Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008 - Nº 2059 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região


Caraguatatuba
Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele atinge maior índice em relação ao ano passado
Caraguá participa dos 72º Jogos Abertos do Interior
Ciclo de palestras marca a luta contra o Câncer em Caraguá
Concurso de samba-enredo elege melhor tema ecológico na escola do Casa Branca
Festival Sócio-Educativo promovido pelo CIASE supera expectativas
PAT de Caraguá anuncia 21 oportunidades de emprego nesta semana
Plano Preventivo de Defesa Civil terá início dia 1º de dezembro em Caraguá
Vários bairros de Caraguá receberam serviços públicos nesta quarta-feira 12
Ditran encerra atividades do Trânsito Legal com festival Vídeo Minuto
Dança de Rua de Caraguatatuba ganha quatro premiações no 4º Festival Art e Dance em Jacareí que aconteceu neste final de semana.
Câmara discute vencimento de Servidor
Noticias da Diocese de Caraguatatuba


Ilhabela
Banco do Povo Paulista de Ilhabela promove o “Mutirão do Microcrédito”
Lei Cidade Limpa em discussão
Prefeitura inaugura nova sede do Ilhabela Prev
Vereadores aprovam seis projetos de lei e um parecer contrário
Vereador Carlinhos propõe emenda à LOA 2009
Vereadora Nanci entregará Título de Cidadão ao Pastor Paulo Corrêa

São Sebastião
Atletas de São Sebastião embarcam para Jogos Abertos do Interior
Coringa afirma que vai apresentar projeto para obrigar a transição de governo
Nota Oficial – Câmeras de Monitoramento
Prefeitura apóia polícias Civil, Militar e Bombeiros para Operação Verão que começa dia 26 de dezembro
Prefeitura prepara entrega de obras no Pacotão de Natal
São Sebastião promove 3ª Conferência Municipal da Educação em dezembro
São Sebastião recebe última etapa do Paulista de Maratonas Aquáticas
São Sebastião terá ações no Dia Mundial de Combate a Tuberculose
Sessão de Câmara de São Sebastião é marcada por discurso de despedida
Vereador de São Sebastião vai à Brasília lutar por interesses do Porto

Ubatuba
Convite
3ª Semana a Música de Ubatuba
Cooperativa é elogiada em Encontro na USP
Haka Race: criatividade dá o tom na escolha dos nomes das equipes
AcessaSP começa a funcionar em Ubatuba
Secretaria oferece oficinas para preparar professores para o Ensino de Nove Anos
Ubatuba realiza Campanha Anual de Combate à Hanseníase

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele atinge maior índice em relação ao ano passado
Uma equipe de médicos dermatologistas avaliou a população em duas unidades básicas do município

Caraguatatuba - Foi realizada, na cidade de Caraguatatuba, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, no último sábado, dia 8.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, aproximadamente 650 pessoas passaram pelos postos do Centro e Porto Novo, número maior de pessoas que no ano passado, quando 480 foram atendidas. “Vejo como positivo esta campanha, as pessoas se dispuseram a ir às unidades básicas para serem avaliadas”, comenta a secretária municipal de saúde, Luciana Fadel Locatelli.
Esta foi a sexta edição da campanha na cidade, nela a população pode passar por uma avaliação, que durou aproximadamente de 15 minutos em cada pessoa, feita através de uma equipe de médicos dermatologistas.
As lesões suspeitas foram encaminhadas para a biópsia, caso seja constatado algum tumor, a cirurgia para a retirada já deve ser marcada, se tratar-se apenas de uma dermatose – doença na pele – o paciente já será encaminhado para uma consulta médica.
Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura. “É muito importante que as pessoas percebam a importância da prevenção”, alerta a dermatologista, responsável pela campanha, Maria Inês Bortoliero.
Os raios ultra-violetas (uv’s) são os principais responsáveis pelo aparecimento de tumores na pele, assim como fatores genéticos ou hormonais. “A melhor forma de prevenir é utilizando sempre protetor solar e roupas claras que cubram áreas expostas, assim como chapéus e óculos escuros, mesmo em dias nublados”, explica Maria Inês.
As pessoas também devem evitar a exposição ao sol em horários onde os raios uv’s têm certa elevação, que é das 10 às 16 horas.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá participa dos 72º Jogos Abertos do Interior
Os atletas participantes conseguiram atingir o índice para participar com boas colocações no 52º Jogos Regionais que neste ano aconteceram na cidade

Caraguatatuba - A delegação de Caraguatatuba, da Secretaria de Esportes e Recreação, viajou nesta terça-feira, dia 11, para a cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo para participar da 72º edição dos Jogos Abertos do Interior, que acontece de 10 a 23 de novembro.
Caraguá terá representantes nas seguintes modalidades: basquete masculino sub-21, com 12 atletas, ciclismo livre feminino, com três, natação para portadores de deficiência feminino e masculino, um atleta cada, vôlei masculino sub-21, com 12 atletas, vôlei de praia feminino livre, com duas e atletismo com uma atleta para o salto em distância.
Todos os atletas da delegação que participam desta edição dos Jogos Abertos tiveram boas colocações nos 52º Jogos Regionais, ocorridos no mês de julho na cidade de Caraguá e conseguiram índices necessários para entrar nesta competição.
No total, incluindo primeira e segunda divisão, participam dos 72º Jogos Abertos, 233 municípios.
A abertura oficial está prevista para o dia 14 e as competições começam no dia 12, neste dia Caraguá disputa jogos nas modalidades de Vôlei Masculino sub-21 e Vôlei de Praia Feminino Livre.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclo de palestras marca a luta contra o Câncer em Caraguá
De 25 a 27 de novembro, palestras sobre Câncer de Mama, de Útero e do Aparelho Digestivo, serão ministradas em Caraguá, nas escolas do município e do estado, comemorando o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer

Caraguatatuba - Em comemoração ao Dia Internacional da Luta Contra o Câncer, celebrado em 27 de novembro, a ACCC – Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba promoverá palestras nas escolas do município e estado, de 25 a 27 de novembro.
No dia 25 de novembro o tema será “Câncer de Mama e Útero”, e terá como palestrante o Dr. Maurício Monken Gomes, especialista em Ginecologia e Mastologia. Esta capacitação será realizada às 19h30 na EMEF Antônia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia.
No dia 26, quarta-feira, às 19h30 será a vez do Dr. Marcelo Ugatti (cirurgião gastro) realizar uma palestra na EMEF Prof. João Batista Gardelin, no Poiares, tendo como tema “Câncer do Aparelho Digestivo”.
Por último, encerrando com chave-de-ouro o ciclo de palestras comemorativas ao Dia Internacional da Luta contra o Câncer, acontecerá na quinta-feira, 27 de novembro, também às 19h30 a palestra “Câncer de Mama e de Útero” com o ginecologista e mastologista Dr. José Carlos, na Escola Estadual Antônio Alves Bernardino, no bairro Tinga. Vale lembrar que as palestras são gratuitas.
A Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, criada em abril de 2004, visa prestar auxílio a pacientes de câncer que moram no município. Atualmente, a entidade conta com 280 associados e sobrevive com a participação da sociedade local e de visitantes, por meio de doação de dinheiro e participação em eventos promovidos pela entidade.
O trabalho voluntário da Associação é constituído por ações como bingos, jantares, gincanas, passeatas, bazares e palestras. Os pacientes cadastrados são atendidos em suas necessidades, de acordo com a possibilidade da instituição, que cede medicamentos, exames laboratoriais, fraldas, alimentos, entre outros. A Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba fica na avenida Maranhão nº 107, no Jardim Primavera. Mais informações sobre a entidade e sobre as palestras do Dia Internacional da Luta contra o Câncer podem ser obtidas pelo telefone (12) 3881-2556.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Concurso de samba-enredo elege melhor tema ecológico na escola do Casa Branca
As classes vencedoras ganharam troféus de 1º, 2º e 3º lugares. O samba-enredo escolhido pela comissão julgadora será o tema de Carnaval que o Bloco Lobão desfilará na Avenida em 2009

Caraguatatuba - O concurso para a escolha da letra do próximo samba-enredo do Bloco Lobão, para o Carnaval 2009, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro, na EMEF Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, em Caraguá.
O trabalho foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a unidade escolar e o bloco carnavalesco Lobão, dentro do projeto “Nosso Enredo na Avenida”.
O concurso de samba-enredo teve a participação de cerca de 300 alunos, divididos em 10 salas de aula do 4º e 5º ano, com um total de 7 músicas sobre o tema “Ecologia”.
A apresentação dos enredos contou com a participação da bateria do Bloco Lobão, incluindo também a baiana e a rainha da bateria, além da comissão julgadora, composta pelo presidente da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Ricardo Gaspar, do coordenador de Teatro da FUNDACC, Adbailson Cuba, da supervisora da EMEF do Casa Branca, Ana Lúcia Moreira Lima, da supervisora de Meio Ambiente da Secretaria de Educação, Regina Espíndola, da representante do Instituto Supereco, Fernanda Borba, da Presidente da Liga das Escolas de Samba, Erzuilla de Araújo Souza (Dona Zú) e do professor de Educação Física Thiago Augusto I. Norberto dos Santos.
Segundo explicou a diretora da unidade escolar, Ana Paula Martinez de Azevedo, a parceria com o bloco de enredo nasceu pela questão do Meio Ambiente, trabalhado pela escola como tema transversal em diversas disciplinas. A unidade do Casa Branca é a escola-piloto do projeto Agenda 21, e com a escolha do tema Ecologia, pelo Bloco Lobão, desenvolver letras foi uma tarefa relativamente fácil para os alunos.
A bateria do Bloco também fez sua parte nesse trabalho em conjunto. Segundo Luiz Carlos Marra, mais conhecido como Fubá na comunidade do Casa Branca, cada etapa do projeto nasceu com o envolvimento dos alunos e da comunidade.
De acordo com a comissão julgadora, o 1º lugar do concurso de samba-enredo ficou para o 5º ano A, da professora Valéria Macedo Ferreira, com a música “Faça você a diferença”. Na 2ª posição ficaram os alunos do 5º ano E, da professora Cassiana S. Webster e o 3º lugar foi conquistado pelos alunos do 5º ano D, da professora Ana Lúcia C. dos Santos com o tema carnavalesco “Verde que te quero verde”.
Os três primeiros colocados, segundo a direção escolar foram premiados com troféu, lembrando que o 1º lugar deve virar o samba-enredo do Carnaval 2009 do Bloco Lobão.
Para a diretora da escola, participar desse trabalho foi muito gratificante. “O Meio Ambiente é um tema que já faz parte do dia-a-dia de nossas crianças, mas da forma como trabalhamos, trazendo o samba para dentro da escola de maneira tradicional e ao mesmo tempo educativa, contribuímos para o resgate de nossa cultura brasileira”, finalizou Ana Paula Martinez de Azevedo.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Festival Sócio-Educativo promovido pelo CIASE supera expectativas
Os alunos puderam apresentar para a comunidade os projetos desenvolvidos durante o evento que durou o dia inteiro

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação, por meio do CIASE – Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas, realizou, neste último sábado, dia 8, o 1º Festival Sócio Educativo, que ocorreu no prédio do CIASE, no bairro do Travessão.
O evento, que iniciou às 8h e durou o dia todo, contou com um público de aproximadamente 700 alunos, dentre crianças, adolescentes e adultos, pais de alunos e comunidade. “O Festival superou nossas expectativas, foi ótimo para a comunidade se inteirar sobre o que acontece no CIASE”, declarou a diretora Adriana Pileggi.
No momento da abertura oficial do festival, esteve presente o Secretário de Educação, Humberto César Bernardo.
A valorização dos alunos foi o foco central do festival e eles puderam apresentar os projetos que freqüentam no CIASE. “A integração entre pais, filhos e a comunidade em geral foi muito positiva. Tanto pais como filhos puderam se envolver ainda mais, pois conheceram as atividades que eles freqüentam”, completou.
Durante o Festival, o público pode acompanhar a palestra “Extensão da Juventude” que foi ministrada pelo professor de Educação Física da rede municipal, Francisco Pelegrini.
Todos receberam medalhas de participação durante o evento que foi gratuito.
O CIASE atende atualmente cerca de 1.000 pessoas, a maioria crianças e adolescentes na faixa entre os 7 anos (idade em que podem iniciar as atividades), e os 17 anos, fora do horário regular de aulas.
Os projetos desenvolvidos no CIASE são voleibol, handebol, basquetebol, tênis de mesa e de quadra, skate, atletismo, natação, jogos e sucatas, damas, ginásticas rítmica, localizada e adaptada, danças para crianças e para terceira idade, karatê e artesanatos com pintura e crochê.
Os projetos são do próprio CIASE, gratuitos e aplicados por profissionais da Secretaria de Educação e também feitos através de parcerias com a Secretaria de Esportes e com o Centro de Convivência da Terceira Idade ‘Estrela do Mar’.
O CIASE fica na rua Henrique Marciliano Neto, nº 100, no bairro do Travessão e o telefone é (12) 3887 9431. Participe!
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

PAT de Caraguá anuncia 21 oportunidades de emprego nesta semana
21 novas oportunidades de emprego estão disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá. Para se candidatar a uma delas basta comparecer ao local com carteira de trabalho e documentos pessoais

Caraguatatuba - O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, administrado em Caraguatatuba por meio de uma parceria entre a SECAD – Secretaria da Administração da Prefeitura Municipal e a SERT – Secretaria de Estado das Relações do Trabalho, está com 21 novas ofertas de emprego à disposição dos munícipes.
Para se candidatar a uma das oportunidades de trabalho do PAT de Caraguá é necessário comparecer ao Posto com documentos pessoais e carteira de trabalho, para a realização de um cadastro, juntamente com uma entrevista. Segundo a diretora do PAT, Elmar Soares de Farias Ferreira, mais conhecida como Ká, muitas vezes algumas vagas acabam não preenchidas por falta de qualificação específica que determinada empresa contratante exige. “É por meio das entrevistas e do currículo dos trabalhadores, que temos a possibilidade de encaminhá-lo para o emprego certo, levando em conta suas habilidades pessoais”, explicou a diretora.
As ofertas de emprego desta semana no Posto de Atendimento ao Trabalhador são para auxiliar de compras, operador de rolo compactador, motorista de caminhão basculante, mecânico de máquinas pesadas, eletricista, operador de máquina agrícola, representante de vendas, garçom, ajudante de cozinha, pizzaiolo, chapeiro, açougueiro, padeiro e confeiteiro, cozinheira (o), vendedor, vigilante com curso, atendente de farmácia, empregada doméstica, copeiro, barman e camareira. O PAT de Caraguá fica na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré, próximo ao ponto final da Praiamar Transportes (praça Ulisses de Paula).
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Plano Preventivo de Defesa Civil terá início dia 1º de dezembro em Caraguá
Com duração de 1º de dezembro de 2008 a 30 de abril de 2009, o PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil tem como objetivo preparar-se para o período de chuvas avaliando a situação de Caraguá em níveis de observação, atenção, alerta e alerta máximo

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do COMDEC – Conselho Municipal de Defesa Civil, inicia no dia 1º de dezembro o PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil 2008/2009, com base no Decreto nº 150, de 5 de novembro desde ano.
O trabalho será feito em razão do período chuvoso que em Caraguá está previsto para os próximos meses, o que possibilita eventuais riscos à população.
De acordo com a presidente do COMDEC, Cláudia G. Prado Ruiz, o período de vigência do Plano é de 1º de dezembro de 2008 a 30 de abril de 2009, mas pode ser ampliado caso haja necessidade.
Dentro deste planejamento, a operação acontece conforme os critérios técnicos previstos pela CEDEC – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, incluindo monitoramento de dados pluviométricos, previsão metereológica, vistoria em encostas, minimização de riscos por meio da remoção de pessoas que estiverem em áreas de risco, abrigo a famílias que se encontrarem ameaçadas, além de atenção especial em áreas onde geralmente ocorrem alagamentos e inundações no período de chuvas.
Segundo o Plano Preventivo de Defesa Civil, a Prefeitura de Caraguá está envolvida em todas as ações neste período até abril de 2009, por meio do COMDEC e secretarias de Serviços Públicos, Educação, Assistência Social, Saúde, Obras Públicas, Meio Ambiente, Administração, Fazenda, Comunicação, Esportes, Ditran (Divisão de Trânsito) e Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
O funcionamento do PPDC se dá em quatro Estados: Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo. Segundo a diretora da Defesa Civil e presidente do COMDEC, Cláudia Ruiz, o estado de Observação começa no dia 1º de dezembro, e muda para o estado de Atenção, no caso do acúmulo de chuvas atingir mais de 120 milímetros em 72 horas, além da previsão de chuvas com tendência de longa duração.
Conforme o Plano Preventivo de Defesa Civil a mudança para o estado de Alerta se dá em caso de surgimento de trincas, degraus ou qualquer outra feição de instabilidade que indique a possibilidade de escorregamento. Esse tipo de situação é possível ser detectada por meio de vistoria de campo.
Por último, o Alerta Máximo se dá com a ocorrência de escorregamentos generalizados nas encostas, e também com a previsão de chuvas intensas e de longa duração.
Com o Plano Preventivo de Defesa Civil, o COMDEC tem a possibilidade de agir com rapidez no caso de alagamentos, deslizamento de terras e abrigo de famílias atingidas pelas fortes chuvas. Durante o período e dezembro e abril, escolas de Norte a Sul do município, ginásios poliesportivos e centros comunitários podem ser utilizados pela Defesa Civil por meio de parcerias com a Educação, Esportes e FUNDACC. Outros parceiros da Prefeitura de Caraguatatuba e COMDEC na realização do PPDC são a Polícia Militar (Sumaré), Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, Bombeiros Salvamar, Corpo de Bombeiros (11º GB), Bandeirante Energias do Brasil e Sabesp.
A Defesa Civil de Caraguá convida toda a população a ficar também em alerta. Para maiores informações basta ligar 199. A ligação é gratuita!
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Vários bairros de Caraguá receberam serviços públicos nesta quarta-feira 12
As três regionais trabalham com vários serviços em diversos bairros da cidade

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Púbicos, Realizou durante esta quarta-feira, 12, uma série de melhorias em todas as regiões de Caraguá.
A equipe de roçada, já preparou a cidade para a temporada de fim-de-ano, realizando os serviços em diversos bairros, como o Jardim Gaivotas, Sumaré, Rio do Ouro, Jardim Jaqueira, EMEF Antonia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia, além da praia do Centro, na região central, Jetuba e Jardim do Sol e parte da rodovia Rio-Santos, na região norte e na Praia das Palmeiras no sul.
A equipe de limpeza atuou nos bairros Centro, Martim de Sá, que também recebeu uma lavagem geral na Avenida Aldino Schiavi, Tinga e Poiares, que também recebeu roçada nas valas. A regional norte fez limpeza com trator na praia da Cocanha, várias ruas do Massaguaçú e orla da praia do Massaguaçú, enquanto a sul a realizou na Rua Duque de Caxias, na Praia das Palmeiras, limpeza do valão da Rua Domingos Gabeira, no Golfinho e limpeza de valas no Jardim Tarumã.
Os serviços de bota-fora foram realizados na Avenida Prudente de Morais, no Jardim Samambaia, diversas ruas do Poiares e Avenida Hum, do Jardim Britânia. As ruas Bendito de Carvalho e Projetada, no Rio do Ouro, receberam o Hidrojateamento para desobstrução de esgoto.
Serviços de nivelamento foram feitos na Avenida Hum, no Jardim Britânia, ruas Camélia e Amélia, na Fazendinha e Alameda dos Pinheiros, no Cidade Jardim, que também recebe o cascalhamento.
A pista de Kart recebe ‘guard rails’ – proteção metálica colocada ao lado das pistas, serve como uma “cerca”, e o morro Santo Antonio, a manutenção elétrica.
As equipes de artífices das três regionais realizam serviços diversos por vários bairros.
Os serviços que porventura não forem realizados hoje, devido às chuvas, deverão ter continuidade nesta quinta-feira, dia 13.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ditran encerra atividades do Trânsito Legal com festival Vídeo Minuto
Com conteúdo educativo, o Trânsito Legal Vídeo Minuto está movimentando a rede municipal de ensino em Caraguá. Professores e alunos estão fazendo seus roteiros e filmando seus curtas. A Mostra Cultural acontece em dezembro

Caraguatatuba - O Ditran - Departamento de Trânsito de Caraguatatuba encerra suas atividades do projeto Trânsito Legal em 2008 inovando, como sempre: este ano, lança a Mostra Cultural Vídeo Minuto, com a participação das crianças e dos professores da rede municipal de ensino. O foco dos filmes é o trânsito. Os vídeos devem ser feitos em câmeras comuns ou celulares e devem ter a duração de um minuto.
O projeto conta com a parceria e todo o apoio técnico da Univap – Universidade do Vale do Paraíba, por meio Fernando Moreira, professor e diretor técnico da Univap TV e responsável pela área de novas tecnologias da universidade. O setor de Informática da Prefeitura também está dando apoio técnico às professoras, que estão tendo oficinas para obterem informações técnicas quanto à filmagem e edição dos vídeos, para poderem trabalhar com seus alunos.
Os encontros estão acontecendo no laboratório de informática da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá). Além das aulas técnicas, as professoras estão assistindo a vários vídeos minuto para poderem ter noções para produzirem seus filmes com os alunos.
A supervisora de ensino responsável pelo projeto é Maria Nice Fernandes Pinheiro Maciel. “Acompanho o projeto Trânsito Legal há 3 anos e vejo que a cada ano, há grande interesse da Ditran em proporcionar aos alunos atividades culturais como encerramento. Esse ano, com o Vídeo Minuto estaremos despertando o interesse das crianças para um trabalho inovador na cidade, numa área em que eles já mostram muito conhecimento e interesse que é a informática” comenta a supervisora.
O agente de trânsito Bernardo Alexandre Pereira de Queiroz participa do projeto Trânsito Legal desde 2003 e foi dele a idéia de fazer o encerramento com o festival de vídeos. “É uma atividade extra-curricular, é um produto artístico, abordando conteúdo educativo, com tecnologia da informação. Trabalharemos assim, várias competências” comenta Queiroz.
Coronel Rapacci, diretor de Trânsito da Prefeitura Municipal de Caraguá tem se dedicado ao projeto e acompanha de perto as oficinas técnicas junto com as professoras e está muito animado com o novo projeto de encerramento. Segundo ele, os agentes de trânsito do Ditran também estão dando apoio técnico aos professores.
As oficinas, num total de três, ao longo do período de preparação, contaram com a participação de cerca de 15 professores da rede e a partir do dia 1° de dezembro, os filmes começam a ser entregues. Segundo a supervisora de ensino, Maria Nice Fernandes Pinheiro Maciel, estão sendo esperados cerca de 25 filmes, já que muitos professores já tinham acesso às técnicas de edição digital de vídeos. A mostra cultural acontece dia 10 de dezembro, a partir das 19h no Teatro Mario Covas. Prestigie!
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Dança de Rua de Caraguatatuba ganha quatro premiações no 4º Festival Art e Dance em Jacareí que aconteceu neste final de semana.

Caraguatatuba - O Grupo de Dança de Rua de Caraguatatuba participou do “4º Festival Art e Dance”, evento que reuniu mais de 2 mil pessoas contou com dançarinos de todo pais.
Nossos dançarinos apresentarem –se domingo (09) com as seguintes coreografias :”Sou Mais Eu” (1º lugar –modalidade infantil); “Raiz” –(1 º lugar modalidade juvenil); “Fazendeiros” (2º lugar - categoria infantil);. “Quando os Bonecos Criam Vida” (2º lugar -categoria juvenil) e a coreografia “Elas”.
Foram dois dias de evento reunindo pessoas de todas as regiões, entre os jurados do evento estiveram presentes: Aniel Aran (Rio de Janeiro), Wal (Santos), Amanda Angel (São Paulo) e Buddha Stretch (Nova Iorque).
Buddha Stretch nasceu e foi criado no Brooklyn, New York. Impactou profundamente no mundo da dança fazendo ponte entre o que chamamos de Old School, o coreógrafo e dançarino passou quase uma década criando movimentos para a cantora Mariah Carey, Michael Jackson entre outros.
“O objetivo do Festival é valorizar a dança, divulgar os novos talentos do Brasil.,o grupo de Dança de Rua de Caraguá mostrou um exemplo de inclusão social dentro da dança, muito positivo, disciplina e liderança é que fez a diferença nesta equipe.”disse Xandinho (organizador do 4º Festival Art e Dance).
Sob a direção da coreógrafa Rogéria Thomé, o Grupo de Dança de Rua “RT da Fundacc” marcou a presença e representou de forma grandiosa Caraguatatuba.
A Fundacc se orgulha e parabeniza o grupo de Dança de Rua de Caraguá, por mais esta vitória.
(Fonte: Fundacc)

Câmara discute vencimento de Servidor
Projeto iguala salário de Agente Administrativo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira – 11 de novembro, a sua 36ª Sessão Ordinária semanal com apenas 2 Projetos de Lei na sua Ordem do Dia. Executivo e Legislativo dividem a pauta da sessão.
Do Executivo a única propositura altera o nível salarial do cargo de Agente Administrativo, igualando o Agente 1 com o Agente 2 em termos monetários.
Pelo Legislativo, o segundo e único projeto tem a autoria de Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), atual Vice-Presidente da Câmara Municipal que denomina de Erick Cardoso Fernandes da Silva a atual travessa A, localizada no bairro do Perequê-Mirim, na zona sul do município.
Devido a Presidência da Câmara não ter feito um contrato temporário para transmissão de suas Sessões Ordinárias pelo rádio, a melhor opção para acompanhar o trabalho dos Vereadores é assistir ao vivo, nas galerias do Parlamento Municipal o desenrolar dos trabalhos dos Vereadores.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Noticias da Diocese de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Dia Social
Em sintonia com a CNBB, a Diocese de Caraguatatuba realiza no próximo dia 15 de novembro, em nível municipal, o Dia Social. O evento é coordenado pela Comissão do Serviço para a Caridade, Justiça e Paz e acontece nas praças centrais das quatro cidades - Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, das 12h às 18h.
Seu objetivo é o de divulgar as diversas ações pastorais presentes na Diocese, especialmente os trabalhos das Pastorais Sociais. Cada pastoral terá um espaço para divulgar os trabalhos realizados e de como pode contribuir com a sociedade a partir dos valores cristãos.
Uma das iniciativas deste dia será a Campanha contra os altos preços da energia elétrica. Segundo orientação da Comissão Nacional, a Campanha da Luz, como é chamada, quer esclarecer sobre os direitos do consumidor neste serviço básico.
Mais informações com a coordenação das Pastorais Sociais / Diácono Valter de Almeira - 8124.2453

Última chamada
A Diocese de Caraguatatuba através da Comissão Litúrgica comunica aos músicos e compositores de plantão que termina no dia 30 de novembro as inscrições para a escolha do Hino oficial da Diocese de Caraguatatuba. O evento faz parte da programação que comemora os 10 anos de sua criação.
Dom Altieri, bispo diocesano, junto com a comissão organizadora definiu um lema para que o conteúdo das letras tivesse um parâmtro de julgamento.
Lema: A palavra ilumina e a experiência de comunidade fortalece e impele os discípulos-missionários do litoral norte, motivados pela beleza de nossas praias, a serem sinais e portadores do reino de Deus a todos, com especial atenção aos nossos, sempre bem-vindos, turistas!
O hono, segundo o regulamento, deve ser vibrante, vigoroso, "energizador". elém de tom, melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembléia.
As inscrições se encerram no dia 30 Novemebro de 2008 e devem ser entregues trazendo apenas o pseudônimo do autor. Num segundo envelope fechado, estejam o nome verdadeiro do(a) compositor(a), junto com o termo de Cessão de Direitos Autorais (Cf. ANEXO II), preenchido e assinado. Mais informações com a maestrina Eliana Bañeza, coordenadora do Canto Litpurgico diocesano 9739.0161 ou nas secretarias paroquiais.
(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Banco do Povo Paulista de Ilhabela promove o “Mutirão do Microcrédito”

Ilhabela - O Banco do Povo Paulista de Ilhabela tem novidades para este mês de novembro, pois em tempos de crise, quando os bancos e instituições financeiras tendem a aumentar os juros, o Banco do Povo Paulista resolveu instituir o “Mutirão de Microcrédito”, que tem como vantagens a taxa de juros que continua a mesma, de 1% ao mês, e o lema é “dinheiro fácil e barato para quem quer produzir” e oferece créditos a pequenos empreendedores que trabalhem por conta própria, com empresa aberta ou não e profissionais liberais.
Este “Mutirão de Microcrédito” será realizado em todas as cidades do Estado de São Paulo, simultaneamente, no dia 25 deste mês, às 11h, e visa a assinatura dos contratos no Banco Nossa Caixa S/A.
Os agentes de crédito do Banco do Povo Paulista de Ilhabela, Benedito Amarildo da Silva e Ivana Tomie de Boris Davidoff estão otimistas com o evento, pois haverá maior divulgação da unidade de crédito, não apenas na cidade, mas em todo estado, e isto será bastante favorável para o desenvolvimento dos pequenos empreendimentos principalmente neste período em que o mundo atravessa com o possível descompasso na economia mundial.
O Banco do Povo Paulista de Ilhabela atenderá normalmente no Paço Municipal da Prefeitura de Ilhabela, na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho n° 86, Perequê. Telefone 3896-9222. e-mail: bppilhabela@bancodopovosp.com.br de segunda a sexta-feira das 10:00 h às 17h00.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Lei Cidade Limpa em discussão

Ilhabela - Na última terça-feira, 11, o vereador José Roberto de Campos (Beto) esteve reunido com o chefe de Gabinete, José Donizetti da Silva; com o diretor municipal de Fiscalização e com o Coordenador de Transição de Governo, Julio Cezar de Tullio. Na ocasião foi discutido a Lei Cidade Limpa que prevê alterações no Código de Postura do município em relação aos anúncios de estabelecimentos comerciais. A parte da Lei que regulamenta os anúncios de comércios de praia não entrará em vigor nesta temporada. Assim, as alterações serão novamente discutidas após o termino da temporada, e os anúncios serão regulamentados através de decretos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura inaugura nova sede do Ilhabela Prev

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, e o Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ilhabela – Ilhabela Prev, Dr. Odair Barbosa, realizaram na última terça-feira, 11, cerimônia de inauguração da nova sede do Instituto.
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Ilhabela – Ilhabela Prev foi criado pela atual administração em novembro de 2005 por meio da Lei nº339/2005 de autoria própria, como uma autarquia com personalidade jurídica de direito público, integrante da administração indireta do Município, com autonomia administrativa e financeira e é o órgão responsável pela administração do Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Ilhabela – RPSSPMI com base nas normas gerais de contabilidade e atuaria de modo a garantir o seu equilíbrio financeiro e atuarial, bem como gerir os seus recursos financeiros.
O Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Ilhabela, é de caráter contributivo e de filiação obrigatória, é mantido pelo Município, através dos órgãos dos Poderes Legislativo e Executivo, inclusive pelas suas autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo Município e pelos seus segurados ativos, inativos e pensionistas nos termos de lei específica. Tendo como finalidade assegurar aos seus beneficiários, nos termos da lei, os meios de subsistência nos eventos de incapacidade, velhice, inatividade e falecimento.
Estiveram presentes na ocasião o Presidente do Conselho Fiscal do Ilhabela Prev, José Marcos da Silva; a Presidente do Conselho Administrativo do Ilhabela Prev, Dra. Keller Christina Ferreira; a diretora Admnistrativa Financeira do Ilhabela Prev, Nilza de Jesus Santana; o contador do Ilhabela Prev, Ernesto Donizete Aparecido da Silva; o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus; a secretaria municipal de Administração, Raquel Navarro; o secretário municipal de Obras, Arq. João Marques da Costa Neto; a secretária municipal de Educação, Elaine Gubany Sampaio; a secretrária municipal de Turismo, Cleuza Maciel; o diretor municipal Obras, Walter Duarte; o diretor de Tranporte, José Martinez Garcia; a diretora Administrativa de Assistência Social, Shirley Nazaré Cunha Leite; a diretora municipal de Desenvolvimento e Serviço, Raquel Julião Barbarulo; o vereador municipal, Carlos Alberto de Oliveira Pinto; a chefe de Divisão de Benefícios Regional São José dos Campos, Rose Noronha; o Gerente Geral da Regional do INSS de São José dos Campos, Eurípedes de Castro Junior; o Presidente do SINDSERV, Ivan Gonçalves de Moura e população local.
Segundo o Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ilhabela – Ilhabela Prev, Dr. Odair Barbosa, a conquista dessa nova sede se deve a colaboração do prefeito Manoel Marcos que em sua gestão criou o instituto pensando em melhor atender aos servidores municipais que já não exerciam suas funções.
Em seu pronunciamento o prefeito Manoel Marcos declarou que não basta valorizar o funcionário enquanto ele está na ativa, mas também depois, valorizando-o pelos serviços prestados. “Criei o Ilhabela Prev, repassei mais recursos, o tornei independente e hoje espero que esse espaço seja muito bem aproveitado, dando melhores condições aos aposentados”, ressaltou o prefeito.
O prefeito aproveitou a ocasião e anunciou aos presentes que mesmo faltando cerca de apenas 40 dias para o término de seu mandato, ainda inaugurará cerca de 15 obras. “Estou trabalhando hoje como trabalhei no inicio da minha gestão, nunca larguei e nunca largarei minha cidade de lado”, declarou Manoel Marcos.
“E para os servidores municipais digo o meu muito obrigado por tudo e anuncio que pago o salário deste mês no dia 28, o do mês que vem no dia 30 e a segunda parcela do 13º no dia 12 de dezembro”, finalizou o prefeito.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vereadores aprovam seis projetos de lei e um parecer contrário
Durante a última sessão ordinária realizada ontem (10/11)pela Câmara Municipal de Ilhabela, foram aprovadas a dispensa dos táxis na fila da balsa, a Planta Genérica, duas denominações de logradouros, a alteração no regime jurídico dos servidores municipais, o Diário Oficial “on line” e o parecer contrário ao projeto de lei que proíbe o nepotismo em repartições públicas municipais.

Ilhabela - Táxis poderão ser dispensados da fila da balsa - Os vereadores de Ilhabela aprovaram o Projeto de Lei 92/2008 que autoriza os motoristas de táxi a utilizarem o sistema de travessia de balsa Ilhabela-São Sebastião sem a necessidade de permanecerem na fila de espera.
De autoria de Ricardo Fazzini (PMDB) - que substituiu o Vereador Carlos Alberto de Oliveira (Carlinhos-PMDB) durante sua licença no último mês de julho - o projeto prevê que os motoristas de táxi utilizem o sistema já existente, denominado “Hora Certa”, sem a obrigatoriedade de realizar a reserva antecipada e de efetuar o pagamento de qualquer tarifa extra, além daquela cobrada pela travessia. Na opinião de Fazzini, o tempo gasto nas filas de espera para travessia da balsa, principalmente nos períodos de maior movimento, como nos finais de semana e na temporada, prejudica os motoristas de táxi que necessitam permanecer nas filas durante longos períodos, inviabilizando a prestação do serviço.
“A dispensa da obrigatoriedade dos motoristas de táxi permanecer na fila de espera para realizar a travessia da balsa tornará a prestação do serviço de táxi mais eficiente, o quem sem dúvida incentivará a sua utilização, inclusive pelos turistas”, justifica o autor do projeto.
Durante a discussão, foi lida a análise técnica da Procuradora Jurídica da Câmara, a Dra. Ivone Lopes Granado. De acordo com a procuradora, aos municípios compete organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, serviços de interesse local, nos quais se inclui o de transporte coletivo, entretanto o transporte intermunicipal é de competência dos Estados-membros conforme a Constituição Federal.
“A exploração do transporte por particulares dar-se-á por meio de institutos de Direito Público, como a autorização, a permissão e a concessão. Para estas prestações de serviço público a cargo de pessoas de direito privado, o Poder Público, por via de atos regulamentares, fixa as regras, as condições, enfim, as normas que regerão o serviço delegado. No caso do transporte intermunicipal, incluindo-se nesse caso, a travessia hidroviária, a lei estadual é que deve dispor sobre as condições dessa prestação, fugindo da atuação municipal”, afirma a procuradora em sua análise.
Dra. Ivone ainda cita o acordo entre o Sindicato dos Taxistas do Guarujá e o Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), liberando os motoristas de táxi, durante o transporte de passageiros, de permanecerem na fila para travessia, sendo o benefício estendido para os taxistas santistas, por influência de políticos.
Segundo a advogada, o mesmo procedimento poderia ser adotado por Ilhabela e São Sebastião, a fim de que a intenção manifestada no Projeto de Lei analisado não se perca.
Na análise técnica da procuradora, o Projeto de Lei não deveria prosseguir em sua tramitação legislativa por padecer de inconstitucionalidade, porém votaram favoravelmente no projeto a Vereadora Nanci Zanato (PPS) e os Vereadores Jadiel Vieira (Keko-PTB) e Zeca do São Pedro (PTB). Manifestaram-se contrários à proposta os Vereadores Carlinhos, Márcio Garcia (PTB) e Luiz Lobo (PSDB). Como o houve empate, o presidente do Legislativo Joadir Capucho (PTB) votou favorável concluindo pela aprovação da matéria. Os Vereadores Dr. Guilherme Maia (PMDB) e Beto Campos (sem partido) não estavam presentes. O projeto ainda segue para sanção ou veto do prefeito.

Planta Genérica - Outra matéria aprovada pela Câmara na noite de ontem, foi o Projeto de Lei nº 124/2008, do Executivo, que “Institui a Planta Genérica de Valores e Métodos de Avaliação da Propriedade Imobiliária para Efeito de Lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o Exercício de 2009”.
O projeto não traz nenhuma inovação, apenas a alteração dos códigos das ruas que receberam benfeitorias, e a prorrogação da vigência da Lei 545/2007, que Instituiu a Planta Genérica e o IPTU de 2008.
De acordo com a justificativa do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, os tributos municipais não sofrem nenhum aumento real, mantendo-se apenas a correção legal para efeito de reajuste.
O projeto prevê que a arrecadação do imposto será efetuada em um só pagamento com 10% de desconto para pagamento à vista até 31 de janeiro de 2009, e com desconto de 5% para pagamento à vista até 28 de fevereiro de 2009, ou o seu parcelamento em até 11 prestações desde que o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 25.
Praça dos Caminhoneiros – Com um voto contrário do Vereador Luiz Lobo, foi aprovado o Projeto de Lei 126/2008, da Vereadora Nanci, que propõe que seja designada “Praça dos Caminhoneiros” a praça pública que tem seu início na altura do nº 2626 da Rua Paraíba, no bairro da Barra Velha.
“Há mais de quatro anos os caminhoneiros que prestam serviços no município ficam na praça, onde se reúnem a espera do trabalho. Por este motivo, a praça já ficou conhecida como ‘Praça dos Caminhoneiros’, passando a ser referência dos prestimosos trabalhadores”, justifica Nanci. O projeto segue para sanção ou veto do Executivo.

Denominação de Servidão de Passagem - Outro projeto de lei, de Nanci, foi aprovado pelos vereadores, o Projeto de Lei de
nº 127/2008 propõe o nome de Servidão de Passagem Elisângela Araújo dos Santos a via pública que tem início na altura do nº 599 da Rua Morro da Cruz. A propositura foi encaminhada para o prefeito.

Servidores efetivos - Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 128/2008, do Executivo, que altera o parágrafo 7° do artigo 22 da Lei 649/1997 que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos municipais de Ilhabela, alterando de celetista para estatutário, institui sistema municipal de previdência e assistência social e dá outras providências. Segundo o prefeito Manoel Marcos, a presente propositura visa corrigir a situação dos servidores efetivos.
De acordo com a lei atual, o servidor afastado ou designado para outra função de acordo com a Lei 649/97, será avaliado quando do retorno ao cargo de origem. Mas com a aprovação do projeto do Executivo, apenas o servidor afastado “cujas funções não sejam correlatas e que não tenham relação funcional com seu cargo originário” será avaliado assumir novamente seu cargo.
Diário Oficial pela Internet é aprovado pelos vereadores - O Projeto de Lei nº 131/2008, de autoria do Vereador Beto Campos, institui o Diário Oficial no Município de Ilhabela como órgão de publicação legal e divulgação dos atos processuais e administrativos.
Conforme a proposta, o Diário Oficial do Município de que trata esta Lei substitui a publicação impressa e será veiculado gratuitamente no endereço eletrônico www.diariomunicipalillhabela.sp.gov.br , na Internet.
A publicação deverá atender aos requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica tanto para os atos do Poder Legislativo quanto do Poder Executivo.
“A transparência nas informações possibilita a qualquer pessoa questionar e controlar toda a atividade administrativa. Atualmente, é indissociável à idéia de publicidade e transparência a divulgação de informações por meio da Internet. O crescente uso desta ferramenta como meio de comunicação a transforma em um moderno instrumento de publicação para o poder público municipal”, justifica o Vereador Beto. Segundo ele, muitos órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo ou judiciário, já utilizam a Internet como ferramenta oficial de publicidade, por meio dos seus respectivos diários oficiais eletrônicos. Alguns exemplos de diários eletrônicos: Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e Superior Tribunal de Justiça.
O vereador afirma que, com a utilização desse mecanismo de publicidade, o município reduzirá custos de publicações legais e ampliará a divulgação dos seus atos, permitindo a todos os cidadãos a consulta às publicações legais por meio da Internet.
Todos os órgãos e entidades públicas deste município, ou seja, a Prefeitura, Câmara, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas, poderão, a partir da aprovação da lei, publicar seus atos no Diário Oficial do Município na Internet que substituirá as demais publicações impressas, para todos os efeitos legais, exceto para os editais de licitação na modalidade tomada de preços e concorrência, os quais, conforme disposto na Lei Federal nº 8.666/93, devem ser publicados também em jornal de grande circulação. Indiretamente, o Diário Oficial do Município poderá também contribuir com a preservação do meio ambiente, na medida em que reduz o gasto de papel para divulgação dos atos da Administração Pública.
No Diário Oficial do Município deverão ser divulgadas apenas as denominadas “publicações legais”, como leis, decretos, portarias, editais de licitação, extratos de contratos administrativos, editais de concursos, etc. De acordo com a proposta do Vereador Beto, não será permitida a publicidade institucional do município, ou seja, este tipo de divulgação continuará a ser realizada por meio de jornais locais ou regionais, rádio, televisão e outros meios de publicidade institucional.
o projeto foi aprovado por unanimidade entre os presentes e ainda será encaminhado para a sanção ou veto do prefeito.

Aprovado Parecer Contrário ao PL 87 - O Parecer 430/2008 da Comissão de Justiça e Redação, contrário ao Projeto de Lei nº 87/2008, foi aprovado pelos vereadores durante a última sessão.
O Projeto 87/2008, de autoria do Vereador Dr. Guilherme, proíbe a contratação de parentes até o segundo grau no âmbito da administração direta e indireta, autarquias e fundações do município.
Conforme o parecer, o projeto se faz desnecessário tendo em vista a edição da Súmula do Superior Tribunal Federal. Com a aprovação do parecer o projeto fica prejudicado.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador Carlinhos propõe emenda à LOA 2009

Ilhabela - O Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB) apresentou uma emenda ao Projeto de Lei nº 125/2008 que estima a receita e fixa a despesa do município de Ilhabela para o ano de 2009, a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Apresentada na última sessão ordinária (10/11), a emenda 40/2008 prevê a anulação do valor de R$ 50.000,00 da dotação orçamentária para a manutenção das atividades legislativas da Câmara Municipal de Ilhabela e suplementa a mesma importância para as diárias de pessoal civil da Câmara.
“A emenda tem como finalidade o atendimento à recomendação do Tribunal de Contas com referência às contas da Câmara, exercício de 2007, em que nos é informado que os pagamentos das diárias aos vereadores e funcionários são considerados despesa de pessoal e não despesas de terceiros, como vinha sendo feito, razão pela qual agora propomos o remanejamento exposto”, explica o vereador autor da emenda que é vice-presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadora Nanci entregará Título de Cidadão ao Pastor Paulo Corrêa

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela realiza amanhã (13/11) uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao Pastor Paulo Alves Corrêa.
A autora do Decreto Legislativo que concede o Título ao Pastor é a Vereadora Nanci Zanato (PPS). O homenageado é pastor desde 1982 permanecendo como Vice-Presidente das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus Ministério de Santos por 11 anos.
O pastor é formado em Ciências Jurídicas e Teologia, possui títulos de cidadania dos municípios de São Paulo, Juqueí, São Vicente, Guarujá, Peruíbe, Ribeirão Pires, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Sete Barras e Caraguatatuba.
Responde desde 1993 pela presidência do Ministério e passou a responder diretamente por mais de 900 igrejas e congregações distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Realizou trabalhos missionários por meio de palestras e conferências na Argentina, Estados Unidos, Portugal, Japão, Coréia e outros países.
O Pastor Paulo executa também um trabalho social, dirigindo a Fundação Alpha, fundada em 1998, que presta apoio a asilos, creches e distribui alimentos e kit escolares.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Atletas de São Sebastião embarcam para Jogos Abertos do Interior

São Sebastião - Os atletas de malha, tênis de mesa, vôlei e xadrez feminino embarcaram na tarde desta terça-feira (11/11), em frente ao Ginásio José de Souza Gringo, o “Gringão”, para uma viagem de 350 km em direção à Piracicaba (SP), onde serão realizadas as disputas da 72ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI). Entre 233 municípios do Estado de São Paulo, São Sebastião terá participação recorde de representantes na história do evento.
Anne Stoffel, 14 anos, será uma das jogadoras caiçaras no tênis de mesa. Integrante do grupo que conquistou a medalha de ouro na 2ª divisão do 52º Jogos Regionais, realizado em julho, em Caraguatatuba, a mesatenista mostrou confiança para brigar por mais um resultado positivo. “Nesse ano tivemos um desempenho muito bom e queremos continuar assim até o fim. Nossa intenção é oferecer o melhor de nós e tentar vencer o máximo de partidas”, disse.
Já o treinador Julio Frazão, do time de vôlei feminino, também tem confiança, porém um pouco de cautela. “As nossas meninas têm bastante experiência e isso facilita o crescimento da equipe em grandes competições. Mas também temos consciência de que não teremos adversários fáceis”, explicou.
Nesta edição, a delegação de São Sebastião, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), será composta por 93 jogadores. Além de malha, tênis de mesa, vôlei e xadrez feminino, o município também brigará por medalhas nas modalidades de damas, judô, tênis feminino e handebol masculino. A 72ª edição dos Jogos Abertos do Interior começou nesta quarta-feira (12/11) e será realizada até o dia 23 de novembro.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Coringa afirma que vai apresentar projeto para obrigar a transição de governo

São Sebastião - O vereador reeleito de São Sebastião, Luiz Antônio de Santana Barroso (DEM), o Coringa, afirmou que em sua próxima gestão vai apresentar um projeto para obrigar o prefeito a fazer a transição de governo no final de seu mandato.
Coringa manifestou a sua intenção após o vereador Wagner Teixeira, vice-prefeito eleito, afirmar que não está sendo feita a transição de governo do prefeito Juan Garcia para o prefeito eleito Ernane Primazzi.
"Eu estou preocupado com a falta de transição porque o início do ano, com a temporada de verão, o número de turistas triplica e aumentam os problemas referentes à coleta de lixo e a segurança", disse.
Coringa manifestou preocupação com relação à contratação dos salva-vidas, do convênio com a Polícia Militar para os gastos com o aumento do efetivo policial.
Além disso, o vereador reeleito afirmou que o prefeito eleito precisa estar preparado para eventos importantes que acontecem no início do ano, como a tradicional Festa de São Sebastião e o Carnaval.
"São eventos importantes porque atraem milhares de pessoas para a cidade, sendo geradores de novos empregos e renda para os comerciantes. Se a administração não estiver preparada, os turistas vão para outra cidade e os moradores serão prejudicados", conclui.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Nota Oficial – Câmeras de Monitoramento

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio de sua Assessoria de Imprensa, informa que ao contrário dos boatos que propagam a inoperação das 33 câmeras de monitoramento existentes na cidade, estas continuam operando normalmente. Ainda com relação a esse assunto, informamos que as câmeras externas nas imediações do Paço Municipal flagraram a movimentação do grupo armado que invadiu a Prefeitura no último dia 2 e levou dinheiro de um caixa eletrônico do Banco Santander além de um monitor de plasma do Sistema Integrado de Monitoramento. As imagens estão à disposição da Polícia Civil para ajudar nas investigações.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura apóia polícias Civil, Militar e Bombeiros para Operação Verão que começa dia 26 de dezembro

São Sebastião - Além da contratação de 30 guarda-vidas temporários, administração municipal fornece hospedagem e alimentação para o reforço policial
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, oficializou esta semana o apoio às polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros para a Operação Verão 2008-2009, que começa no dia 26 de dezembro e termina em 1º de março. Conforme a solicitação do comando das corporações, além da contratação de 30 guarda-vidas temporários, o município também será o responsável pela hospedagem e alimentação do reforço policial.
A reunião no gabinete do prefeito Dr. Juan Garcia contou com a presença do delegado seccional de Polícia Civil, Múcio Alvarenga; o Major PM Evandro Rogério Góes; o tenente Danilo Godoy, do Corpo de Bombeiros; e o secretário municipal de Segurança Urbana, capitão Erwin Edson Aparecido da Mota. Segundo o Capitão Mota, a operação reforça o compromisso da Prefeitura em apoiar as forças de segurança. A Prefeitura já apóia as corporações com combustível para viaturas, manutenção de veículos, aluguel de imóveis, entre outros.
Hoje, além do trabalho das polícias, São Sebastião conta com a atuação dos 65 agentes da Guarda Civil Municipal, que atuam na vigilância, preservação e defesa dos próprios municipais, bem como as 37 câmeras do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) na região central e Costa Norte.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura prepara entrega de obras no Pacotão de Natal
Investimento ultrapassa R$ 50 milhões em melhorias em diversas áreas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai encerrar o ano de 2008 com a entrega de 28 obras em andamento pelo Município. Entre as obras previstas para inauguração estão: pavimentação de ruas, iluminação de campos de futebol, revitalização de praças, áreas de lazer, reforma e entrega de novas escolas, além de novos Centros de Saúde. O investimento ultrapassa os R$ 50 milhões.
Entre as pavimentações previstas estão: Itaipava e Magno Bittencourt (Barra do Una); Forno, Nova Iguaçu e Olímpio Romão César (Maresias); Olímpio e Estrada de Cambury (Cambury); Itaúna, Travessa João Tieppo, Antônio Santos, Francisco Ledo (Boiçucanga); além de diversas ruas na Enseada, Jaraguá e Canto do Mar.
A Prefeitura entrega ainda a iluminação de cinco campos de futebol, a revitalização da Praça Pôr-do-Sol de Boiçucanga, as reformas da EM Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo) e EM João Gabriel (Toque-Toque Pequeno), a reforma do Centro de Apoio Educacional da Enseada e a ampliação do Centro Comunitário do Jaraguá.
No pacotão de fim de ano, destaque para outras seis obras de grande ansiedade da comunidade. Trata-se da nova escola da Enseada, um prédio de dois andares e 18 salas, a maior unidade escolar do Município.
Outra obra impactante é a inauguração do Centro de Lazer da Olaria, espaço composto por quadras, campo de futebol e pista de skate. A Prefeitura entregará ainda o Centro de Saúde e a equoterapia, ambas no bairro do Jaraguá, além do Terminal de Integração de Ônibus do Centro e a Praia Aventura, o maior complexo de esportes radicais do Estado de São Paulo, localizado na Praia Grande.
Segundo a Prefeitura de São Sebastião, as obras serão entregues entre os dias 1º e 20 de dezembro. Neste dia, a Prefeitura prepara a chegada de Papai Noel à Rua da Praia.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião promove 3ª Conferência Municipal da Educação em dezembro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, promove no dia 1º de dezembro (segunda-feira), às 18h, na E.M Henrique Botelho, localizada na rua Ítalo Nascimento, nº 366, no Porto Grande, a 3ª Conferência Municipal da Educação com o tema “Plano de Ações Articuladas - PAR”.
O Plano de Ações Articuladas é integrante do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, do governo federal. O PAR prevê uma série de melhorias para serem cumpridas, em 2009, na qualidade de educação básica. Ele tem o compromisso de melhorar indicadores educacionais a partir do desenvolvimento de ações que possibilitem o cumprimento das diretrizes estabelecidas no Termo de Adesão do município. O alcance das metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em que São Sebastião melhorou as notas nas séries iniciais e finais também está previsto.
De acordo com a programação do evento, o credenciamento dos participantes será às 18h, a abertura oficial às 18h30 e em seguida a discussão do tema.
Informações pelo telefone (12) 3892-4717.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe última etapa do Paulista de Maratonas Aquáticas

São Sebastião - A Praia da Aventura, antiga Praia Grande, localizada na região central de São Sebastião, recebe neste domingo (16/11), a partir das 9h, a 8ª e última etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. A competição é considerada a maior da América Latina e promete desafiar a resistência de aproximadamente 1, 2 mil atletas.
Os competidores vão se dividir em 17 categorias, entre elas: Infantil, Mirim, Petiz, Junior, Master, Sênior e Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PPNE), divididas nas provas curta (com percurso de 1 km); média ( 2 km ) e longa ( 4 km). Nas edições anteriores, o evento foi realizado na praia do Arrastão, também na região central do município.
De acordo com o organizador, Igor de Souza, a expectativa é promover grandes disputas, uma vez que o local oferece boas condições para o desempenho dos participantes. “Por ser a etapa final do Paulista, todos os atletas querem ter o gosto da vitória e, por isso, devem mostrar muito mais vontade. Sem falar que a Praia da Aventura tem características que facilitam a performance e a segurança dos competidores, devido à distância que as raias montadas terão com o canal”, explicou.
Já a secretária de Esportes, Raquel Buzi, ressalta a importância do evento para a cidade. “Nós temos um trabalho de valorizar o nosso potencial natural, pois o município tem características para a prática de todos os tipos de modalidades. Com o Paulista de Maratonas Aquáticas fortalecemos o propósito e movimentamos a população local”.
A 8ª e última etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas é realizada pela Federação Aquática Paulista (FAP) e pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), com patrocínio da Speedo. Após as provas, os atletas serão premiados com troféus e medalhas.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião terá ações no Dia Mundial de Combate a Tuberculose

São Sebastião - No próximo dia 17 de novembro, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde (Sesau), realizará diversas ações relacionadas à doença.
De acordo com o plano de trabalho, a Sesau promoverá a partir das 9h30, no Centro Comunitário da Topolândia, região central da cidade, uma atividade educativa voltada à comunidade do bairro. Já às 14h, na mesma área, só que na Escola Estadual Josepha de Santana Neves, uma palestra será ministrada para alunos de 5ª a 8ª séries. A Escola Municipal de Juquehy, localizada no bairro de Juquehy, na Costa Sul do município, também receberá, às 19h, uma palestra sobre o assunto. Ainda na segunda-feira, das 9 às 16h, a equipe responsável pela programação realizará busca de sintomáticos respiratórios na praça situada na Vila Sahy, em Barra do Sahy, na região sul da cidade. O serviço terminará no dia seguinte, ou seja, na terça-feira (18/11). Aliás, segundo a Sesau, a pesquisa começará nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/11). Uma outra área onde a Vigilância Epidemiológica realiza a busca de sintomáticos é a Reserva Indígena localizada no bairro de Boracéia (Costa Sul). A atividade, que começou na última segunda-feira (10/11), será encerrada no Dia Mundial de Combate a Tuberculose.
Já no Centro Histórico, a Sesau disponibilizará no dia 17 uma tenda na praça da Igreja Matriz (católica) para distribuir folhetos explicativos e/ou de orientação à população.

Casos
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2007 a cidade de São Sebastião notificou 44 casos novos da doença, sendo que 31 obtiveram a cura, dois ainda estão em tratamento e quatro abandonaram os cuidados. O relatório mostra, ainda, que cinco deles foram a óbito, sendo um por tuberculose e os outros quatro por outros motivos, e dois mudaram para outro município. Este ano, até o mês de outubro, foram contabilizados 37 novos casos, sendo que nove obtiveram a cura, 23 estão em tratamento e cinco óbitos ocorreram por outras causas.
A tuberculose é uma doença causa por um bacilo chamado de Koch, sendo que a forma mais comum é a pulmonar. Os sintomas da moléstia são: tosse por três semanas ou mais, com ou sem secreção (catarro); febre baixa, geralmente à tarde; suor noturno; falta de apetite; perda de peso; cansaço fácil e fraqueza.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa pela respiração quando alguém doente tosse, fala ou espirra.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sessão de Câmara de São Sebastião é marcada por discurso de despedida

São Sebastião - A sessão da Câmara de São Sebastião que ocorreu ontem, dia 11, foi marcada por discursos de despedida e agradecimento à população.
O vereador Carlos Augusto Senatore (PMDB), o Guto, pediu afastamento de 30 dias para cuidar da saúde. Em seu lugar, deve assumir o suplente Mario Augusto Coutinho.
Já o vereador Wagner Teixeira (PV), eleito vice-prefeito, pediu afastamento definitivo do Poder Legislativo. A vaga vai ser preenchida pelo suplente Valdeci Vicente do Amparo.
Na última vez que utilizou a tribuna da Casa Legislativa, no cargo de vereador, Wagner Teixeira fez um balanço sobre o período em que assumiu a presidência e do seu relacionamento com os demais vereadores e a atual administração municipal.
"Às vezes fui mal interpretado, visto como o presidente que queria prejudicar o trabalho do prefeito, mas durante a minha gestão votei contra apenas dois projetos do Executivo: o Plano Diretor e o Estatuto do Servidor, que acabou sendo aprovado", conta.
De acordo com Teixeira, os vereadores eleitos devem esperar um relacionamento harmônico com o prefeito eleito, Ernane Primazzi. "A nova Câmara terá mais liberdade para tratar com o prefeito, que não é autoritário ou vingativo".
Ao falar do seu futuro papel como vice-prefeito, Wagner Teixeira disse que espera contar com o apoio dos vereadores e que não guarda nenhum rancor daqueles que apoiaram o prefeito atual durante a campanha política, como foi o caso do vereador Robson Ceará, líder do executivo na Câmara.
"Precisamos ter um só objetivo que é o melhor para São Sebastião. Quem apoiou o prefeito não vai ter nenhum problema", disse.
O vereador Robson Ceará, líder do prefeito, afirmou que sempre "bateu forte na oposição, mas sempre com respeito". "Tivemos discussões calorosas, mas nunca denegri ninguém", disse.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador de São Sebastião vai à Brasília lutar por interesses do Porto

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Robson Ceará (PPS), atual presidente do Sindicato dos Estivadores, viaja hoje, dia 12, para Brasília (DF), onde vai participar de uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento.
O vereador está preocupado com o decreto federal nº. 6.620, de 29 de outubro de 2008, que dispõe sobre políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor de portos e terminais portuários de competência da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.
O decreto disciplina a concessão de portos, o arrendamento e a autorização de instalações portuárias marítimas, entre outras.
"É importante que os novos vereadores e a próxima administração voltem seus olhos em direção ao porto, caso contrário, nós vamos ficar a mercê do Estado de São Paulo, e o que vem de empresários e governo nem sempre é bom", disse.
O vereador aproveitou a ocasião para sugerir que o cargo de assessor portuário, na Câmara Municipal, seja assumido pelo vereador eleito, Marcos Tenório, atual coordenador operacional da Dersa.
"A atual administração municipal lutou para que o porto sebastianense fosse reconhecido e valorizado, como portuário nunca vi um governo que atuasse tão forte neste sentido. Nós queremos o desenvolvimento e também a qualidade de vida, por isso, lutamos para que o porto cresça de forma planejada, não queremos o modelo de Santos", concluiu
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Convite

Ubatuba - Dia 13 de novembro, quinta-feira, a Perpétua Música Acústica, dupla formada por mim, Giasone, no violão e Lili no vocal, apresentará diversos cover nacionais e internacionais, além de composições próprias no Blues on the Rock, após às 21h.
Rua Prof. Chico Santos, 17 - Barra da lagoa - Itaguá

3ª Semana a Música de Ubatuba

Ubatuba - O N.U.V.E.M. - Núcleo de Valorização à Expressão Musical - apresenta, de 17 a 23 de Novembro de 2008, a 3ª Semana da Música de Ubatuba.

17/11
20:00 - Abertura Oficial
20:30 - Coral Lirinha
20:45 - Coral Gaiato
21:00 - Camerata de violões
21:30 - Saia Justa

18/11
20:00 - Coral Dominique
20:15 - Coral Taba
20:30 - Ao som da Madeira
21:00 - Andaluz
21:30 - Conduta Rasta
22:00 - Level 5

19/11
20:00 - Coral Prefeito Silvino
20:15 - Projeto Coral
20:30 - União Força Fé
21:15 - Psycos Jam
22:00 - Pracaniz

20/11
20:30 - Rafael Altro
21:15 - RockNímio
22:00 - Praieira

21/11
20:30 - Antonio Panda Gianfratti
21:15 - Léo Nascimento
22:00 - Quinteto Oblóquio

22/11
20:30 - Tupinambras
21:15 - Moreno Overá
22:00 - Djembefola

Do dia 17 a 22 de Novembro, as apresentações acontecerão no Auditório Passeio Santa Fé - Rua Conceição, nº 180

23/11
15:00 - Ostinho
15:45 - Guaruçá
16:30 - Fandango Caiçara
17:00 - Desfile de Tecelagem - Deby Barocas
17:30 - Banda Sinfônica Lira Padre Anchieta
As apresentações deste dia serão realizadas na Praça do antigo Fórum - Praça Nóbrega

Pacotes antecipados para apresentações de 18 a 22 de Novembro: R$ 15,00
Ingressos antecipados individuais: R$ 3,00
Ingressos no dia de cada apresentação R$ 5,00
Além de apresentações todas as noites, acontecerão Oficinas Musicais com os instrumentistas Antônio Panda Gianfratti (percussão), Léo Nascimento (violão), Luca Massaccesi (djembe) e Rafael Altro (violão).

Realização: OSC Celebreiros Ubatuba
Mais informações: (12) 9178-8452 - Patrícia / 3835-1696 - Aurora

Cooperativa é elogiada em Encontro na USP

Ubatuba - A Cooperativa Educacional de Ubatuba foi destaque do 1º Encontro de Educação Básica da Região Metropolitana de São Paulo, com a apresentação do Projeto África, desenvolvido pelas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, desde 2006.
O encontro foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro, na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, um grande centro de referência na área, com o objetivo de debater a aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras nos ciclos Fundamental e Médio.
A apresentação do Projeto África foi feita pelos alunos Ana Luiza Fraga Becker (9º - EF), Iara Lovízio (1º - EM) e Felipe Soares Búfalo (1º - EM), acompanhados pelos professores Janina Maria Adamenas (Redação) e Marco Antonio Rocha Coelho (História). A Cooperativa foi a única escola que apresentou um trabalho à mesa.
O projeto foi muito elogiado pelos participantes, todos eles mestres ou doutores na área da Educação, principalmente pela abrangência e aprofundamento dos estudos sobre o continente africano, valorizando a participação do povo negro na História do Brasil. “Os educadores ficaram impressionados com a desenvoltura e a capacidade de expressão dos alunos, que falaram com muita propriedade e surpreenderam pelo poder de argumentação”, observou o professor Marco Antonio. Segundo ele, a Cooperativa demonstrou que está na vanguarda do ensino. “O importante é que os próprios alunos perceberam que a nossa escola não deve nada para as dos grandes centros”, observou.
Embora a lei já exista há cinco anos, essa nova leitura sobre o lugar da África na história da humanidade e o papel dos afrodescendentes no Brasil, não mais estigmatizados e nem postos à margem da história oficial, ainda é um grande desafio para as escolas, que pouco têm feito nesse sentido. “Os presentes surpreenderam-se com o fato de uma escola de Ubatuba já ter um projeto consolidado sobre multiculturalismo”, contou o professor Marco Antonio, revelando que a Cooperativa vai além, pois trabalha aspectos mais profundos da formação cultural, ao incluir a questão dos índios e dos quilombolas em seus projetos.
O Projeto África é desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as seguintes matérias: Artes, Geografia, História, Matemática e Redação. Os produtos deste projeto serão expostos na IX Mostra Cultural da Cooperativa Educacional de Ubatuba, programada para o dia 29 de novembro.
(fonte: Regina Teixeira)

Haka Race: criatividade dá o tom na escolha dos nomes das equipes

Ubatuba - Quando a equipe Barbabrothers começou a participar das provas de corrida de aventura, em 2007, muita gente estranhou. Afinal, o nome da dupla é uma referência ao visual de seus integrantes, os irmãos Lucas e Davi Dezotti, que exibem longas barbas. Eles são uma espécie de ‘ZZ Top’ – a banda que ficou conhecida pelo fato de seus integrantes, dois irmãos, usarem barbas – das corridas de aventura. A estratégia, ao que tudo indica, funcionou. O time, segundo colocado na etapa de Campos do Jordão, é um dos mais conhecidos da circuito Haka Race.
Os Barbabrothers, com seu aspecto, digamos, ‘exótico’, são uma referência quando se trata de nomes de equipes na Haka Race. “É um dos mais criativos”, reconhece Leonardo Barbosa (Prof. Léo), organizador da prova. Mas há outros igualmente curiosos: ‘Zeca 4 Fun’, ‘Smeagol e Slot’, ‘Hora do Blush’, ‘Irmãos Metrilhas’, ‘Skizito’s Team’, e ‘Hakarai’ são alguns dos que compõem uma extensa lista. Mas, afinal, o que os atletas levam em conta na hora de escolher uma equipe?
Algumas histórias são curiosas. A ‘Zeca 4 Fun’, quarta colocada no ranking da Haka Race, por exemplo, surgiu a partir de uma brincadeira. “Eu e uns amigos costumávamos surfar. Quando algo dava errado, como um carro quebrava, ou uma praia não tinha ondas, dizíamos que a culpa era do Zeca Urubu (pensonagem do desenho Pica Pau). Então, imaginamos que, se o Zeca saísse pra se divertir (daí o for fun) nada daria errado” lembra o capitão da equipe, Alexandre Nazário. Já a ‘Keep Walking’ é uma referência bem humorada a uma famosa marca de uísque. “A idéia é uma menção ao fato de que, mesmo nos trechos de bike, em geral estamos caminhando (empurrando)”, explica o navegador Ricardo Machado. “Já para a primeira prova da Haka Race, em São Roque, produzimos adesivos com o termo Keep Cicling, seguido do slogan adaptado com os nomes dos integrantes. No meu caso, por exemplo, Richard Walker.” E WRR1 significa uma sigla - algo como William, Ricardo e Ronaldo, em primeiro lugar, certo? Nada disso. Trata-se apenas da onomatopéia de uma arrancada de veículo (algo como vruuuum...) – conforme explica um dos integrantes, Pablo Bucciarelli.
Os nomes descontraídos, entretanto, não são regra. Alguns atletas preferem batizar seus times com expressões em latim, nomes de animais e forças da natureza. A consagradíssima Quasar-Lontra, por exemplo, surgiu a partir da união dos times Quasar (cujo nome remete a um objeto celestial) e Lontra Radical - batizado assim em homenagem a um mamífero típico da Mata Atlântica e, ao mesmo tempo versátil, na medida em que se desloca na terra e na água. A Lebreiros ganhou esse nome em homenagem a um grupo de cães de corrida usados para caçar lebres, devido a grande velocidade que alcançam. Anamitrá é um termo, em sânscrito, que significa ‘aquele que não tem inimigos’. E a Saci, primeira colocada no ranking Haka Race 2008, homenageia o negrinho de cachimbo e de uma perna só que, segundo as lendas, povoaria a serra de Botucatu (SP), onde vivem os integrantes da equipe.
E, afinal, a escolha do nome pode influenciar no desempenho? Barbosa (prof. Léo), da Haka, entende que sim. “Já tive equipes com ótima formação, bom conhecimento técnico, mas com um nome que não tinha nada a ver com corrida de aventura, nem mesmo de uma maneira engraçada. É curioso, pois o time sempre parava no meio ou algo dava errado. Era impressionante. Sugeri que mudassem de nome. Depois disso, inacreditavelmente, a equipe melhorou seu desempenho”. Dezotti, o ‘barba sênior’ da Barbabrothers, tem uma opinião um pouco diferente: “A escolha não interfere exatamente no desempenho, pois, na hora do sofrimento, a gente não lembra nem do próprio nome. Mas é importante, sim, ter orgulho ao dizer o nome da equipe. Afinal para atletas amadores como nós, além do prazer pessoal de competir e chegar bem, é gratificante que os colegas competidores ou as pessoas que acompanham as corridas saibam o nome da equipe ou já tenham ouvido falar do time. Para essa fixação um bom nome ajuda”, reconhece. Rafael, da Quasar-Lontra, concorda: “É bom que cada integrante tenha orgulho do time. Algumas coisas materializam, simbolizam uma equipe, como uma bandeira, uma música, um mascote, ou simplesmente um nome.”
Superstição, inspiração ou criatividade? Fato é que, se os vencedores do circuito serão os os sacis, irmãos barbudos, os cães de caça ou as garotas sem inimigos, só se saberá dia 15 de novembro, na última etapa do Haka Race.

A prova
A praia das Toninhas, uma das mais belas de Ubatuba, será o palco da largada e da chegada da etapa da corrida de aventura Haka Race. A prova será no dia 15 de novembro, terá início às 9 horas e contará com as modalidades Pró (masculino e feminino) e Sport.
Na categoria Pró, as distâncias aproximadas são de 23 quilômetros no Mountain Bike, 15 quilômetros no trekking, 45 metros nas técnicas verticais (rapel) e 11 quilômetros na canoagem (caiaque). Na Sport, a previsão é de que os participantes percorram 17 quilômetros de Mountain Bike, 11 quilômetros de trekking, 45 metros de técnicas verticais e 04 quilômetros de canoagem.
"A proposta é a de completar um ciclo, com duas provas em ambientes de montanha (São Roque e Campos do Jordão), uma numa cidade caracterizada pelos esportes de aventura (Socorro) e, pra encerrar, como etapa final, uma etapa no litoral, de preferência numa praia com um belo visual", explica Leonardo Barbosa (prof. Léo), organizador da Haka Race. "Ubatuba é o local perfeito", disse.

Canoagem
Tanto a categoria Pró quanto a Sport terão, nessa etapa, a modalidade canoagem, que será realizada em caiaques do tipo sit on top, individuais – e nos quais as pernas do atleta ficam livres. "A canoagem é uma modalidade perfeita para uma prova como essa, na praia. As modalidades do HAKA sempre coincidem com os obstáculos naturais. A canoagem será inserida como uma forma de ganhar tempo, atravessando um trecho", adianta Léo. Em conseqüência disso, a organização obrigará os participantes a levarem, para a prova, coletes salva-vidas – que também poderão ser alugados no local, por R$ 5,00.

Ação Social
A organização da prova promoverá, na etapa de Ubatuba, ações sociais. As equipes poderão escolher entre doar seis quilos de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) – que serão distribuídos para as famílias carentes do município – ou doar R$ 10, a serem repassados, posteriormente, para o grupo de resgate voluntário Anjos da Serra. A ação social é de caráter obrigatório. "A idéia é retribuir o apoio da cidade de Ubatuba com doações de alimentos", explica Léo. A ação social é obrigatória.

Prof. Léo
Leonardo Barbosa (prof. Léo), é organizador da Haka Race. É formado e pós-graduado em Educação Física e professor da academia Reebok Sports Club. Também promove os passeios ciclísticos Bike Challenge e Bike Trip.

Serviço
Haka Race – Última Etapa
Data: 15 de novembro
Local: Ubatuba-SP
Largada: Praia das Toninhas, às 09h
Mais Informações: www.hakarace.com

Inscrições com Desconto
Categoria PRÓ

Até 14 de novembro – R$ 300,00

Categoria SPORT
Até 14 de novembro – R$ 240,00

Patrocínio
CURTLO e Neptunia Seguros

Apoio
FLE Comunicação, Ciclovece, Central de Serviços, Gatorade, Be Bop Adventures, Feltrin Motos, Yamaha, Feltrin Motosport, Natural Sport, Plug Locação, M.C.L. Distribuidora de Água, Bodi Heat, revista Sport Life e Podim Restaurante – co patrocinador.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

AcessaSP começa a funcionar em Ubatuba
Posto oferece dez computadores com acesso gratuito à internet. AcessaSP é um programa de inclusão digital do governo estadual, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - O AcessaSP em Ubatuba entrou em funcionamento nesta quarta-feira, 12, em fase de teste. O posto funciona na Avenida Dona Maria Alves, 890, no centro, no prédio anexo ao Paço Municipal. São dez computadores, uma impressora e um servidor. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Cada usuário tem o tempo de uso de 30 minutos e são auxiliados por monitores.
Além do acesso à internet, o AcessaSP também permite o uso de editores de textos e planilhas, pagamento de contas on-line, impressão de comprovantes de pagamento e de currículos. É necessário que o usuário, em seu primeiro acesso, tenha o RG em mãos para efetuar seu cadastro.
Para o assessor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ubatuba, Alessandro Terra Palhares, um dos principais objetivos da atual administração é capacitar os cidadãos de Ubatuba para um processo de inclusão digital totalmente gratuito “A cada dia percebemos que um número maior de serviços e informações vêm sendo disponibilizados na rede mundial de computadores. Sabemos também que o acesso à Internet depende de computadores, que muitas vezes não estão disponíveis a todos, por isso nossa meta é oferecer esse tipo de serviço com o AcessaSP”, avaliou o assessor.

O programa
O AcessaSP é um programa vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e permite que a população tenha acesso gratuito à internet por meio dos postos espalhados pelo estado. O AcessaSP é implantado nos municípios por meio de parcerias com as prefeituras.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, o AcessaSP é um serviço que vai favorecer aqueles que não tem computador nem internet em casa. “Hoje a internet já faz parte de nossas vidas. A instalação deste posto do AcessaSP em Ubatuba irá contribuir para que nossa população menos favorecida possa adquirir mais conhecimento e estar à frente de novas tecnologias que a informática nos oferece hoje, graças a nossa parceria com o Governo de São Paulo”, afirma o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria oferece oficinas para preparar professores para o Ensino de Nove Anos
Até dezembro serão pelo o menos três encontros, com profissionais abordando diferentes temas sobre esse mesmo assunto

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Educação vêm, desde o mês de outubro, promovendo encontros de formação, para os professores interessados em estar trabalhando com o primeiro ano do Ciclo I, no ano de 2009.
O objetivo desses encontros é capacitar o professor que no próximo ano irá trabalhar no novo modelo de Ensino Fundamental de Nove Anos. Na última quarta-feira à noite, e durante os períodos da manhã e tarde de quinta-feira, 6, a Supervisora de Ensino, Flávia Cômitte do Nascimento, ministrou uma dessas formações, sob o tema “Linguagem”.
Os encontros aconteceram no auditório da Escola Municipal Padre José de Anchieta reunindo professores que se inscreveram para participar desta formação. Haverá ainda, pelo menos, mais uma formação para o Ensino de Nove Anos, no mês de dezembro.

Ubatuba realiza Campanha Anual de Combate à Hanseníase
A Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando entre os dias 10 e 14 de novembro, a Campanha Anual de Combate à Hanseníase. O principal objetivo é informar a população quanto aos sinais e sintomas da doença, orientando para que se procure a unidade de saúde mais próxima para tratamento.
Nesta quarta e sexta-feira, entre as 11h e 15h, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) estarão no calçadão da Avenida Dona Maria Alves, passando informações e tirando dúvidas, com a presença da dermatologista Marina Midori Edamatu.
Durante toda a semana, as equipes estão nos postos de saúde, prestando atendimento específico para as pessoas que têm dúvidas ou que apresentem manchas esbranquiçadas e dormentes. Nestes casos, a pessoa é encaminhada para atendimento no Centro de Especialidades para acompanhamento e tratamento, caso seja confirmada a doença.
Com o tema “Se toque: Hanseníase tem cura”, a campanha visa a busca de sintomáticos dermatológicos e detectar precocemente a doença.
De acordo com coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Ariele de Oliveira Pereira, também existe um trabalho sendo feito nas escolas, através das equipes do PSF. “Também temos equipes trabalhando junto às escolas, de diversas formas, ou orientando professores ou diretamente com as crianças, a fim de abrangermos o maior número de pessoas conscientizadas sobre a Hanseníase”, explica Ariele.

A doença
A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de instalação lenta e com seqüelas incapacitantes (se o diagnóstico for tardio). É causada por uma bactéria, o Bacilo de Hansen, afetando principalmente a pele e nervos periféricos.
Os principais sinais e sintomas são manchas ou áreas na pele com diminuição ou ausência de sensibilidade, fisgadas em trajetos de nervos dos braços e pernas, e diminuição de força muscular dos mesmos.
A Hanseníase apresenta-se com uma diversidade de sinais e sintomas, de acordo com a fase da doença e o grau de comprometimento, de forma que, às vezes, dificulta ao paciente reconhecer que se trata da mesma doença que afeta um familiar ou um conhecido próximo. A cadeia de transmissão será interrompida somente se os pacientes reconhecerem a doença e procurarem por tratamento. A Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Programação Cine Porto
Semana de 24 a 30/10/2008

"Pequenas Histórias - As 15:30 hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Era Uma Vez" - as 17:00hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Busca Implacavel"
as 19:10 e 21:00 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Da botocúndia

Pedro caipira
empreitou a capina
do bananal de meu avô
que o convidou para almoçar
e gostou do que provou
e agradeceu a atenção
da qual fora objeto
e que só não comera a lagosta
por não gostar de inseto.

O misericordioso

Deus, Nosso Senhor,
achou muita graça
quando o Profeta Jonas,
após ter fugido,
pelo peixe engolido,
à praia devolvido,
foi admoestar os ninivitas
do castigo que receberiam
pelos pecados cometidos,
depois subiu ao monte
e ficou aguardando a ira dos céus.
Porém, os pecadores arrependeram-se
e Deus não os castigou.
Lá na colina, Jonas ficou revoltado
e protestou
contra a lentidão divina para castigar
e a pressa excessiva em perdoar.
Ó Deus de imensa bondade,
esqueça os desaforos de Jonas
e continue paciente com a humanidade.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

SEGUNDO TURNO

O sistema político brasileiro necessita, urgentemente, de ajustes. Partidos políticos, não podem ser considerados como tais se nos atermos a seu grau de representação e à implantação em nível nacional. Para se constituir em partidos políticos, a lógica exige que: organizados em todos os estados, representação no congresso de um mínimo de 5% (cinco por cento) dos congressistas, ideologia própria e diferenciada e fidelidade à ideologia e às diretrizes programáticas do partido. Essas exigências mínimas alijar iam mais de vinte das organizações partidárias atuais e centenas de coronéis, caciques e donos de siglas. Os cidadãos teriam condições de conhecer o significado das siglas remanescentes. Como está não dá para entender quem é quem e porque um dia está num partido e na eleição a seguir está em outro.
Feita a faxina na sopa de letras, siglas e números outras providências seriam oportunas:
Voto voluntário. Liberdade para o cidadão votar ou não votar. Penalidades por não comparecer às urnas prestam-se a injustiças e castigam o cidadão que, eventualmente, está viajando no exterior ou morando temporariamente, o que está doente, o que está trabalhando fora da sede eleitoral etc.
Nas eleições majoritárias, com mais de dois candidatos e se nenhum deles conseguiu 50% + 1 dos votos depositados nas urnas, deve ocorrer segundo turno. Evitar-se-ia a eleição de prefeitos com 20%, 25%, 30% ou 40%. Isso significando não terem, de seu lado, a maior parte da comunidade que irão governar.
Nas eleições proporcionais, os mais votados serem empossado independentemente de quocientes eleitorais. Com poucos partidos não surgiriam os absurdos que atualmente ocorrem.
Nessa linha de pensamento, merece parabéns, o Sr. Presidente do PTB, Anderson José Rodrigues (Tato), pela campanha iniciada solicitando “segundo turno já para todos os municípios”. Campanha sintonizada com os princípios da Constituição Federal quando determina que todos são iguais perante a lei e exige tratamento isonômico para todos os municípios.
Essas providências deverão vir acompanhadas da emissão, pelas urnas, de recibo que garanta ao eleitor em quem votou e que, depositado em outra urna, permita esclarecer quaisquer dúvida ou desconfiança que surgir, como comentamos em “URNAS INSEGURAS”.
Os controles das eleições estão a exigir legislação rígida para evitar as influências nefastas do poderio econômico e as ameaças de máfias e crime organizado.
VIVA UBATUBA! Sem dengue, sem opressores e sem caluniadores.
Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 11 – 11 – o8 .

Que nem os bancos

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Sonho de um verão  © Edson Del Rio

Sonho de um verão
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor