Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 17 de Março de 2008 - Nº 1934 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
1ª etapa do IV Circuito Mata Atlântica 2008
Práticas Quaresmais
Guaratinguetá terá duas escolas estaduais reformadas
Supervisores Participam de Vídeoconferência


Caraguatatuba
População contente com serviço prestado pelo Procon
Caraguá contrata médicos para atenderem no Programa de Saúde da Família
Operação Praia Segura é realizada com sucesso em Caraguá
Caraguá será representada no 21º Campeonato Paulista de Supino
Professores da rede pública de Caraguá participam de oficina de rádio
Secretaria de Meio Ambiente comemora o Dia da Água com visita à ETA Porto Novo
Câmara realiza duas audiências públicas sobre Plano Diretor
Amma abre inscrições para cursos artesanais

Ilhabela
Turistas devem encontrar Taxa de Preservação Ambiental e limitações de carros na Páscoa de Ilhabela
Audiência Pública discute Controle de Zoonoses no Município
Ilhabela é escolhida para receber Operação Impacto da PM
PL que trata de Controle de Zoonoses será assunto de Audiência Pública
Câmara suspende expediente nesta quinta
Prêmio Artesão do Ano homenageia ilhabelenses

São Sebastião
Caminhão capota e mata dois na serra de Maresias; um sobrevive
Polêmica sobre grafia correta do nome do bairro confronta gerações
Operação integrada executa mais demolições na Costa Sul
Família do Itatinga consegue liminar para receber indenização da Petrobras
Hospital de Clínicas e Pronto Socorro ganham câmeras de monitoramento
Educadores discutem inclusão em Fórum da Undime

Ubatuba
Ubatuba: Terra de Tradição
Pescadores se preparam para a Semana Santa
Aréa do Parque Estadual da Ilha Anchieta deve ser ampliada e pescadores podem perder espaço
Obras na estrada do bairro do Corcovado devem começar neste mês
Ubatuba sedia VII Encontro Estadual do Pró-Letramento
Paixão d Cristo - 18 Anos
Enfermeiros do PSF passam por capacitação com oftalmologista
Prefeitura alerta para necessidade de intensificar prevenção da dengue no município
Ubatuba promove semana de combate à tuberculose
Coleta de lixo orgânico volta a funcionar em horários de baixa temporada
Crime Ambiental: Lixo enterrado na Praia da Caçandoca.
Esclarecendo o Nepotismo
Vereador Jairo pede alteração no horário de ônibus no Sertão da Quina

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

1ª etapa do IV Circuito Mata Atlântica 2008

Litoral Norte - Em 25/26 de abril será realizado a 1ª etapa do IV Circuito Mata Atlântica 2008 que teve sua primeira edição em 2005 com o advento do I Caraguá Off Road; 2006, a Copa Caiçara e 2007 e 2008 já sob o título atual como turismo de aventura normalizado ABNT.
Segundo o diretor executivo Itzac ben Kalech e Almeida "não se trata de desporto automobilístico e sim turismo de aventura ecologicamente correto e socialmente responsável com plantio de árvores como pagamento de taxa de carbono."
II CARAGUÁ/PARAIBUNA OFF ROAD ADVENTURE - 2008 - A trilha CARAGUATATUBA/PARAIBUNA foi escolhida palmo a palmo para atender desde os mais experientes como aqueles que pela primeira vez entram numa trilha, quer seja com um jipe willys, quer seja com uma Pajero, etc...
Um circuito feito para todos e suas famílias.
Equipe de socorrismo especialmente treinada em todo o trecho.
A recepção será feita no Iate Clube Martin de Sá onde poderão se hospedar.
A premiação 2008 por comportamento ecologicamente correto e socialmente responsável na categoria TOUR CRONOMETRADA será Cruzeiro Marítimo a bordo do ISLAND SCAPE. Para a categoria FREESTYLE será sorteada uma cabine.
Mais detalhes, acesse www.cma4x4.com.br 

Práticas Quaresmais

Litoral Norte - Durante quarenta dias a Igreja católica, através de vários símbolos, atitudes e iniciativas humanas e religiosas, viver o tempo de preparação para a Páscoa do Senhor. Os símbolos, em nossas igrejas, são os primeiros a nos alertar sobre este tempo. A cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter da penitência. O visual dos espaços celebrativos, sóbrios, despojados, também ajudam na preparação da Semana Santa. O jejum (com a cabeça perfumada) nos orienta a dar mais atenção à Palavra de Deus. Ao humanamente sentirmos fome, devemos direcionar nosso desejo de acolher o alimento que é a própria Palavra de Deus. Ajudados pela Campanha da Fraternidade, intensificamos a prática da caridade, procurando corrigir e aperfeiçoar, à luz do Evangelho, nosso jeito de tratar as pessoas e nos relacionar com elas, sobretudo os mais pobres e sofredores.
Neste tempo forte da vida da Igreja, intensificamos nossa vida de oração, nos pedidos de perdão, nos momentos de intercessão e de agradecimento, nos compromissos de fé e de melhor participação na comunidade. Neste aspecto, podemos e devemos participar dos momentos penitenciais revivendo a caminhada sofrida de Jesus, seu sofrimento, seja nas procissões, vias-sacras, círculos bíblicos e outras tantas iniciativas da comunidade. É também um tempo propício de rezar através do canto, de músicas e acompanhamentos pertinentes e propícios, todos eles indicados pelas equipes de Liturgia.

Semana Santa

Missa do Domingo de Ramos - Este domingo abre solenemente a Semana Santa Neste dia se recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e a memória da Paixão de Jesus. Em nossa Diocese é celebrada em todas as paróquias e algumas comunidades em seus horários comuns. Algumas liturgias introduzem a Procissão dos Ramos pelas ruas.

Missa do Crisma e da Unidade - Em nossa Diocese, esta celebração se realiza na Catedral Divino Espírito Santo na Quarta-feira Santa, às 19h30. Nela acontece a solenidade da bênção dos óleos sagrados do Batismo, Catecumeno e Crisma. A Missa presidida pelo bispo diocesano, contampla o momento em que padres e a comunidade renovam seus votos como discípulos e missionários de Jesus Cristo a serviço da Igreja.

Quinta-feira Santa - É a Missa que lembra a instituição da Eucaristia, momento em que Jesus quis celebrar a Páscoa com seus discípulos. Jesus então, dá um novo sentido ao pão e ao vinho: "Isto é o meu corpo que é dado por vós' "Isto é o meu sangue que é derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados" "Fazei isto em memória de mim" . É também a celebração do "Lava pés" em que Jesus nos fala, por seu gesto de humildade, que servir a Deus é estar a serviço do outro. Neste dia a Igreja se despe e o Santíssimo é trasladado para outro espaço.

Sexta-feira Santa - A Igreja se põe em vigília. Este é o único dia em que a Igreja não celebra a Santa Missa. É um dia de silêncio. A celebração é composta pela Liturgia da Palavra e a adoração da Cruz, lembrando que a morte de Jesus é a expressão maior do seu amor pela humanidade: "Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim". É usada a cor vermelha. É dia de jejum.
Neste dia acontecem em diversas paróquias as tradicionais encenações (apresentações teatrais), as Procissões do Encontro, do Senhor Morto, e a Vigília ao Santíssimo dura até o dia seguinte, Sábado, com a celebração da Bênção do Fogo e da Água.

Sábado Santo - Neste dias são vividas as liturgias da Palavra, Liturgia Batismal com a renovação do sacramento do Batismo, a Liturgia Eucarística e como ponto forte, a bênção do fogo, o Círio Pascal.

Domingo, Páscoa do Senhor.

Fonte: texto adaptado /Presença Diocesana/Denise Peixoto

CURIOSIDADE

A Páscoa e o Calendário - A Páscoa é a festa mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica. A partir da Páscoa, pode-se determinar em qual dia e mês deverá ocorrer a Quarta-feira de Cinzas e o Corpus Christi.
Para compreender como é o processo de definição do dia da Páscoa é necessário saber como acontecem as estações do ano: A terra possui dois movimentos principais: o primeiro é o de rotação, onde a terra dá uma volta em torno do seu eixo imaginário, em 24 horas, o que determina a sucessão de dias e noites; o segundo é o movimento de translação, onde a terra dá uma volta em torno do sol em aproximadamente 365 dias. O eixo imaginário que passa pela terra de pólo a pólo está inclinado com relação ao plano do equador do sol em torno de 23,5º . Se o ângulo fosse de 90º. Teríamos somente uma estação durante o ano.
Portanto, em virtude da inclinação do eixo da terra, os raios solares chegam até nós em diferentes ângulos ao longo do ano.
No dia 21 de dezembro, no hemisfério sul, os raios solares estão perpendiculares ao trópico de Capricórnio é o início do verão. A esta data dá-se o nome de solstício de verão. No dia 21 de junho o sol está perpendicular ao Trópico de Câncer (Hemisfério Norte), e é conhecido como solstício de inverno.
Em meio caminho entre os solstício, de verão e inverno ocorrem os equinócios, quando a terra, recebe por igual os raios solares nos dois hemisférios. Nesta época, os dias e as noites têm a mesma duração. No Hemisfério Sul o equinócio de outono ocorre no dia 21 de março (no Hemisfério Norte será primavera). A primavera no Hemisfério Sul vai acontecer no dia 23 de setembro (outono no Hemisfério Norte).
Após inúmeras discussões sobre o dia e o calendário, o Papa Gregório, auxiliado pelo astrônomo e médico Aloysius Lillus, estabeleceu que a Páscoa deveria ser estabelecida na primavera. Jesus nasceu no hemisfério Norte,por isso ficou convencionado que a comemoração da ressurreição de Cristo deveria ser celebrada na primavera, entre os dias 21 de março e 26 de abril:o dia deveria ser o a mais lindo do ano, pois no hemisfério norte os dias são mais bonitos no equinócio da primavera; assim os campos deveriam começar a florir, a lua deveria ser cheia.
Com estes requisitos pode-se dizer que a Páscoa ocorrerá no primeiro domingo de lua cheia após o dia 21 de março; por isso a terça feira de carnaval acontecerá 40 dias antes e o dia de Corpus Cristhi 60 dias após o domingo de Páscoa.
(fonte: paróquia N Sra de Loreto)

Programação

Em todas as Igrejas a programação da Semana Santa acontece, começando pelo Domingo de Ramos. Cada Paróquia possui uma programação particular no que se refere a horários.
No site da Diocese de Caraguatatuba a programação de cada uma delas será colocada a partir deste final de semana. www.diocesecaraguatatuba.com.br

Na sede da Diocese, Catedral Divino Espírito Santo, a Missa dos Santos Óleos acontecerá na Quarta-feira Santa. A celebração é solene e nela acontece a bênçãos dos óleos que serão utilizados nos Sacramentos do batismo, Crisma e Unção dos enfermos.
Neste dia, o clero também faz a renovação dos seus ministérios. Também a comunidade leiga engajada nos trabalhos pastorais renova seu compromisso de serviço à Igreja.
Na Diocese a celebração reúne todos os padres, religiosos, religiosas, diáconos e seminaristas. Horário: 19h30

EM CARAGUATATUBA

Grande espetáculo marca o momento mais importante para a Igreja

150 atores participam da encenção da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
Uma parceria entre a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal com o apoio da Igreja Matriz de Santo Antônio acontecerá o maior espetáculo já realizado na cidade, "A Paixão de Cristo", que será apresentada na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, no dia 21 de março, Sexta-feira Santa, às 21h.
A maior produção teatral já realizada pela FUNDACC tem a direção geral de Adbaílson Cuba. A equipe de produção conta também com o apoio de Sibele Schimidt, da paróquia Santo Antônio e do padre Marcos V Rosa. Segundo o diretor Adbaílson Cuba, um teste selecionou os atores.
"Os emocionantes últimos cinco dias que Jesus Cristo na Terra, a sua Entrada Triunfal em Jerusalém na semana da Páscoa judaica, os tumultos que sua presença causou ao redor do Templo Sagrado, a Última Ceia, a Traição, a Prisão, o Julgamento, a Flagelação e a Crucificação, compõem os atos do Drama da Paixão que resultará no espetáculo com a duração de 2 horas", dizem os organizadores. O diretor ainda sugere ao público a levar uma vela, para junto ao elenco, compor a última cena do espetáculo, o momento da representação da Paixão de Cristo.

Na Catedral Divino Espírito Santo Semana Santa tem apresentação teatral

No dia 21 de março às 19h30 serão encenados os momentos fortes da apresentação de Jesus a Pilatos, a Via Crucis e Crucificação de Jesus. No dia 23 os atores apresentam a cena da Ressurreição de Cristo. As apresentações acontecerão dentro e fora da Igreja, terminando na Praça em frente a Catedral.
Sob a coordenação da coreógrafa Daniela Acácio e direção de Ilda Zenita as aspresentações devem durar cerca de 50 minutos, possibilitando que as pessoas possam participar, logo em seguida, do evento que será apresentado na Praça de Eventos da cidade, coordenador pela Fundação Cultural de Caraguatatuba com o apoio da Paróquia Santo Antonio. Fazem parte do elenco leigos e leigas da comunidade.

Na Paróquia Paróquia N Sra Gloria (Travessão)

Encenação da Paixão e Morte...
Durante todo o mês de março a Paróquia participou, às sextas-feiras, das Procissões Penitenciais começando sempre às 5 horas da manhã e terminando com a Missa. Dando continuidade a esta dinâmica quaresmal, o grupo teatral coordenado por Jose Roberto Moraes Matias está envolvendo dezenas de paroquianos na preparação da encenação da Paixão, Morte e Ressurreição que acontece no dia 21 de março. Às 15 horas a Celebração da Palavra, na Paróquia, da início a programação. Às 18 horas a comunidade está convidada para acompanhar a Via sacra que sai da Capela Nossa Senhora da Fátima, Perequê Mirim. Já nas proximidades da igreja matriz as cinco últimas Estações serão encenadas assim como a Crucificação. No sábado, o grupo teatral volta a se encontrar para apresentar após a Missa das 19h30, a Ressurreição do Senhor Jesus. No Domingo de Páscoa, a Missa da Alvorada, às 5h30 marca o momento maior da Igreja, a Ressurreição. Prestigie.

UBATUBA

Procissão do Fogaréu

Uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Brasil, sendo ela introduzida em meados do século 18, mais precisamente no estado de Goiás.
Hoje restam pouquíssimas cidades que resistem a essa tradição e Ubatuba num ato de resgatar esta manifestação a qual havia se perdido desde 1954, no ano de 2006 retomando graças às pesquisas realizadas pelo geógrafo e professor Rogério Estevenel e apoio incondicional dos Franciscanos Menores conventuais; impressionando os fiéis que lotaram a igreja Matriz.
A celebração, que dá continuidade a uma tradição de pouco mais de 200 anos, consiste em encenar as principais passagens bíblicas que antecedem a crucificação, nela, os farricocos, homens encapuzados com mortalhas em negro e roxo, carregam tochas acesas, representando o caminho dos romanos até o momento da prisão de Cristo.
A cerimônia é rica em detalhes e beleza plástica. As figuras encapuzadas remontam as cerimônias espanholas, mais especificamente às de Toledo, Sevilha e ao período da Inquisição. A escuridão, as tochas, a rapidez, os encapuzados, o som das matracas que simbolizam as chicotadas em Jesus, o trote dos cavalos que são feitos por cascas de coco criam um clima medieval assustador e excitante de beleza ímpar.
Em Ubatuba essa tradição era muito conhecida e era desenvolvida pela Irmandade do Senhor dos Passos (hoje também extinta) por enquanto!!!), que em noite de Quinta-feira Santa percorriam as ruas da cidade ao som de numerosas matracas, tochas carregando um belíssimo estandarte de Nosso Senhor preso e o baldaquino com as hóstias a serem depositadas no altar do sepulcro após a procissão. Hoje apenas os moradores mais antigos se lembram desta procissão, a qual foi muito aguardada o ano passado.
A retomada desta tradição trouxe de volta uma proposta nova de resgatar e valorizar as nossas manifestações religiosas e a expectativa se repete este ano.
QUINTA FEIRA SANTA - 20 DE MARÇO DE 2008
LOCAL: PRAÇA SANTOS DUMONT (AO LADO DO AQUÁRIO)
HORÁRIO: 21:15h
ITINERÁRIO PELAS AREIAS DA PRAIA DO CRUZEIRO RUMO A MATRIZ

SÃO SEBASTIÃO
Paróquia São Sebastião mantém a tradição da encenação da Paixão e Morte de Jesus

Além de toda a programação litúrgica, a Paróquia apresenta na Quista-feira Santa, a partir das 15 horas, a Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo, com a adoração da cruz. Às 18 horas, a Procissão o "Cristo Morto" e às 18h30, a tradicional encenação da "Paixão e Morte de Jesus" envolvendo dezenas de pessoas. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Guaratinguetá terá duas escolas estaduais reformadas
Deputado AC anuncia a conquista de recursos estaduais para o projeto

Região - Crianças de Guaratinguetá serão beneficiadas com reforma em duas escolas estaduais da cidade. Na última semana foi confirmado pelo governo de São Paulo o atendimento às indicações feitas pelo deputado Antonio Carlos (PSDB), que solicitou a reforma das escolas Professora Maria Amália de Magalhães Turner, no bairro Campinho, e Professor Francisco Augusto da Costa Braga, no bairro Pedregulho.
Os recursos serão oriundos do Fundo para o Desenvolvimento da Educação, conforme informou a secretária de estado da Educação, Maria Helena Guimarães.
As obras: A EE Prof.ª Maria Amália Magalhães terá reforma no telhado, na quadra, e nos banheiros, além de ter sanados os problemas de infiltração nas paredes e no piso da cozinha. Já a EE Prof. Francisco Augusto da Costa Braga receberá reforma no telhado e na parte elétrica.
Para o deputado AC, que considera a Educação responsável por construir uma sociedade mais justa, os pedidos são de extrema urgência e importância. "Por estes motivos propomos a presente indicação, com a certeza de prestar relevantes serviços à comunidade", comentou em seu texto.

Supervisores Participam de Vídeoconferência

Litoral Norte - A TEIA DO SABER realizou na última sexta-feira (14/03/2008), um encontro entre os Supervisores da Diretoria Regional de Ensino e a equipe da CENP, através de uma videoconferência.
Foram tratados especialmente assuntos referentes ao processo de credenciamento do Professor Coordenador e também sobre a Recuperação 2008.
A professora Maria Inês Fini, da CENP apresentou nesta videoconferência todos os procedimentos para o desenvolvimento destes trabalhos de grande importância para a Rede Estadual de Ensino.Todas as dúvidas dos supervisores das 91 diretorias do Estado, foram esclarecidas nesse momento, quando sempre acontece uma interação entre todos os participantes. A videoconferência é o recurso tecnológico para discussão e troca de informações simultâneas à distância. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

População contente com serviço prestado pelo Procon

Caraguatatuba - O Procon de Caraguatatuba montou nesta quinta-feira 13, uma tenda na Praça Cândido Motta em comemoração ao dia do consumidor. É a sétima vez que ocorre essa mobilização, que agrada os moradores da cidade.
A procuradora do Procon, Dra. Luci Machado Pinto, se mostrou feliz com o trabalho realizado por toda a sua equipe, que trabalha de forma integrada, quando todos conhecem os casos que passam pelo órgão, e que em sua grande maioria apresenta resultado satisfatório.
A satisfação com o Procon é compartilhada por aqueles que usaram o serviço. "O Procon é jóia. Costumo dizer que a justiça é o Procon, meu caso aqui foi bem resolvido", falou a aposentada Maria Istael Rodrigues, que garantiu propagar o trabalho feito pelo órgão.
Veterana em acionar o Procon, a comerciante Ana de Lourdes da Silva também garantiu ter suas causas ganhas, através da equipe da Dra. Luci, e também ressaltou a eficiência. "O serviço dessa turma é ótimo. Outra vez meu caso foi resolvido e com resultado rápido. É sensacional. Essa equipe está de parabéns", comentou.
Luci Machado Pinto acredita que essa é uma boa oportunidade de prestar esclarecimentos à população de Caraguá. De acordo com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, essa iniciativa também ocorrerá em mais de 200 cidades que têm parceria com o órgão, tendo como objetivo principal, proporcionar ao consumidor mais conhecimento sobre a telefonia móvel e fixa.
Segundo a procuradora, mais de 300 pessoas compareceram à praça Cândido Motta e receberam além do atendimento especial, folhetos, folders, material explicativo e esclarecimento sobre a Defesa do Consumidor.
O secretário de Administração de Caraguatatuba, Pedro Ivo de Sousa Tau, também passou pelo local para prestigiar o dia do consumidor. Além dele, a primeira responsável pelo Procon na cidade, Maria Aparecida Timóteo, compareceu à praça e foi muito bem recebida pelos presentes no momento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá contrata médicos para atenderem no Programa de Saúde da Família

Caraguatatuba - O PSF - Programa de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguá está contratando seis médicos para atenderem o programa nas UBS - Unidades Básicas de Saúde, que é administrado pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.
De acordo com o coordenador médico do PSF em Caraguá, dr. Alexandre Andreshuk Filho, o médico interessado deve procurar o programa, que funciona na sede da Secretaria de Saúde ou SPDM/UNIFESP com sede em São Paulo, para o processo de contratação. Os contratados serão registrados em carteira (CLT - Consolidação das Leis do Trabalho) e terão todos os direitos trabalhistas. O salário por 40 horas trabalhadas é de R$ 6,019 mil.
Caraguá conta com 20 equipes do PSF, composta cada uma, por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, de 5 a 7 agentes comunitários de saúde e um administrativo. Cada equipe atende cerca de 4 mil pessoas. "Essa quantidade de pessoas atendidas por cada equipe segue determinação do Ministério da Saúde", disse Filho.
Os interessados devem entrar em contato com o PSF de Caraguá pelos telefones (12) 3897-2100 ou 3897-2106, e-mail para psf.caragua@yahoo.com.br ou diretamente com o SPDM/UNIFESP em São Paulo com o setor de Recrutamento e Seleção no telefone (11) 59046300 com Patrícia ouTatiane ou Eline. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Operação Praia Segura é realizada com sucesso em Caraguá
Foram contratados neste ano 25 guarda vidas temporários, que vigiaram diariamente 25km de praia do município

Caraguatatuba - A operação Praia Segura, realizada em Caraguatatuba através do 17º Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista, encerrará no dia 25 de março, e os números comprovaram a eficiência do trabalho realizado na costa do município.
Do início do trabalho, em novembro de 2007 até esta semana, foram feitos 150 salvamentos, incluindo casos clínicos, acidentes em praia, socorro de local de risco e salvamento de afogados.
O Salvamar Paulista tem como objetivo prevenir os acidentes marítimos. A operação contou com a contratação de 25 guarda vidas temporários, que atuaram em dez praias da cidade, vigiando diariamente 25km da costa, o equivalente a 92% de praias.
Em um comunicado oficial, João Batista de Castro Rapaci, comandante do Posto de Bombeiros Salvamar, se mostrou satisfeito com a ajuda recebida pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
"Agradecemos o apoio prestado pelo prefeito José Pereira de Aguilar, que aceitou nossa proposta de contratar os guarda vidas temporários e preocupado com a segurança dos moradores de nossa cidade e com os turistas que aqui freqüentam, o prefeito inovou e contratou por quatro meses os guarda vidas, deixando as praias mais seguras e protegidas", diz um trecho da carta.
A atividade de guarda vidas é desenvolvida pelo Corpo de Bombeiro, através do Salvamar Paulista, cujo efetivo é de 566 profissionais, distribuídos em 14 municípios litorâneos paulistas.
Os guarda vidas temporários foram selecionados através de um concurso, passando a receber posteriormente treinamentos onde aprenderam a desenvolver técnicas de conhecimentos sobre o mar.
Segundo o Grupamento de Bombeiro de Caraguá, apenas uma morte por afogamento foi registrada. O óbito ocorreu no rio que desemboca no rio Mococa. A vítima do interior do Estado tinha 5 anos de idade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá será representada no 21º Campeonato Paulista de Supino

Caraguatatuba - Um equipe com cinco atletas de Supino, de diferentes categorias, estará em Ribeirão Pires, no dia 16, domingo, para representar Caraguá no 21º Campeonato Paulista da modalidade. Esta competição será classificatória para o Campeonato Brasileiro, que será realizado nos dias 11 e 12 de outubro, em Praia Grande, Litoral Sul do Estado.
Este é o título mais importante da modalidade no Estado e os caraguatatubenses B.A Oliveira, David Muniz, Honório Muniz, Rafael Muniz e Ronam Alves estarão lutando para conquistar o lugar mais alto do pódio. "Essa competição é de poucas expectativas para os atletas de Caraguá, baseando nas marcas anteriores e no nível da competição, porém estaremos lá lutando para garantir o melhor resultado possível", disse o atleta B.A Oliveira.
Oliveira informou ainda que, entre os meses de março e abril acontecem todos os campeonatos a nível estadual da modalidade e a estratégia da equipe é vencer com ousadia, para não deixar que os adversários treinarem em cima das suas marcas, estratégia esta que será usada no Paulista. "O Estado de São Paulo tem o maior número de atletas no Supino, nossas marcas servem de referência para competidores de outros estados, dependendo do nosso desempenho, os atletas são incentivados a melhorarem nos treinos ou a desistência do Campeonato Brasileiro, que classifica apenas o campeão de cada categoria para o Sul-Americano, que será realizado entre os dias 22 e 23 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina ", explicou.
A equipe Caraguatatubense tem o apoio da Prefeitura por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação; Hípica Sociedade Esportiva e Acabana Bar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Professores da rede pública de Caraguá participam de oficina de rádio

Caraguatatuba - Professores da rede pública de Caraguatatuba iniciaram um curso de capacitação de rádio, promovido pelo Instituto Supereco e Petrobrás Ambiental. O curso iniciou no dia 8 e acontecerá nos dias 15 e 29 de março e no dia 5 de abril. As aulas estão sendo ministradas no CIEF (Centro de Integrado Ensino Fundamental) Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, das 9h às 13h.
De acordo com o Supereco, os professores interessados em participar dos cursos, ainda podem se inscrever. As aulas são ministradas pelo jornalista Álvaro Bufarah, responsável pelo programa de Educomunicação, um dos eixos do projeto "Água de beber, de Comer, Usar e Conservar... Ciclos Contínuos", desenvolvido no entorno do Rio Juqueriquerê, uma iniciativa do Instituto
Supereco com patrocínio da Petrobras por meio da Petrobras Ambiental.
O curso capacitará os professores para a produção de programas de rádio e audiência crítica, desenvolvendo as habilidades para elaboração de pautas, pesquisa de informação, redação de textos radiofônicos realização de entrevistas, edição, trazendo também conteúdos teóricos que permitam uma reflexão crítica sobre a mídia.
Além disso, haverá orientação sobre navegação dirigida, onde participantes aprenderão como utilizar as ferramentas de busca na internet com mais eficiência para a realização de pesquisas na área ambiental. Ao final, os alunos que tiverem no mínimo 80% de presença assegurada em lista, receberão certificados.
O objetivo do curso é instrumentalizar os professores para que possam utilizar os recursos aprendidos na realização de atividades educacionais com seus alunos dentro do ambiente escolar. A capacitação é totalmente gratuita necessitando apenas da inscrição e o preenchimento do questionário de avaliação.
Programação:
Introdução aos Elementos do Rádio
Reportagem Radiofônica
Técnicas de edição de sons
Técnicas de Locução
Produção de programas
Introdução às Técnicas de Áudio
Construção do Script /Roteiro
Comunicando com Sons
O CEIF do Porto Novo fica na Avenida Primeiro de Maio, 285, telefone (12) 3887-3836. Mais informações pelo 3897-2008 ou pelo e-mail supereco_lnorte@supereco.org.br . (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Secretaria de Meio Ambiente comemora o Dia da Água com visita à ETA Porto Novo
Em Caraguá, o Dia da Água será comemorado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância em economizá-la, para que no futuro não falte água

Caraguatatuba - O Dia da Água será comemorado em grande estilo em Caraguatatuba. Celebrada em 22 de março, a data será comemorada no dia 24, na segunda-feira, com uma visita à ETA - Estação de Tratamento de Água, no bairro Porto Novo, na região Sul do município.
O evento será realizado por meio de uma parceria entre a SABESP e a Prefeitura de Caraguatatuba, pela SEMAAP - Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com o objetivo de conscientizar sobre a importância em economizar água para que as gerações futuras não sofram a falta dela.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a visita será realizada a partir das 9h, ocasião esta em que serão mostrados os equipamentos que realizam o tratamento da água. No local, técnicos estarão disponíveis para o esclarecimento de dúvidas dos visitantes.
Em seguida, o Secretário de Meio Ambiente Auracy Mansano Filho fará uma apresentação, que terá como intuito fazer as pessoas refletirem sobre o modo como a água vem sendo utilizada nos dias atuais.
Ainda no que se refere à temática, será exposta a importância da água na vida de todos os seres vivos, e a melhor maneira de economizar para que não falte água num futuro próximo.
Mais informações sobre a visita e as principais ações sobre o Dia da Água podem ser obtidas pelo telefone (12) 3883-7669. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza duas audiências públicas sobre Plano Diretor

Caraguatatuba - Estão previstas para a próxima semana duas audiências públicas para a discussão do Plano Diretor (PD) de Caraguatatuba na Câmara. Uma será na segunda e a outra na quinta-feira a partir das 16hs.
O projeto ainda não foi aprovado. O PD foi enviado ao Legislativo, mas retornou à prefeitura para algumas correções a pedido dos vereadores em dezembro de 2006.
Um ano depois, em dezembro de 2007 o PD retornou à Câmara. Ainda em 2006, os vereadores contratam o engenheiro Nilton de Oliveira e Silva para prestar consultoria acerca do Plano Diretor.
Durante o aquele ano também foram realizadas audiências públicas na Câmara. Em uma delas houve questionamentos do público quanto ao aeroporto, às áreas congeladas, principalmente no bairro do Canta Galo e o estudo de expansão da cidade para a região sul. No interior da fazenda Serramar, na zona Sul de Caraguatatuba, funcionará a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, parte do projeto Mexilhão da Petrobras. Na região sul também será viabilizado o Centro de Detenção Provisória (CDP).
Ainda em 2006, o Ministério Público também informara aos vereadores, que a responsabilidade jurídica do Plano Diretor, caso fosse aprovado e houvesse alguma irregularidade seria dos parlamentares.
O consultor contratado pelos vereadores elaborou um relatório sobre o projeto do Plano Diretor. A análise apontou falhas técnicas no PD como a redução da área rural e a localização do CDP, em relação ao aeroporto, que ganhou novo posicionamento.
O relatório final do consultor também sugeriu a devolução do PD para a prefeitura para a realização de um novo estudo e de um relatório de diagnóstico ambiental e adequação à lei de gerenciamento costeiro.
Em novembro de 2006, o projeto foi devolvido à prefeitura. Ao longo de 2007, segundo a prefeitura, foram promovidas oito audiências públicas acerca do PD.
A discussão para a elaboração do Plano Diretor de Caraguatatuba iniciou há cinco anos por um grupo multidisciplinar, formado por engenheiros, arquitetos, ONGs e associações que realizaram mais de 80 reuniões e oito audiências públicas, segundo a prefeitura, com a participação da população. (Fonte: Imprensa Livre)

Amma abre inscrições para cursos artesanais

Caraguatatuba - A Associação dos Moradores do Morro do Algodão (Amma) em Caraguatatuba está com inscrições abertas para diversos cursos artesanais. “A novidade este ano são os cursos artesanais, como crochê, biscuit, jornal e conchas, que estão com inscrições abertas. Para os cursos de manicure e depilação ainda temos algumas vagas”, disse a presidente da Amma, Valdirene Marcos.
As atividades foram iniciadas com cursos de cabeleireiro, manicure e depilação, balé, teatro, manga, grafitagem, pintura em azulejo, dança de rua, dança de salão, violão, taboa, cerâmica, capoeira, corte de cabelo e passa fita.
Os cursos são oferecidos à comunidade por meio de uma parceira com a Prefeitura de Caraguatatuba. Há parcerias com as secretarias de Educação e Assistência Social; Fundo Social de Solidariedade; Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba; Instituto Supereco e CMDCA (Conselho Municipal da Criança dos Direitos da Criança e do Adolescente). “Sem essas parcerias seria impossível levar para a nossa comunidade todos os cursos, que têm como objetivo gerar renda para as famílias. Além dos cursos, este ano conseguimos reformar a sede da associação, para que os alunos e os professores tenham mais conforto”, acrescentou Valdirene.
Além dos cursos, a associação presta outros serviços à comunidade. Toda segunda-feira, os moradores podem procurar a Amma para fazer reivindicações e falar sobre os problemas do bairro. Segundo a presidente, durante a semana a diretoria dá o retorno das questões levantadas.
Nas quartas-feiras, uma advogada oferece atendimento à comunidade na sede da Amma. Para ser atendido, o interessado precisa agendar, com um dia de antecedência. Já às sextas-feiras a associação faz uma sessão de cinema para os moradores das 19h às 21h.
A Associação de Moradores do Morro do Algodão está localizada na avenida Guilherme de Almeida, 862.
Nova diretoria - Em janeiro deste ano a Amma também nomeou os membros da diretoria e presidência da associação. A chapa vencedora é presidida por Valdirene Marcos, tem como vice-presidente Kátia Alves Cabral, o primeiro secretário é Raiza Santos Ferreira, o segundo secretário é Manoel Cursino dos Reis. Reis também trabalha com a parte esportiva do bairro. Os tesoureiros são Thatiane dos Santos e Maria Aparecida dos Santos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Vulcano Portal da Palmeira

Turistas devem encontrar Taxa de Preservação Ambiental e limitações de carros na Páscoa de Ilhabela

Ilhabela - O turista que escolher Ilhabela como destino no feriado de Páscoa vai se deparar com algumas mudanças e precisar pagar além do pedágio, a Taxa de Preservação Ambiental. Depois de causar uma grande polêmica no final do ano passado, as duas leis mais discutidas do arquipélago estão prestes a vigorar.
A limitação de entrada e circulação de veículos já está valendo, mas ainda não foi aplicada porque vale apenas em feriados prolongados e nas temporadas de verão e inverno. Já a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), na prática, deveria estar sendo cobrada.
A data prevista nos projetos de lei era o dia 1º de março, mas por questão de logística, a cobrança da TPA está prevista para começar a partir do próximo dia 19 de março. Essa data só vai ser confirmada se a Câmara de Ilhabela aprovar a emenda que o executivo enviou para modificar o local de cobrança. De acordo com a emenda, a TPA será cobrada na área de embarque dos veículos, podendo ser operada pela secretaria de Finanças com agentes de trânsito ou por meio de convênio com a Dersa, neste caso, a cobrança seria incluída no valor do pedágio.
O presidente da Associação Comercial, Marcelo Freitas, acredita que essas são atitudes importantes para o município, mas teme a repercussão que essas leis terão. “Acredito que deve haver um investimento em divulgação, porque do jeito que a imprensa repercute, pode acabar assustando o turista”, afirmou. Marcelo fez uma comparação com as divulgações dos projetos no período das festas de final de ano de 2007. Para ele, a repercussão foi negativa e muitos turistas ficaram com medo de serem barrados na entrada do município. “Pegou muito mal para a hotelaria, muitos hospedes desistiram”, explicou.
O presidente da associação disse que os comerciantes não sabem exatamente como vai funcionar e acredita que o sucesso destas ações que beneficiam Ilhabela está na divulgação.
As leis podem ser consideradas caminhos que os poderes públicos encontraram para preservar o município que conta com mais de 80% de área de preservação ambiental. No caso da TPA, a proposta é cobrar valores específicos com a intenção de diminuir o impacto ambiental causado pelo excesso de veículos que circulam na cidade. O valor a ser cobrado varia de acordo com o tamanho do veículo e tem como base de cálculo, o custo estimado da degradação e impacto ambiental, causado pela circulação de veículos.
De acordo com o texto da lei, esses recursos arrecadados vão servir justamente para conservarem as áreas de preservação. Isso envolve projetos de educação ambiental e a limpeza e conservação das áreas ambientalmente protegidas. O valor será depositado na conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Já a lei que limita o ingresso e circulação de veículos busca melhorar o fluxo do trânsito nas ocasiões de feriados e temporadas, onde os carros não conseguem circular, prejudicando o andamento do dia-a-dia da cidade.
O presidente da Câmara, Joadir Capucho, disse que a emenda referente a TPA vai ser votada em sessão extraordinária, pois na próxima segunda-feira a Câmara vai realizar uma audiência pública. “Provavelmente, vamos votar a emenda na terça-feira, dia 18, mas acredito que a lei não vai estar valendo para o feriado de Páscoa, pois acho que não vai ter tempo hábil para ser operacionalizada”, explicou.
Até o fechamento da matéria, a prefeitura não havia informado se as duas leis vão estar vigorando no feriado de Páscoa, no próximo dia 21. (Fonte: Imprensa Livre)

Audiência Pública discute Controle de Zoonoses no Município

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela vai discutir na próxima segunda-feira, dia 17, o projeto que trata sobre a instituição do programa de saúde animal para o controle de zoonoses no município.
O projeto é de autoria do Executivo que pretende regulamentar os registros de identidade, criação e comércio de animais domésticos, além de estabelecer diretrizes e normas para as atividades de controle populacional animal.
O problema de cães e gatos que vivem na rua é uma situação antiga que exige muita atenção das administrações públicas. Geralmente, as prefeituras adotam o método de Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde os cachorros são recolhidos, ficam por três dias no local e depois são mortos. Em Ilhabela, os animais vão receber um tratamento diferente. O método de controle escolhido foi a castração, uma cirurgia realizada para impedir a reprodução dos animais. Feita sob anestesia geral, a operação só é permitida sob a responsabilidade de médicos veterinários. Nas fêmeas, são retirados os ovários, tuba uterina e útero e nos machos são retirados os testículos.
Conforme a proposta do Executivo, a Secretaria de Saúde poderá firmar parcerias com entidades de proteção e bem-estar animal e outras organizações não governamentais, universidades, estabelecimentos veterinários, empresas públicas e/ou privadas e entidades de classe.
O projeto Cão Ilhéu é uma parceria da ong Companhia das Patas, da prefeitura e da iniciativa privada, visando o controle de zoonoses a promoção de saúde pública e animal. O Cão Ilhéu já tem convênio com a Universidade Anhembi Morumbi que vai trazer estagiários da área veterinária para colaborar com o projeto. O diretor de Saúde Márcio Tenório explicou que assim que o legislativo aprovar a lei, a secretaria vai ser assinado um convênio com a Ong Companhia das patas para que a verba seja liberada.
A ocasião em que o projeto foi entregue à Câmara o prefeito Manoel Marcos enfatizou que antes de chegar ao legislativo, o projeto foi muito discutido com as ongs defensoras de animais e com a população. “Nós tivemos a preocupação de ouvir as Ongs”, disse. De acordo com o prefeito o PL prevê uma verba de R$ 135 mil em subvenção e ainda abre possibilidade de receber auxílio de empresas privadas.
A audiência acontece às 19 horas do próximo dia 17, na Câmara Municipal de Ilhabela, à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela é escolhida para receber Operação Impacto da PM

Ilhabela - Ilhabela foi a cidade do Litoral Norte escolhida, aleatoriamente, para receber a Operação Impacto, da Polícia Militar, realizada na tarde da última sexta-feira em várias cidades da região e também da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba.
A operação começou às 11 horas e perdurou até às 17 horas e aconteceu simultaneamente nas áreas dos seis Batalhões que compõem a área de circunscrição do CPI-1: 1º BPM/I, 5º BPM/I, 20º BPM/I (do Litoral Norte), 23º BPM/I, 41º BPM/I e 46º BPM/I.
Em Ilhabela, a operação foi comandada pela tenente Patrícia Félix de Souza, que coordenou o efetivo de 39 policiais militares, onze viaturas e cinco motocicletas da Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas).
Conforme a Polícia Militar, a Operação faz parte da rotina de planejamento operacional do Comando de Policiamento do Interior – Um e visa intensificar as ações de policiamento ostensivo e preventivo, em toda área, atendendo todos os municípios de nossa região, inclusive aqueles em que há perímetro rural.
Durante a Operação Impacto, o policiamento atuou em vias de fuga, operações-varredura e operações saturação, em dois pontos. A finalidade foi empregar o policiamento preventivamente, coibindo assim qualquer tentativa de ação delituosa que possa porventura atentar contra os cidadãos ou instituições constituídas, aumentando com isso a sensação de segurança pública. (Fonte: Imprensa Livre)

PL que trata de Controle de Zoonoses será assunto de Audiência Pública

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promove na próxima segunda-feira (17/03) uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei n°17/2008, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a instituição do programa de saúde animal para o controle de zoonoses.
Segundo o Projeto, serão instituídos os princípios norteadores das políticas públicas de saúde animal através de controle de zoonoses, regulamentando os registros de identidade, criação e comércio de animais domésticos e estabelecendo diretrizes e normas para as atividades de controle populacional animal.
Conforme a proposta do Executivo, a Secretaria de Saúde poderá firmar parcerias com entidades de proteção e bem-estar animal e outras organizações não governamentais, universidades, estabelecimentos veterinários, empresas públicas e/ou privadas e entidades de classe.
A audiência acontece às 19 horas do próximo dia 17, na Câmara Municipal de Ilhabela, à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara suspende expediente nesta quinta

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), determinou por meio da Portaria n° 11/2008 a suspensão do expediente da Câmara Municipal de Ilhabela no próximo dia (20/03) “quinta-feira Santa”.
No dia 24 de março, segunda-feira, o Legislativo retorna às atividades normalmente. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prêmio Artesão do Ano homenageia ilhabelenses
Ditinha de Búzios, Vítor Filho e Joázio de Souza foram indicados para receberem o prêmio que foi instituído pela Lei n° 538/2007

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, o Professor Joadir Capucho (PTB), apresentou na última sessão ordinária (11/03), um Projeto de Decreto Legislativo que concede o “Prêmio Artesão do Ano” a Vitor Manoel de Souza pela originalidade e competência em trabalhos que realiza como artesão.
Vitor Manoel de Souza Filho, mais conhecido como “Vitinho” é filho de Vitor Manoel de Souza e Marlene Silva de Souza.
Seu interesse pelo artesanato começou com a produção de réplicas de casas de pau-a-pique, reproduzindo peças em miniatura como a casa da farinha, ranchinhos, pássaros com sementes de árvores, peixes esculpidos em madeira e várias outras peças.
Premiado em 2005 teve uma de suas peças eleita a melhor obra do “XXVIII Salão de Artes Plásticas Waldemar Belizário”, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e conquistou no mesmo evento, a medalha de ouro na categoria instalação com a obra “Lembrança Caiçara”.
Atualmente, Vitinho expõe seu artesanato na Praça da Praia Grande, no sul do município.
Ditinha de Búzios também é “Artesã do Ano” - O Presidente também apresentou na última sessão ordinária (11/03), um Projeto de Decreto Legislativo que concede o “Prêmio Artesão do Ano” à Benedita Aparecida Leite Costa pelos seus trabahos como artesã.
Dona Ditinha, como é conhecida, há vinte anos aprendeu com sua avó o ofício de confeccionar cestas e balaios, luminárias, peneiras, bolsas e tapetes, tendo como matéria prima o bambu de taquaruçu ou a folha de bananeira seca.
Para ensinar a técnica usada na confecção de seu artesanato, duas vezes por semana, enfrenta mais de duas horas de viagem saindo de Búzios dirige-se ao centro de Ilhabela, onde ministra oficinas de artesanato caiçara, na Fundação Arte e Cultura de Ilhabela.
Joázio de Souza - Outro artesão que também deverá receber o prêmio é Joázio de Souza, filho de Horácio Manoel de Souza e Olga Pinto Borges de Souza. Ele aprendeu com o pai a arte de fazer canoas e botes para o cerco.
Com habilidade e interesse, teve a oportunidade aperfeiçoar a técnica de seu artesanato com Vitor Manoel de Souza, carpinteiro naval, que também executava construções de pau-a-pique em miniatura.
O artesão Joázio foi também o responsável por fazer as réplicas dos berços dos canhões do Centro Histórico de Ilhabela, dentro do projeto “Resgate da Cultura Caiçara”, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura. Os três projetos estão tramitando nas Comissões da Câmara.
Lei 538/2007 – A Lei que institui o “Prêmio Artesão do Ano” no município é de autoria do Presidente do Legislativo, Joadir Capucho e outorga ao artesão residente e domiciliado em Ilhabela que reconhecidamente tenha revelado originalidade e competência no âmbito de sua especialidade.
Conforme a lei, a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) nomeia uma Comissão que, em sessão secreta, escolhe três artesãos, sendo um de cada especialidade, para receber o Prêmio de Artesão do Ano durante uma sessão solene realizada pela Câmara.
O Prêmio Artesão do Ano é entregue ao artesão, mediante Decreto Legislativo aprovado por dois terços dos membros da Câmara Municipal. Segundo o Professor Joadir, Ilhabela é pródiga em talentosos artesãos que nem sempre são devidamente reconhecidos. “Valorizar o trabalho desses artistas e pequenos empreendedores que com dedicação e competência enriquecem a expressão cultural de nossa cidade, além de contribuir, de forma relevante para a geração de emprego e renda do município, é sem dúvida uma maneira eficaz de preservarmos a cultura caiçara”, explica o autor da proposta. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Caminhão capota e mata dois na serra de Maresias; um sobrevive

São Sebastião - Mais uma vez, a serra de Maresias, em São Sebastião, registrou um grave acidente na tarde de ontem, por volta das 15h. Um caminhão que transportava arroz perdeu o controle na descida da serra, invadiu o acostamento, capotou e se chocou com um muro.
Dos três ocupantes do veículo, apenas um sobreviveu.
As vítimas ficaram presas nas ferragens. A operação para retirar os corpos levou mais de uma hora e deu muito trabalho às equipes de resgate que tiveram que serrar as ferragens. O primeiro corpo a ser retirado, do ajudante geral Marcos Carvalho de Oliveira, de 40 anos, gerou clima de comoção entre os presentes. A essa altura, o acidente já havia atraído um grande número de curiosos.
Em seguida, começou o resgate do único sobrevivente. “Ele estava com a cabeça dentro da lataria amassada, mas consciente. Conversei com ele a todo o momento para tentar tranqüilizá-lo. Foi uma operação bastante delicada”, contou o soldado do Corpo de Bombeiros, Edmar Correa. O ajudante geral Antonio Vicente de Oliveira, de 42 anos, sofreu fratura na face e não corre risco de morte. Ele está internado no Hospital das Clínicas. O corpo da outra vítima fatal, o motorista Jorge Luiz de Souza, de 52 anos, só foi retirado às 16h35.
O caminhão vinha de Mogi das Cruzes e seguia no sentido Boiçucanga-Centro. Peritos foram chamados ao local para avaliar as causas do acidente. A operação envolveu cerca de 25 homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e DER. Esse foi o segundo grave acidente ocorrido na serra de Maresias em apenas uma semana. No dia 7, um caminhão carregado com material de construção perdeu o freio e tombou na ribanceira. O motorista, único ocupante do veículo, saiu ileso do acidente. (Fonte: Imprensa Livre)

Polêmica sobre grafia correta do nome do bairro confronta gerações

São Sebastião- Uma polêmica antiga em torno da grafia correta do nome do bairro de Boiçucanga coloca em lados opostos gerações de caiçaras. Afinal, Boiçucanga se escreve com “ç” ou “ss”? Atualmente, a forma mais usual é com “ç”. Escolas, placas, prefeitura, comércio em geral e imprensa escrevem dessa forma.
Mas, nem sempre foi assim. Segundo Juvenal Marques Junior, locutor da rádio comunitária Costa Sul FM, o “ç” substituiu o “ss” entre os anos de 1982 e 1984. “Foi quando o seu Flávio (membro da sociedade amigos do bairro na época) trouxe um estudo falando das normas que existem para palavras de origem indígena”, lembra.
Os defensores de Boiçucanga se baseiam na origem da palavra em tupi-guarani. O nome do bairro surgiu da aglutinação de M’boi (cobra), Açú (grande) e Canga (cabeça), entendida por todos como “cobra da cabeça grande”.
Mas, vai falar isso para Acelino dos Santos, ou simplesmente ‘seu Ica’. “Essa turma que chegou agora não sabe de nada. Todavia Boiçucanga se escreveu com dois esses, e para mim será sempre com dois esses”, decreta seu Ica, de 69 anos.
Ele tem uma teoria diferente para o motivo da mudança na grafia: “Começaram a fazer placas para vender terrenos. E com “ç” é uma letra a menos para caber nas placas”.
Já o pescador Francisco Rodrigues é um pouco mais flexível: “Eu uso “ç”, mas admito que muita gente escreve com dois esses”. Ele recorda de uma história curiosa sobre essa polêmica ocorrida no início dos anos 80: “Certa vez, o falecido Toninho (uma das lideranças no bairro) escreveu a tinta o nome do bairro nas pedras da costeira. Cada pedra era uma letra, e na pedra maior ele pintou “ss”. Ele achava que Boiçucanga tinha que ser com dois esses”.
Outro indício de que antigamente Boiçucanga era escrito com “ss” está no clube de futebol do bairro. O Boissucanga F.C., fundado em 1954, carrega os dois esses no nome. A polêmica divide até mesmo gerações da mesma família. Ao contrário da maioria de seus contemporâneos, a moradora mais antiga do bairro, Maria Perciliana de Matos, de 93 anos, concorda com o uso do “ç”. Enquanto defendia seu ponto de vista, sua filha, Valquiria Matos, de 64 anos, interrompeu o diálogo afirmando que o correto é “ss”. “Foi assim que aprendi, com dois esses é mais bonito”, alega. Quem também entrou na conversa foi a filha de Valquiria, a comerciante Valéria Matos, de 36 anos, que discordou da mãe. A partir daí se iniciou uma longa discussão, que ainda deve se estender ao longo dos anos junto à comunidade de Boiçucanga (ou Boissucanga). (Fonte: Imprensa Livre)

Operação integrada executa mais demolições na Costa Sul

São Sebastião - Uma operação integrada entre a Polícia Ambiental, a Fundação Florestal e a prefeitura, demoliu mais um rancho, nesta sexta-feira, dia 14, entre os bairros de Juquehy e Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião.
Segundo informações da direção do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) de São Sebastião, o barraco encontrava-se na cota 115. Com apenas 30 metros de construção, já havia sido vistoriado pelos guarda-parques da Fundação Florestal. Foram encontradas armadilhas e artefatos de caça. Uma arma feita artesanalmente, conhecida com o “canhãozinho”, também foi apreendida. “O local foi caracterizado como uso para caça. Fica na cota 115, entre Juquehy e Barra do Sahy, com a presença de fauna. Essa área faz conexão com a área intangível. Ela está inserida na zona mais importante do Parque Estadual sob o ponto de vista da biodiversidade”, explica o diretor do PESM, Edson Lobato, o Fredê.
“Contamos com o apoio da equipe envolvida e não vamos descansar enquanto não zerarmos esse ranchos”, sugeriu Fredê que deve apertar o cerco aos responsáveis pelo crime ambiental.
No último dia 4 de março, na primeira operação integrada, um rancho foi demolido. Estava no bairro Portal da Olaria, na cota 300, a menos de cinco metros de um riacho, em Área de Preservação Permanente (APP).
Possuía uma área de 36m² divididos em dois andares. Os policiais constataram que o segundo andar era utilizado como trepeiro (onde o caçador fica parado para poder mirar o animal). No interior, foram encontradas ferramentas e roupas camufladas. Na área de entorno do local, de acordo com a Polícia Ambiental, um crime maior: desmatamento de 600m². O segundo rancho averiguado, tinha área de 12 m² e estava na cota 150, na trilha entre Vila Baiana e Juquehy.
Desde o ano passado, a operação integrada vem trazendo resultados positivos em relação a preocupação com a preservação da Mata Atlântica e, principalmente, o controle das ocupações irregulares em São Sebastião.
Em 2007, a operação integrada somou cerca de 20 demolições de construções irregulares existentes na Costa Sul do município. (Fonte: Imprensa Livre)

Família do Itatinga consegue liminar para receber indenização da Petrobras

São Sebastião - “Reparação de danos morais e materiais pelo rompimento de projetos de vida e perda do imóvel; seguro de vida vitalício por problemas de saúde sofridos e pelos que podem vir a sofrer ante a exposição contínua a produtos tóxicos durante anos no bairro Itatinga”, estas são algumas das reivindicações dos advogados de uma família, residente na área azul, que ganhou o direito de ser retirada do lugar em 10 dias, contados a partir de ontem.
A decisão do Juiz da 2ª Vara Cível de São Sebastião, Guilherme Kirschner, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira.
De acordo com Bruna Kosel Melo, que junto a Fernando Lacerda representa estes moradores, tudo ocorreu judicialmente e, até agora, não houve contato com a Petrobras. Ela explica que a estatal ainda pode entrar com recurso, mas ressalta que o estado de saúde destas pessoas é mais importante do que as indenizações que já vêm sendo pagas por aqueles imóveis.
“Não nos limitamos a requerer a retirada das pessoas da área azul, solicitamos também que a Petrobras seja compelida a garantir plano de saúde em favor dos moradores a fim de garantir-lhes segurança caso o pior aconteça a algum deles”, ressalta Kosel, referindo-se ao potencial cancerígeno do benzeno e demais componentes encontrados nas borras de petróleo existentes no local.
A ação, segundo a advogada, descreve possíveis riscos que a exposição aos hidrocarbonetos encontrados na região podem ocasionar na vida dos moradores.
”Nossos clientes alegam um cheiro forte que causa mal estar e dores de cabeça”, enfatiza Bruna ao informar que já foi feito um pedido de “antecipação de provas”, no qual peritos nomeados judicialmente irão até o local para constatar se há ou não ligações destes problemas de saúde com a concentração de hidrocarbonetos presentes ali.
A Petrobras anunciou nesta semana, em reunião com moradores do Itatinga, que negociará a compra de 76 casas da área azul, com o intuito de remover todos os imóveis e, futuramente, devolver o local para a Prefeitura Municipal de São Sebastião como uma área verde. No entanto, hoje à noite, haverá a inauguração da sede da Igreja Metodista de São Sebastião, no mesmo lugar. Eles não quiseram falar sobre o caso, já que ainda não foram procurados pela estatal.
A assessoria de imprensa da Petrobras informou que a, pelo menos, empresa ainda não foi informada judicialmente sobre a decisão, tomando conhecimento apenas pela imprensa. “Quando fomos notificados oficialmente iremos tomar as providências”, disse a assessoria. (Fonte: Imprensa Livre)

Hospital de Clínicas e Pronto Socorro ganham câmeras de monitoramento

São Sebastião - O Hospital de Clínicas de São Sebastião, Pronto Socorro Central e Pronto Atendimento de Boiçucanga passam a contar a partir deste mês, com 24 câmeras de monitoramento e 10 profissionais para fazer o controle de portaria.
A iniciativa é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, através da Organização Social (OS) Pró Saúde, que administra as três unidades. O monitoramento será constante, 24 horas.
O objetivo da ação é sistematizar e registrar os diversos públicos que necessitam entrar no Hospital, PS e PA, prezando pela segurança de pacientes e funcionários. Os porteiros também devem receber treinamento com foco na qualidade do atendimento ao público. (Fonte: Imprensa Livre)

Educadores discutem inclusão em Fórum da Undime

São Sebastião - O último dia do ciclo de palestras do Fórum Estadual da Educação foi marcado por muito trabalho e emoção. A palestra "Educação Inclusiva" foi um dos destaques da tarde desta sexta-feira (14/3).
Proferida por Marta Gil, do Amankay Instituto de Educação e Programas e Elizeth Baruel, do portal Planeta Educação, o tema foi discutido sobre diversos aspectos, ressaltando sempre que o aluno portador de deficiência necessita de professores profissionais com competência e não que tenham pena dele. "E desenvolver essa competência é possível a todos nós", frisou Baruel.
Marta Gil ressaltou que não há receita pronta, cada profissional deve desenvolver o seu próprio processo lembrando que muitas vezes a resposta está no próprio aluno. "O fundamental em tudo isso é a mudança de olhar, fazer o estudante acreditar que eles são capazes de tudo, apesar da deficiência. A inclusão não começa na escola e sim na família".
Ambas frisaram também que a discussão do tema num fórum em São Sebastião faz todo sentido, já que a cidade trabalha muito em cima da acessibilidade, fazendo referência ao prêmio nacional da Revista Sentidos, conquistado pelo município em 2007 com o projeto "Acessibilidade: uma cidade para todos".
Após as explanações, as alunas do Grupo de dança "Sem Limites", da Apae de São Sebastião levaram os presentes às lágrimas com a coreografia "A luz que ascende o olhar". Marisa Daud, diretora da escola municipal de Cambury, na Costa Sul, saiu muito emocionada. "É muito emocionante ver a alegria com que elas dançam no palco e essa palestra só vem confirmar a importância da inclusão nas nossas salas de aula", declarou.
O Fórum Estadual da Educação, uma realização da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime) e Prefeitura de São Sebastião, contou ainda com a palestra da ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, Magic Paula, que falou sobre superação de limites em sala de aula.
Neste sábado (15/3) o pavilhão de exposições do fórum estará aberto e está prevista a entrega de certificados das 8 às 12h.  (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Ubatuba: Terra de Tradição

Ubatuba - Ubatuba é uma cidade com muitas riquezas naturais e culturais, mas atualmente sua história está sendo esquecida e sua tradição sendo deixada para trás na vida dos caiçaras mais recentes.
Antigamente eram conhecidos como caiçaras as pessoas que viviam da pesca. Hoje toda a população que habita o litoral é também chamada de caiçara. De acordo com o historiador, Euclides Vigneron, mesmo a palavra caiçara sendo generalizada, o verdadeiro caiçara é aquele que ainda mora na beira da praia e tira seu sustento somente da pesca. Porem o verdadeiro pescador é algo que está cada vez mais difícil de se encontrar.
Mesmo com toda essa escassez não só de peixe, mas também do seu principal agente, o pescador, ainda existem muitos moradores vivendo na beira do mar, pescando com sua canoa e tirando o seu sustento da pesca, como Euzébio Higino de Oliveira, mais conhecido como Gino, que vive da pesca desde que nasceu.
Gino, mora em uma das praias mais ricas de vegetação: a praia da Barra Seca. Na praia existem vários tipos de ecossistemas da vegetação da Mata Atlântica, como a vegetação das praias, da restinga e do manguezal.
Com a evolução de novos tipos de pesca e de seus materiais, veio junto a pesca predatória, que fez com que a falta de peixes ficasse grande no município, forçando a população a transpor peixes de Santos e Santa Catarina. Esse foi o motivo principal que levou Gino a procurar outro meio de subsistência para complementar sua renda, que foi a maricultura. Gino, hoje tem uma fazenda de mexilão na praia. "Meu pai me ensinou a cultivar e a tirar marisco, mas a gente tirava só pra comer, não era pra vender como hoje", diz Gino.
Hoje o turismo é a principal atividade econômica do município. Mesmo com suas tradições um pouco apagadas pelo tempo, podemos dizer que Ubatuba ainda é conhecida por sua beleza e por seu povo caiçara, que como Gino, ainda luta pela pesca e continua se aprimorando, esse é o verdadeiro pescador, que conhece a maré, o tempo e o peixe, sem precisar de estudo.

Pescadores se preparam para a Semana Santa
Mesmo com a escassez de peixes no município, pescadores exportam peixes de outros estados para suprir a necessidade dos moradores e de turistas que visitam a cidade nesta época do ano.

Ubatuba - Com a chegada da Semana Santa a procura por peixes e frutos do mar aumenta, pois tradicionalmente os religiosos não comem carne na sexta-feira Santa, dia em que é apresentada a morte de Cristo no calvário.
Antigamente, nesta época do ano, quase todos os caiçaras eram católicos e por esse motivo não pescavam durante a quaresma. A pesca era realizada com mais de 15 a 20 dias de antecedência.
Atualmente, devido à escassez dos recursos pesqueiros, poucos pescadores conseguem
guardar a produção para determinadas épocas. De acordo com Élvio Damásio, Gerente de Pesca e Maricultura, talvez os pescadores conservem ainda um pouco de camarão
Sete barbas ou Rosa, Quiça, e algumas lulas para a Semana Santa.
Mesmo com a falta de peixes no município, as peixarias conseguem se preparar melhor, pois se abastecem de outros Estados. A vinda dos peixes de outras localidades são para suprir a demanda e ter diversificação de espécies. Segundo Élvio, os peixes mais exportados são o Salmão, o Polvo e as Lulas do Chile, a Merluza do Sul do País e da Argentina. Já a Sardinha, a Tainha, o Namorado, o Atum, o Pescado e outros, são trazidos do Rio de Janeiro, Santos e Santa Catarina.
O peixe mais consumido na sexta feira é o tradicional "Bacalhau", mas quando se fala em
pescados frescos, os mais procurados são os Cações, Pescadas, Camarões, Namorados, Filés, Porquinhos, Polvos, Lulas e até mesmo a Sardinha.
As vendas dos peixes e frutos do mar dependem do numero de turistas que visitam a cidade nesta data, outro fator que está ligado a venda é a qualidade e a quantidade de pescados oferecidos, pois de acordo com Élvio, as vendas variam de ano para ano.
Quando se fala em semana santa, a expectativa do pescador e do comerciante de peixe é grande, mas atualmente a necessidade de ganho vem crescendo e o estoque de peixes diminuindo. A expectativa normalmente é em média de 2 a 3 toneladas por dia, isto no
Mercado Municipal de Peixes. "Há muito tempo que a pesca e as vendas dos pescados não suprem as expectativas desejadas", comenta Élvio.

Aréa do Parque Estadual da Ilha Anchieta deve ser ampliada e pescadores podem perder espaço

Ubatuba - O conselho consultivo do Parque Estadual da Ilha Anchieta realizou, no último dia 12 deste mês, a primeira reunião do ano e determinou uma espécie de cronograma de trabalhos para 2008. O principal tema a ser debatido, daqui pra frente, será o projeto de ampliação do Parque, incluindo a parte marinha e a proteção de novos pontos na proximidade do arquipélago.
Segundo a responsável pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, Viviane Buchianeri, a administração do local já tem conversado com as autoridades responsáveis, das esferas, estadual e federal, no sentido de alinhar as idéias e diretrizes, sobre os estudos na região. “O projeto ainda está em andamento e, neste ano, daremos seqüência ao trabalho. O único ponto já definido é a iniciativa de trazer a parte marítima também para a administração do Parque.
Desta forma, o raio de um quilometro da costa do arquipélago, que hoje é protegido por uma legislação ambiental, também se tornasse parte do Parque Estadual da Ilha Anchieta”, ressalta a engenheira agrônoma, Viviane Buchianeri, lembrando que a alta visitação de barcos ao arquipélago tem de ser melhor administrada. “Durante a temporada de verão, o movimento náutico foi intenso e houve alguns problemas com os turistas, inclusive acidentes graves e desrespeito a natureza”, acrescenta a responsável pelo Parque, Viviane Buchianeri, cobrando maior autonomia na gestão marítima da chamada zona envoltória à Ilha Anchieta.
Além da preocupação com os acidentes, o projeto prevê uma espécie de triagem nas embarcações, para evitar a poluição causada pelos restos de combustíveis e outros resíduos vindos das embarcações.
A engenheira agrônoma Viviane Buchianeri ressalta que outras questões serão discutidas dentro do plano de ampliação das áreas de conservação. “Ainda é preciso alguns estudos para determinar realmente o que deve ou não entrar nesta ampliação, porém, existem pontos determinantes, que precisam ser conservados, pois são fundamentais para a vida de muitos animais que vivem sobre ou sob a ilha”, completa a responsável pelo parque, citando o exemplo dos morcegos, que geralmente buscam seus parceiros no lado do continente. Entretanto, a ampliação da área de proteção marítima, também significa redução nos pontos de pesca, hoje utilizados pelos nativos da cidade.
A Secretaria Municipal de Pesca e Abastecimento promete participar das futuras reuniões e garantiu que o setor terá representatividade nos debates sobre o projeto. Atualmente a área marítima protegida abrange apenas o raio de 1km do centro da Ilha Anchieta. (Fonte: Imprensa Livre)

Obras na estrada do bairro do Corcovado devem começar neste mês

Ubatuba - A estrada do Corcovado, no Sul Ubatubense, receberá, através de um convênio com o Governo do Estado, uma nova camada de asfalto do tipo C.B.U.Q (asfalto usinado a quente), além de nova sinalização, com placas e tachas na pista de rolamento e pinturas convencionais de faixas laterais e centrais.
A obra terá uma extensão de 5,2 km e custará R$ 1 milhão e 835 mil. O presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Corcovado, Joel Alves dos Santos, foi recebido pelo prefeito Eduardo Cesar, em seu gabinete, para uma reunião, cujo assunto era a pavimentação na principal via que corta o bairro.
Na ocasião, o prefeito Eduardo Cesar garantiu que, no próximo dia 18, acontecerá a abertura dos envelopes, da concorrência pública aberta para dar início às obras na Estrada do Corcovado, que, portanto, devem começar ainda neste mês.
A prefeitura, desde 2005, busca uma solução para o problema e em setembro do ano passado esteve com o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, que atendeu o pedido ubatubense e viabilizou a inclusão da estrada no programa Pró Vicinais. O prefeito comemorou a iniciativa e ressaltou a importância do asfaltamento. “Este asfalto no Corcovado é uma antiga reivindicação dos moradores do bairro e graças ao empenho de todos os envolvidos estamos conseguindo solucionar este problema, levando ao bairro esta melhoria tão importante”, disse o prefeito.
O bairro do Sertão da Quina, ainda no Sul de Ubatuba, também será beneficiado com o programa estadual. A quilometragem e o custo da obra serão parecidos com os números divulgados para o trabalho no Corcovado. (Fonte: Imprensa Livre)

Paixão d Cristo - 18 Anos
O maior espetáculo teatral de rua da região

Ubatuba - A encenação da cidade de Ubatuba que ao longo de 18 anos vem surpreendendo e emocionando milhares de pessoas será realizada na próxima sexta-feira a partir das 21 horas. O espetáculo terá início na Avenida Iperoig, próximo ao aeroporto, onde serão estruturados espaços cênicos para a representação. Nesta praça, se representará desde a cena simbólica do Nascimento de Cristo até a condenação de Jesus por Pilatos, em vários pontos fixos. A Via Crucis se alongará pela Avenida até o Morro da Prainha, onde acontecerão as cenas apoteóticas da Crucificação e Ressurreição de Cristo.
"Sempre tento introduzir alguns elementos novos na representação. Muito pouco pode se mudar na dramaturgia, pois os evangelhos que alicerçam o texto é muito definido e acho arriscado inventar porque o público é tradicionalista. Mas ainda assim sempre há novidades e para este ano estou apostando no cinema, com introdução de imagens de vídeo substituindo a cenografia naturalista ou dando suporte dramático a algumas cenas." Diz o diretor Bado Todão.
A Paixão de Cristo vem contando com aproximadamente 200 pessoas envolvidas diretamente no espetáculo entre atores, figurantes e técnicos, tem a produção da Cia. Do mar Atividades Artísticas e é subsidiado pela Prefeitura Municipal e Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.
E quem quiser participar desta grandiosa encenação pode comparecer nos ensaios no prédio do antigo fórum nas noites da semana do evento.

Ubatuba sedia VII Encontro Estadual do Pró-Letramento
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental

Ubatuba - Ubatuba recebeu na última semana semana, cerca de 300 professores, vindos das mais diversas cidades do estado, para participarem do VII Encontro do Pró-Letramento em Alfabetização, Linguagem e Matemática, que aconteceu no Campus da Unitau. As capacitações foram ministradas nos dias 13 e 14, pelos professores da Universidades Unicamp e Unesp. A abertura do evento contou com uma apresentação de teatro infantil da Escola Municipal Maestro Pedrinho, que faz parte do projeto interdisciplinar “Alegriança”. As crianças da 2ª série que participaram da apresentação encantaram o público e foram aplaudidas de pé.
O secretário municipal de Educação esteve presente na abertura do evento e afirmou estar muito honrado de receber em Ubatuba, professores de todo o estado. “É uma grande felicidade para nós sediar um encontro deste porte, que traz subsídios aos profissionais do saber para o trabalho de alfabetização e letramento. Apesar de tratar-se de um evento na área da educação, é um momento muito importante também para o turismo, pois divulga as belezas da nossa cidade para mais de 300 municípios.”
O programa - O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, o programa conta com adesão dos estados e municípios.
O evento foi realizado pro meio de uma parceria entre o as Secretarias estadual e municipal de Educação, Universidade de Taubaté (Unitau), Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Enfermeiros do PSF passam por capacitação com oftalmologista

Ubatuba - Os enfermeiros das unidades de saúde da família de Ubatuba passaram por uma capacitação com um médico oftalmologista. O objetivo da capacitação foi orientar os enfermeiros para realizarem os testes de acuidade visual, detectando assim, os casos que têm mais necessidade de atendimento pelo médico especialista. As unidades receberão painéis de optotipos, que possibilitarão fazer uma triagem, afim de que a demanda reprimida nesta área seja, aos poucos, normalizada. Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “este é um importante passo no programa que prevê a implantação de especialidades que há muito estão carentes no município.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura alerta para necessidade de intensificar prevenção da dengue no município
Algumas cidades, como o Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Paraty estão positivando casos de dengue e isso aumenta o risco da doença chegar ao município

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde vem, mais uma vez, fazer um alerta à população para a necessidade de continuar tomando medidas preventivas e severas em relação à dengue. Algumas cidades, como Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Paraty estão com muitos casos de dengue e isso aumenta o risco da doença chegar ao município. Além disso, o período entre março e junho é considerado crítico, uma vez que a ocorrência de chuvas é grande e o calor propicia o nascimento de novos mosquitos.
Outro agravante é a confirmação de que o vírus que está circulando no Rio de Janeiro é do sorotipo 2, que provavelmente está circulando em Angra também, diferente do que ocorreu em Ubatuba, no ano passado, em que o sorotipo circulante era o 3. Neste caso, os munícipes que contraíram a doença, só foram imunizados contra o sorotipo 3. Se estas mesmas pessoas contraírem o tipo 2, correm o risco de ter agravamentos, podendo, inclusive, evoluir para o quadro de dengue hemorrágica.
Nenhum caso em Ubatuba - Segundo o superintendente de Proteção à Saúde de Ubatuba, Neilton Nogueira, todos estes fatores demonstram a necessidade de haver um grande cuidado, tanto da parte do poder público, quanto da população. “Nós temos uma enorme preocupação com a entrada de outros sorotipos na cidade. Esta é uma responsabilidade de todos nós. Se não houver o costume de retirar os criadouros, no nosso dia-a-dia, não há como impedir uma nova epidemia.”
O prefeito Eduardo Cesar explica que, por enquanto, a situação está sob controle, uma vez que não se registra nenhum caso positivo da doença no município, desde agosto do ano passado. “Mas isso não é motivo para relaxar com as medidas preventivas, pois a dengue está muito perto de nós. Basta que uma pessoa infectada venha a Ubatuba, para que a doença se alastre rapidamente. A única maneira que temos de evitar que isso aconteça é diminuindo ao máximo a incidência do Aedes Aegypti no município.”
Ações da prefeitura - O Centro de Controle de Endemias da prefeitura, responsável pelo combate ao mosquito da dengue, continua desenvolvendo diversas ações em todo o município, com o objetivo de minorar a oferta de criadouros. Na semana passada, foram realizados arrastões na região oeste, desde o Jardim Carolina até o trevo da Marafunda, além do bairro das Toninhas.
Na região central, as ações casa-a-casa continuam acontecendo, ininterruptamente. As equipes realizam ainda monitoramentos constantes, para medir o chamado índice Breteau, que avalia a densidade larvária para acompanhar a infestação do Aedes aegypti, entre outras ações rotineiras, como atendimento a denúncias.
Comitê Permanente de Controle da Dengue - Segundo Neilton Nogueira, o Comitê Permanente de Controle da Dengue, formado no ano passado, com o objetivo de unir forças com a sociedade, infelizmente, não está tendo o resultado esperado. “Na última reunião que foi marcada, apenas um membro compareceu, sem contar os representantes da prefeitura. Nós dependemos da mobilização da sociedade, em seus diversos setores, para que nossas ações sejam eficazes. Por isso, fazemos um apelo à população, que participe, informe-se, lance idéias e colabore conosco.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba promove semana de combate à tuberculose
O método mais eficiente para reduzir o número de doentes de Tuberculose é identificá-los o mais rápido possível, iniciando e garantindo seus respectivos tratamentos

Ubatuba - Com o objetivo de alertar a população e manter a tuberculose longe do município, mais uma vez, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde realizará, durante toda a semana, ações de prevenção e busca ativa de casos. Aproveitando o Dia Mundial de Combate à Tubercolose, celebrado no dia 24 de março, uma ampla programação está sendo preparada. Serão realizadas buscas ativas, palestras e entrevistas em meios de comunicação, bem como a participação no Fórum Estadual sobre Tuberculose, que acontecerá em São Paulo, no dia 24.
Programação - De 24 a 28, a Unidade Estratégica de Saúde da Família trará informações sobre a doença. Os transeuntes poderão saber mais sobre o bacilo causador da doença. Também será realizada busca ativa de sintomáticos respiratórios, por meio da coleta de escarro. No dia 25, os agentes de saúde da família passarão por um treinamento, para atuarem também na busca ativa de casos.
No dia 26, a partir das 9h, o bairro Camburi realizará uma ação em parceria com a Secretaria de Saúde contra a tuberculose. No dia 27, o Dr. Fernando Bergel, coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, concederá entrevistas na rádio Costa Azul, às 8h30 e na rádio Gaivota, às 13h30. No dia 29, a equipe participará do evento Caravana da Saúde, no bairro do Perequê-Mirim, fazendo busca ativa de sintomático respiratório, coleta de escarro e informações sobre a doença.
Programa de Controle da Tuberculose - O Programa de Controle da Tuberculose (PCT) da Secretaria de Saúde de Ubatuba encontra-se estruturado para receber os cidadãos com suspeita de Tuberculose que procuram os serviços de saúde. O Programa de Saúde da Família (PSF) está capacitado e desenvolve ações de diagnóstico da doença. O agente comunitário de saúde é o profissional da equipe que deve ser inicialmente procurado por todos que têm tosse há mais de três semanas para realizar de imediato o exame de escarro.
Prevenção e tratamento - O método mais eficiente para reduzir o número de doentes de Tuberculose é identificá-los o mais rápido possível, iniciando e garantindo seus respectivos tratamentos. Pouco tempo após o início do uso dos medicamentos, o paciente pára de transmitir a doença. O infectologista Fernando Bergel afirma que um fator que dificulta o tratamento é o preconceito. "Algumas pessoas da sociedade, inclusive a própria família, tem o péssimo hábito do preconceito. Resolvem afastar-se do doente no momento em que ele mais precisa de apoio, carinho e compreensão".
Bergel afirma que a tuberculose é uma doença que tem cura e o tratamento é gratuito, mas é de importância fundamental que o paciente tome todos o medicamentos corretamente segundo as orientações da equipe de saúde. "O abandono do tratamento e o uso errado dos medicamentos podem ocasionar a uma resistência do microorganismo, tornando-os ineficazes. Nesse caso, a vida do paciente e de toda a comunidade é colocada em risco. O envolvimento de todos na batalha contra a tuberculose é necessário.
Sobre a doença - Tuberculose é uma doença causada por um micro organismo chamado Mycobacterium tuberculosis que acomete principalmente os pulmões. É adquirida através do ar após contato prolongado com paciente doente de tuberculose, por meio da fala, tosse ou espirros, que espalham no ar minúsculas partículas (“gotículas” denominadas aerossóis) com o agente causador da doença. O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente, que dura mais de três semanas, podendo ser acompanhada de febre, emagrecimento, falta de apetite e suores noturno.
Todo indivíduo com tosse por mais de três semanas deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para uma avaliação médica e para coleta de exame de escarro, que é o método de escolha para o diagnóstico da tuberculose e deve ser realizado em todo caso suspeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Coleta de lixo orgânico volta a funcionar em horários de baixa temporada

Ubatuba - A coleta de lixo orgânico em Ubatuba voltou a funcionar em horário de baixa temporada. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro os horário foram mudados para atender a demanda devido à maior quantidade de lixo produzida durante a temporada de verão. Confira abaixo os novos horários das coletas em vários bairros da cidade e coloque seu lixo para fora de casa apenas nos dias em que a coleta passa em seu bairro.

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 6 às 14h20:
Repasse no Centro I, Avenida Itaguá, Avenida Iperoig, Barra da Lagoa, Parque Vivamar, Bairro do Itaguá, Toninhas, Condomínio Domingas Dias, Fortaleza, Praia Vermelha do Sul, Praia Dura, Folha Seca, Corcovado, Beira Rio-Praia, Beira Rio-Bairro, Porto do Eixo, Perequê-Açu Bairro, Perequê-Açu Praia, Praia Vermelha do Centro, Tenório, Praia Grande, Conteneirs da Praia Grande, Enseada.

Terças, quintas-feiras e sábados, das 6 às 14h20:
Repasse no Centro I, Perequê-Mirim, Vila Sumaré, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Bela Vista, Marafunda, Salga, Recanto da Lagoinha, Vila Mariana, Cabeça de Boi, Imobiliária, Jardim Mirassol, Promove, Bairro do Sapezinho, Caçandoca, Sertão das Águas do Ingá, Sertão da Quina, Araribá, Rio da Prata, Tabatinga, Barra Seca, Praia Vermelha do Norte, Itamambuca, Sertão do Itamambuca, Ranário, Tiagão, Vila da Índia, Felix, Puruba, Ubatumirim, Cambucá, Vila Rolim, Vila da Índia, transbordo.

Diário, das 14h30 às 22h50:
Silop, Sumaré, Centro I e II.

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h20 às 22h50:
Estufa II, Sertão do Sérgio, Sesmaria, Estufa I, Pé da Serra, Bairro da Figueira, Cachoeira dos Macacos, Morro das Moças, Emaús, Vale do Sol, Ipiranguinha.

Terças, quintas-feiras e sábados, das 14h20 às 22h50:
Monte Valério, Rio Escuro, Praia do Lázaro, Praia da Sununga, Saco da Ribeira, Casanga, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato Dentro, Parque dos Ministérios. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Crime Ambiental: Lixo enterrado na Praia da Caçandoca

Ubatuba - A Regional Sul, responsável pela retirada do lixo das praias, faz buraco no chão, à beira-mar, e enterra todo o tipo de entulho encontrado no local. É o que tem acontecido na Praia da Caçandoca, de acordo com denúncias dos representantes da Associação do Povo Quilombola da Caçandoca e Adjacências, que estiveram com o vereador Jairo dos Santos (PSB), no dia 6 de março. Mário Gabriel do Prado, presidente da Associação, e Neide Fagundes de Sá, vice-presidente, revelaram, ainda, que equipamentos da Regional Sul foram flagrados retirando areia da Praia da Caçandoca para aterrar as ruas dos bairros. Eles entraram com uma denúncia junto à Promotoria do Meio Ambiente, munida de fotos comprovando os fatos. Indignado com a situação, o vereador Jairo usou a Tribuna da Câmara para tornar público o crime ambiental, responsabilizando a Prefeitura, que, segundo ele, não cumpre Lei e não tem o menor respeito por nossa cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Esclarecendo o Nepotismo

Ubatuba - A convite do Promotor de Justiça, Alexandre Petry Helena, os vereadores estiveram no Fórum, no dia 12 de março, para uma reunião de esclarecimentos sobre a contratação de parentes até o terceiro grau. Dos dez vereadores, compareceram seis: Jairo dos Santos, Osmar de Souza, Luciana Machado, Romerson de Oliveira, Claudinho Gulli e Ricardo Cortes. Na oportunidade, o vereador Jairo dos Santos (PSB) entregou ao Promotor, um Projeto de Lei de emenda à Lei Orgânica do Município, de sua autoria, proibindo a prática de nepotismo na Prefeitura e na Câmara Municipal. O PL, de acordo com o vereador, foi protocolado no dia 3 de outubro e lido no Expediente do dia 10 de 2006, mas nunca foi para votação. "É necessário que o Legislativo dê o exemplo e promova concursos públicos para preencher os cargos administrativos, hoje, ocupados por comissionados", concluiu Jairo. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Vereador Jairo pede alteração no horário de ônibus no Sertão da Quina

Ubatuba - Por causa dos transtornos causados pela construção da nova ponte do Sertão da Quina, o vereador Jairo dos Santos - PSB, a pedido da diretora, dos professores e dos alunos da Escola Estadual Áurea Moreira Rachou, enviou ofício a Empresa de Transporte Coletivo Cidade Ubatuba, solicitando alterações nos horários e no trajeto das linhas para atender todos os estudantes que moram nos bairros vizinhos. O vereador também recebeu um abaixo-assinado com 502 (quinhentas e duas) assinaturas dos alunos, que será encaminhado ao Ministério Público. Desta forma, Jairo acredita que os alunos não serão prejudicados pelo descaso da Prefeitura e da Empresa de Transporte Coletivo. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 14/03 A 20/01/2008
LANÇAMENTO MUNDIAL!!!!!!!!


"HORTON E O MUNDO DOS QUEM!!"
Desenho!!! Dublado!!!!!
Dos mesmos criadores de "ERA DO GÊLO"!!!!!!!
Ás 15:30 hs-17:20 hs-19:10 hs -21:00 hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Queridos Irmãos e amigos, Feliz Páscoa!

A nossa diocese de Caraguatatuba viveu um tempo de quaresma "sui generis".
Além do esforço de conversão e de preparação para celebrarmos a solenidade maior da nossa Fé, bem como a tentativa de vivenciar o tema proposto pela CF-2008 : "Escolhe pois, a vida", enfrentamos a ausência de três padres em três paróquias respectivamente vacantes... Sem morte não há Ressurreição ! Se a semente do trigo não cai na terra e não morre, não poderá produzir fruto.
É o próprio Cristo que na última ceia, lavando os pés dos seus discípulos assim nos afirmou: " O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir" !
Assim, o tipo de governo não democrático da Igreja foi escolhido pelo próprio Cristo, e foi um governo baseado na autoridade/serviço. O próprio Cristo falou com autoridade, mudando inclusive a lei mosaica (Mt. 5,20-22) .
Os apóstolos foram comissionados para ir e ensinar em Nome de Cristo e com a autoridade de Cristo ! Que é SERVIÇO e não força da maioria.
Também motivados pelo tema atualíssimo da CF 2008 : "Escolhe pois, a vida"! não podemos deixar de tecer um comentário sobre o que o Supremo Tribunal Federal poderá votar e legalizar : o uso das células troncos embrionárias... :
Mais uma vez, um verdadeiro "democratismo" incorre na falha metodológica de recorrer ao voto da maioria como critério da verdade !... Ora, o pronunciamento da maioria só indica o óbvio, isto é, a posição subjetiva do grupo ou da sociedade a respeito de um problema qualquer; nada mais. Não diz o que é certo ou , nem o melhor; aponta apenas a opinião da maioria. Pode, portanto, revelar o grau de desconhecimento do grupo e não o acerto da resposta. É um grande equivoco confundir a vontade do povo com a verdade objetiva. Esse engano leva a danos graves que lesam a dignidade da pessoa humana ! O critério ético não é a vontade da maioria, mas a conformidade com as exigências da pessoa humana.
É um grande desserviço à cidadania cometer o desatino de submeter ao voto da maioria- no Congresso, Tribunal, ou na Sociedade - questões éticas complexas, dando a impressão errônea de que a decisão popular se identifica com o critério de moralidade... Liberdade de opção e verdade precisam caminhar juntas.
A melhor contribuição para a sociedade é a de educar a consciência dos cidadãos no pleno respeito às exigências da dignidade da pessoa e do amor ao próximo inscritos pelo Criador no coração humano ! As células não são apenas células tronco embrionárias, mas um feto humano ! Um meu irmão !! Um Filho de Deus que tem vocação para a Vida Eterna !!!
Seja essa a meta da nossa Missão pessoal e Comunitária a fim de podermos celebrar com coerência a maior solenidade da nossa Fé . A RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. FELIZ PÁSCOA A TODOS E A CADA UM ! Aquele que vos ama paternalmente e vos quer servir sempre mais e melhor,

+Antonio Carlos Altieri, sdb
Bispo diocesano de Caraguatatuba

Hoje tem reunião do Conseg de Caraguatatuba

Paulo Marcos de França Pereira vem gentilmente convocá-lo "a" para a Reunião Ordinária do Conseg de Caraguatuba que se fará realizar no próximo dia 17 de março, as 19:00 hs na Videoteca Lucio Braun localizada no Museu Adaly Passos, Praça Cândido Mota, Centro, Caraguatatuba pelo que conta com sua presença tendo em vista que assuntos de pauta estão ligados diretamente à V.Sa., pelo que agradece desde já a atenção que à esta for dada.

Paulo Marcos de França Pereira
Presidente
Itzac ben Kalech e Almeida
1º Secretário

Enfim, a Justiça foi feita

Muito me alegrou a notícia que recebi hoje de que o vereador Edílson Félix foi condenado a pagar uma indenização de R$ 11.400, 00, por ter vomitado uma série de absurdos e ofensas pessoais ao prefeito Eduardo Cesar, no uso da tribuna popular, em uma sessão de Câmara no ano retrasado. Vemos tantas injustiças e pessoas que cometem crimes continuarem impunes, que, ao nos deparar com uma decisão judicial como esta, temos que tirar o chapéu. Sinto até certa esperança ao perceber que Ubatuba está trilhando o caminho da dignidade, punindo pessoas que utilizam cargos públicos para tratar de desavenças pessoais. Enfim, a Justiça está sendo feita e não cabe mais recurso à decisão.

Ricardo M. Silva
Morador de Ubatuba

Reurbanização da Praia Grande

Sr. Prefeito, gostaria de saber quando serão iniciadas as obras de Reurbanização da Praia Grande, pois o dinheiro pelo que fomos informados ja foi destinado para esse fim. Não começaria no inicio de março?

Maria Elisa Delalibera Carvalho
Campinas, SP
 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia da Enseada © Emilio Campi

Praia da Enseada
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor