Artigos Anteriores

Ronaldo Dias

Uma nova BR - Otimismo ou Realismo?

Não é de hoje que as noticias econômicas causam expectativas. Sempre negativas. A falta de crescimento econômico, por conta da insana taxa de juros, justificada pela mordaça inflacionária dá sinais de fadiga. Fadiga pela ansiedade, cheia de stress, de uma demanda reprimida de ávidos consumidores e fadiga pelo excesso de lotação da “sala de espera” dos impacientes empresários, investidores e empreendedores.

Entre tantos outros “ansiosos” estão os desempregados (de longa data) as dezenas de milhares de jovens em busca do primeiro emprego e o abastecimento do simples crescimento vegetativo da população. Lá se vão quantos anos? Não há represa que comporte. Não será fácil “azeitar” a “maquina” emperrada do crescimento. Dizia meu avô: “ ...meu neto, parar uma fábrica é muito fácil! O difícil é faze-la voltar a funcionar”. Uma realidade.

Mas de toda forma é hora de otimismo. Mesmo acostumados ao freio de mão puxado e com as lonas coladas, precisamos partir! Partir rumo a um futuro próspero. Quem tiver um planejamento confiável e estiver mais preparado e organizado, sai na frente. O total abandono, por tantos e tantos anos, das cidades do Litoral Norte pelo governo do Estado é agora um trunfo que deve ser muito bem aproveitado. É hora de, com um planejamento na mão, pedir. Pedir em alto e bom som. E porque não exigir? Em primeiro lugar estradas de acesso, modernas, seguras e compatíveis para atendimento (pelo pico) dos usuários (temporada). Nos moldes das grandes rodovias que a algum tempo, atendem o interior. Uma “grande onda” de crescimento econômico viria por esta nova estrada, a começar por um novo “boom” imobiliário, que recuperaria, rapidamente, áreas e praias maravilhosas, sub aproveitadas, hoje “Abandonadas” á própria sorte.

Conjuntamente com a estrada, uma política estadual de alternativas econômicas para áreas de preservação tais como incentivos fiscais (isenção total do ICMS) para indústrias não poluentes. Quais? A naval (estaleiros de embarcações de recreio) a de manutenção de aviões de pequeno porte (já que temos até um aeroporto) dentre tantas outras (o turismo, por óbvio). OTIMISMO? Não acredito em dificuldades deste plano. Nenhuma.

É só estar muito bem planejado e pedir! A dificuldade está na solução. Temos quem saiba planejar? Se não temos, podemos contratar! Para pedir, além de uma quantidade razoável de políticos, a sociedade civil, os empresários (mesmo os pequenos) podem engrossar as fileiras. Porque não? Vamos “azeitar” esta máquina! Estamos as vésperas de uma “nova temporada”. Posso sentir suas “vibrações”. Ela está perto. Cabe a nós (todos), acordarmos para esta nova oportunidade. Sem sonhos intangíveis. Pé no chão. Entender sim esse novo momento político e perseverar no REALISMO. Não perder essa oportunidade, impar, como em outros (raros) momentos econômicos meteóricos que vivemos em um passado, não muito distante e, que não soubemos aproveitar.

Essa é, com certeza, a hora! Dentro da nossa realidade, não nos cabe mais apenas esperar mais por alguém que faça. Apenas “torcer” por “alguém” que deseja fazer. Precisamos sim, e urgente, de quem saiba planejar para fazer. Precisamos sair rápido, deste marasmo econômico. E esse é o momento. É sem sombra de dúvidas, nossa responsabilidade. Responsabilidade com nossos filhos e com o futuro desta terra abençoada que nos acolheu. Não estaremos pedindo muito ao governador. É só pedir certo. Quem não acredita nesta realidade? Ótimo!

Ubatuba, 22/04/2003

Ronaldo Dias

Artigos Anteriores

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi