Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 06 de Junho de 2008 - Nº 1984 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Terremoto reafirma preocupação de ambientalistas com as Usinas Nucleares de Angra dos Reis
Abramt e ANP discutem novos repasses de royalties


Caraguatatuba
Prefeitura Municipal inaugura acesso ao Morro do Santo Antônio neste domingo
Secretário aponta erro em embargo de obras no morro Santo Antônio; Ibama e promotora discordam
1º Debate Cultural "Rumos da Arte Litorânea" acontece em Caraguá neste sábado 7
Atletismo de Caraguá competiu no último fim de semana
Karatê de Caraguá tem competição neste fim de semana
Caraguá conquista sete medalhas em competição de Judô
Inscrições para o Vestibular do CEFET são prorrogadas até esta sexta-feira 6
Competição de Futsal abrirá atividades em quadra de nova escola de Caraguá
Deputado Mozart Russomanno visita CDP de Caraguatatuba
AG Pereira homenageia Pastor com Título de Cidadão
Procon realiza apresentação do Observatório Social das Relações de Consumo nesta sexta-feira 6
Competição de Futsal abrirá atividades em quadra de nova escola de Caraguá

Ilhabela
Divisão de Habitação de Ilhabela realiza reunião com representantes dos núcleos que serão beneficiados pelo “Teto Legal”
Câmara de Ilhabela realiza audiência pública sobre APA e ARIE
Vereadores aprovam projetos do prefeito em extraordinária
Loteamento de condomínio na região Sul é embargado pelo Governo Estadual
Inauguração da Exposição do Museu de História Natural de Ilhabela

São Sebastião
Festa de São Pedro inicia nesta sexta em Boiçucanga
Campeonato Municipal tem rodada decisiva neste domingo
Inaugurações e Lançamentos de Obras do Pacote de Inverno começam nesta sexta-feira
Casa da criança promove “Noite do Caldo”
Programa Brasil Alfabetizado forma três turmas na próxima semana
Judoca de São Sebastião é bicampeã paulista master
Carro do fumacê é apedrejado na Olaria
Seduc promove curso de formação de tutores e professores da Educação Infantil
São Sebastião enfrenta Taubaté na Liga do Coneleste Paulista de Basquete
Esporte Clube Nova Guará realiza festival esportivo neste final de semana

Ubatuba
Saiba um pouco mais sobre Impostômetro, Simples Paulista e Nota Fiscal Paulista
Você tem um encontro marcado com a qualidade de vida
Programa "Viaja Mais Melhor Idade"
Ubatuba confirma equipes para os 52º Jogos Regionais
AMOPAM promove festa junina

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Terremoto reafirma preocupação de ambientalistas com as Usinas Nucleares de Angra dos Reis

Litoral Norte - O terremoto ocorrido no último dia 22 de abril, no leito submarino na região de São Vicente reafirma preocupação de Ambientalistas com a segurança das Usinas Nucleares de Angra 1 e 2.
Segundo o professor George Sand França (Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília), o terremoto, que atingiu 5,2 graus na escala Richter, está entre os sete maiores já registrados no Brasil (notícia Uol - 23/04/2008).
O fenômeno ocorrido, justamente no dia Internacional da Terra, pode ser encarado como um alerta para o modelo de desenvolvimento insustentável que o Brasil vem adotando, especialmente quanto a sua matriz energética.
As Usinas Nucleares de Angra 1 e 2 estão assentadas na praia de Itaorna (em Tupi = pedra mole), poucos metros acima do nível do mar. A imprevisibilidade e a magnitude do evento sísmico revelam os riscos que a geração de energia nuclear pode trazer à população e ao meio ambiente.
Segundo especialistas o tremor foi registrado em uma região incomum, onde não há falhas geológicas ou bordas de placas tectônicas (notícia ig: 23/04/2008). Tal fato, indica que o imprevisível pode acontecer e a chance mínima atribuída a um acidente nuclear em Angra dos Reis também pode se tornar realidade.
Além disso, estudos revelam a presença de uma região de sensibilidade sísmica em Cunha, próximo a Angra. Nos últimos anos foram detectados diversos eventos sísmicos (tremores) em Angra, 3 deles com intensidade superior à 3 pontos na escala richter.
Embora técnicos da Eletronuclear afirmem que as Usinas são resistentes a qualquer tremor de terra, você gostaria de estar de férias em Angra caso um Terremo como este ocorra?
Outras fontes de energia são mais seguras, menos impactantes e mais econômicas que a energia nuclear.
Ambientalistas do Litoral Norte de São Paulo, em manifesto entregue as autoridades competentes na Audiência Pública de Angra 3, ocorrida em Ubatuba no dia 28 de março, destacaram a resolução da 1° Conferência Nacional de Meio Ambiente, quando a população se manifestou contrária a construção de Angra 3 e solicitou o fechamento de Angra 1 e 2. Solicitaram também um Plebiscito Nacional sobre a Geração de Energia Nuclear.
Na audiência foi entregue ainda um documento contendo 171 questionamentos sobre o Relatório de Impacto Ambiental da Usina, com cópia para o MP/SP e MPF, que ainda não foi respondido.
Mesmo com todo risco envolvido com a Geração de Energia Nuclear e com as falhas apontadas no Estudo de Impacto Ambiental da Usina de Angra 3, o Governo anuncia justamente no dia mundial do Meio Ambiente que a licença de Angra 3 deve sair em agosto deste ano.
Parece que neste governo o povo brasileiro não terá a oportunidade de decidir se quer correr o risco da Geração de Energia Nuclear.
Triste notícia para recebermos nesta data, quando no mundo todo milhões de pessoas comprometidas com o meio ambiente buscam alertar governos e a população em geral para a importância e urgência de uma sociedade sustentável. (Fonte: ASSU)

Abramt e ANP discutem novos repasses de royalties

Litoral Norte - Integrantes da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (Abramt) se reuniram na última quarta-feira (4/6) com representantes da diretoria da Agência Nacional de Petróleo, no Rio de Janeiro, para tratar de assuntos relacionados ao repasse de royalties à cidade de Cubatão.
Os 20 municípios que compõem a entidade estão sendo notificados pela agência sobre a inclusão de Cubatão como terminal de embarque e que para isso terá de fazer o repasse de R$ 54,2 milhões. No encontro com os representantes da Abramt estavam o diretor da ANP, Vitor Martins, e o superintendente de Participações Governamentais, José Guttman.
O presidente da Abramt e prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, disse que o objetivo do encontro foi informar à ANP que não discorda da inclusão de Cubatão, mas sim do desconto retroativo dos repasses com valores a ser retirados do municípios associados à entidade.
Conforme Garcia, se for por essa política, a Abramt entende que o pagamento deve ser feito em cinco anos, com base nas mesmas alegações do município pleiteante. Outra colocação feita pela entidade representativa dos municípios junto à ANP é que o recurso também seja remanejado dos outros 40 municípios que atualmente recebem royalties por força de liminar, os chamados “citygates”, municípios que possuem válvula de bombeamento e recebem o recurso por força de liminares.
“Independente do que for acordado, a Abramt vai abrir processo administrativo e, eventualmente, poderá entrar na Justiça, caso os municípios se sintam prejudicados.”
Ainda conforme Juan Garcia, “a ANP entende que nossa manifestação é válida e está interessada em proteger o cumprimento da lei, hoje distorcida principalmente pelo Poder Judiciário do Nordeste onde são concedidas as liminares”.
Junto com Garcia participaram da reunião representantes dos municípios de São Francisco do Sul (SC), São Francisco do Conde (BA), Macaé (RJ), Angra dos Reis (RJ), Madre de Deus (BA), Linhares (ES), São Mateus (ES) e Macau (RN).
No próximo dia 18 de julho, às 15h, no Centro de Convenções do Banco Santander, em São Paulo. O resultado do encontro será apresentado durante a reunião ordinária da Abramt. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Prefeitura Municipal inaugura acesso ao Morro do Santo Antônio neste domingo


Com as melhorias recebidas o Morro do Santo Antônio receberá muitos visitantes, tornando-se um dos pontos mais visitados em Caraguá. No platô, onde praticantes de vôo livre saltam, é possível avistar todo o município de Caraguá e também a Ilhabela

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba inaugura no dia 8 de junho, domingo, as obras de drenagem e pavimentação do acesso ao Morro do Santo Antônio. A nova estrada recebe o nome de Dr. Ivan Ferreira Fonseca. O projeto de pavimentação deste ponto turístico facilitará o acesso ao mirante, onde existem rampas para prática de Vôo Livre. O local também é muito procurado por ser um ponto alto da cidade, de onde se avista toda a orla de Caraguá.
A inauguração acontece às 9h, seguida da subida até o topo do morro, onde acontece a missa campal feita pelo bispo diocesano Dom Altieri, em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio.
Haverá transporte para idosos para a subida do morro. A subida ao topo do morro terá o acompanhamento da defesa civil, jipe clube, GAC e escoteiros.
O projeto, que teve início nos primeiros dias de março, foi executado pela Secretaria de Obras, sob a orientação das Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, que acompanharam o projeto desde seu planejamento.
De acordo com o Secretário de Obras, Raul Pesci Jr, a drenagem e pavimentação contou com dois trechos, o primeiro, com 5.390m², em 980 m e o segundo trecho com 5.280m² numa extensão de 980m. "Nos trechos inclinados, foi utilizado concreto simples e no trecho plano, já na parte do início do acesso, foram utilizados bloquetes. A área do platô recebeu pavimentação e outras benfeitorias, num total de 760m². As empresas responsáveis pela obra, que custou cerca de R$1.300 mil, foram Oliveira e Filho e Palácio Construções" conta Pesci.
Segundo o secretário, o acesso também recebeu muros de contenção, captação e descidas de água e tubulação para evitar a erosão do solo. Também foram recuperados antigos pontos de erosão para evitar novas reincidências.
IVAN FERREIRA FONSECA, que dá o nome à estrada de acesso ao Morro do Santo Antônio nasceu na cidade de Três Corações, no Estado de Minas Gerais. Viveu em São Paulo. Em 1950, veio para Caraguatatuba onde realizou a urbanização do Bairro Sumaré, como gerente da Sociedade Imobiliária Vera Cruz. Havia se formado em Contabilidade na Escola Comércio de São Paulo, do Senador Juvenal Lino de Matos, Também se formou pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, que freqüentou durante os anos de 1977 a 1980, na cidade de São José dos Campos-SP.
Casou-se em 1951 com Jandyra Batista, moça da sociedade caraguatatubense, filha de Diogo Batista, conhecido comerciante que hoje dá seu nome a via pública no bairro do Indaiá. Dessa união nasceram quatro filhos: Estela Maria Batista Fonseca; Sônia Maria Batista Fonseca Santiago, casada com o Prof. Nilson Santiago; Marco Antonio Batista Fonseca, casado com Regina T. Komatsubara; Ana Maria Batista Fonseca, de onde geraram os netos Luane Fonseca Rodrigues, Thaís Fonseca Santiago, Naiara Fonseca Santiago, Lucas Fonseca Santiago, Gabriel Gustavo Fonseca de Souza Freitas e Karine Fonseca de Freitas.
Tendo adotado Caraguatatuba como sua cidade e tendo sido reconhecido e também adotado por nossa cidade como caiçara que muito fez pela comunidade, relacionam-se abaixo as principais ocupações e relevantes serviços prestados, justificando tão honrosa homenagem que ora é atribuída:
Vereador de 1952 a 1959 à Câmara Municipal de Caraguatatuba, tendo ocupado o cargo de 1º Secretário da Casa inclusive no ano do 1º Centenário; Presidente do Esporte Clube XV de Novembro, nos anos de 1956 e 1957; Presidente do Rotary Club de Caraguatatuba nos anos de 1985 e 1986; Gerente por doze anos da Sociedade Imobiliária Vera Cruz, proprietária do Bairro do Sumaré em nossa cidade; Idealizador de um mega-show, no longínquo ano de 1952, realizado na antiga sede social do Esporte Clube XV de Novembro, hoje Galeria Santa Cruz, com vários artistas das Rádios Tupi e Difusora, de São Paulo; Secretário da Prefeitura de Caraguatatuba, inclusive durante o ano da catástrofe (1967); organizou uma super quermesse, no ano de 1953, com o intuito de angariar fundos para a construção do pavilhão da maternidade da Santa Casa local.
Construiu com a colaboração dos senhores Parleta e Lonildo Peixoto, também funcionários da Vera Cruz, uma estrada até o alto do então Morro do Evangelho Velho, com a finalidade de colocar a imagem de Santo Antônio, padroeiro da cidade, levada por grande quantidade de fiéis em procissão. Após esse episódio, o Morro passou a ser denominado Morro de Santo Antonio, hoje conhecido pelos campeonatos de Asa Delta que divulgam o nome da cidade até internacionalmente; funcionário da Prefeitura de Caraguatatuba a partir de 1963, exercendo os cargos de Secretário, Chefe de Administração e vários outros, inclusive Assessor Jurídico na Administração de Silvio Luiz dos Santos (elaborou concorrência pública que indicou a primeira empresa de ônibus urbano do município, tendo ido a São José dos Campos com o intuito de conseguir subsídios para a abertura da respectiva licitação), em cujo cargo se aposentou na Administração de Jair Nunes; contribuiu para a construção da igreja no Bairro Massaguaçu doando toda a cobertura da obra; foi representante da Câmara Municipal na organização da prova natatória Caragua-IlhaBela, travessia internacional que foi sucesso durante muito anos; foi presidente de mesa eleitoral durante várias eleições; foi representante do "Jornal Folha da Baixada", de São Vicente, que circulava no Litoral Norte, Litoral Sul e Baixada Santista, divulgando o nome de nossa cidade com várias matérias. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Secretário aponta erro em embargo de obras no morro Santo Antônio; Ibama e promotora discordam

Caraguatatuba - Durante a visita na ação “Pente Fino Ambiental”, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, em Caraguatatuba, o secretário estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, afirmou que a obra do Morro Santo Antônio, embargada pelo Ibama, está legalizada pelo Estado e que o embargo é um erro.
Segundo Graziano, esta obra está correta do ponto de vista ambiental. “O embargo feito pelo Ibama não tem nenhuma razão técnica. Acho que é um equívoco. Nós já conversamos com o Ibama sobre isso e parece que o Ibama se apressou nesta decisão antes de nos consultar e constatar que a obra está toda regular, principalmente por se tratar de uma obra de utilidade pública e interessante por resgatar a história do município, sem causar problema ambiental nenhum”, afirmou.
Para o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano Filho, em momento algum, na notificação feita pelo Ibama, foi citada as desconformidades com o projeto. “O município entende também que a obra está licenciada e o trabalho está se desenvolvendo corretamente. Entramos com recurso na Justiça e estamos aguardando o resultado”, disse Mansano.
De acordo com o representante do Ibama em Caraguatatuba, Leonardo Ribeiro Teixeira, o instituto mantém seu posicionamento, que inclusive é de acordo com o Ministério Público, alegando que até o momento não recebeu nada conclusivo do DEPRN.
Já a promotora de Meio Ambiente, Elaine Taborda, diz ser lamentável essa declaração de Graziano. “Com certeza o Ibama está corretíssimo em sua atitude, pois é proibida a colocação de qualquer imagem no topo do morro, e inclusive já mandei um ofício ao DEPRN para que me envie o relatório sobre o licenciamento desta obra, num prazo de 15 dias, para que, assim, o Ministério Público possa tomar qualquer atitude a respeito”, enfatizou a promotora. A reportagem tentou contato com o DEPRN, mas foi informada de que o departamento está em greve por tempo indeterminado. (Fonte: Imprensa Livre)

1º Debate Cultural "Rumos da Arte Litorânea" acontece em Caraguá neste sábado 7
Esse será o 1º Debate Cultural realizado em Caraguatatuba com o objetivo de discutir a arte no litoral. A programação é variada e inclui apresentações de poesia, teatro, palestras e debates. A entrada é franca!

Caraguatatuba - Acontece em Caraguá neste sábado, dia 7 de junho, o 1º Debate Cultural "Rumos da Arte Litorânea". O evento será realizado na videoteca Lúcio Braun e na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no centro da cidade, das 13h30 às 18h, com apresentações de poesias, esquetes teatrais, além de palestras e debates.
Organizado por Rafael Marotti Ricardo e Danilo Barbosa, o 1º Debate Cultural "Rumos da Arte" tem como principal objetivo obter da forma mais democrática e eficaz a visão fiel e ampla do pensamento popular. Segundo Danilo, "é uma oportunidade de as pessoas se encontrarem e discutirem as várias formas e rumos da arte na região", disse.
Dentro da programação acontecerá a abertura do evento às 13h30, poesia, teatro e cinema, e em seguida, haverá palestra com o professor Emanuel Araújo, Mestre em Arte formado pela USP, com os temas: O papel da arte/artista na sociedade; A arte e o artista no Litoral Norte.
Após a palestra acontecerá um debate e, em seguida, uma intervenção artística com a Cia. De Nós 2, de Caraguá, com a direção de Cláudio Fernandes.
A próxima palestra do 1º Debate Cultural será com o professor José Paulo de Paula da Silva, Biólogo formado pela USP, Artista Plástico, Navegador e Escritor. Os temas da palestra serão Arte e Poder Público/Privado (no Litoral) e A Arte e o Mercado.
Após a palavra do professor José Paulo, será aberto o debate, que terá a participação especial de Benjamin González (artista plástico e professor de pintura).
O encerramento será feito após a conclusão do debate, em um coquetel ao ar livre, com teatro, música e poesia, voz e violões de José Maria, Priscila Peixoto e Lílian Amaral.
Para fechar o 1º Debate Cultural "Rumos da Arte Litorânea" com chave de ouro, será apresentada uma esquete teatral do grupo Quarteto de D, de São Sebastião, com a direção de Didi Moreira. A entrada é franca. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Atletismo de Caraguá competiu no último fim de semana

Caraguatatuba - A equipe de Atletismo da SECER (Filhos do Vento) participou no último sábado, 31, da 11ª Prova Pedestre Soldado Paulino, em Ubatuba, com um percurso de 2km (mirim e infantil) e 8km para os juvenis em diante.
No mesmo dia, outros alunos da equipe comandada pelo professor Adão Dias Durval e pelo voluntário Carlos Eduardo competiram no Revezamento Bertioga - Maresias.
Antonio Carlos de Jesus, atleta que conta com o apoio do Unimodulo, Hukateam e Esquina das Modas Sports e Rildo Ribeiro, participaram do Circuito Revista Viva Bem Prova Pedestre, com percurso de 10km, 5km e 5km para cadeirante.
Os atletas fizeram uma ótima corrida. Antonio Carlos ficou com a terceira colocação no geral dos 10km e Rildo foi o quarto colocado no geral, na disputa dos 5km. Os caraguatatubenses competiram com mais de 600 corredores de todo o Vale do Paraíba.
O professor Adão Dias Durval agradeceu o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Loja Loula, Madeireira Rezende, Restaurante Terral de Maresias, atletas de São Sebastião, o voluntário Carlos e todos os alunos da equipe.
Adão lembrou também que no próximo domingo, dia 8, a equipe Filhos do Vento irá para São José dos Campos disputar a terceira etapa da Liga Coneleste, já se preparando para os Jogos Regionais.

Classificação dos atletas de Caraguá na 11ª Prova Pedestre Soldado Paulino
Jaqueline Felix 1º lugar
Larissa 2º lugar
Maiquelane 3º lugar
Jean 1º lugar
Fernando 3º lugar
Igor 4º lugar
Eduardo 6º lugar
Luiz Jonathan 1º lugar
Alan Leite 2º lugar
David 6º lugar
João Carlos 7º lugar
Antonio Carlos 1º lugar
Rosivani Alves 1º lugar
Rildo Ribeiro 2º lugar

Revezamento Bertioga - Maresias 75km
Damiana (Fundação Mar), Natasha e Lino 1º lugar
Daniel e Evandro 1º lugar PMC

Karatê de Caraguá tem competição neste fim de semana

Caraguatatuba - Será realizado no dia 8 de junho (domingo) o XII Torneio da Amizade de Karatê - Do, em Arujá. A equipe de Caraguatatuba, que treina no Centro de Artes Marciais Silvio Marques Rodrigues - Potoca participará com 14 atletas.
Os lutadores de Karatê de Caraguá competirão em duas categorias, Kata e Shiai. A sensei, bicampeã brasileira, Maria do Carmo Oliveira (2º DAM), está otimista com os resultados que os karatecas caraguatatubenses já têm conseguido para a cidade.
"Apesar do trabalho recente, temos alunos muito dedicados e disciplinados", disse a sensei, lembrando que a competição em Arujá servirá também como preparação para a final do Paulista.
Maria do Carmo também agradeceu a todos os secretários da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. A SECER - Secretaria de Esportes e Recreação apóia o trabalho da sensei e de seus atletas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá conquista sete medalhas em competição de Judô

Caraguatatuba - No último domingo, a equipe de Judô do professor Arthur Zumbano disputou com sucesso a 1ª Copa Jambeirense da modalidade, em Jambeiro, válido pelo circuito paulista da LIJESP (Liga de Judô do Estado de São Paulo).
A competição contou com atletas de diversas cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Os atletas caraguatatubenses, que contam com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, conquistaram três medalhas de ouro e quatro de bronze, totalizando sete, sendo que o professor Arthur viajou com dez judocas.
Os atletas de Caraguá campeões da 1ª Copa Jambeirense de Judô foram Anderson Quintino dos Santos, Bruno Henrique B. da Silva e Pámela Stefani F. dos Santos. PMC

Inscrições para o Vestibular do CEFET são prorrogadas até esta sexta-feira
As inscrições foram abertas no dia 26 de maio e terminariam nesta quarta-feira, mas o CEFET prorrogou o prazo, possibilitando aos vestibulandos realizar inscrições até esta sexta-feira, dia 6 de junho

Caraguatatuba - O CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo prorrogou até esta sexta-feira, dia 6 de junho, as inscrições para o vestibular dos cursos técnicos da Unidade Caraguatatuba.
A prova será no dia 22 de junho (domingo), e o candidato interessado em participar do processo seletivo deverá se inscrever pela internet, através do site www.primafaceconcursos.com.br.
Estão sendo oferecidas 200 vagas para cursos de Técnico em Construção Civil com habilitação em Planejamento e Projetos (40 vagas no período da manhã e 40 de noite), Técnico em Programação e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas no período da tarde), Técnico em Operações Administrativas (40 vagas à tarde) e Técnico em Operações Comerciais (40 vagas no período noturno). As aulas terão início no segundo semestre de 2008.
Podem concorrer às vagas ao CEFET jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Médico ou a 1ª série do Ensino Médio (mais conhecido como 1º colegial).
Para mais informações sobre o vestibular CEFET basta comparecer à unidade em Caraguatatuba (antigo prédio do Ceprolin), que fica na avenida Rio Grande do Norte nº 450, no bairro Indaiá, ou ligar para o telefone 0800-7724465. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Competição de Futsal abrirá atividades em quadra de nova escola de Caraguá
Decisão dos Jogos Interclasses no Morro do Algodão acontecerá neste final de semana

Caraguatatuba - Inaugurada no aniversário de Caraguatatuba, a CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil) Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, terá pela primeira vez a bola rolando em sua quadra coberta, neste sábado, a partir das 8h, com o início da Copa AMMA de Futsal.
Manoel Cursino dos Reis (Manoel do Morro), diretor de esportes da Associação de Moradores do Morro do Algodão (AMMA) e organizador do evento, espera contar com grande público no primeiro dia de jogos e promete fazer uma abertura que agradará a todos os presentes.
Dividido em dois grupos, dez equipes na categoria sub-13 buscarão a vaga na final, marcada para meados de julho. Na chave A estão: Olaria, Brasília, Gelaf, Grêmio do Barranco e Corinthians. Na B ficaram: União das Palmeiras A, União das Palmeiras B, Projeto Integração A, Projeto Integração B e Barranco Alto.
No sábado, União das Palmeiras A e Projeto Integração A farão a primeira partida da competição, que terá o pontapé inicial dado pela presidente da AMMA, sra. Valdirene.
O segundo jogo será entre Olaria e Grêmio Barranco. Já no domingo, pelo grupo A, Brasília e Gelaf entrarão em quadra às 9h. Às 9h30, União das Palmeiras B e Projeto Integração B farão o confronto válido pela chave B.
Também no domingo e com organização de seu Manoel do Morro, acontecerá a partir das 14h30 a decisão dos Jogos Interclasses da E.E. Profª Maria Ester das Neves Dutra Damásio.
A equipe campeã receberá um troféu e os jogadores serão premiados com medalhas de ouro. O vice-campeão receberá também uma taça e medalhas de prata. Já o terceiro e quarto colocados ganharão medalhas de bronze.
O artilheiro maior da competição levará um troféu para casa. Após a decisão, será sorteada entre os atletas e todos os presentes na final dos jogos uma bicicleta, doada pelo prefeito José Pereira de Aguilar.
Ambas as competições contam com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Deputado Mozart Russomanno visita CDP de Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Deputado Mozart Russomanno esteve na tarde da última segunda-feira visitando as instalações do CDP - Centro de Detenção Provisória que está sendo construído em Caraguatatuba. O objetivo da visita foi conhecer de perto a obra que deverá ser inaugurada ainda este mês e verificar a segurança oferecida.
O engenheiro Romilson Godoy, responsável pela construção, acompanhou o parlamentar apresentando todas as dependências do novo CDP e explicando em detalhes os sistemas de segurança.
Ao todo são oito áreas denominadas de "Raio" (antigo pavilhão), independentes, compostos por oito celas que acomodam doze presos em um total de cem detentos cada. Em cada Raio existe uma grande área para banho de sol e esportes, área coberta para visitantes e tanques para a lavagem de roupas.
O acesso a cada raio é feito por uma ante-sala com portas especiais denominadas "guilhotina" o que permite a entrada e saída de detentos com toda a segurança e sem que os agentes penitenciários tenham que entrar no raio.
As estruturas das paredes e pisos são feitas em concreto pré-moldado com a inclusão de grades de aço em seu interior o que dificulta sobremaneira fugas. Romilsom explicou ao Deputado que a localização deste CDP é excelente já que o lençol freático da região é extremamente alto o que inviabiliza a construção de túneis que seriam rapidamente alagados.
A distribuição e a construção dos raios é feita de tal forma, que impossibilita que os detentos de um raio possam ouvir qualquer ruído de outro raio o que evita motins. Entre os raios existe uma área denominada de "serviço", a qual permite que toda a manutenção elétrica e hidráulica de cada cela possa ser feita sem que se tenha a necessidade de entrar em seu interior. Romilson explicou que este sistema ainda impede que os detentos utilizem as instalações sanitárias para esconder objetos.
Através de passarelas suspensas, protegidas por grades e vidros escurecidos os agentes penitenciários têm uma visão total de cada raio.
Existem ainda no centro do CDP duas grandes oficinas destinadas ao trabalho de detentos. Na entrada principal foram construídas celas especiais, consultórios médico e odontológico, salas de aula, uma cozinha industrial com câmara fria e uma padaria. As refeições do CDP serão produzidas pelos próprios detentos. "Os de melhor comportamento" explicou Romilson.
A visita de advogados será feita em sala especial denominada "parlatório" onde o detento não tem mais contato físico com seu advogado. O local é protegido por grades e telas individuais que permitem apenas a passagem de documentos para o detento assinar, sendo impossível receber qualquer objeto.
A entrada de visitas e advogados é protegida por dois equipamentos eletrônicos do tipo detector de metais.
Todo o complexo é cercado por muralhas de concreto de oito metros de altura e fortalecidas com quatro guaritas com vidros escurecidos a prova de balas e que permitem uma visão total da área do CDP. Nas torres destas guaritas existem ainda dispositivos especiais para que os agentes penitenciários possam defender o complexo de ataques externos.
Ao lado do CDP, duas residências foram edificadas para abrigar os diretores que devem morar no local.
Ainda segundo o Romilson, esta construção é modelo para o Estado de São Paulo. "A cada nova construção vamos aperfeiçoando o projeto e este é o mais moderno do estado", garantiu o engenheiro.
Para Mozart Russomanno este é um mal necessário. "Infelizmente o CDP teria que ser construído em algum lugar e realmente o local apresenta-se como o mais adequado no Litoral Norte. Fica afastado da cidade e reúne condições que são as melhores da região. Inclusive, em se tratando de segurança pude constar que oferece o que existe de mais moderno. Vou conversar agora com o Secretário Mauro Arce para ver se conseguimos asfaltar a estrada de acesso que se encontra em péssimas condições", disse.

AG Pereira homenageia Pastor com Título de Cidadão
Waldir de Carvalho é Pastor da Igreja Metodista Wesleyana

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira - 6 de junho, a partir das 19h30, em seu plenário, Sessão Solene para a entrega de Título de Cidadão Caraguatatubense ao Pastor Waldir de Carvalho, da Igreja Metodista Wesleyana. A autoria da honraria é do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (DEM).
Esta será a 5ª Sessão Solene do ano, incluindo a tradicional sessão para os títulos de Gratidão Caiçara, realizada em abril. Estão previstas até o final de junho, mais 3 Sessões Solenes com a entrega de 5 Títulos de Cidadão Caraguatatubense.
O Pastor Waldir de Carvalho nasceu na cidade de Campanha, em Minas Gerais, tem 46 anos, é casado e tem 3 filhas. Formado como Bacharel em Teologia pelo Seminário Metodista de São Paulo, o homenageado foi consagrado Pastor em 91 pela Igreja Metodista Wesleyana.
Em Caraguatatuba desde 2001 aumentou o número de fiéis da Ordem e construiu 2 Templos, sendo mais um em construção, respectivamente nos bairros do Indaiá, Barranco Alto e Morro do Algodão.
Tem desenvolvido um grande trabalho social na recuperação de dependentes químicos, no atendimento a famílias carentes com cestas básicas e remédios, visando a estruturação familiar e a integração na sociedade.
É membro atuante do Conselho de Pastores de Caraguatatuba desde 2001, sendo indicado para Presidente em 2007, representando e defendendo as igrejas cristãs, como o compromisso voltado para a comunidade.
Para o Vereador AG Pereira, autor da homenagem, homens como o Pastor Waldir de Carvalho tem um caminho a seguir, tem brilho próprio. "Na verdade esta é uma homenagem muito simplória para um religioso, para um homem como o Pastor Waldir. O que eu quero como este Título é passar um recibo da gratidão de todo o povo de Caraguatatuba pelo trabalho desenvolvido por ele", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Procon realiza apresentação do Observatório Social das Relações de Consumo nesta sexta-feira 6

Caraguatatuba - Visando envolver e conscientizar a população sobre seus direitos como consumidor, o Procon/Unidade Caraguá promove no dia 6 de junho, às 19h, no Auditório do Unimódulo, a apresentação do Observatório Social das Relações de Consumo, com Dr. José Ricardo de Bastos, coordenador do projeto da Fundação Procon-SP. A entrada é franca e aberta a universitários e toda a comunidade.
Numa parceria entre a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Administração, Procon Unidade Caraguá, Fundação Procon/SP, Unimódulo e SABs - Sociedades Amigos de Bairros, o projeto será apresentado nesta sexta-feira, dia 6, aos universitários e comunidade em geral, possibilitando a todos o acesso aos direitos do consumidor e o exercício da cidadania.
Projeto pioneiro para o desenvolvimento da cidadania por meio de sistema de monitoramento, acompanhamento e execução de políticas públicas das relações de consumo, o programa atua diretamente em comunidades carentes de forma integrada. "Além de possibilitar a promoção e defesa do consumidor, também objetiva envolver e conscientizar a população sobre direitos do consumidor tendo como foco principal o exercício da cidadania" comenta Dra. Luci Machado Pinto, Procuradora de Defesa do Consumidor.
Segundo a procuradora, o Prof. Dr. Daniel Carreira Filho, Reitor do Unimódulo, recebeu com muito interesse o projeto e convocou os alunos da universidade para a apresentação do mesmo. Os universitários interessados em participar do Observatório Social serão capacitados para implantarem nos bairros o projeto, identificando lideranças nas comunidades, que posteriormente também serão capacitadas para orientar a população sobre os seus direitos.
"Com esse encontro do consumidor com o Procon/Unidade Caraguá e Procon/SP, ocorre uma integração entre capital e interior, resultando numa mesma linha de trabalho" finaliza Dra. Luci Machado Pinto.
A apresentação do projeto acontece no dia 6 de junho, às 19h, no auditório do Unimódulo, que fica na Av. Frei Pacífico Wagner, no centro de Caraguá. A entrada é franca. Participe desse exercício de cidadania! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Competição de Futsal abrirá atividades em quadra de nova escola de Caraguá
Decisão dos Jogos Interclasses no Morro do Algodão acontecerá neste final de semana

Caraguatatuba - Inaugurada no aniversário de Caraguatatuba, a CIEFI (Centro Integrado de Ensino Fundamental e Infantil) Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, terá pela primeira vez a bola rolando em sua quadra coberta, neste sábado, a partir das 8h, com o início da Copa AMMA de Futsal.
Manoel Cursino dos Reis (Manoel do Morro), diretor de esportes da Associação de Moradores do Morro do Algodão (AMMA) e organizador do evento, espera contar com grande público no primeiro dia de jogos e promete fazer uma abertura que agradará a todos os presentes.
Dividido em dois grupos, dez equipes na categoria sub-13 buscarão a vaga na final, marcada para meados de julho. Na chave A estão: Olaria, Brasília, Gelaf, Grêmio do Barranco e Corinthians. Na B ficaram: União das Palmeiras A, União das Palmeiras B, Projeto Integração A, Projeto Integração B e Barranco Alto.
No sábado, União das Palmeiras A e Projeto Integração A farão a primeira partida da competição, que terá o pontapé inicial dado pela presidente da AMMA, sra. Valdirene.
O segundo jogo será entre Olaria e Grêmio Barranco. Já no domingo, pelo grupo A, Brasília e Gelaf entrarão em quadra às 9h. Às 9h30, União das Palmeiras B e Projeto Integração B farão o confronto válido pela chave B.
Também no domingo e com organização de seu Manoel do Morro, acontecerá a partir das 14h30 a decisão dos Jogos Interclasses da E.E. Profª Maria Ester das Neves Dutra Damásio.
A equipe campeã receberá um troféu e os jogadores serão premiados com medalhas de ouro. O vice-campeão receberá também uma taça e medalhas de prata. Já o terceiro e quarto colocados ganharão medalhas de bronze.
O artilheiro maior da competição levará um troféu para casa. Após a decisão, será sorteada entre os atletas e todos os presentes na final dos jogos uma bicicleta, doada pelo prefeito José Pereira de Aguilar.
Ambas as competições contam com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Divisão de Habitação de Ilhabela realiza reunião com representantes dos núcleos que serão beneficiados pelo “Teto Legal”

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da divisão de Habitação, realizou na última terça-feira, 3, reunião com aos agentes de saúde e representantes dos núcleos que serão beneficiados pelo programa “Teto Legal”. Na oportunidade foi apresentado o Programa de Regularização Urbanística Sustentável, para os mesmos.
Na ocasião, os representantes se comprometeram a agendar reuniões específicas com os moradores dos respectivos bairros, a fim de que a equipe do “Teto Legal”esclareça eventuais dúvidas acerca do programa.
O objetivo destas reuniões é mostrar à população a abrangência e o conteúdo do Programa “Teto Legal”, bem como conhecer as reais necessidades de cada núcleo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela realiza audiência pública sobre APA e ARIE

Ilhabela - Durante a audiência pública realizada pela secretaria de Meio Ambiente do Estado ontem (04/06) durante a operação “Pente Fino” em Ilhabela, o Presidente do Legislativo Ilhabelense, Professor Joadir Capucho (PTB), entregou em mãos ao Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo Francisco Graziano Neto, Xico Graziano, um ofício convidando-o para a Audiência Pública, a ser realizada na Câmara de Ilhabela, que discutirá a proposta de criação da APA – Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte e da ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico do Litoral Norte que integrarão o Mosaico das Ilhas e Áreas Marinhas Protegidas do Litoral Paulista.
O vereador explica que a comunidade encontra-se apreensiva com a criação da APA e da ARIE que, segundo ele, pode aniquilar direitos igualmente importantes como o direito de propriedade, e que a dificuldade de compreensão do Decreto contribui ainda mais para sua rejeição.
“Sabemos que harmonizar interesses e pretensões intensamente colidentes não é tarefa fácil, porém, plenamente possível e visando o esclarecimento, bem como a apresentação de sugestões que aperfeiçoem o Decreto que cria a APA e a ARIE, optamos por realizar esta Audiência Pública”, explica Joadir Capucho.
A Audiência Pública será realizada amanhã (06/06), às 19 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela, localizada à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, nº 39 – Vila. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores aprovam projetos do prefeito em extraordinária

Ilhabela - Em sessão extraordinária na tarde de ontem, os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos de lei da prefeitura. O primeiro trata de incentivo fiscal aos contribuintes. Conforme a justificativa apresentada, a proposta pretende criar condições aos contribuintes para quitarem os seus débitos, aumentar a receita do município e reduzir o montante da dívida ativa, que hoje se aproxima da casa dos R$ 30 milhões.
Conforme a propositura, fica dispensado o recolhimento dos juros e das multas, na liquidação de débitos fiscais decorrentes de fatos geradores relacionados com o IPTU, ISSQN, ITBI, e Taxas, ocorridos até 31 de dezembro de 2007, desde que o valor do débito, atualizado nos termos da legislação vigente, seja integralmente recolhido, em parcela única.
Com redução de 90% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até três vezes; redução de 80% para parcelamento em até seis vezes; redução de 70% para parcelamento em até 12 vezes; redução de 50% para parcelamento em até 24 vezes.
O projeto recebeu duas emendas, de autoria da vereadora Nanci Zanato, que retira o artigo 4º do projeto segundo o qual os contribuintes que tiverem efetuado seus parcelamentos, sobre o mesmo crédito, mais de duas vezes não poderiam ter o benefício desta Lei para novo acordo (parcelamento), salvo se o mesmo optar pelo pagamento à vista. O artigo também previa que o atraso no pagamento de três parcelas consecutivas ocasionaria a perda dos benefícios da Lei e o cancelamento automático do respectivo acordo, voltando assim ao seu valor original.
Outra emenda da Vereadora Nanci, acrescentou dois parágrafos ao artigo 3º do projeto que passa a ter a seguinte redação: “O parcelamento será concedido através de requerimento que o contribuinte ou seu representante legal deverá protocolar no setor de protocolo, onde será levado ao setor de Receita para que possa ser lavrado o termo de Compromisso e Confissão da Dívida, na forma da legislação em vigor”.
Também aprovado por todos, a alteração na redação da Lei nº 340/2005, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP. O projeto visa atender as exigências do Fundo de Solidariedade, para a Celebração de Convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de corrigir o nome de Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo para Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo – FUSSESP.
Suplente - Ainda no início da sessão extraordinária, o suplente de vereador e ex-secretário de Turismo, Ricardo Fazzini Dias, assumiu a vaga deixada pelo vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos. Carlinhos pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares até o próximo dia 5 de agosto. (Fonte: Imprensa Livre)

Loteamento de condomínio na região Sul é embargado pelo Governo Estadual

Ilhabela - O secretário de Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, embargou na manhã de ontem a construção de um condomínio irregular na região Sul do município, localizada entre a praia do Curral e a praia da Feiticeira. A obra foi identificada depois de um sobrevôo do secretário com a diretora do parque Estadual de Ilhabela, Carolina Bio Poletto.
De acordo com a diretora, a obra tinha licenciamento correto de todos os órgãos competentes, porém não seguia o estipulado no documento. Esse sobrevôo faz parte de uma estratégia inédita da secretaria Estadual. Batizada de “Pente Fino Ambiental”. A ação também envolveu uma reunião no Esporte Clube Ilhabela, onde aconteceram discussões sobre pesca predatória, APA’s (Área de Proteção Ambienta), Parque Estadual, Educação Ambiental, licenciamentos que envolvem órgãos como Sabesp e Cetesb, Saneamento básico, e questões náuticas.
Antes do secretário explicar o método que trabalharia, os questionamentos já começaram a surgir. Perguntado por um munícipe sobre a balneabilidade das praias e a falta de fiscalização nas áreas de Parque Estadual que resulta na caça predatória, Xico Graziano ficou surpreso e garantiu que esse cenário vai mudar. “Porque só agora o secretário do Estado vem saber de uma coisa dessa a público? Isso quer dizer que houve falha de comunicação”, argumentou.
Segundo o secretário, já estão sendo contratados vigilantes patrimoniais para resolver esse problema, mas ponderou que antes de punir as pessoas, elas merecem o direito de informação sobre onde começa e onde termina a área de Parque.
A equipe de profissionais da secretaria do Meio Ambiente do Estado se dividiu entre os grupos e ouviram sugestões da população sobre o trabalho que hoje é realizado. De acordo com o secretário, esses grupos vão formar agendas para trabalhar os problemas de cada área.
Os assuntos que geraram maior polêmica foram saneamento básico e APA’s. As pessoas questionaram a relação da Sabesp com o município. Hoje, Ilhabela possui apenas 6% de saneamento. De acordo com o prefeito Manoel Marcos, no próximo dia 30 deste mês a prefeitura vai assinar a ordem de serviço das obras de tratamento de esgoto da Sabesp que pretende elevar o saneamento para 70%. A expectativa é que a primeira fase esteja pronta em 18 meses.
O problema do saneamento básico e apontado por muitas pessoas como a principal causa da poluição das praias, que, conseqüentemente, espanta o turista de qualidade da região. Sobre isso Xico Graziano explicou que vai montar um projeto que determine quais os fatores que fazem a bandeira vermelha da Cetesb levantar. “Isso vai ser feito de praia em praia. Em muitos lugares do Litoral Norte a Sabesp não vai chegar e nós estamos vendo isso, mas não vamos esperar ela chegar, temos recurso para melhorar. Se a prefeitura quer fazer então a gente libera dinheiro”, enfatizou.
Já sobre as APA’s o que mais se especulou foi se com essa área o município ficaria congelado. Xico Graziano informou que não e enfatizou que Área de Proteção Ambiental não é a mesma coisa que Área de Preservação Ambiental. “Nas áreas de preservação ninguém pode fazer nada, já nas de proteção é mais flexível”, explicou. De acordo com ele a intenção era fazer um mosaico de preservação com a junção do parque Estadual com as APA’s.
Essa idéia veio da preocupação com as conseqüências que obras como o Campo de Mexilhão e a duplicação da Tamoios irão trazer para a região. “Não vamos deixar acontecer com o Litoral Norte o que aconteceu com a Baixada Santista”, argumentou. (Fonte: Imprensa Livre)

Inauguração da Exposição do Museu de História Natural de Ilhabela

Ilhabela - Acontece hoje a inauguração do novo espaço de divulgação científica e educação ambiental, o Museu de História Natural de Ilhabela. O acervo está instalado na sala cedida pelo Parque Estadual de Ilhabela, em sua sede e Centro de Interpretação Ambiental, na Vila.
A inauguração acontece hoje, às 15h, com a abertura formal da exposição e projeção de vídeos. Amanhã, às 15h, acontece uma oficina de educação ambiental para um grupo de 30 estudantes previamente agendados, palestra, projeções de vídeos e microscopia, mostrando micróbios vivos projetados no telão. Durante a semana a exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 9h às 17h.
Desde o início das suas atividades na ilha em 1976, a Amai divulgou a vida marinha local na sua exposição de aquários educativos, agora desativada, onde simulava os vários ambientes costeiros do arquipélago. Devido à drástica redução da biodiversidade marinha na região, e ainda, com as atuais restrições legais para a coleta de animais marinhos vivos para aquários, a entidade optou por concentrar os esforços na exposição do acervo de animais preparados para estudos científicos, fomentando o Museu de História Natural de Ilhabela.
As coleções didáticas de animais taxidermizados (empalhados), conservados em álcool, crânios, conchas, esqueletos, peças secas, peças diafanizadas, fotos, filmes e vídeos, que compõe o acervo, ilustram a enorme biodiversidade marinha e terrestre do arquipélago. Algumas espécies outrora abundantes e hoje muito raras na região podem ser vistas nessa exposição.
O acervo zoológico, iniciado em 1965 por Cicero M. Spiritus, é composto principalmente por pequenos animais coletados mortos na natureza e doados por visitantes do aquário, além dos diversos animais que viveram no Aquário de Ilhabela ao longo desses 32 anos.
A Amai sempre promoveu e apoiou programas de Divulgação Científica e Educação Ambiental, voltados aos estudantes do município e visitantes. Em 1984 a entidade foi declarada de Utilidade Pública Municipal. Cadastrada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, contando com o respaldo da Sala Verde, do Parque Estadual de Ilhabela e de outros parceiros, agora como museu, a Amai continuará a promover suas ações visando seu objetivo inicial: estimular a preservação dos ambientes naturais do arquipélago, que abriga a maior reserva insular de Mata Atlântica do planeta. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Festa de São Pedro inicia nesta sexta em Boiçucanga
Prefeitura divulga programação de shows para Costa Sul e região central

São Sebastião - Começa nesta sexta-feira (6/6), na Praça da Mentira, localizada em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, a tradicional Festa de São Pedro Pescador. O evento é fruto de uma parceria entre a comunidade e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que divulgou nesta semana a programação de shows com artistas locais que vão animar o local.
As apresentações das bandas iniciam juntamente com a quermesse, a partir das 20h. Segundo a Sectur, sobem ao palco as bandas Novo Astral (6, 21 e 27/6), Manos do Forró (7, 20 e 28/6), Sem Limites (8/6), Pegada Segura (13 e 22/6), Chapa Quente (14/6) e Nós Caipiras (15/6).
O auge do evento é o dia 29, às 10h, quando ocorre a missa e procissão marítima até a praia da Baleia, saindo da Barra do rio Boiçucanga.
A Praça da Mentira fica localizada na Rua Hilarião de Matos. O telefone para mais informações é o (12) 3865-4335.
São Francisco - A Prefeitura, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, também vai realizar shows musicais na Festa de São Pedro Pescador do bairro São Francisco. O evento será realizado nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de junho, sempre a partir das 20h.
Os shows musicais que vão animar o local são: Papo de Samba (20/6), Barriga Verde (21/6), Luciano e Lourival (22/6), Geração do Forró (27/6), Demônios da Garoa (28/6) e Dennis e Roger (29/6).
Além dessas atrações, a Cooperativa de Pesca de São Sebastião (Cooperpesca) e a Prefeitura realizam dentro do evento o Festival do Camarão.
O ponto alto das festividades será a missa seguida da procissão marítima, agendada para o dia 29, dia do santo, a partir das 9h30, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. A procissão deve reunir cerca de 40 barcos que se unem à cidade de Ilhabela, que também comemora o padroeiro dos pescadores.
Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Campeonato Municipal tem rodada decisiva neste domingo

São Sebastião - Os gramados de São Sebastião devem esquentar neste domingo (8/6) com mais uma rodada decisiva do Campeonato Municipal. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), a competição tem quatro jogos válidos pelas categorias Master e Veteranos.
Pela divisão da Costa Norte, o Estádio Otoniel Santos, localizado na região central, recebe às 9h, a decisão da categoria Master com a partida entre Sebastianense e Guarani. Em seguida, a partir das 11h, é vez da final da Veteranos com o jogo entre Sebastianense e Grêmio de Barequeçaba.
Na divisão da Costa Sul, a bola vai rolar no campo de Boiçucanga para as semifinais da Master, com os confrontos entre Boiçucanga e Vila Baiana e Cambury e União de Maresias, a partir das 10h.
O Campeonato Municipal já tem definidos dois campeões: o Esperança, na categoria sub-17 e o Barra do Una pela Veteranos, ambos da divisão da Costa Sul da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inaugurações e Lançamentos de Obras do Pacote de Inverno começam nesta sexta-feira
Entrega da Reforma da EM Machado Rosa e lançamento da Pedra fundamental das obras de ampliação do Hospital de Clínicas abrem lista da Prefeitura

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias municipais de Educação e de Obras e Planejamento, abre nesta sexta-feira (6/6) a programação de inaugurações dos meses de junho e julho, com a entrega oficial da reforma da E.M. Professor Dr. José Machado Rosa, na Vila Amélia, e o lançamento da pedra fundamental da obra de ampliação do Hospital de Clínicas. Durante mais de um mês, a comunidade receberá cerca de 30 novas obras, entre elas, pavimentações de ruas, centros esportivos, quadras cobertas, reformas de escola e creches, praças, pista de skate, nova escola e piscina.
Nesta sexta (6/6), às 16h, os moradores da Vila Amélia recebem a E.M. José Machado Rosa, que foi totalmente reformada. Na seqüência, às 17h, a Prefeitura lança a pedra fundamental da ampliação do Hospital de Clínicas. A solenidade será realizada em frente à unidade, que ganhará 65 novos leitos, num investimento de R$ 2,9 milhões. Desde 2007, a unidade foi municipalizada e hoje é administrada pela Organização Social (OS) Pró-Saúde. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Casa da criança promove “Noite do Caldo”

São Sebastião - A Casa da Criança, entidade mantida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realiza no dia 13 de junho, a partir das 19h, na Associação dos funcionários da Dersa, no Centro, a Noite do Caldo.
O evento contará com quatro variedades: caldo verde, feijão, ervilha e mocotó. Os ingressos podem ser adquiridos na sede na entidade, localizada na rua Prefeito Mansueto Pieroti, 990, na Vila Amélia. Com o valor de R$ 3, o ingresso dá direito a um caldo. Mais informações através do telefone (12) 3892-5375. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Programa Brasil Alfabetizado forma três turmas na próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Governo Federal, forma na próxima sexta-feira (13/6), três turmas com cerca de 40 alunos do Programa “Brasil Alfabetizado”, que iniciaram as aulas no Centro Comunitário do Jaraguá, em outubro de 2007.
O programa visa a alfabetização de todos os participantes, além de resgatar valores, auto-estima e incluir o aluno no contexto social como cidadão. Já participaram alunos de projetos sociais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), como o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead) e o "Valorizando a pessoa idosa".
A Seduc também pretende abrir mais uma turma com 18 alunos no bairro de Toque Toque Pequeno. O órgão aguarda apenas a abertura de vagas no sistema do Governo Federal.
Desde 2005, o projeto já formou cerca de 80 alunos, que também foram encaminhados ao programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetivando que todos possam ter a oportunidade de continuar seus estudos e assim garantir o acesso e a permanência na escola. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Judoca de São Sebastião é bicampeã paulista master

São Sebastião - O último sábado (31/5) foi especial para a judoca Rogéria Cozendey. A atleta sebastianense conquistou em Valinhos (SP), o seu segundo título na categoria pesado do Campeonato Paulista Master.
O resultado veio após a vitória sobre a judoca Renata de Cássia, da Associação de Judô Previato, de Jacareí. “Foi uma luta difícil, pois a adversária tinha muita força e técnica”, disse Rogéria, que também obteve o título da categoria em 2004.
O Paulista Master é a segunda conquista da atleta em 2008. No dia 26 de abril, a sebastianense garantiu a medalha dourada no Campeonato Regional da modalidade, realizado no ADC Embraer, em São José dos Campos. “Essas conquistas se devem ao apoio do meu treinador e de toda uma equipe, responsável pela alimentação e preparação física. Eles contribuíram para o meu aperfeiçoamento técnico”, destacou.
Além de Rogéria Cozendey, São Sebastião foi representada pelo atleta e técnico Uátila Ferreira, que conseguiu a quinta posição na categoria sênior meio pesado. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Carro do fumacê é apedrejado na Olaria

São Sebastião - Pouco mais de um mês após o episódio com o veículo da Prefeitura de São Sebastião - usado para realizar o trabalho de fumacê - ser apedrejado na região da Topolândia, o mesmo carro foi alvo de novo ataque com pedras na região da Olaria, na última segunda-feira (2/6). De acordo com informações dos funcionários da Secretaria de Saúde (Sesau), desde o incidente da Topolândia, esta era a primeira vez que realizavam o trabalho nas adjacências sem o apoio da viatura da Polícia Militar.
Não houve danos materiais ao veículo e nenhum funcionário ficou ferido. O carro foi apedrejado por volta das 19h e mais uma vez não foi possível identificar os autores do ato de vandalismo, por conta da fumaça, salvo a voz de algumas pessoas pedindo para que o carro fosse embora.
A Prefeitura ressalta novamente que, dos 51 casos confirmados de Dengue no município, 38 estão concentrados na região da Olaria, Topolândia e Itatinga. Só na Olaria, são 18 casos confirmados. A ação dos agentes como o arrastão, nebulização e o fumacê, como estava sendo desenvolvido, é de extrema importância para evitar a proliferação das larvas, mas diante do exposto, a Prefeitura suspendeu temporariamente os trabalhos no bairro.
A Secretaria de Saúde atenta para o risco de explosão da bomba de nebulização, acoplada no veículo. O equipamento custa cerca de R$ 20 mil e, por conter gasolina e óleo mineral, poderia ter explodido caso fosse atingido. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Seduc promove curso de formação de tutores e professores da Educação Infantil

São Sebastião - Cerca de 10 professores da Educação Infantil de todo o município iniciaram na manhã desta quinta-feira (5/6), um curso de formação para professores de Educação Infantil de todo o município. A capacitação é promovida pela Prefeitura de São Sebastião em parceria com o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com aulas presenciais na Secretaria de Educação (Seduc).
O curso oferecido terá 40 horas totais de atividades, objetivando preparar os professores para auxiliar as crianças a aprenderem sobre os conceitos de matemática. Os educadores vão estudar formas de ensino-aprendizagem, conceito e história dos números, além de jogos.
Outras informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião enfrenta Taubaté na Liga do Coneleste Paulista de Basquete

São Sebastião - A equipe de basquete masculino sub-21 de São Sebastião disputa neste domingo (8/6), no Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, a partir das 12h, a quarta rodada da Liga do Coneleste Paulista. Contra Taubaté, os sebastianenses buscam mais uma vitória em cima dos adversários.
No último fim de semana (31/5 e 1º/6), São Sebastião venceu as duas partidas disputadas contra os taubateanos. Em casa, a equipe composta pelos atletas Diego, Makuko, Doeli, James, Paulinho, Pedro, David, Zero Cal e Branco venceu Taubaté pelo placar de 88 a 51. Na casa do adversário, os sebastianense obtiveram a vitória pelo marcador de 87 a 81.
De acordo com o treinador Marcelo Gonçalves, o Rockynho, a partida deve ser mais difícil, já que os visitantes buscam a revanche. “Nas duas partidas do fim de semana, o nosso time mostrou muita força de vontade e disciplina tática. Esperamos que o grupo se comporte da mesma forma”, explica.
O time de basquete masculino sub-21 conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Esporte Clube Nova Guará realiza festival esportivo neste final de semana

São Sebastião - O Esporte Clube Nova Guará, localizado no bairro do Canto do Mar, realiza neste final de semana (6,7 e 8/6), no Campo da Enseada um Festival Esportivo. O evento é realizado com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
Os jogos serão realizados pela categoria amador e diversas equipes foram convidadas para participar das competições. A abertura do evento acontece nesta sexta-feira, às 20h, com o jogo entre os times Veteranos Nova Guará x Veteranos de Barequeçaba.
Já no sábado a partir das 9h é a vez da partida entre o E.C. Sete de Setembro x E.C. Ceará. Na seqüência o Cachoeira de Maresias enfrenta o Boys do Canto do Mar. Par fechar as competições do dia, a partir das 15h, o Real Master enfrenta o Canto do Mar.
No domingo, dando continuidade ao festival, às 9h, o Unidos do Olaria enfrenta o Nova Guará, em seguida é a vez da disputa entre o Pau Brasil e o Porto Grande. Já às 13h o time do Sindserv enfrenta o União de Maresias. Para finalizar o festival, às 15h acontece a prova de honra, com o jogo entre Maresias e Nova Guará. Logo seguida será realizada a premiação. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Saiba um pouco mais sobre Impostômetro, Simples Paulista e Nota Fiscal Paulista

Ubatuba - Instalado no prédio da Associação Comercial de São Paulo, o telão do “Impostômetro”- Sistema Permanente de Acompanhamento das Receitas Tributárias é um sistema de contagem que considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.
De acordo com o site oficial do Impostômetro brasileiro- www.impostometro.org.br , do dia 01 de janeiro de 2008 até o dia 05 de junho de 2008- data em que foi fechada esta matéria pela Associação Comercial de Ubatuba, o brasileiro já pagou entre tributos federais, estaduais e municipais mais de 425 bilhões de reais. Somente em Ubatuba, neste período, foram pagos quase 65 milhões de reais.
Só para se ter uma idéia, em todo o ano de 2007 foram pagos cerca de 930 bilhões de tributos. A previsão é que em dezembro deste ano ultrapasse a marca de 1 trilhão.
Demonstrando intenção de reduzir a carga tributária, o governo do Estado de São Paulo implantou em 1998 a Lei nº 10.086 conhecida como “Simples Paulista”.
O Simples Paulista é uma lei que busca favorecer as microempresas e empresas de pequeno porte e consiste na isenção ou redução do recolhimento do ICMS- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, sobre as vendas efetuadas por estas empresas enquadradas nesse regime tributário, além de simplificar o cumprimento das obrigações acessórias que determina.
Nota Fiscal Paulista - O Governo do Estado de São Paulo instituiu a lei que criou o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal e implantou o projeto da Nota Fiscal Paulista a partir de 1° de outubro 2007. De acordo com o Governo, 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento comercial será devolvido ao consumidor. O objetivo é além de reduzir, de fato, a carga tributária individual dos cidadãos, é incentivar nos cidadãos o hábito de exigir a nota ou o cupom fiscal.Os consumidores identificados pelo CPF ou CNPJ no momento da compra vão receber créditos e ainda vão se habilitar a concorrer a prêmios.
O programa, que devolve 30% do ICMS pago pelos consumidores do Estado, gerou, de outubro a dezembro do ano passado, R$ 770 mil em créditos a serem distribuídos.
Nesse mesmo período, foram processados mais de 23,4 milhões de documentos fiscais com CPF e CNPJ. O valor médio dos créditos por documento fiscal foi de apenas R$ 1,50.
Acontece que agora também temos a “Substituição Tributária”.
A principal característica da substituição tributária é a retenção do imposto direto na fonte do seu fornecimento, seja pelo industrial, fabricante ou distribuidor que comercializam os produtos previstos na legislação de cada Estado da Federação sujeitos a esse tipo de regime. Ou seja, o ICMS é retido na origem do produto, não dando, assim, direito a restituição, pois o imposto já foi cobrado. (Fonte: ACIU)

Você tem um encontro marcado com a qualidade de vida
Palestra “Cirurgia da Obesidade”

Ubatuba - A Clínica VIVA light é uma clínica médica multidisciplinar, especializada nas doenças do aparelho digestório e no tratamento cirúrgico da obesidade. A equipe é composta por parceiros nas especialidades de Endocrinologia, Cardiologia, Pneumologia, Psiquiatria, Anestesiologista, Psicologia e Nutrição. Coordenada pelo Dr. José Estéfano de Oliveira, CREMESP número 22321, médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Taubaté em 1974, cirurgião geral especializado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia (CBC) onde é membro Titular, bem como é também Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bariatrica (SCBC). Especialista em cirurgia laparoscópica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (SOBRACIL) e membro da Associação Brasileira de Estudos para Obesidade (ABESO).
A missão da Clínica VIVA Light é auxiliar todas as pessoas com queixas digestivas e/ou excesso de peso a se comprometerem com um novo estilo de vida mais saudável e obtendo o tratamento mais adequado para viver com mais qualidade e alegria.
Convidamos os interessados no assunto a assistir à Palestra “Cirurgia da Obesidade”, a ser realizada no dia 06 de junho (6ª feira), às 19h30, no auditório da Associação Comercial de Ubatuba- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
A palestra é proferida pelo Dr. Estéfano e para participar basta levar 1kg de alimento não perecível.
Confirmar a presença na Assessoria de Comunicação da ACIU pelo telefone (12) 3834 1449, no horário comercial, de segunda a sexta-feira. (Fonte: ACIU)

Programa "Viaja Mais Melhor Idade"

Ubatuba - No dia 4 de abril, o Ministério do Turismo lançou o programa "Viaja Mais- Melhor Idade- Hospedagem" em parceria com hotéis e pousadas de todo o Brasil. O objetivo é dar descontos de até 50% na rede hoteleira credenciada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados e pensionistas.
O acordo para garantir preços mais baratos foi assinado pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis- ABIH Nacional, a Associação Brasileira de Resorts- ABR e a Federação Nacional de Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares- FNHRBS. O desconto é válido em períodos de baixa ocupação dos hotéis, o que é definido pelos próprios estabelecimentos. Há opções de pacotes para cidades de todo o Brasil, com condições de pagamento facilitadas através de crédito consignado.
Os meios de hospedagem que estiverem interessados em participar do programa:
- O cadastramento dos meios de hospedagem é gratuito;
- O meio de hospedagem pode estar localizado em qualquer localidade dentro do território nacional;
- O interessado tem de entrar no site do Portal de Hospedagem- www.portaldehospedagem.com.br e se cadastrar. Esse Portal foi criado em 2006, pelo Sebrae Nacional e Ministério do Turismo, sob a gestão do Instituto Marca Brasil para ser um guia on-line de informações sobre os meios de hospedagem do país.
- O cadastro deve conter informações referentes ao meio de hospedagem (nome, endereço, telefone), bem como as características do estabelecimento (número e características dos apartamentos) e a tarifa sobre a qual incidirá o desconto de 50%;
- O empreendimento deve estar com seu cadastro atualizado no Ministério do Turismo- Cadastur – www.cadastur.turismo.gov.br  (Fonte: ACIU)

Ubatuba confirma equipes para os 52º Jogos Regionais
Competição será disputada de 15 a 31 de julho, em Caraguatatuba

Ubatuba - A Secretaria de Esportes de Ubatuba confirmou as modalidades que participarão dos 52º Jogos Regionais, que serão realizados em Caraguatatuba, no mês de julho. Foram inscritos atletas para as seguintes modalidades: Atletismo, Atletismo PPD, Basquetebol, Biribol, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Handebol, Judô, Malha, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação, Natação PPD,Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol, Volei de Praia e Xadrez
“Enviamos as listagens extra-oficiais e aguardamos agora as definições dos convocados em cada modalidade, que serão apresentados na listagem que será entregue no congresso técnico”, disse Nicrano Gomes Junior, coordenador de competição da Secretaria.
Além das modalidades oficiais, os jogos de Caraguá terão as seguintes modalidades extras: Beach Soccer, Jiu Jitsu, Skate, Canoagem, Kung Fu, Hap Ki Do, Treaking, Gateball, Bicicross e Vôo Livre.
A cerimônia de abertura está confirmada para o dia 15 de julho, na Praça de Eventos, na avenida da Praia.
Alojamento - Durante os 52º Jogos Regionais, a delegação de Ubatuba ficará alojada na E.E Colônia dos Pescadores, que fica no bairro do Indaiá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

AMOPAM promove festa junina

Ubatuba - A Associação dos Moradores do Parque dos Ministérios (AMOPAM) realizará nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 6, 7 e 8 de junho, a sua 9ª Festa Junina. Barracas típicas de doces, salgados, brincadeiras e shows musicais estão na programação da festa. A festa será realizada no Parque dos Ministérios, em frente à escola Madre Maria da Glória. O evento tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Sorteio de prêmios da Banda Lira acontece neste domingo, 08
O evento tem o objetivo de arrecadar fundos para comprar instrumento musical chamado tímpano

Ubatuba - A Banda Sinfônica Lira Padre Anchieta está realizando um sorteio de prêmios, em parceria com a Aduba, para financiar a compra de um sofisticado instrumento musical de percussão, chamado tímpano. O evento acontecerá no próximo dia 8, domingo, a partir das 15h, na sede da Aduba.
As cartelas estão à venda com os músicos da banda, antecipadamente, a R$ 5,00 e dão direito a concorrer a todos os prêmios. Na hora, o valor da cartela será R$ 10,00. Os prêmios serão: dois celulares, dois ventiladores, uma camiseta, dois liquidificadores, uma batedeira e uma TV de 20 polegadas. A sede da Aduba fica na esquina da Rua Liberdade, com a Rua Paraná, no centro da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Festa de São Pedro Pescador terá shows de Sá & Guarabyra e Renato Teixeira
Corrida de canoas, eleição da Rainha dos Pescadores, atrações culturais e a tradicional tainha assada na brasa também fazem parte da programação da Festa de São Pedro Pescador

Ubatuba- A 85ª Festa de São Pedro Pescador terá entre suas atrações neste ano as apresentações da dupla Sá & Guarabyra e do cantor Renato Teixeira. A festa será realizada de 25 a 29 de junho, na área de eventos da Avenida Iperoig, no centro de Ubatuba.
Promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART), a festa é uma homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, São Pedro. A programação ainda terá a eleição da Rainha dos Pescadores, procissão de barcos, apresentações culturais como a dança da fita, congada, chiba, quadrilha do Itaguá, além da participação de 15 entidades em barracas que comercializarão doces, salgados e a tradicional tainha assada na brasa na barraca da Colônia Z 10.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, afirma que a Festa de São Pedro é uma homenagem ao caiçara, ao pescador de Ubatuba. “Em sua 85ª edição, a festa preserva a cultura, a tradição de um povo e a fé que é depositada pelos pescadores em São Pedro”, diz o prefeito.
Além dos shows de Sá & Guarabyra e Renato Texiera, a festa de São Pedro ainda contará com as apresentações das bandas Criativa, Samba e Ousadia e D’Jahga.
Sá & Guarabyra - Sá & Guarabyra se apresentam no palco da Festa de São Pedro no sábado, dia 28. A dupla foi formada em 1973 pelos compositores e cantores Luís Carlos Pereira de Sá e Guttemberg Nery Guarabyra Filho. A dupla fez grande sucesso nas décadas de 1970 e 80. Com um estilo musical conhecido como rock rural, a dupla foi influenciada pelos grandes nomes do rock dos anos 70 (Bob Dylan, Beatles, Stills & Nash) e pela música caipira, do interior do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão Espanhola, Sobradinho e canções que fizeram parte da trilha sonora da novela Roque Santeiro, da TV Globo: Verdades e Mentiras, Roque Santeiro e Dona.
Renato Teixeira - No domingo, dia 29, Renato Teixeira se apresenta no encerramento da 85ª Festa de São Pedro. Renato passou a infância em Ubatuba e a adolescência no interior de São Paulo, quando começou a compor. É autor de conhecidas canções como Romaria (grande sucesso na gravação de Elis Regina), Tocando em frente (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), Dadá Maria (em dueto comGal Costa) e Frete (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de Amanheceu, entre outros.Em abril do ano passado ele lançou o seu primeiro DVD , Renato Teixeira no Auditório do Ibirapuera, que traz participações especiais de Pena Branca, Joanna, Chitãozinho e Chororó, Leon Gieco além das participação de seus filhos, Chico Teixeira e João Lavras. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Caraguá domina Prova Pedestre Soldado Paulino
Atletas venceram em cinco categorias; ubatubenses subiram ao topo do pódio quatro vezes

Ubatuba - Os atletas Antonio Carlos de Jesus (no masculino) e Rosivani Alves de Jesus (no feminino) foram os vencedores da prova principal da “11ª Prova Pedestre Soldado Paulino”, realizada no ultimo sábado, 31, em Ubatuba.
A prova, que reuniu cerca de 100 participantes do Litoral, Vale e Grande SP, comemorava o aniversário de 19 anos de criação da 3ª Cia. da Polícia Militar de Ubatuba e homenageou o soldado reformado PM Francisco Paulino da Silva que participou da prova e terminou na quarta posição da categoria Veteraníssimo Masculino.
No total, cinco atletas de Caraguá vencerem em suas categorias; Ubatuba venceu em quatro provas, enquanto Taubaté e Pindamonhangaba, venceram em uma categoria. A categoria Militar foi vencida por Raimundo Martins, Bombeiro da capital.
Na chegada da prova principal, Antonio Carlos de Jesus conseguiu abrir uma vantagem de pouco mais de um minuto sobre o segundo colocado, Rildo Ribeiro, e conquistou o título que perseguia desde 2005 (em 2005 a prova terminou empatada e em 2006 e 2007, ficou em segundo).
No feminino, Rosivani Alves de Jesus abriu uma vantagem de oito minutos sobre a segunda colocada (Ana Clise Ferreira Oliveira/Ubatuba) e comemorou a vitória.
Confira os campeões de cada categoria:
Provas de 2 km - Mirim Masculino: João Victor Oliveira da Silva/ Ubatuba ; Mirim Feminino: Jaqueline Felix da Silva/ SECER-FilhosdoVento-Caraguá; Infantil Masculino: Jean dos Santos Cardoso/ SECER-FilhosdoVento-Caraguá;
Provas de 8 km - Juvenil Masculino: Luiz Jonathan S. Pavanetti/ SECER-Filhos doVento-Caraguá; Infanto Juvenil Feminino: Jéssica dos Reis/Ubatuba; Adulto Masculino: Antonio Carlos de Jesus/ SECERCaragua-Esq.dasModas; Adulto Feminino; Rosivani Alves de Jesus/ SECER –FilhosdoVento –Caraguá; Máster Feminino: Sueli Aparecida Barros/ P. M. Ubatuba; Veteranos Feminino: Maria Lucia Vilela/ Taubaté; Veteranos Masculino: Luiz Guilherme Antonio: SEJEL Pindamonhangaba; Veteraníssimo Masculino: Antonio Carlos Garó/ Ubatuba; Militar Masculino: Raimundo Evandro P Martins/ Bombeiros - São Paulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escolas municipais de Ubatuba realizam diversas atividades no Dia do Meio Ambiente
Comemorações do Dia do Meio Ambiente contaram também com plantio de árvores, observação de pássaros e abertura de exposições

Ubatuba - Dia 05 de junho, o Dia do Meio Ambiente, foi comemorado em grande estilo em Ubatuba. Durante toda a semana, palestras, seminários, exposições e ações educativas foram promovidas por escolas e universidade do município, com a participação de várias organizações govenamentais e não-governamentais, sociedade civil organizada, estudantes e pais de alunos.
Os auditórios da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e da Universidade de Taubaté foram os palcos principais destas ações promovidas pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e Meio Ambiente.
Uma passeata ecológica - Ao som de músicas infantis que falam sobre preservação ambiental, na manhã desta quinta-feira, a Escola Municipal de Educação Infantil Idalina do Amaral Graça promoveu uma grande passeata a favor da preservação ambiental.
Após um período de concentração em frente à escola, quando a ansiedade das crianças era visível, os alunos dos períodos da manhã e tarde, acompanhados de pais e professores, percorreram as ruas do centro da cidade, carregando faixas e cartazes e distribuindo panfletos e sacolas retornáveis.
“Esse é o terceiro ano consecutivo que a EMEI Idalina promove essa passeata, e a cada ano notamos que a conscientização da importância de preservarmos o meio em que vivemos está maior”, diz Ivanilda de Oliveira, diretora da escola.
Aproximadamente 200 pessoas participaram da passeata. Vários pais e moradores locais que se juntaram à caminhada também destacaram a importância de participarem de ações como essa, em uma tentativa de mudar o pensamento sobre o destino do lixo, o cuidado com a não poluição de rios e mares e a qualidade do ar que respiramos.
Plantio de árvores e observação de pássaros - Simultaneamente à passeata, outras ações estavam acontecendo em diversos pontos do município. Na Escola Municipal Madre Maria de Glória, os alunos da professora Sandra Regina de Matos Guimarães, da 3ª série, e da professora Cláudia de Cássia Pereira, da 4ª série, esperavam o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mattheus de Aguiar Rodrigues Cembranelli para plantarem mudas nativas da Mata Atlântica ao longo do Rio Grande, que fica atrás da escola. Cerca de 60 crianças participaram desta ação.
Durante a semana, as professoras trabalharam em sala de aula assuntos relacionados ao meio ambiente, e antes do plantio, Matheus explicou um pouco sobre a importância da mata ciliar, tanto em sua preservação, quanto na necessidade de reflorestamento em alguns rios. Esse plantio fez parte do projeto desenvolvido pela escola, que já promoveu outras ações ecológicas como a oficina de sabão feito com óleo e a confecção de sacolas retornáveis.
Já no Parque Estadual da Ilha Anchieta, alunos das salas especiais do município, sob a orientação do estudioso Carlos Rizzo, fizeram um passeio com a intenção de observarem pássaros nativos daquela região da Mata Atlântica. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba).

Sacolas retornáveis serão trocadas por alimentos, neste sábado, dia 7
Além de serem ecológicas, as sacolas retornáveis também são artísticas e valorizam a cultura popular regional. Elas serão distribuídas em troca de alimentos não-perecíveis, em frente a um grande supermercado da cidade

Ubatuba - No próximo dia 7, sábado, a partir das 10h, um grupo de estudantes de artes visuais de Ubatuba estará no pátio do Supermercado Rosado (Rua Thomaz Galhardo, em frente a Praça 13 de Maio), trocando sacolas retornáveis por três quilos de alimentos não-perecíveis. O evento faz parte de um projeto que visa diminuir a utilização de sacolas plásticas em supermercados, padarias e outros comércios.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e com diversas empresas simpáticas à causa. Ao todo, serão distribuídas 250 sacolas e os alimentos recebidos serão doados a famílias carentes, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. A distribuição das bolsas retornáveis é o último dos eventos da Semana do Meio Ambiente, que está acontecendo em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Cultura e ecologia - Além de serem ecológicas, as sacolas retornáveis, feitas de tecido, também são artísticas e valorizam a cultura popular regional. Os alunos fizeram pesquisas sobre os artistas locais e estão fazendo releituras de suas obras nas bolsas, utilizando fotos, desenhos e trechos de músicas, entre outros elementos.
Uma das idealizadoras do projeto, Adriana Dias, afirma que a idéia é promover a mudança de hábitos, utilizando a arte e a beleza como incentivo. “Nós desenvolvemos diversos modelos de bolsas, com variedade de cores e tamanhos. Estamos apostando no apoio dos supermercados para esta mudança de hábitos da população. Antigamente, não existiam sacolas descartáveis, isso significa que podemos viver sem elas. As sacolas de pano são nossas grandes aliadas para colaborar com o planeta.”
Pragas plásticas - Você sabia que deixando de consumir uma sacola plástica por dia, você economizará cerca de quatro quilos de plástico por ano e, nos próximos dez anos, a indústria de petróleo deixará de extrair 4,14 toneladas de petróleo para atender você? Uma família de quatro pessoas de classe média utiliza cerca de mil sacolas por ano em supermercados, padarias e outros comércios.
As sacolas descartáveis levam um segundo para serem produzidas, 20 minutos de uso e 500 anos para se decompor, poluindo o planeta, contaminando rios e oceanos, matando animais que as ingerem, confundindo com alimentos. Um dos casos mais chocantes já conhecidos ocorreu em 2002, quando uma baleia minke foi encontrada na costa da Normandia, com cerca de 800 kg de sacos de plástico encravados no estômago.
Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas, existem 46 mil fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos. Isso significa que a substância já responde por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos.
Os parceiros - Os alunos que se dispuseram a realizar este projeto são estudantes da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) – Pólo de Ubatuba. Os parceiros são: Prefeitura de Ubatuba; Supermercado Rosado; Casa Nova Materiais de Construção; Freeway Dedetizadora; Mar Azul Turismo; Cunhã Artesanato; Com Carinho Presentes; Funerária Litorânea; Mercado Bom Preço; Cati; STTR; Quiosque Patropi e Rei do Camarão. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 30/05 A 12/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Sinais do tempo

Fabiano Lopes, meu bisavô,
de muita fé e conhecimento,
que os outros pescadores
costumavam consultar
sobre os sinais do tempo
antes de sair para pescar,
acertou mais uma vez
quando previu,
um dia antes de falecer,
que o céu abriria
e a bonança iria prevalecer.

Histórias do mar

O apóstolo São Pedro
é protetor dos pescadores
e dos pescados também.
Quando é necessário
dar um sossego
para os bichinhos do mar,
o Santo solta o arreio dos ventos
e deixa a tempestade a uivar,
de não sobrar uma canoa ao largo
e nenhuma vela no horizonte,
pois, se o pescador é valente,
é, também,
às ordens do céu, obediente.

Caminhos de São Tiago

O apóstolo Jacob,
pobrezinho como ele só,
foi mandado em missão
de alertar o mundo inteiro
sobre a morte e ressurreição
de Jesus Cristo carpinteiro.
E teve tanto zelo
pelo santo nome de Cristo
que esqueceu de cuidar do seu
e o nome do Santo
passou a ser iacov
e depois mudou para iago
para chegar a Santo iago,
Santiago ou São Tiago.
E foi assim que sucedeu
como o bom nome
desse Santo judeu,
que de Jacob a Tiago,
em santidade cresceu.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Garça  © Emilio Campi

Garça
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor