Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008 - Nº 1921 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Olimpíada de Língua Portuguesa

Caraguatatuba
Aulas no Unimódulo começam em ritmo acelerado
Super Verão fecha com saldo positivo e já foi confirmado para próxima temporada
Fase classificatória do Festival de Natação acontece em Caraguá
Antônio Carlos pode ser impedido de concorrer às eleições municipais
Caraguá tem serviço de identificação de animais por microchip
Atletas de Caraguá se destacam em competição de Jiu Jitsu
Caraguá receberá 'feras' do Skate mundial
Campeonato de Futsal chega as semifinais
Caraguá comemorará o Dia Internacional da Mulher
Posto do SEBRAE oferece curso e palestras em Caraguá
Praiamar atende pedido do Prefeito Aguilar e implanta novo horário de ônibus no Jardim do Sindicato
Câmara rejeita doação ao CaraguaPrev
Germino quer CPI para o caso Fundef
Pardim consegue 2 novas seções eleitorais

Ilhabela
Prefeito Manoel Marcos recebe comitiva do PV
Falta de estrutura para circulação de pedestres e ciclistas no sul é apontada como principal causa de acidentes
Curso forma velejadores em Ilhabela
Câmara aprova ampliação de número de títulos honoríficos por vereador
Câmara realiza audiência sobre segurança pública
Deputado Estadual protocola indicação na AL para recapeamento na SP-131
Ilhabela realizou o 3º. Ação Cidadania

São Sebastião
Secretaria de Esportes de São Sebastião visita centros esportivos de Barueri
Mutirão da Cidadania será realizado no bairro Pontal da Cruz na próxima sexta-feira
Cisne Negro altera programação de dança em São Sebastião
Entidades discutem “auto-estima e cotidiano” no Dia Internacional da Mulher
Prefeitura inicia revitalização da praça Santos Dumont na praia do Arrastão

Ubatuba
Moradores e comerciantes reclamam de sujeira na praia do Perequê-Açu durante os finais de semana
ACIU alerta: Cartões - Como se prevenir
Fiscalização da Prefeitura de Ubatuba apreendeu mais de 18 mil itens durante a temporada
Prefeitura entrega reformas em unidades de saúde da família
Natação de Ubatuba sobe ao pódio no Paulista de Águas Abertas
Futsal feminino de Ubatuba chega às semifinais da Copa Vale
Crianças de 6 a 10 anos que passaram pela avaliação para natação já têm vaga garantida
Melhor Idade de Ubatuba treina forte visando XII JORI

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Olimpíada de Língua Portuguesa

Litoral Norte - Vem aí mais uma "Olimpíada da Língua Portuguesa", concurso realizado pelo Ministério da Educação, tendo como parceiros o CENPC, a Fundação Itaú Social, a SEE e outros.
Neste concurso são desenvolvidas ações de formação de professores além de premiar os textos elaborados por alunos das escolas públicas. A estrutura é do concurso anterior "Escrevendo o Futuro", desenvolvido de 2002 a 2007, e o professor receberá o material que apresenta uma seqüência didática para ser desenvolvida ao longo de dois meses. Este material propõe práticas de leitura, produção de textos e análise lingüística, partindo-se da idéia de que escrever se aprende e se ensina num processo de colaboração e socialização dos conhecimentos.
É um concurso direcionado aos professores e alunos da rede pública, de Ensino Fundamental (4ª até 8ª. série), e 2º e 3º anos do Ensino Médio.
O tema é: O LUGAR ONDE VIVO, para todos, sendo que alunos de 4ª. 5ª e 6ª séries trabalharão com o gênero "Poesias", 7ª. e 8ª com os textos de memórias, e alunos do Ensino Médio, com o mesmo tema produzirão artigos de opinião.
Todas as escolas da rede estadual já estão recebendo o Regulamento e Fichas de Inscrição e dentro de alguns dias também a rede municipal, onde os Municípios fizeram a adesão estarão recebendo todo o material necessário para orientar seus alunos na produção dos textos para o Concurso.
As professoras Ida Cristina Dias e Sandra Cavalhaes, ambas da Diretoria Regional de Ensino, são as responsáveis pelo projeto nas escolas públicas das quatro cidades do Litoral Norte e assim, colocam-se à disposição de diretores e professores para maiores informações através do telefone 3882-2107 (Caraguatatuba).


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

Aulas no Unimódulo começam em ritmo acelerado
Calouros são recepcionados sem trote e em uma estrutura totalmente nova

Caraguatatuba - Os cerca de 2500 mil alunos do Centro Universitário Módulo - Unimódulo voltaram às aulas nessa segunda-feira, 25. O clima foi de confraternização e, já nesse primeiro dia, de muito trabalho. As aulas aconteceram simultaneamente nos dois campi da Instituição: o do Centro e o da Martim de Sá; ambos em Caraguatatuba. Esse último, com estrutura recém-inaugurada para atender às necessidades dos estudantes.
Novos cursos, novos pensamentos - Integrante desde outubro de 2007 do Grupo Educacional que administra a Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo, o Centro Universitário Módulo apresentou novidades para o ano letivo de 2008. Além do início dos cinco novos cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Enfermagem, Engenharia da Produção e Negócios Imobiliários, esse primeiro dia de aulas foi marcado pela simpatia entre calouros e veteranos.
Com a prática do trote vetada na Instituição, os recém-chegados sentiram-se mais à vontade para começar a vida acadêmica e aqueles que já estudam no Unimódulo puderam conhecer melhor seus novos colegas. "Meus veteranos pediram para até o final da semana trazermos alimentos não perecíveis", contou a caloura de Direito, Agatha Sousa. "Faremos uma espécie de gincana solidária. Vai ser super-divertido".
A estudante do 7º semestre de Administração, Gislenne Monteiro, também aprovou a medida. "Nunca gostei desse negócio de humilhação, de pintar a cara... não há necessidade disso", comentou. "Essa noção de cidadania, de coleguismo, é outra disciplina fundamental em um curso superior".
Melhorias e ampliação - Os dois campi do Unimódulo estão passando por obras de melhorias e ampliação. A previsão é que para o segundo semestre o novo conjunto já esteja pronto. A área total construída será de 4400m2, composta por um prédio de três andares e um prédio térreo, com previsão para ampliação vertical. Eles terão interligação coberta. Haverá ainda área a ser destinada para Convivência, com cantina, papelaria e copiadora.
Novo reitor - Para receber os novos alunos, o recém-empossado reitor do Unimódulo, professor Daniel Carreira Filho, está realizando encontros no auditório do campus Centro. Os alunos foram divididos em grupo e durante a semana ouvirão o quê professor Daniel tem a dizer.
Sobre o UNIMÓDULO: Maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo, o Centro Universitário Módulo oferece 17 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Instalado nos campi Centro e Martim de Sá, possui mais de 200 funcionários técnico-administrativos, 100 professores e 2.400 alunos. A partir de agora o Unimódulo passa a integrar o grupo da Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, instituição educacional da cidade de SP, que atua na educação há mais de 40 anos e detém hoje alguns dos melhores indicadores acadêmicos de desempenho dentre as universidades particulares de da Grande São Paulo. Com a aquisição, o grupo totalizará 24 mil alunos e até fevereiro de 2008, o grupo prevê investimento de R$ 4 milhões na oferta de novos cursos de graduação e pós, vem como na ampliação da infra-estrutura física e na aquisição de novos equipamentos pedagógicos.
Sobre a UNICSUL: Fundada há mais de 40 anos, a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) conta com 20 mil alunos, 400 funcionários e 500 professores. Com os campi Anália Franco, Liberdade e São Miguel, e, em 2008, o novo campus Pinheiros, totaliza cerca de 90 mil m2 de área ocupada com infra-estrutura voltada à educação. Reconhecida por sua forte atuação na área social, a metodologia pedagógica institucional - "aprender na prática" - permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com o resultado do ENADE 2006 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a UNICSUL ficou entre as 50 instituições mais bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Visite: www.unicsul.br

Super Verão fecha com saldo positivo e já foi confirmado para próxima temporada

Caraguatatuba - O projeto para a última temporada de verão em Caraguatatuba foi realizado em 45 dias e, de acordo com os organizadores e prefeitura, fechou com saldo positivo e já está confirmado para o próximo verão no município. A abertura do Super Verão Caraguá foi em 26 de dezembro e encerrou no dia 10 deste mês.
O Super Verão Caraguá, foi um evento turístico montado na Avenida da Praia, e de acordo com o proprietário da empresa Opção Eventos e responsável pela organização, Wagner Blasio, “o evento contou com a presença de 250.000 pessoas, foi um sucesso.
Só nas festas de carnaval e de fim de ano, teve uma média de 12.000 pessoas por dia”, disse.
Ao todo, a estrutura do evento contou com um espaço de 10 mil m². O projeto para o verão de Caraguatatuba foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. Além de shows, o complexo reuniu atividades pagas e gratuitas aos visitantes, e que foram distribuídas em 38 estandes. O evento contou também com presença de artistas famosos como Latino, NX Zero, Banda Eva, entre outros.
Outro ponto positivo levantado por Wagner Blasio, é que a partir deste ano festas como a do peão de boiadeiro, nas cidades de Barreto e Americana, haverá uma divulgação do município de Caragua e do evento Super Verão, como sendo mais uma opção de lazer e entretenimento para quem viaja no verão.
A entrada no complexo era gratuita, e, além disso, climatizada, coberta e dividida em três setores. A arena onde aconteceram os shows era aberta, porém as arquibancadas e camarotes cobertos. Totalizando em uma área coberta de 4.500 m².
Havia a arena esportiva e palco. Na área ainda houve espaço para entretenimento, praça de alimentação, lan house, que contou com 46 microcomputadores e funcionou 24h, recreação infantil, centro de estética e um local destinado a pequenas apresentações musicais. No interior do complexo foi montada uma feira náutica e uma feira de animais domésticos.
Entre o final de dezembro e todos os finais de semana de janeiro houve shows pagos com artistas famosos. A realização dos musicais teve a participação e apoio do grupo Bandeirante de Rádio e Televisão.
Os shows custaram R$ 20, e para estudantes R$ 10. A organização do evento diz ter tomado alguns cuidados para o sucesso do evento. Como as apresentações musicais começavam as 22h30, e de acordo com a prefeitura, crianças até 10 anos não pagavam, já idosos, estudantes e professores da rede pública pagaram meia entrada.
“O movimento no evento foi muito bom. A arena interna ofereceu muitos serviços como espaço mulher e praça de alimentação. As crianças e pais elogiaram.
Era mais uma opção para o turista na cidade”, disse o secretário municipal de Turismo, Ricardo Ribeiro.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, também foi montado na arena de shows, um estande com profissionais de saúde para atendimentos de urgência. No estande, ficavam dois profissionais de enfermagem que atenderam problemas como pressão arterial, além de fazerem curativos.
Segundo a assessoria, os pacientes que precisaram de atendimento mais específico, uma ambulância fazia a remoção para o pronto socorro local. “Outro diferencial deste evento é que não foi gasto um tostão do dinheiro público”, diz Wagner Blasio. Ele acrescenta que para se concretizar o evento foi realizado uma parceria com a Prefeitura Municipal, que cedeu o espaço para ser feita a programação, mas todo o investimento partiu da iniciativa privada.
Wagner comenta que o prefeito José Pereira de Aguilar, ficou contente com o evento e disse que “é a primeira vez que uma empresa faz um evento de qualidade, e fecha uma programação com chave de ouro, não devendo nada para ninguém”. De acordo com o organizador, Wagner diz que “o prefeito já assinou um documento autorizando o próximo Super Verão Caragua 2008/2009”. O próximo evento, de acordo com Wagner, terá os esportes como novidade. “Além dos shows, faremos um torneio de vôlei e triatholon”, diz Wagner.
“Para a realização de um evento deste porte contamos com o apoio da Petrobras, Mastercard, Lenier Jeans, Empreendimentos Alta Vista e a Ambev ( Companhia de Bebidas das Américas)”, agradece Wagner, organizador do evento. (Fonte: Imprensa Livre)

Fase classificatória do Festival de Natação acontece em Caraguá

Caraguatatuba - Encerra nesta terça-feira as inscrições para o IX Festival Aberto de Natação Peixinhos e Golfinhos, Troféu “Água Mineral Passa Quatro”, que terá a fase local na piscina da Secretaria de Esportes e Recreação, neste sábado. A final acontece na semana seguinte, dia 8, em Cruzeiro.
As fichas para inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br) e também pode ser feita na própria Secretaria. Além de Caraguá, as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Suzano, Mogi das Cruzes, Taubaté e Cruzeiro também serão sedes da fase classificatória.
O Festival “Peixinhos e Golfinhos” tem como finalidade promover e difundir a prática da natação para a comunidade da região, já que todas as crianças de 7 a 14 anos podem participar em até duas provas individuais e dentro de sua categoria.
De acordo com a Secretaria de Esportes de Caraguá, mais de 300 atletas de todo o Litoral Norte estarão na cidade competindo na primeira fase, nos nados livre, costas, peito e borboleta. (Fonte: Imprensa Livre)

Antônio Carlos pode ser impedido de concorrer às eleições municipais
Câmara Municipal vai analisar relatório do Tribunal de Contas que rejeitou as contas públicas da Prefeitura do ano de 2004

Caraguatatuba - O ex-prefeito e atual deputado estadual, Antônio Carlos da Silva (PSDB), pode ser impedido de concorrer às eleições municipais deste ano, caso a Câmara dos Vereadores aprove o relatório final do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC), que rejeitou as Contas Públicas da prefeitura de Caraguatatuba relativas ao ano de 2004.
De acordo com a assessoria de imprensa do TC, o último recurso do ex-prefeito no tribunal foi novamente rejeitado, em setembro do ano passado. O relator Eduardo Bittencourt Carvalho negou pedido de reexame feito pelo advogado de Antônio Carlos da Silva, Sidnei de Oliveira Andrade.
O relator do TC, no último parecer, afirmou que o aspecto determinante para a desaprovação permanece ileso, haja vista a destinação de apenas 13,82% das receitas ao nível fundamental de ensino. O valor foi abaixo do índice mínimo legal exigível.
Segundo a assessoria de imprensa do TC, a decisão de aprovação ou desaprovação das contas públicas, analisadas pelo tribunal, cabe à Câmara Municipal.
Para que relatório do TC seja aprovado na Câmara, é necessário que sete dos dez parlamentares da Casa votem a favor. Hoje apenas três vereadores apóiam Antônio Carlos, Germino de Souza (PPS), Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB), o Lobinho, e Omar Kazon (PR). Os outros parlamentares são da bancada de situação. “Eu acho muito difícil a Câmara não aprovar o relatório do Tribunal de Contas. Normalmente, acompanhamos o TC”, avaliou o presidente da Câmara, Wilson Agnaldo Gobetti (PDT).
A lei complementar 64 do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo estabelece período de cinco anos para o prefeito ficar inelegível, quando tiver suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente.
“As contas foram rejeitadas pela última instância no Tribunal de Contas e não cabe mais recurso a ele (Antônio Carlos)”, reiterou o presidente da Câmara. O vereador disse que ainda não recebeu o relatório do Tribunal de Contas. “Eu vou comunicar oficialmente o tribunal para saber o motivo da demora do envio à Câmara do relatório que rejeitou as contas dele”, disse Gobetti.
A assessoria de imprensa do Tribunal de Contas informou que o relatório deve chegar à Câmara, em breve.
Outro lado - O ex-prefeito disse que se a Câmara não aprovar as contas públicas da prefeitura do ano de 2004, ele irá recorrer à Justiça. “Se a Câmara reprovar as contas, por questões políticas, vou à Justiça. Eu tenho certidões de parcelamento do INPS – hoje INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) que passam os 15% necessários com gastos no ensino fundamental e vou provar que eu investi”, disse Antônio Carlos.
O ex-prefeito afirma ter investido 27,5% do Orçamento na Educação. “Mas o relatório diz que faltou 1.14 nos 15% que devem ser gastos com o ensino fundamental. Primeiro, isto é um atestado de idoneidade, porque a prioridade do meu governo sempre foi a educação”, alegou o ex-prefeito.
Para Antônio Carlos, a sua candidatura à prefeitura em 2008 não está abalada. “Existem três esferas, o Tribunal de Contas, a Câmara Municipal e o Judiciário. Eu ainda posso recorrer ao Judiciário, caso a Câmara não aprove as contas”, adiantou. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá tem serviço de identificação de animais por microchip
Os interessados em microchipar seus animais devem procurar o CCZ para que seja feito o cadastro e o animal possa receber o microchip de identificação

Caraguatatuba - Teve início em janeiro de 2008, em Caraguá, a segunda fase do programa de Registro e Identificação de Animais com microchip. Os animais que receberão a identificação são gatos, cachorros e eqüinos. O serviço é oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde/CCZ - Centro de Controle de Zoonoses.
A pessoa interessada em microchipar seu cão ou gato deve comparecer ao CCZ munido de RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência e de vacinação do animal e deverá recolher uma taxa emitida pelo CCZ de R$ 18,41 (dezoito reais e quarenta e um centavos) e retornar ao centro com o animal portando coleira e guia para a aplicação do microchip. Para os animais castrados, os proprietários devem apresentar também o atestado emitido pelo Médico Veterinário responsável e terá um desconto de 50% da taxa, pagando apenas R$ 9,20 (nove reais e vinte centavos). Já para eqüinos, além dos documentos pessoal e comprovante de residência, o proprietário deverá apresentar xerox autenticado da escritura a área rural para efetuar o cadastro. Após o recolhimento da taxa, que é de R$ 36,83 (trinta e seis reais e oitenta e três centavos) será agendado o dia para a aplicação do microchip. O CCZ alerta que, caso o dono do animal, não seja o proprietário da área onde irá permanecer, o mesmo deve apresentar uma autorização com firma reconhecida do proprietário da área. Após a entrega do documento, o proprietário do animal assinará um termo de responsabilidade comprometendo-se a deixar o animal na área informada.
O objetivo da implantação do microchip é retirar animais das ruas, prevenindo zoonoses, que são doenças transmitidas ao ser humano como, raiva e verminose; acidentes de trânsito, agressões severas, como mordedura; bem como promover o bem-estar animal, evitando situações de maus tratos como, atropelamentos, doenças da espécie e agressões entre outros. "O animal microchipado, caso venha a ser recolhido, terá identificado seu proprietário de forma rápida, possibilitando o resgate imediato do mesmo e diminuindo custo, para o município, na manutenção do animal, retornando esse animal para o seu dono, que é o principal aspecto do Programa de Identificação obrigatória de animal", disse Guilherme Garrido, responsável pelo CCZ.
Garrido ressaltou ainda que Caraguá possui o sistema de recolhimento de animais, que visa preservar a saúde pública e o bem-estar animal, sendo acionado rotineiramente para atender denúncias de animais abandonados em vias e logradouros públicos, criações irregulares em área urbana e em situação de risco pela Polícia Militar, principalmente em rodovias.
O CCZ fica na Avenida Ministro Dílson Funaro, 115, Jardim Britânia, telefone 3887-6888. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá se destacam em competição de Jiu Jitsu

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba foi muito bem representada no Campeonato de Jiu Jitsu, disputado em Ubatuba, no último final de semana. Em dois dias de lutas, a equipe caraguatatubense conquistou nove medalhas de ouro.
No sábado, pelo Evento I - Submission sem kimono, Miguel Basílio (Ticão), René Oliveira e Hugo Santos sagraram-se campeões. Já Leonardo (Tatuzinho) e Ulrico Júnior ficaram com a medalha de prata.
No último dia de competição, no domingo, Ticão novamente foi para o lugar mais alto do pódio, levando o ouro, assim como Fúlvio S, Marcos Guerreiro, Pablo Eduardo, Juliana Barbosa e Rubiane.
Também se destacaram no campeonato, André José, Fábio, Gledson (Magrão) e Murilo (Mumu Sap), que trouxeram para Caraguá a medalha de prata. René Oliveira, Ulrico Júnior e Ricardo Fidelis ficaram com o bronze.
O atleta Tiago Assunção levou a quarta colocação. Atos Arruda e Alberto (Betão) ficaram com o quinto lugar. Neto ficou em sexto e Flavio Ribeiro em oitavo.
O professor Ulrico agradeceu a Prefeitura Municipal, que por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, deu todo o suporte para a equipe de Jiu Jitsu. (Fonte: PMC)

Caraguá receberá 'feras' do Skate mundial

Caraguatatuba - Será realizado nesta quarta-feira, a partir das 14h, na Pista de Skate, ao lado da Praça Ton Ferreira, o primeiro "Summer Crail" já realizado no Litoral Norte, com presença de 11 skatistas profissionais, como os brasileiros Lincon Ueda e Biano Biachin, que atualmente moram fora do país, onde disputam campeonatos mundiais, com os melhores do mundo.
Com o evento, Caraguatatuba estará dentro do DVD "Da Tour", que apresentará os melhores momentos dos skatistas se apresentando no "Summer Crail" este ano.
Além de Caraguá, Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e outros municípios do país receberão os esportistas. (Fonte: PMC)

Campeonato de Futsal chega as semifinais

Caraguatatuba - Com organização da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, o Campeonato Municipal de Futsal do Núcleo do Olaria, Troféu "Nelson José da Silva", se aproxima da final. Agora, apenas quatro times seguem com chance de título.
Na última segunda-feira, no Núcleo Esportivo Jorge Burihan, o Sertão dos Tourinhos, bateu nas quartas-de-final o time Amigos por 2 a 1, em uma grande partida. No jogo seguinte, pela mesma fase, o União Olaria mostrou sua força e derrotou a equipe do Real Tabatinga por 3 a 1.
Nesta quarta-feira (27), na Quadra do Olaria, Geração Primo e Adil Car abrem às 20h as semifinais. Às 21h, no mesmo local, o Sertão dos Tourinhos enfrentará o União Olaria.
Os vencedores dos dois confrontos farão a final na próxima sexta-feira (29), às 21h. A disputa do 3º e 4º lugar será realizada no mesmo dia, às 19h. (Fonte: PMC)

Caraguá comemorará o Dia Internacional da Mulher

Caraguatatuba - As valentes mulheres terão a oportunidade de serem homenageadas na próxima semana em Caraguatatuba, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado todo dia 8 de março.
A celebração em Caraguá acontece na Praça de Eventos e será realizada um dia antes, na sexta-feira (7), das 14h as 17h, e será aberta ao público, que poderão acompanhar a "Dança Sênior", apresentada pelo grupo adaptado da 3ª idade, apresentação de esquetes, por parte da FUNDACC (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba), que também é parceira do evento, entre outras atrações.
A comemoração do Dia Internacional da Mulher acontece todos os anos na cidade, mas, este ano, será o primeiro em que todas as mulheres, por meio das funcionárias públicas, serão homenageadas. (Fonte: PMC)

Posto do SEBRAE oferece curso e palestras em Caraguá
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência no Posto de Atendimento ao Empreendedor, abrigado na Secretaria de Administração. As vagas são limitadas

Caraguatatuba - O Posto do Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Caraguatatuba, que funciona em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, está oferecendo palestra e curso, direcionados para empresários, gerentes, encarregados, supervisores, futuros empresários e empreendedores em geral.
No dia 4 de março será oferecida uma palestra de sensibilização da Empretec, direcionada para empresários, gerentes, supervisores, encarregados, futuros empresários e sucessores na empresa de família. Será apresentado na palestra, o modo de aplicação do programa, com intuito prioritário de buscar a adesão daqueles que pretendem despertar ou aperfeiçoar suas características empreendedoras e aplicá-las de forma competitiva do mercado participativo no Seminário Empretec. O encontro acontecerá na sede da Secretaria de Administração.
No dia 5 de março, mais uma palestra será proferida para empreendedores em geral, sobre Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência. O palestrante Roberto Lessa irá abordar temas como gestão financeira da empresa; controle de contas a pagar; contas a receber e bancos; fluxo de caixa; fechamento e projeção de caixa; variáveis e influências de fluxo de caixa; ciclo financeiro e operacional; caixa operacional mínimo; estratégias para situações percebidas na movimentação de caixa.
O objetivo da palestra é indicar ações de planejamento e análise de fluxo financeiro, de acordo com as necessidades da empresa e contribuir para desenvolver habilidades gerenciais com ênfase na gestão de caixa, do ponto de vista operacional e estratégico. O encontro será na Associação Comercial e Empresarial de Caraguá.
No período de 10 a 15 de março acontece o curso Aprender a Empreender, que terá 24 horas de duração. O curso pretende atrair donos de comércios formal e informal; futuros empreendedores, que estão abrindo um pequeno negócio; profissionais liberais; membros de cooperativas e pessoas que aspiram ter seu próprio negócio.
O curso abordará os temas: Empreendedor, O Mercado e os Números da Empresa.
As palestras e o curso são gratuitos e as inscrições devem ser feitas com antecedência no Posto do Sebrae, que fica na sede da Secretaria de Administração, localizado na rua Siqueira Campos, 44, Centro. Informações pelo telefone 3897-8198, com Cleonice. (Fonte: PMC)

Praiamar atende pedido do Prefeito Aguilar e implanta novo horário de ônibus no Jardim do Sindicato

Caraguatatuba - Os moradores do Jardim dos Sindicados, localizado no bairro Porto Novo e adjacentes, já contam com novos horários de ônibus. Atendendo uma solicitação do Prefeito José Pereira de Aguilar, a empresa de ônibus, responsável pelo transporte urbano do município, Praiamar Transportes LTDA, já implantou os novos trajetos e horários. Todos eles servirão ao bairro Porto Novo (Jardim dos Sindicatos), onde estão localizadas diversas Colônias de Férias e seguirão pela orla marítima.
Os moradores do bairro Jaraguá e adjacentes também foram beneficiados com os novos horários. Segundo o ofício da Praiamar, a mudança nesse trajeto foi em razão da alocação de mão-de-obra existentes na região.
De acordo com o oficio 079/2008, enviado pelo Prefeito Aguilar, esta é uma antiga reivindicação dos moradores no bairro Jardim Sindicato e adjacentes. A solicitação da população foi em virtude do local concentrar diversos trabalhadores nas várias colônias de férias existentes no bairro Porto Novo e a população necessitarem dos serviços da empresa. (Fonte: PMC)

Câmara rejeita doação ao CaraguaPrev
Legislativo realizou a segunda Sessão Extraordinária do ano

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na tarde desta segunda-feira - 25 de fevereiro, a sua 2ª Sessão Extraordinária do ano. Dos 5 projetos constantes na Ordem do Dia, apenas a doação de área para o CaraguaPrev foi rejeitada.
Os Vereadores aprovaram os seguintes projetos de Lei, todos de autoria do Executivo: Abertura de Crédito Especial ao Orçamento, na ordem de R$ 974 mil; Autorização para celebrar convênio com o Instituto Mamulengo; Autorização para celebrar convênio de cooperação com doação de bens móveis entre a Prefeitura Municipal e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês e convênio com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo.
O único projeto rejeitado na sessão também tem a autoria do Executivo e dispunha sobre a alienação de imóvel por doação ao Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba - CaraguaPrev. O projeto foi rejeitado com 6 votos favoráveis a doação e 4 contrários. Segundo o Regimento Interno alienação e doação de áreas públicas necessita de 2/3 dos votos pela doação, ou seja, 7 votos. A área em questão que foi rejeitada localiza-se no centro da cidade, ao lado da sede da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), na Rua Santa Cruz e anteriormente havia sido prometida para a construção da Casa do Músico, que abrigará a Banda Municipal Carlos Gomes. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Germino quer CPI para o caso Fundef
Parlamentar busca assinaturas para iniciar Comissão Parlamentar de Inquérito

Caraguatatuba - O Vereador Germino de Souza (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba quer abrir a segunda CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do ano. Desta vez é sobre irregularidades na aplicação de verba do Fundef (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Fundamental) no município, que está sob investigação do Ministério Público Federal em São José dos Campos. O Vereador é o autor da CPI da Merenda Escolar, que está em tramitação no Parlamento Municipal.
A CPI da Merenda está em tramitação desde outubro do ano passado, por intermédio de denúncia repassada pelo Vereador Germino de Souza, que fala sobre Superfaturamento e favorecimento a empresa Verdurama, que ganhou a licitação para a compra de materiais da Merenda Escolar em 2005. Até o momento foram 3 depoimentos e faltam 2 para finalizar, entre eles o do Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM).
No caso Fundef o Vereador aponta irregularidades quanto a aplicação da verba através de documentos obtidos judicialmente, visto que o Executivo negou a entrega de forma amigável. Alguns exemplos da não aplicação da verba se mostram como o não repasse da verba de 2005 do órgão aos salários dos professores e do 13º salário em 2006, com totais na ordem de R$ 1.2 milhões.
Germino relata também que no final de 2005 houve adiantamento de férias e vale refeição e o devido desconto no início do ano seguinte, o que caracteriza transporte irregular de valores de um ano para o outro. O Vereador continua relatando, agora sobre o repasse aos salários dos funcionários da Educação - exceção aos professores - onde aparecem valores altos sem qualquer justificativa em 2006, no valor aproximado de R$ 2.745 milhões. Finalizando, Germino aponta irregularidade nas assinaturas dos Conselheiros de Acompanhamento do Fundef a partir do quarto trimestre de 2006.
O Vereador relata ainda a falta de uma quarta assinatura para a instauração da CPI, sendo que até o presente momento só 3 Vereadores assinaram para instauração da CPI; o Vereador Germino de Souza como requerente e mais os Parlamentares Omar Kazon (PR) e Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB).
Para Germino o caso é grave e necessita de uma profunda investigação. "Como Vereador não posso me afastar da principal prerrogativa de minha função, que é a de fiscalizar o Poder Executivo, ainda mais quando é notada irregularidade deste porte, que afeta sensivelmente os professores e funcionários da Educação. Estou me empenhando ao máximo para que esta CPI seja realizada", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pardim consegue 2 novas seções eleitorais
Vereador requisitou urnas no Poço da Anta e Pegorelli

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM), 2º Secretário da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caraguatatuba conseguiu ampliar o número de seções eleitorais no município, trazendo mais conforto ao eleitor. Através de ofício solicitou junto ao Juiz Eleitoral da Comarca a criação de 2 (duas) novas seções eleitorais no Poço da Anta e Pegorelli.
As 2 novas seções já estarão em funcionamento para as eleições municipais de outubro deste ano e trarão mais comodidade ao eleitor da zona sul da cidade, onde se localizam e fazem parte da base eleitoral do Parlamentar.
As urnas serão instaladas na Escola Municipal do Poço da Anta e na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Masako Sone, localidades estas que não tinham até o momento uma seção eleitoral para o voto de seus moradores e até a solicitação do Parlamentar, precisava se locomover para outros bairros.
O Cartório Eleitoral de Caraguatatuba ainda não tem dados exatos e oficiais sobre as eleições de 2008, pois o cadastro de eleitores e a conseqüente relação de urnas e seções serão fechados em maio. Até o momento o município contém 161 seções eleitorais e 64.069 eleitores aptos ao voto.
Para o Vereador Pardim eleitor também tem direito a comodidade. "Se a Prefeitura preza por dar comodidade ao contribuinte, com os seus serviços próximos as maiores concentrações de moradores, por que a Justiça Eleitoral não pode fazer o mesmo com os eleitores? Hoje o eleitor de nossa cidade não precisa enfrentar trânsito ou grandes distâncias para exercer o seu direito de voto, pois há seções em todos os bairros e localidade de nossa cidade", frisou. CMC
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Prefeito Manoel Marcos recebe comitiva do PV
Reivindicação de reestruturação da Defesa Civil e fixação de uma guarnição do Corpo de Bombeiros no Município

Ilhabela - Na tarde desta segunda-feira, 25, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira recebeu em seu gabinete a comitiva acompanhada pelo vereador José Roberto de Campos (PV), juntamente com o presidente do Partido Verde, Nuno Gallo; do secretário de Eventos da Executiva do PV, Rodolfo e os filiados Nicky, Cesar e Osvaldo.
Na oportunidade o grupo entregou ao chefe do Executivo, um abaixo assinado, com aproximadamente 1.015 assinaturas, onde pessoas da comunidade reivindicam a urgente reestruturação da Defesa Civil no município e a celebração de convênio que permita a fixação de uma guarnição do Corpo de Bombeiros no município.
O prefeito esclareceu que sua batalha tem sido grande para estabelecer efetivamente em Ilhabela uma guarnição do Corpo de Bombeiros e também a formação de uma equipe para a Defesa Civil, desde o primeiro ano de seu primeiro mandato. O prefeito enfatizou ainda que este documento vem de encontro com suas reivindicações, e será encaminhado aos órgãos estaduais competentes e também para a liderança do PV na Assembléia Legislativa, que com certeza será alvo de atenção à esta importante reivindicação do povo de Ilhabela..
Integra do texto do abaixo assinado: “Ilhabela é a única cidade do litoral norte que não dispõe de uma guarnição do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil está reduzida a uma única pessoa, ou seja, completamente desestruturada, situação sumamente agravada pelo fato de o território municipal abranger um arquipélago. Além da inexistência de qualquer tipo de plano para ações visando prevenir, limitar ou corrigir as conseqüências de ocorrências emergenciais ou calamitosas, o arquipélago de Ilhabela está sem qualquer estrutura para atuar ativa ou preventivamente nos casos que envolvam incêndios em residências e estabelecimentos comerciais, queimadas, incêndios florestais, resgate de pessoas perdidas na mata, transporte de produtos perigosos, derramamento de óleo, afogamentos, animais peçonhentos e, o que é pior, sem nenhuma capacidade para atuar até mesmo no âmbito do Plano Preventivo da Defesa Civil, que é desenvolvido, anualmente, pelo governo estadual. Por isso, as pessoas que assinam este documento reivindicam junto ao Senhor Prefeito de Ilhabela a urgente reestruturação da Defesa Civil no município e a celebração de convênio que permita a fixação de uma guarnição do Corpo de Bombeiros no município”. (Fonte: PMI)

Falta de estrutura para circulação de pedestres e ciclistas no sul é apontada como principal causa de acidentes

Ilhabela - A região sul de Ilhabela é marcada por acidentes com vítimas fatais por ser estreita e ter muitas curvas. A rodovia SP 131 é de responsabilidade do Estado e para fazer alguma modificação na estrutura da estrada deve ser feita parceria com o DER. Não só os motoristas, mas principalmente os ciclistas e pedestres não têm segurança alguma para transitar na região.
No último sábado um homem de 37 anos que voltava do trabalho foi atropelado por um carro que tentava ultrapassar outro veículo na avenida Riachuelo, na altura do nº 4286. A.J.F.C não resistiu e morreu. Segundo relato de amigos ele era atleta e ia trabalhar todos os dias de bicicleta. A principal queixa das pessoas é a falta de ciclovia tanto no lado sul como no lado norte do município. Atualmente o trecho de ciclovia vai da região central até o bairro do Perequê.
O diretor de trânsito de Ilhabela, Laudelino Dias explicou que a sinalização está regulamentada, mas o espaço físico não comporta uma calçada e muito menos uma ciclovia. O diretor falou em radares como alternativa de prevenção de acidentes. As ruas de Ilhabela receberam radares fotográficos no feriado de Carnaval. Laudelino explicou que essa medida vai tentar educar os motoristas para depois punir. “O local do acidente é onde eu mais peço atenção.
O motorista ultrapassou em uma ponte, ele estava completamente irregular”, disse.
Ao ser questionado sobre o grau de segurança que a estrada oferece ao pedestre e ao ciclista, Laudelino admitiu que infelizmente a realidade é essa, ou seja, nenhuma segurança. “Se tivesse lugar de fazer pelo menos uma calçada, daria um pouco mais de segurança”, falou.
Os radares registraram que a grande maioria de infratores é de fora do município, mas o principal problema no trânsito continua sendo atropelamentos envolvendo motos e bicicletas.
O ciclista e arquiteto Christian Rocha disse que se incomoda bastante com essa falta de organização no trânsito de pedestres e ciclistas. Ele admite que existe uma limitação física, mas acredita que diante dessa limitação deveria se pensar em alternativas. “É para isso que serve a divisão de trânsito, o problema é que eles só consideram trânsito aquilo que tem motor, mas isso na é verdade”, desabafou. Para o usuário da ciclovia deveria ser feito um trabalho e educação para promover uma convivência pacífica entre as pessoas no trânsito.
Já para o secretário de Obras, João Marques, a possibilidade de se construir uma ciclovia no Sul é muito difícil. Ele explicou que a obra teria valor muito alto porque a estrada foi feita muito próxima da costeira, inviabilizando um local que pudesse ser usado para esse fim. “É uma obra caríssima, teria que ser feita alternando os lados, uma hora próxima ao barranco e outra hora próxima à orla”, disse.
O secretário explicou que a região sul não tem m espaço grande como da região central. Ele acredita que a ciclovia ficaria muito interrompida. “Se tivesse uma verba muito grande até daria para fazer um projeto assim”, concluiu. Ilhabela tem aproximadamente 7KM de ciclovia. (Fonte: Imprensa Livre)

Curso forma velejadores em Ilhabela

Ilhabela - Estão abertas as inscrições para um curso gratuito de formação de novos velejadores.
O projeto “Skipper do Futuro II”, desenvolvido em Ilhabela, visa não somente preparar alunos para a prática do esporte, mas também condicioná-los a exercer uma atividade remunerada, conforme explica o capitão Hilpert Zamith, um dos instrutores do curso.
Ele conta que será criada uma “bolsa de tripulantes”, na qual o aluno formado ficará a disposição para integrar tripulações de regatas ou cruzeiro em nível profissional, esportivo ou amador. “Existe uma demanda muito grande por velejadores capacitados a compor tripulações, especialmente numa cidade como Ilhabela, que recebe tantos eventos importantes da vela nacional e até internacional”, comenta Zamith.
Além dos conhecimentos técnicos de navegação, os alunos terão aulas sobre primeiros-socorros e legislação marítima, com profissionais das áreas. As inscrições vão até a próxima quinta-feira com limite de 40 alunos. A aula inaugural acontece dia 5, no Pindá Iate Clube. Podem participar pessoas que saibam nadar, residentes no Litoral Norte e com idade mínima de 13 anos. Informações pelo telefone (12) 3896-2921. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara aprova ampliação de número de títulos honoríficos por vereador

Ilhabela - A Ordem do Dia da sessão* ordinária de ontem (25/02) trouxe a votação de apenas uma matéria, o Projeto de Resolução 03/2008, de autoria do Vereador Márcio Garcia (PTB).
O projeto modifica o artigo 151 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ilhabela que dispõe sobre a concessão de títulos de cidadania e outras homenagens honoríficas aumentando de uma para duas concessões por vereador.
De acordo com a proposta do Vereador Márcio, será facultada a cada vereador a concessão de dois títulos de cidadania ou de qualquer outra homenagem honorífica.
“A limitação de concessão de apenas um título por ano revelou-se inadequada, visto que impede pessoas efetivamente merecedoras de receberem a homenagem” justifica o autor do Projeto que foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara realiza audiência sobre segurança pública

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela convida toda a população para a Audiência Pública que será realizada no próximo dia 05 de março (quarta-feira), às 19 horas.
O debate foi proposto pelo Vereador Beto Campos (PV) por meio de um requerimento aprovado em novembro do ano passado.
De acordo com o vereador, o tema segurança pública está entre as maiores preocupações da população: “o poder legislativo deve tratar o assunto com as demais autoridades como uma de suas prioridades, para que junto de especialistas e profissionais da área, busquemos medidas de curto prazo para estancar a atual onda de violência. E, de forma planejada, elaborarmos uma estratégia para a área, para soluções em médio e longo prazo”, afirma o vereador.
A audiência sobre segurança pública acontece no dia 5 de março, às 19 horas, na própria sede do Legislativo, localizado à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Deputado Estadual protocola indicação na AL para recapeamento na SP-131

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) recebeu do Deputado Estadual Marco Bertaiolli na última quinta-feira (20/02) uma carta em resposta ao seu oficio que solicita o recapeamento da SP-131 no trecho que compreende a região norte de Ilhabela.
De acordo com o ofício enviado pelo Deputado, foi protocolada junto à Mesa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo a indicação para solicitar a intercessão do Governador do Estado, junto à Secretaria de Transportes, para viabilizar o recapeamento da estrada. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela realizou o 3º. Ação Cidadania
Cerca de 2000 pessoas se beneficiaram dos serviços gratuitos oferecidos no evento

Ilhabela - Mais uma vez, foi um sucesso a 3ª edição do Ilhabela Ação Cidadania, uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Administração, com o patrocínio do Banco Real, Saúde Internacional, Supermercado Ilha da Princesa, Pousada Amarela e Roca Cestas Básicas, contando também com apoiadores e colaboradores.
O evento aconteceu na Escola Estadual Waldemar Belisário, no bairro do Itaguassú, onde, durante todo o dia, cerca de 2.000 pessoas puderam usufruir dos serviços gratuitos promovidos pela Ação, tais como: emissão de 1a. e 2a. via de R.G.; emissão de CPF e Carteira de Trabalho; Procon; Orientação Judicial, Conselho Tutelar e OBA; Balcão de Emprego; Atendimento do Banco do Povo para microempreendimento; Orientação sobre Alistamento Militar; Programa Municipal de Educação no Trânsito e consulta a multa municipal; Orientação Ambiental; Cadastro de Sócio da Biblioteca Municipal; Solicitação de Tarifa Social da Sabesp; Aferição de Pressão Arterial; Controle de Glicemia; Orientação Odontológica; Triagem Optométrica (Acuidade Visual); Cortes de Cabelo, Terapias Alternativas; Recreação Infantil Monitorada e Apresentações Culturais, Transferência, Passe Escolar, Matrícula do EJA e outras modalidades escolares municipais.
Dentre os serviços mais procurados, a Secretaria de Administração destaca: emissão de R.G. e foto; corte de cabelo; optometria; terapias alternativas; xerox. e recreação para as crianças que acompanhavam seus pais.
Numa breve avaliação, o secretário de Administração, Luiz Lobo, esclareceu que com a terceira edição do evento, cerca de 6.000 pessoas foram beneficiadas pelos serviços gratuitos.
O prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira agradece a dedicação de todas as pessoas envolvidas no evento, e anuncia que a quarta edição do Ilhabela Ação Cidadania acontecerá no próximo dia 25 de maio, na Escola Estadual Leonardo Reale, no bairro da Armação, costa norte do município. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Superchic

Secretaria de Esportes de São Sebastião visita centros esportivos de Barueri

São Sebastião - Representantes da Secretaria de Esportes de São Sebastião visitaram na tarde de ontem os principais complexos esportivos de Barueri, na Grande São Paulo. O objetivo foi conferir a estrutura utilizada nos locais para implantar no projeto de reforma do Estádio Municipal Otoniel Santos, localizado na região central.
Entre as paradas do grupo, liderado pela secretária de Esportes, Raquel Buzi estiveram a “Arena Barueri” e o Ginásio de Esportes José Correia. A Arena Barueri, sede das partidas do Grêmio Recreativo Barueri que disputa o Campeonato Paulista, tem capacidade para 20 mil pessoas. Construído com o objetivo de ser um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o espaço contará ainda com uma arquitetura moderna e lotação máxima de 40 mil lugares até 2009.
Já o Ginásio José Correia também conta com uma estrutura nova e tem capacidade para cerca de 5 mil pessoas. “Acreditamos que com essa visita poderemos aperfeiçoar o projeto de reforma do nosso estádio para trazer mais tecnologia e oferecer mais infra-estrutura e conforto para atletas e comunidade”, destaca Raquel Buzi. Após o término do projeto, a obra do Estádio Otoniel Santos entrará em fase de licitação. O início da reforma está previsto para o segundo semestre deste ano. (Fonte: Imprensa Livre)

Mutirão da Cidadania será realizado no bairro Pontal da Cruz na próxima sexta-feira

São Sebastião - Na próxima sexta-feira (29/2), a Prefeitura de São Sebastião realiza a primeira edição do Mutirão da Cidadania de 2008. O serviço será desenvolvido no bairro Pontal da Cruz, região central da cidade, a partir das 8h, pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Administração (Secad), Saúde (Sesau), Subprefeituras (Sesub) e Governo (Segov), cujos representantes irão conversar com os moradores sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente e a importância de manter o bairro limpo.
Além de recolher entulhos, realizar o reparo e a limpeza das vias públicas, fiscalizar os resíduos e o esgoto e promover o plantio de árvores, a ação também deverá orientar os munícipes com informações sobre a Dengue, Educação Ambiental, Agenda 21, entre outros temas afins. No bairro também será feito um diagnóstico do local para facilitar o planejamento da Prefeitura. Antes de iniciar os trabalhos, a equipe do mutirão passará por uma capacitação.
“É importante salientar a importância da participação dos moradores. Nós fazemos uma primeira inserção, mas a continuidade e a manutenção dos serviços realizados cabem à população. Os munícipes são as principais peças para o sucesso do programa”, destaca Luís Filipe, assessor de Departamento da Semam.
Após o Pontal da Cruz, o próximo bairro a receber o Mutirão da Cidadania é Barra do Sahy, localizado na Costa Sul, no dia 7 de março. Ainda no mesmo mês, o programa será realizado nos dias 19 e 20 no bairro São Francisco, região central. (Veja programação abaixo).
A Semam informa que logo depois do último mutirão, que acontece no bairro Itatinga no dia 15 de agosto, uma nova agenda será elaborada para atender outras localidades ao longo do município.

Programação

Abril
Dia 04 – Barequeçaba
Dia 18 – Cambury

Maio
Dia 09 – Juquehy
Dia 30 – Canto do Mar

Junho
Dia 13 – Maresias
Dia 27 – Jaraguá

Julho
Dia 04 – Tropicanga (Boiçucanga)
Dia 18 – Topolândia

Agosto
Dia 01 – Enseada
Dia 15 – Itatinga PMSS

Cisne Negro altera programação de dança em São Sebastião

São Sebastião - A produção da Companhia de Dança “Cisne Negro” vai apresentar o programa “1,2,3...7”, que também celebra os 30 anos do grupo reconhecido em todo o país e no mundo. O espetáculo será no Teatro Municipal no dia 8 de março, às 20h, dentro das comemorações dos 372 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião. Inicialmente, a apresentação seria de “Revoada”, mas a alteração ocorre em função de problemas técnicos da Cia.
O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. As entradas estão à venda no Teatro Municipal e na sede do Fundo Social, localizado na rua Sebastião Silvestre Neves, com ingresso solidário no valor de R$ 5, que será revertido para a Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS).
Os trabalhos da Cia Cisne Negro foram apresentados nas principais cidades do Brasil e na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Uruguai, Paraguai, Argentina, Alemanha, Moçambique, África do Sul e Chile. O grupo exibiu um modelo de trabalho dentro da dança brasileira construído com profissionalismo. Mais informações pelos telefones (12) 3892-2620 ou 3892-4991. (Fonte: PMSS)

Entidades discutem “auto-estima e cotidiano” no Dia Internacional da Mulher

São Sebastião - A partir da próxima segunda-feira (3/3), começam as atividades elaboradas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), que contará com entrevistas na rádio, palestras nos bairros, ações de motivação e espetáculo teatral entre outras ações promovidas pela parceria entre o Conselho Municipal da Condição Feminina, Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS) e Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e Fundo Social de Solidariedade (FSS), além das entidades ONG- Pérola Negra e Associação dos Caseiros e Empregadas Domésticas de São Sebastião. O tema de reflexão proposto para a data será a “Auto-estima e o cotidiano da Mulher”.
Na segunda-feira, as conselheiras da Condição Feminina e as representantes da AAMS serão as entrevistadas do programa “Jornal da Morada - A voz do Povo” (95.5 MHz). Em seguida, está programado um café da manhã de confraternização entre as entidades sebastianenses que prestam serviços à mulher na sede da AAMS, localizada à rua Nossa Senhora da Paz, no Centro. Ainda na mesma data, as conselheiras da Condição Feminina concedem entrevista na Rádio Comunitária de Boiçucanga, na Costa Sul (104.9 MHz) e a partir das 18h30, na sede da Associação, será realizado um curso de maquiagem e uma apresentação com Neide Palumbo, que promete divertir a todos com seus “causos caiçaras”.
No dia 4/3 (terça-feira), a programação reserva palestras de motivação com as conselheiras da Condição Feminina, às 10 e 15h, em Boiçucanga, e no fim da tarde, às 18h30, na sede da AAMS, está prevista uma sessão da Terapia do Riso.
Na quarta-feira (5/3), às 18h, estão programadas atividades de motivação na Amovila (Associação de Moradores da Vila Sahy), na Costa Sul, com palestra da psicóloga Elisabeth Chagas.
Já na quinta-feira (6/3), as palestras de motivação serão realizadas no Centro, a partir das 14h, para as mulheres assistidas pelos programas da Setradh. Ainda na quinta, a partir das 18h30, na sede da AAMS, será realizada uma palestra sobre os benefícios da feng shui, antiga arte oriunda da China que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente através dos cinco elementos da astrologia chinesa, com a arquiteta Kátia Gomes Severi.
Na sexta-feira (7/3), a partir das 17h30, no Berçário Amigo da Criança, no bairro de São Francisco, a programação reserva uma palestra sobre auto-estima e cotidiano da mulher e em seguida, às 20h, no pátio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), está prevista uma apresentação musical com o cantor Antônio Carlos, em homenagem às conselheiras e membros de entidades sebastianenses que realizam atendimento à mulher.
Fechando as atividades no sábado (8/3), Dia Internacional da Mulher, o Teatro Municipal recebe às 20h30 o espetáculo “1,2,3...7” da Cia. de Dança Cisne Negro. Os ingressos serão vendidos a preço popular (R$ 5), com renda revertida para a AAMS.
História - Em 8 de março de 1857, as operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque (EUA), ocuparam o pátio e fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho, como redução da jornada e equiparação de salários com os homens. A manifestação foi reprimida com violência: as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia da tragédia passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às vitimas da fábrica de tecidos, porém, só em 1975 a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data por meio de um decreto. (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia revitalização da praça Santos Dumont na praia do Arrastão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, iniciou nesta terça-feira (26/2) a obra de revitalização da praça Santos Dumont, na praia do Arrastão, região central da cidade. Entre as melhorias previstas estão: troca de piso, paisagismo, novos bancos, decks e iluminação ornamental.
A praça também contará com bicicletário, rampas de acesso e uma queda d'água. Trata-se da modernização da praça do Arrastão, um dos pontos de concentração de moradores e turistas, principalmente, no verão. O local é palco, por exemplo, do tradicional Carnamar.
A obra terá verba de R$ 355 mil do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). O trabalho é executado pela empresa JR Terraplanagem.
Em setembro de 2007, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, esteve reunido com o chefe da Casa Civil do Estado, Aloysio Nunes, do qual recebeu a informação sobre a liberação de verba. Além desta obra, a Prefeitura recebe ainda mais R$ 437 mil para a área de lazer do Olaria e R$ 2,4 milhões para a 2ª fase do Centro de Convenções.
A praia do Arrastão é uma das mais freqüentadas por turistas e moradores na região central de São Sebastião. “Por muitos anos, várias áreas da cidade deixaram de ser freqüentadas pelo estado de abandono que se encontravam. Um exemplo é a Rua da Praia, que depois da obra de revitalização voltou a ser freqüentada pelas famílias sebastianenses e pelos turistas. Dentro desta proposta iniciamos obras por todo o município, recuperando e construindo novas praças e complexos esportivos, o que significa mais qualidade de vida para a população”, destaca o prefeito. Neste conceito de urbanização de orla, a Prefeitura já realizou a 1ª fase do aterro, a Revitalização da Rua da Praia e a praça na Praia da Figueira, no Bairro de São Francisco. Ainda estão previstas as obras de urbanização da orla de Boiçucanga, na Costa Sul, e da Enseada, na Costa Norte. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Moradores e comerciantes reclamam de sujeira na praia do Perequê-Açu durante os finais de semana

Ubatuba - Moradores, quiosqueiros e comerciantes da Praia do Perquê-Açu, região central de Ubatuba, estão insatisfeitos com a rotineiro acúmulo de sujeira na região, durante os finais de semana.
A praia do Perequê apresenta um terminal turístico, onde desembarcam, em média, mais de 800 pessoas durante os dias de sábado e domingo. Neste último final de semana, o local recebeu mais de 25 ônibus de turismos (com capacidade para 50 lugares) que trazem, no chamado “bate e volta”, pessoas do Vale do Paraíba e cidades próximas à capital paulista. Entretanto, a visitação, que deveria ser uma boa notícia para os comerciantes locais, está se tornando um sério problema de limpeza urbana.
Os vendedores e freqüentadores da praia do Perequê-Açu relatam que, os chamados “farofeiros”, não têm respeito com o meio ambiente e jogam toda a sujeira na praia sem a preocupação de preservar a natureza. “Eles jogam os restos de comida e tudo quanto é tipo de lixo na areia.
Os comerciantes limpam o entorno dos estabelecimentos, mas o volume de gente e de desrespeito é tão grande, que o ponto da praia, próximo ao terminal de ônibus, fica um verdadeiro lixão”, comenta a vendedora Luminata Silva, acrescentando que, neste verão, já chegou a ter de recolher fezes humanas, no entorno de seu ponto comercial.
Apesar da indignação com a falta de educação de alguns visitantes, a comunidade local pede providência às autoridades responsáveis. No caso do lixo acumulado na praia, a remoção é feita pela prefeitura, todo o fim de semana.
O Departamento de limpeza admite que, em alguns dias da semana, o serviço com o caminhão não visita o local, pois o maquinário também é utilizado em outros cinco pontos da cidade. Entretanto, os comerciantes também cobram alguma iniciativa da Companhia Municipal de Turismo, como orientação aos passageiros e também pedem a colocação de lixeiras por toda extensão da praia.
A Comtur, que recebe R$ 300,00 por cada ônibus que pára no terminal, comenta, oficialmente, que a verba arrecadada é destinada a manutenção e melhoria do próprio Terminal Turístico, local que oferece sanitário e chuveiros aos passageiros que desembarcam na cidade.
A Companhia acrescenta que a limpeza do local é feita periodicamente, por uma empresa terceirizada. Em relação à colocação de lixeiras, a coordenadoria de serviços da prefeitura, argumenta que já existe uma solicitação oficial à empresa licitada pela a reurbanização da orla do Perequê-Açu e que também seria a responsável pela colocação de latões e pequenos cestos, por toda avenida e calçadão que beira a praia. A prefeitura argumenta que, caso a empresa não cumpra a determinação, o próprio poder executivo providenciará a instalação de uma estrutura capaz de receber os resíduos deixados pelos visitantes. Entretanto, não foi determinado qualquer prazo oficial, nem para a realização do serviço pela empresa e nem pela Prefeitura Municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

ACIU alerta: Cartões - Como se prevenir

Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.
Não escolha a data de nascimento, nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético. Mantenha sigilo absoluto sobre a sua senha.
A clonagem é a fraude mais comum. Os dados da tarja magnética são copiados e transferidos para um cartão de crédito falso. A conta vai parar na fatura da vítima. Para evitar isso, durante os pagamentos, fique o tempo todo de olho no seu cartão e, se preciso, acompanhe o funcionário até o terminal que processará a transação.
Quando máquinas manuais forem utilizadas, certifique-se de que o papel-carbono foi rasgado em pedaços pequenos. Só amassar não é suficiente. Golpistas podem ter acesso a esse carbono e copiar sua assinatura e o número de seu cartão.
Nas compras pela Internet, nunca passe o número de seu cartão para empresas desconhecidas. São vários os sites criados por estelionatários que usam os números para fazer cartões falsos ou compras na Internet. Prefira comprar em lojas virtuais de confiança e que ofereçam um bom sistema de segurança.
Há quadrilhas especializadas em roubar cartões entregues em domicílio. Eles são clonados e depois enviados, normalmente, ao verdadeiro titular, o qual só percebe o problema quando recebe a fatura. Nesse golpe, é comum um falso funcionário telefonar para "confirmar a senha" escolhida pela vítima.
Solicite, periodicamente, extratos da movimentação de suas contas, para acompanhar os lançamentos e a correção dos saldos apresentados.
Tenha sempre presente que é de sua responsabilidade a preservação do cartão magnético e o sigilo de sua senha pessoal. O uso de seu cartão e de sua senha, dependendo do contrato assinado com o banco, pode dar acesso também às contas de poupança, aplicações, gastos no comércio, retirada de talões de cheques etc.
Verifique seus extratos mensais. Confira se não há nada de suspeito, antes que alguma fraude possa ocorrer.
Trate seu cartão magnético como dinheiro. Guarde-o com o mesmo cuidado dispensado ao dinheiro, aos cheques ou cartões de crédito.
Não anote suas senhas em papéis ou agendas.
Não utilize senhas fáceis de identificar, como data de aniversário, placa de carro, número de documentos ou números seqüenciais.
Memorize sua senha ou mantenha-na em casa. Não ande com sua senha escrita.
Troque suas senhas periodicamente, garantindo maior segurança.
Jamais forneça o número da senha de seu cartão de crédito para outras pessoas, nem mesmo para quem se apresente como funcionário do banco ou da administradora. Os funcionários de bancos e administradoras de cartão não pedem, em hipótese alguma, a senha de seu cartão de crédito.
Assine no verso de seu cartão, assim que o receber.
Verifique seu cartão. Certifique-se de que o cartão devolvido após uma compra é realmente o seu.
Ao se desfazer de seus recibos, rasgue-os antes de jogá-los no lixo.
Nunca empreste seu cartão de crédito. Ele é sua responsabilidade. Cheque periodicamente todos os seus cartões de crédito.
Mantenha, em lugar apropriado uma lista de telefones para emergências e de telefones úteis, assim como o número de sua conta corrente, para ligar no caso de ter seus cartões roubados, furtados, perdidos ou extraviados.
Cheque as faturas e verifique os débitos. Seja cuidadoso ao dar o número de seu cartão de crédito pelo telefone. Verifique se a sua fatura reflete as quantias para as quais você autorizou o débito. Verifique, também, se não há débitos duplicados.
Ao viajar para o exterior, leve anotados os números dos serviços de atendimento internacional de sua administradora de cartões.
O que fazer se algo acontecer - Quando seu cartão for perdido, furtado ou roubado, comunique o fato imediatamente à agência ou às centrais de atendimento de seu banco. Em caso de furto ou roubo de cartão de crédito, registre a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima e avise a administradora de seu cartão.
No exterior, além de cancelar o cartão e registrar queixa na polícia local, avise o consulado. (serasa) (Fonte: ACIU)

Fiscalização da Prefeitura de Ubatuba apreendeu mais de 18 mil itens durante a temporada
Houve um aumento de cerca de 8 mil itens em comparação à temporada passada. Aumento nas apreensões se deve a contratação de novos fiscais e o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal

Ubatuba - A Gerência de Tributos Mobiliários (GTM) da Prefeitura Municipal, seção responsável pela fiscalização tributária e de posturas, divulgou o balanço geral das ações desenvolvidas na temporada de verão deste ano. De acordo com a GTM, a fiscalização ostensiva realizada nas praias de Ubatuba durante a temporada resultou em um total de mais de 18 mil itens irregulares apreendidos, entre mercadorias sem procedência, alimentos sem selos de inspeção federal e, principalmente, óculos de sol e redes.
No período compreendido entre 26 de dezembro e 10 de fevereiro, a equipe de fiscais percorreu diariamente a costa de Ubatuba, nos períodos diurno e noturno, atendendo diversas denúncias e autuando centenas de vendedores ambulantes irregulares, que causavam prejuízos aos comerciantes locais por vender mercadorias sem notas fiscais, sem procedência e sem inspeções sanitárias.
A fiscalização também removeu diversos acampamentos irregulares nas praias da região norte da cidade e autuou quem oferecia serviços de esportes náuticos (como passeios de “ski banana” e caiaques) e tatuagem sem as devidas licenças. Além disso, a equipe de fiscais autuou diversos estabelecimentos comerciais fixos, inclusive quiosques, por conta de irregularidades diversas.
Trabalho sério - Do total de produtos apreendidos pela fiscalização, 4573 foram inutilizados ou serão destruídos (produtos alimentícios, óculos, CDs e DVDs), 3242 foram doados para diversas entidades assistenciais e 7419 foram doados para o Fundo Social da Solidariedade. Os outros 3163 produtos apreendidos foram retirados pelos proprietários após o pagamento das respectivas multas.
“A GTM agradece o apoio oferecido pela Polícia Militar, pela Secretaria de Segurança Pública, pela Secretaria de Educação e pela Coordenadoria do Trânsito, que muito colaboraram com a fiscalização nesta temporada, e à Guarda Municipal de Ubatuba, cujo apoio diário à equipe de fiscais foi imprescindível para a realização das diligências”, disse Lucilene Maria Pereira Tavares, gerente de Tributos Mobiliários.
De acordo com Lucilene, houve um aumento de cerca 8 mil itens apreendidos em relação à temporada passada. “Este aumento se deve, principalmente, ao apoio da atual administração e ao trabalho sério que vem sendo desenvolvido no que diz respeito à fiscalização, sem distinção entre este ou aquele indivíduo, inclusive com a contratação de fiscais, por meio de concurso público”. (Fonte: PMU)

Prefeitura entrega reformas em unidades de saúde da família

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, entregará, nesta quarta-feira, 27, as reformas e adequações das unidades dos bairros Figueira e Fortaleza. As solenidades acontecerão às 11h e às 17h, respectivamente e contarão com a presença do prefeito Eduardo Cesar, entre outras autoridades. Outras duas unidades serão entregues, no Ubatumirim, na quinta-feira, dia 28 , às 17h e no Taquaral, dia 5, também às 17h.
Para o prefeito Eduardo Cesar, entregar este benefício à população é uma grande honra. “Desde que assumimos a administração de Ubatuba, uma das nossas grandes preocupações sempre foi a saúde. Nossos esforços estão voltados para proporcionar maior comodidade e melhor atendimento aos nossos munícipes.” (Fonte: PMU)

Natação de Ubatuba sobe ao pódio no Paulista de Águas Abertas

Ubatuba - A equipe de maratonas aquáticas de Ubatuba teve boa estréia no Campeonato Paulista de Águas Abertas 2008, disputada na cidade de Itupeva que reuniu cerca de 1800 participantes, no lago do parque aquático Wet’n Wild. Ubatuba levou 42 atletas para a etapa esubiu ao pódio em sete oportunidades, garantindo o terceiro lugar na classificação geral.
Os atletas Ricardo Gouveia (junior 1) e Delmar Correa (master h), conquistaram o primeiro lugar em suas categorias; Fábio Planas foi o vice-campeão da categoria triatlon; já Nathan Duarte (petiz 1), Woltem Nillesen (master e), Bettina Tomei (master b) e Rivaldo de Oliveira (master h), concluíram a prova na terceira posição em suas categorias.
Na contagem por equipes, o E.C. Pinheiros ficou em primeiro; o Gran São João em segundo e Ubatuba terminou a etapa em terceiro.
A próxima etapa do Paulista de Águas Abertas acontecerá nos dias 29 e 30 de março, na cidade de Ourinhos. (Fonte: PMU)

Futsal feminino de Ubatuba chega às semifinais da Copa Vale

Ubatuba - A equipe de futsal feminino de Ubatuba teve um ótimo desempenho na rodada do úultimo final de semana na “Copa Vale” de Futsal, disputada na cidade de São José do Barreiro.
Mostrando determinação, a equipe superou a derrota para Cachoeira Paulista na primeira rodada e conquistou três ótimos resultados. Na sexta, dia 22, Ubatuba goleou a equipe “B”, de Lorena, por 5 a 1. No sábado, 23, Ubatuba voltou à quadra pela manhã e venceu Lavrinhas por 10 a 6; à tarde enfrentou a forte equipe principal de Lorena. Jogando com a torcida a favor, as atletas de Ubatuba saíram da partida com um empate (4 a 4), que garantiu à equipe figurar entre as quatro melhores da competição.
O treinador Carlão contou com as jogadoras Yuri, Carla, Tati, Aline, Carol, Paula, Adriana, Laura, Geovana e Andréia.
A equipe de futsal feminino que conta com o Apoio da Prefeitura de Ubatuba, Restaurante Baleia Branca, Esquina das Modas e Restaurante Marlin Azul, agora espera pelo adversário que enfrentará no dia 7 de março, pela semifinal da competição. (Fonte: PMU)

Crianças de 6 a 10 anos que passaram pela avaliação para natação já têm vaga garantida
Já o sorteio de vagas para escolinha de natação para quem tem mais de 11 anos e adultos acontece nesta quarta-feira

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, informa que todas as crianças de 6 a 10 anos que passaram pela avaliação, em busca de vagas na escolinha municipal de natação, não precisarão passar por sorteio.
“Cerca de 250 crianças passaram pela avaliação e após verificarmos o número de renovações de matrículas, conseguimos adequar os horários, possibilitando assim que todas as crianças de 6 a 10 anos tenham acesso às aulas”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr
“Mais uma vez conseguimos atender a todas as crianças que buscaram vagas para as aulas de natação”, disse o prefeito Eduardo César. O prefeito lembra ainda que em breve as aulas de natação chegarão pela primeira vez aos bairros da cidade: “Vamos entregar à população as piscinas do Perequê-Açu e do Sertão da Quina, descentralizando o esporte, favorecendo a comunidade dos bairros próximos à piscinas”, disse Eduardo Cesar.
Para quem tem mais de 11 anos e adultos permanece o sorteio, que acontece na quarta-feira, dia 27 às 9h. (Fonte: PMU)

Melhor Idade de Ubatuba treina forte visando XII JORI
Congresso Técnico acontece no dia 19 de março e inscrições devem ser feitas pelo site da Prefeitura até 9 de março

Ubatuba - A Melhor Idade de Ubatuba intensifica os treinamentos visando a disputa do XII Jogos Regionais do Idoso (JORI), que acontecem na cidade entre os dia 26 e 30 de março.
Todas as equipes estão em fase de treinamento visando obter bons resultados, e quem sabe, repetir ou ainda melhorar, os resultados obtidos em 2007, quando o JORI foi disputado em Pindamonhangaba e Ubatuba ficou na quarta posição.
“Todos os nossos atletas estão em fase de treinamento e garanto que eles não querem decepcionar a torcida. Temos duas novas modalidades em disputa nessa edição do JORI: xadrez e tênis de mesa. Mas a nossa sorote é que ambas já faziam parte do nosso torneio municipal e isso irá garantir que teremos representantes em todas as modalidades”, gafirmou Valéria Carvalho, coordenadora da equipe de competição de Ubatuba.
A equipe de coreografia ensaia de terça a sexta, no salão da Igreja São Francisco; o vôlei adaptado treina na quadra da E.M. Maria Salete, no Perequê-Açu; a natação faz trabalho na piscina municipal e o pessoal dos jogos de mesa e tabuleiro treinam duro no CCTI Plenitude da Vida. Além disso, todos os atletas participam de um treinamento físico na piscina municipal, três vezes por semana.
Congresso Técnico - O Congresso Técnico do XII JORI, acontecerá no Areia Summer House, na praia Vermelha do Norte, no dia 19 de março à partir das 14 horas.
As delegações participantes deverão entregar ao Comitê Dirigente até às 12h, do dia 19, a relação nominal dos acompanhantes, a bandeira do município e um breve resumo da Coreografia (com no máximo 4 linhas) juntamente com o CD, que será utilizado na apresentação. Na mesma ocasião será entregue ao Comitê Organizador comprovante da taxa de participação e o termo de compromisso original.
A taxa de participação é de R$ 20,00 por atleta, que deve ser depositada pelo município participante no banco Nossa Caixa, conta corrente 13.000.399-8, agência 0229-1, em nome do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba.
Os municípios devem preencher as fichas de inscrições por modalidade até o dia 9 de março, acessando o site da Prefeitura de Ubatuba: www.ubatuba.sp.gov.br  (Fonte: PMU)

SEMANA DE 22/2 a 28/2/2008
Cine Porto. 3833 2066

"A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos segredos"
ás 16:10 - 21:10hs
com Nicolas Cage .

"o Gangster"
ás 18:30hs
com Denzel Whashignton e Russell Crowe

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Mais motivos para louvar a Deus

Em janeiro
tem goiaba e araçá,
em feverereiro
floresce o manacá,
em março
tem fruta-do-conde e maracujá,
em abril
é tempo das tangerinas,
em junho
chegam as tainhas,
em julho
é a colheita do cará,
em agosto
é aniversário de Santa Maria,
em setembro
tem o canto do sabiá,
em outubro
os ipês se cobrem de ouro,
em novembro
as jabuticabas parecem pretas
de tão azuis
e em dezembro
nasceu Jesus.

Tio Antonio e Vovó Martinha

Antonio Félix
foi roceiro,
c
ifeiro,
pescador,
pedreiro
e se tornou jardineiro
só para fazer sua obra-prima:
uma cerca viva
com arco sobre o portão
só para emoldurar
com o vermelho dos mimos
e o verde das folhagens
os olhos cor-de-céu-sem-nuvens
de Vovó Martinha.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A voz da juventude ubatubense
Discurso de uma universitária na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Ubatuba

Para iniciar a analise de tal cidade, gostaria de ressaltar e contestar, o retorno ao inicio das civilizações com a política do "Pão e Circo", aviõezinhos que voam sobre nossas cabeças e, nós cidadãos literalmente a ver navios!
Ora minha gente, enquanto isso por descaso, estamos prestes a perder o que poderia ter continuado a ser para nós uma ilustre parceria. E a ver navios, não tão belos como os que atracam em terra caiçara, somos nós a juventude que tem em mente, ou tinham cursar faculdade no seio de sua terra, perto de sua família com um maior apoio. Ai questionaríamos. Isso não é apenas a busca do bem individual? Não, pois esses jovens aqui formados nos trariam mão de obra qualificada, pessoas competentes, dando fim aos "armários municipais". E tais pessoas com formação em solo caiçara, seriam então prorrogadores de nossa cultura local. Por outro lado, se analisarmos os tempos iniciais da República, para que educação formadora, seres pensantes? Se for muito mais fácil ensinar ao povo o que nos é conveniente, então, daremos obras, alimentação, etc. Pasmem minha gente, tudo isso seria pelo povo adquirido se, como base, lhes fosse oferecido formação educacional e profissional.
Mas creio existir em nossa cidade, muitos jovens como eu, em busca de uma ocupação, cursando umas faculdades seis dias semanais, absurdamente abandonados. E se é tão conveniente apoiar Ead´s por que razão será, estamos perdendo tal Universidade? E os convênios que nos era de direito?
Curioso, pois no ato de minha matricula constava no painel, desconto de 50% para filhos de funcionários públicos!
Chego a pensar que de tanto conservarmos nossa cultura local, certos convênios andam transformando-se em lendas, mais próximas da lenda da gruta que chora, ou será mais uma das maldições de Cunhambebe?
Meu temor é ser obrigada a dissertar logo mais sobre: A lenda da cidade esquecida!
Para ser mais objetiva, fica muito difícil entender que a UNITAU, para nós e ganho, e nós para eles somos meros complementos?
Li atualmente alguns dos inúmeros feitos da gestão anterior em conjunto com a Unitau, foram muitos, e talvez por birra tivessem fim? Porque não manter tais convênios?
Em minha infância brincava de montar "bloquinhos", e ao que me parece isso vem sendo feito atualmente, uma cidade não se constrói apenas esteticamente. Porem, mais um navio esta partindo. E ai juventude, quantos mais veremos partir, e ficaremos a beira mar espiando? Quantas vezes mais, assistiremos nossos jovens partindo, para tentar a sorte em terras alheias?
Estamos em 2008, e o bem comum ainda não virou a máxima?
Bem, ainda temos o cinema para os jovens certo?
Que nada, essa barca também já esta para partir!
E na bela orla de nossa cidade, podemos ver nossos jovens bebendo e dançando o intitulado "Créw", onde a sexualidade é instigada muito precocemente, e nossas crianças geram outras crianças! No lugar de tantos bares, porque não centros culturais?
Em Caraguá, temos o Mario Covas, que semanalmente investe em cultura, eu mesma já sai daqui e fui até lá .Mas não se desesperem, são apenas 40 milhas do melhor carnaval do mundo! Como se vê no "The New York Times".

Sofia Szenczi
Ubatuba, SP

Acumulações - Apenas uma dúvida

O Decreto n° 4828, de 23 de Janeiro de 2008, publicado no jornal, "A CIDADE", no dia 16-02-08, página 10, NOMEIA: o Sr. Silvio Bonfliglioli Neto, DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO, da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano - EMDURB -.
O mesmo cidadão assina, na mesma página n°10, como: SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO.
São dois cargos de grande importância, remunerados, de grandes responsabilidades, exigem dedicação exclusiva para seu bom desempenho e não é permitida a acumulação.
Nossa dúvida é, se os incisos constitucionais, abaixo transcritos, foram dispensados para a atual administração municipal de Ubatuba.
Reza a Constituição Federal: " Artigo 37 - Inciso XVI:
" é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:
a) a de dois cargos de professor;
b) de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (redação dada pela Emenda Constitucional n° 19, de 04-06-98)
c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais da saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional n° 34, de 13-12-2001)
Inciso XVII : a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;"(Redação dada pela Emenda Constitucional n° 19). É o texto constitucional. Está claro e não necessita de exegese.
Não venham com a conversa que pelo segundo cargo não receberá remuneração. Mesmo que assim fosse como ficaria a compatibilidade de horários?. A dedicação exclusiva?. A eficiência?. A moralidade?. A impessoalidade?.
Acrescentando aos cargos de : Secretário de Administração e Diretor Administrativo e Financeiro da EMDURB, os que a família do acumulador possui, na Administração Municipal, segundo relato de Carlos Alberto Gonçalves Leite- (BACURAL), e as recomendações do Ministério Público, teremos um quadro perfeito para os Senhores Vereadores tomarem providências imediatas, cumprindo seu dever de fiscais da moralidade e probidade administrativas.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ilha da Cocanha © Emilio Campi

Ilha da Cocanha
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor