Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

Quando janeiro vier...

O último feriado, foi só a amostra. Durante todo este ano que se finda, relatei inúmeras vezes sobre os mesmos assuntos, até agora não resolvidos, que poderão transformar nossos sonhos de verão em pesadelos.

O motivo, como sempre, a irresponsabilidade dos ditos "responsáveis". O trânsito caótico nas estradas, nos levou às manchetes (negativas) dos principais jornais dos pólos emissores, ressaltando a demora excessiva para os turistas chegarem ao Litoral Norte. Na Folha Vale, reportagem específica sobre o trânsito local das cidades, com declarações assustadoras (dos responsáveis), completava a falta de estrutura para receber visitantes.

Realmente, a região não tem como receber mais pessoas do que cabe, porem, declarações daquele tipo, endossam a falta de preparo técnico destes ditos "responsáveis". Não sei quanto as demais cidades, mas aqui em Ubatuba, o trânsito no centro, estava sob comando exclusivo dos "tomadores de conta" de carros, e da horda de mendigos e desocupados aqui despejados, por ( ainda) não sei quem. Para atravessar a Praia Grande, demorei 2 horas, tempo suficiente para perceber, que naquele a dia e horário específico, nenhum policial, para orientar o trânsito, ou para punir o tráfego pelos acostamentos.

Ali, simplesmente "travou". Lamentável. De Caraguá à Ubatuba, as faixas de (não) ultrapassagem, duplas, (acredito para amenizar o risco de transitar pelo trecho, com a pista de rolamento e acostamento tão precários) isentam de "responsabilidade" os responsáveis. Quem mandou ultrapassar?. Assim, como já disse inúmeras vezes, bastou dois ou três veículos lentos, para transformar o passeio de qualquer um em martírio. Não temos, por enquanto, como controlar o número de pessoas que recebemos. Mas se recebemos, não oferecer um mínimo, é o máximo! As cidades, não tem verba para investir na infra estrutura.
O Estado tem (do BID) mas dizem (como sempre) que só o ano que vem. Assim, parece que promovemos uma grande festa, e o Estado, entra com as centenas de milhares de convidados. As cidades, não se voltaram para o turismo que gera impostos sobre serviços, ficaram no veraneio que gera IPTU. IPTU já não pagam as contas, muito menos os serviços necessários para tantos "convidados". O pior de tudo isso, é que queremos porque queremos, principalmente na baixa, exercer nossa vocação turística.

Com a moldura do ultimo feriado, o quadro é negro. Principalmente para quem veio, e sofreu. Muitos não voltam. E o que é pior, exercendo o "boca à boca" saem falando mal. Quanto custa recuperar uma "imagem"? Quando dá, muitas e muitas vezes mais do que se gastou para construí-la. Estamos podendo? E olhem que fiquei restrito apenas ao assunto "TRÂNSITO".

Assim, caminharemos para o próximo verão. Reclamando que esta cada vez mais curto e cada vez mais pobre. A baixa temporada, cada vez mais baixa. Quem já tem muito anos de "estrada" na região, pode confirmar.

P.S. No meio deste artigo, disse que "por enquanto" não podemos controlar o número de pessoas que se dirigem às nossas cidades. Ubatuba tem 80% de seu território declarado (por este mesmo Estado) como "área de preservação permanente" não pode, não consegue e não deve receber mais gente do que cabe. Este tal estado é mesmo um PERALTA. Assim, já há algum tempo, comecei a pensar, e muito, sobre um assunto, que merecerá um artigo específico. Para que o leitor possa me ajudar, tem a ver com a tão exercida, divulgada e aplicada, (pelo nosso sócio, Estado) que são as PRIVATIZAÇÕES das estradas. Aí, sabe, uma coisa leva à outra. Que tal?

Ubatuba, 19/10/2000

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi