Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 05 de Junho de 2008 - Nº 1983 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Estado encerra blitz 'Pente Fino Ambiental'
Jovem é morto com 4 tiros no litoral


Caraguatatuba
Secretário Estadual de Meio Ambiente traz sua equipe para Caraguá e ouve reivindicações da população
Sede no Horto Florestal é inaugurada em Caraguá
Bairro Jardim Gaivotas em Caraguá ganha melhorias
Posto de Atendimento ao Empreendedor de Caraguá oferece novas palestras e cursos em junho
A Câmara e os números de Maio Mês registra poucas alterações
Plantio de mudas nesta sexta-feira
Tarde Festiva acontece na EMEF do Jaraguazinho neste sábado 7
Serviços Públicos faz melhorias em escola estadual

Ilhabela
Vereadores aprovam dois PLs do Executivo em extraordinária e Ricardo Fazzini assume vereança como suplente
Ilhabela recebe Xico Graziano na Semana do Meio Ambiente com operação “Pente Fino”
Prefeitura de Ilhabela realiza com sucesso a 4º. Edição da Ação Cidadania
Pílula do dia seguinte terá acesso restrito em Ilhabela
Pílula é distribuída no país desde 1999
Audiência Pública

São Sebastião
Vereadores cobram investimento na pesca e saneamento básico em São Sebastião
Robson Ceará pede caixa eletrônico no Centro de Saúde da Topolândia
Vereador de São Sebastião apresenta moção de apelo contra a criação do mosaico de ilhas
Esgotos irregulares lideram autuações por agressões ambientais
Prefeitura reajusta em 10,7% a bolsa auxílio dos estagiários
7º FEC abre inscrições para Escolas do Ensino Médio
Prefeitura planeja ações de restauro em capelas e locais históricos de São Sebastião
Praia de Maresias é palco do Super Surf de 11 a 15 de junho
Sistema de Monitoramento ajuda a esclarecer crimes em São Sebastião
Obras de pavimentação na região central entram em fase de conclusão
Fundo Social de São Sebastião intensifica Campanha do Agasalho
Lei criada pela Prefeitura busca inclusão de entidades ao Patrimônio Imaterial

Ubatuba
Jovens participam da Semana Municipal de Luta contra a Aids em Ubatuba
Convite a População: IIº Forum de Saneamento Básico de Ubatuba
Casa do Brinquedo completa dois anos de atividades
Vôlei de Ubatuba vence na estréia da Liga
Maranduba recebe Circuito Ubatuba de Águas Abertas neste domingo
Crianças e adolescentes da Fundac realizam exposição ecológica
Equipe de Ginástica Rítmica de Ubatuba traz título de torneio de massificação
Abertas inscrições para o concurso "Rainha dos Pescadores" 2008
Escola municipal da Praia Dura realiza festa junina
Distribuição de mudas e sementes acontecerá nesta sexta-feira, 6

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Estado encerra blitz 'Pente Fino Ambiental'

Litoral Norte - O secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, encerrou ontem a operação "Pente Fino Ambiental" lançada no Litoral Norte, após percorrer os quatro municípios nos últimos dois dias. A invasão na Serra do Mar foi dada como prioridade na agenda de Graziano, que prometeu mais fiscalização para conter a construção de moradias nas áreas de proteção ambiental. Além disso, saneamento básico e lixo, também foram assuntos de destaque durante a visita. O secretário anunciou ainda que irá rever a resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), no que diz respeito às áreas de proteção permanente junto à costa. (Fonte: ValeParaibano)

Jovem é morto com 4 tiros no litoral

Litoral Norte - Michel Henrique Duarte, de 21 anos, foi morto com quatro tiros no bairro do Jaraguá, em São Sebastião. O crime ocorreu às 13h40 de segunda-feira e desde então a polícia procura pelo inspetor de alunos R.C.O., pai de R.C.O.J., que seria colega da vítima, principal acusado do homicídio. Segundo a polícia, a vítima conversava com R.C.O.J., menor de idade, quando o inspetor teria parado seu carro e disparado contra Michel. De acordo com a polícia, os jovens teriam envolvimento com tráfico de entorpecentes. Pai e filho estão foragidos. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Secretário Estadual de Meio Ambiente traz sua equipe para Caraguá e ouve reivindicações da população

Caraguatatuba - O Secretário Estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano, esteve nesta terça-feira, 3 de junho, em Caraguá, na ação Pente Fino Ambiental, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Acompanhado de sua equipe, escutou os problemas existentes no município dentro dos temas Educação Ambiental, Licenciamento, Pesca, Saneamento e Parque Estadual.
Participaram da reunião o prefeito José Pereira de Aguilar; o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano Filho; professores e alunos dos cursos de Biologia e Gestão Ambiental do município, professores da rede pública e alunos participantes da Agenda 21, representantes de ONGs e Colônia de Pescadores; secretários municipais, vereadores e população.
"Viemos aqui para escutar e ver de que forma podemos resolver os problemas ambientais da região. Estamos aqui para trabalhar", disse Graziano, acrescentando que a Polícia Ambiental fez um pente fino de fiscalização na região, com a participação de 35 homens, e com isso mostra que o governo está a fim de priorizar o trabalho. "Você tem que enfatizar na educação ambiental, pois o valor do futuro é o valor da floresta. Se soubermos aproveitar dessa riqueza poderemos aproveitar o futuro".
Para o prefeito José Pereira de Aguilar essa visita do secretário ao município foi muito proveitosa, pois a população em geral teve a oportunidade de expor seus problemas. "Com certeza Caraguá está ganhando com essa visita", enfatizou Aguilar.
Para cada tema discutido, foram selecionados nomes de pessoas envolvidas em projetos ambientais para expor as dificuldades encontradas para o secretário. Dentro de todos os temas, o secretário e sua equipe responderam dúvidas e marcaram reuniões específicas para tratar de todos os temas e verificar a solução e ajuda no desenvolvimento de projetos ambientais para melhorar o trabalho ambiental já desenvolvido no município.
Durante o encontro, Graziano enfatizou aos pescadores que o protejo da APAS (Áreas de Preservação Ambiental) teve restrição e, em reunião em Ubatuba, decidiu que não poderia levar o projeto para o Governador assinar e a minuta do decreto foi revista. Segundo ele o objetivo é impedir as traineiras que estão fazendo a predação do pescado no Litoral Norte. "O nosso objetivo não foi entendido pelos pescadores. A nova minuta está na internet e lá pode ser encontrado um link onde o interessado pode mandar a sua sugestão. Já recebemos cerca de 50 mil sugestões, que serão discutidas em uma audiência pública", disse Graziano, e enfatizou que os pescadores artesanais, tradicionais, mergulho, ecoturismo ficam assegurados com a nova minuta e que o documento será regulamentado depois de aprovado pelo Instituto de Pesca e pelo conselho gestor que é formado pelas prefeituras e Colônias de Pescadores.
Graziano encerrou a reunião afirmando que a obra do Morro Santo Antônio em Caraguá, embargada pela IBAMA (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), está legalizada pelo Estado e que o embargo é um erro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Sede no Horto Florestal é inaugurada em Caraguá

Caraguatatuba - O secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, inaugurou nesta quarta-feira, uma nova sede no Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba.
A iniciativa de fazer uma estrutura coberta com banheiros, quiosques, playground, cascata para banho e salas, visa atrair mais visitantes ao Horto Florestal, podendo oferecer mais comodidade. Atualmente, cerca de 5 mil crianças por ano vão ao Parque.
Auracy Manzano, secretário de Meio Ambiente de Caraguá, juntamente com Graziano, fizeram um acordo verbal para que o município e o Estado façam uma gestão compartilhada, conveniadas também com instituições de ensino da cidade.
Monitores da área biológica e turística poderiam explorar o espaço com a comunidade local e com visitantes de outras cidades, que desconhecem a existência do Horto, e poderiam ter nele um novo espaço para conhecer em Caraguá.
"Agradeço o secretário Xico Graziano por estarmos recebendo essa sede no Parque, que é de grande importância para o município, que poderá participar mais ativamente do Horto, um lugar muito bonito, que temos que explorar mais", falou Manzano, lembrando também que o presente chegou na semana do meio ambiente, o que se torna motivo de muita alegria para Caraguatatuba.
Graziano acredita no potencial da região, e assim como o secretário de Meio Ambiente, espera um entrosamento com o poder municipal, almejando que o turismo da mata seja explorado.
"O ecoturismo é fundamental. É uma grande virtude para o município, quando turistas olham para um lado e tem o mar, em seguida olham para o outro lado e vê a mata. Temos que alinhar, associar e incentivar que as pessoas vão ao mar, mas conheçam também a mata atlântica", discursou Xico Graziano.
Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado, com a nova sede, as crianças que visitam o Horto Florestal terão melhores condições para o passeio. Ele ressaltou também que além das trilhas, aulas poderão ser dadas no espaço inaugurado. "A educação ambiental é muito importante para nossas crianças", disse. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Bairro Jardim Gaivotas em Caraguá ganha melhorias

Caraguatatuba - Diversas obras de melhorias estão sendo executadas em Caraguá. No bairro Jardim Gaivotas os moradores serão beneficiados com diversos trabalhos que melhorarão qualidade de vida e darão mais comodidade aos moradores do bairro e adjacentes.
A construção de uma creche atenderá cerca de 120 crianças de zero a cinco anos. O local contará com três salas de atividades, um berçário, refeitório, cozinha, banheiros, sala de higienização, pátio coberto e playground. No total são 490m² de área construída e a obra está custando R$ 306.184,42 mil para os cofres públicos.
Um Centro Comunitário é outro benefício que está sendo oferecido pela prefeitura para os moradores. Com uma área construída de 410m², o local conta com um salão com palco, vestiários, sanitários, cozinha e sala de administração. O centro poderá ser utilizado para toda a população com atividades diversas e realização de festas.
Pensando no bem-estar, lazer e incentivo à prática esportiva de toda a população, o bairro Gaivotas receberá um Campo de Beach Soccer e uma Praça. O campo terá, além da área de jogo com alambrado, áreas de jardim e torcida, bicicletário, banco de cimento e será totalmente iluminado. A área construída é de 1.200m². A praça contará com coreto, banco de concreto, além de paisagismo em uma área de 1.448m². As duas obras estão custando R$ 188.632,75 mil para a prefeitura.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar, essas obras são necessárias, pois visam melhorar a qualidade de vida e são obras que acompanharão o desenvolvimento do município. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Posto de Atendimento ao Empreendedor de Caraguá oferece novas palestras e cursos em junho
Neste mês acontecerão duas palestras, além do curso "Aprender a Empreender". As atividades são voltadas a pequenos e micro empresários, empreendedores, profissionais liberais, entre outros. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas

Caraguatatuba - O PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, que em Caraguá atende os pequenos e micro empresários, com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da SECAD - Secretaria de Administração, está oferecendo neste mês duas palestras e o curso "Aprender a Empreender".
As capacitações são gratuitas e têm vagas limitadas, sendo necessário comparecer com antecedência ao PAE para efetuar inscrição.
Nesta quinta-feira, dia 5, acontecerá uma palestra de sensibilização destinada a empresários do ramo de alimentação. O programa Central de Negócios - Bares, Restaurantes e Lanchonetes, tem como objetivo estimular o fortalecimento da cultura de cooperação, para fortalecer pequenos grupos de empreendedores ou empresários de um mesmo segmento de atuação no município. A capacitação acontecerá na sede da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, às 19h.
No dia 12, o PAE promove também na Associação Comercial a palestra "Representação Comercial", às 19h, com carga horária total de 2 horas.
A capacitação, que será ministrada por Silvio Vucinic, é destinada a pequenos e micro empresários e também a empreendedores. Entre os temas que serão abordados está "a definição do representante comercial dinate das representações comerciais".
O curso "Aprender a Empreender" acontecerá de 16 a 21 de junho, das 8h às 12h30 ou das 18h30 às 22h30, e será gratuito aos participantes.
De acordo com o PAE, o público-alvo do "Aprender a Empreender" é composto por donos de negócio formal ou informal, futuros empreendedores que estão abrindo um pequeno negócio, profissionais liberais, membros de cooperativas e pessoas que aspiram ter seu próprio negócio.
Para obter mais informações sobre as capacitações do PAE para o mês de junho, que acontecerão na sede da Associação Comercial, basta comparecer ao Posto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae, que fica na rua Siqueira Campos nº 44 (no prédio da SECAD) ou ligar para os telefones (12) 3897-8198 e 3897-8155. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Maio Mês registra poucas alterações

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba através de sua Assessoria de Comunicação publica os números da Produção Legislativa no mês de Maio de 2008. Mesmo sendo o penúltimo mês do primeiro semestre a produção não há grandes alterações em sua produção, seja em comparação com o mês anterior, bem como com os mesmos meses de anos anteriores.
Foram protocolizados em Maio 108 documentos assim distribuídos: 26 Projetos de Lei, 2 Projetos de Decreto Legislativo, 2 Projetos de Resolução, 35 Indicações, 8 Moções e 33 Requerimentos, além de 2 documentos diversos.
Foram computados também o ingresso de 160 pessoas nas diversas sessões realizadas e 748 pessoas para audiência em seus gabinetes. A média de Presenças foi de 26,6 pessoas/sessão, considerando 4 Sessões Ordinárias e 2 Sessões Solenes. Quanto aos Atendimentos, a média foi de 74,8 pessoas/Vereador ou 41,5 pessoas/dia, para um mês com 18 dias úteis. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Plantio de mudas nesta sexta-feira

Caraguatatuba - Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Instituto Supereco em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente realizam plantio de mudas de árvores na próxima sexta-feira, às 9h no Cief de Porto Novo e às 11h, na EMEF do Morro do Algodão.
A Semana do Meio Ambiente em Caraguá teve início dia 2 de junho, com inúmeras ações como trilhas ecológicas, palestras, apresentações de teatro e fantoches, entre outras. (Fonte: Supereco)

Tarde Festiva acontece na EMEF do Jaraguazinho neste sábado 7
Haverá apresentações da FUNDACC, atividades recreativas para as crianças, além de cortes de cabelo gratuitamente, a toda população de Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizará neste sábado, dia 7 de junho, a "Tarde Festiva", na EMEF Jorge Passos, no bairro Jaraguazinho, na região central da cidade.
O evento, que acontecerá das 13h30 às 17h, contará com várias atrações para agradar todas as idades.
A população poderá comparecer à unidade escolar e usufruir de diversos serviços, ou participar de atividades gratuitamente. Haverá cortes de cabelo, recreação para crianças, e ainda, apresentações da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, que estará presente na "Tarde Festiva", juntamente com o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, além das apresentações e serviços à comunidade, haverá um bazar do Fundo Social, com distribuição de agasalhos para proteger as famílias neste inverno.
Compareça e leve sua família. A EMEF Jorge Passos fica na rua Oziel Egídio de Faria s/nº, no Jaraguazinho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Serviços Públicos faz melhorias em escola estadual

Caraguatatuba - A SESEP - Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba realizou no último sábado, o trabalho de roçada na Escola Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D´Alva.
A manutenção, que deveria ter sido tomada pelo governo de São Paulo, já que a instituição de ensino pertence ao estado, foi realizada devido diversos pedidos da direção da escola a Prefeitura Municipal.
O serviço de roçada consistiu na capinagem dos matos do local, que acarretava bichos, colocando em risco a saúde dos alunos, funcionários e vizinhos da escola.
Segundo Roberti Costa, secretário da SESEP, essas obrigações não cumpridas pelo Estado, têm sido freqüentes em Caraguá. Neste ano, a Secretaria de Serviços Públicos realizou a manutenção em escolas do Tinga e do Ipiranga. "Nós da SESEP temos que nos desdobrar para quebrar o galho do Estado", disse. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Vereadores aprovam dois PLs do Executivo em extraordinária e Ricardo Fazzini assume vereança como suplente

Ilhabela - Em sessão extraordinária na tarde de hoje (04/06), na Câmara Municipal de Ilhabela, os vereadores aprovaram unanimemente dois projetos de lei do Executivo.
Aprovado pela Câmara, o PL nº 68/2008 dispõe sobre incentivo fiscal aos contribuintes municipais. Conforme a justificativa do Executivo, a proposta pretende criar condições aos contribuintes para quitarem os seus débitos, aumentar a receita municipal e reduzir o montante da dívida ativa que hoje se aproxima da casa dos trinta milhões de reais.
Conforme a propositura, fica dispensado o recolhimento dos juros e das multas, na liquidação de débitos fiscais decorrentes de fatos geradores relacionados com o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI, e Taxas, ocorridos até 31 de dezembro de 2007, desde que o valor do débito, atualizado nos termos da legislação vigente, seja integralmente recolhido, em parcela única.
Com redução de 90% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 3 vezes; redução de 80% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 6 vezes; redução de 70% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 12 vezes; redução de 50% no valor das multas e juros para parcelamento em até 24 vezes.
O Projeto recebeu duas emendas – aprovada por todos - de autoria da vereadora Nanci Zanato (PPS) que suprime o artigo 4º do Projeto segundo o qual os contribuintes que tiverem efetuado seus parcelamentos, sobre o mesmo crédito, mais de duas vezes não poderiam ter o benefício desta Lei para novo acordo (parcelamento), salvo se o mesmo optar pelo pagamento à vista. O artigo também previa que o atraso no pagamento de três parcelas consecutivas ocasionaria a perda dos benefícios da Lei e o cancelamento automático do respectivo acordo, voltando assim ao seu valor original.
Outra emenda da Vereadora Nanci, acrescentou dois parágrafos ao artigo 3º do Projeto que passa a ter a seguinte redação: “O parcelamento será concedido através de requerimento que o contribuinte ou seu representante legal deverá protocolar no setor de protocolo, onde será levado ao setor de Receita para que possa ser lavrado o termo de Compromisso e Confissão da Dívida, na forma da legislação em vigor”.
Também aprovado por todos, o Projeto de Lei nº 74/2008 altera a redação do artigo 1º da Lei nº 340/2005, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP. O projeto visa atender as exigências do Fundo de Solidariedade, para a Celebração de Convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de corrigir o nome de Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo para Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo – FUSSESP.
Ricardo Fazzini assume vereança - Ainda no início da sessão extraordinária, o suplente de vereador e ex-secretário municipal de Turismo, Ricardo Fazzini Dias, assumiu a vereança ocupando o cargo do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos.
Na sessão ordinária realizada no último dia 02, Carlinhos requereu a licença do cargo de vereador para tratar de assuntos de interesse particular até o próximo dia 5 de agosto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela recebe Xico Graziano na Semana do Meio Ambiente com operação “Pente Fino”

Ilhabela- Na última segunda-feira, 02, teve inicio a Semana do Meio Ambiente. Em Ilhabela a Semana terá sua abertura oficial na próxima quinta-feira, 05. E em cumprimento à programação da Semana pelo Governo do Estado, Ilhabela recebeu na última quarta-feira, 04, em audiência pública no Esporte Clube Ilhabela, o secretário Estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, para a realização do “Pente Fino Ambiental”.
A ação tem como objetivo prestar informações e ao mesmo tempo tirar dúvidas da população sobre processos e questões ambientais. Moradores, empresários, estudantes e representantes da comunidade em geral tiveram a oportunidade de um contato pessoal com o secretário Xico Graziano e seus principais auxiliares diretor e responsáveis pelas diversas instituições e órgãos vinculados e de apoio à Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Fundação Florestal, Instituto de Botânica, Instituto Geológico, CETESB, DEPRN, DAIA, CBRN, CEA, CRHi e Polícia Ambiental -, que vão também receber e verificar prontamente denúncias de infrações e crimes ambientais.
Ao chegar na cidade, o secretário Xico Graziano sobrevôo Ilhabela para vistoriar os problemas apontados previamente e ao chegar no local da audiência o mesmo abriu seu discurso dizendo que estava ali para dar direito a informação para a população, trazendo soluções para os problemas ambientais.
Mesas de trabalhos foram criadas para que as questões ambientais fossem discutidas, entre elas, Educação Ambiental, Nixo, Saneamento Básico, Pesca Predatória e a criação das APA’s.
O secretário Xico Graziano, juntamente com sua equipe e o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, participarão de todas as mesas de trabalho, mas, as mais polêmicas foram sobre a criação das APA’s e sobre Saneamento Básico.
Durante a discussão sobre a criação das APA’s o prefeito Manoel Marcos declarou que mesmo algumas pessoas dizerem que ele é a favor da APA, esclarece que não é bem assim. “Sou a favor do que é melhor para Ilhabela, se as APA’s fizerem bem para o município, serei a favor, caso não, serei contra. A verdade é que reivindico a preservação da cidade, criamos o Plano Diretor para que Ilhabela não se acabasse, para que o município tivesse um crescimento ordenado e sustentável e serei a favor da APA caso ela levante essa mesma bandeira”, acrescentou o prefeito de Ilhabela.
Já durante a discussão sobre o Saneamento Básico, a pedido do secretário Xico Graziano, o prefeito de Ilhabela esclareceu sobre o assunto dizendo que o problema de saneamento básico em Ilhabela já vem sendo solucionado. As obras nos bairros da Barra Velha, Perequê, Itaguaçú e Itaquanduba já foram iniciadas, atendendo cerca de 14 mil pessoas. A segunda etapa foi iniciada em fevereiro e terá 18 meses de execução até finalização em agosto de 2009. O investimento previsto é de R$ 14 milhões. A conclusão das duas primeiras fases deverá elevar os atuais 7% para 70% de esgoto tratado e coletado. Com recursos do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias) a Prefeitura de Ilhabela implantará o saneamento básico no Morro do Cantagalo e no Morro dos Mineiros, na região central, elevando esta terceira fase para 80% de esgoto tratado. Toda essas obras terão uma duração total em média de 24 meses. E em parceria com a Sabesp e as associações de bairro do Portinho, Praia do Pinto e Ponta Azeda, a Prefeitura implantará sistema de esgoto sanitário na região, com investimento de R$ 1,5 milhão para construção de 1730 metros de redes coletoras, 120 ligações domesticas, três estações elevatórias, 402 metros de linha de recalque e uma estação de tratamento de esgoto que permitirá 100% dos esgotos da área beneficiada sejam coletadas e enviada para tratamento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela realiza com sucesso a 4º. Edição da Ação Cidadania
Mais de 600 pessoas estiveram presentes no evento

Ilhabela - Apesar do mau tempo, a 4ª edição do Ilhabela Ação Cidadania, foi um sucesso, uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Administração.
O evento aconteceu no último domingo, 1, na Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale, no bairro da Armação. A ação ocorreu durante o período da tarde, das 14h às 17h, com atendimentos a diversos serviços oferecidos gratuitamente à população, tais como: emissão de RG, CPF e da Carteira do Trabalhador de Ilhabela – CITI; aferição de pressão arterial, controle de glicemia e vacinação do idoso; Procon; atendimento do Banco do Povo para microempreendimentos; acesso gratuito à internet; transferência, passe escolar, matrículas do EJA e demais modalidades escolares municipais; recreação infantil, corte de cabelo e casamento comunitário.
Às 18h teve início o casamento comunitário com a participação de cinco casais, realizado pelos funcionários do Cartório de Registro Civil, em um cenário inesquecível. Com benção proferida pelo Pastor Walter Duarte de Souza, decoração da Azaléia Floricultura, abrilhantado pelos músicos e maestro Tarcísio Bruder e Adriana Rêgo, com direito a um saboroso bolo de casamento oferecido pela Senhora Catarina Roefero, diretora da ACRI e suas confeiteiras. O local foi graciosamente oferecido pela Pousada Armação dos Ventos que colocou sua infraestrutura e funcionários totalmente à disposição para realização da cerimônia. Após as núpcias, os noivos foram presenteados com pernoite nos seguintes estabelecimentos: Pousada do Alemão, Hotel Pelicano, Pousada Montemar, Ilha Flat Hotel e Pousada Armação dos Ventos.
As noivas foram preparadas pelas mãos das profissionais Edna Pestana e Maria Neuza Oliveira, e, depois conduzidas até o local do casamento.
Compareceram também ao evento oferecendo suas habilidades profissionais os cabeleireiros, Luciano N. de Oliveira, do Salão Val Cabeleireiros; Zenilda Gomes, do Salão da Nilda; Deka Pestana de Oliveira e Vanusa Costa, do Salão Deka Cabeleireiros; Nádia de Oliveira Siqueira; do Salão Nádia; Ezequias Jesus dos Santos, do Salão Marrom Cabeleireiros e Paulo Silas Lima, do Salão do Paulo.
O trabalho de toda equipe da Prefeitura contou com aproximadamente 60 pessoas, desde motoristas, eletricistas, auxiliar de serviços gerais, profissionais de diversas áreas, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cultura e Assistência Social.
Numa breve avaliação, a secretária de Administração, Raquel Navarro, esclareceu que nesta quarta edição do evento, mais de 600 pessoas passaram pelo local e aproximadamente 500 serviços foram efetuados, beneficiando a população. “A quarta edição do Ilhabela Ação Cidadania vem consolidar a disponibilização destes importantes serviços em todo o município, ou seja, de Sul a Norte”, salientou a secretária.
Algumas parcerias importantes foram firmadas para que o evento pudesse ocorrer: Saúde Internacional, Auto Viação, Supermercado Ilha da Princesa, Supermercado Frade, Sindicato do Servidor Público, Delaqua, Aracati Games, Azaléia Flores, Vereador Joadir Capucho, Vereador Carlinhos, Juliana Art e Festa, Bela Fuzarca, Ótica e Relojoaria São Sebastião, Cartório de Registro Civil, Caixa Econômica Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Jornal Canal Aberto, Ciretran e Associação Comercial de Ilhabela.
“Nesta edição a administração se empenhou em levar para os moradores do Norte da Ilha os serviços gratuitos, mais uma vez podendo beneficiar a população. E na oportunidade agradeço a dedicação de todas as pessoas envolvidas no evento”, declarou o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Pílula do dia seguinte terá acesso restrito em Ilhabela
Câmara aprova lei que restrige venda e fornecimento de pílulas para os menores

Ilhabela - A venda de pílulas do dia seguinte poderá ser autorizada a menores de idade em Ilhabela, apenas mediante apresentação de receita médica. A restrição é objeto de projeto de lei aprovado pelo Legislativo na última segunda-feira, que depende agora de aval da prefeitura para entrar em vigor.
O contraceptivo de emergência conhecido como pílula do dia seguinte chegou ao Brasil em 1999 e gera polêmica por apresentar doses altas de hormônio --o medicamento é considerado abortivo pela Igreja Católica.
O vereador de Ilhabela Beto Campos (PV), autor do Projeto de Lei 37/2008, afirmou que a intenção da medida não está relacionada à discussão do remédio ter ou não efeito abortivo e sim aos malefícios causados pelo uso indiscriminado da pílula.
Segundo ele, a facilidade gerada pela pílula do dia seguinte pode prejudicar ainda as campanhas para o uso de preservativos. "Não são apenas os problemas acarretados à saúde pela quantidade de hormônio se as pílulas são consmidas sem o devido cuidado, temos ainda problemas como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)", disse.
Num projeto inédito na região, segundo ele, a medida, se aprovada pelo Executivo, irá implicar na exigência de receita médica para a venda em todas as drogarias e farmácias do município, assim como para a distribuição na rede pública de saúde.
De acordo com a proposta, disse ele, os estabelecimentos comerciais que descumprirem o disposto na Lei terão seus alvarás cassados. Além disso, os funcionários públicos que infringirem o disposto, se sujeitarão a processo administrativo disciplinar que será instaurado para apuração de responsabilidade e aplicação de penalidades.
REDE PÚBLICA - O diretor de Saúde de Ilhabela, Márcio Tenório, afirmou que a prefeitura irá analisar o projeto com o apoio de uma comissão técnica especializada.
Segundo ele, a distribuição da pílula do dia seguinte pela rede pública já é feita mediante receita médica. "Hoje, qualquer paciente, independente da idade, já recebe a pílula do dia seguinte somente após ter passado pelo médico", disse.
No entanto, segundo ele, o assunto requer uma avaliação mais cuidadosa por especialistas. "Estaremos discutindo para saber se a restrição será favorável ou não", afirmou.
Tenório afirmou que a medida está de acordo com o programa já desenvolvido pelo município por meio do Núcleo de Educação em Saúde. "A base de tudo é a educação", disse.
VENDA - Para a proprietária da farmácia Droga Bella Nova Esperança, Vera Lúcia Rocha e Silva, 56 anos, o projeto poderá contribuir para um crescimento no índice de gravidez entre as adolescentes em Ilhabela.
"Não sou a favor da receita, já que as adolescentes não têm um acesso tão rápido ao médico para conseguí-la. Até que consigam uma consulta, mesmo que particular, já passou o prazo. Sou a favor é de uma maior educação e o uso da camisinha", disse.
A idade média de mulheres que adquirem a pílula do dia seguinte, disse ela, é acima da faixa etária dos 30 anos. "A venda aumenta na alta temporada", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Pílula é distribuída no país desde 1999

Ilhabela - A pílula para contracepção de emergência chegou ao Brasil em 1999. A chamada pílula do dia seguinte tinha como objetivo impedir a gravidez indesejada, nos casos de acidentes com o preservativo ou violência sexual, por exemplo. O assunto ainda gera polêmica entre a classe médica, já que especialistas afirmam que as doses altas de hormônio podem causar efeitos colaterais e danos ao organismo. Segundo a bula, a pílula deve ser utilizada o mais precoce possível, após o ato sexual. Caso seja usada nos primeiros momentos após a relação, a eficácia é estimada em cerca de 85%. Já se for ministrada nas 72 horas seguintes, que é o tempo limite para o efeito, a eficácia cai para 35%, aproximadamente. Os efeitos colaterais são náusea, vômito muito forte e tonteiras. (Fonte: ValeParaibano)

Audiência Pública

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela convida toda a população para a Audiência Pública que será realizada no dia 06/06/08 (sexta-feira), às 19 horas, na sede do Legislativo Municipal, localizado à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila, para a discussão da proposta de criação da APA - Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte – e da ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico do Litoral Norte do Estado de São Paulo. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Vereadores cobram investimento na pesca e saneamento básico em São Sebastião

São Sebastião - O secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, esteve hoje, dia 4, no Teatro de São Sebastião, para a Operação Pente Fino, cujo objetivo é atender às demandas da comunidade.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Marcos Leopoldino (PTB), e dos vereadores Dalton da Silva (PR) e Solange Ramos (PPS).
A Operação Pente Fino teve como alvo os presidentes de associações de bairro, representantes de ONGs, vereadores e comunidade em geral e contou com a presença de diretores, coordenadores e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
O assunto mais polêmico foi com relação à criação do mosaico de ilhas e áreas de proteção ambiental no Litoral Norte.
O vereador Dalton da Silva (PR) aproveitou a ocasião para reclamar da atitude do governo do Estado com os pescadores da região.
"Até agora toda atitude com relação à pesca vem de última hora, sem tempo para a participação dos pescadores. Se a classe não se manifestasse em Ubatuba, o decreto já teria sido assinado. O tema da APA é muito complexo para discutir em apenas três audiências públicas", disse.
O vereador também cobrou o compromisso que o governador José Serra (PSDB) assumiu com o prefeito Juan Garcia em construir o entreposto de pesca.
"Hoje os pescadores não podem utilizar o cais do porto e precisam se dirigir para Ubatuba para abastecer o barco. São Sebastião é uma cidade rica, mas os pescadores continuam sem um local para atracar a embarcação ou vender a sua mercadoria", disse.
A vereadora Solange Ramos (PPS) questionou o secretário estadual de Meio Ambiente sobre a instalação da rede de esgoto no bairro de Maresias, na costa sul e também sobre a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que classifica como área de proteção permanente, os espaços que estão a até 300 metros de distância de qualquer praia da costa brasileira, com o objetivo de preservar a vegetação de restinga.
"Isso está gerando desemprego na cidade", afirmou.
O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Téo Balieiro, respondeu que a Prefeitura e o Estado assinaram um termo de parceria para a construção de rede de esgoto em seis praias da cidade, entre eles, a de Maresias.
De acordo com Balieiro, a obra no bairro está prevista para iniciar em 2009 e terminar em 2010. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Robson Ceará pede caixa eletrônico no Centro de Saúde da Topolândia

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Robson Ceará (PPS), solicitou ao prefeito Juan Garcia que viabilize a instalação de um caixa eletrônico 24 horas, no Centro de Saúde "Josiane Pereira de Jesus", localizado no bairro da Topolândia, região central da cidade.
"Essa iniciativa vai beneficiar grande parte dos moradores que precisa se deslocar até o centro da cidade para efetuar operações bancárias", explica.
Atualmente o Centro de Saúde concentra diversos serviços como o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), Centro de Reabilitação, unidade de odontologia, Centro Municipal de Infectologia (Cemin), Unidade de Saúde Ocupacional (USO), Centro de especialidades odontológicas (CEO), Unidade Básica de Saúde da topolândia, além do Programa Saúde da Família (PSF) da Olaria, Varadouro I e Itatinga II.
O local recebeu o nome de "Josiane Pereira de Jesus" em homenagem à jovem moradora do Olaria, que foi vítima de violência urbana no dia 28 de outubro de 2004, atingida por bala perdida na porta de sua casa em guerra de traficantes. A jovem, que faleceu aos 21 anos, foi atuante na área da Saúde e expressou, antes de morrer, seu desejo de doar os órgãos, pedido prontamente atendido pela família. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador de São Sebastião apresenta moção de apelo contra a criação do mosaico de ilhas

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Dalton da Silva (PR), apresentou na sessão de Câmara, ontem, dia 3, duas moções de apelo que serão enviadas ao governador do Estado de São Paulo, José Serra, e ao secretário estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, com o objetivo de impedir a criação do mosaico de ilhas e áreas de proteção ambiental no Litoral Norte.
O vereador reivindica ao governo estadual que não sancione o decreto que viabiliza a criação da APA (Áreas de Proteção Ambiental) e ARIE (Áreas de Relevante Interesse Ecológico) na região.
"O projeto "Mosaico de Ilhas", que prevê a criação de uma rede de áreas de preservação ambiental ao longo de toda a costa do estado, deve ser oficializado por decreto ainda este mês, de acordo com a previsão, e ameaça excluir totalmente a presença humana, assim como a navegação no entorno de todas as ilhas", explica.
De acordo com Dalton da Silva, o projeto deveria ser discutido com a comunidade local por meio de consultas públicas.
O vereador salienta que as áreas estão sendo criadas sem levar em consideração as necessidades específicas das comunidades envolvidas e poderá provocar um impacto sócio-econômico bastante negativo, com o desemprego de milhares de pessoas que sobrevivem da pesca artesanal ou que trabalham no setor náutico.
"Os pescadores artesanais e os profissionais que possuem embarcações de pequeno porte e não dispõem de grande estrutura vão ser prejudicados com a criação do mosaico de ilhas porque não possuem materiais e instrumentos de trabalho para praticar as atividades pesqueiras nas áreas delimitadas", afirma.
As moções serão encaminhadas para a ordem do dia da próxima sessão. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Esgotos irregulares lideram autuações por agressões ambientais

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), tem uma equipe específica para tratar dos problemas das agressões ambientais. Trata-se da Divisão de Fiscalização de Agressões Ambientais que desde 2005 registrou 566 autuações por diversos atos considerados irregulares. A maioria esteve relacionada ao esgoto.
No período, foram 443 autuações, a maior parte por lançamento irregular fora da rede coletora já instalada em alguns bairros pela Sabesp. Para identificar os infratores foi montada a Operação Caça-Esgoto, onde os fiscais jogam corante em alguns locais como vaso sanitário, pia e tanque e verificam onde ele é despejado. A presença da tinta nas galerias pluviais é indicativo de vazamento ou ligação irregular. Nesse caso, o responsável é notificado com prazo de 90 dias para regularizar a situação.
De acordo com o chefe da Divisão, Jehovan de Jesus, o não cumprimento acarreta em multa de R$ 220.
Já a ligação de imóveis que esteja em desacordo com as posturas municipais e especificações técnicas da Sabesp, o prazo de regularização diminui para 30 dias, sob pena de multa também no valor de R$ 220.
Ainda dentro das atividades da Divisão de Fiscalização de Agressões Ambientais, nos últimos três anos foram feitas 67 autuações por falta de lixeira; 33 por obras irregulares; nove por emissão de ruídos acima das normas permitidas; cinco embargos por falta de autorização; cinco multas por não atendimento a embargo e notificação e quatro autos de apreensão de utensílios utilizados em atividades irregulares.
Neste período, coube também à Divisão vistorias nos núcleos congelados; nas praias para verificar comércio ilegal e presença de animais; plantão e vistoria nas trilhas do Ribeirão do Itu, Praia Brava e do Sítio Arqueológico; orientação a comerciantes quanto ao acondicionamento de lixo e sucata; vistoria em náuticas e marinas para verificar lançamento de resíduos de óleo no mar; e apoio à Polícia Ambiental e Fundação Florestal em vistorias e ações demolitórias de construções situadas no Parque Estadual da Serra do Mar. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura reajusta em 10,7% a bolsa auxílio dos estagiários

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Fazenda (Sefaz) e Educação (Seduc), reajustou em 10,7% a bolsa auxílio dos estagiários que atuam nas diversas Secretarias Municipais. Com isso, os estudantes técnicos passam a receber nesta sexta-feira (6/6), R$ 472,18, e os de nível superior R$ 629,57.
O aumento foi de acordo com o que a atual administração repassou aos servidores públicos municipais que já receberam seus salários no último dia útil de maio. A medida reafirma que a Prefeitura de São Sebastião paga a melhor bolsa auxílio da região. Até o mês passado, os estagiários de nível técnico recebiam R$ 428,98 e os universitários R$ 571,97.
O Programa de Estágios na Prefeitura de São Sebastião é realizado a partir de uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). Desde 2005, a Prefeitura valorizou a atuação dos estudantes fornecendo o contato direto com a profissão a ser seguida após a formação. Atualmente, a administração mantém 159 estagiários, sendo 11 de nível técnico e 148 do superior.
A Prefeitura, ao contratar estagiários em junho de 2005, por meio de processo seletivo, mostrou seriedade e transparência, dando oportunidade a todos os jovens do município. Na ocasião, os estudantes recebiam R$ 396 (técnico) e R$ 528 (superior).
Em 2006, o valor reajustado foi em 5%, chegando a R$ 415,80 (técnico) e R$ 554,40 (superior). Já em 2007, a bolsa foi reajustada em 3,17%, fazendo com que os estagiários recebessem R$ 428,98 (técnico) e R$ 571,97 (superior).
Na atual administração, o ganho para os estagiários de ensino técnico foi de R$ 76,18 e os de ensino superior R$ 101,57, acumulando um aumento total de 19,24% em relação às remunerações de 2005. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

7º FEC abre inscrições para Escolas do Ensino Médio

São Sebastião - O Colégio Objetivo de São Sebastião, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza nos dias 21 e 22 junho (sábado e domingo), às 19h, na unidade Centro do Colégio Objetivo, a 7ª edição do Festival Estudantil da Canção (FEC), evento que promete destacar os jovens músicos do município em uma animada competição entre as Escolas do Ensino Médio do Litoral Norte.
As inscrições para o FEC vão até a próxima sexta-feira (13/6). As fichas de inscrição estão à disposição nas escolas públicas e privadas de Ensino Médio do Litoral Norte e também na sede da Sectur, localizada na Rua da Praia, onde também consta o regulamento do evento.
As categorias desta 7ª edição são quatro: intérprete, banda, compositor e instrumentista, sendo que para cada uma existe a avaliação de quesitos pertinentes. A expectativa para o evento é muito boa, de acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar. “Será a quarta edição que a Prefeitura apóia o evento, com uma ótima estrutura como palco e iluminação. A Sectur abraçou o FEC e o reconhece como o maior Festival de música estudantil do Litoral Norte”, ressaltou Gaspar.
Além disso, cada escola que se inscreveu no Festival recebe do Colégio Objetivo uma cota de ingressos para vender aos alunos da unidade, podendo ficar com o lucro integral da arrecadação. Cada ingresso custa R$ 3.
O FEC será realizado na Unidade Centro do Colégio Objetivo de São Sebastião, localizado na Rua José Agripino do Nascimento, 177, no bairro da Vila Amélia. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620.

Premiação

Banda:
1º lugar: R$ 500
2º lugar: R$ 200

Compositor:
1º lugar: R$ 200
2º lugar: R$ 100

Intérprete:
1º lugar: R$ 300
2º lugar: R$ 200

Instrumentista:
1º lugar: R$ 100

Certificados para:
Melhor vocalista, melhor baixista, melhor guitarrista e melhor baterista.

Troféu para:
Melhor torcida e revelação musical (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura planeja ações de restauro em capelas e locais históricos de São Sebastião

São Sebastião - O Departamento de Patrimônio Histórico de São Sebastião, órgão ligado à Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur)istórico His, realiza diversas ações de proteção e promoção ao patrimônio cultural do município, através de projetos arquitetônicos e urbanísticos, atividades educativas e pesquisas arqueológicas.
Na área de arquitetura, a Prefeitura pretende restaurar o Antigo Recanto Batuíra, prédio histórico localizado no bairro de São Francisco, onde será instalado o Núcleo de Arqueologia de São Sebastião, um centro de referência com atividades de pesquisa, museu, parcerias com a comunidade e apoio administrativo. No mesmo bairro, pretende-se reurbanizar a via histórica, com valorização urbanística, fiação elétrica subterrânea e pavimentação.
Dentro do diagnóstico da situação das capelas caiçaras existentes no município, tombadas pela Lei Municipal 943/94, que estabelece a elaboração de um plano de ação visando ampliação, reforma ou pintura do imóvel, o Departamento de Patrimônio tem um projeto que envolve a restauração da Capela do Senhor Bom Jesus da Enseada, com a instalação de um museu e centro educacional, com ênfase nas técnicas tradicionais de artesanato e pesca. Ao entorno do prédio será construído um centro de convivência com equipamentos de lazer. No mesmo bairro, a Prefeitura pretende revitalizar a orla dentro de um projeto de valorização ambiental e paisagística com instalação de equipamentos de lazer, rancho de pesca, arborização e recuperação dos cursos de água.
Os projetos e realizações do Departamento de Patrimônio Histórico foram elaborados pela atual administração e inclui ainda o restauro da “Casa da Light”: primeiro posto de geração de eletricidade de São Sebastião. O local será sede das atividades práticas da Fundação Pública Deodato Santana.
A “Melhor Idade” também será lembrada com a “Casa dos Idosos”: o projeto de um centro de convivência instalado na região central, em dois imóveis do século XVIII vai oferecer aulas de computação, ginástica, ioga, hidroginástica e cozinha comunitária, além de café e livraria.
A nova Biblioteca Municipal, também prevista nos planos da Prefeitura, será instalada nos arredores do Museu de Arte Sacra, com a finalidade de transformar o local em um centro integrado de educação e cultura, com exposições, cursos e pesquisa bibliográfica. A idéia da Sectur é que também a Fazenda Santana, localizada no bairro do Pontal da Cruz, seja transformada em um centro de patrimônio imaterial, com apoio ao artesanato tradicional e manifestações populares.
Arqueologia - Na área da arqueologia, o Sítio Arqueológico São Francisco ganhou destaque e valorização na atual gestão. Prova disto foi a elaboração do CD-ROM em parceria com a Petrobras. O material possui recursos multimídia sobre o contexto cultural do Sítio Arqueológico, que também ganhou um site em fase de finalização. A idéia é de que na página da internet sejam disponibilizadas informações sobre o contexto cultural, fotos, notícias, agendamento e demais informações para o público estudantil, científico e turístico. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Praia de Maresias é palco do Super Surf de 11 a 15 de junho
Desde o começo do campeonato, a praia da Costa Sul de São Sebastião foi o palco de grandes disputas e o maior número de notas 10

São Sebastião - Após realizar a 2ª etapa nos últimos dias 14 e 18 de maio, na praia de Cupê, em Porto de Galinhas (PE), o Super Surf se prepara para a sua 3ª etapa, marcada para os dias 11 e 15 de junho, na badalada praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião.
A competição vai reunir a elite do surf nacional, com nomes como o potiguar Danilo Costa, o paulista Odirlei Coutinho, o ubatubense Renato Galvão, o carioca Marcelo Trekinho, o paranaense Peterson Rosa e o sebastianense Wagner Pupo. Além disso, distribuirá R$ 160 mil em prêmios, sendo R$ 24 mil para o campeão da categoria masculina e R$ 7 mil para a vencedora da feminina.
Desde 2000, quando o circuito teve início, Maresias foi o palco de várias notas 10 entre os atletas profissionais. O recordista é Marcelo Trekinho com três notas máximas só em 2002. No entanto, o pioneiro nessa façanha foi o surfista do Rio Grande do Norte, Marcelo Nunes, que atingiu a marca no primeiro ano do evento. Entre as mulheres, a cearense Tita Tavares é a única que arrancou a nota 10 duas vezes na história do campeonato, sendo que em 2003, alcançada em Maresias.
Já no ano passado, o catarinense Pedro Norberto fez uma das maiores pontuações na soma das duas melhores ondas, com 18,67 pontos e a paranaense Nathalie Martins arrancou a maior somatória entre as mulheres, com 16,17 pontos. O título terminou nas mãos de Danilo Costa e Tita Tavares.
Ranking - O atual líder da categoria masculina é o surfista Willian Cardoso, de Santa Catarina, com 1.730 pontos, conquistados com um primeiro lugar na primeira etapa, realizada em março, em Florianópolis e uma terceira posição, obtida em Porto de Galinhas. Em seguida, está o paraibano Jano Belo, campeão da segunda etapa com 1.610 e o terceiro lugar está o catarinense Jean da Silva, com 1.470 pontos.
Pela feminina, a líder é Tita Tavares, com 1.860 pontos, seguida pela paraibana Diana Cristina, com 1.730 e pela paulista Suelen Naraisa, com 1.470 pontos na tabela de classificação.
O Super Surf 2008 é organizado pela Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileiro de Surf Profissional (Abrasp), com apresentação da Volkswagen e Nova Skin, co-patrocínios da Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Nicoboco, além do apoio da Revista Fluir e da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sistema de Monitoramento ajuda a esclarecer crimes em São Sebastião

São Sebastião - Implantado em dezembro de 2006, o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) se tornou um importante aliado no combate ao crime em São Sebastião. Foram dezenas de infrações identificadas pelos operadores e policiais que acompanham o movimento das 37 câmeras instaladas na Região Central e na Costa Norte da cidade.
Dessas, a maioria possibilitou a detenção de acusados de crimes como roubos, furtos e identificação de outros delitos como acidentes de veículos, atropelamentos. Com isso, o índice de criminalidade praticamente zerou no Centro.
As câmeras também servem como um auxílio a mais para ajudar no trânsito da cidade, pois se há algum local congestionado, por exemplo, é possível enviar a equipe da Divisão de Tráfego (Ditraf) ao ponto certo e apontar alternativas de desvios.
As corporações das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros também são auxiliadas pelas câmeras de monitoramento. De acordo com a Secretaria da Segurança Urbana (Segur), a identificação de suspeitos de crimes, muitas vezes é feita pela polícia, posteriormente, após analisar as imagens captadas. Caso do assalto a uma joalheria, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, onde três acusados foram localizados após o crime que deixou uma pessoa morta.
Em outra situação, assaltantes foram detidos por policiais militares após roubarem dois turistas filipinos na mesma avenida. A ação foi acompanhada pelo operador da madrugada que acionou a PM e seguiu os bandidos por meio das câmeras, até eles serem detidos.
Os equipamentos também deixam à população um pouco mais tranqüila, tanto que há comunidades que hoje solicitam diretamente ao prefeito Dr. Juan Garcia a instalação de câmeras em seu bairro. Caso de Maresias, onde esta semana teve reunião comunitária e os moradores aproveitaram para fazer a reivindicação.
A Prefeitura faz estudos para ver a melhor forma de levar esse sistema para a Costa Sul onde os acidentes geográficos dificultam a passagem de cabos para a região. De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI), da Secretaria de Governo (Segov), Márcio Jorge, o caminho mais plausível será a colocação de uma antena na Ilha Montão de Trigo para fazer a triangulação com a Ponta da Sela, no sul de Ilhabela, jogando a imagem para o Paço Municipal, onde está instalado o SIM.

Confira o local de instalação das 37 câmeras

Centro
3 - Avenida Guarda Mor Lobo Viana (com as ruas Armando Salles de Oliveira, Duque de Caxias e Rua Auta Pinder);
2 - Avenida Antônio Januário Nascimento (com a Guarda Mor Lobo Vianna e Rua da Praia);
4 - Rua da Praia (Pista de Skate, Parquinho, Praça de Eventos e em frente à Secretaria de Cultura e Turismo);
1 - Rua Capitão Luiz Soares com a Duque de Caxias;
2 - Rua Sebastião Silvestre Neves (Prefeitura e Praça do Coreto);
1 - Rua João Cupertino dos Santos (Prefeitura);
1 - Tebar/Teatro;
1 - Fórum;
2 - Vila Amélia (Delegacia e escola Maísa);
1 - Porto Grande (em frente à Polícia Federal);
1 - Praia Deserta;
2 - Pontal da Cruz (Rodovia e CAE);
1 - Reserva do Moulin;
1 – Arrastão;
1 - Portal da Olaria;
3 - São Francisco (Convento, quadra e Morro do Abrigo);
4 - Topolândia (Entrada, Companhia da Polícia Militar, Centro Comunitário, escola Verena);
2 - Itatinga (Centro de Lazer e Ponto Final);
1 - Topovaradouro (Complexo Esportivo);

Costa Norte
1 – Enseada;
2 - Canto do Mar (Divisa e Emei Mundo Encantado). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Obras de pavimentação na região central entram em fase de conclusão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Subprefeituras (Sesub), trabalha na pavimentação de ruas na região central da cidade. Nesta semana, os funcionários concluíram a pavimentação das Ruas Sebastião Barão e Santa Catarina, no Morro do Abrigo. Foi concluído também o calçamento de uma travessa da Sebastião Barão, bem como a instalação de luminárias decorativas no local. Ainda no Morro do Abrigo, a Sesub trabalha na construção de um muro de arrimo em uma das travessas da mesma rua, e a via também deve receber pavimentação.
Já no bairro do Arrastão, a Secretaria de Subprefeituras deve terminar até o fim da semana, as obras de drenagem na Alameda das Curvinas. No Itatinga, as obras de drenagem, pavimentação e construção de muro de arrimo na Rua Jaconias Caruso também entraram em fase de conclusão. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundo Social de São Sebastião intensifica Campanha do Agasalho

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião (FSS) intensificou as ações de arrecadação de vestuários, cobertores e calçados para a Campanha do Agasalho. O objetivo é receber peças em bom estado de conservação e beneficiar famílias e entidades no município.
Neste ano, o órgão promove campanhas de arrecadação em seus projetos como, por exemplo, o Atividade e na Fundação Pública Deodato Santana. Além disso, também recebe em sua sede as doações da comunidade.
O FSS atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, na rua Sebastião Silvestre Neves, 128, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4991. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Lei criada pela Prefeitura busca inclusão de entidades ao Patrimônio Imaterial

São Sebastião - A partir da Lei Municipal 1770/2005, formulada pela Prefeitura de São Sebastião, está em vigor o incentivo ao Patrimônio Imaterial do município. Com o trabalho do Departamento de Patrimônio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), os grupos de Folias de Reis e Congadas foram assessorados para que se adequem às exigências da Lei para o reconhecimento e repasses financeiros.
Sendo assim, a Prefeitura mantém a tradição destes grupos com a apresentação no ano inteiro e não somente em agosto, quando é comemorado o mês do folclore.
Enquanto a Folia de Reis canta o nascimento de Cristo de porta em porta recebendo agrados da família, a Congada representa a luta dos mouros contra os cristãos utilizando instrumentos antigos para a representação folclórica.
Desde 2005 também, os grupos folclóricos possuem transporte gratuito cedido pela Sectur para diversas festas regionais e paulistas, como é o caso do “Revelando São Paulo” nas etapas Vale do Paraíba e Capital.
O Departamento de Patrimônio Histórico, em parceria com o Departamento de Comunicação, da Secretaria de Governo, registrou a apresentação das Folias de Reis na Procissão do Mastro de São Sebastião, dentro da Festa do Padroeiro. Como resultado, foi elaborado um DVD para distribuição entre as três Folias de Reis, que servirá como registro e divulgação de suas atividades.
De acordo com informações do Departamento de Patrimônio Histórico, cinco instituições representantes do patrimônio sebastianense buscam adequação à Lei. São elas: Folias de Reis do Morro do Abrigo, Pontal da Cruz e Raízes do Litoral, Congadeiros do Bairro de São Francisco e a Cooperativa de Artesanato de São Sebastião (Cooperartess).
Outras informações pelo telefone (12) 3892-3532. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Jovens participam da Semana Municipal de Luta contra a Aids em Ubatuba


Nesta sexta, 6, a Companhia Paulista de Artes de Jundiaí, realizará uma apresentação teatral que discute, de forma humorística, o uso da camisinha, o tratamento das DST/AIDS, a importância de se fazer o teste para detecção do vírus, o preconceito e a adesão aos tratamentos

Ubatuba - A prefeitura de Ubatuba, por meio do Programa DST/Aids da Secretaria de Saúde, está realizando durante toda esta semana, uma programação especial para celebrar o Dia Municipal de Luta contra a Aids, comemorado no dia 6 de junho. Os eventos são voltados para portadores da doença, familiares e também para a comunidade, de um modo geral. O objetivo da Semana é promover a discussão sobre o assunto, minorar o preconceito e esclarecer a população sobre a doença, que apesar de comum, ainda é cercada de mitos e desinformação.
No Dia Municipal de Luta Contra a Aids, 6 de junho, às 15h, a Companhia Paulista de Artes, de Jundiaí, realizará uma apresentação teatral ao ar livre, no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves, ao lado na Unidade Estratégica de Saúde. Com o tema “Cobrindo a megera, de olho na fera”, a comédia popular - que já foi premiada e apresentada em diversas cidades - discute de forma lúdica e bem-humorada, o uso das camisinhas masculinas e femininas, a necessidade de acompanhamento médico para tratamento das DST/AIDS, a importância de se fazer o teste para detecção do vírus, o preconceito e a adesão aos tratamentos.
O que já aconteceu - Os profissionais do Programa DST/Aids fizeram uma visita aos jovens da Guarda Mirim, para um “bate-papo” sobre sexualidade, prevenção e tratamento. A escritora Silmara Retti falou sobre seu livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?”, da editora Parêntese. Silmara também falou para uma platéia de mais de 200 pessoas, entre professores, alunos, agentes de diversas unidades de saúde da família, em uma palestra realizada no auditório da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Em ambas as ocasiões, os presentes tiveram a oportunidade de receber materiais educativos, além poder perguntar e tirar dúvidas sobre os assuntos abordados. Em um bate-papo descontraído, foram abordadas questões sobre a doença, o preconceito, a visibilidade, o tratamento e a relação dos portadores de HIV com a família e a sociedade. O professor de educação física, Djavan Clarindo da Silva, fez uma palestra voltada para os portadores de HIV, sobre “A importância da atividade física na prevenção a Lipodistrofia”, que é o nome dado às mudanças na forma do corpo das pessoas que se tratam com o coquetel anti-HIV.
Próximas palestras - Na próxima segunda-feira, 9, às 19h, uma nova palestra de Silmara Retti acontecerá no auditório da Escola Tancredo, aberta ao público, gratuitamente. Na terça-feira, 10, no mesmo horário, alunos da Escola Estadual Idalina Graça, no bairro Ipiranguinha, também receberão a palestra. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Convite a População: IIº Forum de Saneamento Básico de Ubatuba

Ubatuba - Empenhado na busca de soluções para os problemas ambientais que dificultam o desenvolvimento sustentável do nosso Município; sabedor de que os serviços de saneamento básico são essenciais para o bem-estar físico da população e de importância vital para o desenvolvimento humano, econômico e financeiro, venho a público convidar a população a prestigiar e participar do II FÓRUM DE SANEAMENTO BÁSICO DE UBATUBA que estaremos promovendo no sábado, dia 07 de junho, às 9:30 horas, no salão do Plenário da Câmara Municipal de Ubatuba. Contamos com a sua presença.

Vereador Charles Medeiros - PSDB
Presidente da Comissão de Saneamento

Casa do Brinquedo completa dois anos de atividades
Cerca de 200 crianças participaram das comemorações, com muita brincadeira e distribuição de pipoca, algodão doce e bolo

Ubatuba - A Casa do Brinquedo em Ubatuba completou dois anos de funcionamento, no último sábado, 31 de maio. Para a comemoração foi organizada uma festa, com direito a pipoca, algodão doce e bolo para às quase 200 crianças e 50 adultos que estiveram na base da Casa do Brinquedo, na tarde de sábado. Ao redor da casa, tendas com jogos de regras, jogos de encaixe, pista de velotrol, além de uma tabela de basquete e um espaço delimitado para o jogo de futebol, foram as grandes atrações.
Dentro da casa, foram montados os espaços da casinha e da mini cidade, onde pequenos bonecos de pano ganham vida na fantasia das crianças. As fantasias de heróis e princesas também foram bastante requisitadas e os desenhos feitos nos rostinhos dos pequenos completavam o visual todo especial que eles fizeram questão de manter para essa ocasião especial. Na hora de cantar parabéns, uma grande roda foi feita ao redor do bolo. A presidente do Fundo Social e primeira dama do município, Denise Cesar, participou das comemorações na Casa do Brinquedo.
Congresso Internacional de Brinquedotecas - Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo, é também uma das conselheiras da ABBri – Associação Brasileira de Brinquedotecas, e trouxe para Ubatuba toda a experiência acumulada em trabalhos anteriores como nas cidades de Campos do Jordão e Pindamonhangaba. Sua experiência, somada à vontade de construir um projeto sério que atingisse as crianças e devolvesse a elas o direito de brincar, vêm rendendo bons frutos.
O mais recente, foi o convite que Renata recebeu para dar uma palestra sobre o funcionamento da base da Casa do Brinquedo de Ubatuba no XI Congresso Internacional de Brinquedotecas, que será realizado entre 13 e 17 de outubro deste ano em Paris, na França.
O Congresso Internacional de Brinquedotecas acontece a cada dois anos, e a cada edição um país diferente é escolhido para sediá-lo. O congresso é organizado pela Associação Internacional de Brinquedotecas, uma entidade internacional sem fins lucrativos, que objetiva disseminar o conceito de brinquedoteca como um meio de aproximar o brincar e os brinquedos da vida das pessoas, além de servir como um elo de ligação entre as organizações de brinquedotecas nacionais, criando oportunidades para a troca de idéias, experiências e materiais em nível internacional. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vôlei de Ubatuba vence na estréia da Liga

Ubatuba - O vôlei de Ubatuba conquistou quatro vitórias na estréia da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI). No sábado, 31, a equipe pré-mirim masculino venceu São José dos Campos, por 3 sets a 0, no ginásio da Orion. No domingo, 1º de junho, o pré-mirim masculino, voltou à quadra no ginásio da AMETRA, em Taubaté e venceu a equipe Taubaté/ADCFord/LTV/DEL por 3 a 0. Em seguida o mirim masculino também venceu Taubaté por 3 sets a 2 e a rodada terminou com a partida da equipe infantil feminino, que também venceu por 3 a 2 a equipe de Taubaté.
Próximos jogos - No sábado, dia 7, a equipe pré-mirim masculino de Ubatuba enfrenta Pindamonhangaba/FAEEP, no Ginásio de Esportes Manoel César Ribeiro em Pinda, às 14 horas. No domingo, 8, a equipe mirim masculino de Ubatuba enfrenta a equipe Pindamonhangaba/FAEEP no Ginásio Tubão, à partir das 11horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Maranduba recebe Circuito Ubatuba de Águas Abertas neste domingo

Ubatuba - A prefeitura de Ubatuba promove neste domingo, 8, a segunda etapa do “12º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, na Praia da Maranduba. A prova será disputada em percursos de 250 a 3000 metros e poderão participar nadadores com idade superior a 7 anos.
A organização espera a participação de atletas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e grande São Paulo, muitos dos quais participaram da primeira etapa do circuito, disputada em abril, na praia da Almada. As inscrições podem ser feitas no local do evento, a partir das 8h30, em frente ao Quiosque Toca da Coruja. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818.
Ubatuba lidera por equipes - A equipe de Ubatuba lidera a competição por equipes, graças aos resultados obtidos na primeira etapa do circuito. Em segundo lugar está a equipe Thermas do Vale, de São José dos Campos e Guarda Mirim/SEL Guaratinguetá, que finalizou na terceira posição. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Crianças e adolescentes da Fundac realizam exposição ecológica
Cerca de 50 crianças e adolescentes participam desta exposição, que trará objetos como fruteiras, suportes para flores, mosaicos, cadernos, blocos, porta-retratos e enfeites, feitos com papel reciclado e elementos encontrados na natureza.

Ubatuba - Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, as crianças e adolescentes da Fundac de Ubatuba realizarão a exposição “O Meio Ambiente por inteiro”, com as peças produzidas nas “Eco-Oficinas” de reciclagem de papel e fragmentos da natureza. A abertura da exposição acontece nesta quinta-feira, 5, a partir das 9h, com a presença da primeira-dama, Denise Cesar. Os interessados poderão apreciar os objetos até o próximo dia 16, no Abrigo da Fundac, que fica no Bairro Itaguá, das 9 às 11h e das 14 às 17h.
Cerca de 50 crianças e adolescentes participam desta exposição, que trará objetos como fruteiras, suportes para flores, mosaicos, cadernos, blocos, porta-retratos e enfeites, feitos com papel reciclado e elementos encontrados na natureza, como galhos, folhas, pedras e outros. Também faz parte da exposição a horta de plantas medicinais e verduras cultivada no Abrigo. Os objetos expostos estarão à venda e poderão ser retirados após o término da exposição.
Segundo a presidente da Fundac, Josiane Grunvaldi, a intenção das eco-oficinas é despertar a consciência ambiental dos jovens, por meio da arte. “Nós estamos trabalhando com eles os conceitos da reciclagem, para mostrar que é possível produzir sem danificar, aproveitando o que antes era descartado. Também trabalhamos com diferentes culturas, com textos e personalidades que fizeram a diferença no contexto ambiental, como Chico Mendes, por exemplo. Além da consciência ambiental, estas oficinas promovem o resgate da auto-estima e o aprendizado de uma profissão.”
Serviço - Além do grande público, a exposição está aberta a grupos interessados, de escolas, universidades e outros. As oficinas de papel reciclado poderão ser abertas para que os visitantes conheçam o processo de produção. O abrigo da Fundac fica na Rua Capitão Felipe, 289, no bairro Itaguá. Para mais informações, ligue: (12) 3836-1287. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Equipe de Ginástica Rítmica de Ubatuba traz título de torneio de massificação

Ubatuba - A Ginástica Rítmica de Ubatuba conquistou posições de destaque no último domingo, 1º de junho, no “Torneio de Massificação Cia. Brasil”, disputado em Mauá. Os torneios de massificação servem para divulgar a modalidade e Ubatuba participou com 64 atletas, com idades entre 7 e 18 anos. Os principais resultados da equipe foram no aparelho “Bola”, onde o título ficou para Ubatuba, e “Arco”, onde as meninas ficaram com o vice-campeonato. Além disso, outras 20 atletas receberam prêmios de “destaque” do evento, por suas participações.
As professoras Jerusa Parada Suguimoto, Thamiê Dantas, Joyce Parada Suguimoto e Camila Silva, foram as responsáveis pelo treinamento da equipe. “Todas as atletas estão de parabéns, não apenas pelo resultado, mas pelo esforço em divulgar a ginástica rítmica. Quero agradecer também à Prefeitura de Ubatuba e a todos os pais, que tem nos ajudado nos eventos”, disse Jerusa.
Em outubro Ubatuba será palco de um Torneio de Massificação, que reunirá atletas de todo o Estado. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Abertas inscrições para o concurso "Rainha dos Pescadores" 2008
Candidatas deverão se inscrever até o dia 24 de junho na sede da Fundart. A escolha da rainha será realizada na abertura da festa de São Pedro, no dia 25 de junho

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) abriu na última semana as inscrições para o concurso "Rainha dos Pescadores", que é realizado durante a Festa de São Pedro. Para participar, as candidatas devem ter de 16 a 22 anos e serem nascidas no município. As interessadas podem se inscrever na sede da Fundart, que fica na Rua Felix Guizard, 06, no centro, em horário comercial, até o dia 24 de junho. No ato da inscrição, a candidata deverá apresentar cópia do RG para comprovação da idade. A escolha da Rainha dos Pescadores acontecerá na abertura da 85ª Festa de São Pedro Pescador, no dia 25 de junho. Haverá premiação para as três primeiras colocadas.
O concurso - A apresentação do desfile será dividida em duas partes. Na primeira etapa as candidatas desfilarão em traje típico caiçara, representando os pescadores. Na segunda parte elas se apresentarão em traje fino de noite. A vencedora do concurso Rainha dos Pescadores 2008 terá algumas atribuições, durante todo o período das festividades. Ela participará da procissão terrestre e marítima, estará presente na Corrida de Canoas e participará do encerramento da festa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12): 3833-7000 ou 3833-7001, ou ainda acessando o site da Fundart: www.fundart.com.br (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escola municipal da Praia Dura realiza festa junina

Ubatuba - A escola municipal Professor Ernesmar de Oliveira, no bairro da Praia Dura, realizará no próximo dia 14 de junho, a partir das 19 horas, sua tradicional Festa Junina. A festa contará com barracas de quentão e vinho quente, churrasco, pastel, pizza e doces. As tradicionais brincadeiras de pescaria e sorteio de prêmios, e apresentação de quadrilha, também estão programadas.
A festa é uma realização conjunta da Associação de Pais e Mestres, direção e comunidade, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. A EM Prof. Ernesmar de Oliveira fica à rua Yoshiwo Tozaki, sem número, na Praia Dura. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Distribuição de mudas e sementes acontecerá nesta sexta-feira, 6

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, informa que, devido ao mau tempo desta quarta-feira, 4, a distribuição de mudas, sementes e materiais informativos programada para acontecer no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves foi adiada. O evento, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, acontecerá na próxima sexta-feira, 6, das 13h às 17h.
Os parceiros nesta ação são: Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), Agência Ambiental Ubatuba, Projeto Tamar/Ibama, Agenda 21, Sanepav, Ubatubabirds, FUNDAC, Cooperativa Educacional de Ubatuba, ONGs: ASSU, CEMAR, Associação Cunhambebe, IPEMA, Instituto da Árvore e Instituto Bicho Preguiça. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 30/05 A 12/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Sinais do tempo

Fabiano Lopes, meu bisavô,
de muita fé e conhecimento,
que os outros pescadores
costumavam consultar
sobre os sinais do tempo
antes de sair para pescar,
acertou mais uma vez
quando previu,
um dia antes de falecer,
que o céu abriria
e a bonança iria prevalecer.

Histórias do mar

O apóstolo São Pedro
é protetor dos pescadores
e dos pescados também.
Quando é necessário
dar um sossego
para os bichinhos do mar,
o Santo solta o arreio dos ventos
e deixa a tempestade a uivar,
de não sobrar uma canoa ao largo
e nenhuma vela no horizonte,
pois, se o pescador é valente,
é, também,
às ordens do céu, obediente.

Caminhos de São Tiago

O apóstolo Jacob,
pobrezinho como ele só,
foi mandado em missão
de alertar o mundo inteiro
sobre a morte e ressurreição
de Jesus Cristo carpinteiro.
E teve tanto zelo
pelo santo nome de Cristo
que esqueceu de cuidar do seu
e o nome do Santo
passou a ser iacov
e depois mudou para iago
para chegar a Santo iago,
Santiago ou São Tiago.
E foi assim que sucedeu
como o bom nome
desse Santo judeu,
que de Jacob a Tiago,
em santidade cresceu.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Subida da Maré

Teriam alguma notícia sobre as ocorrências da subida da maré principalmente na praia da Massaguaçu, onde o mar tem feito estragos devido as fortes ressacas?
Grato

Marco A Forrester
via e-mail

Ressaca na Massaguaçú - Caraguatatuba

Clique na seta para visualizar o vídeo
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Garça  © Emilio Campi

Garça
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor