Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 17 de Abril de 2008 - Nº 1954 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Anúncio de 'megacampo' agita o Litoral Norte
Legislação pode ser modificada
Palestra Rotas e Caminhos na Unimodulo


Caraguatatuba
Jota Quest á a atração do Aniversário de Caraguá dia 20 na Praça de Eventos
Caraguá terá Vôo Livre em comemoração aos 151 anos
"Time de Emprego" terá aula inaugural no PAT nesta quinta-feira 17
Caraguá se prepara para a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso
Primeiro Circuito Municipal de Braço de Ferro terá início no dia 20 em Caraguá
Fundacc apresenta a peça Gigante da premiada CIA TRUKS
Caraguatatuba 59 anos de sua colônia Nikkei
No mês do aniversario a Fundacc apresenta o espetáculo Elis por Elas
Vereadores não votaram Vetos

Ilhabela
Câmara aprova contas de 2004 do executivo municipal
Ilhabela Participa do Campeonato Paulista de Optimist
Inscrições Abertas para o Bolsa Atleta

São Sebastião
São Sebastião amplia sistema 'Wi-Fi'
Exercício de combate a incêndio será realizado no Tebar nesta quinta-feira
Caminhada beneficia diabéticos e leva qualidade de vida à melhor idade
Mostra Livre de Dança reúne mais de 700 bailarinos no próximo fim de semana
EMEI Mundo Encantado e Creche Diva Bernardino recebem Jogos Curumins
Pista de skate de Barra do Una será entregue na próxima sexta-feira
Igreja Matriz de São Sebastião apresenta pintura desgastada
Educadoras recebem moção de aplausos por valorizarem a cultura caiçara
Vereador de São Sebastião solicita vale transporte para as mães do Ciama
Senado cria subcomissão para redefinir critérios de royalties
Comitiva sebastianense participa de Marcha dos Prefeitos

Ubatuba
População de Ubatuba organiza “penicaço” contra a contaminação das águas
ACIU e PAE oferecem palestra sobre Programa Central de Negócios
Ubatuba e Campinas recebem título de “Cidades Irmãs”
Surf Solidário 2008 arrecada 50kg de alimentos para a Fundac
Surfistas de Ubatuba disputam campeonato feminino em Natal
Ex- atleta da escolinha municipal de vôlei de Ubatuba treina com seleção brasileira
Praia do Bonete irá ganhar Unidade de Saúde da Família
Centro de Treinamento do ex-jogador Pedrinho Vicençote realize testes em Ubatuba
Cursos de geração de renda ajudam internos de casa de recuperação
“Caravana da Saúde” chega ao Bairro Sesmaria neste sábado, 19

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Anúncio de 'megacampo' agita o Litoral Norte
Prefeituras geram expectativa quanto ao recebimento de royalties pela exploração

Litoral Norte - A localização de um suposto 'megacampo' de petróleo entre Ilhabela e São Sebastião gerou expectativa nas prefeituras do Litoral Norte quanto à distribuição de royalties gerados pela sua exploração.
O poço em perfuração, localizado em uma área denominada Carioca-Pão de Açúcar, estaria entre os dois municípios.
O suposto 'megacampo' foi anunciado na última segunda-feira, em caráter oficioso, pelo diretor-geral da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Haroldo Lima, durante o 4º Seminário de Petróleo e Gás Natural, promovido pela Fundação Getúlio Vargas.
O bloco em questão, chamado de BM-S-9, vem sendo explorado pela Petrobras (com 45%), e as empresas BG (30%) e Repsol YPF Brasil (25%). As atividades exploratórias são feitas em duas áreas distintas, sendo uma delas na região do Litoral Norte.
Segundo anúncio do diretor da ANP, se os relatórios sobre o potencial da estrutura Carioca-Pão de Açúcar confirmarem a estimativa de 33 bilhões de barris de petróleo, com variação entre 25 e 40 bilhões de barris, e as estimativas das reservas de Tupi e Júpiter estiverem corretas em 6,5 bilhões de barris cada, com variação entre 5 e 8 bilhões de barris, este será o terceiro maior campo de petróleo do mundo.
Lima afirmou ainda que o Carioca-Pão de Açúcar seria o maior campo descoberto nos últimos 30 anos e Tupi-Júpiter a sexta maior descoberta no mesmo período.
Os dados, segundo ele, foram recolhidos da revista World Oil de fevereiro de 2008 e já tinham sido repercutidos por outros órgãos internacionais e agências de notícias nacionais.
EXPECTATIVA - A confirmação do 'mecacampo' na região causou grande expectativa entre os prefeitos de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB) e de São Sebastião, Juan Garcia (PPS). Os dois estiveram na última terça-feira no Senado Federal, onde participaram de uma audiência pública para a discussão dos critérios para a distribuição de royalties provenientes da exploração de petróleo no país (leia texto nesta página).
Para o prefeito de Ilhabela, a confirmação de um 'megacampo' de petróleo poderá beneficiar diretamente todo o Litoral Norte. "Caso seja confirmada a existência desse 'megacampo', não irá beneficiar somente Ilhabela, mas todo o litoral."
O prefeito de São Sebastião afirmou que o potencial da Bacia de Santos não é novidade. "Já esperávamos por um campo deste potencial na Bacia de Santos. Se confirmado, trará grandes benefícios para a região."
PETROBRAS - A Petrobras divulgou nota oficial no início da semana informando que o poço em questão ainda não atingiu a camada do pré-sal. Segundo a empresa, a continuidade das atividades exploratórias inclui a perfuração de novos poços, teste de formação de longa duração e novos estudos geológicos para comprovar a abrangência da descoberta.
A Petrobras informou ainda que dados mais conclusivos sobre a potencialidade da descoberta somente serão conhecidos após a conclusão das demais fases do processo de avaliação, e serão informados ao mercado oportunamente. (Fonte: ValeParaibano)

Legislação pode ser modificada

Litoral Norte - A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal, por intermédio do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), vai criar uma subcomissão para apresentar em 60 dias propostas de alteração na legislação que define os critérios para a repartição de royalties provenientes da exploração de petróleo no país.
Royaltie é a compensação financeira paga pelas empresas produtoras de petróleo e gás natural e transferida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) aos governos estaduais e municipais e órgãos da União.
Uma audiência pública sobre o tema aconteceu na última terça-feira em Brasília, no Senado Federal, com a presença dos prefeitos de São Sebastião e Ilhabela.
Eles buscam informações sobre os critérios de distribuição dos royalties relativos aos campos de Tupi e Júpiter, na bacia de Santos.
A descoberta da reserva, que tem potencial estimado entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo do tipo alta qualidade, além de gás natural, foi anunciada em novembro do ano passado.
Segundo a Petrobras, a reserva está a 250 quilômetros da costa, mas em águas fluminenses, o que impediria o Estado de São Paulo de receber os dividendos pela exploração e produção. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra Rotas e Caminhos na Unimodulo
Turismo, Comunicação, História, Superação dos limites e Responsabilidade Social

Litoral Norte - Comunidade e alunos do Centro Universitário Módulo assistiram na última sexta-feira, 11, palestra Rotas e Caminhos, do empresário José Carlos Palma. O tema foi o projeto "Caminhos do Sol", idealizado por Palma, no qual o turismo peregrino é fonte de inspiração e espiritualidade.
Na palestra, os participantes puderam ouvir sobre a história do projeto e também fazer análise sobre diversos aspectos como Turismo, Comunicação, História e Responsabilidade Social.
Palma abordou temas como desenvolvimento local, imagem e marketing, superação dos limites do corpo diante de um desafio, solidariedade, desprendimento e a responsabilidade social dos peregrinos diante dos mais necessitados.
A palestra contou com cerca de 200 participantes e aconteceu no auditório Angelo Fonseca Nogueira, no Campus Centro do Unimódulo. (Fonte: UniMódulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Jota Quest é atração do Aniversário de Caraguá dia 20 na Praça de Eventos
Caraguá vai receber no dia 20 o show da banda Jota Quest. A entrada é franca

Caraguatatuba - Caraguá comemora seus 151 anos e a população recebe na Praça de Eventos um pacote de shows programado para agradar toda a família. No dia 20, às 22h acontece o show de Jota Quest na Praça de Eventos às 22h. A entrada é franca.
O Jota Quest já tem 13 anos de estrada e muitos discos de ouro assim como discos duplo e triplo de platina. O disco Até Onde Vai, chegou às lojas em outubro de 2005 e desde o seu lançamento, encontra-se ainda entre os CDs mais vendidos do país.
Ao todo são seis CDS, milhares de shows por todo o Brasil e apresentações nos EUA e na Europa. No dia 2 de junho de 2006, participaram da abertura do Rock in Rio Lisboa, onde dividiram o palco com os lendários Roger Waters (ex-Pink Floyd) e Carlos Santana. Em julho, logo após a Copa, retornam a Portugal para uma turnê pelas cidadesdo Porto, Braga, Lourdes e Portimão. Em fevereiro de 2007, realizaram uma turnê nos EUA em Miami, New Jersey e Boston.
Em setembro deste ano, o Jota Quest foi convidado para tocar no Brazilian Day em Nova Iorque para um público estimado de 1.500.000 de pessoas, evento que pertence a Rede Globo Internacional.
Tudo começou quando o baixista PJ e o baterista Paulinho Fonseca uniram suas afinidades por black music e decidiram montar uma banda. Logo depois, juntaram-se a eles o tecladista Márcio Buzelin e o guitarrista Marco Túlio Lara. Após alguns testes e 13 cantores depois, Rogério Flausino completou a banda, que mantém sua formação original até hoje.
O grupo fez seu primeiro show como J.Quest, inspirado no desenho animado Jonnhy Quest, idéia do baixista PJ. Circulando pelo circuito de bares e faculdades de Belo Horizonte e reunindo mais de 2.000 pessoas por apresentação, a banda foi conquistando espaço. O contrato com a Sony Music (atual Sony/BMG), veio em seguida e o primeiro CD oficial foi lançado em agosto de 1996. O visual dos anos 70, representado na capa do álbum de estréia por roupas características e enormes perucas black da época agradaram ao público e a mídia. Não demorou muito para as músicas Dores do Mundo e Encontrar Alguém - sucesso em Belo Horizonte - conquistarem as rádios de todo o Brasil.
Em 1998, já assinando com Jota Quest, a banda lançou seu segundo álbum De Volta ao Planeta..., consolidando sua carreira em todo o país. A música Fácil foi uma das faixas mais executadas da época e o grupo conquistou Disco de Platina por ter vendido mais de 250 mil cópias.
Após 3 anos sem lançar um CD com inéditas, o grupo se isolou em seu estúdio em Belo Horizonte e gravou Até Onde Vai.
Convide os amigos e sua família e assista a mais esse show preparado pela Prefeitura Municipal para comemorar os 151 Anos de Caraguatatuba. Prestigie! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá terá Vôo Livre em comemoração aos 151 anos

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, desde o início do mês de abril, tem promovido diversos tipos de atrações para comemorar o aniversário do município. Nos dias 19, 20 e 21, na Praia do Centro, será realizado o Caraguá Open de Vôo Livre, maior evento da modalidade do Litoral Paulista,
De acordo com a ACVL (Associação Caraguatatuba de Vôo Livre), organizadora do evento, são esperados mais de 100 pilotos, o que superaria os 89 inscritos em 2007, que contou com participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.
A competição será dividida em quatro categorias, Asa Delta, Parapente Iniciante, Feminino e Máster, além de diversas atrações, que acontecerão juntamente com o Caraguá Open de Vôo Livre.
As provas acontecerão na área de pouso oficial e as decolagens do Morro Santo Antônio. A rampa de Vôo Livre de Caraguatatuba é considerada pelos profissionais a melhor do Litoral de São Paulo, devido à boa estrutura, condições de vento e térmicas, além da vista que encanta aqueles que vão até o mirante.
A organização do evento ressalta que as condições de vôos serão analisadas antes do início da competição, visando a segurança dos pilotos.
O Caraguá Open de Vôo Livre tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, e conta também com a colaboração da Escola de Vôo Drenados do Ar, Espaço Fitness, Universo Honda, Sabesp, Bar do Hélio, Litoral Norte Laticínios, Speed Up Energéticos, Niponet, Kiosk Canto Bravo, Lima Letras, Hotel Litoral Norte, Sol Paragliders e Nestlé. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

"Time de Emprego" terá aula inaugural no PAT nesta quinta-feira 17
As inscrições foram abertas no final de março no PAT. Participarão do curso moradores de Caraguá que atualmente estão fora do mercado de trabalho e precisam de uma reciclagem para aprender como se portar numa entrevista de emprego e também a preencher corretamente um currículo, candidatando-se para a vaga certa, de acordo com suas próprias habilidades

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, que em Caraguatatuba, que funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, pela SECAD - Secretaria da Administração, e a SERT - Secretaria do Emprego e relações do Trabalho do Estado de São Paulo, realizará nesta quinta-feira, 17 de abril, as aulas inaugurais do programa Time de Emprego, com duas turmas de 20 alunos cada uma, nos períodos da manhã e da tarde, às 9h e às 13h.
O "Time de Emprego" é uma proposta da SERT implantada desde 2001, que desde então já recolocou 70% dos participantes do projeto de volta no mercado de trabalho.
Caraguatatuba é a primeira da região a implantar o "Time de Emprego" e a abrir inscrições no PAT desde março, aos moradores que estejam desempregados e queiram participar do projeto,
A capacitação é composta por 16 reuniões, com encontros que acontecerão uma vez por semana, durante 3 horas, ministrados pelas facilitadoras do PAT, Renata Aparecida Soares e Daniela Aparecida dos Santos.
O objetivo do programa é identificar entre os cadastrados do PAT, pessoas que têm dificuldades em encontrar vaga no mercado de trabalho, instruindo-as a elaborar seu próprio currículo, dando dicas de como apresentar-se e expressar-se nas entrevistas e ainda, como fazer a escolha correta no que se refere às habilidades e à vaga de emprego que se pretende conquistar.
Segundo explicaram as facilitadoras, o programa será importante para Caraguá. "Aqui no PAT muitas pessoas vêm fazer o cadastro para as vagas de emprego. Normalmente acontece de a pessoa querer uma vaga de emprego de auxiliar de escritório e não possuir as habilidades necessárias. Esse curso servirá para a pessoa descobrir que tipo de vaga de emprego se adequa àquilo que saber fazer no dia-a-dia. Desta forma, o encaminhamento será feito de maneira correta e as chances de conseguir o emprego serão muito maiores", destacaram.
Com a participação no "Time de Emprego", conforme a SERT, o participante do curso faz a escolha certa no mercado de trabalho e consequentemente, atinge suas metas na busca de uma recolocação profissional. "Isso resgata a auto-estima, criando perspectivas de vida, tanto no mercado informal como no formal. Durante o curso, nós verificaremos as maiores dificuldades dos trabalhadores e desenvolveremos métodos eficazes para suprir essas necessidades. Assim, cada cidadão terá nova e grande oportunidade de retornar ao mercado de trabalho", destacaram Renata e Daniela.
Para obter mais informações sobre o "Time de Emprego" e as datas em que as inscrições serão novamente abertas, basta comparecer ao PAT, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Taubaté nº 520, no Sumaré, em Caraguá. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá se prepara para a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso
As doses da vacina estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município das 8h às 17h.

Caraguatatuba - Terá início no dia 26, sábado, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso e Caraguá se prepara para aplicar a dose em mais de oito mil pessoas da melhor idade do município. As doses da vacina estarão disponíveis em todas as UBSs (Unidade Básicas de Saúde) da cidade das 8h às 17h. A campanha segue até o dia 9 de maio.
A meta da Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Caraguá é vacinar mais de oito mil idosos. No ano passado foram vacinadas 6.321 pessoas, o que corresponde a 78% dos idosos do município. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Caraguá conta com 8.094 pessoas idosas.
O Ministério da Saúde, governos estaduais, municipais e do Distrito Federal definiram que, neste ano, 80% das pessoas com 60 anos ou mais devem ser vacinadas. O número é 10 pontos percentuais maior que os 70% estabelecidos nos anos anteriores. Isso significa que pelo menos 14,5 milhões de idosos serão vacinados contra a gripe em todo país este ano.
Em sua décima edição, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso traz o slogan "Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se". Os objetivos da vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos, informou o site do Ministério. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Primeiro Circuito Municipal de Braço de Ferro terá início no dia 20 em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá será palco do 1º Circuito Municipal de Braço de Ferro. Com organização do professor e atleta B. A. Oliveira, o campeonato conta com o apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação.
A primeira etapa acontece no dia 20, dia do aniversário dos 151 anos do município, no bar do Demario, no bairro do Tinga, a partir das 15h. As inscrições serão feitas no local. A competição dará direito ao atleta, participar do 8º Homem Aço.
Os atletas irão disputar as categorias 60k, 70kg, 80kg, 90kg e mais de 90kg. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas. A próxima etapa acontecerá no dia 3 de maio, no bairro do Travessão.
Mais informações pelos telefones 12 3887-1165/3883-5660, no celular 9708-640 ou pelo e-mail diretor@superforma.com.br . O bar do Demario fica na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 24, Tinga. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fundacc apresenta a peça Gigante da premiada CIA TRUKS

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) por meio do Projeto Teatro Para Todos apresenta a peça infantil Gigante.
Com o apoio Cultural do PAC (Programa de Ação Cultural - da Secretaria de Estado da Cultura de SP), utilizando-se de verbas do Fundo Estadual da Cultura, selecionou, através de editais públicos, projetos de excelência artística que prevêem a circulação de espetáculos teatrais consagrados, pelo estado de São Paulo, em importante iniciativa de fomento à cultura e interesse público.
O espetáculo "Gigante", aclamado pelo público e pela crítica paulistana, encenado inclusive em temporada do Teatro Alfa, no ano passado, realizado pela premiada Cia. Truks - Teatro de Bonecos.
"GIGANTE" conta a "saga" de um pequeno vilarejo onde estranhos fatos acontecem: Um pintor confuso não sabe mais onde estão as suas tintas, e acaba por deixar sua tela sem cores; O músico não sabe a nota seguinte de sua canção, os semáforos não representam mais regra alguma ao caótico trânsito de carros desgovernados e sem destino. Até mesmo os animais andam bastante confusos. Os moradores da vila, no entanto, de nada se apercebem. Nada estranham. Nada sentem. Porque já não podem mais sentir. É uma gente esquecida da vida e das coisas da vida. É uma gente a viver sem saber exatamente porque e para que...
O evento acontece, dia 23 quarta-feira às 10h e as 15h no Teatro Mario Covas é a entrada é franca.
Retirada de convites, na própria bilheteria do teatro das 10h às 17h, ingressos limitados, informações podem ser obtidas no telefone (12) 3883-7555 / 3883-3737 ou pelo email fundacc@fundacc.com.br. (Fonte: Fundacc)

Caraguatatuba comemora 59 anos de sua colônia Nikkei
A Prefeitura Municipal e a Fundacc, realizarão a palestra com o Dr.Kiyoshi Harada e Dr.Renato Yamada.

Caraguatatuba- No dia 18 de abril, acontece a palestra com o Dr. Kiyoshi Harada e Dr.Renato Yamada, da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e organizador do livro: O Nikkei no Brasil, e o co-autor Dr. Renato Yamada.
A obra coletiva, escrita por 12 autores, foi lançada com o apoio da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
O fenômeno da imigração japonesa no Brasil e sua presença na sociedade brasileira é a temática principal do livro "O NIKKEI NO BRASIL", uma obra coletiva coordenada e escrita pelo professor Kiyoshi Harada e 11 autores de diferentes áreas de conhecimento, com 630 páginas e mais de 50 ilustrações e fotografias.
Dividido em 15 capítulos, o livro investiga os motivos pelos quais os imigrantes japoneses conseguiram superar toda sorte de dificuldades, atingindo tamanho avanço em termos de integração à sociedade local, deixando de ser uma "colônia" para transformar-se em um segmento marcante da ampla sociedade brasileira, multirracial e multicultural.
Após quase um século de imigração, o livro aponta a participação do nikkei em elevadas posições no âmbito nacional e na esfera dos três Poderes, com uma verdadeira radiografia de sua atuação no Brasil. Personalidades do mundo artístico, cultural, político, esportivo, econômico, educacional, profissional e científico também são citadas em conexão direta com os temas ou episódios abordados na obra.
O encontro acontece a partir das 18h30 no Auditório da FUNDACC, na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá e a entrada é franca.
O livro estará disponível para a venda por 60 reais no local, e posteriormente, no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
Serviços:
Palestra sobre o livro -O Nikkei no Brasil
Local: Auditório da Fundacc
Endereço: Santa Cruz ,396
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3883-3737 /3883-7555
Horário: 18h30 Data: 18 /04/08
Entrada: Gratuita (Fonte: Fundacc)

No mês do aniversario a Fundacc apresenta o espetáculo Elis por Elas

Caraguatatuba - No 151º anos de Caraguatatuba, quem ganha o presente são os munícipes e turistas de Caraguatatuba e região com a apresentação de Elis por Elas, nos dias 19 e 20 de Abril, no teatro Mário Covas.
O espetáculo "Elis por Elas" é realizado pela FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e faz parte das comemorações de 151 anos da cidade.
Tem a direção geral do músico Ricardo Ferraz e conta com a participação do Corpo de Baile Municipal, que apresenta coreografias de Cristina Neves montadas exclusivamente para o evento: de atores da Cia. Teatro de Areia e dos músicos: Amilton Sérgio de Souza, Daniel Carlota, Elaine Abbade, Fábio Tavares, Lucas de Camargo, Talita Moura, Valdemir Garcia e Vinícius Andrade, com as participações especiais da pianista Maria Luiza França e de Alexandre Nunes na Viola Caipira.
Elis por Elas, conta com a participação de cinco cantoras todas de Caraguatatuba - Daniela Monteiro, Eliana Bañeza, Josy Santos, Mara Amaral e Sandra Santos, sobem juntas ao palco do Teatro Mário Covas, num tributo em homenagem à cantora Elis Regina.
O espetáculo terá em seu variado repertório 14 músicas imortalizadas pela voz de Elis Regina.
As apresentações acontecem nos dias 19 e 20 de Abril às 21h, os ingressos devem ser trocados antecipadamente por 1(um) sabonete e 1(um) creme dental, a partir do dia 14 de Abril na FUNDACC e no Teatro Mário Covas das 10h às 17h.,que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.
Serviços:
Espetáculo Elis por Elas
Local: Teatro Mário Covas
Endereço: Av. Goiás, 187 - Indaiá
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3881-2623
Horário: 21h Data: 19 e 20/04/08
Entrada: um creme dental e um sabonete.(Serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba). (Fonte: Fundacc)

Vereadores não votaram Vetos
A falta dos autores impossibilitou discussão e votação

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba não apreciaram os Vetos encaminhados pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), durante a 11ª Sessão Ordinária semanal, transcorrida com normalidade, na noite desta terça-feira - 15 de abril. Devido a falta dos Vereadores Germino de Souza (PPS) e Omar Kazon (PR), autores dos projetos que culminaram nos Vetos estas propostas foram transferidas para a próxima semana.
Coube aos Vereadores apenas a discussão e votação das propostas restantes da Ordem do Dia e uma propositura em Regime de Urgência, de autoria do Executivo.
O Prefeito Aguilar enviou em Regime de Urgência Projeto de Resolução que denomina de Professora Maria Elma Mansano a Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) do bairro do Indaiá, que será inaugurada no dia 20 de abril, às 16h30.
Do Vereador Aurimar Mansano (PTB) foi aprovado Projeto de Lei que dispõe sobre o procedimento para o descarte de óleos decorrentes de frituras no município. Já o Vereador Juarez Pardim (DEM) aprovou propositura que exige planta para a instalação de piscina em residências, condomínios ou estabelecimentos comerciais e do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), autoriza o Poder Executivo a criar programa de Incentivo ao pagamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) atrasado.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 5 (cinco) Projetos de Lei, além da aprovação de 2 (duas) Moções e 6 (seis) Requerimentos. Não houve leitura de Indicações durante o intervalo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Câmara aprova contas de 2004 do executivo municipal

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela aprovaram na última sessão de Câmara, dia 14, as contas do Executivo em relação ao ano de 2004. Essas mesmas contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas que emitiu parecer contrário no início do mês passado.
A votação terminou com sete votos a favor das contas e dois contra, sendo da vereadora Nanci Zanato e do vereador Luiz Lobo.
A aprovação da Câmara não isenta o executivo de responder por crime de responsabilidade, encaminhado ao Ministério Público pelo relator Cláudio Ferraz de Alvarenga.
Mais de 70 itens foram apontados pelo órgão como irregulares, entre eles, pode ser ressaltado a contabilização das receitas, por não serem individualizadas, o que acaba dificultando a verificação dos índices constitucionais de aplicação no ensino e na saúde, ou seja, se as receitas são contabilizadas juntas, o Tribunal de Contas não tem como identificar se os valores gastos com saúde e educação atingiram as metas estipuladas.
Outro erro identificado por Cláudio Ferraz é na dívida ativa, ele aponta omissão no balanço das variações patrimoniais dos pagamentos da dívida ativa, falta de formalização dos livros de registro da dívida, inexistência no registro, de débitos, dos endereços dos devedores, ocorrência de renúncia de receita e improbidade administrativa.
Processos sem notas e empenho também foram alvos de reprovação, assim como processos de obras sem os termos de início e de recebimento dos serviços e sem projeto básico, falta de definição do início e fim de serviço prestado (asfaltamento de rua) e pontes construídas sem as medições do edital e informação de dotação orçamentária incorreta. Cláudio Ferraz também identificou divergências entre os dados de 2003 e 2004 em relação ao quadro de pessoal, falta de critério para a escolha de estagiários, pagamento de valores diferentes e falta de informação dos valores pagos ao prefeito e vice.
O repasse anual de recursos que a prefeitura destina à Câmara também recebeu crítica do TC. De acordo com o documento, o repasse superou o limite fixado pelo artigo 29-A da Constituição Federal e caracterizou em tese como crime de responsabilidade.
A Câmara Municipal pode receber do executivo até 8% da receita tributária referente ao ano anterior. Mas, no ano de 2003, os vereadores criaram uma emenda que aumentou o orçamento da Casa de Leis para o exercício de 2004. Ou seja, a Câmara gastou 9,5%, sendo que, o limite é os 8%. Em dinheiro, isto significa que o legislativo poderia ter gastado até R$ 1.588.000,00, mas gastou R$ 1.718.000,00, isso porque devolveu R$ 50.000,00. A emenda não foi vetada pelo prefeito, e a irregularidade foi caracterizada como crime de responsabilidade fiscal.
De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Odair Barbosa, quando a emenda chegou ao executivo, ninguém refez o cálculo e então foi aprovada sem verificação. Há um mês, Odair explicou que enviaria um documento ao legislativo para que esse valor a maior fosse devolvido. Ele acredita que dessa forma quando o Ministério Público solicitar informações, ele vai entrar com uma defesa dizendo que o crime foi descaracterizado.
No último dia 10, o Imprensa Livre noticiou que o legislativo de Ilhabela vai devolver R$ 295 mil para a prefeitura devido a um erro técnico ocorrido durante o exercício de 2004, quando a prefeitura repassou a quantia de R$ 259.799,14 a mais para o Legislativo que, atualizada pelos índices inflacionários, corresponde hoje a R$ 295.703,38. Agora ao invés da Câmara receber R$ 195.000,00 por mês receberá R$ 170.358,06 para reparar o erro de 2004 como havia previsto Odair.
O presidente da Casa, Professor Joadir Capucho, explicou que a devolução não prejudicará o trabalho da Câmara, pois o quadro de funcionários é reduzido e há um limite previsto para todas as despesas. “A Câmara vem diminuindo seus gastos administrativos sem interferir de forma alguma nos seus trabalhos diários e sem comprometer o atendimento aos munícipes”, afirmou.
Já Luiz Lobo, um dos responsáveis pelo dois votos contra a aprovação das contas disse que foi a favor da decisão do TC porque este é um órgão técnico. “Meu voto é político, se o órgão técnico apresentou um parecer contrário quem sou eu para votar a favor”, contou. O vereador explicou que em 2005 só aprovou as contas do exercício de 2002 porque o TC também a aprovou. “Em 2005 eu falei que poderia ser até o meu pai o prefeito, mas se o Tribunal de Contas rejeitasse meu voto seria a favor do TC. Tendo coerência naquilo que falei em 2005 eu não tinha outra saída além de votar em cima da decisão do TC”, explicou seu voto.
Lobo esclareceu ainda que é mentira o boato que correu na cidade de que ele estaria articulando com os demais vereadores para que todos rejeitassem as contas do prefeito. “Eu acho que eles já são adultos o suficiente para tomar as suas decisões sozinhos”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela Participa do Campeonato Paulista de Optimist

Ilhabela - No final de semana, acontece em São Paulo, na represa de Guarapiranga, a 1ª Etapa do Campeonato Paulista da Classe Optimist, onde oito velejadores representarão Ilhabela.
O município é representado por Nicolas de Jesus, Julia Pessini, Maura Tassone, Rafael Laurindo, Amauri Gonçalves de Jesus Junior, na categoria Veterano. Na categoria Principiante, a cidade é representada por Valdeir do NAscimento, Paulo Roberto e Murilo Rodrigues.
Os atletas recebem o apoio da Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Inscrições Abertas para o Bolsa Atleta

Ilhabela - As inscrições para o programa Bolsa Atleta, programa desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal já estão abertas e os interessados devem procurar a secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer.
O Bolsa-Atleta é um programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério do Esporte e em parceria com as prefeitura municipais, que visa garantir a manutenção pessoal aos atletas de alto rendimento que não possuem patrocínio. Com isso, busca-se dar as condições necessárias para que se dediquem ao treinamento esportivo e possam participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras. Para isso, oferece benefício mensal, durante o período de um ano, com valor variável de acordo com a categoria na qual se insere o esportista.
É necessário o preenchimento online de uma ficha de inscrição e providenciar declarações, e juntamente com os documentos do atleta, são enviados para o Governo Federal. A seleção dos atletas cabe ao Ministério do Esporte, sendo concedido para atletas que obtiveram no ano anterior resultados de 1º a 3º colocados em campeonato das respectivas classes.
O valor do benefício mensal é de R$ 300, para atletas estudantes; R$ 750, para atleta nacional; R$ 1,5 mil, para atleta internacional e R$ 2,5 mil para esportistas olímpicos e paraolímpicos.
O prefeito Manoel Marcos declarou estar muito orgulhoso com o número de atletas existentes no município e principalmente pelos resultados obtidos por eles. “E com as escolinhas de esportes da secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer, queremos que despontem muitos campeões, mas o mais importante é que todos se tornem cidadãos de bem, para representar Ilhabela com toda dignidade que nosso município merece”, aconselhou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

São Sebastião amplia sistema 'Wi-Fi'
Sistema de internet sem fio vai chegar ao bairro de São Francisco a partir de junho, prevê prefeitura

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião anunciou novos projetos para implantação do sistema 'Wi-Fi', que permite o acesso à Internet sem fios e cabos no município. São Francisco será o próximo bairro a ser beneficiado com duas antenas do sistema, com previsão de funcionamento para o próximo mês de junho.
O sistema, que será implantado na Praça da Igreja, permitirá a utilização gratuita das antenas por cerca de 30 pessoas. "Qualquer equipamento habilitado para o uso da Internet sem fio, como notebook e smartphone por exemplo, poderá ser acessado da Praça de São Francisco após com a implantação do sistema", afirmou o diretor de Informática da prefeitura, Márcio Jorge.
Segundo ele, a iniciativa foi implantada com sucesso em setembro passado na Rua da Praia-onde estão concentradas 4 antenas do sistema. Um investimento de cerca de R$ 20 mil, que tem como objetivo principal ser um diferencial turístico. "No caso da Rua da Praia, a intenção foi criar um diferencial turístico e de negócios, o que realmente acabou acontecendo", disse.
Jorge afirmou que o sistema já é sucesso na Rua da Praia, onde existem até mesmo placas indicativas sobre os melhores locais de acesso 'Wi-Fi'. "Muita gente já desembarca dos navios com seus equipamentos e aproveitam o espaço para trabalhar ou até como um momento de lazer", disse.
A princípio, segundo o diretor, a intenção da prefeitura era beneficiar apenas a Rua da Praia. "Mas logo os moradores começaram a reivindicar o projeto também para os bairros", disse.
Outros dois bairros já foram confirmados pelo diretor, que prevê a implantação de 3 antenas do sistema na Praça do Arrastão, na praia de mesmo nome, e outras na Praia da Aventura-antigo Balneário dos Trabalhadores. Na Praia da Aventura, a quantidade de antenas ainda será definida. A intenção da prefeitura é que ambos estejam em funcionamento ainda no primeiro semestre do ano.
ENQUETE - Segundo o diretor de Informática da prefeitura, o bairro São Francisco foi escolhido para ser beneficiado pelo 'Wi-Fi' por meio de uma enquete lançada no site da prefeitura.
De acordo com o resultado da pesquisa, em que a administração municipal pergunta aos internautas qual região deve ser beneficiada primeiro com a implantação do sistema Wi-Fi, 55,63% dos visitantes escolheram a orla do bairro de São Francisco para receber a cobertura.
Em segundo lugar, ainda a pesquisa, ficou a praia da Enseada, na costa norte, com 29.41% dos votos. Já a praia do Arrastão, situada na região central, ficou na terceira posição na escolha dos internautas, com 9,07% dos votos.
Em quarto e quinto colocados ficaram, respectivamente, as praias da Aventura e da Figueira, com 4,38% e 1,5% na preferência dos visitantes. Ao todo, segundo a prefeitura, a pesquisa recebeu a visita de 2.193 internautas. (Fonte: ValeParaibano)

Exercício de combate a incêndio será realizado no Tebar nesta quinta-feira

São Sebastião - O Terminal Aquaviário de São Sebastião (Tebar) realiza nesta quinta-feira (17/4), a partir das 14h30, no campo de treinamento da empresa, mais um exercício prático de combate a emergência. O objetivo da iniciativa é manter o grupo de 80 brigadistas do terminal sempre pronto a entrar em ação.
A ação envolverá cerca de 20 operadores e marítimos que fazem parte da Brigada de Incêndio, que tem a missão de dar o chamado "primeiro combate" a incêndios e outras emergências, além de atuar junto com o Corpo de Bombeiros.
O simulado acontecerá nas proximidades do tanque 6, junto ao bairro Porto Grande, localizado na região central. De acordo com a Transpetro, é esperada a produção de uma coluna de fumaça que poderá ser vista de diversos pontos da cidade, inclusive de Ilhabela. A população não precisa alterar sua rotina, nem se dirigir aos pontos de encontro. O último exercício prático ocorreu no dia 10 de abril passado.
Informações pelo telefone (12) 3891.4273. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Caminhada beneficia diabéticos e leva qualidade de vida à melhor idade
Ação beneficia idosos com a doença, através de diversos tipos de exercícios e acompanhamento médico.

São Sebastião - Saúde, disposição e descontração. Essas são as principais características da caminhada realizada na manhã desta quarta-feira (16/4), na Rua da Praia. A ação faz parte das atividades do “Grupo de Diabetes Doce Vida”, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Saúde (Sesau), como objetivo de levar qualidade de vida às pessoas portadoras da doença.
Os encontros têm saída em frente ao Teatro Municipal e contam com alongamentos em vários membros do corpo, antes e depois da atividade, o que contribui para a circulação sanguínea, respiração, desenvolvimento motor e controle da pressão arterial, voltada para os hipertensos. “Faço a caminhada há muito tempo e desde então, percebo que ela tem me oferecido melhorias na saúde”, disse Mathias Baptista de Mattos, 88 anos.
Para Noemi Carvalho Aguiar, 76 anos, o que mais chama a atenção é o relacionamento entre os participantes. “Aqui existe um envolvimento muito grande entre cada um e isso faz com que o nosso espírito e corpo fiquem mais relaxados. É bem melhor do que cozinhar feijão e lavar roupa dentro de casa”, brinca.
Outro destaque são as palestras e aferições de pressão arterial, realizadas pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) do Centro. Os profissionais fornecem informações sobre a doença e tratamentos dos principais problemas de saúde na melhor idade.
De acordo com o professor Luiz Carlos Cavinati muitos casos de pessoas com diabetes e hipertensão são controlados com a caminhada. “Muitas pessoas conseguem manter saúde em dia com essa atividade, pois além dos cuidados e a prevenção, também aumenta a auto-estima. O participante conquista a mudança de hábitos que prejudicam a entrada em uma vida mais saudável”, destacou.
O diabetes - A doença se desenvolve quando o pâncreas, glândula localizada na cavidade abdominal, não produz insulina ou o faz de forma deficiente, impedindo esse hormônio de exercer sua principal função: fazer com que a glicose seja absorvida pelas células. Isso faz que as células fiquem subnutridas levando a um acúmulo de glicose no sangue. A partir daí, a pessoa passa a se sentir fraca, começa a emagrecer e a urinar mais do que o normal. Geralmente, os jovens apresentam o diabetes do tipo 1, que necessitam de aplicações diárias de insulina. Já os adultos têm o tipo 2 da doença, de características hereditárias e que não impõe a necessidade de injeções de insulina e sim de medicamentos orais e controle de alimentação.
Serviço
Caminhada – saída no Teatro Municipal todas as quartas-feiras, às 8h.
Acompanhamento PSF Centro – a partir das 9h30.
Informações – (12) 38922116 e 3892-3338 (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mostra Livre de Dança reúne mais de 700 bailarinos no próximo fim de semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza nos dias 18, 19 e 20 de abril, a partir das 19h, a quarta edição da Mostra Livre de Dança. O evento, que tem entrada franca, deve reunir mais de 700 bailarinos.
A Mostra será dividida em aproximadamente 60 apresentações na Praça de Eventos da Rua da Praia na sexta-feira e no sábado e no Ginásio Astrogildo Gomes, em Boiçucanga, no domingo. Estarão presentes grupos de dança das cidades de São Sebastião (Centro, Barra do Una e Juquehy), Ilhabela, Salto, São Paulo, Ubatuba, Uberlândia, Campinas e Pindamonhangaba.
O público poderá conferir os mais variados estilos como: street dance, patinação, dança contemporânea, sapateado, sapateado irlandês, jazz, dança do ventre e ginástica artística.
A programação ainda compreende workshops, oficinas e o espetáculo de música "Senóide", do grupo Axial, que mistura os ritmos eletrônico e contemporâneo, marcado para o domingo, a partir das 20h30, na Rua da Praia. Na segunda-feira (21/4), a Praça de Eventos recebe o "Universo Hip Hop: A batalha 3", com inscrições a partir das 14h.
Faces Ocultas - A Cia de Dança Faces Ocultas promove nesta sexta-feira (18/4), das 14 às 16h, um workshop gratuito com o professor Arilton Assunção, na sede da ALNorte, localizada na Rua Três Bandeirantes, nº 136. Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2620.
Dentro da Mostra Livre, a "Faces Ocultas" vai interpretar "Poemas Brasileiros", um espetáculo que mistura paixão, amor e ódio. Segundo a produção, o espetáculo é fruto de pesquisas e depoimentos de pessoas de diferentes classes sociais, culturas e religiões, onde o produto final é passado através de movimentos que são histórias vividas de grandes amores, traição, abandono e o oitavo pecado capital: a soberba. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

EMEI Mundo Encantado e Creche Diva Bernardino recebem Jogos Curumins

São Sebastião - A EMEI Mundo Encantado e a Creche Diva Bernardino, localizadas na Costa Norte de São Sebastião, recebem nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/4) a primeira edição dos Jogos Curumins. O evento, que foi realizado na última terça-feira (15/4) na EMEI Branca de Neve, situada no bairro de Juquehy, tem o objetivo de promover atividades lúdicas e esportivas como corrida de toras, campeonato de peteca e cabo de guerra.
Na Costa Norte, os Jogos prometem envolver cerca de 400 alunos desde o berçário até o Pré 2, ou seja, crianças com idades entre seis meses e cinco anos. A atividade terá ainda a apresentação das tribos, vestimentas, "grito de paz", futebol, entre outras atrações.
A diretora da Creche Diva Bernardino e EMEI Mundo Encantado, Sandra Pereira da Silva, afirma que será a primeira edição do evento nas unidades, já que o trabalho era feito na EMEI Branca de Neve, enquanto estava como responsável pela escola. "Neste ano trouxemos o evento para a Costa Norte e a expectativa é envolver os alunos, funcionários e pajens, além da possibilidade de ampliar sempre a idéia", ressalta a diretora. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Pista de skate de Barra do Una será entregue na próxima sexta-feira

São Sebastião - Na próxima sexta-feira (18/4), às 11h, a Prefeitura de São Sebastião entrega oficialmente a pista de skate do Centro de Apoio Educacional (CAE) de Barra do Una, localizado em Barra do Una, na Costa Sul do município. A cerimônia de entrega contará com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, secretários e comunidade em geral, além de skatistas de peso no cenário nacional como Biano Bianchin, Rogério Ragueb e Daniel Kin, que prometem agitar o público com manobras espetaculares.
A pista tem 400 metros quadrados e formato de piscina, que proporciona movimentos nas bordas, aéreos, mais velocidade e estabilidade para os praticantes. Homologada pela Federação Paulista de Skate, a área é considerada boa para iniciantes e profissionais.
Para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, além do conforto aos praticantes que começam e aos que possuem experiência na modalidade, o espaço poderá receber eventos e descobrir novos talentos para a cidade. “Isso representa um incentivo à formação de crianças e adolescentes dentro do esporte, através das escolinhas esportivas e a realização de competições em nível regional e estadual”, destaca.
Durante a inauguração, a nova pista será filmada pelo canal ESPN Brasil, além de ser fotografada pelas Revistas Tribo e 100% Skate, especializadas na modalidade.
O bairro de Barra do Una é o quarto local onde a Prefeitura investiu na construção de pista de skate. As próximas localidades a serem beneficiadas com o espaço para a prática da modalidade são: Pontal da Cruz, Olaria, Itatinga, Boiçucanga e Praia da Aventura. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Igreja Matriz de São Sebastião apresenta pintura desgastada

São Sebastião - A Igreja Matriz de São Sebastião, de acordo com a vereadora Solange Ramos (PPS), precisa de uma nova pintura na parte externa já que a atual apresenta sinais de desgaste.
Durante a sessão de Câmara realizada ontem, dia 15, Ramos apresentou um requerimento solicitando informações a Prefeitura se existe alguma previsão para início desta obra que visa garantir a conservação do patrimônio histórico.
A Igreja Matriz da cidade passou por uma obra de restauro, que teve início em 18 de julho de 2000 e foi entregue à população em 2002.
A reforma, executada pela empresa Fazer, foi orçada em R$ 800 mil. A Prefeitura arcou com R$ 100 mil e o restante dos recursos foi repassado pela Petrobras (R$ 400 mil) e pela Volkswagen (R$ 300 mil).
Para realização do projeto foi realizada pesquisa iconográfica e bibliográfica, quando foram descobertas esquadrias e a conformação da cobertura original, além da disposição dos altares demolidos em 1990.
O principal objetivo do trabalho foi restaurar a parte física do prédio, com a reconstituição e valorização dos elementos que identificam a igreja. Na ocasião, foi efetuada a recuperação da pintura nas cores primitivas. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Educadoras recebem moção de aplausos por valorizarem a cultura caiçara

São Sebastião - As educadoras do Colégio Progresso, professora Marisa Alcencio e a coordenadora Catarina Honigmann, durante a sessão de Câmara realizada ontem, dia 15, foram homenageadas pelo vereador José Cardim de Souza (PP), com uma moção de aplausos e reconhecimento pela iniciativa de divulgar a cultura caiçara.
“A lei de 1985 instituiu o Dia do Caiçara para que a nossa cultura não morra por falta de iniciativa. Dessa vez, a iniciativa veio das educadoras que proveram um evento para comemorar essa data e me convidaram para ministrar uma palestra na escola”, disse o vereador.
Após a entrega da moção, a professora Marisa Alcencio e alguns alunos cantaram músicas que remetem a cultura caiçara, uma delas de autoria do pai do vereador José Cardim de Souza, que fala das praias do Litoral Norte.
“Sou caipira, não sou caiçara nata, mas me sinto como tal. Eu me apaixonei pelo som das ondas. Com o apoio do Colégio Progresso, eu fiz um resgate das músicas caiçaras de autoria do José de Souza Gringo. Eu apenas fiz a minha parte. A moção representa para minha vida um divisor de águas”, disse bastante emocionada.
O vereador José Cardim de Souza aproveitou a ocasião para solicitar ao vereador suplente, Júlio Buzi, que no retorno ao cargo na Secretaria de Cultura e Turismo, dê continuação ao projeto de sua autoria que pretende revelar a história dos personagens que dão nome as ruas e prédios públicos da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador de São Sebastião solicita vale transporte para as mães do Ciama

São Sebastião - O vereador Luiz Antônio de Santana Barroso (DEM), o Coringa, está questionando a Prefeitura sobre o motivo das mães que freqüentam o Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) não estarem recebendo o vale transporte.
De acordo com Coringa, até pouco tempo atrás esse benefício era concedido, mas foi suspenso.
"As mães que freqüentam o Ciama estão em fase de treinamento maternal e me procuraram alegando dúvidas sobre o não recebimento do vale transporte. O objetivo do requerimento é pedir que a Prefeitura volte a conceder o benefício", explica Coringa.
Além de orientar as mães sobre amamentação, o Ciama de São Sebastião possui um Banco de Leite materno, que é fornecido às crianças do município que nasceram prematuras e cujas mães não estão produzindo o leite por motivos diversos.
O Ciama auxilia as possíveis doadoras tanto na coleta quanto na retirada do leite coletado nas residências. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Senado cria subcomissão para redefinir critérios de royalties

São Sebastião - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, por determinação do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), vai criar uma subcomissão para apresentar em 60 dias propostas de alteração na legislação que define os critérios para a repartição de royalties provenientes da exploração de petróleo no País. Essa compensação financeira é paga pelas empresas produtoras de petróleo e gás natural e transferidos pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) aos governos estaduais e municipais e órgãos da União.
Durante a última terça-feira (15/4), os senadores da CAE do Senado esclareceram o tema em razão do descobrimento de novos campos de exploração, como os de Tupi e Júpiter, encontrados na camada de pré-sal da plataforma continental do País.
Para debater o tema, o presidente da CAE do Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP) convidou o diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Eduardo Nunes.
A idéia da audiência surgiu após um debate sobre os índices de desenvolvimento econômico do País e o equilíbrio federativo na distribuição de recursos oriundos de royalties para combater desigualdades regionais.
Diversos prefeitos participaram da audiência pública, entre eles, o de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, que também preside a Abramt, o de Ilhabela, Manoel Marcos, a de Peruíbe, Julieta Fujinami Omuro, e o de Macaé, Riverton Mussi.
A guerra entre paulistas e cariocas - E o desenrolar dessa redefinição dos critérios de distribuição deverá ocasionar uma guerra entre paulistas e cariocas. De um lado os senadores paulistas Aloizio Mercadante (PT-SP), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Romeu Tuma (PTB-SP) em prol dos interesses de São Paulo. Do outro, a bancada carioca liderada pelos senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Francisco Dorneles (PP-RJ), além do governador Sérgio Cabral (PMDB).
"A exploração do petróleo é hoje um dos setores mais dinâmicos da economia e a renda proveniente dela precisa ser repartida de forma mais justa e sustentável. Não é justo que apenas nove municípios do Rio de Janeiro recebam 62% dos royalties pagos pela ANP", explicou Mercadante.
Já o senador Marcelo Crivella está preocupado com essa discussão. "O Estado do Rio de Janeiro é o segundo a arrecadar tributos federais, mas o 19º a receber repasses".
A audiência contou com a presença, além dos senadores das bancadas paulista e carioca, com os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Renato Casagrande (PSB-ES) e Idely Salvatti (PT-SC)
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, um estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios mostra que a arrecadação de impostos dos municípios do Rio de Janeiro foi, entre todas as unidades da federação, a que menos cresceu entre 2002 e 2007: 68%, ante 102% em São Paulo e 169% no Espírito Santo. "Isso mostra que recebendo os royalties as cidades não se preocupam com outros meios de arrecadação".
Ainda de acordo com Garcia, as atuais regras de rateio de royalties podem ser alteradas por lei ordinária, o que exige apenas maioria simples no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.
Megacampo - A notícia sobre a possível descoberta de um megacampo na Bacia de Santos deve acirrar ainda mais a disputa entre cariocas e paulistas por conta dos royalties. O poço seria cinco vezes maior que o já conhecido megacampo de Tupi, e o terceiro em escala mundial. O gigante conteria até 33 bilhões de barris.
A informação foi dada em caráter oficioso pelo diretor geral da ANP, Haroldo Lima, durante o 4º Seminário de Petróleo e Gás Natural, promovido pela Fundação Getúlio Vargas.
Segundo a Petrobras, o consórcio formado para explorar o bloco, que inclui as empresas BG (inglesa) e Repsol YPF Brasil (argentina), encontra-se em processo de novas perfurações.
Dados mais conclusivos sobre a potencialidade da descoberta somente serão conhecidos após a conclusão das demais fases do processo de avaliação.
"São perspectivas futuras, assim como Júpiter e Tupi. Usei uma informação que já havia sido divulgada por uma revista especializada americana, ou seja, disse algo que já era público. Se confirmada, será um grande conquista para o Brasil", explicou Haroldo Lima em entrevista coletiva no Senado Federal.
Sobre a movimentação financeira por conta desse anúncio, Haroldo Lima disse que nunca falaria nada para provocar um frisson na Bolsa de Valores.
Já para o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, a notícia deve ser tratada com cautela.
"Avaliação e testes estão sendo feitos para saber a veracidade da informação. Sabemos que o petróleo está lá, agora o tamanho do campo ainda é impossível definir", analisou Estrella. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Comitiva sebastianense participa de Marcha dos Prefeitos

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, do secretário da Fazenda, Amin Nossabein, do procurador judicial, Alessandro Mauro Thomaz de Souza, e da assessora da Secretaria da Fazenda, Cristina Acciaris, participou na última terça-feira (15/4) da 11ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Cerca de três mil prefeitos de todo o Brasil participaram do encontro e cobraram das autoridades federais a aprovação de proposições que assegurem mais recursos às suas cidades.
Entre as matérias está a proposta de emenda à Constituição (PEC 12/06) que define nova regra para o pagamento de precatórios – dívidas decorrentes de sentenças judiciais. Outro tema em pauta no encontro foi a aprovação pelo Senado da Emenda Constitucional 29, que vincula recursos da União, Estados e municípios à saúde. A medida deve garantir ao orçamento da saúde pública um reforço de R$ 23 bilhões.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, os prefeitos foram pressionar os deputados federais para aprovar a matéria com urgência.
Ainda de acordo com Garcia, foi apresentado um balanço do primeiro ano do Fundo Municipal de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

População de Ubatuba organiza “penicaço” contra a contaminação das águas
Manifestação com penicos no lugar de panelas será no domingo, dia 20, na Praia de Itamambuca, que está contaminada por coliformes fecais

Ubatuba - Inspirados nos panelaços da população argentina, um grupo de cidadãos e cidadãs de Ubatuba, autodenominados INGs (Indivíduos não-governamentais), está organizando o Penicaço, manifestação com penicos no lugar de panelas, contra a poluição das praias.
O objetivo é chamar a atenção do poder público para a falta de saneamento básico no município, a partir da praia de Itamambuca, símbolo da “capital do surf”, conforme slogan empregado pela própria administração.
Das 26 praias monitoradas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) em Ubatuba, cinco estão consideradas como impróprias, conforme o mapa de qualidade das praias litorâneas, do período de 9 de março a 6 de abril de 2008: Itamambuca, Itaguá, Santa Rita, Perequê-Mirim e Dura, além do rio Itamambuca, que desde o ano 2000 vive essa situação de alerta, devido ao crescente despejo de esgoto doméstico.
Poluição só gera prejuízos - Ancilostomíase, Estrongiloidíase, Amebíase, Giardíase, Febre tifóide, Ascaridíase, Enterobiose, Balantidíase são exemplos de doenças de veiculação hídrica, provocadas por vermes, protozoários ou bactérias presentes nas fezes humanas, que são despejadas inadvertidamente nos corpos d´água. De acordo com o mapa de saneamento básico do IBGE, no Brasil, apenas 20% dos esgotos recebem algum tipo de tratamento.
Ubatuba está inscrita nesse mapa da vergonha. Itamambuca, Itaguá, Santa Rita, Perequê Mirim e Dura estão impróprias para banho, por causa do alto índice de coliformes fecais que deságua no mar.
O custo para tratar o esgoto sanitário é quatro vezes menor que o das internações motivadas por doenças infecto-contagiosas de veiculação hídrica. A conta é da organização Mundial da Saúde: para cada um real investido em saneamento básico, economizam-se quatro reais com atendimento médico e hospitalar.
A poluição das águas custa caro para o município, pois gera prejuízos para o turismo, a pesca e a saúde pública.
Serviço:
Penicaço contra a poluição das praias e a favor de solução imediata
Data: Domingo, 20 de Abril de 2008
Local: Praia de Itamambuca, canto direito, em frente ao rio
Horário: 11:00 HoraS (concentração)
Tragam penico, escova de vaso sanitário e outros objetos que lembrem o que estão fazendo com nossas praias.

ACIU e PAE oferecem palestra sobre Programa Central de Negócios
Esse é o caminho para o fortalecimento do Associativismo

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas- Sebrae- trazem para Ubatuba uma palestra elucidativa sobre o Programa Central de Negócios.
O evento será no dia 25 de abril (6ª feira), às 16h00, na sede administrativa da ACIU- (R. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro).
As Centrais de Negócios têm por objetivo formar um grupo de empresários ou empreendedores que buscam soluções conjuntas junto ao mercado, atuando de forma associativa, seja na gestão, compras, vendas e distribuições em conjunto.
Segundo a analista técnica do Sebrae, Maria Aparecida Medeiros, através da união de forças para ações conjuntas com foco no mercado, empresas independentes que buscam superar dificuldades, incrementar oportunidades e gerar benefícios em um determinado setor o programa é altamente eficaz. A analista adianta que os resultados são bem positivos. "Ganha-se produtividade e lucratividade, redução e racionalização de custos, acesso a novos mercados, facilidades de acesso ao crédito e à tecnologia", diz.
Podem participar da palestra todos empresários e empreendedores de Micro e Pequenas Empresas que buscam objetivos comuns e tenham interesse e disponibilidade para participar das atividades individuais e coletivas de constituição da Central de Negócios
Resultados
- Ganhos de produtividade e lucratividade;
- Redução e racionalização de custos;
- Acesso a novos mercados;
- Aprimoramento da qualidade;
- Redução de custo operacional;
- Facilidades de acesso ao crédito e tecnologia;
- Elevado nível de competitividade e cooperação das empresas participantes;
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu empreendimento e estabelecimento. (Fonte: ACIU)

Ubatuba e Campinas recebem título de “Cidades Irmãs”
Intercâmbio entre as cidades busca a troca de experiências em vários setores

Ubatuba - O município de Ubatuba ganhou o título de “Cidade Irmã” de Campinas no final do mês passado, quando o projeto do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal. O título busca uma aproximação entre os municípios para que haja troca de experiências nas áreas de arte, cultura e turismo. No início desta semana, o presidente da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), Pedro Paulo Teixeira Pinto, esteve em Campinas participando da abertura da 14º Mostra da Cultura Indígena, onde Ubatuba foi representada por 32 índios tupi-guaranis da Aldeia Boa Vista, que participaram da abertura da Mostra.” Nossa intenção é levarmos o maior número possível de eventos para Campinas e transformarmos os dois municípios num corredor cultural”, disse Pedro Paulo. “Resolvemos firmar esse projeto de cidade-irmã com Campinas depois de constatarmos através de pesquisas o grande número de turistas e veranistas que Ubatuba recebe ao longo do ano procedente daquela cidade.
Pirassununga também é “Cidade Irmã” - A Câmara Municipal também aprovou no final de março o título de “Cidade Irmã” entre Ubatuba e Pirassununga. No ano passado uma comitiva de Ubatuba esteve em Pirassununga e entregou uma carta de intenção ao prefeito Ademir Lindo, propondo a irmandade entre os dois municípios. O intercâmbio entre as cidades visa estabelecer uma troca de experiências e conhecimentos em setores de interesse comum. Ubatuba já possui diversas cidades irmãs, como Millipilla, no Chile, Jaguariúna, interior de São Paulo, entre outras. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Surf Solidário 2008 arrecada 50kg de alimentos para a Fundac

Ubatuba - Foi realizado no ultimo final de semana dia 12 de Abril o 1ª Surf Solidário 2008, evento em prol da FUNDAC - Fundação de Amparo a Criança e ao Adolescente de Ubatuba, onde foram arrecadados cerca de 50 kg de alimentos a serem repassados para entidade beneficiada.
Em clima de confraternização, cerca de 45 atletas distribuídos em três categorias prestigiaram o evento e colaboraram de forma direta com o objetivo do projeto. Durante todo o dia de evento houve distribuição de frutas para os atletas participantes. Crianças e adolescentes até 16 anos visualizaram a importância de ajuda ao próximo, através de uma atitude tão simples, mas que de alguma forma ajudará quem esta precisando.
Na água as baterias foram acirradas, com ondas de até um metro e meio e muito sol os pequenos atletas não se intimidaram e proporcionaram disputas excelentes.
Na categoria iniciantes, atletas com limite de idade até 14 anos, Arthur Aguiar levou a melhor e conquistou o titulo.
Natali Paola, com certa vantagem sobre as demais (pontuação), levou a categoria Feminino Mirim. Na categoria Mirim, atletas com limite de idade até 16 anos, José Lucas foi o grande campeão, arrancando uma nota 9,5 dos juizes e dificultando assim uma possível reação de seus adversários.
O Surf Solidário é um evento para todos, onde o grande objetivo é a conscientização e ajudar de alguma forma entidades que realizam algum tipo de trabalho para com a sociedade. Portanto desde já agradeço a todos os atletas que colaboraram com o projeto, comissão técnica, patrocinadores, co-patrocinadores, apoiadores e a Fundac que proporcionou essa parceria e deu total apoio para a realização desse projeto. Agradecimentos também á Flávia Gonzaga, á Cauê Gonzaga de Carle e Olívia de Carle.
O Surf Solidário 2008 tem o patrocínio da Long Island, Red Nose e Loja Maraberto; Co-patrocínio da Up drop, Hlera vídeo bar e Padaria Skina Pão; Apoio da Associação Ubatuba de Surf, Restaurante e Pizzaria Senzala, Quiosque Baguari, Varejão Santa Rita e Adriano Art. Projeto e organização João de Carle.

Resultados

Mirim
1ª José Lucas
2ª Lucas Santos
3ª Arthur Aguiar
4ª Diego Armando

Iniciante
1ª Arthur Aguiar
2ª Phelipe Chagas
3ª Carlos André
4ª Thales Araújo

Feminio Mirim
1ª Natali Paola
2ª Rosangela Fernandes
3ª Talita Meritan
4ª Vitória Pereira

Surfistas de Ubatuba disputam campeonato feminino em Natal

Ubatuba - As atletas Suelen Naraísa, Natalie Paola, Letícia Freitas e Camila Cássia embarcam nesta quinta-feira, 17, rumo a Natal, RN, onde disputam a partir de sexta-feira a primeira etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino.
Esta é a primeira vez que a competição acontece em Natal, capital potiguar. Entre as novidades, haverá uma inédita disputa de expression session (disputada por 8 convidadas, com premiação de R$ 1.000,00) e uma maior premiação para a etapa profissional da categoria longboard.
O circuito é conhecido por promover campanhas sociais e em 2008 elas serão trabalhadas regionalmente. Na etapa em Natal, o tema escolhido é Combate ao Turismo Sexual, um problema que atinge mulheres de todas as idades na região. Durante a etapa haverá também uma campanha pelo uso de sacolas de pano.
Cronograma do evento
Sexta-feira 18/04:
- Competições: a partir das 9h
- Triagem nordestina e Surfe treino
Sábado, 19/04: a partir das 9h
- 1.ª, 2.ª e 3.ª Fase categoria profissional
- 1.ª e 2.ª Fase categoria Mirim
- 1.ª e 2.ª Fase categoria Open
- 1.ª e 2.ª Fase categoria Junior
- Semifinais Categoria Grommets
Domingo, 20/04: a partir das 9h
- Semifinais de todas as categorias
- Finais de todas as categorias
- Expression Session – das 13h20 às 14h30 (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ex- atleta da escolinha municipal de vôlei de Ubatuba treina com seleção brasileira

Ubatuba - O treinamento da equipe de vôlei feminino de Ubatuba na última semana contou com uma participação especial, a meio Anny, que atualmente defende a equipe do São Caetano. Além de jogar pela equipe do ABC, Anny foi convocada para treinar com a seleção brasileira infantil.
A jogadora foi revelada pela Escolinha Municipal de Vôlei, em 2003 e seu treinador Geraldo Vanoni tinha dúvidas quanto ao futuro da jogadora. “No começo achei que ela não teria muitas possibilidades, pois aos 11 anos era baixa e seu peso não ajudava muito. Mas a sua determinação foi fator primordial para a continuidade do trabalho; ela perdeu peso, ganhou altura e se aprimorou nos fundamentos, principalmente o bloqueio, tanto que por dois anos seguidos, 2005/06 foi eleita o melhor bloqueio do Vale do Paraíba”, conta o treinador. Atualmente Anny tem 1,87.
Anny foi jogar em São Caetano por indicação de Geraldo. “Liguei para o técnico de São Caetano, o Rubens, e falei sobre a jogadora. Ele veio, assistiu a um jogo e no dia seguinte ligou convidando-a para treinar em sua equipe”, completa o treinador.
Morar longe de casa não foi muito difícil para a jogadora. “Adaptei–me bem ao novo time. Moro em um apartamento, cedido pelo clube, com meninas de outras cidades. Sempre que posso venho a Ubatuba, matar saudade dos amigos e da família”, diz a jogadora. A seleção brasileira foi um sonho “É o desejo de todo atleta defender o seu país e esse sonho começa a acontecer para mim”, comenta Anny.
O secretário municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., acredita que a jogadora tem um grande futuro.“Vimos o desenvolvimento da atleta nos últimos anos e creio que muito em breve teremos mais uma atleta de Ubatuba brilhando no cenário nacional”, comentou o secretário. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Praia do Bonete irá ganhar Unidade de Saúde da Família
Antes, a equipe do Programa de Saúde da Família realizava o atendimento de 15 em 15 dias, na escola local, o que impossibilitava as aulas. A nova unidade irá beneficiar 87 pessoas, de 31 famílias

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura, no próximo dia 21 de abril, às 11h, mais uma Unidade de Saúde da Família. Desta vez, a comunidade a ser beneficiada será os moradores da Praia do Bonete, uma região de difícil acesso, onde só se chega de barco ou a pé. Antes, a equipe do Programa de Saúde da Família realizava o atendimento de 15 em 15 dias, na escola local, o que impossibilitava as aulas. A nova unidade irá beneficiar 87 pessoas, de 31 famílias.
A enfermeira-chefe da equipe, Maria Rabelo, afirma que o ambiente escolar precisava ser adaptado para a realização de consultas e que a implantação de uma unidade no Bonete é uma grande conquista. “Este é um passo muito importante que a prefeitura está dando, no sentido de valorizar o cidadão. Antes, os pacientes não tinham onde se deitar para serem atendidos. Até mesmo as gestantes tinham que passar por consultas deitadas em carteiras. Com esta atitude, nós iremos otimizar a qualidade no atendimento e o acolhimento ao pacientes. Deixaremos de misturar atendimento médico com escola e isso também é respeito às crianças.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma que está muito feliz com mais este trabalho, que está resultando em benefícios para a população. “Sinto-me muito gratificado por saber que as nossas iniciativas fazem tanta diferença na vida das pessoas. Desde que assumimos, uma das nossas principais metas foi dar um atendimento médico mais digno à população e isso, nós estamos conquistando dia-a-dia, levando os serviços mais para perto das comunidades.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Centro de Treinamento do ex-jogador Pedrinho Vicençote realize testes em Ubatuba
Jovens nascidos entre 1990 e 1997 poderão participar da seleção nos dias 25 e 26 de abril

Ubatuba - O Centro de Treinamento VRP, de Itaguaí (RJ), promoverá nos dias 25 e 26 de abril, no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, uma bateria de testes para jogadores de futebol que possam vir a integrar seu elenco. Poderão participar da seleção, jovens nascidos entre 1990 e 1997.
Para facilitar o trabalho dos observadores, os horários foram divididos por faixa etária: os nascidos entre 95 e 97 serão avaliados das 8 às 10 horas; os atletas de 93 e 94 passam pelo teste das 10 às 12 horas. No período da tarde os nascidos em 91 e 92 serão avaliados das 13 às 15horas e os nascidos em 1990 entram em campo das 15 às 18 horas. O evento é promovido pela Cia. Radical - Soluções em Negócios Esportivos, em parceria com a secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, JRC Futebol e Pedrinho Vicençote.
Informações podem ser obtidas pelo fone 3833-3818 ou 9708-0341 com Aleixo, coordenador das categorias de base da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba.
Chancela de craque - Pedrinho Vicençote é ex-lateral esquerdo da seleção brasileira de futebol, do Vasco da Gama-RJ, Palmeiras-SP, Bangu-RJ e Catania (Italia). Atualmente é representante oficial no Brasil de clubes da Itália como Treviso, Pádova, Chievo Verona, Milan, Fiorentina e Parma. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cursos de geração de renda ajudam internos de casa de recuperação

Ubatuba - Os internos da Casa de recuperação “Missão Jesus é Luz”, no bairro do Monte Valério, estão utilizando o artesanato com canudinhos de jornal como terapia. O trabalho começou a ser desenvolvido em 2006, através dos cursos de geração de renda promovidos pela secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba.
Em junho de 2007 o trabalho ganhou um novo impulso, como conta o diretor presidente José Carlos da Silva. “Os rapazes já tinham o conhecimento da técnica, mas a chegada de Carlos, um novo interno, mudou o rumo das coisas. Ele tinha conhecimento de manipulação em peças em couro e adaptou algumas técnicas para o jornal e hoje temos trabalhos muito bem acabados”, conta José Carlos.
O próximo passo é a comercialização do material produzido. “Queremos expor e, se possível, comercializar nosso material, estamos em busca de um local. A arrecadação servirá para ajudar na despesa com os internos”, finaliza o presidente.
Conhecendo a Missão - Fundada em 1996, a Missão Jesus é Luz atende atualmente 14 homens que estão em processo de reabilitação por uso de drogas psicoativas. Além do artesanato em jornal, os internos cuidam da horta e desenvolvem trabalhos de marcenaria. O local pode ser visitado aos domingos das 14 às 17 horas e fica na Estrada do Monte Valério, 2905.
Durante a semana as visitas precisam ser agendadas previamente. José Carlos lembra que a entidade precisa de mantenedores e os interessados podem manter contato através do telefone (12) 3832-3290. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

“Caravana da Saúde” chega ao Bairro Sesmaria neste sábado, 19

Ubatuba - O programa “Caravana da Saúde”, que tem levado diversos serviços às comunidades de Ubatuba, estará no Bairro Sesmaria neste sábado, 19. O evento acontecerá na Escola Municipal Senhor João Alexandre, das 8h às 13h. Neste dia, os moradores do bairro poderão se consultar com médicos especialistas e fazer cadastros para atendimentos, como saúde bucal e esterilização de animais. O programa visa a prevenção de doenças, por meio do esclarecimento sobre hábitos saudáveis. Os próximos bairros a receberem o programa são o Rio Escuro (10/5) e Estufa I (30/5).
As especialidades médicas que estarão disponíveis à comunidade durante a Caravana da Saúde são: ginecologia, clínica geral, pediatria, nutrição e odontologia. Também serão prestados serviços como distribuição de remédios, aferição de pressão e glicemia, cadastro de animais para o Programa de Esterilização de Cães e Gatos, que estará com sua Unidade Móvel no bairro entre os dias 12 e 21 de maio.
A equipe de controle de endemias, responsável pelo combate à dengue também estará presente, com um laboratório no local, munido de microscópio e amostras das várias fases do mosquito. Os agentes prestarão informações de prevenção e visitarão casas no bairro.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que esta é uma boa oportunidade para que a população tire suas dúvidas e dê uma atenção especial à saúde. “A Caravana da Saúde leva os serviços para pertinho da população. Quem comparecer, poderá receber boas dicas de prevenção e até mesmo um atendimento especializado que poderá contribuir para solucionar problemas de saúde.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 18/04 A 24/04/2008

"Juno" - Comédia!!!! Vencedor do "Oscar" melhor roteiro original
Ás 15:30 - 19:20 hs

"Onde os fracos não tem vez" Vencedor de 3 OSCAR.
melhor direção - melhor roteiro adaptado - melhor ator coadjuvante
ás 17:20 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Historinha caiçara

O pescador Benedito
embarcou certa vez
em uma velha traineira
e veio o vento
e veio o vagalhão
para pôr à prova
todos os pregos e cavilhas
da desditosa embarcação
que mesmo fazendo água
conseguiu alcançar
um porto de salvação.
Quando Benedito for promovido
a marinheiro de São Pedro,
saberá então,
que, mais que os pregos e cavilhas,
o que salvou o barco
foi a cola de sua oração.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O que Deus mais gosta de fazer
" Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos da o fim que desejais"... Jeremias 29: 11 a 13

Muitas vezes ficamos intrigados por não entender muitas coisas que acontecem no mundo e principalmente conosco. Por mais que tentemos não conseguimos explicar e entender todos os porquês. Talvez seja por isso que muitas pessoas colocam a culpa em Deus por causa de seus problemas pessoais. Você já fez isso? As reações do ser humano diante do caos é culpar a Deus.
Será que Deus é o culpado das coisas que não dão certo em nossa vida? Não. Quando nos propomos conhecer melhor a Deus e a Sua vontade para a nossa vida, nos envergonhamos de ter pensado isso a respeito d'Ele. No texto acima o Senhor diz exatamente que pensamentos tem a nosso respeito. Há muitos exemplos na Bíblia das bênçãos grandiosas que Deus deseja conceder-nos. Vejam o exemplo do rei Ezequias (ler o capítulo 20 do segundo livro de Reis). Ezequias ficou doente e estava condenado à morte. Chorou muitíssimo e orou a Deus, que ouviu a sua oração e lhe concedeu mais 15 anos de vida.
Se você estivesse em uma condição semelhante, e Deus lhe concedesse mais 15 anos de vida, o que faria nestes 15 anos? Se fosse comigo, iria procurar viver melhor, resolver as coisas pendentes, principalmente com as pessoas mais próximas; iria procurar colocar todas as coisas nos eixos, e principalmente "arrumar a minha casa".
Deus curou Ezequias fisicamente, mas o que Deus mais gosta de fazer é curar-nos espiritualmente. Jesus quando curava as pessoas, ele o fazia por completo. A cura física sempre era acompanhada da cura espiritual, e esta é a mais importante. Se Deus achar por bem não nos curar fisicamente, espiritualmente Ele o fará com certeza se nós assim permitirmos.
Bem, se o que Deus mais gosta de fazer é curar nossas doenças espirituais, o que vem a ser isso? Que doenças espirituais são essas? Orgulho, egoísmo, inveja, ciúme, impureza, prostituição, idolatria, ira, etc. Elas impedem a plena felicidade do ser humano e, somente Deus tem o poder de cura-las. Somente o nosso Criador é capaz de curar-nos de todas as nossas enfermidades. Somente ele é capaz de transformar-nos e restabelecer a harmonia em nossa vida.
O rei Ezequias pediu um sinal de que Deus o curaria e Ele lhe deu um sinal muito incomum. Atrasou a sombra do sol em dez graus. Isso significa que Deus mexeu no eixo do Universo, mudou a lei da gravidade por causa da oração de um homem. E a ciência já comprovou que há um atraso no tempo. Neste relato, percebemos o quanto Deus se importa com o ser humano. O Senhor atendeu a oração de Ezequias da forma que achou melhor faze-lo. Ele se importa conosco e atenderá as nossas orações segundo a Sua boa e perfeita vontade. No caso de Ezequias Deus achou por bem cura-lo, mas pode ser que não o faça no caso de outros. Há coisas que não conseguimos entender e nesses casos é melhor nem tentar faze-lo. Devemos nos contentar em saber que Deus sempre faz e fará o melhor em cada caso. Devemos, acima de tudo, "arrumar a casa" todos os dias, pois não sabemos o dia de amanhã.
Teremos a eternidade pela frente para compreender todas as coisas deste mundo e da nossa vida. Haverá tempo suficiente para a explanação de cada dúvida. O Rei do Universo tem essa preocupação: sanar todas as dúvidas de todos os salvos para que a harmonia possa reinar novamente em todo o Universo para todo o sempre. Além disso temos a certeza dada em Naum 1: 9 de que a angústia , isto é o mal não se levantará pela segunda vez. Mas enquanto a eternidade não chega, enquanto ainda temos que viver nesse mundo, ao escolhermos andar com Jesus, e isso não significa isenção de problemas e doenças em nossa vida, lembremos da confortável promessa de que Ele estará conosco todos os dias até o fim (ver Mateus 28:20). Nem sempre Ele vai curar as enfermidades físicas, mas está disposto e desejoso de curar todas as nossas enfermidades espirituais, pois essas sim poderão impedir de entrarmos no Céu.
Portanto, aceitemos com gratidão e louvor a vontade de Deus para a nossa vida, pois ele certamente nos guiará por caminhos seguros. Que a nossa oração diária seja: "Toma-me Senhor hoje em Tuas mãos. Aos Teus pés deponho to toda a minha vontade, sonhos, desejos e projetos. Usa-me em Teu serviço para honrar e glorificar o Teu nome. Amém".

Margareth Bravo
Caraguatatuba, SP

É para pensar e agir, a partir de agora, senão...

Aquecimento Global: O que isso tem há ver comigo?
A elevação do nível dos oceanos? Há bom. Isso já me afeta diretamente. Afinal de contas, moro no litoral! Minha casa poderá ficar sob as águas. Não terei mais a praia. Será que sobreviverei? Ufaa..., ainda bem que isso só vai acontecer daqui há 100 anos! Até, não estarei mais vivo. Sei lá, talvez eu não mas... meus netos sim... meus filhos talvez... meus bisnetos, terão tempo para correr...? Que catástrofe! Será verdade? Teremos que passar por um novo processo de adaptação? Acredito que nada disso vai acontecer. Mas por via das dúvidas, o que podemos fazer a partir de agora, para mudar esse panorama? Salvar o planeta e por conseguinte toda a espécie de vida. Inclusive a minha, prrr´´´´.
Não se desespere, nem tudo está perdido. Você mesmo já tem diversas respostas. Basta começar a agir. E, seguir algumas orientações.
- Seja criterioso, rigorosamente criterioso com sua consciência no que é o melhor não só
para você mas, para todos.
- Respeite outras formas de vida. Proteja a mata, os animais, os rios, o mar, o solo, a água,
até mesmo o ar de que necessitamos depende em muito de nossas atitudes.
- Não polua. Qualquer que seja o seu nível de conhecimento, você sempre terá o livre
arbítrio. O bom censo para entender o quanto isso estará sendo prejudicial a você, ao seu próximo e ao meio ambiente. Pois, saiba que "meio ambiente somos todos e tudo que nos cerca".
- Seja menos consumista, menos ganancioso, menos egoísta.
- Não desperdice nada. Se sobrar, encontre uma finalidade que poça aproveitar as sobras,
ou, de a destinação mais adequada possível a esses resíduos. E, o que não tiver mais utilidade para você, procure quem aproveite.
E se isso depender também dos outros, até mesmo das autoridades e do poder público de sua cidade: cobre deles atitudes coerentes com suas responsabilidades.
Você talvez já faça isso sozinho. Provavelmente na sua comunidade, no seu trabalho. Na família é ouvido pelos seus filhos, esposa, pais. Tem influência sobre outras pessoas que respeitam seus princípios. Quem sabe é até um exemplo a ser seguido. Então! O que você está esperando para agir! Para influenciar nas mudanças necessárias que todos nos esperamos e precisamos.
Priorize o acesso de todos ao atendimento à saúde, de apoio ao crescimento intelectual pela
educação, ao aprimoramento da mente pela cultura. Assim como à elevação do espírito pelo trabalho, à superação do físico pelo esporte, e, ao descanso merecido.
Há muitas outras pessoas, dispostas a enfrentar os desafios e promover mudanças, agir com competência e responsabilidade. Comprometer-se a fazer valer a moral, a dignidade o respeito.
Acredite, sua atitude vai mudar o rumo das coisas e dos acontecimentos catastróficos!

Georg Mascarenhas
Ubatuba, SP

Elucidando as Ações Discriminatórias em Ubatuba

Aproveitando o ensejo da matéria "Parecer sobre ação discriminatória é incompleto", postada em 14/04/2008, oportuno elucidar a população ubatubense, detalhe crucial sobre as ações proposta pela FESP - Fazenda do Estado de São Paulo, atendo-se tão somente à questão processual.
Optou a FESP, ao ingressar com a Ação Discriminatória, requerer a citação editalícia (por edital) dos requeridos ao invés da citação pessoal, situação essa que dificulta em muito a defesa dos interessados no resguardo de seu patrimônio; ademais aludida opção se choca frontalmente com garantias constitucionais, tais como a do devido processo legal e da ampla defesa.
Acresça-se ao fato que, em muitos casos, apesar da possibilidade de identificar o morador, optou a FESP em declarar que a gleba, objeto da ação, possui ocupante desconhecido ou limitando-se a fornecer o prenome do ocupante, ignorando totalmente as demais informações para a citação.
Diante da realidade ora apontada, preventivamente, seria prudente o leitor realizar uma pesquisa mais detalhada nas ações já em trâmite, a fim de verificar se o seu imóvel encontra-se entre aqueles em que o Estado deseja que o Poder Judiciário declare tratar-se de terras devolutas, evitando assim a emissão da posse de glebas em favor do Estado.
Muitos "proprietários de imóveis" requeridos pela Fazenda do Estado de São Paulo nas referidas ações discriminatórias nem imaginam que foram citados por edital.

Melissa Schirmanoff
melissa.schirmanoff@hotmail.com

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

SPAssaros  © Ronaldo Dias

SPAssaros
© Ronaldo Dias

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor