Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 20 de Junho de 2008 - Nº 1994 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Professores da rede estadual iniciam movimento de greve na região
CBH-LN promove oficina "refletindo o Comitê da Bacia Hidrográfica Litoral Norte", promovida em conjunto com o Projeto Marca d' Água
Assistentes Sociais da Região debatem trabalho no âmbito do SUAS


Caraguatatuba
Grupo realiza diagnóstico no Rio Juqueriquerê
Agenda Cultural de Caraguatatuba - Junho 2008
Professores da EE. Com. Mário Trombini discutem sobre inclusão
Convite à democracia: PSDB e coligados fazem 1ª convenção para as Eleições 2008
Câmara concede Título de Cidadão para Pastores

Ilhabela
Frente Alternativa define Luiz Lobo como pré-candidato a prefeito
Vereadores votam aumento do salário dos fiscais em sessão extraordinária
Vereadores aprovam três projetos em extraordinária

São Sebastião
São Sebastião pode ganhar Museu do Mar
Motociclista morre em acidente na costa sul
Jogo Ilegal São Sebastião apreende 12 caça-níqueis
Desempregados da cidade vão integrar equipe de combate à dengue do Estado
Assistência Social é tema de palestra no Tebar
Prefeitura discute “Sexualidade do Adolescente” com alunos da rede municipal
Funcionários do hospital passam por treinamento sobre aleitamento materno
Linha circular via “Mirante do Itatinga” entra em funcionamento na próxima semana
Prefeitura promove 1º Encontro de Qualificação Profissional para estagiários da Seduc
Copinha Interna de Futsal define semifinalistas neste sábado
Sebastianense disputa o Mundial de Judô na Bélgica
Alunos da escola Henrique Botelho conhecem o Projeto Ventos e Velas

Ubatuba
Tribunal garante defesa de Paulo Ramos
Usuários querem criar conselho para ‘salvar’ píer do Saco da Ribeira
Ubatubenses aceleram na Bahia
Ubatuba inicia o Projeto 'Cuidágua na Escola'
ONG ASSU continua atividades durante o mês do Meio Ambiente
Corpo de Bombeiros recebe equipamentos para incremento da segurança no município
Empresários e técnicos recebem informações sobre o desenvolvimento do turismo em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Professores da rede estadual iniciam movimento de greve na região

Litoral Norte - Os professores da rede estadual de ensino decidiram decretar greve por tempo indeterminado desde a última sexta-feira, dia 13, mas a adesão ao movimento ainda estava baixa no Litoral Norte. Porém, na tarde de ontem, os professores da rede estadual decidiram fazer uma passeata pelas ruas do Centro de Caraguatatuba. Por volta das 15h30, muitos profissionais se aglomeravam em torno da Praça Cândido Mota, no Centro, equipados com faixas e balões negros.
Até a tarde de ontem, cerca de 10 escolas estavam totalmente paralisadas no Litoral Norte, ou seja, 25% das escolas estaduais. “Estamos, na verdade, construindo o movimento e temos um índice de paralisação relativa: em torno de 40% no Vale do Paraíba e no Litoral Norte estamos com 30%”, afirmou a presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) na região, Edna Penha Araújo.
“A educação, hoje, está sendo trocada como mercadoria. Estamos mostrando com essa manifestação, que os professores tem direito”, disse o professor de História, Fábio Fredini.
De acordo com informações da Apeoesp, a principal reivindicação da categoria, além do atendimento de toda a pauta entregue em janeiro à Secretaria da Educação, é a imediata revogação do Decreto 53037/08, que impõe prejuízos à categoria, entre eles, estabelece avaliação de desempenho aos admitidos em caráter temporário; impede a utilização do artigo 22; dificulta participação nos concursos de remoção e propõe atribuição de aulas compulsoriamente.
“Almejamos o piso do Dieese, em torno de 1,9 mil. A revogação do decreto, é porque ele estabelece uma série de medidas que estão contra os Estatutos do Servidor e do Magistério. Existe uma série de restrições no artigo 22, ele tolhe o professor que está em estágio probatório”, disse a presidente da Apeoesp. O estágio probatório é quando o professor entra na rede pelo concurso, mas fica 3 anos aguardando a efetivação.
Nesse período, ele tem seus direitos restringidos como o limite de faltas, o pedido de remoção para sua região de origem, o impedimento de retirar as licenças prêmio e saúde, entre outros. “O Estatuto do Magistério é o que garante essas condições”, complementa.
De acordo com a Apeoesp SP, atualmente existem 220 mil professores nas escolas da rede estadual. Cerca de 160 mil seriam filiados ao sindicato. Pelo menos metade da categoria seria atingida pelo decreto.
“O governo tem implementado uma série de medidas, que fazem com que o professor tenha medo de perder o emprego governando por meio de decretos, que não privilegiam a escola pública e a democracia”, afirma o professor de Língua Portuguesa, Rodolfo Alves e conselheiro estadual da Apeoesp.
“Nossas escolas estão sucateadas. Como um governador que já presidiu a Umes, em 1979, não faz nada pela educação? O reajuste salarial dos professores também melhora a condição dos estudantes. Lutamos juntos pela educação”, disse o aluno Jameson Duarte, presidente da Umes (União Municipal de Estudantes Secundaristas) de Caraguatatuba.
O sindicato da categoria “briga” por uma pauta de reivindicações há 13 anos. “Fica claro que quem não pensa nos alunos e no ensino de qualidade é a Secretaria da Educação e não a Apeoesp”, disse a atual presidente do órgão, Maria Izabel Noronha. “A greve é um direito constitucional aprovada legitimamente pelos professores e foi o último recurso encontrado para que este governo respeite os profissionais, os alunos e atenda a pauta de reivindicações da categoria”.
A posição da Secretaria de Estado da Educação é que a decisão de greve dos professores tem motivação política e que o sindicato da categoria teria deixado de pensar nos alunos ao optar pela greve.
No comunicado oficial do órgão, a Secretaria afirma que o decreto entrou em vigor com o objetivo de melhorar o aproveitamento escolar na relação entre mestres e alunos.
Mais uma assembléia regional será feita hoje, na praça central de Ubatuba, a partir das 14h.
Na próxima sexta-feira, dia 20, uma nova assembléia estadual já está marcada no vão livre do Masp (Avenida Paulista). Se o governo não emitir nenhuma deliberação, os professores do Estado permanecerão em greve. (Fonte: Imprensa Livre)

CBH-LN promove oficina "refletindo o Comitê da Bacia Hidrográfica Litoral Norte", promovida em conjunto com o Projeto Marca d' Água

Litoral Norte - Acontece no dia 25 de junho uma oficina para discutir os resultados do Projeto Marca d'Água junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte - CBH-LN.
Na oportunidade, os técnicos responsáveis pelo projeto farão um histórico e avaliação dos resultados alcançados até o momento. A partir daí, juntamente com os representantes do CBH-LN, serão definidos os próximos passos desse trabalho.
Projeto Marca d'Água
Em 2007 o Brasil contava com quase 140 Comitês de Bacia Hidrográfica: seis comitês federais e 130 comitês estaduais. Isso mostra que as tentativas de cuidar da água em processos participativos vêm ganhando sempre mais expressão. Existem ainda os consórcios de bacias hidrográficas, que são organizações municipais criadas para finalidades semelhantes.
O Projeto Marca d' Água, criado por pesquisadores em 2001, para acompanhar os passos dos organismos de bacias hidrográficas, selecionou 18 desses organismos em todo o país para realizar uma pesquisa junto aos seus membros, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre quem são os membros dos comitês, o que pensam e fazem, e como funcionam esses organismos. O que o Projeto Marca d' Água deseja é entender os aspectos sócio-políticos da gestão participativa da água para apoiar o desenvolvimento de políticas de incentivo a esse processo.
Com base nos estudos assim produzidos, e com apoio técnico da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos (SRHU/MMA) e apoio financeiro do CT-Hidro, serão realizadas oficinas com 15 desses organismos de bacia, para promover uma espécie de auto-avaliação, com a participação de seus membros.
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Litoral Norte foi um dos organismos escolhidos para participar desse trabalho.
A oficina "Refletindo o Comitê" acontece das 13:00hs ás 18:00hs, no Auditório da Universidade de Taubaté - Campus Ubatuba. (Fonte: CBH-LN)

Assistentes Sociais da Região debatem trabalho no âmbito do SUAS

Litoral Norte - Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social (Cress-SP), realizou nesta quinta-feira (19/6), no Tebar Praia Clube, um encontro com assistentes sociais do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Na pauta, a discussão do trabalho do assistente social na concretização de direitos no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
O evento contou com a presença da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, a diretora do Cress da seccional do Vale do Paraíba, Maria Conceição Silva e a professora e conferista, Dra. Maria Carmelita Yazbek, que ministrou uma palestra para os presentes.
Entre os assuntos abordados a professora falou do papel do assistente social na construção de uma nova política de trabalho. “A profissão deve dar conta não só do debate teórico-metodológico à luz do Código de Ética e das diretrizes da Lei de Regulamentação Profissional do Serviço Social, como também produzir, publicar e divulgar conhecimentos, visando construir uma outra ordem com radicalidade democrática”.
Segundo ela, essa postura deve acontecer sem perder de vista os compromissos políticos na qualidade dos serviços, ao buscar motivações e inovações que levem em consideração as variáveis formas de organização e mobilização social, mediante uma participação efetiva, com responsabilidade social e partilha de poderes.
A secretária Ana Margarida destacou a importância da realização do evento. “É muito importante realizar um evento como este aqui no município e debater sobre os compromissos e responsabilidades que asseguram a proteção social pelo SUAS". (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Grupo realiza diagnóstico no Rio Juqueriquerê

Caraguatatuba - Hoje, às 14h30, o Rio Juqueriquerê receberá atenção especial do grupo gestor do projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos”, que programou uma descida de caiaque a fim de aprofundar o diagnóstico já iniciado no Dia Mundial da Água (22 de março), no principal manancial de Caraguatatuba.
Segundo a educadora ambiental do Projeto “Água de Beber”, Andréa Bossi, o ato é de suma importância, pois uma das ações que precedem qualquer proposta de plantio é o diagnóstico de áreas passíveis de recuperação, ou seja, primeiro é preciso conhecer bem o local para em seguida planejar ações que contribuam para a recuperação da mata ciliar - formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes.
Participam da ação duas representantes do grupo “Ciclos Contínuos”: Ivana Pagnota, a responsável por conduzir os remadores, e Silvana Oliveira Chaves, além da equipe do projeto. (Fonte: Imprensa Livre)

Agenda Cultural de Caraguatatuba - Junho 2008

Música no Coreto - Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados - música raiz sertaneja.

Banda Municipal Carlos Gomes - Apresentação na Praça Dr. Cândido Motta aos sábados, às 20h30.

2ª Mostra de Violões - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba apresentam "2ª Mostra de Violões de Caraguatatuba".
Com o objetivo de divulgar o instrumento e unir os músicos da região essa mostra também agirá como um grande intercâmbio cultural entre as modalidades de estilo como: Estilo Renascentista, Barroco, Clássico, Romântico e Contemporâneo.
Essa 2ª Mostra de Violões também contará com a participação de um dos grandes nomes do estilo violão erudito o Profº Henrique Pinto e junto com ele o talentoso jovem Thiago Fratuce.
O evento acontecerá dia 21 às 21h e dia 22 às 13h no auditório da Fundacc, a entrada é franca.
O público poderá conhecer os instrumentos musicais da Spalla, onde trará violões e métodos do Professor Henrique Pinto em um stand que ficará na entrada do evento e ainda Regis Bonilha Luthier um dos maiores construtores de violão do país ministrará um fantástico workshop sobre violão.

Multiação - Dia 21 na Emei /Emef Professora "Aída A.C. Grazioli - Rio do Ouro".

Pólo Cultural:
Exposição no MACC - 20 de abril a 29 de junho - "O Japão é Aqui".
Videoteca Lúcio Braun: filmes de 5ª a domingo às 20h00.
Projeto História Oral - Transcrição e edição em vídeo e DVD de depoimentos compondo o processo histórico-cultural do município de Caraguatatuba.

Teatro Mário Covas:
Dia 21 às 21h00 - Grupo Tapa: O Ensaio.
A peça é inédita no Brasil e dá seqüência ao projeto de repertório do grupo que vem analisando as classes dominantes com viés crítico a peça ainda conta com a participação do ator global Zé Carlos Machado.
O espetáculo tem a direção de Eduardo Tolentino de Araújo com classificação 14 anos, à apresentação acontecerá no teatro Mário Covas, dia 21 de junho às 21h, garanta seu lugar chegue meia hora antes, ingressos limitados e a entrada será franca.
Dia 28 às 21h00 - Ameríndios (Fonte: Fundacc)

Professores da EE. Com. Mário Trombini discutem sobre inclusão

Caraguatatuba - A baixa visão na infância é entre 3 a 10 vezes mais prevalente do que a cegueira. A falta de acesso da pessoa com baixa visão a recursos da tecnologia assistiva limitará as experiências de vida, a realização de tarefas, as habilidades, a educação e o seu desenvolvimento emocional e social.
Visando à promoção e ao desenvolvimento do aluno com baixa visão e suporte aos professores no processo de inclusão, disseminando conhecimento especializado e provendo recursos especiais, no último dia 18 de junho de 2008, a EE. Com Mário Trombini, de Caraguatatuba convidou a Pedagoga e Especialista em Deficiência Visual, Maria Aparecida Souza, para uma conversa com a equipe docente sobre a inclusão do aluno Murilo Roberto Oliveira, matriculado na 5ª série. A especialista apresentou um vídeo "A Inclusão do Aluno com Baixa Visão no Ensino Regular", onde os professores discutiram e tiraram algumas dúvidas, apresentou os materiais disponíveis: mapas em Braille, máquina Braille, regletes, dominós em relevo, livros ampliados, etc.
A especialista sugeriu um currículo adaptado e falou sobre a fundamental importância do registro do professor. Alguns professores relataram suas experiências com o desenvolvimento das atividades com o aluno, que é inteligente, interessado e muito atencioso.
"É preciso levar ao conhecimento de todos temas como esses, assim desmistificamos a deficiência visual", afirma a ATP Responsável da Ed. Especial, Ida Cristina M. Dias. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

PSDB e coligados fazem 1ª convenção para as Eleições 2008
Mais de 500 pessoas são esperadas; cerca de 80 candidatos serão escolhidos

Caraguatatuba - O PSDB de Caraguatatuba e mais oito partidos coligados decidem nesse domingo, 22, quem serão os candidatos a prefeito e a vereador das próximas eleições. O evento começa às 10h no clube Mandhala e é aberto a toda população.
Mais de 500 pessoas são esperadas para essa que será a primeira convenção municipal de partido. O vice-prefeito de Caraguá e presidente do PSDB, Lúcio Fernades, diz estar ansioso para o evento. "Espero que todos compareçam nessa que será uma concretização da democracia", disse.
Fernandes vê a coligação de tantos partidos de forma muito positiva. "Estamos unidos em ideais, em pensamento, em busca de uma Caraguá melhor", comentou. "Queremos que a cidade volte a ser o que era antes, crescendo e desenvolvendo cada vez mais".
Como funciona uma convenção - A convenção será para os integrantes do PV, PPS, PTN, PP, PRP, PR, PSC, PTC e PSDB. Qualquer um dos filiados pode se inscrever para ser candidato. As inscrições vão até as 10h30 do próprio domingo. Após as inscrições os membros dos diretórios de cada partido, ou os integrantes das comissões provisórias - no caso daqueles partidos que ainda não têm diretório - fazem a votação e escolhem os candidatos. Cerca de 80 candidatos serão escolhidos.
O deputado estadual Antonio Carlos (PSDB) já fez sua inscrição para ser candidato a prefeito de Caraguá. Ele deve ser escolhido por unanimidade pelos convencionais.

Câmara concede Título de Cidadão para Pastores
Iniciativa partiu do Vereador Lobinho

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira - 20 de junho, a partir das 19h30 a sua 6ª Sessão Solene do ano, concedendo Título de Cidadão Caraguatatubense para pessoas que prestaram serviços de relevância ao município. Com a autoria do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB) o Legislativo entrega honraria para 3 (três) Pastores Evangélicos.
Recebem a honraria os Pastores Genildo Leônidas de Souza, Denivaldo Maciel Ferreira e José Rodrigues Costa com base nos Projetos de Decreto Legislativo apresentados pelo Vereador e que para a hora da entrega, obedecerão regras formais e tradicionais de Cerimonial.
O Pastor Genildo de Souza tem 42 anos, é nascido em Mossoró, no Rio Grande do Norte, é casado e tem 6 (seis) filhos, além de ser Pastor da Igreja Assembléia de Deus - Ministério de Queimados no Rio de Janeiro, com igreja no bairro do Olaria desde 1995.
O Pastor Denivaldo Maciel Ferreira tem 44 anos, é nascido em Brasília - Distrito Federal, é casado, tem 5 (cinco) filhos, está em Caraguá desde 1998 e realiza culto na Igreja Pentecostal Visão Missionária.
Finalizando o Pastor José Rodrigues Costa nasceu em São Raimundo Nonato, no Piauí, tem 62 anos, é casado, tem 4 (quatro) filhos, sendo pastor da Igreja Batista Filadélfia no bairro do Indaiá.
Para o Vereador Lobinho, a honra maior é a dele, em conceder os títulos. "Estes Pastores são homens do povo, homens de fé e voltados para o trabalho social ao mais carente, sendo merecedores desta honraria e muitos outros títulos", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Frente Alternativa define Luiz Lobo como pré-candidato a prefeito

Ilhabela - A Frente Alternativa de Ilhabela, formada pelos partidos PSDB, PDT, PV e PMDB, definiu na noite da última terça-feira, que apoiará Luiz Lobo (PSDB), como o pré-candidato a prefeito. Segundo a presidente do PSDB, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, os partidos entraram num consenso, onde o presidente do PMDB, Carlos Alberto Oliveira Pinto, o Carlinhos de Nilo, e Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé (PV), decidiram retirar suas pré-candidatura a prefeito e apoiar Lobo.
“Fico muito grato à atitude dos dois e me comprometo a não decepcioná-los. Esse grupo oferece uma nova cara, um jeito novo de governar, buscando sempre o melhor para Ilhabela”, discursa o pré-candidato. Lobo afirma que até a data limite para as convenções, dia 30 de junho, o grupo sentará para articular a vinda de outros partidos para a Frente Alternativa.
“Foi uma atitude muito nobre do Carlinhos e Catolé. Acredito que agora, a Frente Alternativa tem tudo para dar certo”, afirmou Gracinha. Ainda segundo ela, a Frente definirá o nome da coligação e de seu candidato a vice-prefeito. “Cada partido apresentará propostas, pois temos de definir até a próxima sexta-feira, devido à proximidade das convenções”, declarou.
Durante a reunião, o presidente do PV, Nuno Gallo, disse que o importante é que não houvesse uma disputa interna para decidir o candidato a prefeito. “Não se deve haver um debate, mas um consenso entre todos os partidos. Esse é o caminho para o fortalecimento da Frente”, explicou.
O presidente do PMDB, Carlinhos de Nilo, afirmou que o critério mais justo a se adotar num grupo como este, são as pesquisas, que provaram um empate técnico. “No entanto, entendo que Luiz Lobo se empenhou mais que eu e Catolé no que se refere às parcerias. Portanto, cedi para que ele seja candidato a prefeito pela Frente Alternativa e agora trabalharemos juntos para ganhar essas eleições”, afirma.
Carlinhos acrescenta que a Frente Alternativa continua a busca por novos partidos para fortalecê-la. Para ele “esta eleição só ganha quem estiver com partidos de expressão o apoiando, como é o caso deste grupo”.
Para o presidente do PDT, Vinícius Julião, o grupo agiu de forma correta em seu consenso. “A Frente reúne quatro grandes partidos, o que a torna melhor para disputar as eleições municipais de 2008”, garante. Julião acrescenta seus elogios a Carlinhos e Catolé. “Parabenizo a hombridade dos dois em retirarem seus nomes e apoiar Luiz Lobo. Nesta Frente Alternativa estão pessoas competentes e comprometidas em trabalhar em prol de Ilhabela, aprimorando o que está bom e consertando o que tem pra ser arrumado”, disse. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores votam aumento do salário dos fiscais em sessão extraordinária

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela realiza sessão extraordinária nesta quinta-feira, a partir das 10h. Em pauta está o projeto de lei que altera a referência salarial dos fiscais municipais de 11 para 12. Dessa forma, se aprovado o projeto, o salário da categoria, que hoje é de R$ 1.540,28, passará para R$ 1.736,36, o que representa um acréscimo de R$ 196,08.
A proposta beneficia 19 servidores que ocupam o quadro permanente de fiscais da prefeitura. A secretária de Administração, Raquel Navarro, lembra que há ainda 11 vagas para fiscais que podem vir a serem preenchidas com a realização de concurso público. A secretária entende que o aumento é justo em função da quantidade de tarefas que os fiscais executam.
Também será votado o projeto do presidente da Câmara, Joadir Capucho, que modifica um dos artigos do Código de Posturas. De acordo com a Lei 529/2007, que institui o Código, para ser expedido o Alvará de Licença, o estabelecimento deve ser previamente vistoriado pela Divisão de Fiscalização e deve ser apresentado o Habite-se do prédio. A proposta de Joadir é retirar a exigência do Habite-se para os estabelecimentos que já possuem Alvará de Licença provisório.
Os vereadores ainda votam a concessão de título de Cidadão Honorário de Ilhabela a Wolfgang Ingo Napirei, sugerido pelo vereador Marcio Garcia. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores aprovam três projetos em extraordinária

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou na manhã de ontem (19/06), em sessão extraordinária, o fim da exigência do habite-se aos estabelecimentos que já possuam alvará de licença provisório, o aumento da referência salarial dos Fiscais Municipais e o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao empresário Wolfgang Ingo Napirei, proprietário do Hotel DPNY.
Prefeitura poderá deixar de exigir habite-se em casos específicos - Com a presença de 7 dos 9 vereadores, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 74/2008 de autoria do Presidente do Legislativo, o Vereador Joadir Capucho (PTB). A propositura modifica o inciso V do artigo 103 do Código de Posturas fazendo com que a prefeitura deixe de exigir o Habite-se dos estabelecimentos que já possuíam Alvará de Licença provisório. Segundo Joadir, existe uma grande dificuldade de regularizar imóveis em Ilhabela, que em sua maioria foram adquiridos através da posse.
“Por essa razão, embora muitos estabelecimentos possuam Alvará de Licença e Funcionamento Provisório que se renova há muitos anos, nem todos possuem o Habite-se, tendo em vista que o processo de expedição do referido documento, em alguns casos, pode ser muito lento e trabalhoso”, explica na justificativa de sua proposta.
Atualmente, de acordo com a Lei 529/2007 - que institui o Código - para ser expedido o Alvará de Licença, o estabelecimento deverá ser previamente vistoriado pela Divisão de Fiscalização Municipal e seu proprietário deverá apresentar o Habite-se do prédio.
O projeto ainda será submetido ao Executivo.
Referência salarial de Fiscais é alterada - Também foi aprovado pelos vereadores presentes o Projeto de Lei nº 81/2008, do Executivo Municipal, que altera a referência salarial dos Fiscais Municipais.
“As funções atualmente exercidas pelos fiscais municipais extrapolam as atribuições de seu cargo de provimento, haja vista o pouco contingente humano de fiscais de função específica como: ambiental, tributário e de postura ante a expansão imobiliária e comercial que se apresenta no Município como um todo, inclusive nas comunidades tradicionais”, informa o prefeito Manoel Marcos na justificativa do projeto.
Com a aprovação da propositura, fica alterada de 11 para 12 a referência salarial dos Fiscais Municipais, ou seja, o salário passará de R$ 1.540,28 para R$ 1.736,35 para uma jornada semana de 40 horas.
Dono do DPNY receberá Título de Cidadão Ilhabelense - De autoria do Vereador Márcio Garcia (PTB), foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 014/2008 que concede o título de “Cidadão Honorário de Ilhabela” para o empresário Wolfgang Ingo Napirei pelos serviços prestados à comunidade.
Wolfgang nasceu em Hannover, na Alemanha, onde passou sua infância e juventude. Aos 19 anos prestou serviço militar na Alemanha e aos 21 anos fundou sua primeira empresa, atualmente é proprietário de três importantes empresas na Alemanha, na Espanha e no Brasil.
Casou-se com a Adriana Napirei e tem dois filhos brasileiros. Wolfgang teve a oportunidade de conhecer vários lugares do mundo, mas há uma década atrás, veio passear em Ilhabela com sua esposa, quando se encantou pelo arquipélago, onde adquiriu um imóvel.
No início passou a freqüentar Ilhabela como veranista, após algum tempo, com seu espírito empreendedor, formou a idéia de investir no arquipélago, construindo uma pousada e, posteriormente, o hotel DPNY.
O nome DPNY foi originado das iniciais das cidades onde Wolfgang teve negócios, a letra D de Dusseldorf, P de Palma de Mallorca e NY da cidade de Nova York, mas em Nova York ele não instalou sua empresa, porque após conhecer Ilhabela sua preferência foi imediata em aplicar seus esforços empresariais na cidade.
Em operação desde dezembro de 2005, o hotel gera aproximadamente 120 empregos diretos para a população local, investe ainda em estudos e cursos, dando oportunidade aos seus funcionários.
Hoje o empreendimento é um sucesso conhecido nacional e internacionalmente. Foi eleito um dos 200 melhores hotéis do Brasil, pelo Guia Hospedagem dos Sonhos da Editora Abril em 2007. Ainda em 2007, o hotel foi premiado com uma das mais importantes recomendações do mundo no guia hotels, Inn & Resorts – Américas, Atlantic, Caribbean, Pacific.
Ilhabela e o hotel foram notícias no jornal britânico The Guardian – Grão Bretanha em 2006, foi capa da revista portuguesa Blue Travel, melhor publicação de viagem de Portugal, o restaurante do hotel, o Tróia, recebeu em 2006 sua primeira estrela pelo Guia Brasil Quatro Rodas entre outras publicações de prestigio no mundo.
O empresário Wolfgang participa ativamente para a melhoria de qualidade de vida no município, realizou a doação de 2.100 livros às escolas municipais de Ilhabela, incentivando o Projeto Via Leitura, que é reconhecido pela Unesco e apoiado pelo Ministério da Educação e Cultura.
É ainda, doador anual para a Creche Central de Ilhabela, beneficiando as oito creches da rede municipal, participa do projeto comunitário com o Mestre Resende que treina crianças e jovens carentes na arte do Jiu-jitsu e é patrocinador do Ilhabela Ação Cidadania. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

São Sebastião pode ganhar Museu do Mar
Cidade do Litoral Norte foi indicada para ter nova unidade da instituição, sediada na região Sul do país

São Sebastião - São Sebastião poderá receber uma unidade regional do Museu Nacional do Mar, sediado em São Francisco do Sul (SC). A indicação foi feita pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que irá lançar no próximo mês de setembro o projeto "Barcos do Brasil".
O projeto, que tem como patrono o velejador Amyr Klink, tem como principal objetivo o tombamento de barcos brasileiros de referência cultural. "No caso de São Sebastião, os barcos tradicionais são as canoas bordadas, ou caiçaras, que são pintadas à mão pelos pescadores", afirmou o secretário de Cultura e Turismo do município, Júlio Buzi.
A indicação, segundo ele, surgiu durante reunião no Iphan, em Brasília, que tratava da preservação do Patrimônio Naval Brasileiro. O órgão vem há anos trabalhando em prol do reconhecimento e valorização de tal patrimônio. "Foi apenas um primeiro contato, mas a idéia é implantar uma unidade do Museu do Mar no município, que caberia bem no bairro de São Francisco que abriga o entreposto de pesca", disse.
Além das canoas caiçaras de São Sebastião, de acordo com o secretário, deverão participar barcos como os cúters maranhenses, as jangadas nordestinas, as baleeiras catarineses, os saveiros baianos, as canoas de tolda do rio São Francisco, entre outros.
HISTÓRIA - Criado em 1993, o Museu Nacional do Mar abriga grande diversidade de embarcações brasileiras. O local é organizado por temas e contextualiza história e uso das peças em exposição, compreendendo 15 salas temáticas.
De acordo com o Iphan, também faz parte dessa nova versão do Museu Nacional do Mar a trilha sonora com músicas folclóricas das diversas regiões brasileiras e a música tema do museu, produzida especialmente para esta finalidade.
Além da implantação de uma unidade do museu, o projeto prevê a construção de barcos tradicionais em praça pública nos estados referenciais do Patrimônio Naval do Brasil. Segundo o Iphan, o objetivo é preservar as técnicas de carpintaria naval e correlatas, com as de pintura e calafetagem.
Para o secretário Júlio Buzi, a participação do município no projeto é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no setor. O município, disse, já preserva tradições culturais como as festas religiosas de São Pedro Pescador e Padroeiro, assim como a recuperação das capelas caiçaras e corridas de canoas.
"Ao mesmo tempo que a cidade vem se desenvolvendo, sendo hoje uma das principais matrizes energética do país, a tradição é preservada", afirmou ele.
Museu surgiu em antigo armazém - Criado em 1993, com recursos do programa de investimentos estratégicos do governo de Santa Catarina, o Museu Nacional do Mar nasceu com a revitalização dos grandes armazéns da empresa Hoepcke, abandonados havia mais de 20 anos. O local, que abriga grande diversidade de embarcações brasileiras foi revitalizado entre 2003 e 2004. Tem como finalidade valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar. São embarcações originais de todo o país, várias delas configurando alguns dos mais expressivos barcos tradicionais em todo o mundo, incluindo jangadas, saveiros e canoas. (Fonte: ValeParaibano)

Motociclista morre em acidente na costa sul

São Sebastião - Um motociclista morreu em um acidente na costa sul de São Sebastião, por volta das 18h30 de anteontem. Segundo a polícia, o motociclista Michael de Oliveira Morais, de 22 anos, teria caído da moto após derrapar na pista quando tentava desviar de um Montana que seguia em sentido contrário. O veículo não foi identificado. O acidente aconteceu no km 143,3 da rodovia Rio-Santos, no trecho da praia de Toque-Toque Grande. Morais morreu a caminho do Pronto-Socorro Municipal de São Sebastião. O Boletim de Ocorrência foi registrado no 1ª DP (Distrito Policial), que vai abrir inquérito para investigar o acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Jogo Ilegal São Sebastião apreende 12 caça-níqueis

São Sebastião - Policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Sebastião apreenderam na tarde de ontem, em Caraguatatuba, 12 máquinas caça-níqueis. Os equipamentos estavam em casas, bares e outros estabelecimentos comerciais.
Num deles, segundo a polícia, a máquina estava escondida dentro de uma geladeira desligada.
Os caça-níqueis foram localizados em estabelecimentos nos bairros Poiares, Caputera, Ipirangá e na região do centro.
De acordo com a DIG, os responsáveis pelos equipamentos foram encaminhados à delegacia, onde foram ouvidos e indiciados por crime contra a economia popular. Todos irão responder ao processo em liberdade. As máquinas apreendidas passarão por perícia. (Fonte: ValeParaibano)

Desempregados da cidade vão integrar equipe de combate à dengue do Estado

São Sebastião - Cerca de 30 desempregados de São Sebastião devem integrar a equipe de combate à dengue da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), do Governo do Estado. O setor solicitou à prefeitura que indicasse moradores locais para o trabalho. Foram beneficiados os desempregados do Pead (Programa Emergencial de Auxílio Desemprego), desenvolvido pela prefeitura.
Ainda esta semana, as Secretarias de Saúde (Sesau) e do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realizaram uma reunião com cerca de 30 beneficiários do Pead para tratar de assuntos referentes ao envio de fichas de inscrição para contratação de Agentes de Combate às Endemias viabilizado pela Sucen.
O Programa de Combate à Dengue do Estado vai beneficiar São Sebastião com a contratação das 30 pessoas para darem suporte aos agentes de combate ao mosquito aedes aegypti, contratados pelo município. “O nosso objetivo é montar escalas de horários para que os contratados da Sucen consigam entrar nas casas e abordar os moradores que geralmente estão nas residências no período da noite ou aos fins de semana, assim como as casas de veraneio”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra.
Com a contratação, o governo de São Paulo vai pagar R$ 210 para os participantes, que devem ter entre 18 e 35 anos, trabalharem em uma jornada de 6 horas por dia, quatro vezes por semana com um dia de treinamento, além de R$ 80 (alimentação), vale-transporte para os que moram a partir de dois km do destino e seguro de acidentes.
A beneficiária do Pead, Maria Francisca Cecília, 28 anos, comemorou a oportunidade de um emprego vinculado ao governo do Estado. “Estou desempregada há dois anos e integro o Pead há cinco meses. Acredito que terei uma experiência a mais sendo agente de combate à dengue, além de poder ajudar a cuidar da minha filha de um ano”, disse Maria.
A Prefeitura vai encaminhar hoje as fichas de inscrição para o governo do Estado. Atualmente, o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego criado pela atual administração conta com 258 bolsistas. Segundo a coordenadora do programa, a assistente social Maria Eliana de Lima, o Pead atende moradores que estão desempregados de qualquer idade e condição.
“Os que não têm qualificação são encaminhados para cursos. Mesmos os que têm profissão, mas não encontram ocupação, são encaminhados para trabalhos temporários até que abra vaga para sua qualificação”, explicou a assistente social.
Mais 59 casos - A Secretaria da Saúde de São Sebastião divulgou um novo boletim com os casos confirmados de Dengue no Município. Ao todo são 59 casos, sendo seis deles importados (três do Rio de Janeiro, um da Bahia, um do Ceará e um de Pernambuco). Já os autóctones foram confirmados nos bairros da Olaria, Topolândia, Itatinga, Maresias, Cambury, Centro, São Francisco, Enseada, Canto do Mar, Reserva du Moulin, Praia Deserta e Pontal da Cruz.
Dos 332 casos suspeitos, 115 já foram negativados e outros 148 aguardam resultados do Instituto Adolfo Lutz. A Divisão de Vigilância em Saúde ressalta que os casos confirmados foram notificados em abril. Ocorre que os resultados dos exames sofrem atraso, pois são feitos no único instituto responsável pelos diagnósticos da doença em todo o país.
Em São Sebastião, medidas estão sendo tomadas para controlar os locais de maior incidência da larva, como nebulização e fumacê nos bairros, além de visita casa a casa. Vale destacar que a participação da população na luta contra o mosquito é fundamental, no sentido de atentar sempre para os cuidados básicos, como não deixar água limpa parada em utensílios e vasos de plantas, tampar caixas d’água, entre outros. A Secretaria da Saúde de São Sebastião trabalha atualmente com 28 agentes de combate à Dengue. Em 2007, a cidade registrou 132 casos da doença. (Fonte: Imprensa Livre)

Assistência Social é tema de palestra no Tebar

São Sebastião - “O trabalho do assistente social na concretização de direitos no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)” será o tema da palestra proferida pela conferencista e assistente social, Maria Carmelita Yazbek, hoje, às 14h, no Tebar Praia Clube. O evento é realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) de São Sebastião em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social (Cress-SP).
A palestra é destinada aos assistentes sociais do Litoral Norte e Vale do Paraíba, em comemoração ao Dia do Assistente Social, lembrado no dia 15 de maio. Devido à agenda da palestrante, não foi possível a visita da mesma para as discussões. As inscrições são gratuitas e limitadas em 120 vagas.
Maria Carmelita Yazbek possui mestrado e doutorado em Serviço Social pela PUC de São Paulo, além de pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), no âmbito dos Fundamentos Políticos das Idéias Contemporâneas. Atualmente, ela é professora de pós-graduação em Serviço Social da PUC. Maria Carmelita tem experiência nos temas: serviço social, política social, assistência social e pobreza. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura discute “Sexualidade do Adolescente” com alunos da rede municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sesau), retomou os encontros do Programa “Saúde e Prevenção nas Escolas” com cerca de 30 alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de 11 escolas da rede municipal de ensino. As reuniões, realizadas na sede da Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (Sampoc), visam orientar os jovens em relação às questões ligadas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e Aids.
Nesta quinta-feira (19/6), os alunos discutiram juntamente com professores, coordenadores e as equipes do Centro Municipal de Infectologia (Cemin) e do Programa de Saúde da Família (PSF) do Pontal da Cruz, sobre “Sexualidade do Adolescente”, que tratou de várias questões como as transformações físicas no corpo dos jovens. Com isso, os participantes foram divididos em grupos para elaborarem trabalhos pedagógicos sobre o assunto.
O Programa “Saúde e Prevenção nas Escolas” segue um cronograma em um total de oito encontros de capacitação até o Dia Mundial da Aids, lembrado em 1º de dezembro. Nesta quinta-feira foi promovido o segundo encontro, que reúne sempre três alunos da escola, um professor, um coordenador, além da equipe do Cemin. Os alunos são responsáveis por passar o conhecimento adquirido para os colegas das unidades em que estudam.
O participante João Cléber Inácio Alves, 13 anos, afirma que o programa é muito interessante. “Passamos a conhecer mais as pessoas, expomos o que sabemos e todos mostram o que conhecem. Acho muito legal discutir assuntos como DST’s e gravidez. É uma forma dos alunos se prevenirem”, destacou.
Mais informações sobre o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, pelos telefones (12) 3892-4717 e 3892-1744. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Funcionários do hospital passam por treinamento sobre aleitamento materno

São Sebastião - A Organização Social Pró Saúde, responsável pela administração do Hospital de Clínicas (HC), Pronto Socorro Central (PS) e Pronto Atendimento de Boiçucanga de São Sebastião, realizou na última quarta-feira (18/6), no Centro de Especialidades, um treinamento sobre “Aleitamento Materno”, voltado para as funcionárias da área de enfermagem, higienização e mães que freqüentam o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama).
O treinamento ministrado por médicas e enfermeiras do Ciama, teve como intuito mostrar aos funcionários a importância de incentivar e conscientizar às mães com relação à amamentação e orientá-las quanto ao cuidado dos bebês recém nascidos.
Na ocasião o grupo ainda realizou uma visita a maternidade do HC para acompanhar e observar a amamentação e ordenha do leite materno e em seguida conheceram o Banco de Leite e o processo de pasteurização. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Linha circular via “Mirante do Itatinga” entra em funcionamento na próxima semana

São Sebastião - Em uma parceria da Prefeitura de São Sebastião e a empresa Ecobus, concessionária do transporte público no município, os moradores do “Mirante do Itatinga” (ponto mais alto do bairro Itatinga, na região da Topolândia) serão beneficiados a partir da próxima quarta-feira (25/6) com uma nova linha de ônibus, nos mesmos moldes do sistema “expressinho”, que faz a ligação entre Topolândia e Centro. A medida vai atender mais pessoas, além de possibilitar o embarque e desembarque dos passageiros de uma maneira simples, segura e também de fácil acesso, já que a linha vai passar por ruas e avenidas próximas às casas dos moradores.
De acordo com a Ecobus, o ponto final será na Rua Auta Pinder, no Centro, ao lado do Ginásio de Esportes do Tebar Praia Clube. O itinerário passará a circular com pontos de embarque e desembarque de passageiros apenas no lado direito da pista (mão do ônibus). Em vez de utilizar a Rua das Mangueiras, o “expressinho” vai transitar na Rua Josepha de Santana Neves.
Segundo o gerente geral da Ecobus, Jair de Souza Inácio, a parceria foi fundamental para o desenvolvimento da nova linha. “A tabela de horários não vai mudar. A diferença positiva é de que a linha vai atingir o Mirante do Itatinga com o custo reduzido da passagem, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores”, acrescentou o gerente.
Para a passagem do ônibus na nova linha, a Prefeitura efetuou uma série de melhorias como pavimentação e iluminação pública nas principais vias, proporcionando segurança e qualidade no serviço oferecido. O trajeto passa por ruas como: José Pacini, Montes Claros, Josepha de Santana Neves, Mirante do Itatinga, Jaconias Caruso, Benedito Pedro e Julio Prestes.
Além da linha “Mirante do Itatinga”, a Ecobus colocará à disposição uma “Via Fórum”. Outras informações sobre a nova linha de transporte coletivo pelo telefone da Ecobus, que é o (12) 3892-1022 ou 0800-7710507. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura promove 1º Encontro de Qualificação Profissional para estagiários da Seduc

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove na próxima segunda-feira (23/6), às 8h30, o 1º Encontro de Qualificação Profissional, destinado a 29 estagiários que atuam na Seduc e nas escolas municipais. O evento vai discutir diversos assuntos ligados ao ambiente de trabalho, profissões e qualificação profissional.
Entre as discussões estão assuntos ligados à comunicação, visando romper barreiras e melhorar a imagem profissional em várias etapas. Os estagiários também vão participar da Oficina “A caixa conta”, onde poderão produzir e narrar histórias.
Outras informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Copinha Interna de Futsal define semifinalistas neste sábado

São Sebastião - Oito escolinhas de futsal na categoria sub-12 de São Sebastião disputam neste sábado (21/6), a partir das 9h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia, região central do município, a 2ª Copinha Interna da modalidade. A rodada realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), será decisiva, pois definirá os times semifinalistas da competição.
Os jogos no grupo A serão feitos pelos times do Jaraguá e São Francisco e Maresias e Topolândia. No grupo B, a disputa prossegue com as partidas entre Vila Amélia e Boiçucanga, além de Barequeçaba e Barra do Una.
Após duas rodadas, a liderança do grupo A é do Jaraguá, com seis pontos, seguida de Maresias com três, São Francisco e Topolândia com um ponto cada. O time do bairro leva vantagem devido ao saldo de gols, sendo um negativo contra três da Topolândia. Já pelo B, quem está na ponta da tabela de classificação é o Boiçucanga, que contabiliza duas vitórias e acumula seis pontos, seguido de Barra do Una que conquistou a primeira vitória e três pontos, Barequeçaba também com três pontos e na última posição a equipe da Vila Amélia. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sebastianense disputa o Mundial de Judô na Bélgica

São Sebastião - São Sebastião marcará presença entre os dias 23 e 30 de junho, em Bruxelas, na Bélgica, no Campeonato Mundial de Judô da categoria master. A representante será a atleta Roberta Cozendey, que assim como o nome da cidade, defenderá o Brasil juntamente a 40 competidores que integram a delegação do país.
Esta é a terceira vez que a sebastianense é convidada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) a integrar o grupo. A primeira oportunidade foi em 2001, quando obteve o título por equipe e a medalha de prata na classe pesado, na Irlanda do Norte. Em 2004, voltou à competição realizada no Japão e trouxe para a casa mais um vice-campeonato.
De acordo com Rogéria, apesar da experiência adquirida nas duas passagens pelo Mundial, a ansiedade é sempre a mesma. “O Mundial é ponto mais alto do esporte e sempre há uma novidade que diferencia uma edição da outra, sem falar que é valido como troca de experiências, pois encontro atletas de diversos países”, conta. No entanto, a judoca ressalta a dificuldade que é encontrada no tatame. “A cada ano o nível cresce mais. Porém, acredito que os adversários mais difíceis serão os norte-americanos, até porque, nas duas vezes que participei da competição, perdi para atletas dos Estados Unidos”.
Não é a primeira vez que Rogéria traz conquistas para São Sebastião. Em 10 anos no judô, a esportista tem em seu currículo o bicampeonato da categoria pesado pela cidade de São José dos Campos, nos Jogos Regionais de 1999 e 2000; o título do Pan-Americano de Judô, promovido no Texas, Estados Unidos, em 2004; o brasileiro da categoria pesado, obtido em São Caetano do Sul (SP), em 2006, além de diversos troféus de campeonatos paulistas, sendo o último conquistado no dia 31 de maio deste ano, em Valinhos (SP).
Atualmente, além de integrar a equipe de judô da cidade, a sebastianense é responsável pelo Projeto Judô na Escola, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Educação (Seduc) e que atende mais de 60 alunos da E.M. da Enseada e Emei Pônei Azul, na Costa Norte. “Se conquistei todos os títulos e se vou participar mais uma vez do Mundial, isso se deve ao apoio dos meus amigos, alunos e da minha família”, ressalta a judoca.
Após o Campeonato Mundial, a atleta retorna aos treinamentos para a disputa da 52ª edição dos Regionais, previsto para os dias 15 e 31 de julho, em Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos da escola Henrique Botelho conhecem o Projeto Ventos e Velas

São Sebastião - Os alunos da Escola Municipal Henrique Botelho, localizada no bairro do Porto Grande, fizeram na última quarta-feira (18/6) uma visita à Escola de Vela para conhecer o Projeto Ventos e Velas.
O objetivo da visita foi apresentar as abordagens desenvolvidas dentro do projeto e despertar nos alunos o interesse pela prática da modalidade.
De acordo com o instrutor e coordenador do projeto, Rodrigo Fontana, os alunos conheceram a escola, aprenderam sobre montagem dos barcos, laboratório de laminação, entre outros. “Esse foi um primeiro estímulo para que os alunos se interessassem pela área náutica e quem sabe até se inscrever para participar do projeto no segundo semestre”.
Ainda segundo Fontana, os alunos demonstraram grande entusiasmo e fizeram uma série de perguntas sobre o projeto. “Foi uma experiência bem bacana, muitos nunca tinham tido contato com o barco e essa oportunidade abre caminho para, quem sabe, futuros velejadores”, afirma. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Tribunal garante defesa de Paulo Ramos

Ubatuba - O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu parecer favorável ao ex-prefeito de Ubatuba Paulo Ramos de Oliveira (PDT), pré-candidato ao governo municipal nas próximas eleições, no processo em que ele responde por suposta improbidade administrativa.
Ele havia sido condenado pela Justiça local por supostas irregularidades que teriam sido cometidas durante sua última gestão --no período de 2001 a 2004.
A defesa de Paulo Ramos, que havia extrapolado o prazo permitido, foi aceita e será julgada pelo TJ, o que garante ao político, ao menos temporariamente, respaldo jurídico para disputar o pleito.
O resultado do recurso, por meio de agravo de instrumento apresentado pelo ex-prefeito, foi divulgado pelo presidente do diretório municipal do PDT, Casemiro Galvão.
"O recurso foi aceito e agora ele (Ramos) poderá concorrer às eleições, já que o processo não tem data para ser julgado", comemorou o dirigente pedetista.
O CASO - O processo foi iniciado em 2006, quando o Ministério Público apresentou uma ação civil pública apontando supostas irregularidades na administração do ex-prefeito.
O Ministério Público apontou o descumprimento dos investimentos mínimos no setor de Educação e ainda detectou suposto excesso de recursos destinados à contratação de funcionários.
De acordo com a Promotoria de Ubatuba, Paulo Ramos teria perdido o prazo estipulado para o recurso pelo não pagamento das despesas judiciais. O processo foi julgado 'deserto'.
No entanto, o ex-prefeito afirmou que havia solicitado à Justiça para que o recurso seguisse sem o pagamento das custas.
Como aguardava a resposta sobre à isenção, disse, teria deixado passar um dia do prazo.
QUADRO ELEITORAL- Além do ex-prefeito Paulo Ramos de Oliveira, o atual prefeito, Eduardo César (DEM), é pré-candidato à reeleição.
O estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes (PR), que é deputado federal e tem seu domicílio eleitoral em Ubatuba, chegou a cogitar sua candidatura à prefeitura, mas não levou adiante a hipótese. (Fonte: ValeParaibano)

Usuários querem criar conselho para ‘salvar’ píer do Saco da Ribeira

Ubatuba - Na tarde de hoje, a partir das 18 horas, todos os setores envolvidos na utilização e manutenção do Píer Estadual do Saco da Ribeira realizam uma reunião com o objetivo de auxiliar a administração do espaço e os responsáveis pela área, no processo de melhorias da estrutura e funcionamento do local. O Píer do Saco da Ribeira é um dos principais pontos de apoio e desembarque naútico da costa do litoral norte paulista, entretanto, o local sofre com a constante transferência de responsabilidade, quanto à administração do local.
Atualmente, a gestão está destinada à Fundação Florestal, órgão do Governo do Estado, que vem tentando realizar uma série de mudanças nos espaços e regras do píer. Apesar das iniciativas, o local ainda está distante de uma situação ideal para a prestação de serviços náuticos. Além de estar funcionando sem licenciamento, o píer também terá que se adequar às novas determinações impostas pelo Projeto Marinas, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo. A estrutura física do local também necessita de reparos, que, se não forem realizados, podem tornar o píer inoperante.
Preocupados com a situação atual do espaço, pescadores, velejadores, marinheiros, proprietários de embarcações, mecânicos e todos os envolvidos com o local, marcaram uma reunião para a criação de um conselho consultivo do píer, capaz de ajudar o Estado, na Gestão do espaço. O processo ainda está em fase inicial, mas deve andar rapidamente, principalmente, com as cobranças dos órgãos ambientais sobre as estruturas de apoio náutico.
No ano passado, segundo a administração atual do píer, foram puxados mais de 200 barcos para manutenção. Hoje, o pátio ainda abriga cerca de 80 embarcações, fora as “vagas molhadas”, com a atracação em poitas pertencentes ao píer estadual. Além de pescadores e turistas, o local serve como grande centro náutico da região sul ubatubense, empregando centenas de pessoas diretamente e milhares de forma indireta. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatubenses aceleram na Bahia

Ubatuba - A segunda fase do Billabong Surf Eco Festival começou de forma arrasadora, na bancada do Papa-gente, em Praia do Forte (BA).
Diego Santos se deu bem e avançou atrás do atual WCT Adriano de Souza. Diego entrará em ação na terceira fase junto com outro ubatubense, Renato Galvão.
Os ubatubenses Odirlei Coutinho e Renato Galvão barraram o local Bernardo Lopes e o cearense Michel Roque.
Odirlei mandou bem e passou em primeiro com notas 6.77 e 6.50. Na briga pela segunda vaga, Galvão se deu bem com 7.33 e 5.37.
A torcida lamentou muito a derrota de Bernardo, que perdeu muito tempo investindo nas direitas e só "acordou" nos minutos finais, quando foi para as esquerdas e descolou logo um 7.30. O local ainda tentou a virada, mas não conseguiu encontrar outra onda de qualidade e deu adeus à disputa.
Hizu se deu bem e avançou sua bateria para garantir a liderança do ranking da divisão de acesso. Hizu deixou para trás o vencedor da última etapa do Super Surf , Marco Polo, que avançou na segunda colocação.
Quem também se deu bem foi Wigolly Dantas que avançou junto com Leandro Bastos para o round três.
Guigui agora irá competir junto com o seu conterraneo, Hizunomê Bettero. (Fonte: AUS)

Ubatuba inicia o Projeto 'Cuidágua na Escola'

Ubatuba - Um dos objetivos principais do projeto Cuidágua na Escola é a educação ambiental dentro das escolas, auxiliando diretores e professores a ensinar sobre o uso racional dos recursos hídricos e sobre a preservação e reutilização da água.
O projeto foi lançado no dia 22 de Maio na Escola Padre José de Anchieta, Dia Internacional da Terra que é comemorado por milhares de organizações, em centenas de países, a fim de conscientizar as comunidades sobre a importância da preservação do Planeta Terra.
Participaram cerca de 70 pessoas, entre representantes do corpo docente e pais de alunos de escolas de Ubatuba, onde formaram grupos de debates para encontrar soluções de melhoria no uso da água na escola e na comunidade. Os participantes construíram o 'Código de Ética da Água' no formato de uma mandala, citando valores humanos, princípios e atitudes, seguindo os temas da legislação do saneamento básico.
Foram levantadas questões como consumo consciente, captação de água da chuva das calhas e reaproveitamento desta para a limpeza pesada da escola, a inserção de produtos biodegradáveis na compra de materiais, manutenção de torneiras e descargas, descarte do óleo de cozinha em local apropriado e outros pontos de interesse da comunidade para o cuidado e a gestão da água na escola.
Segundo o oceanólogo e educador ambiental Henrique Luís de Almeida, 'o evento foi muito positivo e produtivo, pois as contribuições valiosas dos participantes (diretoras, educadores e pais) possibilitou a construção coletiva de um Código de Ética bastante significativo para o cuidado com a água e a Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental de Ubatuba'.
O projeto seguirá com as oficinas pedagógicas em três escolas: EMEF Nativa Fernandes Farias no Sertão da Quina, EMEF Maria Josefina Giglio, na Estufa II e no EMEF Iberê, na Picinguaba.Logo prosseguirá com as últimas etapas:
- Elaboração o Kit Cuidágua na Escola (apostila, jogos mapas, materiais de experimentação, mandala de planejamento escolar, etc.) posterior a coleta de contribuições e soluções contidas nas oficinas em união com as informações e pesquisas do projeto.
- Mutirão para implementação das soluções levantadas nas oficinas pedagógicas
- Inserção do kit Cuidágua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação nos planejamentos anuais das escolas.
A ASSU-Ubatuba espera que o projeto amplie o cuidado com a água do município, através de ações pedagógicas e ecológicas a partir das escolas, já que as crianças serão os futuros cidadãos.
O projeto 'Cuidágua na Escola' é uma realização da Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU) em parceria com o Instituto Seiva: Advogados pela Natureza; as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha e o Aquário de Ubatuba; e é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) do Estado de São Paulo.
Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail: cuidagua@gmail.com  ou por telefone: (12) 3833-2192. (Fonte: ASSU)

ONG ASSU continua atividades durante o mês do Meio Ambiente

Ubatuba - O projeto Cuid'água na Escola, durante o mês do meio ambiente, vem realizando diversas ações de educação ambiental dentro das escolas municipais, com o foco no estudo da qualidade da água, além do uso racional, reutilização e preservação dos recursos hídricos.
Ao longo do mês de junho pretende-se realizar 06 oficinas temáticas com professores, e mais 03 junto aos alunos das escolas: EMEF Nativa Fernandes Farias, no Sertão da Quina, EMEF Maria Josefina Giglio, na Estufa II e no EMEF Iberê, na Picinguaba.
Segundo a educadora ambiental Débora Olivato, "as oficinas estão gerando resultados positivos, pois os grupos estão aprofundando conhecimento sobre o uso e a gestão da água na escola e na comunidade, por meio de mapas, textos, dinâmicas de grupo etc. Pretende-se que os envolvidos no projeto, sintam-se empreendedores em prol da melhoria da qualidade da água nos seus bairros e na cidade.
O projeto prossegue com oficinas destinadas aos alunos, sendo desenvolvidas atividades ligadas à sensibilização e o aperfeiçoamento do conhecimento sobre a temática da água. A primeira oficina visa diagnosticar o conhecimento das crianças sobre estas questões.
As demais escolas da rede municipal receberão, ao longo deste mês, o 'Código de Ética pelas Águas do Ensino Fundamental de Ubatuba'. O documento trás uma síntese de - princípios, ações e valores humanos - que visam orientar a comunidade escolar no cuidado e a gestão da água no seu meio.
Foi elaborado por representantes das escolas municipais de Ubatuba, no evento de lançamento do projeto Cuidágua na Escola - Cuidado e Gestão das Águas: Da Minha Escola ao Litoral Norte (no dia 22 de abril de 2008).
Em conjunto com este documento, foi enviada uma carta-convite aos professores da rede municipal que atuam com alunos de 1ª. a 4ª. série, a colaborarem na elaboração de um Conjunto de Materiais Didáticos sobre a "Água" (o Kit Cuidágua na Escola).
Os interessados devem encaminhar suas sugestões de atividades (exercícios, textos, músicas, experimentos, projetos, trabalhos de campo etc.) sobre o tema Água, voltado a estudantes de 1ª. à 4ª. série; especificando: nome do autor, escola que leciona contato telefônico/email; para o email: cuidagua@gmail.com , ou entregue na sede da ONG ASSU, na R: dos Pescadores, n° 35 - das 9h às 12h. Importante escrever - Assunto: Cuid'água na Escola. (Fonte: ASSU)

Corpo de Bombeiros recebe equipamentos para incremento da segurança no município

Ubatuba - Foram entregues ao 17º Grupamento de Bombeiros – Salvamar - uma moto aquática, um bote de salvamento inflável e um veículo, tipo furgão, que será transformado em unidade de resgate e salvamento aquático.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve no calçadão da Avenida Dona Maria Alves, nesta quinta-feira, 19, para entregar oficialmente ao 17º Grupamento de Bombeiros - Salvamar uma moto aquática, um bote de salvamento inflável e um veículo, tipo furgão, que será transformado em unidade de resgate e salvamento aquático. Com exceção do veículo Fiat Ducato, que foi adquirido pela Prefeitura de Ubatuba, os demais equipamentos foram viabilizados através de parceria com o Governo do Estado.
A entrega destes equipamentos faz parte do projeto de reestruturação do Corpo de Bombeiros de Ubatuba, objetivando maior segurança e conforto para moradores e visitantes de Ubatuba. A construção da Brigada de Resgate e Combate a Incêndio, que será inaugurada no início de julho, também compõe a reestruturação.
Salvando vidas - “Estamos vendo a cada dia o aumento de equipamentos e a melhoria das condições de trabalho e de estrutura, que revertem em melhor atendimento ao cidadão. A parceria com o Estado e o apoio da prefeitura têm proporcionado momentos de muita alegria para os bombeiros”, disse o tenente Alexandre Rodrigues dos Passos.
O comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros, Capitão José Eduardo Stanelis de Aquino, elogiou a iniciativa e a coragem do prefeito Eduardo Cesar: “graças à iniciativa do prefeito em implantar a cobrança da taxa, foi possível a construção da Brigada de Incêndio. Isto porque ele não estava comprometido com as eleições e sim com a comunidade”.
O sub-comandante do Grupamento de Salvamento Marítimo do Estado de São Paulo, Major Reynaldo de Almeida Chagas, também elogiou a iniciativa da criação do Corpo de Bombeiros tradicional: “nós, que estamos aqui desde os anos 80, sabemos da grande necessidade e dos problemas que acarretavam a falta da brigada de incêndio em Ubatuba e hoje, graças ao prefeito Eduardo Cesar isto está sendo realizado”.
O prefeito disse estar orgulhoso em receber mais estes equipamentos: “temos feito o possível para atender as necessidades da comunidade e a parceria com o Estado tem se mostrado extremamente eficaz neste sentido. Em 360 anos de história nunca tivemos bombeiros para combate a incêndio e pela primeira vez teremos uma equipe equipada e qualificada para salvar vidas em nossa cidade”, disse Eduardo Cesar, que enalteceu o esforço do capitão Stanelis para tornar este sonho realidade.
Viatura de resgate - A viatura de resgate e combate a incêndio entregue pelo Estado para a base dos bombeiros em Ubatuba deve atender emergências médicas, tais como enfarto, acidentes de trânsito, partos, envenenamento e outras ocorrências urgentes. A viatura terá equipamentos básicos para primeiros-socorros, como oxigenioterapia e desfibrilador externo automático para problemas cardíacos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Empresários e técnicos recebem informações sobre o desenvolvimento do turismo em Ubatuba
Os presentes tiveram a oportunidade de saber o que a prefeitura tem feito no sentido de fomentar o turismo no município; foram apresentados detalhes dos projetos do Centro de Convenções e do Centro do Professorado de Ubatuba

Ubatuba - Empresários do ramo turístico e interessados em geral se reuniram no auditório da Unitau, nesta quarta-feira, 18, para assistirem a uma apresentação da Prefeitura de Ubatuba sobre o que está sendo feito pelo desenvolvimento do turismo no município. Cerca de 150 pessoas compareceram e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações da prefeitura no sentido de fomentar a atividade turística em Ubatuba. No auditório estiveram presentes representantes de diversos setores, tais como hotéis, restaurantes, marinas, operadoras de mergulho, comerciantes, entre outros.
O evento teve início com a explanação do secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, que abordou, entre outros assuntos, o fato de o turismo ter sido apontado no Plano Diretor como principal vetor de desenvolvimento de Ubatuba. Além deste aspecto, o secretário falou sobre diversos pontos, tais como gestão participativa, a municipalização do turismo, o incremento da promoção turística, calendário turístico, capacitação de mão-de-obra e a importância da construção do Centro de Convenções.
“Acredito que o resultado mais positivo deste encontro foi o retorno das pessoas que entendem do assunto e que têm vivência de longos anos com o turismo local. Estas pessoas ficaram muito bem impressionadas com esta prestação de contas. Percebi que atingimos nosso objetivo, pois recebi muitos elogios de pessoas que perceberam que Ubatuba está definitivamente no caminho certo para o turismo profissional”, disse Luiz Felipe.
Um novo horizonte - Em seguida foi a vez do secretário municipal de Obras, João Paulo Rolim, fazer sua apresentação. João Paulo falou sobre os novos rumos que Ubatuba está traçando no combate à sazonalidade, com investimento em infra-estrutura, capacitação profissional, urbanizações e ordenamento do sistema viário. “Um novo horizonte nos espera”, disse o secretário de Obras.
O engenheiro Luiz Carlos Ferraz fez uma rápida apresentação sobre o projeto do Centro do Professorado de Ubatuba, que será construído no local onde funcionava o antigo Cine Iperoig. Na seqüência, o vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Dagmar Cupaiolo, fechou o evento com uma palestra que sensibilizou os presentes para o potencial de Ubatuba e a união em prol do desenvolvimento do município.
Para o turismólogo André Eduardo Crespi, que acompanhou o evento: “é muito bom que a população saiba os planos e ações que o município está desenvolvendo para que o turismo possa crescer com sustentabilidade, tanto pelo lado sócio-econômico quanto pelo lado ambiental. Como foi dito pelos palestrantes, Ubatuba é um lugar único, com muitas belezas naturais e produtos que, se profissionalizados, devem atrair o turismo de qualidade que a cidade tanto precisa”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PM0)

Cinema: SEMANA DE 20/06 A 26/06/2008
Cine Porto 3833 2066

"As crônicas de Nárnia - Principe Caspian"
Aventura!!!! Dublado !!!!!
Ás 16:00 - 18:40 - 21:20 hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Inverno

Hoje, o sol, transido de frio,
demorou para romper a cerração
e recompor a ordem no mundo:
que o relógio não mentia
e que Londres e seu fog
são de outra freguesia.

A traineira Taurus

Por causa
do muito frio e neblina,
a madrugada estendeu-se
além de seus limites
e trouxe com a cerração,
de trinta anos passados,
o eco da buzina
da traineira Taurus
com o aviso de partida
para o porto de São Pedro,
viagem só de ida.

Papo de pescador

Seu Antonio
aposentou-se da pesca
e fundeou de vez
seus dias em Ubatuba.
relembra histórias e diz:
- Todos os meus filhos,
graças a Deus,
foram para o mar.
Estão por aí,
de Cabo Frio a Paranaguá,
varejando o nosso litoral.
E quando atracam,
a primeira coisa que fazem
é trazer um peixe bom
para o meu pirão -
como se precisasse, ora veja -
e no retorno ganham minha bênção,
que Deus os guarde e proteja.

Crônica de família

Genésio dos Santos,
irmão de meu avô,
casado com D. Maria,
por consideração, minha tia,
cujo padrinho
quase sofreu um enfarte,
ao ver-se refletido
nos olhos de uma jubarte,
de olhar triste e bovino,
não se sabe se é por causa
do seu ou do nosso destino.

Jardim da memória

No jardim de Vovó Eugênia
floresciam as rosas,
jasmins, gardênias,
campânulas, rabos-de-galos,
damas-da-noite, açucenas,
e as flores da saudade,
da esperança e redenção,
que ainda cultivo na memória
para ulterior ressurreição.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Falta imaginação e respeito

Nossos políticos ubatubenses, no poder, carecem de imaginação e respeito aos cidadãos. Publicamos, dia l6-06-08, "CENTRO DE CONVENÇÕES", comentando ilusões mentirosas que, nos últimos quatro anos, foram divulgadas sobre o assunto, pelo Sr. Eduardo de Souza César. Nos servimos de suas palavras e promessas não realizadas para configurar a mentira.
Sem paixões políticas convidamos todos (situação e oposição) a refletir sobre o que pode ser um grande problema futuro. Fazer pesquisas, levantar o que já acontece em municípios que o possuem e encontrasse sem função e criando enormes despesas, é necessário. Em: "CENTRO DE CONVENÇÕES: PARA QUANDO?", publicado, nas três revistas virtuais, em 24 de novembro de 2006, manifestávamos nossa opinião sobre o tema e sugerimos a pesquisa de campo e prudência.
Não fomos ouvidos. Ilusões continuam a ser semeadas cheias de desrespeito as pessoas pensantes. Registro a última, comparando-a com outra anterior do mesmo autor.
Li, ontem, no Litoral Virtual: "Ubatuba ganhará um Centro de Convenções até agosto do próximo ano. Convênio firmado com Governo do Estado, no último dia 11, prevê a liberação de 1,7 milhão para a construção". Sr. Luis Felipe Azevedo, em "Centro de convenções estimula negócios no litoral". (Litoral Virtual, 19-06-08).
"Ganhará" e "prevê a liberação" indicam futuro. Esse futuro pode acontecer ou não. Já a afirmativa categórica: "Centro de convenções estimula turismo de negócios no litoral" indica presente e passado. Como pode estimular negócios se não existe. Terá, o Sr. Luis Felipe Azevedo, bolinha de cristal para prever o futuro. As afirmativas anteriores não o recomendam como profeta.
Frase idêntica foi publicada pelo mesmo Secretário de Turismo, Sr. Luiz Felipe Azevedo, no Litoral Virtual, aos 1°-12-05: "A construção do Centro de Convenções, com investimento de 1,5 milhão de reais e inauguração em agosto de 2006". Onde foram parar "1,5 milhão de reais que possuíam em dezembro de 2005?. O blefe daquela época e de agora estão claros. O desrespeito à cidadania e a inteligência também. A predileção por agosto, do Sr, Secretário de Turismo, evidente.
Os textos de 2005, os de agora e os constantes da Revista Publicitária do Aniversário da Cidade, em 2006, são praticamente iguais. O Centro de Convenções aparece como o celeiro de Ubatuba. Isso sendo promessa de político mentiroso. Sem existir.
Não podemos esquecer que a revista citada foi considerada: "PROPAGANDA ENGANOSA", mentirosa e agressão, ao passado, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. São fatos que deveriam envergonhar os homens das promessas mentirosas.
Respeito à inteligência dos cidadãos é necessária. Chega de promessas mentirosas. É recurso de quem não tem o que apresentar.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 20 de junho de 2008

Comunicado do PDT – Partido Democrático Trabalhista de Ubatuba

Durante esta semana foi divulgada por vários órgãos de comunicação de Ubatuba e região a informação que nosso pré-candidato a prefeito Paulo Ramos de Oliveira, teria tido seus direitos políticos cassados e que em razão desta decisão, Paulo Ramos estaria impossibilitado de participar de nossa convenção no dia 27 de junho.
A verdadeira história é que em virtude de um atraso no recolhimento de uma taxa judicial, entendeu o Juízo da Comarca de Ubatuba que Ramos teria perdido o prazo e assim teria seus direitos políticos cassados.
Esta decisão foi em primeira instância, Paulo Ramos recorreu a instancia superior e no final da tarde do último dia 18, o TJ, Tribunal de Justiça, julgou procedente seu pedido e concedeu liminar resguardando seus direitos políticos.
Afirmamos mais uma vez que Paulo Ramos continua sendo nosso pré-candidato e participará de nossa convenção.
Boatos e mexericos, ações mesquinhas e politiqueiras visam somente os interesses de pessoas oportunistas, nunca o interesse da coletividade.
Esperamos que as eleições que se aproximam sejam disputadas, com honestidade e respeito entre os candidatos e que vise única e exclusivamente o interesse da população de Ubatuba.
Casemiro Galvão
Presidente do Diretório Municipal
Do PDT – Partido Democrático Trabalhista de Ubatuba

Convite

Tendo em vista a apreciação do Projeto de Lei nº. 166/07, que "Dispõe sobre as normas da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo do Município de Ubatuba", convidamos todas as pessoas interessadas e sociedade civil organizada, a estarem presentes na Câmara Municipal de Ubatuba, no próximo dia 25 de junho, a partir das 19:00h e no Salão da Igreja Católica, situado na Rua do Eixo, no bairro da Maranduba, no próximo dia 26 de junho, às16:00h, para fins de análise, dirimir dúvidas e ou propor alterações.
Respeitosamente,

Jairo dos Santos - PSB
Vereador em Ubatuba

Convenção do DEMOCRATAS

Convenção do DEMOCRATAS será neste domingo, dia 22 de junho de 2008.
Na oportunidade o partido irá deliberar sobre as coligações e candidatos para as próximas eleições. Eduardo César, filiado ao partido e inscrito perante o mesmo para disputar a reeleição ao cargo de Prefeito Municipal ressalta a importância do evento: "Será a primeira convenção do DEMOCRATAS em Ubatuba. É um momento muito importante para o partido". O Presidente do DEMOCRATAS em Ubatuba, Roberto de Carvalho Rezende, faz o convite a todos: "Aguardamos a presença de todos os filiados do partido, assim como os filiados aos demais partidos que comporão a sonhada coligação. Convidamos também toda a sociedade de Ubatuba".
A convenção acontece na Câmara Municipal, a partir das 10:00 horas, e deverá reunir um grande número de correligionários e representantes de outros dez partidos que devem apoiar o nome escolhido pelo DEMOCRATAS para disputar o próximo pleito.
Atenciosamente.

Roberto De Carvalho Rezende
Presidente da Comissão Provisória de Ubatuba
DEM - DEMOCRATAS.


 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Marisco  © Lucinao Cancelier

Marisco
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor