Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 09 de julho de 2010 - Nº 2269 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região
Escolas Estaduais do Litoral Norte superam metas do IDEB


Caraguatatuba
Caraguá atinge melhor nota do Ideb no Litoral Norte
Comissão do Gás visita Revap
Câmara discute Auxílio Aluguel

Ilhabela
Island of Adventure movimenta final de semana em Ilhabela
Secretaria de Educação de Ilhabela recolhe 675 litros de óleo

São Sebastião
São Sebastião receberá R$ 21,5 milhões do Programa de Aceleração de Crescimento
Oficina de percussão em sucata é opção durante as férias
Posto do Sebrae recebe “Mesa Redonda” para micro e pequenos empresários
Dia Mundial do Rock promete ser agitado em Barra do Una
Toma posse o novo presidente do Rotary de São Sebastião
Banda Salário Mínimo se apresenta em Barra do Una no próximo domingo
Prefeitura dá início ao recadastramento para transporte escolar

Ubatuba
Férias é no TAMAR
Ubatumirim recebe para a 10ª Festa da Mandioca
Desfile Azul do Mar no Anchieta Café (Vídeo)

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Escolas Estaduais do Litoral Norte superam metas do IDEB

Litoral Norte - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) recém divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) demonstra uma melhora no desempenho das Escolas Estaduais do Litoral Norte, sendo que a grande maioria superou as metas estabelecidas.
Essa avaliação externa, em nível federal, é calculada a partir das taxas de aprovação obtida no Censo Escolar, e nas médias de desempenho nas avaliações do Inep - a Prova Brasil e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica)- , que avaliam as habilidades em língua portuguesa e matemática.
As avaliações do Inep são direcionados aos estudantes dos 5º. e 9º. Ano (4ª. E 8ª. Série) do Ensino Fundamental, e na 3ª. Série do ensino Médio. No ano passado, a Prova Brasil foi aplicada aos estudantes dos 9os. Anos (8as. Séries) das Escolas Estaduais do Litoral Norte.
Para a Dirigente de Ensino, Edina Paula Roma Teixeira, é gratificante obter o resultado positivo do desempenho das escolas da nossa região. Isso demonstra o trabalho eficaz realizado pelo conjunto de profissionais envolvidos. Entretanto, ainda precisamos continuar investindo pois a meta estabelecida para as escolas estaduais é atingir a nota 6 em 2022, que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Mais informação no site: http://portal.mec.gov.br


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Caraguá atinge melhor nota do Ideb no Litoral Norte
Município obteve nota superior a meta projetada para o ano

Caraguatatuba - O Ministério da Educação divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009. Caraguá superou a nota projetada para o ano, com a melhor classificação do Litoral Norte. A escola Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, do bairro Indaiá, obteve a melhor média do município.
As notas projetadas para Caraguá eram 4,8 para o Ensino Fundamental e 3,8 para Ensino Médio. Entretanto o município atingiu 5,3 e 4,7 respectivamente.
A escola Municipal Dr Carlos conseguiu nota 6,0, algo esperado somente para 2021. “Trabalhamos sempre para o melhor índice. Embora nossas notas no Saresp e na Provinha Brasil sejam boas, a nota do Ideb foi uma surpresa além do esperado. Conseguir uma nota projetada para 2021 foi um salto para a escola e para o ensino. Agora o comprometimento é ainda maior”, disse a diretora, Itamara Lourdes da Silva Prado.
A secretária de Educação, Rute Maria Pozzi Casati, explica que todas as escolas superaram a meta estabelecida e a proposta é melhorar cada vez mais o ensino. “Comunidade consciente, professores interados e supervisão dando total apoio, geram bons resultados”, afirma a secretária.
Para melhorar o nível do ensino várias ações estão sendo adotadas como, por exemplo, a capacitação dos educadores. No próximo dia 26 já está programada uma oficina de leitura com os professores das creches até o Ensino Fundamental 2. No próximo semestre também será realizada uma reunião com a comunidade para apresentar os índices do Ideb aos pais.
Os professores também são estimulados a investir na carreira. A participação em cursos e o desempenho em sala de aula rendem pontos na progressão funcional e aumento no salário. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Comissão do Gás visita Revap
Complexo Petrolífero vai receber o Gás de Caraguá

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Base de Gás (Car/Gás), da Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve visitando na semana passada as instalações da Revap (Refinaria do Vale do Paraíba), pertencente a Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.) e instalada na cidade de São José dos Campos. Este complexo faz parte do caminho que o Gás de Caraguá irá percorrer até Taubaté.
A visita transcorreu com total normalidade e foi acompanhada de perto pelo Chefe de Comunicação e Segurança da Informação da UTGCA - Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba/Monteiro Lobato, Aílton Laurentino. Compareceram pela Car/Gás o Presidente Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau - Pedro Ivo (DEM) e o Secretário da Comissão, o Advogado Felipe Alves.
O objetivo da Comissão é o de acompanhar os trabalhos e verificar que as funções sejam ocupadas por trabalhadores locais e que as etapas da construção sejam direcionadas para o crescimento e expansão da cidade de modo equilibrado, condizente com o Meio Ambiente e respeitando a população local.
Durante a visita o Vereador Pedro Ivo constatou que a Revap está em obras de modernização, para receber também, o Gás que virá de Caraguá. O trajeto, segundo Pedro Ivo será: Caraguá, Paraibuna, Jambeiro, Caçapava, São José dos Campos e finalizando no City Gate de Taubaté.
Nestas obras, 12 mil funcionários estão sendo utilizados e destes, 50% são oriundos de São José e região. O plantel fixo da Revap é de 3 mil empregados, também com 50% vindos de São José. Em Caraguá, segundo Pedro Ivo, a UTGCA tem a proporção de 60% de Caraguá e região, mas a direção da Petrobrás adverte que a especialização e conhecimento específico serão o grande diferencial para ocupação dos cargos.
Para Pedro Ivo a Comissão da Câmara tem uma participação importantíssima no desenvolvimento da cidade. "A visita em São José, na Revap, como as anteriores, foi deveras frutífera e nos mostrou uma nova etapa nas obras e no sistema de outros complexos da Petrobrás. Vejo que a nossa comissão ocupa importante papel, seja no conhecimento do sistema, seja na parceria com a estatal, seja na fiscalização do futuro que a Petrobrás trará para nós", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute Auxílio Aluguel
Convênio para Saresp também consta na pauta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira - 8 de Julho, às 14 horas a sua segunda Sessão Extraordinária do ano, para discutir 2 proposituras de autoria do Executivo. O Legislativo está em Recesso de meio de ano desde o dia 1º de Julho.
O primeiro projeto autoriza o Executivo a firmar convênio com a Secretaria Estadual da Educação, para a realização do Saresp nas escolas da rede pública municipal de ensino. O Saresp é uma prova tradicional que mesura a qualidade do ensino no município.
O segundo e último projeto da sessão também tem a autoria do Executivo e cria o Programa de Auxílio Aluguel. De acordo com a propositura este programa destina-se aos moradores de área de risco que foram retirados de suas casas por ordem da Defesa Civil. O projeto tem certos requisitos como Renda Familiar até 3 mínimos, não ter imóvel em seu nome na cidade ou fora dela e estar residindo aqui no mínimo por 5 (cinco) anos.
Esta será a segunda Sessão Extraordinária do ano e estas sessões só ocorrem durante os períodos de Recesso ou por ordem da Presidência para reduzir o volume de proposituras mantidas no Expediente, quando as mesmas estão em grande número.
Durante o Recesso, para que uma Sessão Extraordinária ocorra, basta o desejo do Presidente e a convocação com antecipação de 48 horas dos Vereadores. Não há Tribuna dos Vereadores e muito menos Projetos em Regime de Urgência durante uma Extraordinária. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo



Island of Adventure movimenta final de semana em Ilhabela
Ilhabela recebe edição do Island of Adventure, evento que reúne modalidades esportivas em meio a trilhas e praias.

Ilhabela - Nos dias 28 e 29 de agosto, Ilhabela recebe edição inédita do Island of Adventure, um final de semana esportivo com competições de running, trekking e corrida infantil. Com organização da DizPlay Sports and Adventure e apoio da Prefeitura Municipal da Instância de Ilhabela o evento promete atrair um público ligado a qualidade de vida, em busca de aventuras e muita adrenalina, repetindo o sucesso alcançado com a realização da corrida Magia dos Oceanos em março deste ano.
Kids Run - 28/08/2010 – 14h - Com o objetivo de incentivar as crianças à pratica atividades físicas e esportivas, além de demonstrar aos atletas mirins o espírito de competição e da qualidade de vida, a modalidade Kids Run do Island of Adventure acontece com participantes de 06 a 12 anos, com percursos que variam entre 50 e 600 metros, conforme sua faixa etária.
Trekking - 28/08/2010 – 18h – Percurso 5km - Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a natureza e, ainda por cima cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. O objetivo do trekking, dentro do Island of Adventure, é incentivar a caminhada em lugares pouco explorados e com beleza rara. Além disso, essa modalidade é interessante para os corredores que desejam se familiarizar com o percurso e se divertir junto com seus acompanhantes.
Cross Running - 29/08/2010 – 8h30 – Percurso 8km - Os atletas irão percorrer ruas, trilhas e praias do arquipélago paulista, em meio a um visual mágico e motivador. Proporcionando ainda mais emoção aos participantes, o percurso oferece obstáculos naturais tais como diferentes inclinações, pequenos riachos, areia da praia e promete encantar a todos ao passar por cenários paradisíacos com quedas d´agua e mata atlântica. Serão premiados os 5 primeiros colocados na categoria geral e os 3 primeiros colocados por faixa etária, além disso,todos os participantes recebem uma linda medalha de participação.
A organização do evento comenta sobre as suas expectativas: "Estamos preparando um evento para toda família, o final de semana em Ilhabela será repleto de atividades e competições inesquecíveis". Ao todo cerca de 2mil pessoas são aguardadas na cidade entre competidores e suas famílias. "Neste evento buscamos aliar o turismo esportivo ao lazer, e por isso as competições infantis e Trekking agregam o calendário de atividades do island of Adventure. Novamente buscamos as melhores opções de hospedagem, alimentação e atividades de lazer para que todos possam desfrutar do final de semana na Ilha".
As inscrições para todas as modalidades podem ser realizadas no site oficial: http://www.islandofadventure.com.br onde o atleta encontra todas as informações sobre o evento.
Island of Adventure
Data: 28 e 29 de Agosto
Concentração: Praça de Esportes, Pequeá
Cross Running: R$50, Trekking: R$50, Kids Run: R$50 – Pacotes especias para participação em mais de uma modalidade.
Informações/inscrições: http://www.islandofadventure.com.br

Secretaria de Educação de Ilhabela recolhe 675 litros de óleo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última semana a segunda coleta de óleo do ano nas unidades escolares. A ação faz parte do projeto “Água e Óleo não se misturam” que visa conscientizar a comunidade escolar e também a população quanto ao destino correto do material, preservando o Meio Ambiente.
No total, 10 escolas participaram da coleta, arrecadando 675 litros de óleo. O material será destinado à reciclagem. A iniciativa contribui para que a natureza, os animais e os seres humanos desfrutem de um ambiente mais saudável.
Em algumas escolas municipais o óleo também é transformado em sabão. As pessoas que quiserem colaborar com o projeto podem levar o óleo usado até a escola mais próxima de suas residências. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

São Sebastião receberá R$ 21,5 milhões do Programa de Aceleração de Crescimento

São Sebastião - A assinatura do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) no dia 2 de julho na capital paulista resultará na liberação de uma verba de R$ 21,5 milhões para a Prefeitura de São Sebastião. De acordo com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a previsão de investimento será entre 2010 e 2013, num total de 20 ações.
A destinação do recurso visa atender o projeto elaborado pelo Departamento de Patrimônio Histórico do Município, ligado a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), com intuito de, entre outras coisas, promover o completo restauro do Convento Nossa Senhora do Amparo situado no bairro São Francisco, na região central da cidade.
O acordo de preservação do patrimônio cultural assinado pelo Iphan, Governos Estadual e Prefeituras prevê investimentos da ordem de R$ 222 milhões, das três esferas de governamentais, a serem aplicados em 164 ações nos próximos quatro anos em proteção ao patrimônio histórico, o que inclui obras de restauro, revitalização de praças públicas, capacitação de mão de obra e até mesmo serviços de infra-estrutura como aterro de fiação elétrica, substituição de rede hidráulica etc.
A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno salientou a importância do projeto para a região afirmando que o convento é um dos marcos históricos da cultura caiçara. “Essa é uma grande vitória para o município, porém, é muito maior e mais expressiva para a comunidade caiçara que há tempos espera por isso”, declarou a secretária.
Processo - Conforme relatos da diretora do Patrimônio Histórico, Rosângela Ressurreição, o processo que possibilitou a São Sebastião ser contemplada pelo programa foi iniciado em 2009 quando da publicação de um edital sobre a adesão dos municípios ao PAC. De acordo com ela, quatro eram os pré-requisitos exigidos pelo programa, entre eles ir à Brasília (DF), para participar de um curso de capacitação, ter bens tombados pelos Governos Federal e Estadual e efetuar a inscrição via internet preenchendo um cadastro geral sobre o município.
A equipe composta ainda por representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Obras, além de ONGs e Associações, correu atrás e obteve êxito; do Litoral Norte, apenas São Sebastião foi contemplada ao cumprir todas as tarefas determinadas como promover o diagnóstico local, definir o objetivo geral e também os objetivos específicos de ações, o que foi feito em tempo hábil.
A partir de agora, com a assinatura do PAC, o trabalho continuará a todo vapor e numa primeira instância a liberação de R$ 200 mil será destinada à contratação de uma empresa – na modalidade licitação dentro do processo do Siconv (Sistema de Convênios) – destinada à elaborar os projetos de restauro do Convento Nossa Senhora do Amparo. O trabalho será geral, incluso aí as redes elétrica e hidráulica do imóvel, e, para tanto, o Município já obteve autorização da Província Franciscana. A firma ganhadora da licitação terá seis meses para concluir o projeto.
As verbas, segundo informações, não serão oriundas somente do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico) ou Iphan, mas de todos os Ministérios por meio do Minc (Ministério da Cultura) e além deles, há parceiros no PAC, a exemplo de diversas instituições a exemplo do Bird, BNDES, Sabesp e Cetesb.
Além de São Sebastião, outras cidades paulistas contempladas são: Cotia (R$ 82,5 milhões), Iperó (R$ 43 milhões), Itu (R$ 17,5 milhões), Santos (R$ 17 milhões), São Bernardo (R$ 9 milhões), Iguape (R$ 5,5 milhões), Cananéia (R$ 5 milhões), Santana de Parnaíba (R$ 4 milhões), Carapicuíba (R$ 1,5 milhão) e Santo André (R$ 1 milhão). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Oficina de percussão em sucata é opção durante as férias

São Sebastião - Durante as férias escolares, a Prefeitura de São Sebastião está promovendo a oficina de percussão ”Batucando” liderada pelo professor e percursionista Duda Neves, músico de referência no ramo. As aulas utilizam material reciclado e estão sendo ministradas no Centro Comunitário do Jaraguá, região Norte da cidade.
As oficinas contam com cerca de 25 alunos de todas as idades. Apesar da preferência infantil, os idosos também participam.
De acordo com o músico, o material utilizado para a confecção dos instrumentos é recolhido na praia e, em seguida, é feita uma seleção e limpeza do que poderá ser aproveitado. Tampas podem virar tamborins, caixas de papelão viram bumbos e latinhas podem se transformar em chocalhos. Os instrumentos alternativos possibilitam que as crianças possam aprender música de maneira simples e com baixo custo.
As aulas são divididas em três partes. Na primeira, teórica, os alunos estudam os sinais musicais e aprendem as técnicas. Já na segunda parte, aprendem a tocar o que escreveram e, por fim, praticam da melhor maneira possível: descobrindo os sons.
O curso de férias terá um total de oito encontros com três horas por aula, durante as quais os alunos poderão fazer uma viagem musical, passando pelos Estados Unidos, Brasil, África, entre outros locais. Diversos estilos como o samba, baião, rock, reggae e Hip Hop fazem parte do aprendizado. O aluno também conhece um pouco da história da música mundial e os artistas revolucionários, como Jimmy Hendrix, Beatles e Pixinguinha.
O projeto “Oficina Batucando” existe há anos e já passou por instituições como a Fundação Casa, o Instituto Verde Escola, Colégio Mestre de São Sebastião, além de escolas municipais e particulares de São Paulo.
Segundo o professor Duda Neves, a música é uma válvula de escape para o dia a dia e possibilita várias sensações. “É uma maneira diferente e experimental de se aprender e conhecer a música brasileira e universal”, finaliza.
Serviço: As aulas são abertas a todas as idades e acontecem às terças e quintas em dois períodos, às 9h e às 14h, no Centro Comunitário do Jaraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Posto do Sebrae recebe “Mesa Redonda” para micro e pequenos empresários

São Sebastião - Na próxima segunda-feira, dia 12, o PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) de São Sebastião, idealizado em parceria com a Prefeitura, realiza o encontro denominado “Mesa Redonda”, destinado à micro e pequenos empresários. A ação fecha o cronograma de palestras e oficinas para os meses de junho e julho.
Uma série de encontros já foi realizada. No último dia 24, o palestrante Ulisses Tessari abordou o tema “Entendendo custos e despesa – Preço de Venda”. No dia seguinte, 25, Tau Júnior apresentou a oficina “Habilidades para Gerenciar seu Empreendimento”. Já no dia 2 de julho, Ulisses Tessari palestrou sobre “Como conquistar, manter e atrair clientes”.
Agora, para fechar o cronograma, o palestrante José Fábio Tau Júnior conduzirá um bate papo entre os empresários presentes, a fim de trocar informações e experiências. Servirá também para sanar possíveis dúvidas que tenham aparecido após a programação de palestras já apresentadas no posto.
Serviço: As inscrições devem ser feitas no próprio PAE, onde serão realizadas as palestras e oficinas, situado à Rua Expedicionário Brasileiro, nº 207, no Centro Histórico da cidade. Outras informações pelo telefone (12) 3892-1549. As vagas são limitadas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Dia Mundial do Rock promete ser agitado em Barra do Una

São Sebastião - Com apoio da Prefeitura, o Dia Mundial do Rock, lembrado internacionalmente em 13 de julho, promete ser agitado no bairro de Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião.
O evento será realizado no próximo domingo, dia 11, e a principal atração é a banda paulistana Salário Mínimo, que trabalha na divulgação do seu mais novo álbum: o “Simplesmente Rock”.
O público também poderá curtir as bandas locais com alguns anos de estrada, como Nightwolfs, Tóxicos, Batatas Podres, 7 Cities, Espírito de Sogra, Sabugo Seco e Código de Barra.
Em sua sétima edição, o evento visa oferecer diversão e cultura à comunidade local e frequentadores da região.
Os organizadores esperam a presença de mais de duas mil pessoas. Para a entrada, é necessário levar 1 kg de alimento não perecível (menos sal e açúcar).
Uma das novidades este ano é que o acontecimento será transmitido ao vivo pelo veículo de comunicação 100 Jabá Web Rádio, o qual também fará um rádio-documentário sobre a festa.
Serviço: O Dia Mundial do Rock será realizado a partir das 18h no CAE (Centro de Apoio Educacional) de Barra do Una, ao lado da Polícia Militar. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Toma posse o novo presidente do Rotary de São Sebastião

São Sebastião - O comerciante Marcelo Negrão é o novo presidente do Rotary Clube de São Sebastião. A posse da nova diretoria que comandará a entidade nos próximos 12 meses aconteceu na noite desta segunda-feira (05/07), em solenidade no Porto Grande Hotel. O evento contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi e de centenas de filiados do Rotary. Negrão anunciou que o lema de seu mandato à frente da instituição será “fortalecer comunidades e unir continentes”, através da prestação de serviço. Na mesma noite, o Rotary concedeu a medalha Paul Harris (fundador do clube de serviços) ao provedor da irmandade da Santa Casa, Ubirajara Nascimento.
O prefeito Ernane Primazzi comentou que o trabalho desenvolvido pela entidade em São Sebastião é de fundamental importância. “O Rotary Internacional, que tem como uma de suas principais bandeiras a luta pela erradicação da pólio no mundo, é um clube de serviços formado por pessoas abnegadas que não medem esforços na ajuda ao próximo. São nossos parceiros em importantes trabalhos sociais e muito no orgulha ter um clube assim atuante na cidade”, comentou.
O novo presidente da entidade, Marcelo Negrão, em seu discurso, destacou que sente muito orgulho pela confiança recebida dos associados e que é possível “melhorar o mundo, melhorando cada ser humano”.
O presidente que deixou o cargo, Elias Cecílio Neto, destacou algumas das importantes ações que desenvolveu nos últimos meses na entidade. “Promovemos na cidade um movimento de união com arrecadação de donativos para os atingidos pela tragédia que se abateu sobre São Luiz do Paraitinga e incrementamos nosso programa de intercâmbio de jovens”, afirmou ele.
Já o governador assistente do Rotary na região, Ivan de Carvalho, fez questão de agradecer ao prefeito de São Sebastião por obras de acessibilidade na região central da cidade. Ele se referiu ao rebaixamento de guias nos principais cruzamentos das vias centrais que facilitam o deslocamento dos cadeirantes pela área comercial do Centro da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Banda Salário Mínimo se apresenta em Barra do Una no próximo domingo

São Sebastião - No próximo domingo, dia 11, a banda Salário Mínimo se apresentará no Dia Mundial do Rock, a ser realizado em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, com total apoio da Prefeitura.
Em sua sétima edição, o evento visa oferecer diversão e cultura à comunidade local e frequentadores da região. A intenção dos organizadores também é comemorar a data lembrada internacionalmente no dia 13 de julho.
Considerada grande ícone do rock nacional dos anos 70 e 80, a Salário Mínimo trabalha na divulgação do seu mais novo álbum: o “Simplesmente Rock”.
Além da principal atração, a festa também contará com bandas locais com alguns anos de estrada. São elas: Nightwolfs, Tóxicos, Batatas Podres, 7 Cities, Espírito de Sogra, Sabugo Seco e Código de Barra.
A expectativa da organização é atrair mais de duas mil pessoas. Para assistir aos shows é necessário levar 1 kg de alimento não perecível (menos sal e açúcar). Uma parte dos produtos será doada ao Fundo Social de Solidariedade e outra destinada às famílias carentes cadastradas no PSF (Programa Saúde da Família) do bairro.
Neste ano, os shows autorais serão transmitidos ao vivo pelo veículo de comunicação 100 Jabá Web Rádio, que fará ainda um rádio-documentário sobre o evento.
Serviço: O Dia Mundial do Rock será realizado a partir das 18h, no CAE (Centro de Apoio Educacional) de Barra do Una, ao lado da Polícia Militar. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura dá início ao recadastramento para transporte escolar
Administração alerta para que interessados não deixem o serviço para a última hora. Prazo vai até dia 20

São Sebastião - Os estudantes do ensino médio profissionalizante e universitário de São Sebastião já podem realizar o recadastramento do benefício social de transporte. A convocação, que teve início nesta segunda-feira, dia 5, também vale para aqueles que ainda não possuem cadastro e pretendem fazer sua inscrição.
O período de recadastramento ou inscrição vai até o dia 20 de julho e a Prefeitura alerta para que os interessados não deixem o serviço para os últimos dias.
Os alunos devem se dirigir à sede da Secretaria da Educação, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os cadastros serão feitos no saguão do edifício.
Na costa Sul, é possível atualizar os dados cadastrais no prédio da antiga Padaria da Ponte, em Boiçucanga, no mesmo horário.
Recadastramento e cadastro inicial
Para realizar o recadastramento, o interessado deve levar a carteirinha para atualização e declaração de matrícula da instituição de ensino.
Já os interessados no cadastro inicial, devem residir em São Sebastião há mais de cinco anos (dispensados deste prazo os policiais civis e militares e os servidores públicos estaduais e federais transferidos para o município). Ainda, de acordo com a lei nº 2004/2009, é preciso estar regularmente matriculado em curso de formação profissionalizante em nível médio, ou de graduação em nível superior, em estabelecimentos de ensino localizados fora da cidade, devidamente autorizados pelo Ministério da Educação, cujo curso não seja oferecido por estabelecimentos de ensino regular no município ou com vaga indisponível para o ano letivo.
É necessária a comprovação, por meio de histórico escolar, do curso do ensino fundamental ou médio por pelo menos três anos em São Sebastião – exigência esta que também não se aplica aos policiais civis e militares e aos servidores públicos federais e estaduais transferidos para a cidade.
Os documentos solicitados são: cópia autenticada do comprovante de matrícula do curso; cópia do RG e CPF/MF do estudante; cópia do comprovante de domicílio e residência do estudante; declaração de próprio punho (ou do pai ou responsável, caso seja menor de idade) atestando o domicílio do estudante no município e se responsabilizando civil e criminalmente pelo declarado, com firma reconhecida; e cópia autenticada dos documentos exigidos que comprove os cinco anos de residência ou domicílio em São Sebastião.
Serviço: A Secretaria da Educação está localizada na Rua Mansueto Pierotti, nº 391, no centro. Já o posto para cadastramento na costa Sul fica na Avenida Walkir Vergani, nº 79, em Boiçucanga. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 10º Edição do Jornal Maranduba News

Férias é no TAMAR

Ubatuba - A partir desse fim de semana começa a programação especial de férias no Centro de Visitantes do TAMAR em Ubatuba. Além das visitas orientadas pelos monitores e das apresentações de vídeos educativos que o público já conhece, durante este mês haverá atrações especiais para crianças e adultos.
A Mostra "Caminhos da Sustentabilidade do Artesanato de Ubatuba", promovido pelo Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA) e patrocinado pela Petrobras, acontecerá entre os dias 8 e 10 de julho, com a exposição e venda de produtos de cestarias e tecelagem em fibra de bananeira, artesanatos produzidos pelas comunidades de Ubatuba.
Para as crianças, aos sábados e domingos às 15h, será apresentada a peça de teatro de fantoches: "Uma alga muito estranha", que aborda de maneira divertida a séria questão do impacto do lixo jogado no mar sobre a fauna marinha. Além disto, para as crianças a partir de 10 anos poderão aprender e se divertir com o jogo: "A viagem da tartaruga de couro".
Crianças e adultos poderão participar da alimentação das tartarugas marinhas nos tanques todos os dias às 16h. Para esta atividade, as vagas são limitadas e é necessário agendamento com os monitores do Centro de Visitantes no dia da visita.
E o visitante pode aproveitar e conferir a nova linha de produtos infantis na loja do Tamar !
O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Pró-Tamar com o patrocínio nacional da Petrobras, e em Ubatuba o Tamar tem o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
Projeto TAMAR ICMBio-Base de Ubatuba: Rua Antonio Athanasio nº 273
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10 as 20 hs
Maiores Informações: Bruno Amir - (12) 3832-6202/ 3832-7014

Ubatumirim recebe para a 10ª Festa da Mandioca

Ubatuba - A comunidade do Sertão do Ubatumirim está se preparando para mais uma edição da Festa da Mandioca. Sempre um sucesso, a festa comemora a produção de mandioca de alta qualidade, sendo o produto mais famoso sua farinha.
A festa, que acontece de 8 a 11 de julho, no campo de futebol, já conquistou seu espaço no calendário cultural e gastronômico de Ubatuba. Vaca Atolada, prato tradicional da comunidade, mais o bolo de mandioca, nhoque, costela no bafo, entre outras iguarias poderão ser apreciadas. Isso sem falar nas barracas que irão oferecer quitutes com a polpa da juçara.
A comunidade do Ubatumirim conta com diversos apoiadores: Prefeitura de Ubatuba, Fundart, IPEMA, Getuba e Pacu Madeiras.
Então, vamos lá, almoço todos os dias a partir das 12 horas, mas a festa segue e vai até a madrugada. E ainda tem bingo todas as noites. Diversas atrações musicais fazem parte do programa:
Dia 08, Quinta-feira
18h - QI Abaixo de Zero
19h - Bonsucesso e Niterói
21h - Rudi Reidson
Dia 09, Sexta-feira
14h - PMDB Isaac
18h - QI Abaixo de Zero
19h - Gamados do Forró
21h - Maico e Marcelo
24h - Marcelo Fernando e Mineirinho do Forró
Dia 10, Sábado
14h - PMDB Isaac
17h - Rodeio infantil com o divertido Boizinho Avalanche
18h - Dança da Fita e Quadrilha do Itaguá
19h - Impacto do Forró
22h - Naco e Daniel
01h - Amor Dividido (SP)
Dia 11, Domingo
14h - PMDB Isaac
18h - QI Abaixo de Zero
19h - Rudi Reidson
22h - Gilson e Bahia

Desfile Azul do Mar no Anchieta Café (parte 1)

Desfile Azul do Mar no Anchieta Café (parte 2)


 

Poesia Topo

Anuncie

Poema para o entardecer

Quem já cruzou todo o dia
e ruma para o ocaso
sabe que tem à frente
a travessia da noite,
que será menos escura
quanto mais luz houver
para fazer brilhar a alma.

Interferência

Os dedos da rama,
o pé de mamão,
a cabeça da cebola,
os cabelos do milho,
os olhos do abacaxi ...
e assim o reino animal
vai se imiscuindo
no reino vegetal.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 Boa Noite!

Agora eu realmente estou muito preocupado! Vai acontecer uma revolucao na gastronomia espanhola, deixando nós, pobres mortais ,cheios de apetite, e, definitivamente sem um ingrediente basico da maravilhosa cozinha de Leon e Castela e dos Bascos:
NAO VAI TER MAIS POLVO NA PAELLA !!!!!! O Polvo Alemao SERA SANTIFICADO PELA CURIA ESPANHOLA, PELOS ESPANHOIS (merecidamente) e por todos adeptos da filosofia "PETA" ( quem nao sabe do que estou falando ..entrem no Google e digitem "Peta" )
Este polvo, um sabio octopode, doravante tera um lugar sagrado, tanto na Catedral de Madrid e de Santiago de Compostela, como também nos coracoes de um povo do qual surgiram JOIAS do calibre de um Federico Garcia Lorca e de uma musa como como Penelope Cruz. Um pais cujo primeiro ministro se chama "Zapatero" ( Sapateiro) ora bolas...era óbvio que TINHAM QUE GANHAR! E MERECERAM MUITO!
E me permitam mais um devaneio .... no próximo domingo espero ...sinceramente que os “Deuses do Esporte” sejam justos e coroem quem cozinha melhor, porque, sinceramente, por mais que eu admire um certo prato holandês cuja base é composta por ervilhas,gostoso e pesado no frio, prefiro, sinceramente , um prato de frutos do mar, gostoso em qualquer hora. E de mais a mais, convido a todos digitarem no Youtube: “ Sara Baras Flamenco” e ai vocês todos vão me entender o porque da minha preferência espanhola. Não entendo nada de futebol, mas que hoje gostei do resultado, ah sim, gostei.
Meus patrícios alemães que me perdoem, hoje vocês fizeram uma coisa muito parecida com o que o Brasil fez, de tanto medo de perder...esqueceram de jogar o jogo que vocês sabem.
No próximo domingo este neófito futebolístico estará atento e torcerá, como sempre , por quem jogar melhor ......
Um grande abraco a todos

Hans Durich

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor