Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 07 de Agosto de 2008 - Nº 2011 Edições Anteriores

Vai Casar? Clique Aqui! Maré Legal

Região
Serra atrai prefeitos a Caraguá
Diocese promoverá debate entre candidatos no Litoral Norte
A importancia dos bloqueios policiais
Transpetro promove palestra sobre "recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais"
ENEM 2008 - Vem aí


Caraguatatuba
Formatura do curso Ideal do Sebrae é celebrada com o plantio de uma muda de Manacá
Caraguá prepara projeto Farinha de Meia
Formatura teve desfile com peças dos cursos
Palestra: Lucratividade, crescer, sobreviver ou morrer
9ª "Gincana da Solidariedade" promete grande arrecadação de arroz em toda a região
Aberta as inscrições para competição de Futsal no Morro do Algodão
Campanhas de multivacinação e Eliminação da Rubéola acontecem no dia 9 em Caraguá
Educação Inclusiva: Discussão em HTPC na E.E. Maria Ester
Secretaria Estadual do Emprego convoca desempregados para cursos de qualificação
Câmara aprova pauta e uma Urgência
A Câmara e os números de Junho e Julho

Ilhabela
Ilhabela tem o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Litoral Norte
Projeto proíbe a contratação de parentes até o segundo grau
Comissão Técnica entrega proposta de adequação ao PL 17/2008
Prefeitura abre vagas para cursos do Projeto Guri – Pólo Ilhabela

São Sebastião
Fundo Social de Solidariedade começa preparativos para 2º Jogos do Idoso de São Sebastião
Alunos do projeto Ventos e Velas recebem palestra sobre Educação Ambiental
Câmara analisa convênio que visa à elaboração do Plano de Saneamento Básico
Prefeitura alerta população da Topolândia para o risco de aumento de casos de dengue
Tecnologia inédita no país elimina a poeira no transporte e descarregamento da barilha no Porto de São Sebastião

Ubatuba
Dia dos Pais: Comerciantes de Ubatuba apostam em aumento de 10% nas vendas
Prefeitura e Aquário de Ubatuba iniciam resgate de ossada de baleia jubarte nesta segunda-feira
Festival Gastronômico de Ubatuba começa hoje

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Serra atrai prefeitos a Caraguá

Litoral Norte - O governador José Serra (PSDB) visita Caraguatatuba nesta sexta-feira para anunciar um investimento de R$ 240 milhões na ampliação e modernização do sistema de esgoto do Litoral Norte.
Conforme antecipou o valeparaibano, o pacote de obras praticamente triplicará os índices de coleta e tratamento da região em um prazo máximo de quatro anos.
Hoje, apenas 30% de todo o esgoto produzido em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba é recolhido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Serra aproveitará o evento de amanhã para entregar a estação de tratamento do bairro Porto Novo, em Caraguá --a obra está pronta há dois meses, mas não foi inaugurada em função da agenda do tucano.
A visita do governador promete atrair prefeitos, vereadores e deputados estaduais da região. O uso da palavra será limitado a autoridades que não disputam as eleições deste ano.
O roteiro original de Serra previa uma escala em Taubaté para a entrega de novas alas do Hospital Regional do Vale do Paraíba (um setor pediátrico e um centro de hemodiálise).
A visita chegou a ser divulgada pelas assessorias de dois dos candidatos que disputam a prefeitura --Ortiz Júnior (PSDB) e padre Afonso Lobato (PV)-- mas acabou cancelada.
SANEAMENTO - O plano de investimentos da Sabesp prevê a construção de 860 quilômetros de redes (tubulações), 100 estações elevatórias e 15 estações de tratamento de esgoto nos quatro municípios do Litoral Norte. O projeto contempla ainda 25,7 mil novas ligações domiciliares. (Fonte: ValeParaibano)

Diocese promoverá debate entre candidatos no Litoral Norte

Litoral Norte - Ha três meses a Diocese de Caraguatatuba através da Pastoral Fé e Política vem organizando o encontro com candidatos ao cargo público de Prefeito Municipal.
Reuniões com os assessores dos candidatos já aconteceram nas quatro cidades que agora, preparam os espaços onde serão realizados os debates e a distribuição dos convites. Nos ambientes internos das Paroquias Santo Antonio, em Caraguatatuba; São Sebastião, em São Sebastião; Igreja São Francisco, em Ubatuba e na Câmara Municipal de Ilhabela, um número limitado de pessoas terão acesso por questões de segurança e espaço físico. Em média, 400 convites serão distribuídos em cada cidade, pelos párocos, especialmente para a comunidade católica. Em Ubatuba, também as associações de bairro receberão convites. Na Ilhabela, o espaço é bem mais reduzido, já que a Câmara Municipal dispõe de apenas 60 lugares. Nas quatro cidade, serão colocados telões externos para que a população possa acompanhar os trabalhos já que o objetivo deste evento é colocar a comunidade mais perto dos candidatos e ouvir suas propostas de governo a fim de que o voto seja consciente e responsável. A coordenação esta tentando viabilizar a transmissão dos debates pela Internet. A idéia é que mesmo as pessoas que estejam em outras cidades possam acompanhar os trabalhos.
O cerimonial prevê a participação do Padre Leonildo Ferreira Junior, assessor diocesano da Pastoral Fé e Política e do bispo diocesano, Dom Antonio Carlos Altieri que fará a entrega oficial do Documento final do Fórum Social Municipal. O casal Rodrigues e Amáble, coordenadores da Pastoral Fé e Política serão os mediadores do debate. Na cidade de São Sebastião, o encontro não será configurado como debate, pois não contempla pergunta entre os candidatos, mas uma sabatina sobre temas e questões apresentadas pela comunidade católica através dos Foruns Sociais realizados. esta foi uma opção da comunidade e não dos candidatos.
Terão espaço garantido na assembléia os veículos de comunicação de rádio, jornal e TV. Cada veículo deverá cadastrar-se antecipadamente junto a assessoria de imprensa da Diocese de Caraguatatuba, por e-mail - imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br  onde serão dadas mais informações sobre o evento ou pelo telefone (12) 3883.6668.
Ilhabela será a primeira cidade a realizar o debate, no dia 22 de agosto. Em São Sebastião a data foi confirmada para 11 de setembro. Ubatuba em 15 de setembro e finalizando, 17 de setembro, em Caraguatatuba. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

A importância dos bloqueios policiais

Litoral Norte - A Polícia Militar do Litoral Norte tem diariamente desencadeado Operações Bloqueio, objetivando aumentar a segurança e manutenção da Ordem Pública, com ações de visibilidade que visam inibir todo e qualquer tipo de ilícito penal, com emprego de Oficiais e Praças que exercem a função administrativa, aumentando assim o número de Policiais Militares. Além dos veículos de quatro rodas, há o emprego de motocicletas na modalidade ROCAM, entre outros, atuando em vários pontos pré-determinados conforme levantamento estatístico de ocorrência em todo o Litoral Norte.
A Polícia Militar em realiza em média 30 Operações Bloqueio, resultando em média 439 pessoas abordadas e 365 veículos fiscalizados em todo o Litoral, essas operações têm o objetivo de proporcionar maior segurança aos moradores e turistas que freqüentam o Litoral Norte o ano todo.
Durante as Operações Bloqueio além da fiscalização nos veículos, ocorre verificação dos antecedentes criminais de seus ocupantes, sendo de extrema importância essa verificação, sendo que no primeiro semestre desse ano, foram recapturados 06 foragidos da justiça e apreendidas 02 armas de fogo durante as Operações Bloqueio. Dados fornecidos pela seção operacional do 20º Batalhão de Polícia Militar. (Fonte: 20BPM)

Transpetro promove palestra sobre "recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais"

Litoral Norte - A Transpetro promove mais uma palestra dentro do seu Programa de Ações de Cidadania. André Rossi, biólogo e presidente da Fundação Animalia, discute a "recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais" na próxima quinta, 7 de agosto, às 19h30, no Tebar Praia Clube, praça Almirante Barroso, 2, Centro de São Sebastião. A organização é da Fundespa - Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas. O evento é gratuito e aberto à comunidade, a profissionais da área, professores e estudantes. Os participantes recebem um certificado.
Na palestra "recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais" será mostrado o funcionamento dos Cetas - Centros de Triagem de Animais Silvestres. Nestes locais é feito o atendimento e a reabilitação de animais vítimas de situações de emergência. Depois de recuperados, há possibilidade de os bichos voltarem à natureza. Os Centros são gerenciados ou supervisionados pelo Ibama. O Cetas do Litoral Norte é coordenado pela Fundação Animalia e se beneficia de parceria com a Petrobras.
O Programa de Ações de Cidadania da Transpetro começou em São Sebastião em setembro do ano passado e vai até setembro de 2008. Neste período, cada uma das quatro cidades do Litoral Norte receberá seis palestras. (Fonte: TRANSPETRO)

ENEM 2008 - Vem aí

Litoral Norte - Segundo a Professora-Doutora Maria Inês Fini, Coordenadora da Proposta Curricular para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio, o Enem é, essencialmente, um exame cujo objetivo é avaliar o aluno como "um leitor do mundo".
Enfatiza que "o exame avalia competências e habilidades que os alunos construíram para ler e compreender textos e imagens (da arte, gráficos, tabelas, infográficos etc.) que transitam pelos vários campos de atuação humana nas diferentes áreas do conhecimento".
Os alunos envolvidos no ENEM são aqueles que estão no 3º. ano do Ensino Médio e do EJA, e fizeram um simulado nos últimos dias 6 e 7 de agosto, sendo que no próximo dia 31 farão as provas de fato.
Os professores já estão motivando seus alunos a se prepararem para o ENEM realizando leitura de jornais, revistas e debates sobre questões sociais, políticas e culturais, temas que estarão presentes na parte objetiva do teste (com 63 questões) e na redação.
Os candidatos do Litoral Norte estão entusiasmados e sabemos que não são poucos por esta movimentação, uma vez que as inscrições são on-line, assim não temos acesso a um número exato. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá

Formatura do curso Ideal do Sebrae é celebrada com o plantio de uma muda de Manacá
Os 19 formandos do curso do Sebrae receberão certificados nesta quinta-feira, dia 7, e em seguida, farão o plantio de uma muda de Manacá, na praça do Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro de Caraguá

Caraguatatuba - Acontece nesta quinta-feira, dia 7, a formatura do curso Ideal - Políticas Públicas, promovido pelo Sebrae, com o apoio da ACE - Associação Comercial e Empresarial e do PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae, que funciona por meio da SECAD - Secretaria da Administração da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
O curso reuniu 19 participantes de Caraguá, entre empresários, secretários municipais, gerentes, educadores entre outros. A carga horária total foi de 80 horas, dividida em 10 módulos de 8 horas/aula cada. O "Ideal" foi iniciado em 5 de junho e termina nesta quinta-feira 7, com a formatura e entrega de certificados.
O principal objetivo da capacitação é desenvolver nos participantes habilidades, atitudes e liderança, para aquisição de conhecimento visando a atuação em políticas públicas municipais. De acordo com o PAE, com o término do curso serão elaborados projetos a serem implantados por meio de parcerias no município. O símbolo do curso Ideal desde o início da turma em junho, segundo o Sebrae, é uma muda da árvore Manacá, a qual será plantada após o término da última aula, pelos formandos, no jardim do MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), que fica localizado no Pólo Municipal Profª Adaly Coelho Passos.
Entre os módulos abordados no Ideal - Políticas públicas estão: "Atitudes e Comportamento do Líder", "Quem é e como atua o líder de vanguarda", "Como construir alianças estratégicas e associativismo econômico", "Como e porque planejar", entre outros.
Para saber sobre palestras e capacitações do Sebrae em Caraguá basta comparecer ao PAE, que fica na rua Siqueira Campos nº 44, no Centro, ou ligar para (12) 3897-8198. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá prepara projeto Farinha de Meia
Alunos de cursos de geração de renda vão contar a história da cidade com trabalhos em artesanato e gastronomia

Caraguatatuba - Um grupo de 30 alunos e ex-alunos dos cursos de geração de trabalho e renda do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Caraguatatuba vão contar a história da cidade através do projeto Farinha de Meia.
A meta é apresentar os trabalhos de arte, culinária e artesanato feitos nos cursos semestrais do programa "Feito Aqui, Feito por Nós", desenvolvido na unidade do Cras na costa sul do município.
O programa, direcionado a famílias que tenham renda de até dois salários mínimos, já formou mil pessoas em quatro anos, 44 somente na última sexta-feira, nos cursos de Biquínis, Arte em Madeira, Estamparia, Bijuteria e Sabonetes Artesanais (leia mais nesta página).
Atualmente 320 famílias participam de um dos 20 cursos oferecidos pelo Cras, que vai lançar, em setembro, o projeto Farinha de Meia, em parceria com os estudantes.
O projeto consiste na confecção de produtos regionais que contam a história de Caraguatatuba ao retratar personagens típicos da cultura caiçara, como os pescadores e as cozinheiras de muqueca de peixe.
O nome do projeto vem de uma expressão caiçara que simboliza a partilha de alimentos e utensílios entre os moradores na confecção de artesanatos ou pratos típicos.
RENDA - Depois de receberem orientações sobre vendas, mercado e negócios, os moradores que se encaixam no perfil sócio-econômico de uma das três unidades do Cras existentes na cidade têm espaço cativo para a exposição e venda dos produtos fabricados nos cursos de geração de renda.
O Quiosque de Artes, localizado na Praça Cândido Mota, centro da cidade, abre de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h. Outros dois espaços devem ser abertos ainda este mês na Rodoviária, funcionando todos os dias das 9h às 18h.
A aluna Ana Lúcia Soares Pinheiro, 32 anos, afirma que sua vida mudou completamente depois dos cursos de geração de renda. "Nós éramos apenas donas-de-casa e nos preocupávamos apenas com os filhos. Agora harmonizamos nossa vida profissional de mulheres de negócios, administramos nossas vidas, auto-estima e tempo. É bom saber que somos capazes de mudar e ganhar a vida. Hoje tem gente que chega a ganhar R$ 100, R$ 200 ao mês", afirma.
CURSOS - Os cursos do projeto "Feito Aqui, Feito por Nós" acontecem duas vezes na semana, em turnos na parte da manhã e da tarde.
Segundo a coordenadora do Cras Sul, Deise Mendonça, o programa ainda tem outros cursos em aberto. "Os cursos de lingerie, bonecas de pano, bordado e tricô, confecção de malhas, costura, pintura em tecido, cabeleireiro e manicure e pedicure já estão abertos e esperamos grande demanda", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Formatura teve desfile com peças dos cursos

Caraguatatuba - Os alunos dos cursos semestrais de geração de renda do projeto "Feito Aqui, Feito por Nós" realizaram na última sexta-feira um desfile de modas com peças e acessórios confeccionados nas oficinas do programa.
A cerimônia contou com 44 formandos dos cursos de Aperfeiçoamento em Biquínis, Arte em Madeira, Estamparia, Bijuteria e Sabonetes Artesanais, todos concluídos neste primeiro semestre.
O desfile de modas também contou com peças e roupas feitos em aulas de cursos que ainda estão em andamento. A mostra reuniu peças dos 20 cursos, desfiladas por 25 alunos do projeto.
Eles foram maquiados e penteados especialmente para a ocasião pelas alunas e alunos dos cursos de cabeleireiros e manicure.
Após o desfile foi feita a entrega dos certificados, no espaço cultural da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural da FUNDACC), na subprefeitura do Porto Novo.
Desde o início de 2008, foram abertos 20 novos cursos de geração de renda no projeto "Feito Aqui, Feito por Nós". Uma segunda formatura deve ser realizada no final do ano.
Moradores interessados ainda podem participar dos projetos de geração de renda de Caraguatatuba neste segundo semestre. Na primeira terça-feira de cada mês, é definida a abertura de novas vagas nos cursos, de acordo com a demanda de cada área. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra: Lucratividade, crescer, sobreviver ou morrer

Caraguatatuba - A palestra visa orientar ações para análise e planejamento da lucratividade em função das necessidades da empresa e contribuir para desenvolver habilidades gerenciais com ênfase em resultados para a sobrevivência e crescimento do empreendimento.
Dia: 18/08/2008
Horário: 19h00
Duração: 2horas
Público-alvo: empreendedores em geral.
Conteúdo programático: conceitos de lucratividade e a importância para a existência do sucesso das empresas; apuração, avaliação e planejamento
do lucro e da lucratividade; a gestão dos elementos econômicos e financeiros que influenciam a lucratividade.
Palestrante: Roberto Lessa
Local: Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba - Rua Engenheiro João Fonseca, 484-Centro
Vagas Limitadas - Inscrições e Informações no Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Caraguatatuba
Rua: Siqueira Campos, 44-Centro (prédio da Secretaria Municipal de Administração)
Tel.: 3897-8198 e-mail: pae.caragua@gmail.com

9ª "Gincana da Solidariedade" promete grande arrecadação de arroz em toda a região
Todo o arroz arrecadado por Caraguá na 1ª etapa da gincana será doado ao Fundo Social da Solidariedade do município, que depois o repassará a sete entidades assistenciais da cidade e às famílias carentes

Caraguatatuba - Conhecida como uma das maiores ações de solidariedade da região, a "Gincana da Solidariedade", da Rede Vanguarda, movimenta milhares de estudantes em todo o Vale do Paraíba. Este ano, os alunos de Caraguá também estão participando do evento, visando ajudar entidades assistenciais.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Antonia Antunes Arouca, representante de Caraguá, tem até o dia 15 de agosto para arrecadar a maior quantidade de arroz. Na EMEF e todas as outras escolas municipais da cidade e também a Secretaria da Educação são postos de arrecadação.
Até o dia 14 de agosto, todos os munícipes podem colaborar nesta ação conjunta entre a Rede Vanguarda, escolas, diretores, professores e, principalmente, comunidade, fazendo suas doações de arroz e auxiliando no combate à fome.
O Fundo Social da Solidariedade de Caraguatatuba acredita que com o apoio de toda a comunidade, o município vai angariar uma grande quantidade de arroz, que será revertida em prol da população carente.
Participe você também da 9ª edição da "Gincana da Solidariedade", mostrando o espírito solidário de Caraguatatuba e contribuindo por uma sociedade mais justa e menos desigual.
Cidadania, solidariedade e educação - A 9º "Gincana da Solidariedade" acontece entre agosto e setembro. Ao todo, são 12 cidades que participam da competição, representadas por uma escola.
A EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca está na Chave 2, junto com mais três escolas dos municípios de Caçapava, Pindamonhangaba e Taubaté, respectivamente.
A primeira etapa da Chave 2 será no dia 15 de agosto, no Centro Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba. A segunda será no dia 04 de setembro, na Associação Esportiva de Taubaté.
Nos dois encontros, haverá brincadeiras e tarefas, além da entrega dos alimentos arrecadados. De cada chave se classificam as duas cidades com a maior pontuação, somando as duas etapas.
A Gincana já arrecadou 1 milhão 289 mil quilos de alimentos nas oito edições anteriores, ajudando a mais de 600 instituições, além de levar importantes conceitos de cidadania para todas as crianças e um importante incentivo de empenho nos estudos.
Durante as etapas, os alunos devem realizar uma apresentação artística e participam de gincanas de conhecimentos gerais (português, história, geografia, atualidades).
Um projeto social, cultural, educativo e de cidadania, que promete modificar o comportamento de milhares de jovens e adolescentes e mobilizar toda a cidade de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Aberta as inscrições para competição de Futsal no Morro do Algodão

Caraguatatuba - A Organização de Esporte Manoel do Morro iniciou as inscrições para o torneio beneficente de Futsal "Troféu Carolina Viana dos Santos", da categoria livre masculino, que será realizado na Quadra Alcides Crepaldi Filho, no Morro do Algodão.
Com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba (SECER), a competição visa arrecadar fraldas para a creche do bairro, que sediará o evento.
O congresso técnico será realizado na Quadra Alcides Crepaldi Filho, no dia 20 de agosto, às 19h30. É necessária a presença de um representante por equipe. O encontro definirá os grupos do torneio e o início da disputa.
A equipe que doar mais fraldas será presenteada com um jogo de camisa. O campeão e vice também serão premiados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campanhas de multivacinação e Eliminação da Rubéola acontecem no dia 9 em Caraguá

Caraguatatuba - As UBSs - Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba abrirão suas portas no próximo sábado, dia 9 de agosto, para as campanhas de Multivacinação (Poliomielite) para crianças com idades entre zero e cinco anos, e para a Eliminação da Rubéola. A contra a Rubéola acontecerá até o dia 12 de setembro, incluindo o dia 30 de agosto, sábado.
A SESAU - Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica, da Prefeitura, pretende vacinar mais de sete mil crianças nesta 2ª etapa da campanha de Multivacinação contra a Poliomielite. A primeira dose aconteceu no dia 14 de junho e 7.807 crianças com idade entre 1 e 4 anos foram vacinadas; 414 crianças com cinco anos ou mais também receberam a gotinha, o que corresponde 103,08%. A meta do Ministério da Saúde de 95% das crianças.
A Campanha de Vacinação para a Eliminação da Rubéola acontece paralelamente com a da multivacinação no dia 9, e seguirá até o dia 12 de setembro, e é voltada para homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de idade.
O objetivo da vacinação contra a Rubéola é eliminar a circulação do vírus da doença nos pais, todos deverão tomar a dose, independentemente do seu estado vacinal anterior, ou antecedente de ter tido a rubéola. A mesma é contra-indicado somente para gestantes.
De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, esta vacina é muito segura e a pessoa vacinada sempre terá um benefício, se não estiver protegida ficará imunizada, e se já está protegida, reforçará seu nível de imunização, tanto para rubéola como para o sarampo.
A Vigilância Epidemiológica informou ainda que outro objetivo da campanha é a eliminação da SRC - Síndrome da Rubéola Congênita, uma infecção causada pelo vírus da rubéola no feto, causando um conjunto de malformação, como catarata, glaucoma, surdez, cardiopatia congênita e neurologia. Para esta síndrome não existe tratamento específico, podendo a criança ficar com graves seqüelas e incapacidades. O objetivo é eliminar a doença até 2010.
Após o dia 9, sábado, em que a vacina acontece em diversos pontos da cidade, a vacina para Eliminação da Rubéola estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. A meta é vacinar 95% da população na faixa etária entre 20 e 39 anos, o que corresponde a 32 mil pessoas.
O que é a Rubéola - É uma doença aguda causada por um vírus que apresenta alta contagiosidade e transmissibilidade (dispersão/disseminação). A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por via respiratória. O indivíduo doente, ao respirar, lança no ambiente o vírus existente nas secreções nasais e garganta.
A Rubéola é uma doença grave quando atinge uma mulher grávida. A infecção na gestante pode causar abortos, o bebê pode nascer morto ou prematuro e com baixo peso, Além disso, a rubéola pode ser transmitida ao feto, e o bebê pode nascer com a SRC - Síndrome de Rubéola Congênita.
Os principais sintomas da doença são: febre não elevada, manchas vermelhas pelo corpo e ínguas no pescoço e na nuca.
Confira os pontos de vacinação das campanhas da 2ª dose da Multivacinação (crianças de zero a cinco anos) e Eliminação da Rubéola (pessoas com idade entre 20 e 39 anos), no dia 9, sábado.

Comando Sul
Perequê-Mirim: UBS Perequê-Mirim - Av. José da Costa Pinheiro Júnior, 1527
Perequê-Mirim: CEI / EMEI Profª Célia Rocha Lobo - Rua: Benedito Jacinto do Prado,
Pegorelli: CENTRO CULTURAL - Rua: Shibata, 10
Porto Novo: UBS Porto Novo - Av. José Herculano, 8550
Porto Novo: EMEF Profª. Maria Aparecida Ujio - Av. Primeiro de Maio, 285 Porto Novo
Praia das Palmeiras: EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra - Rua: Aldo Marcucci, 300
Morro Algodão: UBS Morro do Algodão - Rua: Antônio dos Santos, 27

Comando Centro
Centro: UBS Centro - Av. Anchieta, 485
Jardim Califórnia: EMEF Profª. Antônia Ribeiro da Silva - Rua: Alcides Alves Pereira, 140
Jaraguazinho: UBS Jaraguazinho - Rua: Benedito Silveira Santana, 57
Indaiá: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues - Av. Pernambuco, 1101
Tinga: UBS Tinga - Rua Antonio dos Santos, s/n
Poiares: EMEF Profº João Baptista Gardelin - Av. Joaquim da Silva Xavier, 180
Rio do Ouro: EMEF Prof ª Aída Almeida Castro Grazioli - Rua: Francisco Ribeiro, 80
Rio do Ouro: EMEF Bernardo Ferreira Louzada - Rua: Horto Florestal, s/nº
Canta Galo: EMEF João Thimóteo do Rosário - Estrada do Canta Galo, s/nº
Ipiranga: CEI / EMEI Messias Mendes de Souza - Av. Brasil, 1350
Martim de Sá: EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz - Rua: Analândia, 355 - Martim de Sá
Jaraguazinho: SUPERMERCADO SHIBATA - Av. Presidente Campos Salles, 297

Comando Norte
Massaguaçú: UBS Massaguaçú - Rua: Itália Basse Magni S/Nº
Casa Branca: UBS Jd. Casa Branca - Rua: José Pedro O. Barbosa, 07
Olaria: UBS Olaria - Rua: Marginal Ipiranga, 17
Jetuba: UBS Jetuba - Rua: Vinte e Quatro, s/n.º
Tabatinga: UBS Tabatinga - Rua: Manoel Pereira dos Santos, s/n

Postos Volante
Volante 1: Manhã: Fazenda Serramar, Casa do Menor, e Casa de Saúde Stella Maris
Tarde: Massaguaçu
Volante 2: Bairro Poço das Antas (Manhã e Tarde) (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Educação Inclusiva: Discussão em HTPC na E.E. Maria Ester

Caraguatatuba - A Educação Inclusiva é a garantia que TODAS as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso de permanência e de aproveitamento na escola, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.
No último dia 5 de agosto a Professora Ida Cristina M.Dias,a Supervisora Maria de Lourdes Pace de Barros, responsáveis pela Educação Especial na Diretoria de Ensino, mais a Supervisora da Escola Bernadete Rocha Espinoza participaram do HTPC da EE.Maria Ester das Neves Dutra Damásio para discutirem alguns casos de alunos com necessidades especiais.
Alguns temas foram abordados como: Constituição Federal garante o direito de educação para todos; Artigos da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que tratam da educação especial e do atendimento educacional especializado; Decreto 3956/2001- Convenção da Guatemala; Características de algumas necessidades especiais (deficiências física, auditiva, visual, mental e múltiplas).
Foram abordados também assuntos como:Proposta Pedagógica Inclusiva, Adaptações Curriculares e Avaliação e Registro, onde os professores relataram suas dificuldades e angústias.
Segundo a Professora Ida Cristina, ATP da educação especial, "Também os alunos sem deficiência são beneficiados com a inclusão, pois aprendem a lidar com as diferenças individuais, respeitar os limites do outro, partilhar processos de aprendizagem, desenvolver atitudes de apoio mútuo, enfim, preparamos uma comunidade que apóia todos os seus membros". (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Secretaria Estadual do Emprego convoca desempregados para cursos de qualificação

Caraguatatuba - A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), responsável pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), reforça a segunda convocação de trabalhadores desempregados, em Caraguatatuba, selecionados a partir do banco de dados do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do Governo do Estado, para participarem dos cursos gratuitos de qualificação profissional. As vagas não foram totalmente preenchidas em função, principalmente, da greve dos Correios.
O trabalhador que tiver seu nome na lista deverá apresentar-se na entidade referida até o dia 8 de agosto, das 9h às 18h, portando carteira de trabalho, documento de identidade (RG) e comprovante de endereço.
A assessoria da SERT lembra ainda que, neste ano serão chamados mais de 15 mil trabalhadores. Em 2009 há outras 60 mil vagas em diferentes cursos e, em 2010, outras 90 mil pessoas serão qualificadas, somando um total de 180 mil trabalhadores qualificados.
A lista completa de convocados também ficará disponível no site www.emprego.sp.gov.br.
Em Caraguá, o curso de qualificação será ministrado pelo SENAC, que fica localizado na rua Taubaté, 50 – Bairro Sumaré.
Novas vagas de emprego no PAT de Caraguá - O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, em Caraguatatuba está com novas oportunidades de emprego abertas à população.
Para candidatar-se a uma das vagas de emprego, basta comparecer ao PAT com a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), documentos pessoais, comprovante de residência e efetuar um cadastro, passando por uma entrevista, pela qual é possível direcionar o trabalhador para a vaga de emprego apropriada, de acordo com suas habilidades e seu currículo.
Segundo o Posto de Atendimento ao Trabalhador, as vagas oferecidas são para técnico de documentação, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho, médico do trabalho, fonoaudiólogo, farmacêutico, nutricionista, médico psiquiatra, faturista, escriturário, psicólogo hospitalar, professor de inglês, enfermeiro, assistente social, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de compras e operador de máquinas. O PAT fica na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré, próximo ao ponto final da empresa de transportes coletivos Praiamar (Praça Ulisses de Paula). (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara aprova pauta e uma Urgência
Apenas Projeto em 2 Turnos ficou de fora

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou toda a pauta da sua 22ª Sessão Ordinária semanal, realizada nesta terça-feira - 5 de agosto - a partir das 19h30 na sede do Parlamento Municipal. Projeto em Regime de Urgência também foi aprovado e propositura com votação em 2 turnos ficou de fora. Esta foi a primeira Sessão Ordinária semanal do segundo semestre do ano.
Foram aprovados os projetos dos Vereadores Juarez Pereira Pardim (DEM), que denomina de Rua Anna Zamarhl Carneiro a atual Rua B, localizada no Balneário Garden Mar, no bairro de Massaguaçu, na zona norte da cidade.
Aprovado também projeto do Vereador Omar Kazon (PR) sobre a alteração para Rua Carolina Viana dos Santos da atual Rua Domingos, localizada no bairro do Morro do Algodão, na região sul do município.
Outra proposta aprovada tem a autoria do Vereador Celso Pereira (DEM) que denomina de Ennio Ângelo Bertoncini a atual Rua J, localizada no Balneário Garden Mar, no bairro do Massaguaçu.
O último projeto aprovado pertence ao Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), projeto que denomina de Rua Florisbela Soares de Oliveira a atual Rua 15 no bairro da Tabatinga, na zona norte de Caraguatatuba.
O projeto do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), apresenta Projeto de Emenda à Lei Orgânica, com discussão em 2 (dois) turnos, alterando o artigo 206 da Lei Orgânica Municipal (LOM), garantindo a gratuidade no transporte coletivo urbano para maiores de 60 (sessenta) anos não foi votado e provavelmente o será na próxima sessão.
Em contrapartida, Projeto em Regime de Urgência do Vereador Germino de Souza (PPS), proíbe a instalação, manutenção, locação, guarda ou depósito de máquinas caça-níqueis dentro do município.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 8 Projetos de Lei, bem como discutidos, votados e aprovados 10 Requerimentos e 1 Moção. Não houve leitura de Indicações durante o intervalo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Junho e Julho
Final do semestre e recesso indica baixos índices

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga os índices de produção legislativa para os meses de Junho e Julho deste ano. Tradicionalmente o final do semestre e o mês de recesso apresentam baixos índices de produção.
Em Junho deste ano foram protocolados apenas 57 documentos, assim distribuídos: 16 Projetos de Lei, 3 Projetos de Decreto Legislativo, 18 Requerimentos, 6 Moções e 14 Indicações. Em Julho não houve protocolo de documento.
Quanto as presenças foram contabilizadas 275 pessoas, distribuídas entre 4 (quatro) Sessões Ordinárias, 3 (três) Sessões Extraordinárias e 4 (quatro) Sessões Solenes, com uma média de 25 pessoas/sessão. Em Julho não houve realização de qualquer tipo de sessão.
Com relação aos atendimentos houve a contagem de 643 pessoas em Junho e de 121 pessoas em Julho, com uma média respectiva de 64,3 e 12,1 pessoas/vereador ou 33,8 e 10,08 pessoas/dia, para meses com 19 e 12 dias úteis.
Os baixos índices se explicam por ser final do semestre, mês de recesso e ainda mais, por estarmos em período eleitoral, que culminará com o pleito de 5 de outubro. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira Candidato, tenha sua página na internet!

Ilhabela tem o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Litoral Norte

Ilhabela - Ilhabela tem o melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Litoral Norte, foi o que revelou pesquisa realizada pela Federação das Industrias do Rio de Janeiro, que aponta o IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal) 2005 de todas as cidades brasileiras.
O IFDM considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano, a saber, Emprego e Renda, Educação e Saúde. A leitura dos resultados – por áreas de desenvolvimento ou do índice final – é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade.
Ilhabela obteve o melhor resultado do Litoral Norte, ocupando a 76ª posição nacional e a 68ª no Estado, com o IFDM de 0,8486. São Sebastião ocupa a 211ª posição nacional e 145ª do Estado, com o IFDM 0,8032. Ubatuba vem em seguida em 517ª (nacional) e 300ª (Estado), com IFDM 0,7493. E por fim, Caraguatatuba na 869ª colocação nacional e 436ª do Estado, com IFDM 0,7162.
Nas avaliações individuais das áreas analisadas, Ilhabela, apresentou resultados expressivos. Alcançou o melhor índice de Educação do Litoral (0,9256), seguido por Caraguatatuba (0,8401); Ubatuba (0,8320) e São Sebastião (0,8272). Na área da Saúde, o município também lidera, obtendo o índice de 0,8962; na frente de Caraguatatuba (0,8812); São Sebastião (0,8330) e Ubatuba (0,7931). Já no quesito Emprego e Renda, o arquipélago ocupa o segundo lugar do Litoral, com 0,7239; atrás de São Sebastião, que levou a melhor, com 0,7495); Caraguatatuba ficou em terceiro com 0,6632 e Ubatuba em quarto com 0,6227.
O indicador IFDM - Emprego e Renda acompanha a movimentação e as características do mercado formal de trabalho, cujos dados são disponibilizados pelo Ministério do Trabalho. As variáveis acompanhadas por este indicador são: Taxa de Geração de Emprego formal sobre o Estoque de Empregados e sua Média trienal; Saldo Anual Absoluto de Geração de Empregos; Taxa Real de Crescimento do Salário Médio Mensal e sua Média Trienal; e, Valor Corrente do Salário Médio Mensal.
O indicador IFDM - Educação capta tanto a oferta quanto a qualidade da educação do ensino fundamental e pré-escola, conforme competência constitucional dos municípios. As variáveis acompanhadas por este indicador são: Taxa de Atendimento no Ensino Infantil; Taxa de Distorção Idade-série; Percentual de Docentes com Curso Superior; Número Médio Diário de Horas-Aula; Taxa de Abandono Escolar; e, Resultado Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Por sua vez, o indicador IFDM - Saúde visa avaliar a qualidade do Sistema de Saúde Municipal referente à Atenção Básica. As variáveis acompanhadas por este indicador são: Quantidade de Consultas Pré-Natal; Taxa de Óbitos Mal-Definidos; e,Taxa de Óbitos Infantis por Causas Evitáveis.
Podemos apontar várias ações que levaram o município de Ilhabela ao expressivo resultado do IFDM, tais como, o melhor IDEB do Litoral Norte e Vale do Paraíba na área da educação; um dos menores índices de mortalidade infantil do Estado, na área da Saúde e cursos de capacitação e qualificação de mão de obra, e, a implantação do receptivo de navios de cruzeiros que aquecem a economia local, na área de geração de emprego e renda.
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) surgiu em resposta à ação 97 do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propôs a criação de um índice para acompanhar de forma permanente o desenvolvimento humano, econômico e social no interior do estado. Pela inexistência de índices anuais e municipais, foi desenvolvida uma metodologia criando o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal-IFDM, fruto de longa pesquisa do corpo técnico do Sistema Firjan e de consultas a especialistas externos e a diversos órgãos de gestão pública.
O pioneirismo deste trabalho consiste na periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional do índice. A metodologia desenvolvida permitiu, assim, a geração de índices para todos os municípios, bem como para todos os estados.
O IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. O IFDM possibilita o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social dos municípios, apresentando uma série anual, de cálculo simplificado e com base em dados oficiais.
Uma das vantagens do IFDM é que permite ainda orientar ações públicas e acompanhar seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios – não obstante a possibilidade de agregação por Estados.
Em 2005, a média brasileira do IFDM totalizou 0,7129 pontos, tendo o valor mais elevado sido atingido em Idaiatuba em São Paulo com 0,9368 pontos e o menor, em Santa Brígida na Bahia com 0,2933 pontos. De acordo com os dados, apenas duas capitais (Curitiba e Vitória) configuravam entre os 100 primeiros colocados, dos quais 82 municípios possuíam menos de 300 mil habitantes e exatamente a metade menos de 100 mil habitantes. Considerando este grupo dos 100 primeiros colocados, 87 municípios estão no Estado de São Paulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Projeto proíbe a contratação de parentes até o segundo grau

Ilhabela - O Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) apresentou recentemente o Projeto de Lei nº 87/2008 que proíbe a contratação de parentes até o segundo grau no âmbito da administração direta ou indireta, autarquias e fundações do município de Ilhabela.
Segundo o vereador, a prática do nepotismo exercida descaradamente em muitas administrações públicas espalhadas pelo país afora precisa ser extirpada para que se tenha um serviço público profissional, qualificado, técnico e sério.
Conforme prevê a propositura, fica proibida a contratação de parentes até o segundo grau da linha consangüínea, por afinidades ou adoções, cônjuge e companheiros (as) do Prefeito, do Vice-Prefeito, do Procurador Chefe do município e dos Secretários, ou titulares de cargos que lhe sejam equiparados, no âmbito da Câmara Municipal; dos Vereadores, no âmbito da Câmara Municipal; dos Presidentes, dos diretores gerais ou titulares de cargos equivalentes, e dos vice-presidentes, ou equivalentes, no âmbito da respectiva autarquia, fundação instituída ou mantida pelo Poder Público, empresas públicas ou sociedades de economia mista.
De acordo com o projeto, a nomeação de parentes será aceita em caso do candidato ter sido admitido através de Concurso Público.
Na última sessão ordinária (04/08), durante sua fala na Tribuna, o vereador Dr. Guilherme lançou um abaixo-assinado contra o nepotismo em Ilhabela, pediu aos pares presentes para que junto com ele também assinassem o documento e para que eles se sensibilizassem quanto ao tema aprovando o projeto de lei. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Comissão Técnica entrega proposta de adequação ao PL 17/2008

Ilhabela - Foi entregue pelo Executivo à Câmara, em fevereiro deste ano, o Projeto de Lei 17/2008 – que dispõe sobre a instituição do Serviço/Programa de Saúde Animal para o Controle de Zoonoses, Promoção de Saúde Pública e Animal.
Depois de duas audiências públicas sobre o projeto, diversos profissionais da área se manifestaram descontentes com a propositura em relação a alguns aspectos técnicos.
Para uma profunda análise do tema e o levantamento de soluções para algumas questões, foi formada uma Comissão Técnica para adequar o projeto. A proposta elaborada pelos membros da comissão foi entregue, na última terça-feira (05/08), tanto para o Executivo como para o Legislativo.
Fizeram parte da comissão diversos médicos veterinários que atuam na cidade, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assuntos Jurídicos, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, organizações não governamentais, e do Legislativo – no caso representado pela Vereadora Nanci Zanato (PPS) e pelo Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos (PMDB). (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura abre vagas para cursos do Projeto Guri – Pólo Ilhabela

Ilhabela - O Projeto Guri - Pólo Ilhabela, que utiliza a música como meio de desenvolvimento de crianças e adolescentes da cidade, está com inscrições abertas para os cursos violão, percussão e canto coral. São 117 vagas disponíveis para crianças e jovens entre 8 e 18 anos.
O Projeto Guri é uma Organização Social de Cultura sem fins lucrativos que tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos, por meio do ensino da música. O Pólo Ilhabela é uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que contempla os jovens no ensino da música, disponibilizando, gratuitamente, os cursos de violão, percussão e canto coral. Atualmente, atende 90 alunos no município.
A coordenadora do projeto, Carmem Camargo explica que a finalidade principal é desenvolver um ensino técnico aprimorado e consciencioso, respeitando o ritmo de aprendizado de cada um. Segundo ela, o Projeto Guri não pretende formar músicos profissionais, mas, sim, capacitar seus alunos para que tenham uma atitude positiva diante das dificuldades da vida, para que sejam confiantes e tenham o dinamismo necessário para vencer obstáculos e procurar atingir suas metas.
A Prefeitura de Ilhabela é parceira na divulgação do Projeto Guri. A secretária da Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias, destaca que “através da música as crianças descobrem um mundo melhor ao seu redor, deixando as ruas e aprendendo que a disciplina é uma das coisas mais importantes para vencer na vida”.
Para o prefeito Manoel Marcos a responsabilidade social está presente neste projeto e por isso deve ser apoiado e ter cada vez mais visibilidade. Por isso, o Guri pode ser considerado um grande complemento à educação: por colaborar na formação do caráter e da personalidade dos seus participantes. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Candidato, tenha sua página na internet! Basfibra

Fundo Social de Solidariedade começa preparativos para 2º Jogos do Idoso de São Sebastião

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade já deu a largada para os preparativos do 2º JISS (Jogos do Idoso de São Sebastião), que será promovido entre os dias 18 e 21 de setembro no município. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, com a participação das Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo e apoio das pastas de Saúde, Segurança, Governo e Subprefeituras.
Esta edição contará com a participação de 12 cidades. Estima-se que pelo menos 500 idosos participem dessa grande festa, movimentando e contagiando o município com a alegria e vitalidade características da classe. No 2º JISS, os “vovôs” e “vovós” vão disputar medalhas em 18 modalidades e a animação do tradicional baile ficará a cargo de “Renato e seus Blue Caps”.
De acordo com a organização do 2º JISS, Ubatuba, Ilhabela, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano e São José dos Campos já confirmaram presença, faltando apenas duas vagas a serem preenchidas. Em 2007, oito cidades participaram da disputa e devido ao sucesso da primeira edição dos Jogos, o Fundo Social resolveu ampliar para 12 o número de cidades participantes este ano.
Os idosos nascidos até 1953 podem concorrer entre 18 modalidades: Vôlei e Basquetebol Adaptado, Keimagol, Bocha, Malha, Sinuca, Tranca, Dominó, Damas, Xadrez, Pesca, Peteca, Natação, Tênis de Mesa e de Campo, Miss e Mister “Melhor Idade”, Coreografia e Dança de Salão. Cada delegação participa com até 50 atletas.
Os jogos por equipe, Natação, Desfile, Dança de Salão, Cerimônia de Abertura e o tradicional baile serão realizados no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz. Já as provas de pesca e peteca terão como cenário a Praia da Aventura. O Ginásio José de Souza Gringo, o “Gringão”, a quadra de Tênis da Rua da Praia e o Clube Amigos da Malha também receberão algumas competições. O palco do Teatro Municipal recebe a prova de Coreografia.
Assim como no ano passado, a Sectur vai promover no mesmo período do 2º JISS, a quinta edição do Encontro de Carros Antigos na Rua da Praia e a expectativa é grande para o show de “Renato e seus Blue Caps”, marcado para o sábado (20/9), com clássicos que fizeram história na Jovem Guarda. Mais informações (12) 3891.4991. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos do projeto Ventos e Velas recebem palestra sobre Educação Ambiental

São Sebastião - Os alunos do projeto Ventos e Velas, desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), com patrocínio do Unibanco, participam de uma palestra sobre Educação Ambiental na próxima sexta-feira (8/8), na Escola de Vela. A iniciativa faz partes das atividades transversais do projeto, que visa proporcionar conhecimentos que vão além do curso de vela com temas variados em diversas áreas.
A palestra será ministrada pela chefe da Divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz Silva de Morais, que falará sobre coleta seletiva, tratamento de resíduos, o caminho percorrido e o trabalho realizado pela cooperativa de sucata. Além disso, os alunos aprenderão como ajudar na questão da coleta seletiva e os benefícios sociais e econômicos que são gerados para o município.
Ainda este mês, o projeto Ventos e Velas realiza a formatura dos 40 alunos da primeira turma de 2008. Desde sua implantação, mais de 100 alunos já realizaram o curso de iniciação à vela. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Câmara analisa convênio que visa à elaboração do Plano de Saneamento Básico

São Sebastião - Na primeira sessão após o período de recesso parlamentar ocorrida ontem, dia 5, foi apresentado no plenário da Câmara de São Sebastião o Projeto Lei 35/08, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Secretaria de Estado de Saneamento e Energia.
De acordo com a minuta anexa ao projeto, o objetivo é a união de esforços para elaboração do Plano de Saneamento Básico do Município (água, esgoto, lixo e drenagem urbana).
Consta ainda que o convênio prevê a consolidação no Plano Estadual de Saneamento Básico, em conformidade com a Lei Federal 11.445, de 5 de janeiro de 2007, e com o Decreto Estadual 52.895, de 11 de abril de 2008.
Após a leitura, o Projeto de Lei foi encaminhado às comissões parlamentares para emitirem seus pareceres.
Também foi lido na sessão de ontem, o Projeto de Lei nº. 33/08, autoriza o Poder Executivo a contribuir mensalmente com a Confederação Nacional de Município (CNM), entidade nacional de representação dos municípios do Estado de São Paulo.
De acordo com o projeto, o objetivo é assegurar a representação institucional do município de São Sebastião nas diversas esferas administrativas da União, junto ao Governo Federal e os diversos Ministérios, Congresso Nacional e demais órgãos normativos, de execução e de controle.
Caso seja aprovado, o município contribuirá financeiramente com a entidade em valores mensais a serem estabelecidos na Assembléia Geral anual da mesma. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura alerta população da Topolândia para o risco de aumento de casos de dengue

São Sebastião - Com as ações do Plano de Combate à Dengue neste inverno, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou um trabalho de orientação e conscientização junto à população. A equipe de agentes realizou o segundo dia do “Arrastão da Dengue”, no bairro da Topolândia, região central do município.
De acordo com a agente de saúde pública, Andréa Maria Ferreira, devido ao tempo seco que permaneceu até semana passada, foram encontradas muitas larvas. O mosquito da dengue deixou depositado os ovos nos recipientes, gerando uma preocupação à equipe para quando voltasse a chove. “Por isso pedimos à população que colabore com a nossa equipe e permita que as vistorias sejam feitas em suas casas.”
Segundo dados da Sesau, atualmente há 63 casos suspeitos no bairro da Topolândia e 28 confirmados, sendo um importado do Rio de Janeiro.
Para a dona-de-casa Ângela Soares Nascimento, a ação é muito válida e todos deveriam colaborar. “Sempre atendo os agentes que vêm na minha casa. Acho que se todos fizerem a sua parte a nossa cidade fica livre desse mosquito. Mas é uma pena que nem todos pensem assim”, afirma.
Além do trabalho de orientação os agentes também recolhem diversos materiais que servem como criadouro do inseto e fazem telagem de caixas d’águas nas residências.
O Plano de Combate à Dengue teve início no dia 7 de julho e já passou pelo Morro do Abrigo, São Francisco, Pontal da Cruz, Porto Grande e Centro.
Dos 343 casos notificados este ano em São Sebastião, 91 foram confirmados, sendo 84 autóctones e sete importados – Rio de Janeiro (4), Ceará (1), Bahia (1) e Pernambuco (1). Outros 131 foram negativados e 121 aguardam resultado do Instituto Adolpho Lutz. (Fonte: Imprensa Livre)

Tecnologia inédita no país elimina a poeira no transporte e descarregamento da barilha no Porto de São Sebastião

São Sebastião - O que parecia um atraso na relação custo-benefício da Pronave, empresa que detém 50% das operações no Porto de São Sebastião, se tornou uma grande idéia inédita no país. Na iminência de paralisar todas as atividades no Porto de São Sebastião, por estar na “mira” do Ministério Público Ambiental, a empresa teve que se adaptar as exigências obrigatórias da Cetesb no transporte e despejo do sulfato de sódio e de carbonato de sódio, mais conhecido como barrilha. Para isso, a Pronave criou um sistema que elimina totalmente a poeira do produto, retirando a poluição visual, colaborando com o meio ambiente e a saúde dos profissionais.
A idéia surgiu há cerca de dois anos e foi desenvolvida, nos últimos 12 meses, por uma equipe de especialistas, técnicos e pesquisadores do ITA, coordenada por um engenheiro da empresa. “O que falo com orgulho é que a mão-de-obra é local junto com os prestadores de serviços e a tecnologia é 100% nacional”, explica Maximiliano de Souza, diretor da Pronave.
“Contratamos uma consultoria ambiental e desenvolvemos o projeto dentro do prazo estipulado pela Cetesb. Na ocasião, não havia tecnologia e a única opção era o transporte pneumático – um equipamento que custa milhões e não tínhamos essa condição”, reflete.
Com o conhecimento coletivo, Souza conta que a equipe se concentrou no funil – equipamento usado durante a saída do produto do navio e o despejo da barrilha na caçamba do caminhão. “As paredes internas do funil são providas por filtros de exaustão. Além disso, nós enclausuramos a caçamba do caminhão, porque o tambor também tem o mesmo sistema”, complementa Maximiliano de Souza. “Mas não existe tecnologia sem capacitação de mão-de-obra e nosso próximo passo junto ao Sindicato da Estiva será um operador específico para granel pulverulento (que gera poeira)”, confirma o executivo.
Segundo Souza, a idéia era apenas eliminar a poeira do produto, mas diante do desafio, o diagnóstico gerou um banco de dados com mais de 10 mil informações para consulta. Além disso, o funil foi informatizado para afinar a ação do trabalhador que recebe, em tempo real, qualquer alteração durante a operação.
O sistema inovador funciona desde fevereiro deste ano e a idéia já está sendo exportada para outros países, assim como, mais navios que transportam granel foram atraídos para o Porto de São Sebastião tornando a empresa referência nesse serviço.
“Existem outros funis, mas nenhum com controle da poeira. Viramos referência no país e abrimos a possibilidade para a criação de produtos e serviços para portos”, comenta o diretor da Pronave, Maximiliano de Souza, sobre um futuro ainda mais audacioso.
“Mudou drasticamente: não existe mais poeira, a velocidade da descarga aumentou e até a lavagem dos caminhões está mais fácil”, fala sobre as mudanças diretas do novo sistema.
Segundo ele, a empresa que preconiza a valorização do profissional mudou a visão diante deste novo cenário. “Mudei a minha maneira de pensar em relação ao meio ambiente e a área comercial. A gente reverteu esse quadro e viramos parceiros dos órgãos ambientais”, comenta Souza sobre toda a trajetória.
“Foi um filho que a gente gerou na beira do cais”, finaliza Souza contente com os resultados da reestruturação do sistema.
Histórico - O Porto de São Sebastião é uma concessão Federal ao Governo do Estado de São Paulo, administrado pela Dersa Desenvolvimento Rodoviário S/A, sendo portanto, um porto público. Com a promulgação da Lei Federal 8.630/93 de modernização dos portos no Brasil, foram definidos os papéis dos setores público e privado nas operações portuárias. A partir de então, as operações em terra passaram a ser desenvolvidas por empresas privadas e os operadores portuários pré-habilitados no porto, que trabalham em regime de livre concorrência – a Pronave é a maior delas, que detém 50% das movimentações.
Em julho de 2007, a Pronave estava sendo alvo de constantes autuações por parte da Cetesb em relação a movimentação de barrilha no Porto de São Sebastião. Como os navios não apresentavam equipamento adequado para movimentar o produto, sem causar poluição no solo e na água, a Cetesb fez as exigências. Na época, cada multa era de aproximadamente R$ 68 mil, ou seja, um custo alto para o bolso e o prejuízo da contaminação ambiental. Em dezembro de 2007, a Promotoria de Meio Ambiente do Litoral Norte, cobrou da empresa uma solução definitiva. De lá pra cá, a Pronave correu contra o tempo e fez algumas medidas paliativas, descartadas pela Promotoria.
Um ano depois, a empresa desenvolveu o sistema tecnológico inédito, que busca a sustentabilidade a medida que minimiza os impactos ao meio ambiente causados pelo transporte e despejo irregular da barrilha.
Tanto o sulfato de sódio quanto o carbonato de sódio (barrilha) são substâncias com poucos testes que afirmem maior grau de risco à saúde e suas conseqüências ao meio ambiente (solo, água e ar). Porém, a Cetesb como órgão de controle de poluição é responsável por coibir a manipulação indevida de qualquer produto que possa contribuir com a poluição independente do nível do risco do produto. As duas substâncias são usadas para a fabricação de vidros, detergentes, tecido, papel, entre outros.
O sulfato de sódio quando cai na água, por exemplo, se dissocia em íons, ele não se bio-acumula. Não irrita a pele, mas pode prejudicar as vias respiratórias ou oculares, de acordo com alguns estudos.
Já o carbonato de sódio (barrilha), cai na água e se transforma em bicarbonato de sódio, que altera o PH da água – ela se torna menos ácida e mais alcalina.
Para a saúde humana, gera irritação das vias respiratórias e, para quem está manipulando os produtos, o ideal é não respirar o produto, evitar o contato com a pele e usar roupas, óculos adequados e proteção para o rosto e olhos. Qualquer produto químico deve ser armazenado, manuseado e utilizado de acordo com práticas adequadas de higiene industrial e em conformidade com os regulamentos legais. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Candidato, tenha sua página na internet! ACIU

Dia dos Pais: Comerciantes apostam em aumento de 10% nas vendas
Presidente da ACIU diz que datas comemorativas sempre estimulam o mercado

Ubatuba - O mês de agosto já é uma referência no calendário nacional do comércio pela comemoração do Dia dos Pais. Em uma sondagem informal realizada no dia 04 de agosto pela Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, foi revelado que o Dia dos Pais deve impulsionar o faturamento no mês de agosto. Os comerciantes apostam em um crescimento de 10% nas vendas em relação à data do ano passado.
O otimismo ocorre diante da temporada de liquidações de inverno e do pagamento do salário para os trabalhadores que geralmente recebem no quinto dia útil – já que o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto.
Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, explorar épocas festivas para vender mais é uma ótima oportunidade para alavancar os negócios. Barakat alerta que para explorar bem esses momentos, é fundamental estar bem preparado. "É necessário ter uma equipe de vendas treinada para oferecer opções afinadas ao gosto e à necessidade do cliente, vitrine sugestiva e atraente e opções de pagamento", aconselha o presidente.
Aparelhos celulares, artigos de confecção, sapatos, carteiras, cintos e gravatas costumam constar na lista dos presentes mais procurados para homenagear os pais, mas em Ubatuba isso pode mudar devido ao Festival Gastronômico que tem início no próximo dia 7. Que tal levar o paizão para aquele almoço especial nos principais restaurantes da cidade que são transformados em verdadeiros ateliês gastronômicos? (Fonte: ACIU)

Prefeitura e Aquário de Ubatuba iniciam resgate de ossada de baleia jubarte nesta segunda-feira

Ubatuba - Há cerca de 8 anos, o encalhe de uma baleia morta de 16 metros em Ubatuba se transformou literalmente em um grande problema. O mau cheiro e a dificuldade de dispor da carcaça do animal geraram polêmica e prejudicaram o comércio na região da praia grande.
Agora, a Prefeitura Municipal (através da Secretaria de Obras e da Emdurb) e o Aquário de Ubatuba resolveram dar um final feliz a este episódio e se uniram na empreitada de resgatar a ossada, visando sua exposição ao público na praça Alberto Santos que está em reforma atualmente.
"Este tipo de patrimônio, quando devidamente valorizado, se transforma em um monumento e em uma nova atração turística para a cidade, sem falar em seu inestimável valor científico e educacional.", diz o oceanógrafo Hugo Gallo, diretor do Aquário , que deverá orientar tecnicamente o trabalho.
Segundo Gallo, o animal era uma fêmea da espécie Jubarte já adulta, espécie que encontra-se entre as mais ameaçadas de extinção no planeta. Segundo ele, "outro benefício da exposição ao público desta ossada é o de as pessoas saberem que estes animais também podem ser vistos em nosso litoral, um dos mais belos e preservados do país."
A motivação para o início dos trabalhos, partiu do fato deque a PMU está iniciando obras de urbanização da praia grande e a retirada do esqueleto seria dificultada e mais onerosa no futuro, pela necessidade de romper o calçamento que será instalado na rua marginal à praia, onde a mesma está enterrada.
O trabalho deve ser realizado em 3 etapas, sendo uma primeira de prospecção visando confirmar a localização da ossada e o estado dos ossos, quando a maior parte do solo arenoso é retirado com a máquina. Na segunda etapa, deveremos localizar o esqueleto em um eixo e iniciar a retirada e catalogação do material manualmente. "Esta etapa é muito importante, pois ela sendo bem realizada facilita todo o processo posterior de montagem" diz Gallo.Após a retirada dos ossos , os mesmos serão transportados para local apropriado, limpos , tratados e depois disso estão prontos para a última etapa: a montagem na praça.
Os trabalhos deverão ser concluídos nesta quinta-feira, 7 de Agosto.
Informações/contatos: (12) 3832-1382 / (12) 7812-1879

Festival Gastronômico de Ubatuba começa hoje

Ubatuba - O 4º Festival Gastronômico de Ubatuba começa hoje, dia 7 e vai até 31 de agosto onde os principais restaurantes da cidade são transformados em verdadeiros ateliês gastronômicos. Chefs renomados participarão do evento.
Promovido pela Associação de Bares e Restaurantes de Ubatuba (Abrasel), o Festival conta com a participação dos restaurantes de destaque na gastronomia da cidade. Os estabelecimentos apresentarão receitas da região e pratos sofisticados, preparados com ingredientes típicos, especialmente criados para o festival a preços convidativos.
Um dos pratos que será servido durante o evento é o inhoque de cará, ao molho de carne seca e abóbora, temperado com chilli, canela e sálvia, puxado na manteiga de garrafa. Receita preparada pelo chef João Bianchi, proprietário do restaurante participante Perequim e presidente da Abrasel de Ubatuba."O festival já faz parte da agenda cultural da cidade. Aquece o comércio local em época de baixa temporada, além de oferecer cultura e lazer à população," disse, Bianchi.
Em paralelo ao circuito gastronômico, o Festival em parceria com a Fundart- Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, oferece uma série de eventos culturais que acontecem em diversos pontos da cidade, possibilitando interação da população à arte e cultura.

Programação Oficinas Gastronômicas
Evento gratuito. As oficinas serão realizadas no Laboratório de Alimentos e Bebidas da Unitau- Campus Ubatuba. As turmas são limitadas a 20 pessoas por oficina. Os interessados devem fazer sua inscrição através do telefone (12) 3833 1750 das 14h00 às 18h00.

Dia 13/08 Quarta–Feira
10h00 - Restaurante Senzala - Peixe a Caiçara
14h30 - Restaurante O Rei do Peixe - Camarão Rosa no Espeto

Dia 14/08 Quinta – Feira
10h00 – Restaurante Perequim – Gnocchi de Cará com Abóbora e Carne Seca
14h30 - Restaurante Raízes - Enseada

Dia 20/08 Quarta – Feira
10h00 - Restaurante Peixe com Banana – Cozinha Caiçara
14h30 - Restaurante Spaghetto – Linguine com Marisco e Brócolis

Dia 21/08 Quinta – Feira
10h00 - Restaurante Malibu – Camarão Malibu
14h30 - Restaurante Ubatuba Palace – Salmon Martinez

Dia 22/08 Sexta – Feira
10h00 - Restaurante Bucaneiros - Kibe do Mar
14h30 - Restaurante Donana – Donana

Dia 26/08 Terça – Feira
10h00 - Restaurante Pedra Azul - Hotel Recanto das Toninhas – Camarão Beira Mar

Dia 27/08 Quarta – Feira
10h00 - Restaurante Mar Virado – Polvo a Mar Virado
14h30 - Restaurante Cajú – Cavala do Caju

Dia 28/08 Quinta – Feira
10h00 - Restaurante Jangada - Camarão com Pequi
14h30 - Félix Pizzaria – Pizza Félix

Dia 29/08 Sexta – Feira
Cozinha do Restaurante Oásis - Canto esquerdo da Praia Grande
14h30 – Marinado a Oásis

Programação das Palestras
Também gratuitas, as palestras serão realizadas sempre às 19h30 no auditório da Unitau e podem participar até 250 pessoas. Os interessados devem fazer sua inscrição através do telefone (12) 3833 1750 das 14h00 às 18h00.

Dia 08/08 – sexta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Programa Mercado Mata Atlântica”
Paul Dale - coordenador do Programa Mercado Mata Atlântica da Reserva de Biosfera(MAB/UNESCO)

Dia 13/08 – quarta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Gastronomia e Nutrição”
Mirna Ap. Zucheratto – nutricionista especializada em nutrição esportiva e atuante na área de nutrição clínica funcional

Dia 14/08 – quinta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Gastronomia e Sustentabilidade com Embalagens de Aço”
Thaís Fagury- coordenadora de projetos de embalagem CSN, executiva da ABEAÇO -
Associação Brasileira de Embalagens de Aço, Engenheira de Alimentos - Escola de
Engenharia de Mauá, pós -graduada em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo

Dia 15/08 – sexta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Azeite, uma valorização na culinária saudável”?
Marco A. Guimarães - executivo da D’Olivino –

Dia 19/08 – terça-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Maricultura na Região”
Alexandre Baldassin Gomes Novaes – Biólogo, mitilicultor, vice presidente da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo

Dia 20/08 – quarta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Gastronomia Italiana e sua adequação brasileira”?
Bruno Stippe- Executive Chef e Sommelier Internacional. FIC -
Federazione Italiana Cuochi -Presidente da FIC Brasile e FIC América Latina

Dia 21/08 – quinta-feira
Hotel Ubatuba Palace
“Vinhos e Harmonizações”
Luis Fernando- Sommelier da Vinícula Miolo

Dia 22/08 – sexta-feira
Hotel Ubatuba Palace
“Culinária Caiçara” - lançamento do livro homônimo
Vito D’Alessio - Coordenador da editora Dialeto, fotógrafo e jornalista

Dia 26/08 – terça-feira
Unitau – campus Ubatuba
"A história e a evolução da cerveja"
Vitor Buzzo - Consultor Ambev

Dia 27/08 – quarta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Alta Empregabilidade no Mercado de Gastronomia”
Marcio Moraes - Professor do SENAC Campos de Jordão durante 7 anos, responsável pela revista “Quem Indica”

Dia 29/08 – sexta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Aplicabilidade de Revenue Menagement em Hotéis e Restaurantes”
Fernando Ferreira Santiago - Turismólogo, MBA em Gestão Empresarial, longa experiência na rede Accor. (Fonte: ACIU)

Cinema: SEMANA DE 08/08 a 14/08/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Kung Fu Panda"

Desenho Dublado
ás 15:00hs.

"Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Ação!!!!Dublado
ás 16:30 - 19:10 - 21:50hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Muralha
Por Félix Cabral

Muro de arrimo
para conter o oceano
foi Deus quem fez
ao edificar a Serra do Mar.;


Por quê, Senhor!
Por Semião Leôncio Verneque

No alvorecer de uma linda madrugada,
Pelos campos orvalhados eu seguia.
Vendo as gotas de orvalho cintilantes
Que a Luz do sol brilhante refletia

E tudo aquilo ficava ainda mais belo,
A vida em cores revelando a pradaria,
Por sobre os montes fogueiras imensas,
Por sobre o vale a cerração fugia.

E num instante tudo foi se transformando,
Como se o Criador brincando fizesse uma magia.
Eu, tão pequeno contemplando o imenso,
E, encantado, uma oração fazia.

Senhor meu Deus eu te entendo agora
Ao ver a tua obra eu choro de alegria.
Se algum dia eu perder meus olhos
Permita-me lembrá-la, pois eu gostaria.

E se tudo eu perder, do tato à voz,
Ainda assim meu peito te diria
Que tudo o que me deste foi sempre tão belo
Que a minh'alma jamais esqueceria.

Porém, Senhor, eu te suplico agora
Por meus irmãos que, por insensatez, ou rebeldia,
Destroem a terra sem nenhum remorso
Plantando a treva onde a luz havia.

O egoísmo impera e a vaidade cega.
O homem age e haja covardia.
Como pode, Senhor, tanto descaso,
Tanta cobiça, tanta estripulia?

Inventam armas e fomentam a guerra,
Devastam e aniquilam em nome da harmonia,
Espalham o lixo pelos quatro cantos,
Deixando o nosso mundo em agonia.

Não sei, Senhor, quais são os teus projetos
Mas a minh'alma sempre buscaria
Preservar a vida em todos os momentos
Mesmo que a morte vindo a mim sorriria.

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Professores, precisamos nos capacitar
ou tornar-nos cada vez mais capazes???


Pergunta idiota a minha, pensariam alguns. Outros se tornariam reflexivos perante a mesma. Eu, como educadora, tenho estado muito preocupada.
Aqui em Ubatuba estamos mais uma vez repensando a educação brasileira antes de recomeçarmos o segundo semestre do ano. Repensando os tristes índices nos IDEBs, Provinha Brasil ou dos exames da OAB.
Tantos e tantos números não podem e não devem deixar-nos apáticos frente ao que nos é apresentado na mídia. Hoje o Brasil encontra-se entre os últimos colocados no "ranking" de qualidade educacional. É triste, e coloca questões sérias a serem discutidas. Questões que já citei em outros momentos mas que, devem ser repensadas e revistas sem "melindres" do "já vai jogar a culpa no professor?".
Sou educadora há longos anos somente em Ubatuba e, já no ano de 86, portanto há 22 anos atrás, estive no I Encontro Estadual de Educação Pré- Escolar na cidade de Marília. Neste encontro foi-nos entregue um texto de Neidson Rodrigues, cujo título é "Desafio aos Educadores" onde o mesmo tece considerações sobre a postura do profissional de educação dizendo "Temos criado, neste país, uma geração- tartaruga, uma geração medrosa, recolhida para dentro de si. E estamos todos impregnados por esse espírito de tartaruga. Não temos coragem para contestar nossos dirigentes, para nos opor às suas propostas e criar soluções alternativas. Agimos de maneira reativa, negativa, covarde." Já no ano de l.995, em entrevista à revista Veja de 26 de Abril, às páginas 7 a 10, Ana Teberoski, autora do livro "Psicogênese da Língua Escrita", em co-autoria com a psicopedagoga Emília Ferreiro, fez a seguinte consideração: "O modo de ler dos universitários reflete um estilo de vida. A leitura é variada, mas eles não se aprofundam em nada. Lêem como se assistissem à televisão com um controle remoto. Nunca param num canal. Fazem o que eu chamo de leitura em zapping."
Estou citando estes dois autores em diferentes décadas de minha profissão porque na XIV Semana da Educação realizada aqui em Ubatuba, nos dias 24, 25 e 28 de julho de 2.008, a fala dos palestrantes, em sua grande maioria, versou sobre a má qualidade da educação que nossos educandos têm tido acesso. A Prof ª Mônica Ribeiro, com muita propriedade,deixou claro que se há alunos analfabetos freqüentando uma 5ª série, a instituição educacional deve e necessita ser repensada e que pais e sociedade têm parcela de culpa neste fracasso mas os maiores culpados somos nós: a instituição escolar.
Vejamos: se educamos para o instinto da tartaruga na década de 80; se nossos jovens já faziam uma leitura sem se aprofundar em nada na década de 90 e, se já neste século, uma grande maioria de nossos educandos continua um analfabeto funcional, o que fizemos nós nestes anos todos? Só acertamos com uma minoria? Só ficamos num discurso defensivo? Fomos deixando que os baixos salários nos desestimulassem esquecendo-nos do juramento que fizemos ao nos tornar professores ? O que fizemos nós?
Agora, o que faremos nós? Temos que fazer com que nossos educandos e sociedade voltem a nos respeitar e a acreditar na instituição escolar novamente. Isso só será possível se cada um dos envolvidos assumir sua "meã culpa". Se formos reflexivos o bastante para, primeiro nos cobrarmos como profissionais e depois exigir dos poderes públicos e da sociedade como um todo que façam a sua parte.
Esta Semana da Educação foi bastante profícua. Os profissionais que ministraram as palestras e as oficinas são competentes. Não pediram avaliação do encontro; não perderam tempo pedindo que nos reuníssemos em grupo para isto ou aquilo. Deram seu recado e pronto. Os professores que lá estiveram, na sua grande maioria, ficaram satisfeitos com o nível do encontro. É disso que precisamos . De seriedade compromissada e, a partir daí, termos a certeza de que precisamos nos capacitar constantemente para que sejamos cada vez mais capazes de revertermos o quadro que se apresenta na educação brasileira atual.

Lourdes Moreira
Profª da Rede Municipal e Estadual de Ubatuba

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Sapatinho  © Sueli Clarice

Sapatinho
© Sueli Clarice

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor