Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 06 de Agosto de 2008 - Nº 2010 Edições Anteriores

Vai Casar? Clique Aqui! Maré Legal

Região
Hoje é dia de simulado do Enem para alunos do 3º ano do ensino médio da escola pública
Pesquisa releva Índice de Desenvolvimento Municipal das cidades brasileiras


Caraguatatuba
Aguilar e Antonio Carlos obtêm aval judicial Caraguatatuba
PAT abre novas oportunidades de emprego em Caraguá
Supino de Caraguá conquista doze medalhas do Campeonato Brasileiro e fica em 2º lugar no ranking
Câmara abre Semestre Legislativo com Sessão

Ilhabela
Secretaria de Turismo e Parque Estadual de Ilhabela entregam certificado do curso de Monitor Ambiental
Equipe Quazar conquista 1º lugar na corrida de aventura
Vereadores ilhéus aprovam sete projetos* na primeira sessão após recesso parlamentar
Requerimento de Lobo solicitando informações ao Executivo é reprovado em sessão ordinária

São Sebastião
Sebastianense encara a 6ª etapa do Arena Cross
Praça “João Eduardo de Moraes” passa por obra de revitalização na Enseada
Escolinhas esportivas recomeçam na terça-feira na Costa Norte
Câmara de São Sebastião analisa projeto que prevê concessão do passe livre
Homem é baleado em tiroteiro com a PM

Ubatuba
Festival Gastronômico de Ubatuba tem início nesta quinta-feira
Sábado é dia de vacinação para adultos e crianças
Ossada da baleia

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Hoje é dia de simulado do Enem para alunos do 3º ano do ensino médio da escola pública

Litoral Norte - Simulado preparatório do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado, hoje, nas escolas da rede pública oficial de Ensino do Estado de São Paulo. Obter a pontuação, revisar as questões, conferir o tempo gasto para terminar a prova e rever as questões incorretas, reflete a sensação de uma prova oficial.
Segundo dados da Diretoria Regional de Ensino, aproximadamente 2.540 alunos do 3º ano do ensino médio e 1.203 da educação de jovens e adultos (EJA) farão a prova no Litoral Norte. No Estado, cerca de 545 mil alunos da rede participam, pela primeira vez na história, do simulado.
Todas as 36 escolas que mantém ensino médio na região oferecem o simulado a seus alunos. No total, segundo a DE de Caraguatatuba, cerca de 3.743 alunos farão a prova na região, mas os números podem oscilar, já que muitos optaram pela inscrição na Internet, como informou o órgão.
“A intenção é saber como anda o nível dos alunos e como ele se preparou para a prova. As escolas poderão nortear melhor o seu trabalho, porque desde o início do ano as escolas estão se preparando de uma certa forma para este simulado, que vai mapear os resultados dos alunos e das escolas. Parece que eles estão mais responsáveis. Então amanhã (hoje) será o dia “D”, porque boa parte deles está fazendo isso pela primeira vez”, explica Ludmila Sadokoff , assistente técnica pedagógica e uma das coordenadoras da oficina pedagógica da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba nas áreas de Ciências e Biologia.
De fato, um simulado é uma atividade de preparo e reflexão da comunidade escolar (aluno, professor e escola) no sentido de utilizar resultados para aprimorar a prática pedagógica de cada unidade.
A Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (CENP), subsidia o banco de questões de exames do Enem nas edições de 2005, 2006 e 2007, usando os critérios de habilidades articuladas com as competências gerais.
Nesta quarta-feira, os alunos do diurno terão redação e 63 questões objetivas aplicadas. Já os do noturno passarão pelas questões objetivas na quarta e pela redação na quinta-feira.
A prova será aplicada no horário normal de aula das classes envolvidas, pelos professores da turma, que devem acompanhar suas classes - diurno ou noturno - durante a aplicação.
Em relação ao resultado do Enem em 2007, a coordenadora pedagógica da DE disse que as escolas vem trabalhando desde o início do ano para melhorar resultados. “Saiu o resultado oficial de como estavam as escolas, que subiram um pouco dentro da questão geral, mas tem a necessidade de se trabalhar um pouco mais e as escolas têm feito isso junto a proposta curricular dentro das habilidades e competências do Enem. É importante ver no simulado como está o resultado focando esse trabalho”, afirmou Sadokoff .
Enem é um exame federal e acontecerá em 31 de agosto, aplicado pelo Ministério da Educação, e conta pontos para entrada em faculdades.
Segundo dados da pasta, a simulação do exame oficial nacional pode opcionalmente compor a nota do aluno no conjunto de avaliações de outras disciplinas, como por exemplo, em Língua Portuguesa.
O Enem, assim como o simulado, não trata diretamente da avaliação de habilidades e de conteúdos disciplinares. As redações serão corrigidas pela equipe da própria escola. O professor coordenador e a direção da escola devem acordar qual é a melhor maneira de viabilizar essa correção.
O gabarito deverá estar no site ( www.saopaulofazescola.sp.gov.br ), no dia seguinte ao da aplicação da prova.
O período mínimo de permanência do aluno em sala de aula será de duas horas e a prova tem duração de cinco horas. (Fonte: Imprensa Livre)

Pesquisa releva Índice de Desenvolvimento Municipal das cidades brasileiras

Litoral Norte - Nesta segunda-feira foi divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de todos os municípios brasileiros.
Para exemplificar melhor, a metodologia do IFDM abrange, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano: emprego e renda, educação e saúde. A leitura dos resultados - por áreas de desenvolvimento ou do índice final - é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade.
A metodologia desenvolvida permitiu, assim, a geração de índices para todos os municípios, bem como para todos os estados.
Apesar dos números revelarem as condições de desenvolvimento no ano de 2005, o resultado é fruto de mais de um ano de pesquisas e contou com a contribuição técnica das Diretorias de Educação e de Saúde, Segurança do Trabalho, Esporte e Lazer do Sistema Firjan, assim como de demais especialistas internos, e consultas externas a diversas instituições nacionais e internacionais, de acordo com dados do órgão.
O resultado, portanto, aponta avanço socioeconômico e afirma que o interior possui melhor desenvolvimento municipal. O objetivo do estudo foi para medir anualmente a eficiência de políticas públicas nos municípios.
Entre as 100 melhores do País, 82 têm menos de 300 mil habitantes. Apenas duas capitais aparecem na lista: Curitiba (PR) e Vitória (ES). Em 13 Estados a evolução é maior no conjunto de cidades do que nas capitais.
O Estado de São Paulo emerge da lista como um oásis num Brasil que continua marcado por desequilíbrios. Com mais variáveis do que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), o indicador da Firjan deu origem a um ranking de liderança no interior paulista.
Das 100 melhores cidades do País, 87 são paulistas - e a capital não está entre elas. A cidade de São Paulo ocupa a 109ª posição no ranking nacional e é a 92ª colocada no Estado.
Litoral Norte - Dentro da avaliação que vai de zero a um, o melhor resultado no Litoral Norte foi de Ilhabela. O município ocupa a 76ª posição nacional e a 68ª no Estado. O IFDM é de 0,8486. São Sebastião vem em seguida com as posições de 211ª (nacional) e 145ª (Estado), com IFDM (0,8032). Ubatuba ficou em 517ª e 300ª nos níveis nacional e estadual, respectivamente, com IFDM de 0,7493 e, Caraguatatuba na 869ª e 436ª, com índice de desenvolvimento municipal de 0,7948.
Quando o assunto é emprego e renda, São Sebastião está na frente com (0,7495), seguido por Ilhabela (0,7239); Caraguatatuba (0,6632) e Ubatuba (0,6227).
No quesito educação, Ilhabela também está mais próxima do melhor índice (0,9256), depois Caraguatatuba (0,8401); Ubatuba (0,8320) e São Sebastião (0,8272).
Os índices de saúde apontaram a seguinte situação: Ilhabela (0,8962); Caraguatatuba (0,8812); São Sebastião (0,8330) e Ubatuba em último (0,7931).
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) surgiu em resposta à ação 97 do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propôs a criação de um índice para acompanhar de forma permanente o desenvolvimento humano, econômico e social no interior do estado e a avaliação foi estendida nessa pesquisa, que reflete os números referentes ao ano de 2005.
Todos os índices do Litoral Norte, portanto, estão acima do resultado do país que saltou o IFDM de 0,5954 em 2000 para 0,7129 em 2005 - quase 20%. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá

Aguilar e Antonio Carlos obtêm aval judicial Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Justiça Eleitoral de Caraguatatuba negou pedido de impugnação proposto pelo Ministério Público e deferiu as candidaturas do atual prefeito José Pereira Aguilar (DEM) e do deputado estadual Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Os pedidos de impugnação haviam sido formulados pelo Ministério Público e, no caso do deputado, também por partidos adversários, considerando a 'vida pregressa dos candidatos'.
Antonio Carlos disse ontem que confiava na aprovação de sua candidatura e voltou a atribuir os processos que responde a erros formais, que não teria lesado o patrimônio público.
"Eu não sou político, estou político, mas, na verdade, sou empresário. Fiz tudo o que pude para dar o melhor para a cidade e pelo menor preço. Não interessa se foi emergencial, mas ganhei prêmio do governo Lula pela melhor merenda do país e pagava R$ 0,67 centavos por ela."
O advogado Ricardo Romera, que cuida da candidatura de José Pereira Aguilar, disse que o deferimento da candidatura de seu cliente já era esperado. "Ele não tem problemas de vida pregressa, pelo contrário. Tem um passado muito bom", disse o advogado.
VEREADOR - O vereador Germino de Souza (PSDB), que possui condenação por crime contra a administração pública, tendo sido declarado inelegível pelo prazo de três anos, foi o único candidato indeferido na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

PAT abre novas oportunidades de emprego em Caraguá
Para candidatar-se a uma das vagas de emprego oferecidas pelo PAT de Caraguá, basta comparecer ao Posto com a carteira de trabalho e documentos pessoais e efetuar o cadastro

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, que em Caraguatatuba funciona por meio de uma parceria com a SECAD - Secretaria da Administração da Prefeitura, está com novas oportunidades de emprego abertas à população.
Para candidatar-se a uma das vagas de emprego, basta comparecer ao PAT com a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), documentos pessoais e comprovante de residência e efetuar um cadastro, passando por uma entrevista, pela qual é possível direcionar o trabalhador para a vaga de emprego apropriada, de acordo com suas habilidades e seu currículo.
De acordo com o Posto de Atendimento ao Trabalhador, as vagas oferecidas são para técnico de documentação, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho, médico do trabalho, fonoaudiólogo, farmacêutico, nutricionista, médico psiquiatra, faturista, escriturário, psicólogo hospitalar, professor de inglês, enfermeiro, assistente social, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de compras e operador de máquinas.
O PAT fica na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré, próximo ao ponto final da empresa de transportes coletivos Praiamar (Praça Ulisses de Paula). (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Supino de Caraguá conquista doze medalhas do Campeonato Brasileiro e fica em 2º lugar no ranking

Caraguatatuba - A equipe de Supino de Caraguatatuba esteve no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, no domingo, dia 03 e conquistou 12 medalhas, sendo oito de ouro, duas de prata e duas de bronze. Com esse resultado a equipe conquistou o 2ª lugar da competição, perdendo apenas para a equipe da anfitriã. O 3ª lugar ficou com a equipe de Vitória, Espírito Santo. Mais de 200 atletas de diversos estados brasileiros estiveram presentes na competição.
Houve ainda uma quebra recorde mundial de todas das Federações. O atleta represente de Caraguá, David Muniz, da categoria júnior até 125kg, levantou 190 quilos, com apenas 14 anos de idade. Segundo informou a equipe, essa marca dificilmente será batida nos próximos 10 anos.
David Muniz também terá seu nome entre os atletas que concorrerão a bolsa-esporte do Ministério dos Esportes, conforme informou o atleta caraguatatubense B. A Oliveira. Muniz tem como objetivo levantar 200 quilos, no Campeonato Mundial, que acontece em dezembro.
As medalhas de ouro foram conquistas pelos atletas, Ricardo dos Santos, na categoria até 60kg adulto, com marca de 130kg; Luciano Quirino, até 82,5 especial, marca 110kg; B.A Oliveira, até 82,5 adulto, marca de 180kg; Lucas Delgado Falcão, até 82,5 juvenil, marca 130kg; Mauro Montanha, até 90kg máster, marca 140kg; Joilson Martins, até 100kg juvenil, marca 110kg; David Muniz, Júnior até 125kg, marca 190kg e Maura Paschoal, até 60kg feminino, marca 40kg. As duas pratas foram trazidas pelos atletas Silvano de Souza, na até 75 kg máster, marca de 90kg e Ronan Alves, até 90kg adulto, marca 160kg e as duas de bronze foram conquistadas pelos competidores Rafael Muniz, até 75kg adulto, marca 120kg e Marcelo Tuta, até 90kg adulto, marca 130 kg.
Os atletas caraguatatubenses contam com o apoio da Prefeitura, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação; Lion Zeladoria; Nutri Sports; V. Center, Atelier do Ourives, Ascaff e Elo Informática. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara abre Semestre Legislativo com Sessão
Este é o primeiro encontro após o Recesso de Julho

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba retornou ao seu expediente normal no último dia 1º de agosto - sexta-feira -, após o Recesso de Julho dos Vereadores e das Férias Coletivas dos funcionários e seguindo a agenda, realiza na terça-feira subseqüente - 5 de agosto - a partir das 19h30 a primeira Sessão Ordinária semanal do segundo semestre do ano. Por ser ano de eleição algumas alterações serão feitas em decorrência do período.
Devido ao período eleitoral as Sessões Ordinárias semanais não serão transmitidas pela rádio local e não haverá a Tribuna Livre - Vereador Pérsio de Arruda na primeira Sessão Ordinária de cada mês. No restante as sessões transcorrem normalmente em suas respectivas etapas.
A Prestação de Contas do Prefeito, com base no semestre anterior, tradicionalmente marcada para a primeira Sessão Ordinária do segundo semestre foi transferida para a primeira terça-feira após o pleito de 5 de outubro, mediante emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), apenas em ano de eleição municipal.
Para esta sessão de reabertura do semestre foram selecionadas proposituras relacionadas a denominação de ruas, além de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal. Todos os projetos são de autoria dos Vereadores.
Do Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM), denomina de Rua Anna Zamarhl Carneiro a atual Rua B, localizada no Balneário Garden Mar, no bairro de Massaguaçu, na zona norte da cidade.
Do Vereador Omar Kazon (PR) a alteração para Rua Carolina Viana dos Santos a atual Rua Domingos, localizada no bairro do Morro do Algodão, na região sul do município.
O Vereador Celso Pereira (DEM) denomina de Ennio Ângelo Bertoncini a atual Rua J, localizada no Balneário Garden Mar, no bairro do Massaguaçu e finalizando, do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), projeto que denomina de Rua Florisbela Soares de Oliveira a atual Rua 15 no bairro da Tabatinga, na zona norte de Caraguatatuba.
O Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), apresenta Projeto de Emenda à Lei Orgânica, com discussão em 2 (dois) turnos, alterando o artigo 206 da Lei Orgânica Municipal (LOM), garantindo a gratuidade no transporte coletivo urbano para maiores de 60 (sessenta) anos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira Candidato, tenha sua página na internet!

Secretaria de Turismo e Parque Estadual de Ilhabela entregam certificado do curso de Monitor Ambiental

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento de Ilhabela, em parceria com o Núcleo Ilhabela do Parque Estadual, na última segunda-feira, 04, fizeram a entrega do certificado de conclusão do Curso de Monitor Ambiental.
O curso foi realizado no fim do ano passado, direcionado às pessoas que desejam aprender técnicas para trabalhos em trilhas do município, com 60 horas teóricas e 20 horas práticas. Teve como principal objetivo capacitar os moradores locais para conduzir grupos de turistas ou visitantes em atrativos naturais, bem como atrativo cultural e histórico.
Durante o período de aprendizagem foram passadas informações sobre técnicas de primeiros-socorros, ministradas por profissional da Secretaria da Saúde, de condição de grupo, ética profissional, educação ambiental, ecoturismo, entre outras.
Na ocasião foram formados 36 monitores, dos quais hoje, 20 deles trabalham constantemente na área.
Segundo a secretária municipal de Turismo e Fomento, Cleuza Maciel, a partir deste ano, as agências de turismo de Ilhabela somente podem fazer passeios comercializados com a presença obrigatória de um monitor formado pelo curso. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipe Quazar conquista 1º lugar na corrida de aventura

Ilhabela - A equipe Quazar venceu a EMA (Expedição Mata Atlântica) Remake 2008, a corrida de aventura realizada na região. O grupo concluiu o trajeto de 235 quilômetros, entre Paraibuna e Ilhabela, em quase 25 horas.
De acordo com a organização do evento, o trio chegou na praia do Perequê, em Ilhabela, às 9h55 da manhã de sábado. A prova teve início às 9h40 de sexta-feira no Mirante do Remédio, em Paraibuna.
Os ganhadores receberam na tarde de domingo, em Ilhabela, celulares, acessórios de corrida, troféus e a incrição para próxima etapa da prova, que será realizada em novembro.
A equipe Grilo, patrocinada pelo valeparaibano, ficou em 14º lugar. Os atletas Roberto Tranchesi, 46 anos, Elizangela Bortolani, 28 anos e Adhemar César Filho, 43 anos, chegaram na etapa final à 0h41 de domingo.
Ao todo 30 equipes que disputavam a corrida de aventura. Do Mirante do Remédio, percorreram 26 kms de montain bike até a represa de Paraibuna, de onde remaram por mais 32 kms até o bairro Capim d'Angola do Cedro.
Neste local, os atletas iniciam um trecho de 92 kms de mountain bike por trilhas da Serra do Mar até São Sebastião, onde atravessaram a balsa. Em Ilhabela, as equipes fazeram um trekking de 65 kms e outros 20 kms de mountain bike até a praia do Perequê. (Fonte: ValeParaibano)

Vereadores ilhéus aprovam sete projetos na primeira sessão após recesso parlamentar

Ilhabela - Câmara aprova Projeto de Emenda à Lei Orgânica 02/2008 em segunda votação - Aprovado em segunda votação o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 02/2008 que modifica o inciso VI, do artigo 31 da referida Lei. De autoria do Presidente do Legislativo, o Professor Joadir Capucho (PTB), o projeto prevê a adequação à Lei Orgânica das novas disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
“A Lei nº 11.274 de 2006, alterou artigos da Lei nº 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade. Assim sendo, torna-se necessário adequar a Lei Orgânica as novas disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, explica o autor do projeto.
Com a alteração, o inciso VI do Código da Educação Municipal que compõe o artigo 31 da Lei Orgânica passará a vigorar com a seguinte redação: “suplementar o ensino fundamental, com nove anos de duração, obrigatório e gratuito, a partir dos seis anos de idade, visando propiciar formação básica e comum indispensável a todos, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria, com organização adequada às características dos alunos”.
Aprovado PL que propõe identificação em veículos e obras financiadas por recursos de TPA - Apresentado pelo Vereador Jadiel Vieira, o Keko (PTB), o Projeto de Lei 41/2008 acrescenta parágrafos ao artigo 6º, da Lei 547/2007, que cria a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) e acresce dispositivo no Código Tributário Municipal.
As alterações propostas por Keko se referem à colocação de uma identificação nos veículos adquiridos com recursos da TPA, assim como de placas indicadoras nas obras por ela financiadas, para que a população saiba onde e como os valores arrecadados estão sendo empregados. Segundo o autor do projeto, a medida facilitaria a fiscalização e o controle não apenas dos recursos, mas também dos objetivos que motivaram a criação do tributo.
O vereador explica que, embora a comunidade apóie a iniciativa da Administração de instituir a taxa, a aplicação de seus recursos é motivo de questionamento por parte dos munícipes. A propositura foi aprovada pelos vereadores.
Prevenção de Drogas nas Escolas - Também foi aprovado pelos vereadores, o Projeto de Lei nº 60/2008, de autoria do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), que estabelece a obrigatoriedade de os estabelecimentos de ensino da rede municipal afixarem em local visível e com destaque, dizeres sobre os malefícios do fumo, bebidas alcoólicas e drogas.
“O papel preventivo e profilático da educação nas questões sociais é indiscutível, razão pela qual consideramos prioritária a ação educativa preventiva ao uso indevido de drogas, lícitas ou ilícitas, sendo relevante o papel dos sistemas públicos de educação nessas ações”, justifica o vereador Carlinhos.
Medalha “Mérito da Saúde” - O Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição da Medalha “Mérito da Saúde”, de autoria do Vereador Carlinhos, também foi aprovado na última sessão.
“A instituição da Medalha “Mérito da Saúde” tem por objetivo homenagear não apenas os profissionais da saúde, mas todas as pessoas que usam os seus talentos em prol da saúde do município, bem como incentivar, apoiar e divulgar iniciativas que contribuam para melhoria da qualidade de vida da população”, diz o vereador.
A homenagem será conferida pela Câmara, proposta pelos Vereadores, mediante aprovação do Plenário, acompanhada de justificativa e “curriculum vitae”.
Prevenção de AIDS e DST – Foi aprovado o Projeto de Lei 63/2008, também apresentado pelo Vereador Carlinhos, que determina a distribuição de material informativo sobre prevenção de AIDS e DST nas casas noturnas e sex shops localizados em Ilhabela.
“É necessário que as autoridades públicas adotem procedimentos e políticas que ajudem a conscientizar as pessoas, especialmente os jovens, sobre a necessidade de se prevenirem contra essas doenças, divulgando conhecimentos e realizando campanhas de prevenção. Nesse sentido, a propositura apresentada que visa estimular, no interior das casas noturnas e sex shop, que pela natureza de suas atividades, despertam forte apelo sexual em seus freqüentadores, a adoção de medidas contra a AIDS e DST”, informa o vereador em sua justificativa.
Programa de Alimentação para Crianças Diabéticas – Também do Vereador Carlinhos, o Projeto de Lei 64/2008 dispõe sobre a criação do Programa de Alimentação para Crianças Diabéticas na Rede Municipal de Ensino. O Programa deverá ser elaborado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em todas as escolas do município.
De acordo com o projeto, que foi aprovado durante a sessão, a Secretaria Municipal de Saúde deverá elaborar e fornecer à Secretaria Municipal de Educação, após exames de constatação, uma relação completa de todas as crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, e também as que vierem a se matricular no referido Programa de Alimentação Diferenciada. A Secretaria Municipal de Saúde também forneceria à Secretaria Municipal de Educação uma relação de alimentação adequada e compatível para crianças portadoras de diabetes, matriculadas na rede municipal para a completa implantação desse programa.
Crianças portadoras de necessidades especiais - O Vereador Carlinhos apresentou o Projeto de Lei 65/2008 que autoriza o Executivo a adquirir e instalar equipamentos desenvolvidos para crianças portadoras de necessidades especiais, nas praças e parques municipais.
“A questão da acessibilidade torna-se ainda mais relevante no caso de crianças com necessidades especiais que pela falta de espaços públicos adequados são impedidas de brincar e de interagir com outras crianças, dificultando o seu sadio desenvolvimento. Permitir à criança com necessidades especiais a segurança para interagir no seu convívio social, antes de ser um ato de humanidade é um dever do poder público”, explica Carlinhos.
O projeto foi aprovado na última sessão e prevê que os locais onde os equipamentos forem instalados deverão ter placa indicativa contendo as seguintes informações: “Parque infantil adaptado para acessibilidade de criança cadeirante”. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Requerimento de Lobo solicitando informações ao Executivo é reprovado em sessão ordinária

Ilhabela - Na sessão ordinária da Câmara de Ilhabela, ontem 4, os vereadores reprovaram o requerimento nº 210/2008 de autoria do edil Luiz Lobo, que solicita ao Executivo informações sobre valores da folha de pagamento da Prefeitura de janeiro a julho de 2007 e 2008, e também sobre os valores repassados às entidades para pagamentos dos funcionários que trabalham para a Prefeitura através de convênios no mesmo período.
Votaram contra o requerimento os vereadores: Beto Campos (PV), Zeca do São Pedro (PTB), Ricardo Fazzini (PMDB), e abstenção de Márcio Garcia (PTB), ausência de Nanci Peres (PPS) e do presidente Joadir Capucho (PTB), sendo substituído por Jadiel Vieira (PTB). Luiz Lobo foi acompanhado em seu voto a favor do requerimento pelo vereador Guilherme Maia (PMDB).
De acordo com Luiz Lobo, o intuito era somente informar aos munícipes que o questionam sobre os funcionários destas entidades que são deslocados para a Prefeitura. "Sempre me perguntam sobre isso e o quanto é gasto com o dinheiro público, é um direito de todos saber!"afirma.
Com a reprovação do requerimento, Luiz Lobo, em sua fala final durante a sessão, disse que agora terá de solicitá-las ao Ministério Público. "Eu não queria isso, mas já que votaram contra, é o que farei", garantiu.
Moção de Louvor - Ainda na sessão ordinária de ontem, 4, o vereador do PSDB, Luiz Lobo, entregou a Moção de Louvor nº 46/2008, aos competidores ilhabelenses pelo atletismo como homenagem à equipe por representar Ilhabela em competições pelo Brasil.
"Eu já tive a honra de competir junto com esta equipe e ainda levantar a taça do revezamento Nissan XTerra Brasil em 2006, acompanho de perto a luta deles, devem ser reconhecidos", conta Luiz Lobo.
O vereador destaca, que apesar da equipe obter tantos títulos e representar Ilhabela, não tem apoio da Secretaria de Esportes do Município. "É uma pena o descaso com esta equipe e tantas outras. Nossos atletas não têm recebido o apoio que merecem e isso é o mínimo que posso fazer, homenageá-los!", desabafa.
Lobo ainda ressalta o projeto de sua autoria o "Troféu Destaque Esportivo", uma forma de homenagear e incentivar os atletas, que há dois anos não acontece. "É lamentável, pois o custo desse troféu não é tão alto", disse.
O time formado desde 1997 com os atletas Wilson Gomes de Jesus e Evaldo de Jesus Souza, traz inúmeros resultados positivos para o Arquipélago. A partir de 2007, mais um nome uniu-se ao grupo para somar, o atual professor de educação física da equipe, João Alves de Araújo.
Com o time formado, novos atletas começaram a surgir e seguir os passos dos 'mestres' na corrida, onde conquistam também grandes disputas carregando o nome de Ilhabela. Mais de 200 campeonatos foram enfrentados pela equipe ilhabelense.
Os grandes títulos da equipe são: campeão no revezamento da Corpore em Campos do Jordão e o título na disputa de Bertioga-Maresias, ambos em 2006.
Já em 2007 consagrou-se como única equipe do Litoral Norte e Vale do Paraíba a conquistar o revezamento Corpore em Ilhabela, campeã nos 44 quilômetros Topo e Praia pela Corpore, em Ilhabela, vice-campeonato nos 24 quilômetros prova de Topo, vencedores do revezamento Nissan XTerra Brasil, 3º melhor atleta brasileiro na Corrida de Montanha Nissan XTerra, em Ilhabela, vice-campeões pelo Circuito Brasileiro de Corrida de Montanhas, em São Sebastião, campeões em Paranapiacaba Corrida de Montanhas, vice-campeões do revezamento da Corpore, em Campos do Jordão.
Neste ano a equipe já conquistou o XTerra Endurance Trail Run Brasil, uma competição noturna, com nove quilômetros de morro, além de outros atletas do time ficarem entre os 10 primeiros e ainda visam outras disputas que podem levar Ilhabela ao conhecimento de todo o mundo. (Fonte: Assessoria do Vereador Luiz Lobo)

Notícias de São Sebastião Topo

Candidato, tenha sua página na internet! Basfibra

Sebastianense encara a 6ª etapa do Arena Cross

São Sebastião - O piloto de São Sebastião, Pedro Moreira, 9 anos, disputa neste sábado (9/8), em Indaiatuba (SP), a partir das 19h, a 6ª etapa do 10º Arena Cross. Na principal competição do motociclismo nacional, o representante enfrentará mais de 15 concorrentes na categoria 50 cilindradas.
A etapa de Indaiatuba é a segunda participação do sebastianense no evento. Na 5ª etapa, realizada no último dia 12 de julho, em São Sebastião, o piloto fez bonito dentro de casa e conquistou a 9ª posição. Além disso, o atleta que conta com o patrocínio da LEM Motor, Colégio Progresso e CCAA, obteve a 5ª posição nas somatórias da categoria C da 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Minicross, disputados nos dias 26 e 27 julho e o bicampeonato da Copa Paraibuna, promovido no dia 20 do mesmo mês. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Praça “João Eduardo de Moraes” passa por obra de revitalização na Enseada

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), segue com a reforma e adequação da praça “José Eduardo de Moraes”, no bairro Enseada, na Costa Norte. Espaços que ao longo dos anos ficaram sem utilização e sofreram deterioração provocada por atos de vandalismo foram desativados, como uma antiga quadra de bocha e um coreto.
De acordo com a Seop, a quadra poliesportiva será reformada, bem como a praça ganhará nova iluminação. A idéia é que a área esteja bem iluminada e sempre visível, evitando a ação de vândalos ou infratores. Próximo ao local, a Prefeitura já instalou câmera de monitoramento.
A biblioteca municipal e o salão utilizado para aulas de dança/ginástica, que também passará por reforma, serão mantidos pela Prefeitura. Atualmente, na Costa Norte, encontra-se em fase final o pacote de obras de pavimentação e drenagem de 14 ruas, o qual contempla ainda a construção de um canal na avenida Netuno, no Canto do Mar. Grande parte das ruas já foi concluída, restando agora o término do canal. A Prefeitura de São Sebastião ainda prevê para este ano a Urbanização da Orla da Enseada. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Escolinhas esportivas recomeçam na terça-feira na Costa Norte

São Sebastião - Após iniciar nesta segunda-feira (4/8) as aulas do 2º semestre das escolinhas esportivas na Costa Sul e região central de São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com a Ong ALNorte, começa nesta terça-feira (5/8), as atividades nos bairros da Enseada, Canto do Mar e Jaraguá, localizados na Costa Norte do município. Ao todo, nove modalidades serão desenvolvidas com o objetivo de levar saúde, qualidade de vida e cidadania para a população local.
No Centro de Apoio Educacional (CAE) do Jaraguá serão promovidas todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 11h, o futsal; das 14 às 16h, o vôlei, e das 16 às 17h, o basquete. As quartas e sextas-feiras, das 9 às 11h e das 15 às 17h30 será desenvolvido o futebol.
Já no Centro Comunitário do Jaraguá (CCJ) os moradores da Costa Norte podem aproveitar as terças e quintas, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h30, a modalidade de judô e as quintas e sextas-feiras, das 9 às 10h30, o tênis de mesa.
Quadras cobertas - Com a cobertura das quadras das escolas municipais, agora as atividades físicas também chegam às unidades escolares. Na Escola Municipal Profª Maria Alice Rangel, que fica no Jaraguá do Alto, o futsal será destaque às segundas e quintas, das 17h30 às 19h. No mesmo horário, o esporte será praticado na Escolas Municipais da Enseada e Canto do Mar, todas as segundas e quartas-feiras.
Segundo a secretária de Esportes, Raquel Buzi, as escolinhas são ferramentas de integração social. “Além de passar conhecimentos técnicos, as aulas também possibilitam a socialização entre as pessoas. Com as escolinhas, preparamos pessoas para o futuro”, destaca a secretária.
As inscrições podem ser feitas nos locais com os próprios professores. Mais informações pelos telefones (12) 3892-2116 e 3892-3338.
Caminhada - Não são apenas as crianças e adultos que podem participar das escolinhas esportivas. Os adultos e a Melhor Idade também têm espaço com caminhadas. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) e tem saída todas as quartas e sextas-feiras, no CAE do Jaraguá, e às terças e quintas-feiras, no PSF do Jaraguá do Alto, ambas a partir das 7h.
De acordo com o professor Ricardo Santos, o foco é auxiliar na manutenção da saúde de pacientes do PSF, no entanto, os interessados em desenvolver o físico também podem participar. “Apesar de termos nas nossas turmas pessoas com problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, a atividade está aberta para toda a comunidade”, enfatiza o instrutor.

Outras atividades:

Atletismo – CAE do Jaraguá
Terça-feira: das 17 às 18h;
Quinta-feira: das 14 às 16h;
Sexta-feira: das 14 às 15h.

Tênis de Quadra – CAE Jaraguá
Segunda-feira: das 9 às 11h.

Vôlei – CAE do Jaraguá
Segunda e quarta-feira: das 9 às 11h.

Vôlei – Escola Municipal da Enseada
Terça e quinta-feira: das 17h30 às 19h.

Futebol – Campo da praia da Enseada
Segunda e quarta-feira: das 9 às 11h e das 15 às 17h. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião analisa projeto que prevê concessão do passe livre

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião realiza hoje, dia 5, às 18h00, a primeira sessão após o período de recesso parlamentar.
Na pauta constam dois Projetos de Leis, que serão lidos e encaminhados às comissões para que possam emitir seus pareceres.
O Projeto de Lei nº 34/08, de autoria do vereador José Cardim de Souza, dispõe sobre concessão de Passes Livre as pessoas portadoras de deficiências.
"A isenção tarifaria tem por objetivo oferecer melhores condições para a integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, incentivando-as a evitar o isolamento e a se locomoveram em busca de atividades que possam enriquecer a sua existência, facilitando, inclusive, a busca pela reabilitação, de forma a cooperar, o quanto possível, para que continuem a produzir e participar das atividades na sociedade", explica o vereador.
O Projeto de Lei disciplina e estabelece procedimentos para concessão de isenção do pagamento de tarifas do transporte público coletivo regular no município às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Consta que para fazer jus ao benefício são consideradas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida as que se enquadrarem na Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde - Tabela CID 10, conforme a Tabela do Anexo I, desta Lê,i que autoriza a emissão do Cartão Magnético ou Credencial de Identificação das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.
"A isenção do pagamento de tarifa de que trata esta Lei, será concedida nas linhas de ônibus operada pela concessionária do serviço de transporte público coletivo regular no município", explica o vereador.
De acordo com a matéria, o Cartão Magnético ou Credencial de Identificação das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida poderá se obtido, mediante o atendimento e o credenciamento na Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Reabilitação, indicado pela Prefeitura Municipal.
Quem apresentar documentos ou fizer declarações falsa, sofrerá as penalidades da Lei, será tomada todas as medidas judiciais cabíveis, conforme previsto no Código Civil e Penal.
Caso seja aprovado o projeto, para obter o cartão magnético ou a credencial, o interessado deverá apresentar laudo médico conclusivo, emitido pela rede pública de saúde; cédula de identidade; certidão de nascimento (se menor); certidão de interdição (se interditado); carteira de trabalho (obrigatório), salvo quando o beneficiário for interditado, aposentado ou menor de 16 anos; cartão do PIS/PASEP (obrigatório); carta ou declaração de concessão do benefício do INSS (se beneficiário); 02 fotos 3x4 recentes; comprovante de residência do Município em nome do beneficiário, ou dos ascendentes, descendentes e colaterais, tutores, curadores ou procurador legal: (Conta de Luz, Água, IPTU); titulo de eleitor do município, salvo quando o beneficiário for interditado ou menor; cartão magnético ou credencial de identificação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida anterior, no caso de renovação (obrigatório).
O Projeto de Lei nº. 33/08, autoriza o Poder Executivo a contribuir mensalmente com a Confederação Nacional de Município (CNM), entidade nacional de representação dos municípios do Estado de São Paulo.
De acordo com o projeto, o objetivo é assegurar a representação institucional do município de São Sebastião nas diversas esferas administrativas da União, junto ao Governo Federal e os diversos Ministérios, Congresso Nacional e demais órgãos normativos, de execução e de controle.
Caso seja aprovado, o município contribuirá financeiramente com a entidade em valores mensais a serem estabelecidos na Assembléia Geral anual da mesma. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Homem é baleado em tiroteiro com a PM

São Sebastião - Um homem preso acusado de tráfico de drogas ficou ferido a bala após troca de tiros com a Polícia Militar na noite de anteontem no bairro Topolândia, em São Sebastião. Com o suspeito, os policiais apreenderam um quilo de maconha. Segundo a polícia, o acusado, que não teve o nome revelado, foi atingido em um dos braços e no pulso. Ele foi levado ao Pronto Socorro e preso após receber atendimento médico. O acusado deve ser transferido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba nos próximos dias. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ubatuba Topo

Candidato, tenha sua página na internet! ACIU

Festival Gastronômico de Ubatuba tem início nesta quinta-feira

Ubatuba - O 4º Festival Gastronômico de Ubatuba acontece entre os dias 7 a 31 de agosto onde os principais restaurantes da cidade são transformados em verdadeiros ateliês gastronômicos. Chefs renomados participarão do evento.
Promovido pela Associação de Bares e Restaurantes de Ubatuba (Abrasel), o Festival conta com a participação dos restaurantes de destaque na gastronomia da cidade. Os estabelecimentos apresentarão receitas da região e pratos sofisticados, preparados com ingredientes típicos, especialmente criados para o festival a preços convidativos.
Um dos pratos que será servido durante o evento é o inhoque de cará, ao molho de carne seca e abóbora, temperado com chilli, canela e sálvia, puxado na manteiga de garrafa. Receita preparada pelo chef João Bianchi, proprietário do restaurante participante Perequim e presidente da Abrasel de Ubatuba."O festival já faz parte da agenda cultural da cidade. Aquece o comércio local em época de baixa temporada, além de oferecer cultura e lazer à população," disse, Bianchi.
Em paralelo ao circuito gastronômico, o Festival em parceria com a Fundart- Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, oferece uma série de eventos culturais que acontecem em diversos pontos da cidade, possibilitando interação da população à arte e cultura.

Programação Oficinas Gastronômicas
Evento gratuito. As oficinas serão realizadas no Laboratório de Alimentos e Bebidas da Unitau- Campus Ubatuba. As turmas são limitadas a 20 pessoas por oficina. Os interessados devem fazer sua inscrição através do telefone (12) 3833 1750 das 14h00 às 18h00.

Dia 13/08 Quarta–Feira
10h00 - Restaurante Senzala - Peixe a Caiçara
14h30 - Restaurante O Rei do Peixe - Camarão Rosa no Espeto

Dia 14/08 Quinta – Feira
10h00 – Restaurante Perequim – Gnocchi de Cará com Abóbora e Carne Seca
14h30 - Restaurante Raízes - Enseada

Dia 20/08 Quarta – Feira
10h00 - Restaurante Peixe com Banana – Cozinha Caiçara
14h30 - Restaurante Spaghetto – Linguine com Marisco e Brócolis

Dia 21/08 Quinta – Feira
10h00 - Restaurante Malibu – Camarão Malibu
14h30 - Restaurante Ubatuba Palace – Salmon Martinez

Dia 22/08 Sexta – Feira
10h00 - Restaurante Bucaneiros - Kibe do Mar
14h30 - Restaurante Donana – Donana

Dia 26/08 Terça – Feira
10h00 - Restaurante Pedra Azul - Hotel Recanto das Toninhas – Camarão Beira Mar

Dia 27/08 Quarta – Feira
10h00 - Restaurante Mar Virado – Polvo a Mar Virado
14h30 - Restaurante Cajú – Cavala do Caju

Dia 28/08 Quinta – Feira
10h00 - Restaurante Jangada - Camarão com Pequi
14h30 - Félix Pizzaria – Pizza Félix

Dia 29/08 Sexta – Feira
Cozinha do Restaurante Oásis - Canto esquerdo da Praia Grande
14h30 – Marinado a Oásis

Programação das Palestras
Também gratuitas, as palestras serão realizadas sempre às 19h30 no auditório da Unitau e podem participar até 250 pessoas. Os interessados devem fazer sua inscrição através do telefone (12) 3833 1750 das 14h00 às 18h00.

Dia 08/08 – sexta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Programa Mercado Mata Atlântica”
Paul Dale - coordenador do Programa Mercado Mata Atlântica da Reserva de Biosfera(MAB/UNESCO)

Dia 13/08 – quarta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Gastronomia e Nutrição”
Mirna Ap. Zucheratto – nutricionista especializada em nutrição esportiva e atuante na área de nutrição clínica funcional

Dia 14/08 – quinta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Gastronomia e Sustentabilidade com Embalagens de Aço”
Thaís Fagury- coordenadora de projetos de embalagem CSN, executiva da ABEAÇO -
Associação Brasileira de Embalagens de Aço, Engenheira de Alimentos - Escola de
Engenharia de Mauá, pós -graduada em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo

Dia 15/08 – sexta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Azeite, uma valorização na culinária saudável”?
Marco A. Guimarães - executivo da D’Olivino –

Dia 19/08 – terça-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Maricultura na Região”
Alexandre Baldassin Gomes Novaes – Biólogo, mitilicultor, vice presidente da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo

Dia 20/08 – quarta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Gastronomia Italiana e sua adequação brasileira”?
Bruno Stippe- Executive Chef e Sommelier Internacional. FIC -
Federazione Italiana Cuochi -Presidente da FIC Brasile e FIC América Latina

Dia 21/08 – quinta-feira
Hotel Ubatuba Palace
“Vinhos e Harmonizações”
Luis Fernando- Sommelier da Vinícula Miolo

Dia 22/08 – sexta-feira
Hotel Ubatuba Palace
“Culinária Caiçara” - lançamento do livro homônimo
Vito D’Alessio - Coordenador da editora Dialeto, fotógrafo e jornalista

Dia 26/08 – terça-feira
Unitau – campus Ubatuba
"A história e a evolução da cerveja"
Vitor Buzzo - Consultor Ambev

Dia 27/08 – quarta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Alta Empregabilidade no Mercado de Gastronomia”
Marcio Moraes - Professor do SENAC Campos de Jordão durante 7 anos, responsável pela revista “Quem Indica”

Dia 29/08 – sexta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Aplicabilidade de Revenue Menagement em Hotéis e Restaurantes”
Fernando Ferreira Santiago - Turismólogo, MBA em Gestão Empresarial, longa experiência na rede Accor. (Fonte: ACIU)

Sábado é dia de vacinação para adultos e crianças
A vacinação contra pólio, em sua segunda etapa, é voltada para crianças de 0 a 5 anos. A de rubéola é para adultos em idade fértil, de 20 a 39 anos

Ubatuba - No próximo sábado, dia 9, acontece o Dia Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Durante toda a semana, de 4 a 8, a vacinação antecipada está acontecendo nos postos de saúde. Todas as crianças de 0 a 5 anos devem ser vacinadas, mesmo que não tenham tomado a primeira dose da gotinha. Nos dias 9 e 30 de agosto e 12 de setembro, acontece também a vacinação contra rubéola, voltada para adultos em idade fértil, de 20 a 39 anos.
Vacinação contra Pólio - No caso da vacinação contra pólio, os pais ou responsáveis devem comparecer aos Postos de Saúde em funcionamento mais próximos de suas residências, de preferência, munidos das carteirinhas de vacinação das crianças, das 8 às 17h. As crianças devem ser levadas, mesmo que estejam com febre ou com doenças gastrintestinais.
A poliomielite, ou paralisia infantil, está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas. Ela é uma doença contagiosa, provocada pelo poliovírus e transmitida de pessoa para pessoa, através das gotículas da nasofaringe. Sua principal característica é causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores.
Vacinação contra rubéola - Os adultos com idade de 20 a 39 anos devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências, munidos de algum documento de identificação. A meta é atingir 100% da população desta faixa etária, para erradicar o vírus que pode atingir mulheres grávidas e causar más formações diversas nos bebês.
As mulheres grávidas, sobretudo nas primeiras 12 semanas de gestação, não devem receber a dose, devido aos riscos que pode causar ao feto, considerando que este é o momento em que o desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê está acontecendo. As mulheres que pretendem engravidar devem aguardar um mês após a vacinação.
Esta campanha faz parte de uma ação preventiva contra a disseminação da doença, que em sua forma mais grave pode gerar surdez, diabetes, autismo, cegueira e degeneração do sistema nervoso central em fetos, principalmente se a mulher contraí-la no primeiro trimestre da gestação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ossada da baleia

Ubatuba - Escavação para a retirada da ossada de uma baleia Jubarte começou na manhã de ontem, na orla da praia Grande, região central de Ubatuba. No primeiro dia de trabalho foram utilizadas duas máquinas, que retiraram cerca de 3 metros de terra. A partir de agora os especialistas responsáveis pela ação utilizarão pás e trabalho manual. Ainda não foi possível constatar o estado dos restos mortais do animal que media mais de 15 metros de comprimento. Caso os ossos se encontrem em boas condições, as partes serão removidas e tratadas para que o esqueleto possa ser montado e ficar exposto na Praça Alberto Santos, centro da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Cinema: SEMANA DE 01/08 a 07/08/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Kung Fu Panda"

Desenho!!!! Dublado!!!!
ás 15:30 - 19:30hs

"Viagem ao centro da Terra"
Aventura!!!
ás 17:30 - 21:30

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Muralha
Por Félix Cabral

Muro de arrimo
para conter o oceano
foi Deus quem fez
ao edificar a Serra do Mar.;


Por quê, Senhor!
Por Semião Leôncio Verneque

No alvorecer de uma linda madrugada,
Pelos campos orvalhados eu seguia.
Vendo as gotas de orvalho cintilantes
Que a Luz do sol brilhante refletia

E tudo aquilo ficava ainda mais belo,
A vida em cores revelando a pradaria,
Por sobre os montes fogueiras imensas,
Por sobre o vale a cerração fugia.

E num instante tudo foi se transformando,
Como se o Criador brincando fizesse uma magia.
Eu, tão pequeno contemplando o imenso,
E, encantado, uma oração fazia.

Senhor meu Deus eu te entendo agora
Ao ver a tua obra eu choro de alegria.
Se algum dia eu perder meus olhos
Permita-me lembrá-la, pois eu gostaria.

E se tudo eu perder, do tato à voz,
Ainda assim meu peito te diria
Que tudo o que me deste foi sempre tão belo
Que a minh'alma jamais esqueceria.

Porém, Senhor, eu te suplico agora
Por meus irmãos que, por insensatez, ou rebeldia,
Destroem a terra sem nenhum remorso
Plantando a treva onde a luz havia.

O egoísmo impera e a vaidade cega.
O homem age e haja covardia.
Como pode, Senhor, tanto descaso,
Tanta cobiça, tanta estripulia?

Inventam armas e fomentam a guerra,
Devastam e aniquilam em nome da harmonia,
Espalham o lixo pelos quatro cantos,
Deixando o nosso mundo em agonia.

Não sei, Senhor, quais são os teus projetos
Mas a minh'alma sempre buscaria
Preservar a vida em todos os momentos
Mesmo que a morte vindo a mim sorriria.

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Professores, precisamos nos capacitar
ou tornar-nos cada vez mais capazes???


Pergunta idiota a minha, pensariam alguns. Outros se tornariam reflexivos perante a mesma. Eu, como educadora, tenho estado muito preocupada.
Aqui em Ubatuba estamos mais uma vez repensando a educação brasileira antes de recomeçarmos o segundo semestre do ano. Repensando os tristes índices nos IDEBs, Provinha Brasil ou dos exames da OAB.
Tantos e tantos números não podem e não devem deixar-nos apáticos frente ao que nos é apresentado na mídia. Hoje o Brasil encontra-se entre os últimos colocados no "ranking" de qualidade educacional. É triste, e coloca questões sérias a serem discutidas. Questões que já citei em outros momentos mas que, devem ser repensadas e revistas sem "melindres" do "já vai jogar a culpa no professor?".
Sou educadora há longos anos somente em Ubatuba e, já no ano de 86, portanto há 22 anos atrás, estive no I Encontro Estadual de Educação Pré- Escolar na cidade de Marília. Neste encontro foi-nos entregue um texto de Neidson Rodrigues, cujo título é "Desafio aos Educadores" onde o mesmo tece considerações sobre a postura do profissional de educação dizendo "Temos criado, neste país, uma geração- tartaruga, uma geração medrosa, recolhida para dentro de si. E estamos todos impregnados por esse espírito de tartaruga. Não temos coragem para contestar nossos dirigentes, para nos opor às suas propostas e criar soluções alternativas. Agimos de maneira reativa, negativa, covarde." Já no ano de l.995, em entrevista à revista Veja de 26 de Abril, às páginas 7 a 10, Ana Teberoski, autora do livro "Psicogênese da Língua Escrita", em co-autoria com a psicopedagoga Emília Ferreiro, fez a seguinte consideração: "O modo de ler dos universitários reflete um estilo de vida. A leitura é variada, mas eles não se aprofundam em nada. Lêem como se assistissem à televisão com um controle remoto. Nunca param num canal. Fazem o que eu chamo de leitura em zapping."
Estou citando estes dois autores em diferentes décadas de minha profissão porque na XIV Semana da Educação realizada aqui em Ubatuba, nos dias 24, 25 e 28 de julho de 2.008, a fala dos palestrantes, em sua grande maioria, versou sobre a má qualidade da educação que nossos educandos têm tido acesso. A Prof ª Mônica Ribeiro, com muita propriedade,deixou claro que se há alunos analfabetos freqüentando uma 5ª série, a instituição educacional deve e necessita ser repensada e que pais e sociedade têm parcela de culpa neste fracasso mas os maiores culpados somos nós: a instituição escolar.
Vejamos: se educamos para o instinto da tartaruga na década de 80; se nossos jovens já faziam uma leitura sem se aprofundar em nada na década de 90 e, se já neste século, uma grande maioria de nossos educandos continua um analfabeto funcional, o que fizemos nós nestes anos todos? Só acertamos com uma minoria? Só ficamos num discurso defensivo? Fomos deixando que os baixos salários nos desestimulassem esquecendo-nos do juramento que fizemos ao nos tornar professores ? O que fizemos nós?
Agora, o que faremos nós? Temos que fazer com que nossos educandos e sociedade voltem a nos respeitar e a acreditar na instituição escolar novamente. Isso só será possível se cada um dos envolvidos assumir sua "meã culpa". Se formos reflexivos o bastante para, primeiro nos cobrarmos como profissionais e depois exigir dos poderes públicos e da sociedade como um todo que façam a sua parte.
Esta Semana da Educação foi bastante profícua. Os profissionais que ministraram as palestras e as oficinas são competentes. Não pediram avaliação do encontro; não perderam tempo pedindo que nos reuníssemos em grupo para isto ou aquilo. Deram seu recado e pronto. Os professores que lá estiveram, na sua grande maioria, ficaram satisfeitos com o nível do encontro. É disso que precisamos . De seriedade compromissada e, a partir daí, termos a certeza de que precisamos nos capacitar constantemente para que sejamos cada vez mais capazes de revertermos o quadro que se apresenta na educação brasileira atual.

Lourdes Moreira
Profª da Rede Municipal e Estadual de Ubatuba

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Sapatinho  © Sueli Clarice

Sapatinho
© Sueli Clarice

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor