Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 08 de Maio de 2008 - Nº 1966 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Ilha Anchieta: História do Litoral Norte ao alcance das mãos


Caraguatatuba
Formaturas do PROERD começam em Caraguá com muita emoção
Caraguá abre debate sobre zoneamento
Audiências públicas discutem implantação de edifício garagem na região central
Caraguá recebe agentes de viagem do Chile
Campanhas de Vacinação do Idoso de Prevenção e de Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal terminam na sexta-feira 9
Centro de Artes Marciais de Caraguá está com inscrições abertas
Caraguá recepciona membros do IGE realizado pelo Rotary Club
Saúde de Caraguá, PSF e Unimódulo promovem Semana Integrada de Enfermagem
Câmara aprova doação para CaraguáPrev

Ilhabela
Proibição à venda de bebidas fracionadas na praia é mantida na Câmara
Vereadores derrubam veto do prefeito e oficializam rua no Ilhote
Vereador Márcio Garcia presta homenagem à Secretaria de Assistência Social
Prefeito Manoel Marcos dá inicio a obras de pavimentação em bairros de Ilhabela

São Sebastião
Goldman visita São Sebastião hoje
São Sebastião instala mais 4 câmeras
Construções irregulares são demolidas em São Sebastião
Prefeito nega e chama de invenção suposta agressão contra vigia do Conselho Tutelar
Câmara de São Sebastião requer informações sobre denúncias contra prefeito
Salário do servidor municipal sobe 10,07%
Inscrições para curso de cooperativismo destinadas aos pescadores de São Sebastião estão abertas
Sectur promove curso sobre Sítio Arqueológico para ONG’s da região
Prefeitura publica Classificação Final da Guarda Civil Municipal
Estado e Prefeitura assinam convênio para instalação da Fatec/Etec
Projeto Aprenda Brincando inicia campanha do agasalho
Escola de Vela inicia o curso de Laminação em Embarcações
Prefeitura reforça orientações sobre proibição de propaganda em logradouros públicos
Corpo de Bombeiros de São Sebastião recebe viaturas na próxima segunda-feira

Ubatuba
Pescadores realizam manifestação contra criação de Área de Proteção Ambiental na costa ubatubense
Eduardo Cesar responde críticas de promotoria sobre qualidade das águas de rios e praias do município
Ubatuba ganhou Programa Atendimento Nota 10 para garçons
Casa dos Conselhos registra grande número de reuniões
Bazar Beneficente do Dia das Mães acontece neste sábado em Ubatuba
Bairro Taquaral recebe programa Cidade Saudável neste sábado, 10
Caravana da Saúde estará no Bairro Rio Escuro neste sábado, dia 10
Eduardo Cesar assina convênio para instalação de Escola Profissionalizante
Prova pedestre Soldado Paulino acontece no final deste mês em Ubatuba
III Sipat da Prefeitura de Ubatuba tem início na próxima semama

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Ilha Anchieta: História do Litoral Norte ao alcance das mãos
Alunos do Unimódulo visitam local que serviu de prisão num passado não muito distante

Litoral Norte - Alunos de História do Centro Universitário Módulo saíram das salas de aula para experimentar a profissão na prática. No último final de semana eles foram até a Ilha Anchieta, em Ubatuba, onde puderam conhecer mais de perto o passado do Litoral Norte.
Acompanharam os estudantes o professor Edilson Almeida e a coordenadora do curso, Iara Rosa. Na visita eles coletaram informações necessárias para a elaboração dos trabalhos previstos para as Práticas Pedagógicas do semestre.
Receberam a comissão do Unimódulo o Tenente Samuel Messias Oliveira e os monitores Rosana Maria de Abreu e Hermann Schimidt. Além de contemplar a turma com verdadeiras aulas de História, os guiaram em trilhas interessantes pela Ilha. (Fonte: UniMódulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Formaturas do PROERD começam em Caraguá com muita emoção
Entrega de certificados, teatro, juramento e muita emoção marcaram o início das formaturas do PROERD em Caraguá

Caraguatatuba - O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), aplicado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, iniciou nesta quarta-feira, dia 7, a entrega dos certificados de conclusão aos estudantes que participaram do curso neste primeiro semestre.
Esta primeira formatura aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Luiz Ribeiro Muniz, Martin de Sá, com os alunos da própria escola e da EMEF Pedro João de Oliveira, Tabatinga.
Na cerimônia, estiveram presentes o Tenente Coronel da Polícia Militar (PM), Milton Pousa Júnior; o Capitão da PM, César Eduardo Ferreira; os diretores das duas escolas participantes, Rubens Antônio de Castro e Ercília Pereira Ribeiro; a supervisora de ensino Maria Nice Pinheiro Maciel, representando o secretário da Educação Humberto César Bernardo e o Coronel Celso Rapacci, representando o prefeito José Pereira de Aguilar, além de pais, alunos, comunidade e os instrutores do curso, soldados João Silva De Paula e Lígia Ciaca.
Todos os alunos do 5º ano que participaram das dez aulas, ministradas desde o começo do ano, receberam certificados, fizeram o juramento de que permanecerão longe das drogas e violência e cantaram a canção do Proerd com a instrutora Lígia.
Junto com a entrega de certificados, os alunos Lucas Henrique da Silva Bispo, da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, e Talita Aparecida da Silva, da EMEF Pedro João de Oliveira, foram premiados por suas redações. Eles puderam ler seus textos perante as autoridades, colegas e pais.
Os instrutores do Proerd preparam também duas apresentações que emocionaram os presentes. Com a música "Diga sim à paz!" e a apresentação de uma peça teatral, mostrando o poder destrutivo das drogas, os pais puderam ver a importância do projeto.
A mãe Cássia Barbosa de Souza, emocionada, enfatizou a importância da união entre a polícia, escola e família. "Além do apoio dos pais, é interessante que eles tenham a mesma ajuda e incentivo de se manterem longe das drogas e violência dentro da escola, junto com os coleguinhas", disse Souza, que participa da formatura do terceiro filho. "A cada ano fica mais bonito ver, é uma ajuda para o futuro das nossas crianças", finalizou.
Na quinta-feira, dia 8, os alunos das EMEFs Dr. Carlos de Almeida Rodrigues e João Baptista Gardelin participarão da formatura, que acontecerá na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, a partir das 9h30.
PROERD - Somente neste primeiro semestre, mais de 900 alunos foram atendidos pelo programa de resistência às drogas, que tem como principal objetivo trabalhar junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, conceitos importantes sobre drogas e violência, apresentando noções de cidadania, adoção de atitudes positivas e valorização da auto-estima.
A iniciativa é amparada pela Constituição Estadual, que prevê a criação e manutenção de programas de prevenção contra entorpecentes, álcool e drogas pelo Poder Público. Hoje é desenvolvido em mais de 50 países, atendendo uma média de 35 milhões de crianças por ano. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá abre debate sobre zoneamento

Caraguatatuba - A Câmara Caraguatatuba iniciou ontem a série de audiências públicas para o debate de projetos que alteram a Lei de Zoneamento e Uso do Solo - Lei 200/92. Uma outra audiência está marcada para o próximo dia 14, às 16h, também no Legislativo. A audiência, que contou com menos de 20 pessoas, foi tranqüila e colocou em debate quatro assuntos específicos. O mais polêmico é o projeto que estabelece incentivos fiscais com base na construção de áreas horizontais e edificações verticais para estacionamento de veículos automotores e bicicletas. São os chamados "Edifícios Estacionamento". (Fonte: ValeParaibano)

Audiências públicas discutem implantação de edifício garagem na região central

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba realiza hoje à tarde a primeira de duas audiências públicas para a discussão de projeto de lei de autoria do prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) para permitir a construção de edifícios garagem na região central do município e de mudanças na lei de zoneamento (200/92), propostas por vereadores.
O projeto da prefeitura estabelece normas para incentivos fiscais para construção de áreas horizontais e edificações verticais para estacionamento de veículos automotores e bicicletas.
De acordo com o projeto, os edifícios devem ser construídos no interior do quadrilátero que engloba as avenidas Artur Costa Filho (avenida da praia), Miguel Varlez, Prestes Maia e a rua Engenheiro João Fonseca.
O projeto não especifica a quantidade de estacionamentos a serem construídos e nem o número de pavimentos que cada edifício poderá ter. A prefeitura pretende conceder isenções ficais para o interessado na construção, de acordo com o projeto.
A justificativa para a viabilização das edificações e ampliação no número de estacionamentos é equilibrar a falta de vagas nas ruas do centro e com isto proporcionar mais qualidade de vida, segundo o projeto.
Na pauta das audiências também haverá a discussão de mudanças na lei de zoneamento propostas pelo vereador Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB) e por Juarez Pereira Pardim (DEM). Lobinho propõe a permissão de bares, lanchonetes, padarias na rua Cedro Líbano, na Cidade Jardim e os mesmos tipos de comércios em todo o bairro Santa Rosa. “Existe um bar que não está funcionando nesta rua no Cidade Jardim, então o proprietário me procurou para que pudesse ser regularizado”, comentou Lobinho.
Segundo o vereador, no jardim Santa Rosa existem pelo menos três bares e um pequeno mercado. “Eu creio que estes estabelecimentos não têm alvará porque a lei não permite. Mas acredito que na medida que a cidade cresce, a tendência é o aumento dos comércios”, disse Lobinho.
Já o vereador Pardim propõe a permissão de serviços especiais nas ruas 11 e 2 e na avenida Ministro Dílson Funaro, no jardim Britânia.
De acordo com a lei 200, serviços especiais são estabelecimentos como borracharia, mecânica, funilaria, pintura de automóveis, placas e cartazes e armazéns de estoque de mercadorias que devem ter localização especifica, além de apresentar pareceres de aprovação dos órgãos ambientais competentes.
As audiências serão realizadas hoje e no próximo dia 14 de maio a partir das 16hs. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá recebe agentes de viagem do Chile
As praias, a vegetação e o estilo de vida do Litoral Norte contagiaram os visitantes

Caraguatatuba - O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Ricardo Ribeiro, recebeu na cidade, na última terça-feira, 12, profissionais da área de turismo do Chile, que vieram pela primeira vez conhecer, para poder explorar o turismo no Litoral Norte.
Christian Muñoz, agente de viagem chileno, gostou do que viu. Segundo ele, que esteve em Caraguá e Ubatuba, a região possui muito verde e praias bonitas, além do sossego.
"Vi aqui uma cidade limpa, com muita vegetação. Gostei muito das lindas praias", falou Muñoz. "Percebe que são lugares tranqüilos, com bastante gente andando de bicicleta, o que não é comum no Chile. Considero isso muito bom", completou o agente de viagem, encantado com as ciclovias de Caraguá.
O operador de viagem, Paulo Martins, contou que os chilenos estavam deslumbrados com o visual da região e não entendiam como tanta beleza estava escondida.
"Nenhum deles conhecia o Litoral Norte, eles disseram que aqui existe uma riqueza muito grande, e estranharam que um lugar tão perto de São Paulo, de tanta qualidade ainda não tinha sido descoberto", disse.
Ricardo Ribeiro se mostrou feliz em receber a visita dos chilenos e comentou sobre o trabalho feito com as demais cidades da região.
"É um prazer ter essas pessoas aqui em Caraguá. Isso é fruto do trabalho em conjunto com as quatro secretárias de turismo do Litoral Norte. Entendemos que não temos que competir, mas sim nos ajudar e completar um ao outro", afirmou Ribeiro, lembrando que a iniciativa tem dado resultado.
"Estamos trabalhando em cima dessa idéia e o resultado está sendo muito bom e nos anima. Já recebemos aqui vários outros chilenos, argentinos, tudo em virtude dessa união", diz Ribeiro.
Durante o encontro, o secretário falou da vida na região, sobre o calendário de eventos na cidade, e também das dificuldades ainda encontradas em Caraguá.
Além de Christian Muñoz, mais nove agentes de viagens, operador de viagem, jornalista da área de turismo e um gerente comercial da Varig internacional, seguem com a visita ao Litoral Norte. Na terça-feira, os chilenos, ainda, visitaram Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campanhas de Vacinação do Idoso de Prevenção e de Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal terminam na sexta-feira 9

Caraguatatuba - As Campanhas de Vacinação do Idoso e Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal terminam na próxima sexta-feira, dia 9, em Caraguá. Quem ainda não procurou uma unidade de saúde para tomar a vacina e fazer o diagnóstico terá até às 17h desta sexta-feira para fazê-lo. Basta procurar o posto de saúde mais próximo de casa.
Esta é a 10ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso e a 4ª da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal. A Secretaria de Saúde de Caraguá, por meio da Vigilância Epidemiológica espera vacinar cerca de 8 mil idosos até o último dia de campanha. A Divisão de Saúde Bucal está com a mesma expectativa, já que os idosos que recebem a vacina são orientados a participarem da campanha de Diagnóstico e Prevenção Precoce de Câncer Bucal, que conta com orientação e apoio técnico da FOSP - Fundação Oncocentro de São Paulo.
As campanhas tiveram início no dia 26 de abril e Caraguá vacinou, só no primeiro dia de campanha, 2.414 idosos, o que corresponde a 29%. A meta é atingir a imposição do Ministério da Saúde que é vacinar 80% da população idosa.
A diretora de Saúde Bucal, dra. Maria Aparecida de Assis Siqueira, informou que os pacientes atendidos pela Saúde Bucal, em quem foi constatado algo suspeito, saíram da unidade de saúde com consultas agendadas para atendimento clínico e também foram encaminhados para uma 2ª avaliação no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas. "A Prevenção é a melhor opção que temos para nossa saúde", afirmou Siqueira.
Segundo Carla Aparecida Pereira, responsável pela Vigilância Epidemiológica, em 2007 Caraguá vacinou acima da porcentagem prevista. "Esperamos superar a meta novamente este ano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Caraguá conta com 8.094 pessoas idosas. No ano passado foram vacinadas 6.321 pessoas", concluiu Pereira.
O Ministério da Saúde, governos estaduais, municipais e do Distrito Federal definiram que, neste ano, 80% das pessoas com 60 anos ou mais devem ser vacinadas. O número é 10 pontos percentuais maior que os 70% estabelecidos nos anos anteriores. Isso significa que pelo menos 14,5 milhões de idosos serão vacinados contra a gripe em todo país neste ano. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Centro de Artes Marciais de Caraguá está com inscrições abertas

Caraguatatuba - Inaugurado no dia 25 de abril, como parte das comemorações dos 151 anos de Caraguá, o Centro de Artes Marciais - Silvio Marques Rodrigues - Potoca já iniciou suas atividades.
As inscrições para quem deseja praticar alguma arte marcial já estão abertas. Os interessados devem procurar o Centro que fica na rua Sebastião Mariano Nepomuceno, 158, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
No Centro de Artes Marciais serão ministradas aulas de kung Fu, TaeKon Do, Judô, Jiu Jitsu, Karatê, HapKiDo, Kick boxing e Tai Chi Chuan. Podem se inscrever pessoas com idade a partir dos 5 anos. As vagas são limitadas.
As aulas de Karatê Shootokan, Capoeira, Jiu Jitsu e Hapkido acontecem segunda, quarta e sexta-feira; Os alunos inscritos no Judô terão aulas de segunda a sexta-feira. Nas modalidades de Kung Fu, Taekondo, Karatê Toshinkai e Kick Boxing as aulas serão às terças e quintas-feiras. Já os alunos inscritos no Tai Chi Chuan terão aulas às quintas-feiras. O Centro funcionará das 8h às 22h.
Mais informações podem ser obtidas na SECER - Secretaria de Esportes e Recreação que fica abrigada no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, ou pelo telefone (12) 3888-4110. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá recepciona membros do IGE realizado pelo Rotary Club

Caraguatatuba - Quatro membros do IGE - Intercâmbio de Grupos de Estudos, realizado pelo Rotary Club estiveram em Caraguatatuba na quarta-feira, 7. No Brasil desde o dia 20 de abril, já passaram por diversas cidades, sempre recebidos por membros do Distrito 4.600.
O grupo, liderado pelo rotaryano Manuel Valdez, é composto por Tanya George, Claudia Vargas Sitrick e Sara Ranney, e já conheceram Jacareí, Guararema, Santa Branca, São José dos Campos, Campos do Jordão, São Sebastião e Ubatuba. Em São Sebastião visitaram a Petrobras entre outros locais. Em Caraguá, a programação consta de visita ao Sebrae, Secretaria de Saúde, Secretaria de Urbanismo, Corpo de Bombeiros e Sabesp. Na quinta-feira seguem para Volta Redonda - RJ.
Segundo Leaci Albres Momesso, do Rotary Caraguatatuba Poiares, que recepciona o grupo em Caraguá, o IGE é apenas um dos programas do Rotary. "Este programa acontece anualmente e tem a duração de um mês, buscando a integração e a paz entre os povos, proporcionando intercâmbio cultural e profissional" comenta a rotaryana. Em Caraguá, o grupo também foi recepcionado por Pedro Ivo Tau, que em 2007 participou do IGE.
Manuel Valdez conta que os integrantes dessa visita passam por uma seleção criteriosa. O líder, no caso ele, deve ser rotaryano, mas os outros integrantes não. Eles tiveram aulas de português e se prepararam durante seis meses para a visita.
Nesse mesmo período, um grupo de brasileiros está participando do IGE, liderados por Mônica Ramirez, de Caraguatatuba, nos Estados Unidos. Os dois grupos se encontraram lá antes desse grupo que veio ao Brasil sair em viagem e se encontrarão em São Lourenço - MG na Conferência Distrital, daqui a alguns dias, para troca de experiências.
"A imagem que os americanos - que se acham o centro do mundo - fazem do Brasil ainda é a do país que tem a Amazônia, o Carnaval, o futebol e a violência do Rio de Janeiro. Quando estamos aqui, percebemos que há muitas coisas boas acontecendo. Para mim, hoje, uma foto do Brasil é Caraguatatuba. Brasileiro é um povo amável, amistoso e animado. E adora uma festa. Para mim o mais importante desse programa é que fazemos amigos em todo o distrito, e temos as portas abertas no Brasil" finaliza Valdez.
No fim da manhã de quarta-feira, o prefeito José Pereira de Aguilar e os integrantes do IGE estiveram juntos numa visita ao Morro do Santo Antonio, onde está sendo construída a imagem do santo. Na ocasião, também estavam presentes o padre Marcos da Paróquia Santo Antonio, Wilson Agnaldo Gobetti, presidente da Câmara Municipal, o secretário municipal de administração, Luiz Antônio Figueiredo Junior, o secretário de Urbanismo, Leandro Borella, Malu Baracat, chefe de gabinete, Dr. Fábio Tau, procurador administrativo, César Vieira Bisetto, assessor do deputado Mozart Russomanno, Pedro Ivo Tau, representante brasileiro do IGE em 2007, e demais rotaryanos de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Saúde de Caraguá, PSF e Unimódulo promovem Semana Integrada de Enfermagem
Palestrantes de renome nacional falarão para alunos da Instituição e para a comunidade

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo, a secretaria de Saúde de Caraguatatuba e o Programa Saúde da Família promovem a primeira Semana Integrada de Enfermagem de Caraguá. O evento acontece de 13 a 14 de maio e integra a gama de atividades da Semana Institucional do Unimódulo.
As atividades acontecem no Campus Centro do Unimódulo. Nos dois dias de evento, alunos de Enfermagem da Instituição e profissionais da área de todo o Litoral Norte, além da comunidade, poderão assistir a palestras como a da enfermeira Rosangela Kátia de Carvalho,
Graduada em Psicologia e em Enfermagem USP, especialista em Saúde Mental e mestranda em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental também pela USP. No mercado, Rosângela é ainda preceptora de Saúde Mental para Equipes de Saúde da Família da SPDM/UNIFESP.
As inscrições para cada atividade devem ser feitas antecipadamente na Central de Atendimento do Unimódulo, pelo telefone (12) 3897-2043. Mais informações pelo e-mail modulo@modulo.br
Semana do Unimódulo está alinhada com Semana Nacional de Enfermagem
Além de integrar as atividades da Semana Institucional do Unimódulo, que proporcionará à sociedade a possibilidade de discutir temas como Meio Ambiente, Educação e Cultura, a Semana Integrada de Enfermagem de Caraguatatuba está alinhada com a Semana Brasileira de Enfermagem, que acontece todos os anos de 12 a 20 de maio.
Confira a programação:
13 de maio
Palestra Prática de Enfermagem: Aspectos Legais e ético-profissionais
Local Auditório
Horário 8h
Vagas 270
Palestra Respiração Nasal e Bucal relacionada com a Amamentação Materna
Local Auditório
Horário 9h
Vagas 270
Palestra Prática de Enfermagem: Aspectos Legais e ético-profissionais
Local Sala 39-A
Horário 19h
Vagas 128
Palestra Respiração Nasal e Bucal relacionada com a Amamentação Materna
Local Sala 39-A
Horário 21h
Vagas 128
14 de maio
Palestra Saúde do corpo, drogas e adolescentes: Uma atitude da contemporaneidade
Local A confirmar
Horário 8h
Vagas A confirmar
Palestra Trabalho em Equipe
Local Auditório
Horário 10h
Vagas 270
Palestra Trabalho em Equipe
Local Sala 39-A
Horário 19h
Vagas 128
Palestra Saúde do corpo, drogas e adolescentes: Uma atitude da contemporaneidade
Local A confirmar
Horário 21h
Vagas A confirmar (Fonte: UniMódulo)

Câmara aprova doação para CaraguáPrev
Apenas um projeto da Ordem do Dia foi aprovado

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou apenas um projeto da Ordem do Dia, além de uma segunda propositura, aprovada em Regime de Urgência, durante a sua 14ª Sessão Ordinária semanal, realizada nesta terça-feira - 6 de maio. O projeto aprovado em urgência diz respeito a doação de área para o CaraguáPrev.
Apenas o Projeto de Lei do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que altera a Lei de Uso do Solo - 200/92 foi aprovado. A propositura em questão permite a instalação de Loja de Material de Construção, especificamente no bairro do Jardim Britânia, na zona sul da cidade, sendo a única matéria da Ordem do Dia que foi discutida.
Foi aprovado também, só que anterior ao projeto já citado, pois foi dado entrada como Regime de Urgência e pelo Regimento Interno, obtêm prioridade, proposta de autoria do Executivo para doação de área, localizada na rua Santa Cruz, no centro da cidade, para o Instituto de Previdência Municipal dos Servidores Públicos de Caraguatatuba - CaraguáPrev. Segundo a instituição os custos para a construção da sede correrão por conta da entidade. O projeto foi aprovado pela maioria dos Vereadores presentes.
Os projetos restantes da Ordem do Dia não foram votados e deverão ser transferidos para a próxima Sessão Ordinária, que acontece no dia 13 de maio.
Devido ser a primeira Sessão Ordinária semanal do mês, houve o canto do Hino Nacional Brasileiro e a Tribuna Livre Vereador Pérsio Brasil Arruda, que teve o senhor Lenílson Alves de Lima como palestrantes, com o tema "Pavimentação e Iluminação no Pontal Santa Marina".
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 3 Projetos de Lei, bem como foi votada e aprovada uma Moção e 2 Requerimentos. Não haviam Indicações para leitura durante o intervalo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Proibição à venda de bebidas fracionadas na praia é mantida na Câmara

Ilhabela - Apesar dos cinco votos favoráveis ao projeto que liberava a comercialização de bebidas fracionadas nas praias da cidade, a proibição foi mantida durante a sessão da Câmara, realizada na noite de segunda-feira.
O projeto foi apresentado pelo suplente Timbada no período em que ocupou a vaga deixada pelo titular Luiz Lobo. Timbada propôs alteração no Código de Posturas de Ilhabela, visando a liberação da venda de bebidas fracionadas na praia. Com isso, os ambulantes poderiam comercializar batidas, caipirinhas, doses de wiski e similares.
Aprovado em plenário, o projeto foi vetado pelo prefeito Manoel Marcos que alegou questões de higiene.
“O ambulante poderia confeccionar caipirinhas e batidas sem o mínimo de higiene, uma vez que é manipulada a céu aberto e não possuem água corrente, ficando acondicionadas em recipientes muitas vezes impróprios”, dizia o texto da justificativa.
Na votação do veto, os vereadores Guilherme Vieira e Beto votaram pela continuidade da proibição, enquanto os vereadores Luiz Lobo, Zeca do São Pedro, Carlinhos, Marcio Garcia e Nanci se posicionaram a favor da liberação. O placar de 5 a 2 não foi suficiente para derrubar o veto. Segundo o regimento interno da Câmara, seriam necessários pelo menos seis votos contrários ao veto.
O presidente da Casa, Joadir Capucho, e o vice, Keko, não participaram da votação, o que irritou o autor do projeto. “O Joadir tinha dado a palavra a um ambulante de que votaria contrário ao veto. Para mim o que o presidente fez ao se abster da votação foi um ato de covardia, de um homem sem palavra”, disparou Timbada. “O prefeito foi infeliz vetando esse projeto e sequer fui comunicado. Achei muita falta de respeito”, acrescentou.
Timbada rejeita os argumentos apresentados, e denuncia: “Têm ambulantes que são muito mais limpos do que diversos comércios que nem são fiscalizados”.
Joadir alegou que teve que se ausentar do plenário para atender um grupo de moradores da região sul. “Eles precisavam falar comigo com urgência, por isso não participei de toda a 2ª fase da sessão.
O Timbada desconhece os fatos”, revela o presidente, que se mostrou surpreso com o resultado da votação: “Esperava que o veto fosse derrubado mesmo com a minha ausência. É claro que se eu estivesse em plenário votaria contrário ao veto. Ilhabela é uma cidade turística e existe compatibilidade para vender bebidas fracionadas com a devida higiene”, entende.
Capeta - A votação do veto contou com uma discussão bem humorada protagonizada pelos vereadores Guilherme Vieira e Luiz Lobo. Entre as justificativas para defender a liberação das bebidas fracionadas, Lobo declarou: “Não vejo nada demais. Não bebo cerveja, mas gosto duma batida”. E citou como exemplo a bebida conhecida como ‘capeta’.
“Estive em Porto Seguro, num lugar chamado ‘passarela do álcool’, e que atrai milhares de turistas que querem provar o capeta”, comentou Lobo.
Valendo-se de sua profissão de médico, Guilherme rebateu afirmando que a única demanda que vai aumentar é no Pronto-Socorro. “Eu também fui a Porto Seguro, encontrei o tal de capeta e fiquei cinco dias com diarréia. Esse tipo de bebidas contém substâncias que podem causar infecção intestinal”, explicou o vereador.
Mas Luiz Lobo não deixou por menos: “O senhor deve ter pegado a barraquinha errada porque fiquei naquela cidade 15 dias, tomei capeta todo dia, e a única coisa que me deixou foi alegre”. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores derrubam veto do prefeito e oficializam rua no Ilhote

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela derrubaram veto do prefeito Manoel Marcos ao projeto de lei de autoria da vereadora Nanci Zanato que oficializa uma rua no bairro do Ilhote. De acordo com a vereadora, alguns moradores e proprietários de terrenos não podem receber serviços básicos como água e luz porque a rua ainda não foi oficializada.
O projeto determina que a rua tenha início na altura do nº 3.283 da Avenida Brasil e receba o nome de ‘Alameda das Samambaias’. “Essa rua já existe há mais de 30 anos, todo mundo chama de Alameda das Samambaias, mas nada oficial”, conta Nanci. Segundo ela, cinco famílias residem na rua e seis projetos de construção já foram aprovados.
No ofício que o prefeito encaminhou o veto à Câmara, ele alegou que não houve doação da área ao Poder Público, conforme obriga legislação federal. Ele ainda salientou a existência de inquérito civil caracterizando parcelamento irregular do solo, em trâmite junto à Promotoria de Justiça de Ilhabela. “Assim, a Promotoria de Justiça expedirá recomendação à prefeitura a respeito da ilegalidade na aprovação e cadastramento de área de origem possessória que venham a caracterizar o parcelamento irregular do solo, lembrando que aquele que aprovar será responsabilizado por tal prática”, afirmou o prefeito na justificativa.
O terreno em que a rua se encontra ainda é privado, mas os vereadores derrubaram o veto depois de receber um ofício do imobiliário Mário Volcoff, representante dos donos do terreno. No documento, ele explica que a rua já existe há muitos anos e que a escritura de doação do terreno será lavrada e assinada no prazo máximo de 15 dias. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador Márcio Garcia presta homenagem à Secretaria de Assistência Social

Ilhabela - O Vereador Márcio Garcia (PTB) entregou na última sessão realizada pela Câmara de Ilhabela (05/05) uma moção de louvor à Secretária Municipal de Assistência Social, Célia Heidorn Reale Ferreira, e aos funcionários da pasta pelos serviços prestados ao município.
“A secretária Célia e os funcionários da Secretaria de Assistência Social vêm realizando um trabalho consciente e eficaz na área social do município com diversas ações como o Programa de Proteção Social Básica que tem trabalhado de forma preventiva e de inclusão social o Programa de Proteção Especial”, explicou o Vereador Márcio.
Os funcionários homenageados foram: Adriana Amparo, Arlete Santos, César Di Fonzo, Márcia Garcia, Márcia Muniz, Marta Santana de Araújo, Neide de Oliveira Santos, Rosangela de Oliveira, Silvia Cristina Benedicto, Shirley N. Cunha Leite, Solange de Medeiros Assunção, Marisa dos Santos, Maria Brant, Célia Regina Peres de Araújo, Eulina dos Santos, Gildência Gonçalves, Claudiana Lima Gomes, Josiane Silva Souza, Eva dos Reis Silva, Élcia Maria Pestana, Jailson Gomes da Silva, Lilian Rocha de Oliveira, Luiz Roberto dos Santos, Maria Helena Haddad, Maria Lucia Fernandes da Silva, Rasma Tereza Zumberg Mello, Renata Silva Barbabé, Sueli Fridrich de Souza, Eliane Rangel da Silva e Reginaldo Nunes Rodrigues. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeito Manoel Marcos dá inicio a obras de pavimentação em bairros de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de obras deu inicio na última quarta-feira, 7, a obras de pavimentação.
A Rua Pará, na Barra Velha, é a primeira a ser beneficiada entre as várias ruas e bairros que serão pavimentados. No total serão colocados pelas ruas e bairros 14.900,00 m² de broquete e 5600 guias.
“Começou pela Rua Pará porque vai ‘para’ de fazer barro e ‘para’ de fazer poeira”, declarou o vereador Jadiel Vieira (Keko). O vereador ainda ressaltou que o calçamento da rua era uma reivindicação dos moradores locais e que foi atendida pelo prefeito.
Na oportunidade o morador Arthur Francisco de Alencar agradeceu o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira por mais essa obra realizada e por ter atendido a essa necessidade de calçamento do local.
Outras ruas receberão melhorias. Muitas obras de pavimentação serão desenvolvidas em todo o município, trazendo empregos e renda, alcançando também um avanço na qualidade de vida e bem estar de toda a população ilhabelense, proporcionada pela atual administração.
Na ocasião estavam presentes o prefeito Manoel Marcos; os vereadores Dr. Guilherme H. Vieira Maia, Jadiel Vieira (Keko), Márcio Garcia, José Roberto de Campos (Beto) e José Jorge Pereira (Zeca) e o morador local, Arthur Francisco de Alencar.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, estas obras estão beneficiando muitos moradores e a cidade, pois além do aspecto visual, a pavimentação meche com a emoção do munícipe que, muitas vezes, não quer nada mais que uma atenção por parte da administração pública. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Goldman visita São Sebastião hoje

São Sebastião - O vice-governador do Estado, Alberto Goldman (PSDB), confirmou presença na manhã de hoje, em São Sebastião, onde assinará o convênio para implantação da Etec (Escola Técnica) e Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Sebastião, assim como de uma unidade da Etec em Ubatuba. Em São Sebastião, a previsão é que a Fatec já esteja em funcionamento a partir do segundo semestre de 2008, com a abertura de 80 vagas cada uma--40 para o período da tarde e 40 para a noite. A Fatec receberá o curso de gestão portuária, primeiro no Estado, e a Etec terá o curso de Logística. A unidade funcionará na Escola Municipal Henrique Botelho, no bairro Porto Grande. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião instala mais 4 câmeras

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai instalar mais quatro câmeras de monitoramento na região central, totalizando 37 equipamentos. A meta é atingir 50 até o final do ano.
A primeira das quatro câmeras foi colocada em frente à Fundação Pública Deodato Santana, onde funcionava o antigo Fórum, no centro. Uma outra foi colocada em frente ao Centro de Apoio Educacional do Pontal da Cruz. A mesma câmera passou a focalizar a escola Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro.
Além disso, a Área de Lazer do Itatinga também será beneficiada com o monitoramento.
Já a última câmera será colocada em frente à escola Maísa Teodoro, na Vila Amélia. "Neste caso, a câmera foi uma solicitação da própria comunidade", disse o diretor do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) da prefeitura, Márcio Jorge.
Segundo ele, a prefeitura investiu cerca de R$ 1,3 milhão no SIM (Sistema Integrado de Monitoramento) até agora. "Desde a criação do sistema no final de 2006, os índices de criminalidade apresentaram quedas acentuadas, conforme a própria Polícia Militar", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Construções irregulares são demolidas em São Sebastião

São Sebastião - Um mutirão foi realizado para demolir construções clandestinas na área conhecida como Baleia Verde, na Costa Sul de São Sebastião, na última terça-feira (6).
Foram demolidos três barracos, um baldrame, uma edificação localizada a 12 metros do curso d’água e um chalé de pau-a-pique construído com madeira retirada da mata. A equipe também efetuou recentemente a construção com aproximadamente 70m² nas proximidades, onde foram encontrados troncos de árvores escondidos no porão da mesma.
De acordo com informações da Divisão de Fiscalização da Seop, a ação teve como objetivo evitar o surgimento de loteamentos clandestinos na região e apesar das várias vistorias realizadas pela equipe de fiscalização, não foi possível a identificação dos responsáveis, pois todos os locais estavam desocupados. (Fonte: VNews)

Prefeito nega e chama de invenção suposta agressão contra vigia do Conselho Tutelar

São Sebastião - O prefeito Juan Garcia chamou ontem de mentira e de invenção política a acusação de ter agredido o vigia do Conselho Tutelar, Marivaldo Bispo dos Santos.
O vigia registrou um boletim de ocorrência na delegacia acusando o prefeito de agressões verbais e físicas no último dia 25 de abril. Juan disse que quem planejou toda essa denúncia foram as mesmas pessoas que sempre criam factóides contra ele. “É uma fábrica de denúncias que existe em São Sebastião. Como cidadão, não respondo por imprensa essas acusações, eu vou à Justiça”.
O prefeito também falou que esse tipo de denúncia se deve ao desespero da oposição, que ele prefere chamar de oposicionistas, com a chegada das eleições. “É um absurdo. Eles são muito covardes, usam pessoas humildes para assumir esse trabalho sujo de fazer denúncias. Agora, eu faço questão que a Justiça apure esses fatos”.
Juan ainda chama de “indústria das fofocas” essas acusações e terminou o assunto dando a entender que devido à proximidade das eleições municipais, o nível do debate deve descer mais. “Eu reputo que essa campanha eleitoral será de extrema baixaria. E, eu estou preparado para passar por isso”, decretou ele. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara de São Sebastião requer informações sobre denúncias contra prefeito

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, vereador Marcos Leopoldino (PTB), apresentou oito requerimentos na sessão de ontem, dia 6, solicitando informações sobre as denúncias que surgiram na imprensa local sobre atos do prefeito Juan Garcia (PPS).
Todos os requerimentos foram aprovados, com cinco votos a favor e três contra, e encaminhados para a Polícia Federal, o Ministério Público do Estado de São Paulo, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas e à Prefeitura.
Um dos requerimentos solicita informações sobre a existência de procedimento policial para apurar as denúncias de enriquecimento ilícito do prefeito Juan Garcia, conforme foi divulgado na imprensa, no mês de abril.
Outro requerimento solicita ao promotor de justiça informações sobre a existência de procedimento administrativo para verificar as denúncias contra o prefeito Juan Garcia sobre possíveis agressões ao servidor público, Marivaldo dos Santos.
O presidente da Câmara também solicita informações do Ministério Público referente à ação pública que pede a saída dos advogados comissionados da Prefeitura, no prazo de seis meses.
Três vereadores votaram contra o requerimento, José Cardim de Souza (PP), Robson Ceará (PPS) e Modesto Koji Ono (PPS). Votaram a favor a vereadora Solange Ramos (PPS), Luis Antônio Santana Barroso, o Coringa (DEM), Félix Geléia (DEM), Wagner Teixeira (PV), Mário Coutinho (PSDB). O vereador Dalton Silva (PR) não compareceu na sessão.
"Estamos em ano eleitoral e tenho preocupação do quanto é verdadeira essa notícia. Temos que zelar pelo nome da instituição", argumentou o vereador José Cardim de Souza, ao manifestar seu voto contrário ao requerimento.
De acordo com Marcos Leopoldino, o requerimento é um instrumento do Poder Legislativo e tem o objetivo de fiscalizar os atos do Executivo.
"Por isso mesmo, para verificar a veracidade das denúncias, é que os requerimentos devem ser aprovados", finalizou Leopoldino. CMSS

Salário do servidor municipal sobe 10,07%

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, anunciou ontem à tarde, em entrevista coletiva no gabinete da prefeitura, o novo reajuste salarial de 10,07% para os funcionários públicos municipais.
Durante a entrevista, Juan fez questão de destacar que o aumento não foi uma medida apenas de último ano de governo ou por causa das eleições, mas sim, seguiu a média dos anos anteriores.
No entanto, o reajuste foi cerca de 3% acima da média dos três primeiros anos, que é de 7,29% (11,5% em 2005, 7,21% em 2006 e 3,17% em 2007). Descontando o índice de inflação, o aumento real foi o maior nos quatro anos de governo, 5,10%, contra 3,17% de aumento real em 2005. Em 2006, o aumento real foi de 2,46% e no ano passado não houve aumento real.
Na verdade, a administração municipal espera que o aumento venha de encontro ao anseio da classe, principalmente, após o reajuste do ano passado, de apenas 3,17%. “Estou dando um aumento maior do que a média nacional. Está havendo um esforço da administração municipal em valorizar seus servidores”, afirmou o prefeito.
Com esse novo reajuste, nos quatro anos de governo do prefeito Juan Garcia, o salário do servidor de São Sebastião subiu 35,74%. Considerando a inflação de 22,16% durante o período, o salário do servidor teve um aumento real de 11,09%. De acordo com o prefeito, esse número é “bastante significativo”. Ele afirmou que não sabe se estará satisfatório, mas para a administração municipal, é um aumento muito bom. Ontem à noite, na sessão da Câmara, os vereadores aprovaram o aumento.
Juan também confirmou o aumento no valor do vale alimentação e do vale refeição. O vale alimentação passará de R$ 100 para R$ 140, um aumento de 40%. Já o vale refeição passa de R$ 10 a R$ 12 por dia, ou seja, um aumento de 20%.
Desde 2005, os vales alimentação e refeição tiveram um aumento de 100%. O vale alimentação aumentou de R$ 6 por dia em 2005 para R$ 12 em 2008, enquanto o vale alimentação aumentou de R$ 70 em 2005 para R$ 140 em 2008. (Fonte: Imprensa Livre)

Inscrições para curso de cooperativismo destinadas aos pescadores de São Sebastião estão abertas

São Sebastião - O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae) abriu essa semana inscrição para o curso de associativismo e cooperativismo destinado aos pescadores de São Sebastião.
As inscrições devem ser efetuadas até o dia 12 de maio de 2008 na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na avenida Antônio Januário do Nascimento, 213, no Centro, ou ainda na Colônia Z-14, Cati e Coopercass.
De acordo com a organização, serão 30 vagas que também poderão ser preenchidas por familiares da categoria, sendo que as aulas começam no dia 16 de maio. O curso será ministrado em dois horários e em dois locais. No Centro Integrado Profissionalizante (CIP), situado na rua Antônio Pereira da Silva, 56 (ao lado do Centro Comunitário), no bairro da Topolândia, área central, a aula acontece das 9 às 12h. Já na Costa Sul do município, das 15 às 18h, o curso será ministrado na antiga Escola Municipal de Educação Infantil Alegria das Crianças, situada na rua Sargento Felisbino, 200, em Boiçucanga.
Para realizar a inscrição, o interessado deve apresentar RG e CPF, além de informar outros dados existentes na ficha do cadastro.
O curso integra o plano de ações elaborado pela equipe do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), uma estratégia de negócios do Banco do Brasil que, além da concessão de crédito, prevê o apoio à atividade na busca das soluções de todos os problemas enfrentados pelos pescadores, desde a alfabetização até a comercialização final do pescado.
O DRS auxilia iniciativas que atendam ao tripé de sustentabilidade, ou seja, economicamente viável, justa e ambientalmente correta. As atividades também devem ser culturalmente diversificadas com respeito à vocação natural da comunidade e incentivo como forma de valorizar as manifestações culturais locais. (Fonte: Imprensa Livre)

Sectur promove curso sobre Sítio Arqueológico para ONG’s da região

São Sebastião - A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur) promove a partir deste sábado, das 8 às 16h, no espaço da Fundação Pública Deodato Santana, localizado no prédio do antigo Fórum do município, um curso de capacitação direcionado às Organizações Não-Governamentais (ONG’s) da região sobre o Sítio Arqueológico São Francisco.
Com carga horária de 32 horas, dividida em quatro sábados, o curso abordará em palestras e visitas técnicas, aspectos do Sítio Arqueológico com ênfase na cultura africana, além de conceitos de Arqueologia, Patrimônio Cultural, Evolução Urbana do município e Meio Ambiente.
O objetivo é firmar uma parceria entre a prefeitura e a comunidade através da participação de ONG’s como Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba, Associação de Congadeiros do Bairro de São Francisco e a Cooperativa de Artesanato de São Sebastião (Cooperatess).
A parceria busca o fortalecimento com os grupos e formação de monitores culturais para formação de pessoas interessadas em desenvolver visitas ao Sítio Arqueológico. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura publica Classificação Final da Guarda Civil Municipal
Homologação e convocação estão previstas para esta semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através do Departamento de Recursos Humanos (DRH), órgão ligado à Secretaria de Administração, publica ainda nesta semana a homologação do concurso público de Guarda Civil Municipal (GCM). Nesta quarta-feira (7/5) foi publicado na homepage oficial da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br) e no jornal local o edital com a classificação final dos candidatos após a análise de recursos. Logo após a homologação, o DRH deve publicar a convocação. A GCM deve estar nas ruas até o fim de maio.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, disse estar ansioso com a atuação da primeira turma da Guarda Civil Municipal da cidade. "Os guardas estarão na rua parcialmente equipados, pois aguardamos receber as armas que estão em trâmites burocráticos junto ao Exército", explica. "A Guarda Civil vem para melhorar ainda mais o que já foi feito em segurança pública em São Sebastião por parte da Prefeitura, e em parceria com as Polícias Civil e Militar", conclui. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Estado e Prefeitura assinam convênio para instalação da Fatec/Etec

São Sebastião - O vice-governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, e a diretora do Centro Paula Souza, Laura Laganá, estarão presentes nesta quinta-feira (08/05), às 10h30, na Prefeitura de São Sebastião, para a assinatura do convênio para implantação da Etec (Escola Técnica) e Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Sebastião e a Etec de Ubatuba. Eles serão recepcionados pelo prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a secretária de Educação de São Sebastião, Marilene Ramachoti Leite, além do prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César.
Em São Sebastião, a previsão é que a Fatec já esteja em funcionamento a partir do segundo semestre de 2008, com a abertura de 80 vagas cada uma (40 para o período da tarde e 40 para a noite). A Fatec receberá o curso de gestão portuária, primeiro no Estado, e a Etec terá o curso de Logística. A unidade funcionará na Escola Municipal Henrique Botelho, no Porto Grande.
“Temos de ser justos e agradecer o Governo do Estado por honrar o compromisso de implantar aqui uma Escola Técnica e uma Faculdade de Tecnologia. Esse convênio representa o sonho de uma região e agradeço a Deus por me usar como instrumento e ser eu o prefeito que vai assinar esse documento”.
Para a secretária de Educação de São Sebastião, Marilene Ramachotti Leite, a escolha da cidade para receber a Fatec é uma grande conquista, graças ao empenho de uma administração que enxerga e vislumbra um bom futuro aos jovens sebastianenses.
Para a diretora da Escola Agrícola de Jacareí “Cônego José Bento”, Maria Tereza Cyrino, a conquista representa um start para a implantação de cursos que atendam efetivamente o mercado de trabalho na região. A Escola Agrícola de Jacareí “Cônego José Bento” é responsável pelo curso de Logística, oferecido pela Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a instituição.
Em Ubatuba, a Unidade da Etec funcionará em um prédio construído pela Prefeitura no bairro Estufa II com os cursos de hotelaria, manutenção náutica e nutrição e dietética, com 80 vagas para cada curso. A previsão de implantação é para 2009. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto Aprenda Brincando inicia campanha do agasalho

São Sebastião - O projeto Aprenda Brincando, desenvolvido no bairro do Jaraguá, Costa Norte do município, iniciou nesta quarta-feira (7/5), a sua campanha do agasalho. A iniciativa pretende arrecadar diversos tipos de vestuários para famílias da cidade durante o inverno.
Casacos, camisas, cobertores e calçados serão recolhidos até o dia 28 de junho no Centro Comunitário do Jaraguá e no Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro. “É uma forma de ajudar a nossa comunidade e amenizar problemas de saúde gerados pelo frio”, explica Ricardo Santos, coordenador do projeto.
Em 2007, a campanha arrecadou mais de mil peças de roupas e calçados que foram revertidas para famílias da Costa Norte e para o Fundo Social de Solidariedade (FSS). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Escola de Vela inicia o curso de Laminação em Embarcações

São Sebastião - O Projeto Ventos & Velas, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e patrocínio do Unibanco, iniciou nesta semana o curso de Laminação em Embarcações para a terceira turma composta por 16 alunos. O curso tem qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e certificação de qualidade ISO 9001.As aulas são ministradas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 18 às 21h na Escola de Vela.
De acordo com o professor, Pedro da Cunha Junior, o curso tem duração de 72h e permite a aprendizagem teórica e prática dos conceitos para se avaliar e preparar uma embarcação para laminação e acabamento, avaliação e planejamento de trabalho, realização de orçamento e identificação do material.
Também será mostrado como se prepara a forma para molde de pequenos nauti-modelismos (embarcações pequenas que podem ser usadas para decoração e confecção de troféus). "O curso é de extrema importância para a região, pois abre oportunidades na área de trabalho e lazer, pois o próprio responsável pelo barco poderá ter noção de todo o procedimento para se recuperar um dano na embarcação."
Ainda segundo Junior, que atualmente trabalha na construção de um estaleiro naval no Topovaradouro, o mercado é muito promissor, pois além das marinas e a implantação do estaleiro na cidade, os alunos podem caminhar para a própria prestação de serviços. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura reforça orientações sobre proibição de propaganda em logradouros públicos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Divisões de Fiscalização de Posturas e Agressões Ambientais, órgãos ligados às Secretarias da Fazenda (Sefaz) e Meio Ambiente (Semam) respectivamente, reforça as orientações sobre a proibição de qualquer tipo de publicidade em logradouros públicos e suas adjacências (árvores, colunas, paredes, edifícios e próprios públicos, como por exemplo, os pontos de ônibus).
A disposição de cartazes de qualquer espécie nestes lugares é proibida pela Lei 151/75. Após retirar as publicidades dos logradouros públicos e suas adjacências, a Divisão de Posturas da Sefaz emite a notificação e repassa à Divisão de Agressões Ambientais da Semam, para que seja aplicada uma multa por atividade não autorizada, que pode variar entre R$ 500 e R$ 5 mil.
A multa é gerada em nome do proprietário da empresa ou objeto da publicidade, além disso, a Prefeitura estuda um meio de atuar em conjunto com autoridades competentes de forma a responsabilizar judicialmente o responsável por colocar as publicidades nos logradouros. Denúncias de cartazes em vias, árvores, colunas paredes, edifícios e próprios públicos (pontos de ônibus e outros), podem ser feitas pelo telefone 0800.7700776. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Corpo de Bombeiros de São Sebastião recebe viaturas na próxima segunda-feira

São Sebastião - Na próxima segunda-feira (12/5), às 10h30, em frente ao Paço Municipal, o Corpo de Bombeiros de São Sebastião recebe duas viaturas, sendo uma para o resgate e outra destinada ao salvamento aquático. Os veículos são frutos de parceria entre a Prefeitura e o Estado.
A cerimônia de entrega contará com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, do comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Manoel Antônio da Silva Araújo, dos tenentes coronéis do 11º e 17º Grupamentos de Bombeiros, Antônio Fernando Chester e Daniel Onias Nossa, respectivamente, entre outras autoridades policiais e representantes da sociedade civil organizada.
“A administração tem muito prazer em ter a corporação no município, e não tem medido esforços para prover os bombeiros de toda estrutura possível, desde que esteja ao alcance da Prefeitura. A entrega das viaturas é mais um suporte para que os bombeiros possam desenvolver seu excelente trabalho”, comenta o prefeito.
Em São Sebastião, existe apenas uma viatura de resgate, modelo C-20, movida à gasolina, porém bem antiga. O novo veículo é o padrão atual da corporação do Estado de São Paulo. Trata-se de uma Fiat Ducato, a diesel, o que representará uma economia em relação aos gastos do município.
Para o capitão José Eduardo Stanelis de Aquino, comandante do 4º Sub-Grupamento de Bombeiros, a iniciativa representa uma segurança a mais para a população sebastianense. As viaturas do Corpo de Bombeiros, segundo ele, precisam estar em perfeitas condições para sair do quartel, chegar ao local da ocorrência e regressar transportando a vítima de forma segura. “Com essa viatura o serviço vai melhorar porque, além de ser moderna, possui todos os equipamentos necessários ao atendimento”, declara.
O modelo da URSA (Unidade de Resgate e Salvamento Aquático) também é uma Fiat Ducato e, de acordo com o tenente João Batista Rapassi, do Salvamar localizado no bairro de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, o atendimento das ocorrências passará a ser mais ágil com a entrega da nova viatura. “Quem está ganhando com certeza é a população”, reforça. O veículo utilizado hoje na base de Maresias é uma Land Rover que foi adaptada aos serviços. “A nova viatura foi customizada, saiu de fábrica pronta para ser utilizada no salvamento aquático”, explica Rapassi. Ao todo, o município possui 28 guarda-vidas efetivos. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Pescadores realizam manifestação contra criação de Área de Proteção Ambiental na costa ubatubense

Ubatuba - Cerca de 350 pescadores realizaram ontem à tarde uma manifestação contra a criação da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte, que, segundo informações do Governo do Estado, se constitui por uma área de Conservação de Uso Sustentável, que visa combater a pesca predatória, compatibilizando a conservação da natureza, com o uso sustentável dos seus recursos.
Os pescadores não concordam com a imposição de uma lei, que, segundo eles, não está levando em conta o estilo de vida e a cultura caiçara. O temor dos trabalhadores é de que a nova medida restrinja a pesca de arrasto, utilizada na captura do camarão sete barbas, que é a principal modalidade pesqueira do município.
Sendo assim, o setor se reuniu e, com o apoio do Prefeito Eduardo Cesar, realizou um protesto, que contou com faixas, carro de som e até com a presença de um caixão, simbolizando o enterro do Secretário Estadual do Meio Ambeinte, Francisco Graziano. Quase 500 pessoas se reuniram na Ilha dos Pescadores e, boa parte, seguiu em passeata, até a Agência Ambiental de Ubatuba, localizada no centro da cidade, cerca de 10 quadras do ponto de partida da manifestação.
O protesto passou por toda região comercial da cidade e, em alguns locais, contou com o apoio dos lojistas, que fecharam as portas e uma peixaria chegou a colocar uma grande lona preta, na entrada, simbolizando o luto do setor. Os manifestantes, juntamente com o Prefeito Eduardo Cesar e os vereadores Claudinho Guli e Jairo dos Santos, chegaram à sede da Agência Ambiental de Ubatuba, com o objetivo de entregar um ofício ao departamento estadual, que pudesse ser também ser enviado ao Secretário Estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano.
Representantes do setor pesqueiro, a secretária municipal de pesca e o prefeito foram recebidos para uma reunião com diretores da Agência. A conversa não foi longa, e o documento, entregue pelo prefeito, pedia uma representatividade dos pescadores ubatubenses na definição das restrições que serão criadas pelas APA do Litoral Norte.
Na saída da reunião, o prefeito utilizou o carro de som dos manifestantes, para anunciar que, o Secretário Francisco Graziano aceitou vir à Ubatuba, entre os dias 14 e 16 deste mês e realizar uma reunião com os representantes da atividade pesqueira do município. O prefeito Eduardo Cesar finalizou garantindo todo o apoio do executivo municipal na questão.
Apesar de ter conseguido a visita do secretário Graziano, os pescadores ubatubenses ainda poderão participar da consulta pública do projeto no Litoral Norte, que está marcada para o dia 13 de maio, às 17h, em Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Eduardo Cesar responde críticas de promotoria sobre qualidade das águas de rios e praias do município

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, enviou ao Imprensa Livre uma carta de resposta às acusações da promotora regional do Meio Ambiente, Elaine Taborda, que culpou a administração municipal pela poluição de praias e rios de Ubatuba
Confira na íntegra a carta de resposta do prefeito sobre a responsabilidade da qualidade das águas de rios e praias de Ubatuba:
Em primeiro lugar gostaríamos de parabenizar as manifestações que vêm ocorrendo em Ubatuba, que do nosso ponto de vista, deveriam ser estendidas para todas as cidades do Litoral Norte. Talvez assim, conseguiríamos criar volumes capazes de sensibilizar os governos do Estado e União para a importância e urgência da implantação de medidas voltadas ao saneamento básico dos nossos municípios e também para que se unam aos nossos esforços na luta pela contenção do crescimento desordenado em nossas cidades.
Ubatuba é uma cidade turística e depende da qualidade de suas águas para a sua sustentabilidade econômica e social. E isto não é segredo para ninguém e desde que assumimos, em 2005, temos adotado medidas drásticas para solucionar esses problemas que se arrastam na nossa cidade por décadas.
Ações como o “Congelamento” de núcleos irregulares e o Programa Municipal de Regularização Urbanística e Fundiária que já apresenta resultados palpáveis do ponto de vista tanto social como ambiental; a criação de um Plano Diretor Participativo, com ênfase na sustentabilidade social, econômica e ambiental; a apresentação de projeto de lei de Uso e Ocupação de Solo inovando medidas de regularização; a doação de área ao Governo do Estado para construção de casas populares atendidas com infra-estrutura adequada; o início das obras de construção de 48 apartamentos para remoção de famílias que hoje ocupam as margens do rio Tavares; a apresentação de projeto ao Governo Federal (recurso já disponível) visando firmar convênio para construção de mais 17 casas para remoção de famílias em área de risco, são medidas que visam não só atender as necessidades das famílias diretamente afetadas, mas também minimizar os impactos ambientais causados pelo ser humano em seu processo de vida.
A partir de 2007, foi sancionado pelo Presidente da República, novas diretrizes para o saneamento básico nacional (Lei Federal 11.445/07), possibilitando assim gestão da Assessoria de Planejamento da Prefeitura de Ubatuba junto a órgãos como o FEHIDRO, no sentido de viabilizar recursos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, o que orientará as ações e metas a serem cumpridas pela “empresa” que irá prestar os serviços necessários à universalização do saneamento básico em Ubatuba. Importante termos em mente que somente com esse planejamento, feito de forma séria, tornaremos exeqüíveis os nossos planos, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico, o que historicamente nunca ocorreu em nossa cidade.
Vale lembrar ainda que durante esses três anos e quatro meses à frente do Executivo Municipal, fizemos inúmeras gestões junto à direção regional e estadual da Sabesp solicitando a aceleração das obras de saneamento no nosso município. Vereadores e presidentes de associações de bairro, em várias dessas reuniões estiveram conosco engrossando o nosso apelo para que nossa galinha dos ovos de ouro não morra na praia.
Ainda esta semana teremos uma nova reunião com o secretário estadual de meio ambiente com o mesmo objetivo de sempre: solicitar aos nossos dirigentes estaduais, os responsáveis pelo saneamento básico dos municípios paulistas, maior agilidade nas questões que realmente importam!
Por fim, esperamos que esta união de esforços da administração municipal e da comunidade, aliada à boa vontade do Governo do Estado, apresente resultados em curto prazo, garantindo que as próximas gerações conheçam e usufruam nossas belezas.
Eduardo Cesar - Prefeito de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba ganhou Programa Atendimento Nota 10 para garçons

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC e com patrocínio da Coca-Cola Brasil trouxe para Ubatuba o “Programa Atendimento Nota 10 para garçons”.
O programa é um curso de capacitação de garçons, que é ministrado em 40 horas e é composto de uma programação especialmente desenvolvida pelo SENAC para atender às práticas e às exigências do mercado. O conteúdo provê conhecimento, atualização profissional e qualifica em atendimento, contemplando aspectos comportamentais e técnicos da função de garçom.
Em Ubatuba, o curso teve início no dia 18 de março e foi finalizado no dia 07 de maio.
Nos dias 29 de março e 5 de maio, os participantes visitaram a FEMSA- Cerveja Brasil em Jacareí.
A FEMSA Cerveja Brasil, empresa do Grupo FEMSA- Fomento Econômico Mexicano S.A, é a maior fábrica de bebidas da América Latina, com uma produção anual de 7 bilhões de litros.
O programa é gratuito e participaram do curso cerca de 60 pessoas entre garçons e proprietários de restaurantes, bares e similares que receberam uma certificação emitida pelo SENAC e pela Coca-Cola/FEMSA.
O participante Alfredo Luiz Filho que é proprietário de um restaurante em Ubatuba e diretor da Associação Comercial da cidade contou que o curso tem um conteúdo muito bem elaborado e professores de alto nível melhorando e muito as condições de atendimento e também de conhecimento dos profissionais da área.
Segundo o coordenador de Treinamento e Capacitação de Clientes do Grupo Coca-Cola, Leandro Reale Perez, devido às importantes parcerias- ACIU e SENAC, Ubatuba ganhará mais uma edição do programa no segundo semestre deste ano. (Fonte: ACIU)

Casa dos Conselhos registra grande número de reuniões
O movimento na Casa dos Conselhos reflete a grande participação da população nas questões de interesse público

Ubatuba - O quadro de avisos da Casa dos Conselhos reflete um pouco da grande movimentação que o espaço tem vivido nos últimos tempos. O calendário mostra que, normalmente, todas as salas, em vários horários, de segunda a sexta, de manhã até a noite, estão tomadas com reuniões pré-agendadas dos conselhos existentes hoje no município. De acordo com o agente administrativo da Casa dos Conselhos, Íris Miguel, os Conselhos Municipais têm realizado, além das reuniões ordinárias, muitas reuniões extraordinárias, com participação ativa de secretários municipais e visível aumento desde o início da atual administração. “Durante um mês, chegam a ser realizadas mais de 30 reuniões, entre ordinárias e extraordinárias, envolvendo um grande número de pessoas”, afirma Íris.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esta grande atividade registrada na Casa dos Conselhos é um reflexo da crescente participação popular nas questões de interesse público no município. “Nesta administração muitos Conselhos que existiam apenas no papel passaram a funcionar efetivamente. Isto porque, desde o início, insistimos na participação popular nas decisões mais importantes para o município”, diz o prefeito.
CMT e CMD - Um dos Conselhos que passou a funcionar efetivamente durante a atual administração foi o de Turismo. Embora tenha sido criado em 1998, o Conselho Municipal de Turismo nunca havia sido instituído e reunido até 2006. “Ter efetivado o CMT é uma atitude que demonstra a índole do prefeito Eduardo Cesar e seu desejo de usá-lo como ferramenta para concretizar o governo participativo. Com o passar do tempo, o CMT tem se tornado cada vez mais forte e representativo”, diz o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo.
No que diz respeito à importância, um dos Conselhos que vem tratando de assuntos de maior interesse público é o de Desenvolvimento. Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Rafael Ricardi Irineu, “o CMD é o órgão que vai se transformar no Conselho das Cidades e que dá as diretrizes para o governo participativo, tendo, inclusive, já resolvido questões como a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Plano Diretor Participativo”.
Outro Conselho que foi efetivado durante o governo do prefeito Eduardo Cesar, foi o COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas). “É importante tratarmos deste assunto com propriedade e com pessoas especialistas se reunindo frequentemente para obtermos resultados significativos”, diz o prefeito.
Além dos Conselhos acima citados, reúnem-se, ao menos uma vez por mês, os seguintes Conselhos: Conselho Municipal de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência; Conselho Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal do Idoso; Conselho Municipal de Pesca; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho dos Pastores; Conselho Municipal de Emprego; Conselho Municipal de Educação, além da Agenda 21, entre outros. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Bazar Beneficente do Dia das Mães acontece neste sábado em Ubatuba

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba realiza neste sábado, 10 de maio, o Bazar Beneficente do Dia das Mães. Estarão sendo comercializados diversos produtos que foram apreendidos pela equipe de fiscalização da Prefeitura durante a última temporada. “Estaremos vendendo diversos produtos com preços bem atraentes. Quem prestigiar o bazar comprando algo para sua mãe também estará colaborando com o nosso Fundo Social”, explica a primeira dama do município e presidente do Fundo Social, Denise Cesar. Todo o dinheiro arrecadado com o bazar será revertido para obras do Fundo Social dentro do município. O Bazar Beneficente do Dia das Mães será realizado a partir das 9 horas no Terminal Turístico do Perequê-Açu. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Bairro Taquaral recebe programa Cidade Saudável neste sábado, 10

Ubatuba - O programa da Prefeitura, “Cidade Saudável”, que leva atividades de cidadania e conscientização ambiental aos bairros de Ubatuba, acontece neste sábado, na parte baixa do bairro Taquaral. Comunidade e funcionários da prefeitura se encontrarão na Escola Municipal Prof. José de Souza Simeão, às 8h, para realizar ações de limpeza do bairro, capina, plantio de árvores, caiação de muros, busca de criadouros de dengue e outros.
Na semana que antecede as atividades, representantes da prefeitura se reúnem com os moradores adultos e também com as crianças, buscando detectar os problemas e necessidades do bairro e mostrando a importância de se preservar o meio ambiente. Depois do evento, uma nova reunião acontece, para mostrar os resultados das atividades realizadas em parceria.
O prefeito Eduardo Cesar explica que esta é uma forma de unir população e prefeitura, com o objetivo de tornar os bairros mais bonitos e agradáveis para se viver. “O objetivo maior do programa “Cidade Saudável” é melhorar a qualidade de vida e estimular a participação dos moradores neste processo. Estamos colhendo bons resultados, uma vez que as próprias crianças estão aderindo ao programa e aprendendo a diferença que faz não jogar lixo no chão.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Caravana da Saúde estará no Bairro Rio Escuro neste sábado, dia 10

Ubatuba - Os moradores do Bairro Rio Escuro, na região sul do município, receberão neste sábado, 10, o programa “Caravana da Saúde”, que é promovido pela Prefeitura de Ubatuba e leva diversos serviços às comunidades mais afastadas e populosas do município. O objetivo do evento, que acontecerá na Escola Municipal Maria das Dores S Carpinetti, das 7h às 14h é promover a saúde por meio da prevenção e de atendimentos especializados.
Na ocasião, os moradores do bairro poderão se consultar com médicos especialistas e fazer cadastros para atendimentos, como saúde bucal e esterilização de animais.
As especialidades médicas que estarão disponíveis à comunidade durante a Caravana da Saúde são: ginecologia, clínica geral, pediatria, nutrição e odontologia. Também serão prestados serviços como distribuição de remédios, aferição de pressão e glicemia, cadastro de animais para o Programa de Esterilização de Cães e Gatos, que estará com sua Unidade Móvel no bairro entre os dias 12 e 21 de maio.
A equipe de controle de endemias, responsável pelo combate à dengue também estará presente, com um laboratório no local, munido de microscópio e amostras das várias fases do mosquito. Os agentes prestarão informações de prevenção e visitarão casas no bairro.
O próximo bairro a receber o programa será a Estufa I, no dia 31 de maio, na Escola Municipal de Educação Infantil Dinorah de Souza, também das 7h às 14h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Eduardo Cesar assina convênio para instalação de Escola Profissionalizante
Escola oferecerá cursos gratuitos nas áreas de hotelaria, náutica e nutrição nos períodos da tarde e noite

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, assina nesta quinta-feira, 8, em São Sebastião, convênio com o governo do Estado para a instalação de uma ETEC (Escola Técnica) no município. A assinatura contará com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman.
A unidade da ETEC em Ubatuba funcionará em um prédio que será construído pela Prefeitura na avenida São Paulo, na Estufa II. Serão oferecidos os cursos de Hotelaria, Manutenção Náutica e Nutrição e Dietética, sendo 80 vagas para cada curso, divididos nos períodos da tarde e noite. A previsão de implantação é para 2009.
Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o vice-governador estará acompanhado da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. O convênio será assinado na sede da Prefeitura de São Sebastião.
Cursos gratuitos - O objetivo do convênio é trazer para o município cursos técnicos profissionalizantes, que serão oferecidos gratuitamente à população. Para o prefeito Eduardo Cesar, a instalação de uma ETEC em Ubatuba é o fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desta administração. “Esses cursos, gratuitos, oferecem uma formação com qualidade, capaz de inserir jovens no mercado de trabalho”, avaliou o prefeito.
FATEC e ETEC em São Sebastião - O prefeito de São Sebastião Juan Manoel Pons Garcia também assina convênio com o Governo do Estado nesta quinta-feira, 8. Em São Sebastião serão instalados uma FATEC e uma ETEC. A FATEC, que receberá o curso de gestão portuária, funcionará no prédio já existente que será reformado pela prefeitura e a ETEC, que abrigará o curso de Logística, terá um prédio novo construído pela prefeitura. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prova pedestre Soldado Paulino acontece no final deste mês em Ubatuba

Ubatuba - As inscrições para a tradicional Prova Pedestre Soldado Paulino estarão abertas a partir do próximo dia 12. A prova, que acontece no dia 31 de maio, chega a 11ª edição celebrando os 19 anos de criação da 3ª Cia. da Polícia Militar de Ubatuba e homenageia o soldado reformado PM Francisco Paulino da Silva, que representou Ubatuba em provas pedestres por todo o país.
A prova será disputada em 11 categorias masculinas e femininas: masculino – mirim (até 11 anos); infantil (de 12 a 14); juvenil (de 15 a 17); adulto (de 18 a 39); veterano (de 40 a 59); veteraníssimo (mais de 70 anos) e Polícia Militar. No Feminino: infanto-juvenil (até 18); adulto (de 19 a 27); máster (de 28 a 39) e veterano (acima de 40 anos).
As categorias mirim e infantil terão percurso de 2 Km e as demais percorrerão 8 Km.
Os três melhores classificados em cada categoria receberão troféus e todos os competidores serão contemplados com medalhas de participação.
Percurso - O percurso da prova de 8 Km tem a saída em frente ao quartel da Polícia Militar, no Parque Vivamar, perfazendo o seguinte trecho: Rua João Ramalho, Rua Marília, Av. Carlos Drummond de Andrade (Av. Brasil), Av. Nove de Julho, Av. Leovigildo Dias Vieira, (com retorno no Cais), Av Leovigildo Dias Vieira, Av. nove de Julho, Av. Carlos Drummond de Andrade, Rua Maria Regina (Portão dos fundos do Quartel).
Inscrições - Os interessados podem se inscrever no quartel da Polícia Militar, na rua Maria Regina, 2, até o dia do evento, às 9 horas. As equipes com mais de cinco atletas deverão enviar as inscrições antecipadamente para eventos.smel.ubatuba@hotmail.com . Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3833-3818 ou (12) 3832-3598.
A “11ª Prova Pedestre Soldado Paulino” é uma realização da Polícia Militar de Ubatuba e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e organização da secretaria de Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

III Sipat da Prefeitura de Ubatuba tem início na próxima semama
Alcoolismo, dengue, stress no trabalho, lesões por esforços repetitivos e acupuntura são alguns dos temas que serão discutidos durante a semana

Ubatuba - A III SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Prefeitura de Ubatuba terá início na próxima segunda-feira, 12 de maio. O evento será realizado no auditório da escola Tancredo de Almeida Neves até o dia 16 de maio. A programação abordará mais de 20 assuntos relevantes para os trabalhadores de diversas áreas. Entre os temas a serem abordados, destacam-se o “Stress no Trabalho”, Lesões por Esforços Repetitivos, além de prática da ginástica laboral, prevenção à dengue, acupuntura, Aids, alcoolismo, entre outros.
“È importante que todos os funcionários participem, já que a Sipat tratará de assuntos atuais, como LER, problema muito comum hoje em muitos funcionários. Cuidar da nossa saúde é imprescindíveis para um bom desempenho profissional e também para que se tenha qualidade de vida”, diz o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

A programação será a seguinte:

Segunda-feira - 12 de maio
08 horas - Recepção e cadastro
08h30 - Cerimônia de abertura com o Exmo.Sr. Prefeito Municipal e outras autoridades
09 horas às 10 horas - Dengue e Caramujo
10 horas às 10h30 - Coffee Break
10h30 às 12 horas - AIDS, DST, Alcoolismo e Drogas
12 horas às 14 horas - Intervalo
14 horas às 14h30 - Recepção e cadastro
14h30 às 15h30 - Primeiros Socorros
15h30 às 16 horas - Coffee Break
16 horas às 17 horas - Brigada de Incêndio

Terça-feira - 13 de maio
08h30 - Recepção e cadastro
09 horas às 10 horas - Uso de EPI’s - SABESP
10 horas às 10h30 - Coffee Break
10h30 às 12 horas - Espaço Confinado e Valas - SABESP
12 horas às 14 horas - Intervalo
14 horas às 14h30 - Recepção e cadastro
14h30 às 15h30 - Prevenção em Eletricidade - ELEKTRO
15h30 às 16 horas - Coffee Break
16 horas às 17 horas - Perigos e Acidentes em Eletricidades - ELEKTRO

Quarta-feira 14 de maio
08h30 - Recepção e cadastro
09 horas às 10 horas - Acupuntura - Maria Luiza
10 horas às 10h30 - Coffee Break
10h30 às 12 horas - Demonstração de Acupuntura
12 horas às 14 horas - Intervalo
14 horas às 14h30 - Recepção e cadastro
14h30 às 15h30 - Stress no Trabalho - Psicólogo Luiz Henrique/Roberta Roncalli
15h30 às 16 horas - Coffee Break
16 horas às 17 horas - Perguntas Stress no Trabalho

Quinta-feira 15 de maio
08h30 - Recepção e cadastro
09 horas às 10 horas - Lesões por Esforços Repetitivos LER/DORT - UNIR - Leovigilda Cesar e Rissely C. C. Morais
10 horas às 10h30 - Coffee Break
10h30 às 12 horas - Atividades Físicas e Laborais
12 horas às 14 horas - Intervalo
14 horas às 14h30 - Recepção e cadastro
14h30 às 15h30 - Doenças da Voz no Trabalho - UNIR - Eliana Aparecida da S. Manninen
15h30 às 16 horas - Coffee Break
16 horas às 17 horas - Dúvidas e perguntas - UNIR

Sexta-feira 16 de maio
08h30 - Recepção e cadastro
09 horas às 10 horas - Qualidade de Vida no Trabalho/Prevenção Melhor Remédio - Profª. Mônica Alix
10 horas às 10h30 - Coffee Break
10h30 às 12 horas - Prática de Ginástica Laboral no Trabalho
12 horas às 14 horas - Intervalo
14 horas às 14h30 - Recepção e cadastro
14h30 às 15h30 - Direção Defensiva - STORM
15h30 às 17 horas - Encerramento
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 09/05 A 15/05/2008

Lançamento !!!!!!!!!!
"HOMEM DE FERRO"
Ação!!! ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Riquezas da infância

Qual construtor
pode fazer uma casa
de pau-a-pique
que se mantém aquecida
mesmo com todas as frestas
por onde entram as agulhas
dos ventos frios?
Qual tecelão
consegue tecer um cobertor
de espaçadas tramas
que esquenta na razão direta
da simplicidade das almas?
Qual anfitrião
com apenas dois peixes e cinco pães
consegue saciar
a fome de uma multidão?
Eu já morei numa casa desta
eu já usei um cobertor deste
e tenho a convicção
que hei de comer deste peixe
que hei provar deste pão.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O Banco do Brasil e o eterno desrespeito a população de Ubatuba

Quem, como eu, necessita todos os dias dos serviços da agência do Banco do Brasil de Ubatuba, sabe o transtorno que é perder quase que diariamente mais de uma hora na fila de espera para poder ser atendido.
Conforme o que determina a Lei Municipal nº 2616 de 28 de Dezembro de 2.004 o tempo máximo de espera para o atendimento não deveria demorar mais do que 15 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou depois de feriados prolongados ou dias de recebimento de salários, mas na prática essa Lei parece não valer para essa agência do Banco da Brasil.
O equipamento disponível para o fornecimento de senhas, também uma exigência da referida Lei, por incrível que pareça não as imprime com o horário da solicitação, ou seja, o usuário que quiser ter um comprovante do horário que entrou na agência se vê obrigado a aguardar por um atendimento inicial de um funcionário que lhe possa garantir essa informação.
Independentemente da prestatividade e eficiência dos funcionários, imagino que é falta de outros mais a grande deficiência, uma vez que quase sempre há caixas vagos enquanto a população amarga na fila.
Essa configurada falta de respeito à população de Ubatuba, cuja situação vem se repetindo a longa data, aliada a falta de uma atitude enérgica de quem cabe fazer cumprir a lei, transforma o dia a dia de quem se utiliza dessa agência do Banco do Brasil, no mínimo, em um problema de ordem pessoal e profissional.
Uma instituição como essa que trata o cidadão com tamanha falta de respeito, não deveria levar o nome do nosso país!

Deny Cesar Moreira
Ubatuba, SP

O Notável Exemplo de Minas Gerais

Em recente artigo veiculado pela imprensa, inicialmente pela Folha de São Paulo, o atual Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, político de ótima estirpe, trouxe à público os avanços administrativos que vem operando em seu estado com o auxílio do Banco Mundial, aquela instituição multilateral, como ele a define, mas que é multinacional pela composição de seu capital e internacional pela atuação que desempenha desde sua criação logo após o término da 2ª. Guerra Mundial, quando focou sua ação no soerguimento das economias dos países por ela destruídos e agora foca-a no desenvolvimento dos países emergentes (veja mais detalhes sobre o Banco Mundial na nota de rodapé).
O Banco Mundial financia ações de natureza técnica que visem o desenvolvimento global dos países emergentes. Até recentemente, esses financiamentos tinham de ser, necessariamente, complementados por recursos próprios das entidades públicas conveniadas, como forma de compromissá-las. Pelo exemplo de Minas Gerais abriu-se uma exceção, pois, ao invés de ter de aportar recursos financeiros, comprometeu-se a produzir resultados concretos, predefinidos e dimensionados, de importância fundamental para o desenvolvimento do Estado. Nas palavras do Governador, “é o modelo que estabelece como pilar fundamental dos programas e das ações do Executivo o foco rígido no controle dos resultados finais das políticas públicas”.
Firma-se, assim, no Estado de Minas, um dos paradigmas da moderna e eficaz administração pública, O GOVERNO DE RESULTADOS - que não se orienta, apenas, pelo montante dos investimentos que faz, mas prevê, define e busca resultados; que não confunde quantidade de recursos com êxito da ação. Diz o Governador: “aumentamos o número de equipes do programa Saúde da Família? Que bom! Mas qual o avanço concreto que isso traz para as condições de saúde da população? Ampliamos os investimentos em educação? Nada mais legítimo e importante! Mas como esses investimentos melhoraram concretamente a qualidade da escola oferecida às nossas crianças?”, Este paradigma, diz ele, “reconhece, amplia e aprofunda o conceito de que o desenvolvimento não pode ser medido somente pelo saldo positivo dos indicadores econômicos e de gestão financeira. Tão ou mais importantes – e seguramente mais complexos – que estes, são os avanços alcançados no campo social, vistos de forma mais ampla”. E aqui temos outro paradigma – O ALCANCE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A TODA A SOCIEDADE e não, apenas, aos grupos defendidos por lobbies, aos grupos minoritários organizados, ou, pior ainda, às minorias vociferantes.
O Governador, em seu artigo, salienta outro paradigma – a atuação do GOVERNO AO LADO DA SOCIEDADE e não acima dos cidadãos. Em programa de governo que coordenamos e prefaciamos no ano eleitoral de 2000, este paradigma era desdobrado em dois outros: GOVERNO E SEUS CLIENTES - atendendo as necessidades do cliente e não da burocracia (o cidadão tratado como cliente) e O GOVERNO PERTENCE À COMUNIDADE - dando responsabilidade ao cidadão, em vez de apenas servi-lo.
Estes e outros paradigmas que orientam a moderna governança pública, nomeados e explanados na obra “REINVENTANDO O GOVERNO” (David Osborne/Ted Gaebler), incluem: GOVERNO CATALIZADOR - navegando em vez de remar; GOVERNO EMPREENDEDOR - gerando receitas ao invés de apenas despesas; GOVERNO ORIENTADO POR METAS E OBJETIVOS - transformando órgãos burocratizados; GOVERNO PREVENTIVO - a prevenção em lugar da cura; GOVERNO COMPETITIVO - introduzindo a competição na prestação de serviços; GOVERNO DESCENTRALIZADO - da hierarquia à participação e ao trabalho em equipe; GOVERNO ORIENTADO PARA O MERCADO -induzindo mudanças através do mercado.
A implantação destes paradigmas, todavia, exige contrapartidas de governantes e sociedade: uma nova visão do papel que ambos deverão exercer; um novo posicionamento da sociedade perante seus governantes e vice-versa; uma mentalidade arejada e construída nas modernas técnicas de planejamento e administração; menos atração pelo carisma e engodo pelo sofisma; distinção mais arguta entre intenção e resultado possível; menos enfoque no discurso e mais consciência da realidade.
Retornando ao tema inicial, a confiança que o Banco Mundial desenvolveu no Executivo altamente profissionalizado do atual governo de Minas Gerais, em razão do sucesso dos primeiros resultados obtidos, foi tal que o estado recebeu do Banco o maior investimento jamais concedido a outro governo estadual na atualidade, de quase US$ 1 bilhão, note-se, sem qualquer contrapartida financeira própria, apenas, o compromisso formal da consecução dos resultados programados e mutuamente firmados em campos fundamentais da administração pública, como equilíbrio fiscal, desoneração da produção, estímulo ao crescimento, qualidade dos gastos públicos e investimentos na qualificação da escolaridade e da assistência médica, consubstanciados em 24 metas a serem alcançadas a cada ano, até 2010.
Como demonstração da seriedade e materialidade com que estas metas vem sendo cumpridas, na recente reunião bi-anual do Banco Mundial, em Washington D.C., sua sede, o caso do Estado de Minas Gerais foi o único apresentado como modelo de execução eficaz, apesar de haver outros estados e países engajados, também, em programas semelhantes amparados por financiamentos do Banco, mas, Minas Gerais, ao que se infere, superou a eficácia dos demais.
Estas considerações vêm em boa época, quando candidatos elaboram seus programas de governo fundamentados nas experiências acumuladas, mas, também, nas lições a serem apreendidas com a modernidade do denominado empreendedorismo político, uma nova forma de exercer o governo nos moldes do espírito que esse conceito encerra.
Eis uma proveitosa “aula magna” para as administrações públicas a se iniciarem em 2009.

Ernesto F. Cardoso Jr.
efcardosojr@uol.com.br

Nota: O Banco Mundial é também denominado BIRD – Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento. Criado em 1944, destinava-se a soerguer e desenvolver as economias dos países destroçadas pela 2ª. Guerra Mundial. Atualmente é uma fonte vital de assistência técnica e financeira aos países em desenvolvimento. Não é um Banco no sentido comercial do termo. Compõe-se de duas instituições singulares capitalizadas por 185 países membros: o BIRD já explanado e a AID – Associação Internacional de Desenvolvimento. Cada uma dessas instituições desempenha um papel distinto, de grande relevância na redução da pobreza mundial e melhoria dos padrões de vida: o BIRD atende países de PIB médio necessitados de créditos e a AID atende somente os países mais pobres. Em conjunto provêem empréstimos a juros baixos, créditos sem juros e doações a países emergentes para a educação, saúde, infra estrutura, comunicações e outros fins sociais e econômicos.

Saco da Ribeira e Lázaro

Prestando contas dos trabalhos realizados pela SASARI (2006 a 2008):
- Ginástica da 3ª idade, implantada através de uma conversa entre o ex-secretário de Esportes da Prefeitura e a Professora Marlene, realizada todos os dias, na Praia do Lázaro;
- Projeto "Resgatando a Cidadania", com modalidades aeróbica, ginástica localizada e alongamento. Aulas de Capoeira, realizados no espaço Comunitário do Saco da Ribeira e Lázaro;
- Vários eventos esportivos e recreativos na 1ª Regata da Praia do Lázaro, realizados em 2007, quando foram distribuídos vários prêmios, troféus, medalhas, além do lanche para as crianças;
- Na área da saúde, a reforma do PSF do Saco da Ribeira, que contou com um mutirão muito bem organizado pela Associação e funcionários;
- Várias reuniões foram feitas no Gabinete do Sr. Prefeito, com a presença do Sr. Sato, da Dra. Silvana, ex-Secretária de Assuntos Comunitários, Kássia e o presidente Vanderlei Binato, reivindicando a reforma do Posto de Saúde do Saco da Ribeira, desde 2005. O material para o serviço foi doado por um empresário de São Paulo e a reforma executada logo após pela Prefeitura;
- Depois da informação de que uma verba de quase R$ 100 mil teria sido liberada para a construção da quadra do nosso Centro Comunitário, a Associação enviou um Pedido de Informação ao Sr. Prefeito Municipal, ainda na gestão anterior (Paulo Ramos), a fim de esclarecer dúvidas e solicitar o início das obras, com urgência, para que não corresse o risco de perder a referida verba. Logo em seguida a obra foi iniciada e entregue à comunidade.
- Na gestão anterior a Prefeitura tomou a decisão de transferir provisoriamente para a escola da Estufa, os alunos de 1ª a 4ª Série do bairro, provocando revolta entre os pais. Várias conversações e negociações foram feitas, através desta Associação com o Secretário de Educação, Sr. Corsino Aliste. Um espaço no bairro foi alugado pela Prefeitura e o problema foi solucionado.
- Em parceria com a Defesa Civil, desde a gestão anterior, a Associação conta com um grupo de voluntários, preparados para atender a comunidade em diversas ocorrências, tais como incêndio doméstico ou de qualquer natureza, primeiros socorros e outros mais. Os voluntários possuem cursos da Casa Militar do Estado e da Defesa Civil, agindo dentro das normas impostas pelas autoridades.
- No mês de abril, a SASARI reuniu-se com o Prefeito Eduardo César e alguns assessores: Maurinho, Gioconda, Paulinho, Geraldo e outros, onde foram feitas as seguintes reivindicações:
- Reforma da Praça da Igreja Católica do Lázaro, com a colocação de bancos e luminárias;
- Colocação de Containers na Avenida Antonia Miguel;
- Troca de tubulação na Avenida Ribeira, Travessa com Tapiá e Rua Perequê Mirim;
- Reforma da quadra, incluindo a colocação de tabelas e cestas de basquetebol e iluminação;
- Entrada do ônibus, em horário escolar, até as proximidades da escola, para que os alunos que usam o transporte coletivo tenham mais segurança, sem aglomerações próximas à Rodovia Rio-Santos, no Saco da Ribeira;
Com relação ao texto de autoria da Sra. Janye A. Tomaz Garcia, com o título "Comunidade do Lázaro e Saco da Ribeira realiza pintura em quadra comunitária", publicado no Jornal "A Cidade" do dia 03 de maio de 2008, fica a impressão de que foi escrito por alguém que desconhece o nosso trabalho e com a clara intenção de denegrir minha imagem, tentando levantar "a bola"de pessoas estranhas ao bairro, que só aparecem em época eleitoral.
Para finalizar, agradeço a todos que confiaram no meu trabalho, durante o período em que estive à frente da SASARI, com a certeza de que cumpri meu mandato de forma limpa, sempre pensando no melhor para a nossa população.

Vanderlei Binato
Ubatuba, SP

Movimento Contra a poluição de Praias e Rios de Ubatuba

Lamentável a posição desse senhor que diz defender Ubatuba, esse senhor além de se omitir, ameaça pessoas que lutam contra a poluição de Praias e Rios de nossa querida Ubatuba. A única colaboração que esse senhor presta a cidade é aparecendo em alguns fins de semana para depositar os seus dejetos para contribuir ainda mais com a destruição de nossas Praias e Rios.

Pascoal Spinelli
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Paúba, saudades  © Victorio Gallo

Paúba, saudades
© Victorio Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor