Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 14 de Agosto de 2008 - Nº 2015 Edições Anteriores

Vai Casar? Clique Aqui! Maré Legal

Região
Litoral Norte ganha amanhã totem luminoso em 3 praias
UNITAU realiza primeira Mostra Cinematográfica


Caraguatatuba
Antonio Carlos e Aguilar duelam hoje em debate na TV
DIG flagra bingo com caça-níqueis
Atletas de Caraguá conquistam vagas no Sul-Americano de Supino
Sebrae oferece vagas gratuitas para palestra sobre preço de venda em setembro
Chuva suspende vacinação anti-rábica em dois pontos em Caraguá
Câmara aprova denominação de rua

Ilhabela
Travessia São Sebastião/Ilhabela vive dia de caos com 2 balsas em operação
Cultura de Ilhabela e Biblioteca Municipal realizam V Semana do Folclore
1º Arraiá da FUNDACI com show do Grupo Bicho de Pé
Prefeito Manoel Marcos atende moradores da Barra Velha com Iluminação Pública
Vereador propõe licitação para transporte coletivo em Ilhabela

São Sebastião
Molecada ataca em Maresias
Fundo Social ajuda ex-motoboy na luta pela superação
Sebastianenses disputam Copa São Paulo de Downhill no domingo
Comus aprova prorrogação de convênio com Unifesp para manter o PSF em funcionamento
Fundo Social doa cadeira de rodas a paciente do Centro de Reabilitação
Pescador confecciona canoa e mantém viva tradição caiçara
Câmara analisa concessão de passe livre as pessoas portadoras de deficiência

Ubatuba
TRE dá razão a Luiz Moura
Vacinação contra pólio continua durante esta semana, em Ubatuba
Vacinação anti-rábica continua neste sábado
ACIU e Sebrae oferecem curso “Como Desenvolver Lideranças e Estimular a Motivação”
Ubatuba recebe aula de surf
IV Festival Gastronomico de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Litoral Norte ganha amanhã totem luminoso em 3 praias

Litoral Norte - A partir de amanhã, três praias do Litoral Norte terão um novo sistema de sinalização para o controle de balneabilidade: os totens luminosos.
A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), vai instalar um equipamento eletrônico que informará a qualidade da água nas praias Martim de Sá, em Caraguatatuba, Praia Grande, em Ubatuba, e Maresias, em São Sebastião.
De acordo com a assessoria de imprensa da Cetesb, a sinalização que informa se a praia está imprópria ou não para banho de mar, atualmente feita por meio de bandeiras com as cores verde e vermelha, será substituída dando lugar ao sistema eletrônico mais moderno.
Os equipamentos têm quatro metros de altura e possuem sistema de comunicação remota, alimentado por energia solar.
A estimativa da Cetesb é que, nesta primeira fase, 155 totens luminosos (que podem ser vistos a até um quilômetro de distância) sejam instalados nas praias monitoradas pela companhia.
A Cetesb informou que será instalado um totem de balneabilidade por praia, mas ainda não há previsão de quando será a instalação do equipamento em outras praias do Litoral Norte.
Os novos sinalizadores de balneabilidade já funcionam, desde o dia 4 de junho, em praias de seis cidades da baixada e do Litoral Sul. (Fonte: ValeParaibano)

UNITAU realiza primeira Mostra Cinematográfica

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove a 1ª Mostra de Curta-metragem das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, nesta sexta-feira, dia 15 de agosto. O evento é uma parceria da UNITAU com o Centro Acadêmico do Departamento de Ciências Sociais e Letras (DCSL), e tem o intuito de incentivar a cultura cinematográfica da região.
O evento será no Departamento de Ciências Sociais e Letras, onde o público assistirá as exibições dos curtas-metragens dos autores inscritos no evento. A Mostra é aberta ao público e a entrada é franca.
Para o organizador da Mostra, o aluno Cléber Bianchi, do curso de Letras, esta é uma oportunidade do cinema regional renascer, dando espaço para os novos talentos mostrarem seu trabalho.
O tema das obras é livre e os filmes podem conter, no máximo, 15 minutos de duração.
Os curtas-metragens serão julgados por uma comissão composta por dois jornalistas profissionais, um ator teatral, um professor de Literatura, um professor universitário da área de Comunicação Social e um convidado especial. Apenas os filmes do gênero ficção poderão concorrer ao prêmio nas categorias de melhor filme, melhor ator, melhor atriz, e melhor ator e atriz coadjuvantes. O primeiro colocado ganhará como prêmio uma máquina digital e um troféu. Os classificados do segundo ao décimo lugar também serão premiados.
A divulgação do resultado será no dia 16 de agosto, sábado, mas a ordem de classificação só será anunciada no dia 13 de setembro, durante a Semana Pedagógica do Departamento Ciências Sociais Letras.
SERVIÇO
1ª Mostra Cinema Cinematográfica da UNITAU
Data: 15 de agosto de 2008
Horário: 19h30
Local: Departamento de Ciências Sociais e Letras
Rua Visconde do Rio Branco, 22, Taubaté, SP (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Vai Casar? Clique Aqui!

Antonio Carlos e Aguilar duelam hoje em debate na TV
Evento coloca candidatos à Prefeitura de Caraguá frente a frente às 13h

Caraguatatuba - A TV Band Vale realiza hoje, em parceria com o valeparaibano, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Caraguatatuba. O programa terá transmissão ao vivo, a partir das 13h.
O duelo colocará frente a frente pela primeira vez o prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) e seu antecessor, o deputado estadual Antonio Carlos da Silva (PSDB), que tenta voltar ao cargo.
Os candidatos foram aliados até 2005 --Aguilar era vice-prefeito na última gestão de Antonio Carlos (entre 2001 e 2004), e com o apoio do tucano alcançou a cadeira do Executivo.
Além deles, disputa o comando do município o funcionário público Sidnei Lima (PSOL), debutante em eleições majoritárias. Ele também estará presente no debate de hoje da Band Vale.
O encontro entre os "prefeituráveis" será mediado pelo editor-chefe das emissoras de rádio do Grupo Bandeirantes no Vale, Cláudio Nicolini, e contará com a participação de jornalistas convidados.
O programa terá duas horas de duração e será dividido em cinco blocos. Em dois deles, os candidatos farão perguntas entre si --em outros dois, eles responderão a perguntas dos jornalistas.
"Reservaremos o primeiro bloco do debate para perguntas formuladas pela população. Elas serão respondidas por todos os candidatos", disse Simone Menocchi, editora-chefe da TV Band Vale.
PROJETOS - O prefeito José Pereira de Aguilar disse que o debate será importante para que a população conheça "o preparo" de cada um dos três candidatos.
"Pretendo falar do que já fiz e do que ainda quero fazer pela cidade. Da minha parte, o debate será propositivo. Não atacarei ninguém porque acho que não é assim que se faz política", afirmou.
O candidato Sidnei Lima acredita que o programa desta tarde será uma importante 'vitrine' e servirá como marco inicial da corrida pela cadeira do Executivo.
"Quero preencher um vazio que existe atualmente. A política de Caraguá se transformou em um jogo fechado, com as mesmas figuras de sempre", disse o funcionário público.
PRESTAÇÃO DE CONTAS- O deputado estadual Antonio Carlos da Silva disse estar tranqüilo quanto aos temas abordados no debate.
"Acredito que esta será uma boa oportunidade para falarmos de projetos e fazer uma prestação de contas dos meus mandatos como prefeito e deputado estadual", disse o tucano, que considera 'inevitável' que não se faça comparação entre os governos seu e de Aguilar no evento promovido em parceria da TV Band Vale com o valeparaibano.
PRÓXIMOS DEBATES - O programa de hoje integra série iniciada no dia 17 de julho. Até agora, foram realizados debates reunindo candidatos de quatro cidades (Taubaté, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Guaratinguetá), sempre nas noites de quintas-feiras.
Todos os postulantes ao Executivo compareceram aos debates até então.
Em Taubaté, participaram os candidatos Padre Afonso Lobato (PV), Fernando Borges (PSOL), Ortiz Júnior (PSDB) e Roberto Peixoto (PMDB).
No debate de Pinda, participaram João Ribeiro (PPS) e Vito Ardito Lerário (PSDB). Os candidatos Carlinhos Almeida (PT), Eduardo Cury (PSDB) e Toninho Donizete Ferreira (PSTU) participaram do encontro relativo à corrida eleitoral em São José dos Campos.
O último debate reuniu os postulantes ao governo de Guará --Júnior Filippo (DEM), Marcelo Ortiz (PV) e Laércio Andrade dos Santos (PSDB).
"O programa desta semana será realizado à tarde por causa da transmissão dos Jogos Olímpicos. Isso acontecerá no próximo debate [com os candidatos de Cruzeiro] também. Nos demais, será mantido o horário das 22h", afirmou a editora-chefe da Band.
MUDANÇA- O programa com os postulantes à Prefeitura de Jacareí foi antecipado do dia 2 de outubro para o dia 28 de agosto em função de mudanças na grade de programação da emissora.
No dia 4 de setembro, a Band transmite o debate entre os candidatos de São Paulo.
Os programas são transmitidos simultaneamente pelas rádios Band Vale FM (102,9 MHz) e Band AM (1.120 kHz). As duas emissoras podem também ser acessadas via Internet. (Fonte: ValeParaibano)

DIG flagra bingo com caça-níqueis

Caraguatatuba - A Polícia Civil 'estourou' um bingo clandestino e apreendeu 34 máquinas caça-níqueis na noite de anteontem em um sobrado no centro de Caraguatatuba.
A apreensão foi realizada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Sebastião, por volta de 22h. O bingo foi descoberto após denúncia anônima recebida pelo telefone 197.
As máquinas estavam no segundo andar do imóvel, que fica na marginal da avenida Castelo Branco. No andar de baixo, segundo a DIG, há um estabelecimento comercial.
Uma placa de 'aluga-se' era usada no andar superior para dar a impressão de que estava vazio. Os policiais civis realizaram uma campana em frente ao endereço e viram a chegada de clientes.
O movimento teria início às 22h e se prolongaria até a madrugada. No local, os policiais apreenderam 34 máquinas e R$ 300 em dinheiro. Segundo a polícia, a dona do bingo clandestino é da capital e mora em Caraguá.
O caso foi registrado como jogo de azar, uma contravenção penal. A perícia técnica nas máquinas foi realizada no próprio bingo. (Fonte: ValeParaibano)

Atletas de Caraguá conquistam vagas no Sul-Americano de Supino

Caraguatatuba - Os atletas de Supino representantes de Caraguatatuba Honório Muniz, da categoria Máster II acima de 125kg, e David Muniz, da categoria Pré-Júnior até 125kg, conquistaram vagas para o Campeonato Sul-Americano da modalidade, que acontecerá no mês de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.
A conquista aconteceu em Praia Grande, Litoral Sul do Estado, no final de semana, dias 9 e 10, sábado e domingo, quando uma equipe com 5 atletas de Caraguá participou da Seletiva para o Campeonato Sul-Americano.
Na seletiva, Honório Muniz levantou 191kg quebrando o recorde Brasileiro, que há 10 anos ninguém havia quebrado. Já David Muniz levantou 130kg e foi o campeão de sua categoria.
Outros três atletas de Caraguá, que também participaram da seletiva, não fizeram boa competição e estão fora do Sul-Americano. B.A Oliveira, da categoria até 82,5kg, atingiu marca de 160kg e ficou em 4º lugar. Rafael Muniz, que competiu na mesma categoria de Oliveira levantou 130kg e ficou com a quinta colocação. O atleta Ronam Alves, competiu na categoria até 90kg, alcançou marca de 170kg e também ficou em 4º lugar.
De acordo com Oliveira, mesmo três dos atletas de Caraguá tendo ficando fora com Sul-Americano, os competidores tiveram um bom desempenho. Segundo ele a competição contou com a participação dos melhores atletas do país na modalidade.
Já Honório Muniz, que competiu com uma lesão na coxa esquerda, informou que o campeonato serviu para mostrar o seu espírito de luta e determinação. "Estou muito feliz com mais essa conquista", comemorou. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Sebrae oferece vagas gratuitas para palestra sobre preço de venda em setembro
A palestra é gratuita e terá como tema "Entendendo custo, despesas e preço de venda". Para participar, garanta hoje mesmo sua vaga, efetuando a inscrição no Posto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae de Caraguá

Caraguatatuba - O PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae, que em Caraguá atua por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal através da SECAD - Secretaria de Administração, está com inscrições abertas para uma palestra que acontecerá no mês de setembro, destinada a empresários e empreendedores em geral.
A capacitação terá carga horária total de 2 horas/aula, e será ministrada por Roberto Lessa, no dia 3 de setembro, às 19h.
De acordo com o PAE, o principal objetivo é orientar e esclarecer sobre os conceitos básicos de custos e despesas.
Dentro do conteúdo programático constam: conceitos básicos de custos e despesas e preço de venda; formação e estratégias para o preço de venda; margem de contribuição e ponto de equilíbrio; demonstrativo de resultados financeiros da empresa e ações para melhorias.
A palestra será realizada na sede da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba e para garantir a vaga é necessário realizar antecipadamente a inscrição no Posto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae. Compareça hoje mesmo à rua Siqueira Campos nº 44 ou ligue para (12) 3897-8198. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Chuva suspende vacinação anti-rábica em dois pontos em Caraguá

Caraguatatuba - O CCZ - Centro de Controle de Zoonoses informou que por causa da chuva da tarde desta quarta-feira, dia 13, foi cancelada a campanha de vacinação anti-rábica em dois pontos da cidade. No Jardim Jaqueira, próximo ao terminal Rodoviário e no Indaiá/Tinga, no final da Avenida Brasília/Esquina com a quadra de Esportes. Novas datas já foram remarcadas.
No Jardim Jaqueira as equipes estarão nesta quinta-feira, 14, das 8h às 12h, já no Indaiá/Tinga os agentes estarão vacinando na sexta-feira, dia 15, também das 8h às 12h. Os outros pontos de atendimento desses dois dias atenderão normalmente.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, é importante que todos os cães e gatos sejam vacinados, pois os animais domésticos são os principais transmissores da raiva para o ser humano.
O proprietário do animal deve levar a caderneta de vacinação do animal para agilizar o atendimento. O animal deve ser levado para receber a dose com coleira e guia, os gatos em gaiolas e os animais bravos devem portar focinheira.
Pontos de vacinação desta quinta e sexta-feira:
O bairro Indaiá receberá as equipes de vacinação na quinta-feira, dia 14. das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, os animais devem receber a dose na sede da Secretaria de Saúde; das 8h às 12h uma equipe estará atendendo próximo ao quiosque 32/33 e das 13h30 às 17h os agentes estarão na Diretoria Regional de Ensino.
Na sexta-feira, dia 15, a vacinação acontece das 8h às 12h e das 13h30 às 17h na Praça do CEO - Centro de Especialidade Odontológica e próximo ao Posto de Saúde; no Jardim Itaúna, uma equipe estará atendendo das 8h às 12h no ponto final do ônibus e das 13h30 às 17h o atendimento acontecerá no Tinga/Jardim Gaivotas das 13h30 às 17h na rua Pica-Pau. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova denominação de rua
Apenas o Projeto de Emenda a Lei Orgânica não foi votado

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou a sua 23ª Sessão Ordinária semanal, no plenário da sua sede na noite de terça-feira - 12 de agosto. Apenas as denominações de rua foram votadas e aprovadas. A única propositura não votada dispõe sobre Emenda a Lei Orgânica Municipal.
Dos 4 (quatro) projetos apresentados, todos de autoria dos Vereadores, apenas a proposta do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), com votação em 2 (dois) turnos, que emenda a Lei Orgânica Municipal no seu artigo 206, aumentando a gratuidade no Transporte Coletivo Urbano para 60 anos não foi votada. O autor pediu adiamento do projeto por 1 (uma) sessão.
Já as proposituras dos Vereadores Omar Kazon (PR), que apresentou projeto sobre a obrigatoriedade de atendimento pela Secretaria de Saúde a pacientes encaminhados por médicos particulares; Do Vereador Germino de Souza (PPS) que colocou em votação projeto que denomina de Rua Clara de Carlos Freitas a atual Rua D, localizada no Bosque dos Guarandis, no bairro do Travessão e do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), que altera a atual Rua 17, no bairro da Tabatinga para Rua Fábio de Oliveira, foram discutidos e aprovados.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 1 Projeto de Lei, bem como foram votados e aprovados 30 Requerimentos. Não havia Moções a serem votadas e no Intervalo, Indicações a serem lidas.
Devido ao grande número de Projetos pendentes o Presidente Wilson Gobetti (PDT) convocou os Parlamentares para uma Sessão Extraordinária nesta quinta-feira - 14 de agosto, a partir das 16 horas, sem que a Ordem do Dia tivesse sido divulgada até o final do Expediente. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Travessia São Sebastião/Ilhabela vive dia de caos com 2 balsas em operação

Ilhabela - As reclamações sobre o serviço prestado pela Dersa na travessia entre Ilhabela e São Sebastião lotaram a caixa de e-mail do Imprensa Livre durante o dia de ontem. Moradores de Ilhabela e São Sebastião recorreram ao jornal como forma de expressão sobre algo que acham errado e não conseguem resolver sozinhos. O motivo de tanta reclamação foi conseqüência da Dersa ter apenas duas balsas em operação, no dia de ontem, sendo que apenas uma estava apta para transportar pedestres.
A travessia entre as duas cidades sempre é feita por cinco balsas, mas ontem três ficaram fora de circulação. A FB 25 esta parada aguardando a conclusão de um inquérito aberto por pescadores que perderam seus barcos quando a balsa colidiu com as embarcações no último domingo. A FB 20 está sendo reformada e na manhã de ontem a Valda II foi paralisada pelo Comandante da Capitania dos Portos Pessoa Monteiro. Segundo ele quando foi fazer a vistoria na balsa encontrou problemas de manutenção e decidiu retirar a embarcação de tráfego. O comandante informou ainda que a Capitania abriu uma exceção e permitiu que a FB 17 fizesse a travessia junto com a FB 14 para evitar transtornos.
A balsa é o único meio de transporte público disponível para a população ilhabelense chegar até o continente e as reclamações não são recentes. Cleberson Bezerra Palmejane é morador de Ilhabela há 26 anos e a cerca de um mês vêm fazendo um curso na cidade vizinha, precisando usar os serviços da Dersa todos os dias. O usuário conta que ha cerca de duas semanas o serviço da empresa está causando insegurança. “Quando saio da minha residência não sei se vou voltar porque sempre que chego no embarque ou desembarque me deparo com uma notícia sobre a balsa”, disse. Clebersom diz que os moradores precisam de um serviço eficaz. “Este é o único meio de transporte que temos para nos deslocarmos”, completa.
A comerciante Ana Maria dos Santos, moradora em São Sebastião, também ligou ao Imprensa Livre, indignada reclamando da travessia. A filha de Ana Maria estuda em Ilhabela e a menina não conseguiu chegar a tempo na escola. “Não era somente ela, mas professores e outras pessoas que trabalham e precisavam atravessar”, comentou. Para ela, é um absurdo ter apenas duas balsas operando. “Se o problema é o vento a gente entende, mas estava um dia maravilhoso e mesmo assim não conseguimos atravessar por falta de embarcação. Este serviço está deixando muito a desejar”, desabafou a comerciante. Outra usuária que não se identificou contou que ficou durante 1h esperando a balsa. “A Dersa está operando com apenas uma balsa para pedestre, até quando temos que esperar para uma solução ser tomada?. Os supervisores nada fazem para solucionar nossos problemas. Estou cansada de pagar impostos, e essa cidade não melhora”, se queixou.
Segundo a assessoria de imprensa da Dersa, a Valda II voltou a operar no início da noite de ontem, portanto três balsas estavam fazendo a travessia. Já a FB 20 iria demorar pelo menos 90 dias para ser reformada. O comandante da Capitania dos Portos confirmou o retorno da Valda, mas alertou que embora tenham solucionado o mais grave que impedia dela trafegar, foram colocadas algumas exigências à Dersa que se não forem resolvidas nos próximos dias, a embarcação será parada novamente.
“Aumentou a tarifa e piorou o serviço”, afirmou o prefeito Manoel Marcos
O prefeito Manoel Marcos Ferreira também foi um dos que mostrou indignação pelo caos que ocorreu na travessia ontem. “Quero mostrar meu repúdio à Dersa”, disse o prefeito, que ainda lembrou do recente reajuste de 5,6%. “Aumentou a tarifa e piorou o serviço”, acrescentou.
Para o prefeito, o problema da travessia vem ocorrendo faz tempo. “Ontem tão logo soube do problema, liguei para o diretor de transporte da Dersa e disse ‘cobras e lagartos’ a ele”, completou. Conforme Manoel Marcos, ele afirmou a incompetência e o descaso com que a Dersa vem tratando os usuários. “Sabia que mais cedo ou tarde o caos iria se formar”, advertiu.
O prefeito exigiu um encontro, que será no próximo dia 25 na Secretaria de Transporte, para “colocar um ponto final no problema. Ameacei até colocar meu carro em um flutuante e fazer uma manifestação no canal”, afirmou o prefeito, não escondendo sua indignação.
Segundo Manoel Marcos, são estudantes trabalhadores e prestadores de serviço na cidade sofrendo com esta situação. “Atribuem a mim, mas a culpa é do Estado”, explicou. “Não pactuo com esta vergonha”, acrescentou.
Para Manoel Marcos, a travessia é operada por pessoal desqualificado e despreparado, com equipamentos sucateados. “A embarcação nova adquirida por R$ 9 milhões ou está quebrada ou em manutenção”, lembrou se preocupando ainda com o perigo de afundar. “Não dá mais para suportar. É um serviço da pior qualidade”, desabafou. (Fonte: Imprensa Livre)

Cultura de Ilhabela e Biblioteca Municipal realizam V Semana do Folclore

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Biblioteca Pública Municipal “Dr Renato Lopes Corrêa”, juntamente com a Secretária da Cultura Maria Sônia Ferreira Dias e Rosa Maria Alves de Oliveira Bibliotecária da Biblioteca Pública abrirão na próxima segunda-feira, 18, a V Semana do Folclore “Biblioteca: Folclore e Memória”, que prosseguirá até o dia 22 de agosto.
Este ano o homenageado será o grande Cineasta Brasileiro Amácio Mazzaropi, com exposição e mostra do Museu Itinerante do artista, contendo objetos e equipamentos de filmagens utilizando por ele, entre outros.
O evento tem por objetivo estimular e divulgar as expressões folclóricas e culturais. O evento conta com uma extensa programação:
A Prefeitura de Ilhabela por meio da Biblioteca Pública Municipal vem desenvolvendo desde 2004 vários projetos, o primeiro foi a implantação do projeto “Semana do Folclore”.
Na I Semana do Folclore a exposição homenageou o Município de Ilhabela com objetos, culinária e danças típicas da cultura caiçara, além do próprio acervo acerca do folclore.
Já na II Semana do Folclore a homenageada foi Ilhabela, desta vez com fotos antigas que retratava o passado e as pessoas que viveram em Ilhabela em décadas passadas.
O escritor Monteiro Lobato um dos maiores clássicos da literatura infantil foi o homenageado na III Semana do Folclore.
E na edição do ano passado, IV Semana do Folclore, homenageou o “Folclore Brasileiro”, enfocando a diversidade Cultural Brasileira representada através de maquetes.
Confira a Programação
18 de Agosto de 2008 09h Abertura da Exposição
Exposição e mostra do Museu Itinerante do Cineasta Brasileiro “ Amácio Mazzaropi”
Local: Biblioteca Pública Municipal - Centro
18 a 20 de Agosto às 19h
Exibição de Filmes do Mazzaropi
Local: Praça das Bandeiras – Centro
21 de Agosto às 19h
Show Com André Luiz Mazzaropi - O Filho do Jeca
20h30min h
Exibição de Filmes Mazzaropi
Local: Praça das Bandeiras – Centro
22 - Sexta - feira das 14:00 às 16: h Hora do Conto:
“Romeu Suspira, Julieta Espirra”, ministrado pela Escritora Maria Amália Camargo da Secretaria Estadual da Cultura.
Local: Biblioteca Unidade II - Rua: Da Cocaia , 720 - Cocaia - (Galpão das Artes)
Mais informações sobre a V Semana do Folclore da Biblioteca Pública Municipal no telefone 3896-2555. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

1º Arraiá da FUNDACI com show do Grupo Bicho de Pé

Ilhabela - A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realiza no próximo sábado, 16, a partir das 19h30 no Campo do Galera, Água Branca, o 1º Arraiá da FUNDACI, com show do Grupo de Forró Universitário Bicho de Pé, dando prosseguimento à programação do Circuito Cultural Paulista 2008.
Ilhabela está entre os 50 municípios no Estado contemplados pelo Programa “Circuito Cultural Paulista”, uma iniciativa do Governo do Estado, onde serão realizados mais de 700 espetáculos de dança, música, teatro e circo que se revezam nos palcos das cidades que participam do projeto.
O Arraiá da FUNDACI contará com música, barracas típicas, quadrilha, fogueira, miss e mister caipira e muito mais.
Para a secretária municipal de Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias, é de grande importância participar do Circuito Cultural Paulista, e a parceria Estado-Município, vem somar aos trabalhos e atividades culturais que a secretaria municipal de cultura vem realizando. Na oportunidade aproveitou para convidar toda a população para prestigiar o evento.
O prefeito Manoel Marcos declarou que ao ser inserida neste projeto do Governo do Estado, Ilhabela estará proporcionando mais uma opção de lazer de qualidade aos moradores locais e ao público que nos visita.
Bicho de Pé - No final dos anos 90, os jovens de São Paulo descobriram o prazer de dançar juntinho nas festas das universidades e o valor artístico das canções e dos poetas nordestinos reacendeu suas luzes. Luiz Gonzaga reassumia seu trono junto a juventude. Neste contexto surgiu a Banda Bicho de Pé (1998) com uma presença feminina no vocal. Em menos de um ano a música "Nosso Xote", de autoria da vocalista Janaina Pereira, ficou entre as mais tocadas em todo o país e atingiu o 3º lugar nas paradas de SP, segundo a Crowley. O primeiro CD "Com o Pé nas Nuvens" vendeu mais de 120 mil cópias. O sucesso da música nas rádios paulistas levou o grupo aos grandes programas de TV. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito Manoel Marcos atende moradores da Barra Velha com Iluminação Pública

Ilhabela - Iluminação Pública – Na manhã desta quarta-feira, 13, o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o chefe de Gabinete, José Donizette, estiveram no bairro da Barra Velha verificando a colocação dos postes de luz na viela que liga a Rua Zé Siqueira e Minas Gerais. Na extensão da viela foram colocados três postes de luz que beneficiarão os moradores locais que utilizam da passagem diariamente.
Segundo o morador Izaias Dantas, a implantação de iluminação pública naquele local é mais uma vitória do povo e agradece o prefeito Manoel Marcos por mais esse beneficio dado a população. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vereador propõe licitação para transporte coletivo em Ilhabela

Ilhabela - O Vereador Beto Campos (sem partido) apresentou na última sessão ordinária (11/08) o Projeto de Lei 102/2008 que autoriza o Poder Executivo a abrir licitação para linhas que não sejam atendidas pela empresa concessionária do serviço de transporte coletivo.
Segundo o autor do projeto, o intuito é proporcionar aos munícipes um melhor serviço de transporte coletivo, uma vez que a constituição o coloca como um serviço essencial.
De acordo a proposta do Vereador fica autorizada a abertura de licitação para as seguintes linhas: Ferry Boat (ponto da balsa) – Vila, com trajeto pelo Morro dos Mineiros, Ferry Boat – Vila, com trajeto pela Estrada da Cachoeira, Ferry Boat – Vila, com trajeto pelo Engenho D’Água II, Ferry Boat – Vila, com trajeto pelo Morro do Cemitério, Vila – Pacuíba, e Linha Sul-Norte 24 horas.
Conforme a propositura, os valores das tarifas serão os mesmos para todos os prestadores desse serviço, fixado por decreto pelo prefeito municipal, as concessionárias serão responsáveis pela segurança dos passageiros e todos os veículos devem ser padronizados e a Prefeitura dará preferência nas licitações para microônibus.
Itinerários propostos:
I. Ferry Boat – Vila, com trajeto pelo Morro dos Mineiros
II. Ferry Boat – Vila, com trajeto pela Estrada da Cachoeira
III. Ferry Boat – Vila, com trajeto pelo Engenho D’Água II
IV. Ferry Boat – Vila, com trajeto pelo Morro do Cemitério
V. Vila – Pacuíba
VI. Linha Sul-Norte 24 horas (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Basfibra

Molecada ataca em Maresias

São Sebastião - Neste fim de semana a praia de Maresias, em São Sebastião (SP), recebe a terceira etapa do Hang Loose Surf Attack, o circuito paulista amador. A competição reúne cerca de 150 atletas de todo o estado e também de várias partes do país, divididos entre as categorias Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Iniciantes (até 14), Estreantes (limite de 12) e Petit (até 10).
A etapa promete disputas acirradas. Além dos cobiçados títulos paulistas, os atletas batalham pelo prêmio dado aos campeões de cada categoria: câmeras fotográficas Nikon de 5.0 megapixels. Ao final do circuito, os vencedores Júnior e Mirim levam uma passagem para Fernando de Noronha, a fim de facilitar a participação no Hang Loose Pro Contest, etapa do WQS realizada anualmente no arquipélago.
Com duas vitórias no circuito, o tetracampeão paulista Miguel Pupo busca o bicampeonato na categoria Júnior e pretende conquistar o título antecipadamente, aproveitando a vantagem de competir em casa. "Dei mais um passo rumo ao bicampeonato. Procurei dar o melhor de mim a cada onda e o resultado veio. Quero garantir o título antecipado para ficar tranqüilo e seguir para a temporada havaiana", comenta Pupo.
Na Mirim, o sebastianense Gabriel Medina segue na liderança com uma vitória e um segundo lugar, enquanto o ubatubense Wesley Dantas está invicto nas categorias Estreantes e Petit. Filipe Toledo, também de Ubatuba, está na ponta entre os Iniciantes.
Surf & Saúde - O Hang Loose Surf Attack conta ainda com diversas atrações fora da água. Entre elas está o espaço de condicionamento físico comandado por Tiago Ferrão, que reúne uma tenda de aquecimento e alongamento e oferece avaliações física e nutricional, técnicas de alongamento e relaxamento, além de orientações sobre a performance e alimentação. O objetivo é motivar os atletas a se prepararem para a carreira competitiva, com um trabalho preventivo. Entre uma bateria e outra, os garotos se divertem ainda na área de lazer que conta com pebolim, cama elástica e frescobol.
Acompanhe a transmissão ao vivo e a cobertura completa no site www.hangloose.com.br/surfattack2 . Além de fotos e notícias sobre o evento, o site disponibiliza vídeos e podcasts do campeonato, releases para imprensa e um blog sobre condicionamento físico.
O Hang Loose Surf Attack - 21ª edição do circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem co-patrocínio das lojas Bleat, Central Surf, Hot Water, Overboard, Star Surf, Surf Store, Sthill e Star Point. Apoio da revista Fluir, site Waves.Terra, Fibratur e Rhyno Foam. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de São Sebastião e organização da Federação Paulista de Surf (FPS).

Ranking 2008

Júnior
1 Miguel Pupo (SSB) 2.000 pontos
2 Filipe Toledo (Uba) 1.240 pontos
3 Tamae Bettero (Uba) 1.086 pontos
4 Thiago Guimaraes (Per) 980 pontos
5 Wesley Moraes (Gua) 961 pontos

Mirim
1 Gabriel Medina (SSB) 1.900 pontos
2 Thiago Guimarães (Per) 1.710 pontos
3 Vitor Valentim (PR) 1.656 pontos
4 Filipe Toledo (Uba) 1.385 pontos
5 Krystian Kymmerson (ES) 1.341 pontos

Estreantes
1 Wesley Dantas (Uba) 2.000 pontos
2 Leo Guimaraes (Per ) 1.710 pontos
2 Herbert Moreno (Gua) 1.710 pontos
4 David Toledo (Uba) 1.385 pontos
4 Victor Mendes (Gua) 1.385 pontos

Iniciantes
1 Filipe Toledo (Uba) 1.810 pontos
2 Wesley Dantas (Uba) 1.539 pontos
3 Deivid Silva (Gua) 1.431 pontos
4 Luan Wood (SC) 1.385 pontos
5 Iagê Araujo (Gua) 1187 pontos

Petit
1 Wesley Dantas (Uba) 2000 pontos
2 Leo Guimaraes (Per ) 1710 pontos
2 Herbert Moreno (Gua) 1710 pontos
4 David Toledo (Uba) 1385 pontos
4 Victor Mendes (Gua) 1385 pontos

Fundo Social ajuda ex-motoboy na luta pela superação

São Sebastião - O cadeirante Joel Marques, 38 anos, conseguiu nesta quarta-feira (13/8) mais uma vitória na luta pela sua reabilitação: Ele recebeu do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião a doação do aparelho tutor, que agora o possibilitará a ficar em pé. A entrega foi feita no Centro de Reabilitação, que fica localizado no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, no bairro da Topolândia.
Há quase dois anos o ex-motoboy da Padaria Elite foi surpreendido pelo destino quando um cachorro atravessou à frente de sua moto, bem no momento que se dirigia para o trabalho. Desde então, ele perdeu o movimento das pernas em razão de um deslocamento da coluna cervical.
Após um período de reclusão total, Marques, com o apoio de amigos e familiares, aceitou a sua nova condição e começou uma fase de conquistas. Com o tratamento e os cuidados dos psicólogos e fisioterapeutas do Centro de Reabilitação, o cadeirante construiu uma história de garra e superação. "Lembro que pensei em desistir de tudo, mas desde o momento que iniciei o tratamento todos me acolheram com carinho”.
De acordo com a fisioterapeuta Lourdes Favarão, o paciente é bem disciplinado e toda quarta-feira religiosamente participa das sessões. “Ele é um exemplo de força de vontade e de conquistas. Passou por uma fase muito difícil e diversas vezes pensou em desistir, mas é persistente e hoje está entrando em uma nova fase do tratamento”.
Ainda segundo Lourdes, o ex-motoboy já movimenta o joelho e troca as pernas de lado na cadeira de rodas. “Ele procura se movimentar o tempo todo, mesmo quando está em casa. Agora com o aparelho ele irá trabalhar o fortalecimento dos ossos e músculos”.
A prova da perseverança de Joel é que hoje ele está novamente ingressado no mercado de trabalho. Ele, assim como outros sete deficientes, trabalham em um posto de gasolina na praia das Cigarras que valoriza a inclusão social. “Sinto que ainda posso fazer muito. Não é pelo fato de estar em uma cadeira de rodas que a minha vida acabou, ao contrário, quero buscar coisas novas”.
Além do trabalho, Joel também conquistou o seu primeiro diploma com o curso de informática, oferecido pelo Fundo Social no Centro Comunitário do Jaraguá. “Devo muito das minhas conquistas à Prefeitura e principalmente ao Fundo Social, que em cada etapa vencida sempre esteve ao meu lado ajudando”, conclui. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sebastianenses disputam Copa São Paulo de Downhill no domingo

São Sebastião - Muita areia, pedra e adrenalina. Esses serão os desafios dos atletas de São Sebastião, Felipe Moraes, 19 anos, e Alexandre Fonseca, 18 anos, que disputam neste domingo (17/8), a partir das 11h, em Pedra Bela (SP), a 4ª etapa da Copa São Paulo de Downhill. Entre mais de 100 competidores, os sebastianenses pedalam por bons resultados para o município.
Felipe representará a cidade na categoria Elite (principal) e terá pela frente nomes de peso da modalidade como o competidor de Aparecida, Wallace Miranda, atual campeão brasileiro, e Thiago Velardi, de Jundiaí, campeão da Copa São Paulo de Downhill em 2007.
No entanto, o atleta acredita que a maior dificuldade será o fato de não conhecer o local do campeonato. “Nunca disputei uma corrida na pista de Pedra Bela e isso pode dificultar o desempenho. Mas estou confiante, pois a cada prova tenho evoluído”, explica.
Em dois anos no esporte, Felipe obteve resultados expressivos, entre eles: o vice-campeonato da categoria Junior da Copa São Paulo, a 1ª colocação no Nissan X-Terra Brazil e o 2º lugar no Desafio Brasil, em 2007. Neste ano, conquistou o 3º lugar da 3ª etapa do Paulista de Downhill, realizado no último dia 20 de julho.
Diferentemente da experiência de Felipe, Alexandre encara a sua segunda prova na modalidade. A primeira oportunidade ocorreu no dia 15 de junho, em Mairiporã (SP), quando conquistou a 9ª posição na 3ª etapa da Copa São Paulo. “Apesar de ser a minha segunda corrida, quero mostrar o meu potencial”, salienta o biker.
Os atletas contam com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Comus aprova prorrogação de convênio com Unifesp para manter o PSF em funcionamento

São Sebastião - O Conselho Municipal de Saúde (Comus) aprovou na última terça-feira (12/8) a proposta da Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, que prorroga por mais seis meses o convênio com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, ou seja, com o Complexo Unifesp/SPDM para a operacionalização do Programa Saúde da Família (PSF).
“Estamos renovando o contrato para não interromper a seqüência dos trabalhos no município”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Guilherme Duarte de Carvalho.
De acordo com a Sesau, o convênio encerra no próximo dia 30 e foi celebrado em agosto de 2005 com vigência de três anos, podendo ser prorrogado por até 60 meses. No entanto, a Prefeitura decidiu estender por mais 180 dias, sem alteração dos valores pagos em relação aos serviços prestados pela entidade.
Informações da secretaria apontam que o plano de trabalho custa aos cofres da Prefeitura cerca de R$ 650 mil ao mês. O contrato envolve profissionais, que hoje conta com 261 trabalhadores; educação permanente; auxílio-creche; vale-transporte; exames periódicos; cartão cesta/básica; uniformes; EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual); encargos sociais (FGTS, PIS, 13º salário, férias); dentre outros.
O antigo convênio entre a Prefeitura e a Irmandade Sagrado Coração de Jesus, mantenedora do Hospital de Clínicas de São Sebastião, iniciou em 31 de agosto de 2001 e não foi renovado pela atual administração em função de graves problemas relacionados a atraso de encargos sociais e trabalhistas, uso de recursos para outras despesas, prestação de contas fora do prazo e incompletas, além de denúncias ao Ministério do Trabalho.
O PSF com a Irmandade tinha uma dívida na ordem de R$ 4 milhões. A Prefeitura se responsabilizou em saldar o débito, por meio de negociações junto ao Ministério do Trabalho, para que a parceria com o Unifesp/SPDM fosse celebrada. Após a assinatura do contrato, o Unifesp/SPDM providenciou concurso para a seleção de novos profissionais. Ao todo, foram contratados 276 funcionários. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundo Social doa cadeira de rodas a paciente do Centro de Reabilitação

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião realizou nesta quarta-feira (13/8), no Centro de Reabilitação, localizado no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, no bairro da Topolândia, a doação de uma cadeira de rodas.
A entrega foi feita ao paciente Hélio Dorotheo dos Santos, 39 anos, morador do bairro do Jaraguá, Costa Norte do município, que aos cinco anos de idade teve paralisia infantil evoluindo para um quadro de tetraparesia. “Estou muito feliz com a doação, pois agora tenho mais liberdade para poder me locomover, pois a cadeira é menor e bem mais leve, além de confortável”, afirma.
O equipamento foi prescrito por fisioterapeutas do Centro de Reabilitação e encaminhado ao Fundo Social. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Pescador confecciona canoa e mantém viva tradição caiçara
População pode conhecer o processo de criação da canoa na sede da Casa da Agricultura em São Sebastião

São Sebastião - A vontade de manter viva a tradição caiçara, além da junção de pesca e artesanato, levou o pescador Valmir Rafael de Sousa, 31 anos, morador de Ilhabela, a confeccionar na sede da Casa de Agricultura de São Sebastião e Ilhabela, ligada à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), uma canoa utilizando uma árvore da espécie Anadenanthera SP, também chamada de “Angico”, que caiu na praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião.
Nesta quarta-feira (13/8) o pescador entrou no oitavo dia de trabalho onde, com o auxílio de um machado e um enxó (ferramenta pré-histórica utilizada para suavizar a madeira recém-cortada), lapidou as formas da canoa. Segundo Sousa, o tempo para confeccionar uma embarcação demanda entre 20 e 25 dias, mas a mesma pode durar até 100 anos. “Minha vida sempre foi montar canoas e viver da pesca. À convite da Cati vim confeccionar a embarcação que será destinada a um pescador de São Sebastião”, explica.
Além da Cati, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Meio Ambiente (Semam), também apóia a ação visando sempre a preservação da cultura caiçara, já que foi uma das primeiras que surgiu no Brasil. A parceria começa quando árvores propícias para a confecção das canoas são derrubadas por interferência da natureza. Os técnicos da Prefeitura e Casa da Agricultura analisam o motivo da queda e podem destinar aos artesãos após autorização de órgãos como o DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Segundo o engenheiro agrônomo da Cati, Maurício Rubio Pinto Alves, os pescadores têm algumas dificuldades para se manter na atividade pesqueira por falta de embarcações. “O aproveitamento de árvores derrubadas pelo vento e das que estão em áreas urbanas são autorizados por oferecerem risco, além de ser uma forma de compartilhar a necessidade dos pescadores com a legislação ambiental”, disse.
Ele complementa dizendo que a idéia é repassar técnicas de conservação de madeiras e construir ranchos de pesca para abrigar as canoas de modo a aumentar a sua vida útil, diminuindo a demanda de madeira para este fim.
Já a chefe de Divisão de Agricultura e Abastecimento da Semam, Joyce Michelucci, explica que a região é abundante em árvores que são boas para a montagem de canoas. “A principal característica do Angico é que se trata de uma madeira nobre e resistente”, explica.
Com o objetivo da preservação dessa tradição, a Sectur conseguiu que o trabalho de confecção da canoa possa ser visitado pela população de segunda a sexta-feira, entre 9 e 17h, na Rua Ipiranga, 50. Mais informações pelos telefones (12) 3892-1340 ou 3892.2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Câmara analisa concessão de passe livre as pessoas portadoras de deficiência

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião estão analisando o Projeto de Lei 34/08, de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP), que prevê sobre a concessão de passe livre as pessoas com deficiência física.
O Projeto de Lei foi lido na sessão de ontem, dia 12, e encaminhado às comissões parlamentares para emitirem seus pareceres.
O vereador Cardim explica que a isenção da tarifa tem o objetivo oferecer melhores condições para a integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
"A intenção é incentivar o deficiente físico a evitar o isolamento e a se locomoveram em busca de atividades que possam enriquecer a sua existência, facilitando, inclusive, a busca pela reabilitação, de forma a cooperar, o quanto possível, para que continuem a produzir e participar das atividades na sociedade", explica.
De acordo com o presidente da Adef (Associação dos Deficientes Físicos de São Sebastião), Mônico Santos Silva, essa não é a primeira vez que a cidade busca regulamentar o passe livre aos deficientes físicos.
Em 2002, foi aprovada a Lei 1565/02, de autoria do ex-vereador Marquinho Souza; e, em 2005, foi aprovada a Lei 1789/05, do vereador Modesto Koji Ono, o Kotian.
"A curiosidade é que as duas leis foram vetadas, primeiro pelo ex-prefeito Paulo Julião e depois pelo prefeito Juan Garcia, e promulgadas pelos ex-presidentes da Câmara, na época, José Luiz Ribeiro e Wagner Teixeira", conta Silva.
O presidente da Adef explica que o novo Projeto de Lei tem o objetivo de estabelecer critérios para a concessão do passe livre, seguindo a tabela CID 10, que também serve como parâmetro na cidade de São Paulo e algumas cidades do Vale do Paraíba.
Caso o Projeto de Lei seja aprovado, para obter o passe livre o deficiente físico vai precisar assinar um termo de responsabilidade e, caso cometa uma infração, como emprestar a carteirinha para terceiros, poderá responder civil e criminalmente.
Além disso, hoje em caso de perda ou extravio da carteirinha, não existe um critério para a retirada da 2ª via do documento, mas com a aprovação do Projeto de Lei, caso isso ocorra o usuário deverá registrar um boletim de ocorrência e pode ter que pagar uma multa equivalente a 20 tarifas de ônibus.
Outra mudança vai ocorrer na regra que estabelece o direito ao passe livre aos deficientes físicos com idades acima de 65 anos, que passarão a ter direito a um acompanhante.
Por outro lado, o deficiente físico que já recebe o vale transporte não terá mais direito ao passe livre. "A Associação não acha justo", conclui Santos.
O presidente da Adef afirma que atualmente 534 pessoas utilizam o benefício do passe livre para deficientes físicos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Candidato, tenha sua página na internet! ACIU

TRE dá razão a Luiz Moura

Ubatuba - A decisão monocrática (decisão proferida por um único juiz) do Juízo da 144ª Zona Eleitoral, que condenou Luiz Moura e o portal UbaWeb ao pagamento de 20.000 UFIR’s, de acordo com pedido da coligação “Novo Tempo” aventando descumprimento da legislação eleitoral, foi anulada.
Os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por votação unânime, deram provimento ao recurso impetrado por Moura, um dos idealizadores do portal UbaWeb ( www.ubaweb.com ) e candidato ao cargo de Vereador pelo Partido da República (PR) nas eleições de 2008, em Ubatuba (SP). O julgamento teve a participação dos Desembargadores Marcos César (Presidente) e Walter de Almeida Guilherme; dos Juízes Baptista Pereira, Paulo Alcides, Paulo Henrique Lucon e Flávio Yarshell.
O recurso acolhido foi elaborado pelo advogado Michel Kapasi. Clique aqui para fazer o download do acórdão. (O arquivo tem o formato Adobe PDF e possui 312 KB de tamanho.)

Vacinação contra pólio continua durante esta semana, em Ubatuba
Os pais que não levaram seus filhos no último sábado, devem comparecer à unidade de saúde da família mais próxima de sua casa, com a carteirinha de vacinação, o mais breve possível

Ubatuba - A segunda etapa da vacinação contra poliomielite em Ubatuba não atingiu a meta de 95% das crianças que têm idade entre 0 e 5 anos. Ao todo, foram vacinadas 4.460 crianças, ou seja, 63,86%. Por essa razão, a campanha foi prorrogada e a vacinação continuará acontecendo durante esta semana e, provavelmente, na próxima, até dia 22. Os pais que não levaram seus filhos no último sábado, devem comparecer à unidade de saúde da família mais próxima de sua casa, com a carteirinha de vacinação, o mais breve possível.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Arieli de Oliveira, explica que é necessário vacinar o maior número de crianças, para impedir que a poliomielite volte a acontecer no Brasil. “A campanha de vacinação tem o objetivo de trocar o vírus selvagem pelo vírus vacinal, evitando o adoecimento das crianças. No Brasil, a pólio está erradicada, mas precisamos dar continuidade à prevenção, porque há países próximos com casos confirmados da doença. É mais fácil dar as duas gotinhas, do que cuidar de um filho com paralisia, uma seqüela que dura para sempre.”
Vacinação para adultos - No último sábado, aconteceu também a vacinação contra rubéola, para adultos em idade fértil, de 20 a 39 anos. Foram vacinados 4.801 mulheres e 3.917 homens, somando 8.718 pessoas. A meta é vacinar 100% da população nesta faixa etária, ou seja, 21.300 pessoas, até o dia 12 de setembro. O objetivo desta campanha também é erradicar o vírus, impedindo que aconteçam casos de rubéola congênita, em que o vírus passa da mãe para o bebê, provocando sérias conseqüências para o bebê, como cegueira e retardo mental.
O Dia D da Campanha é 30 de agosto, mas a vacinação pode ser feita durante os dias de semana em qualquer posto de saúde do município. As contra-indicações são apenas para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. As mulheres lactantes ou menstruadas podem ser vacinadas normalmente. As mulheres que pretendem engravidar devem aguardar um mês após a vacinação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vacinação anti-rábica continua neste sábado
A vacinação irá acontecer nos bairros Itaguá, Estufa I e II, Sertão do Sérgio, Sesmaria, Perequê-Mirim e no centro da cidade, na escola Deolindo e no Posto de Saúde, da Rio Grande do Sul

Ubatuba - Neste sábado, 16, acontece mais um dia de vacinação de animais domésticos contra a raiva. Até agora, foram vacinados 3.024 animais, entre 2684 cães e 340 gatos, na região norte e centro-norte do município, atingindo 33 bairros. Neste sábado, a vacinação chega ao Centro da cidade, atingindo também os bairros: Itaguá, Estufa I e II, Sertão do Sérgio, Sesmaria e Perequê-Mirim, na região sul. O horário de vacinação é das 8h30 às 16h30. Confira a programação completa, no fim do texto.
A fiscal de Saúde Pública, Mônica Domaradzki afirma que a vacinação de cães está superando as expectativas, mas a de gatos está deixando a desejar. “É muito importante vacinar os gatos, pois eles estão mais susceptíveis à contaminação, uma vez que costumam caçar e brincar com morcegos. Se o gato for muito arisco ou houver dificuldade em transportá-lo, a orientação é que o dono compareça aos postos fixos e converse com a equipe sobre a possibilidade de ir até a sua casa, para fazer a vacinação.”
A imunização, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, acontecerá em toda a extensão do município até o dia 6 de setembro, sempre aos sábados. A meta é atingir 13 mil cães e 4 mil gatos ou seja, cerca de 90% da população de animais. “A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, pela mordida de um animal infectado”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses.
Orientações aos donos - Todos os cães e gatos, a partir dos três meses de idade, devem ser vacinados. A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos aos postos com coleira, guia e acompanhados por um adulto, portando a carteirinha de vacinação do animal.
No caso de raças consideradas agressivas, é obrigatório o uso de focinheira.
Os postos volantes percorrem as ruas dos bairros, vacinando os animais de rua em rua, no caso dos bairros mais distantes. Nestes casos, é preciso que uma pessoa responsável fique aguardando os agentes, no dia programado para o seu bairro.
Confira a programação da primeira semana de vacinação. Se você mora em algum desses bairros, não deixe de levar seu bichinho de estimação para ser vacinado. A vacina é gratuita!
Posto Volante - Sertão do Sérgio - Posto Fixo - Centro – Secretaria Municipal de Saúde (Av. Rio Grande do Sul, 710); Polícia Ambiental (Centro), Sede da Comtur (Praça 13 de Maio), Itaguá - Campo de Futebol, Itaguá - Praça Alberto Santos, Estufa I - PAS, Estufa II - PAS, Estufa II - SABE - Campo de futebol, Sertão do Sérgio, Sesmaria - EM João Alexandre, Perequê-Mirim - PAS, Perequê-Mirim - EMEI e Centro - EE Capitão Deolindo de Oliveira Santos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

ACIU e Sebrae oferecem curso “Como Desenvolver Lideranças e Estimular a Motivação”

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU está com inscrições abertas para o curso “Como Desenvolver Lideranças e Estimular a Motivação”, direcionado a empresários de micro e pequenas empresas. As aulas serão ministradas de 08 a 12 de setembro, das 18h30 às 22h30.
O curso possui 30 vagas disponíveis e será realizado na sede da Associação Comercial de Ubatuba, na Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
O objetivo do curso é desenvolver competências para a liderança de equipes participativas, criando ambiente propicio e necessário para o melhor desenvolvimento dos grupos.
O conteúdo programático do treinamento aborda cinco tópicos: “Trabalhar com a mudança na empresa”; “Identificar o verdadeiro líder”, “Tornar-se um verdadeiro líder”; “Liderar equipes motivadas e unidas” e “Atuar em um ambiente participativo”.
O investimento é de apenas R$ 50, com direito a certificado do Sebrae e apostilas.
As inscrições podem ser feitas no Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba- PAE, que está localizado no prédio da ACIU e devem ser realizadas até o dia 01 de setembro.
Para obter mais informações entre em contato através do telefone 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Ubatuba recebe aula de surf

Ubatuba - Depois da realização da primeira etapa em ótimas ondas de até 2 metros na praia de Maresias, São Sebastião (SP), o 10º Circuito Paulista Universitário de Surf invade a praia de Itamambuca, em Ubatuba, onde acontece a segunda etapa nos dias 13 e 14 de setembro.
Atleta de Ilha Comprida, Maurício Pelé (Unisep) lidera o ranking da categoria Open após uma excelente performance em Maresias. Na categoria Formados, Sérgio Petroni (Mack) largou na frente e vai para a segunda etapa em Itamambuca como atual líder do ranking, enquanto na categoria Feminino a atleta Fernanda Infanti (Unisanta) encabeça o ranking das meninas.
Na categoria Paulistana, exclusiva para os atletas que estudam e residem na cidade de São Paulo, o atleta Pedro Regatieri (UNIP) defende em Itamambuca a primeira posição do ranking. Regatieri é seguido de perto pelos atletas Pedro Oliveira (UniSantana), Murilo Bastos (Trevisan) e Marcos Salusse (FGV).
A partir dessa segunda etapa em Itamambuca, o canal BandSports traz cobertura exclusiva do 10º Circuito Paulista Universitário de Surf. Ao todo serão 12 flashes ao vivo da etapa nos dias 13 e 14 de setembro e um programa exclusivo de 30 minutos a ser veiculado no dia 17 de setembro às 22 horas. (Fonte: AUS)

IV Festival Gastronomico de Ubatuba
Premiação de receitas: "A conservação da Mata Atlântica começa pela boca”
Parceria: AREUBA/ABRASEL, UNITAU, IA-RBMA, ASSOCIAÇÃO CUNHAMBEBE


Critérios para Participação:

1) Inscrição: A inscrição do candidato será feita na UNITAU/ Campus Ubatuba, localizada à Rua Castro Alves, 392, bairro do Itaguá, sem qualquer custo para o participante, no período de 11/08/08 a 22/08/08 das 14 as 18 horas, com Giovana ou Élida.
· Qualquer pessoa poderá participar desde que apresente receitas inovadoras e que estejam de acordo com a temática da Premiação de receitas: “A CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA COMEÇA PELA BOCA”.
· O candidato poderá se inscrever nas seguintes modalidades: prato quente, sobremesa ou bebida.
· O candidato deve estar ciente que as receitas apresentadas estarão sendo avaliadas por uma banca da organização do IV Festival Gastronômico de Ubatuba, e que apenas as receitas pré-selecionadas participarão do concurso.
· Se a receita do candidato for pré-selecionada ele será avisado via telefone e via e-mail com antecedência de pelo menos 3 dias. Fica de inteira responsabilidade do participante fornecer os telefones e e-mails pessoais atualizados, bem como a consulta dos mesmos no período de 25 a 29 de agosto de 2008, quando se dará a pré-seleção das receitas, respondendo via email e/ou por telefone o recebimento do recado (se for o caso) e confirmação de sua participação junto ao concurso.
2) Receitas: As receitas deverão ser apresentadas até o dia 22/08/2008, no mesmo local da inscrição (UNITAU-Campus Ubatuba), em envelopes lacrados contendo na frente o nome completo do concorrente, o local onde trabalha: restaurante, bar, quiosque (se for o caso), e a categoria a qual se inscreveu.
· Dentro do envelope, deve conter a receita com os seguintes itens: nome da receita, ingredientes a serem utilizados, onde serão adquiridos, a quantidade de ingredientes, o modo de fazer detalhado, os utensílios artesanais a serem utilizados, o tempo de preparo, e contar se a receita tem uma história e o valor sócio ambiental do prato (opcional).
· As receitas deverão ser inovadoras, com a temática voltada para os produtos oferecidos pela Mata Atlântica, tais como: palmito pupunha de local licenciado, mandioca processada em casa de farinha caiçara, cachaça artesanal de Ubatuba, Paraty e região, frutas da Mata Atlântica, peixes e frutos do mar pescados de forma artesanal, bem como produtos de Ubatuba como banana, e gengibre.
· Deverão ser utilizados um ou mais utensílios artesanais (trazidos pelos participantes) como: colher de pau, panela de barro, entre outros.
Não serão aceitas receitas, já existentes nos restaurantes locais, no entanto, serão consideradas receitas modificadas, conforme a criatividade do concorrente.
3) A elaboração das Receitas: Os concorrentes selecionados apresentarão as receitas nas datas e horários estipulados pela organização do concurso para um grupo de jurados (representantes da AREUBA/ABRASEL, UNITAU, IA-RBMA, organizações não governamentais, e pessoas da comunidade local) no Laboratório de Alimentos e Bebidas da Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba, situado à Rua Castro Alves; 392. Todas as receitas serão apresentadas durante os dias 01 a 05 de setembro de 2008, no período da manhã ou tarde.
O concorrente deverá respeitar as regras de higiene alimentar evitando ao máximo a contaminação dos alimentos e de preferência portar uniforme branco completo (camiseta, calça, meias, sapato antiderrapante, jaleco ou avental, touca).
Os concorrentes serão avaliados pela apresentação pessoal (peso 1), etapas de pré-preparo e preparo dos alimentos (peso 2), sabor e apresentação do prato pronto (peso 2), criatividade (peso 3), comportamento e noções de espaço e liderança (peso 1).
A ficha de avaliação dos jurados, com os pesos de cada item a ser avaliado, será lida ao concorrente antes do início da apresentação.
O concorrente deve explicar sua receita rapidamente antes de executá-la.
O concorrente poderá levar um auxiliar de cozinha para ajudá-lo no pré-preparo dos alimentos e na limpeza do local (como lavagem de utensílios, equipamentos e etc.).
O concorrente terá o espaço do laboratório apenas para a elaboração da sua receita, juntamente com seu auxiliar e os jurados. Não serão aceitos no ambiente, outros concorrentes ou expectadores.
Os ingredientes que compõem a receita, bem como utensílios artesanais, serão de inteira responsabilidade dos concorrentes.
A preparação da receita e apresentação da mesma não poderá ultrapassar o tempo de uma (1) hora e trinta (30) minutos.
A receita de prato quente ou sobremesa deverá ser apresentada em prato individual, com decoração pertinente aos ingredientes.
A pontuação dada pelos jurados na ficha de avaliação serão posteriormente somadas, após todas as apresentações selecionadas, e os concorrentes classificados informados dos resultados finais, no período que compreende 1 a 5 de setembro de 2008, via telefone e e-mail.
Informamos que o Laboratório de Alimentos & Bebidas da Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba dispõe de um forno industrial com capacidade para formas pequenas (nº 2), um microondas, um fogão industrial com 06 bocas grandes, 01 multiprocessador, pias, bancadas, geladeira e frizeer, panelas de aço inox e outros utensílios básicos;
Informamos que no Laboratório de Alimentos e Bebidas não dispomos de panelas de ferro, de barro, de colheres grandes para mexer as panelas e facas diversas de corte para cozinha; ficando a critério do concorrente trazer os equipamentos, materiais e utensílios que não dispomos no nosso laboratório.
4) A premiação: A data de premiação será definida posteriormente, entre os dias 05 a 12 de setembro, e avisados os participantes. As categorias receberão os seguintes prêmios:
Categoria Prato Quente: R$ 250,00 para o 1º lugar, R$ 150,00 para o segundo lugar e R$ 100,00 para o terceiro lugar.
Categoria Sobremesa: R$ 150,00 para o primeiro lugar; R$ 100,00 para o segundo lugar e R$ 50,00 para o terceiro lugar.
Categoria Bebida: R$ 90,00 para o primeiro lugar; R$ 60,00 para o segundo lugar e R$ 50,00 para o terceiro lugar.

Programação Oficinas Gastronômicas

Dia 13/08 Quarta - Feira
10h:00 - Restaurante Senzala - Peixe a Caiçara
14h:30 - Restaurante O Rei do Peixe - Camarão Rosa no Espeto

Dia 14/08 Quinta - Feira
10h:00 - Restaurante Perequim - Gnocchi de Cará com Abóbora e Carne Seca
14h:30 - Restaurante Raízes - Enseada

Dia 20/08 Quarta - Feira
10h:00 - Restaurante Peixe com Banana - Cozinha Caiçara
14h:30 - Restaurante Spaghetto - Linguine com Marisco e Brócolis

Dia 21/08 Quinta - Feira
10h:00 - Restaurante Malibu - Camarão Malibu
14h:30 - Restaurante Ubatuba Palace - Salmon Martinez

Dia 22/08 Sexta - Feira
10h:00 - Restaurante Bucaneiros - Kibe do Mar
14h:30 - Restaurante Donana - Donana

Dia 26/08 Terça - Feira
10h:00 - Restaurante Pedra Azul - Hotel Recanto das Toninhas - Camarão Beira Mar

Dia 27/08 Quarta - Feira
10h:00 - Restaurante Mar Virado - Polvo a Mar Virado
14h:30 - Restaurante Cajú - Cavala do Caju

Dia 28/08 Quinta - Feira
10h:00 - Restaurante Jangada - Camarão com Pequi
14h:30 - Félix Pizzaria - Pizza Félix

Dia 29/08 Sexta - Feira
Cozinha do Restaurante Oásis - Canto esquerdo da Praia Grande
14h:30 - Marinado a Oásis

Programação Palestras - 19h:30

Dia 14/08 - quinta-feira
Unitau - campus Ubatuba
"Gastronomia e Sustentabilidade com Embalagens de Aço"
Thaís Fagury- coordenadora de projetos de embalagem CSN, executiva da ABEAÇO -
Associação Brasileira de Embalagens de Aço, Engenheira de Alimentos - Escola de
Engenharia de Mauá, pós -graduada em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo

Dia 15/08 - sexta-feira
Unitau - campus Ubatuba
"Azeite, uma valorização na culinária saudável"?
Marco A. Guimarães - executivo da D'Olivino -

Dia 19/08 - terça-feira
Unitau - campus Ubatuba
"Maricultura na Região"
Alexandre Baldassin Gomes Novaes - Biólogo, mitilicultor, vice presidente da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo

Dia 20/08 - quarta-feira
Unitau - campus Ubatuba
"Gastronomia Italiana e sua adequação brasileira"?
Bruno Stippe- Executive Chef e Sommelier Internacional. FIC -
Federazione Italiana Cuochi -Presidente da FIC Brasile e FIC América Latina

Dia 21/08 - quinta-feira
Hotel Ubatuba Palace
"Vinhos e Harmonizações"
Luis Fernando- Sommelier da Vinícula Miolo

Dia 22/08 - sexta-feira
Hotel Ubatuba Palace
"Culinária Caiçara" - lançamento do livro homônimo
Vito D'Alessio - Coordenador da editora Dialeto, fotógrafo e jornalista

Dia 26/08 - terça-feira
Unitau - campus Ubatuba
"A história e a evolução da cerveja"
Vitor Buzzo - Consultor Ambev

Dia 27/08 - quarta-feira
Unitau - campus Ubatuba
"Alta Empregabilidade no Mercado de Gastronomia"
Marcio Moraes - Professor do SENAC Campos de Jordão durante 7 anos, responsável pela revista "Quem Indica"

Dia 29/08 - sexta-feira
Unitau - campus Ubatuba
"Aplicabilidade de Revenue Menagement em Hotéis e Restaurantes"
Fernando Ferreira Santiago - Turismólogo, MBA em Gestão Empresarial, longa experiência
na rede Accor

Cinema: SEMANA DE 15/08 a 21/08/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Ação!!!!Dublado!!!!!!
ás 15:50 - 18:30 - 21:25 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Perenidade da lembrança

A roda do mundo girou,
quem era criança cresceu,
quem era solteiro casou,
quem era talvez nasceu,
a flor cheirosa murchou,
uma nova rosa apareceu,
a roda do mundo girou,
só faltou levar junto
a nostalgia que restou.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Em junho, vendas e locações recuam no Estado de SP

O mês de junho não apresentou desempenho favorável nos segmentos de venda e locação de imóveis usados em todo o Estado de São Paulo. De acordo com os dados apurados pela pesquisa CRECI-SP em 37 cidades, incluindo a Capital, o número de novos contratos de aluguel foi 21,42% menor que o obtido em maio e a venda de casas e apartamentos registrou recuo de 8,63% no mesmo período.
Mesmo com esse resultado, a maioria das imobiliárias consultadas - 44,29% - considerou o desempenho de junho igual ao de maio; 26,48% afirmaram que o mercado está melhor e 29,23% acharam que foi pior.
O levantamento realizado mensalmente pelo Conselho Regional divide o Estado em quatro regiões: Capital, ABCD - incluindo Guarulhos e Osasco - Litoral e Interior. Destas quatro áreas, apenas uma - o Litoral - apresentou movimento inverso no mercado de locação de imóveis: houve um acréscimo de 3,46% no número de casas e apartamentos alugados em junho. Nos outros três pontos do Estado, os resultados foram negativos: -33,78% no Interior; -24,19% no Grande ABCD e -6,01% na Capital.
Em termos de faixa de valor de aluguel, a mais procurada pelos inquilinos ficou entre R$ 200,00 e R$ 400,00 mensais em todas as regiões do Estado exceto o Litoral. Ali, 48,31% dos contratos assinados foram de imóveis com aluguel entre R$ 400,00 e R$ 600,00.
O fiador se mantém na liderança como a principal garantia locatícia apresentada pelos locatários. No Interior, 86,08% dos contratos de aluguel foram feitos por meio desta garantia; 41,19% na Capital; 41,05% no ABCD, Guarulhos e Osasco; e 48,08% no Litoral.
A inadimplência no aluguel aumentou na Capital (19,21%) e no Grande ABCD (2,4%). Entretanto, no Litoral e no Interior, houve redução no número de inadimplentes de 40,26% e 1,23%, respectivamente.
Vendas - Outro dado interessante da pesquisa CRECI-SP diz respeito ao financiamento de imóveis usados. Na Capital, 48,15% dos negócios foram fechados à vista e 45,68% através de financiamento da CAIXA e de outras instituições privadas e estatais. No Interior, estes índices ficaram em 46,34% para as vendas à vista e 47,52% para os financiamentos.
Já no Grande ABCD, 77,52% das vendas foram financiadas pelos bancos e 15,98% foram feitas à vista. E no Litoral, as operações à vista representaram 72,04% do total de negócios fechados e os financiamentos bancários, 20,97%.
Imóveis com valores médios de até R$ 140 mil responderam por metade das vendas na Capital (51,19%) em junho. No Interior, 50,36% dos negócios fechados foram com imóveis de valor médio até R$ 100 mil. No Litoral, a faixa de até R$ 100 mil respondeu por R$ 57,07% do total vendido, enquanto que nas cidades do ABCD, Guarulhos e Osasco, a faixa de até R$ 120 mil concentrou 56,41% das vendas.
Os resultados de junho apontam queda de 8,63% no total de imóveis vendidos na comparação com maio, mas o resultado não foi negativo em todas as regiões. O recuo foi maior na Capital, onde atingiu 30,6%, seguida pelo Litoral, com 12% e pelo ABCD, Guarulhos e Osasco, com 6,57%. O Interior teve um volume de vendas 2,94% maior no período.
A pesquisa CRECI-SP foi feita nas cidades de Americana, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Franca, Itu, Jundiaí, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taubaté, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande.
Fonte: CRECI/SP

Ozéias Amaro de Oliveira
Coord. de Pesquisa
Ubatuba, SP

Rent-a-car:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Tabatinga  © Emilio Campi

Tabatinga
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor