Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 30 de Junho de 2008 - Nº 1998 Edições Anteriores

Maré Legal Sítio Solaris Caragua.com.br

Região
Vereador volta à escola no Litoral Norte
A temporada de pinguins recomeça
II SImpósio de Subtenetes e Sargentos


Caraguatatuba
Produtora presenteia casais com DVD do Casamento Comunitário

Litorânea inaugura nova linha de ônibus de Caraguá ao Aeroporto de Guarulhos
DEM oficializa Aguilar e define vice apenas no dia 30
Associação de Combate ao Câncer de Caraguá promove feijoada beneficente
Cursos do SENAI continuam com inscrições abertas em Caraguá
Para o fim de inundações, tubulação está sendo implantada no Jardim Jaqueira

Ilhabela
DEM coliga com PDT e apóia Luiz Lobo para candidato a prefeito
Recesso legislativo começa na próxima terça
Dupla armada assalta pousada em Ilhabela

São Sebastião
São Sebastião faz evento de ecoturismo
Parceria garante projeto na Praia Brava
Câmara aprova regras para LOM
Membros da Cipa são empossados pela Prefeitura
Hospital de Clínicas de São Sebastião adquire novo enxoval para o Centro Cirúrgico
APS integra funcionários na 19ª Jornada da Saúde
Rotary Clube São Sebastião – Costa Sul tem nova presidente
Prefeitura entrega Centro de Lazer do Itatinga e promove show com Frank Aguiar
Mutirão da Cidadania chega ao alto do Jaraguá e atende 226 pessoas
Corpo de Bombeiros de São Sebastião realiza campanha “Bombeiro Sangue Bom”
Inauguração da Praça da Alegria, em Boiçucanga, será nesta segunda-feira
São Sebastião recebe título de “Prefeito Amigo da Criança” concedido pela Abrinq

Ubatuba
Após muitas surpresas, partidos definem candidaturas para as eleições 2008
Fundart realiza 4º curso de Fotografia Digital
Homem é morto dentro da própria casa
Ubatuba realizará encontro aéreo
Comitiva chilena é recebida no Paço da Prefeitura de Ubatuba
Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Ubatuba será inaugurada
Professores se reúnem para discutir práticas em sala de aula

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Vereador volta à escola no Litoral Norte
Líder do governo em São Sebastião quer curso de capacitação para políticos eleitos; proposta divide Câmara

Litoral Norte - Os novos parlamentares de São Sebastião, que saírem vencedores da eleição de 5 de outubro, podem ter de cumprir outro teste antes de assumir uma das 10 cadeiras na Câmara.
Uma indicação do vereador Robson Ceará (PPS), atual líder governista, sugere à Mesa Diretora elaborar projeto de resolução que aponte a necessidade de participação dos vereadores em cursos de capacitação legislativa. A análise da proposta deve ser concluída em 60 dias.
"O objetivo é preparar os operadores da atividade legislativa para uma atuação efetiva de trabalho. Sabemos que uma das funções do Poder Legislativo é fiscalizar o Executivo, mas para isso é preciso estar preparado para atuar com embasamento e o mínimo de discernimento necessário", justificou.
Segundo ele, o projeto se faz necessário para o aperfeiçoamento dos futuros vereadores e assim evitar o desconhecimento do processo legislativo em relação às leis municipais e procedimento de trabalho adotado. "Essa iniciativa pretende diminuir os episódios que ilustram a falta realidade da administração pública, em especial a legislativa."
No biênio atual, que termina este ano sob a presidência do vereador Marcos Leopoldino (PTB), não faltaram casos polêmicos divulgados pela mídia envolvendo o legislativo municipal como estouro na folha de pagamento, contratação de diretores de departamento com altos salários, demissão (e recontratação) de assessores, além da compra de um mastro para bandeiras, que seria instalado no jardim de inverno da Câmara. A assessoria de imprensa não soube informar o destino dado à peça.
De acordo com o documento, o curso ocorrerá uma vez a cada semestre abordando aspectos indispensáveis para a conduta dos agentes políticos como dominar o regimento interno da casa e princípios do direito administrativo na tentativa de evitar erros dos próximos legisladores. Faltas injustificadas dos vereadores durante o curso caracterizará infração implicando em sanções ainda não estabelecidas. "O curso é importante para que o vereador se aprimore e aprenda desenvolver bons projetos de lei, também ficando ciente sobre uma série de burocracias", disse o vereador Carlos Augusto Senatore (PMDB).
O vereador Wagner Teixeira de Oliveira (PV) considera que a realização do curso dará know-how aos próximos vereadores eleitos. "Durante a campanha, percebemos que alguns candidatos não sabem a real função do vereador", afirmou Teixeira.
LEI - O procurador jurídico da Câmara de São Sebastião, Samir Toledo Silva, disse que a indicação que trata do curso de capacitação legislativa "é absolutamente inovador e altamente relevante". Mas segundo o advogado, só terá valor efetivo a partir do momento em que a mesa diretora da Câmara proponha a criação do projeto.
O vereador Marcos Leopoldino (PTB) não foi localizado para comentar o assunto. Ele não atendeu aos telefonemas feitos pela reportagem. (Fonte: ValeParaibano)

A temporada de pingüins recomeça

Litoral Norte - Já são onze o número de pingüins que apareceram nas praias do litoral norte do Estado de São Paulo e sul Fluminense desde 23 de junho de 2008. O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha e o Aquário de Ubatuba foram acionados, e suas equipes foram até os locais registrados e resgataram os pingüins para tratamento médico veterinário.
Os animais encontrados nas praias apresentavam hipotermia, cansaço, magreza e anemia. O que ajudou muito a equipe foi a maneira de acondicionamento do animal até o resgate chegar. "Ao contrário do que a maioria acredita, esses animais estão com frio e precisam ser aquecidos, portanto deve-se colocar os animais em uma caixa de papelão envolto numa toalha ou jornal e esperar o resgate chegar" afirmou a médica veterinária Paula Baldassin, presidente do Instituto Argonauta e veterinária do Aquário de Ubatuba.
Os Pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus) são aves marinhas com o corpo adapatado para viverem na água. Não voam, e têm suas asas modificadas em nadadeiras. São animais com aproximadamente 70cm de altura e pesando cerca de 5kg. Apresentam uma plumagem preta no dorso e branca no ventre e pescoço, bem distintas após a primeira troca de penas, que ocorre quando eles completam um ano.
Esta espécie de pinguim vive em uma zona de clima temperado, podendo sofrer variações na temperatura do ambiente de 7 a 35ºC. Sendo encontrada na Patagônia Argentina e Chilena, formando grandes colônias, chamadas de "Pinguineiras".
É uma espécie que possui dois períodos de vida distintos: a época reprodutiva nos meses de Setembro a Março, em que forma casais monogâmicos, a fêmea coloca 2 ovos em ninhos construídos em tocas ou aos pés das árvores, que são chocados por 40 dias, o casal divide o cuidado parental como a incubação e os primeiros cuidados com os filhotes por aproximadamente 2 meses; e a época não reprodutiva, entre os meses de Abril e Setembro, que passam na água: eles saem em busca de alimento se aventurando por distâncias mais longas, podendo chegar até o nosso litoral sudeste e às vezes mais ao Norte da costa Brasileira. Se alimentam de peixes, lulas e pequenos crustáceos e ficam normalmente em grupos. Segundo a Bióloga e Educadora Ambiental de ambas instituições Carla Batriz Barbosa, ,é nesta ocasião que eles são encontrados, muitas vezes fracos, debilitados e necessitando de cuidados." Estes animais são encaminhados a Centros de Reabilitação de Animais Marinhos, e após estabilizados são levados para instituições que possam utilizá-los como forma de Educação Ambiental e pesquisa para melhor conhecimento da espécie" afirma a bióloga.
Segundo o Oceanógrafo Hugo Gallo, fundador de ambas instituições e Diretor do Aquário de Ubatuba, "a temporada promete ser intensa e semelhante a de 2000 quando tivemos mais de 100 animais resgatados". A maior ou menor ocorrencia destes animais em nossa região em diferentes anos, muito provávelmente esteja ligada ao regime de correntes oceanicas na costa brasileira. Atualmente apoiamos a tese de mestrado de uma aluna com nossos dados de ocorrencia e com dados das correntes coletados pelo INPE e que devem comprovar esta correlação".
O Aquário de Ubatuba e o Instituto Argonauta são as únicas instituições que possuem licença do IBAMA para resgatar aves e mamíferos marinhos na região. Ambas trabalham, com o apoio do IBAMA e o Instituto tem patrocínio do Aquário e da Petrobrás. Para dar continuidade e otimizar suas ações o Instituto Argonauta vem buscando recursos para a estruturação do centro de reabilitação e triagem de animais aquáticos, CRETA. O IBAMA apóia a iniciativa do Instituto Argonauta de implantação deste Centro na região. Qualquer pessoa física ou jurídica também pode colaborar através de doações por telefone ou pelo site www.institutoargonauta.org
Quanto menor o tempo passado entre o encalhe e o resgate, maiores são as chance do animal! Informações acerca da ocorrência de animais marinhos podem ser passadas por telefone ao Instituto Argonauta e ao Aquário de Ubatuba nos telefones 12 38321382, 38327491e 38334863. (Fonte: Aquário de Ubatuba)

II SImpósio de Subtenetes e Sargentos

Litoral Norte - Acontecerá no próximo dia 01 de Julho de 2008, na cidade de São Sebastião, o II Simpósio de Subtenentes e Sargentos, que terá palestras com o Juiz de direito, Doutor Guilherme Kirschner, 1º Ten Med PM Sérgio Eduardo Martins e o 1º Ten Dent PM Vitor Hugo Farina.
O objetivo é difundir conhecimentos para a manutenção da saúde, através da prevenção de doenças, proporcionar aos participantes, atualização dos conhecimentos nas áreas operacional e administrativa, conhecer e aprimorar novas técnicas e doutrinas necessárias para melhor desempenho nas funções de supervisão e acessória. Esclarecer as duvidas dos graduados, que necessitam utilizar em suas atividades profissionais os conhecimentos dos assuntos que serão abordados.
A Policia Militar qualifica e atualiza seus profissionais para que possam atender com técnica e qualidade quem depende de seus serviços. (Fonte: 20BPM)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Produtora presenteia casais com DVD do Casamento Comunitário

Caraguatatuba - A Litoral Virtual Produções Multimídia está presenteando com um DVD cada um dos 27 casais que participaram do casamento comunitário realizado no último dia 13, na Paróquia Santo Antonio, em Caraguatatuba, celebrado pelos padres Alessandro Henrique Coelho e Marcos Vinicius Rosa.
Os DVD´s começaram a ser entregues na última quinta-feira, dia 26, data em que foi finalizada a edição e gravação das mídias.
O casamento comunitário já se tornou uma tradição em Caraguatatuba, sendo realizado todos os anos no dia 13 de junho, dia de Santo Antonio, padroeiro da cidade.
Os casais que ainda não retiraram seu DVD devem entrar em contato pelo fone 3883-9494.

Clique na seta abaixo e assista a cerimônia do Casamento Comunitário realizado em 13/06/2008

Litorânea inaugura nova linha de ônibus de Caraguá ao Aeroporto de Guarulhos
Os moradores do Litoral Norte agora podem viajar pra qualquer lugar do mundo sem se preocupar com o transporte na ida e na volta.

Caraguatatuba - A Litorânea, empresa de transportes que atua no Litoral Norte, inaugurou na última sexta-feira, dia 27 de junho, a nova linha de ônibus de Caraguatatuba ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Além dos passageiros economizarem no tempo de viagem, cerca de 2 horas e 45 minutos, gastam menos com o valor da passagem e evitam o stress de mudar de veículo. Os ônibus contam com 46 poltronas confortáveis, suspensão a ar, banheiro e ar-condicionado.
São quatro horários de ida e mais quatro de retorno. As saídas de Caraguá acontecem às 5h30, 10h30, 15h30 e 19h30 e os horários de retorno no Aeroporto de Guarulhos são 7h, 12h, 15h e 21h30.
A Litorânea lança a novo itinerário como forma de incentivo ao desenvolvimento econômico do Litoral Norte e primando pela excelência nos serviços. Também proporciona mais comodidade aos moradores da região que podem viajar para qualquer lugar do mundo, sem se preocupar com o transporte na ida e na volta do Aeroporto.

DEM oficializa Aguilar e define vice apenas no dia 30
A convenção dos partidos DEM (Democratas); PTB (Partido Trabalhista Brasileiro); PSB (Partido Socialista Brasileiro); PDT (Partido Democrático Trabalhista); PRB (Partido Republicano Brasileiro) e PSDC (Partido Social Democrático Cristão), que aconteceu nesta quinta-feira, reuniu cerca de 1.500 pessoas e definiu algumas coligações.

Caraguatatuba - Iniciada às 18h de sábado, os partidos tiveram apoio do Ditran (Divisão de Trânsito) para conter e organizar o movimento, tanto de carros, quanto de pedestres, pois as cerca de 1.500 pessoas se espalharam dentro e fora da Câmara Municipal, local onde aconteceu a convenção.
Para que todos pudessem assistir o que acontecia durante a convenção, um telão foi instalado do lado de fora da Casa Legislativa. As votações definiram os candidatos a vereador e o candidato a prefeito, José Pereira de Aguilar, que ganhou apoio unânime para concorrer à reeleição. Seu vice será definido somente na próxima segunda-feira, data final para a apresentação e votação dos pré-candidatos e das coligações.
Segundo a presidente do Democratas, Maria Luiza Baracat, o partido ainda está em articulação e negociação com alguns possíveis candidatos a vice e também com outros partidos para coligação. “Definiremos tudo isso no dia 30 mesmo, pois sabemos que é o prazo final”, disse.
Como previsto em convenção anterior, do PSDB e demais partidos, que aconteceu no dia 22, o PTB ratificou sua coligação com o PSDB e PPS; confirmando a candidatura de dois vereadores.
O DEM, além de lançar seu candidato ao Executivo, votou pela candidatura de 16 nomes ao Legislativo, sendo 12 homens e quatro mulheres, e coligou-se com o PSDC, que irá definir seus candidatos também no dia 30 de junho. Outra coligação aconteceu entre os partidos PSB, com 3 candidatos, PDT, com 10 e PRB com 4.
Ao entrar no plenário, o candidato ao Executivo, José Pereira de Aguilar, foi bem recebido, inclusive com grito de guerra da comunidade presente. De acordo com Aguilar, não esperava tanta gente, afirmando que se soubesse que seria esta quantidade teria providenciado um local maior.
Aguilar discursou ainda, dizendo que o bem vence o mal, e são 25 anos de vida pública na cidade, com respeito e dignidade. “Eu posso dizer com tranqüilidade, que tenho um passado limpo”, disse o candidato, alegando que a intenção em sua gestão, é trabalhar para a melhora contínua da cidade. “Mesmo na gestão anterior, estive presente, dando o melhor de mim, até que cheguei ao governo municipal, como prefeito, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da população. Além de que, minha família, esposa e filhos, sempre estiveram unidos comigo, comprometidos com a cidade, realizando em conjunto um trabalho sério e sólido, portanto, não tenho vergonha de apresentar minha família à comunidade, pois somos unidos e estruturados, lutando para o bem comum e qualidade de vida da população de Caraguá”, desabafou.
O candidato confirma ainda que, a cidade está em franco crescimento sério e transparente, durante seu governo. “Não podemos acabar com isto, não podemos governar para e com meia dúzia de pessoas da elite, visando apenas o dinheiro. Temos que governar em conjunto com o povo e para o povo, sempre com dignidade, transparência e honestidade”, finalizou Aguilar, confirmando ainda, que até o dia 30 o Democratas terá o apoio de mais partidos. (Fonte: Imprensa Livre)

Associação de Combate ao Câncer de Caraguá promove feijoada beneficente
Adquirindo a feijoada, você ajuda a Associação a cuidar dos pacientes com câncer que residem em Caraguá

Caraguatatuba - A ACC - Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba realizará no mês de julho mais um evento em benefício dos pacientes com câncer cadastrados pela entidade.
Será realizada no dia 13 de julho, no domingo, das 13 às 15h a "Deliciosa Feijoada da ACC".
Adquirindo um cupom, pelo valor de R$ 10,00, o participante ajuda a entidade e saboreia uma deliciosa refeição, com sabor de solidariedade.
A entidade tem um papel importante no município, uma vez que possui mais de 200 pacientes cadastrados a quem presta auxílio com mantimentos, medicamentos e outros itens necessários durante o tratamento da doença, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Para contribuir com a feijoada basta doar algum ingrediente e adquirir o cupom. A Deliciosa Feijoada acontecerá na rua Benedito Zacarias Nepomuceno nº 713, no bairro Estrela D'Alva, na região central de Caraguá. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3881-2556 e 3883-1952. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Cursos do SENAI continuam com inscrições abertas em Caraguá

Caraguatatuba - Dos seis cursos profissionalizantes na área de construção civil oferecidos pelo SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial "Santos Dumont", em parceria com o Consórcio Caraguatatuba e a Prefeitura de Caraguá, cinco ainda estão com inscrições abertas.
Os interessados em se especializar em Armador de Ferros, Carpinteiro de Forma e Telhadista, Instalador Hidráulico, Pintor de obras e Pedreiro Eclético devem procurar a unidade do SENAI em Caraguá, que fica na Avenida Álvaro Theodoro, 125, Jardim Britânia, antigo galpão da distribuidora de bebidas da Antártica.
Os cursos do SENAI tiveram início no mês de maio e já formou turma de Pintor de Obras. Na próxima semana forma mais turmas nos cursos de Carpinteiro de Forma e Telhadista e Armador de Ferros e outras turmas terão início também na próxima semana.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma hora de almoço, que também é oferecido gratuitamente aos alunos. O curso de Pedreiro é de 176h e tem 22 dias de duração; o de Armador é de 160 horas divididas em 20 dias; o de Carpintaria é de 176 horas em 22 dias; o de pintor é de 112 horas em 14 dias e os cursos de Instalador Hidráulico e Eletricista têm 140 horas em 18 dias.
O objetivo de trazer os cursos para Caraguá foi capacitar profissionais para serem aproveitados nas obras da construção da base de Gás, para que o Consórcio Caraguatatuba, possa utilizar a mão-de-obra local. Vale lembrar que os cursos não garantem vagas de emprego, porém facilita na seleção das vagas que surgirão.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone 3888-4216, na unidade do SENAI em Caraguá, ou no local na Avenida Álvaro Theodoro, 125, Jardim Britânia, antigo galpão da distribuidora de bebidas da Antártica. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Para o fim de inundações, tubulação está sendo implantada no Jardim Jaqueira

Caraguatatuba - Os bairros do Tinga, Jardim Jaqueira e parte do Indaiá estão prestes a comemorar mais uma melhoria na cidade. Desde o início desta semana, a Prefeitura Municipal, por meio da SESEP (Secretaria de Serviços Públicos), vem colocando tubulações para a captação de águas pluviais.
Segundo Bruno Alexandre Magina, diretor da SESEP, até a próxima sexta-feira dia4 de julho, as obras deverão estar finalizadas, dando fim às inundações que ocorriam em dias de temporais, na proximidade do bairro.
"As chuvas fortes que caíam na cidade ocasionavam inundações. Com a tubulação, haverá uma válvula de escape e não teremos mais o problema", garantiu Magina.
As águas captadas irão para o rio Santo Antônio, através de 180 tubos de 1,5m de comprimento e 1m de diâmetro, totalizando aproximadamente 300m de extensão.
Com o serviço feito pela Prefeitura, a vala aberta que existia no local, em frente ao Mercado Municipal, não existirá mais e dará uma nova cara ao local. Além disso, a Rio - Santos está sendo vitalizada e a redondeza passando por urbanização.
"A população só tem a ganhar. As pessoas olharão o local com outros olhos", destacou o diretor da SESEP. A região conta com a rodoviária reformada, urbanização 1º Centenário Batista, além da construção do Mercado Municipal e do CREMI (Centro de Referência Municipal do Idoso) por parte da Prefeitura. O Hipermercado Shibata, recém inaugurado também se localiza na vizinhança. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

DEM coliga com PDT e apóia Luiz Lobo para candidato a prefeito

Ilhabela - O partido dos Democratas (DEM) de Ilhabela definiu durante sua convenção partidária, na noite de quinta-feira, a coligação proporcional para disputar as cadeiras do Legislativo com o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Para a majoritária, apoiará Luiz Lobo (PSDB).
Durante a convenção, foi definido o presidente da coligação e o nome para a parceria entre DEM e PDT: “Compromisso com Ilhabela”.
Segundo o presidente do DEM municipal e também da nova coligação, Marcelo Freitas, a junção com o PDT proporciona uma renovação, pois é formada, em sua maioria, por pessoas jovens. “Além disso, um acabou completando as necessidades do outro e ambos podem eleger vereadores”, afirmou.
Já sobre o nome da coligação, Freitas justificou que é por isso que Ilhabela clama hoje, por compromisso. “O que temos atualmente, são pessoas compromissadas consigo mesmo e esquecem do município”, falou.
Para o presidente do PDT e primeiro delegado da coligação ‘Compromisso com Ilhabela’, Vinícius Julião, a união com o DEM será uma aliança, onde os grupos trabalharão juntos. “Enquanto os outros grupos estão discutindo pessoas, nós debatemos idéias para Ilhabela. Por isso, para o PDT, é uma honra esta parceria com o DEM”, analisou.
Durante a convenção, o diretório do DEM que é formado por oito membros, contou com a presença de seis. A votação para coligação com o PDT e apoio a Luiz Lobo foram de cinco votos e uma abstenção.
Em relação ao apoio a Luiz Lobo, Freitas garantiu que havia um pedido da Executiva Estadual para que na medida do possível coligassem com o candidato do PSDB. “Nós tínhamos outras possibilidades de coligação, além desta solicitada, que nos seria permitida, no entanto, analisando o quadro político e o que seria bom para o partido e para Ilhabela, decidimos apoiar a Lobo”.
Segundo o candidato Luiz Lobo, o apoio do DEM é importante também devido a boa visibilidade nacional que o partido tem. “É um partido forte que nos acrescenta. Aproveito também para parabenizar o presidente do DEM, o Marcelo, por ser um homem de palavra”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Recesso legislativo começa na próxima terça

Ilhabela - A Portaria nº 26/2007 assinada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), informa que no período de 1º a 31 de julho acontecerá o recesso legislativo.
De acordo com a Portaria, neste período verifica-se uma sensível redução dos trabalhos legislativos, em função da não realização das sessões ordinárias e a conseqüente não apresentação de matérias.
É durante o recesso que as férias de alguns dos funcionários da Casa são colocadas em dia. O recesso é cumprido também por uma questão de economia, pois propicia a redução do horário de expediente da Casa.
O horário de funcionamento da Câmara durante todo o mês de julho será das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Dupla armada assalta pousada em Ilhabela

Ilhabela - Dois homens armados assaltaram na noite da última sexta-feira a pousada Refúgio das Pedras, situada no bairro Ponta da Sela, uma das mais tradicionais de Ilhabela. De acordo com informações da Polícia Militar, dois homens armados invadiram a pousada e renderam o proprietário, sua mulher e sua sogra. O assalto ocorreu por volta das 19h. As vítimas não tiveram o nome revelado pela polícia. Os suspeitos levaram R$ 5.000 em jóias e aparelhos celulares, além de R$ 300 em dinheiro. A Polícia Civil vai investigar o crime, mas não há pistas dos assaltantes. Os dois suspeitos conseguiram fugir do local. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

São Sebastião faz evento de ecoturismo
Além da contratação de monitores credenciados pela prefeitura e Fundação Florestal, os passeios devem ser agendados na Secretaria Turismo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2620

São Sebastião - São Sebastião irá promover, no período de 11 a 20 de julho, das 9h às 18h, em Boiçucanga, na costa sul, a segunda edição do Festival de Ecoturismo. Esportes de aventura, trilhas e artesanato estão entre as inúmeras opções que prometem agradar amantes da natureza de todos os gostos e idades.
O evento tem como objetivo divulgar as atividades de ecoturismo e outras opções de lazer já existentes no município, assim como movimentar o inverno no litoral. "O festival irá reunir várias opções de passeios em meio à natureza, além de artesanato típico e atividades ligadas à educação ambiental", afirmou o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro.
O Festival de Ecoturismo é uma opção de lazer não apenas para turistas, mas também para os próprios moradores da região que muitas vezes desconhecem o que a cidade tem a oferecer. "Durante o festival, todas as ofertas ficam concentradas num único local, com atrativos para todas as idades e estilo do visitante", afirmou.
Os adeptos do turismo de aventura, por exemplo, podem optar entre roteiros que incluem atividades como tirolesa, canoagem, rapel e muito mais. "A exposição dos produtos acontecem em Boiçucanga, mas na verdade temos opções de ecoturismo por todo o município", disse.
O rapel, por exemplo, pode ser praticado na Cachoeira da Pedra Lisa, em Boiçucanga. São 50 metros de descida vertical ao lado de uma queda d' água com piscina e hidromassagem natural.
Uma das grandes atrações do festival, segundo Balieiro, é a "Casa da Trilha"--uma exposição de artesanato local. "Existe ainda um roteiro de visitas aos artesãos, onde é possível acompanhar todo o trabalho deles. Uma atração muito interessante".
Balieiro também fez questão de destacar as trilhas existentes no município, afirmando que a Trilha da Praia Brava passará por um processo de estruturação, num projeto em parceria com a Petrobras (veja texto nesta página).
TRILHAS - Para o acesso às trilhas, bem como os demais programas, é obrigatório o acompanhamento de guias e monitores, segundo o diretor de Turismo do município, Rogério Barroso. "Além de estarem em área de preservação permanente, no Parque Estadual da Serra do Mar, é muito perigoso que o visitante tente fazer a trilha a pé. É obrigatório o acompanhamento de monitores", afirmou.
Segundo ele, as duas principais trilhas são a da Praia Brava e a do Ribeirão do Itú, ambas na região de Boiçucanga. "Na do Ribeirão do Itú, é possível escolher entre inúmeras cachoeiras", disse.
Além disso, Barroso destacou ainda a Trilha do Sítio Arqueológico, no bairro de São Francisco, que compreende uma área de ruínas formando um complexo arquitetônico com indícios das atividades agrícola e industrial, assim como vestígios da forma clandestina do tráfico de escravos. "Um opção cultural bastante indicada".
Outra dica é a Reserva Indígena Guarani do Rio Silveiras, localizada em Boracéia. No local, cerca de 500 guaranis vivem principalmente do plantio de palmito (pupunha) e da venda de artesanato típico. A reserva foi oficializada por decreto presidencial em 1987. (Fonte: ValeParaibano)

Parceria garante projeto na Praia Brava

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Petrobras, irá iniciar um projeto de estruturação na Trilha da Praia Brava, em Boiçucanga. O investimento, de R$ 320 mil, conta com o apoio da Petrobras e da ONG Litoral Norte. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Teo Balieiro, o projeto integra o Plano Municipal de Ecoturismo do município. Além de dar condições adequada à visitação, o intuito é construir uma guarita e realizar o monitoramento e controle da estrada de acesso à praia com monitores e guardas-parque. "A idéia é envolver envolver a comunidade, preservando o patrimônio natural daquela localidade", disse Balieiro. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara aprova regras para LOM

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram por unanimidade o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que estabelece as diretrizes a serem observadas na lei orçamentária do município para o exercício 2009. Após duas votações e aprovação sem emendas o projeto aguarda agora sanção do prefeito Juan Garcia (PPS). A lei prevê uma reserva de contingência máxima de 5% da receita líquida para atender passivos, riscos e eventos fiscais imprevistos devendo ser utilizada mediante créditos adicionais. Pelo projeto, a Prefeitura de São Sebastião deverá enviar ao Legislativo, projetos de lei propondo alterações na legislação, inclusive a que dispõe sobre tributos municipais, entre outros pontos. (Fonte: ValeParaibano)

Membros da Cipa são empossados pela Prefeitura

São Sebastião - Os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de São Sebastião foram empossados nesta sexta-feira na Videoteca Municipal. A posse contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, que nomeou, após consenso entre os integrantes, o servidor municipal Célio Silveira como presidente da gestão 2008/2009.
Na ocasião, o prefeito aproveitou para informar que assinou um decreto que regulamenta a Cipa e entregou certificados de conclusão aos participantes do curso sobre prevenção de acidentes do trabalho.
“Agradeço o prefeito pela confiança. A gente pretende atuar em conjunto com a administração e continuar o trabalho da gestão anterior. A idéia também é capacitar o funcionalismo em como utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequadamente para prevenir acidentes. Acredito que a Cipa será de conquistas em benefício dos servidores”, comentou Silveira.
Ele também falou sobre o decreto assinado pelo prefeito. “Hoje nós temos onde nos amparar”, afirma.
A posse contou ainda com o chefe da Divisão da Segurança do Trabalho, Sebastião Passarelli, e o ex-presidente Eduardo Acien Ruiz, que elogiou a iniciativa do prefeito em regulamentar a Cipa. “Agora a Cipa é regida pelo município, cujo decreto foi elaborado pelos próprios membros. Antes nós seguíamos a Consolidação das Leis Trabalhistas”, revela. Ruiz também disse que ficou surpreso com o número de pessoas que se candidataram na última eleição para atuar na Comissão. “Nossa maior dificuldade era a participação dos funcionários”, destaca.
O prefeito Dr. Juan Garcia agradeceu a dedicação dos servidores que se candidataram a uma vaga na Cipa e declarou que tem notado uma evolução favorável, acima do que acontecia na Prefeitura. “Temos trabalhado para atender cada queixa e reivindicação de maneira que as coisas andem equilibradamente. Estruturamos e fizemos a Segurança do Trabalho, que está evoluindo e se faz presente em todos os setores da administração, além de ter distribuído uma farta distribuição de EPI’s à categoria”. Ele também fez questão de frisar as dificuldades da Prefeitura com relação, por exemplo, a realização de licitação para a obtenção de equipamentos devido à quantidade de itens necessários e que demandam tempo.
A eleição da Cipa ocorreu entre os dias 12 e 16 de maio de 2008, cuja renovação foi de mais de 90%. Ao todo 22 candidatos concorreram a 11 vagas titulares.
Os cargos de vice-presidente e de secretário ficaram com os servidores Carlos Henrique de Campos e Waldir Simões da Silva, respectivamente. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Hospital de Clínicas de São Sebastião adquire novo enxoval para o Centro Cirúrgico
Hospital vem recebendo uma série de melhorias desde o processo de municipalização, como novos equipamentos, obra de ampliação do prédio e no próximo dia 4, às 19h30, a Unidade de Quimioterapia

São Sebastião - O Hospital de Clínicas de São Sebastião, administrado pela Prefeitura por meio da OS (Organização Social) Pró-Saúde, apresentou esta semana o novo enxoval adquirido para o Centro Cirúrgico. Uma medida que visa otimizar a operação do sistema, que hoje realiza cerca de 700 cirurgias/mês.
Foram comprados 260 campos cirúrgicos (lençóis de isolamento utilizados nas cirurgias), 110 conjuntos privativos de (uniformes das equipes de médicos cirurgiões e enfermeiros) e 37 aventais cirúrgicos. Conforme explicou o diretor de apoio da Pró-Saúde, Walmir Gomes, a otimização é imediata, já que todos estes materiais passam por constantes processos de lavagem e esterilização, o que gera um desgaste dos materiais ao longo do tempo. O investimento foi de R$ 7 mil. Além dos novos conjuntos, o Hospital de Clínicas ainda recuperou uma mesa cirúrgica Mercedes Imec, que apresentava problemas hidráulicos.
O Hospital vem recebendo uma série de melhorias desde o processo de municipalização, como novos equipamentos, treinamentos de funcionários, a obra de ampliação do prédio, que foi lançada no início de junho, e agora no próximo dia 4, às 19h30, a Unidade de Quimioterapia. A Prefeitura de São Sebastião assumiu o Hospital de Clínicas em novembro de 2007, numa co-gestão com a Pró-Saúde. Outras conquistas também podem ser citadas, como o aumento do número de leitos de UTI e a criação de linhas de atendimento ao paciente.
A Pró-Saúde é uma Organização Social que já atua no mercado há 40 anos e administra várias unidades hospitalares no Brasil, entre elas, o Hospital de Cubatão, na Baixada Santista. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

APS integra funcionários na 19ª Jornada da Saúde

São Sebastião - Funcionários da Prefeitura de São Sebastião e demais profissionais da área de saúde da região se integraram na 19ª Jornada da Saúde, realizada nesta sexta-feira (27/6), pela Associação dos Profissionais de Saúde de São Sebastião (APS), com o apoio da Prefeitura e a Organização Social (OS) Pró Saúde, responsável pela administração do Hospital de Clínicas, Pronto Socorro Central e Pronto Atendimento de Boiçucanga. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia e da Secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite.
A Jornada tem como finalidade promover o aprimoramento técnico e científico dos profissionais da área da saúde e de acordo com informações do presidente da APS, Elias Cecílio Neto, esta edição teve o foco nos profissionais técnicos, como por exemplo, os auxiliares de enfermagem. “Nosso intuito foi contemplar essa classe que é muito grande no município”, declarou.
O prefeito Dr. Juan Garcia, que também é membro e fundador da APS, parabenizou a iniciativa dos organizadores e enalteceu o trabalho voluntário desenvolvido pela associação, destacando o Projeto “Bem-te-vi”, que conta com o apoio da Prefeitura: iniciativa que vai disponibilizar aparelhos ortodônticos para 100 crianças do município. “É uma tradição da APS desde sua fundação, o engajamento no trabalho voluntário e isso tem muito valor”, avaliou.
Dentro das palestras programadas para a 19ª Jornada da Saúde, os profissionais discutiram os cuidados com a voz no trabalho, sindicâncias em processos administrativos, urgências em psiquiatria, assistência ao recém-nascido a termo normal, caracterização do idoso frágil, queimaduras e traumatismos oculares, entre outras. A programação do evento também contemplou um coquetel de integração com música, dentro do “Encontro Musical dos Talentos da Saúde”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Rotary Clube São Sebastião – Costa Sul tem nova presidente

São Sebastião - O Rotary Clube de São Sebastião – Costa Sul empossou Rosângela Faria como presidente da entidade para a gestão 2008-2009 na última quinta-feira (26/6). A solenidade de transferência de “PIN” foi realizada em Boiçucanga, no restaurante Casa das Pedras e contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia.
A entidade existe há pouco mais de um ano e já realizou relevantes serviços para a comunidade, como por exemplo, o prêmio “Destaque do Enem 2007” que premiou alunos da escola estadual Dulce César Tavares em Maresias com bolsas de estudo nas Faculdades de São Sebastião (Fass), computadores e aparelhos MP3, além da doação de três cadeiras de rodas para o Centro de Reabilitação em Boiçucanga.
O prefeito parabenizou as ações desenvolvidas pelo clube, ressaltando a importância do trabalho voluntário para a sociedade. “Parabenizo as iniciativas rotarianas, sempre realizadas de forma desprendida, abnegada e reitero que a Prefeitura está à disposição para ajudar naquilo que lhe compete”, declarou.
Nesta segunda-feira (30/6), está prevista a cerimônia de transferência do “PIN” para a nova diretoria do Rotary Clube São Sebastião – Centro. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura entrega Centro de Lazer do Itatinga e promove show com Frank Aguiar

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião inaugura na próxima quarta-feira (2/7) a partir das 20h30, o Centro de Lazer do Itatinga. Moradores serão beneficiados com o primeiro campo de futebol oficial da região da Topolândia, o qual conta com sistema de iluminação para jogos noturnos. Além disso, o complexo esportivo contará com quadra poliesportiva, campo de futebol de areia, pista de skate, área para jogos de mesa e parque infantil, totalizando um investimento de R$ 1,4 milhão. Além de apresentações culturais e esportivas, a programação reserva um grande show com o cantor Frank Aguiar.
Quem passa pela região da Topolândia hoje pode presenciar as crianças que já brincam num espaço seguro e adequado. A comunidade também foi beneficiada com um sistema de iluminação igual ao da Rua da Praia: são 27 postes com cerca de 20 metros de altura e fiação subterrânea, num investimento aproximado de R$ 150 mil. Esta obra, que valoriza ainda mais a região, também será oficialmente entregue à comunidade na cerimônia de inauguração do Centro de Lazer do Itatinga.
Alegria e forró - O show de Frank Aguiar, um dos principais nomes do forró eletrônico no país, promete “incendiar” a região da Topolândia com seus grandes sucessos. O artista, que atualmente ocupa uma cadeira na Câmara Federal, apresenta aos sebastianenses um pouco da cultura do Pará, com as músicas do álbum “Carimbó”, 19º de sua carreira, calcado na obra de Pinduca, um dos mais importantes cantores e compositores brasileiros. Hits como “Mulher Madura” e “Prenda Minha”, que levaram o cantor por muitas vezes ao primeiro lugar no top das músicas mais tocadas das rádios de todo o país completam o repertório. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mutirão da Cidadania chega ao alto do Jaraguá e atende 226 pessoas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou nesta sexta-feira (27/6), no bairro do Jaraguá, mais uma edição do “Mutirão da Cidadania”, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com as pastas de Administração (Secad), Saúde (Sesau), Subprefeituras (Sesub) e Governo (Segov). A ação visitou 154 casas e atendeu 226 moradores que residem na “parte alta” do bairro da Costa Norte.
O Mutirão visa orientar e conscientizar a população sobre a manutenção de um espaço limpo para a qualidade de vida das pessoas. A iniciativa ainda aborda temas relacionados à Agenda 21, maneiras corretas de acondicionar o lixo e a sucata, entre outras questões voltadas à área ambiental. Além disso, os funcionários envolvidos ouvem as reivindicações dos moradores para, posteriormente, elaborar um diagnóstico do bairro com o propósito de facilitar o planejamento da Prefeitura.
Os moradores aprovaram a ação da Prefeitura. Lucilene Jesus Souza, 27 anos, disse que a equipe passou várias orientações sobre resíduos sólidos e Dengue. “Moro há pouco tempo no bairro e foi a primeira vez que eu vi este tipo de iniciativa”, disse.
Já Cristiane Pereira de Souza, 26 anos, ressaltou que contribuiu para a denúncia de alguns entulhos jogados próximos à residência e que podem ocasionar riscos de Dengue. “Gostei muito de receber a visita dos agentes. Isso mostra que não estamos esquecidos”, destacou.
O próximo Mutirão da Cidadania está agendado para o dia 4 de julho (sexta-feira), no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul. Informações pelo telefone (12) 3892-6000, na Secretaria de Meio Ambiente. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Corpo de Bombeiros de São Sebastião realiza campanha “Bombeiro Sangue Bom”

São Sebastião - Na próxima quarta-feira (2/7), das 9 às 17h, o Corpo de Bombeiros de São Sebastião, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hemonúcleo de Taubaté, que é responsável pelo abastecimento de cidades no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, promove a campanha “Bombeiro Sangue Bom”, quando todo o efetivo da corporação doa sangue.
A iniciativa é realizada em todo o Estado de São Paulo durante o mês de julho. Em São Sebastião, porém, a campanha ocorre apenas em um dia e é extensiva à comunidade com o objetivo de arrecadar aproximadamente 100 bolsas de sangue.
Segundo o comandante 11º GB de São Sebastião, tenente Felipe Rodrigues Paes, a intenção é fazer com que todos os bombeiros que atuam no município, Caraguatatuba e Ubatuba, além dos cidadãos, participem, exercendo sua cidadania. A campanha também contará com a participação do efetivo do 17º Grupamento, o Salvamar.
Os interessados em doar sangue podem se dirigir ao Corpo de Bombeiros, localizado na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 1.111, cuja estrutura será adaptada para atender aos doadores.
Os requisitos básicos para doar sangue são: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto (RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte). Pessoas que tiveram Malária, Hepatite após os 10 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e doença de Chagas e aquelas que fazem uso de drogas ilícitas injetáveis não podem ser doadores. Mulheres grávidas também são impedidas de doar sangue. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inauguração da Praça da Alegria, em Boiçucanga, será nesta segunda-feira

São Sebastião - Nesta segunda-feira (30/6), às 17h, a Prefeitura de São Sebastião entrega oficialmente a “Praça da Alegria” à comunidade de Boiçucanga, na Costa Sul do município. A cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia.
A área, que foi desapropriada pela administração no ano passado, fica na esquina das ruas Manoel Benjamim dos Santos e Luziana, no centro comercial do bairro onde é realizada inclusive a feira livre. O local foi totalmente revitalizado e ganhou piso intertravado, bancos e paisagismo, se tornando um espaço de convívio para a comunidade.
Com relação a pista de skate, que está sendo construída na Praça Pôr-do-Sol e faz parte do projeto de urbanização da orla da praia, também em Boiçucanga, a Prefeitura informa que a entrega oficial deve ocorrer até o fim de julho, com data ainda a ser definida. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe título de “Prefeito Amigo da Criança” concedido pela Abrinq

São Sebastião - Pelo segundo dia consecutivo o município de São Sebastião foi agraciado com um prêmio por desenvolver um trabalho voltado para o social. Desta vez, o reconhecimento veio da Fundação Abrinq, que na última quinta-feira (26/5) homenageou, em Brasília (DF), 132 cidades com o título de ”Prefeito Amigo da Criança”. O diploma e a faixa foram recebidos pela secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, que na ocasião representou o prefeito Dr. Juan Garcia.
A cerimônia realizada no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, contou com a presença do deputado federal Paulo Henrique Lustosa, coordenador da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente; Maria Luiza Moura Oliveira, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); Carlos Antonio Tilkian, presidente do Conselho de Administração da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros.
O Programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 pela Fundação Abrinq com o objetivo de compromissar o poder público municipal a implantar e implementar políticas públicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes.
Nesse sentido, o foco principal do programa é o acompanhamento e a avaliação dos indicadores sociais e políticas públicas voltadas à população infanto-juvenil, objetivando contribuir para que as gestões desenvolvam iniciativas efetivas.
Segundo a Fundação, os gestores são chamados a elaborar, de forma participativa e integrada, o diagnóstico da situação da infância e da adolescência em seu município, e construir uma visão de futuro, estabelecendo metas e um plano de ação com as prioridades para os quatro anos de sua gestão.
Para a gestão 2005-2008 foram 2.263 municípios inscritos, sendo que 1.155 responderam ao questionário no primeiro mapa e 931 passaram por essa fase, Na segunda etapa, 535 foram selecionados e os 132 classificados receberam o prêmio.
Para a secretária Ana Margarida, responsável\pela pasta que desenvolve por parte dos trabalhos sociais com as crianças e adolescentes do município, o reconhecimento da Fundação Abrinq é um indicativo de que administração está no caminho certo. “Temos metas traçadas e trabalhamos para que elas sejam alcançadas. Esse é um compromisso do governo.”
A Prefeitura tem priorizado recursos voltados à criança e ao adolescente com relação à saúde, educação e proteção social. Atualmente, o município conta com 14 projetos sociais em atividade. A Prefeitura investiu em ações como a construção de novas escolas, abertura de creches, instalação de parques infantis e complexos esportivos nos bairros, entre outros.
ABM
Além do prêmio da Abrinq, no dia anterior São Sebastião foi contemplada com o Troféu e Diploma do Mérito Municipalista por ser destaque em Gestão Pública. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), dentro do 3 Seminário Internacional Sobre Federalismo e Desenvolvimento – Políticas Públicas e Responsabilidade Social.
Dos quase 6 mil municípios brasileiros, 45 foram homenageados em algumas categorias como Gestão Pública, Gestão Ambiental, Melhores Práticas de Gestão, personalidades e entidades e programas com projetos destacados. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Após muitas surpresas, partidos definem candidaturas para as eleições 2008

Ubatuba - Após diversas surpresas ocorridas ao longo do período chamado “pré-eleitoral”, o quadro político, para a próxima disputa pela Prefeitura de Ubatuba, está, enfim, definido. Os nomes e alianças, anunciadas nesta semana, formaram candidaturas bem distintas do que muitos esperavam para as eleições deste ano.
O atual prefeito Eduardo César (DEM) conseguiu uma numerosa aliança e terá o apoio de 10 partidos para a reeleição, além de ter o vice Moralino Valim filiado ao PMDB, outra importante legenda nacional.
O maior mistério, desde o início do ano, era o posicionamento do PSDB ubatubense. Líderes tucanos do município, ora sinalizavam apoio ao ex-prefeito Paulo Ramos, ora se aproximavam do atual, Eduardo César.
Entretanto, uma determinação do diretório estadual, obrigou a cúpula do PSDB de Ubatuba a fortalecer o ideal de candidatura própria na chapa majoritária. Sendo assim, o empresário Sérgio Caribé despontou como único nome dos tucanos, iniciando até uma campanha antes do anúncio oficial.
No entanto, na convenção do partido, outra surpresa, Caribé foi derrotado pelo engenheiro Pedro Tuzino, que ganhou o direito de disputar a Prefeitura Municipal pelo PSDB. Anteontem, os tucanos confirmaram aliança com o PR, lançando a empresária Ana Barone, como vice de Tuzino.
A coligação, para o Executivo, entre PSDB e PR também é outra surpresa “de última hora”, para a disputa deste ano. O Partido da República estava muito próximo de um acerto com o ex-prefeito Paulo Ramos, mas a aliança não vingou.
O PR também é a legenda do deputado federal, Clodovil Hernandes, que, no início do ano, chegou a cogitar a possibilidade de se lançar candidato a prefeito da cidade.
O ex-apresentador desistiu logo da idéia e chegou a anunciar apoio ao pré-candidato petista, Maurício Moromizato. No entanto, o PT ubatubense não conseguiu atrair a cúpula municipal do PR e, após intervenção de Brasília, Clodovil também retirou o apoio ao petista. O deputado foi orientado pelos líderes nacionais do PR a não participar da corrida eleitoral em Ubatuba, pois poderia prejudicar as intenções municipais do partido.
Sem o apoio do PR e de Clodovil, Maurício Moromizato firmou aliança com o PTB e terá o empresário Tato, como vice na chapa majoritária. Tato do PTB, que, provavelmente, sairia com o PSDB, mas desistiu da coligação, após a derrota interna de Sérgio Caribé, na convenção tucana.
O único posto que ainda não está definido para as próximas eleições é o nome do vice-prefeito na chapa de Paulo Ramos. O ex-administrador municipal deve anunciar alguém ligado ao PSB de Ubatuba, com o objetivo de formar o principal bloco de oposição ao atual prefeito Eduardo Cesar. Com os nomes e conjuntura definidos, agora resta ao eleitor esperar a campanha eleitoral e escolher a melhor opção para o município. (Fonte: Imprensa Livre)

Fundart realiza 4º curso de Fotografia Digital

Ubatuba - Tem início, no próximo dia 3 de julho, a quarta edição do Curso de Fotografia Digital, promovido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e ministrado pelo premiado fotógrafo Delmar Correa. O curso é voltado para iniciantes e amadores que desejam aprimorar suas técnicas e conta com aulas práticas e teóricas, além de fundamentos do Photoshop e Power Point. Os interessados devem procurar a sede da Fundart para realizar as suas inscrições.
O curso tem duração de um mês, com previsão de término para o dia 31. As aulas teóricas acontecem às terças e quintas das 19h30 as 22h, no Sobradão do Porto. As aulas práticas acontecem aos sábados ou domingos, em dias de bom tempo, em saídas de campo, nas trilhas, praias, praças, centro da cidade, flores, mirantes, com fotos do pôr-do-sol e noturnas, além de cachoeiras, Ilha Anchieta e competições esportivas.
O professor Delmar Correa afirma que os cursos têm proporcionado aos alunos boas oportunidades de conhecer Ubatuba, em momentos especiais. “A turma de junho conseguiu captar paisagens excepcionais, com inúmeras cores de pôr-do-sol tendo ao fundo a Serra do Mar, as praias de Itaguá, Cruzeiro e a cidade de Ubatuba. Em 30 anos de fotógrafo, nunca vi um anoitecer tão colorido. Realmente, parece que Deus escolheu Ubatuba para nos presentear, com uma natureza estonteante.”
Conteúdo - Os pré-requisitos necessários são: ter câmera digital, com qualquer resolução e cartão de memória e ser maior de 12 anos. O programa inclui: terminologia, manuseio, ajuste de equipamentos digital, vários formatos, regulagem da máquina, modos: macro, close up automático, manual, programado, prioridade de abertura e prioridade de velocidade.
As aulas teóricas de Photoshop incluem: introdução, ferramentas, manuseio, acertos das imagens, correção, brilho, contraste, cores, filtros e dupla exposição. No Power Point os alunos aprenderão a construir uma apresentação das imagens em slide show com trilha sonora, para TV e computador.
Ao final, os alunos recebem certificado de 40 horas e, de brinde, levam um DVD, com o making off do curso e as melhores fotos de cada aluno. O valor do curso é de R$ 120, podendo ser parcelado em 2 vezes. Para aposentados, o preço é especial: R$ 80,00. Para mais informações, ligue (12) 3835-1957 ou cel. (11) 9216-0305 ou Fundart: (12) 3833-7000 – (12) 3833-7001. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Homem é morto dentro da própria casa

Ubatuba - Dalvenir Jordão de Faria, 51 anos, foi encontrado morto na sala de sua casa, na rua Paraná, no Centro, durante a noite da última quinta-feira. De acordo com a Polícia Civil, alguém que não quis se identificar ligou para a polícia afirmando que havia uma residência da Rua Paraná que estava com os portões abertos.
No local, policiais encontraram uma edícula, no fundo das casas, que tinha a porta do quarto com sinais de arrombamento. Verificaram também que a porta estava aberta e que na cozinha havia manchas de sangue no chão e nos armários.
A polícia relata que o corpo foi localizado na sala desta edícula, já enrijecido e com o rosto coberto com um pano que aparentava ser uma colcha. Policiais contam que, no local, havia papéis e objetos revirados.
Ainda segundo a PM, provavelmente a causa morte foram golpes com barras de ferro, já que havia uma barra próxima à vítima. Ainda não existem suspeitos e a família da vítima, até o início da tarde, não havia sido localizada. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba realizará encontro aéreo
Cerca de 50 aeronaves deverão colorir o céu de Ubatuba; diversos aeroclubes já confirmaram presença no evento

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, juntamente com a Associação Brasileira de Ultraleves (ABUL), realizará o primeiro encontro aéreo regional de ultraleves no próximo final de semana, dias 5 e 6 de julho. O evento será realizado no aeroporto Gastão Madeira, das 09 horas do dia 5 até as 16 horas do dia 6.
Diversos aeroclubes já confirmaram presença, e dependendo das condições do tempo, mais de 50 aeronaves irão colorir o céu de Ubatuba. A palestra de apresentação da viagem ocorrerá a partir das 17 horas na sede da Associação Comercial. Por volta das 20 horas, os pilotos irão para a confraternização do evento. Na manhã seguinte, os pilotos farão vôos demonstrativos, iniciando as decolagens a partir das 11 horas.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, é a realização de um anseio há muito reivindicado pelos pilotos. ”Desde 2005 iniciamos o contato com alguns pilotos no sentido de se realizar um encontro aéreo. O comandante Camargo, da Escola Americanense de Aviação, que já teve sede em nossa cidade, foi um dos principais incentivadores. Agora chegou a vez dos pilotos constatarem as belezas que Ubatuba oferece quando vista de cima”.
ABUL - A Associação Brasileira de Ultraleves – ABUL, possui um hangar em Ubatuba, tendo dezenas de praticantes na região. É a entidade civil máxima, de caráter desportivo, que reúne os praticantes do vôo em aeronaves ultraleves em todo território nacional. Foi fundada em 14 de março de 1987 e neste mesmo ano, reconhecida e autorizada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, com objetivos específicos de projetar, promover, divulgar e coordenar as atividades do vôo em ultraleve, assim como organizar e dirigir competições de vôo em âmbito nacional. De acordo com Mike Buser, dirigente regional da entidade, a categoria passa por uma fase de expansão. “Ubatuba é o lugar mais lindo do mundo, e aproveitando este momento favorável da categoria, queremos divulgar o ultraleve, o aeroporto de Ubatuba e as maravilhosas paisagens que a cidade proporciona sendo vista de cima”, completa o piloto.
Aventura - Os pilotos Mike Buser e Fernando Tavares fizeram uma viagem de causar inveja a muitos viajantes experientes. Eles partiram da ponta sul do nosso continente, subiram até a Groenlândia, cruzaram o Mar do Norte passando pela Islândia, desceram a Europa até a África, até finalmente terminar a aventura na África do Sul. Foram cinco meses de viagem, os quais serão apresentados durante o evento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Comitiva chilena é recebida no Paço da Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - Uma comitiva de cerca de 40 chilenos, vindos da cidade de Talagante, esteve no Paço Municipal de Ubatuba, na tarde desta quinta-feira, 26. Os visitantes foram recebidos por funcionários da Prefeitura de Ubatuba, em uma solenidade simples, mas emocionante. O objetivo da visita à cidade é promover um intercâmbio cultural e turístico entre os dois países. Os chilenos foram declarados hóspedes oficiais do município, por meio do decreto nº 4871/08.
Na ocasião, o Sexteto Caiçara se encarregou de lhes apresentar o melhor da música brasileira e instrumental. Foram entoados os hinos brasileiro e chileno e depois, os representantes dos dois países trocaram presentes e gentilezas. As crianças do projeto “Escolata” também se apresentaram, encantando os chilenos.
O vice-prefeito da cidade de Talagantes, Sérgio Mardones, afirmou ser uma grande emoção escutar o hino chileno em solo brasileiro. “Nós estamos aqui para trocar experiências turísticas e culturais. Penso que o nosso objetivo está sendo cumprido. Agradeço ao prefeito Eduardo Cesar e à cidade pelo carinho em nos receber, para este estreitamento de relações entre as duas cidades.”
Representando o prefeito Eduardo Cesar, o secretário de Administração, Sílvio Bonfiglioli, afirmou que é uma grande honra receber a comitiva no município. “Este grupo da cidade de Talagantes viajou mais de 3 mil km para conhecer a nossa cidade. Só podemos recebê-los de braços abertos e buscar absorver um pouco desta cultura que é desconhecida para nós.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Ubatuba será inaugurada
A obra será entregue à população na sexta-feira, dia 4

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba inaugura no próximo dia 4 de julho as obras do Quartel da Brigada de Resgate e Incêndio do Corpo de Bombeiros. A obra é uma parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado. A Brigada de Incêndio totaliza uma área de 448 metros quadrados de construção, incluindo galpão, almoxarifado, alojamentos para cabo e sargento, sala da administração, cozinha, refeitório, sala de higienização e sala de aula para bombeiro mirim.
O prefeito de Ubatuba afirma que a instalação da Brigada de Incêndio em Ubatuba é um sonho de décadas que está se concretizando. “Essa obra tem um significado muito grande para a população de Ubatuba, que já presenciou muitos acidentes e mortes que poderiam ter sido evitados caso já tivéssemos essa corporação no nosso município. Mais uma vez afirmo que o mérito dessa conquista é do povo de Ubatuba”, declarou o prefeito.
Funcionamento - Para o funcionamento da Brigada de Incêndio, o Estado vai disponibilizar 13 homens e o município cerca de 15 homens para operarem no serviço local. Além da viatura de resgate que o Estado entregou para a Prefeitura no início neste mês, está sendo adquirindo também uma viatura leve para vistorias, serviços administrativos e operacionais.
Treinamento com a Guarda Municipal - O 4º Subgrupamento dos Bombeiros do Litoral Norte realizou um treinamento com a Guarda Municipal de Ubatuba, para preparar os homens para atuar em conjunto com os bombeiros nas ações de combate a incêndio, resgate e salvamento. Além dos guardas, cinco funcionários da Defesa Civil de Ubatuba também passaram pelo curso. A intenção do treinamento é reforçar o número de homens trabalhando nas ruas, possibilitando atender mais pessoas e diminuir o tempo de atendimento.
Outros serviços - Segundo o capitão José Eduardo Stanellis, do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, com a implantação do Corpo de Bombeiros em Ubatuba, também será possível desenvolver o projeto “Bombeiros Mirins”, que leva noções de salvamento, cidadania e primeiros socorros a jovens e crianças. O capitão ainda destaca que há uma grande vantagem da sede estar localizada no centro da cidade, o que irá agilizar ainda mais o atendimento. Com a construção desta sede, a cidade de Ubatuba contará também com uma Seção Técnica para vistoriar e aprovar projetos, expedir alvarás e realizar vistorias. Atualmente, quem necessita deste tipo de serviço tem que se deslocar até Caraguatatuba.
Para a primeira etapa da obra foi licitado o valor de R$ 149.998,29, utilizado na fundação, construções do galpão, cobertura, um almoxarifado e uma sala de aula para bombeiro mirim. Os R$ 261.280,41 liberados para a segunda etapa foram destinados para as construções do primeiro pavimento, alojamentos para cabo e sargento, sala da administração, cozinha, refeitório, sala de higienização e armário para equipamentos de primeiros socorros. A obra foi realizada pela a Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Professores se reúnem para discutir práticas em sala de aula
Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental vêm se encontrando para alinharem pensamentos e práticas pedagógicas a favor do aluno

Ubatuba - Nos últimos meses, a Coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba promoveu dois encontros entre os professores que trabalham com o Jardim III e o 1° ano do Ciclo I. O primeiro aconteceu dia 14 de maio e o segundo na última quarta-feira, 25, ambos no Salão da EM Padre José de Anchieta.
O objetivo desses encontros é alinhar o pensamento e as práticas destes dois grupos distintos a fim de facilitar para a criança a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Questões como organização de materiais, rotinas, hábitos de leitura, socialização, regras, lateralidade e pensamento lógico matemático foram amplamente debatidos entre as participantes.
Segundo a coordenadora Dircelene Todan, destacou-se a importância da consciência demonstrada pelos professores participantes, que resumidamente se expressaram da seguinte forma: “a Educação Infantil assim como o 1°ano do ciclo I devem conhecer e respeitar as fases do desenvolvimento, seus limites, mas o trabalho deve ser realizado com intencionalidade lúdica em suas propostas, a fim de que seja estabelecida uma relação produtiva e prazerosa em sala de aula.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Relatório de Águas Interiores 2007 - Uma breve análise

Ubatuba - Aproveitando a bombástica lambança numérica feita por um jornal de grande influência, temos a oportunidade de conhecer alguns números significativos que constam dos relatórios da CETESB.
A CETESB publicou em seu site na Internet dois primorosos relatórios. Um com o título “Qualidade das Águas Litorâneas no Estado de São Paulo” e outro com o título “Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo”. Fica difícil de entender porque o jornal usou o relatório de águas interiores para tirar suas conclusões sobre Itamambuca.
A matéria jornalistica baseou-se na tabela 6.1 do relatório de águas interiores. Gastando alguns minutos com o esta tabela, podemos extrair que:
- Foram feitas coletas em 329 pontos de 170 corpos d'água distintos em todo o estado de São Paulo, englobando rios, represas, valas, etc.
- Destes 329 pontos, 74 são locais de captação de água para abastecimento público.
- O rio Itamambuca teve uma contagem média em 2007 de 970 coliformes termotolerantes.
- O rio Tamaduateí, em seu ponto TAMT04500, teve uma média de 2.300.000 coliformes.
Fazendo algumas comparações e classificações temos:
- O rio Tamaduateí é 2,4 mil vezes pior que Itamambuca - conclusão óbvia, bastas olhar para os rios.
- O Tamaduateí é 6º pior corpo d'água entre todos analisados.
- O número 1 em coliformes é o Ribeirão Tatu de Limeira, com 7.400.000
- O rio Itamambuca é 62º melhor dos 170 corpos d'água analisados, lembrando que nesta conta incluem-se inúmeras nascentes com águas excelentes.
Para ficarmos restritos ao Litoral Norte, segue abaixo a tabela 6.1, filtrada na tentativa de comparar foz com foz dos rios:


 

RIO

CIDADE

CÓDIGO

Média 2007


 


 


 

CETESB

Coliformes Termo.

1

Rio Una

São Sebastião

RUNA02950

360

2

Rio Escuro

Ubatuba

CURO02900

380

3

Rio Saí

São Sebastião

SAHI02950

500

4

Rio Boiçucanga

São Sebastião

BOIC02950

840

5

Rio Guaxinduba

Caraguatatuba

GUAX02950

940

6

Rio Itamambuca

Ubatuba

ITAM02950

970

7

Rio Indaiá

Ubatuba

DAIA02900

1.100

8

Rio Maresias

São Sebastião

MARE02900

1.200

9

Rio Maramduba

Ubatuba

DUBA02900

1.200

10

Rib. Água Branca

Ilhabela

ABRA02950

1.300

11

Rio Paúba

São Sebastião

PUBA02950

1.400

12

Rio Juqueriquerê

Caraguatatuba

RIJU02900

1.400

13

Rio Camburi

São Sebastião

BURI02950

2.000

14

Rio Grande

Ubatuba

GRAN02900

2.500

15

Rio Lagoinha

Ubatuba

GOIN02900

3.200

16

Rio Massaguaçu

Caraguatatuba

MOCO02900

3.400

17

Rio Lagoa

Caraguatatuba

RGOA02900

4.000

18

Rio S. Antonio

Caraguatatuba

SATO02900

6.400

19

Rio Acaraú

Ubatuba

ARAU02950

6.700

20

Rio Perequê-Mirim

Ubatuba

PEMI02900

11.000

21

Rio Quilombo

Ilhabela

QLOM02950

12.000

22

Rio N.Sra.Ajuda

Ilhabela

NSRA02900

12.000

23

Rio Lagoa/Tavares

Ubatuba

TAVE02950

26.000

Para que servem estas informações? Para continuar lutando e acreditando que é possível resolver os problemas de Itamambuca. Se Itamambuca já é um dos rios mais limpos do litoral, terminar de limpá-lo não deve ser tão difícil assim. Teoricamente o número ideal de coliformes seria zero, mas lembrando que coliformes são bactérias que existem no aparelho digestivo de qualquer animal de sangue quente e existem inúmeros animais que tem suas fezes levadas para água (Capivara, Gambás, Tatus, aves, etc), o número a ser perseguido é aquele considerado seguro para a saúde. Ou seja, Bandeira Verde. A bandeira vermelha é inaceitável.
Bandeira Vermelha Zero, este é o objetivo.
Se os números acima já mostram uma dolorosa realidade da situação de nossos rios, experimentem ler o relatório que realmente interessa para nós do litoral, “Qualidade das Águas Litorâneas do Estado de São Paulo”. Os números são muito mais reveladores.
Esta estória segue numa próxima análise.

Cinema: SEMANA DE 27/06 a 03/07/2008
Cine Porto 3833 2066

"WALL - E"
Desenho !!!!! Dublado !!!!! - Produção Disney - Pixar
Lançamento Mundial - Ás 15:30 - 17:30 - l9:30 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

O menino malasartes

Um menino levado
acertou uma pedrada
na casa do marimbondo
no pé de jabuticaba
e o inseto furibundo
de raiva com o mundo
picou quem viu na frente -
coitadinho do narizinho
da menina Maristela,
era tão bonitinho
e ficou uma batata,
uma batata rosada
com um ferrão no meio
um ferrão de marimbondo
marimbondo aperta-goela
que morreu, acho que de susto,
com o berro da Maristela.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Manhã de inverno  © Emilio Campi

Manhã de inverno
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor