Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 19 de Junho de 2008 - Nº 1993 Edições Anteriores

Maré Legal Sítio Solaris

Região
Ambientalistas querem conhecer projetos
Frente parlamentar acompanha o caso
Representante Procon regional
Comissão BS-Mexilhão é extinta sem apresentar resultados
Ibama deve mudar o período de defeso do camarão para atender reivindicação dos pescadores
Da pauta a discussão de alteração do decreto de criação da APA
Pastorais Sociais dão início aos Fóruns Sociais
Fazenda Santo Antonio da Boa Vista


Caraguatatuba
Com área regularizada, CDP pode ser inaugurado em breve
Secretário vai até Pegorelli ouvir solicitações de moradores
Grupo Ciclos Contínuos realiza diagnóstico no Rio Juqueriquerê
Pároco da Matriz de Santo Antonio recebe título de Cidadão caraguatatubense
PE. Sérgio Lúcio lança seu livro "A Cura pela Palavra"
1º São João Nordestino
Grupo TAPA será mais uma atração do Circuito Cultural Paulista, neste final de semana.
Pauta é ocupada por Regime de Urgência

Ilhabela
Manutenção causa atrasos na travessia da balsa
Atleta de Ilhabela compete Mundial de Mountain Bike na Itália

São Sebastião
UBS divulga obras de Juan

Provas e exames para Carteira de Habilitação são cancelados
Mudança de nome de escola vai ser analisada pela Câmara
Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentária para 2009
Coringa e Dalton manifestam apoio a indicação de visa beneficiar filhos de ex-prefeitos
Câmara de São Sebastião analisa convênio para projetos de geração de renda
Novas tendências nas aulas de Educação Física são debatidas com professores
Festa de São Pedro Pescador começa neste final de semana no São Francisco
Beneficiários do “Time do Emprego” participam de oficina de currículo
Código de Posturas é tema de reunião com associações da Costa Norte
São Sebastião inaugura Centro Profissionalizante da Costa Sul

Ubatuba
PR e PSDB desistem de formar alianças e lançam candidatos próprios à prefeitura
Centro de convenções estimula turismo de negócios no litoral

Município não diminui ações do combate à dengue apesar do frio
Trabalho de aluna da UNITAU/ Campus Ubatuba é escolhido para apresentação em evento internacional de turismo
Transpetro promove palestra sobre "recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais" em Ubatuba
AUS de Cara Nova
Abamvitur promove 3º Festival de Inverno “Sol e Mar” da Região Sul de Ubatuba
Ubatuba terá celebração do “Dia do Levante”, na Ilha Anchieta
Lutando por Ubatuba reúne 400 participantes
Nadador de Ubatuba conquista ouro nos Jogos Estaduais do Idoso
Abertas inscrições para o concurso "Rainha dos Pescadores" 2008
Festa de São Pedro Pescador terá shows de Sá & Guarabyra e Renato Teixeira
Produtos irregulares foram destruídos em Ubatuba
Centro do Professorado de Ubatuba será construído onde era o Cine Iperoig

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Ambientalistas querem conhecer projetos
Entidades cobram do Estado informações sobre criação de áreas de preservação permanente no Litoral Norte

Litoral Norte - Um grupo formado por 21 entidades ambientalistas entregou ontem, durante reunião no Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), em São Paulo, um ofício ao governo do Estado reivindicando mais esclarecimentos sobre a criação das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) marinhas no litoral paulista. O projeto é alvo de manifestações entre o setor pesqueiro, que teme sofrer com possíveis restrições à pesca.
A proposta, anunciada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado há cerca de dois meses, prevê que os principais arquipélagos do Litoral Norte ganhem proteção contra a pesca predatória, com a criação de três APAs marinhas que contemplarão São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
Uma das principais metas com o pacote de medidas do Estado é inibir a pesca de arrasto por parelha --modalidade em que dois barcos esticam uma rede para 'limpar' o fundo do mar, sem distinguir os animais que ficam presos nela.
Entre as ações programadas para para proteger as ilhas estão a intensificação da fiscalização e do monitoramento, a pesquisa científica e atividades educativas.
DEMOCRACIA - A falta de "democracia" no processo de criação das APAs é a principal queixa de diversos setores, incluindo até mesmo prefeituras --como o caso de Ubatuba que se posicionou contrária a criação do projeto.
Após inúmeros manifestos, principalmente do setor pesqueiro, o Estado recuou e prorrogou a data de assinatura do decreto para a criação das áreas, assim como passou a discutir o assunto junto a representantes de diversos setores ligados ao tema. Informações estão disponíveis no site do Meio Ambiente (www.ambiente.sp.gov.br).
Ontem, o assunto foi apresentado oficialmente aos membros do Consema, incluindo a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano. O conselheiro do órgão, Beto Francine, que é vice-presidente da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta, apresentou o ofício com as reivindicações ao secretário-representando as 21 ONGs.
"Não somos contra a criação, mas sim a maneira como todo esse processo vem sendo conduzido pelo governo. Queremos mais esclarecimentos e mais participação dos setores envolvidos", disse o ambientalista.
De acordo com Francine, os ambientalistas reivindicam mais informações sobre os objetivos e conseqüências da criação das APAs, especialmente com os setores envolvidos-pescadores, ambientalistas, operadores de turismo e serviços náuticos. (Fonte: ValeParaibano)

Frente parlamentar acompanha o caso

Litoral Norte - Deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira se reuniram na última quinta-feira, com o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano. Diante da manifestação do setor pesqueiro, 14 deputados criaram uma comissão que vem acompanhando o assunto. Segundo deputado Mozart Russomano (PP), o secretário se colocou a disposição para discutir as alterações necessárias no sentido de garantir os interesses dos pescadores e das comunidades tradicionais. (Fonte: ValeParaibano)

Representante Procon regional

Litoral Norte - O procurador do Procon de São Sebastião, Christian Emmanuel Pinto Abendroth, foi eleito o representante da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte na Fundação Procon do Estado. Nos próximos dois anos, Abendroth será o responsável por ligar as reivindicações do Litoral Norte e Vale do Paraíba à procuradoria estadual do Procon. Entre os planos do procurador sebastianense está a ampliação do atendimento do órgão nas cidades que ainda não são contempladas com esse serviço. Em maio, o Procon de São Sebastião registrou 625 atendimentos. Os assuntos mais procurados foram os relacionados aos financeiros (cobradoras, cartão de crédito), serviços essenciais (telefonia, água) e produtos. (Fonte: Imprensa Livre)

Comissão BS-Mexilhão é extinta sem apresentar resultados

Litoral Norte - A Comissão de Assuntos Relevantes criada na Câmara ilhabelense para acompanhar a questão da instalação da base de gás natural BS-Mexilhão e conhecer sua influência para o município de Ilhabela não resultou em nada. Presidida pelo vereador Márcio Garcia, a comissão deveria levantar informações que seriam expostas no final do ano passado e até hoje não houve conclusão.
“A comissão já nasceu morta”, foi o que alegou o vereador Márcio Garcia. Segundo ele, quando a comissão BS-Mexilhão foi criada, os membros tinham uma viagem marcada para o Rio de Janeiro. “Se eu não me engano, tinha uma viagem marcada para o Rio, mas a Câmara não tinha dinheiro”. O parlamentar enfatizou que é uma pena essa comissão não ter dado certo e disse que este ano vai fazer uma nova comissão. “É um assunto muito importante, nós temos que procurar mais informações”, concluiu.
O Projeto Mexilhão é um empreendimento da Petrobras para a produção de gás natural e tem como objetivo suprir o mercado brasileiro com o produto. Para a produção do gás será instalada no mar uma plataforma a 172 metros de profundidade interligada a seis poços e composta por dois grandes módulos: um para utilidades e outro para processo, geração e tratamento. A previsão é que a produção de gás aconteça a partir de maio de 2009.
Em um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para o empreendimento foram identificados possíveis impactos associados à atividade. Para a mitigação destes impactos a Petrobras prevê diversos programas, entre eles, os de Educação Ambiental, Controle da Poluição e Comunicação Social.
De acordo com a Petrobras, foi realizada uma análise de risco ambiental para identificar os riscos ao meio ambiente durante as fases de instalação e produção.
A instalação do gasoduto marítimo cortará o arquipélago de Ilhabela, passando entre as ilhas Sumítica e Vitória. Esta tubulação, com quase um metro de diâmetro, vai levar o gás extraído no Campo de Mexilhão até a base de gás que será instalada em Caraguatatuba, de onde o produto seguirá para Taubaté por um gasoduto terrestre.
Em nota à imprensa, a Petrobras divulgou a contratação da empresa Acergy, especializada em engenharia submarina, para a implantação do trecho marítimo do referido gasoduto, que terá aproximadamente 145 km de extensão, dos quais, 138km até a praia e 7 km em trecho terrestre.
A nota esclareceu ainda que a capacidade da Plataforma de Mexilhão, bem como da UTGCA, (Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e o Gasoduto Caraguá/Taubaté), é de 15 milhões de metros cúbicos por dia de gás, que deve ser alcançada no início da próxima década. A Plataforma de Mexilhão já está em construção no Estaleiro Mauá, em Niterói, RJ, e, quando finalizada, será transportada diretamente para sua locação, em alto mar, com previsão de chegada ao local de produção entre o fim de 2008 e o início de 2009.
Em Caraguatatuba, as obras de terraplanagem onde funcionará a UTGCA foram iniciadas em dezembro de 2007 e estão sendo executadas pelo Consórcio Caraguatatuba, contratado pela Petrobras em abril do ano passado. O consórcio, é responsável pela execução das obras de todo o projeto da UTGCA, incluindo o trecho terrestre de 7 km na chegada do gasoduto entre a Plataforma de Mexilhão e a unidade de tratamento de gás. (Fonte: Imprensa Livre)

Ibama deve mudar o período de defeso do camarão para atender reivindicação dos pescadores

Litoral Norte - O setor pesqueiro das quatro cidades do Litoral Norte estão rediscutindo junto ao Ibama, o melhor período para o defeso (período de procriação das espécies onde cessa a pesca profissional) dos camarões sete-barbas e rosa.
A revisão normativa é que se tenha um período único de defeso para as duas espécies, ou seja, entre março e maio. Uma segunda proposta é que o defeso seja para todas as espécies de camarão.
De acordo com informações do Ibama, a região apresenta três estoques de camarões explorados: o sete barbas, o rosa e o branco. Desde 2006, a legislação do sete barbas proíbe a captura de 1 de outubro a 31 de dezembro e, do rosa, a proibição de pesca vai de 1 de março a 31 de maio, referentes as portarias 91 e 92, respectivamente.
“A proposta do Litoral Norte é retornar com o defeso e já suspender o do camarão sete barbas que aconteceria agora em outubro”, disse a bióloga e analista ambiental do Ibama no Litoral Norte, Cristina Cergole. “Uma vez que a gente convence o Ibama, o órgão pode revogar e refazer a instrução normativa”, complementa a especialista.
Segundo ela, existem duas épocas importantes para todos os períodos pesqueiros: a primeira é a reprodução e, a segunda, o recrutamento, em que “os camarões jovens passam a integrar o estoque adulto e começam a ser capturados”, disse Cergole. O período de 1 de março a 31 de maio é o de recrutamento do camarão rosa e o objetivo primordial é proteger a espécie dentro desta fase.
A reprodução do camarão sete barbas ocorre praticamente o ano todo e o pico é de outubro a dezembro. Portanto, segundo explicações da bióloga, os pescadores acreditavam que a pesca deveria ser interrompida no período da maior reprodução do sete barbas. Diante desse raciocínio, foi estabelecido pelo Ibama o defeso de reprodução do camarão sete barbas e o de recrutamento do camarão rosa. “O problema ocorre quando se abre a pesca do sete barbas no início de janeiro. Neste mês, ele ainda é pequeno e, junto com ele, ocorre o camarão branco, que também é pequeno.
Desta forma, começou a prejudicar a safra do camarão branco que é forte no Litoral Norte nos meses de maio a junho”, exemplificou a analista ambiental do Ibama.
Segundo ela, tecnicamente a idéia sempre esteve correta, porém o Ibama entende que o defeso deve ser feito nas fases de reprodução ou de recrutamento – o que coincide com a atual reivindicação dos pescadores. “A posição dos pescadores é retornar ao que era antes e isso deve preservar todas as espécies. O defeso foi criado para proteger o camarão rosa, só que o nosso produtor ( o pescador) considera que a espécie se adaptou ao período anterior estabelecido. Quando abre a pesca do sete barbas, capturam-se filhotes do rosa”, complementa a secretária municipal de Agricultura , Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli.
“Os pescadores têm consciência do recurso propondo uma solução que a gente considera ponderada. Eles estão mostrando maturidade na discussão da pesca. Tem que preservar, mas também fiscalizar. Senão, eles serão prejudicados na pesca do rosa e do branco, além de serem punidos”, finaliza a secretária.
Segundo o Ibama, no próximo dia 20 haverá uma reunião com os pescadores da Baixada Santista e, no dia 24, a discussão será em São Paulo com representantes do litoral paulista para debater a proposta para o Estado de São Paulo como um todo. “Em junho, esse processo ocorre em todo o litoral paulista e, em julho, no Rio de Janeiro. Em agosto, a discussão se estende para Santa Catarina e Paraná. Quando acontecer a reunião lá, será para um encontro geral para fechar essa proposta”, disse a analista ambiental do Ibama, Cristina Cergole. Portanto, até setembro, o Ibama deverá emitir uma decisão – isso antes da proibição de pesca do sete barbas, em outubro. (Fonte: Imprensa Livre)

Da pauta a discussão de alteração do decreto de criação da APA
Após audiência com Secretário de Meio Ambiente Mozart Russomanno reúne lideranças de pescadores do Litoral Norte

Litoral Norte - O Secretário de Meio Ambiente Xico Graziano, recebeu na última quinta-feira (12), os Deputados da Frente Parlamentar em defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira para a discussão do decreto de criação da APA Litoral Norte - (Área de Proteção Ambiental).
Devido à forte manifestação dos pescadores do Litoral Norte contra a criação da APA o Secretário em audiência ocorrida no mês de maio em Ubatuba prorrogou o prazo para assinatura do decreto e abriu discussão sobre sua alteração.
As manifestações culminaram com a audiência realizada na Assembléia Legislativa em São Paulo quando mais de mil pescadores compareceram e disseram “Não a APA”. Sensibilizados com a manifestação quatorze Deputados entre eles o Deputado Mozart Russomanno, assinaram a criação da Frente Parlamentar em defesa da Pesca.
Durante o encontro o Secretário Xico Graziano explicou aos parlamentares os motivos para a criação da APA e se colocou a disposição para discutir as alterações necessárias no sentido de garantir os interesses dos pescadores e das comunidades tradicionais.
Imediatamente após a audiência, o Deputado Mozart Russomanno agendou encontro com as lideranças dos pescadores do Litoral Norte a qual aconteceu na Colônia de Pescadores Z8 em Caraguatatuba, na última segunda-feira - 16.
Todos os representantes compareceram ao encontro, as quatro colônias do Litoral Norte, as sete associações e cooperativa. Estiveram ainda presentes, o Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Sr. Auracy Mansano Filho, a Secretária de Pesca de Ubatuba, Sra. Valéria Cress Gelli, o Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Vereador Joadir Capucho, o Vereador de Ubatuba, Sr. Jairo Felipe Felix dos Santos, o diretor de pesca da Prefeitura de Ilhabela, Sr. Silvio Luiz de Freitas e o diretor de pesca da Prefeitura de São Sebastião, Sr. Álvaro Augusto S. Moura.
Após acaloradas discussões, ficou deliberada a criação de um grupo técnico que irá redigir com a assessoria jurídica do Deputado Mozart a minuta de alterações a serem sugeridas ao Secretário Xico Graziano bem como a solicitação a ser apresentada da ampliação de prazo para a conclusão deste trabalho. Mesmo irredutíveis quanto à posição de não criação da APA Litoral Norte, os representantes de Ubatuba, atendendo a decisão da maioria, participarão do grupo técnico.
O Deputado Mozart Russomano ainda participou na última terça-feira das reuniões ocorridas com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e pescadores em Caraguatatuba e São Sebastião.
Sensível as reivindicações e deliberações dos pescadores, o Deputado Mozart Russomanno enviou ofício nesta quarta-feira ao Secretário Xico Graziano solicitando a prorrogação do prazo para a assinatura do decreto e sugerindo ainda seja garantida aos pescadores e comunidades tradicionais sua participação efetiva, no grupo gestor que discute as alterações na Lei de Gerenciamento Costeiro bem como seja dada ampla publicidade aos trabalhos.
“Foi à falta de participação efetiva dos pescadores e das comunidades tradicionais nas discussões do gerenciamento costeiro que gerou esta revolta. O estado tem que ser sensível a estas reivindicações e não medirei esforços no sentido de atender as justas reivindicações dos pescadores”, disse Russomanno. (Fonte: Assessoria Dep. Mozart Russomano)

Pastorais Sociais dão início aos Fóruns Sociais

Litoral Norte - A iniciativa da Comissão da Caridade, Justiça e Paz de onde fazem parte todas as pastorais sociais, tem por objetivo discutir em todas as comunidades paroquiais os problemas que sugerem e denunciam uma cultura de morte. Baseados no texto base da Campanha da Fraternidade 2008 - "Escolhe, pois, a Vida", a Comissão busca nas bases levantar problemas e propor sugestões para uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos.
O primeiro fórum já foi realizado na paróquia São Sebastião no último dia 13 de junho onde participaram cerca de 60 pessoas, lideranças na comunidade.
Os resultados destes fóruns resultarão num documento, de nível municipal, que será entregue a todos os candidatos a prefeito nas próximas eleições. Este trabalho esta sendo organizado por uma equipe assessorada pelo Diácono Valter de Almeida. Um segundo documento, em nível de Diocese (Litoral Norte) será apresentando à CNBB.
Os próximos Fóruns devem acontecer nas Paróquias Nossa Senhora das Graças/Maranduba, em 20 de junho; Paróquia Nossa Senhora do Amparo?bairro São Francisco/São Sebastião em 23 de junho; Paróquia Nossa Senhora da Glória/Travessão/Caraguatatuba e Paróquia Nossa senhora de Fátima/Ipiranguinha/Ubatuba, no dia 24 de junho. No dia 25 de junho, na Paróquia São Jose, Morro do Algodão e no dia 30 de junho na Paróquia N sra da Visitação, Massaguaçu/Caraguatatuba. Em todas as paróquias a participação é aberta a comunidade, sempre a partir das 19h30.
Outras paróquias estão agendando suas datas. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Fazenda Santo Antonio da Boa Vista
Local se destaca pela natureza exuberante, opções diversas de lazer e hipismo

Região - Cercada de paisagens inspiradoras e natureza privilegiada, a Fazenda Santo Antonio da Boa Vista é destino certo para quem busca momentos de lazer e desconstração. Localizada em Santa Branca há 31 anos, em um terreno de 35 alqueires, mantém límpidos lagos, piscina, bar, restaurante, churrasqueira e trilhas, que são apenas algumas das opções cuidadosamente disponibilizadas aos frequentadores e visitantes.
A todo momento se observa a fina sintonia entre natureza e a rústica e elegante sede da Fazenda. A estrutura conta ainda com quatro suítes internas e quatro externas, espaço para eventos e sete lagos para pesca esportiva.
Outro aspecto da Fazenda que se destaca é a estabulagem de animais, com aulas e trabalho para cavalos de hipismo. Para isso são mantidas 14 baias, veterinária completa e celeiro. A equipe de hipismo, recém formada e que leva o mesmo nome da fazenda, também é aposta forte e conta com nomes que despontam em campeonatos.
Os cuidados com a preservação do meio ambiente são as premissas da Fazenda. "Conservamos todo o território, os mananciais de água, a mata nativa, recuperamos o lixo e, além disso, a fazenda é considerada um criadouro conservacionista pelo Ibama", assegura Eduardo Abicair, proprietário do local. Isso significa que ao atender todas as exigências do Instituto, entre elas a conservação ambiental, bons tratos com animais e demais normas de tamanho e adequação nos viveiros, o Ibama entrega uma licença onde os animais encontrados em maus tratos podem ser encaminhados para a Fazenda Boa Vista, onde serão cuidados e posteriormente readaptados ao ambiente nativo.
O lixo é todo separado entre recicláveis e orgânicos. Os recicláveis são retirados por uma empresa de Santa Branca, já os orgânicos são transformados em adubo e utilizados na própria fazenda.
Para aqueles que quiserem saborear um pouco da gastronomia mineira, o restaurante da Fazenda Boa Vista tambem é uma excelente dica. O almoço é servido à base de pratos mineiros, com um toque caseiro e uma apresentação impecável.
Sobre o Eduardo Abicair - cap da equipe de hipismo da Fazenda Boa Vista
Entre as características mais ressaltadas de Eduardo Abicair estão a seriedade e a dedicação ao esporte. Participa desde a infância de provas regionais e já obteve muitas conquistas, entre elas a participação das olimpíadas de Sidney de 2000, na qual fazia parte da equipe da Arábia Saudita e recebeu medalha de bronze.
No cenário nacional, Eduardo contabiliza alguns sucessos, como 1º lugar Agromen (2002), 1º lugar no torneio de verão (2002 e 2003) - categoria proprietário por dois anos consecutivos, além de várias provas que obteve destaque nas hípicas de Santo Amaro e Paulista, consideradas um dos principais centros de Hipismo do Brasil.
Esses títulos foram consquistados após o seu retorno de uma temporada na Europa, onde pôde trabalhar e morar com Rodrigo Pessoa, hoje um dos maiores atletas de Hipismo do Brasil.
Seu grande projeto agora é a formação da equipe de hipismo Fazenda Boa Vista, em que é o instrutor, e já conta com integrantes de destaque, como Francisco Fortunato, Marilu Galter, Mary Cristina Silvia Ferro Filaredo, Taynara Costantino, Felippo Fortunato e Ana Bárbara Fortunato.
Serviço:
Fazenda Santo Antonio da Boa Vista
Endereço: Estrada Santo Antonio, 1301 - Santa Branca
Telefone: (12) 3972-0135
Site: www.fsabv.com.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Com área regularizada, CDP pode ser inaugurado em breve

Caraguatatuba - Após os entraves burocráticos entre as secretarias estaduais de Administração Penitenciária e de Meio Ambiente, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), afirmou que as obras do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba estão prestes a terminar.
O último entrave, na verdade, acabou na semana passada, através da aprovação da Lei Autorizativa, que passa a escritura definitiva da área onde está instalado o CDP para o governo do Estado.
A Lei foi votada e aprovada na sessão da Câmara Municipal de Caraguatatuba, realizada dia 10.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba, na época de início e discussão sobre a área para a instalação do CDP, a prefeitura desapropriou a área, para que se pudesse construir o Centro; daí começou todo um processo administrativo e burocrático, onde o governo solicitou a escritura ao município, que passou para a aprovação no legislativo, que concedeu ao governo do Estado. “Portanto agora está tudo certo, faltando somente a inauguração do prédio”.
O CDP de Caraguatatuba está sendo construído no bairro do Rio Claro, a 16 quilômetros do Centro da cidade.
Segundo a assessoria de imprensa da SAP, trata-se de um Centro de Detenção Provisória, destinado a presos que aguardam julgamento, com capacidade para 768 vagas.
De acordo com dados do governo estadual, as obras estão orçadas em R$ 19,8 milhões.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, em breve será divulgada a data de inauguração do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba.
Histórico:
Em novembro de 2005 foram iniciados os serviços de terraplanagem do terreno. Mas, em 16 de janeiro de 2006 os trabalhos foram paralisados, por problemas de licenciamento ambiental.
A Secretaria do Meio Ambiente havia informado, na época, que a SAP havia solicitado autorização para construir o CDP em 12 de janeiro de 2007, e que na ocasião foi emitida a licença prévia para a obra.
Depois de protocolado o pedido no Daia (Departamento de Análise de Impacto Ambiental), no final de janeiro de 2006, o processo passou para a formalização legal para o início das obras. Sendo retomada em julho de 2006.
A Secretaria de Segurança Pública, responsável pelas cadeias, informou ainda, que vai desativar as unidades à medida que novos centros de detenção provisória forem construídos. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, que responde pelos presídios, ainda este ano deve ser inaugurado o CDP de Caraguatatuba, com 768 vagas.
As 14 cidades da região que possuem cadeia são: Lorena, Ubatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Roseira, Cachoeira Paulista, Pindamonhangaba, Queluz, Taubaté, Bananal, Bom Jesus dos Perdões, Caçapava, Jacareí, Santa Branca. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretário vai até Pegorelli ouvir solicitações de moradores

Caraguatatuba - Após a publicação da matéria sobre a reclamação dos moradores da Rua Sebastião Francisco da Silva, antiga Rua Seis, no bairro Pegorelli, na edição de ontem do jornal Imprensa Livre, o secretário de Serviços Públicos de Caraguatatuba, Antônio Carlos Roberti Costa, esteve no bairro para ouvir de perto as reclamações da população do local.
A principais solicitações eram a respeito da limpeza nas manilhas, que foram instaladas pela própria prefeitura e nas valas, que, quando chove, transborda, fazendo o refluxo da água suja para dentro das casas.
Parte dos moradores que receberam a reportagem do Imprensa Livre, na última segunda-feira, dia 16, acompanhou a visita do secretário e aproveitou para fazer as reivindicações necessárias, convidando Roberti Costa que entrasse em suas residências e verificasse, de perto, o problema causado por conta da obstrução das manilhas e valas na rua.
Segundo o morador Manoel Batista, a situação é crítica, pois quando chove, as valas entopem e a água retorna para a casa fazendo com que a família fique até mesmo sem tomar banho. “A água volta também, além de outros ralos da casa, pelo ralo do banheiro, daí temos que parar de tomar banho e esperar que baixe a água para limparmos a casa e tomar nossa rotina”, disse.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, um caminhão já foi programado e destinado para a realização da limpeza na rua, ainda na tarde desta terça-feira, dia em que o secretário visitou o bairro. “A situação é realmente muito delicada e precária, contudo, a prefeitura fará o possível, dentro de suas limitações, para realizar a manutenção desta rua, porém, o problema será resolvido, de fato, quando a Sabesp assumir o sistema de esgoto do bairro e fizer a ligação do mesmo, que possibilitará o bombeamento, evitando todo este transtorno”, declarou Roberti Costa, que enfatizou ainda a importância da comunidade colaborar, evitando jogar lixos nas valas, que provocam o entupimento. Já com relação à previsão de ligamento do esgoto no local, o secretário acredita que pode acontecer ainda entre seis meses e um ano. (Fonte: Imprensa Livre)

Grupo Ciclos Contínuos realiza diagnóstico no Rio Juqueriquerê

Caraguatatuba - Nesta quinta-feira (19/06), às 14h30, o rio Juqueriquerê receberá atenção especial do grupo gestor do projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar...Ciclos Contínuos, que programou uma descida de caiaque a fim de aprofundar o diagnóstico já iniciado Dia Mundial da Água (22 de março de 2008), no principal manancial de Caraguatatuba. Segundo a educadora ambiental do Projeto “Água de Beber”, Andréa Bossi, o ato é de suma importância, pois uma das ações que precedem qualquer proposta de plantio é o diagnóstico de áreas passíveis de recuperação, ou seja, primeiro é preciso conhecer bem o local para em seguida planejar ações que contribuam para a recuperação da mata ciliar - formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes.
Participarão da ação duas representantes do grupo “Ciclos Contínuos”: Ivana Pagnota, a responsável por conduzir os remadores e Silvana Oliveira Chaves, além da equipe do projeto. (Fonte: Supereco)

Pároco da Matriz de Santo Antonio recebe título de Cidadão caraguatatubense

Caraguatatuba - Pe. Marcos Vinícius Rosa recebe nesta segunda-feira, 23, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, o Título de Cidadão Caraguatatubense, homenagem dedicada pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A indicação foi feita pelo vereador Cristian Alves de Godói, o Baduca Filho.
Pe. Marcos é natural de Votuporanga/SP. Entrou para o seminário com 17 anos. De 1995 a 1999 concluiu seus estudos de filosofia e teologia na Facolta Teolagica Dell' Itália Centrale, em Firenze na Itália. Viveu uma experiência de cinco anos numa comunidade de sacerdotes do movimento dos Focolares.
Retornando ao Brasil, já orientado por seu diretor espiritual Pe. Nino Carta, veio servir a Igreja do Litoral Norte. Foi ordenado em 15 de abril de 2000. Trabalhou na Paróquia Matriz de São Sebastião. Foi pároco na Paróquia São João Batista, em Caraguatatuba, de 2001 a 2007, onde reorganizou toda a estrutura pastoral e física, tendo contribuído com a reconstrução da nova igreja. Atualmente é o pároco na Paróquia Santo Antonio. Pe Marcos faz questão de estender o convite a todos os amigos para que compareçam na Câmara Municipal da cidade às 19h30. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

PE. Sérgio Lúcio lança seu livro "A Cura pela Palavra"

Caraguatatuba - Pe. Sérgio Lúcio Alho da Costa, 42, chegou a Diocese de Caraguatatuba no início deste ano. É natural de Manaus, de onde veio. Padre salesiano desde 1995, é radialista e mestre em Comunicação Social pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, Itália. Comunicador nato, é atualmente assessor das Pastorais da Comunicação e Missionária na Diocese de Caraguatatuba e pároco na Paróquia Nossa Senhora das Graças, Maranduba,Ubatuba. Tem um quadro no Programa Na Sintonia do Amor, pela radio Oceânica, sempre às sextas-feiras, chamado "No colo do Pai". A serviço da Igreja e colocando a seu serviço seus dons, lança o livro: "Depressão: a cura pela Palavra" que está sendo apresentado em todas as paróquias. Sua arrecadação será destinada a construção do Centro de Formação Diocesano "Casa de Emaús", na Maranduba/Sertão da Quina e para a manutenção das casas de formação da Diocese, o Seminário Beato Anchieta e Propedêutico São Domingos Sávio. O livro custa R$5,00.
No último domingo, ao celebrar 13 anos de sacerdócio apresentou seu novo trabalho a comunidade. O livro tem a apresentação feita pelo bispo diocesano, Dom Antonio Carlos Altieri e apresenta dicas para a pessoa que sofre deste mal que é depressão, através de reflexões e orações.
Informações Paróquia N Sra das Graças, Maranduba (12) 3849.8532. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

1º São João Nordestino

Caraguatatuba - Depois do sucesso na Festa de Santo Antonio, a cidade de Caraguatatuba vive a partir deste final de semana, o 1º São João Nordestino. O pároco, Pe. Túlio Cintra que já trabalhou no nordeste do país trouxe esta idéia que foi bem aceita pela comunidade. A intenção é a de homenagear os milhares de nordestinos que vivem no Litoral Norte oferecendo um pouco da cultura nordestina celebrada nesta época do ano. O São João Nordestino atrai milhares de pessoas todos os anos, especialmente na Bahia.
Além das barracas tradicionais da festa junina, brincadeiras infantis e o sorteio de muitas "prendas" a Paróquia vai oferecer comidas típicas do nordeste como o acarajé e a tapioca entre outras. Além da fogueira para aquecer as noites frias que o litoral está passando, o "forró" promete esquentar ainda mais com um animado "bailão" no salão paroquial, tudo em clima familiar e de muita alegria.
A festa litúrgica com a Novena já está acontecendo desde o domingo,15, com a presença de padres de outras paróquias e Dioceses com a Missa sempre a partir das 19h30. No dia 24 de junho, Dia de São João, a paróquia terá a procissão festiva a Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Altieri.
Mais informações: paróquia São João Batista (12) 3887.4084. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Grupo TAPA será mais uma atração do Circuito Cultural Paulista, neste final de semana

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba apresentam "O ENSAIO".
A peça "O Ensaio", do dramaturgo francês Jean Anouih, retrata o jogo de aparências vivido por um grupo de aristocratas de Paris. A história se passa num castelo, deixado de herança pela tia da Condessa de Ferbroques. No testamento, ela escreveu que seus familiares deveriam passar um mês por ano no local. Além disso, eles foram obrigados a cuidar de 12 órfãos. Para amenizar o tédio de cumprir com uma obrigação num mundo de bom-vivants, eles decidem - dentro de uma festa para convidados - encenar uma peça: "A Dupla Inconstância", de Pierre de Marivaux.
A peça é inédita no Brasil e dá seqüência ao projeto de repertório do grupo que vem analisando as classes dominantes com viés crítico a peça ainda conta com a participação do ator global Zé Carlos Machado.
O espetáculo tem a direção de Eduardo Tolentino de Araújo com classificação 14 anos, à apresentação acontecerá no teatro Mário Covas, dia 21 de junho às 21h, garanta seu lugar chegue meia hora antes, ingressos limitados e a entrada será franca.
Serviços:
O ENSAIO, de Jean Anouih.
Local: Teatro Mário Covas
Endereço: Av. Goiás, 187 - Indaiá.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel: (12) 3881-2623
Horário: 21h Data: 21/06/08
Classificação: 14 anos
Entrada: Franca (chegue meia hora antes e garanta seu ingresso) (Fonte: Fundacc)

Pauta é ocupada por Regime de Urgência
Apenas um projeto da Ordem do Dia foi aprovado

Caraguatatuba -  A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou apenas 1 (hum) Projeto constante da Ordem do Dia da 20ª Sessão Ordinária semanal, realizada nesta terça-feira - 17 de junho, no plenário da Casa de Leis. O restante da segunda parte da sessão foi usado para a aprovação de 3 (três) Projetos em Regime de Urgência.
Foram aprovados em Regime de Urgência os seguintes projetos: Do Executivo firmando convênio com a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer para a realização dos Jogos Regionais de 2008. De autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), denominando de Avenida Gercina Luna Ferraz a atual Avenida A, no bairro do Massaguaçu.
Outro projeto em Regime de Urgência e também de autoria do Vereador Carlinhos da Farmácia denomina de rua Ivan Micheletto Rossi a atual rua Mogi das Cruzes, no centro da cidade. A nova denominação refere-se ao Patriarca da Família Docimar que fixou um comércio de produção de doces caseiros de coco há mais de 30 anos na cidade.
O único projeto agendado da Ordem do Dia que foi discutido, votado e aprovado é de autoria do Executivo para a desafetação de uma área da classe de bem público de uso comum para a classe de bem patrimonial, mudança esta necessária para a doação a uma entidade.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 4 Projetos de Lei, bem como foram votados e aprovados 2 Requerimentos e 3 Moções. Não houve leitura de Indicações durante o intervalo. Os projetos que não foram votados serão incluídos na pauta da próxima sessão, que acontece dia 24 de junho, data da última Sessão Ordinária semanal do semestre. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Manutenção causa atrasos na travessia da balsa

Ilhabela - A travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela sofreu alguns atrasos em períodos esporádicos e diferentes nos últimos dois dias. O motivo, segundo informações da Dersa, seria a manutenção de duas balsas a FB-18, com capacidade para 34 veículos e a maior delas, a FB-25, que comporta 100 carros.
De acordo com informações do setor operacional, as duas balsas passarão, hoje, por vistoria da Capitania dos Portos e devem voltar em operação na quinta-feira. Na tarde de ontem, por volta das 16h, o tempo de espera era de até 20 minutos – considerado normal para o horário, porém, por volta das 12h, os motoristas ficaram até 2 horas presos na fila da travessia. “Nós somos até privilegiados, porque a betoneira pega essa via aqui separada do carro de passeio, mas o meu colega que veio ao meio-dia, só atravessou a balsa depois das duas da tarde”, disse o motorista de caminhão, Remir do Nascimento.
Para o morador de Ilhabela e usuário diário da balsa, Luis Biondi, as travessias ficam realmente complicadas perto do final de semana. “Quando eu cheguei na balsa na sexta-feira (dia 13), ela demorou bastante pra sair. Ficamos dentro da balsa esperando para atravessar”, disse.
Desde segunda-feira, apenas três balsas operam no canal de São Sebastião. As três juntas atendem cerca de 108 veículos e a espera saltou de 30 minutos, em média, para uma hora, segundo informações da Dersa. Por dia a balsa transporta 1.500 veículos.
As travessias litorâneas estão sob a responsabilidade da Dersa desde 1989, quando a Secretaria de Estado dos Transportes atribuiu à empresa também a implantação de terminais intermodais de carga em todo o interior do Estado. (Fonte: Imprensa Livre)

Atleta de Ilhabela compete Mundial de Mountain Bike na Itália

Ilhabela - Após excelente resultado na Copa Internacional em Ouro Branco, Edivando Cruz, de Ilhabela, viajou para a Itália para representar o Brasil no Campeonato Mundial. Edivando irá competir no próximo domingo na prova de Cross Country e esta será a sétima vez que o atleta de Ilhabela ira representar o Brasil na competição.
Com grande experiência internacional, Edivando espera fazer sua melhor prova este ano em um Campeonato do Mundo. Edivando irá largar na sétima fila e sabe que terá uma prova dura pela frente e pretende recuperar posições ao longo da prova.
“O percurso tem 6,5 km e tem muitas subidas longas e trilhas técnicas com raiz e pedra. O que também pode dificultar é o clima. Tem chovido muito e a pista está com muita lama, mas andei na pista e me senti bem, consegui passar por todos os pontos críticos sem problemas”.
Edivando aproveitou ainda para competir no dia 14, na cidade de Vermiglio, a final da Copa Internazionale d’Italia. “A competição de Vermiglio foi boa para ir acostumando com o ritmo aqui fora. Andamos forte no Brasil, mas aqui é diferente. Vários países enviaram seus atletas para participar do evento e largamos num pelotão de quase 100 atletas de alto nível”. Edivando chegou na 30ª colocação, completando a prova em 2h20, a 11 minutos do primeiro colocado, o italiano Marco Aurelio Fontana. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

UBS divulga obras de Juan

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), está usando as TVs instaladas nas unidades de saúde do município para exibir vídeos com realizações de seu governo.
As propagandas (cada uma delas, com duração de 20 minutos), começaram a ser veiculadas neste mês, véspera da campanha eleitoral --o prefeito é pré-candidato à reeleição.
As inserções trazem obras como a revitalização da Rua da Praia, o calçamento da costa norte e a construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Topolândia, vitrines do governo.
As imagens das realizações são intercaladas por depoimentos de secretários de Garcia, que destacam "a importância" dos investimentos feitos na atual administração.
Para a oposição, a exibição dos vídeos nas unidades de saúde caracteriza uso da máquina pública para propaganda pessoal --irregularidade que pode acarretar cassação de mandato.
"Eles estão fazendo uma verdadeira lavagem cerebral na população com clara finalidade eleitoral", disse o vice-prefeito Paulo Henrique Santana (PDT), adversário político de Garcia.
"Se não bastasse a propaganda pessoal, a exibição desses vídeos também contraria a legislação eleitoral, que só permite a publicidade nos três meses que antecedem o pleito", completou.
Santana, que rompeu com Garcia ainda no início do atual governo, pretende denunciar o caso à Promotoria de Cidadania de São Sebastião e ao Ministério Público Eleitoral para a apuração de possíveis irregularidades.
OUTRO LADO - O prefeito informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não irá se manifestar sobre o assunto. Além dele, outros três nomes são cotados para a disputa da corrida sucessória: Ernani Primazi (PSC), Paulo Julião (PMDB) e Wagner Teixeira (PV). (Fonte: ValeParaibano)

Provas e exames para Carteira de Habilitação são cancelados

São Sebastião - Provas práticas, teóricas, exames médicos e psicotécnicos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em São Sebastião, foram cancelados pelo delegado da Ciretran, José Lamartine Fagundes, até segunda ordem. De acordo com o delegado, a decisão foi tomada depois que as regras para a emissão da primeira carteira de habilitação e para renovação ficaram mais severas. Segundo o Detran, o delegado da Ciretran tem total autonomia para cancelar os exames no momento em que avaliar necessário.
As novas regras, definidas por representantes da Secretaria de Segurança de São Paulo, da Polícia Civil, do Departamento de Trânsito (Detran) do Estado e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp), foram estabelecidas para aumentar a segurança na emissão das CNHs.
As mudanças ocorreram depois que uma operação realizada no início do mês prendeu ao menos 20 pessoas e desbaratou um esquema de venda de CNHs no município Ferraz de Vasconcelos, interior do Estado.
Em São Sebastião, de acordo com a encarregada do setor de CNH da Ciretran, Rosemay da Luz Petty, a partir de agora, antes de realizar qualquer exame, o candidato deve primeiramente ir à Ciretran e preencher um requerimento que inclui um texto de três linhas. Só então, ele poderá ser liberado ou não para realizar as outras etapas. “Antes, as pessoas nos procuravam ao final de tudo e, agora, não. Antes de mais nada, precisamos selecionar estes candidatos. Se em tempo hábil, estipulado por nós, eles conseguirem preencher o requerimento e fazer a declaração estará apto”, explica Rosemay. Segundo ela, desta forma, aqueles que não passarem pelo teste terão dificuldades ao tentar tirar a CNH em outra cidade.
Outra mudança que ocorrerá em breve será nos Sistemas de Gerenciamento Elétrico de Veículos (Gever) e no Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Formação de Condutores (Gefor). Segundo portaria publicada no Diário Oficial no dia 7 de junho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estabeleceu uma comissão especial de estudos. Esta comissão terá como missão elaborar um plano de ação, objetivando o realinhamento estratégico dos sistemas utilizados para o controle de emissão de documentos e formação de condutores. Isto, de acordo com a portaria, permitirá o devido controle sobre a estrutura de gerenciamento documental no âmbito da competência do Detran.
Quanto à Ciretran em São Sebastião, Rosemay declara que enquanto não se adequarem estruturalmente e com mais funcionários, não terão como atender ao público. “Imaginamos que cada candidato precisará de, no mínimo, 25 minutos. Assim, necessitaremos de funcionários exclusivamente para este atendimento. Vamos ter que quebrar a frente da Ciretran e fazer um balcão só para isto”, observa.
Além disso, Rosemay informa que, depois de preenchido o formulário, o funcionário assinará o requerimento que logo depois será assinado pelo delegado. Só então, haverá um registro em livro para que o condutor assine.
Prejudicados - Os candidatos às provas prática e teórica, Juliana Priscila de Carvalho, 18 anos e Sebastião Candido de Morais, 41, se sentiram prejudicados com o cancelamento dos exames. Juliana conta que o exame marcado para o dia 11 de junho foi cancelado um dia antes e que um novo foi marcado para o dia 25. “Para mim é ruim porque eu faço faculdade e já tinha uma prova marcada para o dia 25. Vou precisar faltar na prova para poder fazer o meu exame prático. Isto tudo é muito enrolado, faz dois meses que estou esperando. Já fiz o exame psicotécnico, médico, teórico e agora vou ter que esperar mais três semanas”, desabafa a estudante.
Já Morais, que trabalha como caseiro, vai tirar a CNH pela primeira vez e diz que espera há quase um mês pela prova. “É horrível, porque a gente estuda, mas acaba esquecendo com esta demora”, conta.
Para a proprietária de um Centro de Formação de Condutores, que não quis se identificar, os exames cancelados foram os do dia 11, 12, 25 e 26 de junho. “Nos sentimos prejudicados, porque temos quase 30 alunos aguardando a prova prática e 20 pela escrita. Estamos esperando o delegado falar a qualquer momento se terá exames ou não”, ressalta a proprietária. (Fonte: Imprensa Livre)

Mudança de nome de escola vai ser analisada pela Câmara

São Sebastião - As comissões parlamentares da Câmara de São Sebastião vão analisar o Projeto de Lei 29/08, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre nomeação de Escola Municipal.
O projeto prevê a mudança do nome da EMEI Peixinho Dourado, em Maresias, para EMEI Arlete Nascimento Moura.
O prefeito da cidade, Juan Garcia, justifica que a mudança do nome da escola atende uma reivindicação da comunidade, manifestada através de um abaixo-assinado, com 70 assinaturas.
De acordo com o projeto, Arlete Nascimento de Moura, reside no bairro de Maresias, e tem uma relação afetiva com a escola, da qual possui um acervo de fotos, e onde exercia o ofício de auxiliar de educação infantil. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentária para 2009

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou o Projeto de Lei 21/2008, que estabelece as diretrizes que deverão ser observadas na Lei Orçamentária do município para o exercício de 2009.
De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei foi aprovado sem emendas, após duas votações e será encaminhado à sanção do prefeito Juan Garcia.
O Projeto de Lei prevê uma reserva de contingência de, no máximo, 5% da receita líquida para atender passivos, riscos e eventos fiscais imprevistos, que deverá ser utilizada mediante créditos adicionais.
Caso não precise ser utilizada para essa finalidade, o Projeto de Lei estabelece que o prefeito da cidade poderá lançar mão de seu saldo para dar cobertura a outros créditos adicionais legalmente autorizados.
Consta também que a lei orçamentária deverá apresentar superávit orçamentário com a finalidade de proporcionar a realização de ajuste das contas municipais.
Se no decorrer do exercício, for obtido o ajuste das contas municipais sem a necessidade de utilização integral do superávit orçamentário, consta que o Poder Executivo poderá fazer uso do valor remanescente para a cobertura de créditos adicionais.
De acordo com o capítulo III, o Poder Executivo deverá encaminhar ao Legislativo, quando preciso, projetos de lei propondo alteração na legislação, inclusive na que dispõe sobre tributos municipais, se necessárias à preservação do equilíbrio das contas públicas e à geração de recursos para investimentos ou, ainda, para a manutenção ou ampliação das atividades próprias do município.
O Projeto de Lei autoriza o Executivo a arcar com as despesas de outras esferas do Poder Público, como Polícias Militar, Civil e Rodoviária, Fórum, IBGE, Ciretran, Junta Militar, Junta de Conciliação Trabalhista, desde que sejam firmados convênios.
No capítulo V, consta que até 30 dias após a publicação da Lei Orçamentária, o Executivo estabelecerá metas bimestrais para a realização das receitas estimadas, inclusive as diretamente arrecadadas por entidades da administração indireta e empresas controladas dependentes. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Coringa e Dalton manifestam apoio a indicação de visa beneficiar filhos de ex-prefeitos

São Sebastião - Os vereadores Luis Antonio de Santana Barroso (DEM), o Coringa, e Dalton da Silva (PR) utilizaram a tribuna da Câmara de São Sebastião, na sessão de ontem, dia 17, para manifestar apoio à proposta que visa beneficiar os filhos de ex-prefeitos que sejam menores de idade e ou considerados incapazes.
A proposta foi apresentada pelo vereador José Cardim de Souza (PP), por meio de uma indicação e será encaminhada ao prefeito Juan Garcia para que possa ser transformada em Projeto de Lei.
De acordo com o vereador Cardim, atualmente já existe a Lei Municipal 1.029/95, aprovada no governo do ex-prefeito Luizinho, que prevê o pagamento de pensão as viúvas dos ex-prefeitos, que possuem renda abaixo de 3 salários mínimos.
"Essa lei foi criada pensando nas viúvas dos ex-prefeitos que administraram o município nas décadas de 40 e 50, com baixos salários. Hoje a lei não beneficia nenhuma viúva de ex-prefeito da cidade", explica.
Cardim salienta que fez a indicação ao ser procurado por moradores que estão preocupados com a situação do filho do ex-prefeito, Sebastião Branco, que hoje é órfão e precisa de cuidados especiais. "Como ele, podem existir outros filhos de ex-prefeito nesta situação", diz.
O parlamentar indica que no caso de incapacidade, o benefício terá que ser depositado em conta corrente em nome do representante legal constante em declaração judicial ou emitida pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
O vereador Dalton da Silva parabenizou o autor da indicação pela iniciativa. "A intenção foi atender as pessoas que precisam, mas às vezes para manchar a imagem do vereador, distorcem os fatos", disse.
Já o vereador Coringa demonstrou solidariedade com a proposta apresentada pelo vereador Cardim. "Não é possível fazer comentários sobre o assunto já que ainda não foi enviado o Projeto de Lei à Câmara com esse teor", conclui. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião analisa convênio para projetos de geração de renda

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia (PPS), enviou à Câmara o Projeto de Lei 30/2008, que autoriza o município a celebrar convênio com o Fussesp (Fundo Social de Solidariedade e Desenvolvimento Social ou Cultural do Estado de São Paulo).
O objetivo do projeto é permitir que o município receba recursos financeiros para projetos de geração de renda decorrente do decreto 51.951, de 2 de julho de 2007.
"O governo do Estado de São Paulo, através do Fundo Social de Solidariedade, distribui recursos financeiros aos municípios para projetos de geração de renda, que visam atendimento à população mais carente. Para que os municípios tenham direito e possam aspirar a essa distribuição, torna-se necessário que seja firmado um convênio entre as partes", explica o prefeito.
O Projeto de Lei foi lido na sessão de ontem, dia 17, e encaminhado para análise das comissões parlamentares. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Novas tendências nas aulas de Educação Física são debatidas com professores

São Sebastião - Cerca de 60 professores de Educação Física participaram no último final de semana do Curso de Pedagogia no Esporte. Durante todo o dia eles discutiram as novas tendências das aulas com o professor doutor Alcides Scaglia. O curso foi promovido pela Oscip ALNorte em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
Scaglia ressaltou que na maioria das vezes as novas tendências, assim como toda novidade e mudança nem sempre são compreendidas pelos tradicionalistas ou não conseguem ser aplicadas de imediato.
“Alguns paradigmas precisam ser repensados pela necessidade de sermos não aqueles quem ensinam, mas sim educadores que permitem o aprendizado através dos desafios lançados aos alunos para que eles alcancem o ensinamento através da descoberta da solução desses desafios, vivenciando os movimentos e adaptando-os à necessidade do jogo”.
Para o diretor de Esportes da Seesp, Alexandre Chagas, o curso foi uma grande oportunidade de vivenciar essas novas tendências da Educação Física.
Segundo o professor Anselmo, do Projeto Movimento da ALNorte, o curso foi muito importante como “reciclagem”, pois, com essas experiências de atualizações o profissional já formado há alguns anos não corre o risco de ficar defasado frente aos recém-formados. Para a professora e técnica de basquetebol da Seesp, Helza Helena Hartog, “o curso foi muito proveitoso porque somos instigados a aprimorar nossas aulas, alcançando uma quantidade cada vez maior do público alvo, mas com qualidade de atendimento em aula”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa de São Pedro Pescador começa neste final de semana no São Francisco

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, a Igreja e toda comunidade, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), iniciam nesta sexta-feira (20/6), a partir das 20h, a tradicional Festa de São Pedro Pescador, no bairro São Francisco.
Durante seis dias o público que prestigiar a festa poderá curtir diversas atrações com bandas locais, além do Festival do Camarão promovido pela Cooperativa de Pesca (Cooperpesca) e pela Prefeitura.
Já no dia 28 a festa fica por conta do show com o grupo “Demônios da Garoa”, que promete esquentar a noite com o melhor do samba.
O ponto alto do evento será a missa festiva seguida da procissão marítima, agendada para o dia 29, a partir das 9h30, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. A procissão promete reunir cerca de 40 barcos que se unem à cidade de Ilhabela, que também comemora o padroeiro dos pescadores.
A expectativa, de acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, é reunir cerca de 30 mil pessoas. "É uma festa que está no calendário turístico do município e conseguimos unir os aspectos da tradição e cultura, fazendo com que seja um atrativo para o público", disse Buzi.
Já em Boiçucanga, na Costa Sul, a Festa de São Pedro prossegue no final de semana com shows da dupla "Caio César e Diego" e “Manos do Forró” na sexta-feira (20/6). No sábado (21/6), quem sobe ao palco é a Banda Novo Astral e no domingo (22/6) o grupo "Pegada Segura" retorna com mais sucessos do forró para animar o público.
No dia 29, às 10h, ocorre a missa e procissão marítima até a praia da Baleia, saindo da Barra do Rio Boiçucanga.
A festa será na Praça da Mentira, localizada na rua Hilarião de Matos. Outras informações pelos telefones (12) 3892-2620 ou 3865-4335.
Serviço:
Festa de São Pedro
Boiçucanga: 6 a 29 de junho, às 20h.
São Francisco: 20, 21 e 22 e 27, 28 e 29 de junho, às 20h. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Beneficiários do “Time do Emprego” participam de oficina de currículo

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), da Prefeitura de São Sebastião, realizou nesta quarta-feira (18/6), no Telecentro, no Centro Comunitário da Topolândia, uma oficina prática de currículo com os alunos inseridos no programa “Time do Emprego”, uma parceria da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Ministério do Trabalho.
Na ocasião, os alunos colocaram em prática tudo que aprenderam durante o curso, que se iniciou no mês de abril. Ao todo, foram realizados 10 encontros, onde os 65 alunos trataram temas relacionados ao mercado de trabalho e a obtenção das vagas de emprego.
De acordo com a diretora do PAT, Elizete Duarte Nossabein, o projeto mostra técnicas para a procura do emprego. “Um dos requisitos necessários para ingressar no mercado de trabalho, certamente é a apresentação. E um currículo bem elaborado já garante uma boa impressão ao candidato”.
Ainda segundo Elizete, o programa trabalha a dificuldade das pessoas que estejam desempregadas há mais de seis meses.
A participante Maria Inês de Faria, 43 anos, acredita que a iniciativa abrirá muitas portas . “Estou muito otimista com a realização do curso. Estou aprendendo muita coisa que vai me ajudar na hora de disputar uma vaga de trabalho”.
A cidade foi um dos 32 municípios paulistas contemplado pelo “Time do Emprego”, de um total de 204 PAT’s existentes no Estado. O curso prossegue até o dia 13 de julho. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Código de Posturas é tema de reunião com associações da Costa Norte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), realizou na tarde desta quarta-feira (18/6), na Associação dos Servidores e Empregadores Públicos Municipais (Aspem), na região central, uma reunião com representantes das associações de amigos de bairros da Costa Norte. Em pauta, a implantação do Código de Posturas, que visa alterar leis para acompanhar o desenvolvimento do município.
No encontro, os participantes receberam formulários para o preenchimento de sugestões para adequação dos serviços de taxistas, comércio de ambulantes, feiras livres, uso e ocupação de espaço públicos para eventos, alvarás, publicidade e atividades náuticas e de artesãos.
“A iniciativa da Prefeitura é muito importante porque precisamos de ações efetivas que legalizem alguns setores, mas que não prejudiquem os que vivem dessas atividades”, disse Roseli Santaella, presidente da associação dos moradores do Arrastão.
Já para o presidente da Associação Amigos do bairro do Jaraguá, Jair Pires, o novo código possibilitará que os consumidores dos serviços também sejam protegidos. “A idéia fará com que não haja espaços na legislação para a prática de trabalhos irregulares. Dessa forma toda a comunidade ganhará”, destacou.
Além da adequação de leis para os setores de prestação de serviços, a reunião também abordou a elaboração de códigos de obras, meio ambiente e sanitário. “As discussões estão sendo bem aproveitadas, pois ouve e atende os interesses da sociedade de forma planejada. Esperamos que após os encontros, possamos ter leis e adequações que o município merece”, salientou o secretário da Fazenda Amim Nossabein.
Com a realização da reunião com as associações da Costa Norte, somam-se três encontros para a discussão do Código de Posturas. A próxima está marcada para o dia 23 de junho (quarta-feira), na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, com os representantes das associações dos bairros da Costa Sul da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião inaugura Centro Profissionalizante da Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, entregou oficialmente nesta quarta-feira (18/06) o Centro Integrado Profissionalizante da Costa Sul, instalado no bairro de Boiçucanga.
O prédio, que abrigava a EMEI Alegria das Crianças, passou por reforma e adequação. As inscrições para os cursos profissionalizantes ocorrem até o dia 24 de junho para as vagas de informática, iniciação à telefonia, prática em jardinagem, camareira e formação de empregada doméstica. São 222 vagas oferecidas para a Costa Sul.
Diversos secretários municipais participaram da cerimônia, bem como autoridades da Costa Sul.
O presidente da Sociedade Amigos de Boiçucanga, José Martiniano, elogiou o trabalho feito no bairro. “Mais uma vez agradecemos a administração por mais essa conquista em Boiçucanga. Agora teremos a oportunidade de qualificar nossos trabalhadores”.
Já a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, agradeceu o empenho dos funcionários e dos professores para que o projeto fosse concretizado.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, disse que nos tempos atuais é de extrema importância a qualificação dos trabalhadores. “Somente com a qualificação que as pessoas são inseridas no mercado de trabalho. Começamos com 10 cursos, mas com certeza estaremos ampliando nos próximos meses”, explica. O CIP da Topolândia já formou mais de 3 mil alunos nos últimos três anos e, atualmente, iniciou os cursos na área de manutenção industrial em parceria com a Transpetro/Petrobras e Senai.
O Centro Integrado Profissionalizante de Boiçucanga funciona na Rua Sargento Felisbino, 200. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

PR e PSDB desistem de formar alianças e lançam candidatos próprios à prefeitura


Diretório municipal do PR lança candidatura de Ana Barone à Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - O PR e o PSDB de Ubatuba confirmaram, neste início de semana, que não irão mais formar alianças políticas, apoiando candidatos de outros partidos, para a disputa ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano.
Ainda no começo do mês, o diretório municipal do PR, por meio de sua assessoria de imprensa, chegou a confirmar uma parceria com o ex-prefeito da cidade Paulo Ramos. Entretanto, nesta segunda-feira, filiados, simpatizantes e os pré-candidatos proporcionais (vereador) do partido, que deverão disputar as eleições do próximo dia 5 de outubro, convocaram uma reunião extraordinária com a executiva municipal, objetivando buscar uma solução para o impasse, gerado por negociações com outras legendas para formar um arco de aliança visando a disputa do pleito deste ano.
Após sentar com alguns partidos, sem uma perspectiva de acordo, o grupo resolveu por unanimidade, abraçar a candidatura própria, lançando a pré-candidatura da empresária e presidente do Diretório ubatubense, Ana Barone. “A sorte está lançada. Agora vamos buscar uma forma de agregar outras legendas ao nosso objetivo, na busca de um nome para compor a chapa de vice-prefeito”, falou Edílson Félix, vereador do PR e líder do partido na Câmara Municipal de Ubatuba.
A pré-candidata ao executivo, Ana Barone, confirmou que, a escolha de chapa própria foi uma vontade natural do partido e não teve relação com os problemas judiciais enfrentados, pelo então aliado Paulo Ramos. O ex-prefeito pode ser obrigado a ficar de fora das eleições, caso seja condenado em processo de improbidade administrativa, durante a gestão passada. Já o PSDB, que ainda sinalizava com a possibilidade de apoiar ou o próprio ex-prefeito Paulo Ramos, ou então, o atual prefeito, Eduardo César, definiu também o lançamento de um nome para a cabeça de chapa em Ubatuba. Segundo o presidente do PSDB Municipal, Rogério Frediane, o partido terá duas opções. “Os integrantes do diretório municipal poderão escolher entre Sérgio Caribé e Pedro Tuzino. Não existe mais a possibilidade de apoiarmos qualquer outro nome para a disputa do executivo deste ano”, completa Frediane. A Convenção Municipal do PSDB será realizada no próximo dia 20 de junho, quando o partido deve anunciar o nome do político tucano que disputará a prefeitura. (Fonte: Imprensa Livre)

Centro de convenções estimula turismo de negócios no litoral

Ubatuba - Ubatuba ganhará um Centro de Convenções até agosto do próximo ano. Convênio firmado com o Governo do Estado no último dia 11 prevê a liberação de R$ 1,7 milhão para a construção.
O projeto tem como objetivo fomentar um novo nicho no município --o turismo de negócios. "O turismo de negócios está entre as ações de combate à sazonalidade do município", afirmou o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo.
Segundo ele, o Centro de Convenções será estrategicamente construído ao lado do Aeroporto de Ubatuba, na região central.
A prefeitura já está em processo licitatório para a contratação de empresa especializada, com previsão de início das obras no mês de julho. "Será o primeiro empreendimento deste tipo no Litoral Norte e com o diferencial de ser o único no país construído ao lado de um aeroporto".
O empreendimento, segundo ele, terá 3.900 metros quadrados e irá contar com amplo amplo espaço para a realização de congressos, feiras e demais eventos. "O local compreenderá auditório para 900 pessoas", disse.
De acordo com Azevedo, o perspectiva é que o empreendimento gere cerca de 50 empregos diretos e cerca de 1.600 indiretos. "Será um empreendimento que movimentará diversos setores", disse.
A exemplo do que já ocorre em outras cidades do país, afirmou o secretário, o turismo de negócios muitas vezes se torna ainda um programa familiar. "Acaba sendo uma oportunidade de turismo para toda a família".
Segundo a prefeitura, o Centro de Convenções é um antiga reivindicação do empresariado da cidade.
INTEGRAÇÃO - O investimento também atende aos anseios dos projetos que vêm sendo implantados pelo 'Convention Bureau do Litoral Norte'.
Trata-se de um clube de negócios formado pela iniciativa privada, em parceria com o poder público e demais entidades, para fomentar o desenvolvimento turístico entre os municípios do litoral. (Fonte: ValeParaibano)

Município não diminui ações do combate à dengue apesar do frio

Ubatuba - Embora a reprodução do mosquito aedes aegypti diminua na época do frio, o Centro de Controle de Endemias de Ubatuba continua realizando arrastões pontuais a fim de manter baixa a infestação do mosquito da dengue. Durante esta semana, de 16 a 20 de junho, estão sendo visitados os imóveis dos bairros: Lagoinha, Praia Dura e Fortaleza. Para a próxima semana, a partir do dia 23, será trabalhado o bairro da Estufa II.
Além dos arrastões em andamento, a equipe de controle de endemias realiza diversas atividades de rotina, como: pesquisas em armadilhas, pontos estratégicos e atendimento a denúncias. Ontem, por exemplo, foram vistoriados os chamados imóveis especiais, que são instalações de maior porte e com grande circulação de pessoas, como: delegacia de polícia, Santa Casa, supermercados, e outros. Em Ubatuba, são 12 os imóveis cadastrados com estas características.
No fim do mês de maio, foi realizado mais um levantamento do Índice de Breteau, que mede a densidade larvária, ou seja, a ocorrência de larvas do mosquito nas regiões. Este índice é analisado trimestralmente. Neste último, foi observado um índice menor que 1, que indica situação de infestação sob controle. O coordenador de Controle de Endemias, Antenor Benetti, explica que esta é uma boa oportunidade para manter a segurança no município. “Em Ubatuba, o frio não chega a ser um fator significativo no controle do mosquito. Portanto a melhor forma de manter Ubatuba sem dengue é eliminar criadouros em nossas casas”, avaliou.
O município ubatubense chegou a ficar em estado de epidemia no verão de 2007, registrando até casos de morte por dengue hemorrágica. Este ano, até o Exército foi colocado nas ruas para auxiliar no combate. O cuidado foi em razão da proximidade com o Rio de Janeiro, que registrou a pior epidemia do país. (Fonte: Imprensa Livre)

Trabalho de aluna da UNITAU/ Campus Ubatuba é escolhido para apresentação em evento internacional de turismo

Ubatuba - A aluna do curso de Administração com ênfase em Hotelaria e Turismo da Universidade de Taubaté (UNITAU - campus Ubatuba), Claudia Regina Paschoal, teve seu artigo cientifico selecionado para participar do 3º Fórum Internacional de Turismo de Foz do Iguaçu, considerado um dos maiores eventos da área no País.
O trabalho, desenvolvido na UNITAU como projeto de iniciação científica, foi um dos 10 escolhidos para serem apresentados oralmente durante o evento.
O estudo consistiu na analise do município de Ubatuba sob as perspectivas de planejamento turístico e políticas públicas como ferramentas para alcançar a sustentabilidade. O trabalho é resultado de dois anos de estudos da estudante como pesquisadora-bolsista da UNITAU.
O projeto foi orientado pela Profa. Dra. Patrícia Ortiz Monteiro abordando os mais diversos aspectos acerca da localidade: meio ambiente, cultura, planejamento urbano e turismo.
Durante a realização do estudo, a pesquisadora participou das reuniões sobre a elaboração do plano diretor de Ubatuba. "Participei de reuniões e discussões sobre o Plano Diretor e também entrevistei a maioria dos técnicos responsáveis por sua elaboração".
O trabalho inclui um extenso diagnóstico das características e atrativos naturais e culturais da cidade. Para a orientadora, "o trabalho tem relevância pelo fato de ser o primeiro inventário turístico do município realizado com critério científico e por ter sido selecionado para um dos mais importantes eventos da área no país".
Os resultados demonstram que o turista que vem à cidade de Ubatuba já freqüenta a cidade há mais de uma década, reside em regiões próximas ao município e, grande parte busca, para sua estadia, residências de amigos ou casas e apartamentos de veraneio. (Fonte: UNITAU)

Transpetro promove palestra sobre "recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais" em Ubatuba

Ubatuba - A Transpetro promove mais uma palestra dentro do seu Programa de Ações de Cidadania. André Rossi, biólogo e presidente da Fundação Animalia, discute a recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais na próxima quinta, 19 de junho, às 18h30, no Hotel Ubatuba Palace, na rua Coronel Domiciano, 500, Centro, Ubatuba, SP. A organização é da Fundespa - Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas. O evento é gratuito e aberto à comunidade, a profissionais da área, professores e estudantes. Os participantes receberão um certificado de participação pelo correio.
Na palestra "Recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais" será mostrado o funcionamento dos Cetas - Centros de Triagem de Animais Silvestres. Nestes locais é feito o atendimento e a reabilitação de animais vítimas de situações de emergência e também de caçadores. Depois de recuperados, sempre que possível, os bichos voltam à natureza. Os Centros são gerenciados ou supervisionados pelo Ibama. O Cetas do Litoral Norte é coordenado pela Fundação Animalia com a parceria da Petrobras.
O Programa de Ações de Cidadania da Transpetro começou em São Sebastião em setembro do ano passado e vai até setembro de 2008, quando completará o ciclo de 6 palestras em cada uma das quatro cidades do Litoral Norte. (Fonte: TRANSPETRO)

AUS de Cara Nova

Ubatuba - A Associação Ubatuba de Surf acaba de renovar seu site na internet. Com o apoio da empresa Web Tuba (www.webtuba.com.br), a Associação Ubatuba de Surf agora conta com um site dinâmico e moderno, com um conteúdo que irá agradar até os mais críticos internautas.
O site oferece serviços aos associados, perfil dos atletas, entrevistas, fotos, colunas super interessantes, meio ambiente, agenda dos principais eventos entre outros destaques.
Você poderá ficar por dentro de tudo o que acontece no cenário do surf nacional e internacional.
O site dá destaque para os atletas locais, com comentários sobre suas atuações e resultados das competições.
A AUS disponibilizará uma página para que você conheça um pouco mais sobre todos os diretores e sobre a histórica da entidade ao longo dos anos.
A iniciativa “amigos do surf” também terá um destaque na página. Haverá uma lista de empresas parceiras que oferecerão descontos aos associados em diversos segmentos. Para aproveitar esses super descontos, você poderá se filiar pelo site e sair apresentando sua carteirinha por ai.
Os sócios ainda poderão utilizar do site para comprar ou oferecer serviços e produtos na página anuncie.
Enfim, o site vem ai para contribuir ainda mais para o crescimento do esporte em nossa cidade.
Dê sua opinião e participe da forma que quiser!
Não perca tempo, acesse já o www.aus.org.br  e fique por dentro de tudo que rola no mundo do surf. (Fonte: AUS)

Abamvitur promove 3º Festival de Inverno “Sol e Mar” da Região Sul de Ubatuba

Ubatuba - A ABAMVITUR (Associação da Baia do Mar virado para o Turismo da Região Sul), realizará no mês de julho o 3º Festival de Inverno “Sol e Mar”. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Ubatuba por meio Secretaria de Turismo e da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). A abertura do festival será no dia 4 de julho e a programação se estenderá ao longo de todos os finais de semana do mês. Além da apresentação de eventos voltados à cultura e arte, a novidade do festival este ano será a realização da 1ª Feira das Nações da Região Sul, que acontecerá dos dias 16 a 19 de julho.
O 3ª Festival de Inverno será realizado na Praça de Eventos, na praia da Maranduba, a partir das 20 horas. Mas informações podem ser solicitadas pelo e-mail abamvitur@hotmail.com . (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba terá celebração do “Dia do Levante”, na Ilha Anchieta
Encontro acontecerá no Parque Estadual da Ilha Anchieta onde serão homenageados os sobreviventes da “Rebelião dos Presos” e os “Filhos da Ilha”

Ubatuba - No próximo dia 28 de junho, no Parque Estadual da Ilha Anchieta, será realizado o “XI Encontro Anual dos Filhos da Ilha”, em celebração aos 56 anos do “Dia do Levante”.
O evento tem como objetivo principal marcar a importância desse episódio para a história brasileira, ocorrido em 20 de junho de 1952 na Ilha Anchieta, que culminou na desativação do Presídio ali construído e inaugurado em 1908, com o nome de Colônia Correcional do Porto das Palmas. A celebração vem ocorrendo tradicionalmente há uma década.
No encontro serão homenageados os sobreviventes da então “Rebelião dos Presos”, os chamados “Filhos da Ilha”, pessoas que nasceram ou viveram na Ilha Anchieta na última fase de funcionamento do Presídio, na década de 50.
O evento - Como vem ocorrendo há mais de um ano, os Filhos da Ilha, capacitados pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, compartilharão suas experiências vivenciadas no “Dia do Levante”, seja como contadores de história, ou como condutores de grupos de visitantes em um roteiro turístico histórico-cultural, o qual prevê uma caminhada leve com duração de cerca de trinta minutos, com paradas para o relato dos principais pontos e fatos históricos.
A abertura oficial do Encontro está prevista para as 9h30, seguida da confraternização dos Filhos da Ilha, que inclui uma caminhada até a “Santa Cruz do PM Laurindo” onde serão depositadas flores em homenagem aos funcionários civis e militares mortos em combate no “Dia do Levante”.
Durante todo o dia o público visitante poderá também apreciar vídeos com temas pertinentes ao encontro, bem como participar de caminhadas ecológicas nas trilhas temáticas do Parque Estadual da Ilha Anchieta. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Lutando por Ubatuba reúne 400 participantes
Personalidades do esporte ubatubense receberam homenagens

Ubatuba - A Associação Esportiva de Ubatuba (AEU) promoveu no último domingo, no ginásio da Escola Maria Josefina G. Silva, na Estufa II, o evento “Lutando por Ubatuba”, que faz parte do projeto “Arca de Noé – Resgatando vidas”.
A ação envolveu aproximadamente 400 crianças de 7 a 17 anos, atendidas nos cinco núcleos da AEU (Escola Madre Glória, Fundac, Guarda-Mirim, Associação dos Moradores do Perequê-Mirim e Associação dos Moradores da Folha Seca) e contou com demonstrações de kung fu, judô, futsal e vôlei.
Para o presidente da AEU, Luiz Carlos Castilho Jr., o Tutinha, a comunidade pôde conhecer as atividades da entidade e muitas crianças se motivaram ao conhecer as atividades. “Com esse evento mostramos o trabalho sério que estamos desenvolvendo com as crianças e jovens de Ubatuba. Acredito que mais jovens virão praticar esporte conosco depois de ver como trabalhamos”, comentou Castilho.
Homenagens - A Associação homenageou diversas personalidades do esporte ubatubense, entre eles, Francisco Paulino (Soldado Paulino) e Antonio Teodoro (Bigode), do atletismo, Josino de Souza, do judô, Luiz Carlos “Tuta” Castilho, do Futebol e Orlando Sales, Kickboxing, entre outros.
O secretário de Esportes e Lazer Bittencurt Jr., foi homenageado pelo apoio que a Secretaria tem dado às diversas atividades esportivas no município, e declarou que a Prefeitura de Ubatuba tem dado um grande incentivo ao esporte, principalmente nas categorias de base. “A administração do prefeito Eduardo Cesar também acredita que o esporte para essa faixa etária é fundamental para o desenvolvimento das crianças e jovens do município, por isso tem investido na construção de diversas praças esportivas e a descentralização das escolinhas de esporte na cidade”, declarou Bittencurt.
O evento “Lutando por Ubatuba” contou com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac), Escola Municipal Madre Glória, Guarda Mirim de Ubatuba, Esquina das Modas e Igreja Videira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Nadador de Ubatuba conquista ouro nos Jogos Estaduais do Idoso
Delmar Correa agora defenderá o estado nos jogos brasileiros

Ubatuba - O nadador Delmar Soares Correa conquistou a medalha de ouro nos 50 metros nado livre da 12ª Final Estadual dos Jogos Regionais do Idoso, que foi realizada na piscina do Thermas do Vale, na cidade de São José dos Campos. Delmar marcou o tempo de 31 segundos e 38 centésimos, chegando mais de um segundo à frente do segundo colocado. Com o resultado, Ubatuba ficou na quarta posição da natação masculina e Delmar será o representante do Estado na prova nos Jogos Brasileiros do Idoso, que acontecerão em novembro em Aracajú (SE).
Entre as mulheres, Izabel Rodarte dos Reis ficou na sexta posição nos 25 metros nado livre, enquanto Maria Elizabeth Padilha, obteve o sétimo lugar nos 50 metros nado livre.
Bocha - A dupla da bocha não obteve um bom desempenho nas canchas sintéticas, sendo derrotada por Boituva (18 X 0) e Dracena (18 X 2), deixando a competição na primeira fase. Com os resultados Ubatuba terminou a competição na 66ª posição. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Abertas inscrições para o concurso "Rainha dos Pescadores" 2008
Candidatas deverão se inscrever até o dia 24 de junho na sede da Fundart. A escolha da rainha será realizada na abertura da festa de São Pedro, no dia 25 de junho

Ubatuba - Continuam abertas as inscrições para o concurso "Rainha dos Pescadores", que é realizado durante a Festa de São Pedro. Para participar, as candidatas devem ter de 16 a 22 anos e serem nascidas no município. As interessadas podem se inscrever na sede da Fundart, que fica na Rua Felix Guizard, 06, no centro, em horário comercial, até o dia 24 de junho. No ato da inscrição, a candidata deverá apresentar cópia do RG para comprovação da idade. A escolha da Rainha dos Pescadores acontecerá na abertura da 85ª Festa de São Pedro Pescador, no dia 25 de junho. Haverá premiação para as três primeiras colocadas.
O concurso - A apresentação do desfile será dividida em duas partes. Na primeira etapa as candidatas desfilarão em traje típico caiçara, representando os pescadores. Na segunda parte elas se apresentarão em traje fino de noite. A vencedora do concurso Rainha dos Pescadores 2008 terá algumas atribuições, durante todo o período das festividades. Ela participará da procissão terrestre e marítima, estará presente na Corrida de Canoas e participará do encerramento da festa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12): 3833-7000 ou 3833-7001, ou ainda acessando o site da Fundart: www.fundart.com.br  (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Festa de São Pedro Pescador terá shows de Sá & Guarabyra e Renato Teixeira
Corrida de canoas, eleição da Rainha dos Pescadores, atrações culturais e a tradicional tainha assada na brasa também fazem parte da programação da Festa de São Pedro Pescador

Ubatuba - A 85ª Festa de São Pedro Pescador terá entre suas atrações neste ano as apresentações da dupla Sá & Guarabyra e do cantor Renato Teixeira. A festa será realizada de 25 a 29 de junho, na área de eventos da Avenida Iperoig, no centro de Ubatuba.
Promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART), a festa é uma homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, São Pedro. A programação ainda terá a eleição da Rainha dos Pescadores, procissão de barcos, apresentações culturais como a dança da fita, congada, chiba, quadrilha do Itaguá, além da participação de 15 entidades em barracas que comercializarão doces, salgados e a tradicional tainha assada na brasa na barraca da Colônia Z 10.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, afirma que a Festa de São Pedro é uma homenagem ao caiçara, ao pescador de Ubatuba. “Em sua 85ª edição, a festa preserva a cultura, a tradição de um povo e a fé que é depositada pelos pescadores em São Pedro”, diz o prefeito.
Além dos shows de Sá & Guarabyra e Renato Texiera, a festa de São Pedro ainda contará com as apresentações das bandas Criativa, Samba e Ousadia e D’Jahga.
Sá & Guarabyra - Sá & Guarabyra se apresentam no palco da Festa de São Pedro no sábado, dia 28. A dupla foi formada em 1973 pelos compositores e cantores Luís Carlos Pereira de Sá e Guttemberg Nery Guarabyra Filho. A dupla fez grande sucesso nas décadas de 1970 e 80. Com um estilo musical conhecido como rock rural, a dupla foi influenciada pelos grandes nomes do rock dos anos 70 (Bob Dylan, Beatles, Stills & Nash) e pela música caipira, do interior do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão Espanhola, Sobradinho e canções que fizeram parte da trilha sonora da novela Roque Santeiro, da TV Globo: Verdades e Mentiras, Roque Santeiro e Dona.
Renato Teixeira - No domingo, dia 29, Renato Teixeira se apresenta no encerramento da 85ª Festa de São Pedro. Renato passou a infância em Ubatuba e a adolescência no interior de São Paulo, quando começou a compor. É autor de conhecidas canções como Romaria (grande sucesso na gravação de Elis Regina), Tocando em frente (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), Dadá Maria (em dueto comGal Costa) e Frete (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de Amanheceu, entre outros.Em abril do ano passado ele lançou o seu primeiro DVD , Renato Teixeira no Auditório do Ibirapuera, que traz participações especiais de Pena Branca, Joanna, Chitãozinho e Chororó, Leon Gieco além das participação de seus filhos, Chico Teixeira e João Lavras. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Produtos irregulares foram destruídos em Ubatuba

Ubatuba - A Gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba destruiu na manhã desta quarta-feira, 18, 6.536 produtos sem procedência que foram apreendidos de dezembro de 2007 a fevereiro de 2008. A destruição ocorreu na praça BIP, no centro de Ubatuba. Um rolo compressor esmagou CD’s, DVD’s e óculos. A ação foi acompanhada de perto pelos fiscais da Gerência de Tributos e pela Guarda Municipal . Os produtos quando são apreendidos ou são encaminhados para o Fundo Social para a realização de bazares beneficentes ou são destruídos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Centro do Professorado de Ubatuba será construído onde era o Cine Iperoig
Projeto que inclui anfiteatro e salas com paredes móveis, foi apresentado aos professores da rede Municipal de Ensino em reunião na escola Anchieta

Ubatuba - Os professores e diretores da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de conhecer, na noite desta terça-feira, 17, o projeto do Centro do Professorado de Ubatuba, que será construído no terreno onde antes abrigava o Cine Iperoig, próximo a Praça Exaltação à Santa Cruz. O evento que lançou oficialmente o projeto, contou com a presença do prefeito Eduardo Cesar e de vários secretários municipais.
Com o auditório da EM Padre José de Anchieta completamente tomado por professores, diretores e funcionários, o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, abriu a reunião fazendo um breve balanço de todas as conquistas do setor educacional nos últimos anos, enumerando principalmente a construção de cinco escolas, a reforma de outras 21 unidades de ensino; a criação de mais de 500 vagas em creches e a melhoria na merenda escolar, entre outras.
Ao convidar o prefeito para uma saudação aos professores, o secretário de Educação divulgou aos presentes a premiação que Eduardo Cesar acabara de receber da Fundação Abrinq. “O nosso prefeito vai receber o prêmio em Brasília no próximo dia 26 e em toda região sudeste, apenas 61 prefeitos foram agraciados com o título”, enfatizou Arnaldo, lembrando que a premiação levou em conta uma série de critérios na área da saúde e educação, oferecidos a crianças e adolescentes no município.
Empenho de todos - Em sua fala, o prefeito agradeceu a todos os professores pelos grandes avanços conquistados na Educação. “Só conseguimos alcançar todas estas conquistas graças ao esforço e empenho de cada um dos professores, diretores e funcionários desta grande família, que é a Secretaria de Educação”. O prefeito também ressaltou a importância da construção do Centro do Professorado para a categoria. “Será um espaço dedicado à melhoria da qualidade de ensino, através de cursos, seminários, oficinas e eventos oferecidos aos professores, num ambiente agradável e profissional”, reforçou Eduardo Cesar.
Durante o evento, uma maquete virtual animada foi exibida aos presentes, mostrando vários detalhes do projeto, que além das salas especiais, com paredes móveis, localizadas no primeiro andar, terá, no piso superior, um anfiteatro com palco italiano, camarins privativos e coletivo, iluminação e som. Todo o espaço será construído atendendo às especificações de acessibilidade, com tratamento acústico e climatização.
“A construção deste Centro é a realização de um grande sonho desta administração e de toda a população. Ele será destinado a capacitações e demais atividades pedagógicas, atendendo toda a rede de ensino. Enfim, teremos um espaço dedicado aos professores que esteja a altura destes profissionais,” afirmou o secretário de Educação, Arnaldo Alves. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 20/06 A 26/06/2008
Cine Porto 3833 2066

"As crônicas de Nárnia - Principe Caspian"
Aventura!!!! Dublado !!!!!
Ás 16:00 - 18:40 - 21:20 hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Inverno

Hoje, o sol, transido de frio,
demorou para romper a cerração
e recompor a ordem no mundo:
que o relógio não mentia
e que Londres e seu fog
são de outra freguesia.

A traineira Taurus

Por causa
do muito frio e neblina,
a madrugada estendeu-se
além de seus limites
e trouxe com a cerração,
de trinta anos passados,
o eco da buzina
da traineira Taurus
com o aviso de partida
para o porto de São Pedro,
viagem só de ida.

Papo de pescador

Seu Antonio
aposentou-se da pesca
e fundeou de vez
seus dias em Ubatuba.
relembra histórias e diz:
- Todos os meus filhos,
graças a Deus,
foram para o mar.
Estão por aí,
de Cabo Frio a Paranaguá,
varejando o nosso litoral.
E quando atracam,
a primeira coisa que fazem
é trazer um peixe bom
para o meu pirão -
como se precisasse, ora veja -
e no retorno ganham minha bênção,
que Deus os guarde e proteja.

Crônica de família

Genésio dos Santos,
irmão de meu avô,
casado com D. Maria,
por consideração, minha tia,
cujo padrinho
quase sofreu um enfarte,
ao ver-se refletido
nos olhos de uma jubarte,
de olhar triste e bovino,
não se sabe se é por causa
do seu ou do nosso destino.

Jardim da memória

No jardim de Vovó Eugênia
floresciam as rosas,
jasmins, gardênias,
campânulas, rabos-de-galos,
damas-da-noite, açucenas,
e as flores da saudade,
da esperança e redenção,
que ainda cultivo na memória
para ulterior ressurreição.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Orla do Centro de Ubatuba

Neste sábado 07/06/08 às 20:30 horas, contemplei uma bela noite caminhando ao lado de minha família, nesta linda e agradável orla do centro de Ubatuba. Que beleza de espaço: calçamento, ciclovia e até um parque para divertir minha linda e amada filha de um aninho... Resolvemos caminhar até a feirinha e notamos a presença de um Senhor, que aluga os jegues, eufórico e esbravejava com alguns rapazes que falavam castelhano, pedindo para estes rapazes fazerem seus malabarismos, com duas latas que continham fogo, em outro local, pois estavam colocando em risco os transeuntes que por ali passavam. O rapaz, simplesmente xingou o Senhor e quis partir para a agressão. Logo percebendo a tensão de ambos, tratei de solicitar os serviços do Senhor, que aluga os jegues, para levar minha filha a dar uma volta e acalmar os ânimos exaltados dos dois. A princípio deu certo e quando voltávamos do passeio os jovens já tinham partido. Continuei minha caminhada até a feirinha e avistamos os rapazes, agora em local com mais pessoas e em volta das barracas da feirinha. Ou seja, em local pior e de maior risco. Procurei encurtar nosso passeio, rapidamente passeamos pela feirinha e voltamos em direção ao parquinho. Minha filha parou para brincar um pouco antes do Centro de informações turístico e ficamos perplexos com muitos jovens(menores) ao longo do calçadão, em grupinhos, usando drogas, bebendo vodka, fumando cigarro, jogando pedras, abusando de xingamentos e andando de bicicleta ao lado da ciclovia. Procurei ignorar estes fatos, continuamos o nosso belo passeio pela orla do centro, chegando ao parquinho onde brincamos e foi muito bom para minha filha que se divertiu.
Quando voltamos ao veículo, deparamos novamente com aqueles rapazes malabaristas, agora num espaço bem menor ao lado do carrinho de churros, fazendo suas exibições, sinceramente muito ousados, num lugar onde não tinha segurança nenhuma e incomodava qualquer um que por ali quisesse passar. Graças a Deus que não houve nenhum incidente e a apresentação não atingiu nenhuma pessoa que por ali passava.
Gostaria de alertar os responsáveis pela segurança que é fundamental preservar a segurança na orla do centro, pois não adianta nada tudo ser tão lindo e maravilhoso e deixar alguns delinqüentes denegrir a imagem de um lugar tão lindo.

Anuar Chaar
Ubatuba, SP

Cobranças ilegais sobre terras da União
Natália Ribeiro do Valle

Lamentável. Não há outra palavra a exprimir ao ler reportagem sobre os procedimentos adotados pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) com relação às cobranças referentes às Terras da União. Mesmo os leigos podem supor, apenas pelo nome, que esse órgão existe para cuidar dos bens que pertencem ao governo federal. Lícito e justo.
No entanto, essa prerrogativa, que tem, entre outras, a finalidade de garantir o acesso de todos aos limites do mar e, acima de tudo, à defesa nacional, não lhe deveria dar o direito de, perdoem-me a informalidade, meter a mão no bolso do contribuinte que, por anos, guardou seu dinheiro para destinar ao que o senso comum acredita ser o mais seguro dos investimentos: a terra.
E foi essa a confissão que dirigentes da SPU fizeram ao tentar explicar por que proprietários de imóveis, não situados em Terras da União, vêm recebendo cobranças da SPU. "No litoral de São Paulo, existe um conjunto de áreas do qual o processo de demarcação ainda não foi concluído. Chegou ao ponto de ter (somente) uma demarcação presumida feita. São procedimentos formais que teriam de ser terminados." Esta declaração da gerência regional da SPU de São Paulo revela as irregularidades e a ilegalidade das cobranças.
A lei que trata da matéria é muito clara e especifica procedimentos administrativos rigorosos para a demarcação dessas áreas. O texto legal determina que, no caso de o proprietário não concordar com o procedimento da SPU, a União deve entrar na Justiça para fazer valer o seu direito de cobrar. Esse procedimento não é uma opção do órgão público, mas uma obrigação. Sem ele, as cobranças não são devidas.
Mas nos últimos dias centenas de cidadãos vêm recebendo boletos bancários, alguns com valores altíssimos, emitidos pela SPU. Há casos em que há 10, 20 anos os destinatários já não são proprietários de imóveis em áreas alegadas como Terras da União, ou então seus imóveis comprovadamente não ocupam essas terras. Digo alegadas porque questiono os critérios usados na demarcação. E, para isso, volto a invocar o que determina a legislação. Nela está definido, por exemplo, que Terras de Marinha, pertencentes à União, estão situadas na faixa de 33 metros a partir da preamar média, de 1831. Ora, se a lei fala em 33 metros da preamar, como pode a SPU querer cobrar por áreas situadas a 80, 100 metros de distância do mar? São casos como os de Santos, no Estado de São Paulo, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e Boa Viagem, em Pernambuco.
Para piorar o quadro, a SPU admite, além das falhas no cadastramento, a dificuldade para efetuar alteração cadastral, conforme declaração da diretoria de gestão de recursos internos da SPU, que reproduzo: "Isso ocorre porque os sistemas de banco de dados da secretaria estão em uma plataforma arcaica. É difícil fazer uma alteração. Tirar alguém da base é bastante complexo, não é só apertar um botão. Para ter uma idéia, em Belém [PA], uma determinação judicial de bloqueio de cobrança em uma parte da cidade levou mais de seis meses".
A gerência regional de São Paulo corrobora a constatação: "O problema não é só de São Paulo, é do Brasil inteiro. Já está em andamento um plano nacional de recadastramento, que em São Paulo está começando por Santos e Guarujá, no segundo semestre. Em estados como Sergipe e Alagoas, foi concluído".
Que fique claro: a lei não determina recadastramento, e sim demarcação das Terras de Marinha. Prevê ainda ressarcimento para todos os que de boa-fé pagaram quando ainda não havia um processo demarcatório.
Agora pergunto: como, em tempos tão avançados em tecnologia, uma secretaria de tamanha importância não dispõe de um cadastro atualizado -aliás, facilmente obtido junto às prefeituras- para então promover as cobranças de maneira correta? Difícil acreditar em simples incompetência. Não tenho outro entendimento senão o de concordar com o sentimento da grande maioria - no afã de obter mais e mais recursos, seja lá para o que for, o governo federal lança mão de sua autoridade e cobra desmedidamente para só depois saber se tem razão. Lamentável.

Natália Ribeiro do Vale
Advogada, especialista em Terras da União
Autora do livro "Terras de Marinha - Taxa de Ocupação
 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Marisco  © Lucinao Cancelier

Marisco
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor