da cidade, dois ambulantes que portavam 32 embalagens de queijo coalho, que seriam assados e comercializados nas praias do município.
Dando continuidade a operação, a fiscalização municipal apreendeu a quantia de 966 mídias de CDs e DVDs piratas com um vendedor ambulante, que estavam sendo comercializados dentro do estacionamento de um supermercado, próximo a feira livre que é realizada aos domingos.
Na feira, também foram apreendidos diversos produtos como óculos, bonés, cintos, diversos pares de brincos e chapéus que estavam sendo comercializados sem autorização da prefeitura.
O diretor agradece o empenho e a dedicação dos fiscais envolvidos nestas operações, agradecendo também pelo apoio sempre prestado pela Polícia Militar.(Fonte: PMI)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

COMUNICADO

São Sebastião - Com relação às declarações feita pela Câmara Municipal a respeito de atraso no repasse de verba, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que fez no ano de 2007 todos os repasses ao Poder Legislativo de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e em 2008 fará o mesmo dentro do que prevê a LOA de 2008, sendo que o primeiro pagamento do duodécimo foi efetivado no último dia 18.
O juiz da Comarca de São Sebastião, Antônio Carlos Martins, rejeitou o recurso impetrado pela Câmara da cidade contra o seu pedido de liminar para suspender a emenda 01/07 e que criava uma nova dotação orçamentária para o Legislativo Municipal. A alteração fez com que o Orçamento da Câmara ultrapassasse o limite imposto pela Constituição Federal, estimado em 8% do valor do Orçamento do Executivo.(Fonte: PMSS)

Cemin vai distribuir 25 mil preservativos em São Sebastião durante o Carnaval

São Sebastião - O Centro Municipal de Infectologia (Cemin) de São Sebastião, órgão ligado à Secretaria de Saúde (Sesau), vai distribuir 25 mil preservativos no município, sendo 15 mil na barraca do Cemin, na Rua da Praia, e 10 mil na Costa Sul.
O PSF de Maresias vai ficar aberto 24 horas durante o Carnaval e será um posto fixo de entrega de camisinhas, onde também vão ser distribuídas pelos agentes comunitários de saúde durante os dias do evento.
Com foco na população jovem, especialmente as mulheres, a Campanha “Vista-se”, do Ministério da Saúde, tem como slogan “Bom de cama é quem usa camisinha”. Com foco nos jovens, as peças publicitárias da campanha reforçam a estratégia da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2007, estimulando a mulher jovem a exigir o uso do preservativo em todas as suas relações sexuais.
Dados do Cemin mostram que foram registrados 23 novos casos da doença em 2007, sendo 20 de São Sebastião e três de Ilhabela, que é atendida pelo órgão sebastianense. A cidade possui 308 pacientes em atendimento regular no Cemin, sendo duas gestantes.
São Sebastião zerou também o número de casos de transmissão vertical (da mãe para o filho), desde 1992, pois o teste da doença é feito durante o pré-natal, ação que se tornou Lei no Brasil somente em 1998. A Sesau oferece dois exames HIV durante a gestação e mais o teste do parceiro.
O Carnaval 2008 e a distribuição de preservativos inicia nesta sexta-feira (1º/2), na Rua da Praia. A Prefeitura lembra que informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-1744.(Fonte: PMSS)

Fundo Social repassa mais de mil litros de leite para entidades assistenciais da cidade

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião (FSS) repassou na tarde desta segunda-feira (28/1), mais de mil litros de leite longa vida para cinco entidades assistenciais do município. Os mantimentos são provenientes das inscrições do processo seletivo para despachador de ocorrência da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur).
As entidades beneficiadas foram o Lar Vicentino e a Casa da Criança e do Adolescente, além do Centro Comunitário do Jaraguá, Centro Municipal de Infectologia (Cemin) e Centro de Apoio Psicossocial (Caps).
Para efetuar sua inscrição, os candidatos para as cinco vagas de despachador tiveram que doar quatro litros de leite. A prova será realizada no dia 10 de fevereiro, às 9h, em local a ser definido.(Fonte: PMSS)

Linha Turística será apresentada nesta terça-feira

São Sebastião - O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a Ecobus apresentam nesta terça-feira (29/1),às 17h30, na Rua da Praia de São Sebastião, os dois microônibus que serão utilizados como Linha Turística experimental durante o Carnaval.
De acordo com a empresa responsável pelo transporte coletivo no município, inicialmente,s erão duas linhas, uma saindo da Costa Norte (Cigarras ou São Francisco) e outra da Costa Sul (Barra do Una), mas as duas se encontrando em Maresias.
O valor da passagem será apresentado na terça, assim como o percurso a ser percorrido e horário das linhas. (Fonte: PMSS)

Obra de Restauro do antigo Fórum começa em fevereiro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), deve iniciar a obra de restauro do prédio do antigo Fórum em fevereiro. A recuperação será executada em parceria com 20 alunos da Fundação Deodato Santana, com a Oficina-Escola.
De acordo com a diretora de Patrimônio Histórico da Sectur, Fernanda Palumbo, a estimativa é de que a obra seja realizada em, no mínimo, quatro meses. “É preciso atentar-se para o fato de que se trata de uma obra-escola, o que é diferente de uma obra realizada por empreiteiras convencionais”, explica.
O restauro do prédio integra o projeto de revitalização da Praça Cultural, que envolve ainda a restauração da casa das janelas (defronte ao antigo Fórum) e do imóvel onde hoje funciona o 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior.
Atualmente, o antigo Fórum abriga o Departamento de Patrimônio Histórico e o acervo histórico do município. Após a obra, o local deverá receber a biblioteca e videoteca municipal.
Com a revitalização da Praça da Cultura, espera-se que os moradores ao entorno da área se conscientizem do valor histórico e cultural que o espaço tem para o município, e deixem de jogar lixo nas adjacências da praça. (Fonte: PMSS)

Paróquia São Sebastião alerta sobre venda de fichas falsificadas na Festa do Padroeiro

São Sebastião - A Paróquia São Sebastião identificou no último fim de semana que algumas pessoas falsificaram as fichas vendidas na barraca da Igreja Católica durante a Festa do Padroeiro, realizada em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, na Rua da Praia.
A equipe de trabalho da Igreja desconfiou das fichas que estavam com tamanho, papel ou corte diferente dos originais impressos em uma gráfica. Segundo o pároco da Igreja Matriz, padre Jaime Matheus, os bilhetes foram xerocados ou escaneados por algumas pessoas que fizeram a venda dos mesmos em locais afastados da barraca da Paróquia.
De acordo com Matheus, é a primeira vez na Festa que isto ocorre. Três pessoas prestaram depoimento na delegacia do município, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência para averiguação.
A Igreja Matriz orienta que as pessoas devem comprar as fichas somente no caixa da barraca e não em outros locais. “Houve casos em que duas fichas de cerveja foram vendidas por R$ 1. Isso prejudica nossos objetivos que são arrecadar fundos para as obras da Igreja e também a construção da capela de São José, na Topolândia”, explicou o pároco.
A Paróquia São Sebastião segue com a quermesse da Festa do Padroeiro com venda de comidas típicas e sorteio de prendas até o dia 5 de fevereiro (terça-feira). Informações pelo telefone (12) 3892-1110.(Fonte: PMSS)

Prefeitura de São Sebastião leva iluminação para avenida Itatinga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), inicia nesta terça-feira (29/1) a instalação de iluminação pública na avenida Itatinga, no bairro Itatinga, região central da cidade. O investimento do município é de R$ 75.865,13 e serão colocados 23 postes com luminárias na via.
Essa é uma antiga reivindicação da comunidade. Com a iluminação, a Prefeitura leva mais segurança para a região que também já tem câmeras de monitoramento instaladas. O trabalho será executado pela Empresa Bandeirante de Energia (EBE) e as luzes devem ser acesas em um prazo de 15 dias.
Desde de o início da administração, em 2005, foram instaladas 666 luminárias ao logo do município. O investimento nos últimos três anos foi de R$ 380.262,25. Somente em Maresias, no ano passado foram 104 luminárias, de um total de 497 na cidade. Esse volume é três vezes superior às 156 luminárias colocadas em 2006.
Este ano, o município também já levou a instalação de 25 luminárias ao Núcleo Congelado Recanto dos Atobás, no bairro Canto do Mar, na Costa Norte. Desta vez, os beneficiados foram os moradores das ruas Érico Veríssimo, A, B e C.(Fonte: PMSS)

Procon de São Sebastião pede cuidado à população com relação a golpes de estelionatários

São Sebastião - O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) faz um alerta aos consumidores de São Sebastião para que tomem cuidado com qualquer empresa que chegue nas suas casas oferecendo diversos benefícios de maneira fácil. A atitude, segundo o procurador do órgão, Christian Emanuel Pinto Abendroth, deve ser desconfiada por parte dos moradores. “Dinheiro fácil, empréstimo consignado, entre outros atrativos, é bem provável que seja golpe”, alerta.
Abendroth recomenda aos consumidores que, ao serem abordados por este tipo de vantagens, anotem o maior número de dados possíveis, como a placa do carro, RG do responsável e foto (se possível), dentre outros, e denunciem ao Procon para que providências sejam tomadas em relação ao caso. De acordo com ele, o órgão ainda não recebeu nenhuma denúncia sobre tal iniciativa. Uma outra recomendação é acionar a Polícia Militar.
Informações pelo telefone (12) 3892.1639, das 9 às 17h, ou diretamente no prédio do Procon, que fica na rua Sebastião Silvestre Neves, 152, no Centro.(Fonte: PMSS)

Vigilância em Saúde faz alerta contra a venda de inseticidas para combater a Dengue

São Sebastião - A Vigilância em Saúde, divisão ligada a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Sebastião, faz um alerta à população contra a venda de inseticidas (veneno) para combater a Dengue. O produto estaria sendo vendido a R$ 5 por falsos agentes.
O caso foi denunciado à administração municipal por alguns moradores da cidade. “Existem algumas pessoas se passando por agentes da Dengue que estão indo às residências comercializar o veneno contra a Dengue. A Prefeitura ainda não conseguiu identificar os responsáveis”, diz Márcia Saavedra de Souza, diretora da Vigilância.
A Prefeitura informa que nenhum funcionário está autorizado a cobrar qualquer tipo de serviço em relação a Dengue. Qualquer problema ou denúncia com relação ao caso entrar em contato pelo telefone (12) 3892.1744, ramal 205.(Fonte: PMSS)
 



Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU

Cursos de capacitação disponíveis do Sebrae na ACIU

Ubatuba - Diferentemente das palestras realizadas pela Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Sebrae que já são previamente agendadas pelo escritório regional da entidade, que têm a duração de aproximadamente duas horas e são gratuitas, a sistemática estabelecida pelo Sebrae para que aconteçam os cursos de capacitação na ACIU é outra. Para realizar um curso da Jornada de Capacitação do Sebrae é necessário que tenham no mínimo 15 pessoas interessadas no mesmo assunto.
Os cursos que são bem mais completos que as palestras, geralmente têm a duração de uma semana, sendo quatro horas por dia. O Sebrae disponibiliza todo o material necessário e o participante paga apenas uma taxa- que em média é de R$ 50,00.
Segue abaixo os cursos disponíveis para 2008.

-ADMINISTRACAO DE CONFLITOS: ESTRATEGIA PARA UMA NEGOCIACAO DE SUCESSO;
-AUTO DESENVOLVIMENTO: COMO SE TORNAR UM LIDER EFICAZ;
-COMO AVALIAR O MERCADO E BUSCAR NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGOCIOS;
-COMO DEFINIR O PRECO DE VENDA NA INDÚSTRIA;
-COMO DEFINIR O PRECO DE VENDA NO COMERCIO;
-COMO DEFINIR O PRECO DE VENDA NO SERVICO;
-COMO DESENVOLVER LIDERANCAS E ESTIMULAR A MOTIVAÇÃO;
-COMO ENTENDER A MATEMATICA FINANCEIRA;
-COMO MELHORAR A PRODUCAO DA EMPRESA;
-COMO PREPARAR A EMPRESA PARA A QUALIDADE TOTAL;
-CONTABILIDADE;
-DIVULGACAO DA EMPRESA: PROPAGANDA, PUBLICIDADE E PROMOÇÃO;
-ESTRATEGIA DE MARKETING: O SUCESSO DE VENDAS DA SUA EMPRESA;
-FLUXO DE CAIXA: COMO ADMINISTRAR;
-INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGOCIO;
-MERCOSUL COMO NEGOCIAR NESTE MERCADO COM SUCESSO;
-ORGANIZACAO E ARRANJO FISICO NA EMPRESA;
-ORGANIZAR UMA LOJA PARA VENDER MELHOR – E MAIS;
-QUALIDADE MAXIMA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE;
-VENDAS DA EMPRESA: AS MELHORES TATICAS PARA SUA EQUIPE;
-VENDAS EXTERNAS: EH VISITANDO QUE SE VENDE;
-VENDAS NO BALCAO: SUA EMPRESA DE PORTAS ABERTA PARA O LUCRO;
-VENDAS POR TELEFONE: DE UM ALO PARA ESTE RECURSO;
-RECURSOS HUMANOS: LEGISLAÇÃO E RESCISÕES TRABALHISTAS;
-RECURSOS HUMANOS: DEPARTAMENTO PESSOAL NA PRATICA;
-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MICRO E PEQUENA EMPRESA;
-ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES: MAIS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE;
-COMPRAS NA EMPRESA: DA ORGANIZAÇÃO AOS RESULTADOS.

Os interessados devem entrar em contato com os agentes de Desenvolvimento do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor- PAE, situado à Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro (prédio da Associação Comercial de Ubatuba) ou através do telefone (12) 3834 1445, falar com Eduardo ou Alexandra.
Os agentes informam que a agenda das palestras em parceria com a ACIU já está sendo desenvolvida e terá início após o feriado prolongado de Carnaval.
O atendimento do PAE é realizado de 2ª à 6ª-feira, das 9h00 às 18h00.
Acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br, nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento.(Fonte: ACIU)

Comerciantes reclamam de abusos e querem maior organização dos guardadores de carros

Ubatuba - Um grupo de comerciantes, que prefere não se identificar, trouxe a público uma série de reclamações sobre a ação, de alguns guardadores de carros, que atuam nas ruas de Ubatuba. De acordo com os empresários, em determinados pontos da cidade, homens trajando uniformes e crachás estariam estabelecendo preços para tomar conta dos veículos estacionados, alegando ter licença da prefeitura para o trabalho.
Entretanto, o documento apresentado é uma cópia do alvará de funcionamento dado pela administração municipal à sede da Associação de Guardadores de Veículos de Ubatuba, o que não garante qualquer regularização dos “serviços” realizados pelos associados nas ruas.
Lucilene Tavares, da Gerencia de Tributos Mobiliários da Prefeitura Municipal de Ubatuba, explica que, a prefeitura concedeu apenas um alvará de funcionamento para a AGVU e não uma licença especial.
Até o momento, a reportagem de Jornal Imprensa Livre, não tinha recebido reclamações da atuação dos chamados flanelinhas durante a alta temporada. Alguns turistas chegaram até a elogiar a forma de trabalho dos guardadores, dizendo que a abordagem nunca fazia referência a um preço fixo, sempre deixando o visitante a vontade para colaborar com o quanto pudesse.
Entretanto, para o grupo de comerciantes, o documento parece ter servido como garantia para alguns abusos. Os empresários sugerem que os flanelinhas se organizem melhor e que possam servir também como guias turísticos da cidade.
Outro lado - O presidente da Associação de Guardadores de Veículos de Ubatuba, Almir Luis de Oliveira, defende os associados e ressalta que o documento levado pelos guardadores é apenas uma prova de que o setor está organizado.
“A orientação é não cobrar nada e passar confiança ao turista, tanto que, realizamos investimentos em uniformes, bonés e crachás”, completa Almir Luis de Oliveira, lamentando a atitude de alguns flanelinhas, que não respeitaram a instrução de receber apenas o que o turista puder ajudar. Cerca de 50 pessoas trabalham nas ruas de Ubatuba e são cadastrados na AGVU. (colaborou Aciu).(Fonte: Imprensa Livre)

Carnaval em Ubatuba tem opções para todos os foliões
Blocos de embalo, escolas de samba e matinês fazem parte da programação em Ubatuba

Ubatuba - O Carnaval em Ubatuba começa na sexta-feira, dia 1º de fevereiro, onde tradicionalmente o bloco Galo da Meia Noite abre os festejos carnavalescos na cidade. Este ano seis blocos e três escolas de samba passarão pela avenida Iperoig,
levando criatividade em seus enredos e arrastando os foliões. A novidade deste ano é a estréia do bloco da ASPEM (Associação dos Servidores Públicos e Empregados Municipais), formado por funcionários públicos e que espera levar para a avenida cerca de 400 integrantes. Portanto é só escolher qual a melhor opção e aproveitar o Carnaval em Ubatuba.

Blocos de embalo
O Galo da Meia Noite de Ubatuba é um bloco de embalo que surgiu em 1996, quando alguns amigos resolveram inventar algo que abrisse o Carnaval na cidade. Desde então, o Galo da Meia-Noite se reúne no Perequê-Açu, às 24h da sexta-feira, para dar início à grande festa do carnaval. Todos os anos, um trio elétrico que acompanha o bloco arrasta consigo uma pequena multidão, em torno de mil participantes. Como participar: O abadá começará a ser vendido na próxima semana com preço entre R$ 20 e R$ 25,00 (valor a confirmar). Ele pode ser adquirido no Bar do Leme ou no Posto do Jija, no Perequê-Açu, ou ainda com Fábio pelo telefone (12) 9112-5079 e Alexandre (12) 9142-8918.
O Bloco "Recordar é Viver" nasceu há nove anos, com o propósito de resgatar o carnaval das marchinhas. O grupo é formado por senhores e senhoras da melhor idade, que se vestem com calça e tênis branco e camisa listrada azul e branca e saem pelas ruas da cidade, cantando as antigas marchinhas, como Pierrot Apaixonado, Jardineira e Mamãe, eu quero. Como Participar: Para quem deseja recordar e reviver, é só comparecer na Avenida, em frente ao Rei da Batida, no sábado e na segunda-feira, a partir das 21 horas, fantasiado, ou vestido com o uniforme do bloco. A preferência é para pessoas mais velhas.
A Turma do Funil é um bloco de embalo que surgiu em 2003, com um grupo de amigos. Seus componentes são pessoas que gostam de consumir bastante cerveja, daí o nome. Depois do desfile, a festa continua, num baile que acontece todos os anos, na Cervejaria Avenida, com cerveja a preço de custo para quem possui o abadá. Como participar: Os abadás estarão à venda na Rua Cunhambebe, 164, com preço entre R$ 20 e R$ 25,00 (a confirmar). O telefone de contato é 3832-2049 ou 9714-4848, falar com Lucile.
O Bloco da Caxorrada é um dos mais irreverentes e tradicionais do carnaval ubatubense. Ele surgiu em 1977 e tem como principal característica a mudança de sexo. Mas não precisa se preocupar! É só a vestimenta. Homens se vestem de mulheres e vice-versa. Para participar: é só comparecer à concentração, que acontecerá na esquina da Rua Thomaz Galhardo com a Conceição, a partir das 22h, vestido a caráter.
O Bloco Água Doce surgiu em 2003, com a idéia de trazer os hóspedes do hotel, que leva o mesmo nome do bloco, para desfilar na Avenida. Todos os anos desfilam cerca de 250 pessoas, embaladas pelas músicas de sucesso do momento. A idéia do fundador do bloco é unir hospedes de outros hotéis e pousadas da cidade. Como participar: Para participar, basta estar na Avenida no horário do desfile do bloco na 2ª feira.
O Bloco da Aspem fará a sua estréia no Carnaval neste ano de 2008. A ASPEM (Associação dos Servidores Públicos e Empregados Municipais) é um bloco dos funcionários da Prefeitura de Ubatuba. O bloco já conta com cerca de 400 integrantes. A intenção do bloco é fazer com que o servidor participe da vida social da cidade. Como participar: As camisetas que dão direito a participar do bloco estarão à venda na sede da Associação, sendo os dias 28 a 30/01 reservados para os associados e os dias 31/01 e 1º de fevereiro para os não sócios. O valor da camiseta será de R$20,00 e dará direito ao consumo de cinco latas de cerveja. A concentração do bloco será no domingo, dia 3, a partir das 21h30, em frente a Associação, localizada à rua Dona Maria Alves, 815, no centro. Mais informações pelo telefone 3833-5978.

Escolas de samba
A Escola de Samba do Perequê-Açu levará para a avenida Iperoig cerca de 120 componentes. Seu enredo fará homenagem ao grêmio esportivo do bairro e as belezas naturais da cidade. A escola foi fundada em 1992. Neste sábado, a partir das 20h30, no Terminal Turístico do Perequê-Açu haverá a apresentação das fantasias e do samba enredo da escola.
Escola de Samba Império da Estufa foi fundada em 1980. Este ano estará na avenida Iperoig com cerca de 100 componentes e o seu enredo contará a história do próprio bairro.
A Escola de Samba do Itaguá estará na avenida Iperoig com cerca de 250 integrantes e apresentará o enredo “Mim Cunhambebe”. A escola foi fundada em 1976.
As escolas desfilarão no domingo e terça-feira a partir das 21h30. A concentração será na avenida Iperoig, esquina com a rua D. João III.

Matinê
No sábado, domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, no Ginásio Municipal de Esportes (Tubão) haverá matinê para a criançada. A Banda Tropical, composta por 10 músicos, alegrará as tardes interpretando marchinhas e sambas antigos, incentivando também a cultura do Carnaval antigo. Ainda no Tubão estará funcionando uma lanchonete e uma barraca que estará comercializando acessórios de Carnaval, como confetes, serpentinas, espumas, entre outros. As matinês acontecerão das 15 às 18 horas com entrada franca. O Tubão está localizado na rua Professor Thomaz Galhardo, s/n.  (Fonte: PMU)

III Festival de Marchinhas adianta Carnaval em Ubatuba com grande festa
Neste fim de semana, foram classificadas 11 marchinhas.Na próxima sexta,dia 1º, acontece a finalíssima

Ubatuba - As eliminatórias do III Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba foram uma verdadeira festa. Durante as noites de sábado e domingo, 26 e 27, o Carnaval se adiantou na Praça Exaltação à Santa Cruz, que ficou lotada de foliões, entre turistas e moradores. A Banda Maestro Pedrinho deu um verdadeiro show de alegria e talento, acompanhando os competidores e tocando marchinhas antigas, conhecidas nacionalmente.
Foram classificadas onze marchinhas, que serão apresentadas novamente na próxima sexta-feira, dia 1º, de onde sairão cinco vencedores. Neste dia, o grupo “Pirarublue”, de Campos do Jordão, apresentará um repertório só com composições de Noel Rosa, o “Poeta da Vila”, a partir das 23h. O repertório faz parte do último CD do grupo.

Os classificados para a final
A Marcha da Mortadela, de Walter Leme; Amigo Violão, de Geraldo Ottoni, com interpretação de Geraldo e Vera Tango; Dia de Carnaval, de Benedito Rocha, interpretação de Benedito e Semião Leôncio; Exaltação a Ubatuba, de Luiz dos Reis, arranjo de Leda Cardoso; Festival, de Leda Cardoso; Marchinha para o Nei, de Aline Rezende, com arranjo de Aquiles Nascimento e interpretação de Joelma Fátima; Maria Rosa, de Julinho Mendes, interpretação de Julinho e Bruna Novaes; Nosso Carnaval, de Luiz de Oliveira, com arranjo de Maria Luiza Gil e interpretação de Maria Luiza e Ana Lúcia Gil; Palha Assada, de Eliana Campora, com interpretação de Sandra; Puxa-saco, de Julinho Mendes e Quase Tudo, de Mariza Taguada.

Carnaval histórico
A partir do dia 2 de fevereiro, a Fundart realiza o Carnaval Histórico, no mesmo cenário do III Festival de Marchinhas, com a Banda Lira Padre Anchieta, apresentando repertório das principais composições do carnaval brasileiro de todos os tempos. Serão incluídas as composições que se classificaram nos festivais de marchinhas promovidos pela Fundart nesses três últimos anos.
O Festival de Marchinhas e o Carnaval Histórico, segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo, têm como objetivo “reviver o espírito carnavalesco brasileiro, quando canções falam do nosso cotidiano, em todas as épocas, com as manifestações que são próprias dos nossos valores históricos, culturais e sociais.” (Fonte: PMU)

Defesa Civil de Ubatuba recebe viatura da Petrobrás

Ubatuba - A Defesa Civil de Ubatuba recebeu, na manhã desta segunda-feira, 28, um veículo da marca Mitsubishi L200, 4X4, ano 2007, com um valor de, aproximadamente, R$ 90 mil. A doação foi feita pela Transpetro, em atendimento a um Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta entre a Cetesb, o Ministério Público, a Petrobrás e a Transpetro. Tal termo prevê a doação de equipamentos a órgãos que contribuam em ações ambientais.
A Defesa Civil recebeu o veículo por estar à frente dos combates a incêndios e salvamentos, bem como em situações de risco que envolvem fenômenos da natureza. As defesas civis dos outros três municípios do litoral norte também receberão equipamentos.
Além disso, segundo o gerente do Terminal da Transpetro em São Sebastião, Giovanni Cavalcanti, a Defesa Civil, juntamente com a comunidade, é parceira da empresa em caso de emergências e vazamentos. “Além das doações de equipamentos, nós realizamos palestras e capacitações, que habilitam os munícipes, juntamente com técnicos da Defesa Civil, a controlar possíveis impactos ao meio ambiente.”
Para o coordenador da Defesa Civil em Ubatuba, Pedro Marciano, esta doação tem um valor inestimável. “Agora a nossa frota conta com um veículo de grande porte, movido a diesel, com tração nas quatro rodas, que atuará exclusivamente nas situações de risco que enfrentamos no nosso dia-a-dia.”  (Fonte: PMU)


SEMANA DE 25/01 A 31/01/2008
Cine Porto. 3833 2066

"ENCANTADA"
Comédia!!!! Dublado !!!!!
Ás 14:00 hs -16:00 hs.

" EU SOU A LENDA "
Ficção Científica !!!!!!!
C/ Will Smith e Alice Braga!!!!!
Ás 18:00 hs -20:00 hs -22:00 hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Receita de Tia Teresa para a dord'ólhos

Devagarinho benza os olhos com o sinal da cruz
banhe-o com água de rosa branca
e recite a oração de Santa Luzia:
"Santa Luzia passou por aqui
com seu cavalinho comendo capim
corre, corre cavaleiro
pela porta de São Pedro
e diz a Santa Luzia
que me mande seu lencinho
para tirar-me esse argueiro."

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Manifesto Antigerundista

Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando (recortar), estar imprimindo (imprimir) e estar fazendo ( fazer) diversas cópias, para estar deixando (deixar ) discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando ( falar) sem estar espalhando (espalhar) essa praga terrível que parece estar se disseminando (disseminar-se ) na comunicação, o gerundismo.

Você pode também estar transmitindo (transmitir) por fax, estar remetendo (remeter) pelo correio ou estar enviando (enviar) pela Internet.

O importante é estar garantindo (garantir) que os gerundistas vão estar recebendo ( recebam) esta mensagem, de modo que possam estar ( estejam) lendo e, quem sabe, consigam até mesmo estar se dando conta (se dar conta) da maneira como tudo o que costumam estar falando (falar) deve estar soando ( soar) um verdadeiro pavor para quem precisa estar ouvindo ( ouvir) o que for dito.

Sinta-se livre para estar difundindo (difundir) tantas vezes quantas você vá estar julgando (julgue) necessárias para estar atingindo ( atingir) o maior número de pessoas infectadas por esta epidemia de transmissão oral ou escrita.

Mais do que estar repreendendo (repreender) ou estar caçoando ( caçoar), o objetivo deste movimento é estar fazendo ( fazer) com que esteja caindo (caia) a ficha das pessoas que costumam estar falando (falar) desse jeito sem estar percebendo (perceber).

Temos que estar nos unindo (nos unir) para estar mostrando ( mostrar) aos nossos interlocutores que, sim!, pode estar existindo ( existir) uma maneira de estar aprendendo (aprender ) a estar parando (parar) de estar falando (falar) desse jeito.

Até porque, caso contrário, todos nós vamos estar sendo (seremos) obrigados a estar emigrando (emigrar) para algum lugar onde não vão estar nos obrigando (nos obriguem) a estar ouvindo (ouvir) frases aberrantes o dia inteirinho.

Sinceramente: nossa paciência tem estado (está) a ponto de estar estourando ( estourar).
Um "Eu vou estar transferindo a sua ligação" que eu vá estar ouvindo (ouça) pode chegar a estar provocando (provocar) alguma reação inesperada. Eu não vou estar me responsabilizando (me responsabilizarei) pelos meus atos. As pessoas precisam estar entendendo (entender) a maneira como esse vício maldito conseguiu estar entrando (entrar) na linguagem do dia-a-dia."

Você dispensa o verbo auxiliar e o verbo de ação no gerúndio e aplica diretamente o mesmo verbo de ação no infinitivo!

É uma construção elegante, limpa, correta, com significado claro e indubitável!

Vamos despachar para bem longe do nosso belo idioma essas construções aberrantes!

A norma gramatical é clara:

Depois de verbo auxiliar no infinitivo NUNCA se aplica verbo de ação no gerúndio!

Enviado Por
 Mário Trindade

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Por do Sol em Picinguaba © Elcio Constantino

Por do Sol em Picinguaba
© Elcio Constantino

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor