Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 29 de Abril de 2008 - Nº 1961 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Operação 1º de Maio - Dia do Trabalho
Formatura de soldados Temporários
Conventions & Visitors Bureau se reúne com secretários de Turismo do Litoral Norte
Cresce movimento nos cartórios eleitorais da região
Em ondas de até 3 metros, ubatubense leva o título na máster
Campanha do Agasalho: Escolas Estaduais já estão se movimentando


Caraguatatuba
Caraguá inaugura Roteiro Cultural
"Baila Caraguá" levou centenas de pessoas a Praça Cândido Motta neste final de semana.
Prorrogadas até 4ª feira, dia 30, as inscrições para os cursos da Petrobras
Centro de Artes Marciais é inaugurado em Caraguá
Campeonato de Supino é uma das atrações do fim de semana em Caraguá
Caraguá participa da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Temas variados compõem a pauta da Câmara

Ilhabela
PM prende acusado de agredir a mulher

Vereador quer acabar com uso de sacolas plásticas em Ilhabela
Câmara suspende expediente no próximo dia 02 de maio
Posto SEBRAE realiza primeiro curso de 2008 na nova sede da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento
Caminhos das Pedras no Waldemar Belisário

São Sebastião
São Sebastião firma acordo para navios

Projeto prevê vacinação de idosos em casa
Proprietário de reserva particular em Barra do Una contesta decisão da Justiça favorável à Sabesp
Mendigos geram reclamações em Boiçucanga
Veículo de combate à Dengue é alvejado por pedras na Topolândia
Banco do Brasil de São Sebastião promove reunião para pescadores nesta terça-feira
Barra do Una recebe reunião do Conselho de Segurança da Costa Sul
Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira
Comtur de São Sebastião discute acessibilidade no setor hoteleiro
Avenida Brasil começa a receber bloquetes dentro do pacote de pavimentação da Costa Norte

Ubatuba
Casal é preso com cocaína em Ubatuba

ACIU faz festa e comemora 36 anos de atividades
Eduardo Cesar leva proposta de pescadores ao secretário de Meio Ambiente de SP
Escola José Celestino Promove Festival de Talentos
2ª Festa do Trabalhador na Região Sul de Ubatuba
ACIU Alerta: Como evitar recebimento de cheques falsos
Ubatuba ganhou palestra sobre o Programa Central de Negócios
Bairro Itaguá receberá nova Unidade de Saúde da Família
Cidade Saudável na Figueira conscientiza e empolga crianças do bairro
Surfistas máster de Ubatuba se destacam na primeira etapa do Okdok Paulista

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Operação 1º de Maio - Dia do Trabalho

Litoral Norte - O 20º Batalhão de Policia Militar "Cel PM Edgard Armond" desenvolverá, entre 301600ABR08 à 042400MAI08, a Operação 1º de Maio - Dia do Trabalho, nos municípios de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
O Litoral Norte, em período de feriado prolongado recebe elevado número de turistas, aumentando a demanda no atendimento das mais diversas ocorrências.
Serão intensificados as ações de polícia ostensiva e velada na região, com efetivo próprio do Batalhão, preservando-se a ordem pública através das atividades de policiamento ostensivo, por ações de defesa civil, prevenção e salvamento. A Operação 1º de Maio - Dia do Trabalho consiste na intensificação e o emprego integrado dos diversos tipos e modalidades de policiamento existentes na área do 20º Batalhão de Policia Militar.
O 20º Batalhão de Policia Militar disponibiliza todos os seus recursos de Policiamento, a fim de oferecer um feriado tranqüilo aos munícipes das cidades do Litoral Norte, bem como aos turistas que aqui vêem para se divertir e descansar. (Fonte: 20BPM)

Formatura de soldados Temporários

Litoral Norte - No próximo dia 30 de abril de 2008, às 10h00, o Comando de Policamento do Interior - Um realizará a Solenidade de Encerramento do Curso Específico de Soldados PM Temporários - SAV XI, na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior "General Salgado", sito Av Independência, 347, Independência, em Taubaté.
Nesta solenidade, 86 (oitenta e seis) novos Sd PM Temporários concluirão o Curso Específico de Treinamento e prestarão o compromisso solene perante a Bandeira Nacional, recebendo em seguida seus diplomas e distintivos.
Esses novos Sd PM Temp passarão a integrar o efetivo das Unidades Subordinadas ao Comando de Policiamento do Interior - Um, nas cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. (Fonte: 20BPM)

Conventions & Visitors Bureau se reúne com secretários de Turismo do Litoral Norte

Litoral Norte - O Litoral Norte Paulista Conventions & Visitors Bureau se reunirá nesta terça-feira, dia 29, com os prefeitos e secretários de Turismo de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba no auditório da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, das 9h às 12, para discutir as expectativas do Conventions nos próximos três anos.
Na ocasião também estarão presentes 10 empresários de diversos segmentos de cada cidade do litoral e o objetivo é sensibilizar os empreendedores para que participem do Conventions, visto que o poder público já investe no Circuito Litoral Norte em participações em feiras nacionais e internacionais, confecção de material gráfico entre outros. Expectativa é que os secretários saiam da reunião com o apoio efetivo do empresariado regional.
A reunião terá a participação do presidente do Litoral Norte Paulista Conventions & Visitors Bureau, Eduardo Cimino; da presidente do Conventions do Guarujá, que ministrará uma palestra para expor o exemplo de sucesso na captação de recursos, do Secretário de Turismo de Lorena e presidente do Cone Leste Paulista, José Felício Manzolli; da assessora da Federação dos Conventios, Zélia Nilva de Souza Chagas. PMC

Cresce movimento nos cartórios eleitorais da região
Prazo para alistamento, transferência e revisão termina no dia 7 de maio

Litoral Norte - Restando menos de duas semanas para o fim do prazo para que o eleitor regularize sua situação, a procura pelos cartórios eleitorais já aumentou nesta semana e tende a ficar ainda maior nos próximos dias.
Somente do dia 21 a 25, São Sebastião registrou 140 alistamentos, 221 transferências e 79 revisões, num total de 440 eleitores. Segundo o funcionário do cartório, Fábio Menezes, o atendimento de cinco dias foi equivalente à média mensal. “Já notamos um aumento significativo de movimento. Não tivemos filas, mas o fluxo foi constante”, informa Menezes.
Ele alerta para que os eleitores se dirijam aos cartórios o quanto antes. “A tendência é o movimento ficar ainda maior. E quem deixar para os últimos dias pode ter que esperar quatro horas ou mais para ser atendido”.
Tirar o título é opcional para aqueles que completaram 16 anos até a data das eleições – 5 de outubro. É obrigatório para maiores de 18 anos, ou seja, está incluído quem completar 18 anos até o dia 7 de maio deste ano.
Documentos - Quem for votar pela primeira vez deve efetuar o alistamento. É necessário levar documento original (RG, CNH ou Certidão de Nascimento) com cópia e comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, etc). Os homens de 18 a 45 anos devem também apresentar certificado de alistamento militar. Para transferência, o eleitor precisa levar o título e um comprovante de residência com vencimento há mais de três meses. No caso de quem fizer a transferência nos próximos dias, precisa levar um comprovante referente ao mês de janeiro ou anterior. Há ainda a necessidade do documento estar no nome do eleitor ou uma declaração do titular do comprovante. A revisão é feita para quem deseja alterar o cadastro. Geralmente é o serviço usado pelo eleitor que mudou de endereço e quer votar em outra zona eleitoral mais próxima de sua nova residência. Nesse caso o eleitor apresenta apenas um documento original e cópia.
Onde procurar - Visando reforçar o atendimento, os cartórios eleitorais farão plantões no feriado do dia 1º e no fim de semana dos dias 3 e 4. Confira ao lado os endereços e horários de atendimento dos cartórios eleitorais da região:

São Sebastião
Rua Emídio Orseli, 333 – Topovaradouro
Horário: 10h às 16h – tel: 3892-5658

Ilhabela
Rua Benedito dos Anjos Sampaio, 29 – Barra Velha
Horário: 10h às 16h – tel: 3895-7482

Ubatuba
Praça 13 de maio, 238 – Centro
Horário: 9h às 16h – tel: 3833-6770

Caraguatatuba
Praça José Rabelo da Cunha, 73 – Sumaré
Horário: 10h às 16h – tel: 3882-3099 (Fonte: Imprensa Livre)

Em ondas de até 3 metros, ubatubense leva o título na máster
Já a categoria open foi dominada pelos surfistas do Guarujá

Litoral Norte - Já virou tradição. Todas as etapas do Okdok Paulista de Surf, realizadas na Praia de Maresias, em São Sebastião, são encerradas em grande estilo, com ondas enormes, empolgando atletas e o público. Neste domingo, não foi diferente. O mar subiu significativamente e as ondas chegaram a três metros de altura, causando ansiedade, expectativa e até temor entre os atletas.
Tanto que as categorias feminina e longboard, por solicitação dos atletas, foram transferidas para a próxima etapa, em Ubatuba. No caso das meninas, pela preocupação em enfrentar, principalmente, a rebentação, e para o long pelo risco de quebra dos pranchões. Já na open e master, os competidores enfrentaram as ondas grandes e pesadas.
Com uma nota 10, Emerson Silva, de Guarujá, levou na open, e com um tubo valendo 9,9, Alexandre Miranda, de Ubatuba, garantiu o primeiro lugar entre os veteranos. Para ter uma idéia das condições adversas, todos os finalistas foram “rebocados” para o outside por jet ski.
Depois de um sábado com ondas com um metro, o domingo amanheceu radical, com ondulação passando dos três metros. Antes das finais, alguns atletas garantiram atuações marcantes, principalmente na master, com Flávio Oliveira, de São Paulo, num tubo, e Daniks Fischer, de São Vicente, com um drop que empolgou o público na areia. Ricardo Toledo, de Ubatuba, também deu uma batida forte e levou uma nota 9.
Nota máxima - Mas os melhores momentos ficaram mesmo para as duas finais realizadas. A open teve uma disputa entre quatro surfistas de Guarujá. Após um começo equilibrado, Emerson Silva deu duas batidas fortes, uma delas na junção, numa direita, para alcançar a nota máxima, a única do evento.
Com a sua outra nota, ele somou 16,75 pontos, de 20 possíveis, abrindo uma tranqüila vantagem sobre os rivais. Rodrigo Silva ficou com o vice, com 11,95, seguido de Magno Pacheco, com 8,10, e Dárcio Dias, com 3,10. “O mar amanheceu storm, muito difícil de entrar e aquela onda foi a salvação. Veio do nada. Eu estava meio perdido e deu tudo certo”, vibrou Emerson Silva.
Na master, Alexandre Miranda enfrentou três ex-profissionais, com currículos de destaque, e “roubou a cena”. Ao seu lado estavam Paulo Matos, de Guarujá, o primeiro campeão brasileiro da Abrasp, em 1987, e atual bicampeão master, Ricardo Toledo, bicampeão nacional em 91 e 95 e novo vice mundial master, e Daniks Fischer, especialista em ondas gigantes.
Tubo - Ricardinho começou na frente, numa disputa com Paulinho, que defendia uma invencibilidade de dois anos na categoria. Até que Alexandre Miranda pegou uma direita, deu uma batida forte e entrou num tubo em pé, de três segundos, para garantir a nota 9,9 e não ser mais alcançado.
Antes mesmo do final da bateria, demonstrando muito cansaço, ele saiu do mar e ficou aguardando as ondas dos rivais, que não conseguiram alcançá-lo. “Deus mandou aquela onda. Foi um tubo em pé, irado, casca grossa”, vibrou Alexandre, que ao entrar no mar sabia o que enfrentaria.
“Quando olhei para o fundo e vi dois grandes campeões, o Ricardinho que eu respeito muito, o Paulinho, que é um gentleman, pensei: Vai ser histórica, mas também tenho experiência e seja o que Deus quiser. Tenho 15 temporadas havaianas, fui 10 vezes para Puerto Escondido e isso conta”, afirmou o surfista de 36 anos, que mora em São Paulo, trabalhando com o diretor de comerciais de TV.
“Competi antigamente no Natural Art e mais mesmo em Ubatuba. Meus pais moram em Itamambuca e sempre que posso estou lá surfando”, relatou o vencedor, que somou 13,30 pontos. Paulo Matos ficou em segundo, com 9,05, seguido de Ricardinho, com 8,85 e Daniks, com 5,85. O Okdok Paulista de Surf terá três etapas e a próxima disputa está confirmada para os dias 5 e 6 de julho, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Campanha do Agasalho: Escolas Estaduais já estão se movimentando

Litoral Norte - No último dia 3 de abril a primeira dama do Estado de São Paulo, Mônica Serra Presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de São Paulo, lançou a "Campanha do Agasalho" deste ano.
As roupas de frio que serão arrecadadas pelos alunos da rede estadual serão distribuídas às entidades sociais dos 645 municípios do Estado.
O tema da campanha deste ano é "Quanto mais gente, mais quente", tendo como foco a família.
A campanha está aberta a escolas da Rede e visa a integração de todos os participantes propiciando aos alunos a prática da cidadania e ao exercício da solidariedade.
A Diretoria de Ensino - Caraguatatuba é o pólo das arrecadações que ocorrerão nas cidades de : Guaratinguetá,Pindamonhangaba, Taubaté, São José e Jacareí.
A Campanha do Agasalho é uma iniciativa anual do FUSSESP, e que acontece nos meses que antecedem o Inverno. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Caraguá inaugura Roteiro Cultural

Caraguatatuba - Caraguá inaugurou o Roteiro cultural "Caraguá Centro Histórico" na Praça Dr. Cândido Motta. A iniciativa fez parte da comemoração dos 151 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado no dia 20 de abril. O roteiro tem como atrativos culturais as Palmeiras Imperiais, Relógio de Sol, Obelisco da Torneira, Igreja Matriz, Coreto e Fonte Luminosa.
Estiveram presentes na inauguração, o presidente da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, José Ricardo Gaspar; o secretário de Planejamento, Economia e Gestão, Augusto Antunes Correa Filho, que na ocasião representou o prefeito José Pereira de Aguilar; Pe. Marcos Vinícius Rosa; secretários municipais e população.
Para o Pe. Marcos, que abençoou a todos, um povo que não tem história não tem memória e quando se tem memória ela deverá ser respeitada e preservada.
Segundo o presidente da FUNDACC a idéia do roteiro é registrar um passado para ser preservado, dar oportunidade para que as crianças conheçam os patrimônios históricos. "Com a preservação do patrimônio estamos cuidado da educação das crianças. Cada item aqui tem a sua história, que pode ser pesquisada com mais profundidade no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba", disse Gaspar.
Para o sr. Antunes o momento é muito importante, pois é a história de Caraguá que está sendo preservada e sendo consolidada. Ele lembrou ainda que Caraguá teve a emancipação política por causa da Igreja de Santo Antônio e que ela dever ter 161 anos. "Este é um momento simples, porém muito importante para a história do município", concluiu.
Além de incentivar os moradores a conhecer a história da cidade, Caraguá começa a incluir a cultura e a história da cidade também como produto turístico, oferecendo informações históricas aos que visitam Caraguatatuba.
A cerimônia foi encerrada com o descerramento das placas inaugurais, que tiveram o acompanhamento musical da Banda Municipal Carlos Gomes.
Um pouco dos atrativos culturais:
Coreto:
O primeiro coreto foi construído na década de 30 por dona Belmira Nepomuceno, esposa do ex-prefeito Sebastião Mariano Nepomuceno, para que a pracinha tivesse um espaço para as apresentações e festejos populares. Em 1971, na gestão do então prefeito Sylvio Luiz dos Santos, o antigo coreto foi demolido e substituído por um mais moderno e continuou a ser o local de encontro da comunidade, onde a banda Municipal Carlos Gomes realiza, até hoje, suas retretas. Em 2005, na administração José Pereira de Aguilar, o antigo coreto que se encontrava bastante danificado foi reformado ganhando novas luminárias, grades, madeiramento e pintura.
Igreja Matriz Santo Antônio:
Iniciada como capela, no século XVII, as festas, quermesses, comemorações e todas as atividades de caráter religioso tinham no largo da matriz a garantia de seu lugar. Desde o final do século XVII a igreja Matriz vem passando por transformações como manutenção, reformas e embelezamentos, produtos de recursos econômicos da população, como também ações dos poderes executivo e legislativo.
Obelisco da Torneira:
Primeiro monumento da fase republicana e um dos mais significativos para os que aqui residem. O obelisco marca o início de uma nova fase de saneamento básico em Caraguá. A distribuição de água encanada, ainda que não tratada, foi inaugurada pelo presidente do Estado de São Paulo, Altino Arantes, em 1919 em visita ao município.
Relógio de Sol:
Fazendo parte do centenário da cidade, foi encomendado ao engenheiro Accacio Villalva, um monumento que impusesse evocação visual imediata de quão importante o caraguatatubense se sentia naquele ano de 1957. Foi construído um outro obelisco, cuja base e forma de agulha, medindo três metros e meio de altura e cumpria dupla finalidade. Indicar que aqui o sol determina a serenidade das horas e a natureza que parte do ponto zero, espraia-se por praças, praia, sentimentos e razões.
Fonte Luminosa:
A fonte foi inaugurada na década de 60, pelo então prefeito Geraldo Nogueira da Silva, o Boneca, que a idealizou com suas águas lançadas a muitos metros de altura, dançando ao compasso das notas musicais, colorindo-se de acordo com as emoções proporcionadas pelas sinfonias dos clássicos.
Palmeiras Imperiais:
As duas palmeiras imperiais encontram-se no terreno do antigo grupo escolar, hoje Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. Elas foram plantadas juntamente com a construção do grupo escolar pelo sr, Francisco D'Onófrio a pedido do então prefeito Bráulio Pereira Barreto. Com aproximadamente 20 metros de altura e apreciadas há 61 anos por quem passa pelo local, em 2002 a FUNDACC juntamente com o Arquivo Histórico encaminhou ao CONDEFHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado o tombamento das Palmeiras Imperiais. Como resposta, foi sugerida pelo colegiado da instituição, a preservação das mesmas em nível municipal. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

"Baila Caraguá" levou centenas de pessoas a Praça Cândido Motta neste final de semana

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realizaram neste sábado 26 o "Baila Caraguá".
Uma grande aula ao ar livre agitando o público de todas as idades com diversos ritmos entre eles samba, bolero e forró.
Contando com a presença dos professores Maria Luiza, Ana Claudia e Guimarães que são responsáveis pelas oficinas de dança de salão da Fundacc.
As oficinas acontecem no bairro do Centro, Travessão e Morro do Algodão os interessados podem entrar em contato através dos telefones 3883-2737 ou 3883-7555. (Fonte: Fundacc)

Prorrogadas até 4ª feira, dia 30, as inscrições para os cursos da Petrobras

Caraguatatuba - A Petrobras prorrogou até a próxima quarta-feira, 30, o prazo das inscrições pela internet, das pessoas interessadas em realizar os cursos profissionais para a Petrobras em Caraguá. No dia 25 de maio acontece o processo seletivo que aprovará os selecionados às 700 vagas dos cursos.
As inscrições podem ser feitas nas escolas Alaor Xavier Junqueira (Travessão) e Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu); na sede do PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador e na Sala Acessa São Paulo, na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima. As taxas variam de R$ 19 a R$ 33 reais.
Serão colocadas à disposição dos moradores de Caraguá 700 vagas para pintor, encanador, mecânico ajustador, mecânico montador, montador, soldador de estrutura, soldador de tubulação, eletricista força e controle e eletricista montador.
O candidato aprovado no concurso público que estiver desempregado, receberá uma bolsa-auxílio que varia de R$300 a R$600 reais. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Centro de Artes Marciais é inaugurado em Caraguá
População da cidade, feliz com o novo presente, reconheceu a importância do local para a prática esportiva e a possibilidade de não deixar as crianças nas ruas

Caraguatatuba - Os moradores de Caraguatatuba ganharam um novo espaço esportivo neste sábado, 26, com a inauguração do Centro de Artes Marciais "Silvio Marques Rodrigues - Potoca". O evento fez parte das comemorações dos 151 anos do município.
O local contará com aulas de Jiu Jitsu, Kung Fu, Judô, Hap Ki Do, Tae Kwon Do, Karatê e Capoeira de Angola, tudo com a supervisão de profissionais e gratuitamente a toda população de Caraguá.
Segundo o secretário de esportes, Wenceslau Souza Neto (Lelau), esse é o primeiro Centro de Artes Marciais do Estado de São Paulo, e o objetivo é fazer com que o trabalho realizado, muitas vezes voluntariamente, tenha um local próprio, com estrutura, segurança e qualidade para crianças, jovens e adultos.
Lelau contou também que a atividade no Centro de Artes Marciais começou em agosto de 2007, mesmo sem o término da construção. "O professor Sergio Burihan, de Capoeira, dava aula em uma praça no bairro Sumaré. Era um trabalho social ao ar livre, de forma voluntária. O prefeito (José Pereira de Aguilar) entendeu a idéia e decidiu oferecer o espaço, devido à necessidade", disse ele, que ressaltou que os praticantes sofriam com o frio e a chuva em determinadas épocas do ano.
O secretário de esportes acredita que o local ainda tem muito a crescer e revelou, confirmado pelo prefeito, que já existe um projeto para a construção do Centro de Artes Marciais no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). "Hoje nós conquistamos esse espaço, com muita luta. Mas tudo isso foi possível, porque temos um prefeito que entende a importância do esporte e a inclusão social" Temos isso aqui para não deixarmos as crianças nas ruas. O espaço ajudará a salvar muitos seres humanos dos males", discursou Lelau.
Aguilar ressaltou os valores que Caraguatatuba tem, e acredita que o Centro de Artes Marciais servirá para a descoberta de novas revelações. "Temos que descobrir atletas e colocá-los no lugar certo", afirmou o prefeito, sempre preocupado com o bom crescimento de Caraguá.
"Nossa vontade é deixar a cidade cada vez melhor. Temos que acreditar e ter muita fé", falou Aguilar, que homenageou Silvio Marques Rodrigues - Potoca ainda em vida. "Fiz questão de visitá-lo no hospital e dar a notícia que o Centro de Artes Marciais teria o seu nome, por tudo que ele fez pelo esporte na nossa cidade", comentou o prefeito.
O homenageado faleceu no dia 6 de abril aos 68 anos. Potoca, como era conhecido, fundou a primeira academia de Judô de Caraguatatuba, em 1965 e foi o primeiro judoca faixa preta do Litoral Norte.
A paixão pela arte marcial foi deixada para os filhos Juliano, também conhecido como Mamute, faixa marrom de Jiu Jitsu e Marcelo, faixa roxa de Karatê, além do neto Vitor, faixa vermelha de Karatê.
Juliano Marques Rodrigues se mostrou feliz com a homenagem que a sua família recebeu. "Sentimos privilégio de termos tido o nosso pai eternizado, isso é para poucos. O mundo mostra que se é o que se tem, essa homenagem mostra que a história do meu pai foi notada e que ele fez um bom trabalho", disse o filho caçula, lembrando que o pai sempre incentivou todos à prática do esporte.
A dona de casa, Julia Maria dos Santos, sabe da importância da arte marcial para o crescimento e disciplina do ser humano e estava grata a possibilidade de ter onde deixar seu filho durante o dia.
"Tenho um menino de 12 anos, ele está entrando em uma fase onde conhecerá más companhias, e nem sempre poderei estar ao seu lado. Com essa iniciativa do prefeito, vou poder ficar mais tranqüila e fazer de tudo para que o meu filho siga o caminho do esporte", afirmou.
João Carlos Faria esteve presente na inauguração e recordou seus tempos de garoto, e pôde também parabenizar a iniciativa. "Todos que lutaram por esse centro estão de parabéns. Caraguá tem que apoiar o esporte, como todas as cidades. Eu quando jovem fiz Judô, e sei como foi importante para mim. Acredito que passei a ser um homem mais correto, e quero colocar meu filho para fazer alguma das aulas que será oferecida", finalizou Faria, comerciante e morador da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campeonato de Supino é uma das atrações do fim de semana em Caraguá

Caraguatatuba - No aniversário de Caraguá, a Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação preparou diversas atividades esportiva para a população. No dia 03 de maio, sábado, atletas de Supino se reunirão na Praça Cândido Motta para disputarem o 2º Campeonato Municipal de Supino. O evento será realizado em comemoração aos 151 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorado no dia 20 de abril.
O evento terá início às 13h, com a realização das inscrições e pesagem. As competições iniciarão a partir das 13h30. Os atletas irão disputar as categorias Júnior, Máster e Feminino livre e Open masculino até 60kg, 67,5kg, 75kg, 82,5kg, 90kg, 100kg e acima de 100kg livre.
Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e cinqüenta reais para os campeões.
O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação e pelo professor B. A Oliveira. Com apoio de Manoel Construtor, Acquarius Restaurante, Ascaff Bioftness, Elo Informática, Muniz Relojoeiro, Fran Brinquedos, Wilson Gobetti-Akabana, Atelier do Ourives e Casas de Calhas Aquino. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá participa da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Para promover uma educação de qualidade a todos, especialmente aos que possuem limitações físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas, especialistas da Educação Inclusiva de Caraguá participam de aperfeiçoamentos

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, enviou profissionais da equipe de Educação Inclusiva para participar da VII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), que acontece entre os dias 24 e 27 de abril.
Em busca de constante aperfeiçoamento, os especialistas que trabalham na Educação Inclusiva participam de diversos congressos e realizam visitas a outras cidades, para troca de experiências e melhoramentos. Só este mês, já foram à cidade de Leme e agora participam da Reatech.
A Feira, terceiro maior evento mundial na área, é destinada aos portadores de limitações físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas, seus familiares e profissionais da área.
De acordo com os organizadores, o objetivo é levar aos visitantes novidades na área de reabilitação, inclusão e acessibilidade, com novas tecnologias, lançamentos de produtos, equipamentos e serviços, bem como soluções de acessibilidade para todos os tipos de deficiência.
Para esta edição, a feira terá cerca de 200 expositores e dez auditórios, onde serão ministradas palestras e seminários, que abordarão temas, como inclusão social, síndrome de Down e comunicação alternativa. A expectativa é receber 35 mil pessoas durante os quatro dias do evento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Temas variados compõem a pauta da Câmara
Nome de rua e inclusão no Calendário são alguns dos projetos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reúne-se nesta terça-feira - 29 de abril, a partir das 19h30, em seu plenário, com transmissão ao vivo pela rádio local para a sua 13ª Sessão Ordinária semanal. Na pauta uma diversidade de proposituras, todas de autoria dos Vereadores.
No total são 5 (cinco) Projetos de Lei a serem discutidos e votados nesta noite, podendo ocorrer, tradicionalmente e como manda o Regimento Interno, a inclusão de Projetos em Regime de Urgência, que tem preferência na Ordem do Dia.
Do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), Projeto de Lei que disciplina a atuação dos Agentes Municipais de Trânsito - Marronzinhos.
De autoria do Vereador Celso Pereira - Celsinho (DEM), propositura que denomina de "Avenida Maria de Lourdes da Silva Kfouri" a atual Marginal Esquerda, com início no lote 3 - Quadra 15 do Balneário Copacabana e término na rua Pedro Xavier do Nascimento, no bairro do Massaguaçu.
O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT) apresenta projeto que institui no Calendário Oficial do município o Dia do Corretor de Imóveis, além de outras providências.
Já o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), Presidente do Legislativo apresenta proposta para isentar os Portadores de Necessidades Especiais do valor do ingresso em Casas de Diversão, Praças Esportivas, local de Shows e Espetáculos em Caraguatatuba.
Finalizando o Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), apresenta para discussão a revogação da Lei 1.117 de 3 de junho de 2004 que institui a Faixa para os cargos de Prefeito e Presidente da Câmara Municipal.
A Sessão Ordinária semanal é aberta ao público e pode ser acompanhada em tempo real pela Rádio Oceânica - 670 Khz ou pelo site na Internet da emissora, bastando clicar em www.radiooceanica.com.br , na janela "Rádio On Line". (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

PM prende acusado de agredir a mulher

Ilhabela - A Polícia Militar de Ilhabela prendeu em flagrante no último sábado o pedreiro W.P.S., 47 anos, pelo crime de lesão corporal, como base na Lei Maria da Penha --de violência doméstica contra a mulher. A prisão aconteceu por volta das 20h30, na Travessa Idalina de Jesus, no bairro Barra Velha. Segundo a Polícia Civil, a vítima informou que teria ido à casa de uma amiga e, quando chegou em casa, seu marido teria tentado agredi-la com uma faca de cozinha. O acusado foi detido e liberado mediante pagamento de R$ 301. Ele responderá pelo crime em liberdade e, caso condenado, poderá pegar de 3 meses a 3 anos de detenção. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador quer acabar com uso de sacolas plásticas em Ilhabela

Ilhabela - O vereador Márcio Garcia apresenta, na sessão desta segunda-feira, um Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos comerciais da cidade a substituírem as sacolas e sacos plásticos por embalagens ecológicas.
De acordo com o projeto os estabelecimentos comerciais deverão utilizar para o acondicionamento de produtos e mercadorias em geral, apenas embalagens ecológicas.
O projeto considera embalagens ecológicas os sacos e sacolas de papel, tecido ou qualquer outro material biodegradável. As embalagens devem degradar ou desintegrar por oxidação em fragmentos em um período não superior a 20 meses ou biodegradar tendo como resultado CO², água e biomassa. Os produtos da biodegração não devem ser eco-tóxicos ou danosos ao meio ambiente.
Para o vereador, a intenção do projeto é conscientizar a população a fazer algo que beneficie as gerações futuras. “Eu costumo dizer que as sacolas descartáveis são uma praga moderna que precisa ser banida porque prejudica o meio ambiente”, diz.
Garcia explica que esse tipo de material é comercializado em grande escala por ser barato, mas segundo ele os fabricantes não pensaram nas conseqüências. O parlamentar acredita que os comerciantes não vão se opor ao projeto. “Acho que eles vão abraçar a causa porque investir no Meio Ambiente é investir no ser humano”, finaliza.
Ivonete Torres é funcionária de um supermercado em Ilhabela e voluntária da ONG Sementes do Futuro, ela conta que já existe uma idéia desde o ano passado para substituir as sacolas plásticas por sacolas de pano. A idéia ainda está sendo amadurecida, mas a intenção é firmar uma parceria entre o supermercado e a ONG para a confecção de sacolas de pano. “A nossa vontade é montar uma cooperativa com pessoas que não têm renda e que possam costurar as sacolas. Essas sacolas seriam vendidas e os clientes teriam que se comprometer a trazê-las todas as vezes que fossem fazer compras”, fala.
O lucro da venda dessas sacolas ecológicas seria para pagar as pessoas da cooperativa e reverter para a ong. “Nós pensamos na sacola de pano porque essa outra sacola que foi desenvolvida como reciclável além de cara não é 100% segura, o material dela também vai se acumular na natureza, apenas não vai aparecer”, explica. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara suspende expediente no próximo dia 02 de maio

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Joadir Capucho (PTB), determinou a suspensão do expediente do Legislativo Municipal no dia 02 de maio, em decorrência do feriado do “Dia do Trabalho”, devendo as atividades normais serem reiniciadas no dia 05 de maio (segunda-feira), conforme a Portaria nº 14/2008. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Posto SEBRAE realiza primeiro curso de 2008 na nova sede da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento

Ilhabela - A Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal de Turismo e Fomento e Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela em parceria com a Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ilhabela, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação Ilhabela Receptivo Hotelaria e Receptivo e SEBRAE-SP, realizará seu primeiro curso de capacitação do ano de 2008 no novo espaço para treinamentos e reuniões da secretaria municipal de turismo e fomento.
Trata-se do “Aprender a Empreender”, curso gratuito do SEBRAE-SP, que tem como objetivo desenvolver características que compõem o perfil empreendedor, despertar atitudes, habilidades, transmitir conhecimentos e valores de empreendedorismo e, dessa forma, estimular o participante a empreender atividades produtivas.
O curso tem uma carga horária de 24 horas e apresenta o seguinte conteúdo programático: o empreendedor; o mercado (consumidor, concorrente e fornecedor); a empresa e o mercado (marketing); os números da empresa (finanças);o ponto de equilíbrio (comportamento financeiro); o resultado da empresa; o resultado com vários produtos; o capital de giro e o fluxo de caixa; os problemas e as soluções; o plano da empresa.
Segundo o Agente de Desenvolvimento Eduardo Nascimento “O Aprender a Empreender é um curso muito importante e completo tanto para o empresário que tem sua empresa constituída, como para o ambulante que vende seus produtos sem muita estrutura, pois a metodologia do curso é muito abrangente e de fácil compreensão, nesta edição temos como meta capacitar 30 pessoas”.
De acordo com o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, está programada uma série de atividades para capacitação empresarial no decorrer do ano. “Com o novo espaço para treinamento proporcionado pela secretaria de turismo e fomento, pretendemos intensificar o número de ações em Ilhabela em 2008”, ressalta o prefeito.
O auditório da secretaria municipal de Turismo e Fomento, novo espaço para treinamento e reuniões, tem capacidade para acomodar confortavelmente cerca de 65 pessoas.
O Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela fica na nova sede da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento. As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones: (12) 38957259 e (12) 38967248 ou presencialmente. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Caminhos das Pedras no Waldemar Belisário

Ilhabela - Na última sexta-feira, 25, o Projeto Espaço Amigo da Secretaria Municipal da Assistência Social, apresentou a peça teatral Caminho das Pedras, coordenado pelo professor Jailson Gomes da Silva e formada pelas crianças do projeto, na Escola Waldemar Belisário, a convite do Grêmio Estudantil da escola.
A peça teatral foi apresentada pela primeira vez na sede do Projeto Espaço Amigo, em comemoração ao dia do índio e, desde então, vem se apresentando nas escolas do município.

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

São Sebastião firma acordo para navios

São Sebastião - A Companhia Docas de São Sebastião e a prefeitura assinaram na última semana um protocolo de intenções que define condições de utilização do porto como infra-estrutura básica do projeto de desenvolvimento turístico regional. Um convênio entre as partes deverá ser firmado nos próximos 30 dias.
O objetivo inicial, segundo a prefeitura, é viabilizar a escala de navios transatlânticos já para a próxima temporada. "O trabalho tem avançado e assinamos este protocolo com o objetivo de trazer navios de cruzeiro para escalas para a próxima temporada. Um projeto de terminal será elaborado para que seja embutido no orçamento 2009", afirmou o prefeito Juan Pons Garcia (PPS), por meio de sua assessoria.
No Litoral Norte, os cruzeiros aportam hoje somente em Ilhabela e, no início do ano, Ubatuba também entrou na rota e recepcionou por duas vezes o transatlântico Island Escape.
A prefeitura fica responsável por desenvolver instalações, roteiros e serviços turísticos em condições de estimular a presença dos turistas de cruzeiro, bem como viabilizar áreas para implantação do terminal a partir da temporada 2009/2010.
Já a CDSS terá de compatibilizar seu programa de atracação 2008/2009 de forma a atender aos navios. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto prevê vacinação de idosos em casa

São Sebastião - O presidente da Câmara, Joadir Capucho, pretende apresentar na sessão de hoje um Projeto de Lei que dispõe sobre a vacinação de pessoa idosa em seu domicílio ou em entidade que preste assistência ou dê acolhimento a ela.
Joadir explica que o Estatuto do Idoso assegura a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe também o acesso para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
O Estatuto ainda determina que a prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de atendimento domiciliar para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público.
É também dever do Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
Conforme o projeto, a vacinação de idosos será feita em seu domicílio, sempre que houver impossibilidade de deslocamento da pessoa ao local onde estiver sendo realizada a vacinação. A vacinação ocorrerá em domicílio somente quando solicitada e serão também oferecidas vacinas em asilos, casa de repouso e similares.
A proposta também prevê que poderão também ser oferecidas vacinas, desde que solicitado pelo responsável e avaliado pela secretaria competente, em associações de bairro; associações de classe; clube recreativo; clube de serviço; igrejas; outras entidades que possam agrupar idosos para o recebimento da vacina. (Fonte: Imprensa Livre)

Proprietário de reserva particular em Barra do Una contesta decisão da Justiça favorável à Sabesp

São Sebastião - A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi autorizada pelo juiz federal Renato Barth Pires, da 3ª Vara Federal de Santos, a dar continuidade às obras do chamado “Sistema Cristina” - uma barragem de represamento das águas do Rio Cristina, no bairro Barra do Una, na costa sul de São Sebastião. A decisão foi proferida em duas sentenças, no último dia 14 de abril e o Imprensa Livre publicou antecipadamente a decisão, antes da citação dos envolvidos, no último dia 19.
O Ministério Público Federal (MPF), autor das duas ações (uma civil pública e outra cautelar), visava anular as autorizações expedidas pelo Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais – DEPRN – e as licenças do Ibama para a construção do Sistema Cristina, localizado em área de Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – áreas de conservação da natureza em terras privadas.
O proprietário da RPPN, Joaõ Rizzieri, contesta a decisão da Justiça Federal e explicou que, quando foi feita a visita do perito engenheiro no local, enviou um relatório ao Ministério Público Federal (MPF), que foi anexado ao processo, denunciando diversas irregularidades no processo da visita. “O perito não trazia consigo qualquer instrumento técnico e a visita levou apenas alguns minutos. Conclui-se que ele não possuía elementos necessários para determinar se há ou não alternativa locacional para realização da obra.
Sendo assim, a RPPN Rizzieri considera que as informações prestadas por este perito não são suficientes para embasar a decisão de qualquer que seja o juiz que decida sobre o caso”, complementa Rizzieri.
Segundo ele, existem testemunhas sobre o caso e repetiu as palavras do texto apresentado à Sabesp, na ocasião do início desse processo, em 2004: “A RPPN Riziieri nunca foi e nunca será aquela que deixará a população desatendida em suas necessidades e sem água. Se depois de todos os estudos necessários e das tentativas de encontrar outra alternativa para a captação de água for declarado que o único lugar possível é dentro da RPPN Rizzieri, assim será feito”, afirma o texto do proprietário.
De acordo com ele, o fato de ter o reconhecimento oficial como Reserva Particular do Patrimônio Natural (Unidade de Conservação da Natureza), já é uma contribuição: “Estamos fazendo aquilo que o governo deveria fazer: proteger o meio ambiente e tudo isso de forma voluntária e sem o menor retorno de qualquer espécie, apenas o da proteção da natureza”, afirma.
Segundo João Rizzieri, que também preside FREPESP – RPPN Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo (entidade representante das RPPN do estado de São Paulo), no Brasil existem outras 650 RPPNs, que são os esforços da sociedade civil de contribuir para a garantia da qualidade de vida das gerações presentes e futuras do país.
“A única coisa que a RPPN Rizzieri esta pedindo é que se cumpra a lei. Desde o começo desse caso temos argumentado, que é necessário atender a população e suas necessidades, hoje, sem comprometer as gerações futuras e suas necessidades”.
Segundo ele, várias tentativas de contato com a Sabesp foram frustradas. “A empresa sempre se mostrou irredutível, desrespeitando totalmente todos que a ela se dirigiram para tentar achar solução, entre eles, a Comissão de Meio Ambiente da OAB e o próprio procurador da República, com o qual ela havia feito uma tratativa verbal e não cumpriu - fato que o levou a instaurar um Inquérito Civil Público, apoiado por diversas entidades da comunidade do Litoral Norte através de cartas anexadas ao processo”, explica.
“Isso é um vergonhoso exemplo de desenvolvimento extremamente insustentável e arcaico. Qualquer empresa de qualquer país subdesenvolvido pode fazer o mesmo sem ter o título, que a Sabesp possui - o de 5ª maior empresa de saneamento básico do mundo e 1ª da América Latina!”, ironiza.
A RPPN Rizzieri possui um projeto em parceria com a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, intitulado “Agenda do Una” – Proteção e Sustentabilidade da RPPN Rizzieri e Sertão do Bairro de Barra do Una”, que se propõe a proteger os remanescentes de Mata Atlântica e garantir a sustentabilidade nas ações humanas, mais precisamente na área conhecida por Vale do Una - um dos últimos corredores ecológicos ainda sem muita interferência humana no Litoral Norte.
“Por último, declaramos publicamente estar abertos para que essa parceria se concretize em nome do bem comum da população, e para que não reste dúvidas sobre nossas intenções, se a única alternativa for de fato a realização da obra na RPPN Rizzieri, assim será feito. Os valores recebidos na forma de indenização pela desapropriação serão doados integralmente a uma instituição escolhida pelas associações dos bairros que serão beneficiados por essa obra”, finaliza João Rizzieri.
Contestações -
1º. A empresa alega menor impacto ambiental na região com o projeto
“Isso é uma inverdade, pois na mesma região existem vários outros rios e ou outras partes de mata ciliar do rio Cristina, que já estão inteiramente degradados. Portanto, o custo ambiental seria extremamente menor”;
2º. A Sabesp afirma que o local é ideal, porque produz pressão necessária para que a água chegue até a ETA (Estação de Tratamento de Água)
“Outra inverdade. Se esse ganho de pressão fosse tão importante, porque ele será perdido a menos de 1,5 km abaixo quando a água parar na ETA para ser tratada? Além disso, a água terá depois que ser bombeada para o reservatório, que ficará na Rodovia Rio-Santos. A ETA já está construída nas margens do próprio rio Cristina, isso sem contar que esse ganho de pressão pode ser obtido de qualquer outro rio ou outra parte já degradada na região”.
3º. A estatal alega possuir todos os relatórios ambientais legais e as devidas autorizações para a realização da obra“Não houve exigência de relatórios atualizados e, na época da execução das obras, a região era preservada. Hoje, devido às degradações sofridas, o único local realmente intacto e na qual se refugiou grande parte da fauna ameaçada da região, é justamente onde a Sabesp pretende fazer a obra”.
4º. A empresa afirma que os custos para realizar a captação através do bombeamento e refazer o projeto seriam altos, além do tempo necessário.
“Pode ser verdade, mas as perguntas que surgem são: quanto custa uma espécie da flora ou da fauna extinta? Quanto tempo é necessário para se recuperar uma área tão preservada?”;
5º. Defesa do interesse público com o fornecimento de água
“Isso é o que todas as concessionárias de serviços públicos usam como desculpa para abusar do meio ambiente e de seu poder em geral. A RPPN Rizzieri também defende o interesse público, a começar da Portaria nº 05/03-N do Ibama, que cria a RPPN Rizzieri e a declara como de interesse público federal. Essa mesma portaria obriga, na forma da lei, a proteger a reserva sob pena de sermos responsabilizados administrativa, civil e criminalmente”. (Fonte: Imprensa Livre)

Mendigos geram reclamações em Boiçucanga

São Sebastião - A frente de um estabelecimento comercial, que encontra-se desativado, tem sido usada como abrigo por mendigos no bairro de Boiçucanga. O número varia. Pelo menos cinco estão diariamente no local, mas, em feriados, costumam aparecer outros. No último feriado, por exemplo, eram oito mendigos no total.
O problema, segundo moradores e pessoas que trabalham nas imediações, é o transtorno que eles vêm provocando, entre eles o lixo e sujeira deixados no local. Há até mesmo relatos de atos sexuais. “Outro dia eu estava passando com minha filha de 7 anos quando vi um casal fazendo sexo ali na área que eles dormem”, conta Rosivaldo Rocha, que mora há poucos metros do local.
A informação é confirmada também pelo radialista Alcyr Vianna, da Rádio Costa Sul FM, que está instalada na mesma rua. “Eu também já presenciei a prática de relações sexuais no local, constrangendo as pessoas que passavam pela rua”. A Rua Gilmar Furtado de Oliveira, onde os mendigos estão alojados, é bastante movimentada já que conta ainda com diversos comércios e uma escola particular.
Em frente ao imóvel usado pelos mendigos está a Casa da Trilha, um espaço de exposição e venda de artesanatos, onde acontece também oficinas culturais. A vendedora Camila Grandisolli conta que os mendigos costumam entrar na loja, geralmente embriagados, para pedir cigarro e dinheiro aos clientes.
“Tem cliente que pergunta se a gente não toma atitude quanto a isso. Mas o que a gente pode fazer? Depende dos órgãos públicos”, entende. Ela ainda acrescenta que é comum ouvir brigas e xingamentos entre os próprios mendigos, causando muito desconforto aos freqüentadores da loja.
Proprietário - O proprietário do imóvel usado pelos mendigos afirma já ter comunicado a polícia e a assistência social sobre o caso. “Já tentei fazer com que eles saíssem de lá, conversei com eles, mas não teve jeito. Pedi que ao menos mantivessem limpo o local”, revela o comerciante Paulo Scarpa, dono também de uma loja na mesma rua. O problema, para ele, são “os que vêm de fora”, principalmente em feriados, e acabam se juntando aos demais. “Esses de fora a gente tem um pouco de receio com o que podem fazer”.
Scarpa lembra que existe um aspecto que não pode ser desprezado. “Tem o lado humano também. E eu acredito que a resocialização é possível, não só com a ação do poder público, mas também com a participação da sociedade”, argumenta.
Ele garante ainda que em breve vai abrir o salão que hoje está desativado. “O telhado será tirado e eles (os mendigos) vão acabar se mudando para outro lugar”, declara o comerciante.
Prefeitura - Em nota, a Assessoria de Imprensa da prefeitura informa que a Assistência Social está ciente da situação tanto e tem feito um trabalho junto aos mendigos. “É importante ressaltar que os mendigos não podem ser expulsos do lugar onde se encontram, por isso, eles são abordados, encaminhados para grupos de ajuda, quando aceitam, assim como encaminhados às cidades de origem, também se concordarem”, diz o comunicado. “Lembramos que a prefeitura fez uma parceria com a Associação Antialcoólica para fazer esse trabalho junto aos mendigos. A ação na Costa Sul (Boiçucanga) ocorre às terças-feiras. A orientação, no caso de mais agressividade por parte dos mendigos, é acionar a Polícia Militar”, conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

Veículo de combate à Dengue é alvejado por pedras na Topolândia

São Sebastião - Um veículo da prefeitura, usado para realizar o trabalho de fumacê, foi alvejado por pedras na tarde da última quinta-feira na rua Onofre Santos, na Topolândia. No momento da ação, a equipe de agentes de Combate à Dengue realizava trabalhos no bairro, mas devido à fumaça, não foi possível identificar o infrator. Não houve feridos, apenas danos materiais ao carro.
A Secretaria de Saúde também tem recebido queixas de funcionários do Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, localizado no bairro, com relação a atos de vandalismo nos veículos que ficam estacionados no terreno ao lado da unidade. “O funcionário vai trabalhar, prestar um serviço de qualidade à sociedade e na volta para casa encontra seu carro riscado. Isso é inadmissível”, declara o secretário de Saúde, Antônio Guilherme de Carvalho.
A situação é preocupante, pois segundo o secretário, se a equipe médica ou o funcionário quiser pedir transferência do Centro de Saúde por esta razão, ele não terá como negar. “Sem segurança não há como trabalhar”.
A prefeitura estuda a possibilidade de instalar câmeras de monitoramento na região do estacionamento da unidade, mas para o secretário a população precisa se conscientizar e zelar pelo patrimônio público. “As pessoas reclamam, mas esquecem de fazer a sua parte. A região da Topolândia foi beneficiada com o maior Centro de Saúde do litoral, os principais serviços da rede estão centralizados na unidade e em retribuição, a equipe de funcionários é alvo de atos de vandalismo”.
Com relação ao carro da Vigilância em Saúde, o secretário enfatiza que na região do Topo, Olaria e Itatinga estão concentrados 14 dos 17 casos positivos de Dengue no município. A ação dos agentes como o arrastão, nebulização e o fumacê, como estava sendo desenvolvido na tarde de quinta-feira é de extrema importância para evitar a proliferação das larvas. “Nós estamos fazendo a nossa parte, mas sem a colaboração da população fica impossível trabalhar”, frisa.
A diretora da Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, atenta para o risco de explosão da bomba de nebulização, acoplada no veículo. “O equipamento custa cerca de R$ 20 mil reais. Fora isso, um ato como esse poderia terminar em tragédia, pois a bomba contém gasolina, óleo mineral, poderia ter explodido”, alerta. (Fonte: Imprensa Livre)

Banco do Brasil de São Sebastião promove reunião para pescadores nesta terça-feira

São Sebastião - Nesta terça-feira (29/4), às 14h30, no clube 7 de Setembro, localizado no bairro São Francisco, região central, a agência do Banco do Brasil de São Sebastião realiza um encontro com os pescadores do município para conversar sobre o acesso ao crédito, que visa o financiamento de reforma e/ou aquisição de barcos e apetrechos utilizados pela categoria. A linha faz parte de uma estratégia da instituição financeira, que é o programa de Desenvolvimento Regional Sustentável da Pesca, e tem apoio da Prefeitura, por meio da Divisão de Pesca, órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente.
De acordo com o gerente Emerson Medeiros, além do financiamento, o banco também realiza cursos de capacitação. O próximo deve ocorrer no dia 16 de maio e abordará o associativismo e o cooperativismo, sendo desenvolvido pela manhã no Centro e à tarde em Boiçucanga, na Costa Sul da cidade. A última capacitação foi em relação à manipulação e conservação do pescado embarcado em terra.
A iniciativa tem parceria da Cooperativa de Pesca, Colônia Z-14, Secretaria Especial de Aqüicultura, do governo federal, Sebrae, Instituto de Pesca e Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati), ambos da esfera estadual. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Barra do Una recebe reunião do Conselho de Segurança da Costa Sul

São Sebastião - Na próxima sexta-feira (2/5), às 19h, os integrantes do Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul se reúnem com os moradores do bairro de Barra do Una, na região sul do município. O encontro será realizado na sede do Barra do Una Futebol Clube, localizado na avenida Magno dos Passos Bittencourt, s/n°, esquina com a Bom Jesus, e contará com a presença de representantes da Prefeitura e de autoridades policiais.
A pauta da reunião, segundo a presidente do Conseg, Éder Ávila, será a apresentação da nova diretoria, cuja eleição ocorre nesta quarta-feira (30/4), às 20h, na Escola Estadual Walkir Vergani, situada na praça Elpídio Romão Teixeira, 220, além de orientações e informações à comunidade por parte das polícias Civil e Militar. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (2/5) em todas as repartições públicas municipais em função do feriado do dia 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho. Os serviços essenciais como os prontos socorros, coleta de lixo, limpeza urbana e creche funcionam normalmente.
Durante o final de semana prolongado, o município oferece algumas atrações como o 3º Campeonato Brasileiro da Classe Byte, cuja abertura ocorre na próxima quinta-feira, a partir das 11h30, na Praça da Vela, localizada no bairro Porto Grande, região central, com a presença do atual campeão brasileiro, Fábio Ramos, e campeã mundial na categoria máster, Denise Chagas. Além disso, a população os turistas poderão assistir ao show gratuito da Alcione, chamada carinhosamente pelo público de “Marrom”, que sobe ao palco da Praça de Eventos da Rua da Praia no dia 3 de maio (sábado), a partir das 23h, para interpretar grandes sucessos da carreira dentro da turnê “De tudo que eu gosto”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Comtur de São Sebastião discute acessibilidade no setor hoteleiro

São Sebastião - Os membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Sebastião, debatem na quarta-feira (30/4), durante reunião ordinária, a questão da acessibilidade nos hotéis e pousadas.
A diretora de Planejamento da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop) e presidente da Comissão de Acessibilidade, fará uma Oficina Empresarial aos hoteleiros onde explicará de que forma eles podem deixar seus estabelecimentos adequados e em acordo com a Lei de Acessibilidade.
Ainda durante a reunião, a coordenadora do Projeto Terra Deusa, Malu Moreira, conclui as explicações sobre o evento que deve ser realizado em Julho, em Boiçucanga, na Costa Sul.
Também serão apresentados alguns modelos de banners e folheteria o Projeto Linha Turística.
A reunião está prevista para a 17h45, a primeira chamada, na Garagem da empresa de ônibus urbano Ecobus, na rua João Teixeira Neto, 22 , no Varadouro, na região central. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Avenida Brasil começa a receber bloquetes dentro do pacote de pavimentação da Costa Norte

São Sebastião - A avenida Brasil, localizada na Zona de Especial Interesse Social (ZEIS) do Balneário São Marcos, no bairro da Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, começou a receber esta semana os bloquetes da obra de pavimentação de ruas da Costa Norte. O trabalho é feito por funcionários de empreiteira contratada pela Prefeitura.
O local já havia recebido guias e sarjetas. Os bloquetes utilizados são do tipo intertravados, o mesmo utilizado na Revitalização da Rua da Praia, no Centro. As ruas estão sendo pavimentadas na Costa Norte, de acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, são: Av. Penélope (lado da praia), Av. Netuno (a qual inclui o canal), Av. Nereu e Av. Proteu, no bairro Canto do Mar; rua Castro Alves, Av. Brasil, rua Chile e rua Pérola, no bairro Enseada; e ainda rua Catanduva, rua Estados Unidos, rua Camões Couto, rua Manoel Costa, Estrada Carreador da Enseada e Travessa Vale Verde; todas no bairro do Jaraguá. O investimento chega a R$ 8 milhões.
A Costa Norte vem recebendo uma série de melhorias, como o 1º Berçário Municipal, iluminação de ruas, da orla da Enseada e do campo de futebol, ampliação da creche da Enseada, posto de saúde no Canto do Mar, cobertura de quadras poliesportivas das escolas, entre outras. No Canto do Mar, a Prefeitura segue com a construção do canal de drenagem na avenida Netuno. A região norte também teve núcleos congelados regularizados por meio das ZEIS, como o Balneário São Marcos e o Loteamento Chico Soldado, o que já possibilitou melhorias de infra-estrutura, entre elas, iluminação e rede de água.
Em 2006, a Prefeitura entregou a pavimentação das avenidas Penélope (parte de cima) e Odisseu (lado praia), num investimento de R$ 687 mil. No ano passado, a rua Canadá ganhou uma ponte de concreto. Ainda este ano a Costa Norte ganhará a maior escola do município, na Enseada. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Casal é preso com cocaína em Ubatuba

Ubatuba - Um casal foi preso na tarde de ontem no bairro Perequê-Mirim, em Ubatuba, acusado de tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, eles estavam sendo investigados por policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Ubatuba e foram presos às 16h de ontem numa residência com 180 papelotes de cocaína, um tablete de pasta de cocaína, R$ 70 em dinheiro, um revólver calibre 38 e 58 cartuchos de munição. O casal será indiciado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas e munição. Os acusados ficarão presos em unidades prisionais da região. (Fonte: ValeParaibano)

ACIU faz festa e comemora 36 anos de atividades
Comemoração teve direito à musica ao vivo e muita descontração

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU realizou em seu clube na noite desta quarta-feira, dia 23, o “Churrasco de Confraternização dos 36 anos da entidade” que reuniu entre associados e convidados cerca de 200 pessoas.
A festa teve início às 20h00 e por volta das 23h00 foi cortado o bolo comemorativo dos 36 anos da entidade.
O presidente da ACIU Ahmad K. Barakat que está em sua segunda gestão como presidente da ACIU, declarou que muitas coisas podem ser somadas aos 36 anos de existência da Associação Comercial. O ritmo persistente nos trabalhos, a seriedade e segurança nas atividades que a entidade desenvolve, a independência e o tratamento respeitoso que mantém com os órgãos públicos e as valiosas e eficientes parceiras realizadas, são alguns dos fatores que dão a soma do resultado positivo no balanço dos 36 anos que merece e muito ser comemorado.
O empresário Ozéias Amaro, foi uma dos associados que prestigiou a festa e disse que “a Confraternização foi espetacular. Foi ótimo, gostamos muito, estava tudo muito agradável. Quem não veio perdeu muito. Esperamos estar juntos novamente em outras oportunidades. Parabéns a toda organização”.
Histórico - A Associação Comercial de Ubatuba foi fundada no dia 04 de abril de 1972.
Sua fundação somente foi possível, graças ao esforço e a determinação do saudoso empresário Olney Valim, que foi até a Associação Comercial de São Paulo e obteve todas as informações necessárias para a criação da entidade.
Valim presidiu a Assembléia Geral de constituição da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba- ACIU, que contou com a participação de aproximadamente 20 empresários da cidade, que nomearam Roberto Lanzoni como seu primeiro presidente.
Ao longo de 36 anos a ACIU sofreu grandes modificações, sempre procurando acompanhar o desenvolvimento do comércio local, adequando-se às necessidades dos seus associados, modernizando suas instalações e equipamentos, estando hoje entre as maiores associações da região.
Curiosidade: A Associação Comercial mais antiga de que se tem notícia é a do Estado da Bahia (ACB). Ela é a primeira Associação Comercial da América Latina e foi fundada no dia 15 de julho de 1811. Ou seja, completará 197 anos de atividades. (Fonte: ACIU)

Eduardo Cesar leva proposta de pescadores ao secretário de Meio Ambiente de SP
O setor pesqueiro teme que projeto do Governo do Estado possa prejudicar a pesca de arrasto e solicitam consulta pública

Ubatuba - A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli, esteve reunida com o presidente interino da Colônia Z-10, Ademar Domingos dos Santos, e o presidente da Associação dos Pescadores de Ubatuba, Manoel dos Santos, entre outros representantes do setor pesqueiro, para discutir sobre o projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que prevê a criação de um “Mosaico das ilhas e áreas marinhas protegidas do Litoral Paulista”.
Os pescadores temem que tal projeto venha a prejudicar a pesca de arrasto e solicitam que ocorra uma consulta pública para avaliação do projeto no município.
O prefeito Eduardo César se reúne hoje com o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano. Entre os assuntos a serem tratados, o prefeito levará um ofício, assinado por órgãos representativos do setor pesqueiro, solicitando, além da consulta pública, para avaliação do projeto de criação de áreas de proteção de preservação marítima, denominadas Áreas de Proteção Ambiental (APA), uma audiência com uma comitiva de pescadores.
A consulta pública do Litoral Norte está marcada para o dia 13 de maio, às 17h, em Ilhabela, o que inviabiliza a participação de muitos dos pescadores ubatubenses, que moram em comunidades afastadas. Por isso, tanto o setor produtivo, quanto a prefeitura, consideram que uma audiência no município seja importante para que haja representatividade na discussão.
Na consulta pública realizada em Iguape, no Litoral Sul, ficou decidido que há necessidade de estudos específicos, como antropológicos, oceanográficos, ambientais e socioeconômicos. Em vista disso, uma reunião aberta acontecerá em São Paulo, na primeira quinzena de maio, para fundamentar a proposta, que ainda é considerada embrionária.
Preocupação - Segundo o prefeito, a situação é preocupante, uma vez que a pesca é uma das principais atividades econômicas do município. “Nós concordamos com a preservação do meio ambiente e com o uso sustentável dos recursos ambientais, mas é imprescindível que o setor pesqueiro e outros sejam ouvidos, uma vez que estão diretamente envolvidos com a questão”.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abstecimento, Valéria Gelli, explica que o setor pesqueiro, em Ubatuba, é formado por, no mínimo, duas mil pessoas, envolvidas diretamente com a pesca. “Se formos considerar a cadeia produtiva, o projeto afetará mais de 10 mil pessoas. Ubatuba é um dos maiores pólos produtivos do estado, que faz girar anualmente cerca de R$ 12 milhões na economia municipal. Não podemos pensar em preservação do meio ambiente, sem considerar as comunidades que nele vivem”.
Saiba mais - APA, segundo informações do Governo do Estado, “é um tipo de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que visa combater a pesca predatória compatibilizando a conservação da natureza com o uso sustentável dos seus recursos naturais”.
O mosaico será formado por três Áreas de Proteção Ambiental (APAs) no litoral: APA do Litoral Sul, APA Litoral Centro e APA Litoral Norte, criadas por decreto.
Os pescadores ubatubenses concordam com a eliminação da pesca de parelha, que é altamente predatória, mas temem que o projeto abranja também a pesca de arrasto, que é a principal modalidade pesqueira do município, utilizada para a captura do camarão sete barbas. (Fonte: Imprensa Livre)

Escola José Celestino Promove Festival de Talentos

Ubatuba - Evento de sucesso aconteceu na sexta-feira, dia 25 de abril de 2008 na EE. José Celestino Aranha, no Horto Florestal, em Ubatuba, Litoral Norte.
Numa integração com todas as escolas da cidade a EE. José Celestino iniciou o ano voltada para os grandes temas como o meio ambiente e o pleno desenvolvimento da Nova Proposta Curricular.
O projeto iniciado em fevereiro com o tema "Meio Ambiente" teve o seu ponto alto no final de abril, com uma grande apresentação dos alunos de todas as escolas da cidade, revelando novos talentos, através de corais, canto solo, dança, teatro, etc.
Anteriormente, os alunos da EE.Celestino fizeram trabalhos de observação durante mais de dois meses, sempre em horários diferentes das aulas normais visitando o lixão, reservatórios de água, fazendo análises de água in loco, tudo sob a supervisão da ProfªAna Maria Muller, responsável pelo projeto.
Um corpo de jurados, composto por um professor de cada escola foi formado para julgar os trabalhos dos alunos.
Além de movimentar alunos e professores de todas as escolas também a comunidade, o entorno da escola, e autoridades do Município estiveram presentes na festa de encerramento do projeto.
Uma escola carente, possuindo apenas o Ensino Fundamental, a EE. José Celestino Aranha é um exemplo de que a força de vontade é o caminho para as grandes realizações. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

2ª Festa do Trabalhador na Região Sul de Ubatuba

Ubatuba - No dia 1º de maio a Praça de Eventos da Praia da Maranduba será novamente o palco de mais uma Festa do Trabalhador da Região Sul. Neste ano o evento contará com uma grande novidade, nos dias 01, 02 e 03 de maio a partir das 14:00 horas, acontecerá a 2ª Feira Nacional de Artesanato e haverá uma Praça de Alimentação com barracas de entidades civis organizadas da Região Sul, á noite o público poderá curtir um Festival de Bandas com músicas dos mais variados tipos, do Forró ao Pop Rock..
No dia 04 de maio a “Grande Festa” terá a participação de representantes das secretarias de Assistência Social que levará ao cidadão a possibilidade de tirar a segunda via de documentos, do Meio Ambiente que fará doação de mudas, da secretaria de Esporte e Lazer realizando eventos esportivos o dia inteiro, da Secretaria da Saúde fazendo medição de pressão, exames de diabetes, Campanha contra a Dengue entre outros atendimentos á população, Secretaria de Agricultura e Pesca com a demonstração de seus trabalhos no município, a Secretaria de Assuntos jurídicos levará um representante para prestar orientação jurídica para o cidadão e haverá a participação da FUNDART com o Evento “Banda no Bairro”com apresentações musicais de primeira qualidade. Além de todos estes serviços que as secretarias municipais prestarão, na 2ª Festa do Trabalhador da Região Sul terá o corte de cabelo gratuito e outras atrações. Realizado pela ABAMVITUR Associação da Baía do Mar Virado para o Turismo da Região Sul e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, o evento no dia 04 de maio será das 09:00 ás 17:00 horas. Maiores informações abamvitur@hotmail.com

ACIU Alerta: Como evitar recebimento de cheques falsos

Ubatuba - É necessário conferir:
- se o cheque foi corretamente preenchido. Não aceite cheques rasurados. Eles podem ser devolvidos pelos bancos;
- os números do RG e do CPF e a assinatura que estão no cheque com os que constam em outros documentos e no cartão do banco;
- se a foto no documento é do emitente ou se tem sinal de adulteração;
- os dados que estão na parte superior e na inferior do cheque (rodapé) em barras CMC7;
- código do Banco e da Agência no primeiro campo; código da compensação (Comp) e número do cheque no segundo campo; e número da conta no terceiro campo. Lembre-se apenas que o último número no primeiro e no terceiro campos correspondem aos dígitos verificadores e no segundo campo se refere ao tipo de cheque;
- pequenos detalhes impressos nas folhas de cheque, que dificilmente podem ser reproduzidos com fidelidade pelas copiadoras;
- centrais de proteção aos cheques - SCPC, Serasa ou outra de sua preferência. Elas possuem informações sobre emitentes de cheques sem fundos cadastrados no Banco Central (CCF), de cheques sustados e cancelados por roubo ou outras irregularidades, a exemplo de CPFs que tenham sido cancelados pela Receita Federal;
- É sempre bom solicitar ao cliente a apresentação do cartão do banco e do documento de identidade - original ou cópia autenticada.
-Tenha muito cuidado ao receber cheques previamente preenchidos e assinados. Em caso de desconfiança, solicite ao emitente que assine também no verso do cheque e compare as assinaturas.
-Anote no verso do cheque os números de telefone e do RG do emitente. Se necessário, ligue no ato para confirmar a validade do telefone informado. Persistindo a dúvida, condicione a venda à prévia compensação do cheque.
-Se o cheque estiver amarelado, envelhecido ou desgastado, desconfie, pois pode ser de conta inativa ou encerrada.
Tome essas precauções mesmo com cheques de pequeno valor. Redobre a cautela no caso de cheques pré-datados. Lembre-se que cheque pré-datado é concessão de crédito, exigindo, portanto, maiores informações sobre o emitente.
Cuidado com fraudes. Há falsificações em que partes adulteradas são coladas no cheque - valor por extenso e em algarismos e os números e códigos da parte superior e inferior. Essa forma de falsificação pode ser percebida com uma verificação mais atenta, de preferência contra a luz, pelo tato ou dobrando a folha de cheque de forma arredondada (Ç), para não amassá-lo. Com o cheque dobrado dessa forma, movimente as laterais para cima e para baixo. Nesse movimento, a parte colada geralmente descola, revelando a falsificação.
A colagem também pode ser percebida pela interrupção ou descontinuidade da linha vertical de segurança, na forma de "serpentina", com o nome do banco impresso em letras pequenas nas folhas de cheques, em posições que se alteram a cada folha. Essa "serpentina" é uma das características de segurança impressa nos cheques exatamente para evitar falsificações. As demais são o código magnético impresso em barras na parte inferior, a qualidade do papel e as características de impressão na frente e no verso.

Veja abaixo modelo de cheque e outras orientações para sua segurança:
1. Tempo de relacionamento com o banco
2. Mesmo tipo de letras e números
3. Conferir 'alinhamento'
4. Conferir o número do cheque no alto da folha com o CMC-7 (rodapé)
5. Mexer o cheque para detectar 'brilho' nas letras
6. O cheque deve ser personalizado e estar sem rasuras e sem rugas
7. Atenção para cheques amarelados, já assinados e/ou preenchidos
8. Verifique se o cliente: anota o valor da compra no canhoto; apresenta documentos 'isolados'
9. Pré-datado: redobre os cuidados



ÁREAS DE RISCO:
- Número do cheque
- Identificação do Correntista
* Consulte o 'Serviço Central de Proteção ao Crédito - SCPC' no ato da venda. Não deixe para depois.

É SEU DIREITO:
- exigir o documento de identidade, de preferência original.
- conferir foto e assinatura
- solicite também o cartão do banco para conferir o número da conta corrente e a assinatura do correntista. (Fonte: ACIU)

Ubatuba ganhou palestra sobre o Programa Central de Negócios
Esse é o caminho para o fortalecimento do Associativismo

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas- Sebrae, trouxe para Ubatuba uma palestra elucidativa sobre o Programa Central de Negócios.
O evento foi realizado no ultimo dia 25, na sede administrativa da ACIU e contou com a participação de 20 pessoas.
As Centrais de Negócios têm por objetivo formar um grupo de empresários ou empreendedores que buscam soluções conjuntas junto ao mercado, atuando de forma associativa, seja na gestão, compras, vendas e distribuições em conjunto.
Segundo a analista técnica do Sebrae, Maria Aparecida Medeiros, através da união de forças para ações conjuntas com foco no mercado, empresas independentes que buscam superar dificuldades, incrementar oportunidades e gerar benefícios em um determinado setor, o programa é altamente eficaz.
Ao final da palestra, empresários e empreendedores que buscavam objetivos comuns já se uniram e disseram que pretendem trazer novos empresários para o programa.
Todo empresário que tiver interesse e disponibilidade para participar das atividades individuais e coletivas da constituição da Central de Negócios é só procurar o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba- R. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. Telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Bairro Itaguá receberá nova Unidade de Saúde da Família

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura, nesta semana, mais uma Unidade de Saúde da Família. Desta vez, o bairro beneficiado será o Itaguá. A cerimônia de inauguração acontecerá nesta terça-feira, 29, às 17h, com a presença do prefeito Eduardo Cesar, entre outras autoridades.
Segundo a enfermeira-chefe da Unidade, Eliane Mequelino, a nova unidade proporcionará maior conforto aos pacientes e funcionários. “A antiga unidade possuía uma sala dividida apenas por biombos, separando a área de curativos, enfermagem e pré e pós consulta. Agora, cada setor terá uma sala, proporcionando maior privacidade ao paciente.”
A nova estrutura também oferecerá condições de ampliar os programas de educação e prevenção de doenças. Para o futuro, existe ainda a expectativa de adquirir equipamentos que permitam a coleta de exames ginecológicos, além de serviços laboratoriais, para que o paciente não precise mais se deslocar do bairro para fazer tais exames.
A nova Unidade de Saúde da Família do Bairro Itaguá está situada na Rua Robillard Marigny, 235. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cidade Saudável na Figueira conscientiza e empolga crianças do bairro
Dezenas de crianças colaboraram com o programa da prefeitura e demonstraram que sabem da importância da preservação ambiental

Ubatuba - Moradores, voluntários e funcionários da prefeitura de Ubatuba passaram a manhã do último sábado, 26, no bairro da Figueira participando do programa Cidade Saudável. Divididos em grupos, eles percorreram as ruas do bairro recolhendo lixo, fazendo caiação nas fachadas dos muros, plantando árvores e conscientizando a população sobre a importância de impedir o aparecimento de criadouros do mosquito da dengue.
Um grande número de crianças do bairro participou ativamente do mutirão de limpeza, fazendo parte da equipe de higienização das ruas, onde a proposta era recolher lixo miúdo, como papéis de bala, bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa, entre outros. Cleyton da Silva Pereira, de 6 anos, estudante da escola Maestro Pedrinho, estava empolgado com a oportunidade de participar do projeto Cidade Saudável: “O Planeta Terra tem que estar bem limpinho pra gente poder ter água prá beber e tomar banho e para que os ursos e os pingüins também possam viver”, disse.
Já Ana Carla Marcondes de Souza, de 9 anos, disse que é importante limpar a rua para que os carros não levam a sujeira para o rio, que passa no fim da rua. Walquíria França Rodrigues, de 10 anos, disse que é preciso deixar tudo limpo para não criar o mosquito da dengue. “É muito bom participar desse projeto. A gente aprende que não se pode jogar lixo na rua e também porque o mosquito da dengue pode viver até numa tampinha de garrafa”.
Ferramenta importante - Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “a conscientização dessas crianças pelo
Programa Cidade Saudável é uma importantíssima ferramenta para que tenhamos hoje e principalmente no futuro, qualidade de vida no nosso município, já que são elas as responsáveis pela disseminação desses conceitos de preservação da natureza junto aos seus familiares”. Além disso, segundo o prefeito, o projeto é uma excelente oportunidade para incitarmos nas pessoas o conceito de que unidos e fazendo cada um sua parte poderemos melhorar o bairro, a cidade e assim por diante”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Surfistas máster de Ubatuba se destacam na primeira etapa do Okdok Paulista

Ubatuba - Os surfistas de Ubatuba, Alexandre Miranda e Ricardo Toledo chegaram a final da categoria máster na primeira etapa do Okdok Paulista de Surf, realizada na Praia de Maresias, em São Sebastião. A etapa foi vencida por Miranda, que em sua segunda onda conseguiu a segunda melhor nota da etapa, 9,90. A maior nota, 10, foi conquistada por Emerson Silva na final da categoria open. “Deus mandou aquela onda. Foi um tubo em pé, irado, casca grossa”, comentou Alexandre, que atualmente trabalha como diretor de comerciais de TV. “Tenho 15 temporadas havaianas, fui 10 vezes para Puerto Escondido e isso conta. Meus pais moram em Itamambuca e sempre que posso estou lá surfando”, disse o campeão máster, que somou 13,30 pontos.
Ricardo Toledo terminou a final na terceira posição, totalizando 8,85 pontos.
A outra final do dia reuniu apenas surfistas do Guarujá e Emerson Silva venceu a bateria, conquistando a nota máxima do evento em sua terceira onda surfada. “O mar amanheceu mexido, muito difícil de entrar e aquela onda foi a salvação. Veio do nada. Eu estava meio perdido e deu tudo certo”, comentou Silva. O melhor atleta de Ubatuba na open foi Patrick Olinto, que terminou a etapa na sétima posição.
Duas finais ficam para Ubatuba - As finais das categorias feminino e longboard foram transferidas para a próxima etapa, em Ubatuba, devido às condições do mar. As ondas em Maresias chegaram a três metros de altura e no caso das meninas, havia a preocupação em enfrentar, principalmente, a arrebentação. Na categoria longboard o risco era a quebra dos pranchões. No feminino Nathalie Paola e Camila Cássia participarão da segunda semifinal; Tainá Roberta e Priscila Sanches completam a bateria.
No longboard quatro atletas de Ubatuba têm chances de chegar à final: Ricardo Toledo e Rodrigo Banhara estão na primeira bateria (Adriano Teco e Jefson Silva completam a bateria); Fabio Tavares e Augusto Olinto disputam a segunda semifinal contra Gilmar Teixeira e Rodney Costa.
A próxima etapa do Okdok Paulista de Surf está confirmada para os dias 5 e 6 de julho, na praia de Itamambuca, em Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 25/04 A 30/04/2008

"Juno" - Comédia!!!! Vencedor do "Oscar" melhor roteiro original
Ás 16:30 hs

"Onde os fracos não tem vez" Vencedor de 3 OSCAR.
melhor direção - melhor roteiro adaptado - melhor ator coadjuvante
ás 17:20 - 21:30hs

"Homem de ferro" - Dia 30/04.- PRÉ-ESTRÉIA
ás 14:40 - 17:00 - 19:20 - 21:40hs.
Atenção - Dia 30 devido a pré -estréia não havera 4ª feira maluca.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Historinha caiçara

O pescador Benedito
embarcou certa vez
em uma velha traineira
e veio o vento
e veio o vagalhão
para pôr à prova
todos os pregos e cavilhas
da desditosa embarcação
que mesmo fazendo água
conseguiu alcançar
um porto de salvação.
Quando Benedito for promovido
a marinheiro de São Pedro,
saberá então,
que, mais que os pregos e cavilhas,
o que salvou o barco
foi a cola de sua oração.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Penicaço no YouTube

Queria elogiar a cobertura que o 'Litoral Virtual´ tem dado a respeito da poluição na praia de Itamambuca e colaborar enviando os links de dois vídeos divulgados no Youtube.com e realizados durante a manifestação ocorrida no domingo dia 20/04:

http://es.youtube.com/watch?v=EWoEkRBJ5WE
http://es.youtube.com/watch?v=5jaOSBwMOCk

Sendo um assunto que diz respeito à todos nós, moradores, turistas, empresas e governo, devemos unir forças para que as providências sejam tomadas, sem esquecer que esta não é a primeira praia nessas condições mas que deveria ser a última, buscando soluções para as carências de todo o município, entre elas a falta de saneamento básico e a promoção de habitação popular.

Juçara Naves
Ubatuba, SP

Éramos todos negros
A você que se orgulha da cor da própria pele (seja ela qual for), tenho um conselho: não seja ridículo

ATÉ ONTEM , éramos todos negros. Você dirá: se gorilas e chimpanzés, nossos parentes mais chegados, também o são, e se os primeiros hominídeos nasceram justamente na África negra há 5 milhões de anos, qual a novidade?
A novidade é que não me refiro a antepassados remotos, do tempo das cavernas (em que medíamos um metro de altura), mas a populações européias e asiáticas com aparência física indistinguível da atual.
Trinta anos atrás, quando as técnicas de manipulação do DNA ainda não estavam disponíveis, Luca Cavalli-Sforza, um dos grandes geneticistas do século 20, conduziu um estudo clássico com centenas de grupos étnicos espalhados pelo mundo.
Com base nas evidências genéticas encontradas e nos arquivos paleontológicos, Cavalli-Sforza concluiu que nossos avós decidiram emigrar da África para a Europa há meros 100 mil anos.
Como os deslocamentos eram feitos com grande sacrifício, só conseguiram atingir as terras geladas localizadas no norte europeu cerca de 40 mil anos atrás.
A adaptação a um continente com invernos rigorosos teve seu preço. Como o faz desde os primórdios da vida na Terra sempre que as condições ambientais mudam, a foice impiedosa da seleção natural ceifou os mais frágeis. Quem eram eles?
Filhos e netos de negros africanos, nômades, caçadores, pescadores e pastores que se alimentavam predominantemente de carne animal. Dessas fontes naturais absorviam a vitamina D, elemento essencial para construir ossos fortes, sistema imunológico eficiente e prevenir enfermidades que vão do raquitismo à osteoporose; do câncer, às infecções, ao diabetes e às complicações cardiovasculares.
Há 6.000 anos, quando a agricultura se disseminou pela Europa e fixou as famílias à terra, a dieta se tornou sobretudo vegetariana.
De um lado, essa mudança radical tornou-as menos dependentes da imprevisibilidade da caça e da pesca; de outro, ficou mais problemático o acesso às fontes de vitamina D.
Para suprir as necessidades de cálcio do esqueleto e garantir a integridade das demais funções da vitamina D, a seleção natural conferiu vantagem evolutiva aos que desenvolveram um mecanismo alternativo para obter esse micronutriente: a síntese na pele mediada pela absorção das radiações ultravioletas da luz do sol.
A dificuldade da pele negra de absorver raios ultravioletas e a necessidade de cobrir o corpo para enfrentar o frio deram origem às forças seletivas que privilegiaram a sobrevivência das crianças com menor concentração de melanina na pele.
As previsões de Cavalli-Sforza foram confirmadas por estudos científicos recentes.
Na Universidade Stanford, Noah Rosemberg e Jonathan Pritchard realizaram exames de DNA em 52 grupos de habitantes da Ásia, África, Europa e Américas.
Conseguiram dividi-los em cinco grupos étnicos cujos ancestrais estiveram isolados por desertos extensos, oceanos ou montanhas intransponíveis: os africanos da região abaixo do Saara, os asiáticos do leste, os europeus e asiáticos que vivem a oeste do Himalaia, os habitantes de Nova Guiné e Melanésia e os indígenas das Américas.
Quando os autores tentaram atribuir identidade genética aos habitantes do sul da Índia, entretanto, verificaram que suas características eram comuns a europeus e a asiáticos, achado compatível com a influência desses povos na região.
Concluíram, então, que só é possível identificar indivíduos com grandes semelhanças genéticas quando descendem de populações isoladas por barreiras geográficas que impediram a miscigenação.
No ano passado, foi identificado um gene, SLC24A5, provavelmente responsável pelo aparecimento da pele branca européia.
Num estudo publicado na revista "Science", o grupo de Keith Cheng seqüenciou esse gene em europeus, asiáticos, africanos e indígenas do continente americano.
Tomando por base o número e a periodicidade das mutações ocorridas, os cálculos iniciais sugeriram que as variantes responsáveis pelo clareamento da pele estabeleceram-se nas populações européias há apenas 18 mil anos.
No entanto, como as margens de erro nessas estimativas são apreciáveis, os pesquisadores tomaram a iniciativa de seqüenciar outros genes, localizados em áreas vizinhas do genoma. Esse refinamento técnico permitiu concluir que a pele branca surgiu na Europa, num período que vai de 6.000 a 12 mil anos atrás. A você, leitor, que se orgulha da cor da própria pele (seja ela qual for), tenho apenas um conselho: não seja ridículo.   Drauzio Varella

Enviado por
Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Maróstica

Maranduba as 6:00h
© Valter Eli Maróstica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor