Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 13 de Junho de 2008 - Nº 1989 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Estado admite rever regras de APAs
'Transasom' e 'West Country' são atrações desta quinta em Paraibuna
Inscrições para o Enem vão até o dia 13 e mais de um milhão já estão inscritos
Uma Escola Para Todos


Caraguatatuba
Caraguá inaugura Monumento de Santo Antônio nesta sexta-feira 13
Prefeitura de Caraguá terá ponto facultativo nesta sexta-feira 13
Grupo de teatro do Casa Branca apresenta a peça "Alerta" dia 18 no Mário Covas
Comunidade do Pegorelli recebe "Show nos Bairros" neste sábado 14
Prefeitura de Caraguá realiza leilão de eqüinos no Jaraguazinho em 19 de junho

Ilhabela
Vereadores aprovam parecer contrário a PL que obriga candidatos a prefeito e vice a apresentarem Plano de Governo
Prefeito Manoel Marcos inaugura sede da Divisão de Habitação
Nanci Peres homenageia Maremar Turismo
Ricardo Fazzini apresenta emenda que prevê Plano Municipal de Saneamento à LDO 2009
Dr. Guilerme Maia pede ao Governador pró-labore a policiais civis
Zeca do São Pedro quer Posto de Coleta de Sangue em Ilhabela

São Sebastião
São Sebastião cria terminais para tarifas diferenciadas

Trio é preso na rua Amazonas por tráfico, suborno e uso de notas falsas
Bica imprópria
Prefeitura retira mais de 33 mil litros de óleo de cozinha do Meio Ambiente
Mulher é encontrada morta em Camburi
2ª rodada da Copinha Interna de Futsal terá quatro jogos neste sábado
Sábado é dia de multivacinação para as crianças menores de cinco anos
Domingo é dia de Vestibulinho da Etec em São Sebastião
Guarda Civil de São Sebastião será apresentada nesta sexta-feira
Festival incentiva mais de 200 crianças para a prática do atletismo
Festa do Migrante inicia nesta sexta-feira na Costa Norte
Seduc retoma Projeto “Seduc Itinerante” em São Sebastião
Cambury e Vila Baiana decidem a categoria veteranos do Municipal na Costa Sul
Festa de São Pedro em Boiçucanga prossegue neste fim de semana
Vereadores de São Sebastião podem ser obrigados a participar de curso de capacitação

Ubatuba
Ubatuba recebe viatura de resgate para compor o Corpo de Bombeiros
Bombeiros treinam Guarda Municipal para ação conjunta em Ubatuba
ACIU alerta: Cuidado com cobranças indevidas
Sinhores lança Portal Web no 3º Salão do Turismo
Emenda do vereador Jairo dos Santos garante a pavimentação das vias públicas do Parque dos Ministérios
Feira de Adoção de Filhotes será no dia 28
Ubatuba recebe palestra sobre recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais
Ubatuba participará do Cruise Day

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Estado admite rever regras de APAs
Sob pressão de pescadores e deputados, Governo Serra propõe ampliar conselho consultivo antes de baixar decreto

Litoral Norte - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo admite reformular algumas regras para a criação de novas APAs (Áreas de Proteção Ambiental) no Litoral Norte.
A revisão acontece após pressão exercida por pescadores e membros Frente Parlamentar de Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
Com as APAs, os principais arquipélagos do Litoral Norte vão ganhar proteção contra a pesca predatória. As áreas contemplarão São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
Ontem, em reunião na sede da secretaria, as partes ampliaram a discussão de uma nova versão do decreto --que deveria ter sido assinado no dia 8, mas encontrou a resistência do setor pesqueiro, que teme pelo término de sua atividade extrativista.
"(A reunião) foi importante. Abriu um canal de diálogo. Dentro do plano ecológico econômico do Litoral Norte haverá a criação de um Conselho Gestor participativo", disse o deputado estadual Mozart Russomano (PP), de Caraguatatuba.
O conselho contará com representantes da sociedade civil, Estado e municípios e discutirá formas para exploração das atividades marinhas --pesca artesanal, profissional e amadora, mergulho, lazer, turismo e pesquisa.
Anteriormente, a secretaria já havia estipulado prazo até o dia 25 para que os interessados enviassem sugestões à confecção da nova minuta do decreto.
DESCONFIANÇA -- Para debater as mudanças, parlamentares da frente e pescadores se encontram nesta segunda-feira, às 16h, na Colônia V8, em Caraguatatuba.
O assunto, no entanto, ainda é visto com restrições pela categoria, que já segue regras como o período de defeso (desova de peixes e camarões) e zoneamento costeiro.
"Já temos uma série de normas que regulamentam o setor. Querem implantar outras em cima das que já existem. A secretaria (de Meio Ambiente) deveria incrementar programas para evitar o despejo de esgoto nas praias", disse Maurici Romeu da Silva, diretor da Associação de Pescadores de Ubatuba.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, que compareceu ao Litoral Norte para debater o tema com os pescadores, chegou a ser hostilizado por um grupo de manifestantes, contrários à criação das áreas ambientais.
À ocasião, ele atribuiu a vaia que recebeu a 'casos isolados', que seriam embalados pela oposição. (Fonte: ValeParaibano)

'Transasom' e 'West Country' são atrações desta quinta em Paraibuna


Região - No terceiro dia de festividades, a Prefeitura Municipal de Paraibuna traz à população e aos visitantes, as bandas 'West Country' e 'Transasom'. Os shows são em comemoração aos 342 anos de emancipação político-administrativa do município. A festa começou no dia 10 e termina dia 15 com um grande show musical de encerramento, além de barracas típicas e feira de turismo.
Os espectadores terão a oportunidade de assistir bandas de grande sucesso regional. O primeiro conjunto a se apresentar será o 'West Country', às 21h, no Largo do Mercado, centro. Durante o show, os músicos executarão um vasto repertório baseado em Country, Country-Rock e Sertanejo.
A partir das 0h, o público poderá também acompanhar a Banda 'Transasom' que tem como sua principal meta cativar seu público, através de muita animação e comunicação com o público. Os músicos e dançarinos têm um figurino bem desenvolvido, além de cenário com design futurista. Eles interpretam músicas de todos os estilos.
Além dessas atrações, a Festa da Cidade também trará neste dia a tradicional Festa de Santo Antonio, das 20h às 0h, no Largo da Igreja Matriz, centro de Paraibuna.

Inscrições para o Enem vão até o dia 13 e mais de um milhão já estão inscritos, afirma Inep

Litoral Norte - As inscrições para a 11ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2008 vão até a próxima sexta-feira, dia 13. Até ontem, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), 1.025.095 estudantes se inscreveram pela internet ou via Correios. No ano passado, o Enem teve cerca de 3,5 milhões de inscritos.
No ensino médio estavam matriculados mais de 9 milhões de alunos, em 2007. Participaram da versão anterior do Enem mais de 3 milhões de alunos, de cerca de 19 mil escolas, das quais dois terços são públicas. A participação no Enem - um mecanismo de avaliação que foi criado há dez anos, não é obrigatória, mas voluntária. A cada ano o número vem subindo, conforme a nota do Inep, ontem. Nos critérios, os estudantes se inscrevem por conta própria e de forma independente. E, como a pontuação obtida pode ser utilizada no vestibular de cerca de 500 instituições de ensino superior e habilita o participante a receber os benefícios do Programa Universidade para Todos (ProUni), é cada vez maior o número de alunos que se dispõem a fazer a prova.
Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Todos os estudantes concluintes de escolas públicas e ainda aqueles declarados carentes – egressos ou estudantes de escolas particulares – que não pagam a taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00. No caso de pagantes que fizerem inscrição pela internet, será gerado um boleto com vencimento em 16 de junho, na segunda-feira da semana que vem.
A inscrição deve ser feita em uma das agências dos Correios ou pela internet, na página eletrônica do Enem - www.sistemaenem2.inep.gov.br .
A prova será para alunos de todo o Brasil no próximo dia 31 de agosto, às 13h, e terá cinco horas de duração. Serão 63 questões de múltipla escolha e uma redação.
O Enem é um dos requisitos para o estudante concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos, o ProUni. Além disso.
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, não foram muito diferentes dos de 2006. Mais uma vez as escolas particulares e as vinculadas a entidades religiosas tiveram um desempenho muito superior ao das escolas públicas - entre as quais destacam-se as escolas federais, principalmente as voltadas ao ensino técnico e profissionalizante. Além disso, as escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo continuaram predominando no ranking do Enem. (Fonte: Imprensa Livre)

Uma Escola Para Todos

Litoral Norte - No último dia 11 de junho de 2008 a Rede do Saber realizou uma videoconferência preparada pelo CAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado) dirigido aos PCs, Diretores, ATPs e Supervisores da Diretoria Regional de Ensino, sendo esta mais uma ação de apoio à educação especial.
A Diretora do Cape, professora Maria Elizabete da Costa, iniciou o videoconferência falando no objetivo da Secretaria da Educação do Estado de trabalhar firmemente na criação de "uma escola para todos". A Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba já vem dedicando uma atenção especial aos alunos de inclusão, sendo fundamental para a Dirigente de Ensino Edina Paula Roma Teixeira que nenhum aluno fique fora da escola em hipótese alguma.
Um material destinado ao trabalho com alunos que necessitam de uma educação especial já foram disponibilizados pelo Cape, além do processo de formação continuada, provisão de recursos, orientações e acompanhamentos.
O trabalho, em sala de aula, com os alunos com necessidades educacionais especiais; a orientação a toda equipe escolar quanto ao atendimento a esses alunos; a atenção aos seus familiares; a orientação à população em gera, para promover um amadurecimento no relacionamento com pessoas com deficiências são tratados em cada região pelas Diretorias de Ensino, de modo descentralizado.
A responsável pela Educação Especial na rede paulista do Litoral Norte , Professora Ida Cristina, juntamente com a Supervisora de Ensino Maria de Lourdes Pace, têm feito um levantamento em toda região dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais matriculados em classes comuns da rede e que ainda não recebem apoio especializado de sala de recurso. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Caraguá inaugura Monumento de Santo Antônio nesta sexta-feira 13


A estátua fica na rampa sul, no alto do Morro, a cerca de 320 metros de altitude

Caraguatatuba - A obra do monumento de Santo Antônio será inaugurada nesta sexta-feira, dia 13, dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, às 21h, (após a celebração da missa).
A cerimônia de inauguração acontecerá na Praça Dr. Cândido Motta. Uma equipe ficará responsável em acender as luzes do monumento no alto do Morro. A inauguração contará com 12 minutos de queima de fogos. As imagens serão transmitidas simultaneamente para um telão, que estará instalado na praça, sem a necessidade de subir o morro. Não é aconselhável a subida do morro durante a noite, por esse motivo a Prefeitura decidiu fazer a cerimônia transmitida por telão na Praça Dr. Cândido Motta.
Mesmo antes de finalizar a obra, a estátua, maior obra do Litoral Norte, com 15 metros de altura, atraiu diversos curiosos para ao local. Cerca de 300 pessoas subiam o morro a cada domingo.
A estátua de Santo Antônio foi confeccionada com argamassa e foi ocado, com resistência prevista em caso de temporais e ventanias. Para confeccionar o monumento foram utilizados mais de 400 sacos de cimento. A iluminação é de fibra ótica, com quatro cores sincronizadas, formadas por lâmpadas econômicas, com um gerador e funcionamento de hora programada, o que dará visão para toda a cidade de Caraguatatuba, dando mais economia e beleza. A imagem foi construída voltada para a Igreja Matriz Santo Antônio, que possui a réplica de 200 anos, copiada por Migliorini. A obra teve um custo de cerca de R$ 124 mil para a prefeitura.
O autor da obra, Irineu Migliorini, coleciona diversos trabalhos em seu currículo, como por exemplo, a imagem de Frei Galvão, em Guaratinguetá; a Estátua da Liberdade de Joinvile Santa Catarina, com 21 metros, além de obras em Macaé, Rio de Janeiro entre outras cidades brasileiras.
Um monumento de Santo Antônio foi construído no mesmo morro na década de 50. Nos anos 90, a imagem do padroeiro sofreu depredações, e foi retirada, com o compromisso histórico-cultural de se fazer uma nova imagem.
Nesta administração, o Prefeito Aguilar realiza a tão esperada obra, que será destaque em todo o Litoral Norte, atraindo muitos turistas e incentivando os moradores a visitar o Morro do Santo Antonio, agora com a pavimentação pronta e o acesso facilitado a todos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura de Caraguá terá ponto facultativo nesta sexta-feira 13
Dia 13 de junho - data em que celebra-se o dia de Santo Antônio, padroeiro de Caraguatatuba, é feriado na cidade. As repartições públicas voltam a funcionar normalmente na segunda-feira

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, em comemoração ao Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, não terá expediente nesta sexta-feira.
O ponto facultativo se deve ao fato de ser Santo Antônio o padroeiro do município.
As repartições públicas não funcionarão nesta sexta-feira 13, com exceção dos serviços essenciais de coleta de lixo, ambulância e defesa civil.
O expediente volta a normalidade na próxima segunda-feira, dia 6 de junho.
De acordo com a história oficial da cidade, em meados do século XVI surgiu o primeiro povoamento da Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba. Ainda no mesmo século, uma epidemia de varíola vitimou parte da população, ficando esta vila conhecida como "A Vila que desertou". Aqui ficou apenas uma igrejinha de invocação a Santo Antônio, que resistiu ao abandono e contribuiu para que a Vila de Santo Antônio não sumisse de vez.
Com o final da epidemia, muito tempo depois, o povoado reapareceu ao redor da pequena capela, confirmando que a história de Caraguatatuba está relacionada com a fé do povo caiçara. Assim, santo Antônio que dá dava seu nome à vila no início dos tempos, é padroeiro do município. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Grupo de teatro do Casa Branca apresenta a peça "Alerta" dia 18 no Mário Covas
A apresentação do espetáculo "Alerta" será no dia 18, quarta-feira, no teatro Mário Covas. O ingresso será um quilo de alimento não perecível ou um agasalho, que poderá ser trocado no dia e horário do evento

Caraguatatuba - O grupo de teatro do bairro Casa Branca, em Caraguatatuba, apresentará a peça "Alerta" no dia 18, quarta-feira, às 19h30, no Teatro Mário Covas. O objetivo da apresentação é alertar a população sobre DST/AIDS e drogas.
Com apoio do PSF - Programa de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde de Caraguá, o grupo apresenta a peça nas escolas municipais e esta é a primeira vez que é levada ao público. "Nós trabalhamos com a diversidade e em reunião, que tem a participação de integrantes do grupo, decidimos levar essa peça ao público, como forma de orientação sobre os problemas com as drogas e orientação sobre DST/AIDS. A apresentação tem duração de cerca de duas horas", disse Glauce Aparecida Marcondes, Coordenadora de Redução de Danos da Secretaria de Saúde.
O ingresso será um quilo de alimento não perecível ou um agasalho e poderá ser trocado no dia e horário da peça. Os alimentos e/ou agasalhos arrecadados serão doados para famílias carentes do município.
O teatro Mário Covas fica na Avenida Goiás, 187, Indaiá, tel: (12)38812623. Prestigie! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Comunidade do Pegorelli recebe "Show nos Bairros" neste sábado 14
O Show nos Bairros acontecerá no campo de futebol ao lado das casas populares do Pegorelli. Além do concurso de karaokê haverá atrações como a dupla João Marcos e Julaino, DJ Juca Bala, MC JB, e ainda sorteio de muitos brindes

Caraguatatuba - O Show nos Bairros, promete ser a boa pedida para a região Sul nesta semana. No sábado, dia 14 de junho, será a vez do Pegorelli receber o evento, a partir das 18h, no campo de futebol ao lado das casas populares.
Toda a população do bairro está convidada a comparecer ao local para assistir às apresentações de dança e teatro da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), recreação, concurso de karaokê e outras atrações como a dupla João Marcos e Juliano, o DJ Juca Bala, MC JB, entre outros.
Além de todas essas atrações, será realizado o sorteio de vários brindes para o público presente, e haverá certificado de participação a todos os participantes do concurso de karaokê.
Vale lembrar que o Show nos Bairros tem como principal objetivo garantir aos moradores de todas as idades, de bairros mais distantes, lazer e diversão.
O Show nos Bairros foi uma proposta do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, implantada em 2007 visando descentralizar os eventos, e conseqüentemente, levar atrações artísticas para toda a população, em um evento para toda família.
O Show nos Bairros acontecerá neste sábado, 14 de junho, no campo de futebol, ao lado das casas populares, no Pegorelli, às 18h. Compareça, leve toda sua família e participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura de Caraguá realiza leilão de eqüinos no Jaraguazinho em 19 de junho
Serão leiloados dois cavalos e uma água, com valor inicial de R$ 228,47. Para participar do leilão é necessário inscrever-se com antecedência no Centro de Controle de Zoonoses e comprovar que possui uma área rural para deixar o animal

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses da SESAU - Secretaria de Saúde, realizará no dia 19 de junho, às 11h, um novo leilão de eqüinos, conforme o edital nº 12/08, publicado no informativo oficial do município nesta quarta-feira, 11 de junho, como encarte do jornal Expressão Caiçara.
O leilão de venda e arrematação de animais dos autos de apreensão 2361, 2363 e 2364, correspondem a um eqüino macho de pelagem castanha com uma pinta branca na cara e as duas patas traseiras calçadas, um eqüino macho de pelagem branca e um eqüino fêmea de pelagem pampa.
De acordo com o CZZ, o valor inicial do lance é de R$ 228,47. Para participar do leilão basta comparecer com antecedência ao Centro de Controle de Zoonoses e se inscrever.
É necessário levar a cópia dos documentos pessoais e o interessado em arrematar os animais deve comprovar que possui uma área rural, ou mesmo que tem autorização de algum dono de área rural (por escrito) para deixar o animal.
O CCZ fica na avenida Ministro Dílson Funaro, nº 115, no Jardim Britânia.
O leilão será realizado na rua Benedito Silvério Santana, nº 889, no bairro Jaraguazinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3887-6888. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

III Ilhabela Off Road Adventure

Clique na seta para assistir ao spot

Vereadores aprovam parecer contrário a PL que obriga candidatos a prefeito e vice a apresentarem Plano de Governo

Ilhabela - O Parecer Contrário, da Comissão de Justiça e Redação, ao Projeto de Lei nº 55/2008, de autoria do vereador Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo, foi aprovado pelos vereadores na última sessão ordinária. O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade dos candidatos ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeito do município a apresentarem um Plano de Governo contendo suas metas e prioridades. Conforme o PL, os candidatos ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeito em Ilhabela deverão entregar um Plano de Governo na Câmara Municipal, até o dia 20 de julho do ano em que se realizarem as eleições. O projeto também prevê que o candidato que não entregar o Plano não poderá participar dos debates políticos que se realizarem na cidade.
Ele justifica sua propositura afirmando que a elaboração de um Plano de Governo pelos candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito possibilitará aos eleitores o conhecimento prévio das metas e prioridades dos referidos candidatos e que a exigência permitirá que os eleitores possam exigir dos eleitos o cumprimento de suas propostas, para que não fiquem apenas na promessa. “Eu respeito a decisão deles. Só acho que era importante, porque o que a gente mais vê na rua é candidato mentindo. Com sede de poder”, enfatizou. Lobo disse ainda que ficou triste pela falta de coerência dos pares da Casa e relembrou um projeto com a mesma finalidade que o dele recentemente aprovado. “Na questão do projeto do Movimento Nossa Ilha Mais Bela a procuradoria jurídica da Câmara também alegou inconstitucionalidade e mesmo assim os vereadores aprovaram e agora aceitaram o parecer contrário”, explica.
O projeto ao qual o vereador fez referência propõe emenda à Lei Orgânica do município e foi idealizado pelo Movimento em novembro de 2007. O projeto foi aprovado em primeiro turno por unanimidade dos vereadores. A nova lei obriga os próximos prefeitos a apresentar um Programa de Governo detalhado, baseado em metas objetivas e quantificáveis e em indicadores de desempenho relativos à qualidade dos serviços públicos. Ilhabela é a segunda cidade do país a aprovar uma lei que cobra dos prefeitos eleitos maior transparência, prestação de contas à população e compatibilidade entre as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral e as ações realizadas durante o mandato. A votação em segundo turno está prevista para o próximo dia 23.
Segundo a análise técnica da Procuradoria Jurídica da Câmara, a projeto de autoria de Luiz Lobo é inconstitucional porque a competência privativa para legislar sobre direito eleitoral é atribuída à União e não cabe à lei municipal estabelecer critérios para o exercício da atividade político partidária. “Ao determinar obrigações e impor sanções aos candidatos aos cargos de
Prefeito e Vice-Prefeito do Município, o Projeto de Lei invade a esfera eleitoral, matéria reservada pela Carta Magna à União”, informa a procuradora jurídica da Câmara, Ivone Lopes Granado. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito Manoel Marcos inaugura sede da Divisão de Habitação

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria municipal de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, inaugurou na manhã de quinta-feira, 12, a sede da Divisão de Habitação, no bairro do Perequê.
A Divisão de Habitação irá desenvolver o Programa de Regularização Urbanística Sustentável”, o Teto Legal. O “Teto Legal” é um programa ligado ao Ministério das Cidades – Cidade Legal – e adaptado para a realidade local. Ele prevê a urbanização e regularização fundiária dos assentamentos informais existentes em Ilhabela, voltado a legalizar a ocupação, propiciar uma condição digna de moradia a cada cidadão e conter a ocupação desordenada.
Fazem parte do programa as “comunidades” do Canta Galo, Morro dos Mineiros, Costa Bela, Reino, Buraco Fundo, Buraco do Morcego, Estrada do Camarão, Portinho, Bexiga, Roda Monte, Senzala e Cobata.
Segundo o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a Constituição Federal trata o direito à moradia como fundamental. “Eu vou trabalhar até o dia 31 de dezembro deste ano para garantir à todos o direito ao lar, num ambiente ecologicamente equilibrado, que é essencial à qualidade sadia de vida da população, pois isso é um dever do poder público para as presentes e futuras gerações. Somente desta maneira conseguiremos erradicar a pobreza, a marginalização e a redução das desigualdades sociais em nossa região”.
Além do prefeito Manoel Marcos, do secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, Arqº. João Marques da Costa Neto; Chefe de Divisão de Habitação, Lucia Chamarelli Rondon, e equipe da Divisão, estiveram prestigiando o evento, as secretárias de Administração, Raquel Navarro; de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira; o diretor de Divisão de Fiscalização, Ronaldo Alves de Souza; a diretora de Divisão de Turismo, Waldinéia Vanderstappen e o vereador licenciado, Carlos Alberto de Oliveira Pinto. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vereadora homenageia Maremar Turismo

Ilhabela - A Vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PPS) apresentou na última sessão ordinária uma Moção de Louvor a Marcos Vitorazzo pelo 20º aniversário da empresa Maremar Turismo.
O paulistano Marcos Vitorazzo é engenheiro mecânico por formação, veio para Ilhabela em 1978 a passeio, mais especificamente para a Praia de Castelhanos, onde passou a acampar com freqüência, até adquirir um terreno em 1980. Em 1982, construiu uma casa de pau-a-pique e três anos depois, adquiriu um terreno no Perequê onde construiu sua residência.
Somente em 1988, conseguiu definitivamente, vir morar no município. Fundou então a Maremar Turismo trazendo para Ilhabela a “Escuna Amazônia I” e iniciando um trabalho pioneiro na prestação de serviços náuticos no arquipélago.
A Maremar Turismo opera com turismo receptivo, emissivo e educacional, nas áreas de lazer, eventos e convenções. Opera com equipamentos próprios, Land Rover’s, escunas e lanchas. Todos credenciados pela Embratur, atendendo a um público eclético, com qualidade e segurança. Em instalações totalmente informatizadas, a Maremar Turismo oferece passeios de escuna, educação ambiental, passeios off-road, treinamento empresarial, passeios de lancha, mergulho, surf, pesca esportiva, vela, rapel de cachoeira, trilhas, escalada, arvorismo, cavalgada, reserva de hotéis, receptivo de navios, transfers e convenções.
A empresa é a primeira agência de viagens emissiva da cidade, atendendo também as necessidades dos moradores, na compra de passagens aéreas nacionais e internacionais, pacotes de viagens nacionais e internacionais, reservas de hotéis nacionais e internacionais, locação de autos no Brasil e no exterior, cruzeiros marítimos nacionais e internacionais, cursos de idiomas no exterior, documentação para viagens, além de transfers de Ilhabela para os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro.
Sempre presente em todas as atividades sociais e culturais do município, Marcos Vitorazzo foi por três vezes Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela e Secretário da Defesa Civil na Administração Roberto Fazzini. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador apresenta emenda que prevê Plano Municipal de Saneamento à LDO 2009

Ilhabela - O Vereador Ricardo Fazzini (PMDB), em sua primeira sessão ordinária como suplente, apresentou a Emenda nº 15/2008 que acrescenta a elaboração do Plano Municipal de Saneamento ao Projeto de Lei nº 67/2008 que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para 2009.
A emenda prevê que a Secretaria de Meio Ambiente deverá elaborar um plano para a política de esgotamento sanitário, abastecimento de água e gestão de resíduos em geral.
Conforme a justificativa do vereador, a Lei nº 11.445/2007 que estabelece diretrizes para a política de saneamento no Brasil determina que as prefeituras elaborem seus Planos Municipais de Saneamento até 2010.
“O não cumprimento desta diretriz implicará prejuízos ao município não somente no que se refere ao planejamento das ações na área de saneamento, mas principalmente a impossibilidade de adquirir financiamentos nacionais ou internacionais para investimentos na área. Considerando a possibilidade de que ocorra financiamento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e outros possíveis recursos para subsidiar a elaboração de Planos Municipais de Saneamento, faz-se necessário que o projeto esteja contemplado na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2009”, informa Fazzini.
Primeira sessão ordinária como suplente - O empresário ilhabelense Ricardo Fazzini Dias (PMDB) assumiu a vereança como suplente do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos (PMDB), em sessão extraordinária realizada no último dia 4 de junho.
Fazzini foi Secretário de Turismo e Fomento de 2001 até maio deste ano. Seus antecedentes, todos caiçaras, fizeram parte da vida pública de Ilhabela. Seu bisavô Pedro de Paula Morais foi prefeito na década de 20 começando uma sucessão de gestões: com Ângelo Fazzini, seu avô; Amadeu Fazzini, seu tio-avô; e Roberto Fazzini, seu tio que foi duas vezes prefeito.
Ricardo Fazzini nasceu e foi criado em Ilhabela. É filho de Irene Fazzini Dias, professora aposentada que lecionou em todas as escolas da Ilha, e de Décio Dias, que foi vereador e professor. É neto de Antonio Dias Barbosa que foi comerciante durante toda a sua vida toda no Perequê.
Ricardo começou a trabalhar ainda muito jovem, administrando os negócios da família, depois empreendendo seus próprios projetos, sempre buscando satisfazer as necessidades que faltavam no comércio de Ilhabela.
Ingressou na vida pública em 1994, quando a convite do então Secretário Oscar de Lacerda Franco, assumiu a Diretoria de Turismo, onde teve destacada atuação na gestão de eventos náuticos. Desde então foi Diretor de Turismo de Ilhabela, terminando a gestão em 1996. A partir de então, foi eleito Diretor da Associação Comercial de Ilhabela durante 4 anos. Em 2000, entrou na gestão do atual Prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, como Diretor de Turismo durante um ano e logo depois assumiu a Secretaria Municipal de Turismo.
Como secretário, seus esforços estiveram voltados para a implementação de diversas ações, entre as quais o Plano Gestor de Turismo, a reativação do Conselho Municipal de Turismo-COMTUR, o desenvolvimento de projetos como o Expoilha e Navegar, a criação do Race Village - contribuindo para consolidar Ilhabela internacionalmente como Capital da Vela – a organização de receptivo de navios de cruzeiros, e em especial a participação em eventos e feiras, inclusive internacionais.
Seu profissionalismo possibilitou a inclusão de Ilhabela, pelo Ministério do Turismo, na lista dos 65 destinos turísticos brasileiros contemplados nas metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010, lançado em junho de 2007, em Brasília, que tem como uma de suas metas estruturar esses 65 pontos turísticos com padrão de qualidade internacional.
Sua participação na Seatrade 2008, feira que reúne todo o mercado de navios de cruzeiro e é a maior do segmento no mundo, para o município o agendamento de 90 paradas de cruzeiros, número que ainda poderá chegar à marca histórica de 100 escalas na temporada 2008/2009.
A evolução da qualidade do receptivo oferecido aos navios de cruzeiros, enquanto esteve à frente da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, consolidou Ilhabela como destino turístico, avaliado pelo jornal oficial da Seatrade, como o porto mais organizado do Brasil, cabendo a Ilhabela, nesse mesmo evento, a responsabilidade de apresentar as cidades de Santos, São Sebastião e Ubatuba como opções de destinos no litoral paulista, promovendo sua política de regionalização do Turismo.
Afastou-se em 2004, para se candidatar a vereador, e hoje é primeiro suplente na Câmara Municipal de Ilhabela pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).
Em 2005, foi novamente indicado pelo Prefeito Manoel Marcos, a continuar a frente da Secretaria Municipal de Turismo. Neste mesmo ano criou a Secretaria de Turismo e Fomento desvinculando da estrutura Esporte e Lazer, fortalecendo e dando mais especificação na área turística e seu desenvolvimento.
Como secretário teve alguns parceiros constantes em seus projetos: as Associações Comercial e Empresarial de Ilhabela, de Hotéis, bares e Similares, Associação Ilhabela Receptivo, hotelaria e Gastronomia, e também, o SEBRAE-SP, SENAC e SENAR.
Até maio deste ano, ocupou os cargos de Secretário de Turismo e Fomento de Ilhabela; Presidente do Circuito Litoral Norte Paulista; Presidente do CODIVAP Turismo; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos (Brasil Icruise), Membro do Comitê Paulista de Circuitos e Membro da Comissão de Turismo e Infra- Estrutura Náutica do Ministério do Turismo e Presidente do CONTUR (Conselho Municipal de Turismo).
Hoje, com 39 anos, Ricardo é casado, pai de dois filhos, empresário conceituado em Ilhabela, proprietário de dois estabelecimentos, o Restaurantes Aeroilha e o Restaurante do Yacht Club Ilhabela.
Segundo o vereador, durante este breve período na Câmara se dedicará a alguns setores carentes da cidade, muitos de legislação administrativa, e pretende usar sua experiência como empresário para colaborar no desenvolvimento econômico da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador pede ao Governador pró-labore a policiais civis

Ilhabela - O Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) apresentou na última sessão ordinária (09/06), uma Moção de Apelo ao Governador do Estado de São Paulo, José Serra, sobre a possibilidade de ser feito um convênio junto à Polícia Civil, para que seja disponibilizado o pró-labore aos policiais civis do município de Ilhabela.
Segundo o vereador, a parceria de atuação entre o Governo do Estado e a Polícia Civil proporcionará uma significativa melhoria no policiamento pois, além de solucionar eventuais insatisfações, condicionará à boa e eficiente prestação de serviços.
Dr. Guilherme lembra ainda que os policiais militares em Ilhabela foi criado o pró-labore recebido pelos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador quer Posto de Coleta de Sangue em Ilhabela

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) apresentou, na última sessão ordinária (09/06), um requerimento solicitando a criação de um posto de coleta para doação de sangue.
De acordo com Zeca, doar sangue é um gesto de altruísmo e de respeito para com o próximo. “É dar algo que não nos traz prejuízo, mas pode ser a única esperança de quem esta beirando a morte”, diz.
O vereador ainda acrescenta que o fato do município não possuir um posto para coleta de sangue dificulta a doação pelos munícipes, já que atualmente eles precisam de se deslocar até os municípios vizinhos. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

São Sebastião cria terminais para tarifas diferenciadas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião anunciou ontem a criação de três terminais de integração do transporte coletivo do município --no Centro, na Costa Sul e na Costa Norte. O objetivo, segundo a prefeitura, é permitir que passageiros que utilizam os ônibus somente em uma mesma região paguem metade da tarifa.
O passageiro que hoje paga tarifa de R$ 2,40 poderá pagar R$ 1,20 para viagens em uma mesma região.
O primeiro terminal será implantado na Costa Norte e deve entrar em funcionamento em 3 de julho. O projeto foi executado pela concessionária Ecobus, que já presta serviço ao município.
De acordo com o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), trata-se de uma antiga reivindicação dos usuários. "É um investimento de cerca de R$ 1 milhão, que só na Costa Norte beneficiará mais de 10 mil pessoas", disse o prefeito Juan Pons Garcia (PPS).
O sistema vai funcionar de modo semelhante ao "Expressinho", que faz a linha Topolândia-Centro e tem tarifadiferenciada.
Com a construção do terminal na Costa Norte, por exemplo, o usuário poderá circular entre o Jaraguá, Enseada e Canto do Mar pagando a metade da passagem (R$ 1,20). Ao chegar ao terminal de integração e embarcar no ônibus para a região central, o passageiro pagaria a outra metade.
Segundo o prefeito, os três terminais estarão em funcionamento até setembro. (Fonte: ValeParaibano)

Trio é preso na rua Amazonas por tráfico, suborno e uso de notas falsas


São Sebastião - Vinte e seis papelotes de cocaína, R$ 335 e uma nota falsa de R$ 50 foram apreendidos pela Polícia Militar de São Sebastião na manhã de ontem, na rua Amazonas no Centro, onde concentra a zona de prostituição. Policiais foram até o local depois de uma denúncia anônima que informava sobre um homem armado, vestindo uma blusa vermelha e calça jeans.
Segundo a polícia, em patrulhamento pelo lugar, um grupo de quatro pessoas foi localizado e, durante abordagem e revista pessoal, com R.A.N., 31 anos, foram encontrados cinco papelotes de cocaína e R$ 335; com P.E.S., 21 anos, 21 papelotes de cocaína e uma nota falsa de R$ 50 e R$ 52 em diversas notas verdadeiras.
Ainda de acordo com os policiais, o grupo tentou subornar a polícia e um dos integrantes pediu para que J.R.S., 30 anos, fosse buscar o dinheiro. Segundo a polícia, J.R.S.retornou com R$ 1.100, mais uma nota de 50 euros e entregou todo o dinheiro na mão de um dos policiais. Neste momento, a Polícia Militar decretou a prisão dos três por tráfico, tentativa de suborno e uso de notas falsas.
Um quarto envolvido, J.J.S., entrou como testemunha no caso, já que com ele nada foi localizado, segundo contam os policiais.
R.A.N., de acordo com a polícia, já tem passagens por tráfico. Em 1997, esteve preso em São Sebastião por sete dias e foi solto; porém, não compareceu ao juiz para receber a sentença e foi dado como foragido. Em 2006, foi encontrado pela polícia de Santa Catarina e transferido para Santos, onde cumpriu pena por dois anos, segundo declarou R.A.N. no 1ºDP de São Sebastião durante seu depoimento na manhã de ontem.
R.A.N., P.E.S. ficarão provisoriamente na Cadeia de Caraguatatuba, aguardando transferência para um Centro de Detenção Provisória (CDP) e J.R.S. ficará na Cadeia Pública Feminina de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Bica imprópria

São Sebastião - A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Sebastião instalou nesta semana uma placa de advertência na bica de Barequeçaba, informando que a água do local é imprópria para o consumo humano. A bica fica localizada na praia de Barequeçaba, no lado direito, ao “pé do morro”. De acordo com o setor, ao constatar que as pessoas consumiam a água, foi realizada uma análise que confirmou ser água imprópria para beber. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura retira mais de 33 mil litros de óleo de cozinha do Meio Ambiente

São Sebastião - A Secretaria de Administração (Secad) de São Sebastião retirou 33,8 mil litros de óleo de cozinha usados que poderiam poluir os rios, praias e solo. Esse produto ajudou dezenas de famílias que hoje vendem os subprodutos.
Levantamento realizado pela Divisão de Encargos Gerais, da Secad, aponta que desde agosto de 2007, quanto teve início o trabalho, foram recolhidos 33.805 litros de óleo, sendo que a maior quantidade foi de 7.600, no mês de janeiro.
Esse material é enviado para a empresa Giglio, em São Paulo, que transforma a maior parte em biodiesel e outra retorna para o município sabão em pedaço, detergente, entre outros. Desde agosto, foram 10.130 produtos entregues para o Fundo Social de Solidariedade que fez o repasse para entidades cadastradas.
Além da coleta direta nos 106 estabelecimentos comerciais cadastrados no município, como restaurantes, padarias, bares, pizzarias, a Prefeitura possui ainda pontos de coletas na Creche Dona Laurinda (Morro do Abrigo), Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei´s) Reino da Alegria (Topolândia), Chapeuzinho Vermelho (São Francisco) e Branca de Neve (Juquehy) e nas Escolas Municipais (EM) Edileusa Brasil (Maresias) e Canto do Mar.
De acordo com o diretor de Administração, Osmar Teodoro, a população também pode levar seu óleo para o Fundo Social, localizado na rua Sebastião Silvestre Neves, 128, das 8 às 17h. “Pode levar mesmo dentro de garrafa PET porque esse material vai ajudar nos projetos sociais desenvolvidos pelo Fundo”.
O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) é uma das entidades beneficiadas. Os pacientes fazer o Sabão Ecológico como forma de terapia e ao mesmo tempo geração de renda. (Fonte: Imprensa Livre)

Mulher é encontrada morta em Camburi

São Sebastião - O corpo de M.A.G., 33 anos, foi encontrado ontem pela manhã, por volta das 8h, em um matagal da Estrada do Piavu, em Camburi. A polícia foi informada por moradores do local sobre o fato e, de acordo com a Polícia Civil do 2ºDP, ela foi localizada com lesões no rosto, na cabeça e havia marcas de sangue e de espancamento.
Ainda segundo a polícia, M. era procurada pela Justiça de Coaraci, na Bahia, por tráfico de drogas.
Policiais acreditam que o fato tenha ocorrido na noite da última terça-feira e que ela tenha sido morta por um companheiro. De acordo com a polícia, M. não tinha endereço certo e existem suspeitas de que ela estava envolvida com tráfico em São Sebastião também.
A Polícia Civil informa que, até o momento, o suspeito ainda não foi encontrado, mas já existem indícios sobre o seu paradeiro. M. tinha irmãos que moravam em Camburi e, de acordo com eles, ela era usuária de drogas e não tinha muito contato com a família. (Fonte: Imprensa Livre)

2ª rodada da Copinha Interna de Futsal terá quatro jogos neste sábado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com a Ong ALNorte, realiza neste sábado (14/6), no Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia, localizado na região central, a segunda rodada da 2ª Copinha Interna de Futsal. Ao todo, serão quatro jogos que prometem incentivar e agitar cerca de 100 crianças da categoria sub-12 das escolinhas do município.
A primeira partida do dia será realizada às 9h, entre a equipe da Topolândia e Jaraguá. Em seguida, às 9h30, jogam Barequeçaba e Boiçucanga; às 10h, se enfrentam Maresias e São Francisco e às 10h30, Barra do Una e Vila Amélia.
No grupo A, composto por Topolândia, Jaraguá, Maresias e São Francisco, a liderança está com o time da Costa Norte, com o total de três pontos e seis gols de saldo. No grupo B, a liderança está com a equipe de Barequeçaba, que possui três pontos e dois gols de saldo. Vila Amélia, Barra do Una e Boiçucanga são as outras escolinhas que integram a divisão. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sábado é dia de multivacinação para as crianças menores de cinco anos

São Sebastião - Neste sábado (14/6), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) promove a partir das 8h, a Campanha de Multivacinação. A meta é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos no município. Hoje os registros da Sesau apontam 6.739 crianças. Serão oferecidas doses de vacinas Sabin (19 mil) BCG, (1 mil), Rotavírus (400), Tetravalente (2,1 mil), DTP (2,7 mil), Dupla adulto (1,8 mil), Hepatite B (2,9 mil) e SCR (3,6 mil).
Toda a equipe da Secretaria de Saúde estará mobilizada a cumprir a meta de vacinação e a Sesau montou um cronograma com 23 postos fixos e 34 volantes para facilitar o acesso dos munícipes. Os postos fixos funcionarão das 8 às 17h, já os volantes terão horários diferenciados. "Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo que já tenham tomado a vacina", enfatiza Márcia Saavedra, diretora da Vigilância em Saúde. Em 2007, a Sesau conseguiu a cobertura vacinal de 92,69% das crianças menores de cinco anos do município. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Domingo é dia de Vestibulinho da Etec em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), e o Centro Paula Souza informam que neste domingo (15/6), a partir das 13h, será realizado o vestibulinho para o curso de “Técnico em Logística” aos 224 inscritos que vão disputar uma das 80 vagas oferecidas. A relação candidato/vaga é de 2,8.
Todas as orientações da prova escrita, que será composta por questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, estão no manual do candidato. Os interessados em conferir antecipadamente a sala na qual vai realizar o vestibulinho, podem entrar no site www.vestibulinhoetec.com.br .
Outras informações pelo telefone (12) 3892-1424. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Guarda Civil de São Sebastião será apresentada nesta sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, apresenta oficialmente nesta sexta-feira (13/6), às 11h30, na Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto), no Centro Histórico, a Guarda Civil Municipal. Mais que a realização de um sonho da comunidade, a certeza do reforço na segurança pública. Afinal, ao todo são 65 agentes de segurança nas ruas da cidade, além de comandante, sub-comandante, três inspetores-chefe.
“Desde o começo desta administração procuramos através de ações práticas auxiliar as polícias, tanto Civil quanto Militar, para que desenvolvam com maior eficiência seu papel em nosso município. Não obstante essa cooperação, nós implantamos em 2006 o SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), que através de 37 câmeras instaladas na região central e Costa Norte, vem diminuindo sensivelmente os índices de criminalidade em nossa cidade. Ainda este ano instalaremos as antenas de transmissão que possibilitarão a colocação de câmeras também na Costa Sul. A Guarda Civil Municipal terá papel importante no município e reforça nosso compromisso com a segurança dos cidadãos”, ressalta o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
Entre as atribuições da Guarda Municipal estão: atuar em colaboração com órgãos estaduais e federais, mediante solicitação, assim como atender situações excepcionais; atender a população em eventos danosos, em auxílio às operações da Defesa Civil e autoridades competentes no município; participar de maneira ativa nas comemorações cívicas de feitos e fatos programados pelo município, destinados a exaltação do patriotismo; vigilância, preservação e defesa, diurna e noturna das vias e logradouros públicos, dos próprios municipais e supletivamente da propriedade privada, do bem estar social, da ordem pública, sob o regime de policiamento preventivo em geral dentro dos limites da competência municipal.
Para o secretário de Segurança Urbana, Erwin Edson Aparecido da Mota, trata-se de um grande ganho para a população. “Apesar da segurança ser obrigação do Estado, há muito tempo o município vem complementando, seja com investimentos na própria polícia ou ainda com outras medidas como o Sistema Integrado de Monitoramento”. A Prefeitura apóia as polícias com aluguéis de imóveis, combustível para viaturas, contas de telefone, água e energia, alojamento para os policiais na operação verão e em feriados prolongados, reformas de imóveis, contratação de bombeiros durante a temporada, entre outros.
O concurso público foi realizado em outubro de 2007 e, a partir da aprovação, os agentes já iniciaram a fase de treinamento, que durou cerca de oito meses, incluindo ações como a cobertura do Carnaval 2008. Em março, ainda como alunos, os novos agentes foram apresentados na cerimônia de aniversário da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festival incentiva mais de 200 crianças para a prática do atletismo

São Sebastião - O Centro de Apoio Educacional (CAE) do Jaraguá, localizado na Costa Norte de São Sebastião, foi na manhã desta quinta-feira (12/6), o ponto de encontro de mais de 200 crianças que participaram do 1º Festival de Atletismo. A iniciativa teve como objetivo a divulgação de modalidades olímpicas como forma de incentivo à prática da comunidade local.
Entre os atrativos que integraram o evento, esteve o arremesso de peso e dardo (com utilização de vara), revezamento 4 x 50 metros (adaptação da prova de revezamento 4 x 100), salto em distância e em alturas, corrida de obstáculos e 25 metros livres (versão da prova de 50 metros).
Além da população local, o festival ainda contou com a presença dos alunos do projeto Garoçá e da Escola Estadual Ângelo Barros de Araújo, do bairro Travessão, de Caraguatatuba. “Gostei muito da prova de salto em distância porque nunca tinha feito isso e só tinha a oportunidade de ver pela TV”, explicou Stefani Maiara Santos, 9 anos, moradora da Enseada.
Já o aluno da Escola Ângelo Barros, Felipe de Jesus, 15 anos, preferiu o salto em alturas. “Acho esse esporte interessante, pois exige muita força da pessoa e como eu sou bem agitado, acredito que ele se enquadra no meu perfil. Vou começar a praticar mais”, afirmou.
De acordo com o organizador Ricardo Santos a ação quis mostrar que para desenvolver o esporte é necessário apenas o estímulo da comunidade. “Não é preciso materiais de ponta para a realização de eventos. Basta a criatividade para mostrar que qualquer esporte pode ser praticado com qualidade”, destacou.
A secretária de Esportes, Raquel Buzi, também prestigiou a atividade. “Esse projeto visa levar para as crianças opções esportivas diferenciadas. Dessa forma, conseguimos fazer com ela participe, aprenda e se sinta estimulada”, salientou.
É a segunda vez que o CAE do Jaraguá recebe um evento voltado para modalidades não tão difundidas no Brasil. No dia 25 de abril, a Prefeitura promoveu no local o 1º Festival de Jogos de Taco e Raquete, que movimentou mais de 300 pessoas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa do Migrante inicia nesta sexta-feira na Costa Norte

São Sebastião - A partir desta sexta-feira (13/6), a Costa Norte vai se tornar um local de troca de manifestações culturais dentro da segunda edição da Festa do Migrante, promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com as instituições, entidades sociais e Sociedades Amigos da região Norte (SAB’s).
O evento será realizado até domingo (15/6), sempre a partir das 20h. Serão 20 barracas com muitas comidas típicas e bebidas, além de apresentações dos alunos das escolas dos bairros da Enseada, Canto do Mar e Jaraguá. O Projeto Garoçá, do Jaraguá, também pretende mostrar toda a ginga da capoeira.
Shows musicais também estão agendados entre artistas locais e de renome nacional como a Banda 40 graus (13/6), Amado Batista (14/6) e João Marcos e Juliano (15/6).
O objetivo da Festa do Migrante da Costa Norte é oferecer lazer e integração aos moradores da região que vieram de outras localidades do país, além dos nativos.
O evento será realizado na Avenida Machado de Assis, em frente ao Projeto Garoçá. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br . (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Seduc retoma Projeto “Seduc Itinerante” em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), retomou nesta quinta-feira (12/6) o Projeto “Seduc Itinerante”, que visa oferecer apoio “in loco” aos professores, diretores, alunos e a comunidade, que utilizam os as unidades escolares. As primeiras escolas visitadas foram E.M. Boracéia, E.M. Henrique Tavares (Barra do Sahy) e Emei Branca de Neve (Juquehy).
Mais do que um trabalho em equipe, o “Seduc Itinerante” leva apoio de diversos profissionais da secretaria como agentes de informática, administrativos, nutrição, pedagógico, merenda escolar, cadastro de alunos, suprimentos e rede física. No ano passado, a Prefeitura atingiu 54 escolas visitadas.
Para 2008, já está estabelecido um calendário de visitação para as escolas da Costa Sul e Costa Norte. O diferencial deste ano, segundo a secretária da pasta, Marilene Ramachotti Leite, é que as escolas serão avisadas previamente para que a comunidade possa ir até ao local e tirar dúvidas sobre os serviços prestados. “Queremos facilitar o acesso das pessoas para que elas não precisem se descolar à Secretaria de Educação, possam fazer suas reivindicações e solucionar eventuais problemas com nossa equipe”, explicou Marilene. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Cambury e Vila Baiana decidem a categoria veteranos do Municipal na Costa Sul

São Sebastião - O campo de Barra do Una recebe neste domingo (15/6), a decisão da categoria veteranos do Campeonato Municipal na Costa Sul entre Cambury Futebol Clube e Associação Atlética Vila Baiana. O jogo será realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), a partir das 10h, e promete muita emoção para as duas torcidas, já que o vencedor se classifica para a grande final da cidade.
O Cambury contará com a representação dos jogadores Vandeco, José Oliveira, Guaraci, Domingos, Isael, José Felinto, Tonho, Luis, Ary, Gilson e Valder, e entrada no campo com o sistema tático 4-4-2, que deixa a equipe mais defensiva. “Estamos entusiasmados para essa partida, no entanto, vamos começar com cautela para não sofre riscos”, afirma o presidente do time Valdine Tavares.
Já o Vila Baiana contará com os jogadores Nei, Evenilson, Valterlan, José Carlos, Geraldão, Nainha, Gilvan, Roberto, Brispi, Jailson e Fernando. “O nosso time está tranqüilo, principalmente porque conseguiu obter bons resultados nas fases anteriores. Mas sabemos que teremos dificuldade e teremos de nos esforçar bastante”, comenta Evenilson José dos Santos, vice-presidente do clube.
É a primeira vez que o Cambury e Vila Baiana disputam a final da categoria na Costa Sul. Em 2007, por exemplo, o Vila Baiana chegou ao terceiro lugar na Costa Sul e em 2006 foi o quarto. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa de São Pedro em Boiçucanga prossegue neste fim de semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), continua neste fim de semana com a Festa de São Pedro Pescador no bairro de Boiçucanga, que promete grandes shows com artistas locais e barracas de comidas típicas. O evento, que ocorre na Praça da Mentira, tem parceria com a comunidade local.
As apresentações das bandas começam juntamente com a quermesse, a partir das 20h. Segundo a Sectur, sobem ao palco as bandas Pegada Segura (13 e 22/6), Chapa Quente (14/6), Nós Caipiras (15/6), Manos do Forró (20 e 28/6) e Novo Astral (21 e 27/6).
O auge do evento é o dia 29, às 10h, quando ocorre a missa e procissão marítima até a praia da Baleia, saindo da Barra do rio Boiçucanga. A Praça da Mentira fica localizada na Rua Hilarião de Matos. Mais informações pelo telefone: (12)3865-4335. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereadores  podem ser obrigados a participar de curso de capacitação

São Sebastião - Os vereadores que assumirem uma cadeira na Câmara de São Sebastião, na próxima legislatura, podem ser obrigados a participar de cursos de capacitação.
A proposta foi apresentada por meio de uma indicação 1234/08, de autoria do vereador Robson Ceará (PPS), na última sessão, ocorrida dia 10.
A indicação propõe que a Mesa Diretora da Câmara de São Sebastião apresente um Projeto de Resolução obrigando a participação dos vereadores em cursos de capacitação legislativa.
Caso o Projeto de Resolução seja apresentado e aprovado, os vereadores empossados, e suplentes, a cada semestre legislativo, deverão participar de um curso para obter informações do Regimento Interno da Câmara, da Lei Orgânica do Município e de princípios do direito administrativo.
"O intuito é preparar os operadores da atividade legislativa para a atuação concreta dos seus ofícios. Nós sabemos que uma das funções do Poder Legislativo é a de fiscalizar o Poder Executivo, mas para isso é preciso que estejam preparados para atuar com embasamento e discernimento mínimo necessário", justifica Robson Ceará.
O vereador salienta que a intenção do curso de capacitação é evitar o desconhecimento por parte dos vereadores do processo legislativo, no que diz respeito aos procedimentos e as leis municipais.
"É necessário aparelhar aqueles que irão produzir as leis do município, para que estes o façam de maneira inequívoca e dentro do princípio da supremacia do interesse público em detrimento do interesse particular", conclui o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Ubatuba recebe viatura de resgate para compor o Corpo de Bombeiros
A nova viatura ficará guardada em Caraguá, até a inauguração do Quartel da Brigada de Resgate e Incêndio do Corpo de Bombeiros de Ubatuba

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu nesta quinta-feira, 12, a viatura de resgate destinada pelo Estado ao município para compor a estrutura do Quartel da Brigada de Resgate e Incêndio do Corpo de Bombeiros de Ubatuba, que está em construção ao lado do aeroporto Gastão Madeira.
O capitão do 4º Subgrupamento dos Bombeiros do Litoral Norte, José Eduardo Stanelis e o 2º sargento Maciel Marcelo Meirelles estiveram na Prefeitura de Ubatuba para a entrega da viatura, que ficará guardada em Caraguatatuba até a data da inauguração do quartel em Ubatuba, em julho.
Stanelis explica que “com a inauguração do quartel, além do serviço de guarda-vidas e resgate marítimo, que já existe em Ubatuba, o município passará a contar com serviços de resgate e combate a incêndio, além de atividades de prevenção”.
O prefeito Eduardo Cesar ficou empolgado com a entrega do veículo: “agora estamos cada vez mais perto de ver este sonho tornar-se realidade”.
Funcionamento - Quanto ao funcionamento da Brigada de Incêndio, o Estado vai disponibilizar 13 homens e o município mais aproximadamente 15 homens para operaram no serviço local. Além da viatura de resgate entregue nesta quinta-feira, uma viatura de incêndio também já foi comprada pelo Estado e será repassada ao município, que está adquirindo também uma viatura leve para vistorias, serviços administrativos e operacionais.
Treinamento com a Guarda Municipal - O 4º Subgrupamento dos Bombeiros do Litoral Norte está realizando um treinamento com a Guarda Municipal de Ubatuba, para preparar os homens para atuar em conjunto com os bombeiros nas ações de combate a incêndio, resgate e salvamento. O curso teve início no dia 2 de junho e deve ser concluído nesta sexta-feira, 13.
A intenção do treinamento é reforçar o número de homens trabalhando nas ruas, possibilitando atender mais pessoas e diminuir o tempo de atendimento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Bombeiros treinam Guarda Municipal para ação conjunta em Ubatuba

Ubatuba - Em virtude da inauguração de uma nova sede do Corpo de Bombeiros, em Ubatuba, no próximo dia 4 de julho, a guarda municipal da cidade está sendo treinada por uma equipe do 4º Subgrupamento dos bombeiros.
No mesmo prédio, atuarão as duas polícias no combate a incêndio, resgate e salvamento. Ontem, os profissionais seguiram para o quilômetro 95 da rodovia Rio-Santos, no bairro Olaria, em Caraguatatuba, para uma simulação de resgate de vítima em altura, por meio da técnica de rapel.
O curso intensivo começou no dia 2 de junho e deve terminar nesta sexta-feira, dia 13. Foram duas semanas preparatórias para a guarda municipal na adaptação de alguns procedimentos.
Segundo informações do capitão do 4º Subgrupamento dos bombeiros do Litoral Norte, José Eduardo Stanelis de Aquino, a mesma parceria já existe em alguns municípios do Estado de São Paulo como em Campos do Jordão, por exemplo, e vem trazendo resultados positivos na otimização dos serviços. “Como haverá reforço é possível colocar maior número de profissionais nas ruas. A preocupação é atender maior número de pessoas e, conseqüentemente, diminuir o tempo”, disse Stanelis.
Segundo ele, o atendimento é medido pelo número de ocorrências. Em dias tranqüilos, são de três a dez chamados por dia, em Caraguatatuba. Em temporada, as ocorrências sobem e chegam a 40 atendimentos.
“O mais importante é que vamos expandir a área de atendimento”, comemora o capitão, que afirmou que no novo posto dos bombeiros, em Ubatuba, terá uma viatura de resgate de incêndio; uma mista e uma leve (carro de passeio). “Serão 13 bombeiros do Estado e entre 10 a 15 de mão-de-obra local”, afirma.
Faz tempo que a corporação quer a abrangência de sua área de atuação. Porém, depende dos dois poderes: o Estado que deve fornecer os equipamentos necessários e aos bombeiros e, a prefeitura que cede o prédio e também auxilia no pagamento de encargos. Neste caso específico, os guardas municipais também se transformarão em bombeiros e “engordarão” essa tão escassa mão-de-obra no Litoral Norte.
A iniciativa, segundo o capitão Stanelis, só foi possível porque a prefeitura de Ubatuba decidiu, definitivamente, buscar meios para uma unidade da corporação no município e implantou a taxa dos bombeiros – um valor irrisório de R$ 1 real, que não pesou no bolso dos contribuintes.
“Existe um projeto de implantar mais um posto dos bombeiros na costa sul de São Sebastião, porque o acesso em temporada é difícil”, disse Stanelis. Em Ilhabela, segundo ele, a proposta ainda está sendo estudada. (Fonte: Imprensa Livre)

ACIU alerta: Cuidado com cobranças indevidas

Ubatuba - Depois de alertar sobre as “Associações Fantasmas”, a Associação Comercial de Ubatuba faz mais um alerta sobre a ação ilícita de empresas que insistem em emitir cobrança bancária de serviços.
Neste mês, muitas empresas que possuem domínio na internet receberam um boleto de cobrança da HOST-HOSPEDAGEM E DOMINIOS PARA A INTERNET LTDA no valor de R$ 230,00.
Acontece que esta empresa está apenas oferecendo seus serviços e NÃO é obrigatório pagar o boleto.
Empresário, ao receber um boleto, fique atento! Se na parte inferior do boleto conter as instruções “Boleto não protestável” e “Pagamento optativo/facultativo” desconfie. Não pague qualquer contribuição a empresas e entidades estranhas e redobre a atenção antes de efetuar qualquer tipo de pagamento, confirmando sempre antes a legitimidade da cobrança. (Fonte: ACIU)

Sinhores lança Portal Web no 3º Salão do Turismo
O evento que será realizado de 18 a 22 de junho no Anhembi em São Paulo é uma promoção do Ministério do Turismo para a divulgação do programa “Roteiros do Brasil”

Ubatuba - O lançamento do portal www.visitelitoralnorte.tur.br é uma iniciativa do Sinhores – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares que representa o setor de hospedagem, gastronomia, lazer e entretenimento nas quatro cidades da região. Além do portal principal o internauta terá a opção de acessar diretamente o site de cada uma das cidades pelo mesmo endereço “visite...”, acrescentado no final o nome da “cidade.tur.br”, (como por exemplo www.visiteubatuba.tur.br)
Para divulgação do novo site, o Sinhores, por meio de seu departamento de turismo – DeTur está produzindo 80.000 foders em 4x4 cores, ilustrado com fotos e um breve descritivo das principais atrações e da infra-estrutura de receptivo das quatro cidades da região. Os estabelecimentos do segmento de hospedagem, gastronomia e similares filiados ao Sinhores serão incluídos gratuitamente no site.
A expectativa do Ministério do Turismo, promotor do evento, com base no número de visitantes nas duas primeiras edições realizadas em 2005 e 2006, é que durante os cinco dias de evento, o 3º Salão de Turismo receba cerca de 120.000 pessoas.
O Litoral Norte será representado pelo consórcio “Circuito Litoral Norte”, integrado pelas Secretarias de Turismo no programa de regionalização do Mtur, do qual, o Sinhores é integrante na condição de entidade representativa da categoria econômica ligada ao setor de hospedagem e gastronomia. (Fonte: ACIU)

Emenda do vereador Jairo dos Santos garante a pavimentação das vias públicas do Parque dos Ministérios
No original, o projeto de Lei 27/08 do Executivo, que autoriza a Prefeitura a receber recursos do Programa Pró-Lar, da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, pedia a pavimentação e reforma apenas da Praça do Conjunto Habitacional do Parque dos Ministérios.

Ubatuba - Na 13ª Sessão Ordinária, foi discutido o PL 27/08, do Executivo, que previa segundo o projeto original somente a pavimentação e a reforma de Praça no Conjunto Habitacional do Parque dos Ministérios. O vereador Jairo dos Santos - PSB, sempre atento às causas da comunidade, fez uma emenda de plenário ao parágrafo 1 do artigo 2º do referido PL. Dessa forma, o projeto também contemplou a pavimentação de todas as vias públicas do Conjunto Habitacional do Parque dos Ministérios.
A redação final do Projeto, contendo a emenda, foi aprovada na 14ª. Sessão Ordinária e a Lei 3086 de 21 de maio de 2008 (PL.27/08) e foi publicada, na página de Atos Oficiais do jornal "A Cidade", de 24 de maio de 2008. (Fonte: Assessoria do Vereador Jairo dos Santos)

Feira de Adoção de Filhotes será no dia 28
O evento será realizado em parceria com o programa Escola da Família e acontecerá na Escola Estadual Capitão Deolindo

Ubatuba - A Feira de Adoção de Filhotes do Centro de Controle de Zoonoses, que aconteceria neste domingo, 15, foi transferido para o próximo dia 28. O evento será realizado em parceria com o programa Escola da Família e acontecerá na Escola Estadual Capitão Deolindo, a partir das 14h. O objetivo da parceria é desenvolver atividades relativas a animais e posse responsável. Para o próximo mês, também está prevista uma vacinação anti-rábica em parceria com o projeto.
A veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Ubatuba, Cláudia Ferraz, afirma que este tipo de parceria com as escolas é bastante interessante. “Juntamente com a feirinha de adoção, nós teremos a oportunidade de orientar alunos e professores para serem agentes multiplicadores dos conceitos da posse responsável. Somente com educação de nossos jovens, poderemos ter um futuro diferente, com mais consciência e menos abandono e maus tratos de animais.”
Posse responsável - Antes de adotar um animal de estimação, é preciso pensar que ele viverá uma média de 15 anos e necessitará de cuidados constantes, como alimentação diária, um local apropriado, protegido do sol e da chuva, vacinações e visitas ao veterinário sempre que necessário. A saúde psicológica do cão também é muito importante, por isso, ele precisará de carinho e atenção.
Os banhos devem ser freqüentes, assim como os passeios e a escovação dos pêlos. Cães soltos nas ruas podem provocar acidentes e brigas com outros animais. Por isso, eles nunca devem sair desacompanhados. Para saber mais informações, acesse o site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br).
Adoção on line - Para quem tem interesse em adotar um animalzinho de estimação, a Prefeitura de Ubatuba está disponibilizando também, um sistema de adoção on line. Os interessados podem escolher o cão ou gato pela Internet, no site da prefeitura. Nesse endereço, o futuro dono poderá visualizar fotos, saber detalhes sobre as características do animal e imprimir uma ficha de adoção. Depois, é só ir ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para interagir com o bichinho e levá-lo para a casa, ou então, escolher outro. O animal escolhido deve ser buscado no CCZ, das 9 às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, ligue 3832-6810. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba recebe palestra sobre recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais

Ubatuba - A cidade de Ubatuba receberá, no próximo dia 19, às 18h30, mais uma palestra promovida pela Transpetro, dentro do seu Programa de Ações de Cidadania. O biólogo e presidente da Fundação Animália, André Rossi, falará sobre a recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais. O evento, que acontecerá no Hotel Ubatuba Palace é gratuito e aberto à comunidade, a profissionais da área, professores e estudantes. Os participantes receberão um certificado de participação, que será enviado pelo correio.
Na palestra “Recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais” será mostrado o funcionamento dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Nestes locais é feito o atendimento e a reabilitação de animais vítimas de situações de emergência e também de caçadores. Depois de recuperados, sempre que possível, os bichos voltam à natureza. Os Centros são gerenciados ou supervisionados pelo Ibama. O Cetas do Litoral Norte é coordenado pela Fundação Animália com a parceria da Petrobrás.
A organização é da Fundespa – Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas. O Programa de Ações de Cidadania da Transpetro começou em São Sebastião em setembro do ano passado e vai até setembro de 2008, quando completará o ciclo de 6 palestras em cada uma das quatro cidades do Litoral Norte.
Serviço - O Ubatuba Palace Hotel fica na rua Coronel Domiciano, 500, centro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participará do Cruise Day
Evento acontece nesta sexta-feira em São Paulo e tem como objetivo divulgar e incrementar vendas de cruzeiros marítimos no país e no exterior

Ubatuba - A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba estará presente no maior evento de cruzeiros marítimos do mercado nacional, o "Cruise Day", que é realizado todos os anos pela ABREMAR (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas). Trata-se de uma feira de negócios dirigida exclusivamente para os agentes de viagens, e que tem por objetivo divulgar e incrementar as vendas de cruzeiros marítimos no Brasil e no Exterior. Participarão as empresas de cruzeiros, destinos turísticos e demais representantes do trade específico, como os terminais de passageiros, empresas de seguros, despachantes marítimos e agências especializadas em cruzeiros.
"Ubatuba está trilhando o caminho da profissionalização do turismo e a nossa participação no Cruise Day é mais um passo importante, uma vez que será a primeira vez que iremos como destino oficial. Estaremos em contato com as grandes empresas do mercado, com a mídia especializada, com boas chances de fecharmos negócios concretos para a cidade”, afirma o prefeito Eduardo Cesar.
O Cruise Day acontecerá nesta sexta-feira, 13, em São Paulo, no Hotel Renaissence das 8 horas às 18h30. Em paralelo ao evento acontecerão palestras educacionais e o simpósio da ABREMAR. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 13/06 A 19/06/2008
Cine Porto 3833 2066

"Speed Racer"
Ação!!!! Aventura!!!!Dublado!!!!
ás 16:30 e 19:00hs

"Um Plano Brilhante"
Drama!!!!
com Demi Moore e Michael Caine
ás 21:30hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Borges

Quando Jorge Luis Borges soube
que cinco gerações de antepassados
tiveram os olhos nublados,
cuidou em registrar
o pitoresco e a poesia
que existem em todo lugar
para que, faltando os olhos,
pudesse sempre enxergar.

Dona Jaci

O branco orna com o azul,
que o digam
os carneirinhos de alva lã
tocados pela força do vento
nos campos do firmamento;
que o digam
as cores das vestes reais
de Santa Maria,
Rainha das cortes celestiais;
que o digam
a neve da cabeleira
e o céu dos olhos
de D. Jaci Teixeira.

Chuva na bananeira

José Almiro, meu avô,
almoçou um bom pirão
da garoupa que pescou;
tomou um golpe de garapa
do canavial que plantou;
estirou-se na esteira de taboa
que com suas mãos fabricou;
e, ao sonífero som da chuva,
uma graça que Deus concedeu,
afinal adormeceu

Da ciosa e outros cheiros

Cheiro bom
de capim melado,
de chão molhado,
de picumã,
de tarumã,
de flor de jasmim,
da moça que passou por mim,
e, raro privilégio,
que cheiro bom
tem o lírio do brejo.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O que querem fazer com fotos e vídeos de nossas crianças e adolescentes?

Permitir a inclusão de fotos e vídeos de menores de idade em “banco de imagens genérico” é uma afronta à legislação que protege a criança e o adolescente.
Lendo o “termo de autorização” acima, com o qual o dem... Eduardo Cesar tenta engabelar representantes legais / assistentes de menores, constato que não há limites para a sandice da administração do “nunca antes (e de novo jamais)”.
“...poderá, a seu único e exclusivo critério, a Prefeitura Municipal de Ubatuba licenciar e/ou ceder a terceiros, no todo ou em parte, no Brasil e/ou no exterior...” sic. Se isso acontecer, o controle sobre a utilização do pretenso “banco de imagens genérico” estará completamente perdido. Os vídeos e as fotos das crianças e dos adolescentes poderão ser utilizados ilegalmente, para fins que me nego citar de tão constrangedores.
Será que o maçônico dem... se apropriou daquelas imagens que constam nos painéis e cartazes eleitoreiros com os quais infestou Ubatuba? E o que você viu na TV teve autorização? Qual a razão para uma Prefeitura Municipal criar um banco de imagens, de objetivo “genérico”, contendo fotos e vídeos de crianças e adolescentes?

Luiz Moura
UbaWeb
Ubatuba, SP

Pássaros do Tempo

Quero esclarecer ao meu amigo Carlos Rizzo que, dos meus 62 anos de idade, 55 passei na rampa e na beira do rio Grande, até porque meu pai era pescador. Ali era o nosso local de convíveo, onde permaneço até hoje.
Conheci o rio Grande com vários tipos de vida aquática, mas é bom saber que não existia a presença do Pato D'Água ou Biguá, como é popularmente conhecido. A sua colocação, Carlos Rizzo, de que esta é uma espécie nativa e ocorre em todo o território brasileiro, não vale para Ubatuba porque a aparição do Biguá em nossos rios não tem mais que 15 anos.
As vidas existentes no rio Grande conviveram em perfeita harmonia, com a fantástica evolução do mundo mágico da Natureza, até a chegada dos biguás. Conseguiram resistir até a poluição, mas não a ação destas aves. Não faz muito tempo, jogava-se a casca de camarão no rio e era possível ver grandes cardumes de bagre que ali vinham se alimentar, bem como a cobra d'água, amborê e alevinos de outras espécies, que faziam do rio um berço de crescimento, hoje extintas pela ação dos predadores. Portanto, para mim a existência deles é nociva ao nosso Meio Ambiente.
Hoje, os rios quase não têm mais vida para alimentar estes pássaros, uma vez que são de pequeno porte e a Natureza não reproduz na mesma velocidade que as aves consomem. Portanto, já estão atacando no mar. É comum ver vários bandos de Biguás por fora da Ponta Grossa em busca de alimento, o que já vem interferindo na sobrevida do Tubá, que é um pássaro marinho. Para conseguir alimento depende da altura para localizar e em um só mergulho, lograr êxito para capturar a sua presa, enquanto o Biguá fica sentado sobre a água e, com o corpo esguio e provido de membranas nos pés, entre os dedos e de um fôlego invejável, tem facilidade no mergulho, rastreando literalmente, o fundo.
Moral da história: em mar que tem biguá até tuba passa fome.
Quando sugeri em acabar com o pato d'água, ou biguá, em nosso Município, não caracterizava matar, ou exterminar, como entendeu o meu amigo Carlos Rizzo, porque eu posso muito bem acabar com uma briga, sem necessariamente ter que matar alguém.
Mas, nós temos órgãos ambientais e Ongs que atuam nesta área e cabe a eles observar estes desequilíbrios e investirem em projetos que solucionem estes e outros problemas. Agora, dizer que o homem é o responsável pelo desequilíbrio ao meio ambiente, é repetitivo e não resolve.
Eu gostaria de ver a reação das pessoas se, ao invés de um bando de biguá que rastreia o rio e acaba com suas vidas, nós estivéssemos frente, na mesma proporção, enfrentando onça, leão, cobras venenosas, atacando nossas casas, Nossa comunidade, certamente, estaria adquirindo armas e outros equipamentos para nossa defesa. Mas, as vidas que existem no rio não têm esta possibilidade, portanto, há que existir uma voz consciente que as livre dos ataques vorazes de seus predadores em excesso.
E, por derradeiro, quero patentear a minha preocupação. O rio e seus habitantes não falam e, muito menos, têm condições de usar a Internet, porque se o fizessem estariam aqui, com conhecimento de causa e com sábias palavras, dizendo para todos nós: "o Biguá não é tão inocente assim".

Antonio Epifânio
Ubatuba, SP

E.C.A. deve ser respeitado

O Estatuto da Criança e do Adolescente -ECA- Lei n° 9.069, aniversaria, em 13-07-08. Nessa data completa dezoito anos. Lendo o "TERMO DE AUTORIZAÇÃO", encaminhado, pela Administração Municipal, às escolas, impressão dá não ser do conhecimento de nossos mandatários municipais. Apostarão na sua transgressão?
O TERMO solicita, dos Senhores Diretores e Professores, repassem aos pais de todos os alunos, da Rede Municipal, pedido de autorização para "utilizar, graciosamente, imagem e voz das crianças", pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, "da forma que melhor lhe prouver"(SIC), "sem limitações de tempo e/ou número de exibições ou insertos"(SIC), "no Brasil e/ou no exterior"(SIC), "por si ou por terceiros"(SIC) e em todos os meios de comunicação. O último parágrafo está assim redigido:
"Para tanto, poderá, a seu único e exclusivo critério, a Prefeitura Municipal de Ubatuba licenciar e ou ceder a terceiros, no todo ou em parte, no Brasil e/ou no exterior, seus direitos sobre a mesma, não cabendo a mim (pai ou responsável que autorizou) qualquer direito e /ou remuneração, a qualquer tempo ou título"(SIC).
Assinado esse "TERMO DE AUTORIZAÇÃO", os alunos, da municipalidade de Ubatuba, ficarão expostos, por toda sua vida, a todo tipo de uso e exploração de sua imagem.
Cabe raciocinar, refletir e ponderar sobre os hoje ocupantes da Prefeitura Municipal. Todos sabemos não serem anjos. Alguns possuem máculas e folhas publicamente conhecidas. Infelizmente não são confiáveis. Para o futuro não há como adivinhar os anjos ou demônios que habitarão a Prefeitura. A imagem e voz, de crianças e adolescentes, não podem ser cedidas em circunstâncias tão duvidosas e/ou perigosas.
O raciocínio acima pode ser exemplificado, reforçado e nutrido com o noticiário, dos últimos tempos. A imprensa vem divulgando nomes e cargos de diversas autoridades, dos mais variados setores e graduações, que se utilizaram, de seus postos na hierarquia social, para a prática da pedofilia e de todo tipo de abusos. O pretendido pela Prefeitura é, no mínimo, temeridade de alguém sem limites éticos.
Com a experiência de quem trabalhou com crianças e adolescentes durante quarenta e cinco anos cabe sugerir aos Senhores Pais, Mães e Responsáveis: PELO AMOR DE SEUS FILHOS: "NÃO ASSINEM ESSE ABSURDO, ESSA EXCRESCÊNCIA, ESSE DESVARIO" que, "nunca antes" nem pensado foi, em Ubatuba. Interesses inconfessáveis podem se esconder nesse pedido. O TERMO, certamente, desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente. Havendo dúvidas consultem o ECA. Em seu artigo 17 é claro e taxativo. Artigo 17 "O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo A PRESERVAÇÃO DA IMAGEMVIVA (grifo nosso), da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais"(SIC).
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Nos Bastidores do Poder - PSDB Rumo as Eleições

Na ultima terça-feira, 10 de junho, estive presente numa reunião do PSDB de Ubatuba no aquário da cidade, uma reunião tensa e cheia de agulhadas, mas foi bom, lavaram a alma, expondo os problemas e desavenças internas, posso dizer seguramente que foi proveitosa a reunião, mas o que me deixou feliz foi o anuncio da disputa na convenção próxima do Pedro Tuzino a vaga de candidato a Prefeito pelo partido, uma noticia que não esperava, já tinha ouvido falar, mas até então era só comentários, não real.
Como já havia escrito no meu artigo anterior, para mim só havia dois candidatos com chances reais de vencer, Eduardo e Paulo, agora já acredito que possamos entrar nesse meio, e com chances reais de ganhar. Não foi só eu que gostei desta noticia, passados dois dias, aguardo por conta desta pré candidatura novos partidos e lideranças da cidade vindo somar com o PSDB.
Nos próximos dez dias sai a definição oficial do PSDB de chapa para a vaga do cargo de Prefeito de Ubatuba e Vereadores, e como filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, tenho confiança que teremos como cabeça de chapa Pedro Tuzino, um nome forte, que com trabalho, união e agindo com os ideais do partido conseguiu conquistar democraticamente respeito e confiança de muitos dos convencionais tucanos.
Sergio Caribe, outro grande nome dentro do grupo, que provavelmente disputara a vaga na convenção deste mês, não tem ainda uma homogeneidade com o Diretório e com lideranças da cidade, "Precisamos conhecer melhor o Sr. Sergio Caribe e ele nos conhecer para criar uma confiança mutua." É o que escuto de muitos na cidade e que pessoalmente penso também.
Hoje Caribe já tem um pequeno grupo interno que o apóia, nomes de peso e com grande credibilidade na cidade, o que demonstra que com trabalho e dedicação este poderá ser no futuro um grande líder político da cidade, mas não agora.
Se a decisão da chapa de que concorrerá nas eleições de outubro próximo for definida de forma democrática e transparente como deve ser num partido da grandeza do PSDB, sem intervenções externas, teremos tudo para fazer uma grande campanha neste ano em Ubatuba.
Confio na integridade e bom senso de meus companheiros e amigos peessedebistas e tenho confiança que a nuvem negra que estacionou em cima do nosso PSDB se dispersara e teremos tempos de calmaria, podendo todos nós juntos fazermos um trabalho digno de nossa sigla e merecido para nossa cidade.
Para encerrar uma frase de La Fontaine:
"Toda força será fraca, se não estiver unida."

Marcio Barbosa Gonçalves
Filiado ao PSDB de Ubatuba

Projeto de Lei "Floresta Zero"

Estou repassando este e-mail, pois já que todos falam muito e muitos fazem pouco ou nada sobre o meio ambiente, aqui segue um assunto que nos deixa muito preocupados.
Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que, se aprovado, será um golpe mortal para todas as florestas brasileiras e, em especial, a amazônica. O PL 6424/2005, conhecido como Floresta Zero, reduz a reserva legal da região para 50% e ainda permite compensar, em outros locais, qualquer desmatamento que vá além desse limite.
O Brasil demorou 450 anos para botar no chão praticamente uma floresta inteira, a Mata Atlântica, que se espalhava em 1 milhão de quilômetros quadrados entre o Paraná e o Rio Grande do Norte. Infelizmente, parece que não aprendemos nada dessa lição. A velocidade de destruição da Amazônia é quase dez vezes maior. Em pouco menos de 40 anos, já perdemos para sempre mais de 700 mil quilômetros quadrados de Amazônia – o equivalente a quase três estados de São Paulo. Se o Floresta Zero passar no Congresso, a devastação assumirá um ritmo ainda mais avassalador.
O Floresta Zero incentiva a derrubada da floresta e inocenta milhares de crimes ambientais. A Amazônia ocupa 5% do solo do planeta e abriga a maior biodiversidade do mundo. Somos hoje o quarto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. Cerca de 70% de nossas emissões são decorrentes do desmatamento e das queimadas.
Destruir a Amazônia provoca um grande impacto econômico e social no país. A chuva que é produzida na Amazônia é importante não apenas para a região. Ela ajuda na geração de energia, na produção de alimentos e no abastecimento de água no centro, sul e sudeste brasileiro. Para os mais de 22 milhões de brasileiros que habitam a Amazônia, o desmatamento nunca trouxe desenvolvimento social. Cerca de 85% dos casos de trabalho escravo do país ocorrem nas áreas desmatadas da Amazônia.
Ao invés de aumentar a proteção do meio ambiente e estabelecer metas para a redução do desmatamento, o Congresso Nacional estará dando as costas para a Amazônia e abrindo as portas para mais destruição. A sociedade brasileira exige um ponto final no desmatamento de nossas florestas, em especial a Amazônia.
Seja a favor da floresta. Diga não ao PL 6424/2005.
Leia, verifique, assine e divulgue
http://www.meiamazonianao.org.br/
PROJETO DE LEI
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=310397

Alexandre Antonakis
Caraguatatuba, SP


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Tubarão Martelo Maranduba  © Junior Placido

Tubarão na Maranduba
© Junior Placido

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor