Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 09 de Junho de 2008 - Nº 1985 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Deputados estaduais criam frente parlamentar para dar apoio aos pescadores
Onda de roubos gera pânico nos ônibus
Diretoria de Ensino capacita professores para recuperação paralela


Caraguatatuba
Lula vem a Caraguatatuba inaugurar pedra fundamental da Base de Gás
Município será sede de reunião de encontro estadual de estudantes
DIG flagra caça-níqueis em Caraguá
Agenda Cultural de Caraguatatuba - Junho 2008

Ilhabela
Audiência Pública discute atuação dos Conselhos Municipais
Prefeitura de Ilhabela abre oficialmente o Mês do Meio Ambiente

São Sebastião
Prefeitura e Fiesp defendem instalação de estaleiro em São Sebastião
Associação dos Servidores promove feira de roupas e sapatos
Funcionários do Hospital e do Pronto Socorro recebem treinamento sobre higienização
AMPO realiza plantio de árvores em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
Prefeitura consegue licença para instalar Parque de Valorização de Resíduos Urbanos
E.M. Antônio Luiz Monteiro realiza projeto de preservação ao meio ambiente
Emoção e agradecimento marcam lançamento das obras do Hospital de Clínicas

Ubatuba
PT lamenta retirada do apoio de Clodovil e ainda quer aliança com PR para a disputa municipal
Ubatuba antecipa campanha contra pólio
Cetesb vai utilizar totens luminosos
Projeto quer reduzir uso de sacolas
Prefeitura firma parceria com DER para apreender animais de grande porte
Feira de Adoção de Filhotes acontece no próximo dia 15
Regional Sul realiza serviços de recuperação e manutenção de vias públicas
Escolas municipais promovem festas juninas no próximo final de semana
Nadador de Ubatuba mira o ouro nos Jogos Estaduais do Idoso
“Lutando por Ubatuba” reunirá 400 atletas
Recanto Itamambuca recebe pavimentação asfáltica

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Deputados estaduais criam frente parlamentar para dar apoio aos pescadores


Pescadores de Ubatuba dizem "Não" às APA´s

Litoral Norte - Uma frente parlamentar, formada por 17 deputados estaduais foi criada, nesta semana, para dar Apoio e Defesa aos Pescadores do Estado de São Paulo. Esta frente foi formada graças à ida do setor pesqueiro à Assembléia Legislativa, no último dia 29. A comitiva ubatubense foi formada por cerca de 170 pessoas, entre pescadores, representantes da prefeitura e vereadores.
Representando o prefeito Eduardo Cesar, a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli esteve presente e, juntamente com os pescadores, mais uma vez, disse não às APAs. Este posicionamento vem sendo adotado em todas as audiências públicas que já aconteceram até o momento: São Vicente, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba. O setor pesqueiro teme que a criação de novas áreas ambientais venha a prejudicar seriamente suas atividades.
Como justificativa para a criação da frente parlamentar, os deputados afirmam que as questões dos pescadores do estado de São Paulo devem entrar na ordem do dia como prioridade. Afirmam ainda que os seus interesses ultrapassam as ideologias e filiações partidárias e reconhecem a histórica exclusão das comunidades tradicionais caiçaras.
Frente parlamentar - Compõem a frente parlamentar os deputados: Mozart Russomano, Carlinhos Almeida, Padre Afonso Lobato, Luiz Carlos Gondim, Ana do Carmo, Adriano Diogo, Conde Lopes, Estevam Galvão, Barbosa de Carvalho, Cido Sério, Maria Lúcia Prandi, Olímpio Gomes, Samuel Moreira, Vanessa Damo, Gil Arantes, Gil Márcia Santos e Milton Leite Filho.
Manifestação durante Semana do Meio Ambiente - O secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, esteve em Ubatuba na última terça-feira, 3, para lançar o programa “Pente-fino Ambiental” e se deparou com uma manifestação dos pescadores. Um grupo de discussão foi aberto para discutir assuntos relativos ao mar. Como resultado, ficou combinado com os pescadores que participaram do grupo, que haverá uma nova audiência, no próximo dia 16, com o presidente da Fundação Florestal, José Neto, para tratar assuntos da pesca e da preservação ambiental. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Onda de roubos gera pânico nos ônibus

Litoral Norte - A onda de assaltos a ônibus nas linhas que ligam São Paulo às cidades do Vale do Paraíba instaurou um clima de pânico entre os passageiros. Até os motoristas se dizem reféns dos criminosos. Os alvos são os itinerários entre a capital e São José dos Campos e Taubaté. Em 15 dias, foram registrados quatro casos --em um deles, um estudante de Taubaté foi espancado e morto ao tentar reagir. "Viajo sempre com medo", diz o webdesigner André Luís Menutole, 27 anos. Sem medidas preventivas de segurança, os assaltantes embarcam em pontos às margens da Dutra e nos próprios terminais. "Rezo bastante antes de sair de casa e peço a Deus para que me livre dos roubos", afirmou um motorista da Pássaro Marron, responsável pelo transporte intermunicipal na região.
A empresa determinou a proibição de parada para embarque no trecho de Guarulhos, um dos mais vulneráveis. A Polícia Rodoviária Federal informou que intensificou o policiamento ao longo de toda a rodovia para inibir os roubos. (Fonte: ValeParaibano)

Diretoria de Ensino capacita professores para recuperação paralela

Litoral Norte - Quase setenta professores da Rede Estadual foram capacitados pela Diretoria de Ensino - Caraguatatuba, através de sua Oficina Pedagógica, no último dia 06/06/2008, preparando-os para ministrar as aulas de Recuperação Paralela em Matemática e Língua Portuguesa, durante todo este ano, com ênfase para alunos que ainda se encontram em processo de alfabetização, os quais terão um atendimento especial a partir do mês de agosto.
A Secretaria de Estado da Educação continua investindo com determinação em seu programa para a melhoria da qualidade de ensino. Depois da retomada do SARESP no ano passado, várias alterações foram projetadas com base nos resultados obtidos.
Pela primeira vez na história da educação foi realizada uma recuperação no início do ano focada em Língua Portuguesa e Matemática. Foram 42 dias de estudos dos conteúdos básicos para alunos de 5ª. A 8ª. Série do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio, preparando-os para a implementação da Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
Os guias curriculares (cadernos dos professores) para Ensino Fundamental (CicloII), e todas as séries do Ensino Médio, vem proporcionando muita tranqüilidade aos professores que encontram nesses guias um norte, para que possam desenvolver seus trabalhos com os alunos.
E agora a Recuperação Paralela em Língua Portuguesa e Matemática demonstra a firmeza da Secretaria de Estado da Educação em atingir as metas estabelecidas e no prazo determinado.
Na Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba, Professora Regina Mira e Supervisora Ana Maria , que acompanham o programa de alfabetização "Letra e Vida" e a Professora Ida Dias, ATP de Língua Portuguesa, o Professor Ivan Castilho, ATP de Matemática, estarão envolvidos com a Recuperação Paralela, no sentido de que subsídios sejam oferecidos aos professores que estarão com a incumbência de trabalhar para o desenvolvimento da aprendizagem no EF (Ciclo II) e EM. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Lula vem a Caraguatatuba inaugurar pedra fundamental da Base de Gás
A visita será o município no próximo dia 17

Caraguatatuba - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitará Caraguatatuba no dia 17 de junho, e irá inaugurar uma pedra fundamental da obra da Base de Gás no município.
A inauguração está prevista para 11h da manhã, nas dependências da fazenda Serra Mar, local onde será construído a Unidade de Tratamento de Gás – UTGCA.
De acordo com a assessoria da Petrobras / Bacia de Santos, que cuida da comunicação sobre as obras da Base de Gás em Caraguatatuba, o gabinete da presidência da república ainda está fechando o roteiro do presidente, por tanto aguardam os detalhes para informar sua agenda no litoral, para o dia 17 de junho.
Para o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, esta visita será um orgulho, pois é a primeira vez que um presidente da república visita a cidade. “Posso falar como prefeito e como cidadão, que esta visita é um orgulho para nós, pois ele virá inaugurar uma obra que tem importância não apenas para o município, mas sim para o país”, afirmou Aguilar que garantiu fazer algumas reivindicações na ocasião, como a construção de um portal para a cidade e um centro de convenções, que possa reunir empresários, já que a cidade tenderá a crescer e receber grandes empresas.
O gasoduto marítimo, que ligará a plataforma à praia, será enterrado na direção do mar, até atingir profundidade de segurança. Terá diâmetro de 34 polegadas e 135,5 km de extensão. O trecho terrestre, de 7,7 km, sairá da praia e será conectado à Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA).
Por seu turno, a ligação entre a UTGCA e o ponto de conexão do gasoduto Campinas - Rio de Janeiro, em Taubaté, será feita por meio de um gasoduto terrestre, o Gastau, que passará pelas cidades de Paraibuna, São José dos Campos e Caçapava, no interior paulista, prolongando-se por 94 km. Com dutos de 28 polegadas, ele escoará a produção de gás natural da unidade de Caraguatatuba e progredirá por um túnel de 5,2 km de extensão, de modo a reduzir os impactos ambientais que poderia provocar no Parque Estadual da Serra do Mar.
Para o escoamento do subproduto do gás natural, a gasolina, o processo será por um duto com diâmetro de 6 polegadas e cerca de 18,5 km de extensão, que sairá da unidade de Caraguatatuba até chegar ao terminal da Transpetro em São Sebastião.
A UTGCA terá capacidade de processamento de 15 milhões de m³/dia de gás. Ali será feita a separação e o tratamento do gás recebido da plataforma, obtendo-se, como produtos, o gás natural especificado (GLP, gás de cozinha) e o condensado. A UTGCA terá 500 mil m² de área construída, distribuídos em terreno de 1 milhão m², em Caraguatatuba.
O gás natural seguirá pelo gasoduto terrestre até Taubaté, de onde, através do gasoduto Campinas - Rio de Janeiro será distribuído para o mercado consumidor. O GLP será retirado da unidade por meio de caminhões e transportado para as distribuidoras. Já o condensado (gasolina natural ou C5+) será destinado, por um duto, ao terminal de São Sebastião, onde será processado para encaminhamento posterior às refinarias. (Fonte: Imprensa Livre)

Município será sede de reunião de encontro estadual de estudantes

Caraguatatuba - Caraguá receberá os representantes das Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) de todo o Estado de São Paulo, além do presidente da Upes (União Paulista dos Estudantes), Arthur Hernandez, que se reunirão na Câmara Municipal, hoje, às 10h30.
O evento continuará no domingo. Ismael Cardoso, presidente da União Brasileira dos Estudantes, também confirmou presença no encontro, que deverá discutir a gestão democrática, como pontos de ações desenvolvidas no sistema educacional, na área cultural, esportiva, ambiental, social, entre outros. Segundo Jameson Duarte, presidente da Umes, aproximadamente 200 estudantes de diversas cidades do Estado e mais 200 de grêmios estudantis de Caraguá, participarão da reunião, que contará também com a palestra do Dr. Altair Freitas, ex-secretário de Educação de Diadema.
Hoje, a partir das 21h30, acontecerão na Praça Cândido Motta, atividades culturais com alunos de Caraguatatuba, que farão apresentações musicais, dança e teatro. (Fonte: Imprensa Livre)

DIG flagra caça-níqueis em Caraguá

Caraguatatuba - A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Sebastião apreendeu na manhã de anteontem oito máquinas caça-níqueis, em Caraguatatuba.
Segundo a polícia, três máquinas foram encontradas em um bar no Jardim Jaqueira e outras cinco, em uma casa no bairro Caputera.
Todas as máquinas estariam em funcionamento e foram apreendidas para a perícia. Os funcionários foram convocados a depor e os proprietários terão que responder por exploração de jogos de azar.
Segundo a lei das contravenções penais, é proibido estabelecer ou explorar jogos de azar. Quem for pego descumprindo a lei, vai receber multa e pode até ser condenado de três meses a um ano de prisão.
Denúncias sobre bingos ou caça-níqueis no Litoral Norte podem ser feitas na DIG pelos telefone (12) 3892-3109 ou na Delegacia Seccional, no telefone (12) 3892-1400. (Fonte: ValeParaibano)

Agenda Cultural de Caraguatatuba - Junho 2008

Música no Coreto - Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados - música raiz sertaneja.
Banda Municipal Carlos Gomes - Apresentação na Praça Dr. Cândido Motta aos sábados, às 20h30.
Tarde Festiva - Dia 7 das 13h30 às 17h na Emei /Emef Profº Jorge Passos - Ciefi Jaraguazinho com apresentações das oficinas da Fundacc.
2ª Mostra de Violões - No auditório da Fundacc, dia 21 abertura com os professores Henrique Pinto e Tiago Pimentel às 21h e dia 22 às 13h00 apresentação de grupos de alunos das oficinas culturais e as 15h30 Masterclass com professor Henrique Pinto.
Multiação - Dia 21 na Emei /Emef Professora "Aída A.C. Grazioli - Rio do Ouro".
Pólo Cultural:
Exposição no MACC - 20 de abril a 29 de junho - "O Japão é Aqui".
Videoteca Lúcio Braun: filmes de 5ª a domingo às 20h00.
Projeto História Oral - Transcrição e edição em vídeo e DVD de depoimentos compondo o processo histórico-cultural do município de Caraguatatuba.
Aniversário - 05 anos de Pólo Cultural dia 12 de junho.
12/06 - Comemoração dos seis anos do Museu:
· oficina de dobraduras com alunos da rede de ensino;
· exposição dos seis anos de MACC.
18/06 - Comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil:
· Uma gueixa estará recepcionando e entregando uma lembrança aos visitantes.
Show nos Bairros - Dia 14 às 18h00 no Pegorelli.
Teatro Mário Covas:
Dia 14 às 21h - Cia. de Dança São Jose dos Campos.
Dia 17 às 10h e 20h - O Auto da Barca do Inferno.
Dia 21 às 21h00 - Grupo Tapa: O Ensaio.
Dia 28 às 21h00 - Ameríndios (Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Audiência Pública discute atuação dos Conselhos Municipais

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela realiza na próxima terça-feira uma Audiência Pública com o objetivo de apresentar, discutir e encaminhar propostas que possibilitem o fortalecimento dos Conselhos Municipais.
Segundo o vereador Beto Campos (PV), que propôs a audiência, o objetivo da audiência é que os conselhos tenham uma atuação cada vez mais efetiva, de modo a contribuir com o Poder Executivo, auxiliando na elaboração e aplicação de políticas públicas voltadas ao interesse da população e do município.
O ofício que convoca os conselheiros municipais para a audiência também solicita a eles uma avaliação da estrutura de funcionamento e dos trabalhos desenvolvidos pelo conselho do qual é membro, além de propostas no sentido de aprimorá-los.
A audiência acontece no dia 10 de junho, próxima terça-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal, à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela abre oficialmente o Mês do Meio Ambiente

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, realizou na última quinta-feira, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Praça Coronel Julião Moura Negrão-Centro, o evento de abertura do Mês Meio Ambiente.
A abertura das festividades contou com show musical da dupla de MPB Alê e Gil, apresentação teatral dos Pés no Chão, “Cuide do Planeta”, com a performance do “Lixo do Chão” e distribuição de cartilhas da Agenda 21.
Durante todo o mês de junho acontecerão atividades de sensibilização ambiental em diversos pontos do município. O objetivo de se realizar um mês inteiro de atividades voltadas ao meio ambiente, é contemplar a maior parte possível da população sobre a importância da preservação e de que as atitudes positivas com relação ao meio em que vivem devem ser levadas para o dia a dia.
“Em todo o lugar do mundo se comemora o dia mundial do Meio Ambiente, em algumas cidades se comemora a semana e aqui em Ilhabela consideramos todo o mês de junho como o mês do Meio Ambiente”, declarou o diretor municipal de Meio Ambiente, Ricardo Martins.
Na oportunidade o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, declarou que Ilhabela sendo cidade campeã de preservação de meio ambiente a administração não poderia deixar de fazer um evento tão grandioso em comemoração ao Meio Ambiente.

Confira a programação:

Cuide de Ilhabela Brincando
Dia 07/06/2008 na Escola Leonardo Reale- Armação
Dia 14/06/2008 na Praça Alan Kardec- Barra Velha
Dia 21/06/2008 na Praça do Portinho –Portinho- sempre as 09h

Visitas Monitoradas
Parque Municipal das Cachoeiras R.José Bonifácio s/n-Água Branca
Dias 10/6/2008, 12/6/2008, 17/6/2008, 19/6/2008, 24/6/2008, 26/6/2008 - sempre das 09h às 16h.

Oficinas
Sede da Agenda 21- Av. Pedro Paula de Moraes 1181-Engenho D’água.
Dia 9/6/2008 Oficina de brinquedos com material reciclável
Dia 13/06/2008 Oficina de papel reciclável -sempre às 15h

Plenária da Agenda 21
Dia 06/06/2008 na E.E. Anna Leite Julião Torres-Bexiga
Dia 9/6/2008-E.E Eva Esperança Silva- Água Branca
Dia 18/6/2008-Espaço Azimuth-Vila -sempre às 19h

Oficina de moveis com material reciclável
Dia 11/6/2008 no Centro Comunitário- Barra Velha as 19h

Oficina de compostagem
Dia 23/6/2008 no Centro Comunitário- Barra Velha-15h

Palestras na Sede do Parque Estadual de Ilhabela
Praça Coronel Julião de Moura Negrão- 115-Centro
Dia 12/06/2008-Palestra sobre Consumo.
Dia 19/06/2008 Palestras sobre Mata e Água.
Dia 26/6/2008 Palestra sobre Poluição - sempre às 19h

Mutirão de Limpeza
Dia 15/06/2008-Concentração na Escola Waldemar Belizário-Itaquanduba ás 08h

Troca de Mudas
de espécies nativas por 1 kg de Alimento não perecível
Sede da Agenda 21- Av. Pedro Paula de Moraes 1181-Engenho D’água.
De 16/6/2008 á 20/06/2008-sempre das 09h às 16h

Plantio em áreas municipais degradadas
Dia 16/6/2008 no bairro da Feiticeira
Dia 18/6/2008 Praça Alan Kardec- Barra Velha
Dia 20/6/2008 Escola Leonardo Reale –Armação
Dia 25/06/2008 perto da Ponte da Barra Velha - sempre as 09h

Troca de Óleo por produtos de limpeza
Dia 27/06/2008 na Secretaria Municipal de Meio Ambiente- R. José Bonifácio S/n Água Branca- das 09h às 16h

Encerramento oficial
Premiação das poesias, desenhos e frases de impacto das Escolas Municipais
Dia 28/06/2008 na Escola Eurípides - Barra Velha as 09h (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Prefeitura e Fiesp defendem instalação de estaleiro em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, recebeu na manhã de ontem, em seu gabinete, a visita do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, acompanhado do presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), Frederico Bussinger, responsável pela administração do porto.
O encontro também contou com a presença do diretor do Porto de São Sebastião/CDSS, Paulo Rogério de Souza Almeida, além de assessores da Fiesp.
Na reunião, o prefeito falou do entrosamento entre a Prefeitura e Companhia Docas na luta pelo desenvolvimento portuário. “Hoje há uma grande expectativa da população por conta dos investimentos que estão por vir, como a ampliação do porto, a rodovia de acesso, o alcoolduto, além da exploração do gás natural”, salientou Juan Garcia. Ele ressaltou ainda que todos estes empreendimentos devem estar aliados aos investimentos de infra-estrutura em razão de outra vocação do município, o turismo.
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, destacou que por conta destes investimentos previstos, a cidade poderia receber um estaleiro para fabricação de embarcações. “Até porque o município está próximo do principal centro tecnológico e industrial do Estado, o Vale do Paraíba. Vamos defender juntos, Prefeitura e Fiesp, a vinda de um estaleiro para São Sebastião”, enfatizou Skaf.
Ao final da reunião, o prefeito falou dos investimentos em cursos profissionalizantes voltados à área de manutenção industrial, que tem a parceria da Transpetro e do Senai, que faz parte do sistema Fiesp. “Ainda este mês abriremos um novo Centro Integrado Profissionalizante, na Costa Sul, este voltado ao turismo. Conseguimos a Etec e a Fatec do Governo do Estado. Tudo isso para preparar a população para estes grandes investimentos no município e na região”, concluiu o prefeito. (Fonte: Imprensa Livre)

Associação dos Servidores promove feira de roupas e sapatos

São Sebastião - A Associação dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Aspem) realiza de 9 a 12 de junho, das 9 às 19h, em seu Salão Social, uma grande feira de roupas e calçados. Durante o evento as pessoas poderão adquirir conjuntos e agasalhos em malha e moleton, camisas, calça jeans, jaquetas em couro, bota, tênis, entre outros, tudo a preço de atacado.
De acordo com o presidente e fundador da associação, Roberto Vicente do Nascimento, toda a renda arrecadada com o evento será investida na infra-estrutura da sede social e recreativa, que disponibiliza benefícios sociais, culturais, lazer e recreação para a classe.
A sede social da Aspem fica localizada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812, Centro, Mais informações pelos telefones (12) 3892-1367 ou 3892-4291. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Funcionários do Hospital e do Pronto Socorro recebem treinamento sobre higienização

São Sebastião - Funcionários do Hospital de Clínicas (HC) e do Pronto Socorro Central (PS) de São Sebastião participaram de um treinamento de higienização, ministrado pela assessora administrativa da Organização Social Pró Saúde, Cláudia Soares, nesta semana. A OS responde pela administração do HC, PS e Pronto Atendimento de Boiçucanga, na Costa Sul, por meio de convênio com a Prefeitura. O objetivo foi conscientizar os funcionários sobre a importância do serviço de limpeza hospitalar. "Propiciando um ambiente de trabalho agradável seguindo todas as técnicas corretas, colaboraremos com a prevenção e o controle de infecção hospitalar”, frisou. Na próxima semana, os funcionários do PA de Boiçucanga devem passar pelo treinamento. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

AMPO realiza plantio de árvores em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

São Sebastião - A Associação de Moradores do Portal da Olaria (Ampo), em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, realiza nesse sábado (7/6), a partir das 9h, na Área de Lazer do bairro, o plantio de árvores nas áreas verdes do bairro. O evento acontece em comemoração a “Semana do Meio Ambiente”.
Na ocasião serão confeccionados diversas placas com os nomes das mudas, cedidas pela Prefeitura, visando uma interação entre crianças e jovens, com o intuito de conscientizá-los da importância da preservação ambiental do bairro.
Mais informações pelos telefones (12) 3862-1028 e 3862-2249. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura consegue licença para instalar Parque de Valorização de Resíduos Urbanos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), recebe na próxima segunda-feira (9/6), a Licença de Instalação do Parque de Valorização de Resíduos Urbanos. O anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Juan Garcia, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A autorização é concedida pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb).
Essa é uma conquista para o município que está com o projeto aprovado, mas não podia implantar o sistema planejado para tratar poda verde, sucata, restos de material de construção civil.
“O que temos para São Sebastião é um modelo a ser reproduzido em outros municípios”, disse o prefeito à platéia que acompanhou a cerimônia realizada no Teatro Municipal. Na ocasião, zeladores e funcionários de condomínios de Juquehy, na Costa Sul do município, receberam o certificado pela participação no curso realizado pela equipe de Educação Ambiental, da Semam, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau), com orientações sobre formas de prevenção da dengue.
Sobre essa área, o secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, ressaltou que o projeto beneficia os moradores de uma área específica quem posteriormente podem se transformar em multiplicadores das ações. A secretaria da Educação, Marilene Ramachotti, ressaltou a importância do trabalho em conjunto das secretarias para que o resultado atinja mais pessoas.
Já o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, explicou aos presentes as principais ações desenvolvidas por sua pasta e também sobre a importância da participação da população na sua comunidade como forma de garantir a qualidade de vida de todos.
Parque - O Parque de Valorização de Resíduos Urbanos funcionará na rua Dr. Remo Correia da Silva, na Topolândia, em uma área de 20.341 metros quadrados e terá 4.218 metros quadrados de área construída. O investimento em todo o processo, desde a construção de galpões e compra de equipamentos está avaliado em R$ 3 milhões.
O próximo passo agora é iniciar a construção dos galpões. O processo licitatório já esta em andamento e na próxima semana deve sair o nome da empresa vencedora.
O Parque será composto por três galpões para recebimento, triagem, beneficiamento e comercialização dos resíduos provenientes da coleta seletiva domiciliar, poda e entulho. Com caráter inovador, o conceito do Parque foi ampliado para além das atividades produtivas com resíduos, incorporando componentes pedagógicos e sociais ao projeto. O empreendimento contará com salas multimídias e multimeios, auditório, viveiro de mudas nativas, além de uma biblioteca.
Ele foi constituído com base no Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos de São Sebastião (PRESS), elaborado pela empresa ambiental Faber.
De acordo com o secretário da Semam, Teo Balieiro, todo material proveniente da construção civil, podas e coleta seletiva que entrar no local será beneficiado para ser reinserido como um novo produto, evitando o descarte de materiais simplesmente como lixo, conseguindo assim diminuir as agressões ao meio ambiente. "Além de ser um trabalho de prevenção também será de geração emprego e renda porque abriremos novos postos de trabalho e o recurso arrecadado ficará com as cooperativas", afirma.
Atualmente, os membros da Cooperativa de Triagem de Sucata União de São Sebastião (Coopersuss) já trabalham no local,
Além da triagem e enfardamento de recicláveis domiciliares, o Parque terá um galpão para a manipulação de troncos e galhos descartados de forma irregular no município. De acordo com Balieiro, desse material é possível obter o "cavaco" que serve para alimentar fornos de indústrias de cerâmicas, por exemplo. Da parte da folhagem e grama será feita a compostagem para ser usada pela Cooperativa de Agricultores de São Sebastião.
Em um terceiro galpão funcionará a reciclagem de material da construção civil que servirá para usos menos nobres na construção civil, como subbase para a pavimentação e ainda, para a confecção de materiais mais apurados como bloquetes e blocos pré-fabricados.
O local terá espaço ainda para a segregação de resíduos perigosos (pilhas, baterias, lâmpadas) e volumosos, como pneus, geladeiras, sofás, colchões. Ao atingir volume adequado esses materiais serão encaminhados para locais licenciados de disposição. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

E.M. Antônio Luiz Monteiro realiza projeto de preservação ao meio ambiente

São Sebastião - Cerca de 900 alunos da E.M. Antônio Luiz Monteiro, localizada no bairro .Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, têm motivos de sobra para serem cidadãos mais conscientes com o futuro do meio ambiente. Eles intensificaram nesta semana, em razão das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, as ações do Programa “Preservação do Meio Ambiente”, desenvolvido dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade.
Os jovens que cursam do 6º ao 9º ano e também os alunos da 1ª a 8ª séries do EJA (Educação de Jovens e Adultos) realizaram atividades de reciclagem, pintura de desenhos nas paredes, coleta seletiva e plantio de árvores dentro da escola. A ação também envolveu os professores e a equipe gestora.
De acordo com a diretora da escola, Ana Kiss Dias, as atividades foram desenvolvidas com sucesso. “Todos os alunos participaram de alguma forma. A semana foi muito produtiva e sinto que a escola está sendo construída não somente pelos alunos, mas também pela comunidade que está cada vez mais participativa em nossas ações e reuniões internas”, explicou Ana. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Emoção e agradecimento marcam lançamento das obras do Hospital de Clínicas

São Sebastião - O lançamento da Pedra Fundamental da ampliação do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HC) foi marcado por muita emoção e agradecimento. A unidade vai ganhar uma nova ala com 65 leitos. Os trabalhos já começaram e a previsão de término é de cerca de oito meses. O investimento será de R$ 3 milhões.
Funcionários, ex-servidores, integrantes da Irmandade Sagrado Coração de Jesus, secretários e população acompanharam na tarde desta sexta-feira a cerimônia comemorativa. O presidente da entidade, Décio Galvão, relembrou do início da construção do hospital que servia aos antigos caiçaras e moradores de Ilhabela que vinham a São Sebastião de canoa.
Em sua fala, o secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, ponderou sobre as dificuldades que foram gerir a Saúde, da forma como estava, quando essa administração assumiu a pasta. “Tínhamos perdido a esperança. Agora, o hospital ganha vida, vamos ter nossa unidade de Quimioterapia e o prefeito (Dr. Juan Garcia), autorizou a compra de um tomógrafo”, disse aos presentes.
Ele também agradeceu aos outros secretários que possibilitaram que essas mudanças acontecessem neste hospital que atende toda a comunidade sebastianense.
Para o prefeito Dr. Juan Garcia, o trabalho voluntário desenvolvido na unidade hospitalar por vários anos deve ser reverenciado. Ele ressaltou que a Prefeitura assumiu o HC porque hoje exige-se uma prestação de serviço que atenda bem toda a comunidade desde o básico a atendimento mais complexo.
“Houve necessidade de primeiro sanar problemas internos financeiros (a dívida do hospital era de R$ 15 milhões), mas agora temos condições de melhorar a estrutura física, investir no funcionário com cursos de aperfeiçoamento porque isso vai refletir mais à frente no atendimento aos nossos pacientes.”
Emocionado, Garcia também ressaltou o trabalho desenvolvido pelos servidores municipais no sentido de mudar essas estruturas. “Foram os filhos de vocês que fizeram isso, por isso vamos valorizar esse trabalho”, disse se referindo à equipe que elaborou o projeto de ampliação. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

PT lamenta retirada do apoio de Clodovil e ainda quer aliança com PR para a disputa municipal

Ubatuba - O pré-candidato do PT à prefeitura de Ubatuba, Maurício Moromizato, se mostrou um pouco abatido e lamentou a retirada do apoio político, prometido pelo deputado federal do PR Clodovil Hernandes para as próximas eleições municipais.
O ex-apresentador de TV, que havia confirmado o apoio pessoal ao petista, anunciou que não irá mais se envolver na disputa deste ano ao executivo ubatubense. Segundo fontes ligadas ao deputado, a mudança ocorreu após a liderança do PR municipal (partido de Clodovil) indicar a formação de aliança com o ex-prefeito Paulo Ramos.
A presidência nacional do partido teria autorizado o deputado a poder se omitir em relação à disputa local, porém, não aconselhou Clodovil a apoiar um candidato diferente do escolhido pelo diretório municipal.
Para o pré-candidato petista, Maurício Moromizato, o peso político de Clodovil seria fundamental no fortalecimento da oposição à atual administração municipal. “Infelizmente tenho que reconhecer que, a neutralidade do deputado será muito prejudicial para a cidade, tanto agora, quanto no futuro. Com Clodovil ativo na disputa, a cidade teria uma representatividade bem maior, além do enriquecimento no debate político”, ressalta Maurício.
Apesar do tom conformista do pré-candidato do PT, Mauríco Moromizato, revelou que pretende insistir na parceria com o deputado e com o grupo político do PR em Ubatuba. “Continuarei buscando as conversas com os líderes do diretório municipal do PR. Talvez eles possam reconsiderar a posição política e não ir contra uma aliança que tem sucesso a nível federal (PT-PR) e que poderia ser uma opção forte de oposição nas próximas eleições municipais”, argumenta Maurício Moromizato, lembrando que o próprio presidente nacional do PR aprovou a parceria em Ubatuba, quando comunicado pelo deputado Clodovil. “Fomos parceiros na eleição passada em Ubatuba, somos parceiros no governo Lula e queremos uma nova aliança a nível municipal”, revela o petista Maurício Moromizato, tentando uma aproximação com o PR ubatubense.
A presidente do diretório municipal do PR, Ana Barone, prometeu para hoje o anúncio oficial sobre qual aliança será formada pelo partido em Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba antecipa campanha contra pólio

Ubatuba - Ubatuba vai antecipar a Campanha de Vacinação contra a poliomelite, que acontece até 13 de junho. O dia nacional da vacinação é realizado em 14 de junho, mas na cidade, as crianças serão imunizadas a partir de amanhã. Durante toda a semana a campanha será levada aos bairros. Todas as crianças com idade entre 0 e 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber as gotinhas. O atendimento será realizado das 8 às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação. A prefeitura da cidade alerta que a ocasião também é uma oportunidade para que as crianças que têm outras vacinas em atraso recebem as imunizações necessárias. (Fonte: ValeParaibano)

Cetesb vai utilizar totens luminosos
Painéis informam com eficiência a situação das praias

Ubatuba - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) inaugurou, na última quarta-feira, na praia das Pitangueiras, no Guarujá, um novo sistema de sinalização para indicar a qualidade das praias no litoral paulista. As tradicionais bandeirinhas, nas cores verde e vermelha, estão sendo substituídas por totens luminosos. A novidade chega ao Litoral Norte a partir da próxima semana.
Ubatuba será o primeiro município no Litoral Norte a receber o totem luminoso. A data e a praia serão divulgadas posteriormente --já que os funcionários ainda estavam em greve ontem.
Segundo a assessoria da Cetesb, já entraram em funcionamento os seis primeiros totens luminosos, contemplando além do Guarujá, as cidades de Peruíbe, Itanhaém, Monguagá, Ilha Comprida e Iguape.
Os totens, que irão substituir as bandeiras nas cores verde e vermelha, que indicam que determinada praia está própria ou imprópria para banho, respectivamente, compreendem quatro metros de altura, alimentados por energia solar e dotados de sistema de comunicação remota --que divulga "on-line" a qualidade das praias através de "leds" com as cores verde e vermelha.
Ao todo, segundo o órgão, serão instalados 55 totens em praias do litoral paulista. A execução do projeto é da empresa Via Única, fabricante de painéis luminosos de mensagens variáveis para segurança rodoviária e divulgação de informações públicas.
A intenção do Estado é que todos os totens estejam em funcionamento até o final do ano. De acordo com a assessoria, o projeto visa economia, já que as bandeiras se estragam facilmente, e agilidade nas informações sobre a balneabilidade das praias.
Atualmente, ainda no sistema de bandeirinhas, os técnicos fazem a substituição das bandeiras manualmente --o que muitas vezes só é feito no dia seguinte após a divulgação do boletim sobre a balneabilidade das praias.
BOA IDÉIA - A notícia da implantação dos totens no Litoral Norte foi bem vista pela jornalista e educadora ambiental Regina Teixeira, 42 anos, uma das coordenadoras da campanha "Penicaço" --manifesto contra a poluição nas praias de Ubatuba.
Para ela, a agilidade do sistema será favorável para evitar que os banhistas entrem no mar indicado como impróprio.
A visualização, segundo ela, também poderá ser favorecida pelo novo sistema. "Acredito que será bem favorável, mas não podemos esquecer que acima de tudo está a própria qualidade da água. Continuaremos lutando pelo saneamento no município", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto quer reduzir uso de sacolas

Ubatuba - Um grupo de universitários do curso de artes visuais de Ubatuba promove hoje, a partir das 10h, no pátio do Supermercado Rosado --na Praça 13 de Maio--, o projeto "Fazendo a sua parte" --que visa diminuir a utilização de sacolas plásticas em supermercados, padarias e estabelecimentos comerciais em geral.
A equipe da unidade da Unimes (Universidade Metropolitana de Santos) no município confeccionou 200 sacolas de tecido, chamadas de 'retornáveis', que poderão ser trocadas por 3 quilos de alimentos não-perecíveis que serão doados ao Fundo de Solidariedade de Ubatuba.
"São sacolas feitas à mão, cada uma com um tema ligado à arte e cultura", disse a universitária Adriana Dias, 37 anos. A idéia é chamar à atenção para a quantidade de plástico e, conseqüentemente, de lixo produzido.
"O plástico demora cerca de 500 anos para se deteriorar, enquanto uma sacola de pano pode durar 20 anos", disse.
Trata-se de um resgate de hábitos antigos que pode facilmente retomar ao dia-a-dia das pessoas. "Antigamente não usávamos tantas sacolas de plástico ao fazer compras", afirmou.
Além disso, o grupo também trabalha a questão do lixo. "Aqui em Ubatuba , por exemplo, as pessoas já voltaram a utilizar garrafas de vidro de coca-cola. Além de mais baratas, evitam que as 'pets' fiquem por aí poluindo o meio ambiente", disse.
Além de ecológicas, as sacolas retornáveis, feitas de tecido, também são artísticas e valorizam a cultura popular regional. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura firma parceria com DER para apreender animais de grande porte
Animais de grande porte soltos nas ruas podem causar graves acidentes. A partir de julho, a fiscalização será intensificada e os proprietários dos animais que forem apreendidos nesta situação sofrerão punições severas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), firmou uma parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para apreender animais de médio e grande porte soltos ou amarrados em vias públicas, praças ou terrenos baldios. As ações de fiscalização e apreensão serão intensificadas a partir do mês de julho.
Os animais capturados serão levados para um pasto na cidade de Potim e terão 96 horas para serem resgatados. Para retirá-los, o proprietário deve ser maior de idade, pagar multa e taxa referente aos dias em que o animal ficou apreendido e levar consigo comprovantes de propriedade do animal, de vacinação anti-rábica e da propriedade onde o animal deverá ficar abrigado. Os reincidentes perderão o direito ao animal e pagarão multa com o dobro do valor.
A parceria da prefeitura com o DER conta também com o apoio das polícias Rodoviária Federal, Estadual e Ambiental. Por esta razão, além das multas e taxas, o proprietário poderá ser punido conforme a lei e responder a processo, mediante boletim de ocorrência.
A veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Cláudia Ferraz, explica que estas medidas são necessárias, porque os animais de grande porte, soltos ou amarrados em vias públicas, podem causar graves acidentes. “Infelizmente, esta prática é freqüente e traz grandes transtornos para a sociedade. Os proprietários precisam ter um local adequado para a criação destes animais e mantê-los presos. Quem não cumprir a lei, terá que arcar com as conseqüências.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Feira de Adoção de Filhotes acontece no próximo dia 15

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonozes, realizará uma Feira de Adoção de Filhotes, no próximo dia 15, das 14h às 17h. O evento acontecerá ao lado da Pista de Skate, na Avenida Iperoig. Os interessados poderão adotar filhotes de cães ou gatos, já vermifugados. Quem decidir adotar um animalzinho, terá direito a castrá-lo gratuitamente, pelo Programa de Esterilização de Cães e Gatos da prefeitura, quando estiver na idade certa para isso.
Posse responsável - Antes de adotar um animal de estimação, é preciso pensar que ele viverá uma média de 15 anos e necessitará de cuidados constantes, como alimentação diária, um local apropriado, protegido do sol e da chuva, vacinações e visitas ao veterinário sempre que necessário. A saúde psicológica do cão também é muito importante, por isso, ele precisará de carinho e atenção.
Os banhos devem ser freqüentes, assim como os passeios e a escovação dos pêlos. Cães soltos nas ruas podem provocar acidentes e brigas com outros animais. Por isso, eles nunca devem sair desacompanhados. Para saber mais informações, acesse o site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br).
Adoção on line - Para quem tem interesse em adotar um animalzinho de estimação, a Prefeitura de Ubatuba está disponibilizando também, um sistema de adoção on line. Os interessados podem escolher o cão ou gato pela Internet, no site da prefeitura. Nesse endereço, o futuro dono poderá visualizar fotos, saber detalhes sobre as características do animal e imprimir uma ficha de adoção. Depois, é só ir ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para interagir com o bichinho e levá-lo para a casa, ou então, escolher outro. O animal escolhido deve ser buscado no CCZ, das 9 às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, ligue 3832-6810. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Regional Sul realiza serviços de recuperação e manutenção de vias públicas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da equipe da Administração Regional Sul vem atendendo as reivindicações de moradores e presidentes de bairros da região sul. Com homens, máquinas, caminhões e grande entusiasmo, a equipe da Regional Sul vem trabalhando a todo vapor para atender às exigências do prefeito Eduardo Cesar, que garantiu a toda a comunidade obras e serviços de infra-estrutura para melhor atender a todos.
Iniciada esta semana, uma ação na região sul proporcionou ao bairro Sertão da Quina
limpeza de valas, roçagem, aplicação de material (20 metros cúbico de bica graduada) na Rua da Paz e patrolamento de ruas, entre outras atividades com igual importância para melhoria dos bairros.
Segundo o administrador da Regional Sul, César Góes (Cerol), “estamos cumprindo as determinações do prefeito, atendendo a todos os bairros com igual atenção e abrindo espaço para que a comunidade faça suas reivindicações e tenham o retorno imediato por parte de nossa equipe. Estamos buscando garantir segurança aos moradores do local, e principalmente atender não somente a necessidade da comunidade como também a vontade do prefeito Eduardo Cesar, que sempre defendeu esse tipo de atendimento”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escolas municipais promovem festas juninas no próximo final de semana

Ubatuba - No próximo sábado, 14 de junho, escolas municipais de diferentes regiões do município estarão promovendo suas festas juninas. A EM Maestro Pedro Alves de Souza, no bairro da Figueira realizará um sorteio de prêmios a partir das 17 horas. Na cartela especial uma TV 21 polegadas tela plana, DVD, celular, bicicleta e edredon. A festa terá também barracas de comidas e bebidas.
A partir das 18 horas, a EM Sebastiana Luiza de Oliveira Prado, no Araribá e a EM José de Souza Simeão, no Taquaral, também estarão promovendo suas festas juninas.
Às 19 horas è a vez da EM Olga Ribas de Andrade Gil, no centro da cidade, realizar a Festa do Pastel. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Nadador de Ubatuba mira o ouro nos Jogos Estaduais do Idoso
Delmar Soares disputará a competição na próxima terça-feira, em São José dos Campos

Ubatuba - O nadador Delmar Soares Correa é mais uma esperança de medalha para Ubatuba na 12ª Final Estadual dos Jogos Regionais do Idoso, que começa na próxima semana em São José dos Campos.
Provando literalmente que é filho de peixe, Delmar desenvolveu uma verdadeira paixão pela natação, que pratica paralelamente ao mergulho e a fotografia submarina.
O pai foi atleta de natação e pólo aquático enquanto sua mãe, Ynah Soares Corrêa, se aventurava por travessias do velho Rio Tietê, na época que era limpo, despoluído e navegável. A mãe o incentivou nas primeiras braçadas, quando ele tinha cerca de um ano e meio. “Aos quatro anos de idade, ganhei a minha primeira medalha de natação, no Clube de Regatas Tietê, em São Paulo”, conta Delmar.
Entre os títulos, constam medalhas e troféus em travessias aquáticas nacionais e internacionais, pólo aquático, saltos ornamentais e pesca submarina, além de convocações para representar o país em competições internacionais.
“As medalhas e diplomas que guardo como relíquias, mas sobretudo como lembranças, são a melhor prova que fiz do esporte que escolhi uma verdadeira filosofia de vida. Na natação, portanto como no mergulho e na fotografia submarina, a competição foi o que balizou minha vida. Os troféus vieram naturalmente, como prêmio ao filho de pais que também foram campeões”, declara Delmar.
Em Ubatuba - Delmar se mudou para Ubatuba em 2005, voltando aos treinamentos intensivos na natação, na piscina da Prefeitura Municipal de Ubatuba. “Após 15 dias de treinamentos participei da Travessia Estadual de maratonas aquáticas em Ubatuba na distância de 1.000 metros e fiquei na segunda colocação na categoria máster”, conta o nadador.
A partir desse dia, Delmar conquistou o topo do pódio nas 31 etapas em sua categoria, sendo assim o campeão estadual e bicampeão das travessias de Ubatuba. Nas competições da Melhor Idade o destaque foi o bicampeonato no JORI (Pinda 2007 e Ubatuba 2008). Agora a meta é a conquista da medalha na Final Estadual dos Jogos Regionais do Idoso. “Estou em treinamentos intensivos em torno de 4.000 metros diários e estou com grande expectativa para a competição”, declarou o nadador.
O secretário de Esportes de Ubatuba, José Luiz Bittencurt Jr., deseja sucesso à Delmar. “Sabemos que o nível dos atletas que participam dos Jogos Estaduais é alto, mas acredito que o atleta ubatubense obtenha um bom resultado. Desejo sucesso a ele em mais esse desafio.” A competição de natação acontece na próxima sexta-feira, 13, pela manhã, na piscina do Thermas do Vale. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

“Lutando por Ubatuba” reunirá 400 atletas

Ubatuba - A Associação Esportiva de Ubatuba (AEU) realizará no próximo dia 15, o evento “Lutando por Ubatuba”, na escola municipal Maria Josefina, na Estufa II. O encontro reunirá cerca de 400 atletas do projeto Arca de Noé, desenvolvido pela AEU.
O evento contará com apresentações de capoeira, kung fu, festival de judô, recreação, jogos de futsal, vôlei e stand de atletismo. O “Lutando por Ubatuba” acontecerá das 8 às 18 horas. A entrada é gratuita e quem quiser colaborar poderá doar um quilo de alimento não perecível. A AEU estará homenageando atletas que foram pioneiros na cidade em cada modalidade desenvolvida no projeto.
Arca de Noé - O Arca de Noé é um projeto da AEU que conta com o apoio da Petrobras, por meio de recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de sócios contribuintes. No projeto, crianças de 7 a 17 anos, participam de aulas de judô, kung fu, vôlei, atletismo e futsal. O projeto é desenvolvido em Ubatuba em cinco núcleos: escola Madre Glória, Fundac, Guarda-Mirim, Associação dos Moradores do Perequê-Mirim e Associação dos Moradores da Folha Seca. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Recanto Itamambuca recebe pavimentação asfáltica

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Norte, trabalhou durante esta semana na pavimentação da Rua Urucurana, que dá acesso ao Recanto Itamambuca. O trabalho desenvolvido consistiu em tornar o leito carroçável daquela via, algo digno de uma entrada de bairro, que, além de atender a comunidade local, trata-se de um dos portais para que os visitantes possam chegar à internacionalmente famosa praia de Itamambuca.
O prefeito Eduardo Cesar esteve acompanhando a obra: “estamos atendendo a uma reivindicação dos moradores e proporcionando uma melhoria que vai beneficiar também os turistas, que agora terão esta outra opção de acesso para a Itamambuca, também pavimentada”.
Neste final de semana o prefeito voltará ao Recanto Itamambuca, para entregar para a comunidade uma área de lazer, algo muito solicitado e significativo para esportistas do bairro e para o bem estar social dos moradores, de todas as idades. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 30/05 A 12/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Sinais do tempo

Fabiano Lopes, meu bisavô,
de muita fé e conhecimento,
que os outros pescadores
costumavam consultar
sobre os sinais do tempo
antes de sair para pescar,
acertou mais uma vez
quando previu,
um dia antes de falecer,
que o céu abriria
e a bonança iria prevalecer.

Histórias do mar

O apóstolo São Pedro
é protetor dos pescadores
e dos pescados também.
Quando é necessário
dar um sossego
para os bichinhos do mar,
o Santo solta o arreio dos ventos
e deixa a tempestade a uivar,
de não sobrar uma canoa ao largo
e nenhuma vela no horizonte,
pois, se o pescador é valente,
é, também,
às ordens do céu, obediente.

Caminhos de São Tiago

O apóstolo Jacob,
pobrezinho como ele só,
foi mandado em missão
de alertar o mundo inteiro
sobre a morte e ressurreição
de Jesus Cristo carpinteiro.
E teve tanto zelo
pelo santo nome de Cristo
que esqueceu de cuidar do seu
e o nome do Santo
passou a ser iacov
e depois mudou para iago
para chegar a Santo iago,
Santiago ou São Tiago.
E foi assim que sucedeu
como o bom nome
desse Santo judeu,
que de Jacob a Tiago,
em santidade cresceu.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Já chegamos ao Cume?

A máxima, de que "gosto não se discute" deve ( ?) ser respeitada! Sem falsos moralismos mas, respeito é bom e tanto eu, como muita gente por aqui, ainda gosta. O conteúdo do (folhetim) informativo de Ubatuba, que circula por aí, pasmem, com patrocinadores (co -responsáveis) é uma verdadeira apologia ao absurdo e, a estupidez. Retrato, revelado, do futuro que nos espera. Com a palavra o Secretario de Turismo, os patrocinadores e todos aqueles que se sentem "atingidos" mas, que permanecem, pelo menos até o momento, silentes. Será que eu estou, novamente, enxergando "sinais" ou já chegamos ao CUME?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Alerta aos auxiliares de serviços infantis

Na eleição anterior alguns já usaram vocês, como bucha de canhão, prometendo mundos e fundos. De novo, agora, sem nada ter feito, em quatro anos, mesmo pendurados nas tetas do poder, os convocam para reunião. Abram os olhos!. Não permitam que os usem para promessas de "papais-noeis eleitorais". Observem o tratamento que tem recebido nestes quatro anos. Fizeram alguma coisa para resolver seu problema? Não! Os confinaram em três creches desrespeitando suas opções preenchidas em concurso de remoção? Sim! Falaram mal de vocês e os culparam pelo deficiente funcionamento das creches? Também e bastante! Privatizaram parte dos serviços de seus cargos deixando de chamar colegas aprovados em concurso? A realidade está ai para prova-lo!
Cabe lembra-los que por iniciativa de quem agora os convoca, em 29-09-04, foi aprovada pela Câmara Municipal, lei inconstitucional, proposta sem o autor ter autoridade para faze-lo e, em período proibido pela Lei Eleitoral. Alguns de vocês, enganados por falsos profetas, estiveram lá batendo palmas. O Sr. Eduardo de Souza César, como vereador, votou na aprovação de Lei Inconstitucional e na derrubada do veto interposto pelo prefeito em exercício. Em janeiro de 2005, o mesmo Sr. Eduardo de Souza César, já Prefeito, entrou com "Ação Direita de Inconstitucionalidade" - (ADIN). A lei não foi aplicada. Vocês foram envergonhados. Não deixem que isso aconteça de novo. Votem com consciência em quem tenha credibilidade.
Para seu consolo e conforto posso afirmar que, qualquer prefeito sério e preocupado com o funcionalismo público, terá que resolver seu problema e incorpora-los ao Quadro do Magistério. Houve mudanças na legislação federal e recomendam essa integração. Proposta, nesse sentido, já faz parte do programa de ação e das reivindicações da CHAPA 1, do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Ubatuba, com eleição marcada para o dia 03-07-08.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba Noturno  © Dr. Fumagalli

Ubatuba Noturno
© Dr. Fumagalli

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor