Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2008 - Nº 1918 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região


Caraguatatuba
PM afasta policiais suspeitos de torturar menor

Procon de Caraguá é ampliado
Caraguá contrata médicos psiquiatras para atendimento no CAPS
Secretária de Educação presta depoimento a CPI da Merenda Escolar
Escola do Perequê-Mirim em Caraguá promove confraternização para mais de 370 crianças

Ilhabela
Ilhabela realiza a 3a. Ação Cidadania
Presidente indica reforma em áreas de lazer na Prainha
Capucho indica pintura de pontes na SP-131
Empresários de Ilhabela foram contemplados pelo Banco do Povo Paulista

Câmara de Ilhabela recebe PL que institui Programa de Saúde Animal

São Sebastião
São Sebastião registra mais de 630 mil veículos em janeiro
São Sebastião será palco de Simpósio Internacional de Biomassa
Balanço da temporada e poluição das praias entra na discussão do Comtur
São Sebastião intensifica trabalho com grupos de hipertensos e diabéticos
São Sebastião recebe Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas
São Sebastião será palco do Circuito Paulista de Skate
Prefeitura discute Plano de Desenvolvimento da Educação

Prefeitura e Sabesp assinam Termo de Cooperação para tratamento de esgoto em Paúba

Ubatuba
Município estuda possibilidade de impedir na Justiça suspensão dos licenciamentos ambientais
Sebrae oferecerá curso da ONU ao empresariado Ubatubense

Festival de Verão reúne feras do Jiu Jitsu em Ubatuba
Vôlei de Ubatuba conhece adversários que enfrentará na LIVOVALE 2008
Casa do Brinquedo abre horário aos sábados
Programa Cidade Saudável chega ao Bairro do Lázaro
Prefeitura entrega obras em cemitério e unidade de saúde na Região Norte
Ubatuba contará com show beneficente neste sábado
FUNDART INFORMA
Retomada de Obras de Saneamento Básico em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

PM afasta policiais suspeitos de torturar menor

Caraguatatuba - A Polícia Militar afastou os três policiais suspeitos de praticarem crime de tortura contra um menor acusado de participação em roubo a uma residência no bairro Perequê Mirim, em Caraguatatuba, no último final de semana.
A PM afastou os policiais das atividades de policiamento nas ruas, mas, eles continuam na área administrativa da Corporação. Os três também respondem a um inquérito militar.
O delegado Wanderley Fernandes Martins Junior também instaurou um inquérito civil para apurar o crime de tortura. Os policiais envolvidos na ocorrência foram chamados para depor. A polícia também aguarda o resultado dos dois exames de corpo de delito. O Instituto de Criminalística tem prazo de até 30 dias para a entrega dos laudos periciais.
Se condenados pelo crime de tortura na esfera civil, os policiais militares podem ficar presos de dois a oito anos. Já na Policia Militar, se condenados, eles podem ser presos e ainda expulsos da Corporação.
A Polícia Militar não divulgou os nomes dos policiais e nem qual seria a patente deles.
Golpes de cassetete - Segundo o delegado Martins Junior, o menor de 16 anos acusa três policiais militares, que participaram da perseguição e captura dos acusados, de terem deferido golpes de cassetete nas nádegas do adolescente com o intuito de que ele confessasse onde estavam os produtos do roubo.
O assalto, segundo a polícia, aconteceu na madrugada de sábado para domingo, no bairro Perequê Mirim. O adolescente teria ficado do lado de fora da residência, enquanto dois maiores – que não tiveram os nomes divulgados – pularam o muro. O menor teria sido encarregado de vigiar a casa, que estava vazia. Segundo a polícia, o casal de proprietários do imóvel voltou para a residência no momento em que os bandidos estavam no interior da casa.
Os dois maiores renderam as vítimas e as amarraram. Eles também teriam torturado o homem, com golpes de coronhadas na cabeça dele. Os bandidos roubaram celulares, dinheiro, jóias e fugiram no carro do casal, um Astra. As vitimas teriam conseguido se soltar e acionaram a Polícia Militar.
Uma equipe de policiais perseguiu os bandidos e os encontrou ainda no Perequê Mirim. Os dois maiores foram presos em flagrante acusados de roubo. O carro foi encontrado abandonado. Já os objetos roubados não foram localizados. Na delegacia, segundo a polícia, as vitimas reconheceram os assaltantes. O adolescente foi apreendido e ao prestar depoimento ao promotor da Vara da Infância e Juventude, Richard Gantos Encinas, denunciou a suposta tortura. O juiz determinou a realização de dois exames de corpo de delito. (Fonte: Imprensa Livre)

Procon de Caraguá é ampliado

Caraguatatuba - Sempre visando o bem-estar do consumidor, o Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor), que continua na rua Luiz Passos Júnior, foi ampliado no início deste mês para um melhor atendimento.
A Dra. Luci Machado Pinto, procuradora de Defesa do Consumidor, disse que a ampliação foi necessária devido o pouco espaço físico existente na antiga sede. "Agora está bem maior. Podemos acolher melhor o consumidor, que passou a ter mais privacidade", contou ela, lembrando que os assuntos financeiros estão no ranking de reclamações.
"A ampliação do Procon, com diversas salas, foi muito importante, podendo dar mais privacidade de tratar sobre a área financeira. É muito desagradável conversar e contar que está devendo por aí", completou Luci.
De acordo com ela, os grandes problemas dos consumidores são com o SERASA, inadimplência no cheque especial, cartão de crédito, empréstimo bancário e débitos de ordem geral.
Em 2007, segundo a procuradora de Defesa do Consumidor, que completará oito anos no cargo no próximo mês de março, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Procon. "Cada ano vem aumentando. Em 2000, quando comecei a trabalhar aqui, a gente atendia cerca de mil pessoas apenas, não tinha consumidores. A previsão para este ano é que aumente ainda mais. Por isso necessitávamos dessa ampliação, afinal, o mais importante é o consumidor, que tratamos sempre com muito amor, respeito, consideração e acima de tudo competência", afirmou ela, sempre lembrando dos outros cinco funcionários que, para ela, esse trabalho em equipe é que faz o sucesso do órgão.
"Temos que ter agilidade e rapidez para atender. O Procon é muito dinâmico, precisamos ser eficazes, nossa equipe é ótima", falou a Dra Luci, que se diz grata ao apoio recebido da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Administração.
"O prefeito Aguilar e o Pedro Ivo não medem esforços para que os servidores do Procon participem dos cursos oferecidos pela Fundação Procon, para a qualificação dos funcionários" diz.
O órgão fica aberto ao público de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h. No período da manhã e sexta-feira, o Procon trabalha na juntada dos documentos, acompanhamento dos procedimentos e as audiências dos casos que não apresentaram soluções.(Fonte: PMC)

Caraguá contrata médicos psiquiatras para atendimento no CAPS

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde está contratando dois médicos psiquiatras para atendimento no CAPS - Centro de Apoio Psicossocial. Os interessados devem procurar a diretora de Assistência e Saúde, Luciana Fadel ou Giovana no telefone (12) 3892-2120 ou com Paula no 3897-2163.
De acordo com Luciana Fadel, os dois médicos irão preencher as vagas de atendimento no CAPS II e no ambulatório e terão carga horária de 20 horas semanais.
O CAPS de Caraguá atende cerca de 900 pessoas por mês, com quadro de patologia de transtorno psiquiátrico severo: quadro de psicose e neurose. Os pacientes são encaminhados das unidades de saúde e também da Casa de Saúde Stella Maris.
O local conta com profissionais como clínico geral, enfermeiro, biomédico, assistente social, assistente à saúde, psicólogo entre outros. Os pacientes ainda participam de atividades como oficina de Tai Chi Chuan e reciclagem com voluntários; e grupos de trabalhos de alfabetização, família, raciocínio lógico, postura, além de passeios.(Fonte: PMC)

Secretária de Educação presta depoimento a CPI da Merenda Escolar

Caraguatatuba - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Municipal de Caraguatatuba que apura superfaturamento e favorecimento a empresa Verdurama na Merenda Escolar do município, ouviu a Secretária Municipal de Educação, Silmara Mattiazzo na tarde desta quinta-feira - 21 de fevereiro. Foi o depoimento mais rápido até o momento e durou cerca de 30 minutos.
O depoimento desta tarde iniciou com atraso de 20 (vinte) minutos e terminou por volta das 14h50, estando agendado para às 14 horas. O Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), não esteve presente ao depoimento da Secretária de Educação.
Dentre as várias perguntas feitas pela CPI, foi questionado o caso da compra de achocolatado, que estava cotado em lata e foi entregue em saco. Silmara Mattiazzo respondeu a embalagem do produto não importa, mas sim a qualidade do conteúdo comprado e servido às crianças.
Novo questionamento, desta vez quanto ao preço pago pelas mercadorias que compõem a Merenda Escolar Municipal. A Secretária respondeu que a Secretaria de Educação formula apenas a quantidade dos produtos a serem comprados e que a cotação e compra do material é feita exclusivamente pela Secretaria Municipal de Administração, através de seu setor de Licitações e Compras.
Mattiazzo frisou que todos os produtos da Merenda Escolar foram comprados apenas da empresa Verdurama e não apresentou as referidas planilhas de custos.
Ao final a CPI deliberou o convite para o depoimento de Ary Campos Júnior, dono da Verdurama, para o dia 28 de fevereiro, às 14 horas e não confirmou o depoimento do Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), para o dia 10 de março, pois o Relator não quis assinar a convocação.(Fonte: PMC)

Escola do Perequê-Mirim em Caraguá promove confraternização para mais de 370 crianças

Caraguatatuba - A iniciativa dos gestores da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof.ª Edna Maria Nogueira Ferraz, do bairro Perequê-Mirim, em Caraguá, de recepcionar os alunos do 6º ano, com uma confraternização, fez a alegria de mais de 370 crianças na manhã desta quinta-feira, dia 21.
Os alunos que participaram da festa puderam se divertir com os quatro palhaços que integram o grupo "Perna de pau e Clown" da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), que apoiou o evento.
Além dos palhaços, durante as mais de duas horas de recreação, houve música e muita dança na quadra e algodão doces para todos, servido por um "amigo da escola".
A aprovação da criançada era visível. "O palhaço é muito engraçado. Ele ficou segurando minha mão e não soltava de jeito nenhum", comentou Jorge Luis da Rosa Miguel, de 10 anos.
A diretora da Unidade Escolar, Ivone Cardoso Vicente Alfredo, destacou que essa recepção com festa visa mostrar a todos que a escola é uma extensão da casa deles. "Essa festa é exatamente para mostrar a todos os alunos recém-chegados, que aqui eles podem se sentir em casa", afirmou. De acordo com a direção, mais de 60 % dos estudantes do 6º ano vieram de outras escolas.
Junto com a diretora, a vice-diretora Regiane Gomes Sousa Monteiro, o coordenador pedagógico, Ivair dos Reis da Silva, e toda a equipe da escola esperam manter o clima acolhedor durante todo o ano.(Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Ilhabela realiza a 3a. Ação Cidadania

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Administração, contando com o patrocínio do Banco Real; Saúde Internacional; Supermercado Ilha da Princesa; Pousada Casa Amarela e Roca – Cesta Básica; de apoiadores e parceiros, estará realizando a 3a. Ilhabela Ação Cidadania, neste domingo, 24, das 9 às 16 horas, na EE. Waldemar Belisário, Bairro do Itaguassú.
O evento de cidadania tem como compromisso oferecer gratuitamente serviços voltados para a comunidade. Nesta oportunidade estará a disposição da população os serviços de: emissão de 1a e 2a vias do RG , somente acima de 16 anos, os interessados deverão levar foto 3x4; emissão de CPF e Carteira de Trabalho; consulta ao Procon; Orientação Judicial, Conselho Tutelar e OAB; Balcão de Emprego; atendimento do Banco do Povo para microempreendimento; orientação sobre alistamento militar; programa municipal de Educação no Trânsito e consulta a multa municipal; Orientação ambiental; cadastro de Sócio da Biblioteca Municipal; Orientação Ambiental; solicitação da Tarifa Social da Sabesp; aferição de Pressão Arterial; controle de Glicemia; orientação Odontológica; triagem Opmétrica (acuidade Visual); cortes de Cabelo; recreação Infantil monitorada e apresentações culturais; terapia Alternativa e transferência, passe Escolar, matrícula da EJA e demais modalidades escolares municipais.
O secretário de Administração Luis Lobo, espera que este evento seja sucesso tanto quanto os dois primeiros, onde em média seis mil pessoas foram beneficiadas, em função da gratuidade dos serviços.
Para o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, este evento de cidadania é um projeto de extrema importância, pois reúne em um único local diversos serviços gratuitos para que a população possa se beneficiar, além de promover a parceria do comércio e voluntários em uma ação conjunta em prol da população.
legenda foto: Último Ação Cidadania na região sul do município. Com a realização do evento em duas regiões do município, cerca de seis mil já foram beneficiados(Fonte: PMI)

Presidente indica reforma em áreas de lazer na Prainha

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), apresentou na última sessão ordinária (11/02) uma indicação ao Poder Executivo solicitando a reforma e a manutenção do parquinho e do campo de futebol de areia localizados no bairro da Prainha, próximo à Vila.
“Os locais são as únicas áreas de lazer do bairro onde crianças, jovens e adultos fazem a sua recreação em seus períodos de folga”, explica Joadir.(Fonte: PMI)

Capucho indica pintura de pontes na SP-131

Ilhabela - Ainda na mesma sessão, Joadir apresentou outra indicação ao Executivo solicitando a pintura das grades das pontes de ferro existentes ao longo da Rodovia SP-131, de norte a sul.
De acordo com a justificativa da indicação, pelo fato de Ilhabela ser uma cidade turística a beleza natural da cidade pode ser ainda mais valorizada por sua arquitetura, no caso as pontes. “As diversas pontes ao longo da avenida atualmente estão com sua pintura desgastada pelo tempo, prejudicando não só sua aparência como sua manutenção”, explica o Presidente.(Fonte: PMI)

Empresários de Ilhabela foram contemplados pelo Banco do Povo Paulista

Ilhabela - O Banco do Povo Paulista é um programa que conta com a parceria do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, criado para facilitar o acesso ao crédito aos empreendedores de pequenos negócios, com firma aberta ou não, para compra de mercadorias, matéria-prima, equipamentos, ferramentas e outros fins disponíveis, após análise.
A agente de Crédito da Unidade de Ilhabela, Ivana Tomie de Boris Davidoff esclarece que o financiamento é de R$200 reais a R$ 5 mil, com juros de 1% ao mês sobre o saldo devedor. E como novidade, Ivana ressalta “estamos financiando há pouco tempo uma nova modalidade de crédito para abertura de empresa, vale a pena conferir”.
Em Ilhabela foram contemplados: Thiago Batista da Silva, empresário, montou a primeira Lan House do bairro do Itaguassú. Começou alugando seu próprio equipamento para arrecadar fundos para pagar o acesso mais rápido à internet, na época o speed, e como teve um bom retorno foi adquirindo outros equipamentos até formalizar-se e abrir uma Lan House na Rua Olímpio dos Santos no Bairro do Itaquanduba. Maria de Lourdes Avelinao, costureira, confecciona lingerie feminina, masculina e infantil e roupas sob medida. Lourdes adquiriu, através do financiamento do Banco do povo, uma máquina de costura galoneira para obter melhor acabamento de seus produtos. Sua meta era encontrar um ponto comercial para ter mais acesso a seus clientes, e agora está trabalhando no local almejado, seu atelier ¨Pura Mania¨, no Bairro do Itaquanduba. Pedro Herculano Lopes, é jipeiro, oferece serviços variados de transporte como: passeios ecológicos, inclusive a locais de difícil acesso por possuir veículo apropriado; translados; citytour; mantém convênio com agências de turismo e é guia turístico capacitado pelo SEBRAE. Pedro alega que com o financiamento seu empreendimento deixou de ser novidade para ser realidade, pois seu veículo ficou adequado para receber seus clientes, com conforte e segurança.
O prefeito Municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira comemora o fato e parabeniza o Thiago a Maria de Lourdes e o Pedro. O prefeito acredita, que com a ajuda deste programa do governo do Estado, os pequenos empresários de Ilhabela já podem sonhar com um futuro mais próspero e seguro.
O Banco do Povo Paulista unidade Ilhabela está localizado no Paço Municipal, Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, telefone para contato: (12) 3896-9200 – Ramal 9281, com Ivana.(Fonte: PMI)

Câmara de Ilhabela recebe PL que institui Programa de Saúde Animal

Ilhabela - O Presidente da Câmara de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), recebeu o Prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB) acompanhado do Diretor Municipal de Saúde, Márcio Tenório, na manhã de hoje (20/02) para entregar pessoalmente o Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição do Serviço/Programa de Saúde Animal para o Controle de Zoonoses, Promoção de Saúde Pública e Animal.
Joadir explica que, devido às peculiaridades do assunto, este é um Projeto de Lei de prerrogativa do Executivo e de extrema importância para o município pois o problema com os cães errantes pelas ruas da cidade já causou sérios incidentes.
Segundo o prefeito este projeto vai de encontro aos anseios da comunidade no que tange aos animais em geral principalmente os errantes visando melhorar o bem estar animal e proteger a população de eventuais doenças transmitidas por zoonoses e vetores.
O Programa de Saúde Animal, também chamado de “Projeto Cão Ilhéu” exigirá dos proprietários de animais - domésticos ou não - uma responsabilidade consciente no trato e proteção dos mesmos.
Manoel Marcos afirma que a proposta é fruto de um estudo detalhado, elaborado pela Secretaria de Saúde com a participação de organizações preocupadas com a proteção dos animais, que contém os elementos essenciais ao desenvolvimento dos trabalhos para proteção, crescimento ordenado de animais e erradicação de doenças.
Conforme o projeto, para o registro e a identificação dos animais haverá um método permanente de identificação que será feito por meio de um microship de numeração única, encapsulado em vidro cirúrgico com capa antimigratória e de acordo com as normas internacionais.
O prefeito solicitou que o projeto seja apreciado em caráter de urgência, conforme prevê o artigo 24, parágrafo único, da Lei Orgânica do Município. A proposta será encaminhada aos vereadores durante a próxima sessão ordinária que acontece no dia 25 de fevereiro, segunda-feira.
Também estiveram presentes ao encontro os vereadores Zeca do São Pedro (PTB) e Dr. Guilherme Maia (PMDB).(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

São Sebastião registra mais de 630 mil veículos em janeiro

São Sebastião - A primeira temporada de verão com a implantação das lombadas eletrônicas em São Sebastião apontou um número considerado surpreendente. No mês de janeiro deste ano, somente pelo equipamento instalado na Praia Deserta, próximo à Casa da Vela, passaram 634.208 veículos. A média contada pelos agentes de tráfego nos horários de pico sem a lombada era de 240 mil. Em dezembro de 2007, a quantidade não foi muito diferente. Foram 542.180 no redutor de velocidade da Praia do Arrastão.
De acordo com Márcio Nonato, diretor da Divisão de Tráfego (Ditraf), órgão ligado à Secretaria da Segurança Urbana (Segur), esses dados são importantes porque, além de quantificar o número de carros que circulam pela única via de acesso à cidade também será possível identificar o tipo de veículo e horários de maior movimento.
“A temporada é atípica porque há um número muito maior de veículos durante todos os dias. Mas agora teremos um perfil melhor dos usuários da via pública de São Sebastião”, avalia.
Ainda de acordo com o sistema da lombada eletrônica, o dia de maior fluxo foi registrado em 2 de janeiro quando o computador contabilizou 30.427 veículos na Praia Deserta.

Autuações
O grande número de veículos na cidade também se refletiu nas infrações de trânsito, principalmente no quesito velocidade acima do permitido. Em dezembro foram 5.187 autuações excesso de velocidade – a média na cidade é de 60 km/h e nas lombadas caem para 40 km/h.
Conforme Márcio Nonato, foram feitos vários estudos até se chegar a esse limite. “Um caminhão em alta velocidade não consegue frear a tempo se esse limite fosse de 50 km/h, por exemplo”. Ele alerta que os motoristas devem estar atentos às placas informativas e manter a velocidade determinada para não serem autuados e, principalmente, provocarem acidentes como atropelamentos e colisões.
Para o diretor da Ditraf, a educação no trânsito é fundamental, e esse trabalho foi desenvolvido pelos agentes de trânsito durante a temporada e prossegue agora nas escolas. A média de autuações pelos “amarelinhos” entre dezembro e janeiro foi de 800 a mil multas, “abaixo dos radares que flagram e registram as infrações na hora”, afirma Nonato.
Esses dados se refletem na defesa prévia e nos recursos das multas registrados em janeiro. De defesa foram 340 e 37 de recurso em primeira instância. De acordo com a Ditraf, ao receber a notificação de autuação, a pessoa tem prazo de 30 dias para se defender ou apontar o culpado pela ação. A análise dos recursos em primeira instância é feita pela Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações).(Fonte: PMSS)

São Sebastião será palco de Simpósio Internacional de Biomassa

São Sebastião - São Sebastião será palco no próximo dia 5 de março, no Teatro Municipal, do Simpósio Internacional de Biomassa Brasil/Alemanha. Com o tema "Energia de Biomassa, compromisso para uma proteção eficaz do clima?", os especialistas vão debater alternativas para produção mais barata de energia.
No município paulista estará em discussão assuntos como mercado de futuro, panorama sobre a situação de pesquisa e técnica, bioenergia, o multi-talento, tecnologias e processos, gaseificação termoquímica, energia de madeira, projetos de MDL e crédito de carbono, biogás, entre outros. O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, será um dos palestrantes, apresentando o tema: “Biomassa, uma ferramenta de ajuste social”.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, São Sebastião hoje é vitrine como matriz energética do Brasil, com a ampliação do Porto, o Tebar e a construção do alcoolduto.
“É muito gratificante a cidade contribuir com a discussão sobre a energia renovável. Temos a certeza que o evento será um sucesso”, avalia o secretário.
O encontro será aberto ao público e totalmente gratuito. A organização solicitará aos ouvintes do Simpósio que participem de uma campanha de arrecadação de alimentos em prol do Fundo Social de Solidariedade.
De acordo com a organização em São Sebastião, o simpósio tem como objetivo a descrição da grande importância que os recursos energéticos de renovação natural como madeira, palha, restos de frutas tropicais (amendoim, côco, cascas de laranja ou biomassa de agricultura) podem representar no meio rural, de forma eficaz e com economia de recursos para o abastecimento de energia.
O Simpósio Internacional de Biomassa acontecerá ainda nas cidades de Curitiba/PR (3 de março) e Salvador/BA (7 de março). O evento é organizado pela Alemanha, por meio do Estado de Baden-Württemberg, com coordenação das Prefeituras de Curitiba, São Sebastião e Governo do Estado da Bahia. (Fonte: PMSS)

Balanço da temporada e poluição das praias entra na discussão do Comtur

São Sebastião - Na primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), realizada na última quarta-feira (20/2), os integrantes fizeram uma avaliação da curta temporada de verão e também dos reflexos da quantidade de praias registradas como imprópria para banho na maior parte desse período.
Para o Comtur, é necessária uma melhor posição por parte da Sabesp no sentido de melhorar a balneabilidade das praias. A Prefeitura de São Sebastião, conforme explicou André Cabral, representante da Secretaria do Meio Ambiente, realizou diversas operações de caça-esgoto, principalmente na Costa Sul do município e detectou falhas, principalmente em condomínios e hotéis.
Também houve registro de casas com ligações irregulares nas galerias pluviais. Com a quantidade de chuva ocorrida no período, houve extravasamento de esgoto para os rios e, conseqüentemente, para as praias.
Ainda durante a reunião, os integrantes do Comtur iniciaram os trabalhos para 2008, com foco para a implementar a Linha Turística total na cidade. Durante o Carnaval, a empresa Ecobus, responsável pelo transporte coletivo na cidade, colocou dois veículos de forma experimental. Embora com movimento abaixo do esperado, a expectativa agora é trabalhar com a linha ao longo de todo o município.
A apresentação das feiras de turismo deste ano também foi colocada em pauta com a possível participação do município e dos empresários do setor em algumas delas. Entre as principais estão a de Belo Horizonte, Brasília, Ribeirão Preto e da CVC. Agora em março a participação será em Miami, onde ocorre a Sea Trade, maior evento envolvendo representantes das companhias de cruzeiros transatlânticos.(Fonte: PMSS)

São Sebastião intensifica trabalho com grupos de hipertensos e diabéticos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está intensificando o trabalho desenvolvido com pacientes hipertensos e diabéticos na cidade. Ações de busca ativa nos eventos do município ou mesmo em pontos de grande concentração de pessoas são apenas algumas das atividades desenvolvidas pela pasta para chamar a atenção a um problema que atinge cerca de 10% da população sebastianense.
Até o mês passado, a Sesau registrou 6.117 pessoas hipertensas e 1.790 diabéticas. Nas festividades do Padroeiro, a barraca da Saúde montada na Rua da Praia atendeu mais de 700 pessoas identificando 22 novos casos de Pressão Arterial (PA) alterada e durante todo o ano de 2007 foram realizadas mais de 15,3 mil consultas em pacientes com hipertensão e diabetes.
Por meio do Programa de Saúde da Família (PSF), a administração realiza o atendimento a esses munícipes, acompanhando semanalmente a PA e taxa de glicemia, mas o enfoque do trabalho do PSF é promover a qualidade de vida dessas pessoas, conscientizando-os de que é possível levar uma vida normal apesar do estado enfermo, através dos trabalhos de grupo com palestras e ações de integração, desenvolvidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
“O importante é a pessoa hipertensa e ou diabética se conscientizar de que não basta só tomar a medicação corretamente. É necessário associar uma dieta balanceada, saudável, cortar o tabagismo e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, além de praticar atividade física”, ressalta José Antônio de Andrade, coordenador do Programa de Saúde da Família e do Programa de Hipertensos e Diabéticos do PSF.
E são essas orientações que os pacientes adquirem nos grupos de trabalho. As enfermeiras responsáveis pelos grupos se empenham em propor atividades desenvolvidas simultaneamente em todas as UBS da cidade, seguindo as orientações do cronograma da coordenação do PSF.
No Pontal da Cruz, por exemplo, existem cerca de 520 pessoas hipertensas e/ou diabéticas que freqüentam os grupos coordenados pela enfermeira Eliane Carvalho de Mello. Às quartas-feiras, os encontros são realizados no Clube do Portal, às 8h, e às quintas-feiras, às 7h, as reuniões são na sede da Sampoc (Sociedade Amigos do Pontal da Cruz).
Ela conta que os pacientes são exigentes e pontuais, muitos chegam até 15 minutos antes do horário marcado. “No começo do nosso trabalho era uma dificuldade reunir todo mundo, hoje se eu chego cinco minutos atrasada eles reclamam. É muito gratificante”, afirma.
Antes de aferir a PA e verificar a taxa de glicemia dos presentes, a enfermeira e sua equipe ministram palestras educativas intercalada com bate-papos informais onde se criam laços de amizade e cumplicidade contribuindo para a elevação da auto-estima dessas pessoas. “A maioria dos nossos assistidos aqui é idoso. Nós procuramos acompanhar e incentivar a prática de atividade física com eles também. Às segundas e sextas-feiras, sempre que possível, realizamos a aferição da PA deles após o Clube da Caminhada”, complementa Eliane.
A aposentada Cecy Cursino Siquieira, 74 anos, freqüenta o grupo de trabalho do Pontal da Cruz. Ela, que é hipertensa e diabética, afirma ir aos encontros acima de tudo porque gosta. “Aqui é muito legal. Elas explicam muita coisa pra gente. Hoje sei muito mais sobre como lidar com essas doenças. Eu também participo do Clube da Caminhada, Projeto Atividade e Faculti”(Fonte: PMSS)

São Sebastião recebe Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas

São Sebastião - A praia do Arrastão, na região central de São Sebastião, recebe no dia 16 de março, aniversário de 372 anos de emancipação político-administrativa da cidade, a 2ª etapa do 27º Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas. O evento promete desafiar mais de mil atletas nas águas do município.
O público poderá acompanhar os competidores das categorias Mirim e Petiz masculino e feminino; Infantil 1 e 2; Juvenil 1 e 2; Junior 1 e 2; Sênior e Máster A., B, C, D e E, além da PPD, para portadores de necessidades especiais. Já entre os principais nomes que devem marcar presença na etapa, estão o atleta de São Bernardo do Campo, Glauco Rangel, penta campeão da maratona, e o paulista, Paulo Maya, que cruzou o Canal da Mancha, entre a Grã-Bretanha e o norte da frança, em setembro de 2007.
“São Sebastião se destaca cada vez mais com a realização de grandes competições, uma vez que todos se beneficiam, como o turismo, o comércio e a própria população sebastianense. Esperamos um grande evento para a cidade”, destaca a secretária de Esportes, Raquel Buzi.
A 2ª etapa do 27º Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas é uma organização da Federação Aquática Paulista (FAP), com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).(Fonte: PMSS)

São Sebastião será palco do Circuito Paulista de Skate

São Sebastião - Muita adrenalina e radicalidade vão dominar mais de 100 atletas de todo o Estado na 2ª etapa do Circuito Paulista de Skate, que será realizada em São Sebastião no dia 30 de março, a partir das 10h, na pista da Rua da Praia.
As disputas serão nas categorias iniciante, amador 1 e 2, além do Best Trick Pró, que elege a melhor manobra profissional e tem como premiação o valor de R$ 1 mil. A infra-estrutura também merece destaque, devendo contar com arquibanca para mais de 200 pessoas.
Em 2007, a pista da Rua da Praia, que tem 1,7 mil m², recebeu a 4ª etapa do evento e teve a vitória dos skatista Igor Smith, de Mogi das Cruzes, seguido por Flávio Augusto, de São José do Rio Preto, e Hernogenes Dias “Microfone”.
A 2ª etapa do Circuito Paulista de Skate é uma realização da New Skate, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).(Fonte: PMSS)

Prefeitura discute Plano de Desenvolvimento da Educação

São Sebastião - A Secretaria de Educação (Seduc) da Prefeitura de São Sebastião realizou nesta quinta-feira (21/2), na EM Henrique Botelho, um estudo detalhado com os diretores, vices e coordenadores da rede municipal de ensino sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), proposto pelo Governo Federal.
Com o estudo será possível atualizar o Plano Municipal de Educação de São Sebastião, revisto anualmente pelo município, para que esteja em conformidade com o PDE e suas 28 metas. O plano está integrado no Compromisso Todos pela Educação e diz respeito à mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil. (Fonte: PMSS)

Prefeitura e Sabesp assinam Termo de Cooperação para tratamento de esgoto em Paúba

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a Sabesp assinam nesta sexta-feira (22/2), às 17h, no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia, o Termo de Cooperação Mútua para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Praia Paúba, localizada na Costa Sul. Essa é uma antiga reivindicação da comunidade com o objetivo de manter a balneabilidade da praia.
O sistema será formado por meio de um complexo de obras que contempla uma estação de tratamento de esgotos com capacidade de tratar 30 litros por segundo e a implantação de todo o sistema de redes coletoras, estações elevatórias e ligações domiciliares para encaminhar os esgotos ao tratamento. O investimento é de R$ 5, 5 milhões, sendo sendo R$ 3,2 da Sabesp e R$ 2,3 milhões pela Prefeitura. Cerca de 1.600 pessoas serão beneficiadas.
No sábado, 23/2, a Secretária de Saneamento e Energia do Governo do Estado de São Paulo, Dilma Pena, juntamente com o Presidente da Sabesp, Gesner Oliveira e o Diretor de Sistemas Regionais da Empresa, Umberto Semeghini, estarão na região para apresentar os investimentos para o Litoral Norte. São Sebastião será representada pelos secretáriosde Obras e Planejamento, Thales Carlini, e do Meio Ambiente, Teo Balieiro.
O encontro será na ETE Porto Novo, que fica na Estrada do Rio Claro - Travessa Jordão Pedro, 300, em Caraguatatuba.(Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Município estuda possibilidade de impedir na Justiça suspensão dos licenciamentos ambientais

Ubatuba - O poder público municipal e representantes da sociedade civil de Ubatuba se reuniram, nesta terça feira, com o objetivo de discutir a decisão do DEPRN e Governo Estadual, de suspender todos os licenciamentos ambientais em áreas que estiverem até 300 metros de qualquer praia da cidade (espaço que é considerado como área comum de vegetação de restinga, pela Conama 303).
A medida dos órgãos licenciadores causou certa indignação entre os arquitetos e engenheiros, que precisam das autorizações do Estado para a realizar novas construções e empreendimentos pelo território da cidade.
Além do setor da construção civil, estiveram presentes, também, técnicos ambientais e representantes de outros setores do empresariado e comércio local. O prefeito Eduardo César ouviu as explanações daqueles que são contra a suspensão e acreditam que a cidade poderá sofrer outras conseqüências sociais, como a falta de empregos, com a queda do mercado imobiliário e da construção civil, que ainda atendem o turismo, principal fonte de captação de renda de Ubatuba.
Durante a reunião, o prefeito Eduardo César concordou que a situação precisa ser melhorada e nomeou um corpo técnico para analisar a questão. O objetivo dos especialistas, que também contam com a presença de um técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é traçar um mapa da situação das praias do município e, desta forma, saber onde e em qual situação, se encontra a vegetação de restinga da orla ubatubense.
Além disso, a cidade também receberá o apoio do Conselho Regional de Arquitetura de São Paulo (CREA-SP), que por meio de sua Câmara Ambiental, prometeu auxílio no debate das questões relativas às restrições estaduais e aos detalhes da Resolução Conama.
Outros setores também participarão da questão, tentando fundamentar os prejuízos citados com as restrições para novos empreendimentos pela cidade. Um estudo do setor imobiliário mostra que, sem os 300 metros após as praias do município, as áreas regularizadas de Ubatuba representariam apenas 2% de todo o território da cidade. Estes estudos têm prazo de 20 dias, para entrega ao executivo, que promete uma análise jurídica da questão, inclusive sinalizando com a possibilidade de entrar com uma medida judicial, que possa cobrar o retorno nos licenciamentos pelos órgãos ambientais. (Fonte: Imprensa Livre)

Sebrae oferecerá curso da ONU ao empresariado Ubatubense

Ubatuba - O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor- PAE, com apoio da Associação Comercial de Ubatuba, trará para a cidade, no segundo semestre, o Programa Empretec.
O projeto, criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do Sebrae, incentiva a criação e o desenvolvimento de empresas por todo o mundo.
As inscrições para o seminário já iniciaram e os interessados precisam entrar em contato com os agentes de Desenvolvimento do PAE para preencher uma ficha que será encaminhada para uma análise de um corpo técnico.
O cadastro servirá como um processo de seleção, para a participação do curso. O objetivo é realizar uma triagem dos empresários que realmente estão aptos para receber as informações passadas durante as aulas, que duram uma semana e tem a carga de 8 horas por dia.
A metodologia é comportamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas.
O objetivo é que se possa fazer uma auto-avaliação das principais características que todo empreendedor deve ter e assim estimular os participantes a conhecerem e fortalecerem suas características empreendedoras, como estratégia para a condução dos seus negócios, de forma competitiva. Mais informações podem ser obtidas no PAE de Ubatuba, localizado na Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro (prédio da Associação Comercial de Ubatuba) ou através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: Imprensa Livre)

Festival de Verão reúne feras do Jiu Jitsu em Ubatuba


Ubatuba - O Ginásio de Esportes Tubão, em Ubatuba, recebe neste final de semana o Festival de Verão de Jiu Jitsu e Submission. O evento, que reunirá cerca de 400 atletas, é promovido pela Federação Paulista da modalidade (FESP), com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. No sábado, 23, acontecerão as lutas de Submission (sem quimono). Já no domingo, 24, acontecem as disputas de Jiu Jitsu (com quimono), em evento válido pela última etapa do Circuito FESP “Melhores do Brasil” e que classificará os quatro melhores de cada categoria para a final do campeonato paulista de Jiu Jitsu.
A organização espera a participação de atletas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, nesta competição, que comemora 10 anos, e já revelou lutadores como Demian Maia, Fabio Negão, Marcelo Garcia, Andre Galvão, Big Mac, Givanildo Santana e muitos outros. (Fonte: PMU)

Vôlei de Ubatuba conhece adversários que enfrentará na LIVOVALE 2008

Ubatuba - A LIVOVALE (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte) divulgou nessa semana a tabela dos jogos do torneio de 2008, durante reunião realizada em Jacareí.
A estréia de Ubatuba na Liga acontece em 31 de maio, quando a equipe pré-mirim masculino enfrenta a equipe de São José, na quadra da Orion, em São José dos Campos.
No dia 1º de junho, Ubatuba enfrenta Taubaté nas categorias pré-mirim masculino, mirim masculino e infantil feminino. Todas as partidas acontecem no ginásio da Ametra, em Taubaté. No mesmo dia a equipe infantil masculino de Ubatuba, vai à Jacareí, enfrentar o time da casa.
A primeira partida das equipes de Ubatuba no Ginásio de Esportes Tubão acontece no dia 22 de junho, em uma rodada com partidas das equipes pré-mirim masculino, infanto-juvenil masculino e infantil feminino.
A primeira fase da LIVOVALI termina no segundo semestre, quando acontecem as semi-finais e finais das categorias. (Fonte: PMU)

Casa do Brinquedo abre horário aos sábados

Ubatuba - A Casa do Brinquedo de Ubatuba lançou um horário especial para atender às crianças, em sua unidade-base, no centro. Agora, os pequenos podem se divertir a valer, também aos sábados, das 16h30 às 18h30. São dezenas de jogos e brincadeiras para crianças de 4 a 12 anos, disponíveis gratuitamente. As brincadeiras são acompanhadas por uma equipe de profissionais trabalhando na monitoração, acompanhamento pedagógico, manutenção dos brinquedos e desenvolvimento de atividades.
No local, um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as características da realidade que cerca a criança, além de tendas temáticas, como quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas, túneis, balanço e outros. Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, “a Casa do Brinquedo nasceu como uma forma alternativa de tirar as crianças das ruas e envolvê-las em atividades que condizem com a idade.”
A coordenadora do programa, Renata Ramos Martins, afirma que a Casa do Brinquedo tem o objetivo de resgatar o espaço lúdico na vida da criança e oferecer oportunidades de aprendizagem através de jogos, brinquedos e brincadeiras. “A Casa do Brinquedo é um espaço voltado ao brincar espontâneo, garantindo um direito que está previsto, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz.(Fonte: PMU)

Programa Cidade Saudável chega ao Bairro do Lázaro

Ubatuba - O programa “Cidade Saudável”, promovido pela Prefeitura de Ubatuba, em parceria com as comunidades dos bairros por onde passa, estará no Lázaro, neste sábado, 23, a partir das 8h. O ponto de encontro será a quadra da Emei Luíza Basílio dos Santos. Será um dia inteiro voltado para ações de cidadania, conscientização ambiental e limpeza do bairro.
Os moradores terão a opção de caiar suas casas, além de plantar árvores, tanto para a regeneração da mata, quanto para o paisagismo urbano. A Vigilância Sanitária também estará presente, levando informações sobre a prevenção da dengue e distribuindo material educativo. As crianças do bairro participarão da limpeza e do plantio das árvores como forma de estimular a consciência ambiental.
Na última quarta-feira, 20, uma reunião foi realizada para apresentar o programa à população e definir necessidades do bairro. Representando a prefeitura, estiveram presentes o assessor de Assuntos Comunitários, Dênio Abrahão Veloso, o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado e a coordenadora do programa Cidade Saudável, Sandra Lopes. (Fonte: PMU)

Prefeitura entrega obras em cemitério e unidade de saúde na Região Norte

Ubatuba - Duas importantes obras serão entregues à população pela Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, na próxima quinta-feira, 28, a partir das 15h. Uma delas é a do Cemitério Centenário do Ubatumirim, na praia do Estaleiro, que recebeu obras significantes de melhoria em seu interior e parte externa e a unidade de saúde do Sertão do Ubatumirim que passou por ampliação e reforma completa.
Entre as benfeitorias no cemitério está a melhora de todo o acesso, que antes só podia ser percorrido a pé, através de trilha, o que gerava transtornos para as famílias nos cortejos fúnebres. Agora veículos motorizados já podem transitar pelo acesso.
"Os familiares podem agora ter um ambiente agradável para lembrar de seus entes, pois temos uma manutenção periódica dos funcionários da Prefeitura. Também foi feito um portal de entrada, um local para fixar o Cruzeiro Principal, muro de pedras e uma via de pedestre para melhorar o acesso aos jazigos, além das identificações das sepulturas", explica o administrador da Regional Norte, José Roberto Jr.
Contam os moradores que além de todo o motivo familiar para as visitas ao local, o Cemitério também é tido como uma atração turística, pois, além de estar próximo à praia e ter pessoas da história de Ubatuba sepultadas no local, ainda há o fato de ser Centenário e ter recebido todos os escravos falecidos da região.
“As obras no cemitério eram uma reivindicação que se arrastava há décadas. O local estava abandonado e nunca havia acontecido uma melhoria no local. A idéia do prefeito Eduardo Cesar foi adequar o espaço para que em um momento difícil de perda de um ente querido, a família pudesse ter a estrutura necessária”, completa José Roberto Jr. (Fonte: PMU)

Ubatuba contará com show beneficente neste sábado

Ubatuba - O projeto “Estudar para Crescer” promoverá neste sábado, dia 23, um show musical beneficente com os “Jovens músicos de Ubatuba”.
O evento será realizado na Avenida Iperoig e terá início às 18h00 com o projeto social “Música na Escola”.
A noite seguirá com a apresentação de 6 bandas da cidade: Stick Little, Rock Nimio,
Desandation, Psycos Jam, Quinteto Obloquio e Pérola que prometem animar muito o público ubatubense.
Segundo um dos idealizadores do projeto, Bruno César, o “Jovens Músicos” é um projeto que conta com a participação de jovens entre 16 e 25 anos e tem como objetivo ensinar e incentivar qualquer criança e adolescente do município para o caminho da educação e da cultura.
Em paralelo com o evento foi criado também o projeto “Ubatuba Sem Fome”, pois para quem quiser assistir ao show basta levar um quilo de alimento não perecível que será destinado a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. (Fonte: ACIU)

FUNDART INFORMA

Ubatuba - XI Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo
No último dia 17 a Fundart participou do XI Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo, através de seu presidente, Pedro Paulo T. Pinto e do assessor cultural, Luiz Carlos Frade. O encontro que durou o dia inteiro, foi no Memorial da América Latina.
O evento foi aberto pelo secretário João Sayad, seguido pela equipe dirigente que o acompanhava. No primeiro momento foram expostas as ações que a secretaria está desenvolvendo para o interior do Estado, quando os municípios tiveram a oportunidade de manifestação.
No período da tarde a discussão foi focada em questões ligadas à necessidade de modificações e revitalização do Mapa Cultural Paulista.
A Fundart agendou para a próxima semana, encontro em São Paulo, visando estreitar ainda mais, ações conjuntas que visam a conquista de recursos culturais que agreguem valores à vida cultural do município, sendo um deles a informatização do acervo da Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”.

Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense” será revitalizada
Nossa biblioteca será revitalizada com obras que garantirão a melhoria de seu atendimento ao público. Projeto nesse sentido será apresentado brevemente. Logo estaremos informando melhor sobre o assunto.
A biblioteca deverá mudar temporariamente de endereço para possibilitar a continuidade de seu atendimento normal aos usuários.
O prédio construído por Ciccillo Matarazzo, e que originalmente abrigou o gabinete do prefeito, de 1968 até 1984, quando passou a sediar a biblioteca municipal, será ampliado, a partir de um anexo, e comportará o Memorial de Ubatuba a ser inaugurado nos próximos meses. Projeto nesse sentido será conhecido logo. Reunião nesse sentido foi realizada entre o Prefeito Eduardo de Souza César, Presidente da Fundart, Pedro Paulo T. Pinto, o coordenador do Projeto Memorial de Ubatuba, Celso T. Leite, o Assessor Cultural da Fundart, Luiz Carlos Frade e os responsáveis pelo projeto.

Cursos da Fundart
No próximo mês de março estarão abertas as matrículas para todos os cursos da Fundart, tanto os de parceria quanto os contratados, atendendo o sul, norte, oeste e centro do município. No momento estamos em fase final de fechamento de contratos. Em 2007 os cursos atenderam em torno de 1500 alunos.
Encontram-se abertas na Fundart inscrições para os cursos:

· Ballet Clássico Acadêmico – Professora: Alessandra Penha.
Idade de 7 a 11 anos – sem experiência, acima de 12 anos após avaliação.
Até 29 de março – das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

· Curso de Pintura em Tela – Professor: Pauli Gil
Horários:
Quarta-feira – 9h00 às 12h00
14h00 às 17h00
19h00 às 22h00
Quinta-feira – 14h00 às 17h00
Faixa etária: Acima de 15 anos
Matrícula R$ 15,00; Mensalidade R$ 30,00 (com desconto de R$ 5,00 se pagar até a segunda aula do mês).
Crianças (8 a 14 anos)

· Pintura e Desenho Artístico – Professor: Benjamím González
Pintura sobre papel (aquarela e pastel)
Segunda-feira – 9h00 às 12h00
4h30 às 17h30
Adultos

· Desenho Artístico
Quinta-feira – 9h00 às 12h00
19h00 às 22h00

· Pintura sobre papel (aquarela e pastel)
Sexta-feira – 9h00 às 12h00
Matrícula R$ 15,00; Mensalidade: Criança R$ 25,00 e Adulto R$ 35,00 (desconto de R$ 5,00 se pagar até a segunda aula do mês).
Informações pelos telefones: (12) 3833 7000 / 3833 7001, das 8h00 às 18h00.

Autor de Ubatuba visita a Fundart
Joban – João Baptista Antunes, autor de dois livros, publicados, e outro concluído, esteve na Fundart na última quarta-feira quando conversou com o presidente Pedro Paulo sobre a publicação de sua última obra, coletânea de poemas que pretende editar ainda este ano.

Vem aí a Semana da Mulher
Com multi-eventos: exposições, apresentação de espetáculo musical e lançamento de livro, tudo no Sobradão do Porto.

Programação Cultural:
23 - Sábado
20h30 - Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta"
Sobradão do Porto

24 – Domingo
20h45 – Música na Praça – Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta"
Praça da Matriz – Centro

25 - Segunda - feira
9h00, 14h00 e 20h00 - Recital Pedagógico
Grupo Saia Justa
Auditório Fundart.(Fonte: Fundart)

Retomada de Obras de Saneamento Básico em Ubatuba

Ubatuba - O Deputado Antonio Carlos-PSDB anuncia a retomada de obras em Saneamento Básico no Município de Ubatuba, as primeiras obras a serem retomadas serão no Tenório e Pereque-Açu- na Bacia 2 Central, que muito beneficiará moradores e visitantes do município.
O Vereador Charles Medeiros do PSDB de Ubatuba comenta que a retomada das obras advém dos diversos entendimentos e reuniões de trabalho com o Deputado Antonio Carlos e Sabesp. Serão num total de R$ 1.893.570,00 e refletirá na execução da Estação Elevatória de Esgoto EE6T, 148 metros de linhas de recalque, 2.188 metros de rede coletora de esgoto, 595 metros de Coletor Tronco e 320 ligações domiciliares, com término previsto para 18 meses.
Após o I Fórum de Saneamento Básico ocorrido em Ubatuba em 2006, diversas ações foram executadas junto aos diversos órgãos governamentais apontando a necessidade da retomada das obras de saneamento básico em Ubatuba e garantir definitivamente a qualidade de vida a moradores e visitantes. "O reinicio das obras no Tenório e Pereque-Açu são uma boa nova aos nossos cidadãos e as tratativas para o reinício da obras também no bairro Estufa I e II, no Jardim Carolina e demais bairros de nosso município continuam em andamento", explica Charles Medeiros.(Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

SEMANA DE 22/2 a 28/2/2008
Cine Porto. 3833 2066

"A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos segredos"
ás 16:10 - 21:10hs
com Nicolas Cage .

"o Gangster"
ás 18:30hs
com Denzel Whashignton e Russell Crowe


cineporto@hotmail.com

Poesia Topo


 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Mutirão Cidade Saudável

Eu não consigo ver outra coisa senão exploração de mão de obra no mutirão datado para o próximo sábado no bairro do lazaro organizado pela Esc. Munic.Semeríades onde foram convocados os alunos e moradores a retirar lixo das ruas e amontoar para posterior recolhimento pelos caminhões de lixo. E isso sem nenhuma forma de segurança ou proteção para as crianças,as quais estarão em contato com toda espécie de bactérias do lixo orgãnico. Serei eu a única ?
 

Maria de Sena Bezerra
Lazaro, Ubatuba

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lagoinha © Emilio Campi

Praia da Lagoinha
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor