Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

O que é que a Bahia tem?

Nesses tempos globalizados, nas disputas, já não se considera o tamanho do adversário. O que vale é a rapidez. O Rápido contra o Lerdo. A globalização, provocou a extinção radical de postos de trabalho. Riscou do mapa, inúmeras profissões.

A exigência de grande investimento (por emprego criado) tem tirado o sono dos governantes, assombrados pelos crescentes níveis de desemprego, refletindo, conseqüências diretas, no crescimento econômico. A Bahia, muito bem representada politicamente em todos os níveis, vem, já a alguns anos preparando-se.

Desde a chamada, “ guerra fiscal entre estados”, atraindo inúmeras indústrias, ao sistêmico “arrebanhamento” de todos os recursos federais possíveis. Não parou aí. A busca e a aprovação de financiamento externo, via BID, para obras de infraestrutura básica, mereceu manchetes internacionais, pelo volume investido. Um cenário, especialmente montado e marcado insistentemente pela mídia (paga) tornou-se um verdadeiro papa - moscas para a iniciativa privada e grandes investidores. O resultado (também divulgado) podemos ver e ler, diariamente, nos principais veículos de comunicação.

Na área do turismo, o que nos afeta, Porto Seguro, foi laboratório. Costa do Sauípe, será o modelo. Quem visitou este Estado recentemente e já conhecia, pode afirmar que ele ostenta: crescimento invejável no nível de empregos; investimentos de toda ordem; desenvolvimento econômico sustentado; resultados consistentes na qualidade de vida dos cidadãos.

 Infelizmente, o Estado de São Paulo, não teve e não tem a mesma representação política, tão positiva, capaz de sustentar o combustível, deste, que já foi a “Locomotiva da Nação”. Perdeu divisas. Nada contra, o desenvolvimento de outros estados. Apenas pasmo, com a falta de visão para a região e com o descaso com os nossos potencias.

O Litoral Norte, o mais paisagístico e maravilhoso trecho da costa brasileira, indiscutivelmente de vocação turística, tem ficado totalmente “fora de foco” das atenções do governador do estado. Longe, muito longe de seu “angulo de visão”. Repetiu a cegueira de seus antecessores. Com grandes áreas de preservação permanente, principalmente Ubatuba (80%) do território, devem acreditar, intocados. Em seus distantes gabinetes, ao ar refrigerando, ditam leis e regras de ocupação, fora da realidade. Estabelecem normas, anormais. Fáceis, quando vistos em plantas (verdes).

Afinal, o papel aceita tudo. E a população? Devem nos ver estáticos? Como quem sabe um MUSEU? Somos um grande PARQUE? UM AQUÁRIO? Esquecem-se das pessoas. Rouco de dizer que não temos alternativas econômicas. Somos dependentes do dinheiro que as pessoas que nos visitam trazem no “bolso”. Quando muito, da folha de pagamento da prefeitura, bancos, estatais e os (magros) proventos dos aposentados. Só! QUANTA LERDEZA!

Queremos, e muito mais, precisamos nos desenvolver. RÁPIDO. Criar alternativas econômicas para uma população carente de tudo! Estamos, como em um veleiro no alto mar, LERDO, com espaço limitado e a cada instante, colocamos mais um na tripulação! Até quando? Os investimentos no turismo, criam mais empregos e com menor investimento, do que qualquer outra alternativa. RAPIDAMENTE.

Quanta renda poderia ser gerada? Quanto de impostos poderia ser arrecadado? Quantos empregos poderiam ser criados? Quantas e quantas oportunidades! Ubatuba e o Litoral Norte, são vistos e tem sido assunto, das mais altas autoridades internacionais do setor turístico. O que lhes mais intriga, é porque, esse total abandono desta região, em um estado tão rico? Um lugar assim, impar, com uma natureza tão privilegiada? Realmente! Eles, como nós, devem ficar indignados. O que será então, que não temos, que a BAHIA TEM? RAPIDEZ? ÓCULOS? BINÓCULOS? PAINHO!!!???? QUE MALVADEZA! Saravá.
Vou indo, que já estou atrasado.

Ubatuba, 07/11/2000

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi