Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

O Resgate da História e a Paz

“Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da região de Ubatuba. Eram excelentes canoeiros e viviam em paz com os índios do planalto, até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios, com o intuito de colonização.

Os Tupinambás e Tupiniquins organizaram-se, formando a "Confederação dos Tamoios" e passaram a enfrentar os portugueses (Tamoio é uma palavra da língua falada pelos Tupinambás, que significa "o mais antigo, o dono da terra", portanto a Confederação era a união dos índios, verdadeiros donos da terra) “...

Para nossa cidade, tão descaracterizada arquitetônica e culturalmente, surge no horizonte próximo uma chance de pagarmos o tributo histórico à CUNHAMBEBE: A anunciada reurbanização da avenida Iperoyg, com obras marcadas para março de 2003. A inclusão, COMO PEÇA PRINCIPAL nesta reurbanização de um monumento, retratando a PAZ DE IPEROYG, monumento este, de porte proporcional ao tamanho da importância deste fato para a história do Brasil e de Ubatuba é imprescindível.

Já deixamos de lado, por tantas oportunidades, nossa história de lado. Um marco deste porte e desta natureza, preterido (em investimentos no turismo) em tantas outras oportunidades, deve ser o principal dentre todos os”. Acessórios urbanísticos previstos para a tão desgastada, abandonada e mal ocupada (principalmente por hordas de mendigos, doentes mentais e desocupados de outras paragens) avenida.

Resgatar a tão importante, procurada e, ao mesmo tempo esquecida PAZ, será um marco que trará tantos benefícios que precisarei de uma outra oportunidade para enumera-los. Espero, e acho que muita gente também, que nesta oportunidade, se pense grande para o planejamento e para a execução deste marco histórico.

Com certeza, não faltarão recursos nem boa vontade do financiador da obra (DADE) mesmo porque, este mesmo órgão já doou verbas vultosas para o município, destinadas a obras de menor ou de acessória importância. Esta não é uma obra para amadores.

Vamos aguardar. Ansiosos e desejando que os responsáveis tenham a inspiração necessária, para dar a este monumento, que será também um marco do nosso orgulho de ser palco da história do Brasil, a beleza e a profundidade da PAZ.

Ubatuba, 23/10/2002

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi