Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 07 de Maio de 2008 - Nº 1965 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Formaturas PROERD
Interessados em participar do Enem já podem se inscrever
Cai número de acidentes no Dia 1º de Maio nas rodovias de acesso à região
ETI da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba se destaca no teatro


Caraguatatuba
Circo de Ébano fará única apresentação em Caraguatatuba no próximo sábado.
Campeonatos de Supino e Braço de Ferro atraíram diversos competidores em Caraguá
Ciclismo de Caraguá conquista pódio em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais
Caraguá disputará a Taça SP de Basquete
Caraguá faz bonito no Paulista de Beach Soccer
Petrobras esclarece dúvidas de secretários e vereadores de Caraguá sobre duto que ligará a Base de Gás ao Tebar
PM captura condenado foragido da Justiça em bloqueio
Em discussão Projetos que alteram Lei de Zoneamento
A Câmara e os números de Abril
Semana Institucional Unimódulo: portas abertas para a comunidade

Ilhabela
Prefeitura realiza palestra educacional sobre o uso do protetor solar
Ilhabela encerra com bom resultado primeira fase da Copa Zito
Centro de Apoio Psicopedagógico de Ilhabela agora tem sede própria
Programa de Saúde da Família ganha consultório odontológico móvel
Paço da Prefeitura de Ilhabela receberá um Posto Bancário do Bradesco
Equipe de corrida de Ilhabela conquista resultados positivos em competição
Lobo questiona Prefeitura e Justiça sobre paralisação da obra no campo de areia da Praia Grande
Vereador pede mudança da data de entrega do ‘Troféu Destaque Esportivo’
Vereadores derrubam veto a PL 08 e mantêm veto ao PL 16

São Sebastião
Resultado das provas do concurso público será divulgado a partir do dia 13 de maio
Aldeia indígena de Boracéia recebe padaria artesanal
Ecobus faz doação ao Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião
Varrição das praias e situação do lixo são assuntos debatidos na reunião do Conseg em Barra do Una
PM realiza dois flagrantes de tráfico de drogas no Itatinga
São Sebastião ganha mais quatro câmeras de segurança
Juquehy recebe Reunião Comunitária nesta quarta-feira
Prefeitura oferece escolinhas de damas e xadrez
Ginástica Laboral movimenta alunos da Oficina Escola Deodato Santana
Barra do Una ganha creche para 50 crianças
Nova diretoria da Associação de Moradores do Portal da Olaria toma posse na próxima semana

Ubatuba
Promotoria culpa prefeitura por poluição das praias e rios da cidade
Pescadores fazem passeata contra projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Formaturas PROERD

Litoral Norte - Nos dias 07, 08, 12, 13 e 14 de maio, a partir das 09h30min, serão realizadas as formaturas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido no 1º trimestre deste ano no município de Caraguatatuba. Em São Sebastião a formatura acontecerá no dia 15 de maio. Na cidade de Ilhabela também será no mês de maio (data ainda a ser confirmada), e em Ubatuba a formatura ocorrerá no mês de agosto.
O Proerd (Programa de Resistência as Drogas e a Violência) teve o seu desenvolvimento no Litoral Norte iniciado em 1997, na cidade de São Sebastião, tendo como monitora a Subtenente PM Sônia Ribeiro Gonçalves, proporcionando a formatura de 300 crianças, no ano seguinte, com a monitora Soldado Feminino PM Beatriz Cristina Oliveira, na cidade de Ubatuba, iniciou as aulas do Proerd formando aproximadamente 450 crianças, e em 1999 na cidade de Caraguatatuba com as Soldado Feminino PM Ligia de Oliveira Monteiro Ciaca e Soldado Feminino PM Anny Cristina Rezende, iniciaram as aulas do Proerd, que formaram aproximadamente 1200 crianças.
Hoje o Proerd é reconhecido em todo o Estado de São Paulo, formando no Litoral Norte todo ano cerca de 6.000 alunos.
Esse ano o Proerd está completando 15 anos de existência no estado de São Paulo, por volta de quatro milhões de crianças já passaram por esse projeto, que é desenvolvido exclusivamente por Policiais Militares que são voluntários e passam por uma seleção rigorosa, sendo submetidos a 80horas/aula, e com isto são preparados à estimular as crianças a resistirem as pressões ao uso de drogas. (Fonte: 20BPM)

Interessados em participar do Enem já podem se inscrever
No ano passado, 7.183 candidatos do Litoral Norte fizeram as inscrições

Litoral Norte - As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 foram abertas nesta segunda-feira, e se estenderão até o dia 30. A prova será realizada em 31 de agosto, às 13h. Podem fazer a inscrição, nas agências dos Correios ou pela internet, tanto estudantes que vão concluir o ensino médio este ano quanto aqueles que já o concluíram.
Todas as escolas que preencheram o Censo Escolar de 2007 vão receber fichas de inscrição. Alunos da rede pública podem pegá-las na escola e, após preenchê-las, entregá-las nos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas. Os da rede particular também podem pegar a ficha na própria escola, mas devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 35, em qualquer agência bancária, antes da entrega nos Correios.
Quem já concluiu os estudos em anos anteriores pode pedir a ficha diretamente nos Correios e pagar a taxa. Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de instituições particulares que se declararem carentes.
Para a inscrição pela internet, o interessado deve ter acesso à página do Enem, preencher a ficha e imprimir o comprovante. No caso de egressos e estudantes de escolas particulares, não haverá isenção de taxa.
Alunos com necessidades educacionais especiais devem declarar, no ato da inscrição, o tipo de atendimento de que necessitam para fazer a prova. Para atendimento nas unidades prisionais e hospitalares, é necessário que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep, até 13 de junho, a situação dos matriculados.
Independentemente da forma escolhida para inscrição, o aluno receberá, até 18 de agosto, o cartão de confirmação, com hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não o receber até aquela data, deve procurar uma agência dos Correios ou consultar a página do Inep.
O estudante receberá em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados, ao qual terá acesso também pela internet.
O exame, que é de caráter voluntário, terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.
Em 2007, cerca de 3 milhões de alunos se inscreveram no exame, quase 7.200 no Litoral Norte. O Enem serve de seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também são utilizados nos processos seletivos de quase 500 Instituições de Ensino Superior (IES).
O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.
Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.
O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.
O principal objetivo do Enem é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Desde a sua concepção, porém, o Exame foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior.
Este objetivo vem sendo atingido um pouco mais a cada ano, graças ao esforço do Ministério da Educação na sensibilização e convencimento das instituições de ensino superior (IES) para o uso dos resultados do Enem como componente dos seus processos seletivos. Muitas IES já aderiram.
Além disso, o Enem tem como meta possibilitar a participação em programas governamentais de acesso ao ensino superior, como o ProUni, por exemplo, que utiliza os resultados do Exame como pré-requisito para a distribuição de bolsas de ensino em instituições privadas de ensino superior.
O Enem busca, ainda, oferecer uma referência para auto-avaliação com vistas a auxiliar nas escolhas futuras dos cidadãos, tanto com relação à continuidade dos estudos quanto à sua inclusão no mundo do trabalho. A avaliação pode servir como complemento do currículo para a seleção de emprego.
Litoral Norte - No ano passado a média no Enem dos alunos do Litoral Norte foi de 50,5, sendo que no Estado foi de 53 e no país, 51,6. A nota mais alta foi de São Sebastião com 51,9, acima da média do Brasil; seguindo, Ilhabela, com 51,3; Caraguatatuba com 50 e, a mais baixa, Ubatuba, com 48,8.
Das escolas, a que teve maior nota foi o Colégio Objetivo, em São Sebastião, que atingiu 69,1; seguindo, Módulo, de Caraguatatuba, com 68,6; Centro Educacional de Ubatuba, 67,4; e Colégio São João de Ilhabela, 66,6.
As escolas com as médias mais baixas de cada cidade foram todas da rede estadual: Ilhabela – Gabriel Ribeiro dos Santos, 43,4; São Sebastião – Josepha Santana Neves, 43,3; Caraguatatuba – Benedita Pinto Ferreira, 42,3; e Ubatuba – Sueli Aparecida Figueira dos Santos, 40,9. (Fonte: Imprensa Livre)

Cai número de acidentes no Dia 1º de Maio nas rodovias de acesso à região

Litoral Norte - O tempo chuvoso no feriado do Trabalho colaborou para o número de acidentes ser menor este ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Eram esperados 70 mil veículos vindos pelas rodovias Tamoios e Osvaldo Cruz, duas principais vias de acesso às cidades do Litoral Norte. Segundo a Polícia Rodoviária, desceram nestas estradas 46.679 carros, 7% a menos do que em 2006, quando 50.330 veículos passaram pelas rodovias. Já acidentes, a queda foi de 60%.
Conforme a Polícia Rodoviária, neste ano foram nove acidentes sem vítimas e onze com vítimas. Destes, dez resultaram em vítimas leves e seis graves. Não teve fatal. No ano anterior, foram 25 acidentes, sendo 14 com vítimas, 32 leves, sete graves e uma fatal.
Para a Polícia Rodoviária, embora o movimento tenha sido pouco menor em relação ao ano anterior, a chuva, nos primeiros dias do feriado, colaborou para que as pessoas ficassem mais dentro de casa, reduzindo tráfego nas estradas e conseqüentemente, os acidentes.
Já no Estado, o balanço da Operação “Dia do Trabalho” registrou redução de 13,98% no número de pessoas feridas em decorrência de acidentes de trânsito rodoviário.
A operação em conjunto com o DER, Dersa, Artesp e Concessionárias registrou 1.164 acidentes, 552 vítimas feridas e 45 vítimas fatais em 2008, contra 1.030 acidentes, 649 vítimas feridas e 45 vítimas fatais em 2007.
Com a intensificação da fiscalização, foram realizadas 9.666 autuações por infrações de trânsito diversas, e foram recolhidos 405 veículos por irregularidades, além da apreensão de 205 Carteiras de Habilitação (CNH) e de 1.408 documentos de veículos.
O Policiamento Rodoviário ainda efetuou 25 prisões – sendo 12 em flagrante – apreendeu 413,664 quilos de drogas ilícitas, três armas ilegais e recuperou nove veículos. (Fonte: Imprensa Livre)

ETI da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba se destaca no teatro

Litoral Norte - A EE. Josepha de Sant'Anna Neves de São Sebastião (bairro Topolandia), desenvolve desde 2002, oficina de teatro, com trabalho voluntário da professora Márcia Fernanda dos Santos de Andrade. A partir de 2006 com a transformação em Escola de Tempo Integral, o teatro ganhou mais força com a criação das várias oficinas no período da tarde, sendo privilegiado na Oficina de Arte, cujo espaço para o teatro foi totalmente ampliado. Assim, possibilitou ao grupo a oportunidade de desenvolver vários trabalhos e participar de diversos festivais estudantis. E com isso, muitos prêmios têm vindo para a escola como: prêmios de 1º, 2º lugares e de melhor ator e atriz, protagonista e coadjuvante no Mapa Cultural Paulista, ganhando na 1º fase( municipal) e depois indo para regional, sempre obtendo os primeiros lugares.
No Ultimo dia 25 /4/08 ( quinta- feira) fez a apresentação da peça " O auto da compadecida " de Ariano Suassuna, no teatro municipal de São Sebastião, em 3 sessões, todas apresentando " casa cheia" com pessoas da comunidade que prestigiaram o evento.
O grupo tem o nome ITATOPORIA, que é a junção dos nomes dos bairros Itatinga, Topolandia e Olaria. Conta com uma página no Orkut, com 80 alunos participando e para comunicações o e-mail é: grupoitatoporia@hotmail.com


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Circo de Ébano fará única apresentação em Caraguatatuba no próximo sábado

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Circuito Cultural Paulista, realizará no próximo sábado 10, o espetáculo Circo de Ébano.
Parte da cultura e história de vida de cada um dos artistas é mostrada, sendo essa soma de experiências um dos principais méritos do espetáculo.
O termo Ébano também é muito aplicado em referência às raridades de cor negra que possua grande valor. Assim como também é usado como elogio a pessoas afro-descendentes.
Não é à toa que Circo de Ébano se tornou a junção dos melhores artistas negros do Brasil em um espetáculo envolvente, tendo como foco as variantes da cultura popular onde o negro é presente. Predomina a cultura afro, o maracatu, a música negra, capoeira e percussão que são partes fundamentais e costuram todo o conceito da apresentação.
Sinopse - O espetáculo começa com um príncipe africano, demonstrando sua destreza e habilidade no monociclo. Em seguida, Iemanjá, a entidade das águas, introduz a contorcionista, que chega ao picadeiro puxada em uma rede de pescadores. Ifá, entidade mensageira da sorte e do destino, favorece a malabarista.
Surgem, então, guerreiros africanos que alcançam as alturas com sua luta. E, por fim, a deusa ioruba faz sua dança cerimonial no arame. Permeando esses números, surgem Bastiana e Benedita em tradicionais esquetes de palhaço, com figurinos que remetem às sinhás dos tempos da escravidão.
O evento acontecerá dia 10 sábado às 21h no Teatro Mário Covas a entrada é franca.
Retirada de convites a partir do dia 09, na própria bilheteria do teatro das 10h às 17h, ingressos limitados, mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3883-7555 / 3883-3737. (Fonte: Fundacc)

Campeonatos de Supino e Braço de Ferro atraíram diversos competidores em Caraguá

Caraguatatuba - O final de semana foi de muito esporte em Caraguá. No sábado, dia 3, diversos atletas compareceram na Praça Cândido Motta para a competição do 2º Campeonato Caraguatatubense de Supino. Já no domingo, dia 4, no bairro do Travessão, atletas da cidade disputaram a segunda etapa do Circuito Municipal de Braço de ferro.
A competição de Supino contou com a participação de cerca de 45 competidores do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A disputa teve como árbitros Mauro Montanha (Caraguá), Hermes (Jacareí) e Gregório (Ubatuba) e um grande público compareceu na praça para prestigiar a competição. (confira lista dos vencedores no final do texto)
A disputa de Braço de Ferro aconteceu no domingo na academia do Dudu, com a participação de 26 atletas, que competiram nas categorias batan, leve, médio e pesado. Os melhores da competição se classificaram para o 8º Homem de Aço, que acontecerá no município, ainda sem data definida.
Na categoria Batan, Wanderley Galdino da Silva sagrou-se campeão, seguido por Diego Pereira em 2º e Irlan Luiz da Silva em 3º; na Leve, Renan Aparecido da Silva foi o 1º, Rinaldo Alves Júnior o 2º e Pedro Fortunato o 3º. Na categoria Médio, Lucas de Oliveira Delgado foi o campeão, Paulo Alcione ficou com o 2º lugar e Edson Cassiano com a 3ª posição; na Pesada, Fabiano Dias Carvalho ficou em 1º lugar, Ricardo Boiadeiro em 2º e Luciano Quirino em 3º lugar. A próxima etapa acontecerá no Bairro da Olária no dia 18 de maio.
Os eventos foram realizados pelo professor e atleta B.A Oliveira e contaram com apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Acabana Bar, Center Tronoc, Muniz Relojoeiro, Fran Presentes, Atelier do Ourives, Acquarius Restaurante, Manoel Construtor, Tiago Suplementos, Casa das Calhas S.S e ASCAFF bio fitness . Os organizadores agradecem a Academia do Dudu (Willians) e todos seus alunos pelo incentivo e o espaço cedido para organização do Braço de Ferro.

Confira a classificação do Campeonato Caraguatatubense de Supino:

Categoria feminino (livre)
1º col. Shirley Ricardo, marca 68 kg(Ubatuba)
2º col. Dilizie Viana, marca 66 kg (Jacareí)

Categoria Junior (livre)
1º Col. Michael de Paula, marca 180 kg (S. J. Campos)
2º Col. David B. Muniz, marca 160 kg (S. Sebastião)
3º Col. John Kleber Nunes, marca 150 kg (S. J. Campos)

Categoria máster (livre)
1º Col. Honório Muniz, marca 200 kg (S. Sebastião)
2º Col. José Caetano (Fofão), marca 170 kg (Ubatuba)
3º Col. Silvio Xavier, marca 140 kg (Santa Branca)

Categoria masc. Até 60 kg
1º Col. Gilvan Alves, marca 110 kg (Ubatuba)
2º Col. Vinícius Xavier, marca 66 kg (Santa Branca)
3º Col. Ycaro Xavier, marca 62 kg (Santa Branca)

Categoria masc. Até 67.5 kg
1º Col. Anderson de paula, marca 170 kg (S.J.Campos)
2º Col. Sílvio Xavier, marca 140 kg (Santa Branca)
3º Col. Silvânio Marcio, marca 126 kg (Ubatuba)

Categoria masc. Até 75 kg
1º Col. Anderson de Paula, marca 170 kg (S.J.Campos) dobra
2º Col. Everton Carlos, marca 90 kg (Santa Branca)
3º Col. Alexandre Silva, marca 88 kg (Santa Braça)

Categoria masc. Até 82.5 kg
1º Col. B.A Oliveira, marca 186 kg (Caraguatatuba)
2º Col. Silmario Samurai, marca 176 kg (Ubatuba)
3º Col. Marcos Antonio, marca156 kg (S.J.Campos) dobra

Categoria masc. Até 90 kg
1º Col. Marco Aurélio, marca 190 kg (S.J.Campos)
2º Col. Ronan Alves, (Nan) marca 170 kg (Caraguatatuba)
3º Col. Marcos Antonio, marca156 kg (S.J.Campos)

Categoria masc. Até 100 kg
1º Col. Tico Sapão, marca 230 kg (Ubatuba)
2º Col. Marco Aurélio, marca 190 kg (S.J.Campos)
3º Col. Paulo Rodolfo, marca 120 kg (Ubatuba)

Categoria masc. Acima de 100 kg
1º Col. Tico Sapão, marca 230 kg (Ubatuba) dobra
2º Col. Bruno Chicoli, marca 220 kg (Ubatuba)
3º Col. Danilo Cintra, marca 180 kg (Caçapava) (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclismo de Caraguá conquista pódio em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais
Mesmo com a presença de fortes equipes, os atletas caraguatatubenses trouxeram para o município uma medalha de ouro e outra de prata das cidades de Nova Andradina e Varginha respectivamente

Caraguatatuba - O ciclismo de Caraguá iniciou o mês de maio com o "pé direito". No primeiro dia do mês a equipe esteve, com 4 atletas, competindo em Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, onde participou da 20ª Prova do Trabalhador; já no domingo, mais quatro bikers da equipe estiveram em Minas Gerais disputando a 21ª Copa Promossom de Ciclismo, que aconteceu na cidade de Varginha e nas duas competições subiram ao pódio.
Em Nova Andradina estiveram presentes fortes equipes, como Assis e Cordeirópolis e o 4º colocado da Volta Ciclista do Estado de São Paulo, da equipe de São José dos Campos. Os atletas caraguatatubenses não se intimidaram com a presença dos adversários e conseguiram bons resultados.
Na categoria 35 a 39 anos José Joaquim conseguiu abrir vantagem do pelotão com mais 6 outros atletas e na chegada sagrou-se campeão com apenas meia roda de vantagem; na Elite, onde já havia 6 atletas em vantagem do pelotão, o atleta Jefferson Bonifácio, em uma chegada muito disputada, conseguiu o 12º lugar e o companheiro de equipe, Tadeu Alves, ficou em 17° lugar. Largaram na categoria 60 competidores. O resultado deu 20 pontos para a equipe caiçara no ranking nacional.
No domingo, mais de 200 atletas estiveram na cidade mineira, e Caraguá foi representada por 4 competidores. Com a presença de grandes equipes de todo o país, o caraguatatubense João Carlos, da categoria Master A subiu no segundo lugar mais alto do pódio. A vitória foi conquistada, após um disputado sprint.
A equipe da ACC - Associação de Ciclista de Caraguá conta com o apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação; AMEC - Associação Módulo de Educação e Cultura; loja J.Bike; Geomater - Farmácia de Manipulação; Beach Energy; Pont Motos; Power Bar; Body Fit Academia; Lima letras; Auto Posto Mareli; Vídeo Shopping; Cine Caraguá; Zimmerman Odontologia; Niponet; JPR Auto Peças; Rádio Oceânica e Café Eletrônico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá disputará a Taça SP de Basquete

Caraguatatuba - A equipe de Basquete da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação estréia no próximo sábado na Taça São Paulo da modalidade, categoria Cadete, contra o time de Pindamonhangaba, na casa do rival.
A competição conta com 10 equipes, que jogarão entre si, e brigarão por oito vagas para os playoffs. Já na categoria Juvenil, sete cidades estarão na disputa, e Caraguá começará a luta pelo título no dia 17, contra Itanhaém, no Litoral Sul paulista.
No último ano, a equipe Juvenil de Caraguatatuba ficou com o vice-campeonato, ao ser derrotado por Itanhaém na final. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá faz bonito no Paulista de Beach Soccer

Caraguatatuba - O time caraguatatubense de Beach Soccer fez bonito no 1º Campeonato Paulista Sub-17, disputado em São Paulo, na última semana, ficando com o terceiro lugar.
Na estréia, a equipe da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, bateu São Roque por 2 a 1. No segundo jogo na competição, Caraguá derrotou São Paulo por 5 a 2.
O último jogo da primeira fase foi contra Jarinu, e os caraguatatubenses fizeram 4 a 1, garantindo vaga na semifinal, que jogou contra Bertioga, que ganhou por 7 a 3 e se sagrou campeão, ao vencer Lorena por 7 a 3, na final.
Com a vitória do time do Litoral Sul paulista, Caraguá, automaticamente, garantiu a terceira colocação na competição, muito comemorada pelo técnico Vitor Gaúcho.
"A molecada que jogou teve pouco treino. A campanha foi surpreendente, vencemos São Paulo, que é a base da seleção Sub-17. Não é fácil a adaptação na areia, é outro jogo para esses garotos. Valeu a pena, foi muito bom o resultado", comentou o treinador, que já começará a preparação de Caraguá para a disputa dos Jogos Regionais. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Petrobras esclarece dúvidas de secretários e vereadores de Caraguá sobre duto que ligará a Base de Gás ao Tebar
A audiência pública sobre a implantação do Duto acontecerá no dia 14 de maio, às 17h, no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - Técnicos da Petrobras estarão na Câmara Municipal de Caraguatatuba no dia 9, sexta-feira, às 10h, para esclarecer dúvidas dos secretários e vereadores municipais sobre a implantação do duto que ligará a UTGCA - Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba ao Tebar-Terminal Almirante Barroso, em São Sebastião, que transportará o C5+. No total, serão 19,5 quilômetros de obra para o transporte da chamada gasolina nobre (C5+).
"Na ocasião, os secretários e vereadores poderão tirar suas dúvidas sobre o projeto e a obra, que muitas vezes nas audiências públicas não fica esclarecido", disse Paulo André Cunha Ribeiro, técnico de mobilização da Kan Produções, realizadora das audiências públicas.
De acordo com Ribeiro, a Petrobras está fazendo vários fóruns com diversos segmentos da sociedade. "Já foram realizados fóruns com ongs, moradores da região sul de Caraguá, moradores próximo a fazenda e agora com os vereadores e secretários", disse.
A audiência pública sobre a implantação do duto acontecerá no dia 14 de maio, às 17h no Teatro Mário Covas e será aberto à população. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

PM captura condenado foragido da Justiça em bloqueio

Caraguatatuba - Um bloqueio da Polícia Militar, que tem ocorrido constantemente em pontos do Litoral Norte, resultou na prisão de um procurado da Justiça, por porte ilegal de armas.
O caso aconteceu na manhã de sábado, na avenida Miguel Varlez, no bairro Caputera.
O montador de móveis J. A. S., de 45 anos, morador em Caraguatatuba, conduzia uma moto Honda CBX Strada, e foi parado no bloqueio. Uma pesquisa dos antecedentes criminais constou que era procurado. J. ficou recolhido na cadeia e a moto, apreendida. (Fonte: Imprensa Livre)

Em discussão Projetos que alteram Lei de Zoneamento
Audiência Pública é obrigatória para a votação destas proposituras

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quarta-feira - 7 de maio e na próxima, dia 14, sempre às 16 horas, Audiências Públicas para debate de projetos que alteram a Lei de Zoneamento e Uso do Solo - Lei 200/92. O evento acontece no plenário da Câmara, com portas abertas à participação da população, Sociedade Civil Organizada e entidades.
As Audiências Públicas para alteração da Lei de Zoneamento e Uso do Solo, bem como Código Sanitário, Código Tributário e Lei Orgânica Municipal, dentre outros, são baseadas no Regimento Interno da Câmara Municipal de Caraguatatuba e através do artigo 40, parágrafo 4º, incisos 1, 2 e 3 do Estatuto das Cidades - Lei Federal nº 10.257, de 20 de julho de 2001, quando são convocados os Vereadores, cidadãos, associações e membros da Sociedade Civil Organizada para a discussão do projeto.
Estas Audiências Públicas irão discutir 4 (quatro) projetos de Lei que alteram a Lei 200/92, sendo uma de autoria do Executivo e o restante de autoria dos Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB) (2) e Juarez Pereira Pardim (DEM).
Pelo Executivo o projeto apresentado para discussão estabelece normas para incentivos fiscais com base na construção de áreas horizontais e edificações verticais para estacionamento de veículos automotores e bicicletas. São os chamados "Edifícios Estacionamento", que deverão ser construídos na cidade para resolver a questão da falta de estacionamento nas vias públicas do centro da cidade.
O Vereador Lobinho apresenta 2 proposituras autorizando a instalação de Bar e Mercearia nos bairros Cidade Jardim e Jardim Santa Rosa, na região norte da cidade, acrescentando Categoria de Uso em Zona de Ocupação especificada.
Finalizando, o Vereador Juarez Pereira Pardim autoriza acrescentar Categoria de Uso para o Jardim Britânia, na zona sul do município. No caso a instalação de Oficina Mecânica no local mencionado.
Nas Audiências Públicas o projeto é apresentado e acontece um debate entre os autores e as entidades, a Sociedade Civil e a população. A partir da discussão o Vereador pode não apresentar o projeto, bem como pode emendá-lo antes da votação em plenário. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Abril
Mês de Aniversário da Cidade costuma ter aumento nos índices

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba através de sua Assessoria de Comunicação divulga os índices de Produção Legislativa no mês de Abril. Comumente os valores tendem a um aumento neste mês, em decorrência do Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do município.
No mês de Abril foram protocolizados 79 documentos, assim distribuídos: 17 Projetos de Lei, 16 Requerimentos, 35 Indicações, 6 Projetos de Decreto Legislativo e 5 Moções. Estes números não representam os documentos ou proposituras que foram votadas ou lidas no mês passado.
Quanto aos Atendimentos foram anotados em Abril 715 pessoas, que perfazem uma média de 71,5 pessoas/Vereador ou 32,5 pessoas/dia para um mês com 22 dias úteis.
Com relação as Presenças houve um total de 200 pessoas, distribuídas em 5 Sessões Ordinárias e 1 Sessão Solene, com uma média de 33,3 pessoas/sessão. O mês de Abril é o único que sofre uma pequena alteração, para cima, dos índices de Produção Legislativa, em virtude dos festejos do Aniversário de Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Semana Institucional Unimódulo: portas abertas para a comunidade
Palestras, oficinas e uma série de outras atividades sobre Educação, Cultura e Meio Ambiente

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo abre as portas para a comunidade na realização de mais uma Semana Institucional. Entre 13 e 14 de maio o Centro Universitário estará todo voltado para discussões sobre Meio Ambiente, Educação e Cultura.
As atividades acontecem no Campus Centro do Unimódulo e a programação é extensa. Entre os palestrantes estão mestres e doutores de renomadas instituições. Haverá ainda oficinas ministradas pelos próprios alunos, como a de Confecção de Malabares, dos alunos de Educação.
As inscrições para cada atividade devem ser feitas antecipadamente na Central de Atendimento do Unimódulo, pelo telefone (12) 3897-2043. Mais informações: modulo@modulo.br

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Prefeitura realiza palestra educacional sobre o uso do protetor solar

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela inicia hoje na garagem e no paço municipal uma série de palestras educativas sobre a importância do uso do protetor solar. As palestras acontecem até o próximo dia 8 de maio sempre às 7h15. O fornecimento do protetor para os servidores que trabalham expostos ao Sol é garantido pela lei nº 470/2007 de autoria do vereador Guilherme Maia, que está em vigor desde o início do ano passado.
Os servidores receberam os protetores no dia 25 de janeiro deste ano. Na ocasião, o prefeito Manoel Marcos disse que o gasto anual do executivo para cumprir esta lei custaria aproximadamente R$ 10 mil para os cofres públicos.
“Com esta ação visamos o benefício destes trabalhadores no exercício de sua função, prevenindo hoje o que pode amanhã virar uma doença de pele”, disse Manoel. A Lei ainda obriga o poder público a exigir de empresas contratadas para prestação de serviço, o fornecimento de protetor. Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e está diretamente relacionado à exposição ao Sol.
A palestra será ministrada pela secretaria municipal de Saúde e tem o objetivo de conscientizar e atingir pelo menos 80% dos 450 funcionários que recebem o benefício. Entre os beneficiados, estão os funcionários municipais da limpeza pública; agentes de Trânsito; fiscais; PSFs e de serviços gerias, que executam seu trabalho expostos ao Sol.
Segundo a secretária de Administração, Raquel Navarro, é esperado que com a realização desta palestra, os servidores municipais passem a usar o protetor solar, pois mesmo com a prefeitura distribuindo o produto, muitos trabalhadores não o usam. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela encerra com bom resultado primeira fase da Copa Zito

Ilhabela - Ilhabela venceu Cachoeira Paulista, em partida pela Copa Zito, no último domingo, na cidade de Cachoeira Paulista. A partida terminou em 1 a 0, com gol de Eduardo.
Ilhabela terminou a primeira fase em primeiro lugar no Grupo 5, e na próxima fase da competição irá jogar contra a equipe de Canas. Todos os jogos desta fase serão na cidade sede da competição, Roseira.
A “seleção da Ilha” participa da Copa Zito desde 1994, tendo sido campeã em 1995, e nas outras edições chegou as quartas e semi finais da competição.
O jogador Eduardo Santos, autor do gol da vitória no último jogo está confiante, e acredita que a seleção da Ilha tem condições de chegar à final do Campeonato.
A equipe de Ilhabela tem apoio da Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Centro de Apoio Psicopedagógico de Ilhabela agora tem sede própria

Ilhabela - Na tarde da última segunda-feira, 5, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, em cerimônia no auditório do Paço Municipal, anunciou a aquisição do prédio próprio do CAPI (Centro de Apoio Psicopedagógico de Ilhabela) da secretária municipal de Educação.
Adquirida por meio de desapropriação amigável declarado como imóvel de utilidade pública, num investimento de R$ 425.890,00, a nova instalação do Centro de Apoio Psicopedagógico de Ilhabela disponibilizará oito salas de consultório, recepção, cozinha e varanda, localizada na Avenida Almirante Tamandaré nº 473 no bairro do Itaquanduba.
O CAPI dá apoio técnico psicopedagógico, psicológico, fonoaudiólogo e terapia ocupacional as crianças da rede pública municipal. São crianças com dificuldades, distúrbios e/ou transtorno de aprendizagem. Elas são encaminhadas pela escola, passam por processo de avaliação pelos técnicos e recebem atendimentos de acordo com suas necessidades. Os atendimentos são semanais e os pais e professores recebem orientações dos especialistas constantemente. São atendidas cerca de 500 crianças por semana.
Estiveram presentes o prefeito Manoel Marcos, o secretário municipal de Educação, Profº Antônio Cornélio de Morais Filho; o secretário municipal de Saúde, Dr. Arquimedes Hypolito; o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Dr. Odair Barbosa; a secretária de Administração, Raquel Navarro, o diretor de Saúde, Márcio Tenório, a diretora de divisão de Educação, Maria Teresinha Dias Souza; diretora técnica de Educação, Elaine Araújo G. Sampaio e os vereadores Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos), José Jorge Pereira (Zeca) e Dr. Guilherme H. Vieira Maia.
“Com a aquisição da sede própria, o CAPI poderá atender um maior número de crianças, melhorando assim, a qualidade de vida das mesmas”, declarou o secretário municipal de Educação, Profº Antônio Cornélio de Morais Filho.
Na oportunidade o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos aproveitou para comunicar que em breve iniciará as obras da escola estadual da Barra Velha, com verba do Governo do Estado ressaltou que propôs que o nome da mesma fosse “Profº Antônio Cornélio de Morais Filho”, em homenagem ao secretário municipal de Educação pelo ótimo trabalho que vem realizando em Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Programa de Saúde da Família ganha consultório odontológico móvel

Ilhabela - Na última segunda-feira, 5, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira anunciou a mais nova aquisição da Equipe de Saúde Bucal do Programa de Saúde da Família do município. Trata-se de uma doação de um consultório odontológico móvel completo para incrementar suas atividades.
Ilhabela é a única cidade da região a possuir um equipamento como este. O aparelhamento da empresa D-Express é um consultório completo que vem dentro de uma maleta que pesa 14,5 Kg bastando ligar a qualquer tomada ou, a um gerador, para que se possa fazer o atendimento clínico odontológico em qualquer lugar.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Arquimedes Hypolito, a doação foi feita por um empresário local, como resultado do trabalho que a secretaria municipal de Saúde vem apresentando junto ao Programa de Saúde Bucal. A mesma foi feita ao Fundo Municipal de Saúde que adquiriu o equipamento num investimento de R$ 11 mil.
“Trata-se de uma doação completa, incluindo gerador, aparelho de sucção, refletor, aparelho fotopolimerizador, motores, enfim, tudo que necessitamos para um atendimento completo”, declarou o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório.
O equipamento beneficiará as 15 Comunidades Tradicionais e com ele poderão ser realizados praticamente todos os tipos de obturações e extrações nas crianças, estendendo o atendimento aos adultos e, apenas as intervenções de maior riso e complexidade serão feitas nas Unidades de Saúde da Família da cidade.
“Até então nós só conseguíamos atender crianças e fazer alguns tipos de obturação manualmente, pois sempre precisamos do ‘motorzinho’, de luz eficiente (refletor) e de um sugador para que possamos enxergar o que fazemos. Além disso, retomaremos o atendimento com sedação e/ou anestesia geral dos pacientes com necessidades especiais, já que o Hospital Mário Covas não possui consultório odontológico. A equipe vai até o hospital e juntamente com a equipe médica anestesia o paciente com necessidade especial e faz todo os tratamento numa única sessão que dura duas ou três horas”, explicou o coordenador da equipe de Saúde Bucal, Dr. Henrique Cavalli Torres.
Estiveram presentes o prefeito Manoel Marcos, o secretário municipal de Educação, Profº Antônio Cornélio de Morais Filho; o secretário municipal de Saúde, Dr. Arquimedes Hypolito; o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Dr. Odair Barbosa; a secretária de Administração, Raquel Navarro, o diretor de Saúde, Márcio Tenório, a diretora de divisão de Educação, Maria Teresinha Dias Souza; diretora técnica de Educação, Elaine Araújo G. Sampaio e os vereadores Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos), José Jorge Pereira (Zeca) e Dr. Guilherme H. Vieira Maia.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, é importante ressaltar que ações deste tipo somente são possíveis quando se trabalha com um bom grupo, apoio de pessoas envolvidas com o bem estar da comunidade e uma equipe composta por profissionais do mais alto nível técnico e ciente de suas obrigações como profissionais de saúde e como seres humanos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Paço da Prefeitura de Ilhabela receberá um Posto Bancário do Bradesco

Ilhabela - Na última segunda-feira o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, assinou um termo de permissão de uso de imóvel para instalação do PAB (Posto de Atendimento Bancário) do Bradesco.
A iniciativa surgiu após a licitação da folha de pagamento, a qual o Bradesco sagrou-se vencedor, com a finalidade de atender os servidores públicos municipais que hoje mantêm suas contas nessa agência.
O PAB Bradesco estará localizado dentro do Paço da Prefeitura Municipal e tem a previsão, segundo o Bradesco, de começar a executar suas funções daqui a 30 a 45 dias, após a realização de reforma e adequação para a agência. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipe de corrida de Ilhabela conquista resultados positivos em competição

Ilhabela - A equipe de corrida de Ilhabela, disputou no último sábado, 3, a meia maratona da cidade de Extrema, no sul de Minas Gerais, com participação de cerca de 200 atletas, e conquistou bons resultados.
A equipe levou cinco atletas os quais quatro subiram ao podium. A prova foi realizada durante a noite, com um percurso de 24 quilômetros pelas trilhas e montanhas da cidade. O trajeto estava escorregadio, dificultando um pouco a passagem dos atletas.
Na classificação geral, o corredor Evaldo de Jesus Souza terminou em 4º lugar, com um tempo de 2horas e 26 minutos. Na categoria juvenil, o atleta Osnir Ferreira Silva, que vem apresentando bons desempenhos nas provas em que participa, ficou em 1º lugar, com um tempo de 3horas e 13 minutos, José Paulo da Silva terminou com a segunda colocação e Juliano Vicêncio com a terceira colocação.
O treinador da equipe, João Alves, obteve o 4º lugar na categoria Veterano. elo feminino, a atleta Damiana Coimbra chegou em 3º lugar, com um tempo de 3 horas e 14 minutos.
A equipe de corrida de Ilhabela tem o apoio da Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer, da Harry Finler Imóveis e do vereador Profº Joadir Luiz Capucho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Lobo questiona Prefeitura e Justiça sobre paralisação da obra no campo de areia da Praia Grande

Ilhabela - O vereador Luiz Lobo ( PSDB), através do requerimento 145/2008, solicitou ontem, 5, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ilhabela, a posição da Prefeitura e da Justiça a respeito das obras no campo de areia do bairro Praia Grande, no Sul, paralisada em 2002.
Segundo o edil, a Justiça paralisou a obra devido ao não cumprimento de um contrato de comodato, firmado em 26 de maio de 1989, pelo então Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira e o senhor João Capizano. “O acordo define que, no local, não podem acontecer construções de nenhum tipo de edificação, bem como de iluminação”, informa.
A partir de então, através do processo judicial número 2.497/02, a empresa Geneve Empreendimentos e Participações Ltda., pediu a demolição da obra, com pedido cumulado com rescisão, perdas, danos, embargos e apreciação de tutela antecipada.
O juiz, na ocasião, concedeu a liminar que determinou a paralisação da obra, sob pena de multa diária de mil reais, caso descumprido. “Sendo assim, a Prefeitura acatou a decisão e entrou com uma ação para retomar as obras, no entanto, até hoje, não houve um retorno de nenhuma das partes: Prefeitura e Justiça”, destaca.
O vereador cita em seu requerimento, que a empresa autora da ação, a Geneve Empreendimentos e Participações Ltda. não tem inscrição em seu nome no referido imóvel, o campo de futebol, perante o Serviço de Patrimônio da União (SPU).
“O que quero saber é como está o andamento do processo que paralisou a obra, se a Procuradoria Jurídica do Município fez algo para sanar esse problema, e se o Executivo propôs alguma ação junto à Vara Distrital de Ilhabela e ao 1º Tribunal de Alçada Civil”, questiona. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador pede mudança da data de entrega do ‘Troféu Destaque Esportivo’

Ilhabela - O vereador Luiz Lobo (PSDB) solicitou, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ilhabela, ontem, 5, a mudança da data da entrega do ‘Troféu Destaque Esportivo’, para integrar as comemorações do aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela, através do Projeto de Lei 56/2008.
De acordo com Lobo, o período sugerido, era o inicial, mas foi modificado pela Lei 330/2005 para a primeira sexta-feira do mês de dezembro de cada ano. “No entanto, quando chega nesta data, o orçamento municipal torna-se apertado, com falta de dotação orçamentária, ocasionando a não entrega da homenagem por dois anos consecutivos”, explica.
Ele acrescenta que a mudança, em princípio, mostrou-se coerente, pois poderiam surgir novos talentos.
Outra mudança solicitada pelo vereador, é que o prêmio fique na incumbência da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, que não existia na época, portanto, era de responsabilidade da Diretoria de Esportes.
“O ‘Troféu Destaque Esportivo’, é uma forma de reconhecer os atletas locais, em suas respectivas modalidades, incentivando-os a continuar a treinar em busca de resultados melhores para o Município, além de estimular e formar novos esportistas”, finaliza. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores derrubam veto a PL 08 e mantêm veto ao PL 16

Ilhabela - Durante a sessão ordinária realizada segunda-feria (05/05) pela Câmara de Ilhabela, os vereadores derrubaram por unanimidade o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 08/2008, de autoria da Vereadora Nanci Zanato (PPS), que “Dispõe sobre denominação de via pública”, propondo a denominação de “Alameda das Samambaias” a rua que tem início na altura do nº 3.283 da Avenida Brasil, no bairro do Ilhote.
O prefeito Manoel Marcos informou no ofício que encaminha o veto à Câmara que a rua constante no projeto confere com a realidade porém não houve doação da área ao Poder Público.
Porém os vereadores receberam um ofício de Ailed Ferreira da Costa informando que já foram estabelecidos contatos com o Secretário de Assuntos Jurídicos tendo sido ajustada a outorga da escritura de doação do referido sistema viário encontrando-se a respectiva escritura já em elaboração no Cartório de Notas de Ilhabela: “Quanto à doação da mencionada via pública que já existe há muitos anos e continuará a existir terá a sua escritura de doação lavrada e assinada no prazo máximo de 15 dias”, informa o ofício entregue à Câmara ontem.
Outro veto do prefeito foi aposto ao Projeto nº 16/2008, de autoria do Vereador Roberto Lourdes do Nascimento (PDT), o Timbada, que suprime o inciso II do artigo 119 da Lei Municipal nº 529/2007. “ suprimindo o inciso (...) o vendedor ambulante poderá vender qualquer tipo de bebida, fracionar, manipular, envazar, etc. Poderá ainda, confeccionar caipirinhas e batidas sem o mínimo de higiene, uma vez que é manipulado a céu aberto e não possuem água corrente, ficando acondicionadas em recipientes muitas vezes impróprios”, informa a justificativa do prefeito.
O veto foi mantido pelos vereadores embora tenha recebido 5 votos contrários – do vereadores Luiz Lobo (PSDB), Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), Márcio Garcia (PTB), Nanci Zanato (PPS) e Zeca do São Pedro (PTB). Os vereadores Dr. Guilherme Maia (PMDB) e Beto Campos (PV) votaram favoravelmente ao veto. Os vereadores Joadir Capucho (PTB), presidente do Legislativo, e Jadiel Vieira (PTB), o Keko, não estavam presentes.
Ainda na pauta da Ordem do Dia da sessão de ontem estava prevista a votação do Parecer nº 132/2008 - contrário ao Projeto de Lei Complementar nº 32/2008. De autoria do Vereador Jadiel Vieira, o projeto revoga o artigo 10 e modifica os artigos 9º, 11, 191 e 204 da Lei nº 421/2006 que dispõe sobre a instituição do Plano Diretor de Desenvolvimento Socioambiental do Município de Ilhabela. Para ser reprovado, dois terços dos vereadores da Casa teriam de votar contra o veto.
Porém o autor do Projeto, o Vereador Keko, apresentou um requerimento retirando a propositura. “Tendo em vista as distintas áreas que abrangem a modificação sugerida pelo projeto, solicito a retirada do mesmo para posterior revisão com a finalidade de estipular cotas diferenciadas e assim adequar as necessidades de preservação do Meio Ambiente”, explica o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Resultado das provas do concurso público será divulgado a partir do dia 13

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), órgão ligado à Secretaria de Administração (Secad), e o Instituto Nacional de Educação Cetro (INEC) informam o cronograma de previsão de trabalho referente ao concurso público 01/2008, que foi aplicado no mês de abril. O resultado das provas objetivas e títulos será divulgado a partir do próximo dia 13, sendo que o prazo para a apresentação de recursos deve ser entre os dias 14 e 15 de maio de 2008.
O DRH, no entanto, enfatiza a possibilidade das datas sofrerem eventuais alterações, uma vez que se trata de uma previsão.
Até o dia 28, segundo a administração, ocorre a publicação dos resultados e a convocação para os exames práticos e ao curso introdutório de formação inicial e continuada destinado aos cargos de Agente Comunitário de Saúde e de Combate a Endemias.
No dia 1º de junho, será aplicada e avaliada a prova prática (eliminatória) para a função de motorista. No mês de junho, também haverá matrícula para curso introdutório de formação inicial e continuada referente a outras ocupações, cujo resultado será divulgado no dia 17. A publicação do resultado final de todos os cargos acontecerá a partir do dia 27 e a homologação no dia 30 de junho.
Informações podem ser obtidas no site da Prefeitura www.saosebastiao.sp.gov.br  ou do Instituto Cetro www.institutocetro.org.br

Aldeia indígena de Boracéia recebe padaria artesanal

São Sebastião - Na próxima sexta-feira, a partir das 9h, o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião inaugura, em Boracéia, a padaria artesanal do projeto “Mãos na Massa” na Aldeia Indígena Ribeirão Silveira.
A cerimônia de entrega contará com a presença do prefeito Juan Garcia, da presidente do Fundo Social, Rosa Mota, de secretários municipais e índios da tribo.
O espaço onde funcionará a panificação foi totalmente reformado pela prefeitura e todo utensílio necessário à confecção dos pães foi obtido por meio de convênio, sendo que o restante é fruto de doação do Fundo Social.
A atividade será desenvolvida por uma família de aproximadamente 10 pessoas, que teve curso de panificação artesanal no ano passado. Os produtos serão comercializados dentro da aldeia para, além de gerar renda aos fabricantes, fornecer o pão a um custo mais baixo do que é aplicado no comércio da região.
Esta é a segunda padaria artesanal entregue pelo Fundo Social. A primeira foi inaugurada no início de março de 2008 em um espaço adaptado na cozinha da antiga casa de caseiro da Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo, localizado na área central. (Fonte: Imprensa Livre)

Ecobus faz doação ao Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião

São Sebastião - A Ecobus doou ao Conselho Municipal de Turismo algumas peças para a reforma de um trailler, que será transformado em Centro de Informações e ficará localizado no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião.
O veículo, que estava abandonado, foi encontrado pela prefeitura e entregue ao Comtur para incrementar o turismo da região.
A entrega das peças feita pela Ecobus ocorreu durante uma reunião na sede da empresa, no dia 30 de abril, que reuniu empresários, monitores de ecoturismo e representantes do governo municipal.
Durante a reunião, foram abordados diversos assuntos, entre eles, a acessibilidade em hotéis, pousadas e restaurantes, que foi tema da palestra da arquiteta Kátia Saveri.
Para isso, foi apresentado um vídeo para mostrar as novas tecnologias que podem ser adotadas pelos comércios para auxiliar os hóspedes com deficiência.
“No Brasil, tem 25 milhões de deficientes físicos, apenas em São Sebastião são 400, e muitos deles gostariam de poder freqüentar a cidade”, disse Kátia. Na ocasião, a AME SS - Associação de Monitores de Ecoturismo de São Sebastião demonstrou interesse em integrar o Comtur.
Outro tema abordado foi o Projeto da Linha Turística, que foi reestruturado e terá como material de divulgação os mapas turísticos e vídeo institucional.
Os dois microônibus que compõem a Linha Turística de São Sebastião foram apresentados pela Ecobus no Carnaval, quando o projeto ocorreu de forma experimental.
A linha foi criada com o objetivo de atender uma clientela composta por turistas e mesmo moradores que querem conhecer as belezas naturais da cidade.
“O trajeto foi pensando no sentido de atender toda uma gama de praias da cidade”, explicou o gerente geral da Ecobus, Jair Souza Inácio. (Fonte: Imprensa Livre)

Varrição das praias e situação do lixo são assuntos debatidos na reunião do Conseg em Barra do Una

São Sebastião - Em reunião promovida pelo Conselho de Segurança da Costa Sul na última sexta-feira, em Barra do Una, representantes da prefeitura esclareceram algumas questões relacionadas ao lixo e a varrição das praias.
O encontro foi realizado na sede social do Barra do Una Futebol Clube e contou com a presença da chefe da fiscalização Ambiental e Obras da Secretaria de Meio Ambiente, Eloísa Conceição Souza, do engenheiro e do assessor da Subprefeitura da Costa Sul, Augusto Terada e Amilton Pacheco, respectivamente, do assessor da Secretaria de Segurança Urbana, João Batista Nunes, além das autoridades policiais, representantes de nove Sociedades Amigos, membros do Conseg e comunidade em geral.
Segundo a administração pública, a limpeza das praias é realizada semanalmente. Entretanto, de acordo com Terada, a sujeira acaba aparecendo mais quando chove muito ou há ressacas fortes.
Qualquer problema, a reivindicação sobre o serviço deve ser solicitada nas regionais de Juquehy, Boiçucanga e Maresias. Na ocasião, o engenheiro informou os números dos telefones e e-mails dos locais aos presentes. O mesmo procedimento deve ser feito com relação à coleta de lixo, cuja empresa responsável é a Enob Ambiental. O contato também pode ser feito pelos telefones (12) 3892.5150/3383 ou nas regionais para saber horário e dias da coleta.
A prefeitura também atende reclamação sobre denúncia de construção clandestina, emissão de som, esgoto, lixeira, desmatamento, entre outros, pelo 0800.7700-776, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h.
A castração de cães soltos nas ruas e praias em parceria com as sociedades amigos de bairros também foi questionada pela comunidade. De acordo com o município, para realizar a cirurgia é necessário ter um local adequado com as condições exigidas pela Vigilância Sanitária. A presidente do Conseg, Éder Ávila, disse que irá entrar em contato com a Secretaria de Saúde para agendar uma reunião com o Centro de Controle de Zoonoses e debater a questão dos procedimentos corretos da castração.
Uma outra reivindicação foi com relação ao sistema de esgoto da Escola Municipal de Barra do Una, que estaria com problemas. O caso será vistoriado pela prefeitura no decorrer desta semana.
Sobre a segurança, as autoridades policiais falaram a respeito da prisão de uma quadrilha em Juquehy, que vinha realizando assalto a mão armada na região. Os presentes também solicitaram a criação de uma companhia da Polícia Militar na Costa Sul da cidade, com o objetivo de melhorar o policiamento preventivo. (Fonte: Imprensa Livre)

PM realiza dois flagrantes de tráfico de drogas no Itatinga

São Sebastião - A Polícia Militar realizou dois flagrantes de tráfico de drogas no final de semana, no bairro Itatinga, periferia da cidade. Quatro pessoas foram detidas e quase 50 porções de maconha apreendidas.
O primeiro caso ocorreu no sábado na rua Governador Valadares. Os policiais faziam patrulhamento pelo local quando depararam com dois suspeitos correndo em um terreno baldio. Um deles chegou a gritar para o outro, avisando da presença policial.
Foram detidos G.C.S., de 20 anos, e um adolescente de 15 anos. Os dois tentaram jogar 28 porções de maconha no chão. G. portava R$ 50 e disse que o dinheiro tinha sido entregue pela mãe que, procurada pela polícia, negou, informando ainda que sabia que o filho traficava droga. O menor portava três porções de maconha.
G. foi conduzido à delegacia e autuado por tráfico de entorpecentes e corrupção de menores. Após o registro do ato infracional contra o adolescente, ele foi liberado para os responsáveis.
O segundo flagrante aconteceu na rua Emerson Soares de Lima. A Polícia Militar recebeu denúncia de que no local funcionava um ponto de venda de droga. Os policiais encontraram S.O.S., de 18 anos, e um menor com 16 anos. Com a dupla, a polícia apreendeu 21 porções de maconha. Ambos foram para delegacia, sendo autuados. O maior ficou preso por tráfico e o outro liberado aos pais. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião ganha mais quatro câmeras de segurança

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria de Governo (Segov), vai instalar mais quatro câmeras de monitoramento em bairros que compreendem a região central da cidade. Com isso, o número de equipamentos na cidade sobe para 37.
A primeira câmera foi colocada em frente à Fundação Pública Deodato Santana, onde funcionava o antigo Fórum e agora abriga o órgão que vai cuidar da revitalização do Centro Histórica. Uma outra foi colocada em frente ao Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, que abriga a primeira piscina da cidade, além de ter recebido investimentos para ampliação do ginásio e do espaço físico. Ela também vai focalizar a escola Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro.
A Área de Lazer do Itatinga é outra a ser beneficiada com o monitoramento. A obra será entregue ainda este mês e o equipamento de lazer vai atender toda a comunidade do Complexo Topolândia.
A última câmera será colocada de forma a garantir a segurança da comunidade que freqüenta a escola Maísa Teodoro, na Vila Amélia, bem como os moradores das adjacências.
De acordo com o diretor do DTI, Márcio Jorge, essa última foi autorizada pelo prefeito Dr. Juan após solicitação da comunidade por meio de abaixo-assinado. “Se houver disponibilidade técnica e recursos, a Prefeitura faz o estudo para a implantação das câmeras”, explicou.
São Sebastião terá agora 37 câmeras de monitoramento abrangendo da região central à Costa Norte. Desde a criação do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), os índices de criminalidade apresentaram quedas acentuadas, conforme a Polícia Militar.
A vigilância 24 horas por dia, além de ajudar nessa situação, também permite a identificação de possíveis infratores e criminosos, como a detenção, recente, de três acusados de assaltar turistas durante a madrugada na avenida Guarda Mor lobo Viana, no Centro. A ação foi acompanhada por um operador que acionou a Polícia Militar que, posteriormente, conseguiu deter os acusados. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Juquehy recebe Reunião Comunitária nesta quarta-feira

São Sebastião - A comunidade de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião, recebe nesta quarta-feira (7/5), a 59ª Reunião Comunitária promovida pela Prefeitura. O encontro será realizado na EM Juquehy, localizada à rua Maria Madalena Faustino, nº 870, a partir das 18h30 e contará com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia e seu secretariado. Na ocasião, munícipes terão oportunidade de apresentar sugestões e tirar dúvidas com a administração municipal.
Nos últimos três anos, Juquehy recebeu mais de R$ 4 milhões de investimentos em educação, infra-estrutura, esporte e social. O bairro ganhou uma creche que hoje atende cerca de 80 crianças, cobertura da quadra poliesportiva, reforma nas escolas, pavimentação de ruas, iluminação pública e Centro de Lazer para a terceira idade, entre outras realizações. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura oferece escolinhas de damas e xadrez

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Educação (Seduc), promove as escolinhas de damas e xadrez. As atividades visam promover o interesse de crianças e adolescentes pelos jogos de tabuleiros, além de estimular o raciocínio lógico e a disciplina.
As aulas de damas são ministradas pelo professor Orlando Batista Costa, todas as segundas e quartas-feiras, das 9 às 12h e das 14 às 17h, na Escola Municipal do Canto do Mar. Já o xadrez é desenvolvido pelo professor Paulo Sérgio da Silva, às segundas e terças-feiras, das 13 às 17h, na Escola Municipal Henrique Botelho e às quartas, no mesmo horário, na Escola Municipal Machado Rosa. Mais informações através dos telefones (12) 3892-2116 e 3892-3338. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ginástica Laboral movimenta alunos da Oficina Escola Deodato Santana

São Sebastião - Trabalhar o corpo e a mente e promover a qualidade de vida. Com esse objetivo, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com a Divisão de Segurança do Trabalho, ligada à Secretaria de Administração (Secad), promoveu nesta terça-feira (6/5) a primeira atividade de ginástica laboral para os alunos de construção civil da oficina escola da Fundação Pública Deodato Santana. Os exercícios foram realizados em frente à instituição, localizada na região central, movimentando 30 pessoas.
Entre os trabalhos realizados durante a aula estiveram uma série de alongamentos, relaxamentos musculares, além da flexibilidade das articulações em grandes grupos musculares, como ombros, troncos e pernas. “A ginástica laboral é trabalho que se estende cada vez mais na Prefeitura e aqui na Fundação procuramos atender de acordo com o perfil de cada pessoa e do ambiente de trabalho”, explicou o professor especialista em fisiologia e terceira idade, José Iran Peppe de Paula.
O exercício ainda tem como finalidade a diminuição das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), ocasionadas no dia-a-dia pela rotina constante de repetição de movimentos de membros do corpo. Mais informações pelo telefone da Divisão de Segurança do Trabalho (12) 3891-2084.

Confira os locais e horários da Ginástica Laboral:

Terça-feira
7h – Viveiro Municipal
8h15 – Secretaria de Saúde (Sesau)
9h – Secretaria de Educação (Seduc)/Recursos Humanos
9h45 – Fundação Deodato Santana

Quarta-feira
7h – Secretaria das Subprefeituras (Sesub)
8h15 – Secretaria de Meio Ambiente/Secretaria de Obras e Planejamento (Semam/Seop)
8h30 – Paço Municipal
9h – Posturas/Tributária

Quinta-feira
7h – Regional Costa Norte
8h15 – Secretaria de Saúde (Sesau)
9h – Secretaria de Educação (Seduc)/Recursos Humanos
9h45 – Fundação Deodato Santana (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Barra do Una ganha creche para 50 crianças

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e em parceria com a Associação Primeiras Letras, entrega na próxima quarta-feira (14/05) uma nova creche para a comunidade da Costa Sul. Às 11h30 será inaugurada a unidade de Barra do Una, que atenderá 50 crianças entre um ano e seis meses e três anos. A unidade funcionará na Rua Magnos Passos, nº 250, já a partir do próximo dia 15 de maio.
Com isso, o município atingirá este ano 1.800 vagas distribuídas em 15 creches, entre públicas e conveniadas. Há três anos, eram apenas 766 crianças.
De 2005 para cá houve aumento de 100 para 200 vagas na Creche de Boiçucanga, 150 vagas para Maresias, abertura de Creches em Boracéia (40 vagas), Juquehy (80 vagas), Barra do Sahy (50 vagas) e Cambury (40 vagas).
A secretária de Educação, Marilene Ramachoti Leite, destaca o aumento do número de vagas nos últimos anos e a parceria com associações gabaritadas.
“Antes não havia este tipo de atendimento em vários bairros e hoje existe este compromisso da Prefeitura com a educação, atendendo o que determina a LDB (Lei de Diretrizes e Bases)”, ressalta. “Tais medidas reafirmam o compromisso da Secretaria de Educação em oferecer educação de qualidade”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Nova diretoria da Associação de Moradores do Portal da Olaria toma posse na próxima semana

São Sebastião - A nova diretoria da Associação de Moradores do Portal da Olaria (AMPO) toma posse no próximo dia 15 de maio, às 19h, no Clube Portal da Olaria, para o biênio 2008-2010. As eleições foram realizadas no último dia (30/4) e contou com uma única chapa, intitulada “Mais Vida”.
De acordo com o presidente Marcelo Corte, a Associação distribuirá um questionário para a comunidade com o intuito de diagnosticar e analisar os problemas do bairro, além das necessidades dos moradores, buscando soluções para os mesmos. “A partir deste questionário a nova diretoria poderá definir as prioridades de atuação”, afirma.
Além de Corte, compõe a chapa o vice-presidente Edgar Borges, 1o tesoureiro Luiz Gustavo de Caprio, 2o tesoureiro David Beneditti, 1a secretária Maria José do Amaral, 2a secretária Mariana Pirró, diretor esportivo, social e recreativo Valmir Plácido Santiago e diretor de meio ambiente e urbanismo Luciano Côrrea de Aquino. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Promotoria culpa prefeitura por poluição das praias e rios da cidade

Ubatuba - A Promotora Regional do Meio Ambiente, Elaine Taborda, comentou sobre o problema da poluição de rios e praias ubatubenses e a conseqüente manifestação de populares, contra a situação das águas do município.
Neste sábado, cerca de 200 pessoas se reuniram no bairro do Itaguá, para protestar contra o despejo de esgoto doméstico nos rios e praias do município. Entre os manifestantes, políticos, ambientalistas e juristas culparam a Sabesp e a Prefeitura Municipal pela atual situação e também cobraram uma maior atuação do Ministério Público sobre a questão.
A Promotora Regional do Meio Ambiente, Elaine Taborda concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Imprensa Livre, respondendo às criticas de alguns manifestantes e explicando a atuação do Ministério Público, em relação ao problema. Acompanhe.

Imprensa Livre - Alguns manifestantes apontaram a Sabesp, a Prefeitura e a Cetesb, como culpadas pela poluição dos rios e praias de Ubatuba, por esgoto doméstico. Do ponto de vista jurídico, quem pode ser cobrado nesta questão?

Elaine Taborda
- Primeiramente, a Cetesb não tem responsabilidade alguma nestes casos, pois, a poluição tem origem, em grande parte, nas comunidades instaladas de forma irregular no município e este é um problema que cabe à prefeitura. A Cetesb só é responsável pela fiscalização de grandes instalações poluentes, como empresas e condomínios. Os manifestantes estão corretos quanto à responsabilidade da Prefeitura e da Sabesp, mas, acredito que a maior carga de culpa esteja mesmo com a administração municipal, pois é a prefeitura que contrata os serviços da Sabesp e que tem a obrigação de fiscalizar e controlar a expansão ocupacional da cidade, que apresenta diversos tipos de irregularidades, em diversos pontos do município, quase sempre colaborando com a degradação ambiental.

IL- Então, a Promotora acredita que cabe à Prefeitura uma maior atitude em relação a falta de saneamento na cidade?

Elaine Taborda
- É claro. A Sabesp é uma empresa que presta serviço à Prefeitura de Ubatuba e se o serviço não está sendo realizado da forma desejada, cabe à própria prefeitura buscar soluções para este problema. Tem cidades no País que suspenderam o contrato com a Sabesp, por falta de investimento, e realizaram as melhorias de saneamento básico por meio de outras empresas, ou, até mesmo, com a criação de um departamento municipal capaz de resolver tais questões.

IL- O Ministério Público não tem como intervir na questão, cobrando da Sabesp uma maior agilidade nos investimentos?

Elaine Taborda
- Isso já foi feito pela promotoria e nós perdemos a ação na Justiça, pois, o Ministério Público não pode determinar o grau de investimento e tempo que a Sabesp deve empenhar nas melhorias para o município.

IL- E quem pode fazer isso?

Elaine Taborda
- A prefeitura. Ela que tem os contratos com a Sabesp. É a mesma coisa que se você contratasse uma empreitada para construir sua casa e não aparecesse nenhum pedreiro no local da construção. Você, provavelmente, suspenderia a contratação e buscaria alternativas. Mas, no caso de Ubatuba, historicamente, as prefeituras foram omissas nesta questão e a gestão atual não se diferenciou em nada das passadas, o que só agravou o problema.

IL- A promotora daria algum conselho aos administradores da cidade de como buscar soluções emergenciais para o problema das ocupações irregulares e a conseqüente poluição das águas por esgoto?

Elaine Taborda - Promotor de Justiça não dá conselho. Promotor é um fiscal dos cumprimentos da legislação. O que posso dizer é que as ocupações irregulares precisam ser fiscalizadas de uma forma mais eficaz, para que, as pessoas residentes em tais comunidades não continuem desrespeitando as leis. Para isso, a prefeitura precisa, com urgência, de uma melhor política habitacional e um corpo maior e mais eficaz de fiscais deste setor. Não adianta nada dizer que congelou diversas áreas, se não dá seqüência ao processo de regularização destas comunidades e ainda se omite quanto à expansão mobiliária irregular nestes locais.

A Prefeitura de Ubatuba foi procurada pelo Jornal Imprensa Livre, no final da tarde, quando a entrevista com a Promotora Elaine Taborda terminou. A administração municipal explica que, o assunto é complexo, envolvendo diversas secretarias, e se prontificou em responder as declarações da Promotora oportunamente. (Fonte: Imprensa Livre)

Pescadores fazem passeata contra projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Os pescadores temem que o projeto que prevê a criação do Mosaico das ilhas e áreas marinhas protegidas do litoral paulista venha a prejudicar a pesca de arrasto, que é uma das principais atividades pesqueiras do município

Ubatuba - Cerca de 200 pescadores de Ubatuba realizaram uma passeata pacífica, na tarde desta terça-feira, 6, acompanhados do prefeito Eduardo Cesar e a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, além de alguns representantes da Câmara Municipal. O objetivo da manifestação foi reivindicar à Secretaria Estadual do Meio Ambiente a participação do setor pesqueiro ubatubense na formulação do projeto que prevê a criação de um “Mosaico das ilhas e áreas marinhas protegidas do litoral paulista”.
Os pescadores temem que tal projeto venha a prejudicar a pesca de arrasto, que é uma das principais atividades pesqueiras do município. Em vista disso, eles solicitam que ocorra uma consulta pública no município, para avaliação e formulação da lei.
A passeata teve início na Ilha dos Pescadores e seguiu pelas ruas do Centro, chamando a atenção de comerciantes, moradores e transeuntes. Os manifestantes pediam o apoio da população, uma vez que tal projeto pode interferir significativamente na economia do município.
Na ocasião, o prefeito Eduardo Cesar afirmou estar disposto a lutar pelos interesses do setor junto ao governo do estado. “Eu fiz questão de vir aqui pessoalmente, para demonstrar o meu apoio e dizer que, se for preciso, iremos a São Paulo e a Brasília para defender os interesses da população ubatubense. Este é o momento de mostrar a força e o valor que temos. Sou um soldado a mais nesta luta.”
Objetivo alcançado - O destino da passeata era a sede da Cetesb, órgão que representa a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O prefeito Eduardo Cesar, juntamente com a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o presidente da Associação dos Pescadores da Enseada, Peter Nemeth, o presidente da Colônia Z-10, Joedes Teixeira, e Manoel dos Santos, presidente da Associação dos Pescadores de Ubatuba, e o vereador Claudinho Gulli entregaram um ofício ao gerente da Cetesb em Ubatuba, João Carlos Milanelli.
O documento continha todas as considerações referentes ao tema e solicitava a realização de uma consulta pública em Ubatuba, com a presença do secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano e todos os representantes dos setores interessados e diretamente envolvidos com a questão. A comitiva representante do setor pesqueiro recebeu a confirmação de que Xico Graziano virá a Ubatuba, entre os dias 14 e 16 deste mês.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abstecimento, Valéria Gelli, explica que o setor pesqueiro, em Ubatuba, é formado por, no mínimo, duas mil pessoas, envolvidas diretamente com a pesca. “Se formos considerar a cadeia produtiva, o projeto afetará mais de 10 mil pessoas. Ubatuba é um dos maiores pólos produtivos do estado, que faz girar anualmente cerca de R$ 12 milhões na economia municipal. Não podemos pensar em preservação do meio ambiente, sem considerar as comunidades que nele vivem.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 30/04 A 10/05/2008

Lançamento !!!!!!!!!!
"HOMEM DE FERRO"
Ás 14:40 hs -17:00 hs -19:20 hs -21:40 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Riquezas da infância

Qual construtor
pode fazer uma casa
de pau-a-pique
que se mantém aquecida
mesmo com todas as frestas
por onde entram as agulhas
dos ventos frios?
Qual tecelão
consegue tecer um cobertor
de espaçadas tramas
que esquenta na razão direta
da simplicidade das almas?
Qual anfitrião
com apenas dois peixes e cinco pães
consegue saciar
a fome de uma multidão?
Eu já morei numa casa desta
eu já usei um cobertor deste
e tenho a convicção
que hei de comer deste peixe
que hei provar deste pão.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

APAs IV

Não se pode mais ficar a mercê de interpretações tolas que servem para justificar medidas absurdas e toda injustiça e prejuízo que elas causam.
A pesca é imperiosa como atividade de desenvolvimento sustentável já que esta atrelada a necessidade da preservação dos mares e rios e espécies, sem os quais não há continuidade da atividade
Preocupa a afirmação do secretário que provavelmente a pesca amadora e artesanal não serão proibidas, falta coerência ou conhecimento já que foi sua secretaria que criou o Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora. – PNDPA-
Mas falta-lhe o conhecimento quando diz que, a pesca de arrasto esta provocando interferência danosa aos corais no fundo do mar. As águas do litoral de São Paulo são escassas em corais que são habitantes de águas tropicais e ninguém em seu juízo perfeito passaria uma rede num fundo de coral.
Comoção maior quando afirma que a ilha, é arquipélago, de Alcatrazes, que esta dentro da APA, continuará sendo bombardeada já que consultado o secretario executivo do Ministério de Meio Ambiente disse haver razões fundamentadas para que o bang bang continuasse.Pode ser que se essas razões fossem conhecidas não ficasse a impressão de que outros interesses estariam sendo atendidos.
Acerta quando diz que há um vazio de atuação, perfeito! (jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo 23 / 04).
Finalmente as ações predatórias serão coibidas, haverá uma cruzada para a preservação ambiental capitaneada pela Secretaria de Meio Ambiente. Para livrar as águas de poluentes a secretaria terá que atuar em Cubatão que esta no estuário de Santos, não sendo atendida com certeza irá arbitrar. Estações de tratamento de esgoto irão infestar todo o litoral paulista e não haverá mais derrame de esgoto nos rios e mar. Entretanto o esgoto industrial vai continuar por que o trecho do porto de Santos esta fora das regras da APA, da mesma forma que o arquipélago de Alcatrazes, e provavelmente a verba para as estações de tratamento de esgoto foi gasta na flotilha dos seis barquinhos. Pequenos detalhes...
Os esgotos domésticos e industriais costumam ser um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública, levam grande quantidade de matéria orgânica que produz substancias tóxicas que matam microorganismos e peixes por asfixia. Óbitos e doenças causados pela contaminação das águas costeiras contaminadas custam anualmente US$ 123.8 bilhões. 80% da poluição marítima tem origem fora dos mares, material plástico mata anualmente um milhão de aves marítimas, cem mil mamíferos e grande quantidade de peixes. Vazamentos involuntários, despejo ilegal pela navegação e acidentes marítimos poluem anualmente os mares com enormes quantidades de óleo
Não se pode mais continuar misturando delírios de idéias com as realidades da vida. Chega de conflitos que aniquilam qualquer filosofia ambientalista ou de proteção ao meio ambiente.
É incrível que somente a Associação dos Pescadores de Ubatuba juntamente com a Associação dos Pescadores da Ilha de Ubatuba e a colônia Z 10 tenham se manifestado, com o Alerta a População. Engana-se quem acha que esse decreto, em vias de ser assinado, afeta somente quem trabalha no mar, atinge a todos. Como foi mostrado em APAs III a pesca, em qualquer uma de suas modalidades, é parte integrante da estrutura de um destino turístico.
Tomaram 80% da área do município nela não se planta, não se habita, não se constrói e não há geração de renda. Quem tomou não investe, não mantém, não promove e não subsidia.Como não houve grita agora a pretensão é o mar do município e a postura do gestor inevitavelmente será a mesma.
Documento de repúdio já deveria ter sido entregue ao secretario de Meio Ambiente Xico Graziano e ao governador José Serra com as assinaturas das entidades de classes, da associação comercial, do presidente do legislativo, do prefeito, da secretaria de turismo, dos comodoros de iates clubes, dos empresários, dos autônomos, das associações amigos de bairro, e de todos que vivem juntamente com seus filhos nesse município.

Ezio Pastore Jr.
Ubatuba, SP

Xô, cocô!
As publicações do Litoral Virtual de 06/05/08: "Ubatubenses protestam novamente contra a poluição de praias e rios da cidade"; "Estatal prevê investimento em 2013. A Sabesp prevê para Ubatuba investimentos de R$ 82,5 milhões em esgotamento sanitário até 2015. Itamambuca está inserida no projeto..."; "Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas tem prova em Ubatuba. Etapa, que comemora o 39º aniversário da Travessia de Ubatuba acontece dia 18, na praia do Cruzeiro"; "Campeão brasileiro sub-20 será conhecido em Itamambuca"; "Penicaço no Itaguá, carta de Conrado Becker", vêm aumentar nossa preocupação com a qualidade e a balneabilidade das águas de nossa cidade. Ubatuba necessita de providências urgentes pontuais e efetivas contra a poluição e pela preservação de nosso tesouro. A mobilização de Indivíduos Não Governamentais - INGs -, presentes nos Penicaço I (Itamambuca) e Penicaço II (Itaguá), fortalece o movimento por ações já! Se o Rio Itamambuca já está poluído a tal ponto de levar seus coliformes fecais ao mar (bandeira vermelha da CETESB em abril último), é inadmissível pensar em uma espera de cinco a sete anos para a Sabesp se mover. Xô, cocô! - parafraseando o coro uníssono dos cidadãos nos Penicaços. Que se mova a Prefeitura, antes que nossos Campeonatos fiquem proibitivos! Xô, cocô! Maratona Aquática na Praia do Cruzeiro, com bandeira vermelha? Xô, cocô! Rio Grande, Rio Tavares, Santa Rita, Perequê? Xô, cocô! Xô, cocô! Xô, cocô! Xô, cocô!

Bi Mello
Ubatuba, SP

Vergonhos: Biblioteca Municipal fechada sem aviso prévio aos usuários

Será que os responsáveis pela Biblioteca Municipal de Ubatuba (Fundart? Prefeitura?) não conseguem se planejar e avisar a população, antecipadamente, que a Biblioteca Municipal Atheneu Ubatubense ficará fechada por, pelo menos, quarenta dias?
Não sabem a dimensão do prejuízo causado aos usuários ao se deparar com as portas fechadas e um simples bilhetinho na porta?
Ressalvando a simpatia e o bom acolhimento dos funcionários de plantão, que deixam uma fresta para poder informar melhor a todos, é vergonhoso que não tenha havido a consideração e a preocupação para que o fato fosse informado em faixas, avisos nas escolas e mídia local.
Fiquei ali cinco minutos, suficientes para ter noção da demanda e do tamanho do prejuízo para alunos e freqüentadores, sem outra opção e sem ter para onde "correr"...
Realmente, é uma vergonha!

Abigail Costa
Ubatuba, SP

Quero me solidarizar com o Conrrado Becker

Infelizmente não temos mais aquela praia gostosa de todos os dias e noites. Hoje temos o pinicaço para protestar contra a poluição. Já em 1996 lançamos o slogan da campanha S.O.S. BAIA DE UBATUBA, solicitando urgentes providências para eliminar os lançamentos de esgoto no Rio TAVARES e na Praia do ITAGUÁ.
Com um abraça ao amigo Conrrado.

Georg Mascarenhas
Ubatuba, SP

A (IN) Justa Lei Eleitoral e (as dificuldades d) os novos personagens políticos

Com a aliança entre o PTB e o PSDB – os dois maiores partidos de Ubatuba – finalmente começamos a delinear o futuro do nosso município. Aos que pensam “pagando bem, que mal tem?”, só me resta dizer que o feitiço virará contra o feiticeiro. É impossível sustentar qualquer compromisso político com ameaças de cortes de verbas assistenciais, demissões injustificadas, “mensalinhos” e “mensalões”. Mesmo assim, alguns presidentes de partidos e seus colegas insistem em fazer parte dessa política desgastada e despótica apenas por dinheiro e alguns cargos assalariados.
Como sempre tenho dito, é hora de apostar em gente nova e corajosa o bastante para dizer “NÃO!” a toda forma de aliciamento no processo eleitoral de 2008. Não pense o leitor que, por fazer parte do PTB, eu não fui aliciado de alguma forma. Sim, por pessoas que querem “tirar uma casquinha” ou obter algum favor. É uma tremenda dificuldade explicar à nossa gente simples, que podemos ter uma cidade progressista quando não vendemos nosso voto. Não é de uma ambulância por favor de vereador que precisamos. Precisamos de um hospital digno. Não é de agrados com moções que precisamos. Precisamos ser recebidos com respeito e olhados nos olhos. Não é de office boys de luxo para entregar cartinhas à Elektro ou à Sabesp que precisamos. Precisamos de projetos e planejamento com justiça social.
O que se pode dizer de uma população carente, faminta e desprovida de informação corrente? Não posso culpar a outros por ela aceitar migalhas, senão aos próprios que fazem parte HOJE do sistema político de Ubatuba. Enquanto nossa Prefeitura detiver a maior folha de pagamentos da cidade e a Câmara Municipal for disputada como num jogo de pôquer, onde que blefa tem chance de vencer, será impossível modificar essa relação de poder.
Ok, ok... “quem pode mais chora menos”. Esta é uma máxima que teve seu sentido bastante modificado com a aplicação da Lei Eleitoral sobre o que pode e o que não pode ser praticado pelos candidatos a cargos eletivos nas eleições municipais de 2008. Eu, particularmente, não tenho grandes ilusões de que tudo será devidamente fiscalizado, por isso, conclamo aos partidos políticos sérios, que criem suas comissões de ética e seus grupos fiscalizadores para atuarem antes e durante o pleito.
Infelizmente, mesmo com as medidas criadas pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, ainda é injusto que prefeitos e vereadores possam dar entrevistas e falar de seus feitos já como candidatos e os novos personagens tenham que ficar se policiando para não dizer a palavra “candidato”.
Apesar disso tudo, ainda acredito na mudança comportamental da nossa gente. A paciência deve ser redobrada para se explicar um processo eleitoral tão cheio de vícios como é o do nosso município. Enfim, vale a pena esse trabalho de formiguinha, pois O POVO PODE ESTAR DESINFORMADO MAS NÃO É BURRO.
Sem mais... saudações petebistas.

Jorge Lee
Comunicólogo
Membro do Diretório do PTB de Ubatuba

Ubatuba: cidade vagão

Venho acompanhando as deliberações efetuadas pela Casa Civil junto aos municípios do Estado, visando tecer um comparativo e entender os motivos pelo qual Ubatuba não consegue desenvolver uma política articulada entre poderes, visando obter recursos para seu desenvolvimento. Penso que, por ter uma articulação política inoperante, não se consegue efetuar as tratativas necessárias para obtenção de seus pleitos, perdendo espaço e, por conseqüência, afetando o seu desenvolvimento. É sabido que somente com as verbas geradas por sua receita, mesmo com o incremento do turismo, o município não consegue realizar todas as obras necessárias para sua sustentabilidade. É necessário um forte mecanismo de articulação e prestígio político, no intuito de obter o respaldo necessário visando um projeto de desenvolvimento sustentável, porém, isso só é possível com credibilidade, o que creio não ser um atributo da atual administração.
Só nos últimos seis meses, foram liberados mais de 300 milhões de reais para obras de infraestrutura nos municípios do litoral de São Paulo. Esta semana, foi autorizada a liberação de 3,6 milhões pelo DADE para São Sebastião, além de verbas para Itanhaém, Praia Grande, Caraguatatuba, Ilha Comprida e São Vicente.
Podemos concluir que Ubatuba está fora do contexto político do Estado, não se firmando como uma cidade de ponta, com governantes fracos e sem prestígio. Ubatuba só se levantará novamente, com uma mudança radical, onde homens talentosos e de elevado valor moral, venham mudar esse triste quadro, fazendo da nossa cidade um lugar de respeito e oportunidades, onde possamos criar nossos filhos com dignidade, contemplando este paraíso que Deus criou.

TATO
Presidente do PTB de Ubatuba
www.ptbubatuba14.blogspot.com

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Paúba, saudades  © Victorio Gallo

Paúba, saudades
© Victorio Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor