Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 05 de Maio de 2008 - Nº 1963 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Região acompanha redução da criminalidade registrada no Estado
36 mil declarações de Imposto de Renda foram entregues no prazo em toda a região
Secretaria prorroga pesquisa com professores sobre recuperação de alunos
Igreja de surfistas cresce no litoral
Bola de Neve organiza carana a 'terra santa'
Litoral faz combate aos borrachudos
Mosquitos depositam ovos em córregos


Caraguatatuba
Emoção tomou conta no terceiro dia do Litoral em Dança

Ilhabela
Dois traficantes são presos no bairro Reino

São Sebastião
Petrobras confirma construção de novo píer no canal do município

Ubatuba
Penicaço reúne 300 pessoas em Itaguá
Médicos da Santa Casa recebem capacitação de manejo clínico em casos de dengue
Comerciantes esperam crescimento de até 40% nas vendas do Dia das Mães
Entulho de bananeira gera renda
Curso acontece em dois locais
Criação de Área de Proteção Marinha preocupa os pescadores de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Região acompanha redução da criminalidade registrada no Estado
Dos quatro municípios, Caraguatatuba foi a única que não diminuiu, registrando aumento de 23% nos homicídios

Litoral Norte - O Litoral Norte acompanhou a redução da criminalidade registrada em todo o Estado, no 1º trimestre deste ano comparado com mesmo período anterior. A região teve queda de 23% nos homicídios; 1% nos furtos e 9% em roubos. Dos quatro municípios do Litoral Norte apenas Caraguatatuba não apresentou esta redução, registrando aumento em todos os crimes, sendo assassinato 33%. Os números foram revelados na estatística da criminalidade, divulgada anteontem pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.
De 21 homicídios ocorridos no Litoral Norte nos três primeiros meses de 2007, caiu para 16 casos este ano; roubo, dos 271 assassinatos, reduziu para 246; furto teve uma queda pequena. Foram 1.785 no ano passado e 1756 em 2008.
Das quatro cidades da região, a que apresentou uma maior redução nos homicídios foi Ubatuba, com queda de 62%, seguindo São Sebastião com menos 57%. Já roubo, foi São Sebastião que mais reduziu, ficando com 23% a menos do que ano anterior. Este município ainda registrou um aumento de 13% nos furtos.
Em todo o Estado, a redução nos assassinatos no primeiro trimestre de 2008 comparando com ano anterior, foi de 9%, com isso o Estado atingiu o índice de 10,8 por cem mil habitantes. “Esse número se aproxima do aceitável pela Organização Mundial da Saúde, que é de 10 homicídios por cem mil pessoas”, afirmou o coordenador da CAP (Coordenadoria de Análise e Planejamento) da Secretaria de Segurança Pública, Túlio Khan.
“Eu destacaria a continuidade do processo de queda dos homicídios do Estado, que começou em 1999 e nesses últimos oito anos já registrou uma redução de 67%. A nossa expectativa é que esse ano termine com uma taxa de homicídios por volta de 10 por cem mil habitantes, o índice considerado não epidemiológico pela Organização Mundial de Saúde”, ressaltou.
Túlio Khan também explicou que a redução no número de homicídios se deve aos fatores de encarceramento, desarmamento e gestão. “São Paulo teve uma expansão muito grande da população prisional, saímos de 55 mil presos em 1994 para 158 mil presos no Estado agora”, disse.
Quanto à gestão desempenhada pela polícia, Khan ressaltou a importância do Infocrim, criado em 1999. “Essa ferramenta nos permite localizar o crime. Quando alguém vai ao Distrito Policial registrar uma ocorrência, são detalhadas diversas informações e com essa base é estruturado o planejamento de policiais e viaturas”.
Entre outros índices que tiveram redução, no Estado, estão os de roubo de veículos, com diminuição de 16,1%, e de roubo a banco, com queda de 37,7 %. Além disso, as taxas de estupro diminuíram 7% e de furto de veículos, 10,1%.
“Com a promessa de emprego em Caraguatatuba, a situação pode piorar”, analisa o delegado Seccional
“Não para de chegar gente em Caraguatatuba. É a cidade que mais está crescendo, até por conta da promessa de emprego, com base de gás, duplicação de Tamoios. Não só a segurança vai piorar, mas a saúde e educação também”, disse o delegado Seccional do Litoral Norte, Múcio Alvarenga, se referindo ao número de pessoas ser maior do que a cidade pode oferecer nos serviços públicos.
Conforme o delegado, não somente a polícia, mas a prefeitura também tem que contribuir, com fiscalização intensa em determinados setores. “Envolta do CDP (Centro de Detenção Provisória, que irá abrigar quase 800 presos), por exemplo, tem que proibir implantação de quartinhos ou botecos. Daí vem o crime organizado e também se instala”, analisou.
O delegado explica que muitos dos homicídios que acontecem na região partiram de envolvidos bêbados, que estavam ou estão em botecos e iniciam brigas. “Não adianta o desarmamento. Estão matando a facadas, pauladas e pedradas”, acrescentou.
Para Múcio, é preciso que a prefeitura faça uma fiscalização intensa nestes botecos, que muitas vezes nem tem autorização para funcionar. “Tem que fechar depois das 22 horas ou proibir os que nem tem condições de funcionar”, ressalta.
O delegado pretende se integrar com a prefeitura e promotores da cidadania, para elaborar parcerias no combate a criminalidade. De imediato, disse Múcio, no remanejamento de delegados que fez desde que assumiu a Seccional há dois meses, colocou mais dois em Caraguatatuba. “Quero fortalecer o 2º Distrito Policial. De um delegado, agora tem dois”, explicou.
De acordo com Múcio, esta região, que fica próxima da divisa com São Sebastião, é a que concentra mais gente na cidade e também bandidos. Já a longo prazo, ele está elaborando uma pesquisa para identificar o perfil dos homicídios na região, como situação econômica dos envolvidos, faixa etária, se foi perto de bar e etc.

Números de crimes no 1º trimestre de 2007 e 2008

Caraguatatuba
     Homicídio Furto Roubo
2007       6    565   105
2008       8    600   109
Ilhabela
     Homicídio Furto Roubo
2007       0    239    15
2008       2    216    14
São Sebastião
     Homicídio Furto Roubo
2007       7    376    73
2008       3    427    56
Ubatuba
     Homicídio Furto Roubo
2007       8    605    78
2008       3    513    67
(Fonte: Imprensa Livre)

36 mil declarações de Imposto de Renda foram entregues no prazo em toda a região

Litoral Norte - Mais de 36 mil contribuintes em todo o Litoral Norte fizeram a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo da Receita Federal, no dia 29 até às 20h. Segundo o gerente adjunto da Receita Federal de São José dos Campos, a instituição esperava receber por volta de 38 mil entregas.
“Provavelmente, 1200 entregarão com atraso e acabarão entregando nos próximos dias ou mais tarde, quando precisarem usar o CPF ou alguma coisa assim”, avalia Ronaldo.
Ele explica que enquanto o contribuinte não declara, seu CPF fica com pendências e terá dificuldades na realização de empréstimos, abertura de crediários, entre outras coisas relacionadas ao cadastro de pessoa física. “Se o contribuinte não entregou a do ano passado, ele já está restrito; mas quem entregou no ano passado e atrasou a deste ano, para os próximos meses ainda não terá restrições, mas a partir do próximo semestre sim”, ressalta Yamasaki. Ronaldo também lembra que a partir de setembro, inicia-se a declaração de isento e quem está obrigado a fazer a normal não consegue realizar a de isento.
Ainda quanto às expectativas para as declarações deste ano, a auditora da Receita Federal Ana Cristina Zuccaro Wajsman informa que, geralmente, há um crescimento de 5% em relação ao que foi entregue no ano anterior. “Imaginamos que haveria este crescimento, mas não houve nenhum acréscimo”, afirma Zuccaro.
A auditora relata que o total de declarações de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba está compatível ao que foi entregue em 2007 e avalia que 4% deixaram de entregar em todo o Litoral Norte.
Em Ubatuba, foram 8.412 declarações, conforme afirma Maria de Lurdes Lobato, responsável pela divulgação externa da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Taubaté, que agora responde pela cidade de Ubatuba.
Já em todo o Brasil, a Receita Federal registrou 24,2 milhões de declarações de IR, 4% a mais que as 23,2 milhões registradas no ano passado. Segundo balanço final da Receita, 23,9 milhões de contribuintes prestaram conta pela internet ou disquete, e outros 300 mil entregaram formulários nas agências dos Correios.
Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o número de declarações está dentro da expectativa inicial, que variava de 24 milhões a 24,5 milhões. Ele informa ainda não ser possível estimar a quantidade de contribuintes que deixaram de entregar no prazo, encerrado às 20 horas do dia 30.
Só neste último dia, a Receita recebeu 208,6 mil declarações por hora. Quem não prestou contas já pode prestá-las desde às 8h de ontem, pagando multa mínima de R$ 165,75, que pode subir até atingir 20% do imposto devido.
A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, o cronograma de pagamento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2008, ano-base 2007. Serão sete lotes, pagos entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote está agendado para o dia 16 de junho.
Os contribuintes que apresentaram sua declaração via internet serão os primeiros a receber a restituição do imposto. Em seguida, recebem os que entregaram por disquete e, por último, os que utilizaram o formulário impresso.
Em todos os casos, o pagamento da restituição de pessoas maiores de 65 anos é prioritário. Quem tiver sua declaração retida na malha fina para análise não deve ter o pagamento da sua restituição incluído neste calendário. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretaria prorroga pesquisa com professores sobre recuperação de alunos

Litoral Norte - A Secretaria de Estado da Educação prorrogou, até a próxima terça-feira, dia 6, pesquisa com todos os professores estaduais de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e de Ensino Médio.
A pesquisa terminaria no dia 30 de abril. Cerca de 160 mil professores podem participar, pelo site: www.saopaulofazescola.sp.gov.br. Em 2 dias cerca de 35 mil professores responderam ao levantamento.
O objetivo da Secretaria é conhecer a opinião dos professores da rede que participaram dos 42 dias de recuperação inédita envolvendo 3,6 milhões de alunos de 5ª a 8ª e de Ensino Médio, incluindo do Litoral Norte. Pela primeira vez no Brasil os estudantes tiveram foco em matemática e língua portuguesa ao aprenderem conteúdos de outras disciplinas.
Os professores devem responder a questionário eletrônico. Irão dar notas de 1 a 5 para a receptividade por parte dos alunos, pais ou responsáveis, além de avaliar o material (Jornal da Recuperação e Revista do Professor), a aula dada por disciplina e a qualidade do suporte oferecido pela escola e pela Secretaria.
“É muito importante essa participação da rede, pois queremos conhecer as avaliações dos educadores sobre o projeto. A idéia é ajustar os materiais constantemente, sempre ouvindo aos professores, que estão diretamente ligados aos estudantes”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. O professor poderá preencher o questionário em casa ou na escola. (Fonte: Imprensa Livre)

Igreja de surfistas cresce no litoral
Com cultos alegres e bíblia 'adaptada', Bola de Neve atrai jovens em Caraguá, São Sebastião e Ubatuba

Litoral Norte - "Foi uma experiência sobrenatural. Voltava de Santos para São Sebastião, chovia muito e consumia maconha no carro. Ouvi o espírito de Deus falando comigo. Revelou aspectos da minha vida de como queria me salvar".
Dessa forma o morador de São Sebastião, Patrick Martins, 29 anos, descreve o momento mais importante de sua vida. "O fato aconteceu por duas vezes no ano de 2006 e motivou-me a procurar o caminho de Jesus para vencer minha dependência química."
Assim como ele, dezenas de jovens do Litoral Norte procuram a Igreja Evangélica Bola de Neve, que conta com templos nas cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
Com temática direcionada ao jovem, a congregação religiosa surgiu em 99 na capital paulista, idealizada pelo surfista Rinaldo Luiz Seixas, o apóstolo Rina.
O altar segue o formato de prancha de surfe longboard --um dos marcos da igreja. Os cultos são alegres. Em Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião, berço do 'Bola' no litoral, acontecem três vezes por semana, das 20h às 22h.
Os surfistas e jovens que possuem algum tipo de ligação com o esporte são maioria dos adeptos. Eles chegam à igreja com bíblias adesivadas e roupas casuais.
"A mudança está no interior, no coração. Acontece de dentro para fora", disse a agente ambiental Soraia Botelho, 36 anos, convertida há 8 anos.
ADEPTOS - Para a garçonete Vanessa Anselmo da Silva, 27 anos, a Bola de Neve "tem uma postura contemporânea; adotou nova linguagem para falar sobre um mesmo assunto. Deu outra percepção do mundo".
Vanessa também disse que depois de "encontrar Jesus" adquiriu mais confiança para levar a vida. "Fiquei ciente na realidade dos pecados que já cometi".
Jovem de família rica, o advogado de São Sebastião Vilson Costa Junior, 30 anos, disse que "com tudo que tinha" não possuía um objetivo certo para seguir na vida.
"Não estava feliz. A melhor decisão foi aceitar Jesus, pois preencheu meu vazio", disse ele, que sempre esteve acompanhado de mulheres bonitas e não dispensava uma balada. "Só não usei drogas", ressaltou o advogado.
EXPANSÃO - A versão da Bíblia Sagrada usada na igreja foi reeditada e está disponível também no idioma inglês.
São mais de 75 igrejas pelo Brasil além de países como Austrália, Japão e Estados Unidos. "Ninguém pode ver o reino de Deus senão nascer de novo se afastando do caminho do mal", defende o presbítero Cássio Moreira Papini, que auxilia o pastor.
"O espírito de Deus habita cada pessoa. Quem vive no mundo {fora da igreja} vive o conflito do espírito contra a carne. Temos de alimentar nosso espírito compartilhando o passado e o futuro com os irmãos da igreja. Na vida nova passamos a não desagradar Deus", completou Moreira.
A igreja já conta com programa na televisão --exibido na madrugada de domingo, às 2h, pela Rede TV-- e transmite pela internet cultos ao vivo nas noites de quinta-feira e domingo. (Fonte: ValeParaibano)

Bola de Neve organiza carana a 'terra santa'

Litoral Norte - A Igreja Bola de Neve promove sua primeira caravana para a "terra santa" em julho. A viagem será feita em 14 dias. No roteiro, passeio pelas ilhas gregas de Creta e Santorini a bordo de um cruzeiro que depois segue rumo a Galiléia, Jerusalém e Itália, incluindo visita a pontos turísticos como o monumento a Vitório Emanuelle II, na Piazza Vale, a Fonte de Trevi, o Coliseu, o Vaticano e a Praça S. Pietro. A saída está prevista para o dia 22 de julho, do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O pacote custa R$ 6,9 mil. Mais informações sobre a caravana da Igreja Bola de Neve podem ser obtidas pelo telefone (11) 3255.5133. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral faz combate aos borrachudos
Cidades do Litoral Norte intensificaram nos últimos meses o controle de borrachudos nos pontos com maior incidência do inseto.

Litoral Norte - Algumas praias de Ilhabela como a de Castelhanos, por exemplo, entraram para o programa de combate aos criadouros.
O controle dos borrachudos não é tarefa fácil para os programas municipais que lidam com os simulídeos - nome científico do inseto. "O borrachudo é um problema da natureza. Não temos como combater o inseto adulto. O trabalho consiste em eliminar as larvas", afirmou o supervisor do Controle de Simulídeos de Ilhabela, Jair dos Santos Plácido.
Segundo ele, o controle de borrachudos na ilha abrange hoje 1.590 pontos de aplicação do larvicida biológico 'BTI'.
"A aplicação é feita a cada 13 ou 15 dias, principalmente nas cachoeiras."
Ao contrário do que muitos pensam, os borrachudos não transmitem dengue. "Geralmente, os borrachudos causam alergias a quem já é propenso", disse Plácido.
Para combater os insetos, Plácido disse que é necessário ampliar os pontos de aplicação dos inseticidas. "Os borrachudos adultos vivem, em média, de 35 a 40 dias. Assim, o ideal é combater diretamente a larva."
Um dos locais com maior incidência do inseto, segundo ele, é a praia de Castelhanos. As praias Mansa, Vermelha e da Fome, todas na mesma região, também entraram recentemente para o programa de controle.
Praias mais desertas, como a do Jabaquara, ao norte da ilha, também são bastante afetadas. Nestes locais é comum a venda de repelentes por ambulantes.
UBATUBA - Em Ubatuba, o combate às larvas também foi intensificado. Ao todo, são 770 focos de rios, cachoeiras e córregos, com 2.776 pontos de aplicação de larvicida. "Ampliamos os pontos, como na praia de Tabatinga no rio da Prata", disse o coordenador do Programa de Controle de Simulídeos de Ubatuba, Benedito Carlos Corrêa.
Segundo ele, as chuvas comprometem o controle de simulídeos. "O volume de água nos rios, cachoeiras e córregos aumenta, tornando a quantidade do produto insuficiente. Além disso, os focos existentes se subdividem, formando novos criadouros que não receberam tratamento."
TURISTAS - Enquanto especialistas nos programas de controle de simulídeos lutam contra os criadouros, muitos turistas registram experiências desagradáveis com os borrachudos no Litoral Norte.
Um exemplo é o advogado Marco Carvalho, 45 anos, que foi passar um feriado em Ilhabela em 2006. "Fui com a família passar o meu aniversário na ilha, mas acabamos ficando apenas uma noite."
Segundo ele, sua filha mais velha foi picada em uma das mãos por um borrachudo logo na chegada da balsa. "Passamos pomada, mas ela teve uma reação alérgica e a mão dela foi inchando cada vez mais. Acordamos no dia seguinte e voltamos correndo para casa". (Fonte: ValeParaibano)

Mosquitos depositam ovos em córregos

Litoral Norte - As fêmeas dos borrachudos depositam seus ovos em pequenos córregos e procuram lugares onde estes formam cachoeiras, nas quais encontram-se plantas herbáceas, folhas secas, raízes e galhos. Os ovos são depositados bem acima do nível da água, de modo que, na primeira enchente, fiquem submersos. O momento da picada geralmente passa desapercebido, pois não é muito dolorosa, porém fica sempre marcada por um ponto vermelho característico, diferente da picada de pernilongos. Rapidamente, após a picada, segue-se uma forte irritação com coceira, dor e inchaço. A reação pode variar de indivíduo para indivíduo, dependendo do grau de alergia. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Emoção tomou conta no terceiro dia do Litoral em Dança
O espetáculo Carmina Burana foi aplaudido de pé por todos os presentes no teatro Mario Covas

Caraguatatuba - No seu terceiro dia de apresentação ainda com mostras profissionais o Litoral em Dança emocionou a todos os presentes.
Nem mesmo a chuva fez com que o público deixasse de prestigiar ao espetáculo Carmina Burana; mais de 500 pessoas compareceram ao teatro Mário Covas nesta ultima quinta-feira, 01.
"Eu achei o espetáculo bonito, o figurino muito legal e foi muito bem montado. O cenário também foi bem estilizado, achei um ótimo espetáculo!", disse Maria Gabriela, 17 anos, Ilhabela.
Carmina Burana foi um espetáculo montado pela coreógrafa e diretora Cristina Neves. "O espetáculo foi montado com o próposito de usar um clássico, Carmina Burana,como uma proposta contemporânea de movimentação", disse Cristina Neves.
As atrações do Litoral em Dança continuam hoje às 18h mostras competitivas e premiações de sapateado, street dance e dança de salão.
E amanhã mostras competitivas e premiações de: Estilo livre, Clássico Livre, Repertorio Jazz, Contemporâneo, Caráter. (Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Dois traficantes são presos no bairro Reino

Ilhabela - A partir de uma denúncia anônima, a Polícia Militar de Ilhabela prendeu dois indivíduos envolvidos com tráfico na cidade. G.G.J., 27 anos e V.B.J., 25 anos, foram encontrados pela Polícia na Praça Esportiva do bairro Reino, traficando entorpecentes no local.
Assim que foram vistos, um deles tentou jogar fora uma sacola plástica que continha três trouxas com cocaína e uma importância de R$350 em trocados.
Com o outro, foram localizados R$85.
G.G.J. confessou que a droga era sua, mas ambos foram indiciados e estão presos na Delegacia de Ilhabela, aguardando transferência. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Petrobras confirma construção de novo píer no canal do município

São Sebastião - A Petrobras confirmou que deflagrou os projetos necessários para a construção de um novo píer de atracação de petroleiros no canal de São Sebastião. O projeto conceitual está concluído e a estatal já iniciou a contratação do Projeto Básico da obra.
O novo píer sairá da Ponta do Araçá e ficará ao lado da área onde o governo do Estado pretende ampliar o porto de São Sebastião. O empreendimento tem uma estimativa total de custo da ordem de US$ 130 milhões e, segundo informações da assessoria de Imprensa da Petrobras, a previsão para a conclusão das obras é dezembro de 2010.
O novo píer da Petrobras avançará de 800 a 1000 metros em direção ao canal até alcançar a profundidade (calado) de 25 metros.
No meio do canal ele será composto de dois berços de atracação em forma de “Y” e as operações acontecerão somente do lado externo de cada píer. O berço localizado do lado Sul vai receber os chamados superpetroleiros, navios com capacidade de até 300.000 TPB (Tonelada de Porte Bruto). Já o Píer Norte atenderá navios de até 170.000 TPB, semelhantes aos que operam no atual terminal da Transpetro.
O píer, que servirá exclusivamente para recebimento de petróleo, segundo informe da empresa, servirá para o aumento da confiabilidade do suprimento, garantindo o abastecimento das refinarias paulistas. Com a nova estrutura, a estatal deverá elevar em aproximadamente 30% a atual capacidade operacional da Transpetro em São Sebastião que recebe, em média, mensalmente, cerca de 50 navios.
O novo píer vai otimizar os trabalhos no Tebar preparando o terminal para futuras ampliações das operações de derivados, notadamente o etanol.
Uma ponte de acesso de aproximadamente 1.500 metros de extensão vai interligar o novo píer aos tanques de armazenamento do Tebar da chamada Gleba D, a área do terminal que fica nas proximidades do bairro da Topolândia. O píer vai cruzar a baia do Araçá sobre estacas e terá, ainda, duas linhas de dutos de petróleo de 36 polegadas.
Licenciamento - O necessário processo de licenciamento ambiental está em andamento. O Plano de Trabalho para o estudo ambiental foi protocolado junto ao Daia (Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental), órgão ligado à Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, no último mês de fevereiro. Como todo empreendimento potencialmente causador de forte impacto ambiental, o licenciamento do novo píer da Petrobras ainda será objeto de discussão em Audiências Públicas, a serem definidas pelos órgãos ambientais paulistas, antes da concessão da licença prévia para execução do projeto.
Na última reunião do Conselho da Administração Portuária, o gerente da Transpetro, Giovanni Paiva, solicitou ao CAP que analisasse com prioridade a questão do píer da Petrobras, uma vez que ele vai fazer parte da futura expansão do chamado porto de cargas secas.
O executivo da estatal deseja que a autoridade portuária agilize os pedidos de licenciamentos ambientais do empreendimento público para que eles não sejam obstáculos ao cronograma de obras desejado para o píer da Petrobras. Na oportunidade, o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger, garantiu a Paiva que também a CDSS está interessada em obter as devidas autorizações ambientais para a expansão do porto sebastianense o mais rapidamente possível, para que os dois projetos caminhem paralelamente. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Penicaço reúne 300 pessoas em Itaguá

Ubatuba - Cerca de 300 pessoas participaram na tarde de sábado de uma manifestação contra a poluição das praias de Ubatuba --o 2ª Penicaço. Dessa vez, moradores e turistas bateram 'penicos' em protesto contra a balneabilidade da praia do Itaguá.
O movimento, promovido por um grupo que se autodenominou de 'INGs' (Indivíduos Não-Governamentais), tem como objetivo chamar a atenção para a falta de saneamento básico no município.
"É um absurdo uma cidade turística e que se diz tão ambientalista não ter saneamento básico", afirmou a estudante Talita Del de Carvalho, 17 anos.
A iniciativa surgiu após o sucesso do '1ª Penicaço' realizado no feriado de Tiradentes, na praia de Itamambuca.
Para a educadora ambiental e jornalista Regina Teixeira, 42 anos, o movimento contra a poluição pretende abranger todas as praias e rios de Ubatuba.
OUTRAS AÇÕES - "Passamos um abaixo-assinado hoje contra a falta de saneamento em toda a cidade e iremos encaminhá-lo às autoridades públicas. O 'Penicaço' não vai parar por aqui", disse a educadora, uma das criadoras do movimento.
A manifestação também ganhou o apoio dos comerciantes e proprietários de marinas da cidade. "Muita gente que não pôde comparecer ao evento usou uma faixa preta no braço em sinal de protesto", afirmou Regina.
Durante a última temporada de verão, muitas praias do Litoral Norte monitoradas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) permaneceram impróprias para banho. A praia do Itaguá é apontada como péssima desde 1991 pela qualificação anual divulgada pelo órgão. (Fonte: ValeParaibano)

Médicos da Santa Casa recebem capacitação de manejo clínico em casos de dengue

Ubatuba - Médicos do corpo clínico e plantonistas, bem como enfermeiros da Santa Casa de Ubatuba, passaram por uma capacitação para manejo clínico de pacientes em casos de suspeita de dengue.
Ministrado pelo médico Nelson James Wright, do grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, o treinamento teve o objetivo de dar subsídios técnicos para que os profissionais possam atender, suspeitar e monitorar pacientes com sintomas de dengue.
Durante a capacitação, foram abordados assuntos como: os exames laboratoriais que podem ser utilizados como apoio clínico, a realização da prova do laço, capaz de determinar uma predisposição do paciente para a dengue hemorrágica, a situação da dengue no país e o trabalho da Vigilância Epidemiológica, além de discussões clínicas de casos.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, este tipo de capacitação é importante para que haja uma padronização no atendimento e encaminhamento de casos suspeitos. “Embora não estejamos registrando casos positivos da doença, é importante que os médicos saibam como agir em caso de situações mais críticas. Existe um protocolo a ser seguido, tanto para que o paciente seja atendido adequadamente, tanto para que a Vigilância Epidemiológica possa atuar no bloqueio do vírus, evitando assim, uma possível epidemia.”
Neilton acrescenta ainda que é muito importante discutir clinicamente com os profissionais da saúde, uma vez que a dengue pode ser facilmente confundida com outras viroses. “Nossa intenção é aperfeiçoar o atendimento, para evitar agravamentos e perdas. Se o paciente for devidamente hidratado e acompanhado pelo médico, dificilmente haverá complicação.” (Fonte: Imprensa Livre)

Comerciantes esperam crescimento de até 40% nas vendas do Dia das Mães

Ubatuba - A pouco mais de uma semana para o Dia das Mães, que este ano será comemorado no dia 11 de maio, a expectativa dos comerciantes de Ubatuba é que a data ajude a aquecer as vendas do comércio durante o mês de maio, já que o mês de abril apresentou números abaixo das expectativas.
Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Ubatuba com algumas lojas de departamentos e de artigos para presentes, revelou que as vendas para o Dia das Mães ainda não começaram e o movimento ainda é fraco, o que faz com que alguns lojistas não estejam muito otimistas com a data este ano.
Entretanto, como de costume, o maior movimento no comércio é esperado para a semana que antecede a data, principalmente a véspera do Dia das Mães. Alguns gerentes acreditam que as vendas atinjam um aumento de 20% em relação ao ano passado. No caso de Marcelo Fernandes, gerente de uma loja de departamentos, a expectativa é de uma alta de 40% em relação aos outros anos.
“Ano a ano, nossas vendas têm melhorado, pois a variedade de produtos oferecidos para as mães hoje em dia é muito grande. Os presentes vão desde um fogão a uma chapinha e os produtos podem ser parcelados em muitas vezes, o que faz com que a variedade de produtos e a facilidade do pagamento aumentem as vendas consideravelmente”. Em contrapartida, Alexandre Bezerra, gerente de outra loja de departamentos, não se mostra tão esperançoso e prevê uma queda nas vendas.
“Acho que as vendas serão inferiores aos anos anteriores devido à realidade de Ubatuba. A temporada foi curta, o mês de abril já está sendo péssimo e os empresários em vez de contratar mão de obra estão demitindo”. Considerada pelos comerciantes a segunda data festiva mais lucrativa do ano, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães também gera expectativa nos restaurantes da cidade. Silvia Carvalho, proprietária de um restaurante, espera que o movimento no “Domingo das Mães” seja maior do que em domingos normais.
“Não temos nenhuma programação especial, mas torcemos que seja um dia bom”. Já para Gerson Campos, proprietário de outro restaurante, a data em Ubatuba é uma incógnita sempre. “Normalmente as famílias se reúnem e fazem almoço em suas próprias casas ou em alguns casos vão para a única churrascaria da cidade”.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, atualmente não é mais necessário sair da cidade para buscar novidades, produtos e bons preços. “É importante que a população compre seus presentes no comércio local, para que a economia do município seja estimulada. O comércio é um grande gerador de emprego e renda em nosso município, por isso a importância do consumo em nossa cidade. Temos um comércio com preços competitivos. É comum encontrar melhores ofertas aqui em nosso comércio, além da tranqüilidade da cidade para fazer as compras”, completa o Presidente da ACIU. (Fonte: Imprensa Livre)

Entulho de bananeira gera renda

Ubatuba - Moradores de Ubatuba estão garantindo uma nova fonte de renda ao reciclarem as fibras contidas nas bananeiras na produção de bolsas, cestos, papel e demais artigos.
O curso de reciclagem das fibras das bananeiras é oferecido pela prefeitura e a iniciativa surgiu após a queixa de moradores sobre os transtornos causados pelo entulho que sobra após a colheita dos frutos. Um dos grandes pólos de produção de banana está localizado na região norte de Ubatuba.
O curso de "Artesanato e papel em fibras de bananeira", que foi criado há cerca de um mês pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, vem despertando interesse da população.
QUEIXAS - "Recebemos inúmeras queixas de moradores que não sabiam o que fazer com o entulho da banana em casa. O curso vem atraindo cada vez mais participantes", disse o secretário da pasta, Claudinei Salgado.
Segundo ele, o curso disponibiliza técnicas que utilizam o caule e retiram a palha e o fio da bananeira para a produção de diversos artigos, como papel, bolsas, cestos, brincos, colares e outros.
A intenção do curso, disse o secretário, é ao mesmo tempo eliminar o problema com o entulho da fruta e incentivar a geração de renda entre os participantes.
"As peças ficam bem interessantes e podem, sem dúvida, se tornar uma opção de fonte de renda entre as famílias", afirmou.
O curso, que atualmente conta com cerca de 40 participantes, é gratuito e tem a duração de três meses. Segundo a prefeitura, já existem nomes na lista de espera para as próximas turmas.
PERSONAGEM - A dona-de-casa Maria de Lourdes de Oliveira, 48 anos, que mora no bairro Estufa 2, em Ubatuba, é uma das participantes do curso. "Estou achando excelente. Todo o entulho da banana que juntava em casa ia antes para o lixo."
O transtorno de ter que separar os restos das bananeiras em sacos para que fossem carregados pelos caminhões de lixo é agora coisa do passado, segundo Lourdes.
"Antes era uma trabalheira ter que juntar o entulho para colocar no lixo. Agora tudo pode ser reaproveitado no curso."
O grupo participante do projeto, segundo ela, está fundando a associação "Arte Pura", de olho na comercialização dos produtos. "O curso se transformou também em uma oportunidade para a troca de experiências. Quem sabe uma técnica diferente ensina para outra e assim vamos inovando e descobrindo novos formas e produtos a partir do entulho", disse Lourdes.
Lourdes fez questão de ressaltar que o grupo ainda é iniciante no assunto, no entanto, tende a crescer. "Ainda estamos 'engatinhando', mas com certeza o projeto de comercialização dará certo." (Fonte: ValeParaibano)

Curso acontece em dois locais

Ubatuba - O curso "Artesanato e papel em fibras de bananeira", promovido pela Prefeitura de Ubatuba, é ministrado na sede da Secretaria de Cidadania, localizada à rua Paraná, nª 275, na região central da cidade, todas as segundas-feiras. O posto de saúde do Sertão do Ubatumirim, na região norte de Ubatuba, oferece o curso sempre às quartas-feiras. As aulas são gratuitas, têm duração de cerca de três meses e acontecem no período das 14h às 16h. Inscrições e mais informações sobre o curso de artesanato das fibras da bananeira podem ser obtidas pelo fone (12) 3832-6038. (Fonte: ValeParaibano)

Criação de Área de Proteção Marinha preocupa os pescadores de Ubatuba

Ubatuba - A Associação dos Pescadores de Ubatuba e a Colônia Z-10 de Ubatuba reuniram-se nesta quarta-feira, dia 30 de abril, com os associados, com o apoio do vereador Jairo dos Santos, PSB, para discutir a proposta de criação da APA - Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte e da ARIE - Área de Relevante Interesse Ecológico, também do Litoral Norte feita pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O pescador Maurici Romeu da Silva leu o relatório técnico elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, onde estava anexado o mapa, mostrando toda a extensão da área litorânea a ser atingida, levado à Associação pelo vereador Jairo dos Santos. Os pescadores ficaram indignados pela forma com que o processo de criação da APA e da ARIE está sendo imposto. A preocupação da categoria, é que a medida acabe com a pesca artesanal, atingindo cerca de dois mil pescadores, só no município de Ubatuba. "A pesca é a terceira economia do município e o setor que mais gera trabalho e renda, seja de forma direta ou indireta, portanto o Executivo Municipal deveria estar presente e defender os interesses deste importante setor da economia municipal", disse o vereador Jairo dos Santos. O Assessor da Deputada Estadual Ana do Carmo, Marco Aurélio, propôs a realização de uma audiência Pública na Assembléia Legislativa de São Paulo para discutir a questão.

Cinema: SEMANA DE 30/04 A 10/05/2008

Lançamento !!!!!!!!!!
"HOMEM DE FERRO"
Ás 14:40 hs -17:00 hs -19:20 hs -21:40 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Opções

Entre a certeza
dos pés bem firmes no chão
e a inconstância
do convés balouçante
dos barcos pesqueiros;
entre a vida contida
pelo intervalo
entre o nascer e o pôr-do-sol
e a necessidade
de trocar a noite pelo dia;
entre a paz com a vida
e o desafio à sorte;
entre o conhecimento
e a ignorância das regras
com que é preciso jogar;
entre a terra e o mar,
Manuel ficou na roça,
Benedito foi pescar.

História de Isolina

Isolina, neta de Francisco Cabral,
é por livre e espontânea vontade
que vós estais deixando
a brisa do mar,
a areia da praia,
o pirão de peixe,
a festa das gaivotas,
a raiz da família,
a história de sua terra,
por marido e nova vida
em Cunha do alto da serra?
Isolina Cabral,
vós acreditais
que a força do verbo amar
é mais forte que o mar?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ao amigo ambientalista

Caro Beto. Lendo o tal decreto 50.889 penso que existe uma preocupação com a preservação ou com a recomposição de cobertura verde, o que é louvável mas, não pode ser confundido além do que realmente é: "Cobertura verde". O que me incomoda é a forma assertiva, convicta e de imposição didática que propõem para a "recuperação" do que é irrecuperável. Feita a intervenção, aquele ambiente jamais voltará a ser o que era. Pode-se recuperar a forma, a moldura mas, não se recupera o equilíbrio das espécies e populações que ali "coexistiam". Não tem foco as considerações as áreas destinadas pastagens O nosso gado de corte, considerado orgânico no exterior e, por tal diferencial, tem bom preço, por óbvio, necessita , ao contrário do "europeu" que utiliza a forma confinada (mantida com rações suplementos e hormonais), de grandes extensões de pasto. Assim, a critica do decreto do uso de grandes extensões pelos nossos produtores é no mínimo ingênua.Idem para os percentuais distribuídos pelas culturas anuais, perenes e, semi perenes. As culturas ali referidas, não podem obedecer outro código que não o do volátil mercado dos preços agrícolas. Por exemplo, quantas culturas e quantos Has. perenes de café ou de cítricos, estão sendo, neste exato momento, substituídos pela cultura da cana? Qual a diferença entre extensões de cana ou de pasto? Monoculturas? De toda forma, também neste decreto vejo o mesmo círculo vicioso. Não considerar o homem e, sua intervenção ( proporcional a sua educação, costume e interesse de sobrevivência e/ou acumulação de riqueza) no meio. Creio que a educação (e não a sobreposição de leis e decretos) é que poderá, ao longo do tempo, mudar conceitos depositados nos DNAs das consciências. Quem sabe um dia a razão prevaleça? Vc recebeu o Plano Diretor de Itacaré ou, só o Plano Náutico da BA ? Se não recebeu me informe para que eu lhe re envie. É muito carregado e demora muito para abrir mas vale a pena.Fico grato pelo envio deste decreto que desconhecia. Renovo o convite para uma hora dessas, quando lhe for oportuno, um papo descontraído e "panorâmico" sobre Ubatuba. Que tal?
E,T : Minhas desculpas pelas críticas ( as que não forem compartilhadas) ao tal decreto.
Abç

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

APAs III... continuando

As praias de Ubatuba, os rios de Ubatuba, as montanhas de Ubatuba, a Mata Atlântica de Ubatuba e também, porque não, o mar de Ubatuba.
Ingerência que soma é bem vinda, todo e qualquer tipo de arbitramento deve ser rechaçado, entregar a outros a gestão do patrimônio do município equivale a terceirizar sua liberdade e maniatar sua economia.
No ano de 1977 foi criado o Núcleo Pinciguaba do PESM ocupa uma área de 47.000 há. o equivalente a 80% da área do município de Ubatuba. São 25 as pessoas que trabalham na manutenção e fiscalização do núcleo, sendo que 09 trabalham de segunda a sexta feira, os demais em turnos de 03 a 04 pessoas no sábado e domingo. O Núcleo tem um site nele os itens; educação ambiental, pesquisa, proteção e como visitar não dispõe de texto, o telefone fornecido -012- 38329062 não existe e quando se clica em “saiba mais sobre Ubatuba” acessa-se um site comercial. Trecho do WIKIPÉDIA sobre parque estadual ...”onde a caça e o corte de palmito é comum, a fiscalização é quase inexistente”.
Criar área de preservação marítima ambiental sem um programa de sustentação, alegando que isso irá por fim a pesca predatória de arrasto? Pergunto, existe estudo do impacto nas condições atuais? Essas áreas receberão o mesmo tratamento que o núcleo da Pinciguaba vem recebendo?
Foram gastos nos Estados Unidos da América do Norte US$ 60 bilhões em atividades diretamente ligadas a pesca esportiva, 37,5 milhões de licenças de pesca foram expedidas com a geração de 1.2 milhões de empregos diretos ( National Survey off Fishing Hunting and Wildlife). Canada, Nova Zelandia, Costa Rica Argentina e Chile vem realizando receitas significativas viabilizando recursos para o desenvolvimento da pesca esportiva assim como de outros setores notadamente o turismo e meio ambiente.
O Brasil é detentor dos recordes internacionais do Tucunaré (12,5 kg) e do Marlin Azul (636 kg), dono de 8.400 km de costeira e uma rede hidrográfica pra ninguém botar defeito. O Pantanal recebe 150.000 pescadores anualmente, na Amazônia notadamente o Tapajós, Tocantins, Negro, Trombeta e Xingu são os preferidos dos estrangeiros.
Existe o PNDPA ( Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora ) criado pelo Ministério de Esportes e Turismo/ Embratur/Ministério de Meio Ambiente/ Ibama recebendo apoio do programa das Nações Unidas para o desenvolvimento por meio de projetos da pesca amadora. E por que não vingou? foram as parelhas de arrasto ou a especulação imobiliária? Foi a falta de planejamento ou foi muito blá blá blá ?
A pesca é imperiosa como atividade de desenvolvimento sustentável já que esta atrelada a necessidade da preservação dos mares, rios e espécies sem os quais não há continuidade da atividade.
O Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos da PUCPR esta repovoando a baia de Guaratuba com alevinos de robalo. Existem muitos projetos implantados e atuantes que estão repovoando rios lagoas e açudes.
Qual é realmente a preocupação do Poder Público, a diminuição de pescado a pesca de arrasto por parelhas ou ambas? Vamos trabalhar com foco definido, sejamos coerentes vamos investir em pesquisa, povoar o mar com alevinos, saturar as zonas de arrasto com recifes artificiais, que o Poder Público faça a sua parte acabe com a poluição nos rios e mar, crie campanhas de conscientização e outras coisinhas mais.
Isso é bem mais difícil e exige mais trabalho do que numa sala com ar condicionado, entre um cafezinho e outro, debruçar sobre uma carta náutica e com um crayon delimitar área de proteção marítima.Quando a função é desviada ou esquecida há conseqüente redução de credibilidade do Poder Público.

Ezio Pastore Jr.
Ubatuba, SP

Nota de Pesar

O Diretório Municipal do PTB, em união de sentimentos com a Sociedade Brasileira, torna público seu mais profundo pesar pelo falecimento do advogado e deputado federal Ricardo Izar (PTB-SP), ocorrida na tarde de ontem, dia 02 de maio de 2008.

Anderson José Rodrigues
Preside do PTB de Ubatuba

Comunicado PSDB

Na qualidade de Presidente da Comissão Executiva do PSDB em Ubatuba, venho por este convocar o Diretório Municipal do partido para uma reunião a realizar-se no próximo dia 10 de maio de 2008, sábado, com início às 18:00 hs, no Salão de Eventos do Hotel São Charbel, à Praça Nóbrega, 280, Centro, nesta cidade.
Ficam também convidados a comparecer os demais filiados que para tanto se interessarem, com vistas à comunicação do nome de nosso companheiro Sérgio Caribé como pré-candidato do partido a Prefeito de Ubatuba nas eleições de outubro do ano corrente, definição essa resultante de consulta formal de intenção de votos feita entre nossos convencionais, que de maneira democrática e inequívoca manifestaram-se majoritàriamente a favor dessa escolha.
Partimos assim, unidos em torno de nosso pré-candidato em chapa única, na marcha cívica para oferecer a nossa população, no momento correto previsto na legislação eleitoral, uma opção própria de competência e ética para o cargo majoritário, dentro do ideário que norteia o Partido da Social Democracia Brasileira.
Ubatuba, 1º de maio de 2008

Rogério Frediani
Presidente do PSDB em Ubatuba

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Reflexos da Mocóca  © Edson Del Rio

Reflexos da Mocóca
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor