Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 12 de Junho de 2008 - Nº 1988 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Funcionários da Cetesb retornam ao trabalho


Caraguatatuba
Idosos do Asilo Pró+Vida casam no dia 13 de junho em Casamento Comunitário
Comerciantes estão na expectativa por aumento das vendas para o dia dos namorados
"Gincana da Solidariedade" vai arrecadar arroz na primeira etapa
Moradores do Canta Galo em Caraguá arrecada cerca de 6 toneladas de lixo
Começam as inscrições para o processo seletivo para estagiários da Prefeitura de Caraguá
Reforma Tributária
Agenda Cultural de Caraguatatuba - Junho 2008
Vereadores aprovam Pauta e Urgências
Aurimar inclui verba para Guarda Municipal em 2009
Celsinho quer Pedágio para caminhões em Caraguá
Gobetti volta a criticar Consórcio do Gás na Tribuna

Ilhabela
Audiência Pública resulta em criação de Fórum dos Conselhos Municipais
Vereador homenageia Oficiais de Justiça e Polícias Civil e Militar
Prefeitura concede descontos no IPTU

São Sebastião
Guarda Municipal começa atuar em S. Sebastião
Saúde Pública Após erro, médico pede demissão

Moradores do Itatinga fazem manifesto contra a falta de respostas da Petrobras
Pescador fica à deriva e passa noite em ilha
Prefeitura lança obra da maior escola da cidade nesta sexta na Enseada
São Sebastião encara São José na Copa dos Campeões nesta quinta-feira
Prefeitura quer saber onde a Guarda Civil Municipal deve estar mais presente
APS promove 19ª Jornada de Saúde neste mês
Creche Adriana Vasques promove festa junina nesta sexta-feira
Seduc altera local dos cursos de capacitação neste sábado
Delegação da Melhor Idade de São Sebastião embarca para Jogos Estaduais do Idoso
Super Surf: Tita Tavares e sua história com Maresias
Odirley Coutinho leva a melhor no primeiro dia de Super Surf em Maresias
Prefeitura e ALNorte promovem concurso “Leve Arte para Casa”
Ambulantes da Região Central discutem Código de Posturas
Final 1° Circuito Pimaco Open Bic
Câmara aprova criação da Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal
Câmara de São Sebastião aprova Conselho Programa Bolsa Família
Mudanças em traçado de rua geram dúvidas no Poder Legislativo
Solange reclama de não atendimento em consultas agendadas no Centro de Saúde

Ubatuba
II Forum de Saneamento Básico em Ubatuba
Prefeito, vice e secretários recebem reajuste de 20% nos salários
Semana do Meio Ambiente mobiliza centenas de pessoas em Ubatuba
Ibama atende solicitação de pescadores ubatubenses, relativa a defeso de camarão
Escoteiros de Ubatuba participam Do 3° "S.O.S. Mangue"
Campanha do Agasalho 2008
Casa do Artesão tem boas opções para o Dia dos Namorados
Sábado é Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite
Estudantes ubatubenses conquistam 2º lugar em competição mundial
Comemorações do centenário da imigração japonesa em Ubatuba começam nesta sexta-feira
Festa Junina na Escola Altimira no Itaguá
Partido Verde fecha apoio com Democratas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Funcionários da Cetesb retornam ao trabalho

Litoral Norte - Os trabalhadores da Cetesb encerraram na manhã de ontem a greve iniciada no dia 4 de junho último. A empresa apresentou a seguinte proposta: 10% de reajuste no vale-alimentação e vale de refeição 4,51% de reajuste salarial com repasse aos benefícios Implantação do Plano de
Carreira em 120 dias.
Diante da proposta, que inclusive atende a um antigo pleito que é o Plano de Carreira, os trabalhadores encerraram a greve, retornando ontem mesmo ao trabalho. A paralisação também tinha ocorrido na agência da Cetesb no Litoral Norte, que ficou fechada ao público, atendendo somente emergências. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Idosos do Asilo Pró+Vida casam no dia 13 de junho em Casamento Comunitário
D.Verônica Koszo e Seu Osvaldo Dal Belo casam-se neste dia 13 de junho em Caraguatatuba. O vestido, alianças e a noite de núpcias foram presentes do comércio local

Caraguatatuba - Amar não tem idade. E nunca é tarde para encontrar a metade da laranja, como dizia a mãe de D. Verônica Koszo.
Com quase 72 anos, canceriana, D. Verônica Koszo está apaixonada e vai casar-se dia 13 de junho, às 11 horas, no Casamento Comunitário na Igreja Matriz de Santo Antonio. O noivo, Seu Osvaldo Dal Belo, 76 anos, taurino, conta que foi amor à primeira vista.
Eles vivem no Asilo Pró+Vida Recanto Santo Antônio, em Caraguatatuba - seu Osvaldo está lá há quase 4 anos. Nascido em Votorantim-SP, foi mecânico de ônibus, hoje aposentado, nunca se casou e nem tem filhos; D. Verônica, filha de húngaros, nasceu em São Simão-SP. Está no Asilo há 1 ano e meio. Trabalhou como doméstica e balconista em São Paulo. Viúva e sem filhos, conta que fez vários tratamentos para poder engravidar - "Foi quando percebi que essa árvore não ia dar frutos, só flor" conta.
Juntinhos de mãos dadas eles contam como aconteceu o início do namoro - a história começou no dia em que D. Verônica chegou no asilo. Seu Osvaldo logo que a viu disse para si mesmo que aquela senhora ia ser sua esposa. "Fiquei apaixonado" - conta. Foram três dias de "paquera" e logo caíram em sorrisos e já começaram o namoro, que segue firme até hoje, um ano e meio depois.
Fazem tudo juntos desde a hora que acordam, já que no asilo não há acomodações para casais - dormem em quartos separados.
Há seis meses decidiram que iam se casar - "Precisamos ter a nossa vida, não podemos esperar" comenta seu Osvaldo. D. Verônica logo aceitou o pedido de casamento e contou que já estava esperando há muito tempo. "Os velhos também tem vez de ser feliz. Vim de São Paulo e encontrei ele aqui. Pena que a gente não se conheceu antes, mas Deus quis assim. Vamos cuidar um do outro" - diz a noiva.
E o asilo está em clima de festa desde então - distribuição de convites, experimentar o vestido de noiva, organizar a festa para depois do casamento.
A gestora da instituição, Keila de Souza, está a mil para dar conta dos preparativos - "É como se casasse dois filhos, estamos cuidando de todos os detalhes. Todos os 17 funcionários estão envolvidos e participando deste momento tão especial. Os 28 idosos também estão contentes pela união do casal e ansiosos para assistir o casamento dia 13, arrumando as roupas e cortando os cabelos. Essa união é uma lição para as pessoas que vivem a vida a dois sem cuidar da relação, sem muito carinho. Eles se gostam e estão cheios de planos para o futuro. É lindo ver esse amor nessa idade. A vontade deles é ter uma casinha em um asilo, para começar uma vida nova juntos e vamos ver o que conseguimos fazer.
O Asilo Pró+Vida agradece à Lourdes Noivas, que cedeu o traje de noiva completo, a Petreka Jóias que deu as alianças e o CaraSol Chalés que deu a noite de núpcias aos noivos e a todos que contribuíram com doações para a festa" comenta a gestora.
Como recado àqueles que acham que não vão encontra sua alma gêmea, D. Verônica diz que as pessoas devem se concentrar nos sentimentos, sem exigir que o outro tenha posses, pois o que vale é o amor. Seu Osvaldo faz uma declaração de amor e diz que com D. Verônica morava até debaixo da ponte - "A gente se gosta e vai ser feliz em qualquer lugar" finaliza a noiva. PMC

Comerciantes estão na expectativa por aumento das vendas para o dia dos namorados

Caraguatatuba - Hoje, dia 12, será comemorado o Dia dos Namorados. Para esta ocasião, os comerciantes de Caraguatatuba estão na expectativa de aumentar o volume de vendas e contam com o apoio da Associação Comercial do Município.
De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, ações para alavancar vendas no comércio são feitas freqüentemente, além de ações de estímulo para empresas, para que as mesmas sempre melhorem na questão de atendimento e qualidade, ações como empresa nota 10, por exemplo. Já para alavancar vendas, são feitas divulgações em mídias locais e, normalmente, sorteio de prêmios nas lojas associadas; para este dia dos namorados, especificamente, a associação investiu maciçamente em divulgação nas mídias locais, estimulando os consumidores a comprarem no comércio da cidade, dando valor no Município.
Segundo os comerciantes, o aumento das vendas está acontecendo aos poucos, “acredito que as pessoas ainda estão aguardando um pouco mais para irem às compras, uma porque as lojas já estão com a coleção das estações outono – inverno, e o tempo ainda não estabilizou; outro motivo é que costumeiramente o povo deixa para fazer as compras na última hora; mas nós estamos bastante otimistas para estes dois dias, um que antecede o dia dos namorados e o próprio dia 12”, disse a gerente de uma loja, Mirela Santos.
Já a professora, Rosana Ribeiro, diz que ainda não decidiu o que vai comprar para seu companheiro, “ainda estou pesquisando pelo comércio e com certeza optarei por preço e qualidade, mas essa compra deverá acontecer, provavelmente, no dia 12 mesmo”, finalizou.
A tradição do dia - No Brasil, apesar de ser comemorado às vésperas do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro, tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória - na época na Agência Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper.
Para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio, e com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan: “Não é só de beijos que se prova o amor”.
A Standard ganhou o título de agência do ano e a moda pegou, para a alegria dos comerciantes. Desde então, 12 de junho se tornou uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartões, bilhetes, flores, bombons, enfim, uma infinidade de opções para se dizer “Eu Te Amo!”.
Nem todos os países comemoram o dia dos namorados como fazemos no Brasil. Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. E na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas “flocos de neve”.
No Japão a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia são as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates. Embora a data represente uma oportunidade para as mulheres declararem o seu amor, nos últimos anos o giri choco (chocolate de cortesia ou “obrigação”) também se encontra presente na cesta de compra de grande parcela da população feminina. Mas, muita gente ainda reluta em adotar a data, alegando que se trata de uma jogada comercial, no que não deixam de ter razão, uma vez que o Valentine’s Day representa cerca de 20% do volume anual de vendas das fábricas de chocolate do arquipélago. Mas, o que vale mesmo é a intenção e não há como negar que a vida fica um pouquinho mais doce com estas declarações de amor e com estes chocolates.
Nos Estados Unidos nos dias que antecedem 14 de fevereiro, lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.
Os adultos costumam comprar cartões para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flores ou perfumes. Nas escolas as crianças apreciam comprar ou fazer cartões para seus amigos e professores. (Fonte: Imprensa Livre)

"Gincana da Solidariedade" vai arrecadar arroz na primeira etapa
Caraguá participante da 9ª edição da gincana e tem a missão de arrecadar arroz para a 1ª etapa do projeto, que será no dia 15 de agosto

Caraguatatuba - A maior gincana de solidariedade da região já começou para Caraguá. E a primeira etapa, que será no dia 15 de agosto, tem como objetivo arrecadar a maior quantidade possível de arroz.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Antonia Antunes Arouca, que representa o município, está na Chave 2 com outras três escolas, que representam as cidades de Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba.
Promovido pela Rede Vanguarda em parceria com escolas, diretores, professores e comunidade, o projeto visa despertar um espírito de solidariedade e cidadania nas crianças e adolescentes da região.
Os alimentos arrecadados por Caraguá retornarão ao Fundo Sociail da Solidariedade do município, para que sejam revertidos em prol da população carente.
O secretário da educação, Humberto Cesar Bernardo, comentou sobre a importância do projeto para a região. "A integração entre comunidade e escola será essencial para ajudarmos o maior número possível de famílias carentes na nossa cidade, além de ser uma iniciativa que cria um espírito solidário em todos", disse o secretário.
Todos podem colaborar nessa ação conjunta entre escola e comunidade. Informações para doações podem ser obtidas pelo telefone 3884-3900 ou na EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu.
A Secretaria Municipal da Educação também está disponível para esclarecimentos, por meio do Setor de Projetos no telefone 3897-7010. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Moradores do Canta Galo em Caraguá arrecada cerca de 6 toneladas de lixo

Caraguatatuba - A ação de limpeza no rio Guaxinduba e ruas do bairro Canta Galo em Caraguatatuba, que aconteceu no sábado, dia 7, resultou na recolha de 1 caminhão de lixo, o que corresponde a cerca de 6 toneladas de lixo. Idealizado pela Associação dos Moradores do bairro, o trabalho contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, GAC - Grupo de Apoio Civil e Associação de Moradores do bairro Cidade Jardim.
De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Canta Galo, Adenilton Souza Barreto, o Deno, o objetivo foi auxiliar na limpeza pública do bairro e orientar as pessoas sobre os cuidados para evitar o mosquito da dengue e proliferação de caramujo africano.
Cerca de 50 pessoas iniciaram o trabalho no Rio Guaxinduba e terminou no final do bairro Cantagalo. "Recolhemos todo tipo de lixo, entre eles colchão, cadeira, caixote entre outros e muitos deles às margens do rio", declarou Deno e acrescentou que cerca de 50% das casas do bairro receberam visita da equipe, com orientação sobre a importância da preservação do rio e os cuidados que se deve ter para evitar matérias que possam servir de criadouro do mosquito da dengue e abrigo para caramujo africano.
De acordo com Deno, esta é a primeira ação, das muitas que a associação pretende desenvolver, após a posse da nova diretoria.
A sede provisória da Associação do bairro Canta Galo fica na estrada Antônio Francisco P. Peliciarie, 1580, Canta Galo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Começam as inscrições para o processo seletivo para estagiários da Prefeitura de Caraguá
As inscrições para o processo seletivo para estagiários da Prefeitura de Caraguá, poderão ser feitas de 12 a 17 de junho, das 9h às 16h30, na Secretaria da Administração. A prova será realizada no dia 29 deste mês

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SECAD - Secretaria de Administração, abre de 12 a 17 de junho as inscrições para o processo seletivo para a contratação de estagiários.
Estão sendo abertas 94 vagas para estágio para estudantes universitários, sendo 25 na área de Educação Física, 14 em Direito, 01 em Gestão Comercial ou Empresarial, 05 em Enfermagem, 06 em Ciências Contábeis, 06 em Farmácia, 04 em Arquitetura, 03 em Gestão Pública e 30 em Administração.
O valor da bolsa-auxílio para os estagiários que passarem com melhor colocação no processo seletivo e forem contratados, é 1 salário mínimo e a carga horária de trabalho é de 30 horas semanais.
As inscrições para a seleção são gratuitas e devem ser feitas na sede da SECAD até 17 de junho, das 9h30 às 16h30, sendo necessário comparecer ao local com original e cópia da cédula de identidade, original e cópia do CPG, e original e cópia do comprovante de residência.
Vale lembrar que o edital de abertura do processo seletivo nº 01/2008, foi publicado no informativo oficial da Prefeitura de Caraguá, de 11 de junho (encarte do jornal Expressão Caiçara).
A prova será objetiva, de acordo com o Nível Médio (segundo grau) composta de 30 questões de Conhecimentos Básicos, sobre Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Atualidade e História do Município, e está prevista para acontecer no dia 29 de junho (a data e horário serão publicados no informativo oficial).
Para informações sobre o processo seletivo para contratação de estagiários basta comparecer à SECAD, que fica na rua Siqueira Campos nº 44, no Centro de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Reforma Tributária
Unimódulo oferece painel e discute o tema Evento acontece dia 4 de julho no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo promove dia 4 de julho importante discussão sobre Reforma Tributária. Organizado pelo Unimódulo e por entidades de classe das áreas administrativas e contábeis, o painel será realizado no Teatro Mario Covas, em Caraguá, a partir das 19h.
Além do Unimódulo estão envolvidos o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, a Associação dos Escritórios de Contabilidade de Caraguatatuba, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba também é parceira do evento.
Preocupados com a reforma tributária proposta para o Brasil, a idéia partiu do professor-organizador Alberto Scherrer. "Propusemos a realização deste evento para discutir o tema que é de interesse da sociedade, bem como produzir um documento a ser remetido para o Congresso Nacional". Aos participantes será dado certificado com dupla chancela: Sescon e Unimódulo.
Comporão a mesa de debates o professor do Unimódulo, especialista em Gerência Financeira e Controladoria, Carlos Leon Junior, um representante do Sescon e um professor convidado de Direito Tributário de São José dos Campos. O moderador do painel será o próprio professor Scherrer, que também é coordenador dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Unimódulo.
Para participar é simples. Faça sua inscrição gratuita pelo telefone (12) 3897-2043 ou mande um e-mail para modulo@modulo.br . As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até às 18h do dia 3 de julho. (Fonte: UniMódulo)

Agenda Cultural de Caraguatatuba - Junho 2008

Caraguatatuba - Música no Coreto - Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados - música raiz sertaneja.
Banda Municipal Carlos Gomes - Apresentação na Praça Dr. Cândido Motta aos sábados, às 20h30.
2ª Mostra de Violões - No auditório da Fundacc, dia 21 abertura com os professores Henrique Pinto e Tiago Pimentel às 21h e dia 22 às 13h00 apresentação de grupos de alunos das oficinas culturais e as 15h30 Masterclass com professor Henrique Pinto.
Multiação - Dia 21 na Emei /Emef Professora "Aída A.C. Grazioli - Rio do Ouro".
Pólo Cultural:
Exposição no MACC - 20 de abril a 29 de junho - "O Japão é Aqui".
Videoteca Lúcio Braun: filmes de 5ª a domingo às 20h00.
Projeto História Oral - Transcrição e edição em vídeo e DVD de depoimentos compondo o processo histórico-cultural do município de Caraguatatuba.
Aniversário - 05 anos de Pólo Cultural dia 12 de junho.
10/06 - Palestra com Dr. Gilvan Barbosa às 18h00, na Videoteca Lúcio Braun.
12/06 - Comemoração dos seis anos do Museu:
· oficina de dobraduras com alunos da rede de ensino;
· exposição dos seis anos de MACC.
18/06 - Comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil:
· Uma gueixa estará recepcionando e entregando uma lembrança aos visitantes.
Show nos Bairros - Dia 14 às 18h00 no Pegorelli.
Teatro Mário Covas:
Dia 14 às 21h - Cia. de Dança São Jose dos Campos.
Informações: A troca do convite deve ser feita no dia 13 de junho das 10h ás 17h e no dia 14 a partir das 10h no Teatro Mário Covas, como parte do Projeto Ingresso Solidário o convite deve ser trocado por 1 kg de alimento não-perecível.
Dia 17 às 10h e 20h - O Auto da Barca do Inferno.
Dia 21 às 21h00 - Grupo Tapa: O Ensaio.
Dia 28 às 21h00 - Ameríndios (Fonte: Fundacc)

Vereadores aprovam Pauta e Urgências
Sessão teve palestra sobre Esperanto

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou toda a Ordem do Dia previamente agendada, além de 2 Projetos em Regime de Urgência. Devido a 19ª Sessão Ordinária semanal ser a primeira do mês foi realizada a Tribuna Livre, com palestra sobre a importância do Esperanto.
Foram apresentados, discutidos, votados e aprovados 2 (dois) Projetos em Regime de Urgência. Do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT) denominando diversas ruas no Loteamento Park Imperial, no bairro de Massaguaçu e do Vereador Aurimar Mansano (PTB), denominando de Rua Ronival Andrade de Camargo a atual Rua 2, no bairro do Rio do Ouro, na zona oeste de Caraguatatuba.
Da Ordem do Dia todos os projetos agendados foram votados e aprovados. Do Poder Executivo autorizando a doação de área para implantação e construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) e para desafetação de área da classe de bem público de uso comum para classe de bem patrimonial, com o intuito de doação para uma entidade religiosa de cunho evangélico.
Ainda na Ordem do Dia foram aprovados, de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), Projeto de Decreto Legislativo concedendo Título de Cidadão Caraguatatubense para o Capitão César Eduardo Ferreira, Comandante da 2ª Cia. da Polícia Militar no município e do Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM), autorizando o Poder Executivo a declarar de Utilidade Pública a Associação Civil "Fraternidade Ninho de Amor".
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 8 Projetos de Lei, bem como aprovadas 3 Moções. Não houve votação de Requerimentos e leitura de Indicações. Por ser a primeira Sessão Ordinária do mês, aconteceu a Tribuna Livre Vereador Pérsio Brasil Arruda, com a palestra do médico Maurício Monken sobre a importância do Esperanto, o seu ensino no município e a inclusão no Calendário Oficial do município de data alusiva ao assunto. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar inclui verba para Guarda Municipal em 2009
Inclusão foi feita na Lei de Diretrizes Orçamentárias

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba conseguiu a inclusão de verba para a implantação da Guarda Municipal no município no próximo ano que ainda depende de votação. A Guarda Municipal já existe na forma de Projeto de Lei desde 1994 e a inclusão da verba se deu na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
A Guarda Municipal foi aprovada com base em Projeto de Lei de 1994, com o intuito de reforçar a segurança dentro do município, principalmente dos prédios e instalações municipais e eventos, além de dar apoio a Fiscalização Municipal aliviando a carga diária da Polícia Militar, que poderia reforçar o seu contingente nas regiões mais problemáticas de Caraguatatuba. Desde que foi criada a Guarda Municipal nunca foi implantada devido a falta de verba e de interesse político e comunitário dos Prefeitos anteriores.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é a proposta onde o Executivo baseia onde irá investir no ano seguinte, colocando as estimativas de gasto nas contas do Orçamento. É através da LDO que a população pode saber o que provavelmente será feito no ano seguinte, caso algum valor ou obra seja incluído no Orçamento posterior.
Prevendo todo este trâmite burocrático e o crescimento do município o Vereador Aurimar Mansano incluiu verba, que ainda depende da aprovação dos Vereadores, para a implantação da Guarda Municipal em Caraguatatuba a partir de 2009, uma força armada, treinada e preparada, dotada de sistema de rádio e viaturas na tentativa de proibir pichações, vandalismo, depredação de bens públicos e a proteção da integridade física dos moradores locais, veranistas e turistas.
Para Aurimar a Base de Gás é a deixa para uma segurança melhor na cidade. "Tenho certeza que com o novo orçamento e a liberação do Prefeito a Guarda Municipal vai sair do papel e tornar-se uma realidade, para o bem do povo na cidade", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Celsinho quer Pedágio para caminhões em Caraguá
Tarifa seria cobrada apenas manutenção das vias públicas

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira - Celsinho (DEM) da Câmara Municipal local estuda a possibilidade de elaborar Projeto de Lei que cria um Pedágio na entrada de Caraguatatuba apenas para veículos pesados. O Parlamentar quer o dinheiro arrecadado sendo usado na manutenção da malha viária do município.
Caraguatatuba é a maior cidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo e ponto de entrada da região. Quem sai do planalto e desce a serra pela Rodovia dos Tamoios (SP-99) em direção ao litoral obrigatoriamente deverá passar por Caraguatatuba para seguir caminho para as outras cidades da região.
A consequência de ser a Porta de Entrada das mais belas praias do Litoral Norte tem um preço; Ruas esburacadas, Avenidas necessitando de manutenção constante e vias de acesso sem condições, principalmente pelo trânsito de caminhões pesados e carretas que tradicionalmente se dirigem ao Porto de São Sebastião e atualmente, estão a serviço do Consórcio que está construindo a Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA) da Petrobrás.
Para reduzir os altos custos de manutenção de vias públicas com pavimentação asfáltica, o Vereador Celso Pereira estuda a elaboração de um Projeto de Lei, autorizando o Executivo a cobrar Pedágio na entrada do município, para todo veículo pesado, caminhão, carreta, cegonheiro, trucado, dentre outros.
Os preços ainda não estão estabelecidos, mas os valores arrecadados seriam direcionados aos cofres públicos com o objetivo de pagar a manutenção das principais vias públicas da cidade que são usadas pelos caminhões, bem como aquelas que dão acesso as cidades de Ubatuba e São Sebastião.
Ao mesmo tempo Celso Pereira isenta do Pedágio os caminhões com placas de Caraguatatuba, pois na opinião do Parlamentar "são os caminhoneiros locais que fazem o desenvolvimento do município e já recolhem o IPVA (Imposto para Veículos Automotores) para a cidade". Antes de ser Vereador, Celso Pereira foi caminhoneiro por mais de 10 (dez) anos e conhece bem os problemas da categoria.
Para o Vereador a solução é resolutiva e ao mesmo tempo temporária, pois basta o Governo Estadual construir o contorno, que liga as outras cidades da região e tira o trânsito pesado das ruas da cidade para o Pedágio deixar de existir.
Segundo o Parlamentar o município não pode arcar com gastos de problemas que não são dele. "O Porto de São Sebastião cria um grande movimento de carretas por Caraguatatuba e agora com a Base de Gás a situação piorou e quem paga por ruas em estado lastimável somos nós. Com este Pedágio quero apenas equilibrar uma balança muito pesada para o lado da nossa cidade", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti volta a criticar Consórcio do Gás na Tribuna
Parlamentar atacou a falta de investimento nas empresas locais

Caraguatatuba - O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), voltou a proferir críticas ao Consórcio do Gás no município, desta vez na Tribuna do Parlamento Municipal, durante a Sessão Ordinária semanal desta terça-feira - 10 de junho. O Parlamentar concentrou suas críticas na falta de investimento nas empresas locais.
Na última semana o Vereador Wilson Gobetti elaborou Moção de Repúdio as empresas participantes do Consórcio que está construindo a Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA), denominada Monteiro Lobato. As críticas do Parlamentar se resumiam a não contratação de moradores locais para as atividades da obra que não requerem preparo técnico específico. Para o Presidente do Legislativo há uma grande massa trabalhadora que depende da sazonalidade no Turismo para aumentar o orçamento familiar e a sua não contratação para uma obra deste porte acarretaria problemas sociais dos mais graves.
Segundo o Vereador, empregados não qualificados de outras cidades e regiões vem sendo contratados diariamente, em prejuízo dos trabalhadores locais.
Na Sessão Ordinária de 10 de junho o Vereador Gobetti teve lugar na Tribuna e discorreu sérias críticas ao Consórcio do Gás. De acordo com o Parlamentar não são somente os moradores locais é que estão sendo prejudicados pela falta de emprego, mas sim as pequenas e médias empresas, de forma direta ou indireta, na sua maioria de Prestação de Serviços.
Em dado momento de seu discurso o Vereador Gobetti chegou a ser hilário, dizendo que apenas o marmitex dos empregados foi contratado de uma empresa da cidade. "Só faltava eles comprarem o almoço em outra cidade para ele chegar gelado e azedo", disse de forma jocosa.
O Presidente da Câmara de Caraguatatuba quer levar esta queixa ao Chefe da Nação, o Presidente Lula, quando este vier a cidade no próximo dia 17, para o lançamento da Pedra Fundamental da Base de Gás.
O Parlamentar defende com unhas e dentes o Corporativismo nesta questão. "O Consórcio chega e não faz uma parceria com a massa trabalhadora e nem com as empresas locais para o desenvolvimento do município. Conheço o padrão Petrobrás e sei que nossos trabalhadores e empresas de pequeno e médio porte podem muito bem trabalhar em conjunto nesta obra monumental. O que falta é seriedade dos patrões do Consórcio em absorver os nossos trabalhadores e empresas", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Audiência Pública resulta em criação de Fórum dos Conselhos Municipais

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela realizou na noite de terça-feira (10/06) uma Audiência Pública para discutir o fortalecimento dos Conselhos Municipais que somam cerca de 20 em Ilhabela.
Com ampla participação de membros de grande parte dos conselhos da cidade, mais de 50 pessoas, o debate foi marcado pela apresentação das dificuldades nas atividades dos conselhos e por diversas sugestões.
Uma das idéias propostas durante as discussões, bem recebida pelos participantes da audiência, foi a “Casa dos Conselhos” que seria um espaço físico com a estrutura necessária e uma equipe profissional para atender as reuniões dos diversos conselhos.
As discussões concluíram pelo Fórum dos Conselhos Municipais e a definição de um grupo de trabalho para a realização do evento - previsto para meados de agosto.
“Nesta audiência foi plantada uma semente bastante importante de democracia participativa e de construção de cidadãos conscientes. Todos os conselhos se mostraram dispostos e motivados a contribuir com o debate”, comenta o vereador Beto Campos (PV), que propôs a audiência. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador homenageia Oficiais de Justiça e Polícias Civil e Militar

Ilhabela - O vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) apresentou na última sessão ordinária (09/06) uma Moção de Louvor ao segundo Delegado Municipal da Polícia Civil e seus pares Policiais Civis Militares e Oficiais de Justiça.
A moção destaca o trabalho intersetorial dos Policiais Civis e Militares e os Oficiais durante a abordagem para reintegração de posse ocorrida no último dia 3 de junho de 2008, no Bairro do Bexiga, em Ilhabela.
São citados no texto da Moção, o Segundo Delegado da Polícia Civil do município de Ilhabela Dr. Jairo Garcia Pereira, e os Policiais Civis, Marcos Roberto Rodrigues Silva, Richard Desmontes da Silva, Willian Ribeiro Salgado, Rubens Pereira da Costa e Militares Raul Macário Silva, Edmar Francisco Silva, Nilton César Badaró de Oliveira, Israel e aos Oficiais de Justiça, Eliane Munhoz e Valter Nogueira Dias.
“Os profissionais demonstraram equilíbrio, bom senso e total integração durante o processo em que os requeridos deveriam abandonar o imóvel em questão” justifica Dr. Guilherme. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura concede descontos no IPTU

Ilhabela - Os contribuintes de Ilhabela que se encontram inadimplentes com impostos municipais podem regularizar a situação por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal e homologada na última segunda-feira,pelo prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Finanças, promove até o dia 30 de setembro de 2008 uma Anistia Fiscal que abrange os tributos municipais: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), entre outras taxas, dispensando o recolhimento dos juros e das multas na liquidação de débitos.
O contribuinte que optar pela anistia terá cinco opções de pagamento. Nos pagamentos à vista, receberão 100% de desconto nas multas e juros. Em casos parcelados existem várias opções de redução, tais como, de 90% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 03 vezes; de 80% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 06 vezes; de 70% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 12 vezes e de 50% no valor das multas e juros para parcelamento em até 24 vezes.
Para se beneficiar da “Anistia Fiscal”, o contribuinte deverá estar em dia com suas obrigações para com a Fazenda Municipal, relativas às parcelas vencidas do exercício de 2008 sobre qualquer tributo.
Ainda segundo a Lei, o parcelamento será concedido através de requerimento que o contribuinte ou seu representante legal deverá protocolar no setor de protocolo, onde será levado ao setor de Receita para que possa ser lavrado o termo de Compromisso e Confissão da Dívida, na forma da legislação em vigor.
É importante ressaltar que o atraso no pagamento de três parcelas consecutivas ocasionará a perda dos benefícios desta Lei e o cancelamento automático do respectivo acordo, voltando assim ao seu valor original.
Segundo o diretor municipal de Divisão de Receita, José Messias dos Santos, os benefícios desta Lei abrangerão também os acordos firmados anteriormente nas parcelas não quitadas.
Para o prefeito Manoel Marcos esta Lei tem como objetivo recuperar débitos tributários, muito importantes para aplicação de melhorias na cidade, como pavimentação de vias e investimentos nas políticas públicas. “Além de dar oportunidade aos contribuintes de regularizarem sua situação perante a administração”.Os contribuintes de Ilhabela que se encontram inadimplentes com impostos municipais podem regularizar a situação por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal e homologada na última segunda-feira,pelo prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Finanças, promove até o dia 30 de setembro de 2008 uma Anistia Fiscal que abrange os tributos municipais: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), entre outras taxas, dispensando o recolhimento dos juros e das multas na liquidação de débitos.
O contribuinte que optar pela anistia terá cinco opções de pagamento. Nos pagamentos à vista, receberão 100% de desconto nas multas e juros. Em casos parcelados existem várias opções de redução, tais como, de 90% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 03 vezes; de 80% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 06 vezes; de 70% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 12 vezes e de 50% no valor das multas e juros para parcelamento em até 24 vezes.
Para se beneficiar da “Anistia Fiscal”, o contribuinte deverá estar em dia com suas obrigações para com a Fazenda Municipal, relativas às parcelas vencidas do exercício de 2008 sobre qualquer tributo.
Ainda segundo a Lei, o parcelamento será concedido através de requerimento que o contribuinte ou seu representante legal deverá protocolar no setor de protocolo, onde será levado ao setor de Receita para que possa ser lavrado o termo de Compromisso e Confissão da Dívida, na forma da legislação em vigor.
É importante ressaltar que o atraso no pagamento de três parcelas consecutivas ocasionará a perda dos benefícios desta Lei e o cancelamento automático do respectivo acordo, voltando assim ao seu valor original.
Segundo o diretor municipal de Divisão de Receita, José Messias dos Santos, os benefícios desta Lei abrangerão também os acordos firmados anteriormente nas parcelas não quitadas.
Para o prefeito Manoel Marcos esta Lei tem como objetivo recuperar débitos tributários, muito importantes para aplicação de melhorias na cidade, como pavimentação de vias e investimentos nas políticas públicas. “Além de dar oportunidade aos contribuintes de regularizarem sua situação perante a administração”. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Guarda Municipal começa atuar em S. Sebastião
Efetivo de 65 agentes armados ganham as ruas para reforçar o policiamento a partir da próxima sexta-feira

São Sebastião - Sessenta e cinco agentes armados da Guarda Municipal de São Sebastião estarão nas ruas a partir de amanhã. A posse está marcada para as 11h30, na praça Major João Fernandes, a 'Praça do Coreto'.
O efetivo, contrato após concurso público realizado em outubro passado, vai reforçar a segurança pública na cidade. Será a segunda Guarda no Litoral Norte --a primeira foi criada em Ubatuba.
Além dos 65 agentes, a Guarda contará com comandante, sub-comandante, três inspetores-chefe. O efetivo terá quatro veículos, adquiridos em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
"Só estamos esperando a autorização do Exército para que a Guarda possa andar armada nas ruas", disse o secretário. de Segurança Urbana de São Sebastião, Erwin Edson Aparecido da Mota.
Mota afirmou que o município vem investindo no setor da segurança, seja com investimentos na própria polícia ou ainda com outras medidas como o SIM (Sistema Integrado de Monitoramento).
CÂMERAS - O sistema, implantado em 2006, conta com 37 câmeras instaladas na região central e costa norte. Além disso, segundo a prefeitura, câmeras também serão instaladas ainda este ano na costa sul. (Fonte: ValeParaibano)

Saúde Pública Após erro, médico pede demissão

São Sebastião - O médico M.R., que assinou a declaração de óbito do bebê João Gabriel Souza Oliveira, mesmo ele estando com vida, pediu desligamento da rede pública de São Sebastião, segundo informou a prefeitura.
O episódio ocorreu no último dia 11 de maio e chocou a cidade. À ocasião, M.M.S., 18 anos, grávida de seis meses, deu entrada no Pronto-Atendimento Municipal relatando a suspeita de um aborto espontâneo.
Após encaminhamento ao Hospital de Clínicas, uma enfermeira constatou que o feto, já embrulhado em um saco plástico, apresentava sinais vitais. O bebê foi levado à unidade de apoio aos recém-nascidos, onde morreu nove horas depois.
O caso está sendo avaliado pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) de São Paulo.
"O caso foi protocolado junto ao CRM em São Paulo e está sendo analisado", afirmou o conselheiro do órgão na região, o médico Pedro Henrique Silveira.
O delegado do 2ª DP (Distrito Policial) em Boiçucanga, Jairo Luís Pinto Pontes, afirmou que abriu inquérito para investigar o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores do Itatinga fazem manifesto contra a falta de respostas da Petrobras

São Sebastião - O caso da retirada das famílias das áreas contaminadas pela Petrobras, no bairro Itatinga, em São Sebastião, é uma história de quase três décadas. Cansados e a espera de uma resposta definitiva, os moradores se mobilizaram mais uma vez em busca de uma solução. Ontem, cerca de 20 moradores fizeram uma manifestação na avenida Itatinga, que foi fechada para o ato. Segundo consta, pelo menos 15 pessoas das 100 famílias residentes da área estão com câncer, de acordo com o mapeamento feito pelos próprios moradores, que foram de “porta em porta”, antecipando dados sobre os perigos a que estão expostos.
Apesar das evidências, a Petrobras não mostrou os resultados dos exames feitos nos moradores, que teriam sido enviados para a Itália, em 2006.
O casal Alice Rodrigues da Costa e Edison Luis Rodrigo do Nascimento, são exemplos de pessoas que moram na rua Gisele de Oliveira Costa, no entorno das ruas contaminadas e ambos entraram com uma ação judicial, pedindo uma pesquisa para a área. A mulher está com um problema neurológico crônico, que afeta não só o sistema nervoso central; como a mobilidade. Sentada numa cadeira de rodas, ela reclama: “A Petrobras proibiu de fazer o exame para detectar se tem algum resíduo no meu corpo. Eu virei um caso, que está sendo investigado pelo hospital universitário de Taubaté”, disse. O marido, Edison, está com o câncer de pele alastrado. “Já passei por 13 cirurgias”, disse ele confirmando que todas foram pelo SUS e feitas em Jacareí, porque em São Sebastião não existe estrutura. “Eu sei que existe óleo debaixo da minha casa. Com um buraco de menos de 40 centímetros, já consigo ver o resíduo”, disse.
Morador da mesma rua, Silvio de Souza, tem um filho de 8 anos, que há 4 faz quimioterapia em São Paulo. O câncer na cabeça está evoluindo. “ Meu moleque ficava na casa da minha cunhada, que fica na área contaminada. Já aumentaram de 200 para 250 a dosagem da quimioterapia. Se não diminuir, ele deve fazer radioterapia. Eu não tenho como explicar. Me sinto muito mal com tudo isso!”, relata o pai, que conhece outro caso de um menino de 6 anos, que está com um nódulo no pulmão.
Na rua Benedito Pedro dos Santos, pelo menos oito pessoas estão com câncer e duas residentes da Tancredo Neves morreram no ano passado. “Queremos repostas da Petrobras. Queremos a remoção das famílias. Não podemos viver numa área contaminada onde muitos estão com câncer”, disse a moradora Débora Ramos Caíres Lima.
No dia 4 de março, o Tribunal de Justiça de São Paulo ordenou a remoção imediata de oito famílias, que vivem na “área azul”, localizada entre as ruas Tancredo Neves, Benedito Pedro dos Santos, Julio Prestes de Albuquerque e avenida Itatinga. Outras 76 famílias também devem ser removidas da Área Azul, conforme informação da Petrobras dada em março. O prazo: 100 dias para o início dos trabalhos. “Até agora nada aconteceu. Mas já vi técnicos tirando fotos. Não sei como conseguem fazer laudos por fotos, porque eles não entraram em nenhuma casa”, disse o morador da avenida Itatinga, Waldir Gonçalves de Lima.
Depois de remover nove famílias da área vermelha, a Petrobras alegou, na semana passada, que esperava um relatório final da Cetesb que, por sua vez, alegou que o documento estaria em suas dependências em São Paulo e não poderia responder até a exibição do resultado final.
Já a Petrobras, vem protelando uma atitude há muito tempo. Com respostas evasivas, segundo a qual se defende afirmando que falta um acordo com os moradores da Área Azul no sentido de desapropriação de seus imóveis – o que atrasa o processo dos demais moradores que sentem a necessidade de uma solução rápida.
Na semana passada, o jornal Imprensa Livre dedicou duas reportagens sobre o fato – uma delas baseada nas informações do biólogo e assessor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, André Cabral, que após análise do relatório da Área Azul, finalizado na semana passada pela Petrobras, foi identificado um novo questionamento: o relatório revela que alguns resíduos de borras, já localizados na Área Vermelha e Azul, agora também foram detectados na calçada da rua Tancredo Neves (do lado ainda não pertencente as áreas citadas acima) e atingem algumas casas do local.
Se a área está dentro da azul ninguém sabe, mas é fato constatado pela própria Cetesb, que existe resíduo oleoso no local.
Segundo o biólogo, a Área Azul já passou pela investigação confirmatória (quando se sabe se há ou não resíduo) e pela detalhada (que define área, profundidade, tipo e concentrações do resíduo). No momento, o relatório com as conclusões da Petrobras referentes a estas etapas passa pela Cetesb e só poderá ser validado após as observações finais da empresa. O relatório, portanto, já esta pronto e nas mãos da prefeitura; assim como; na da Cetesb, que deve validar esse documento e dar as ordens da retirada ou não das famílias.
O gerente regional da Cetesb, João Carlos Milanelli, também já emitiu seu parecer afirmando que o relatório da Área Azul possui 14 mil páginas e já está na área de análises em São Paulo.
Enquanto o laudo oficial da Cetesb não constatar a área total de contaminação, a profundidade, os tipos de resíduos e as concentrações adequadas, as famílias continuarão o protesto em busca de respostas contundentes.
“Eu vi esse relatório e foram encontrados arsênio, chumbo, mercúrio, além do benzeno e do xileno, com índices superiores a tabela máxima da Cetesb”, disse o morador Waldir de Lima. O relatório da Cetesb emitido em 2006, já apontava a remoção das famílias numa área de cerca de 7 mil metros quadrados.
Em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do município, as informações são a de que em algumas áreas, existe a origem biogênica do produto, porém, isso não significa, que é o hidrocarboneto. Portanto, se houver indicação de remoção, esta decisão está agora com a Cetesb, que analisa o documento.
A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião e a Petrobras, manifestaram interesse em emitir uma resposta mais efetiva ainda esta semana.
Petrobras - De acordo com a assessoria de imprensa da estatal, na área “vermelha” 15 famílias negociaram com a Petrobras no ano passado e já foram retiradas do local. Estão sendo analisadas as possibilidades para retomada dos trabalhos de remoção dos resíduos, com ênfase na segurança dos imóveis existentes em área limítrofe - tal como um eventual escoramento das casas.
Sobre a área “azul”, a Petrobras, afirma que deverá retirar 76 moradias e iniciará os procedimentos tão logo sejam ajustados e autorizados pelo órgão ambiental. Essa autorização definirá como será executada a remoção de resíduos e se será necessária a remoção de mais residências. Em março passado, foi iniciado o cadastramento dessas residências, etapa prévia que visa avaliar os imóveis para posterior negociação com os seus respectivos possuidores.
A Petrobras ressalta ainda, que em março deste ano foi iniciada a segunda avaliação anual de saúde dos moradores e prometeu instalar em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, uma micro-unidade no Centro de Saúde Topolândia. O local irá atender exclusivamente os moradores das áreas “vermelha” e “azul” e terá um médico e um técnico em enfermagem de segunda a sexta-feira. (Fonte: Imprensa Livre)

Pescador fica à deriva e passa noite em ilha

São Sebastião - O pescador Cleiton Alves, de 19 anos, viveu uma aventura entre a noite de domingo e a madrugada da última segunda-feira. A embarcação que estava deu pane. Ele pensou em nadar até a costa, mas a correnteza o levou para outra direção. Ao anoitecer, Alves conseguiu chegar na Ilha de Toque-Toque, onde ficou até a manhã seguinte, conseguindo ser resgatado por outro pescador.
Alves tinha saído no domingo em um barco para pescar próximo da praia Brava, em Boiçucanga. Neste local, o motor do barco apresentou pane. De colete salva-vidas, Alves pulou na água, por volta das 12 horas de domingo, com a intenção de nadar até a praia, mas uma correnteza o levou para outra direção.
Enquanto isso, o amigo que ficou no barco conseguiu colocá-lo em funcionamento indo embora. Somente a noite, ele se deu conta que Alves tinha sumido, mas sem ter certeza esperou até a manhã do dia seguinte para pedir ajuda.
Por volta das 9h de segunda-feira, a Salvamar foi avisada e quando preparava botes para as buscas recebeu a informação de que Alves já tinha sido resgatado por um pescador.
O aventureiro contou à Salvamar, que ficou à deriva das 12h às 18h. Com muitas câimbras, ele não conseguia nadar. A correnteza o levou a Ilha de Toque-Toque, distante dez quilômetros da praia Brava, onde tinha caído na água.
Com muito frio, cansado e com fome, ele acabou dormindo em uma pedra. Somente por volta das 8 horas do dia seguinte é que conseguiu ser resgatado por outro pescador, que viu os acenos do homem abandonado na ilha, que saiu ileso da aventura. Esta ilha fica a uma distância de dois quilômetros da costa.
As informações partiram da Salvamar, que embora não tenha atendido, fez um relatório do caso. A reportagem não conseguiu contato com Alves. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura lança obra da maior escola da cidade nesta sexta na Enseada
Cerimônia será realizada às 16h30, no canteiro de obras da futura escola na Costa Norte. Antes, às 11h30, acontece a apresentação e posse da Guarda Civil Municipal, na Praça do Coreto

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Educação e de Obras e Planejamento, lança nesta sexta-feira (13/6), às 16h30, a pedra fundamental da nova Escola da Enseada, na Costa Norte. Esta será a maior escola do município.
Um prédio de dois andares, com 18 salas de aula. A escola terá elevador e demais exigências em conformidade com a Lei de Acessibilidade.
Além disso, a unidade escolar contará com salas de informática, leitura e administração, biblioteca, pátio, refeitório e quadra coberta. O investimento nesta obra ultrapassa os R$ 4,6 milhões.
Na área de Educação, desde 2005, a Prefeitura construiu 50 novas salas de aula, e entregou uma escola em Boiçucanga. No dia 26 de junho, às 16h30, a Prefeitura entrega a segunda escola, em Maresias, com 10 salas de aula.
Outras escolas serão construídas ainda este ano em Juquehy, Morro do Abrigo e Topolândia, com lançamento da obra no dia 4 de julho, às 10h. Nesta sexta-feira (13/6), além do lançamento da pedra fundamental da nova Escola da Enseada, a comunidade receberá oficialmente a Guarda Civil Municipal, com solenidade de posse e apresentação, às 11h30, na Praça do Coreto, no Centro. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião encara São José na Copa dos Campeões nesta quinta-feira

São Sebastião - A equipe de futsal de São Sebastião disputa nesta quinta-feira (12/6), a partir das 20h15, no Sesi, em Taubaté, a primeira rodada da Copa dos Campeões. Em seu primeiro jogo na competição, a cidade enfrentará São José dos Campos, uma das principais candidatas ao título.
Para essa partida, o grupo que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), será formado pelos jogadores Lelê, Hércules, Baiano, Carlota, Jairo, Diogo, Denis, Marquinho, Chiquinho, Vini, Bimba, Rafael e Douglas. Além disso, terá como base a última partida, disputada contra a equipe na 10ª Copa Vanguarda, quando os sebastianenses perderam por 9 a 1. “São José já mostrou em todos esses anos a sua competência ofensiva. O que nós temos que fazer é jogar fechado e tentar explorar os contra-ataques”, explica o técnico Rogério Botelho.
São Sebastião e São José dos Campos integram o grupo B do campeonato, ao lado de Taubaté e Bragança Paulista, que se enfrentam em seguida, a partir das 20h45. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura quer saber onde a Guarda Civil Municipal deve estar mais presente

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião divulgou nesta semana uma nova enquete em seu site oficial ( www.saosebastiao.sp.gov.br ). A nova pergunta é: "A Guarda Municipal iniciou os trabalhos de segurança. Onde você acha que a corporação deve estar mais presente?", e os internautas devem escolher entre Centro Histórico, Prédios Públicos, Área Escolar, Zona Portuária ou Bairros Periféricos.
A Guarda Civil Municipal (GCM) será apresentada nesta sexta-feira (13/6), a partir das 11h30, na Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto), em cerimônia que contará com a presença do prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
Na enquete anterior, que questionava sobre os cursos a serem oferecidos pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP), foram totalizados 685 votos, divididos entre Informática (335), Elétrica (155), Cozinha Industrial (91), Telefonia (61) e Camareira (43).
Com esse resultado, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) vai proporcionar a ampliação dos cursos com a inauguração do CIP em Boiçucanga, na próxima quarta-feira (18/6), às 11h. O prédio funciona na antiga Emei Alegria das Crianças e vai oferecer cursos de informática (64 vagas), iniciação à telefonia (18 vagas), prática em jardinagem (20 vagas), camareira (60 vagas) e formação de empregada doméstica (60 vagas). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

APS promove 19ª Jornada de Saúde neste mês

São Sebastião - A Associação dos Profissionais de Saúde de São Sebastião (APS), com o apoio da Prefeitura de São Sebastião e a Organização Social (OS) Pró Saúde, responsável pela administração do Hospital de Clínicas de São Sebastião, Pronto Socorro Central e Pronto Atendimento de Boiçucanga, promove no dia 27 de junho (sexta-feira), a 19ª Jornada de Saúde da APS, que será realizada no Porto Grande Hotel.
A partir das 8h começam as inscrições e abertura dos trabalhos. Às 8h30 haverá a palestra “Voz no Trabalho”, com foco nos cuidados com a voz no trabalho. Durante todo o dia, os participantes vão assistir também: “Sindicâncias em Processos Administrativos”, “Urgências em Psiquiatria”, “Pediatria – Assistência ao Recém-nascido a termo normal”, “Caracterização do Idoso Frágil”, “Queimaduras” e “Traumatismos Oculares”.
Após o período de palestras, haverá uma grande confraternização, dentro do “Encontro Musical dos Talentos da Saúde”, no quiosque do Porto Grande Hotel, com chopp patrocinado pela APS aos associados e participantes do evento. Os acompanhantes e não-sócios devem pagar R$ 15.
As inscrições para as palestras são gratuitas e os funcionários públicos devem pedir autorização com antecedência e vão assinar o ponto no local do evento. Outras informações sobre a Jornada de Saúde da APS pelos telefones (12) 3892-1815 e 3892-1997. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Creche Adriana Vasques promove festa junina nesta sexta-feira

São Sebastião - A Creche Adriana Vasques Fernandes, mantida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), localizada no bairro da Topolândia, promove nesta sexta-feira (13/6), às 18h, a tradicional Festa Junina da unidade, que contará com comidas típicas e diversas atrações para envolver alunos, pais e a comunidade. O evento ocorre na sede da Creche, que fica à Rua Antônio Pereira da Silva, 140. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4866. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Seduc altera local dos cursos de capacitação neste sábado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que neste sábado (14/6), os cursos de capacitação oferecidos aos professores da rede municipal de ensino serão realizados nas Faculdades São Sebastião (Fass), que fica na Rua Agripino José do Nascimento, em frente à Seduc.
Continuam os cursos de “Educação Ambiental”, ministrado pela Transpetro e “Processos e Estratégias de Ensino - Aprendizagem na área das deficiências”, do Instituto Apae-SP.
Organizado também pela Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), o curso de “Educação Ambiental” vai abordar o tema “Recursos Hídricos”, neste sábado, a partir das 8h. O curso da Transpetro tem carga horária de 36 horas e o Programa de Educação Ambiental tem o foco na formação de professores como agentes multiplicadores de conceitos de desenvolvimento sustentável para a região.
Já o curso do Instituto Apae finaliza o segundo módulo que trata de “Deficiência Física”, a partir das 9h. A palestrante Clarisse Potasz vai focar os temas “Processos e estratégias de ensino-aprendizagem” e “Mobilidade na deficiência física”.
Outras informações sobre as capacitações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Delegação da Melhor Idade de São Sebastião embarca para Jogos Estaduais do Idoso

São Sebastião - Os atletas da Melhor Idade que integram a delegação de São Sebastião para a 12ª edição dos Jogos Estaduais do Idoso (JEI) embarcaram para São José dos Campos nesta quarta-feira (11/6). Os jogos prosseguem até o próximo domingo (15/6) e o município busca medalhas nas modalidades Dança de Salão e Coreografia. O JEI contará com a participação de 160 municípios paulistas.
Ainda nesta quarta-feira, a delegação sebastianense realiza um passeio à Casa do idoso de São José dos Campos. Na sexta-feira (13/6), está prevista a apresentação da modalidade Dança de Salão. O município será representado pelo casal Claudete e “Pirica”, que como afirmam, treinam juntos há 58 anos. Ambos conquistaram o direito de disputar o título estadual da modalidade ao ficarem com a 4ª posição na 12ª edição do JORI (Jogos Regionais do Idoso), realizado em março passado na cidade de Ubatuba.
Já a coreografia, que ficou com a medalha de prata e perdeu por apenas um ponto contra a cidade de Taubaté no JORI de Ubatuba, se apresenta no sábado (14/6), ao som do clássico "Corazón Partío", de Alejandro Sanz, que encena a eterna busca dos seres humanos pelo sentimento que move o mundo: "o Amor". As nove dançarinas levam na bagagem muita disposição, alegria e a grande expectativa por medalhas. “Desde que voltamos de Ubatuba, nos concentramos mais ainda em nossa coreografia”, conta a atleta Rosalina Duarte.
A coreografia que será apresentada no 12º JEI já conquistou o primeiro lugar e o título de melhor coreografia grupal brasileira no Encontro da Terceira Idade do Mercosul em Camboriú no ano de 2006, obtendo ainda no mesmo ano, a primeira colocação da categoria máster e o destaque do Festival Dance Caraguá. Em 2007, a coreografia também ficou com o primeiro lugar do Jiss (Jogos do Idoso de São Sebastião).
A delegação da Melhor Idade sebastianense conta com o apoio da Prefeitura e do Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Super Surf: Tita Tavares e sua história com Maresias

São Sebastião - Maria das Graças Tavares Brito, 32 anos. Esse é o nome e a idade da cearense Tita Tavares, uma das principais surfistas do Brasil. A tricampeã do Super Surf participa da edição 2008 e relembra os seus grandes momentos na praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, palco da 3ª etapa da competição que começou nesta quarta-feira (11/6) e prossegue até domingo (15/6).
A relação entre Tita e a praia sebastianense é bem grande. Logo em 2000, quando o Super Surf teve início, a atleta conquistou o seu primeiro título, contanto inclusive com uma vitória em Maresias. Já em 2003, a surfista garantiu em São Sebastião o seu bicampeonato e também foi responsável por atingir a nota 10 em uma das baterias. “Quando ingressei no Super Surf a primeira praia que obtive sucesso de verdade foi Maresias, principalmente pelo fato de exigir mais do atleta, devido a força das ondas. Graças a Deus, sempre consegui me destacar aqui e conquistar o respeito que tenho dentro do esporte”, explicou a competidora.
Entretanto, foi no ano passado que a atleta obteve sua maior conquista na praia da Costa Sul de São Sebastião: a maior somatória de pontos em uma etapa na categoria feminina e o tricampeonato por antecipação. “2007 foi um ano especial, porque estava bem confiante nas minhas ações dentro da competição. Além disso, com a vitória que consegui aqui, tive tranqüilidade para seguir e administrar o meu desempenho no restante do campeonato”.
Tita Tavares ainda ressaltou que além dos resultados, a sua trajetória com o local também se deve ao espírito e ao ambiente em que ela está situada. “A praia de Maresias tem um estilo de vida diferente, pois é acolhedora em todos os sentidos, seja pela natureza ou simplicidade das pessoas. Me sinto muito bem aqui e se estou na elite do surf, a praia tem uma enorme contribuição”, afirmou.
Após Maresias, Tita inicia a disputa do WQS, a segunda divisão do Circuito Mundial de Surf, a partir de segunda-feira (16/6), na praia do Forte, em Salvador (BA).
A 3ª etapa do Super Surf 2008 é organizada pela Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileiro de Surf Profissional (Abrasp), com apresentação da Volkswagen e Nova Schin, co-patrocínios da Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Nicoboco, além do apoio da Revista Fluir e da Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp) e Cultura e Turismo (Sectur). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Odirley Coutinho leva a melhor no primeiro dia de Super Surf em Maresias

São Sebastião - O primeiro dia da 3ª etapa do Super Surf, o circuito brasileiro profissional, na praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, realizada nesta quarta-feira (11/6) foi surpreendente para atletas e adeptos da modalidade. Contrariando as previsões, a competição contou com ondas regulares de mais de um metro e meio e teve como destaque o ubatubense Odirley Coutinho, que garantiu o primeiro lugar na disputa em sua bateria na primeira fase.
O surfista três vezes vice-campeão do circuito nas temporadas de 2001, 2004 e 2005, obteve um total de 10,50 pontos, contra 9,50 do paulista Bruno Moreira e 7,10 do cearense Marcio Farney. “Durante as duas etapas disputadas este ano sempre busquei o meu melhor. Assim como nessa bateria, espero ter outras vitórias no decorrer da competição”, disse Coutinho.
Além do resultado do representante de Ubatuba, a abertura do Super Surf ainda teve como destaque a participação do surfista paulista Davi do Carmo. O atleta venceu as triagens da categoria masculina, que dá oportunidade para competidores não ranqueados participarem do campeonato e, logo depois, obteve a primeira colocação na nona bateria do dia, válida como classificação para a segunda fase da etapa. Ao todo, o surfista conseguiu 11,16 pontos, contra 9, 00 do cearense Angelino Santos e apenas 5,93 do paraibano e atual líder do campeonato, Jano Belo. As outras vitórias na primeira fase foram dos surfistas André Silva (CE), Pedro Muller (RJ), Bruno Santos (RJ), Guga Arruda (SC), Beto Fernandes (SP), Fabio Silva (CE) Wilson Nora (BA), Thiago Bianchini (SC) e Peterson Rosa (PR).
A 3ª etapa do Super Surf 2008 é organizada pela Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileiro de Surf Profissional (Abrasp), com apresentação da Volkswagen e Nova Schin, co-patrocínios da Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Nicoboco, além do apoio da Revista Fluir e da Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp) e Cultura e Turismo (Sectur). A transmissão do evento é feita ao vivo pelo site do Super Surf (supersurf.abril.com.br) e da Abrasp (www.abrasp.com.br). Já a grande final de domingo também será transmitida ao vivo pelo canal Sportv. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e ALNorte promovem concurso “Leve Arte para Casa”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a ONG ALNorte, promovem nesta sexta-feira (13/6), na Videoteca Municipal, o concurso interno “Leve Arte Para Casa”, destinado a cerca de 10 alunos veteranos das Oficinas Culturais de Artes Plásticas. Eles formaram duplas e no dia do evento vão falar sobre cinco grandes mestres da pintura.
Os participantes vão apresentar a história e principais obras de artistas como Salvador Dali, Michelangelo, Renoir, Van Gogh e Modigliani. “Tem alunos que disseram que vão reproduzir quadros dos pintores”, disse a monitora de Artes Plásticas, Daniela Cristina de Oliveira.
Como prêmio, todos os participantes visitam em agosto o Projeto “Trilha das Artes”, em Boiçucanga. Dentro das Oficinas Culturais, mais de 80 alunos participam da modalidade “Artes Plásticas”, entre iniciantes e veteranos. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ambulantes da Região Central discutem Código de Posturas

São Sebastião - Pouco mais de 20 ambulantes licenciados pela Prefeitura de São Sebastião atuantes entre o Centro e a Praia Preta participaram nesta quarta-feira (11/6) da segunda reunião realizada pela equipe da Secretaria de Fazenda (Sefaz) a fim de discutir o projeto do Código de Posturas do município.
Na ocasião, com a presença do secretário Amin Nossabein, os ambulantes receberam orientações sobre o projeto que visa regulamentar as várias atividades exercidas no município e um formulário para apresentar sugestões que possam ser integradas à nova Lei para serem discutidas numa segunda reunião.
A diretora de Receita, Márcia Lúcia Avramidis, enfatizou aos ambulantes que as sugestões são muito importantes. “Todas as sugestões serão registradas, a participação de todos é muito importante”. Já a chefe de Divisão de Fiscalização de Posturas, Cristiane Maria Silva, complementou aos presentes que se trata de uma oportunidade ímpar para ajudar a regulamentar a profissão.
A ambulante Maia Sidália, que há quatro anos trabalha no ramo, aprovou a iniciativa da administração. “Acho essa discussão muito importante e é uma oportunidade muito boa, porque estamos participando dessa mudança e se todos colaborarem vai ser bom pra todas as partes”, afirmou.
Entre as atividades que serão regulamentadas pelo Código de Posturas estão o comércio ambulante, feira livre, táxi, alvará, uso e ocupação do espaço público, publicidade entre outros. A próxima reunião será voltada para os ambulantes regulamentados pela Prefeitura atuantes entre Toque Toque Grande, Paúba e Boiçucanga e será realizada na segunda-feira (16/6) às 14h, na Praça Pôr do Sol em Boiçucanga. Mais informações pelo telefone (12) 3891-2034 ou pelo e-mail: codigoposturas@saosebastiao.sp.gov.br.

Final 1° Circuito Pimaco Open Bic

São Sebastião - Nesse final de semana, 14 e 15 de junho acontece em São Sebastião na sub sede da FEVESP (anexo ao Porto Grande Hotel) a emocionante final do 1° Circuito Pimaco Open Bic 2007/2008. Estão programadas 10 regatas todas realizadas no Canal de São Sebastião, ao norte do Terminal Almirante Barroso.
As seletivas paulistas aconteceram em São Paulo (São Sebastião) nos dias 24 e 25 de novembro, 08 e 09 de dezembro de 2007, 23 e 24 de fevereiro de 2008. As seletivas cariocas foram realizadas no Rio de Janeiro nos dias 08 e 09 de março de 2008, 12 e 13 de abril, 10 e 11 de maio. Classificaram-se como finalistas, 4 de São Paulo e 4 do Rio de Janeiro, para a disputa desta grande final do 1º Circuito Pimaco de Open Bic
O primeiro colocado representará o Brasil no campeonato mundial da classe OPEN BIC, nos dias 18 a 20 de julho em Carnac, França , sendo que receberá da BIC SPORTS a passagem aérea para a França além de outras facilidades inerentes ao evento .

Os 4 finalistas de São Paulo são:
Nicolas de Jesus – Ilhabela
Denis Tassone - Ilhabela
Maycon Louzada - Ilhabela
Fábio Melchert – São Sebastião

Os 4 finalistas do Rio de Janeiro são:
Viviam Alencastro - ICRJ
Letícia Nicolino de Sá - Niterói
Caio Swan - Niteroi
Gabriel Tolentino – Niterói (Fonte: OctopuSolution)

Câmara aprova criação da Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na sessão de terça-feira, dia 10, em regime de urgência especial, o Projeto de Lei Complementar 05/2008, que cria a corregedoria e ouvidoria da Guarda Municipal de São Sebastião.
Antes da votação do Projeto de Lei, o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, suspendeu a sessão por cinco minutos para que as Comissões de Justiça e Finanças pudessem emitir seus pareceres.
O projeto foi aprovado por unanimidade de votos, após a apresentação de quatro emendas de autoria do vereador Robson Ceará (PPS), sendo duas aditivas e duas modificativas.
A propositura discrimina a função do guarda civil municipal nos cargos de chefia, de inspetor, subcomandante e comandante e cria a corregedoria e a ouvidoria, que terão seu funcionamento e ocupação regulamentados por decreto do chefe do executivo.
O secretário de Segurança Urbana, Erwin Edson Aparecido da Mota, acompanhou a votação e fez uso da tribuna para agradecer a aprovação do projeto.
Mota também esclareceu que, no início da atividade, a guarda civil vai atuar desarmada, apesar de estar apta para utilizar armamento.
"O projeto está sendo formulado desde dezembro e quero agradecer a colaboração dos vereadores por darem andamento à matéria, com a realização das emendas. Se não fossem os vereadores, não teríamos a guarda civil começando a atuar na cidade na sexta-feira", disse. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião aprova Conselho Programa Bolsa Família

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na sessão de ontem, dia 10, o Projeto de Lei, 24/08, que autoriza a criação do Conselho Municipal de Controle e Participação Social do Programa Bolsa Família.
De acordo com o prefeito Juan Garcia, o objetivo do Conselho será contribuir para a construção e manutenção de um cadastro qualificado, garantindo o cadastramento das famílias mais vulneráveis na cidade.
Além disso, visa apoiar a identificação de potenciais beneficiários do Programa Bolsa Família, sobretudo populações tradicionais (isoladas e indígenas) e em situação de extrema pobreza.
Também será competência do Conselho fiscalizar a transparência e a adequação dos registros e das atividades, articulando-se com a Rede Pública de Fiscalização (Ministério Público, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União).
Consta que o mandato dos membros do Conselho será de 2 anos, permitida uma única recondução para o mandato subseqüente, além disso, a atividade dos conselheiros será considerada de relevante interesse social e não remunerada.
O Conselho não contará com estrutura administrativa própria, devendo o município garantir infra-estrutura e condições materiais adequadas à execução plena das competências do Conselho.
De acordo com o Projeto de Lei, o Conselho do Programa Bolsa Família será constituído por 10 membros titulares, acompanhados de seus respectivos suplentes.
Por parte do Poder Público, haverá um representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, da Secretaria de Saúde, da Secretaria da Educação e da Secretaria de Governo.
Por parte sociedade civil, haverá um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal da Saúde, do Conselho Municipal da Educação, dos beneficiários do Programa moradores da região Costa Norte e Centro e outro da Costa Sul.
Pista de Skate - A Câmara também aprovou o Projeto de Lei 26/08, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a celebrar convênio com a Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Turismo para a construção de uma pista de skate.
Consta na minuta do projeto que as despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de créditos especiais a serem abertos posteriormente. Os projetos foram enviados para a sanção do prefeito. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Mudanças em traçado de rua geram dúvidas no Poder Legislativo

São Sebastião - Um requerimento cobrando informações sobre as mudanças no traçado da rua Gunji Kajiya, no bairro Portal da Olaria, foi aprovado por unanimidade de votos na última sessão ordinária.
A proposta de iniciativa do vereador Wagner Teixeira de Oliveira (PV) requer informações sobre a pavimentação da referida via pública.
O vereador informa que vem sendo questionado por moradores do local, que estão preocupados com uma possível alteração no traçado original da rua.
"A área pública entre as ruas Francisco Maldonado da Cruz e Gunji Kajiya será alterada e o traçado modificado para a construção da praça do Idoso, sendo que a comunidade não foi consultada sobre os serviços," argumenta.
Wagner quer saber se haverá mudança no traçado das vias públicas, a resposta sendo positiva, quer informação sobre as modificações, ele também pergunta se a comunidade e à associação amigos de bairro foram ouvidas.
Para finalizar, o parlamentar questiona se há interesse por parte da administração municipal em se reunir com os moradores e discutir as mudanças pretendidas. "Tudo deve ser feito dentro de um debate amplo e democrático," defende.
O parlamentar José Cardim de Souza (PP) disse que o Portal da Olaria não é um bairro e sim um loteamento, portanto, a rua Gunji Kajiya pertence ao distrito de São Francisco da Praia.
"Se alguém tiver que ser consultado tem que ser a associação de moradores daquele bairro e com a construção da Praça dos Idosos, o traçado da rua vai ficar melhor para atender toda a comunidade", acredita Cardim. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Solange reclama de não atendimento em consultas agendadas no Centro de Saúde

São Sebastião - A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS) reclama do não atendimento nas consultas agendadas no posto do Centro de Saúde.
Ela explica que acompanhou uma paciente que havia marcado consulta no posto e ao chegarem ao balcão de atendimento foram informadas de que o médico não iria atender e a consulta seria remarcada.
A preocupação da parlamentar é que as pessoas moram em bairros distantes e dependem de condução para chegarem ao centro da cidade. "Muitos não têm condições financeiras de arcar com os custos da passagem, conseguem dinheiro emprestado e não são atendidas", comenta.
Através de requerimento, Solange está questionando o Poder Executivo o motivo dos pacientes não serem informados previamente sobre as alterações das datas de atendimentos.
Ela ainda quer saber se existe a possibilidade do pessoal que trabalha no setor de marcação de consultas, receber orientação e passar por uma avaliação com o objetivo de atender melhor os pacientes. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

II Forum de Saneamento Básico em Ubatuba


Discussões de alto nível e uma real preocupação com saúde e saneamento no município

Ubatuba - No último dia 07, sábado, aconteceu nas dependências da Câmara Municipal o II Fórum de Saneamento Básico em Ubatuba. Participaram do evento o Superintendente da Sabesp Benedito Felipe de Oliveira, o Gerente da Sabesp de Ubatuba Eng. Iberê Koncervicius, a Engenheira Sanitarista e Representante da Secretaria Estadual de Saúde Denise Formaggia, Gerente da Cetesb João Carlos de Carvalho Milaneli e a Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas Lenina Mariano, além de representantes dos pescadores de Ubatuba, várias associações de bairros, cooperativas e profissionais liberais da área da saúde e saneamento.
Segundo o Presidente da Comissão de Saneamento, Vereador Charles Medeiros, houve discussões de alto nível e uma real preocupação com saúde e saneamento no município. Formaggia elogiou a iniciativa da Câmara Municipal e ficou surpresa com o nível dos debates entre os presentes, pois segundo ela é muito importante para a qualidade de vida de todos, principalmente no que se refere à saúde da população.
Vários foram os questionamentos das comunidades, os mais quesprincipalmente aos representantes da Sabesp, que dentro do planejamento apresentado puderam fornecer maiores detalhes a população, principalmente na cobrança sobre a fiscalização das empreiteiras e metas a serem cumpridas. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Prefeito, vice e secretários recebem reajuste de 20% nos salários

Ubatuba - O Prefeito, o vice-prefeito e todo o secretariado da próxima administração Ubatubense deverão receber um reajuste de 20% nos salários. A correção nos valores para estes cargos não é feita desde 2000, no município. De acordo com a legislação, o reajuste só pode ser proposto por uma prefeitura, para entrar em vigor na gestão seguinte.
Desta forma, os próximos integrantes do alto escalão do executivo ubatubense terão um significativo acréscimo nos subsídios mensais. A assessoria de comunicação da prefeitura informa que o Prefeito considerou justo o reajuste previsto para os salários dos servidores.
Segundo a assessoria de imprensa, Eduardo Cesar relata que, os cargos em questão demandam tempo integral de serviço dos funcionários e, por isso, são merecedores de um acréscimo coerente com os trabalhos exercidos. Ainda de acordo com o departamento de comunicação da prefeitura de Ubatuba, os valores atuais da cidade estão muito abaixo dos salários recebidos nos outros municípios do litoral norte. Até o fechamento desta edição, o projeto que garante o reajuste ao alto escalão do executivo não tinha sido votado pelos vereadores da Câmara Municipal.
De acordo com o diretor da casa, Rodrigo de Oliveira, o aumento nos salários é uma reposição prevista em lei. “O acréscimo de 20% é, na verdade, um valor acumulado de duas legislaturas. Os cálculos respeitaram os índices oficiais do governo federal, sobre os subsídios aos administradores municipais”, explica Rodrigo de Oliveira, relatando qual será a diferença real nos salários do alto escalão do executivo ubatubense. “O Prefeito passa de R$ 8.712,75 para R$ 10.454,33. Para o vice-prefeito, o valor passa de R$ 3.484,37 para R$ 5.900,42 e os secretários, que recebiam R$ 3.435,00, agora receberão também na casa de R$ 5.800,00”, completa o diretor da Câmara, Rodrigo de Oliveira, anunciando oficialmente a reposição dos administradores, da próxima gestão municipal em Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Semana do Meio Ambiente mobiliza centenas de pessoas em Ubatuba
Atividades no calçadão, plantio de mudas, palestras e cursos foram algumas das atividades realizadas durante a Semana do Meio Ambiente

Ubatuba - Durante toda a semana passada, de 3 a 7, a cidade de Ubatuba esteve envolvida com atividades voltadas para a preservação ambiental. Foi a Semana do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura, em parceria com diversas entidades. O evento foi um dos maiores dos últimos tempos, mobilizando centenas de pessoas, entre estudantes, professores, representantes de órgãos ambientais e a comunidade como um todo.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, o evento deste ano foi um grande sucesso. “Sem dúvida, a Semana do Meio Ambiente/2008 foi a melhor dos últimos anos, contando a participação e união das mais diversas entidades. Os eventos organizados tiveram uma procura superior aos anos anteriores, contando com uma expressiva adesão da comunidade. As palestras dirigidas a profissionais foram esclarecedores e oportunas para este público diferenciado. Esperamos que os resultados dos eventos reflitam positivamente na preservação do nosso meio ambiente.”
Pente-fino ambiental - Para começar, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, esteve na cidade para fazer a abertura do evento e o lançamento do programa “Pente-fino Ambiental”. Foram formados grupos para discutir sobre poluição, licenciamento ambiental, pesca, saneamento básico invasões no Parque Estadual, além de educação ambiental.
Palestras e cursos - Os cursos de arborização urbana, preservação do jundu e de observação de aves mobilizaram mais de 200 pessoas entre alunos e professores. Representantes de entidades ambientais, professores e profissionais da áreas puderam conhecer melhor as competências e atribuições das entidades de defesa do Meio Ambiente, como o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), DPRN, Polícia Ambiental, Ministério Publico, Fundação Florestal e Cetesb.
Tendas no calçadão - O encerramento do evento aconteceu na sexta-feira, 6, no calçadão da Avenida Dona Maria Alves, atraindo a atenção de centenas de pessoas que transitavam pelo local. Entidades e ONGs como a Agenda 21, Projeto Tamar, Ipema, Instituto da Árvore, Instituto Bicho Preguiça, CeMar e Fundac levaram para a rua os seus trabalhos.
Foram montadas tendas para oficina de reciclagem de papel, degustação de polpas da semente de Jussara, exposições, distribuição de mudas e sementes de árvores nativas, temperos e ervas medicinais, além de panfletos e informações diversas. Ao todo, foram distribuídos 800 saquinhos de sementes e cem mudas de árvores com mais de um metro.
Cerca de 150 alunos da Escola Municipal Madre Glória, do Parque dos Ministérios, realizaram o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no entorno do Rio Grande e da escola.
Sustentabilidade - O prefeito Eduardo Cesar afirma que, para uma cidade como Ubatuba, em que a natureza é o maior patrimônio, a conscientização ambiental deve estar sempre sendo incentivada. “O uso sustentável e consciente do meio ambiente é uma das nossas grandes preocupações. Este é o segredo para uma vida saudável, para a manutenção da nossa economia, principalmente, para a sobrevivência das nossas futuras gerações. É por isso que desenvolvemos ações junto às comunidades e buscamos recursos e parcerias junto às outras esferas de governo”, afirmou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ibama atende solicitação de pescadores ubatubenses, relativa a defeso de camarão

Ubatuba - Representantes do setor pesqueiro das quatro cidades do Litoral Norte estiveram reunidos com o Ibama, na semana passada, para discutir o melhor período para o defeso dos camarões sete-barbas e rosa. A solicitação de revisão do decreto partiu dos pescadores ubatubenses e foi atendida pelo Ibama. Eles querem que o período de defeso seja o mesmo para as duas espécies, ou seja, entre março e maio. Outra proposta é que o defeso seja para todas as espécies de camarão.
A proposta do Litoral Norte será levada para uma reunião em São Paulo, no próximo dia 24, onde será consolidada a proposta final do Estado e esta será levada para Centro de Pesquisas Sudeste e Sul do Ibama, em Santa Catarina, para análise e mudança do defeso. O argumento do setor pesqueiro é que o defeso unificado facilita a fiscalização e protege todas as espécies. Além disso, os próprios pescadores passam a ser agentes colaboradores na defesa do meio ambiente.
A representante do Ibama, Maria Cristina Cérgole, abriu a reunião dizendo que esta era uma conquista dos pescadores de Ubatuba que, juntamente com a prefeitura, reivindicaram junto ao Ibama a modificação do período do defeso do camarão sete barbas e rosa.
Na opinião da secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, o setor produtivo ubatubense está colhendo frutos das sementes que vêm sendo plantadas desde o início desta gestão, em 2005. “Nós estamos batalhando juntamente com todos os setores produtivos de Ubatuba e órgãos competentes para que a legislação ambiental seja adequada à nossa realidade. Graças a este trabalho conjunto e responsável, Ubatuba tem se destacado na formulação das políticas públicas, influenciando em decisões de nível estadual e nacional”, explica Valéria. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escoteiros de Ubatuba participam Do 3° "S.O.S. Mangue"

Ubatuba - O G.E.I. esteve realizando suas atividades esta semana na cidade de Ilha Bela, onde participou junto com outros grupos de escoteiros de diversas atividades ligadas a semana do meio ambiente. Na qual foram ministradas diversas palestras com pessoas especializadas abortando vários temas ligados a preservação do meio ambiente.
No sábado os escoteiros realizaram diversas trilhas no parque estadual de Ilha Bela, aproveitando o passeio para fazer a limpeza da área e para plantar varias mudas de arvores nativas e algumas mudas de espécies que estão em processo de extinção, em seguida foram a pé ate a sede do "GRUPO ESCOTEIRO CURÚRUA" onde montaram acampamento.
No domingo, todos os escoteiros participaram com outras ONGs da operação "S.O.S. MANGUE III" onde realizaram a limpeza de um mangue na região perto do fórum de Ilha Bela na qual retiraram diversos sacos de lixo e colocaram placas de conservação na área .
O Grupo Escoteiro Iperoig agradece a Sec. de Educação pelo apoio recebido para realizar esta viagem, e a A.C.I.U. por ceder o espaço em sua sede no Taquaral para realizar as atividades semanais.

Campanha do Agasalho 2008

Ubatuba - Acampanha do agasalho deste ano já começou na cidade de Ubatuba.
Já tem diversos pontos comerciais, institucionais e igrejas com caixas para recolher as doações. Doe roupas, cobertores e agasalhos e faça a sua parte.
O Grupo Escoteiro Iperoig estará com uma caixa para recolher suas doações na festa de São Pedro.
"CAMPANHA DO AGASALHO, AQUECE O CORPO DE QUEM PRECISA, E A ALMA DE QUEM DOA"

Casa do Artesão tem boas opções para o Dia dos Namorados

Ubatuba - A Casa do Artesão de Ubatuba é uma boa opção para quem deseja presentear a cara metade com originalidade. São centenas de peças, como bolsas, bijuterias, caixinhas, velas, carteiras, porta-retratos, entre muitos outros objetos utilitários e de decoração que cabem em todos os bolsos. Para a próxima semana, os artesãos pretendem fazer menção às festas juninas, montando um “arraiá” dentro da casa e servindo pipoca aos visitantes.
Ao todo, são cerca de 60 artesãos expondo suas mais de 1.200 peças, confeccionadas com os mais diversos materiais, que compõem uma grande variedade de cores, formas e utilidades. Cestaria, entalhe, reciclagem, decoupagem, bio-joias (jóias feitas de sementes) cerâmica, tricô, crochet e patchwork são algumas das técnicas utilizadas pelos artesãos, que primam pela qualidade e o bom gosto em suas peças. Os preços variam de R$ 2,00 a R$ 350,00.
Todos os cômodos - O nome “Casa do Artesão” combina com a forma como a loja foi montada. A decoração retrata mesmo uma casa, com todos os cômodos e os objetos pertinentes a cada um deles. Ao entrar, o visitante faz um “tour” pela sala de estar, quarto, banheiro, cozinha e área externa e se encanta com peças artesanais que atendem os mais variados gostos e necessidades.
Serviço - O horário de funcionamento da Casa do Artesão, fora da temporada, é das 9 às 19 horas de segunda a quinta e das 9 às 23 de sexta-feira a domingo. Na temporada, o horário das 9 às 23 horas vale para todos os dias da semana. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Sábado é Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite
Em Ubatuba, a vacinação começou no início da semana e neste sábado, os pais que ainda não levaram seus filhos para tomar as gotinhas devem fazê-lo no posto mais próximo de suas residências

Ubatuba - Neste sábado, 14, acontece em Ubatuba o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças de 0 a 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber as gotinhas. Os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos de saúde em funcionamento mais próximos de suas residências, de preferência, munidos das carteirinhas de vacinação das crianças, das 8 às 17 horas. A meta da Vigilância Epidemiológica é atingir 95% da população de crianças sejam vacinadas.
Durante toda esta semana está acontecendo em Ubatuba a Campanha de Vacinação antecipada contra a Poliomielite. Até a próxima sexta-feira, 13, a vacinação estará acontecendo em todos os postos de saúde do município. Para as crianças que têm outras vacinas em atraso, esta é uma oportunidade para colocá-las em dia.
Cerca de 200 profissionais da Secretaria de Saúde, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares, agentes comunitários e motoristas estarão envolvidos no Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Estudantes ubatubenses conquistam 2º lugar em competição mundial
As alunas são da 7ª série da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e participaram do “Thinkquest”, uma competição via Internet, que conecta alunos e professores de todo o mundo

Ubatuba - Em dezembro de 2007, a professora Annette Harris, de uma escola do Alabama, EUA, convidou o professor Daniel Barbosa, de Ubatuba, para que inscrevesse dois alunos na equipe que ela havia formado com quatro de suas alunas para concorrer ao ThinkQuest 2008. Era véspera de férias escolares no Brasil e mesmo assim, as alunas Danielle Pereira Lovatto e Viviane Carvalho da Silva, ambas da 7ª C da Escola Municipal Tancredo Neves, aceitaram o desafio de construir um site sobre "gentileza", o tema escolhido no projeto da professora Annette.
De dezembro de 2007 a abril deste ano, mesmo durante as férias, professor e alunas trabalharam com suas parceiras dos EUA na construção do site que recebeu o nome em português "Colorimos nosso mundo com gentileza" (o site é bilíngüe – inglês/português). Foram meses de pesquisas, entrevistas, criação de textos, desenhos, uso de softwares e interação diária on-line, usando e-mail e o site www.think.com, para se comunicarem com as parceiras norte-americanas.
O trabalho foi premiado e, de 20 a 25 de setembro, as seis alunas e os dois professores da equipe (nomeada "Kindness Kids"/"Garotas Gentileza") se encontrarão em São Francisco, Califórnia, para comemorar a vitória, com tudo pago pela Oracle Education Foundation. A comemoração inclui workshops e passeios por pontos turísticos de São Francisco, além, claro, da cerimônia de entrega do prêmio.
“Foi com muita alegria e satisfação que recebemos a notícia da premiação de nossa escola, através do trabalho do professor Daniel e das alunas Viviane e Danielle. Acredito que com empenho, estudo, dedicação e responsabilidade, nossos jovens têm a oportunidade de desenvolver inúmeros projetos e pesquisas. Acredito também na perseverança daqueles que colocam a educação como solução para o futuro dos jovens nos nossos dias”, declara a diretora Rose Barboza Marangoni, que irá acompanhar uma das alunas a São Francisco em setembro.
A competição - Patrocinado pela Fundação Educacional Oracle, o ThinkQuest é uma competição que oferece, para professores e estudantes de todo o mundo, uma experiência de aprendizagem baseada em projetos. O “ThinkQuest” inspira alunos a pensar, conectar, criar e compartilhar. Os alunos trabalham em equipes para construir sites educativos inovadores a fim de partilhá-los com o resto do mundo. Ao longo do caminho, eles aprendem a realizar uma investigação, a redigir, a trabalhar em equipe e a usar a tecnologia para competir. Os websites são publicados na Biblioteca ThinkQuest, um ambiente virtual visitado por milhões de pessoas mensalmente.
Estudantes entre 9 a 19 anos formam uma equipe e escolhem um professor como orientador. Trabalham juntos para criar um website inovador sobre um tema no âmbito de uma ampla gama de categorias educacionais. São premiadas as equipes que demonstrem a diversidade global e temas relevantes. O material do website deve ser todo original, criado pela equipe.
As cinco melhores equipes em cada faixa etária recebem computadores portáteis e um prêmio em dinheiro para a escola. Além disso, as três melhores equipes em cada faixa etária viajam para o ThinkQuest Live, uma festa para comemorar as suas realizações educacionais. Um prêmio especial também é apresentado à equipe que melhor demonstra perspectivas globais. A competição é anual e já teve a participação de mais de 30.000 estudantes desde 1996. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Comemorações do centenário da imigração japonesa em Ubatuba começam nesta sexta-feira
Evento será realizado na avenida Iperoig e contará com atrações culturais, culinária típica e shows. Na Fundart uma exposição mostra peças de acervo de famílias japonesas de Ubatuba

Ubatuba - Começam nesta sexta-feira, 13, em Ubatuba, as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Até o próximo domingo, 15, a cultura japonesa poderá ser vista e apreciada na avenida Iperoig, no centro da cidade. Para as comemorações será montado um restaurante único, onde serão comercializadas as mais diversas iguarias da culinária japonesa, além de outras nove barracas, onde poderão ser encontrados sorvetes de gengibre, sakerinha (caipirinha de saquê), vendas de origami, flores, utensílios japoneses, entre outros.
Na sexta-feira, 13, às 19h30, acontece a abertura do evento com a execução dos hinos nacionais do Brasil e Japão com acompanhamento da "Banda Sinfônica Lira Padre de Anchieta" e a realização de cerimônias típicas japonesas. A primeira será a cerimônia Kagami Wari, onde a quebra do barril de saquê é feita pelas autoridades presentes desejando a todos o sucesso da festa.
Na seqüência haverá a cerimônia Mochitsuki, remetendo o desejo de felicidade da família, da sociedade e da nação.Terá uma tenda próxima ao palco com o pilão para o preparo do moti, que é um bolinho de arroz, que os presentes poderão degustar.
No sábado, 14, a festa terá a duas apresentações do grupo Kaito Shamidaiko, uma família japonesa de Taubaté que há 14 anos se apresenta utilizando os instrumentos taikô (tambor), shamissen (instrumento de três cordas) e shakuhachi (instrumento de sopro). O grupo irá fazer, inclusive, uma apresentação no dia 18, em São Paulo, na grande comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.
Exposição na Fundart - De 12 a 22 de junho acontece na Fundart a exposição de peças do acervo das famílias da Anibra. Poderão ser vistos durante a exposição, roupas, medalhas, bonecos, espadas, utensílios domésticos, fotos, leques, entre outros objetos que retratam a cultura japonesa. A exposição pode ser vista das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos das 18 às 22 horas.
Confira a programação completa da festa:
Dia 13 – Sexta-feira:
20 horas – Apresentação de Odori - ANIBRA
20h30 – Apresentação do coral – Escola Dominique
21 horas – Apresentação de dança japonesa individual
21h20 – Apresentação de dança – Academia da Jerusa
21h30 - Apresentação da ESCOLATA
22 horas – Apresentações culturais caiçaras
Dia 14 – Sábado
19h30 – Apresentação de Katá
20h – Apresentação de Taikô
20h30 – Apresentação de Odori
21h - Apresentação de Kung fú
21h20 – Apresentação da Academia da Jerusa
21h30 Apresentação da Escolata
22h - Apresentação de dança individual japonesa
22h30 – Apresentação de Taikô
Dia 15 – Domingo
O restaurante estará aberto a partir das 17 horas
17 horas – Música japonesa ambiente
18 horas – Apresentação de Odori
19 horas – Apresentação de dança individual japonesa
Nos intervalos de cada apresentação haverá música ambiente japonesa. O evento é uma realização das Secretarias de Turismo (Setur) e Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e da Associação Nipo Brasileira de Ubatuba (Anibra). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Festa Junina na Escola Altimira no Itaguá

Ubatuba - A Escola Municipal Altimira Silva Abirached realizará, no próximo sábado, 14, sua tradicional Festa Junina. As comemorações típicas estão programadas para começar às 18 horas, com várias barracas de comidas, bebidas e brincadeiras à disposição dos visitantes.
A EM Altimira fica na Rua Robillard de Marigny, 501 – Itaguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Partido Verde fecha apoio com Democratas

Ubatuba - Eduardo César e a presidente municipal do PV, Mara Ester M. de Souza, estiveram reunidos, na última semana em Taubaté, com o deputado estadual e coordenador político do Partido Verde na região, Padre Afonso Lobato. Na ocasião, Padre Afonso declarou seu apoio à participação do Partido Verde na coligação das próximas eleições, bem como a escolha de Eduardo César na convenção do Democratas.
"O deputado Padre Afonso tem sido presente em Ubatuba, com ações voltadas principalmente para a questão da Saúde. É muito importante termos deputados ativos na região e preocupados com questões sociais, como é o caso da nossa Santa Casa", destacou Eduardo César.
Entre as emendas destinadas a Ubatuba pelo Deputado Padre Afonso Lobato estão R$ 100 mil para reforma e aquisição de equipamento para a área da Saúde; R$ 50 mil para a reforma da 3ª Cia do 20º Batalhão da Polícia Militar e R$ 30 mil para o Lar Vicentino. "Temos procurado, em nosso trabalho, privilegiar os que mais necessitam, ajudando as entidades e áreas que resgatam o sentido e o valor da pessoa humana", diz o deputado com relação à emenda destinada ao lar de idosos. (Fonte: PV)

Cinema: SEMANA DE 13/06 A 19/06/2008
Cine Porto 3833 2066

"Speed Racer"
Ação!!!! Aventura!!!!Dublado!!!!
ás 16:30 e 19:00hs

"Um Plano Brilhante"
Drama!!!!
com Demi Moore e Michael Caine
ás 21:30hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Retrato da juventude

Minha bisavó
foi a moça mais rica
com colares e anéis
pra mais de um conto de réis.

Minha bisavó
foi a moça mais alegre
que já teve uma camarinha
com uma paisagem marinha.

Minha bisavó
foi a moça mais bonita
que já posou em preto e branco
em um vestido de chita.

Universo pararelo

Crédulos de tudo,
as crianças e os poetas
ousam tocar as cores
do arco-íris;
embarcar em viagens
sem sair de casa;
trocar panelas
por maçãs do amor;
conversar ou rir,
aparentemente sozinhos,
mas, com atenção,
ouve-se as asas dos anjinhos
(ou foram os passarinhos?).

Alma multicolorida

Aqueles que não crêem
que em nosso corpo opaco
brilha uma alma de luz,
aqueles que não acreditam
em ressurreição,
precisam aprender
a lição das borboletas,
que não nascem,
mas surgem em vestes reais
rompendo um fato indigente,
renascendo, extraordinariamente.

No continente da noite

O guarda-noturno
que é a coruja,
faz a ronda dos campos
e basta seus pios,
com reputação de aziagos,
para devolver o silêncio
ao mundo dos notívagos.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"Cultura Brasileira" E haja cultura! Pasmem!

Domingo, 8 de Junho : O Programa " Fantastico " da Globo mostra a seguinte cena: Meia duzia de senhores, todos com mais de 60 anos,alguns vestindo camisetas com os dizeres "Baloeiros Sim Senhor" dando uma entrevista confirmando que participam ativamente da confeccao e soltura de baloes nos ceus do Rio de Janeiro.
Alguns destes baloes chegam a ter a altura de um predio de seis andares, carregam " apendices" com milhares de bombas e rojoes e sao "soltos" nas noites de Junho. Semana retrasada um desses baloes caiu num aeroporto ao lado de um jato que estava reabastecendo e seus rojoes explodiram. So nao morreu ninguem por milagre. Todo santo dia esses baloes sao responsaveis por inumeros incendios nas cidades e nos campos. Ha uma Lei que proibe isso! Ontem uma mulher foi hospitalizada no Rio com queimaduras graves pois um balao menor entrou pela janela de seu apartamento e os rojoes anexos ao balao tambem explodiram. Ha numeras historias verdadeiras de criancas mortas, animais queimados e parques devastados por causa desses baloes.
AGORA PRESTEM ATENCAO! Um desses senhores e um coronel reformado do exercito que disse alto e em bom tom que: NAO RECONHECEMOS ESTA LEI!POIS ELA E LEGAL!"
O outro, um brigadeiro reformado da Aeronautica disse: Essa Lei e contra a cultura brasileira!
Isso mesmo! Este senhor chama soltar baloes de " cultura". FAZER O QUE?? ACREDITAR NO BRASIL? DEPOIS DE VER DUAS PESSOAS QUE PRESUMIMOS SEJAM PESSOAS PELO MENOS MINIMAMENTE INFORMADAS JA QUE UM E CORONEL E O OUTRO E BRIGADEIRO,ACREDITAR? COMO????
A IMBECILIDADE QUE GRASSA NESTE PAIS E ENORME! O QUE MAIS ASSUSTA E DESALENTA E QUE ESTA IMBECILIDADE ESTA ENRAIZADA NAQUILO QUE SE CHAMA AQUI DE " CLASSE MEDIA DE CIDADAOS SUPOSTAMENTE BEM EDUCADOS".
Agora dizem que vao processar estes "senhores" por apologia ao crime. Bela merda! Nao vao pagar mais do que algumas cestas basicas, se tanto, a alguma instituicao de caridade.
EU ME PERGUNTO: E AS MAIS ALTAS AUTORIDADES DO EXERCITO OU DA AERONAUTICA... PORQUE NAO CORTAM POR PELO MENOS UNS CINCO ANOS AS APOSENTADORIAS DESTES VERDADEIROS IDIOTAS? AI SIM, TALVEZ PENSASSEM DUAS VEZES ANTES DE SIMPLESMENTE " NAO RECONHECER A LEI"
Mas deixa pra la, eu como " gringo" tenho mais que calar minha boca e aplaudir estes senhores, exemplos tipicos da "cultura" nacional.
E vamo que vamo!

Hans Duerrich
Taubaté, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Tubarão Martelo Maranduba  © Junior Placido

Tubarão na Maranduba
© Junior Placido

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor