Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

Eu não me canso de falar...

...ChÔ ChuÁ, eu não me canso de falar. ChÔ ChuÁ.. Cada Macaco no seu Galho... ChÔ ChuÁ..cada Coisa em Seu Lugar...
Em matéria do jornal "A Semana" da semana retrasada constatei certo desalento quanto à participação dos “interessados” ou possíveis beneficiário$ nas festividades carnavalescas. Quero primeiramente me desculpar por este meu papel de crítico. Nesta posição, estou muito longe do objetivo de ofender quem quer que seja. Apenas faço a crítica. A opinião e a conclusão sempre são do leitor.

Quanto ao Carnaval, como uma festa popular, questiono apenas o local de sua realização. Agora, se o objetivo de sua realização foi de ATRATIVO TURÍSTICO, aí... A justificativa foi uma “pesquisa”. Uma pesquisa de opinião tem objetivos definidos. Os quesitos da pesquisa (publicados), que suponho tenha sido elaborada por profissionais da área, a meu ver, não foram e não são confiáveis. Muito menos, representam estatisticamente um resultado concreto para decisão. Qual foi o real objetivo da pesquisa? O “evento” carnaval teve o objetivo de atingir e atrair quem, e para o que? Não se pode perguntar, por exemplo, a título de pesquisa, se o macaco quer bananas! O resultado é certo. Pesquisa neste caso é jogar dinheiro fora.

Se o “esforço de cinco” ( como dizia a matéria) “foi contemplado por 500”, foi um resultado. O menos confiável ainda é os “75.000 beneficiário$!” Sei que tais números foram usados por “força” de expressão. Mas, justamente essa força, mostra o “desvio” padrão dos resultados. Os percentuais divulgados dos índices de aceitação são inócuos para o objetivo principal de ATRAIR TURISTAS, (repito). Para este objetivo, a pesquisa teve seu campo de ação totalmente equivocado.

Não é a população, muito menos via telefone o “canal” a ser consultado. O que dizer então, se o “universo” da pesquisa foram os freqüentadores do gargarejo dos TRIOS ELÉTRICOS. Se forem, retiro todas as minhas palavras e sonharei, para que o nosso TURISMO e meus filhos, tenham dias melhores. Não precisamos apenas de boa vontade. Precisamos de um plano. De objetivos definidos. Precisamos de coordenação. De planejamento. De metas. Precisamos definir o principal. Os acessórios... A boa vontade, o esforço físico, mental, psicológico, financeiro e por que não político, corre, sem os parâmetros acima o sério risco do desgaste e do desânimo.

Uma idéia tem que ser convincente o suficiente para reunir adeptos e voluntários, para espontaneamente, leva-la adiante. Apenas a boa vontade não logrará o sucesso necessário. Atos heróicos, nestes casos, por experiência própria, não são recompensados. Acertos e erros fazem parte da vida de quem faz. Isso é valido; mas não quando se tem a responsabilidade, perante uma comunidade, do acerto. Aí, não basta querer fazer.

Quando não sabemos e temos de fazer, é de bom senso e de responsabilidade, chamar quem saiba. Tal atitude é de pessoas que passam a receber o respeito e a adesão aos seus objetivos. Assim, todos os “EU ACHO” ficam comprometidos e limitados aos sonhos de realização pessoal, o que com certeza, não deveria se o caso. A insistir na posição, o nosso carnaval irá muito além. Travestido de festinhas beneficentes e suas “quermesses” de barraquinhas de pau e coberturas plásticas poderá ser estendido de doze, para 360 dias e seis horas. Estamos em círculos. Esses caminhos são velhos, ultrapassados e conhecidos. Eles, nem mesmo com altas doses de boas intenções, nunca nos levarão à nossa vocação turística. E olhem, lá se vão trezentos e sessenta e tantos anos. Já não é tempo?

Ubatuba, 28/02/2001

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi