Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 18 de Abril de 2008 - Nº 1955 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Litoral Norte espera 290 mil no feriadão
Maré cheia de Lua!


Caraguatatuba
População prestigia inauguração de Hipermercado em Caraguá
Inscrições para o PROMINP vão até o dia 25 de abril
Escola do bairro Indaiá será entregue à população neste domingo 20 de abril
"Time de Emprego" teve aulas inaugurais para duas turmas
Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil no Barranco Alto
Prefeitura inaugura ampliações em escolas e consultório odontológico
Caraguá conta com atrações esportivas no aniversário da cidade
2º Dia de Multiação Em Caraguatatuba
População prestigia Audiência Pública sobre Plano Diretor
Câmara entrega Títulos de Gratidão em Sessão Especial

Ilhabela
Polícia Civil desmonta rinha de galos em Barra Velha
1ª Pizza e Arte da FUNDACI

São Sebastião
Concurso público: instituto e prefeitura divergem sobre análise de recursos
Protestos marcam reunião da Petrobras com moradores do Itatinga
Moradores são notificados a providenciar lixeiras de acordo com a legislação
Prefeitura estuda levar às escolas “armadilha” contra mosquito da dengue
CIP está com inscrições abertas para curso de “Governança Hoteleira”
São Sebastião se destaca na Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa
Teatro Municipal recebe “O auto da compadecida”
São Sebastião enfrenta Caraguá na Liga de Malha
Cambury recebe Mutirão da Cidadania nesta sexta-feira
Vereador de São Sebastião solicita instalação de UTI Neonatal

Ubatuba
Evento tradicional da Região Sul é incluído em calendário oficial

SAI divulga Diagnóstico Sanitário-Ambiental de Itamambuca
Grupo vai analisar disputa de glebas
Cetesb mede poluição nas marinas
Projeto atende a uma recomendação do MP
Cariocas são atendidos em Ubatuba
I Curso de Foto Digital da Fundart chega ao fim. Próximo terá início dia 22
Campanha de Vacinação do Idoso tem início no próximo dia 26, em Ubatuba
Aprendendo a cantar na FUNDART
Ambientalistas enviam mais de 150 questionamentos referentes à Angra3

Programação Feriadão do Anchieta Café

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Litoral Norte espera 290 mil no feriadão
Prefeituras preparam shows para atrair turistas e lotar hotéis

Litoral Norte - Cerca de 290 mil turistas são esperados durante o feriado no Litoral Norte. A expectativa é que o movimento aumente a partir de hoje.
O mau tempo previsto pelo Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) poderá comprometer o feriadão, segundo as secretarias de Turismo de Ubatuba e Ilhabela.
Em Ilhabela, a expectativa é receber cerca de 18 mil turistas e a ocupação hoteleira não deve ultrapassar os 50%.
A previsão para Ubatuba, de acordo com o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, é que cerca de 50 mil turistas visitem o município no período. A rede hoteleira registrava cerca de 45% de ocupação até ontem. "Nossa grande atração será o evento 'Fandango Caçara', que acontece sexta e sábado no Sertão do Ubatumirim, a partir das 18h", disse.
Cerca de 120 mil turistas são esperados em São Sebastião, que terá como grande atrativo a 4ª Mostra Livre de Dança. A rede hoteleira espera fechar o feriado com 75% de ocupação.
Caraguatatuba espera receber 100 mil turistas, fechando 80% do setor hoteleiro. A cidade se preparou para as comemorações de seus 151 anos, que acontece no dia 20.
Shows, atrativos culturais, esportivos e de lazer irão tomar conta de Caraguá durante o feriado. Todos os eventos são abertos ao público e gratuitos.
Hoje, às 20h, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, o atrativo será o cantor Altemar Dutra Júnior.
Amanhã, às 22h, as atrações serão os shows dos grupos Soweto e Negritude Júnior. Já no domingo, a grande atração ficará por conta do grupo Jota Quest, que se apresenta às 23h. (Fonte: ValeParaibano)

Maré cheia de Lua!

Litoral Norte - Que ela é inspiração para os apaixonados todo mundo sabe, que ela abriga o guerreiro São Jorge alguns vêem, que ela foi explorada por nossos astronautas todos comprovamos e que ela influencia na maré dos oceanos, será que todo mundo entende?
A Lua é o nosso satélite natural. Como todo astro ela exerce uma força sobre o planeta Terra e é exatamente essa força que permite haver as subidas e descidas da maré. Sabiamente os moradores de Ubatuba utilizam as fases da lua para pescar e caçar alguns animais que habitam a areia da praia. Talvez o que nossos ilustres moradores não saibam é que todo astro possui uma massa (o que determina um peso). O Sol, a Lua e a Terra estão relativamente próximos uns dos outros devido a essa massa que gera uma força: a força da gravidade. Essa força diz que os corpos se atraem em função da massa e da distância entre estes corpos. Resumidamente, quanto maior for a massa dos corpos que se atraem maior será a força gravitacional, porém quanto mais distantes estiverem esses corpos menor será essa força. A Terra é sólida e a Lua também, uma atrai a outra, mas ninguém sai do lugar, entretanto os oceanos são líquidos e, portanto são eles que se movem pela ação da força gravitacional. Por isso que temos ao longo do dia subidas e descidas da maré. Mas lembre-se que a Terra está girando constantemente em torno de si, e que esse movimento de rotação determinará uma força resultante em pontos opostos da Terra. Hum? Que? Como assim? Veja bem, se aqui em Ubatuba está uma maré cheia porque a lua está atraindo a massa de água das nossas praias, lá do outro lado do planeta no Japão a maré também estará cheia devido à força resultante gerada pelo movimento de rotação da Terra em torno de si.
Quando perguntamos ao caiçara do bairro do Sertão da Quina, em Ubatuba, Aristides Félix dos Santos (69 anos) mais conhecido como Canéco, se a lua é importante para a pesca, ele afirma expressivamente que sim, e ainda completa dizendo que "o melhor momento para a pescaria é na época de água mais quente, que é na lua cheia, onde a maré está cheia, o peixe avança para praia, pois o limo, outros sedimentos, pequenos seres vivos, mariscos e folhas carregam alimento até a parte rasa, onde está rico em comida para os peixes, principalmente no peral, onde existem muitos buracos quando vaza a maré. Onde na maré cheia estes buracos estão com água o suficiente para os peixes procurarem comida e tornar a pesca mais atrativa". A sabedoria do pescador Canéco tem todo fundamento, pois ele sabe que durante as luas Cheia ou Nova a maré sobe muito mais e desce muito mais do que durante as luas Crescente e Minguante. Para entender melhor como isso funciona observe a figura que esquematiza a ação das luas sobre a maré.
Durante as luas Cheia ou Nova, temos um alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol, todos eles exercem ação da gravidade sobre os oceanos, e as forças gravitacionais da Lua se somam com as forças do Sol, por isso a maré sobe muito, invade a praia e faz nossos turistas perderem o guarda-sol, nessa fase temos a Maré Viva ou de Sizígia. Mas, durante as luas Crescente e Minguante, a Lua, a Terra e o Sol formam um ângulo de 90° entre si, e dessa forma a Lua exerce uma força de atração dos oceanos numa direção, e o Sol exerce essa força em outra direção, dessa forma as forças tendem a se anular, e a maré não apresentará variações bruscas de subida e descida, nessa fase temos a Maré Morta ou de Quadratura.
Devido à ação das forças apresentadas é que temos ao longo de um dia (24h) uma subida da maré, uma descida, outra subida e outra descida. Mas saiba que se a maré hoje esteve em seu momento mais cheia pelas 9 horas, amanhã ela estará na mesma fase somente pelas 9:50h. Esse atraso de 50 minutos entre os dias se deve ao fato de que, ao contrário da Terra que leva 24 horas para dar uma volta em torno do seu próprio eixo, a Lua leva 24 horas e 50 minutos para dar uma volta completa envolta da Terra.
Faça sol ou faça chuva, ela sempre está lá. Às vezes, cheia de tanto nos admirar, outras vezes exibida com seu olhar crescente sobre nossas praias. Mas nunca esqueça caro morador e turista ubatubense, por mais minguante que esteja seu ânimo, olhe para o céu, sorria, pois sempre há uma nova lua para se observar.                                        Camilo de Lillis Santos - Biólogo


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Parabéns Caragua!


Clique na seta para assistir.

População prestigia inauguração de Hipermercado em Caraguá

Caraguatatuba - Inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 17, mais um empreendimento em Caraguá. A família Shibata abriu as portas de um hipermercado que é o primeiro "atacarejo", com atacado e varejo do Litoral Norte.
A inauguração atraiu diversos consumidores e contou com a presença de autoridades, entre eles o prefeito José Pereira de Aguilar, que na ocasião esteve acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, e o Padre Marcos, que abençoou o local.
Além do hipermercado, com 14,5 mil metros de área construídos em um espaço de 25 mil metros e um amplo estacionamento e que gerou cerca de 350 empregos, o local ainda abriga anexos como farmácia, floricultura, banca de jornal, imobiliária, pet shop, lan house e chaveiro.
Na ocasião Aguilar ressaltou a importância dos investimentos que estão sendo feitos no município. "É importante os investimentos feitos pelas empresas que já estão aqui e também trazer mais investidores para o município, para que possamos gerar emprego e renda, com isso dar oportunidade para a pessoa que está a algum tempo a procura de trabalho a trabalhar e ter uma melhor qualidade de vida", disse Aguilar.
Segundo o proprietário do restaurante, lanchonete e pizzaria Guaruça, Roberto Toti, que fica em um dos anexos, diversos outros empregos foram gerados com o empreendimento. "Só em meu restaurante devo empregar entre 18 a 25 pessoas", afirmou Toti.
A Família Shibata é proprietária de cinco supermercados, cinco hipermercados e já se prepara para um novo investimento, na cidade de Bertioga receberá, que também será contemplada com um hipermercado. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Inscrições para o PROMINP vão até o dia 25 de abril

Caraguatatuba - O Prominp lançou ontem, dia 07 de abril, o Edital Seletivo Público do 3º ciclo de qualificação profissional, para cursos de níveis básico, médio, técnico e superior. A seleção pública faz parte do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), que irá oferecer 15.569 vagas em todo país, sendo que 736 são destinadas a Caraguatatuba. Entre os cursos oferecidos estão: encanador (224), mecânico ajustador (96), mecânico montador (96), montador (48), pintor (16), soldador de estrutura (48), soldador de tubulação (96), eletricista de força e controle (32) e eletricista montador (80). Para a maioria das vagas disponibilizadas o nível de escolaridade solicitado é o básico, com exceção das duas últimas, cuja exigência é o nível médio. O estado de São Paulo tem o total de 3.726 vagas.
As inscrições estarão abertas de 07 a 25 de abril e poderão ser feitas pelo site do programa - www.prominp.com.br - ou na agência do correio situada na avenida Altino Arantes, 534 - Centro. A taxa de inscrição é de R$ 19,00 para o nível básico e R$ 33,00 para nível o médio. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa e os locais de provas serão informados no cartão de confirmação.
Agendada para o dia 25 de maio de 2008, a prova nacional será realizada em todas as cidades que possuem oferta de vagas. Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300,00 mensais para nível básico e R$ 600,00 para nível médio.
É importante ressaltar que a participação nos cursos do Prominp não garante emprego após a conclusão do curso. O objetivo é oferecer cursos para melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural.
Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no Edital, que está disponível para consulta e download nos sites do Prominp ( www.prominp.com.br ) e da Cesgranrio ( www.cesgranrio.org.br ) e também no local de inscrição. Outras informações poderão ser obtidas na Central de Atendimento Cesgranrio: 0800 701 2028 e no "Fale Conosco" do site do Prominp.
Cronograma do Processo Seletivo
LANÇAMENTO DO EDITAL: 07 de abril de 2008;
INSCRIÇÕES: 07 a 25 de abril de 2008;
PROVA NACIONAL: 25 de maio de 2008;
GABARITO: 26 de maio de 2008;
RECURSOS: 28 e 29 de maio de 2008;
RESULTADO: 10 de junho de 2008.
Contatos com
Patricia Jacopucci - 13 3208-7607
E-mail: patriciaj.seebla_eng@petrobras.com.br

Escola do bairro Indaiá será entregue à população neste domingo 20 de abril
Esta será a terceira unidade escolar do bairro, que já possui uma EMEI e uma EMEF e atende atualmente uma demanda de quase 900 alunos

Caraguatatuba - Neste domingo, data oficial do aniversário de Caraguatatuba, a população recebe mais um presente da Prefeitura Municipal, com a inauguração da EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental, Profª. Maria Elma Mansano, no bairro Indaiá, na região central do município.
Esta será a terceira escola do bairro, que atualmente atende 855 alunos, entre EMEF (638 alunos) e EMEI (217 alunos) residentes no local e também nos bairros mais próximos, e com a unidade, será possível atender 300 alunos a mais na rede de ensino municipal, suprindo toda a demanda existente.
A escola possui 10 salas de aula, e ainda laboratório de informática e biblioteca, além da ótima localização, ao lado do CEFET (prédio do antigo Ceprolin) e próximo à EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez, no Indaiá.
Esta foi mais uma reivindicação da população atendida pela Prefeitura de Caraguá, que tem a Educação como uma de suas prioridades, visando garantir um futuro com melhores oportunidades para os futuros cidadãos.
A EMEF Profª Maria Elma Mansano fica na avenida Rio Grande do Norte nº 480, no Indaiá. Participe das comemorações dos 151 anos de Caraguá. No aniversário da cidade, quem ganha o presente é a população. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

"Time de Emprego" teve aulas inaugurais para duas turmas nesta quinta-feira 17
O programa Time de Emprego teve início nesta quinta-feira, dia 17, na sede do PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá. Foram formadas duas turmas, com 20 alunos cada uma, nos períodos da manhã e da tarde

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, que em Caraguatatuba funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, pela SECAD - Secretaria da Administração, e a SERT - Secretaria do Emprego e relações do Trabalho do Estado de São Paulo, deu início ao programa "Time de Emprego", durante as comemorações do aniversário de 151 anos do município.
Nesta quinta-feira, dia 17 de abril, foram realizadas na sede do PAT as aulas inaugurais das duas turmas formadas para a realização do programa. A primeira aula aconteceu para a turma da manhã, às 9h, e a segunda, às 14h. Pela manhã, o Secretário de Administração, Luiz Antônio Figueiredo Junior compareceu à sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador, para junto com a diretora do órgão, Elmar Soares de Farias Ferreira, dar as boas vindas aos participantes do curso, que está sendo realizado com o objetivo de colocar profissionais atualizados, de acordo com suas próprias habilidades.
O "Time de Emprego" é uma proposta da SERT implantada desde 2001, que desde então já recolocou 70% dos participantes do projeto de volta no mercado de trabalho.
A capacitação é composta por 16 reuniões, com encontros que acontecerão uma vez por semana, durante 3 horas, ministrados pelas facilitadoras do PAT, Renata Aparecida Soares e Daniela Aparecida dos Santos.
Fazendo parte do "Time de Emprego", conforme a SERT, o participante do curso faz a escolha certa no mercado de trabalho e conseqüentemente atinge suas metas na busca de uma recolocação profissional. "Isso resgata a auto-estima, criando perspectivas de vida, tanto no mercado informal como no formal. Durante o curso, nós verificaremos as maiores dificuldades dos trabalhadores e desenvolveremos métodos eficazes para suprir essas necessidades. Assim, cada cidadão terá nova e grande oportunidade de retornar ao mercado de trabalho", destacaram Renata e Daniela.
Para obter mais informações sobre o "Time de Emprego" e as datas em que as inscrições serão novamente abertas, basta comparecer ao PAT, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Taubaté nº 520, no Sumaré, em Caraguá. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil no Barranco Alto no aniversário da cidade
A Prefeitura inaugura mais uma obra dentro da programação dos 151 Anos de Caraguatatuba: o bairro do Barranco Alto ganha Centro de Educação Infantil
que leva o nome de João Lino da Cruz


Caraguatatuba - A população comemora com a Administração mais uma escola construída. Como parte das comemorações dos 151 Anos de Caraguatatuba, o bairro do Barranco Alto ganha um Centro de Educação Infantil João Lino da Cruz no dia 18 de abril. A inauguração acontece a partir das 16h30.
Com um total de 322,25 m² de área construída, a escola conta com pátio coberto e pátio descoberto, três salas de atividades, um berçário, um lactário, um higienizador - banheiro para os bebês - um banheiro adaptado para portadores de deficiências, uma lavanderia, dispensa com cozinha e refeitório. Conta ainda com administração, banheiros infantis masculino e feminino, cada um com três mictórios, três pias e três chuveiros.
A nova escola vai atender uma média de 120 a 140 crianças, com idade entre 0 e 3 anos e 11 meses em período integral do bairro do Barranco Alto e imediações.
Sua localização beneficia as famílias que têm mais de uma criança na escola, por ser próxima a EMEI João Benedito Marcondes, otimizando o tempo de levar e buscar seus filhos diariamente. No aniversário da cidade, a Prefeitura de Caraguá entrega mais uma obra em prol da educação, umas das prioridades da administração municipal.
Biografia de "João Lino da Cruz" - João Lino da Cruz nasceu no bairro Pau D'Alho em Caraguatatuba, no dia 24 de julho de 1944. Veio morar no centro da cidade com 14 anos de idade, com sua família por causa da doença do pai. Por 8 anos trabalhou na casa Estrela, uma loja que vendia produtos diversos, desde eletrodomésticos até produtos alimentícios. Casou-se aos 19 anos com Sílvia Maria da Silva, com quem teve 6 filhos, sendo 4 naturais e 2 adotivos e 10 netos.
Após a catástrofe de 1967, mudou-se com a família para a cidade de Leme, interior de São Paulo, onde foi tentar uma vida melhor. Com o insucesso profissional, voltou para Caraguá sete meses mais tarde e fixou residência no bairro Poiares.
Em 1969, João Lino pertencia ao quadro de funcionários da Sudelpa, ao ser emprestado para a Prefeitura por dois anos na administração do ex-prefeito José Sidnei Trombini e foi candidato a vereador em duas eleições. Passados os dois anos na prefeitura, voltou a desenvolver suas funções na Sudelpa, onde permaneceu até a sua aposentadoria.
Durante 15 anos de sua vida, dedicou-se à comunidade e como sempre foi um homem religioso. João Lino ajudou na construção da Igreja São João Batista, no bairro onde residiu.
No dia 10 de abril de 2005, faleceu deixando saudades em parentes e amigos que conquistou durante seus 61 anos de vida. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura inaugura ampliações em escolas e consultório odontológico

Caraguatatuba - Como parte da programação do aniversário de Caraguá, a Prefeitura Municipal programou uma série de ações e benfeitorias como construções e ampliações de prédios públicos e escolas.
Já foram inauguradas duas ampliações em escolas - as EMEFs Profª Antonia Antunes Arouca no Massaguaçu e Luiz Ribeiro Muniz na Martin de Sá, receberam pintura e cobertura da quadra de esportes, melhorias solicitadas pelas duas comunidades visando proporcionar qualidade de vida escolar das crianças, prontamente atendidas pelo prefeito José Pereira de Aguilar.
No dia 19, sábado, estão previstas mais três inaugurações: às 16h30 inauguração da ampliação na Emef. Prof.Maria Aparecida Ujio no Porto Novo, que recebe mais 3 salas-de-aula, atendendo cerca de 90 novos alunos; às 17h30 - Inauguração da Ampliação do CEI/ EMEF Profª Leonor Mendes de Barros, no Travessão, que também ganha três salas de aula com atendimento previsto para 60 alunos da área de Educação Infantil, e às 18h30 acontece a Inauguração da Ampliação do Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Célia Rocha Lobo, no Perequê-Mirim, que atenderá cerca de 40 alunos, com as duas novas salas novas que serão inauguradas nesse dia. O consultório odontológico do CEI também recebe novo equipamento.
Participe da programação dos 151 Anos da cidade. No aniversário de Caraguá, o presente é para a população! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá conta com atrações esportivas no aniversário da cidade

Caraguatatuba - Muitas competições já estão em andamento em Caraguatatuba e já foram realizadas para comemorar o aniversário da cidade, que completará 151 anos no dia 20 de abril. Outros eventos também acontecerão devido a data comemorativa.
No dia 19, sábado, será realizado o Campeonato Municipal de Vôo Livre, com concentração na Praia do Centro, às 9h. Na mesma data ocorrerá o Campeonato Municipal de Skate, às 10h, na Praça Ton Ferreira. No período da tarde, acontecerá a Prova Pedestre Aniversário da Cidade, a partir das 15h, na Rua da Praia.
No domingo, dia 20, está marcada a final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo, com os times da LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol). A decisão será às 17h, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
A Copa Tiradentes, já em andamento em Caraguá, terá a sua finalíssima na segunda-feira, 21, na quadra do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG).
Fechando as comemorações dos 151 anos da emancipação política administrativa, no dia 26, haverá a 2ª etapa do Paulista de Futevôlei. Dias 26 e 27 Caraguá receberá a 1ª Etapa Estadual de Arena (Arte Marcial Brasileira), no CEMUG.
Também criada para celebrar o 151º aniversário de Caraguatatuba, está em andamento na cidade, o 3º Torneio de Tênis e a Copa SESC de Futsal. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

2º Dia de Multiação em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Será realizado no dia 26 de abril pela Prefeitura Municipal de Caraguatauba/SP o evento Multiação, que acontecerá no bairro do Travessão, que tem como objetivo atender a população daquele bairro com diversos serviços gratuitos, tais como Vacinação do Idoso, Verificação de Câncer Bucal, esclarecimento junto a vários órgãos do Município, 2º Via de Certidões de Casamento e Nascimento, Corte de Cabelos entre outros.
O 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior através da 2º Cia PM irá participar do evento com os Policiais Sd PM De Paula e Sd Fem PM Lígia, ambos instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência), cuja meta é de orientar e alertar as crianças e adolescentes presentes sobre os males do consumo de álcool, cigarro e outras drogas, haverá recreações elaboradas pelos Policiais do Proerd. (Fonte: 20BPM)

População prestigia Audiência Pública sobre Plano Diretor
Sociedade abordou temas ligados ao desenvolvimento do município

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba ficou praticamente lotada na tarde de ontem - quarta-feira - 16 de abril, para a 3ª e última Audiência Pública sobre o Plano Diretor, que reuniu Sociedade Civil, Vereadores e Técnicos da Prefeitura. Agora o Projeto receberá emendas dos Vereadores antes da discussão final e votação em plenário.
Cerca de 50 pessoas estiveram presentes nas galerias da Câmara Municipal de Caraguatatuba para acompanhar, discutir e tirar dúvidas, com os Vereadores e Técnicos da Prefeitura sobre o Projeto de Lei Complementar que atualiza o Plano Diretor do município. A terceira e última Audiência Pública sobre o assunto teve início às 16h10 e terminou após às 18h15.
Estiveram presentes pela Câmara os Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), Presidente da Câmara e da Audiência Pública; Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), Vice-Presidente do Legislativo; Juarez Pereira Pardim (DEM), 2º Secretário da atual Mesa Diretora; Aurimar Mansano (PTB); Omar Kazon (PR); Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), 1º Secretário da Mesa Diretora, Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (DEM) e Celso Pereira - Celsinho (DEM), além do consultor da Câmara para o Plano Diretor, o Engenheiro Nilton de Oliveira e Silva.
Pela Câmara faltaram apenas os Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB) e Germino de Souza (PPS), este último acamado devido a problema cardíaco.
Dentre os Técnicos da Prefeitura e membros da Sociedade Civil Organizada, compareceram Ricardo Analha, Presidente da AEAA-C (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos - Caraguatatuba), o Arquiteto Paulo André, a advogada Márcia Palhares e o Secretário de Meio Ambiente, Auracy Mansano, ambos pela Prefeitura Municipal. O Promotor de Justiça da Cidadania e Meio Ambiente, Fábio Franco Lima não compareceu, devido a várias audiências no Fórum de São Sebastião.
O encontro se resumiu a elaboração de perguntas por parte da população e dos Vereadores e que foram respondidas pelos Técnicos da Prefeitura. Após a Audiência Pública o Projeto segue para a elaboração de emendas, por parte dos Parlamentares, para posteriormente seguir para o plenário do Legislativo, quando será discutido e votado em 2 turnos.
Foram feitas perguntas sobre retirada de areia da praia, sobre a composição dos Técnicos que elaboraram o Plano Diretor, Educação Ambiental, Área Rural na região Sul do município, o Aterro Sanitário Regional do Litoral Norte e as Áreas de Proteção Ambiental.
O Presidente da Câmara e da Audiência Pública, Vereador Wilson Gobetti finalizou o encontro agradecendo a presença de todos e explicando que após o evento o Projeto seguirá para as Comissões Permanentes e em seguida, para as emendas que os Vereadores desejarem incluir, para só depois ir a plenário para discussão e votação. Para Gobetti este foi o melhor encontro sobre o assunto. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara entrega Títulos de Gratidão em Sessão Especial
Honraria é baseada em Lei Municipal

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 18 de abril - sexta-feira, às 19h30, no seu plenário a tradicional Sessão Solene para entrega dos Títulos de Gratidão Caiçara. A cerimônia está na sua 7ª Edição e neste ano, entregará também Títulos de Cidadão Caraguatatubense e Gratidão Caiçara a 3 (três) Vereadores, conforme Projeto de Resolução.
O Título de Gratidão Caiçara é concedido a todo aquele nascido em Caraguatatuba - Caiçara Nato - que desenvolve algum trabalho ou realiza Serviço de Relevância ao município. A autoria da honraria é do Ex-Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia, em 2002.
Já a Resolução 05/2002 tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PR) e concede aos Vereadores os Títulos de Cidadão e de Gratidão Caiçara, respectivamente para quem nasceu aqui e fora do município, após o terceiro ano de mandato.
Este ano a cerimônia irá premiar 7 (sete) pessoas com o Título de Gratidão Caiçara e 3 (três) Vereadores com Títulos de Cidadão (2) e Gratidão (1).
Recebem a honraria de Gratidão Caiçara as senhoras Jadir Gouveia e Tereza de Jesus Seraphim e os senhores José Augusto, Ademir Paulino Ferreira, Antonio Evangelista, Jorge Pereira e Sávio Luis dos Santos, mais conhecido como Leoa, comerciante do ramo de sorveteria, herdeiro natural da receita do Sorvete Artesanal.
Na segunda parte da sessão, recebem os Títulos de Gratidão Caiçara e Cidadão Caraguatatubense, respectivamente os Vereadores Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), Germino de Souza (PPS) e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Polícia Civil desmonta rinha de galos em Barra Velha

Ilhabela - Na noite da última segunda-feira, dia 14, a equipe do setor de investigações gerais (SIG) de Ilhabela, coordenada pelo Delegado de Polícia, Jairo Garcia Pereira, conseguiu desmontar uma rinha de galos na rua Projetada 46, n.º 119, no bairro Barra Velha, em Ilhabela.
Segundo informações do delegado, os investigadores passaram a suspeitar do local, onde havia uma casa em reforma, por causa da intensa movimentação de pessoas e o forte barulho dos animais.
Quando chegaram ao local, encontraram C.P.B., pedreiro, 45 anos, proprietário do local e no andar inferior da casa, os investigadores observaram cerca de 10 viveiros de madeira, 25 galos índios, uma arena circular de espuma, onde os galos são colocados para brigar, conhecida por rebolo, ração para aves, e oito pessoas, todos maiores de idade e moradores de Ilhabela.
A polícia informou que as pessoas já se preparavam para iniciar uma “rinha” com os galos. Além dos galos, um pássaro da espécie “trinca ferro” era guardado dentro de uma caixa de leite furada e amarrada com um saco plástico; alguns galos estavam machucados e com esporas cortadas; todos foram conduzidos até a Delegacia local, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência por crime de maus tratos aos animais, previsto pelo art. 32 da lei 9.605/98.
As testemunhas explicaram que a rinha funcionava a cerca de seis meses e que eram realizadas apostas, geralmente de pequenos objetos, como relógios. C.P.B. informou que os galos são parte de seu criadouro, que tem como diversão, e negou que no local sejam feitas rinhas. Depois de ouvir os depoimentos, a polícia civil liberou todas as pessoas, por volta das 23h30.
O Instituto de Criminalística (IC) de São Sebastião foi acionado e esteve no local da rinha para realizar perícia. De acordo com o delegado Jairo, os galos foram entregues a pessoas idôneas que ficarão responsáveis por cuidar e tratar dos animais; o pássaro “trinca ferro” será entregue à Polícia Ambiental, que deve repassá-lo à Fundação Animália.
O caso será encaminhado à Vara Distrital de Ilhabela e se condenado, C.P.B. pode pegar de três meses a um ano de detenção e multa. (Fonte: Imprensa Livre)

1ª Pizza e Arte da FUNDACI

Ilhabela - A Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal da Cultura e FUNDACI (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), realizará no próximo sábado, 19, no Galpão das Artes, às 20h00, a primeira Pizza e Arte.
Trata-se de um rodízio de pizza ao som da Orquestra Popular de Ilhabela. Os convites são limitados. Mais informações pelos telefones, 3896.1571, 3896.3971. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Concurso público: instituto e prefeitura divergem sobre análise de recursos

São Sebastião - Termina hoje o prazo para interposição de recursos referentes ao concurso público da Prefeitura de São Sebastião. Até às 16h de ontem, haviam sido protocolados 27 recursos segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura.
Após o encerramento do prazo, os recursos devem ser analisados por uma comissão. Em contato com a assessoria de imprensa do Instituto Cetro (empresa responsável pela realização do concurso), a informação é de que os recursos serão examinados pelo próprio instituto. A reportagem tentou confirmar a informação junto à assessoria de imprensa da prefeitura, mas a resposta foi de que a comissão é formada por funcionários da administração municipal.
A resposta da prefeitura está baseada na portaria 22/08, assinada em janeiro pelo prefeito Juan Garcia, que instituiu uma comissão organizadora e examinadora do concurso público. Consta na comissão, o nome de sete funcionários, seis deles lotados na Secretaria de Administração e um na Secretaria de Assuntos Jurídicos.
Os recursos podem ser protocolados no Departamento de Recursos Humanos da prefeitura, localizado na Rua Rita Orselli, nº 161, na Vila Amélia, até às 17h desta quinta-feira.
Anulação
Alheio às divergências sobre a quem compete a análise dos recursos, o candidato ao cargo de motorista, Renato Ferreira, espera pela anulação de duas questões. Em uma delas, é indagado o plural de “temor, ancestral e desolação”. Segundo o gabarito, a resposta correta seria a letra E: “temoris, ancestrais e desolaçãos”.
Já o candidato Guilherme Silva Neto alega que as questões das provas para motorista e agente de combate a endemias deveriam ser iguais até a questão número 25, mas no gabarito há respostas diferentes para a questão número 3.
Candidato ao cargo de fiscal de posturas, Joel Felizardo protocolou recurso pedindo anulação da questão 40. Ele alega que no enunciado da pergunta, onde estava escrito “corrupção passiva”, o certo seria “corrupção ativa”. “O cargo é bastante concorrido e uma questão pode fazer a diferença na classificação final”, entende Felizardo. De acordo com o edital, o ponto relativo a uma questão anulada será atribuído a todos os candidatos.
Dos 13.474 inscritos para as provas do último fim de semana, 2.675 não compareceram aos locais, registrando 24,7% de abstenção. No próximo domingo, serão aplicadas provas para 6.392 candidatos que se inscreveram para os cargos de biólogo (234), dentista (752), enfermeiro (1.459), farmacêutico (426), fisioterapeuta (653), fonoaudiólogo (316), nutricionista (323), psicólogo (822), terapeuta ocupacional (138), veterinário (239), médicos de várias especialidades (91), auxiliar de enfermagem (416), protético (23) e técnico de enfermagem (500). (Fonte: Imprensa Livre)

Protestos marcam reunião da Petrobras com moradores do Itatinga

São Sebastião - “Queremos respostas coerentes. Se for preciso remover, claro que sairemos, mas precisamos de respostas claras”, afirmou Wilton Vieira dos Santos, morador da rua Tancredo Neves, no bairro Itatinga, resumindo o sentimento de incômodo vivenciado pela maior parte dos moradores que não se sente bem informada diante das incertezas quanto ao futuro da área azul.
A afirmação ocorreu na reunião de terça-feira à noite entre representantes da Petrobras, Prefeitura Municipal de São Sebastião e moradores do Itatinga no Tebar Praia Clube.
No encontro, para prestar os demais esclarecimentos, estavam presentes o gerente regional de segurança, meio ambiente e saúde da região de São Paulo e Centro Oeste da Petrobras, Marcos Vinícius; o jornalista da Petrobras, Rodrigo Farias; o assessor jurídico da Secretaria de Saúde, Antônio Carlos Nisoli; a médica da Petrobras, Cinthya Bellido e, para intermediar as discussões, compareceu ao evento o biólogo e assessor da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Sebastião, André Cabral.
Diante da expectativa dos moradores quanto aos resultados do relatório da área azul, Marcos Vinícius afirmou que o documento já estará à disposição do público na Cetesb e na Prefeitura de São Sebastião na próxima semana. Ele informou também que a Petrobras tem buscado no mercado internacional um tratamento que retire os resíduos sem a necessidade de remoção das casas. “Mas isso tudo só será realizado mediante o sucesso dos testes e a aprovação da Cetesb”, enfatizou Marcos Vinícius. O assessor da Secretaria de Meio Ambiente explica que esta remoção seria uma remediação in situ, quando, no próprio local, o produto é eliminado através de microorganismos ou resíduos que inibam o poder de contaminação.
Outra moradora que manifestou insatisfação quanto à demora nos resultados das perícias no local foi Débora Ramos. “Parei de construir minha casa já faz um ano e em toda a reunião que venho é quase a mesma coisa”, relatou a moradora que reside na rua Itatinga. Em relação ao prejuízo com obras na área, Cabral lembrou que comprovantes de todos os gastos com construções ou possíveis reformas destas casas devem ser guardados para que eles sejam ressarcidos no futuro.
Quanto ao que já foi feito e o que ainda será realizado no local, o jornalista da Petrobras, Rodrigo Farias, ressaltou que o cadastramento dos imóveis e o levantamento de informações sobre o solo e a água subterrânea já foram concluídos. Em andamento, segundo ele, estão a elaboração do plano de ação, que ainda precisa ser aprovado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Cetesb e a inserção no banco de dados do cadastro dos imóveis para posterior avaliação.
Em relação à remoção dos resíduos da área vermelha, onde não existem mais casas, Farias justificou que ainda não foi possível realizar já que não obtiveram sucesso na negociação
com as três casas existentes na área limítrofe. “Fechamos uma negociação, mas não foi possível fechar com as outras duas casas”, explica o jornalista.
Ele lembra também aos moradores que, antes de qualquer vistoria, a identificação dos empregados e contratados da Petrobras.deve ser exigida.
Rodrigo também lembrou que da última reunião até agora a Petrobras recebeu duas liminares da Justiça referente a residências do local. “A primeira era um pedido de retirada de uma moradora que a princípio foi aceito pela Justiça; mas de entrarmos com recurso foi negado, pois ficou comprovado que ela não residia na área azul; o outro pedido, referente a retirada de oito casas no local conseguimos adiar por mais 30 dias para tentarmos negociar com os moradores de forma igualitária”, analisa o jornalista.
Ele explica que não é somente o imóvel que passa pela avaliação, mas os aspectos sócio-econômicos também.
Questões relacionadas ao consumo de alimentos plantados no local também foram abordadas. No entanto, representantes da Petrobras ficaram de saná-las na próxima reunião, marcada para o dia 13 de maio. De qualquer forma, a mesa recomendou que não haja o consumo até que se tenha absoluta certeza de que é seguro.
“Vou continuar comendo o que plantei ali, porque não vai ser um dia a mais ou a menos que redimirá a Petrobras do que já está me contaminando há 19 anos”, afirmou Gilmara Batista de Oliveira, moradora da rua São Benedito, desacatando a recomendação.
De acordo com o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, desde maio de 2006, quando a Prefeitura entrou em contato com a Cetesb para avaliar o quarteirão que hoje é delimitado área azul e vermelha, a Prefeitura acompanha os moradores do local. “Logo no início, enviamos uma equipe que ia de casa em casa para preencher as fichas de cadastro das residências e sempre estivemos abertos para redimir as dúvidas”, ressalta André Cabral em resposta as reclamações referentes à falta de informações sobre o caso. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores são notificados a providenciar lixeiras de acordo com a legislação

São Sebastião - O setor de fiscalização da Prefeitura de São Sebastião está notificando os moradores do bairro das Cigarras a providenciarem a adequação das lixeiras conforme estabelece a lei municipal 1.378/99, que responsabiliza o dono ou ocupante do imóvel pelo acondicionamento adequado dos resíduos gerados.
Os proprietários que não residem no município estão sendo intimados a regularizar a situação de suas lixeiras pelos Correios.
A atividade foi iniciada no mês de fevereiro de 2008 e até o momento cerca de 80 notificações foram emitidas pelos fiscais.
De acordo com a Seop, a lixeira deve ter espaços diferenciados para o lixo úmido (restos de comida, varrição, bitucas de cigarro, etc) e à sucata (papel, vidro, plástico e metal), que por ter mais volume necessita de uma área maior.
Outra orientação da secretaria é construir a lixeira nos limites do imóvel de maneira que o coletor tenha acesso e não sobre a calçada, que é destinada aos pedestres. Além disso, para evitar que algum animal rasgue os sacos de lixo, a alternativa é implantar uma portinhola, com trinco simples, para o coletor abrir e fechar, além de observar os horários da coleta. Uma outra sugestão é analisar as reais necessidades no momento de adquirir os produtos para evitar desperdícios e, por conseqüência, diminuir o volume dos resíduos gerados nas casas. Dessa forma, o cidadão poupa dinheiro e ainda contribui para a manutenção da vida no planeta. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura estuda levar às escolas “armadilha” contra mosquito da dengue

São Sebastião - Um aparato simples, que pode ser confeccionado com aquilo que o mosquito Aedes aegypti mais gosta - garrafa plástica de água - pode ser a arma contra o transmissor da dengue. O material foi apresentado à Secretaria de Educação de São Sebastião (Seduc) que vai levar a proposta para as escolas da rede municipal. A idéia é orientar os alunos para que eles sejam multiplicadores em seus bairros.
O “equipamento” foi descoberto pelo cientista Maulori Cabral, professor de microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pesquisadores da instituição e da Fiocruz. A armadilha ganhou o nome de "mosquitérica".
Para confeccioná-la são necessários garrafa pet, microtule, lixa, fita isolante, alpiste ou ração semelhante para animal pequeno e tesoura. Mas, antes de montar o “equipamento”, é preciso verificar se não tem nenhum outro vasilhame que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito.
De acordo com a diretora pedagógica da Seduc, Genoveva Pons Garcia, o grupo da Educação que trabalha em parceria com a Secretaria da Saúde vai elaborar uma cartilha ensinada o “passo a passo” para montagem da armadilha.
A garrafa é cortada, a boca coberta com o microtule, dentro vai arroz triturado e depois água. Uma parte da garrafa é encaixada na outra e vedada com fita isolante. O mosquito vai colocar os ovos perto da água. As larvas nascem, passam pela tela para comer lá embaixo. Elas crescem e não conseguem voltar pela tela, ficando presas dentro da garrafa e morrem. É necessário que armadilha seja bem lavada pelo menos uma vez por mês para a retirada das larvas.
A idéia de levar às escolas é para trabalhar com as crianças que podem apresentar o projeto para a comunidade e serem multiplicadores das ações de combate ao mosquito. Desde o início do ano, São Sebastião registrou três casos confirmados da doença, sendo um importado e os outros contraídos no bairro Topolândia, na região central. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

CIP está com inscrições abertas para curso de “Governança Hoteleira”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), está com inscrições abertas até o dia 23 de abril (quarta-feira), no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), para o curso de “Governança Hoteleira”, que será realizado às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde com carga horária total de 80 horas.
As inscrições podem ser feitas por beneficiários dos programas sociais de transferência de renda além de toda a comunidade interessada em ter noções de todas as atividades de um hotel ou pousada. A governança executa funções de supervisão dos serviços das camareiras, café da manhã e atendimento do estabelecimento ou até em residências.
O módulo prático do curso será desenvolvido na Pousada do Fort, localizada no Pontal da Cruz. A exigência é ter Ensino Fundamental básico (até a 4ª série).
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, afirma que o curso é mais um investimento na população necessitada em se aperfeiçoar e buscar uma profissão. “Temos muitos hotéis e pousadas no município. O curso oferecido pela Prefeitura será um instrumento a mais no desenvolvimento social e procura por um emprego no mercado de trabalho”, disse Ana Margarida.
Inscrições e informações no CIP, que fica na Rua Antônio Pereira da Silva, 56, no bairro da Topolândia, ao lado da Creche Adriana Vasques Fernandes. O telefone é o (12) 3892-5535. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião se destaca na Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa

São Sebastião - São Sebastião disputou no último domingo (13/4), em Cruzeiro, a 1ª etapa da Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa. Entre mais de 300 competidores de toda a região, os sebastianenses se destacaram com a conquista de bons resultados para o município.
Na categoria Masculino Sênior, São Sebastião subiu ao lugar mais alto do pódio com o atleta Eloi Marcos de Barros. Já no Feminino Infantil, o destaque ficou para Mayara Cardim, que obteve o segundo lugar. A equipe caiçara também foi representada pelos mesatenistas Paulo Henrique Santos (Masculino Mirim), Alexandre Dantas (Masculino Infantil), Isabele Pereira (Feminino Juvenil), além de Felipe Moledo e Carlos Eduardo Santos (Masculino Juvenil).
De acordo com o técnico José Ricardo Estevaletto, nesta etapa a equipe mostrou ter condições de buscar resultados melhores em outras provas. “Os nossos atletas tiveram uma grande evolução com relação ao ano passado. Acredito que eles podem trazer outras conquistas para a cidade”, ressaltou Estevaletto.
Agora, os sebastianenses que contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), disputarão a 2ª etapa da competição, prevista para o dia 4 de maio (domingo), a partir das 9h, na cidade de Mogi das Cruzes. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Teatro Municipal recebe “O auto da compadecida”

São Sebastião - O grupo de Teatro Itatoporia será a atração na próxima quinta-feira (24/4), às 10h, 14h e 20h com a peça “O Auto da Compadecida”. Os ingressos custam R$ 3 (preço único) e toda a renda será destinada para a produção dos próximos espetáculos dos organizadores.
A atração, que ocorre no Teatro Municipal, tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). “O Auto da Compadecida" é uma peça em forma de auto, em três atos, escrita em 1955 por Ariano Suassuna e caracteriza uma comédia de estilo “sacramental”, já que destaca problemas e situações da cultura no Nordeste do Brasil.
Os ingressos podem ser adquiridos no Teatro Municipal e outras informações sobre a peça pelo telefone (12) 3892-4489. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião enfrenta Caraguá na Liga de Malha

São Sebastião - A equipe do Clube Amigos da Malha de São Sebastião disputa neste domingo (20/4) a terceira rodada do Campeonato da Liga Sebastianense da modalidade, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba. O jogo será contra o Indaiá, equipe anfitriã, a partir das 9h.
Para essa partida o time sebastianense terá a representação dos jogadores Paulo, Fabrício, Junior, Aurélio, João, Wallace, Carlos Alexandre, Evair, Erick, Diogo, Alexandre e Marcelo. “Nosso grupo é misto, pois conta com a participação de atletas novos e experientes”, conta o treinador José Francisco da Silva, o “Seu Zico”.
No entanto, o técnico alerta para a força do time da casa. “O nosso adversário tem um grupo que joga há muito tempo junto e esse entrosamento contribui para um bom desempenho”.
Além do confronto entre Clube Amigos da Malha de São Sebastião e Indaiá, a Liga Sebastianense terá o jogo entre Unidos do Barranco Alto, também de Caraguatatuba e Clube Amigos da Barra Velha, de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Cambury recebe Mutirão da Cidadania nesta sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza nesta sexta-feira (18/4), a partir das 9h, mais uma edição do Mutirão da Cidadania, desta vez em Cambury, na Costa Sul do município. A proposta é orientar e conscientizar os moradores em relação aos cuidados com o meio ambiente e a importância de manter o bairro limpo. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as pastas de Administração, Saúde, Subprefeituras e Governo. O programa atua, ainda, com outros temas ligados ao meio ambiente como, por exemplo, a Agenda 21 e a maneira correta de acondicionar o lixo e a sucata. Os funcionários também ouvem as reivindicações da comunidade para, posteriormente, elaborar um diagnóstico do bairro com o objetivo de facilitar o planejamento da Prefeitura.
Mais informações sobre o Mutirão da Cidadania pelo telefone (12) 3892.6000.
Reunião Comunitária - O bairro de Cambury recebe na próxima quarta-feira (23/4) a 58ª Reunião Comunitária. O encontro será realizado na EM Cambury, a partir das 18h30. Na ocasião, os munícipes podem apresentar suas sugestões e tirar dúvidas com o prefeito Dr. Juan Garcia e seu secretariado. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador de São Sebastião solicita instalação de UTI Neonatal

São Sebastião - O vereador suplente de São Sebastião, Mário Augusto Coutinho (PSDB), por meio de um requerimento, solicita informações sobre a possibilidade da instalação da UTI Neonatal na cidade.
"Por falta de UTI Neonatal, várias parturientes e crianças prematuras são transferidas para outras cidades", explica.
Coutinho questiona se a Prefeitura tem intenção de construir uma UTI Neonatal e, em caso positivo, quando pretende iniciar a obra.
"É preciso verificar a viabilidade da Unidade, pois é uma causa nobre. Eu peço que os vereadores assinem o requerimento junto comigo para fortalecer a reivindicação", disse o vereador.
O vereador José Cardim de Souza (PP) parabenizou o vereador Coutinho pelo requerimento e convidou-o para uma reunião com o prefeito Juan Garcia (PPS). (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Evento tradicional da Região Sul é incluído em calendário oficial

Ubatuba - Aprovado por unanimidade na última Sessão de Câmara, 15, o Projeto de Lei que autoriza o Executivo Municipal a incluir no calendário oficial de eventos do Município de Ubatuba a tradicional festa de Nossa Senhora das Graças no bairro do Sertão da Quina. O Projeto de Lei nº 21/08 aprovado prevê ainda a participação da iniciativa pública e privada na colaboração do evento.
No uso da tribuna em defesa do projeto o Padre Sérgio Lúcio falou da importância de se reconhecer como oficial a tradicional festa, falou da importância religiosa e até econômica do evento, já que em muitos lugares, além de fortalecer a fé, como função social fortalece a geração de emprego e renda através do turismo religioso, comentou ainda de que o projeto é muito bem vindo pela comunidade da região.
A festa teve seu início nos encontros das famílias em 1915, quando na ocasião quatro meninas avistaram na região a imagem de uma mulher jovem e que a elas fora dada algumas instruções. Eram as meninas: Iria Rosa de Oliveira de 06 anos, Joana Félix de 07 anos, Benedita Januária de 05 anos e Maria Aparecida de 08 anos, esta última avistou apenas uma única vez a imagem no Morro do São Cruzeiro, atual Morro do Emaús.
Por várias décadas o local foi conhecido como Sertão da Santa. Existe na região apenas uma testemunha da época. Para as famílias da localidade o encontro tem um valor inestimável, já que grande parte de seus moradores são descendentes diretos das meninas.
O autor do projeto, vereador Charles Medeiros, comenta que na festa da região ficou admirado com a quantidade de pessoas prestigiando o evento, segundo ele os laços familiares e fraternais ainda são muito fortes e por conta disto a tradicionalidade, a cultura e os costumes são muito visíveis nos moradores. "Trata-se de início de um evento familiar, onde o ápice da fé aliada ao acontecimento de 1915 é expressada em forma de uma grande festa a Padroeira do local, o evento é parte integrante de nossa história e de nossa cultura, por isto o reconhecimento", afirma o vereador.
O evento é realizado no bairro do Sertão da Quina, no Morro do Emaús na semana de sete de setembro de cada ano desde 1915 e na última edição reuniu cerca de três mil pessoas.
                                                                                                        Ezequiel dos Santos

SAI divulga Diagnóstico Sanitário-Ambiental de Itamambuca

Ubatuba - Após o desagradável fato da bandeira vermelha da CETESB que tremula desde o início de abril na praia de Itamambuca indicando água imprópria para banho, a SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca) vem a público divulgar o Diagnóstico Sanitário-Ambiental da Bacia do Rio Itamambuca.
A situação está criando um desconforto geral na população e nos turistas de Ubatuba que já estão se mobilizando pela causa organizando o "Penicaço" para o dia 20/04, que deverá ter um impacto bastante positivo. Acreditamos que seja nosso papel também participar mostrando o que tem sido feito (e o que se tem a fazer) nessa verdadeira batalha contra a poluição do rio, pois não é de hoje que temos consciência e temos alertado para a grave situação ocupacional irregular na região. Desde as primeiras bandeiras vermelhas hasteadas no Rio Itamambuca há alguns anos atrás, a SAI tem agido junto à comunidade local e ao poder público no combate à poluição do rio e da praia.
Dentro do loteamento Itamambuca, a SAI tem a função de aprovar e fiscalizar todas as construções para que estejam de acordo com a legislação e conseqüentemente não sejam prejudiciais ao meio ambiente. Algumas denúncias já tiveram resultados concretos importantes como ordens de demolição, adequações de planta e construção etc. A SAI procura agir sempre de maneira objetiva e imparcial, e tem denunciado constantemente às autoridades responsáveis todas as irregularidades detectadas dentro e fora da área do loteamento.
Dentre deste contexto, o Diagnóstico foi uma iniciativa financiada pela SAI em conjunto com Itamambuca Eco Resort e a Prefeitura Municipal de Ubatuba (PMU) com o objetivo de apontar todos as causas reais e potenciais de poluição da bacia do Rio Itamambuca. Foi contratada uma empresa de Engenharia para a realização do trabalho que durou vários meses e finalizado em Outubro de 2007.
Neste material é possível identificar todo o perfil do saneamento nas áreas ocupadas ao redor da principal bacia hidrográfica da região e as ações que precisam ser tomadas para evitar a poluição do rio. De lá para cá, a SAI tem realizado reuniões periódicas com a PMU e cobrado insistentemente diversas medidas e estudos de melhora do saneamento básico da região, incluindo a construção de fossas coletivas, remoção de algumas famílias, dentre outras ações.
Sabemos ainda que todas as ações governamentais, por sua própria natureza burocrática, demoram para se concretizar, por isso aguardamos da Prefeitura Municipal de Ubatuba um pronunciamento oficial relatando o andamento destas ações, bem como o prazo para sua conclusão.
Enquanto isso, após este desagradável fato da bandeira vermelha, estamos disponibilizando através da internet, o arquivo digital deste Diagnóstico Sanitário-Ambiental, para que todos tenham conhecimento de grande parte das causas deste problema. A SAI também está alertando a todos os visitantes com a colocação de faixas e distribuição de folhetos informativos sobre os riscos de contrair doenças em contato com a água contaminada pelo coliformes fecais.
Aproveitamos e agradecemos a todos os que apoiam e entendem a importância dos trabalhos que vem sendo realizados pela SAI e pedimos que continuem participando com mais idéias e iniciativas em prol da preservação de Itamambuca.
Esperamos em breve ter boas notícias das medidas para reverter este triste quadro deste verdadeiro paraíso do nosso litoral. (Fonte: SAI)

Grupo vai analisar disputa de glebas


Ubatuba - O simpósio promovido anteontem pela Câmara de Ubatuba para discussão de uma ação do governo do Estado sobre possíveis 'terras devolutas' em bairros da cidade resultou na formação de uma comissão para acompanhar o assunto. O Estado não mandou representantes ao evento.
Representantes do Legislativo, Executivo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e Associação dos Engenheiros de Ubatuba criaram uma grupo para avaliar o caso. O objetivo é levantar a quantidade de famílias atingidas e buscar soluções.
A ação discriminatória, que tramita na 1º Vara Cível de Ubatuba, determina mais de 150 glebas como sendo de propriedade do Estado.
O edital chamou à atenção do Legislativo, que levantou a hipótese de que as glebas demarcadas possam atingir um grande número de moradores. "Pelo mapa, percebemos que a maior área atingida será a região central", afirmou o procurador da Câmara, Luiz Gustavo de Oliveira.
Segundo ele, a ação é bastante técnica o que dificulta o seu entendimento. O simpósio contou com a presença de um engenheiro do Itesp (Instituto de Terras de São Paulo), que fez uma explanação apenas de assuntos técnicos. "Na verdade, faltou um represente do Estado para explicar qual o interesse nas terras", disse o procurador.
O prazo previsto na ação para que os proprietários envolvidos comprovem a posse, segundo o setor jurídico da Câmara, foi prorrogado para o dia 11 de julho. (Fonte: ValeParaibano)

Cetesb mede poluição nas marinas

Ubatuba - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) fechou um acordo com as prefeituras do litoral norte para fiscalização das marinas.
O acordo, que foi fechado no final do mês de março deste ano, faz parte do Projeto Marina, que foi iniciado pela Cetesb em 2005 e é resultado de fiscalização e controle de fontes de poluição de atividades náuticas, estruturas e instalação de apoio náutico.
A estimativa é de que 300 instalações sejam fiscalizadas durante o projeto que tem prazo médio de até dois anos para atingir resultados. Até agora, a Cetesb já fiscalizou 25 instalações.
De acordo com o projeto, as prefeituras devem assumir toda a fiscalização para cumprimento das exigências ambientais, além de fazer o acompanhamento das melhorias e adequações das instalações.
Segundo o biólogo e gerente da Agência Ambiental Unificada de Ubatuba, João Carlos Carvalho Milanelli, o projeto é focado na adequação das instalações já existentes, implantadas e em funcionamento.
"Para as novas instalações será adotado as normas da nova resolução que prevê licenciamento ambiental dessas atividades", disse.
Ainda segundo Milanelli, será feito o controle em instalações que incluem marinas, garagens náuticas, oficinas mecânicas, entre outras.
"Essas atividades geram uma série de impactos de poluição como lançamento de resíduos de óleo no solo e corpos d'agua. Elas tem sido feita de forma inadequada sem um controle ambiental. Como essas instalações são muitas, a Cetesb desenvolveu um projeto que prevê a municipalização da fiscalização com coordenação e orientação técnica da companhia", disse.
O projeto será elaborado em quatro fases. A primeira fase é a convocação e cadastramento de todas as empresas das quatro cidades do litoral. Na segunda etapa, será feito um diagnóstico da situação existente.
Para a terceira fase é prevista a capacitação e treinamento dos fiscais e das secretarias envolvidas de cada cidade.
ACORDO - Para a Secretária de Meio Ambiente de Ubatuba, Cristiane Gil, o acordo será um importante meio de priorizar as questões mais urgentes no litoral em relação aos impactos ambientais.
"Com um diagnóstico mais preciso do que gera os problemas ambientais nessas instalações poderemos priorizar o que existe de mais emergencial. A princípio faremos um treinamento com os fiscais que farão parte do projeto. Esse projeto, tendo um suporte da Cetesb, irá facilitar que essas questões ambientais sejam tratadas com um maior empenho", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto atende a uma recomendação do MP

Ubatuba - O Projeto Marina começou em 2005 em atendimento ao Ministério Público Estadual do litoral. A proposta do projeto é fiscalizar e controlar as fontes de poluição de atividades náuticas. A Cetesb informou que, além das quatro fases iniciais do projeto, existe um programa em paralelo que envolve conscientização e educação ambiental dos setores envolvidos, incluindo o setor de turismo e pesca. A proposta está sendo estudada dentro do projeto e será um complemento das fases iniciais. O projeto Marina também está estudando a proposta de conceder certificação ambiental para as empresas que se adaptarem ao programa. (Fonte: ValeParaibano)

Cariocas são atendidos em Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Saúde de Ubatuba identificou três pacientes com dengue que vieram do Rio de Janeiro buscar tratamento na cidade. Eles estariam visitando parentes e amigos no Litoral Norte. Desde agosto do ano passado, Ubatuba não registrou nenhum caso autóctone (contraído no município) de dengue.
Segundo Antenor Ricardo Benetti, coordenador do setor de controle de endemias, os pacientes foram procurados e receberam repelente e mosquiteiro, além de orientações sobre a doença.
"A nossa intenção foi evitar que a doença se alastrassem a partir destes casos, que vieram de fora", disse.
Na região onde os pacientes estavam hospedados --Sertão da Quina e Ipiranguinha-- foram realizadas nebulização, visitas e buscas de criadouros num raio de 500 metros da residência onde estava cada um deles.
"Temos que ficar em cima, pois é difícil controlar as pessoas que vêm do Rio buscar tratamento aqui. A situação no Rio fugiu do controle", afirmou Benetti.
Para reforçar a prevenção, a Secretaria de Saúde de Ubatuba realizará barreira sanitária nos dias 1º e 2 de maio, com fiscalização de veículos nas entradas do município: Praia do Félix (BR-101), rodovia Oswaldo Cruz e SP-55. (Fonte: ValeParaibano)

I Curso de Foto Digital da Fundart chega ao fim. Próximo terá início dia 22
Foram cinco semanas, realizando fotos diurnas e noturnas, aprendendo noções de composição, enquadramento, foco, iluminação de brilho, contraste e cores

Ubatuba - Os alunos da primeira turma do Curso de Foto Digital, promovido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e ministrado pelo fotógrafo Delmar Corrêa, recebeu os certificados de conclusão de 40 horas de aulas teóricas e práticas e saídas a campo nos finais de semanas. Foram cinco semanas, realizando fotos diurnas e noturnas, aprendendo noções de composição, enquadramento, foco, iluminação de brilho, contraste e cores. Um novo curso está programado para começar no próximo dia 22.

      

Segundo o professor Delmar Corrêa, o curso tem o objetivo de aprimorar o olhar fotográfico e oferecer ao fotógrafo amador, subsídios para fazer boas fotos. “Hoje em dia, muitas pessoas compram máquinas, mas não sabem aproveitar os recursos que elas oferecem. Para fazer uma foto bonita, não basta clicar, é preciso saber observar o enquadramento, a luz, o foco e a composição da foto, ter criatividade nos ângulos e sensibilidade no olhar. Basta um detalhe para mudar todo o contexto.”
Conteúdo programático - O conteúdo do curso inclui manuseio, ajuste de equipamentos e regulagem da máquina nos modos macro, automático, manual, programado, abertura e velocidade. Serão explorados temas de paisagem, noturnos, esportes e pores-do-sol. Serão utilizados os principais tipos e formatos digitais, explorando sensibilidades, composição fotográfica, foco e enquadramento.

       

Para o programa de tratamento de imagens Photoshop, serão ministradas aulas teóricas sobre as ferramentas, manuseio, acertos de imagens, correção, brilho, contraste, cores, filtros, dupla-exposição. Também serão ministradas aulas sobre Power Point, com apresentação de imagens em slide show, com trilha sonora para TV e computador. Para mais informações, ligue: 3833-7000.
Concursos - Para o mês de junho, o Grupo Setorial de Foto, Vídeo e Cinema da Fundart está programando um concurso fotográfico de máquina digital, com temas livres e tema direcionados, em diversos lugares de Ubatuba. Os melhores trabalhos serão premiados e, na semana seguinte, acontecerá uma exposição de todos os trabalhos. No dia do aniversário de Ubatuba, em 28 de outubro, também acontecerá um concurso de fotos tiradas com telefone celular. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Campanha de Vacinação do Idoso tem início no próximo dia 26
Com o slogan “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se!”, a campanha pretende atender 80% da população acima de 60 anos

Ubatuba - A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso terá início em Ubatuba no dia 26, sábado, com ações na Unidade de Saúde da Família do Bairro Ipiranguinha e do Centro. A partir de segunda-feira, 28, a vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde da Família de Ubatuba. Na maioria dos bairros, a vacinação acontecerá todos os dias, das 8 às 17h.
Em Ubatuba, a vacinação dos idosos acontecerá de 26 de abril a 9 de maio, em todos os postos onde há salas de vacinas. Em bairros em que não há unidade ou sala de vacinas, a atividade acontecerá em locais e dias determinados pelo cronograma. A população de idosos em Ubatuba, segundo dados do IBGE é de 5.260 pessoas, dos quais, pretende-se vacinar, no mínimo, 80%. No ano passado, a meta foi ultrapassada. Foram vacinados 4.790 idosos, ou seja, 91% desta população.
Com o slogan “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se!”, a campanha deste ano reforça a idéia de que os idosos devem se manter ativos e que a vacina contra a gripe contribui para sua saúde. No dia de Mobilização Nacional, 28 de abril, uma vacinação especial acontecerá na Unidade de Saúde do Centro e no Pronto Atendimento do Bairro Ipiranguinha e no Perequê-Açu.
Benefícios e contra-indicações - O objetivo da campanha é prevenir a infecção e as complicações decorrentes da doença causada pelo vírus Influenza. Conseqüentemente, as hospitalizações são reduzidas, bem como a mortalidade. Além dos idosos acima de 60 anos, a vacina é indicada também para pessoas com doenças crônicas, como diabetes, problemas cardiovasculares, pulmonares e renais.
O Brasil é um dos poucos países no mundo que oferece a vacina gratuitamente aos idosos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Eliana Arantes, esclarece que a vacina é contra-indicada apenas em casos de reação alérgica grave aos seus componentes. “A vacina produz somente benefícios. Algumas pessoas pensam que a vacina provoca gripe, mas isso é um equívoco, uma vez que ela é produzida a partir de uma partícula do vírus. Em caso de pessoas contaminadas por doenças febris, recomenda-se adiar a vacinação."
Programações especiais - As unidades de saúde da família do Bairro Ipiranguinha e Perequê-Açu prepararam uma programação especial para celebrar o início da campanha. O objetivo dos eventos, além de divulgar a campanha, é valorizar a melhor idade, com dicas de beleza, apresentações artísticas e atividades voltadas para esta faixa etária.
No dia da abertura da campanha de vacinação do idoso, 26 de abril (sábado), a Unidade do bairro Ipiranguinha realizará diversas atividades. Alunos da faculdade de educação física farão recreação com os idosos. Também terá seresta, palestra sobre educação física, apresentação teatral com os alunos da Escola Municipal Maestro Pedrinho, dança do ventre e grupo de dança da 3ª idade. Na parte da tarde, haverá cortes de cabelo, massagem, maquiagem, sorteios, entre outras atividades.
Pelo quarto ano consecutivo, os idosos do bairro Perequê-Açu participarão de uma grande festa no dia de Mobilização Nacional, 28 de abril. O evento terá início às 8h, no Posto do Jija, com um café da manhã, que conta com o apoio do comércio local e da comunidade.
Depois, representantes da empresa de cosméticos “Raco” darão dicas de beleza para a melhor idade, além de demonstrações de limpeza e hidratação de pele. Na parte da tarde, terá apresentação de dança com grupo da melhor idade e Desfile da Miss e do Mister Melhor Idade 2007, com a moda outono-inverno das Lojas Pernambucanas. Também acontecerão sorteios de brindes, vacinação durante todo o dia e apresentação musical do Sexteto Caiçara.
A enfermeira-chefe do Bairro Perequê-Açu afirma que o evento é um sucesso porque valoriza e prestigia melhor idade. “O bairro do Perequê-Açu tem mais de 700 idosos acima de 60 anos e nós temos um carinho muito especial por eles. Por isso, procuramos dar melhor qualidade de vida a eles. O idoso também tem direito de ser bonito, de andar na moda. O nosso evento é o único que promove desfile de moda para este segmento.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Aprendendo a cantar na FUNDART

Ubatuba - As considerações a seguir, vêm a propósito da abertura de uma oportunidade única e jamais havida em nossa cidade de podermos constituir uma “OFICINA DE CANTO” profissional, de alta técnica, capaz de desenvolver pequenas e imperfeitas vozes em grandes e bem formadas expressões da fala e do canto, seja este de que classe for - popular, lírico, coral, secular ou religioso, etc.
Como todos sabem, uma das principais características do estágio evolutivo do ser humano que o distingue dos demais seres vivos é sua capacidade de falar e cantar, em nível único de compreensão, inteligência e capacidade de comunicação..
Não são ignorados, nesta assertiva, os variados sons e ruídos que outros seres vivos emitem, pelos quais se comunicam entre si e com o meio que os envolve. A fala e o canto humanos, todavia, são únicos em significado, abrangência cognitiva e perfeição.
Cientes desta superioridade, falamos e cantamos constantemente, utilizando esta faculdade de comunicação para as múltiplas atividades da vida social. Todavia, poucos percebem, ou sabem, que o uso da voz, para que se utilize o melhor de sua eficiência e beleza, não se restringe à garganta. Não falamos apenas pela garganta, pois, isoladamente, não emitiria som algum, se não estivesse conjugada a vários outros órgãos, funções e posturas do organismo humano.
São exemplos claros desta evidência os instrumentos musicais de sopro, desde o órgão de tubos acionado, em parte, por fluxos induzidos de ar, até os demais instrumentos sonorizados, em parte, pelo sopro humano. Em si, inertes, os tubos multiformes desses instrumentos não produziriam som algum e tampouco, só acionados por sopro, produziriam sons distorcidos e ininteligíveis, exatamente como se dá com a garganta humana.
Nossa fala e nosso canto, portanto, emanam, isto sim, de um conjunto de “peças’ orgânicas a que damos o nome de Aparelho Fonador que é assim constituído: Aparelho Respiratório, Laringe, Pregas Vocais (cordas), Ressonadores (cavidade nasal, cavidade craniana, cavidade toráxica, cavidade bucal), Faringe e os Articuladores (língua, lábios, palato duro (céu da boca) palato mole, dentes e mandíbula)
Este numeroso conjunto de “peças”, mais numeroso e complexo que o “conjunto fonador” de qualquer instrumento musical, deve conscientizar-nos de quão pouco e quão mal sabemos utilizar nosso aparelho fonador, tanto para a fala, como para o canto, suas duas funções.
Acresce que o intenso falar, ou cantar, demanda enorme dispêndio de energia, tanto maior quanto mais inadequada for a utilização, em conjunto, de todas estas “peças” que participam, conscientemente ou não, deste admirável processo de comunicação que integra o homem em si mesmo, na sociedade e no universo que o envolve.
Retornando ao início, temos o prazer de comunicar que a FUNDART – FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA, passará a contar a partir de 05 de maio próximo, com mais um curso dentro do Grupo Setorial de Música, que será a OFICINA DE CANTO, sob a direção da cantora lírica Mezzo Soprano Mariana Cioromila, artista de renome, com ampla formação técnica musical na Romênia, Áustria, Alemanha e outros países, havendo desempenhado papéis em mais de 60 óperas, nos palcos dos mais renomados teatros de Ópera, contracenando com consumados cantores, a exemplo de Plácido Domingo e José Carreras - dentre os mais conhecidos do público, havendo conquistado prêmios pessoais de distinção em concursos de canto na Europa e América do Sul e que, por uma dessas coincidências raras, veio fixar residência em Ubatuba, a despeito de continuar circulando artìsticamente por São Paulo, Campinas (onde estará se doutorando pela UNICAMP), além de outros centros musicais.
A FUNDART, no dia 08 de março último, celebrando o Dia Internacional da Mulher, apresentou, em ”premiére”, a mezzo soprano Mariana Cioromila cantando árias operísticas e números de música clássica, ocasião em que o público presente pode avaliar a beleza de sua voz, a perfeição de sua interpretação e o completo domínio da técnica, que a todos encantou.
A OFICINA DE CANTO ora anunciada, sob a direção de MARIANA CIOROMILA, está com matrículas abertas na FUNDART, sendo que as aulas individuais, a preços acessíveis, se darão às Sextas, Sábados e Segundas Feiras. Todos os interessados serão bem vindos, na certeza de que saberão avaliar esta oportunidade ímpar que se oferece ao público desta cidade e das cidades vizinhas, amante da música, especialmente do canto educado.
Para matricular-se na Oficina de Canto da FUNDART é necessário preencher a ficha de matrícula na sede. Para maiores informações os telefones são: 3833-7000, ou 3832-7733 (horário comercial) com as telefonistas/recepcionistas, ou com o Coordenador de Eventos e Cursos, José Roberto, ou pelo e-mail eventosecursos@fundart.com.br

Ambientalistas enviam mais de 150 questionamentos referentes à construção de Angra 3

Ubatuba - A frente ambientalista, formada por diversas organizações da região, reforçou, na última semana, o posicionamento contrário ao licenciamento da Usina Nuclear Angra 3.
Após o término das audiências públicas, o Ibama abriu um intervalo de 15 dias, para que outras questões fossem levantadas junto ao órgão e à empresa responsável pelo empreendimento.
Desta forma, os ambientalistas Roberto Bleier e Beto Francine, respectivamente, diretor do Instituto Gondwana de São Sebastião e vice-presidente da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta, elaboraram uma série de dúvidas, em relação ao Estudo de Impacto Ambiental, divulgado por uma consultoria contratada pela Eletronuclear. “No total, são 167 dúvidas sobre pontos relevantes em relação ao meio ambiente local e que ainda precisam de respostas”, relata o ambientalista Roberto Bleier, explicando que, as questões foram enviadas ao Ibama e o órgão irá analisar e repassar este documento à Eletronuclear, que será obrigada a responder os questionamentos, para dar continuidade ao processo de licenciamento da nova Usina.
Segundo o diretor do Instituto Gondwana de São Sebastião, não existe um prazo definitivo para as respostas, porém, Roberto Bleier garante que irá exigir as explicações sobre os pontos levantados.
“O Ministério Público Federal está acompanhando o caso e apóia um debate mais amplo e, certamente, irá nos garantir este direito”, acrescenta o ambientalista, revelando que, em uma matéria publicada na internet, a procuradora do Ministério Público Federal em Angra dos Reis, Ariane Alencar, antecipou que o órgão vai encaminhar ao Ibama uma recomendação para que não licencie o empreendimento de Angra 3 até que os estudos de impacto ambiental sejam melhorados.
O jornal Imprensa Livre tentou entrar em contato com a procuradora, mas o pedido foi encaminhado à Assessoria de Imprensa do Ministério Público Federal, que não confirmou o envio da recomendação por parte da Procuradora. (Fonte: Imprensa Livre)

Programação Feriadão do Anchieta Café

Ubatuba - O Anchieta Café preparou uma programação especial para o Feriado de Tiradentes, para ninguém ficar parado
18/04 A partir das 20:30h Jorlan como todo seu swing praiano, tocando as melhores da MPB
19/04 Serão 03 atrações na noite.
20:30 h Miguel e Charles com um dueto de violão e guitarra as melhores do pop rock e Samba Rock
23:00 h James Band formado por Denis, Flávio Alan e Célinho detonando a noite com rocks eternos de pink floyd, deep purple,
the police, etc
02:30 h Para terminanos a madrugada DJ Racine vem com tudo e faz todo mundo sacudir até as 3:30 h da Manhã.
20/04 Também com 03 atrações na noite.
20:30 h Piraroblue com Sandro e Joconda, com se repertório das músicas brasileiras regionais garante um ótimo ínício de noite,
23:00 h James Band formado por Denis, Flávio Alan e Célinho em dose dupla.
02:30 h Para terminanos a madrugada DJ Racine vem com tudo de novo e faz todo mundo sacudir até as 3:30 h da Manhã.

Cinema: SEMANA DE 18/04 A 24/04/2008

"Juno" - Comédia!!!! Vencedor do "Oscar" melhor roteiro original
Ás 15:30 - 19:20 hs

"Onde os fracos não tem vez" Vencedor de 3 OSCAR.
melhor direção - melhor roteiro adaptado - melhor ator coadjuvante
ás 17:20 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Historinha caiçara

O pescador Benedito
embarcou certa vez
em uma velha traineira
e veio o vento
e veio o vagalhão
para pôr à prova
todos os pregos e cavilhas
da desditosa embarcação
que mesmo fazendo água
conseguiu alcançar
um porto de salvação.
Quando Benedito for promovido
a marinheiro de São Pedro,
saberá então,
que, mais que os pregos e cavilhas,
o que salvou o barco
foi a cola de sua oração.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Penicaço na Itamambuca neste domingo

Gostaria de ter o dom de desenhar, feito o Ricardo, autor da charge mais emblemática da situação de Ubatuba hoje. Mas, como não queremos surfar num mar de latrina, vamos protestar! Vamos participar do “penicaço”, neste domingo, dia 20, a partir das 11 horas, no canto direito de Itamambuca, a praia símbolo da “capital do surf”, hoje transformada numa ameaça à saúde e à qualidade de vida. Venha Georg Mascarenhas, vamos “cobrar das autoridades e do poder público atitudes coerentes com suas responsabilidades”, conforme suas palavras aqui neste espaço ontem. Venha Margareth Bravo, traga seus amigos de Caraguá para esta manifestação contra a destruição da natureza, dessa maravilha da criação divina! Você, que é uma pessoa tão religiosa, como demonstrou ontem em sua mensagem, há de se juntar a nós, cidadãos interessados em preservar o que Deus nos deu. Venham todos, evangélicos, católicos, ecumênicos, agnósticos, ateus! Não podemos ficar calados. Não temos o direito de impedir que esta e as próximas gerações possam curtir um delicioso e saudável banho de mar!

Regina Teixeira
Itamambuca, Ubatuba, SP

Poluição na Itamambuca

Genial a charge publicada anteontem, de Ricardo Cattassini, sobre a poluição na Praia de Itamambuca. Já deu muito o que falar!
Lamentável é ter certeza da morosidade e falta de vontade dos Poderes Públicos...
Contem comigo no Penicaço!
Contagie seus amigos.
Vamos nos unir contra a destruição de nossos mares e rios!
Até domingo, às 11h00 no canto direito de Itamambuca!

Bi Mello
São Paulo, SP

Belezas Escondidas

Depois da aparição maravilhosa da Amazônia-régia, no lago da minha mãe, surgiu por debaixo das folhas das Ninféias, desconfiada, a "Regina" . Ou seria o Reginaldo? O principe - Sapo? Belezas escondidas.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Quilombolas querem sua Escola Municipal de volta

A comunidade do Quilombo da Caçandoca, apesar de acordos feitos com órgãos públicos (Incra, Itesp, Fundação Cultural Palmares, Procuradores Federais), ainda espera resposta da Secretaria de Educação para que a Escola Municipal da Caçandoca seja desocupada. Hoje, o prédio é utilizado para armazenar bóias, cordas e redes. Os livros da biblioteca e os computadores, doados por Ongs, estão apodrecendo. Os moradores reclamam que muitos computadores nem funcionam porque nunca foram ligados.
A escola da Caçandoca era utilizada por toda comunidade. Servia para cursos, consultório médico, para reuniões com moradores e sempre foi palco de grandes festas em prol da comunidade. Hoje está fechada e monopolizada por um indivíduo que se diz dono da Escola, com direito até a um caseiro. Há cerca de uma semana, a pediatra, Carmen L.R Nunes e sua equipe, foram impedidas de fazer o atendimento médico, e esta semana, foi a vez da Enfermeira Chefe que teve o acesso a Escola negado. Esperamos que o Secretário de Educação encontre tempo em sua agenda para ler os ofícios protocolados em sua Pasta, no dia 04 de Abril deste ano. De acordo com a secretária do gabinete, o secretário esteve muito ocupado e ainda não tinha lido os documentos. É uma pena, porque, enquanto isso, nossas crianças são atendidas sobre uma mesa de bilhar cedido por Dona Maria da Caçandoca. Vale lembrar também, aos que se dizem donos do prédio publico que o decreto de desapropriação nº 5.735 de 27/03/06 diz em seu artigo 2º: " Excluem-se deste decreto as áreas de domínio publico, os semoventes, as maquinas e os implementos agrícolas, bem como por eventual área já adquirida, por meio de usucapião, pelos remanescentes de comunidades de quilombo." Lembramos, ainda, que o uso de um prédio publico em beneficio próprio é crime.

Mário Gabriel do Prado
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

SPAssaros  © Ronaldo Dias

SPAssaros
© Ronaldo Dias

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor