Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 27 de Março de 2008 - Nº 1940 Edições Anteriores

Maré Legal Terra Caiçara

Região
Operações Policiais no Litoral Norte
Detran determina recall de Honda Biz 125
UNITAU abre inscrições para cursos de Redação Empresarial e Gramática
Mozart Russomanno assina projeto que prevê mudança estrutural no Procon


Caraguatatuba
DiverCidade encerra com atrações variadas na Martim de Sá neste fim-de-semana
Caraguá terá monumento de Santo Antonio
Caraguá leva assistência a portadores de DST/HIV e AIDS
Comitê de Dengue define mais ações para a prevenção da doença no município
Campeonato de Aniversário da Cidade segue em Caraguá
Câmara aprova Pauta e Urgências
Semáforo entre Miguel Varlez e Prestes Maia ainda não está funcionando
DER e USP fazem revisão de estudo sobre erosão no Massaguaçu

Ilhabela
Ilhabelenses se destacam no Torneio de Canoagem em SS e trazem 28 troféus
Lei que limita o ingresso e circulação de veículos na cidade pode deixar de valer
Assembléia de Deus promove evento voltado a mulheres
Audiência Pública demonstra cumprimento de metas fiscais do Executivo e Legislativo
Contabilista recebe Moção de Louvor
Professoras da Escola Municipal Maria Theresa de Freitas Vidal são homenageadas

São Sebastião
Câmera de monitoramento flagra assalto no Centro e ladrões são presos
Prefeitura envia projeto à Câmara para abertura de crédito de R$ 3 milhões
Meio ambiente, comunidade e noções de Biologia Marinha são discutidos em cursos oferecidos pelo Cebimar
Vereadora de São Sebastião requer informações sobre serviços do IML
Projeto de Lei que altera cargos públicos não é votado em regime de urgência especial
Jurídico da Câmara aponta irregularidades no Projeto de Lei
Nota de Afastamento

Ubatuba
Vereador questiona gastos públicos com receptivo de apoio aos passageiros de cruzeiros
Empresariado local considera positivo movimento no feriado de Páscoa
Ubatuba no Plano Nacional de Proteção a Povos Tradicionais
Ubatuba é sede da terceira etapa dos XII Jogos Regionais do Idoso
Ubatuba recebe as delegações das 52 cidades do JORI
Emoções do 12º JORI começam nesta quinta feira
Ubatuba recepciona delegações que chegaram para os XII JORI

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Operações Policiais no Litoral Norte

Litoral Norte - Nos dias 26, 27 e 28 deste mês o Vigésimo Batalhão de Polícia Militar do Interior - Um, estará desencadeando várias Operações Policial Militar em todas as cidades do Litoral Norte.
A finalidade da Operação é empregar o policiamento preventivamente, através de bloqueios em vias de fuga, operações-varredura e operações saturação, coibindo assim qualquer tentativa de ação delituosa que possa porventura atentar contra os cidadãos ou instituições constituídas, aumentando com isso a sensação de segurança pública.
As Operações serão comandadas sempre por um Oficial PM do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior - Um, contando com um reforço no efetivo de serviço que trabalharão em média de oito a dez horas por Operação. Esta ação faz parte da rotina de planejamento operacional do Comando de Policiamento do Interior - Um. (Fonte: 20BPM)

Detran determina recall de Honda Biz 125

Litoral Norte - Por determinação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), as motos modelo Honda Biz 125 devem passar por revisão imediatamente. Elas estão apresentando problemas na soldagem do chassi e precisam ser vistoriadas.
Segundo o delgado da Polícia Cívil de São Sebastião, José Lamartine Fagundes, só no Estado de São Paulo existem 276,677 mil motos deste modelo. “As pessoas que chegam aqui, para regularizar esta moto, devem primeiro comprovar que já passaram pela vistoria, caso contrário, estamos proibidos de licenciar o modelo”, explica o delegado.
Ele informa que já existem muitos casos de chassis que estão desmontando e quebrando no meio da rua, podendo causar acidentes graves.
A concessionária Honda de Caraguatatuba informou que não são todos os modelos de Honda Biz 125 que estão com o problema, mas aquelas compradas nos anos de 2006 e 2007. O recepcionista técnico da loja, Eduardo Gonçalves Farias, afirma que o problema ocorreu porque a solda não está na especificação do fabricante, porém, informa que ela não chegaria ao ponto de trincar. “Por precaução, iremos verificar. Se a solda tiver problemas trocaremos o chassi em dois ou três dias no máximo”, ressalta o técnico.
De acordo com Gonçalves, a concessionária de São Paulo já comunicou os proprietários dos modelos prejudicados por correspondência, convocando-os para uma revisão. No entanto, aqueles que não comparecem a concessionária estão sendo chamados por telefone, através de uma lista existente na loja.
Segue abaixo os modelos:
Ano-modelo 2006:
Versão KS: chassi 9C2JA04106R000039 a 9C2JA04106R849955
Versão ES: chassi 9C2JA04206R000055 a 9C2JA04206R888744
Versão MAIS: chassi 9C2JA04306R000020 a 9C2JA04306R809884
Ano-modelo 2007:
Versão KS: chassi 9C2JA04107R000001 a 9C2JA04107R034076
Versão ES: chassi 9C2JA04207R000001 a 9C2JA04207R062422
Versão MAIS: chassi 9C2JA04307R000001 (Fonte: Imprensa Livre)

UNITAU abre inscrições para cursos de Redação Empresarial e Gramática

Litoral Norte - Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão em Redação Empresarial e Re-descobrindo a Gramática da Universidade de Taubaté (UNITAU), voltados à comunidade. O curso de Redação Empresarial desenvolve a escrita em gêneros textuais técnicos; já o Re-descobrindo a Gramática ensina gramática normativa aplicada à produção de textos e metodologia no ensino da gramática normativa.
O curso de Redação Empresarial tem o objetivo de desenvolver estratégias para a escrita em gêneros textuais técnicos, muito usados no ramo empresarial. Desse modo, as aulas são direcionadas a profissionais que atuam nessa área, como secretárias, administradores, contabilistas, mas podem ser freqüentadas por quem deseja ter mais conhecimento da escrita técnica. As aulas serão as terças e quintas-feiras, das 16h30 às18h30, e há 35 vagas disponíveis.
Já o curso Re-descobrindo a gramática é oferecido nas modalidades presencial e in company, realizada com grupos de profissionais na sede das empresas ou instituições interessadas. O público-alvo são as pessoas que cursam ou cursaram o Ensino Médio e que desejam desenvolver conhecimentos sobre gramática para utilizá-la na produção de textos. Essa também é uma boa opção de curso para professores do ensino básico que desejam aperfeiçoar sua metodologia no ensino de gramática. As aulas serão no Colégio Idesa, às segundas-feiras, das 18h30 às 21h, e há 30 vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas no site www.unitau.br e na Secretaria da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX), que fica na Av. Nove de Julho, 199. A secretaria funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone (12) 3625-4208. (Fonte: UNITAU)

Mozart Russomanno assina projeto que prevê mudança estrutural no Procon

Litoral Norte - Passados mais de 12 anos de existência do Procon, instituído pela Lei 9.192/1995, a instituição precisa se adaptar às diversas alterações ocorridas na estrutura do Executivo, tendo em vista que secretarias, órgãos e competências foram alteradas, transferidas e criadas, a exemplo da Defensoria Pública, que assumiu atribuições da Procuradoria Geral do Estado, e que tem cadeira para um membro no conselho curador, órgão máximo do Procon.
Objetivando esta mova realidade, projeto de lei que pretende readequar o conselho curador, substituindo a participação da Procuradoria Geral do Estado pela Defensoria Pública, considerando o último Cadastro de Reclamações Fundamentadas, de 2006, para a inclusão de representantes das secretarias estaduais de Esporte, Lazer e Turismo, Habitação, Saneamento e Energia, Transportes e Transportes Metropolitanos.
Outra inovação importante nesses 12 anos foi a criação das ouvidorias, por meio da Lei 10.294/1999. É atribuição de um ouvidor avaliar a procedência de sugestões, reclamações e denúncias, visando à melhoria dos serviços públicos, correção de erros, omissões, desvios ou abusos na prestação dos serviços públicos, apuração de atos de improbidade e de ilícitos administrativos, prevenção e correção de atos e procedimentos incompatíveis, proteção dos direitos dos usuários e garantia da qualidade dos serviços prestados, motivo por que é imprescindível conferir uma cadeira do conselho a um ouvidor do Procon.
Por tratar-se de importante projeto de lei, sua autoria foi assinada por quinze deputados entre eles o Deputado Estadual Mozart Russomanno, Vice-Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor que a exemplo de seu irmão, Celso Russomanno é um incansável defensor dos direitos do cidadão.
Para Mozart é indispensável que se ajuste através de lei o Procon a esta nova realidade. “Melhor que isso seria se pudéssemos recriar as DECONs, Delegacias do Consumidor, mas enquanto isso não é possível temos que otimizá-lo para que possa continuar a atender bem os consumidores brasileiros”, disse.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Caraguatatuba

DiverCidade encerra março com atrações variadas na Martim de Sá neste fim-de-semana
Este será o terceiro e último final de semana com atrações variadas na praia Martim de Sá. O DiverCidade, que está em seu segundo ano, encerra o mês de março com apresentações musicais, recreação, exposições de artesanato e outras novidades, de sexta a domingo

Caraguatatuba - O DiverCidade promete agitar o fim-de-semana na praia Martim de Sá, neste último final de semana de março.
O evento, realizado pelo segundo ano consecutivo, é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da SETUR - Secretaria de Turismo, em parceria com a AMMS-P - Associação de Moradores da Martim de Sá-Prainha e Secretaria de Esportes e Recreação.
A programação, que teve início no dia 14 de março, encerra suas atividades neste final de semana, com atrações variadas, de 28 a 30 de março, incluindo música e recreação infantil, além da exposição de artesanato e tenda de alimentação, em uma estrutura montada na praça Antônio Fachini, na Avenida da Praia, na Martim de Sá.
Nesta sexta-feira, 28 de março, as atrações terão início às 18h, com a abertura das tendas de alimentação, artesanato e recreação infantil, e passando pela Martim de Sá o público poderá conferir o som do grupo Flores de Outrora.
No sábado, as atividades terão início às 17h, com Caminhada e Aeróbica, e às 18h, serão abertas as tendas de alimentação, artesanato e recreação infantil.
O DiverCidade encerra suas atividades de 2008 neste domingo, dia 30 de março, com atrações durante todo o dia. Às 12h (meio dia) acontecerão jogos de salão, apresentações culturais, abertura das tendas de alimentação e artesanato. Às 18h acontecerá a apresentação da Orquestra de Violeiros e ás 20h, a Banda Carlos Gomes encerra as apresentações do DiverCidade na praia Martim de Sá. A entrada é franca. Compareça e participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá terá monumento de Santo Antonio

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba deu início no último dia 12 a construção do monumento do padroeiro da cidade, no topo do Morro Santo Antonio. A obra estará finalizada até o início de junho.
O autor do projeto, Irineu Miglidrini, também é o escultor da imagem, que será igual a da igreja Santo Antonio, no Centro da cidade.
O monumento contará com 15m de altura e terá uma iluminação de fibra ótica, com quatro cores sincronizadas, formadas por lâmpadas econômicas.
Assim, a obra será mais um ponto turístico a ser visitado, juntamente com a vista da rampa Sul do Morro Santo Antonio, muito apreciada por turistas, veranistas e moradores de Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá leva assistência a portadores de DST/HIV e AIDS

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido em programas para levar assistência às pessoas portadoras de DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV e AIDS e ainda promove programas que levam informação de prevenção às pessoas que estão em risco através da UAMI-Unidade de Assistência de Moléstias Infecto-contagiosa.
Em nova sede desde setembro de 2007, cerca de 400 pessoas recebem tratamento na unidade com medicamentos, orientação e acompanhamento das doenças e também trabalha com prevenção, além de campanhas educativas e fornecimento de preservativos, gel e, em alguns casos, trocas de seringas. "No ano passado, sentimos a necessidade de levar mais conforto aos nossos pacientes, e por isso resolvemos levar a unidade para uma nova sede, com isso levamos mais comodidade à pessoas atendidas", disse o Secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos.
A UAMI é composta por uma equipe multiprofissional, que conta com dois infectologistas, 1 pediatra, 1 clínico geral, 1 enfermeiro técnico, 3 auxiliares de enfermagem, 2 administrativos, 1 psicólogo e 1 Assistente Social coordenadora da unidade.
De acordo com a Assistente Social e coordenadora da UAMI, Rita de Cássia Maldanis Fernandes, a unidade conta com o programa "Porta Aberta", que funciona todos os dias. "A pessoa pode vir aqui, faz uma entrevista e coleta o kit para verificar se tem o vírus do HIV ou a doença. Se for constatada, ela é automaticamente encaminhada para atendimento médico e acompanhamento. O programa é totalmente sigiloso, a pessoa pode ficar despreocupada", afirmou Rita que acrescentou ainda que "no caso do resultado negativo, essa pessoa recebe orientação de prevenção", completou.
A UAMI criou o programa de "Redução de Danos", que tem como objetivo levar orientação às pessoas em risco como, por exemplo, garotos e garotas de programas, viciados em drogas injetáveis. De quarta-feira a sábado, 4 redutores e um coordenador do programa sai às ruas em pontos estratégicos da cidade, identificando pessoas em risco, e levando orientação de prevenção de DST/HIV/AIDS. "Esse redutores são contratados, sem vínculos empregatícios e treinados para fazer esse trabalho preventivo", disse Rita.
Caraguá tem um dos melhores serviços da região nessa área em relação a atendimento e estrutura. "A UAMI já existe no município a cerca de 10 anos, e desde 2007 temos investido muito e o serviço entrou em um nível de excelência", completou o secretário de Saúde
Para o infectologista que atende na UAMI, dr. Alexandre Dias de Abreu Costa, as pessoas terão que ter cautela em relação a seus parceiros, como forma de prevenir a saúde. "A AIDS é uma doença que demora a ser identificada e com isso muitas pessoas que não sabem que tem o vírus podem contaminar outras pessoas e isso acaba sendo um grande problema", disse ele, que informou ainda como é complicado dizer quais os sintomas da doença, já que alguns deles são bem parecidos com outros tipos de doenças. "É aconselhável é a pessoa que passou por uma situação de risco ou está em área de risco procure uma unidade de saúde mais próxima ou a UAMI para realizar o exame", finalizou o médico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Comitê de Dengue de Caraguá define mais ações para a prevenção da doença no município

Caraguatatuba - Mais algumas ações foram propostas por integrantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue de Caraguá. Formado por representantes de todas as secretarias municipais e da sociedade civil, o comitê também prestou contas às ações desenvolvidas desde a última reunião, que aconteceu em fevereiro.
A criação desse comitê foi uma sugestão da Secretaria Estadual de Saúde e tem como objetivo traçar metas e ações para levar orientação de conscientização à população no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Entre as sugestões, uma que já está sendo viabilizada, é a criação da brigada contra a dengue dentro das secretarias municipais e nos comércios do município. Em relação aos prédios públicos, o responsável pelos trabalhos contra a Dengue da Secretaria de Saúde/ CCZ - Centro de Controle de Zoonoses Ricardo de Souza, irá enviar ofícios, para que os secretários possam criar as brigadas, onde os funcionários terão, semanalmente, a tarefa de verificar os lugares que possam servir de criadouros da larva do mosquito da Dengue. Já nos comércios, a representante da ACE - Associação Comercial e Empresarial levará a idéia ao órgão para as devidas providências.
"Após criada as brigadas, iremos ministrar uma palestra sobre a Dengue para as pessoas que estarão responsáveis pela tarefa. Isso facilitará a pessoa a reconhecer o mosquito", disse Souza.
Outra ação, que a representante da ACE poderá fazer, é incluir em seu site e nos boletos informações de prevenção à doença, além do informativo mensal, entre outras ações como orientações, distribuição de folhetos explicativos e cartazes em todo o município. A divulgação será reforçada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
A próxima reunião acontecerá no dia 9 de maio, e o comitê levará as ações desenvolvidas e mais sugestões para levar reforçar a conscientização para a população.
Caraguá fechou o ano de 2006 com 860 casos de Dengue e 1804 notificações. Este ano já foram notificados 91 suspeitos; sendo 13 negativos e 78 aguardando resultados. "Temos que fazer um trabalho preventivo para que não ocorra o mesmo problema do ano passado. Para isso é necessário a colaboração de todos, levando informação de conscientização para toda a população, completou Souza.
Atualmente Caraguá conta com 30 Agentes de Zoonoses que trabalham exclusivamente com ações da Dengue e mais de 160 Agentes Comunitários de Saúde que fazem orientação à população em suas visitas diárias, dentro do Programa de Saúde da Família, na ação casa a casa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campeonato de Aniversário da Cidade segue em Caraguá

Caraguatatuba - Uma chuva de gols marcou a rodada desta terça-feira (25) do campeonato de futebol, do Aniversário da Cidade. O A.A. Corinthians não teve piedade do Gaivotas e goleou por 6 a 0, com dois gols de Balão, dois de Xande, um de Luiz Fernando e um de Maçã.
Com a vitória, o A.A. Corinthians segue na competição, que continua nesta quarta-feira (26), às 20h15, com Tabajara e São José. Na quinta (27), no mesmo horário, Pedrinho e União Colonial se enfrentam. Também às 20h15, na sexta-feira (28), jogam Jetuba e Beira Mar. Todas as partidas serão realizadas no campo do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Pauta e Urgências
No total foram 6 proposituras votadas e aprovadas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou todos os Projetos na noite desta terça-feira - 25 de março, durante o transcorrer da 8ª Sessão Ordinária semanal. Foram aprovados os projetos constantes na Ordem do Dia e em Regime de Urgência.
Devido a uma falha técnica a Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caraguatatuba publicou erroneamente a Ordem do Dia da 8ª Sessão Ordinária, repetindo os projetos que não foram votados na sessão anterior, ao invés de divulgar os projetos que haviam sido agendados.
Os projetos apresentados na pauta da sessão são os seguintes: De autoria do Executivo, projeto que autoriza celebrar convênio com a Justiça Eleitoral, visando as eleições de outubro deste ano. Do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira, que denomina a atual Rua Cananéia para Rua Geraldo Gomes de Souza, localizada no bairro do Travessão e finalizando, votação em primeiro turno de Projeto de Emenda a Lei Orgânica (Pelom), que dispõe sobre as áreas de proteção ambiental. Todas as propostas foram aprovadas.
Em Regime de Urgência foram aprovados os projetos dos Vereadores Celso Pereira - Celsinho (DEM), que denomina de Rua Pedro Celestino Pereira a via pública que começa na Rua General Francisco Barreto e termina na margem do Rio Juqueriquerê; do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Sr. José Rodrigues Costa e do Executivo, propositura que autoriza a regularização da situação fundiária mediante alienação ou doação de área pública.
No Expediente apenas um Projeto de Lei foi lido e encaminhado às Comissões Permanentes, bem como foram votadas 4 Moções e 4 Requerimentos. Não houve leitura de Indicações durante o intervalo.
A convite do Vereador Aurimar Mansano (PTB) o garoto Gustavo Ruiz, de 9 anos assistiu a Sessão Ordinária dentro do plenário, ao lado do Parlamentar e junto com os outros Vereadores.
Durante a Tribuna dos Vereadores contribuintes fizeram uma pequena manifestação de apoio ao Vereador Germino de Souza (PPS), durante a fala do Parlamentar, reunindo cerca de 30 pessoas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Semáforo entre Miguel Varlez e Prestes Maia ainda não está funcionando

Caraguatatuba - O semáforo instalado no cruzamento das avenidas Miguel Varlez e Prestes Maia, no centro de Caraguatatuba, há mais de 20 dias ainda não está em funcionamento. A expectativa da Ditran (Divisão de Trânsito) é que o sinal esteja em operação até o final desta semana.
A diretora interina de trânsito, Roxane Maria Moreira de Lima Rocha, da Ditran (Divisão de Trânsito) explicou que a energia elétrica do semáforo foi ligada na segunda-feira.
No final de fevereiro, a prefeitura, segundo a diretora, enviou ofício para a Bandeirante Energia com o pedido de ligação de energia. “Não dependia de nós o funcionamento do semáforo e as pessoas não sabem disto, a energia elétrica quem põe é a Bandeirante”, disse Roxane.
O semáforo será operado pela prefeitura. “Ainda faltam os ajustes finais da empresa responsável pelo equipamento para que entre em funcionamento, porque até então não havia nem energia elétrica”, expôs a diretora da Ditran.
Este será o segundo semáforo de Caraguatatuba. O primeiro opera no cruzamento entre as ruas Osvaldo Cruz e avenida Frei Pacifico Wagner, no centro. No passado, segundo Roxane, já houve semáforo no cruzamento das avenidas Miguel Varlez e Prestes Maia. “Depois colocaram as ilhas para gerar menos problemas.
E hoje o prefeito decidiu colocar o semáforo para melhorar o trânsito, porque é uma das entradas da cidade e muito movimentada”, comentou a diretora interina.
No último domingo, houve uma colisão seguida de capotamento no cruzamento das avenidas, entre um Gol e um Renault Clio. Segundo a PM, o motorista do Clio, F.C.A., de 26 anos, ao atravessar a avenida Miguel Varlez para entrar na Prestes Maia, não teria visto o outro veiculo e colidiu, em seguida veio a capotar. Segundo a PM, nenhum dos ocupantes do Gol se feriu.
No entanto, o casal de idosos que estava no interior do Gol ficou ferido. Os dois foram encaminhados ao pronto socorro e tiveram alta na segunda-feira, segundo informações do PS. O Gol era conduzido por M.A.M.A, de 53 anos. Este foi o único acidente no cruzamento registrado pela Ditran este ano.
Dados fornecidos pela Ditran mostram que entre os anos de 2004 e 2007 houve 26 acidentes entre veículos automotores no cruzamento entre a Miguel Varlez e a Prestes Maia. Durante o ano passado inteiro foram registrados cinco acidentes. (Fonte: Imprensa Livre)

DER e USP fazem revisão de estudo sobre erosão no Massaguaçu

Caraguatatuba - O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e o Instituto Oceanográfico da USP (Universidade de São Paulo) fazem revisão do estudo na praia do Massaguaçu, em Caraguatatuba, para esclarecer os motivos que têm gerado a acentuada erosão costeira. Esta informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do DER na tarde de ontem.
Ainda não há previsão para o término da revisão.
A demora na solução do problema tem preocupado a presidente da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Massaguaçu, Ana Maria Santarosa Bordezan. “Estou aflita querendo saber como vai ficar o problema da erosão. Porque daqui a pouco começa a época da ressaca e pode cair a pista”, desabafou Ana Maria.
Ela mora há quatro anos no Massaguaçu e acompanha de perto a erosão costeira. Em 2005, segundo relatos da presidente da SAB, o mar começou a derrubar os quiosques que estavam instalados à beira mar, sobre uma faixa de grama. Hoje, o quiosque existe apenas em foto, porque a erosão costeira derrubou e “engoliu” quase toda a faixa de grama.
Um pedaço do trevo que dá acesso ao bairro Sertão dos Tourinhos, um ponto de ônibus, o acostamento e boa parte da faixa de areia estão sumindo na praia do Massaguaçu, por conta do avanço do mar. Em 1993, havia uma rotatória, próximo ao km 90, onde o ônibus sentido Caraguatatuba – Ubatuba parava e retornava para a cidade. Hoje em 2007, há apenas o coqueiro, porque a pista a erosão costeira já derrubou.
O acostamento não pode mais ser usado em parte da SP-55 que corta o bairro Massaguaçu. Uma parte da praia também passou a ser proibido o banho de mar, por medida de prevenção.
O DER e a USP firmaram convênio para estudar as causas da erosão. O estudo é coordenado pelo geólogo Moyses Gonsales Tessler. A pesquisa começou há dois anos.
De acordo com a assessoria de imprensa do DER, o Estado fez apenas um estudo técnico em 2006 quando foi decidida a construção de muro de contenção da erosão costeira. A barreira foi construída em maio de 2006, porém, em menos de 30 dias, as águas derrubaram a tentativa de conter o avanço do mar.
A assessoria de imprensa do DER informou ainda que a partir da derrubada do muro, foi decidido o fechamento do convênio com a USP.
Estudo - O geólogo Moyses Gonsales Tessler disse que a parte terrestre do estudo elaborado pela USP já foi concluída. “Nós descobrimos que a erosão está evoluindo em uma velocidade muito alta. A maior parte dos sedimentos que são retirados do meio da Massaguaçu são carregados em direção à Cocanha e uma pequena parte vai em direção ao Capricórnio”, explicou o geólogo. Os estudos levaram quase dois anos para serem concluídos.
Em abril está previsto o início da segunda parte dos trabalhos. “Nós vamos estudar o mar, as ondas, o armazenamento e retirada da areia para pensarmos em uma solução”, disse Tessler. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Ilhabelenses se destacam no Torneio de Canoagem em SS e trazem 28 troféus

Ilhabela - Um equipe com 12 atletas de Ilhabela participou do 17º Torneio Aleluia de Canoagem no último sábado (22/03) na Praia de Toque Toque Pequeno, em São Sebastião.
Em seis canoas – uma delas confeccionada por volta da década de 40 - os ilhéus trouxeram para a cidade 28 troféus.
Com a participação de mais de 40 pessoas, o Torneio foi promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes, com o apoio da Sociedade Amigos de Toque-Toque Pequeno (Sapeque).
“A competição além de incentivar o esporte ainda eleva a tradição da cultura caiçara”, comenta o canoísta ilhabelense Manoel Benedito Carvalho que ressalta o apoio do Restaurante Viana e do Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela Professor Joadir Capucho (PTB).

Confira as colocações:

Regata - 1 Remo
1º. Luciano (Ilhabela)
2º. Celso (Ilhabela)

Regata - 2 Remos
1º. Diego e Luciano (Ilhabela)
2º. Paulo e Celso (Ilhabela)

Regata - 3 Remos
1º. Luciano, Diego e Celso (Ilhabela)
2º. Ubirajara, Nicolas e Ataúde (Ilhabela)

Típica - 1 Remo
1º. Manoel (Ilhabela)
2º. Renato (Ilhabela)
3º Tiago (Toque-Toque Pequeno)

Típica - 2 Remos
1º. Manoel e Renato (Ilhabela)
2º. Marcio e Bilo (Ilhabela)
3º. Rafael e Marcio (Toque-Toque Pequeno)

Típica - 3 Remos
1º. Manoel, Renato e Paulo Henrique (Ilhabela)
2°. Tiago, Bilo e Marcio (Toque-Toque Pequeno)
3º. Cristian, Messias e Waldemar (Ilhabela)

Típica - 4 Remos
1º. Marcio, Bilo, Alex e Pedrinho (Toque-Toque Pequeno)
2º. Luciano, Renato, Manoel e Alexandre (Ilhabela)
3º. João, China, Gilberto e Renato (Toque-Toque Pequeno). (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Lei que limita o ingresso e circulação de veículos na cidade pode deixar de valer

Ilhabela - Depois de gerar uma das maiores polêmicas de Ilhabela entre o período do final de 2007 e início de 2008, a lei que limita o ingresso e circulação de veículos corre o risco de ser revogada.
O vereador Beto Campos pretende apresentar um Projeto de Lei para a lei 532/2007 deixar de existir. Aprovada no fim do ano passado, a lei visa melhorar o fluxo do trânsito em períodos específicos.
Beto revelou ao Imprensa Livre que vê a lei como um medida impraticável e salienta que ela não existe na prática classificando-a como surreal. “Não foi feito um estudo e nem um decreto fixando o número máximo de carros que podem entrar, além do projeto prever uma parceria com a Dersa que não foi feita porque não passou nenhum convênio pela Câmara”, explicou.
O vereador acredita que deve ser feito um controle dos visitantes de Ilhabela para tentar evitar o turista que não injeta dinheiro na cidade. Mas para que isso aconteça ele aposta na Taxa de Preservação Ambiental (TPA). “No final do ano tínhamos um entendimento pacífico sobre a limitação, mas sempre fui favorável apenas a TPA e não aos dois juntos porque as leis têm o mesmo objetivo”, fala.
A Taxa de Preservação Ambiental foi aprovada recentemente e para o vereador deve ser um instrumento mais eficaz para restringir o ingresso de veículos na cidade. Ele ainda acrescenta que a Taxa pode ter seu valor ampliado em períodos como Ano Novo e Carnaval.
Beto salientou que o objetivo da cobrança da taxa não deve ser meramente a arrecadação, mas sim para qualificar o turismo. “Essa lei de limitação era uma boa vontade do prefeito, mas ela não influencia em nada e ainda trás uma imagem negativa dando insegurança para o turista”, diz.
O vereador diz que a TPA já é um fator de seleção de turistas e deve permanecer. A proposta é que a Câmara reflita e reavalie a Lei 532/2007, no sentido de revogá-la, e que discuta o assunto por meio de uma audiência pública com a presença de representantes de todos os setores da sociedade.
O prefeito Manoel Marcos não mudou sua opinião a respeito da importância de limitar a entrada de veículos e disse que o que pode ser discutido é o decreto que fixa em 10 mil o número máximo de carros. Manoel Marcos ressaltou a importância desse controle e contou um episódio que ocorreu no último feriado da semana santa.
“Nesse feriado aconteceu um assalto à um restaurante, mas o assaltante deixou o veículo em São Sebastião porque ele sabia que seria identificado imediatamente caso tivesse feito o cadastro da placa do carro antes de entrar na cidade”, falou. O prefeito esclareceu que o cadastro feito antes do veículo entrar em Ilhabela serve tanto para a TPA quanto para o controle de circulação.
Para o chefe do executivo essa lei não foi a responsável pela diminuição do movimento no feriado e comparou com 2007. “Nesse mesmo período do ano passado entraram apenas 400 carros a mais do que esse ano”, disse. Mané argumentou que 6 mil carros entraram na cidade, o que deu ma média de 24 mil pessoas a mais, duplicando o número da população. “Além da questão de preservação nós temos um sistema viário que não tem a mínima chance de crescer, essa é uma preocupação que deve ser repensada”, finaliza.
O PL do vereador Beto deve se apresentado nas próximas sessões. O parlamentar está confiante de que vai receber o apoio dos pares da casa de leis. (Fonte: Imprensa Livre)

Assembléia de Deus promove evento voltado a mulheres

Ilhabela - A Assembléia de Deus - Ministério dos Santos promove o evento “Mulheres Cristãs Saudáveis conquistando um futuro melhor” em comemoração ao Mês Internacional da Mulher.
Com entrada franca, o evento é aberto à participação de mulheres de todas as idades e acontecerá no próximo dia 30 de março, domingo, a partir das 9h na Escola Municipal Benedito de Moraes, no Reino.
Segundo os organizadores, as participantes terão um dia mais do que especial com diversas atividades, cortes gratuitos de cabelo, palestras educativas com médicos e dentistas e um grande almoço preparado e servido pelos homens.
Mais informações pelo telefone (12) 9711-4704. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Audiência Pública demonstra cumprimento de metas fiscais do Executivo e Legislativo

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promove uma Audiência Pública para a demonstração do cumprimento das Metas Fiscais do primeiro, segundo e terceiro quadrimestre de 2007 dos Poderes Executivo e Legislativo.
A audiência que acontece nesta sexta-feira (28/03), às 16 horas, é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal - a Lei Complementar nº 101/2000 - e uma excelente oportunidade para a comunidade acompanhar de perto as contas públicas de Ilhabela.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), a transparência é um dos pilares da administração pública e sua execução é garantida por um conjunto de instrumentos legais. “É importante que os cidadãos acompanhem e participem deste processo comparecendo na audiência”, salienta o presidente do Legislativo. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Contabilista recebe Moção de Louvor

Ilhabela - O Contabilista Luiz Fernando Mendes Seixas recebeu na última sessão ordinária uma Moção de Louvor. Bira, como é conhecido, mora em Ilhabela há 39 anos, e emprega atualmente 14 funcionários. Reconhecido por sua competência e respeito a seus funcionários, o empresário sempre busca trazer cursos para aprimoramentos de suas técnicas, o que fez de seu escritório, Villa Bella Contabilidade, um dos maiores e mais respeitáveis escritórios da região. Sua empresa completa 20 anos em 2008 conquistando sua tão sonhada sede própria.
“Por onde passa, Bira deixa um rastro de esperança que mostra ser possível construir e ter sucesso, tendo como princípios: a moralidade, a honestidade, a sinceridade e o trabalho árduo”, justifica o autor da Moção, o Vereador Beto Campos (PTB).
A moção de louvor também se estende a seus funcionários: Lucilene Santos dos Reis Oliveira, Marilene do Nascimento Vieira, Samira Portazio, Maria Célia Nunes Brito, Caio Luiz Sales dos Reis, Lucivânia Souza Aquino, Marli Vianna da Silva, Selma Nunes Araújo, Edileuza Miranda Araújo, Fernanda Reis Seixas, Thiago Santos Souza, Nivaldo Ribeiro de Souza, Dayane da Silva Reis, Rosangela Aparecida dos Santos e Sandrea Braga Porto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Professoras da Escola Municipal Maria Theresa de Freitas Vidal são homenageadas

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) entregou uma Moção de Louvor aos professores que lecionam na Escola Municipal Maria Thereza de Freitas Vidal, pelos relevantes serviços prestados ao Município: Joana Maria Torralbo Gimenez – Gestora, Maria Rosa Simões Silva – Professora, Maracy Nascimento Mourão – Professora, Sônia Maria do Vale Silva – Professora, Márcia Pereira Pombo – Professora-Adjunto, Monyk Alves Capra – Professora-Adjunto, Maria Pereira Brandão dos Anjos – Professora-Adjunto, Elizabete Ribeiro dos Santos – Professora Contrato Pré-Escola, Andréa Battesine – Professora de Educação Artística, Silmara Elena Alves de Campos – Professora de Educação Artística, Diomara de Souza Oliveira – Assistente de Secretaria, Diocélia Estela dos Santos – Auxiliar de Serviços Gerais, Maria do Rosário Rego Chagas – Auxiliar de Serviços Gerais e Jefferson Nogueira Carvalho – Monitor de Alunos.
“Os professores e funcionários acima citados, com grande dinamismo e muita determinação, realizam, em conjunto, competente trabalho para formação educacional dos alunos da Escola Municipal Professora Maria Thereza de Freitas Vidal. Nem mesmo os muitos obstáculos e dificuldades surgidas no dia-a-dia têm desmotivado essa capacitada equipe de profissionais, assim, a superação tem sido a marca registrada, seja de forma individual ou coletiva, para que a missão de educar possa ser plenamente atingida, contribuindo assim para que a qualidade de ensino do Município seja cada vez melhor”, justifica o autor da Moção. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Câmera de monitoramento flagra assalto no Centro e ladrões são presos

São Sebastião - As câmeras do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), da Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião, flagraram um assalto na madrugada desta terça-feira (26/03), na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, região central da cidade. Três pessoas, entre elas, um menor, assaltaram dois estrangeiros filipinos que trabalham como embarcado em navio que atracou no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso). O assalto ocorreu por volta das 4h da manhã.
Logo que percebeu a atuação dos assaltantes, o operador do SIM que fazia plantão começou a acompanhá-los com a câmera e imediatamente acionou uma equipe da Polícia Militar.
Dois assaltantes foram presos em flagrante na entrada do bairro da Topolândia e encaminhados à Delegacia de Polícia do centro. O menor foi encaminhado para o Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude. O dinheiro foi recuperado e será devolvido aos filipinos.
O secretário de Segurança Urbana, Erwin Edson Aparecido da Mota, enalteceu o trabalho dos operadores do Sistema Integrado de Monitoramento, visto a sensibilidade de acompanhar a ocorrência e avisar o comando da Polícia Militar. “Nossos operadores estão 24h monitorando o que ocorre nas ruas de São Sebastião. Qualquer atitude suspeita, nossa equipe avisa imediatamente o comando da Polícia Militar”, concluiu. Desde a instalação do SIM em 2006, além da diminuição de ocorrências como furtos e roubos, as imagens das câmeras já auxiliaram na captura de infratores. Ao todo são 33 câmeras entre o Varadouro, na região central, e o Canto do Mar, na Costa Norte. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura envia projeto à Câmara para abertura de crédito de R$ 3 milhões

São Sebastião - Em face do pedido do Legislativo sebastianense para concessão de aumento adicional de R$ 3,2 milhões em seu orçamento anual, a Prefeitura de São Sebastião protocolou na tarde de ontem um projeto de lei que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 3 milhões. Esse valor será retirado do Orçamento da própria Câmara.
O objetivo do projeto, segundo mensagem enviada pelo prefeito Juan Garcia, é a criação de dotação orçamentária necessária para atender as despesas decorrentes das obras essenciais para a população e para o desenvolvimento do Município.
Segundo o projeto, a atual administração, quando do envio da peça orçamentária à Câmara para o exercício de 2008, previa em sua execução a construção de várias obras.
Entre as principais estavam as construções de duas escolas (uma no bairro da Topolândia e outra na Enseada), urbanização das orlas do Arrastão e de Boiçucanga, construção de uma nova unidade de saúde no bairro do Jaraguá, além de construção de uma nova ala, com aproximadamente 70 leitos, no Hospital de Clínicas de São Sebastião.
“O cronograma de muitas dessas obras corre o sério risco de ser alterado”, disse o prefeito de São Sebastião.
Ainda segundo ele, o reajuste salarial pretendido pela administração aos servidores públicos municipais também poderá ser comprometido. (Fonte: Imprensa Livre)

Meio ambiente, comunidade e noções de Biologia Marinha são discutidos em cursos oferecidos pelo Cebimar

São Sebastião - O Mini-Curso “Explorando o Bairro”, resultado da parceria do Centro de Biologia Marinha da USP e a Secretaria de Educação de São Sebastião, acontece nos dias 11, 12, 19 e 26 de abril, na Emei Chapeuzinho Vermelho, no bairro São Francisco. O curso objetiva mostrar a educadores que ao redor da escola existe um espaço que pode ser explorado para a prática de diversas disciplinas, como ciências naturais, geografia, história, artes e língua portuguesa.
O curso também pretende revelar que ao lado da escola há também um espaço importante para discussões voltadas à questão ambiental, saúde e identidade cultural local.
Visitas monitoradas ao sítio arqueológico, ao costão rochoso do bairro São Francisco, atividades práticas no rio Perequê-Mirim, além de momentos de trocas de experiências entre participante e convidados estão incluídos na programação do mini-curso “Explorando o Bairro”.
Organizado pela mestre em educação ambiental e integrante do instituto Terra e Mar, Patrícia Peres, o curso receberá inscrições até o dia 31 de março e as vagas são limitadas. Maiores informações podem ser obtidas no blog www.educacaoaoarlivre.blogspot.com.
Já no próximo sábado, dia 29, o mini-curso “Elementos Básicos de Biologia Marinha” acontece no Abrigo dos Anjos (rua Maria Cristiano, n. 17), bairro São Franciso. O curso, dirigido pelo biólogo e doutor em zoologia da Usp, Bernardo Abiahy, é destinado a estudantes e interessados em geral.
Inscrições antecipadas saem a R$25 e podem ser feitas 3ª, 4ª e 5ª feira, das 9h às 11h30, no Instituto Terra e Mar (rua Martins do Val, 389), bairro São Francisco.
O curso ocorre das 14h às 19h e certificados serão oferecidos aos participantes. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadora de São Sebastião requer informações sobre serviços do IML

São Sebastião - A vereadora de São Sebastião, Solange Ramos (PPS), afirma que foi procurada por algumas pessoas que denunciaram supostas irregularidades nos serviços do IML (Instituto Médico Legal) de São Sebastião.
“Eu faço um trabalho social e, quando alguém morre no bairro onde moro, as pessoas me procuram. Recentemente teve um caso de um homem que foi esfaqueado no meu bairro e eu pude acompanhar a forma como as funerárias agem e é um verdadeiro comércio. Se quem morre for rico o corpo é levado para Caraguá, mas se é pobre deixam em São Sebastião porque é a Prefeitura que vai pagar”, explica.
A vereadora afirma que existem na cidade duas funerárias, mas uma delas é clandestina. “Quando morre um morador começa uma disputa comercial para ver qual das duas vai vender o caixão ou se responsabilizar pelo transporte do corpo para outra cidade”, diz.
De acordo com a vereadora, existe um Boletim de Ocorrência n. 053/07, onde consta que existe um grupo formado por 3 médicos legista, 1 auxiliar de necropsia, todos do município, que estão sendo acusados de corrupção passiva, peculato, ameaça, abandono de função e infração disciplinar.
“Existem casos em que o morador é enganado com o golpe do seguro. Em caso de acidente de moto ou de carro, a família é comunicada que tem direito a receber um valor referente ao seguro para o pagamento do caixão. Quando recebe o valor do seguro repassa integralmente para a funerária, o que significa às vezes um valor muito superior ao custo do caixão”, explica.
O Instituto Médico Legal, responsável pelas autópsias e laudos cadavéricos para Polícia Científica, é um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública.
No caso de São Sebastião, a Prefeitura cede um funcionário público para atuar no órgão. Por isso, a vereador enviou um requerimento ao prefeito Juan Garcia perguntado se tem conhecimento sobre as possíveis irregularidades existentes no IML.
Ela questiona se a Prefeitura tem conhecimento sobre a situação e, se a resposta for afirmativa, quais as providências que está tomando sobre o caso.
Também questiona se a Prefeitura tem noção das leis que protegem o contratado neste caso, de irregularidades e vistas grossas que parece está sendo feita pelos órgãos responsáveis do município.
A vereadora também questiona se a Prefeitura está ciente de que a dona da funerária, que presta serviços no município está afastada de suas funções por não ter suportado tantas ameaças psicológicas, como a que ocorre na justiça. “Eu vou até o fim e vou levar esse caso ao Ministério Público”, conclui Solange Ramos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projeto de Lei que altera cargos públicos não é votado em regime de urgência especial

São Sebastião - O Projeto de Lei Complementar 004/08, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre extinção e alteração de cargos e de referências salariais no âmbito do funcionalismo municipal, não foi votado ontem durante a sessão de Câmara de São Sebastião, em regime de urgência especial.
Os vereadores chegaram a fazer uma pausa de cinco minutos na sessão para discutirem as emendas que foram propostas pelo presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, ao Projeto de Lei Complementar.
Mas, após o retorno, Leopoldino explicou que a propositura não seria votada durante a sessão, pois para que isso ocorre seriam necessários sete votos a favor do regime de urgência especial e só existiam seis votos.
Votaram a favor os vereadores Solange Ramos, Robson Ceará, Marcos Leopoldino, Modesto Koji Ono, Dalton da Silva e Carlos Augusto Senatore.
Por outro lado, votaram contra o regime de urgência especial os vereadores Wagner Teixeira, Félix Geléia e Luis Antônio Santana Barroso, o Coringa. O vereador José Cardim de Souza não participou da sessão.
O presidente da Câmara, vereador Marcos Leopoldino, afirmou que poderia ter devolvido o Projeto de Lei Complementar à Prefeitura já que o jurídico havia apontado irregularidades, mas ao ver o interesse dos funcionários decidiu colocar a matéria para apreciação do plenário.
“Eu avisei que faria emendas ao Projeto de Lei para corrigir as coisas que, no meu entender, vão prejudicar algumas categorias, como as pajens que estariam perdendo um grande benefício conquistado no governo passado, que foi a redução da carga horário de serviço de 8h para 6h”, explica.
O vereador Luis Antônio Santana Barroso, o Coringa, afirmou que não acha justo exigir o CREA dos fiscais ambientais para a mudança de referência e não exigir nenhum novo critério para os fiscais de obras.
“Eu tenho que defender toda a classe. Não posso pisar na cabeça de um para salvar o outro”, disse.
O vereador Robson Ceará afirmou que os vereadores vão discutir o projeto e adiantou que não será possível agradar a todos.
“O prefeito falou que a exigência do CREA foi para atender uma norma do sindicato da categoria. O projeto precisa ser discutido porque as emendas foram feitas hoje (ontem) a tarde, sem tempo de análise dos vereadores”, disse.
A vereadora Solange Ramos afirmou que nem todas as pajens trabalham em período de 6h, que a maioria trabalha 8h. “São 700 funcionários envolvidos neste projeto e votei a favor da urgência porque acho que vai beneficiar a maioria”, explica.
Já o vereador Wagner Teixeira solicitou ao presidente da Câmara que convide dois funcionários de cada categoria para discutirem junto com os vereadores as alterações propostas no Projeto de Lei de Complementar.
“Não concordo com a vereadora que a gente deve votar com a maioria. Eu acho que devemos salvar toda a classe. A gente quer que todo mundo se dê bem. O que mais me deixa triste é ver a classe rachada, vocês precisam se unir”, disse.
O vereador Dalton da Silva pediu que os servidores públicos analisassem o Projeto de Lei. “Muitos estão aqui sem saber o teor do projeto. Não concordo com as emendas porque não foram discutidas com os vereadores. O projeto não é ruim, mas as coisas precisam ser mais claras”, argumenta.
O vereador Guto disse que a leitura do Projeto de Lei e o seu encaminhamento para análise das Comissões Permanentes de Justiça e Finanças já representou um avanço. “Eu acho que falta os funcionários entrarem em consenso para que a gente possa ajudar”, afirma.
O vereador Modesto Koji Ono, o Kotian, afirmou que essa semana será muito importante para esclarecer as dúvidas sobre as emendas feitas ao Projeto de Lei.
Projeto de Lei Complementar – Caso o Projeto de Lei seja aprovado, diversos cargos serão extintos. São eles: auxiliar de agrimensor, borracheiro, coveiro, ferramenteiro, inspetor de máquinas, lubrificador, maestro de corporação musical e mestre de obras.
Também serão extintos os cargos de oficial de gabinete, regente de coral, secretária júnior, secretário de junta militar, técnico ambiental I e técnico ambiental II.
Por outro lado, serão criados novos cargos como de almoxarife, apontador, assistente administrativo, assistente de pessoal, auxiliar de contabilidade, escriturário, oficial administrativo, secretária plena e secretária sênior.
Para ocuparem esses cargos, que terão referência 8 na tabela dos servidores públicos municipais, o funcionário deve ter concluído o ensino médio.
Fiscalização - Os cargos de fiscal de obras e fiscal ambiental terão sua denominação alterada para agente fiscal de obras e meio ambiente, com referência salarial 10, sendo requisito do cargo o respectivo registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, na área de atuação de seu cargo).
Quem possui o registro do CREA, com a publicação da Lei, terá um prazo de 30 dias para apresentar o documento no Departamento de Recursos Humanos.
No entanto, quem não possui o registro no CREA vai permanecer em seu cargo de concurso e respectiva referência até que apresente o documento.
Os cargos de fiscal de posturas municipais terão sua denominação alterada para agente fiscal de posturas municipais, com referência salarial 10, sendo requisito do cargo o ensino médio completo.
Finanças - Os cargos de técnico em contabilidade e contador terão sua denominação alterada para assistente de finanças, com referência salarial 13, sendo requisito do cargo registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
Educação - Já os cargos de pajem, copeira, cozinheira, merendeira e inspetor de alunos terão sua denominação alterada para auxiliar de educação, referência salarial 4, sendo requisito do cargo a formação em nível médio normal ou curso técnico de nível médio na área de serviço de apoio escolar.
Os funcionários que não atenderem o requisito mínimo do cargo permanecerão em seus cargos de concurso e respectiva referência.
O cargo de professor, com a aprovação do Projeto de Lei, passará a ter três denominações e áreas de atuações.
São elas: Professor de Educação Básica I (Educação Infantil, Ensino Fundamental – Séries Iniciais e Educação Especial); Professor de Educação Básica II (Ensino Fundamental – Séries Finais) e Professor de Educação Física (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Atividades físicas, esportes e treinamento). (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Jurídico da Câmara aponta irregularidades no Projeto de Lei

São Sebastião - Os procuradores jurídicos da Câmara de São Sebastião entregaram ao presidente Marcos Leopoldino, na terça-feira, dia 25, um parecer em que apontaram diversas irregularidades existentes no Projeto de Lei Complementar 004/08, de autoria do Poder Executivo.
Uma das irregularidades apontadas pelo jurídico está o vício de forma. Isso porque, de acordo com os procuradores, o Projeto de Lei não foi enviado à Câmara acompanhado de um estudo de impacto orçamentário e financeiro devidamente assinado pelo ordenador competente.
A procuradoria também aponta que o Projeto de Lei fere o princípio da isonomia ao redenominar cargos, inclusive com alteração remuneratória, carga horária e fixação de padrões e referências funcionais, desconsiderando a qualificação exigida para cada cargo quando de sua origem.
Dessa forma, de acordo com os procuradores, isso compromete a legalidade e a constitucionalidade da proposta.
O jurídico também ressalta que o Projeto de Lei não revoga as disposições em contrário, o que consequentemente estabelece um conflito de normas de igual hierarquia.
Dessa forma, o jurídico apontou duas saídas para o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino: deixar de receber o Projeto de Lei complementar afim de que o Poder Executivo, entendendo possível, proceda os reparos necessários para elaboração de nova propositura ou submeter o Projeto à apreciação do Plenário, sendo necessário o quorum de maioria absoluta para a sua aprovação. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Nota de Afastamento

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Robson Ceará (PPS), vai se afastar por 30 dias do cargo na Câmara de São Sebastião para resolver problemas de saúde. De acordo com Robson Ceará, na sessão da próxima terça-feira, dia 01 de abril, quem vai assumir em seu lugar é o suplente Edvaldo Amarante Reimberg, que foi vereador da cidade no período de 2000 a 2004. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Vereador questiona gastos públicos com receptivo de apoio aos passageiros de cruzeiros

Ubatuba - O vereador Edilson Félix enviará, nesta semana, um ofício ao Tribunal de Contas do Estado, questionando a contratação de empresas de transportes, por parte da Prefeitura, com o objetivo de servir aos passageiros do navio Island Escape, que atracou duas vezes em Ubatuba, durante esta temporada.
Segundo o advogado que representa o vereador, o Poder Executivo ainda não esclareceu como e porque desembolsou dinheiro público para oferecer apoio receptivo aos turistas que desembarcaram na cidade. A assessoria de Edilson Félix protocolou um pedido de informação, cobrando mais detalhes do processo de escolha e pagamento das empresas que realizaram o serviço.
Entretanto, ainda segundo o advogado do vereador, a resposta oficial da Prefeitura não foi esclarecedora. “Nós pedimos detalhes sobre o tipo de contrato estabelecido com as empresas e o porquê da escolha delas, mas só recebemos como resposta, que as empresas estavam aptas a realizar o serviço”, completa Marcelo. O chefe de gabinete da Prefeitura Délcio José Sato não entende a insistência do vereador em relação à questão.
“Nós respondemos todas as questões feitas sobre o caso e ainda colocamos a disposição os documentos e contratos estabelecidos para que, na primeira parada de um navio transatlântico da história de Ubatuba, pudéssemos oferecer e conquistar os turistas que desembarcavam em nossa cidade” rebate Sato.
A Assessoria de Assuntos Externos da Prefeitura Municipal de Ubatuba confirmou, em ofício (97/2008 – GP – AEG), que o Poder Executivo municipal pagou R$ 7.998,00 (sete mil, novecentos e noventa e oito reais) pelo aluguel dos ônibus que levavam os turistas que desembarcavam do navio Island Escape para passear em Ubatuba.
Ainda segundo o chefe de gabinete Délcio Sato o investimento foi extremamente necessário para o fomento da principal fonte de renda do município, o turismo.
“Para o Navio Island Escape fazer uma parada em Ubatuba foi necessário mais de um ano de trabalho e insistência, portanto, não poderíamos deixar escapar essa chance de trazer o setor de cruzeiros marítimos para a cidade. Nosso receptivo foi muito elogiado e, provavelmente, o município começará, em breve, a colher os frutos deste mercado”, completa Sato lembrando que o valor dos contratos permite o poder executivo a realizar os gatos, sem a necessidade de um processo licitatório. (Fonte: Imprensa Livre)

Empresariado local considera positivo movimento no feriado de Páscoa

Ubatuba - Um feriado de Páscoa “melhor que o do ano passado”. Esta foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela Aciu (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba) nesta segunda-feira, junto aos comerciantes locais da cidade.
O levantamento trazia a pergunta: “Como você avaliou comercialmente o feriado de Páscoa em Ubatuba?”. Das quatro opções fornecidas pela entidade (superou expectativas, melhor que o ano passado, igual ao ano passado e pior que o ano passado), 50% das respostas foram “melhor que o ano passado”.
O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo disse que “Ubatuba recebeu cerca de 150.000 pessoas neste feriado, quase lotando as vagas oferecidas nos meios de hospedagem”. No setor imobiliário, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Creci-SP com 58 imobiliárias de 12 cidades do Litoral paulista, o aluguel para a Semana Santa apresentou uma redução de quase 24% comparado às diárias do levantamento realizado no Carnaval, o que também colaborou para uma maior visitação.
Para o diretor da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Luiz Filho, que é também proprietário de um restaurante na cidade, o movimento de seu estabelecimento foi muito bom. “O feriado desse ano foi muito melhor que o ano passado, pois, na mesma época, estávamos com vários casos de dengue na cidade.
Acredito que Ubatuba recebeu tantas pessoas devido à uma somatória de acontecimentos, como o tempo bom e a boa repercussão que Ubatuba teve na mídia estadual, devido às ações da Prefeitura nos bloqueios das entradas da cidade no intuito de combater a dengue. Felizmente, desde agosto de 2007 não foi registrado mais nenhum caso em nossa cidade”. A pesquisa da Aciu ouviu também turistas que estavam no município.
A visitante Sheila Cardoso, que freqüenta Ubatuba há quase 20 anos e mora em Belo Horizonte , disse que vem para a cidade em quase todos os feriados e que, em sua opinião, cada vez mais Ubatuba recepciona melhor o turista. “Claro que tem muita coisa a ser feita, como eventos e atrações, mas dá para notar que no comércio em geral os atendentes estão bem mais preparados”. Mas nem para todo mundo o feriado foi melhor que o do ano passado. Segundo Fernanda Parodi, proprietária da loja Tachão de Ubatuba, o movimento foi fraco. “Pelo histórico do carnaval, sinceramente esperávamos muito mais movimento neste feriado”.
Para o empresário Ernesto Zambon o feriado foi razoável em virtude da falta de divulgação da cidade. “Ao assistir aos telejornais, não se fala em nenhum momento de Ubatuba, todas as reportagens são feitas em Caraguatatuba e em outras cidades do Litoral Norte. Acho que faltam investimentos em propaganda e divulgação do nosso turismo pelos órgãos competentes”. Otimistas ou nem tanto, os empresários já se preparam para o próximo feriado de 21 de abril onde Ubatuba deve ser novamente a anfitriã para numerosos turistas. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba no Plano Nacional de Proteção a Povos Tradicionais

Ubatuba - Com a necessidade de resguardar os direitos e o desenvolvimento dos povos e comunidades tradicionais de Ubatuba, o vereador Charles Medeiros solicitou ao Ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome Patrus Ananias, através de Requerimento 314/07 informações sobre a inclusão das Comunidades Tradicionais de Ubatuba na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Em resposta, o ministro encaminhou matéria a Secretaria Nacional de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério que através de parecer técnico manifestou a viabilidade da inclusão de Ubatuba no Plano Nacional. Fátima Valéria Ferreira da Silva, Diretora de Articulação Governamental informa que "estando pronto o Plano Nacional e suas ações comecem a ser executadas, o referido município poderá ver realizada na sua inclusão na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais".
Já a Assessora Técnica do Núcleo de Povos e Comunidades Tradicionais, Virgínia Ferreira da Silva, comenta: "Estão sendo planejadas consultas regionais e agendas bilaterais para apresentação e pactuação de ações complementares ao Plano Nacional com outros entes federativos e outras organizações da sociedade civil, portanto o Plano encontra-se ainda em construção e por isto não há ainda nenhuma ação específica para as Comunidades Tradicionais em Ubatuba e tão logo o Plano esteja pronto serão implantadas estratégias para a aplicação do Programa". Vale lembrar que o Programa Nacional tem como objetivo principal promover o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização à sua identidade, suas formas de organização e suas instituições. "Além de manter um compromisso coerente de reconhecimento e atenção à nossa diversidade cultural, trata-se de um dispositivo legal que auxilia nas garantias de nossa população, principalmente a aquelas Comunidades que tiveram seus territórios inseridos em áreas de Parque Estadual" comenta Charles Medeiros. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Ubatuba é sede da terceira etapa dos XII Jogos Regionais do Idoso
Evento patrocinado pelo Banco Nossa Caixa e Nossa Caixa Mapfre reúne mais de 3.000 atletas de 52 municípios

Ubatuba- A terceira etapa dos XII Jogos Regionais do Idoso (JORI) começa hoje, 26 de março, no município de Ubatuba. A abertura oficial da competição será dia 28 de março, sexta-feira, às 15h30, na Escola Municipal Marina Salete. As competições seguem até o dia 30 de março. O evento é promovido pelo Fundo de Solidariedade, com patrocínio do Banco Nossa Caixa e da Nossa Caixa Mapfre Vida e Previdência.
A cerimônia de abertura do JORI em Ubatuba contará com as presenças de Monica Serra, primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Solidariedade; Eduardo de Souza Cesar, prefeito de Ubatuba; Denise Maria Montemor Cesar, primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade do município; e Renato Abdala, assessor de responsabilidade social do Banco Nossa Caixa.
Cerca de 3.000 atletas representantes de 52 cidades das regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba e Grande São Paulo participarão dos jogos em Ubatuba. Este ano, duas novas modalidades foram incluídas: xadrez e tênis de mesa adaptado. Os atletas competirão ainda nas modalidades de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, vôlei adaptado e truco. Para participar do JORI, é necessário ter, no mínimo, 60 anos.
As próximas etapas do JORI serão em Botucatu (09 a 13 de abril), Jundiaí (23 a 27 de abril), Jaboticabal (06 a 10 de maio) e capital (14 a 18 de maio).
Sete fases - O XII JORI é composto por sete fases, sendo que cada uma abrange uma região do interior ou capital do estado de São Paulo. Desde sua criação, há 12 anos, o JORI tem registrado crescimento no número de participantes. Em 2006, a competição recebeu 10.737 inscrições. Em 2007, o evento reuniu mais de 14.900 atletas, um aumento de mais de 4.200 inscrições.
Terminada a fase regional, os três primeiros classificados em cada modalidade participam da Final Estadual dos Jogos Regionais do Idoso, também apoiada pelo Banco Nossa Caixa e pela Nossa Caixa Mapfre. Essa etapa acontecerá de 11 a 15 de junho em São José dos Campos. A primeira-dama Monica Serra conduzirá a cerimônia de encerramento dia 15, com a presença de participantes de 645 municípios do estado de São Paulo.
Parceria - A Nossa Caixa apóia o JORI desde a sua criação, em 1996. No ano passado, o evento recebeu o apoio da Nossa Caixa Mapfre Vida e Previdência, controladora da Nossa Caixa Seguros e Previdência desde maio de 2005. Entre outras ações, a Nossa Caixa Mapfre sorteará televisores, aparelhos de microondas e outros prêmios, durante as oito etapas do JORI.

Ubatuba recebe as delegações das 52 cidades do JORI
A capital do surf se prepara para iniciar um dos maiores eventos esportivos do estado

Ubatuba - A cidade de Ubatuba recebeu nesta quarta-feira, 26, as delegações dos 52 municípios que participarão do XII JORI (Jogos Regionais do Idoso), no Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho.
Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade, Denise César, destacar a valorização da melhor idade e a interação entre os atletas, estão entre os principais objetivos dos Jogos Regionais do Idoso. É um projeto do governo do Estado de São Paulo que é repassado aos governos municipais através do Fundo de Solidariedade.
Na ocasião, o Secretário de Esportes de Ubatuba, José Luiz Bittencourt Jr., fez a entrega simbólica dos kits para as delegações, contendo um guia dos jogos, uma mochila e um mapa de orientações.
Bittencourt afirmou ainda que o trabalho, a partir de agora, com a chegada de todas as delegações, será mais intenso. O secretário da pasta destacou também os preparativos para a recepção dos atletas, o cuidado com os locais dos jogos e alojamentos das equipes, pois "até então a cidade estava se preparando para recebê-los, e agora teremos efetivamente o começo dos jogos", concluiu.
Os cerca de 3000 atletas que participam das competições receberão atendimento personalizado. Em todos os alojamentos foram feitas adaptações especiais, como banheiros com pisos antiderrapantes e a instalação de corrimões, pois os competidores têm idades superiores a 60 anos.

Emoções do 12º JORI começam nesta quinta feira
O primeiro jogo de Ubatuba é às 8h, com o vôlei feminino no Tubão, contra Itapecerica da Serra

Ubatuba - Começa nesta quinta-feira, 27, a disputa pelas medalhas da 12ª edição dos Jogos Regionais do Idoso. As atividades acontecerão em 12 praças esportivas da cidade, a partir das 8 horas. Para o primeiro dia, estão programadas disputas de bocha, buraco, damas, dominó, malha, truco, voleibol e xadrez. No período da tarde, os eventos acontecem a partir das 13 horas.
As provas de atletismo e tênis de mesa acontecem na sexta-feira, 28, pela manhã; às 16 horas acontece a cerimônia de abertura; em seguida acontece a competição de coreografia. No sábado, além das finais de diversas modalidades, acontecem as provas da natação e dança de salão. No domingo é a vez das finais do voleibol.
Veja abaixo a lista dos locais de competição.
1. Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho “Tubão” (Voleibol)
2. Complexo Municipal de Esportes – Centro (Bocha, Malha, Natação)
3. Ginásio de Esportes da E. M. “Maria Josefina Giglio Silva” - Estufa II (Voleibol)
4. Ginásio de Esportes da E. M. “José de Souza Simeão” - Taquaral (Voleibol)
5. Ginásio de Esportes da E. M. “Marina Salete N. do Amaral” – Perequê Açu (Abertura, Coreografia, Dança de Salão)
6. Ginásio de Esportes da E.E. Idalina do Amaral Graça – Rua da Cascata 400 – Ipiranguinha (Tênis de Mesa _quinta-feira, Voleibol)
7. Auditório da E.M. Padre José de Anchieta – Rua Amazonas, 595 – Sumaré (Damas)
8. Estádio Municipal “Ciccillo Matarazzo Sobrinho” – Perequê Açu (Atletismo)
9. Salão do Ubatuba Tênis Clube – Mato Dentro (Xadrez)
10. Maré Hotel - Av. Leovigildo Dias Vieira, 240 - Praia do Itaguá (Buraco)
11. Pousada Falcão - Rod. Gov. Mário Covas (BR 101) Km 37,5 – Itamambuca (Truco)
12. Salão da ADUBA – Ass. Deficientes de Ubatuba - Rua Liberdade, 882 – Centro (Dominó)
Jogos de Ubatuba - O vôlei feminino de Ubatuba estréia às 8 horas, enfrentando Itapecerica da Serra, no Ginásio de Esportes Tubão. O masculino joga às 16h30, também no Tubão, contra o vencedor de Itapevi X Cajamar (que se enfrentam às 8h30, no Ginásio da E.E. Idalina Graça).
A equipe de Bocha enfrenta Jandira às 9h35, na cancha do Complexo Poliesportivo. Ainda no Complexo, a equipe de Malha enfrenta Ribeirão Pires às 11h. A equipe de Buraco de Ubatuba, estréia jogando contra Santa Isabel, no Maré Hotel, enquanto a dupla do truco joga às 9 horas, contra o vencedor da partida Itapevi X Canas, na Pousada Falcão.
O dominó de Ubatuba enfrenta Poá às 9h, no salão da ADUBA; as equipes de xadrez e damas conhecerão os adversários após o congresso técnico, que acontece amanhã, antes do inicio dos Jogos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba recepciona delegações que chegaram para os XII JORI

Ubatuba - As 51 delegações que participarão do XII JORI chegaram a Ubatuba nesta quarta-feira, 26, e foram recepcionadas pela primeira-dama, Denise César, pelo secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr. e pela delegação de Ubatuba, no Ginásio de Esportes Tubão.
A primeira-dama fez questão de participar da entrega dos kits promocionais às delegações. “Vim dar as boas vindas e trazer o abraço aos atletas das delegações que participarão dos JORI”, declarou Denise, que aproveitou para desejar boa sorte aos atletas de Ubatuba. “Não podia deixar de trazer meu abraço aos atletas de Ubatuba. Farei de tudo para acompanhar o maior número de jogos de nossas equipes”, completou.
O secretário de Esportes, Bittencurt Jr. disponibilizou pessoal para auxiliar a organização do evento. “A Secretaria de Esportes está colaborando ao máximo com o Fundo Social na organização do evento, colocando todos os funcionários à disposição”. O Fundo Social disponibilizou guias para conduzir as delegações aos alojamentos e às praças esportivas durante todo evento.
Policia Militar - O Tenente Paes, da Polícia Militar, falou sobre o esquema de segurança de sua corporação. “A Polícia Militar colocou todo o efetivo trabalhando nos dias dos JORI. Nossos homens farão rondas nas praças esportivas e alojamentos”, comentou o tenente. As delegações também devem tomar alguns cuidados sugeridos pela Polícia Militar: “evitem deixar as janelas abertas e objetos de valor nos alojamentos; se precisarem utilizar os caixas eletrônicos, procurem estar acompanhados e solicite informações aos guias; qualquer problema ligue 190”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Cinema: SEMANA DE 28/03 A 03/04/2008

"Horton e o mundo dos quem"
Desenho - dublado!!!
As 16:00hs

"Rambo"
Ação!!!! com Sylvester Stallone!!!
Ás 17,40 - 21:20 hs

"O Caçador de Pipas"
Baseado em livro campeão de vendas!!!!!
ás 19:30 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Guapuruvu

Será que alguém notou
que nestes últimos meses
a mata atlântica ficou menor?
Será que alguém reparou
que há menos gigantes
do que dantes?
Ou é o bicho-carpinteiro
ou doença desconhecida
ou banzo desde a desaparição
da onça até ao guaiamu
que de saudade está matando
o gigante guapuruvu.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Barcos de pesca no cáis do porto

Caro editor. Com tristeza leio a noticia sobre a exclusão dos barcos de pesca da area ocupada pela companhia das Docas.
A atividade da pesca está na raiz da cidade de São Sebastião, e vem lentamente sendo estrangulada. Me espanta a incapacidade de se compartilhar um equipamento,o que poderia ser feito através de concessões de áreas a usuários mais antigos. O apoio em legislação internacional é suficiente para que se expulse os usuários, sem que se dê a êles uma opção para a continuação da atividade.
Não é o que se vê em outros países, onde infra estrutura cara é compartilhada por diversos segmentos da atividade econômica.
A democracia se instala na atividade política, mas na econômica ainda estamos longe disso.

Mike Buser
São Sebastião, SP

Pérolas, Sementes e Otimismo

Ubatuba, uma jóia da natureza, simbolicamente poderíamos dizer ser um belo colar de perolas, nossas praias, cachoeiras, trilhas, nosso povo, nossa historia, entre outras maravilhas, como cada peça de um colar, e todas sustentadas por um fio chamado política.
Este fio no decorrer de muitos anos vem se desgastando e com muitos pontos fragilizados, enfraquecendo e desvalorizando esta jóia.
Não podemos deixar que nossas perolas se percam por lhes faltar o fio que lhes mantém a unidade.
Temos hoje que plantar sementes de otimismo e de coragem, para colher amanhã frutos de prosperidade e uma qualidade de vida melhor, pois infalivelmente se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos de escolhas amargas das sementeiras errôneas do passado.
Devemos estar alertas quanto ao momento presente, passamos por diversos problemas e precisamos urgentemente resolve-los, temos que reformar a vida política do município, muitos de nossos atos perante a sociedade, cessar definitivamente as fraquezas por que passa Ubatuba, vamos então, começar a partir deste momento, não devemos deixar para amanhã o que temos que fazer hoje...
De certo não resolveremos do dia para a noite, mas se pensarmos negativamente, atrairemos mais e mais prejuízos, piorando muito o nosso estado, vamos seriamente avaliar as atividades de nossos políticos e daqueles que almejam chegar ao poder, procuremos as melhores alternativas, o que não pode acontecer é desistirmos ou pensarmos somente no individual, a saúde, educação, saneamento básico, fontes de renda como turismos e outras alternativas devem ter uma política de trabalho séria, responsável e honesta, temos que estar presentes na vida política de nossa cidade, região e país, não podemos simplesmente rotular que todos os políticos são corruptos e inescrupulosos, equivoca-se quem generaliza, como em todas as profissões se tem o bom e o mau profissional, não são todos os que ingressam nessa profissão que enveredam por caminhos obscuros," é como o sol, que ilumina e saneia o pântano, sem que seu raio de luz e calor dali se afaste enlameado e fétido", daí a importância de avaliar muito bem em quem escolhemos para conduzir o nosso futuro e de nossos filhos.
Sejamos o espelho vivo de grandes conquistas.
Quem realmente quer fazer o bem... faz, e luta por situações melhores, depende de nós darmos o voto de confiança as pessoas certas e excluirmos os erros de julgamento do passado.
A vida é assim, as vezes acertamos, as vezes erramos, só não temos o direito de desistir.

Marcio Barbosa Gonçalves
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Amanhecer na Maranduba  © Luciano Cancelier

Amanhecer na Maranduba
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor