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Ronaldo Dias

A rodovia está errada, ou fazer o que é preciso dá muito trabalho?

(Cópia de e-mail  enviado ao DNER - Departamento Nacional de Estradas de Rodagem)

Estou solicitando a esta instituição, quais são os critérios técnicos e legais, para a colocação de placas indicativas na dita faixa do DNER. Estou enviado esta solicitação de Ubatuba, SP, BR 101. O munícipio é turístico e recebe um grande afluxo de pessoas, nos finais de semana, feriados prolongados e principalmente na temporada de verão que se aproxima, quando recebe mais de 1.500.000 de perssoas.
O trecho da BR 101, que recebe o trafego maior é entre Caraguatatuba e Ubatuba, onde corre praticamente a beira mar. São muitos os acessos à hotéis, pousadas, pontos turísticos etc, que precisam de sinalização. O escritório responsável (Caraguatatuba), vem sistematicamente recolhendo tais placas, prejudicando consideravelmente os usuários do tal trecho da rodovia, que sem informações das placas, estão mais propensos a sofrer ou provocar acidentes do que sem elas.
A única sinalização oficial, (várias), são as indicativas de lombadas (59 lombadas em menos de 30 km). As "civis" que não são retiradas, são apenas as luminosas, tipo Back -light, e a de um posto de combustiveis. "Civis", porque a da pousada da Associação dos Delegados do Estado de São Paulo, também é poupada.
Concordo que existem várias placas fora do padrão de tamanho e da cor, mas, luminosos, tabém não estão no tal padrão. Isso sem contar no descaso com as verdadeiras invasões de construções nos acostamentos da rodovia, principalmente no local conhecido como Rio Escuro. Porque vistas grossas? Pelo "social" ou porque arrancar placas dá menos trabalho e menos complicação?
Uma cidade turística, vive de INFORMAÇÃO. Não poderia deixar de comentar, que recentemente, também foram repintadas as faixas de ultrapassagens, que irá inviabilizar o trânsito no próximo verão. São quilometros e quilometros onde ela passou a ser dupla. Não precisará mais do que dois ou três veículos lentos, para criar o nosso record de transtorno rodoviário.
Qual o interesse? Espero que não seja a indústria de multas, porque o policiamento só apareceu depois da repintura das faixas. Não vou falar do péssimo estado da pista de rolagem muito menos do estado lastimável dos acostamentos, porque seria talvez observar demais.
Se as placas atrapalham, se são necessárias as faixas duplas como estão pintadas, tantas lombadas por Km, se placas de uso comercial a tornam perigosa, se não há opções informativas ao usuário, se é permitida a edificação de construções residenciais e barracos de favela: falta privatização, administração competente que entenda que este é um município turístico.
A rodovia está errada, ou fazer o que é preciso dá muito trabalho?

Ubatuba, 07/10/2000

Ronaldo Dias

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