Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008 - Nº 1913 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região

Caraguatatuba
Abelhas têm dado trabalho a Defesa Civil de Caraguá
Caraguá encerra Super Verão com chave de ouro
Caraguá BMX Clube participa do Bicicross America’s 2008 neste domingo 17
Comitê Contra a Dengue de Caraguá faz primeira reunião depois de oficializado
Mesmo com muita chuva ciclismo de Caraguá trouxe 3 medalhas de ouro de São José dos Campos
Prefeito de Caraguá presta contas na Câmara Municipal nesta terça-feira 12
Prefeitura de Caraguá parcela IPTU em até 11 vezes
Projeto “Saúde na Praia” em Caraguá atendeu mais de 1180 pessoas na temporada
SEBRAE realiza palestra gratuita de Qualidade no Relacionamento com o Cliente
Farmácia consegue obra para a Avenida Brasil
Lobinho quer disciplinar agentes do Ditran
Aguilar inicia Semestre prestando contas
A Câmara e os números de Janeiro


Ilhabela
Vereadores aprovam reposição salarial de servidores do Legislativo
Audiência Pública debate plantão de farmácias
Prefeito de Ilhabela reajusta o salário dos trabalhadores da Frente de Trabalho pelo mínimo estipulado para empresas privadas
Projeto Guri abre inscrições em Ilhabela

São Sebastião
“Carna +” encerra a folia com muito axé baiano em São Sebastião
Ator Todd Bryant abre 11ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica na EM Henrique Botelho
Bolsa Família inicia recadastramento de beneficiários na região central
Chuva de gols marca amistoso de aniversário do E. C. Unidos do Olaria
Cia do Crepe e Pacuíba fazem confronto decisivo na Copa São Sebastião
Comissão técnica inicia alterações no projeto do Plano Diretor
Faculdade de São Sebastião realiza em março a formatura das primeiras turmas
Freqüência de moradores e turistas na Rua da Praia supera as expectativas
Idosos voltam às aulas no Projeto Atividade
Telecentro forma 1ª Turma de trabalhadores cadastrados no PAT
Pontal da Cruz recebe reunião comunitária nesta quarta-feira

Ubatuba
ACIU informa: S.O.S Cheques & Documentos
Empresário de Ubatuba sofre seqüestro relâmpago
Ruas do centro de Ubatuba terão bikelane
Ex-atleta da Escolinha de Futebol Rubens Salles e destaca no Campeonato Paulista de Futebol
Capoeiristas de Ubatuba conquistam medalhas no mundial da modalidade
Ponte sobre o rio Tavares recebe nova estrutura


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

 



Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Abelhas têm dado trabalho a Defesa Civil de Caraguá

Caraguatatuba -  A Defesa Civil de Caraguatatuba tem trabalhado duro no combate as abelhas no município. Desde dezembro, mais de 80 chamados foram feitos para a resolução do problema.
Segundo Cláudia Ruiz, presidente da Defesa Civil, as ocorrências vêm acontecendo devido à época de calor. Ela orienta a todos, a não tomarem nenhuma medida, caso encontrem alguma colméia ou enxame.
“Peço para que as pessoas liguem para a gente, não façam nada. Com o chamado, nós fazemos a vistoria e o trabalho devido. Não recomendamos jogar produtos de limpeza ou algo barulhento, que agitam as abelhas, fazendo com que elas ataquem”, aconselhou.
Claudia ressaltou que a Defesa Civil de Caraguatatuba conta com uma equipe preparada para combater as abelhas.(Fonte: PMC)

Caraguá encerra Super Verão com chave de ouro

Caraguatatuba -  Foi realizado no último sábado, no Bar Brahma, na arena do Super Verão, o encerramento do evento, com muita emoção, alegria e promessa de mais uma parceria no próximo verão. A dupla de Caraguá, João Marcos e Juliano, fizeram o show de despedida.
O prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar, que esteve presente na festa junto com a esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, comunicou a assinatura do contrato para a realização do Super Verão 2008/2009.
“Sempre tivemos problemas com os eventos que vinham no verão para Caraguá, mas dessa vez podemos até confraternizar no final. Prova que o Super Verão deu certo e será realizado no final de 2008 e início de 2009, com shows de muita qualidade”, falou o prefeito, feliz com a parceria.
Também contente com o resultado obtido em Caraguatatuba, Wagner Blásio, responsável pela Opção Eventos, prometeu propagar o nome do município em outras cidades.
“Vou divulgar o nome de Caraguá para Barretos, Americana. Levar o nome do município para todo o Brasil. Acredito nessa cidade, que tem muito potencial, é a porta de entrada do Litoral Norte. Já trabalhei em vários locais e aqui eu pude ver uma administração séria e honesta, sem ninguém pedir nada em troca de favor”, comentou Wagner, lembrando que uma administração pública é fundamental e que, segundo ele, a de Caraguatatuba deve ser valorizada.
Instalar o Super Verão em Caraguá era um sonho antigo do responsável pelo evento. “É um sonho antigo que virou realidade. Nasceu para fazer história. Um projeto fixo no município”, afirmou Wagner, que não esteve sozinho nessa empreitada.
Paulo Bijos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, se mostrou feliz com a parceria de sucesso feita com a Prefeitura. “Eu viajei junto no sonho do Wagner. Com certeza valeu participar desse sonho que se tornou realidade”, disse.
O gerente da Transpetro, Cosme Damião Lemes, também congratulou Wagner pelo evento. “Pude acompanhar toda a dedicação para a realização desse evento, que teve o apoio do prefeito. Isso ajudou no sucesso” elogiou.
De acordo com números fornecidos pela Opção Eventos, mais de 100 mil pessoas passaram pela arena montada do Super Verão, com uma arrecadação bruta em torno de R$ 2 milhões.
A estrutura contou com arquibancadas e camarotes cobertas, palco de 400m², praça de alimentação climatizada, espaço infantil, lan house, salão náutico, Bar Brahma, com música ao vivo, segurança, com estandes da polícia civil e militar e desfile de moda.
O Super Verão Caraguá contou com a presença de artistas renomados do cenário nacional, como Inimigos da HP, Banda Eva, Edson e Hudson, César Menotti e Fabiano, Sorriso Maroto, Latino, Papas na Língua, Perla, Armandinho, entre outros.
O intuito do evento era atrair ao espaço montado na Praça de Eventos, toda a família. Com shows para todos os gostos e locais para diversão e entretenimento.(Fonte: PMC)

Caraguá BMX Clube participa do Bicicross America’s 2008 neste domingo 17

Caraguatatuba -  A equipe do Caraguá BMX Clube, participará da prova internacional Bicicross America’s 2008, que acontece neste domingo, dia 17 de fevereiro, na pista do Conjunto Monte Verde na cidade de Paulínia-SP.
O município será representado por dois competidores, segundo a coordenação do Caraguá BMX Clube. O evento contará com os melhores do país na atualidade e representantes da Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Venezuela, que participarão da final, marcada para este domingo, 17 de fevereiro, às 9h30, com transmissão ao vivo pelo programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.
Os representantes caiçaras serão os bikers Paulo César “Fi” e Evandro Castilho “Oreia”, que participam desta prova bem preparados em razão do forte treinamento realizado para esta prova.
De acordo com o Caraguá BMX Clube, as maiores chances de vitória ficam a cargo do piloto Paulo César “Fi”, que depois de ficar três temporadas correndo nos Estados Unidos, retornou as provas Brasileiras no meio da temporada 2007, aonde disputou diversas provas com destaque para a 4ª colocação obtida na prova de SuperCross BMX 2007 disputada em Sobral / CE.
Já Evandro Castilho “Oreia” (com 10 anos de prática de Bicicross e que este ano faz a estréia nas categorias profissionais), integra a nova geração de competidores que promete dar trabalho aos pilotos mais experientes. No ano passado, Castilho foi Campeão Paulista e Brasileiro, na categoria Cruiser 16 anos.
A programação oficial começa nesta sexta-feira, dia 15, quando os participantes deverão retirar seus números e terão acesso à pista para os treinos livres. O sistema de disputa prevê uma seletiva no sábado, a partir das 13, para definir os 56 mais bem colocados. A estes se juntarão os oito cabeças-de-chave, ou seja, os quatro melhores brasileiros do ano passado e os quatro estrangeiros convidados, totalizando 64 para o domingo. A partir daí, a competição terá oito baterias eliminatórias até a definição do campeão de 2008.
A participação dos dois pilotos do Caragua BMX Clube tem o apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação.(Fonte: PMC)

Comitê Contra a Dengue de Caraguá faz primeira reunião depois de oficializado

Caraguatatuba -  Integrantes do Comitê Municipal Contra a Dengue de Caraguá se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 12 de fevereiro, para o primeiro encontro oficial, depois de divulgado o Decreto 144/07 de oficialização.
Criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o comitê é formado por representantes das secretarias municipais e órgãos como Sabesp, Sucen – Superintendência de Controle de Endemias, Defesa Civil, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba entre outros.
O Secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da participação da comunidade nas ações em combate ao mosquito aedes aegypti no município. “No ano passado tivemos uma morte provocada pela Dengue hemorrágica em Ubatuba e nossa cidade entrou em epidemia. Com a realização de um bom trabalho em conjunto, acredito que vai melhorar. O município já realiza um trabalho bom, em relação a outras cidades que eu acompanho. Espero que este trabalho, envolvendo outros órgãos, gerará um resultado positivo”, disse Alves.
Neste primeiro encontro, o Biólogo Ricardo de Souza, Coordenador dos trabalhos contra a Dengue de Caraguá apresentou aos integrantes do Comitê a situação da doença, no Brasil, Estado e em Caraguá. Para ele a situação é preocupante para este ano. “Os indicadores nos alertam, que se não fizermos algo urgente poderemos ter novamente uma epidemia de Dengue no município. Visando isso e atendendo uma solicitação do Ministério da Saúde criamos esse comitê, com a participação de órgãos que possam nos ajudar a conscientizar as pessoas, quanto à prevenção do mosquito”, explicou Souza.
Para a representante da Sucen de Taubaté, Maria Lúcia Fadel, o Litoral Norte está há anos com ocorrência de Dengue. Segundo ela não é possível acabar com o mosquito aedes aegypti de uma hora para outra, porém com a efetivação do comitê a cidade de Caraguá está dando um passo importante, para que a população e poder público trabalhem juntos e com responsabilidade, com isso os munícipes começam a sentir que fazem parte desse trabalho”, disse e enfatizou que com propostas trazidas de todos os integrantes do comitê, poderá ser feito um grande trabalho para ter um ano sem dengue no município.
Durante e reunião, os participantes deram idéias de trabalhos que podem ser desenvolvidos pelos órgãos e se comprometeram em levar as idéias para cada órgão. Na próxima reunião, que será no dia 11 de março, eles levarão a confirmação dessas idéias para que os trabalhos sejam efetuados com toda a comunidade.(Fonte: PMC)

Mesmo com muita chuva ciclismo de Caraguá trouxe 3 medalhas de ouro de São José dos Campos

Caraguatatuba -  Mesmo a chuva que fez no domingo (10) não tirou os ânimos dos atletas da ACC – Associação de Ciclistas de Caraguá. 17 competidores do município estiveram em São José dos Campos para a competição de abertura do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo e trouxeram três medalhas de ouro para casa. A prova reuniu cerca de 500 competidores de todo o estado
Na categoria Mirim, o atleta Daniel Ornelas Filho retornou as competições em grande estilo e foi o campeão, num disputado sprint; na Infantil, Rafael Alves sagrou-se campeão com facilidade, deixando seus adversários literalmente “comendo poeira”; na categoria Estreantes, Paulo José foi o campeão.
Na categoria Feminino Elite, Sandra Domiciano, que teve um pneu furado durante a prova, ainda teve forças para voltar ao pelotão, após trocar de roda, e terminou em 11° lugar, já Cleonice Faustino ficou com a 20ª posição, apesar das fortes câimbras na última volta. Na Elite Masculino, 148 atletas participaram da prova, quase todos de grandes equipes, e 5 caraguatatubenses estiveram na disputa e provaram muita força de vontade. O atleta Jeffeson Bonifácio ficou em 22º lugar, os outros competidores ficaram nos vários acidentes e não completaram a prova.
De acordo com a associação, a abertura do Valeparaibano fez muito calor e na disputa das últimas baterias aconteceram uma tempestade de granizo e fortes ventos que causaram muitos estragos no evento. “A categoria Sub-30, que estava no circuito no momento que começou a tempestade se refugiou debaixo do viaduto e a Sênior A, nem sequer largou e teve de ser cancelada”, disse Sérgio Minato, atleta da ACC.
A equipe de Ciclismo de Caraguá conta com o apoio da Prefeitura, por meio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação; AMEC – Associação Módulo de Educação e Cultura; loja J.Bike; Geomater Farmácia de Manipulação; Beach Energy; Pont Motos; Power Bar; Supermercado Tam; Forma Atlética Academia; Lima Letras; Auto Posto Marelli; Cia do Crepe; Vídeo Shopping; Cine Caraguá e Café Eletrônico; JPR auto peças e Rádio Oceânica AM.(Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá presta contas na Câmara Municipal nesta terça-feira 12

Caraguatatuba -  O Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, vai à Câmara Municipal na sessão desta terça-feira, 12 de fevereiro, às 19h, para prestar contas das suas ações no segundo semestre do ano de 2007.
Na ocasião, a população terá a oportunidade de receber todas as informações sobre o trabalho do Poder Executivo no município, na aplicação da verba pública em benefício da cidade e da população em áreas como obras públicas, saúde, social, educação, entre outras.
Para o prefeito esta prestação de contas é de extrema importância, pois as ações do Executivo se tornam transparentes para toda a população. “Fico feliz de poder mostrar para a população todo o trabalho que estamos fazendo em benefício da cidade e dos moradores. Com isso faremos uma administração transparente”, disse o prefeito.
No mês de julho de 2007, o prefeito Aguilar foi à Câmara Municipal e prestou contas das ações realizações no primeiro semestre do ano.(Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá parcela IPTU em até 11 vezes

Caraguatatuba -  Prefeitura de Caraguatatuba está concedendo aos munícipes a oportunidade de pagar o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, de maneira mais tranqüila.
Nos dias 10 de janeiro e fevereiro, foi dado o desconto para pagamento de cota única, de 10% e 5% respectivamente. Com o término deste prazo, a prefeitura propõe agora o parcelamento do IPTU em até 11 vezes, com o objetivo de facilitar o pagamento para aqueles que não têm condições de pagar a taxa anual de uma só vez.
Para saber maiores informações sobre o parcelamento de IPTU basta procurar o setor de Cadastro da Prefeitura de Caraguá. Em 2008, cerca de 73 mil carnês foram enviados a proprietários de imóveis da cidade. Para mais informações ligue (12) 3897-8221 ou 3897-8170.(Fonte: PMC)

Projeto “Saúde na Praia” em Caraguá atendeu mais de 1180 pessoas na temporada

Caraguatatuba -  A segunda edição do Projeto “Saúde na Praia”, realizada pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, agradou aos munícipes, turistas e veranistas. No total foram atendidas 1182 pessoas, no período de 7 de janeiro a 8 de fevereiro, com aferição de pressão arterial. A idéia da segunda edição surgiu apóes o sucesso da primeira, no ano passado.
Para o prefeito Aguilar essa é uma ação pequena, mas que tem grande importância para a saúde da população. “As pessoas vêm para a nossa cidade e aproveita a beleza do município para fazer caminhada, corrida e outros exercícios físicos e muitas delas nem sabem que tem algum problema de pressão. O nosso objetivo foi detectar esse problema e orientar essas pessoas a procurar um especialista, isso é preocupação com a saúde do cidadão”, disse o prefeito.
“Este ano, o diferencial foi que conseguimos uma parceria com o Pampanelli Laboratório de Análises Clínicas nesse projeto”, disse o secretário de Saúde e acrescentou ainda, que nenhuma pessoa atendida pela equipe apresentou caso de emergência. “Os atendidos que apresentaram problemas foram orientados sobre os procedimentos corretos para realizarem atividades físicas e para procurarem um especialista”, completou.
No ano passado foram atendidas 1.170 pessoas e além de aferição de pressão, os participantes puderam controlar o peso.(Fonte: PMC)

SEBRAE realiza palestra gratuita de Qualidade no Relacionamento com o Cliente

Caraguatatuba -  O SEBRAE, que em Caraguá atua por meio do Posto de Atendimento ao Empreendedor de Caraguatatuba, com o apoio da Prefeitura Municipal pela SECAD – Secretaria da Administração, realizará a primeira palestra do ano de 2008, destinada a pequenos e micro empresários.
Com o tema “Qualidade no Relacionamento com o Cliente”, a capacitação acontecerá na próxima terça-feira, 19 de fevereiro, às 19h, na sede da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. A realização é do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Caraguá, ACE e AMEC – Associação Módulo de Educação e Cultura.
O evento é destinado a empresários e empreendedores dos segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços, e terá como objetivo abordar os princípios básicos da qualidade total com elementos diferenciados para o atendimento a clientes.
De acordo com o Posto Sebrae de Caraguá, o palestrante Júlio Tadeu Aquino de Alencar, discutirá os conceitos de qualidade e não-qualidade, gestão pela qualidade total, o papel das pessoas na qualidade e o atendimento a clientes com foco na qualidade.
A palestra do Sebrae terá entrada franca e as vagas são limitadas. Para participar basta comparecer ao Posto Sebrae, na rua Siqueira Campos nº 44, no prédio da Secretaria da Administração. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (12) 3897-8198 e 3897-8155. Participe.(Fonte: PMC)

Farmácia consegue obra para a Avenida Brasil

Caraguatatuba -  O Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT), da Câmara Municipal de Caraguatatuba comemora a assinatura do convênio para a construção da galeria da Avenida Brasil, no bairro do Sumaré, nos arredores do centro da cidade. O Parlamentar vem lutando há anos por obras de saneamento naquele local.
O canal da Avenida Brasil, no bairro do Sumaré corta o bairro em toda a sua extensão e tem aproximadamente 1.800 metros de comprimento, variando sua largura de 7 (sete) a 10 (dez) metros. De maioria residencial, o canal recebe água de chuva que desce da Serra do Mar e deságua na praia do centro.
Além da água de chuva o canal recebe também esgoto in-natura de algumas residências que ainda não tem a rede de esgoto da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e devido a isso, predomina o mau cheiro, o que incomoda os moradores.
Há anos o Vereador Carlinhos da Farmácia vem tentando construir uma galeria no local, seja através de ofícios, requerimentos e da inclusão de uma emenda no Plano Plurianual 2005/2008. Há cerca de 3 (três) semanas, o Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) assinou convênio com o Governo do Estado para a construção da galeria, no valor total de R$ 2.941 milhões, pagos integralmente pelo DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias).
A empresa vencedora da licitação da obra deverá finalizá-la em 8 (oito) meses, com início nos próximos 60 dias.
O canal da Avenida Brasil será fechado e urbanizado, terá postes com iluminação pública e ciclovia, além de rampas para deficientes físicos, numa área de 18.900 metros quadrados, sendo 5.400 metros de passeio com pavimentação asfáltica e canalização da galeria.
Segundo Milton Shiba, um dos mais antigos moradores da avenida o aviso de obra é motivo de muita satisfação. “A melhora será de 99%, pois atualmente a situação é deplorável, pois alaga muito e vive cheio de ratos, baratas e pernilongos, além do esgoto in-natura e do mau cheiro. Espero que esta obra resolva o problema”, disse.
Já o Vereador sente-se gratificado com esta vitória. “Considero esta obra como a maior vitória da minha carreira política. Há muito venho lutando para que isso aconteça, pois é inaceitável que um bairro residencial e na totalidade de moradores locais conviva com uma situação como esta. Tenho certeza que o Sumaré será outro quando a galeria estiver finalizada”, frisou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho quer disciplinar agentes do Ditran

Caraguatatuba -  O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), líder de seu partido na Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei que disciplina a ação dos Agentes Municipais de Trânsito. Segundo o Parlamentar, com o projeto os agentes (conhecidos como Marronzinhos) deverão parar o veículo para proceder à infração.
Atualmente os veículos infratores são multados pelos Agentes Municipais de Trânsito tanto em movimento como parados, com o motorista ou proprietário do veículo recebendo uma notificação e posteriormente um boleto com o valor da multa para pagamento.
Com base no projeto do Parlamentar a infração de trânsito só poderá ser lavrada pelo Marronzinho com o veículo parado ou interceptado para isso, ou seja, o veículo deverá ser parado pelo Agente de Trânsito que entregará a multa ao motorista, que assinará o auto de infração.
No projeto as multas que forem remetidas a casa do motorista ou proprietário do veículo que não tiver sido parado não terão validade. No caso do infrator não querer receber ou assinar a multa o Agente de Trânsito deverá obter a assinatura de 2 (duas) testemunhas devidamente identificadas.
O Vereador Lobinho alega na sua justificativa que muitos motoristas são multados por infrações não cometidas, além de no momento da multa não estarem na cidade ou com o carro guardado na garagem. O Parlamentar alega que muitas das infrações, como a falta do cinto de segurança ou o uso de celular no período noturno são impossíveis de serem detectadas. Para o Vereador o trabalho tem que ser disciplinado. “O fato de várias multas erradas estarem sido elaboradas pelos Agentes de Trânsito, colocando em dúvida a veracidade do trabalho, obriga este Vereador a disciplinar e regulamentar a função na cidade, para que o Ditran não seja um ‘caça-níqueis’ do Executivo e o motorista não veja o Marronzinho como um pesadelo”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aguilar inicia Semestre prestando contas

Caraguatatuba -  A Câmara Municipal de Caraguatatuba abre oficialmente o Ano Legislativo de 2008, a 14ª Legislatura, o 4º ano e o 1º Semestre na noite desta terça-feira – 12 de fevereiro – às 19h30, para a Sessão Especial de Prestação de Contas, realizada pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), com base nas atividades do segundo semestre de 2007. O convite ao Prefeito está embasado na Lei Orgânica Municipal (LOM).
A vinda do Prefeito na sede do Legislativo para prestar contas do semestre anterior é uma obrigação constante na Lei Orgânica Municipal (LOM), na Seção 2 – Atribuições do Prefeito – artigo 49, inciso 7º, nos meses de fevereiro e agosto. Na gestão passada uma alteração na LOM determinou que o Prefeito viesse para a segunda Sessão de Prestação de Contas no mês de novembro, apenas em ano eleitoral.
De acordo com a Lei Orgânica Municipal o Prefeito deverá comparecer a sede do Legislativo 2 (duas) vezes por ano – em fevereiro e agosto - sempre na abertura de cada semestre Legislativo, para prestar contas do semestre anterior.
Esta será a 7ª visita de Aguilar desde que assumiu o cargo de Prefeito Municipal em janeiro de 2005 para prestar contas e a 37ª de um Chefe do Executivo desde que a Prestação de Contas foi incluída na Lei Orgânica Municipal, em abril de 1990.
Espera-se que as galerias da Casa de Leis estejam lotadas, principalmente de Secretários Municipais e funcionários de segundo e terceiro escalão, que acompanham a Prestação de Contas realizada por Aguilar.
Conforme o Protocolo, o Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), abre a Sessão Especial de Prestação de Contas, para em seguida, passar a palavra ao Prefeito Municipal, que fará uma introdução dos trabalhos. Logo após, cada Vereador que desejar perguntar algo ao Chefe do Executivo, poderá fazê-lo com um prazo de 5 (cinco) minutos para a pergunta, seguido da resposta de Aguilar ou algum Secretário Municipal destacado para tal com um período de 3 (três) minutos. A pergunta finaliza com a tréplica do Vereador, de 1 (hum) minuto.
A Sessão finaliza com um discurso do Prefeito Aguilar. Na última Prestação de Contas o Prefeito respondeu as perguntas dos Vereadores e em poucas ocasiões solicitou apoio de seus Secretários Municipais.
Por ser ano eleitoral devem ocorrer embates, discussões ou questionamentos políticos, principalmente dos Vereadores da bancada oposicionista, bem como os elogios ao trabalho do Prefeito e agradecimento pelas obras feitas no período.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Janeiro

Caraguatatuba -  A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Comunicação divulga os números da produção legislativa para o mês de janeiro. Tradicionalmente o ano começa com os mais baixos índices de produção.
Em janeiro foram protocolados apenas 4 (quatro) proposituras, sendo 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica, 1 Requerimento, 1 Indicação e 1 Projeto de Lei.
No total foram apenas 20 pessoas presentes, na única Sessão Extraordinária, realizada em 21 do mês anterior e 308 atendimentos, com médias de 30,8 pessoas por Vereador ou 28 pessoas por dia, com base nos 11 dias úteis de janeiro.
Por ser um mês de Recesso, Janeiro e Julho apresentam os menores índices de produção Legislativa, se comparados aos outros meses do ano e aos anos anteriores.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Vereadores aprovam reposição salarial de servidores do Legislativo

Ilhabela - A Ordem do Dia da sessão ordinária de ontem (11/02) contou com apenas com um projeto de lei, o de número 04/2007 que concede reposição salarial de 5% aos servidores da Câmara. O índice foi o mesmo concedido pelo Executivo aos seus funcionários.
O projeto é de autoria dos vereadores que compõem a Mesa Diretora: o presidente Professor Joadir Capucho (PTB), o vice Jadiel Vieira (PTB), o primeiro secretário Beto Campos (PV) e o segundo secretário Zeca do São Pedro (PTB).
Com a aprovação unânime entre os vereadores presentes, a reposição salarial visa devolver aos vencimentos dos servidores, de maneira geral, o poder aquisitivo perdido com a inflação.
Ainda ontem foram apresentados pelos vereadores 8 Projetos de Lei, 3 Projetos de Resolução, 26 Requerimentos, 4 Moções de Louvor e 19 Indicações.(Fonte: PMI)

Audiência Pública debate plantão de farmácias

Ilhabela - A primeira audiência pública realizada pela Câmara de Ilhabela neste ano acontece no próximo dia 18 de fevereiro.
As discussões terão como foco a Lei 530/2007 que dispõe sobre o regime de plantão das farmácias e drogarias existentes no município.
Conforme a lei, de autoria do Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB), deve ser obrigatório o funcionamento de uma farmácia ou drogaria, em regime de plantão, no período compreendido entre as oito horas de um dia até as oito horas do dia seguinte, durante todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
O regime de plantão deve ser supervisionado pela Prefeitura e deve obedecer a uma escala a ser elaborada pelo Poder Executivo, em sistema de rodízio entre as farmácias e drogarias existentes no Município. A escala deve assegurar o atendimento do público e a rotatividade entre os estabelecimentos. Todas as farmácias e drogarias existentes no Município deverão afixar obrigatoriamente, em lugar visível, inclusive quando estiverem fechadas, placa indicativa com o nome e endereço dos estabelecimentos congêneres que estarão de plantão e em regime de atendimento noturno.
“Não raras são as situações em que, acometidos de mal súbito durante a madrugada, necessitamos adquirir medicamentos com urgência e somos surpreendidos com o fato de não haver nenhuma farmácia ou drogaria em funcionamento. Igualmente comuns são as vezes em que, aos domingos ou feriados, recorremos aos serviços oferecidos pelos estabelecimentos em tela e nos deparamos com suas portas cerradas”, justifica o Vereador Dr. Guilherme que também é médico.
O então projeto de lei havia sido aprovado pelos vereadores e vetado pelo Executivo e na sessão do dia 26 de novembro os vereadores derrubaram o veto do prefeito - com apenas dois votos contrários do Vereador Jadiel Vieira (PTB) e do Vereador Márcio Garcia (PTB).
Um dos argumentos do Executivo para o veto é a interferência nas atividades das pessoas jurídicas de direito privado, infringindo o princípio constitucional da livre iniciativa e concorrência.
Já havia sido realizada uma audiência sobre o assunto no último dia 5 de dezembro do ano passado com a participação de diversos comerciantes do setor que apontaram barreiras como a criminalidade, a falta de demanda e os gastos com funcionários para cumprirem plantão.
“Vamos avaliar estes argumentos com muita consideração. A intenção não é causar transtornos nem prejuízos a nenhum comerciante e sim garantir ao cidadão o direito de escolha”, explica Dr. Guilherme. Segundo o parlamentar, a nova audiência deverá debater o assunto e algumas mudanças na Lei que ainda poderão ser feitas.
De acordo com a análise técnica da Procuradoria Jurídica da Câmara a matéria é legal e constitucional e a competência municipal para legislar sobre o assunto é inquestionável.
A audiência pública para a discussão da Lei nº 530/2007 será realizada na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, às 19 horas, na sede do Legislativo Municipal, localizado à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila.(Fonte: PMI)

Prefeito de Ilhabela reajusta o salário dos trabalhadores da Frente de Trabalho pelo mínimo estipulado para empresas privadas

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, reuniu os trabalhadores que fazem parte do Programa Municipal “Frente de Trabalho”, na tarde da última sexta-feira, 08 no anfiteatro do Paço Municipal.
Na oportunidade o prefeito enfatizou a continuidade do Programa e sua importância, assim como o investimento feito em sua administração em apoio à estes trabalhadores, que tiveram seus salários equiparados ao salário mínimo estipulado pelo governo do Estado para empresas privadas, no valor de R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais), conforme o prefeito havia anunciado no final do ano passado.
O Programa “Frente de Trabalho” foi criado em 1999, onde participavam cerca de 73 pessoas, com um salário de R$ 151,00. A partir de 2001, com a administração do prefeito Manoel Marcos, este número vem aumentando ano a ano. Hoje, conta com 152 pessoas contratadas por um período de 12 meses renováveis por mais 12, atuando em diversas áreas, tais como: obras, limpeza pública e serviços gerais, por um período de 6 horas diárias, com direito a cesta básica, auxílio transporte, protetor solar para os que trabalham expostos ao sol e I.N.S.S. pago pela Prefeitura.
O prefeito Manoel Marcos aproveitou a ocasião para parabenizar estes trabalhadores, enfatizando a limpeza da cidade, principalmente nesta época do ano. “Nesta temporada recebemos cerca de 120 mil pessoas entre visitantes e turistas de navios de cruzeiro, e Ilhabela esteve muito bem cuidada, recebi vários elogios pela limpeza e atenção com que, notadamente, temos dado ao meio ambiente”.
Além dos encarregados e trabalhadores da Frente de Trabalho, também estiveram presentes na reunião: os vereadores Joadir Cappucho, presidente da Câmara Municipal, Jadiel Vieira e José Jorge Pereira; o secretário de Administração, Luis Lobo; a diretora de desenvolvimento e serviços Raquel Julião; a diretora do departamento de Recursos Humanos, Raquel Navarro e a supervisora de equipe Alda Torres.(Fonte: PMI)

Projeto Guri abre inscrições em Ilhabela

Ilhabela - O Pólo Ilhabela do Projeto Guri está com inscrições abertas para cursos de Violão, Percussão e Canto Coral. As vagas são para estudantes de 08 a 18 anos e as matrículas devem ser feitas por um responsável.
Os interessados deverão se dirigir à sede do Pólo, localizada à Rua Pernambuco, nº 391, no bairro da Barra Velha, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, e apresentar RG ou Certidão de Nascimento do aluno e um comprovante de residência. Os responsáveis pelos alunos que já participam dos cursos do Projeto deverão comparecer, para assinar a rematrícula.
As aulas são gratuitas e não é necessário ter o instrumento. O Projeto Guri é uma organização Social de Cultura sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens por meio do ensino coletivo da música.(Fonte: PMI)

 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

“Carna +” encerra a folia com muito axé baiano em São Sebastião

São Sebastião - O Carnaval 2008 de São Sebastião só terminou no último final de semana com a primeira edição do “Carna +”, que agitou a Rua da Praia com o axé baiano da Banda Oba!hia. Foi mais um diferencial da folia sebastianense na região.
Além das cinco noites de Carnaval, a Secretaria de Cultura e Turismo estendeu a festa após quarta-feira de cinzas, com bailes populares na sexta (8/2) e sábado (9/2). “A gente ainda estava no clima do Carnaval, por isso, o Carna + foi bem legal. Acho que deve ser realizado sempre. Nas cidades turísticas do Nordeste a festa é mais longa, então, porque a gente não pode ter mais dois dias também”, disse a estudante Carla Maria de Oliveira, moradora do Canto do Mar.
O maior público compareceu na sexta-feira à Praça de Eventos. No sábado, em razão da chuva, o baile começou por volta da meia-noite, mas mesmo assim muitas pessoas se divertiram ao som da música baiana.
A Banda Oba!hia já havia se apresentado na cidade dentro da programação do Réveillon 2007/2008 na Rua da Praia. O grupo trouxe vários sucessos da axé music como: "Fada", "Mais um Beijo", "Quero Chiclete", "Cabelo Duro", "Xibiu", "A Galera", "Praiero", "100% Você" e "Não vou chorar". O Carnaval de São Sebastião contou com desfile de escolas de samba e blocos, bailes populares no Centro e em Boiçucanga, Carnamar na praia do Arrastão e o tradicional Carnaval de Marchinhas na Praça do Coreto.(Fonte: PMSS)

Ator Todd Bryant abre 11ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica na EM Henrique Botelho

São Sebastião - A EM Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande em São Sebastião, recebeu na manhã desta terça-feira (12/2), o ator de Hollywood Todd Bryant, que participou da abertura da 11ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronátutica (OBA). Ele interpretou o Capitão Klaa do filme Jornada nas Estrelas 5 - A Fronteira Final (Star Trek V: The Final Frontier), exibido antes da palestra com os mais de 100 alunos presentes no auditório da unidade.
A abertura da OBA contou com a presença da secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite e da diretora do Departamento Pedagógico, Genoveva Pons Garcia. Com muita simpatia, Bryant respondeu as perguntas dos alunos relacionadas a efeitos especiais, truques de maquiagem, espaçonaves, a vida de dublê e os personagens de “Star Trek”. O astro declarou que não é muito comum estar em escolas para divulgar seu trabalho, mas foi um prazer participar da abertura da OBA e estar em contato com os alunos. “Neste ano vou trabalhar como dublê em um longa-metragem da série televisiva ‘O elo perdido’. Gosto mais de atuar como dublê pela adrenalina que a profissão proporciona”, afirmou o artista.
Todd Bryant veio acompanhado de sua esposa, a arquiteta e paisagista de Ubatuba, Selma Regina Bryant. Eles oficializaram o matrimônio na última semana. Apaixonado por esportes radicais, o ator informou que a praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião é excelente para o surfe. “Nos conhecemos quando ele veio pela primeira vez ao Brasil, em dezembro de 2007. Agora aguardo o visto americano para que possamos morar juntos nos Estados Unidos”, explicou Selma.
O estudante que obteve o segundo lugar na OBA em 2007, Gustavo Ankermane, disse que a presença de Todd Bryant na escola foi muito importante. “Achei muito legal um ator internacional estar na EM Henrique Botelho. Acredito que com isso mais alunos sejam incentivados e motivados a participar da Olimpíada”, disse Ankermane.
A prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica será realizada em todo o país no dia 9 de maio. A competição discutirá temas atuais como aquecimento global, tipos alternativos de energia, entre outros. A prova prática deste ano será a construção de um "relógio celeste".
Com o evento, a escola integra várias disciplinas, como Geografia, Artes, Ciências, Matemática, Português e História. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio em todo território nacional.(Fonte: PMSS)

Bolsa Família inicia recadastramento de beneficiários na região central

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), iniciou nesta semana o recadastramento dos usuários do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, na região central, após convocação realizada na última sexta-feira (8/2).
A idéia, segundo a Setradh, é fazer o recadastramento no plantão social em Boiçucanga, na Costa Sul, no dia 15 de fevereiro. As convocações, que visam a atualização do endereço, telefone, idades e outros requisitos, serão feitas aos poucos via telefone ou visita da assistente social.
O recadastro será primordial para as famílias que possuem jovens entre 15 e 17 anos, já que a partir de março o Governo Federal vai liberar novos benefícios no valor de R$ 30, ampliando o repasse financeiro familiar para mais de R$ 112, dependendo do número de filhos, que devem estar matriculados e freqüentando escola pública.
Além do acompanhamento e fiscalização dos 2.052 beneficiários inseridos no programa, a Prefeitura também promove cursos de qualificação profissional cumprindo os objetivos do Bolsa Família. Informações podem ser obtidas na sede do programa, que fica na Rua Sebastião Silvestre Neves, 221, Centro de São Sebastião, pelos telefones (12) 3891-2010/3892-2844 ou no site www.mds.gov.br. (Fonte: PMSS)

Chuva de gols marca amistoso de aniversário do E. C. Unidos do Olaria

São Sebastião - O Esporte Clube Unidos da Olaria, time da região central de São Sebastião, comemorou no último fim de semana (9 e 10/2), o seu 16º aniversário de fundação. Em meio a muita música e boas jogadas, jogadores e comunidade prestigiaram os amistosos nas categorias sub-10, sub-13, sub-17, feminino, amador e veteranos.
O grande destaque ficou para a vitória de 5 a 4 do grupo amador do time aniversariante sobre o Tradição, que aconteceu na manhã do domingo no campo do Morro do Abrigo. Os gols foram de Fabrício, Ohara, Negão e Dênis. “A comemoração foi muito boa, pois a comunidade compareceu em peso e todos os atletas realizaram partidas sem violência”, destacou o presidente Sérgio Marcos de Oliveira.
Fundado no dia 23 de janeiro de 1991, o Esporte Clube Unidos do Olaria teve destaque em seu primeiro ano com o vice-campeonato da 1ª Divisão do Campeonato Municipal Amador, além de títulos obtidos em campeonatos regionais, como o Torneio de Ribeirão Branco, disputado em agosto de 2006, no município de Paraibuna.
O próximo compromisso da equipe é o amistoso contra o União de Maresias, previsto para o próximo domingo (16/2), às 9h30, no campo do Porto Grande, também na região central de São Sebastião.(Fonte: PMSS)

Cia do Crepe e Pacuíba fazem confronto decisivo na Copa São Sebastião

São Sebastião - O clima promete esquentar nesta terça-feira (12/2), a partir das 19h, no campo de futebol de areia da Rua da Praia, com a abertura da 4ª rodada da 2ª Copa São Sebastião de Beach Soccer Feminino. O destaque fica por conta do “duelo dos desesperados”, entre Cia do Crepe e Pacuíba, que ainda não pontuaram e seguem na lanterna da competição.
Outro fator que movimenta o confronto é que o time derrotado será automaticamente eliminado da disputa, já que restam duas rodadas para o fim da fase classificatória para a decisão do campeonato e apenas seis pontos em jogo. “O Campeonato serve como aprendizado para as jogadoras, porém queremos a vitória para continuarmos vivas e buscarmos a nossa recuperação”, afirma Ivanete dos Santos Ferreira, lateral direito do Cia do Crepe.
Para Valdino Pereira de Andrade, treinador do Pacuíba, o problema que levou às derrotas anteriores foi a falta de entrosamento. “Sabemos da capacidade das garotas, porém temos que melhorar em todos os setores do time, para que assim, melhore os nossos resultados”, analisa.
Ainda na terça, às 20h, o campo da Rua da Praia será palco do jogo entre Colinas e Barra Velha.(Fonte: PMSS)

Comissão técnica inicia alterações no projeto do Plano Diretor

São Sebastião - Membros da comissão técnica da Prefeitura de São Sebastião, formada por profissionais de várias secretarias municipais, retomaram na última segunda-feira (11/2), as discussões em torno do Plano Diretor Participativo da cidade, devolvido pela Câmara no final de janeiro deste ano.
Os técnicos iniciaram a mudança de texto no projeto, seguindo as orientações sugeridas pelo Ministério Público local, através do promotor de Justiça de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Litoral Norte, Fábio Rodrigues Franco Lima.
Em seus apontamentos, o promotor solicita que o Executivo estabeleça os índices de aproveitamento mínimo e máximo para a implantação da outorga onerosa e parcelamento compulsório. Outro item exigido pelo promotor é a de efetuar a compatibilização das áreas municipais com o Zoneamento Ecológico Econômico, estabelecido através de decreto do Governo do Estado.
De acordo com o presidente da Comissão Técnica e secretário de Meio Ambiente, Teo Pedroso Balieiro, as alterações solicitadas pelo promotor serão efetuadas e nos próximos dias o Executivo encaminhará novamente o projeto do Plano Diretor.
“O atraso na votação do Plano Diretor prejudica a busca de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o desenvolvimento de São Sebastião”, cita o presidente. “O planejamento urbano participativo é ferramenta necessária para a garantia de direitos constitucionais como o acesso ao saneamento básico, à moradia, a terra urbanizada e aos bens de uso comum do povo, como as praias e costões rochosos”.
O Plano Diretor define as diretrizes e propostas para o crescimento de São Sebastião, divididas em temas como saneamento ambiental, educação, segurança, habitação, saúde, patrimônio cultural, turismo, cultura, esporte, acessibilidade e mobilidade urbana. Esses temas foram debatidos nas reuniões com a comunidade durante quase um ano.(Fonte: PMSS)

Faculdade de São Sebastião realiza em março a formatura das primeiras turmas

São Sebastião - Dentro da programação de comemoração dos 372 anos de emancipação política do município, as Faculdades de São Sebastião (Fass) realizam em março a formatura de suas primeiras turmas. A colação de grau será no dia 13 e o baile no dia 14, ambos no ginásio José de Souza Gringo (Gringão).
De acordo com a integrante da Comissão de Formatura, Kátia Carneiro Cunha, serão cerca de 70 formandos dos cursos de bacharelado de Administração Geral, Administração com Habilitação em Gestão Ambiental e Administração com Habilitação em Sistema da Informação e Turismo e Hotelaria. “Ficamos muito lisonjeados com a informação de que a formatura fará parte das comemorações da cidade. A Prefeitura sempre foi uma grande parceira da Faculdade, apoiando e incentivando todos os projetos”.
A Fass é a única faculdade de São Sebastião e já conta com outros cursos como Direito, Pedagogia e Letras: Língua Portuguesa e Espanhola e suas Literaturas(Fonte: PMSS)

Freqüência de moradores e turistas na Rua da Praia supera as expectativas

São Sebastião - O movimento de pessoas que freqüentaram a Rua da Praia em São Sebastião durante esta temporada superou as expectativas da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss). O sucesso, segundo os comerciantes entrevistados, se deve à Reurbanização do Aterro e Revitalização da Rua da Praia, que possibilitou a volta da família a um dos cartões postais da cidade.
A programação “Verão em São Sebastião tem muito mais emoção”, proposta pela Prefeitura, através da Sectur, levou mais de 200 mil pessoas à Rua da Praia somente nos dias de shows de renome nacional com Exaltasamba, Paralamas do Sucesso, Djavan, Beth Carvalho, Calcinha Preta, Pitty e Tihuana, agradando um público variado, vindo de vários lugares, como por exemplo a família de Michele Santos, que veio de Rio Claro, a quase 400 km de São Sebastião, só para conferir o show do cantor Djavan. “Vim pelo Djavan, mas gostei muito da cidade também”, declarou na ocasião.
De acordo com Fábio Aranha, presidente da Aciss, ainda não há um percentual que traduza a quantidade de turistas e moradores que passaram pela Rua da Praia em relação aos anos anteriores, mas com certeza é visivelmente maior. “Apesar da temporada curta e janeiro ser um mês caro devido ao pagamento de impostos, material e matrículas escolares, os comerciantes da Rua da Praia tiveram um ótimo movimento. Hoje, graças aos investimentos, o pai pode consumir nos restaurantes enquanto os filhos brincam com segurança no playground ou na pista de skate. Isso é muito bom”, afirma.
O comerciante Junior Rocha, proprietário da Sorveteria Rocha II, disse que o movimento foi bom, principalmente pela revitalização e programação de shows, mas poderia ser ainda melhor se não tivesse chovido tanto. “Particularmente para o meu comércio o tempo influencia bastante”, explica.
João Correia Senna Filho, proprietário do Choppetisco do Gigante e Açaí Nápoli também comemora os lucros. “A revitalização possibilitou uma disseminação no movimento, todos os comércios tinham gente, quando que antigamente, o movimento era dirigido a um ou outro estabelecimento”, opina.
Agora, as atenções estão voltadas aos projetos e eventos para continuar atraindo público ao local, combatendo a sazonalidade da chamada “baixa temporada”. Segundo Júlio Buzi, secretário de Cultura e Turismo, a intenção da pasta é incrementar os eventos já realizados durante esse período, como o Encontro de Carros Antigos, São Sebastião Matsuri, Mostra Livre de Dança, de forma que cresçam e atraiam cada vez mais público a São Sebastião. Ele ainda cita as ações em parceria com outras secretarias, como por exemplo, o Congresso da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), iniciativa da pasta da Educação, que deverá reunir cerca de 600 pessoas no município no mês de março. (Fonte: PMSS)

Idosos voltam às aulas no Projeto Atividade

São Sebastião - O Projeto Atividade, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes, retomou as aulas nesta segunda-feira (11/2). Atualmente o projeto atende cerca de 380 idosos em 20 modalidades. A partir de agora, todas as segundas-feiras o Tebar Praia Clube vira palco da alegria e disposição da “melhor idade” que participa ativamente das atividades propostas. Este ano, o diferencial serão as aulas hidroginástica e natação na piscina do CAE do Pontal da Cruz, todas as sextas-feiras.
De acordo com Ricardo Rosa, coordenador do Atividade, a intenção é aumentar o número de alunos. “Queremos ampliar ainda mais o número de participantes e além das atividades físicas, vamos focar nas competições locais e regionais”, explica.
Em março, São Sebastião terá representantes em mais uma edição dos Joris (Jogos Regionais do Idoso), que será realizado em Ubatuba entre os dias 23 e 30/3. Segundo Rosa, a cidade pretende inscrever participantes em todas as modalidades (atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas dança de salão, dominó, malha, natação, truco, voleibol adaptado, xadrez e tênis de mesa adaptado) e a partir da próxima semana os professores já começam a trabalhar nas seletivas.
A participação nessas competições contribui, entre outros benefícios, para a elevação da auto-estima dos participantes. “A vida é uma competição e ao participarem de jogos como esses, eles se sentem importantes, pois se tornam atletas, representando a cidade”, comenta Denise Peixoto, uma das professoras do projeto.
Muitos são os motivos que levam os idosos a integrarem o Atividade, mas a importância que o projeto representa em suas vidas é comum à maioria dos alunos. “Aqui me sinto bem. É muito bom deixar tudo de lado uma vez por semana para participar desse divertimento”, avalia Claudete Silva, 75 anos, moradora do Centro.
João Baptista, 67 anos, residente no bairro São Francisco, freqüenta as aulas junto com a esposa. Ele afirma que o projeto melhorou sua vida física, mental e espiritualmente. “É muito bom e muito importante participar do Atividade e mais ainda, representar a cidade nas competições”, declara.
Para participar do projeto, que é exclusivo para idosos, é necessário ter 55 anos e ser morador de São Sebastião. O interessado deve comparecer munido de documentos ao Tebar Praia Clube às segundas-feiras e procurar um representante do Fundo Social. Pela manhã, o Atividade oferece as modalidades caminhada, alongamento, musculação, basquete adaptado, jogos de salão (dominó, truco, buraco, damas, xadrez), yoga, hidroginástica, tênis de campo.
Já à tarde, os idosos podem praticar badmington, queima-gol, hidroginástica, natação, dança sênior, tênis de campo, tênis de mesa, coreografia, yoga e voleibol adaptado. Mais informações (12) 3892.4991.(Fonte: PMSS)

Telecentro forma 1ª Turma de trabalhadores cadastrados no PAT

São Sebastião - A primeira turma de trabalhadores cadastrados no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião concluíram o curso básico de iniciação à informática promovido numa parceria entre o órgão e a ONG Sorri, que administra o Telecentro Digital, localizado no Centro Comunitário da Topolândia. Ao todo, 24 pessoas foram certificadas e o objetivo do PAT é contribuir na formação dos profissionais e ajudá-los na procura de emprego no município.
Vanessa Jesus, 22 anos, reside na Topolândia e foi uma das alunas. Segundo afirmou, o curso foi muito bom e agora sua expectativa é que a busca por uma recolocação no mercado de trabalho seja mais fácil. Neide Souza, 23 anos, moradora do Itatinga, compartilha a mesma opinião. “O curso foi muito importante para mim e acredito que isso irá facilitar a busca por um emprego”, conclui.(Fonte: PMSS)

Pontal da Cruz recebe reunião comunitária nesta quarta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Governo (Segov) realiza nesta quarta-feira (13/2) a primeira reunião comunitária do ano, na EM Maria Francisca Tavolaro, no bairro Pontal da Cruz às 18h30.
Na ocasião, moradores poderão tirar dúvidas e fazer sugestões ao prefeito Dr. Juan Garcia e seu secretariado. Com essa edição, a Prefeitura de São Sebastião contabiliza 53 reuniões comunitárias desde 2005. Tal iniciativa integra o projeto de governo participativo implantado pela administração municipal.(Fonte: PMSS)
 

 

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes Terra Caiçara ACIU
ACIU informa: S.O.S Cheques & Documentos

Ubatuba - Cheques e documentos roubados, furtados ou extraviados são frequentemente usados em golpes e fraudes, causando graves inconvenientes para seus usuários, por isso, em caso de roubo, perda ou extravio, denuncie imediatamente.
Além de proteger a si próprio, você ajudará a coibir a ação de criminosos e contraventores que causam prejuízo a você, ao comércio e a toda a sociedade.
Serviço gratuito, atendimento 24 horas, inclusive nos fins-de-semana e feriados, inclusão imediata do alerta na rede, abrangência nacional.
Comunique roubo e extravio de cheques e documentos:
Telefone: 0800- 011-1522
Site: www.apoioaoconsumidor.com.br (Fonte: ACIU)

Empresário de Ubatuba sofre seqüestro relâmpago

Ubatuba - O empresário Sérgio Gouveia, proprietário da “Foto Kikut” de Ubatuba, sofreu nesta manhã de segunda-feira, 11, um seqüestro relâmpago.
Segundo a esposa do empresário, dois bandidos o renderam quando ele estava saindo de casa, o obrigando a ir até sua loja e recolher todo o dinheiro que estava lá. Após ter sido feito isso, os seqüestradores levaram Sérgio para São Sebastião-SP, lá o libertaram e fugiram com o carro do empresário.
Ainda segundo a esposa do empresário, Sérgio está bem e já lavrou boletim de ocorrência nas cidades de São Sebastião e Ubatuba. (Fonte: ACIU)

Ruas do centro de Ubatuba terão bikelane

Ubatuba - A secretaria de Obras da Prefeitura e a Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba iniciaram no último sábado, 9, os trabalhos nas ruas do centro que visando a implantação de bikelanes. Os serviços foram iniciados na rua Liberdade, que terá a faixa destinada para bicicletas em toda a sua extensão. Na avenida Rio Grande do Sul a bikelane será instalada da altura da rua Acre até a avenida Professor Thomaz Galhardo. A próxima bikelane será construída na rua Coronel Domiciano, no trecho compreendido entre a rua Liberdade e avenida Professor Thomaz Galhardo.
De acordo com o cronograma da secretaria de Obras, os serviços deverão ser concluídos dentro de 45 dias, dependendo das condições climáticas. Os recursos das obras são oriundos da própria Prefeitura e de convênio firmado com o Ministério das Cidades. “Já implantamos a bikelane durante a temporada na avenida Leovigildo, no Itaguá, garantindo assim maior segurança para bicicletas, carros e pedestres e ordenando o fluxo. Agora estamos iniciando esse processo em algumas ruas movimentadas do centro da cidade”, explica o prefeito de Ubatuba, Eduardo César.
O prefeito lembra ainda que além da segurança aos ciclistas, a implantação de faixas específicas para bicicletas no município visa garantir maior trafegabilidade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. “Temos em Ubatuba ótimas condições topográficas para a utilização de bicicletas e porque não aproveitarmos isto em benefício do meio ambiente, que é nosso maior patrimônio?”, avalia Eduardo César.

Outras bikelanes
O projeto cicloviário de Ubatuba da prefeitura prevê implantação bikelanes em outros bairros de Ubatuba. A rua 15 de novembro, que liga o bairro do Itaguá ao Centro, passando pela Estufa I, também terá a faixa exclusiva para ciclistas.
O bairro do Taquaral também será contemplado com uma bikelane, que irá desde a Rodovia Rio Santos até o ponto final do ônibus. Outro trecho da avenida Rio Grande do Sul, que terá a faixa será da praça Tancredo Neves até a rua 15 de Novembro, na Estufa I. (Fonte: PMU)

Ex-atleta da Escolinha de Futebol Rubens Salles e destaca no Campeonato Paulista de Futebol

Ubatuba - O jogador Felipe Azevedo Santos, uma das revelações do Campeonato Paulista de Futebol é resultado do trabalho desenvolvido na Escolinha de Futebol Rubens Salles.
Jogando pela equipe do Ituano, Felipe já marcou dois gols na competição, nas partidas contra São Paulo e Palmeiras.
Descoberto nos Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP), jogando futsal pela equipe da Escola Semíramis Prado de Oliveira, Felipe foi levado para a Escolinha de Futebol Rubens Salles, onde iniciou os trabalhos no futebol de campo. “Percebi que o garoto tinha um talento que não podia ser desperdiçado”, conta André Paulo Aliste, um dos treinadores da escolinha. Da Escolinha, Felipe seguiu para a equipe juvenil do Brasília Atlético Clube (equipe de Ubatuba), onde foi campeão municipal da categoria.Desde então Felipe atuou nas categorias de base do XV de Piracicaba e de lá foi levado para o Ituano (com mais 16 jogadores) através da parceria entre a equipe e a empresa Traffic, que administra o futebol da equipe de Itu.
“É mais um grande nome do esporte que surge em terras ubatubenses, fato que nos enche de orgulho. Acredito que por ter apenas 20 anos, Felipe terá um futuro brilhante pela frente, inclusive podendo ser contratado por equipes do exterior”, disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr.(Fonte: PMU)

Capoeiristas de Ubatuba conquistam medalhas no mundial da modalidade

Ubatuba - Ubatuba fez história na capoeira mundial, ao voltar com duas medalhas da seletiva brasileira e duas do primeiro campeonato mundial da modalidade, disputado na cidade de Araras nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, interior de São Paulo.
O torneio, disputado por mais de 90 atletas de Brasil, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, São Tomé Príncipe, México, Canadá, Indonésia, Bélgica e Armênia, teve a participação das atletas Mariana Zemel (senior leve feminino) e Talita Aline Narciso (juvenil pesado feminino) da Academia Unidos à Liberdade (Tradição) do mestre Junior Preguiça.
Mariana conquistou o primeiro lugar na seletiva e no mundial, enquanto Talita ficou em segundo em ambas as competições. Para Mariana a conquista foi muito importante : “A capoeira em Ubatuba tem obtido grande progresso e esse resultado no mundial vai aumentar a procura pela modalidade”, disse a atleta.
O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr. parabenizou as atletas “A capoeira de Ubatuba vem conquistando bons resultados e essas conquistas no campeonato mundial vem coroar o trabalho da modalidade no município. A meta da administração do prefeito Eduardo César é continuar investindo nas modalidades esportivas praticadas no município para obter resultados de sucesso, como esse”, comentou o secretário.
Os representantes de Ubatuba fizeram questão de agradecer pessoalmente a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer na tarde de segunda-feira, 11, onde foram recebidos pelo coordenador de esportes Luiz Roberto Sant’anna. (Fonte: PMU)

Ponte sobre o rio Tavares recebe nova estrutura

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Obras, iniciou na última semana a troca de todo o guarda corpo (guard rail) da ponte sobre o rio Tavares, no bairro do Itaguá.
A antiga estrutura estava toda comprometida devido a corrosão. No projeto está prevista a colocação de 70 m2 de guarda corpo com estrutura em aço galvanizado. A obra, toda com recursos da Prefeitura, está orçada em R$ 61.334,00 e deverá ser concluída dentro de 30 dias. A ponte sobre o rio Tavares tem 37 metros de comprimento. “Além do visual ruim para uma via de acesso tão utilizada especialmente pelos nossos turistas, a estrutura da ponte sobre o Rio Tavares também estava comprometida, oferecendo riscos aos usuários. Em pouco tempo teremos uma nova estrutura, mais segura, moderna e compatível com as nossas belezas naturais”, afirmou o prefeito Eduardo Cesar. (Fonte: PMU)
 




SEMANA DE 08/02 a 14/02/2008
Cine Porto. 3833 2066

Encantada
Comédia Dublada
ás 16:00hs

P.S. eu te amo
Romance c/ Hilary Swank!!!!
ás 18:00hs

Eu sou a lenda
Ficção Científica c/Will Smith e Alice Braga
ás 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

“UBATUBA FESTIVAL”

Ubatuba Festival!
Festival de natureza! Natureza farta! Tanta beleza...
Festival de magia, encanto, emoções,
Surpresas e expectativas.
Festival de amigos, encontros e desencontros;
De cores, de versos, de sons.
Festival de música! De talentos, de artistas,
Que numa alegria, sem igual, repassam seus dons
Com graça, harmonia e vibração que a todos contagia.
Festival de Marchinhas!
O ritmo dos tambores, das cordas, dos metais.
Blocos, fantasias e adereços!
Gritos, cantos de alegria, nostalgia...,
Sob a condução do amigo “mestre” incansável.
Tesouro! Puro talento da “terra”, doado, revelado,
É..., só agora entendi o carnaval.
Carnaval do povo. Carnaval de gente:
Pobres, ricos, brancos, negros, patrões, empregados...
Gente livre! Gente feliz, sem qualquer preconceito,
Se mistura gingando, brincando, cantando,
Sentindo-se “Príncipe” ou “Cinderela”, trajando uma
Linda veste com sapatos de cristal!
Não importa se na realidade a veste é simples ou de cetim brocado.
Neste clima de união, folia e magia,
Tudo se transforma, afinal, em carnaval!
Ah!... Ubatuba...
Quantos encantos arrebatam meu coração!
Por isso e muito mais, és
“Ubatuba Festival!”


Leda Piranda Cardoso



Poesia e solidão

A maioria dos poetas
carrega um farnel
de poemas e solidão
e deles se alimentam
como o vulgo
tira o sustento do pão

Mesmo com namorada
mesmo com o pé na estrada
mesmo com profissão
sua vida verdadeira
desenvolve-se na solidão

Mesmo em praças públicas
ou em portas de bares
ou no burburinho dos lares
o poeta estrictu sensu
somente será encontrado
no cultivo do silêncio

E acham graça e lirismo
em nuvens de calças
em ruas de cataventos
nas cinzas das horas
em anjos depenados
e em coralinas coras.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

DE OLHO

Gostaria de me reportar aqui a dois artigos da Prefeitura de Ubatuba, S.P, no “Litoral Virtual”
1 - Fiscalização apreende mais de mil itens de bebidas vendidas irregularmente
Pois bem,
Neste primeiro título, é interessante ver como os pobres diabos não estabelecidos, pagam o pato pelos desleixos acontecidos nessas nossas praias ubatubanas,( embora tenha político que sempre dá um "jeitim”). Político tem sempre coração bondooooso, vimos isto em outra reportagem sobre mesmo assunto, aqui nesta cidade e, são tantos os vendedores que ambulam, muitos de cidades vizinhas, e até turistas,( temos também este tipo de turismo em Ubatuba) que se torna impossível dar guarida a todos. Já o mesmo não acontece com alguns que, igualmente fora da lei,estabelecem-se, vendem sem alvarás nem licenças, portanto alguém deu o jeitim...) e que não são importunados. Será que é porque estes já tem títulos eleitorais daqui ou há sempre corações bondosos nestas paragens.
Quanto ao segundo artigo, - Estufa II recebe a Caravana da Saúde- . Que está acontecendo com o Programa de Saúde da Família? Foi de fato pro brejo? Segundo o que se sabe, é justamente isto que este programa faz, portanto é chover no molhado ou...Será que assim também se faturam votos .... ou estarei enganada?
 

Maria Cruz
mccancellier@yahoo.com.br


“ADMINITRAÇÃO MENTIROSA”

Diversos escribas já afirmaram que “nunca antes”, nenhuma administração, mentiu tanto e fez o povo de trouxa quanto a atual. São mentiras que além de ofensivas à inteligência prejudicam o bolso de todos os cidadãos que tem propriedades em Ubatuba. Fixarei a atenção em apenas uma.
Anunciaram que o carnê do IPTU teria aumento de 7% (sete por cento). Aumento já draconiano para os impostos e taxas que pagamos em Ubatuba. Ao receber o carnê os cidadãos tiveram um susto. A taxa de lixo teve aumento superior a 46% (quarenta e seis por cento). Não há justificativa para esse aumento. Nada parecido aconteceu com nenhum setor da economia nacional. As justificativas que os funcionários da Prefeitura davam aos que perguntamos eram ofensivas e irritantes.
Frente a esse absurdo e como perguntar não ofende, segundo o dito popular, perguntamos: Será um convite para os bons pagadores guardarem os carnês na gaveta (os maus pagadores já usam essa tática) e esperarem uma daquelas leis de anistia nos próximos meses ou anos?. Será para fazer caixa de campanha?. Os políticos melhor informados afirmam que é do lixo que saem as grandes verbas para as campanhas políticas. Políticos, quando fora do poder, costumam falar verdades.
Será para extorquir os trouxas? Ficamos sabendo que os espertos já não pagam as taxas de lixo e de limpeza pública. Conseguiram, na Justiça, isenção, por serem inconstitucionais, como muito bem provou, a Dra. Natália Ribeiro do Valle, em seu magistral artigo: “TAXA DE BOMBEIROS- UMA REFLEXÃO” ( Litoral Virtual 31-01-08 e Jornal “A Cidade” de 02-02-08 pg 02) Recomendamos a leitura e agir em conseqüência.
O Dr. Walter Ceneviva em seu artigo: “VISÃO MORAL E TRIBUTO” afirma: “O administrador público que aumente indevidamente os impostos ofende especialmente o princípio de moralidade, previsto no artigo 37 da Constituição”. (FOLHA C2, de 09-02-08).
A conclusão é óbvia: Nunca se mentiu tanto e cobraram-se tantos impostos e taxas inconstitucionais em Ubatuba. Esperamos que a mentira tenha perna curta.
Viva UBATUBA. Sem dengue e sem caluniadores.
 

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, 12 de Fevereiro de 2008


Carnaval e a frase perfeita!

...Censurado...ele ( o carnaval) pode ser um dos principais produtos de um destino (Rio, Salvador e Parintins) como também ser apenas um "acessório" que pode compor, com outras atrações, um calendário de eventos. O carnaval do Brasil transformou-se em um "produto" turístico de importância internacional. Blá, blá blá... Aqui, em Ubatuba o carnaval é apenas mais um esperado feriado. Esperado, principalmente por aqueles que precisam, por motivos óbvios e, econômicos, compor a (cada vez mais baixa) "ocupação" anual ou, manter estável o faturamento já espremido pelas despesas, assediado pelos encargos e, sufocado pelos numerosos clandestinos. Nosso mal é maior. Está muito além da falta do sol e, das previsões (negativas) do tempo. Sofremos com a queda crônica, sistemática e, vertiginosa, da qualidade da freqüência. O "intervalo" da atividade deveria estar em qualquer ponto entre o ideal possível e, o popular organizado. Turismo e veraneio para todos. Claro! Mas, estamos proporcionando e, de certa forma priorizando, gratuitamente, uma verdadeira reserva de mercado aos clandestinos, que dão suporte e oferecem infraestrura a maioria do populesco predador! Água e óleo não se misturam. O bom, simplesmente desaparece! Priorizar ou não manter posturas que controlem o turismo e, o veraneio libertino, que esta se fazendo (cada vez mais) presente e, impondo suas (péssimas) condições, é "voar" na maionese. É "estolar" e "entrar em parafuso". Aí, é só esperar pela explosão. Navios? Se continuar assim, vamos nos preparar para ficar admirando as tais belonaves. Li Sidney Borges em recente opinião em "Carnaval em Ubatuba" publicada no Víbora da WEB afirmar : " Tenho lido e escutado muita bobagem a respeito do carnaval" . É a mais pura verdade. Não posso deixar de concordar com a sua feliz frase. Ela é perfeita!
 

Ronaldo Dias


PORONGO

De tanto berrar acorda, faz conexão, Tico e Teco operando e finalmente o balaústre da ponte do rio Tavares X rua Guaicurus vem abaixo. De aparência vergonhosa, sujo e encardido, com seu reboque podre e ferragens expostas.
Todo entulho da demolição foi deixado no local sobre o espaço destinado a pedestres cujo destino é a outra margem do rio obrigados face as circunstancias a usar o espaço destinado a veículos automotores.
Evidentemente o responsável pela reforma ignora princípios básicos de limpeza, estética, respeito e segurança. Fica a esperança que esse entulho não seja totalmente jogado no leito do rio já que parte foi em virtude de não haver uma proteção com essa finalidade.
A expectativa é que essa “obra” termine um dia, um balaústre igual ao da outra ponte só para combinar, postes de iluminação, jeca não, tipo bonitinhos. A remoção do entulho deve ser feita a toque de caixa e ao tirar o entulhinho que caiu no rio aproveitar para tirar os grandes blocos de concreto ali jogados por administrações anteriores.
Depois da dengue a coqueluche do momento que contaminou todo o município são os painéis digo outdoors, já que por aqui depois de Miami ciclovia virou bikelane. Pois é, tem outdoor poluindo o visual e alardeando o que foi e será feito. Fazer e administrar foi o compromisso assumido, assim como honestidade não é virtude e sim obrigação fazer e administrar são obrigações assumidas e é por isso que estão na folha de pagamento da sociedade. Com o tamanho, quantidade e valor desses outdoors poderia ter sido feita toda sinalização indicativa do município que tanta falta faz a todos e talvez sobrasse uns trocos.
A divulgação de boletins metereológicos foi apontada como a grande vilã da baixa performance do comercio no carnaval. Na segunda feira de carnaval por volta de 11:00 horas a fila de automóveis sentido cidade estava parada nas proximidades do Saco da Ribeira, gente é que não faltou nesse carnaval.
Assim poderia ser motivo de reflexão que a quantidade não é tão fundamental quanto à qualidade, que se os empresários fossem prestigiados pelo poder público não sofreriam a concorrência de ambulantes sazonais que vendem alimentos, cangas, óculos de sol, protetor solar bebidas objetos de decoração e o que existe por aí, não aconteceria vinte pessoas ou mais dentro de uma casa de dois dormitórios, não...
Ultimamente tem se falado mais em turismo, foi montado um oba oba para o Island com fogos de artifício, tapete vermelho, policiamento maciço, sobrevôo de helicóptero, transporte grátis em ônibus chique com ar condicionado até presença de “artoridades” locais e não locais.
O meio de locomoção utilizado por turista não se restringe a automóvel e navio existe outra alternativa que é o ônibus e o ponto final dele é a estação rodoviária. Lá ao contrário do píer do Tamoios Iate Clube tudo é diferente, não há receptivo, policiamento, vãns com ar condicionado e se a chegada for no último horário estará fechada, às escuras.
Fazer tipinho é fácil e o pior é que tem quem acredite, bate palmas, dança, assovia e carrega a bandeira. Apesar das semelhanças com o porongo, duro por fora e oco por dentro, fico com ele que tem alguma utilidade.
 

Ezio Pastore Jr.

 

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Portinho © Fumagalli

Portinho
© Fumagalli

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor